terça-feira, 4 de setembro de 2012

Novo Mané Garrincha terá sistema de captação de água da chuva


A água será utilizada nos banheiros e para limpeza do estádio. Expectativa é 40% de economia no palco da abertura da Copa das Confederações

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília

Seguindo os conceitos de sustentabilidade, o novo Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha contará com um moderno sistema de captação da água da chuva. Quatro reservatórios estão sendo construídos e terão capacidade para armazenar cerca de 1.400 m³ de água, que deverá ser utilizada nas descargas dos banheiros e para outros serviços de lavagem do estádio.

Novo Mané Garrincha terá sistema de captação de água da chuva (Foto: Mary Leal / Divulgação)Estádio Nacional Mané Garrincha terá sistema de captação de água da chuva (Foto: Mary Leal / Divulgação)

De acordo com os responsáveis pela obra, a captação da água da chuva será feita a partir da cobertura do estádio. Em seguida, a água será conduzida até os reservatórios, no subsolo, onde passará por tratamento e será enviada para as caixas de distribuição. A expectativa é de que o sistema gere uma economia de aproximadamente 40% no uso de água do estádio.

Além da captação de água da chuva, o novo Mané Garrincha também contará com outras medidas de sustentabilidade como a iluminação de algumas áreas com lâmpadas com tecnologia LED. Este tipo de lâmpada tem duração média de 48 mil horas a mais que as lâmpadas incandescentes e pode gerar uma economia de aproximadamente 20% no uso de energia.

Novo Mané Garrincha terá sistema de captação de água da chuva (Foto: Mary Leal / Divulgação)Obras no Estádio Nacional, em Brasília (Foto: Mary Leal / Divulgação)

As iniciativas de sustentabilidade que estão sendo aplicadas no estádio fazem parte da tentativa do Governo do Distrito Federal de alcançar a categoria máxima da certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida a construções sustentáveis e ambientalmente eficientes. O selo é um dos mais conceituados internacionalmente. Técnicos do U.S.Green Building Concil, entidade responsável pela certificação Leed, estiveram nas obras do Mané Garrincha em 2011 e elogiaram bastante o projeto do estádio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2012/09/novo-mane-garrincha-tera-sistema-de-captacao-de-agua-da-chuva.html

Com Dedé e Gilberto na relação, garotada do Botafogo pede passagem

Jogadores reforçam a presença da base no grupo. Técnico relaciona 11 revelações do clube entre os 19 para o jogo com o Cruzeiro, quarta-feira

Por Thales Soares Rio de Janeiro

O Botafogo tem procurado encontrar soluções para suas deficiências em casa. Tanto que os jogadores das categorias de base do clube começam a receber mais oportunidades no time principal. Contra o Cruzeiro, quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Arena Independência, em Belo Horizonte, o técnico Oswaldo de Oliveira relacionou 11 revelações da base entre os 19 que viajaram nesta terça-feira, sendo quatro deles titulares: o goleiro Renan, de 23 anos, o zagueiro Dória, de 17, e os volantes Jadson, de 19, e Gabriel, de 20.
No grupo que viajou, Oswaldo ainda apostou em duas novidades: o lateral-direito Gilberto, de 19 anos, e o volante Dedé, de 20. Gilberto já havia sido relacionado durante o Campeonato Carioca. Já Dedé recebeu a sua primeira chance. Ainda estão entre os 19, o goleiro Milton Raphael, de 21, os meias Cidinho, 19, e Jeferson, de 20, e os atacantes Willian e Sassá, de 18.

Oswaldo de Oliveira no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Oswaldo de Oliveira conversa com a comissão técnico no treino (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
Gilberto e Dedé se juntaram aos profissionais depois da eliminação na Taça BH, assim como os meias Octavio e Gegê, ambos de 18 anos. O zagueiro Vinícius, de 20, e os atacantes Vitinho, de 18, e Sassá, que também participaram da competição com o time de juniores, já faziam parte do elenco principal.

- Não é uma aposta, mas uma convicção da sequência do nosso tabalho aqui e em outras equipes. Estamos mostrando a capacidade do trabalho do Botafogo ao longo do tempo, promovendo todos que mostrem essa condição. É imperativo que se faça essa renovação, muito saudável para mim e estimula a concorrência entre eles. Assim vou ter sempre um jogador para repor em boas condições - disse Oswaldo.

A chegada dos jovens fez com que jogadores utilizados frequentemente perdessem espaço até mesmo na lista de relacionados para o jogo com o Cruzeiro. Os laterais Lennon e Lima, por exemplo, sequer viajaram para integrar o grupo. Ambos foram contratados nesta temporada, com compromissos até dezembro de 2016 e julho de 2017, respectivamente.
Para o confronto com o Cruzeiro, Oswaldo não poderá contar com uma série de jogadores, o que acabou obrigando o treinador a optar por uma série de revelações da base. Jefferson e Lodeiro foram convocados para as seleções brasileira e uruguaia, respectivamente, Amaral não pode jogar por questão contratual, já que foi emprestado pelo clube mineiro, e Antônio Carlos, Marcelo Mattos, Lucas Zen, Rodrigo Dantas, Renato, Vítor Júnior e Rafael Marques estão se recuperando de lesões.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/09/com-dede-e-gilberto-na-relacao-garotada-do-botafogo-pede-passagem.html

Irmã de Kate Middleton, Pippa chama a atenção na arquibancada do US Open


Britânica, irmã da Duquesa de Cambridge, assistiu à vitória da número 1 do mundo Victoria Azarenka sobre a atual campeã do torneio, Samantha Stosur

Por SporTV.com Nova York

Pippa Middleton, Paralímpiadas (Foto: Agência Reuters)A bela Pippa, irmã da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, chamou a atenção na arquibancada da quadra Arthur Ashe, nesta terça-feira, no US Open. De óculos escuros, a britânica assistiu à vitória da número 1 do mundo Victoria Azarenka sobre a atual campeã do torneio, Samantha Stosur, pelas quartas de final. Além do último Grand Slam do ano, Pippa também prestigiou Wimbledon, ao lado da irmã (Foto: Agência Reuters)

FONTE:

Perdendo por 4/0, Sharapova tem jogo adiado por causa do mau tempo


Francesa Marion Bartoli vivia bom momento quando a partida foi interrompida

Por SporTV.com Nova York

Mais uma vez, a chuva deu uma forcinha para Maria Sharapova no US Open. A russa, que perdia o primeiro set por 4/0 para a francesa Marion Bartoli, teve o jogo interrompido por causa do mau tempo nesta terça-feira. A partida, que vale uma vaga nas semifinais do Grand Slam americano, será reiniciada apenas no dia seguinte - o horário ainda não foi confirmado pela organização.

US Open chuva tênis (Foto: Reuters)Fãs esperaram por uma trégua da chuva no Estádio Arthur Ashe, mas não tiveram sorte  (Foto: Reuters)

Nas oitavas de final, uma paralisação forçada pela chuva também fez bem à ex-número 1 do mundo. Sharapova perdia o duelo por 2/0 no terceiro set para a compatriota Nadia Petrova quando os primeiros pingos apareceram. Mais de uma hora depois, quando a partida recomeçou, a favorita devolveu a quebra, empatou o jogo e, pouco depois, conseguiu a virada

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/09/perdendo-por-40-sharapova-tem-jogo-adiado-por-causa-do-mau-tempo.html

Sem sustos, Murray vence Raonic e avança às quartas em Nova York


Britânico triunfa em sets diretos e segue em busca de seu primeiro título
de Grand Slam. Na próxima fase, ele vai enfrentar o croata Marin Cilic

Por SporTV.com Nova York

O canadense Milos Raonic (16º do mundo), de 21 anos, lutou bastante e tentou encaixar o seu serviço poderoso, mas não resistiu ao maior volume de jogo do britânico Andy Murray. O atual campeão olímpico e número 4 do mundo jogou com a concentração habitual e venceu por 6/4, 6/4 e 6/2, após 2h. Em busca de seu primeiro título de Grand Slam na carreira (já foi vice quatro vezes), Murray, de 25 anos, encara na próxima fase em Flushing Meadows o croata Marin Cilic, que bateu o eslovaco Martin Klizan por 7/5, 6/4 e 6/0.


Murray, Tenis, US Open (Foto: Agência Reuters)Murray em ação: britânico passar por Milos Raonic e avança às oitavas de final (Foto: Agência Reuters)

Após início equilibrado, com os dois confirmando seus saques com tranquilidade, Andy Murray aproveitou descuido de Raonic no serviço para quebrar o serviço do canadense com um voleio. Firme nas rebatidas, não teve problemas para fechar por 6/4 na sequência.

O segundo set parecia uma repetição do primeiro, com os tenistas sacendo com precisão. No entanto, no quinto game, Murray derrubou o serviço de Raonic. O canadense chegou a salvar dois breakpoints, mas comete erro e sofreu a quebra. A partir daí, o britânico só administrou a vantagem para fechar em 6/4 novamente.

Com golpes certeiros e colocando o rival para correr, Murray venceu com folga o terceiro set. Conseguiu uma quebra após erro de Raonic e abriu 2/1 para confirmar logo na sequência. No sétimo game, o britânico quebrou o serviço do canadense e sacou para fechar o jogo com 6/2.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/09/sem-sustos-murray-vence-raonic-e-avanca-quartas-em-nova-york.html

Com Bellucci e Rogerinho, Brasil encara Rússia desfalcada na Davis


Milhaik Youzhny e Nikolay Davydenko não estarão nos playoffs

Por SporTV.com São José do Rio Preto, SP

Rogerio Dutra Silva Rogerinho tênis US Open 2r (Foto: Getty Images)Rogerinho volta a disputar a Davis (Getty Images)

Liderado por Thomaz Bellucci e com Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, no lugar de João Souza, o Feijão, o Brasil enfrentará uma Rússia desfalcada na Copa Davis. Os países duelam de 14 a 16 de setembro, em São José do Rio Preto (SP), em busca de uma vaga no Grupo Mundial, a primeira divisão do tênis, em 2013.

Mikhail Youzhny (29 do mundo) e Nikolay Davydenko (47) não estão entre os relacionados pelo capitão russo, Shamil Tarpischev. O time que jogará em solo brasileiro terá Alex Bogomolov Jr. (73 do ranking), Igor Andreev (100), Evgeny Donskoy (119) e Andrey Kuznetsov (127).

- Surpreendeu um pouco, mas a Rússia tem um leque de jogadores que pode sempre formar uma equipe forte. Bogomolov e Andreev já tiveram grandes resultados e os mais jovens jogam sempre um bom nível de tênis. A equipe deles se enfraquece um pouco com a ausência dos dois (Youzhny e Davydenko), mas da nossa parte, como sempre fizemos, temos que ter todo cuidado do mundo sabendo que vamos ter cinco jogos duríssimos. Da mesma forma como faríamos, vamos nos preparar da melhor maneira possível - avaliou João Zwetsch, que convocou Bruno Soares e Marcelo Melo para a partida de duplas.

Rogerinho, que entra no lugar de João Souza, o Feijão, que fez parte da equipe que venceu a Colômbia, no Zonal Americano, em abril deste ano, também em São José do Rio Preto. O novo integrante, que foi eliminado na segunda rodada do US Open por Novak Djokovic, já fez dois jogos na Davis. Contra o Uruguai, no ano passado, derrotou Marcel Felder e Martin Cuevas.

- A definição foi principalmente pelo momento de cada um. O Bellucci, o Marcelo e Bruno já estavam praticamente certos, estão sendo a base da nossa equipe há um bom tempo. Nosso segundo jogador de simples sempre pode variar um pouco em função de termos opções como Thiago Alves e o Feijão, mas o momento do Rogério é melhor. Estava acompanhando ele nos últimos tempos, ele está jogando um bom tênis, conseguindo grandes vitórias e está no melhor momento - explicou Zwetsch.

FONT:
http://sportv.globo.com/site/eventos/copa-davis/noticia/2012/09/com-bellucci-e-rogerinho-no-lugar-de-feijao-brasil-convoca-para-davis.html

Azarenka vence duelo tenso com Sam Stosur e assegura o número 1


04/09/2012 15h56 - Atualizado em 04/09/2012 16h53

Azarenka vence duelo tenso com
Sam Stosur e assegura o número 1

Bielorrussa líder do ranking mundial avança para as semifinais do US Open

Por SporTV.com Nova York

Victoria Azarenka US Open quartas (Foto: Getty Images)Azarenka festeja a suada vitória (Getty Images)

De um lado, a número 1, Victoria Azarenka. Do outro, a atual campeã do US Open, Samantha Stosur. O esperado jogão, válido pelas quartas de final, tornou-se realidade. Durante 2h23m, bielorrussa e australiana trocaram pancadas, subidas à rede, curtinhas e devoluções vencedoras em um jogo de altíssimo nível. A decisão só veio em um dramático tie-break, e Azarenka, mais consistente, prevaleceu. Por 6/1, 4/6 e 7/6(5), a líder do ranking avançou às semifinais do Grand Slam americano e, de quebra, assegurou sua continuidade como número 1.

Quando o US Open começou, Vika tinha seu posto ameaçado por Agnieszka Radwanska, vice-líder, e Maria Sharapova, número 3 na lista da WTA. Azarenka, porém, só precisava alcançar as semifinais para assegurar-se no topo. Sua próxima adversária em Flushing Meadows este ano será a vencedora do jogo entre a russa Maria Sharapova e a francesa Marion Bartoli.
Stosur começa mal

O primeiro set não foi tão equilibrado quanto o resto do jogo. Enquanto Stosur encontrava problemas para impor seu jogo agressivo e cometia mais erros, Azarenka foi a senhora do duelo. Mais agressiva e consistente, a número 1 do mundo pouco se incomodou com a chuva, que apareceu depois do terceiro game e interrompeu o duelo por cerca de uma hora. A australiana só venceu um game quando já perdia por 4/0 e não encontrou uma forma de reagir. Em 30 minutos, por 6/1, a líder do ranking saiu na frente.

O segundo set foi bem diferente, e começou com Stosur obtendo uma quebra - cortesia de uma dupla falta de Vika. Azarenka devolveu a quebra em seguida, mas a australiana já mostrava nova convicção. A atual campeã sacava melhor, conseguia controlar mais os pontos e defendia-se bem. Com outra quebra no sétimo game, Stosur abriu 4/3 e manteve o serviço até fazer 6/4.

A parcial decisiva foi nervosa, mas jogada em alto nível, com as duas tenistas brigando pelo controle dos pontos. Azarenka conseguiu a primeira quebra, no quarto game, mas não conseguiu disparar na frente. Três quebras de saque depois, o placar mostrava 4/4. No nono game, a número 1 teve de encarar um break point. Caso perdesse, veria Stosur sacar para o jogo. Vika, entretanto, foi precisa. Fez um ace e se salvou. Pouco depois, um tie-break foi necessário para decidir o jogo.

Stosur começou mal o tie-break, devolvendo um saque para fora e errando uma esquerda na sequência. Quando Azarenka acertou uma ótima devolução, abriu 3/0, com dois mini-breaks de vantagem. A bielorrussa abriu 4/0, mas Stosur foi se recuperando aos poucos. Quando Vika fez uma dupla falta, perdeu a vantagem. O drama chegou ao ápice no 11º pontos, com o placar em 5/5. Stosur mandou uma bola que tocou na fita e caiu do lado da adversária. Azarenka alcançou a bola e matou com uma curtinha. Em seguida, com o saque, a número 1 fechou a partida.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/09/azarenka-vence-duelo-tenso-com-sam-stosur-e-assegura-o-numero-1.html

Bicampeã olímpica, Fabi abre a casa e revela paixões fora da quadra


Líbero relembra início difícil nas quadras, elogia Bernardinho, mostra medalhas e revela seu hobby: 'Adoro cozinhar e receber amigos em casa'


Quem olha a postura da bicampeã olímpica Fabi em quadra não imagina que a caminhada rumo ao "sonho dourado" tenha sido tão difícil. A líbero, que precisava encarar dois ônibus por dia para chegar ao treino no Flamengo e dormia no vestiário, lembra que muitas vezes pensou em desistir.

Hoje a situação é mais confortável e a atleta, que desfruta das conquistas na quadra, abriu as portas da sua casa e mostrou o outro lado da Fabi a equipe do "Tá na Área". Enquanto uma deliciosa moqueca era preparada no fogão, Fabi fez revelações surpreendes da carreira. Fã de Bernardinho, ela lembrou momentos difíceis, exibiu orgulhosa as duas medalhas olímpicas de ouro e revelou algumas paixões fora da quadra, como cozinhar e receber os amigos em casa.

- Eu gosto de cozinhar. De vez em quando eu me arrisco. É um dos momentos em que a gente pode se distrair e fazer outra coisa. Fico feliz de receber os amigos aqui. Eu vivo do vôlei e por isso esse acaba sendo meu universo. Não tem como fugir dessa família

A conquista do bicampeonato em Londres-  que para Fabi tem enredo típico de um filme de Woddy Allen - continua sendo bastante comemorada pelos brasileiros. E algumas manifestações chegam a surpreender a atleta. Ela lembra de um torcedor que fez um pedido inusitado, além de agradecer a conquista.

- Uma das coisas que mais me surpreenderam foi a recepção após bicampeonato em Londres. A sensação que eu tenho quando ando na rua é que as pessoas não estão felizes e sim orgulhosas. Teve um torcedor que se ajoelhou e me pediu para beijar meus pés em plena rua. Achei engraçado.


Tá na área foto fabi com a medalha (Foto: Marcela Dottling)Fabi exibe orgulhosa a medalha de ouro conquistada em Londres (Foto: Marcela Dottling)

As relíquias douradas e outras lembranças como, a camisa da final e um pedaço da quadra de Londres, descansam em lugar especial na casa da líbero: seu quarto. Mas nada de guardá-las a sete chaves. Orgulhosa, diz que faz questão de exibir as medalhas para quem quiser ver. A apresentadora Vanessa Riche aproveitou a oportunidade para sentir o peso da dourada no pescoço.

- É linda e pesada mesmo - disse a jornalista.

Fabi explica que as conquistas das Olimpíadas de Londres (2012) e Pequim (2008) tem sabor diferente. Para ela, a mais recente é o símbolo da reviravolta e a de 2008, a confirmação de um favoritismo.

- São dois ouros completamente diferentes. Em 2012, pela história, reviravolta. Em 2008, a gente chegou como favorito, tinha o melhor time. Mas nem sempre o favorito ganha, quando entra na quadra você precisa afirmar isso. Perdemos só um set na final e afastamos o fantasma de que amarelávamos em decisões.  Para o coração foi bem mais fácil a de 2008.

Tá na área fabi cozinhando em casa (Foto: Marcela Dottling)A bicampeã recebeu equipe do Tá na Área em casa
(Foto: Marcela Dottling)

Depois de quase oito temporadas sob o comando técnico Bernardinho em clube, a líbero revela admiração pelo comandante, relembra episódios engraçados e o classifica como um "ícone".

- Para mim ele é um ícone. Admiro muito ele como pessoa, como ser humano. Ele fala muito e grita. Eu costumo dizer que raciocina tão rápido que a fala não acompanha (o pensamento). Lembro de um episódio quando ele passou uma instrução, do jeito dele falando rápido e fazendo um gesto, que não entendi na hora. Mas acabou dando certo e fui parabenizada por ele depois.
Conquista em Barcelona serviu de inspiração

A carioca Fabiana Alvim de Oliveira começou a jogar vôlei aos 13 anos em uma escolinha em Irajá, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Um ano depois, já estava na equipe mirim do Flamengo. A líbero relembra que superou muitas dificuldades no início da carreira.

- Morava em Irajá, pegava dois ônibus para treinar no Flamengo. Colocava a camisa do colégio para não pagar a passagem,. A gente não tinha condições financeiras. Lembro que chegava primeiro que todo mundo. A Celinha, que era a moça do vestiário, me acolhia - ela está lá até hoje - eu dormia no vestiário. Lembro que o Flamengo nos dava almoço, eu almoçava e as vezes dividia com ela. Treinava às vezes no mirim, infantil e às vezes o infanto-juvenil. Voltava para casa às vezes às 7h da noite. Isso todos os dias. Eu tinha 12, 13 anos, imagina todos os meus amiguinhos brincando na quadra no colégio.

Hoje a atleta do Rio de Janeiro, acumula conquistas no currículo. Além do bicampeonato olímpico e as cinco medalhas de ouro em Grand Prix, a líbero foi eleita em Pequim a melhor do mundo na posição. O segredo do sucesso se define de forma simples para ela: sonhar. Já, o combustível para ir adiante foi a conquista da seleção masculina de vôlei nos Jogos de Barcelona (1992).

-  Fui muito movida pela conquista de Barcelona, eu olhava aquilo e dizia eu quero isso para mim, sem jamais imaginar que isso pudesse ser real. Porque a gente sonha, e eu sonho até hoje. Vou sonhar eternamente. Eu gostava de tudo, futebol, atletismo, basquete, mas quando vi a conquista eu pensei: eu quero vôlei.

Assista a outros vídeos do Tá na Área

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/ta-na-area/noticia/2012/09/bicampea-olimpica-fabi-abre-casa-exibe-medalhas-e-revela-paixoes-extra-quadra.html

Zé Roberto deixa cansaço de viagem de lado para estrear pelo Campinas


De volta da Espanha, onde passou a última semana de férias, técnico fica pela primeira vez no banco de reservas contra o Pinheiros, nesta terça-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

José Roberto Guimarães é o novo do time feminino de vôlei de Campinas (Foto: Reprodução EPTV)Zé Roberto deixa cansaço de lado para estrear por
Campinas (Foto: Reprodução EPTV)

Campinas tem um reforço de peso no banco de reservas para buscar a segunda vitória no Campeonato Paulista feminino de vôlei. De volta da Espanha, onde passou a última semana de férias, o técnico José Roberto Guimarães faz sua estreia no comando da equipe na noite desta terça-feira, às 19h30m, contra o Pinheiros. A partida também marca a primeira apresentação oficial do time em casa, diante da torcida. A expectativa é de bom público.

Zé Roberto terá de superar o cansaço da viagem. Após pagar a segunda promessa pelo ouro olímpico em Londres, ao percorrer 150km do Caminho de Compostela, o técnico tricampeão olímpico chegou ao Brasil no fim da noite de segunda-feira e, sem comandar um treino, vai direto para o jogo. Ele conta com ajuda do auxiliar Paulo Coco, que ficou à frente da equipe na ausência de Zé, inclusive na vitória por 3 sets a 0 sobre o Araraquara.

- Esperamos uma evolução em relação ao primeiro jogo, principalmente com a diminuição do número de erros cometidos no segundo e no terceiro sets em Araraquara – comentou Cocco.

Em quadra, a equipe conta com nomes de expressão, como Walewska (campeã olímpica em Pequim), Fernandinha (ouro com a seleção em Londres) e a cubana Daymi Ramirez. A formação inicial da estreia deve ser mantida, com a levantadora Priscila, as centrais Walewska e Natasha, a ponteira Pri Daroit e as opostas Daymi e Ju Nogueira. Suelen será a líbero.

- O primeiro jogo é sempre difícil. Ainda mais para nós, que estamos nos entrosando. Você sente que ainda falta aquele conhecimento de quadra, de olhar para o lado e saber quem é a jogadora que está ali, ou seja, que bola você pode colocar para cada uma em diferentes situações. Mas vamos ganhando isso ao longo do campeonato e dos treinos. E estamos evoluindo bem e rápido – explica a capitã Walewska.

Enquanto Campinas tenta o segundo triunfo, o adversário tem como objetivo conquistar a primeira vitória. Até agora, foram duas derrotas em dois jogos. Sesi e Osasco lideram o Paulista, com nove pontos e 100% de aproveitamento em três partidas. Campinas enfrenta os dois em breve – dia 8, contra Sesi, em casa, e dia 12, contra Osasco, fora. Antes dos duelos, a equipe de Zé Roberto terá pela frente São Bernardo, quinta, também em seus domínios.

Walewska, central do time feminino de vôlei do Campinas (Foto: Divulgação / Amil)Walewska durante treino na Arena Amil: capitã da equipe (Foto: Divulgação / Amil)

FONTE:

Adriano: 'Pedi desculpas ao grupo e peço desculpas aos torcedores'


Atacante tem conversa com Zinho e os colegas. Depois, volta a repetir que 'só faz mal a ele mesmo'. Diretor discorda: 'Respinga em outras pessoas'

Por Richard Souza Rio de Janeiro

Um dia após faltar ao treinamento no Ninho do Urubu por ter passado o dia na Vila Cruzeiro, comunidade na qual foi criado, Adriano fez um pronunciamento nesta terça-feira. Ao lado do diretor de futebol Zinho, o atacante se desculpou com colegas de trabalho e torcedores do Flamengo e admitiu que, se faltar mais uma vez, terá seu contrato rescindido.

- Estou aqui todos sabem o motivo. Desta vez não fiz como das outras vezes, que não falei com a imprensa. Estou aqui para falar sobre a minha ausência de ontem. Não participei do treino e vou ser punido por estar em vigor o meu contrato. Conversei com o Zinho e pedi desculpas ao grupo, ao Zinho, e peço descupas aos torcedores. Não faço mal para ninguém, só para mim mesmo. Vou ser multado pelo que fiz e vou fazer de tudo para não agir desta forma. Falei que só tinha uma chance quando cheguei. Se faltar de novo, meu contrato vai ser rompido. Falei isso quando cheguei na apresentação. Falaram até que matei uma pessoa na Via Cruzeiro, e isso é mentira. Fico chateado, isso me entristece. Espero que vocês (jornalistas) possam apurar o caso, para que eu não fique mal - disse Adriano.


Adriano e Zinho, Flamengo (Foto: Bernardo Monteiro / VIPCOMM)Adriano, ao lado de Zinho, pede desculpas pela falta (Foto: Bernardo Monteiro / VIPCOMM)

Apesar de o atacante ter dito que foi multado, Zinho revelou que não houve punição financeira neste momento. Entretanto, deixou claro que ele pode ter o vínculo rescindido em caso de nova falta. Zinho desmentiu ainda a assessoria do jogador, que emitiu comunicado dizendo que ele estava de folga. Sobre o acidente, o diretor contou que o atacante alegou que apenas esbarrou com sua BMW em uma moto que estava parada. Adriano, por sinal, foi para o Ninho de Urubu de carona num Voyage nesta terça.

Ele causa problema para ele, mas respinga em outras pessoas. Uma atitude como contratado do clube afeta o clube, sim. Essa sempre foi a minha preocupação, por isso o Flamengo se protegeu. Vou resumir o meu sentimento: é de tristeza"
Zinho

- Temos um contrato. Se ele receber três advertências, o Flamengo pode encerrar o vínculo. Foi advertido verbalmente e por escrito também. O Flamengo pode multar (não foi multado neste caso). Desde o momento em que aceitou fazer este vínculo com Adriano, estava estipulada esta condição em caso de problemas de indisciplina. Adriano reconheceu o erro, não havia folga como foi divulgado (pela assessoria pessoal do jogador), ele faltou ao treinamento. A reincidência pode causar rescisão de contrato - disse Zinho.

O diretor, no entanto, frisou que não se trata de algo automático.

- Cada caso é avaliado antes de se tomar qualquer decisão - explicou o diretor, já sem a presença do Imperador, que tinha saído para dar início a seus treinamentos.

Adriano voltou a repetir o mantra de que "só faz mal a ele mesmo" em seu pronuciamento. Zinho, porém, deixou claro que discorda.

- Ele causa problema para ele, mas respinga em outras pessoas. Uma atitude como contratado do clube afeta o clube, sim. Essa sempre foi a minha preocupação, por isso o Flamengo se protegeu. Vou resumir o meu sentimento: é de tristeza. Estou apostando muito na recuperação de uma pessoa. Não estou preocupado só com o atleta. Quando ele tem uma recaída, eu fico muito triste.Acontecer este episódio com Adriano depois da derrota para o Inter não foi ruim, não. Foi péssimo. Péssimo!

Eu não desisti, mas estou muito preocupado agora. Isso atrapalha a nossa programação, que era de estreia para o fim do mês. O clube abriu as portas, está dando todas as condições a ele, está confiando nele, a torcida confia nele, mas ele tem de fazer a parte dele"
Zinho

Perguntado se ainda crê na recuperação do Imperador, Zinho disse, sem muita convicção, que acredita.

- Eu não desisti, mas estou muito preocupado agora. Isso atrapalha a nossa programação, que era de estreia para o fim do mês. O clube abriu as portas, está dando todas as condições a ele, está confiando nele, a torcida confia nele, mas ele tem de fazer a parte dele. Se não der certo, aí não podemos fazer mais nada - finalizou.

Adriano tem programação de treinos definida até sexta-feira no Rio de Janeiro. Ele não vai com o grupo a Volta Redonda, onde o Flamengo encara nesta quarta a  Ponte Preta. Ainda não se sabe se o Imperador vai viajar com o elenco a Curitiba, onde o Rubro-Negro joga contra o Coxa, no sábado.

Confira os principais trechos da entrevista coletiva de Zinho.

Precisa de tratamento?

"É uma questão pessoal, não fica correto eu falar sobre a parte médica. Vamos tentar. Já ofereci outras possibilidades, até um psicológo. Mas isso ele tem que querer também. O Flamengo não está medindo esforços para proporcionar ao Adriano a recuperação como ser humano e como profissional. A torcida do Flamengo apostou também, ficou muito satisfeita com a volta dele. Nós, o clube, que representa o torcedor, não estamos medindo esforços, mas tem o limite. O Adriano tem que fazer a parte dele também".

Adriano, Flamengo (Foto: Bernardo Monteiro / VIPCOMM)Adriano deixa a sala de imprensa do Ninho do Urubu (Foto: Bernardo Monteiro / VIPCOMM)

Aceitou a ajuda psicológica?
"Não falou que sim e nem que não. Não chegamos a nos aprofundar nesse assunto. Fomos conversar com o grupo".

Repercussão negativa

"Reunimos o Adriano com o grupo, ele falou com o grupo. Acho que se vencermos a Ponte Preta até ajuda na recuperação do Adriano. Logo após a derrota, e da maneira que foi contra o Inter, ter logo um problema na segunda-feira com o Adriano, foi péssimo. Não foi ruim, não. Foi péssimo. Já estaríamos com a pressão de buscar o resultado ruim no campeonato, num momento em que buscávamos uma reação. Isso na parte técnica. Eu, como ser humano, fiquei mais treiste ainda".

Qual o limite?
Ele falou que vacilou, principalmente comigo, com o que temos traçado. E o vacilo dele com o torcedor, a gente vê nas viagens que ele é o jogador mais requisitado. Ele tem que fazer um esforço que está querendo ver ele novamente com a camisa do Flamengo"
Zinho

"Que ele se recupere com os trabalhos feitos, ele tem que baixar o peso, ele tem que ganhar ritmo para que possa ser inserido no grupo para que o Dorival possa aproveitá-lo. Tudo isso tem um limite e as atitudes dele. Uma falta no treinamento, dois, três dias sem treinar, isso prejudica na recuperação. Tudo que você faz durante a semana, três dias que ele ultrapassa, todo esse treinamento foi perdido. Demora ainda mais para que ele volte a jogar. Nosso projeto que era para o fim do mês fica comprometido. Isso é um limite".

Comportamento de Adriano x desempenho do time

"Uma coisa não afeta a outra. Contra o Sport, não conseguimos o resultado, mas fomos melhores que o Sport. O empate (1 a 1) foi ruim, foi como uma derrota. Contra o Inter jogamos muito mal, voltamos a ser aquele time. A resposta pode ser dada contra a Ponte Preta, não tem nada com o caso Adriano".

Confia que Adriano vai estrear

Perguntei para ele, falou que quando estava saindo bateu na moto do cara, que estava parada. Disse que ajudou o cara a se levantar, que não foi nada. Mas chegou policial, pede carteira, registra ocorrência e tal. Mas fiquei preocupado"

Zinho, sobre o acidente na Vila Cruzeiro

"Estou trabalhando para isso. Estou mais preocupado, mas não deixei de acreditar. Vou até o fim. Acho que tive uma conversa bem franca, bem profissional, e também mostrando o lado que aposto na recuperação dele. Mas estou mais preocupado. Ele tem que me provar, espero que ele prove. Caso contrário, infelizmente todos nós que apostamos nessa volta dele não tem como não continuar. O Flamengo não pode ficar até o fim da carreira tentando recuperar ele. Está abrindo a porta para o Adriano, mas não pode ficar passando a mão por problemas. Tem que solucionar os problemas. Se ele repetir o erro, vamos tomar a decisão se rescinde ou não".

Conversa com Adriano

"Ele falou que vacilou, principalmente comigo, com o que temos traçado. E o vacilo dele com o torcedor, a gente vê nas viagens que ele é o jogador mais requisitado. Ele tem que fazer um esforço que está querendo ver ele novamente com a camisa do Flamengo".

Episódio na Vila Cruzeiro

"Perguntei para ele, falou que quando estava saindo bateu na moto do cara, que estava parada. Disse que ajudou o cara a se levantar, que não foi nada. Mas chegou policial, pede carteira, registra ocorrência e tal. Mas fiquei preocupado. A assessoria me ligou dizendo que tinha a notícia que o Adriano tinha atropelado e matado uma pessoa. Falei “pelo amor de Deus”. Mas não foi nada disso".

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/09/adriano-pedi-desculpas-ao-grupo-e-peco-desculpas-aos-torcedores.html

Elogios não iludem o novato zagueiro Dória: 'Foi só um jogo. Preciso evoluir'


Zagueiro de 17 anos deve ser mantido na equipe titular do Botafogo. Ele afirma que tem consciência de que ainda fez muito pouco

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Doria, Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Doria será mantido no time titular do Botafogo
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

Surpresa no time do Botafogo na vitória sobre o Coritiba por 2 a 0, domingo, no Engenhão, o zagueiro Dória foi elogiado pelo técnico Oswaldo de Oliveira, que, inclusive, disse que ele irá permanecer na equipe enquanto Antônio Carlos estiver machucado. Apesar de orgulhoso, ele mantém os pés no chão.

Com apenas 17 anos, Dória sabe que não pode se deslumbrar, já que ainda tem muito o que provar.

- Só fiquei sabendo (dos elogios) depois, quando li o que ele disse na entrevista. Tenho que encarar com naturalidade, sei que fiz pouco ainda. Foi só um jogo, preciso mostrar sempre mais, evoluir - disse o defensor, que entrou na vaga de Brinner.

Dória comentou sobre o bom desempenho dos garotos revelados na base alvinegra na partida contra o Coritiba. Além dele, Gabriel, de 20 anos, e Jadson, de 19, tiveram boa participação e deve ser mantidos.

- Nós soubemos um dia antes (que iam jogar), conversamos bastante. A vontade de jogar era muito grande, graças a Deus conseguimos a vitória.

O Botafogo volta a campo nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), para enfrentar o Cruzeiro, no Independência. O Alvinegro é o oitavo colocado no Brasileiro com 31 pontos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/09/elogios-nao-iludem-o-novato-zagueiro-doria-foi-so-um-jogo-preciso-evoluir.html

Oswaldo comemora volta de Andrezinho ao time


Técnico destaca importância do jogador, que se machucou no clássico com o Flamengo, mas já está recuperado de uma torção no tornozelo direito

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Andrezinho no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Andrezinho retorna ao Botafogo 20 dias antes do
prazo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

Em um treinamento de jogadas de bola parada no campo anexo do Engenhão, o técnico Oswaldo de Oliveira confirmou o time do Botafogo para o confronto com o Cruzeiro, quarta-feira, na Arena Independência, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro. A principal novidade é a volta de Andrezinho, recuperado de uma torção no tornozelo direito, reduzindo pela metade o prazo de 20 dias estabelecido pelo departamento médico para sua volta.

Andrezinho dividiu as cobranças de falta e escanteio com Seedorf, cruzando a bola seguidamente para área com o pé direito, justamente onde sofreu a torção no empate em 0 a 0 com o Flamengo, dia 26, no Engenhão. Artilheiro do time no Brasileiro, com sete gols, ele desfalcou o Botafogo na derrota por 4 a 0 para o São Paulo e na vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba.

- Ele é um jogador muito importante para evolução da equipe, que vem atuando desde o inicio do ano e um dos responsaveis pelo entrosamento, pelas jogadas de bola parada. Ainda tem feito gols e participa ativamente da parte defensiva - comentou Oswaldo, comemorando a volta do meia.

Além da escalação de Andrezinho, Oswaldo também contará com a volta de Seedorf. O holandês foi poupado do confronto com o Coritiba por estar com dores na coxa direita. Com isso, o meio-campo terá ainda Jadson, Gabriel e Fellype Gabriel, com Elkeson atuando como único atacante mais uma vez.
Ele não poderá contar com Antônio Carlos, Renato, Marcelo Mattos, Lucas Zen, Vítor Júnior e Rafael Marques, machucados, Jefferson e Lodeiro, convocados para as seleções brasileira e uruguaia, respectivamente, além de Amaral, por força de contrato, pois está emprestado pelo Cruzeiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/09/oswaldo-comemora-volta-de-andrezinho-ao-time.html

Oswaldo avisa a Jobson: 'Se repetir o que foi feito antes, não vai ter chance'


Técnico do Botafogo diz que ainda não foi informado sobre a possibilidade de o jogador voltar ao clube para a disputa do Campeonato Brasileiro

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Oswaldo conversa com auxiliares no treino desta
terça-feira (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)

O Botafogo vem estudando a volta de Jobson ao time e tomará uma decisão sobre o caso até a próxima sexta-feira. Sem jogar desde o dia 6 de julho, ele passou a ser cogitado mais uma vez pela falta de atacantes disponíveis no mercado e pelo fato de o clube ainda pagar seus salários. O polêmico jogador de 24 anos deixou o Glorioso em maio deste ano, depois de episódios de indisciplina, e teve uma breve passagem pelo Barueri.

O técnico Oswaldo de Oliveira ainda não recebeu um comunicado da diretoria sobre o caso. Pelo seu discurso, deixou aberta a possibilidade de volta de Jobson, mas mostrou claramente que o seu comportamento precisa ser perfeito para receber chances no Campeonato Brasileiro.

- Isso ainda não chegou no meu domínio. Não tive relato a respeito disso, mas sempre disse que não sou eu que quero o Jobson, ele tem que querer. Se algo assim for ventilado, vou proceder dessa forma. Mas temos que saber de suas limitações. E se repetir o que foi feito anteriormente, não vai ter chance aqui. Vou logo avisando - disse Oswaldo.

Se o treinador alvinegro trata o tema com cautela, a torcida mostra-se amplamente favorável ao retorno do atacante. Em enquete realizada na página do clube no GLOBOESPORTE.COM, 92% dos internautas responderam sim à pergunta "Jobson merece nova chance no Botafogo?". Somente 8% posicionaram-se negativamente, de um total de 4.849 participantes.

Jobson fez toda a pré-temporada no começo do ano com o Botafogo e foi emprestado no fim de maio para o Barueri. Ele deixou o clube paulista com a justificativa de não ter se adaptado. Por pouco, não foi para o Avaí, mas o regulamento não permite que um jogador atue por três clubes de um mesmo país em uma temporada.

Na passagem do início do ano pelo Botafogo, clube com o qual tem contrato até junho de 2015, Jobson foi afastado depois de uma discussão com o fisiologista Altamiro Bottino. Foi reintegrado, mas acumulou faltas a treinamentos e acabou separado do grupo definitivamente.

Em Brasília, atacante mantém a forma e sonha com o retorno

Consciente de seu histórico negativo, Jobson passou quase todo o tempo de inatividade em Brasília, onde tem residência fixa. Lá, ele está acompanhado da mãe, Maria de Lourdes, e morando perto do filho Victor Leandro, de dois anos, com quem passa a maior parte do tempo livre. Para manter a forma, conta com a ajuda do fisioterapeuta Cid Felix, com quem trabalhou no Brasiliense.

- Eu me arrependo de várias coisas. Mas muitas aconteceram pelo meu histórico. Tenho muita vontade de jogar pelo Botafogo. Se isso for possível, podem fazer as condições que quiserem. Eu aceito. Quero estar no meio e fazer o que puder para ajudar. Não sou diferente de muitos que estão voltando ao futebol. Está certo que vou mudar muitas coisas, pois não quero repetir esses erros novamente. Só não vou chegar como pastor. Não nasci para ser santo. Quero jogar e arrebentar - afirmou Jobson.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/09/oswaldo-avisa-jobson-se-repetir-o-que-foi-feito-antes-nao-vai-ter-chance.html

'O Rei do Rio voltou': torcida marca presença no primeiro treino de Túlio


Aos 43 anos, atacante faz testes físicos no Caio Martins, estádio onde tem boas recordações e local onde surgiu o apelido 'Maravilha'

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Foi com o grito de "O Rei do Rio voltou" que um grupo de cerca de 30 torcedores recepcionou o artilheiro Túlio Maravilha nesta terça-feira, num lugar que o jogador conhece muito bem: o estádio Caio Martins. Ele fez testes físicos no vestiário sob a supervisão dos fisiologistas do clube. No campo, correu por cerca de dez minutos.

Túlio Maravilha no treino do Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Cerca de 30 torcedores prestigiaram Túlio no primeiro treino no clube (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

Túlio se prepara para o primeiro amistoso do projeto "Túlio a 1000 - 7 gols de Solidariedade", dia 15 de setembro, contra o Tupi, em Juiz de Fora. De acordo com as contas do atacante, ele já fez 993 gols na carreira.

- Estava me preparando para este momento, quatro meses de praia, academia. Não tenho ritmo de jogo, mas acho que para um atleta de 43 anos passei bem no teste. Me considero um garoto. Tenho ótimas lembranças do estádio Caio Martins, foi aqui que surgiu o apelido "Maravilha". A torcida comparecendo me dá ainda mais motivação para esta reta final para fazer os sete gols - disse o atacante, que vestiu a camisa de treino número 7.

O artilheiro comentou sobre as recordações e o saudosismo de voltar a pisar no gramado do Caio Martins, onde já fez muitos gols com a camisa alvinegra
.

Túlio Maravilha no treino do Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Túlio Maravilha corre no gramado do Caio Martins
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

- Na minha época eu dizia que o Caio Martins era a minha sala de visita. Recebia bem os visitantes com gols, com comemorações... É como uma volta para casa. Espero poder dar o início neste projeto do milésimo. Acho que a última vez que joguei aqui foi em 98. Sou o maior artilheiro do estádio.

Sempre bem-humorado, Túlio disse que, apesar dos 43 anos, se sente um garoto. Um "Garoto do Rio".

- Acho que peguei muito sol na praia, não estou vendo cabelo branco não. Estou vendo um loiro. O Garoto do Rio, Túlio Maravilha.

O jogador comentou sobre o fato de a torcida do Botafogo não estar comparecendo em bom número aos jogos do time no Brasileiro. Túlio acredita que tudo é consequência dos altos e baixos da equipe.

- Acho até que tem ídolos, como o Seedorf, Renato, Jefferson, Andrezinho, Fellype Gabriel... O que está faltando é uma sequência boa no campeonato para a torcida ganhar confiança. Tenho certeza de que o Botafogo vai embalar neste segundo turno e a torcida vai voltar a comparecer.

O atacante voltou a evitar comentar a possibilidade de ser aproveitado pelo técnico Oswaldo de Oliveira. O time principal tem poucos homens de frente, principalmente depois das saídas de Loco Abreu, Herrera e de lesão de Rafael Marques.


Túlio Maravilha com a torcida no treino do Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Túlio atendeu a todos os pedidos de autógrafo
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

- Estou à disposição para o dia 15, para o primeiro jogo do projeto. Essa questão do profissional não é o foco. Objetivo é o milésimo. Brasileiro deixa para pensar mais na frente. Vou pensar primeiro no 994, o 999 está longe ainda.

Depois de treinar, Túlio fez questão de subir a arquibancada para tirar fotos e dar autógrafos para os torcedores, que pediram sua presença na equipe principal do Botafogo. Nesta semana ele deve dar ênfase na parte física. Os treinos com bola só devem começar na próxima semana.


Clique e assista a vídeos do Botafogo


FONTE:

Antes e depois: imagens aéreas mostram evolução do Maracanã


Construção das novas arquibancadas é o fator que mais causa impacto na comparação feita em fotos de outubro de 2011 e agosto de 2012

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A última foto aérea do Maracanã, publicada em 27 de agosto, mostrou que o palco das finais da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014 está na reta final para ser inaugurado em fevereiro do ano que vem. Com 62% do trabalho concluído, a evolução é evidente se comparada com uma imagem de outubro de 2011, quando as arquibancadas, por exemplo, estavam parcialmente destruídas. Quase um ano depois, elas já se encontrarm prontas à espera dos cerca de 79 mil assentos.

Confira abaixo o "antes e depois" do Maracanã:


O novo Maracanã terá um só lance de arquibancadas, sendo as partes inferior e superior separadas por 110 camarotes. A distância entre as cadeiras também passou de 48 centímetros para 50 centímetros, enquanto os assentos passarão a ser rebatíveis.

Os cabos tensionados para a nova cobertura chegaram na madrugada da última sexta-feira. Eles possuem 20.000 metros de comprimento e 110 milímetros de diâmetro cada e serão içados pelo chamado big lift. O processo de instalação terá início em meados desse mês de setembro, quando as arquibancadas estiverem prontas. Após isso, em dezembro, começará a ser colocada a lona. Esse processo será feitos por um grupo de alpinistas e poderá durar meses.

Com segundo recorde mundial do dia, Daniel é ouro nos 100m peito SB4


paralimpíada

Nadador paulista não dá chance aos adversários e fica a uma medalha de igualar recorde de Clodoaldo Silva e Ádria Santos

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

 Na manhã desta terça-feira, Daniel Dias foi o mais rápido nas eliminatórias dos 100m peito SB4, com direito a novo recorde mundial (1m35s82). Mas o dia do nadador paulista ainda reservava conquistas mais ambiciosas. Com fôlego de sobra, o brasileiro não deu chance para os adversários e ganhou seu terceiro ouro nas Paralimpíadas de Londres, com a melhor marca da carreira: 1m32s27. Daniel dominou a prova e garantiu o lugar mais alto do pódio com mais de 4s de vantagem para o segundo colocado, o colombiano Moises Fuentes Garcia (1m36s92). O bronze ficou com o espanhol Ricardo Ten (1m37s23) e o pernambucano Ivanildo Vasconcelos, outro brasileiro da prova, terminou em 7º, com 1m52s84.

Em Pequim, há quatro anos, o nadador brasileiro conquistou quatro medalhas de ouro, mas levou a prata nos 100m peito SB4. Com o ouro inédito, Daniel já soma três em Londres (também venceu os 50m livre e 200m livre S5). De quatro provas disputadas, o paulista só não subiu ao pódio no revezamento 4x100m livre 34 pontos, quando o time brasileiro ficou com o quarto melhor tempo na final.

Daniel Dias comemora ouro nos 100m peito SB4 (Foto: Getty Images)Daniel Dias comemora ouro nos 100m peito SB4
(Foto: Getty Images)

Com nove medalhas conquistadas na China e os três ouros de Londres, Daniel Dias está cada vez mais próximo de se consolidar como maior atleta paralímpico da história do Brasil. Para tanto, ele precisa superar as 13 medalhas do colega Clodoaldo Silva e da ex-velocista Ádria Santos. O nadador poderá igualar o recorde já na quinta-feira, quando volta à piscina do Centro Aquático de Londres para tentar uma vaga na final dos 50m costas S5.

Ivanildo Vasconcelos, que havia conquistado uma vaga na final dos 100m peito SB4 com o oitavo melhor tempo das eliminatórias (1m53s61), disputou apenas duas provas em Londres. Nos 100m costas S6, o nadador pernambucano foi 12º colocado geral na estreia e não alcançou tempo para a final.

Poucos minutos antes da prova de Daniel e Ivanildo, Andre Brasil garantiu a prata nos 100m costas S10. A natação paralímpica brasileira já soma sete medalhas em Londres: cinco de ouro e duas de prata.

Confira os tempos da final dos 100m costas S10:
1º) Daniel Dias (BRA): 1m32s27 (recorde mundial)
2º) Moises Fuentes Garcia (COL): 1m36s92
3º) Ricardo Ten (ESP): 1m37s23
4º) Antonios Tsapatakis (GRE): 1m41s37
5º) Pablo Cimadevila (ESP): 1m45s46
6º) Efrem Morelli (ITA): 1m47s79
7º) Ivanildo Vasconcelos (BRA): 1m52s84
8º) Thanh Trung (VIE): 1m53s60


Na final dos 100m peito SB4, Daniel Dias dominou prova e abriu vantagem de mais de 4s para segundo colocado (Foto: Getty Images)Daniel Dias dominou prova e abriu mais de 4s de vantagem para medalhista de prata (Foto: Getty Images)

FONTE:

Brasileirão chega à 22ª rodada com número inédito de troca de técnicos



Treze times mantêm treinadores desde o início da Série A, fato novo na era dos pontos corridos. Demissões também diminuem na Segunda Divisão

Por Leandro Silva Rio de Janeiro

Montagem Felipão e Tite, Palmeiras x Corinthians (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Felipão e Tite são os treinadores há mais tempo no
cargo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

O verbo cair nunca foi tão pouco utilizado no Campeonato Brasileiro: os números mostram que a dança das cadeiras envolvendo treinadores diminuiu - e muito - o ritmo em 2012. Apenas sete dos 20 times trocaram de comando técnico, uma marca inédita a essa altura da competição na era dos pontos corridos. Em 2011, por exemplo, 11 equipes já haviam passado por pelo menos uma mudança até a 21ª rodada. A Série B também vive um momento de mais paciência dos dirigentes com os comandantes das equipes, já que somente metade delas alterou o seu staff até aqui

O número caiu pelo segundo ano consecutivo, já que em 2010, em parte por causa da longa pausa para a Copa do Mundo, 15 dos 20 times mudaram de técnico. A quantidade de trocas também sofreu uma queda representativa: foram 21 em 2010, 16 em 2011 e dez em 2012 - sempre até a 21ª rodada.

O palmeirense Luiz Felipe Scolari é quem está há mais tempo no cargo, desde julho de 2010. Outros sete treinadores levam mais de um ano: Cuca (Atlético-MG), Marcelo Oliveira (Coritiba), Tite (Corinthians), Muricy Ramalho (Santos), Abel Braga (Fluminense), Gilson Kleina (Ponte Preta) e Cristóvão Borges (Vasco). Completam a lista dos que iniciaram o Brasileiro: Oswaldo de Oliveira (Botafogo), Celso Roth (Cruzeiro), Vanderlei Luxemburgo (Grêmio), Alexandre Gallo (Náutico) e Geninho (Portuguesa).

Série A: trocas até a 21ª rodada
Ano Trocas de técnico Times que trocaram
2012 10 7
2011 16 11
2010 21 15
2009 17 14
2008 20 12
2007 17 10
2006 20 13
2005 21 17
2004 19 16
2003 21 17
OBS: As edições de 2003 e 2004 tiveram 24 times; a de 2005 teve 22
- Os clubes estão se organizando para serem mais profissionais e não tomarem decisões intempestivas. Outra coisa são os projetos dos clubes, montados em longo prazo. Tem também os resultados. Aqui tivemos o tricampeonato (estadual), uma sequência de invencibilidade e duas finais seguidas de Copa do Brasil. Eu sempre tive respaldo por parte da diretoria - opinou Marcelo Oliveira, que já é o terceiro treinador que mais comandou o Coritiba (129 jogos), atrás apenas de Dirceu Kruger (185) e do uruguaio Félix Magno (201).

O Coritiba é um exemplo de que nem sempre a sequência de resultados negativos ocasiona na demissão do treinador. Em 2009, segurou Ney Franco mesmo após o rebaixamento. No ano seguinte, voltou à elite com Ney no comando. Com uma proposta para divisões inferiores da Seleção, ele foi substituído por Marcelo Oliveira, mantido mesmo após dois vices consecutivos na Copa do Brasil (2011 e 2012).

- O Coxa tem um projeto de médio a longo prazo. Quando o treinador é escolhido, observamos a competência, o trabalho e a passagem dele por outros clubes. É uma fórmula estabilizada na gestão do futebol. Entendo que o técnico tem que fazer parte da estruturação do clube por no mínimo duas temporadas. É claro que, às vezes, precisa trocar o treinador ou ele tem outra proposta que não dá para competir. O mercado mundial está sofrendo uma crise, então o assédio diminui. Isso também facilita - ressaltou o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade.

A paciência também rendeu frutos ao Corinthians. Tite chegou do futebol árabe em outubro de 2010 e não conquistou título no início de sua trajetória. Foi terceiro colocado do Brasileiro daquele ano e vice do Paulistão de 2011. No mesmo ano, teve sua principal decepção, a queda logo na primeira fase da Libertadores, e a primeira conquista, o Brasileirão. A continuação do trabalho rendeu ainda ao clube o inédito título continental, nesta temporada. Com 177 partidas, Tite é o sétimo técnico em número de jogos pelo Corinthians.

Presidente do clube na época, Andrés Sanchez foi quem bancou a permanência do treinador, apesar dos insucessos. O atual diretor de seleções da CBF conta por que tomou essa decisão e diz que o trabalho a longo prazo é o melhor para a produtividade da equipe.

- Além de existir um momento certo para mandar um técnico embora, você tem que ter a certeza de que a culpa é do treinador para demiti-lo. No caso do Corinthians, a culpa não foi do Tite. O grupo não estava rendendo naquele momento, por isso o mantive no cargo. Acho que tem que ter no mínimo um ano de trabalho para começar a cobrar alguma coisa do treinador.

Info_Danca-Tecnicos_SERIE-A-2 (Foto: infoesporte)

O exemplo de Tite no Corinthians não é uma exceção. Outros cinco times que mantêm seus técnicos há mais de um ano no cargo também já foram campeões em 2012. Coritiba, Atlético-MG, Fluminense e Santos conquistaram seus estaduais, e o Palmeiras ganhou a Copa do Brasil. As exceções nesse grupo da estabilidade são a Ponte Preta de Gilson Kleina, que caiu na semifinal do Paulistão para o rival Guarani, e o Vasco de Cristóvão Borges, que perdeu as finais da Taça Guanabara e da Taça Rio.

Os treinadores dos representantes do G-4 estão no cargo desde o início do Brasileirão, e apenas um (Vanderlei Luxemburgo) iniciou seu trabalho nesta temporada. Cuca, Abel Braga e Cristóvão começaram em 2011.

- A continuidade é sempre benéfica. Acho cinco anos muita coisa em um mesmo clube, mas em dois ou três anos você tem tempo de fazer muita coisa. O Tite, por exemplo, está colhendo os frutos agora. Ele teve aquela decepção na Libertadores (eliminação no mata-mata de 2011), muitas críticas e agora terminou com o título - afirmou Cristóvão Borges, que foi auxiliar no Vasco de fevereiro de 2011 até agosto do ano passado, quando assumiu o cargo de técnico após o acidente vascular cerebral de Ricardo Gomes.

Dança dos técnicos intensa na Série B

O ritmo lento da dança dos técnicos não se repete na Série B do Campeonato Brasileiro. Em 21 rodadas, foram 21 trocas de técnico - número inferior a apenas duas edições (2008 e 2011). Quando o assunto é o total de times que trocaram de treinadores, a situação já muda um pouco. A atual edição registra dez equipes com mudanças no comando, a segunda melhor marca na era dos pontos corridos, atrás apenas de 2010 com nove times.

Série B: trocas até a 21ª rodada
Ano Trocas de técnico Times que trocaram
2012 21 10
2011 23 15
2010 13 9
2009 20 15
2008 26 14
2007 21 15
2006 21 14
Entre os 20 clubes que disputam a Segundona, o treinador que está há mais tempo no cargo é Enderson Moreira, do Goiás. Contratado em outubro do ano passado, ele chegou durante uma das piores crises da história do clube, mas conseguiu conduzir a equipe de forma eficiente e, com o título do Campeonato Goiano deste ano, o primeiro na sua carreira, caiu nas graças do torcedor esmeraldino.

- Acho que a mentalidade dos dirigentes está mudando a partir de uma grande contribuição dada pelo Coritiba. Quando este clube caiu, o Ney Franco havia feito um grande trabalho, mas não pôde evitar o rebaixamento. Mas a diretoria deu um grande exemplo de confiança no trabalho e no planejamento. Viu que a comissão técnica poderia ajudar no projeto de voltar à primeira divisão e obteve sucesso, com título estadual e também da Série B - concluiu Enderson.

Info_Danca-Tecnicos_SERIE-B-2 (Foto: infoesporte)