quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Nos pênaltis, Atlético-GO bate o Figueirense e avança às oitavas

Alvinegro marcou o primeiro com Tulio, mas Gustavo empatou. No pênaltis, Patric converteu a cobrança e garantiu a classificação do Dragão


 A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Nos pênaltis e chorado. No confronto das equipes que brigam na parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro, o Atlético-GO venceu e fez história em uma competição internacional. Na noite desta quarta-feira, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, o Dragão precisou buscar o empate em 1 a 1 contra o Figueirense e passar pelas cobranças da marca da cal para avançar às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Pela primeira vez, o clube vai disputar um jogo fora do Brasil.

Nos tempo regulamentar, Tulio marcou para os alvinegros, na primeira etapa, e Gustavo empatou na segunda etapa. Nas penalidades, Fernandes e João Paulo perderam as cobranças por parte dos mandantes. Marcos, pelos goianos, também falhou. Mas Patric conferiu, fechando o placar em 4 a 2.
Com a vitória, o Atlético-GO avança para a próxima fase e espera o vencedor do confronto entre Universidad Católica, do Chile, e o Tolima, da Colômbia. As duas equipes fazem a primeira partida na próxima quarta-feira, dia 29. As datas para a fase de oitavas de final ainda não foram definidas.
Primeiro tempo de Aloisio e gol do capitão Tulio

Aloísio dominou o início das ações na primeira etapa. Em 14 minutos, levou perigo quatro vezes. Aos 6 e aos 12, com chutes de fora da área, ambos passando à direita do gol de Márcio. O ‘Boi Bandido’ ainda teve outras duas chances. Em uma, faz boa jogada individual, chegou no bico da área, mas tentou encontrar Lazaroni, que não chegou a tempo para finalizar. Em outra, recebeu dentro da área, mas foi travado por Dodó na hora do chute.

A partir dos 15 minutos, o Dragão começou a ter mais posse de bola e dominar os lances ofensivos. Aos 16, Patric e o volante Dodó tabelaram e o último cruzou, mas o goleiro Ricardo interveio. Em seguida, o atacante atleticano teve boa oportunidade, mas cabeceou fraco e o arqueiro alvinegro fez a defesa com tranquilidade. Por último, Felipe quase saiu na cara do gol, mas outra vez o camisa 12 do Figueirense chegou na hora certa para cortar.

O jogo seguia equilibrado. Com alternâncias de pressão no ataque, mas sem chances reais de gol. E, a partir dos 25, os anfitriões voltaram a pressionar os goianos. Aos 27, Ronny teve grande oportunidade, após passe de Aloísio. De primeira, ele emendou o chute de fora da área, mas Márcio caiu para ficar com a bola. Aos 34, o goleiro do Dragão precisou sair no pé de Aloísio para evitar o pior. Dois minutos depois, porém, o arqueiro atleticano não conseguiu chegar nela: gol de túlio.

Caio, caindo pela direita, tentou encontrar o centroavante do Figueira dentro da área. A zaga do Dragão se atrapalhou e a bola sobrou para o capitão Tulio chutar, mascado, no canto direito e sem chances para o goleiro Márcio.

O gol animou a equipe de Florianópolis. Nos minutos finais da primeira etapa com Fred e Doriva. De falta, o zagueiro do Figueirense soltou uma bomba e quase ampliou. Já o volante improvisado na lateral-direita, em jogada individual, invadiu a área e chutou cruzado, com perigo para a meta de Márcio.

Empate atleticano e festival de bolas aéreas
A segunda metade da partida no Orlando Scarpelli começou truncada. Com muitas faltas, dois jogadores receberam cartões amarelos nos primeiros nove minutos. Almir, que tinha acabado de entrar na partida, conseguiu ser advertido com apenas quatro minutos em campo. Aos nove, Gustavo, pelo lado do Atlético-GO, também foi amarelado.

O zagueirão atleticano, porém, cinco minutos depois de receber a advertência do juiz, se redimiu. Após o cruzamento em cobrança de falta de Marcos, ele apareceu por trás da zaga, na segunda trave, e encobriu o goleiro Ricardo no cabeceio. Jogo empatado, que levaria a decisão para os pênaltis.

A partir do gol, o Figueirense se lançou ao ataque para tentar definir a partida com a bola rolando. E, logo aos 19, um lance polêmico rendeu muitas reclamações por parte da torcida local. Aloisio caiu dentro da área em disputa com o autor do gol do Dragão, o zagueiro Gustavo. O juiz mandou o lance seguir. Aos 33, Aloisio arriscou de em diagonal, da entrada da área, exigindo que Márcio se esticasse para colocar a bola pela linha de fundo.

O Dragão tentava sair nos contra-ataques. Mas esbarrava nos erros de toque de bola e se limitava nas bolas aéreas, em escanteios e faltas cobradas na área, como no lance do gol de empate. Aos 38, Reniê subiu mais alto que todo mundo, mas, de cabeça e sem força, a bola ficou fácil para a defesa de Ricardo.

Na medida em que o cronômetro avançava, o Figueira começava a apelar para o chuveirinho. Aos 40, Almir sobiu de cabeça dentro da área da atleticana, mas, sem capricho, a bola saiu pela linha de fundo. O zagueiro Fred também desperdiçou duas boas cobranças de falta na barreira

Aloisio teve a bola do jogo em seus pés. No primeiro minuto de acréscimo, o camisa 9 sambou na frente do zagueiro, puxou em direção a linha de fundo, mas deu um meio chute meio cruzamento, que saiu do outro lado, pela lateral.


FONTE:

CR7 pede calma, Messi agita o Camp Nou, e Barça sai na frente contra Real


Luso volta a marcar e provocar torcida culé. Argentino, por sua vez, marca o da virada em vitória por 3 a 2 e se torna terceiro maior goleador do clássico

Por Cahê Mota Direto de Barcelona, Espanha

Cristiano Ronaldo voltou a marcar, voltou a pedir silêncio, mas o Camp Nou é mesmo lugar de barulho. Após 50 minutos de uma partida monótona na Catalunha, o gol de cabeça do luso foi o ponto de partida para um confronto empolgante, que terminou com vitória do Barcelona sobre o Real Madrid, nesta quinta-feira, por 3 a 2, na primeira decisão da Supercopa da Espanha. Na comemoração, CR7 repetiu o gesto de “calma” para os arquirrivais, mas Pedro, Messi e Xavi responderam com muito vigor e deixaram os culés em vantagem na disputa do primeiro título da temporada 2012/2013. Dí Maria descontou no fim em grave vacilo de Valdés, que se enrolou ao dominar a bola.

Messi, Xavi e Iniesta, Barcelona x Real Madrid (Foto: Agência AFP)Messi, Xavi e Iniesta foram novamente os destaques do Barcelona na vitória sobre o Real (Foto: Agência AFP)

Com a vitória, o Barça pode empatar na próxima quarta-feira, no Santiago Bernabeu, para levantar o primeiro troféu sob o comando de Tito Vilanova. Os merengues levam o título com vitória simples até 3 a 2, placar que leva a decisão para os pênaltis. Convocados por Mano Menezes para os amistosos da seleção brasileira contra África do Sul e China, Adriano e Daniel Alves foram os representantes brasileiros durante todos os 90 minutos. Já do lado do Real, Marcelo - outro na lista - entrou no fim, enquanto Kaká sequer foi relacionado.

Messi e Cristiano alcançam marcas importantes no Superclássico
Principais candidatos ao posto de melhor do mundo no fim do ano, Messi e Cristiano Ronaldo não estiveram perto do brilhantismo que lhes é habitual, mas ainda assim assumiram o protagonismo da partida e alcançaram marcas expressivas. Com o gol marcado de pênalti, o argentino chegou aos 14 em duelos contra o Real e se tornou o terceiro maior artilheiro da história do clássico. Ao seu lado, estão César, ex-Barça, e os merengues Gento e Puskas. Acima deles está outra dupla de Madrid: Di Stéfano lidera tabela, com 18, seguido por Raúl González, 15.

Cristiano Ronaldo e Daniel Alves, Barcelona x Real Madrid (Foto: Agência Reuters)Daniel Alves foi um dos três brasileiros em campo:
Kaká sequer foi relacionado (Foto: Agência Reuters)

Já os números de CR7 contra o maior rival são bem mais modestos. Com a cabeçada certeira desta quinta, ele chegou apenas ao sétimo gol diante do Barça. A estatística, por outro lado, passa a jogar a favor se for levado em conta que é o quarto jogo consecutivo em que deixa sua marca, além de ser o quarto em sequência também no Camp Nou, fato inédito na história do Real.
Apesar das marcas e dos últimos 35 minutos empolgantes, o duelo desta quinta teve mais cara de festa do que uma disputa entre rivais ferrenhos. Na arquibancada, muitos turistas que curtem o verão europeu aproveitaram e facilidade para compra de ingressos e deram o tom descontraído ao encontro. Tanto que a direção do Barça evitou até mesmo demarcar área especial para os visitantes, com (poucos) merengues e (muitos) culés misturados nas arquibancadas. Já antes do apito inicial também teve comemoração, com homenagem aos atletas catalães medalhistas olímpicos.

Cristiano Ronaldo Barcelona Real Madrid (Foto: Getty Images)Cristiano Ronaldo sai para comemorar o gol do Real: ele repetiu o gesto de abril e pediu calma (Getty)

Messi é ponto fora da curva em primeiro tempo morno

Quem entrou em campo com um novato em clássicos no comando foi o Barcelona, com Tito Vilanova em evidência por substituir Guardiola um ano após protagonizar polêmica em que foi atingido no olho por José Mourinho. Foi o Real Madrid, no entanto, o time que careceu de força, organização e jogadas no primeiro tempo. Com o mesmo estilo “tiki-taka” de Pep, o Barça foi o melhor dos 45 minutos iniciais, mas os incríveis 72% de posse de bola não foram suficientes para abrir o placar. Na verdade, nem mesmo para dar muito trabalho a Casillas.

José Mourinho e Tito Vilanova se cumprimentam Real Madrid Barcelona (Foto: Getty Images)Antes algozes, Mourinho e Tito se cumprimentaram
antes de a bola rolar (Foto: Getty Images)

Com Callejón como surpresa na vaga de Di María, o Real Madrid começou a partida até dando sinais de que tentaria se impor no campo do rival. Marcando por pressão, conseguiu uma boa oportunidade em jogada ensaiada em cobrança de falta nos minutos iniciais que parou em impedimento de Khedira. A disposição inicial não passou de ilusão e antes mesmo dos dez minutos os merengues mergulharam em uma preguiça incrível até mesmo para escapulidas em contra-ataques.
O Barcelona, por sua vez, seguia o ritmo que o transformou em referência nos últimos anos: toques em velocidade, presença no campo de ataque e... bola para Messi. E foi justamente o argentino o único responsável por levantar o público - maioria de turistas no verão europeu - que lotou o Camp Nou. Precisando de um gol para se tornar o terceiro maior artilheiro da história do clássico, ele tirou tinta da trave direita de Casillas aos 18 após boa jogada de Daniel Alves. E assustou também dez minutos depois após tabelinha com Xavi. Em êxtase, as arquibancadas responderam: “Meeeeeeeessi! Meeeeeessi!”.

Messi e Khedira, Barcelona x Real Madrid (Foto: Agência Reuters)Messi é vigiado por Khedira: argentino criou boas chances no primeiro tempo (Foto: Agência Reuters)

Vaias contra CR7

Se Messi foi o ponto fora da curva em um primeiro tempo monótono e dominado pelo Barça, Cristiano Ronaldo se deixou levar pelo ritmo preguiçoso do Real. Escondido na ponta esquerda de ataque, o português se fez notar mais por ajudar o compatriota Fábio Coentrão a conter os bons avanços de Dani Alves do que por jogadas ofensivas. Visivelmente mais lento e parecendo cansar a cada pique mais longo, o luso foi bastante vaiado e reclamou bastante de passes errados dos companheiros e só participou de um bom lance ofensivo, ao se movimentar para direita e descolar bom passe para Benzema. Piqué fez o corte antes de a bola chegar ao francês.

Cristiano Ronaldo e Mascherano, Barcelona x Real Madrid (Foto: Agência Reuters)Cristiano Ronaldo foi muito vaiado no primeiro
tempo: resposta no segundo (Foto: Reuters)

Menos intenso que o Barcelona, o Real Madrid acabou também fazendo das faltas fortes um ponto marcante de sua atuação na etapa inicial. Se ao todo o time de Mourinho parou o jogo apenas duas vezes mais que o adversário (8 a 6), o vigor nas disputas causou reclamação os torcedores, que acharam pouco os amarelos apenas para Xabi Alonso e Arbeloa na descida para o intervalo.

Um outro jogo na etapa final

Na volta para o segundo tempo, o Real acordou. Na verdade, Cristiano Ronaldo acordou. E provavelmente por conta das tantas vaias ouvidas desde o primeiro toque na bola. Inoperante durante os 50 primeiros minutos do clássico, o português surgiu como um raio aos nove para se antecipar a Busquets e testar firme para o fundo das redes após cobrança de escanteio de Ozil: 1 a 0. Foi o sétimo gol do gajo contra o rival, quarto em partidas consecutivas e quarto também em visitas em sequência ao Camp Nou, fato inédito na história do Real Madrid.

Na comemoração, o gajo repetiu o gesto do 2 a 1 do segundo turno do Campeonato Espanhol passado e pediu calma aos mais de 80 mil presentes, que responderam com um silêncio fúnebre. Mas só por dois minutos. O Barça não teve nem tempo para sentir o golpe, já que, aos 11, Mascherano descolou lançamento precioso para Pedro, em posição duvidosa, nas costas de Fábio Coentrão. O atacante dominou com estilo, avançou e deslocou Casillas como quem diz: “O Camp Nou é lugar de barulho”.

Pedro, Barcelona x Real Madrid (Foto: Agência AFP)Pedro empatou para o Barcelona instantes após Cristiano Ronaldo abrir o placar (Foto: Agência AFP)

Mais ligado, Cristiano passou a arriscar chutes de fora da área e tabelas perto da área. Özil e Benzema, por sua vez, não colaboravam e erravam tudo. O Barça era mais consistente, mais agressivo, e a virada não aconteceu aos 16 graças a milagre de Casillas em chute de Daniel Alves. O Camp Nou silencioso dos sonhos de CR7 estava em chamas, e o segundo gol parecia ser questão de tempo. Foi.

Messi e Xavi-Iniesta ampliam

Messi e Alexis, Barcelona x Real Madrid (Foto: Agência AP)Torcedor invadiu o gramado logo após o gol de
pênalti marcado por Lionel Messi (Agência AP)

Minutos após lance imprudente com Sanchéz dentro da área, Sérgio Ramos se jogou de carrinho para cima de Iniesta aos 23. Pênalti que o árbitro titubeou, mas assinalou. Bola com Messi, que correu sob flashes e mais flashes das arquibancadas e marcou seu 14º gol no superclássico. Agora, o argentino está ao lado do também culé Cesar e dos merengues Gento e Puskas como terceiro maior artilheiro do confronto. Raul (15) e Di Stéfano (18) lideram o ranking.

O Real sentiu a pancada e jogava desorganizado. Por vezes, se fechava demais para evitar um prejuízo maior, por outras se mandava de vez em busca do empate. E foi justamente numa dessa escapulidas que a dupla Xavi-Iniesta entrou em ação. Com maestria, o camisa 8 conduziu pelo meio, esperou avanço de Sérgio Ramos e serviu o companheiro. Frente a frente com Casillas, Xavi mostrou frieza e colocou o 3 a 1 no placar.

Valdés dá vida ao Real

A essa altura, Mourinho já tinha trocado Callejón e Benzema, que tiveram péssimas atuações, por Higuaín e Di Maria. A dupla de argentinos não teve atuação espetacular, mas ao menos foi capaz de puxar o time branco para o ataque, tornar o jogo mais equilibrado. O Barça, por sua vez, seguia mais incisivo, e Casillas fez milagre em jogada de aos 38. Os culés tinham a partida controlada, até que vacilo de Valdés, aos 39, colocou o Real de volta no jogo. O goleiro dominou mal bola recuada por Mascherano e viu Di Maria o desarmar para diminuir: 3 x 2.

O gol não foi capaz de levar o Real a reação no barulhento Camp Nou, mas deu vida ao confronto. Semana que vem a festa é no Bernabeu. Resta saber quem gritará alto ou pedirá calma no fim.

Di María Victor Valdés Barcelona Real Madrid (Foto: Getty Images)Di María aproveitou vacilo de Victor Valdés para deixar o Real Madrid vivo no confronto (Foto: Getty Images)


FONTE:

Thaisa faz tattoo em comemoração pelo ouro do vôlei em Londres Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/thaisa-faz-tattoo-em-comemoracao-pelo-ouro-do-volei-em-londres-5875811.html#ixzz24Q2VvKMo




Thaisa faz tattoo e já pensa nas Olimpíadas do Rio Foto: Divulgação
A medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres não é a única lembrança que Thaisa guarda da conquista épica do vôlei brasileiro. Na última quarta-feira, a jogadora tatuou no antebraço direito os anéis olímpicos sob a inscrição London 2012. Thaisa já tinha marca parecida no outro antebraço: a tattoo "Beijing 2008", em referência à primeira medalha de ouro, na China, iniciou uma série à qual Thaisa pretende dar sequência.

Com os dois braços já devidamente tatuados com as mais expressivas conquistas da carreira, Thaisa ainda não decidiu onde ficarão os anéis dos Jogos do Rio, em caso de nova conquista. Mas já está fazendo planos.

- Tenho quatro anos para pensar onde vou tatuar os próximos anéis - diz a jogadora, de 24 anos, que planeja disputar as Olimpíadas do Rio.

As férias estão acabando. Na segunda-feira, Thaisa volta a treinar com o Osasco.


Thaisa abraça a levantadora Dani Lins nos Jogos de Londres

FONTE:

Internauta 'calado' por Patrik é fã de Mick Jagger: 'Passou azar para mim'


Alvinegro que cantou 'E ninguém cala' na transmissão chamava filha para vê-lo na TV justo no momento em que o palmeirense chutava para o gol

Por Matheus Magalhães Natal

Quem considera o vocalista dos Rolling Stones "o cara" não pode achar ruim se também der azar ao time que torce. É o caso do mossoroense Togo Ferrário, de 56 anos. O bancário aposentado e roqueiro assumido, fã de bandas inglesas, ficou nacionalmente conhecido como pé-frio do Botafogo após participar do Amigo Internauta na transmissão da vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras, pela Copa Sul-Americana, na última quarta-feira.

- Ele (Mick Jagger) é o cara, um grande artista. Mas é pé-frio, né?! Já vimos vários exemplos que ele dá azar, e acho que passou para mim - brinca Togo.

No momento em que o Botafogo saía do campo de defesa, em um lance aparentemente sem perigo, o vídeo do internauta foi colocado no ar. Até que uma roubada de bola deu início a um contra-ataque perigoso justo na hora em que Togo cantava 'E ninguém cala esse nosso amor...'. A música da torcida alvinegra acabou virando trilha sonora para o gol de Patrik. Como no jogo de ida o Verdão venceu por 2 a 0, a bola na rede fora de casa decidiu a favor do time paulista.
Em poucos minutos, o aposentado era sucesso nas redes sociais. Foram apenas 12 segundos entre a euforia de ter a produção veiculada ao lamento profundo de ver a classificação do Botafogo escapar.

- Achei estranho porque chamaram o Amigo Internauta com a bola rolando. Normalmente é com a bola parada. Quando me vi, fiquei esperando Luis Roberto e Júnior dizerem que eu mandei bem. Mas não foi possível. Chamei minha filha, que estava no quarto, mas só deu tempo de ver o gol do Patrik. Fiquei triste porque o Botafogo não se classificou. Não pelo vídeo. Isso é diversão pra mim, não é um bicho de sete cabeças – comenta.
A produção

Togo, torcedor do Botafogo, foi chamado de pé frio após aparecer na transmissão de Botafofo x Palmeiras (Foto: Reprodução/InterTV Cabugi)Togo foi chamado de pé frio após aparecer na hora
em que Palmeiras marcou (Foto: Reprodução)

Togo conta que o vídeo já estava gravado desde o primeiro jogo da fase preliminar da Sul-Americana. Mas como a filha única, Tâmisa Ferrari, de 21 anos, não estava em casa naquele momento, não foi possível fazer o upload. Na fatídica noite do jogo da volta, enviaram o arquivo quase duas horas antes da transmissão começar e ficaram aguardando, mas sem muita pretensão.

- Eu nem esperava que fosse passar o vídeo. São milhões de brasileiros que mandam. Como eu já vi alguns daqui do estado, simplesmente preparei do jeito que o Luís Roberto recomenda – explica.

Foi praticamente uma superprodução caseira. Eles se preocuparam com qualidade do áudio e de luz. Devido à acústica, o local escolhido foi o quarto de Tâmisa. Com cortina fechada, TV no mute e ar condicionado ligado, foi preciso apenas pendurar uma toalha do time do coração e se posicionar.

Após o gol, a filha chegou a chamar o pai para que ele se visse "bombando na net", mas Togo não foi porque ainda acreditava na classificação alvinegra. Só deu conta do sucesso na manhã desta quinta-feira, após acessar portais de notícias e ver o vídeo na rede. Chegaram a dizer inclusive que o pênalti perdido pelo Neymar no Chile caiu em Mossoró (RN).
'Carreira encerrada'

Apesar de levar na esportiva, Togo, que já tentou participar das transmissões em outras oportunidades, disse que não quer correr o risco de dar azar novamente. E manda o recado para o narrador esportivo e ídolo Luís Roberto.

- Eu não mando mais vídeo, nem pergunta, nem nada, principalmente em jogo do Botafogo. Vai que dá azar de novo... Aí eu vou ficar marcado com essa fama de pé-frio?! Quero não! - finaliza

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rn/noticia/2012/08/internauta-calado-por-patrik-e-fa-de-mick-jagger-passou-azar-para-mim.html

Após ficar fora das Olimpíadas, Jefferson comemora volta à Seleção

Goleiro, que vai disputar os amistosos do Brasil com a África do Sul e China, desfalca o Bota nos jogos contra Cruzeiro e Náutico

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Jefferson não conseguiu realizar o objetivo de disputar os Jogos Olímpicos de Londres, mas ao menos nesta quinta-feira o goleiro do Botafogo teve a alegria de retonar à seleção brasileira. Ele está na lista do técnico Mano Menezes dos jogadores que vão disputar os amistosos com a África do Sul, no dia 7 de setembro, no Morumbi, e com a China, no dia 10, no estádio Arruda, no Recife.

Jefferson vai desfalcar o Bota em duas rodadas do Campeonato Brasileiro, contra o Cruzeiro e o Náutico. O capitão afirmou que o fato de não ter sido chamado para os Jogos não tirou a confiança em seu trabalho.

- Estou bastante feliz por esta volta. Nunca tive dúvidas do meu potencial, do meu trabalho no Botafogo. Fiquei fora das Olimpíadas, mas sabia que era uma questão de idade e que podia voltar. Ainda bem que agora tenho mais uma oportunidade para me afirmar.

Além de Jefferson, Mano convocou para o gol Diego Alves, do Valencia, e Cássio, do Corinthians. O goleiro do Bota elogiou outros atletas da posição e disse que sua meta é manter-se entre os escolhidos para a disputa da Copa do Mundo de 2014.- Tem muitos goleiros fazendo grandes trabalhos. Se citasse dois ou três poderia estar sendo injusto, mas Diego Cavalieri, Rafael, Fernando Prass... todos estes estão muito bem. O importante para mim é manter a regularidade para estar no bolo para a Copa.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/08/apos-ficar-fora-das-olimpiadas-jefferson-comemora-volta-selecao.html

Sá e espanhol vencem no tie-break e vão às semifinais em Winston-Salem

Ao lado de David Marrero, brasileiro faz boa campanha antes do US Open

Por GLOBOESPORTE.COM

Winston-Salem, Estados Unidos
 
André Sá voltou a vencer e conquistou uma vaga nas semifinais da chave de duplas do ATP 250 de Winstom-Salem, nos Estados Unidos. Em parceria com o espanhol David Marrero, o mineiro triunfou de virada, com parciais de 1/6, 7/5 e 10/8, sobre o austríaco Jurgen Melzer e o francês Edouard Roger-Vasselin.

Sá e Marrero, que estrearam com vitória sobre os campeões de Wimbledon, Jonathan Marray e Fredrik Nielsen, tentarão, nesta sexta-feira, uma vaga na final do torneio. Seus adversários 
serão o mexicano Santiago González e o americano Scott Lipsky.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/08/sa-e-espanhol-vencem-no-tie-break-e-vao-semifinais-em-winston-salem.html

Kvitova e Wozniacki vencem e vão às quartas do WTA de New Haven

Cabeça de chave número 2 do torneio, tcheca derrota americana Nicole Gibbs, e tenista dinamarquesa passa pela sueca Sofia Arvidsson

 Por GLOBOESPORTE.COM 

  New Haven, Estados Unidos
 
Caroline Wozniacki segue firme em sua busca pelo pentacampeonato do WTA de New Haven. A dinamarquesa aumentou sua série no torneio para 19 vitórias e nenhuma derrota ao vencer a sueca Sofia Arvidsson nesta quarta-feira. Quem também segue na competição é a tcheca Petra Kvitova, cabeça de chave número 2 do campeonato, que passou com tranquilidade pela americana Nicole Gibbs.

Caroline Wozniacki tênis (Foto: Agência Getty Images)Wozniacki venceu mais uma no WTA de New Haven e foi às quartas de final (Foto: Agência Getty Images)
Oitava do ranking, Wozniacki sofreu no primeiro set do jogo contra Arvidsson (51ª). Ela chegou a salvar três break points, mas teve seu saque quebrado duas vezes e só venceu no tie-break: 7/6(4). Na segunda parcial, a dinamarquesa evitou as quebras, fez 6/2 e se classificou.
A adversária de Caroline Wozniacki na próxima fase será Dominika Cibulkova (13ª do ranking), que derrotou a alemã Andrea Petkovic (43ª), que voltou a jogar em New Haven após ficar parada desde abril. A eslovaca ganhou por 6/4 e 6/1.


Petra Kvitova teve vida mais tranquila. Enfrentando a qualifier americana Nicole Gibbs, de 19 anos e número 312 do ranking, a tenista tcheca aproveitou cinco dos 11 break points que teve para vencer por 6/2 e 6/4 em 1h13m.

Nas quartas de final, Kvitova vai enfrentar sua compatriota Lucie Safarova, cabeça de chave número 8 do torneio. Com direito a pneu, a tenista da República Tcheca eliminou a chinesa Jie Zheng por 6/4 e 6/0.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/08/kvitova-e-wozniacki-vencem-e-vao-quartas-do-wta-de-new-haven.html

Tsonga, Berdych e Isner avançam, mas Roddick cai em Winston-Salem

Quatro primeiros cabeças de chave vão às quartas de final, mas americano Andy Roddick é eliminado pelo belga Steve Darcis

Por GLOBOESPORTE.COM Winston-Salem, Estados Unidos

Em um dia que os quatro primeiros cabeças de chave avançaram, o americano Andy Roddick foi a decepção. O número 1 do mundo deu adeus ao ATP 250 de Winston-Salem após ser derrotado pelo belga Steve Darcis. Jo-Wilfried Tsonga, Tomas Berdych, John Isner e Alexandr Dolgopolov venceram suas partidas e foram para as quartas de final.
 
Cabeça de chave número 5 e 21º do ranking, Roddick foi surpreendido pelo número 81 do mundo em duelo bem equilibrado. O americano, que acertou oito aces, não conseguiu nenhuma quebra contra Darcis e acabou perdendo os dois sets no tie-brea: 7/6(8) e 7/6(3).

Andy Roddick tênis (Foto: Agência Getty Images)Andy Roddick foi eliminado do ATP de Winston-Salem nesta quarta-feira (Foto: Agência Getty Images)
 
Steve Darcis agora terá pela frente o cabeça de chave número 2 do torneio, Tomas Berdych. Número 7 do mundo, o tenista tcheco chegou às quartas de final ao derrotar o finlandês Jarkko Nieminen (6/3 e 6/2) em 1h06m.
Tsonga tênis (Foto: Agência Getty Images)Tsonga avançou para as quarta de final do torneio
em Winston-Salem (Foto: Agência Getty Images)
 
Algoz do brasileiro Thomaz Bellucci e cabeça de chave número 1 do torneio, Jo-Wilfried Tsonga foi mais um a vencer nesta quarta. O francês de Le Mans derrotou o ucraninano Sergiy Stakhovsky (96º do ranking) por 7/6(1) e 6/4. Seu próximo adversário será o espanhol Marcel Granollers, que passou pelo letão Ernests Gulbis (4/6, 6/3 e 6/2).

Com o tradicional repertório de bons saques, John Isner fez a festa da torcida local ao avançar para as quartas de final com uma vitória sobre o austríaco Jurgen Melzer. Com 14 aces, o americano número 10 do mundo ganhou por 6/4 e 6/3 em 1h11m.

O ucraniano Alexandr Dolgopolov, cabeça de chave número 4, foi mais um a se classificar para as quartas de final ao conseguir uma boa vitória contra o argentino David Nalbandian. Número 15 do mundo, o europeu venceu o 45º do ranking por 6/3 e 6/4.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/08/tsonga-berdych-e-isner-avancam-mas-roddick-cai-em-winston-salem.html

Federer estreia contra americano no US Open e tem Murray em sua chave

Número 2 do mundo, Djokovic encara italiano na primeira rodada em NY

Por SporTV.com Nova York

Roger Federer será, como sempre, favoritíssimo em sua estreia no US Open. Após sorteio realizado nesta quinta-feira, em Flushing Meadows, o suíço conheceu seu primeiro adversário, o americano Donald Young, 80º colocado no ranking. Em péssima fase, o tenista da casa foi derrotado em 18 dos últimos 19 jogos que disputou.

Novak Djokovic tênis Samantha Stosur US Open sorteio (Foto: Reuters)Novak Djokovic (à dir.) e Samantha Stosur tentarão defender seus títulos em Nova York  (Foto: Reuters)
 
Ainda que o primeiro obstáculo não seja dos mais difíceis, Federer não se deu tão bem assim. O sorteio colocou em sua metade da chave o britânico Andy Murray, seu algoz na final das Olimpíadas de Londres. Cabeça de chave número 3 do US Open, o escocês, que estreará contra o russo Alex Bogomolov Jr., é o provável oponente de Federer nas semifinais. O torneio que começa na próxima segunda-feira, dia 27.

Novak Djokovic, vice-líder do ranking e atual campeão do US Open, teve mais sorte. Além de escapar de um possível duelo com Murray nas semifinais, o sérvio deve ter uma estreia tranquila contra o italiano Paolo Lorenzi, 69º do ranking. Caso vença, Nole vai encarar o vencedor do jogo entre o brasileiro Rogério Dutra da Silva, o Rogerinho, e o tenista vindo do qualifying.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/08/federer-estreia-contra-americano-no-us-open-e-tem-murray-em-sua-chave.html

Bellucci estreia no US Open contra espanhol número 37 do ranking

Federer encara americano e pode duelar com Andy Murray nas semifinais

Por SporTV.com Nova York

Thomaz Bellucci escapou de enfrentar um cabeça de chave logo na primeira rodada do US Open. O número 1 do Brasil e 40 do mundo estreará contra o espanhol Pablo Andujar, 37º colocado no ranking mundial. O sorteio dos confrontos foi realizado nesta quinta-feira, e o torneio americano, último Grand Slam da temporada, tem início marcado para a próxima segunda-feira, dia 27.

Segundo brasileiro mais bem colocado na lista da ATP, Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, deu mais sorte. Seu primeiro adversário será um tenista vindo do qualifying. Se avançar, porém, o paulista número 112 do mundo deve encontrar o atual campeão do torneio, Novak Djokovic. O sérvio é favoritíssimo para vencer sua estreia contra o italiano Paolo Lorenzi (69 do mundo).

O Brasil ainda pode contar com outros dois tenistas na chave principal, já que Ricardo Mello e Leonardo Kirche estão na segunda rodada do qualifying. João Souza, o Feijão, Thiago Alves, Júlio Silva e Guilherme Clezar, que também tentaram o classificatório, já foram eliminados.
Bellucci leva vantagem

Thomaz Bellucci e Pablo Andujar já se enfrentaram três vezes no circuito mundial, sempre no saibro, e o brasileiro levou a melhor em todas. Em Grand Slams, os dois só duelaram uma vez: em Roland Garros/2010, Bellucci venceu de virada, por 1/6, 6/3, 2/6, 6/4 e 6/2.

Caso avance, o número 1 do Brasil enfrentará na segunda rodada o vencedor do jogo entre o espanhol Feliciano López e o holandês Robin Haase. Em uma eventual chegada à terceira fase, Bellucci deve enfrentar o número 4 do mundo, Andy Murray.
 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/08/bellucci-estreia-no-us-open-contra-espanhol-numero-37-do-ranking.html

Redação AM: narrador não acredita em posição legal de Marcelo Moreno

Edilson de Souza, da Rádio 98 FM do Paraná, fica na dúvida se atacante estava impedido ao fazer o gol que classificou o Grêmio na Sul-Americana

Por SporTV.com Curitiba

Aos 45 minutos do segundo tempo, Marcelo Moreno desviou o chute de Marquinhos e fez o segundo gol do Grêmio, na derrota por 3 a 2 para o Coritiba. O gol do atacante boliviano decretou a classificação do Tricolor para a segunda fase da Copa Sul-Americana.
A posição do jogador tricolor deixou em dúvida o narrador Edilson de Souza, da Rádio 98 FM de Curitiba. O locutor nem deu o tradicional grito de gol.

- Tira a zaga do time do Coritiba. A bola cai pelo lado esquerdo. Olha o perigo. Kleber levantou, bola alta na boca do gol. Júnior Urso tirou. Voltou, Marquinhos bateu para o gol. Estava impedido, hein. Não estava impedido? Gol dos caras, meu. É gol do time do Grêmio. Todo mundo parou pedindo impedimento do atacante do Grêmio. Não consegui ver quem finalizou. O Marcelo Moreno é o último a tocar na bola e a bola entrou. Diminui o time do Grêmio. Incrível. Inacreditável. Estava impedido o atacante do time do Grêmio ou não? O gol é confirmado - narrou Edilson.

Na próxima fase da Copa Sul-Americana, o Grêmio enfrenta o vencedor entre Barcelona do Equador e Cobreloa, do Chile. O primeiro duelo está marcado para terça-feira.

Marcelo Moreno, Coritiba x Grêmio (Foto: Geraldo Bubniak / Agência Estado)Marcelo Moreno comemora o gol que classificou o Grêmio (Foto: Geraldo Bubniak / Agência Estado)
 
saiba mais FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2012/08/redacao-am-narrador-nao-acredita-em-posicao-legal-de-marcelo-moreno.html

Marin fala em 'erros dolosos' de arbitragem para explicar mudanças

Presidente da CBF afastou o presidente da Comissão de Arbitragem a fim de tentar diminuir problemas nas partida

Por Marcos Guerra São Paulo

José Maria Marin marco polo del nero arena palmeiras  (Foto: Werther Santana / Agência Estado)Marin usa camisa do Palmeiras durante visita à Arena(Foto: Werther Santana / Agência Estado)
 
Depois de sucessivos erros de arbitragem, o presidente da CBF, José Maria Marin, tomou uma atitude drástica e demitiu o presidente da Comissão de Arbitragem, Sérgio Corrêa. Nesta quinta-feira, durante visita às obras da Arena Palestra, do Palmeiras, em São Paulo, o dirigente falou sobre a decisão e disse que é preciso saber identificar erros "naturais" de erros "dolosos". Ele só não explicou se identificou algum dolo (erro proposital) nos últimos deslizes das arbitragens no Brasileirão.

- Foi uma atitude rápida e completa. Tenho certeza de que estamos aprimorando a arbitragem. Errar é humano. Não imagino um juiz perfeito, mas precisamos distinguir erros naturais dos dolosos. Isso não pode existir. Assumo a responsabilidade - disse.
 
A medida de Marin foi tomada apenas três dias depois de o assistente Emerson Augusto de Carvalho deixar de ver três impedimentos no mesmo lance e que resultaram no segundo gol do Santos no clássico contra o Corinthians. O lance foi o estopim para a mudança. O ex-auxiliar Aristeu Leo

nardo Tavares, que vinha atuando desde abril como corregedor da CBF, assumiu o cargo vago.
- Não basta apenas a reciclagem do bandeirinha. Demonstramos que damos prioridade à comissão de arbitragem, porque os astros têm de ser os jogadores. Não foi uma atitude para agradar a um clube, federação ou Estado. É o torcedor que sai ganhando.

Marin afirmou que estuda ainda outras ações para melhorar a porcentagem de acerto do quadro de arbitragem. A profissionalização dos oficiais, porém, está descartada por enquanto.
- Tudo que for bom, vamos estudar. A CBF não poupa esforços e sacrifícios para melhorar a arbitragem.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/08/marin-fala-em-erros-dolosos-de-arbitragem-para-explicar-mudancas.html

Mano chama goleiro Cássio e volante Arouca para amistosos no Brasil

Retorno do zagueiro Réver é outra novidade da lista dos amistosos contra África do Sul, em São Paulo, e China, no Recife, dias 7 e 10 de setembro

Por Leandro Canônico e Marcelo Baltar Rio de Janeiro

O técnico Mano Menezes anunciou na tarde desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, os 22 jogadores que vão defender a seleção brasileira nos amistosos contra África do Sul e China, nos dias 7 e 10 de setembro, em São Paulo e no Recife, respectivamente. As principais novidades são o goleiro Cássio (Corinthians), o volante Arouca (Santos) e o retorno do zagueiro Réver (Atlético-MG).
- Não é de hoje, já havia deixado claro outras vezes que pensava em trazê-lo (Arouca) para a Seleção. Algumas vezes não foi possível. Agora se abriu essa possibilidade e estamos efetivando duas convocações pela primeira vez, o Arouca e o Cássio - explicou Mano.

Com o intuito de manter o entrosamento conquistado nas Olimpíadas de Londres e dar moral àqueles que ficaram com a medalha de prata nos Jogos, o treinador da Seleção manteve a base da competição e do amistoso contra a Suécia, no último dia 15 de agosto, em Estocolmo – Brasil venceu por 3 a 0. Decepção em Londres, o meia Paulo Henrique Ganso segue fora da lista.

arouca cassio seleção brasileira (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Arouca, do Santos, e Cássio, do Corinthians, são as novidades (Fotos: Site do Santos/Ag. Corinthians)
 
Nesses amistosos em território nacional, a intenção da CBF é reaproximar a Seleção do povo brasileiro. Até porque no ano que vem o país será sede da Copa das Confederações. E em 2014, palco da Copa do Mundo. Ainda este ano, o Brasil faz outro jogo em casa. Será pelo Superclássico das Américas, dia 19, em Goiânia.

Para as partidas contra África do Sul e China, Mano chamou goleiros mais experientes, com Jefferson (Botafogo) e Diego Alves (Valencia), além de Cássio. No ataque, Alexandre Pato estaria convocado, mas acabou fora por causa da lesão muscular na coxa esquerda que o deixará três semanas fora. Assim, a lista só tem 22 jogadores em vez de 23. O treinador afirmou que o volante Romulo, que se contundiu durante a partida do Spartak contra o Fenerbahçe na última terça pela Liga dos Campeões, não será problema.

- Tivemos uma conversa com ele e não preocupa, foi só um pequeno entorse - contou Mano, acrescentando que o zagueiro David Luiz também já está recuperado de uma lesão sofrida no Chelsea recentemente.

A seleção brasileira inicia os treinamentos para esses amistosos em casa no próximo dia 3 de setembro, no CT do São Paulo, em Cotia. No dia 7, a partida será no Morumbi. E logo em seguida, o time verde e amarelo viaja para o Recife, onde encarará a China no estádio Arruda, do Santa Cruz.

INFO - convocação seleção brasileira (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
  FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/08/mano-menezes-convoca-selecao-para-amistosos-em-sao-paulo-e-recife.html

Com a eliminação, Coritiba foca na recuperação dentro do Brasileiro

Para Oliveira, o Coxa deve esquecer o Grêmio e já pensar no Figueirense. Receita para recuperação é manter o mesmo ritmo das últimas rodadas

Por GLOBOESPORTE.COM Curitiba

Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba (Foto: Marco Aurélio Garcia / RPCTV)Oliveira quer mesma pegada no Brasileirão
(Foto: Marco Aurélio Garcia / RPCTV)
Sem a Sul-Americana no calendário, o Coritiba volta todas as suas atenções para o Campeonato Brasileiro. Sem muito tempo para digerir a eliminação para o Grêmio, o time já foca no próximo adversário pela competição nacional, o Figueirense.

Para o técnico Marcelo Oliveira a eliminação é ruim pois tira as esperanças do time de conquistar uma vaga na Libertadores de 2013. Por outro lado, ele destaca o fato do time agora poder concentrar forças para iniciar a recuperação no Brasileirão e fugir da zona de rebaixamento.

- Penso que, se por um lado foi ruim, por outro a gente tem que buscar ter o foco do Brasileiro e embalar. O jogo de domingo é fundamental para fechar o primeiro turno e é nisso que a gente pensa.

No Brasileirão o time ainda vive momento ruim. A equipe ocupa o 15º lugar com 19 pontos, próximo da zona da degola. Porém, os resultados recentes do time voltaram a devolver a confiança ao time e esperança para os torcedores. Desde o duelo contra o Vasco, o Alviverde mostra boas atuações. Na última partida, o Coxa goleou o Cruzeiro por 4 a 0.

Oliveira diz que o time já tem a receita para engrenar de vez no nacional. Segundo ele, é preciso "agredir, marcar e ter velocidade".

- A gente pegar esse jogo como ensinamento pelo que a gente produziu. Não só neste jogo, produzimos bem contra o Vasco, contra o Cruzeiro e hoje (quarta-feira) novamente. Além dos gols que fizemos tivemos duas ou três oportunidades boas. Estamos fortes e já temos a receita: agredir, marcar muito e velocidade.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/coritiba/noticia/2012/08/com-eliminacao-coritiba-foca-na-recuperacao-dentro-do-brasileiro.html

Artilheiro do Brasileirão, Fred entra no top 5 da parcial do Armando Nogueira

Diego Cavalieri, também do Fluminense, reassumiu o posto de melhor goleiro do campeonato. Sem jogar há cinco partidas, Luis Fabiano é o líder geral

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Fred comemora gol do Fluminense contra o Cruzeiro (Foto: Agência Photocamera)Artilheiro, Fred já figura entre os cinco melhores
(Foto: Agência Photocamera)
 
Na briga pela liderança do Brasileirão com o Atlético-MG, o Fluminense foi o protagonista das maiores alterações na parcial do Armando Nogueira, após a 18ª rodada. Com quatro vitórias seguidas, vieram as boas atuações e, consequentemente, altas avaliações dos jogadores tricolores. Artilheiro do campeonato, Fred estava suspenso e desfalcou o time diante do Sport. No entanto, os gols marcados sobre Cruzeiro e São Paulo lhe renderam ótimas notas e o colocaram no grupo dos cinco melhores, com média 6,79.


Outro que tem feito sido destaque no Tricolor e no Troféu Armando Nogueira é Diego Cavalieri. Craque da sétima rodada, o goleiro tem mantido sido fundamental para o Fluminense, com grandes defesas e participações que contribuem para os bons resultados da equipe. Prova disso é que nos últimos três jogos o arqueiro teve duas notas 7,5 e uma 7,0. Com isso, retomou o primeiro lugar entre os jogadores de sua posição e entra na briga por uma vaga no top 5 geral.

Entre os zagueiros, Chicão apareceu pela primeira vez entre os dois melhores da posição, ao lado de Réver, do Atlético-MG. Vale notar que o zagueiro do Corinthians jamais recebeu nota inferior a 6,0 dos avaliadores nas dez partidas que disputou até então. A regularidade parece ser o trunfo do camisa 3, que tem sido seguro na defesa e costuma marcar gols de bola parada (foram dois neste campeonato).

Em questão de regularidade, João Paulo, da Ponte Preta, tem sido referência neste Brasileirão. O jogador tem a melhor média entre todos os laterais esquerdos da competição, apesar de jamais ter obtido nota maior que 6,5. Porém, ele dificilmente faz partidas com destaque negativo e, com isso, aparece com 6,08, seguido de perto por Fabrício, do Internacional, com 6,03, e outros três atletas com média 6,00.

Luis Fabiano no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Lesionado, Luis Fabiano se mantém como líder geral na parcial do Armandão (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)
 
A liderança geral permanece com Luis Fabiano, que há cinco rodadas desfalca o São Paulo e, com isso, se beneficia por não alterar sua média. Juninho Pernambucano e Bernard se mantém com os melhores meias. Deco aparece com a quarta melhor média do Brasileirão, com 6,83.

Marcos Rocha, a cada rodada se consolida como melhor lateral-direito do campeonato e abre distância para os principais concorrentes da posição. Entre os volantes, também não há alteração: Paulinho, do Corinthians, e Souza, do Grêmio, se mantém absolutos como os melhores do setor.


Parcial do Armandão 22/08 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com) 
FONTE:

Rafael Marques, do Botafogo, deixa Engenhão de muletas

Atacante sofre forte torção no tornozelo esquerdo. Antônio Carlos deixa o campo com problema na coxa direita. Dupla deve ficar fora do jogo com Fla

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Além da eliminação na Copa Sul-Americana, o confronto com o Palmeiras pode deixar baixas para o Botafogo. O atacante Rafael Marques deixou o Engenhão de muletas nesta quarta-feira e com o pé imobilizado. Ele sofreu uma forte torção no tornozelo esquerdo. O zagueiro Antônio Carlos também saiu de campo machucado, com um problema na parte posterior da coxa direita.

Rafael Marques, Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Rafael Marques, de muletas e com o pé esquerdo imobilizado (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Os dois jogadores serão reavaliados nesta quinta-feira pelo departamento médico do Botafogo no treinamento no Engenhão. No entanto, eles já devem ser desfalques no clássico com o Flamengo, domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

O técnico Oswaldo de Oliveira já tem alguns problemas no time. Com uma lesão na panturrilha da perna direita, Fellype Gabriel também não participará do clássico de domingo. Vítor Júnior, com uma contratura na coxa direita, ainda á dúvida.

Outra preocupação é com o lateral-esquerdo Márcio Azevedo. O jogador ficou fora do confronto com o Palmeiras, nesta quarta-feira, por estar com dores na região do nervo ciático. A expectativa é de que possa participar do clássico, mas ainda dependerá de uma avaliação.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/rafael-marques-do-botafogo-deixa-engenhao-de-muletas.html

Tempo maior de trabalho para o Brasileiro não ilude Oswaldo




Técnico do Botafogo não encontra lado bom na eliminação do time na Copa Sul-Americana: 'Nesse momento, está difícil de digerir'

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira, Botafogo x Palmeiras (Foto: Agência EFE)Depois da lesão de Rafael Marques, Oswaldo se
preocupa com o ataque (Foto: Agência EFE)
Fora da Copa Sul-Americana, o Botafogo voltará suas atenções apenas para o Campeonato Brasileiro no restante da temporada. No entanto, nem mesmo o fato de poder se concentrar apenas em uma competição e ter mais tempo para trabalhar no futuro próximo mudaram o pensamento do técnico Oswaldo de Oliveira, que ainda sonhava com a recuperação no confronto com o Palmeiras.
Oswaldo terá sua primeira semana livre para trabalhar entre a 25ª e a 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando enfrentará Ponte Preta, em Campinas, e Corinthians, no Engenhão, respectivamente, nos dias 16 e 23 de setembro. Até lá, completará uma sequência de 21 jogos sem esse intervalo.

- Pode ser até que lá na frente eu ache legal (ganhar a semana livre), mas lastimo muito por não ter conseguido a classificação. Nunca vou ficar satisfeito com uma eliminação. No momento, está difícil de digerir, e essa situação (semana livre) só vai aparecer em meados de setembro. Isso não é legal, não é saudável - comentou Oswaldo.

Desde o adiamento do jogo com o Corinthians, que estava previsto para o dia 1 de julho e foi realizado 10 dias depois, o técnico Oswaldo de Oliveira vem batendo na tecla de que teve a preparação do seu time prejudicada. Por enquanto, vem acumulando baixas. As duas últimas foram Rafael Marques, com uma torção no tornozelo esquerdo, e Antônio Carlos, com um problema na coxa direita.

A situação mais complicada do time é no ataque. Depois de perder vários jogadores negociados, Oswaldo acabou ficando com Elkeson e Rafael Marques para a posição. Os outros são jogadores pouco testados, como Willian, Sassá e Vitinho, os dois últimos integrando o grupo de juniores na disputa da Taça BH.

- A situação acabou ficando de um jeito que não esperávamos, surpreendente até para nós, pela forma como aconteceu. Agora, vamos nos virar com o que temos. É muito preocupante, mas o Elkeson vem muito bem e vamos apostar que repita as atuações que tem feito - disse Oswaldo.

Clique e assista a vídeos do Botafogo


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/tempo-maior-de-trabalho-para-o-brasileiro-nao-ilude-oswaldo.html

Botafogo pressiona e vence, mas Palmeiras se classifica no sufoco

Alvinegro faz 3 a 1, impõe 15 minutos de sufoco no fim, mas é o Verdão que avança às oitavas da Copa Sul-Americana graças a gol fora de casa

A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

O Botafogo lutou, pressionou e venceu, mas não levou a vaga às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com um golzinho que fez toda a diferença, o Palmeiras se classificou mesmo perdendo por 3 a 1 nesta quarta-feira, no Engenhão, pelo jogo de volta da primeira fase da competição internacional. Mesmo com todo o sufoco, o Verdão se classificou graças à vitória por 2 a 0 na partida de ida e o gol marcado fora de casa – critério de desempate no torneio. O time de Luiz Felipe Scolari aguarda o vencedor do confronto entre Guarani, do Paraguai, e Millonarios, da Colômbia, que farão o primeiro jogo no dia 30, e o segundo, em 19 de setembro.
Emoção não faltou na partida, que merecia público bem maior no Rio de Janeiro – apenas 2.434 pagantes compareceram ao Engenhão. O Botafogo abriu o placar com Seedorf (após receber passe de Lucas, impedido), sofreu o empate com Patrik, marcou dois gols no segundo tempo e fez 15 minutos insanos no fim. Pressão total, bolas choradas, finalização na trave. Sem sucesso.

Cheio de desfalques, o Verdão continua sua maratona entre Sul-Americana e Campeonato Brasileiro, buscando alternativas para se virar. Nesta quarta, a classificação heroica veio com 12 desfalques e apenas cinco jogadores no banco de reservas. O Botafogo, por outro lado, foca no Campeonato Brasileiro para buscar uma vaga na Libertadores.

As duas equipes terão clássicos no fim de semana, válidos pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão. O Palmeiras recebe o Santos no sábado, às 18h30m (de Brasília), no Pacaembu. O Botafogo enfrenta o Flamengo no domingo, às 16h, no Engenhão.

Obina Palmeiras e Fabio Ferreira Botafogo (Foto: EFE)Obina, do Palmeiras, protege a bola de Fabio Ferreira, do Botafogo (Foto: EFE)
Seedorf dá esperanças; Barcos também

A torcida do Botafogo não parecia acreditar tanto na virada. O Engenhão vazio facilitou a vida do Palmeiras, que, sem pressão, fez o que dele se esperava: segurou o jogo de forma inteligente, o máximo que pôde. Com Brinner na zaga ao lado de Antônio Carlos e Fábio Ferreira, o técnico Oswaldo de Oliveira queria ter mais altura nas bolas aéreas e, na mesma tacada, liberar os laterais Lucas e Lima para o ataque. O problema é que Juninho e Patrik caíram nas costas dos alas, impedindo qualquer avanço.


Com oito desfalques por lesões e apenas quatro jogadores de linha no banco de reservas (mais o goleiro), Felipão quebrou a cabeça e teve de armar um time mais conservador e trancado na defesa. Pela direita, o zagueiro Román fez a função de lateral, ajudado por João Vitor. E com o Botafogo insistindo nas jogadas pelo meio, a marcação se encaixou rapidamente. Nem mesmo Seedorf escapou. Sempre vigiado, o holandês apareceu em duas faltas cometidas – uma em João Vitor, outra em Barcos.

Patrik e Andrezinho, Botafogo x Palmeiras (Foto: Agência EFE)Patrik, mesmo marcado por Andrezinho, faz o gol
do Palmeiras (Foto: Agência EFE)
O time alvinegro trocou, trocou e trocou mais passes, mas sem levar perigo ao goleiro Bruno. Do outro lado, o carrasco Barcos começou a gostar do jogo. Com quatro gols em dois jogos contra o Botafogo, o Pirata se sentiu em casa no Engenhão e se deu ao luxo de tentar mais um golaço. Com Jefferson adiantado, o atacante tentou uma bomba da intermediária e a bola passou muito perto da trave esquerda do goleiro. Ao lado de Obina, Barcos prendeu os três zagueiros na defesa e impediu uma pressão maior do rival.

Mesmo naquele ritmo meio travado, meio receoso, o Botafogo conseguiu abrir o placar em um apagão geral - da defesa palmeirense e do árbitro auxiliar Márcio Eustáquio Santiago. Aos 34 minutos, Lucas recebeu sozinho na entrada na área, em posição de impedimento, e rolou para Seedorf empurrar para o gol, sem goleiro: 1 a 0 Botafogo. A reclamação alviverde contrastou com a esperança alvinegra, renovada graças ao craque holandês.

No primeiro tempo, a posse de bola foi quase toda botafoguense: 62% a 38%. Mas a empolgação na busca pelo segundo gol custou caro ao time da casa. Em dois contra-ataques, um “quase golaço” e o empate palmeirense. De bicicleta, Obina exigiu defesaça de Jefferson. Na sequência, Barcos, de novo, decidiu. Autor dos últimos sete gols do Verdão, desta vez ele foi garçom. Aos 43, com um passe que tirou três marcadores da jogada, o Pirata deixou Patrik na boa para marcar: 1 a 1. E o botafoguense, antes empolgado, repetiu o script de outros jogos e pediu a saída de Oswaldo de Oliveira.

Reação insuficiente

Precisando de três gols e com 45 minutos pela frente, o Botafogo voltou ligado, sem deixar o Palmeiras respirar. Lodeiro deu mais movimentação ao meio-campo, confundindo a já cansada defesa do rival. Seedorf conseguiu encontrar mais espaços. Deixar o holandês livre para criar chega a ser loucura. Na primeira chance que teve, deu passe perfeito para Renato, que avançou sem ser incomodado e tocou na saída de Bruno: 2 a 1 Botafogo, aos 11 minutos.

Renato, Botafogo x Palmeiras (Foto: Agência EFE)Renato avança e faz o segundo gol do Botafogo no Engenhão (Foto: Agência EFE)

A pressão aumentou, e Oswaldo lançou o garoto Cidinho, habilidoso e veloz. Lodeiro foi para a lateral esquerda, e o Alvinegro só atacou. Teve bola pipocando na área sem ninguém chegar, bola na cabeça de Fábio Ferreira, e bola na trave acertada por Elkeson, que atuou como centroavante após a saída de Rafael Marques. Felipão tirou os cansados Obina e Román, colocou os renovados Betinho e Luiz Gustavo.


As modificações não surtiram efeito, os espaços só aumentaram, e o terceiro gol saiu com naturalidade. Parecia que o Botafogo tinha jogadores a mais em campo. Lodeiro, por exemplo, se multiplicou. Aos 27, fez lançamento preciso da esquerda para a direita, e enquanto Lucas se ajeitava para cruzar rasteiro, o uruguaio avançava como um raio pelo meio. Ele só foi visto na pequena área, tocando de leve na bola e tirando de Bruno: 3 a 1. Primeiro gol de Lodeiro com a camisa alvinegra.

Os botafoguenses se multiplicaram também nas arquibancadas. As músicas que ecoavam pelo Engenhão serviram de injeção de ânimo para o time, que pressionou de todo jeito, e até com consciência, tocando a bola e buscando mais espaços. A melhor chance, porém, foi no contra-ataque alviverde, em lindo passe de Betinho para Barcos, que chutou para fora. Lá atrás, o ferrolho de Felipão conseguiu segurar o rival. Travou Cidinho, impediu cabeçada de Elkeson, deu chutão e tudo. A vitória é do Botafogo, mas a vaga é alviverde, na raça e no sufoco.

Lodeiro, Botafogo x Palmeiras (Foto: Agência EFE)Lodeiro fez o terceiro do Botafogo, mas foi insuficiente (Foto: Agência EFE)
FONTE:

Com 'jejum' de Messi, Barça e Real duelam no reencontro de Mou e Tito

Craque não marca contra arquirrival há um ano, mas está perto de assumir vice-artilharia do clássico. Meia Kaká não é relacionado para a decisão

Por GLOBOESPORTE.COM e agência de notícias Barcelona, Espanha

Lionel Messi, em especial quando veste a camisa do Barcelona, é sinônimo de genialidade. E de gols. Em um ano, no entanto, o craque argentino viu surgir uma palavra quase que desconhecida em seu vocabulário: o jejum. Passar em branco contra o arquirrival Real Madrid de Cristiano Ronaldo nos últimos quatro jogos - ou 362 minutos - certamente não fazia parte de seus planos, ainda mais quando acostumou-se a ser o fator desequilibrante em cada compromisso do time catalão. De uma só vez, o camisa 10 tem a chance de pôr fim à pequena escrita e ainda se consolidar como ao menos o terceiro maior artilheiro do clássico. Será nesta quinta-feira, a partir das 17h30m (de Brasília), no Camp Nou, pelo primeiro confronto da Supercopa da Espanha. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará em Tempo Real.

Lionel Messi Barcelona (Foto: Reuters)Lionel Messi durante apresentação oficial do Barcelona para a temporada 2012/2013 (Foto: Reuters)
 
O último gol de Messi no Real Madrid foi justamente pela Supercopa. Gols, na verdade. Foram dois marcados no dia 17 de agosto, na vitória por 3 a 2, também no Camp Nou, que terminou com uma confusão generalizada após um carrinho violento do brasileiro Marcelo em Cesc Fàbregas. Minutos depois, o técnico José Mourinho agrediria o então assistente Tito Vilanova com um dedo no olho e iniciaria uma novela até que o português fosse absolvido. A partida, portanto, também marcará um reencontro - possivelmente mais amigável - entre Mourinho e o agora treinador do Barça.

Voltemos a Lionel Messi. Desde então, o atacante enfrentou o Real Madrid em quatro oportunidades: duas pelas quartas de final da Copa do Rei (vitória por 2 a 1 e empate por 2 a 2) e duas pelo Campeonato Espanhol (vitória por 3 a 1 e derrota por 2 a 1). Dos oito gols marcados, ele participou diretamente com três assistências. Um simples gol nesta quinta já significará ao menos a terceira colocação na artilharia do confronto, com 14 gols, empatado com Puskas e Gento, do Real Madrid, e César, do Barcelona, a quem superou na última temporada no ranking do clube catalão. Raúl González (15) e Alfredo Di Stéfano (18), ambos pelo time merengue, estão à frente.


Supercopa com gigantes apenas pela 4ª vez
Disputada desde 1982, a Supercopa terá pela quarta vez os dois gigantes: os madrilenhos por terem conquistado o Campeonato Espanhol, e os catalães devido ao título da Copa do Rei. A vantagem é do Real Madrid, campeão em 1988 e 1993, enquanto o Barça levou a melhor na última temporada, depois de empate em 2 a 2 no Santiago Bernabéu, e a vitória por 3 a 2 no Camp Nou.

Cristiano Ronaldo Real Madrid (Foto: Reuters)Cristiano Ronaldo lamenta chance perdida do Real Madrid no empate com o Valencia, domingo (Reuters)
 
Neste ano, as equipes disputam o torneio já com o Campeonato Espanhol iniciado. A equipe azulgrená largou melhor, vencendo o Real Sociedad por 5 a 1, enquanto o time da capital empatou em casa com o Valencia, em 1 a 1.

Para a partida desta quinta-feira, o novo técnico da equipe catalã terá quase todo o elenco a disposição, inclusive Piqué, Iniesta e Alexis Sanchez, poupados contra o Real Sociedad, e o volante camaronês Alex Song, contratado recentemente junto ao Arsenal. Com opções, o técnico tem algumas dúvidas, principalmente para montar o miolo de zaga, que pode ser ocupado pelos habituais Puyol e Piqué, mas que também pode ter a presença de Mascherano e Song, ao lado de um dos dois espanhóis. Do meio para a frente, Busquets, Xavi, Iniesta e Messi têm lugares cativos. Resta saber os dois comandantes de ataque. Fàbregas, Pedro, Sánchez e Villa disputam posição.

Sem Kaká, Mourinho 'desdenha' de título

Tito Vilanova José Mourinho Barcelona Real Madrid (Foto: AP)Tito Vilanova e Mourinho se reencontrarão (AP)
O Real Madrid, que começa a temporada com poucas novidades no elenco, o próprio José Mourinho já admitiu que não se importaria de repetir o roteiro recente, ou seja, perder a Supercopa e depois conquistar o Campeonato Espanhol.

- Se pudesse escolher, escolheria perder agora a Supercopa e ganhar o campeonato (espanhol) como na temporada passada. Penso que essa é a competição menos importante das quatro que jogaremos (as outras são Liga dos Campeões, Copa do Rei e Campeonato Espanhol). Claro que queremos vencer e o nosso adversário também, mas não influencia na sequência da temporada - afirmou, em entrevista coletiva na última quarta.

O principal desfalque para a partida do Camp Nou será o zagueiro luso-brasileiro Pepe, que sofreu um traumatismo craneoencefálico após se chocar com o goleiro Iker Casillas, durante a partida contra o Valencia, no domingo. Com isso, Raúl Albiol formará a dupla de zaga com Sergio Ramos.

Outra ausência que poderá ser sentida é a do meia Kaká. O brasileiro, que pode ser negociado, não foi relacionado pelo treinador José Mourinho por conta de uma decisão técnica do treinador, informou o diário "Marca". O mesmo aconteceu com Ricardo Carvalho e Sahin.

Barcelona Real Madrid Supercopa (Foto: AFP)Supercopa de 2011 terminou com confusão e três expulsos: Villa, Marcelo e Özil (Foto: AFP)
 
Depois de liderar os merengues ao título nacional, Cristiano Ronaldo é nome confirmado para o duelo. Ao seu lado, no setor ofensivo, deve estar Benzema, apesar de mistério feito por Mourinho, que pode optar por Higuaín, que foi bem nos clássicos da última temporada, além de ter começado como titular no domingo, fazendo, inclusive, o gol do Real. Outra mudança em relação a estreia no Espanhol é a volta de Sami Khedira, que deve ganhar a vaga de Lass Diarra. Já o brasileiro Marcelo, recém-chegado da seleção brasileira, deve permanecer no banco de reservas.

O duelo de volta da Supercopa da Espanha acontecerá na próxima quarta-feira, dia 29, no Santiago Bernabéu. Quem fizer mais pontos leva o título, em caso de empate na pontuação, o desempate é feito pelo saldo de gols. Persistindo a igualdade, os gols marcados fora de casa são usados para decidir o duelo. Se ainda assim, não for possível definir o campeão, há disputa de prorrogação e pênaltis.

Confira as prováveis escalações:
Barcelona: Valdés, Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Fabregas (Villa), Messi e Alexis Sánchez (Pedro). Técnico: Tito Vilanova.
Real Madrid: Casillas, Arbeloa, Raúl Albiol, Sergio Ramos e Fábio Coentrão; Khedira e Xabi Alonso; Di María, Özil e Cristiano Ronaldo; Benzema (Higuaín). Técnico: José Mourinho.
Árbitro: Clos Gómez.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2012/08/com-jejum-de-messi-barca-e-real-duelam-no-reencontro-de-mou-e-tito.html