segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Rankings de publicações europeias elegem Alonso e detonam brasileiros


Espanhol da Ferrari é eleito o melhor da temporada até o momento, mas brasileiros ficam para trás na opinião de jornalistas italianos e alemães

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália

O fim da primeira parte do Mundial de Fórmula 1 2012 provocou uma série de análises das revistas especializadas da Europa sobre o desempenho de equipes e pilotos nas 11 primeiras corridas do ano. Duas das mais importantes publicações do planeta montaram rankings de acordo com as opiniões de seus editores e colunistas a respeito do trabalho dos competidores antes das férias obrigatórias da categoria, no mês de agosto. E tanto na visão da imprensa italiana quanto da alemã, Fernando Alonso é o melhor da temporada até aqui. Os relatórios têm outra coisa em comum: a avaliação negativa dos pilotos brasileiros, Bruno Senna e Felipe Massa.

Fernando Alonso e Felipe Massa no GP da China (Foto: Getty Images)Massa e Alonso ficaram em pontas opostas do ranking de um grande jornal italiano (Foto: Getty Images)

O ranking da revista alemã "Auto Motor und Sport" não levou em conta apenas os pontos conquistados por cada competidor nas 11 provas, mas também outros fatores, como a comparação direta com os companheiros de equipe, a qualidade do equipamento de cada um, número de acidentes e até mesmo sorte. O desempenho avassalador de Alonso deu ao espanhol a média de 9,09 numa escala de dez pontos. Para os jornalistas alemães, o fato de começar a temporada guiando um carro que estva longe de ser o melhor do grid potencializa as três vitórias conquistadas pelo piloto da Ferrari. Tanto que ele ficou bem à frente do segundo colocado, o atual bicampeão Sebastian Vettel, da RBR, que assinalou 7,64 pontos. Lewis Hamilton, com 7,55 pontos, representou a McLaren na terceira posição.

Curiosamente, os brasileiros Bruno Senna, da Williams, e Felipe Massa, companheiro de equipe de Alonso na Ferrari, empataram em pontos, com 5,18 para cada um – mesma pontuação do australiano Daniel Ricciardo, da STR. O trio não ultrapassou a 16ª posição. No caso de Bruno, a penúltima posição de Pastor Maldonado entre os 24 competidores é um alento para quem ainda nao tem garantida sua permanência no time para 2013.

bruno senna williams gp da Europa (Foto: Agência EFE)Bruno Senna teve desempenho equivalente nos rankings de italianos e alemães (Foto: Agência EFE)

Já para a imprensa italiana, é o desempenho de Felipe Massa que preocupa. Na lista publicada pelo jornal "Gazzetta dello Sport", um dos principais termômetros da situação interna da Ferrari, o brasileiro ficou apenas na última posição, com pífios 4,5 pontos. Um desempenho absolutamente contrastante com a nota 10 recebida pelo espanhol Fernando Alonso. No entanto, um reflexo direto do placar de 164 x 25 na tabela do Mundial de 2012 após 11 provas. Para os especialistas do jornal, Alonso "extraiu 101% do carro, sem erros graves". Além de somar pontos em todas as etapas disputadas até o momento, ele superou Massa em todos os treinos classificatórios.

Ainda de acordo com o ranking dos jornalistas italianos, Lewis Hamilton garantiu a segunda posição também com larga margem, já que somou 8,5 pontos. Meio ponto a mais que o terceiro colocado, o finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, que ainda não venceu neste ano. Em um desempenho similar ao ranking alemão, Bruno Senna ficou com a 19ª posição, com 5,5 pontos. No entanto, viu Pastor Maldonado ficar em oitavo lugar, com seus 6,5.

Veja o ranking da revista alemã "Auto Motor und Sport":
1. Fernando Alonso – 9,09
2. Sebastian Vettel – 7,64
3. Lewis Hamilton – 7,55
4. Kimi Raikkonen – 7,27
5. Mark Webber – 7,00
6. Michael Schumacher – 6,73
7. Nico Hulkenberg – 6,73
8. Sergio Perez – 6,64
9. Nico Rosberg – 6,27
10. Paul di Resta – 6,09
11. Kamui Kobayashi – 5,91
12. Jenson Button – 5,73
13. Romain Grosjean – 5,64
14. Heikki Kovalainen – 5,55
15. Vitaly Petrov – 5,27
16. Daniel Ricciardo – 5,18
16. Felipe Massa – 5,18
16. Bruno Senna – 5,18
19. Timo Glock – 5,00
19. Pedro de la Rosa – 5,00
21. Jean-Eric Vergne – 4,91
22. Charles Pic – 4,55
23. Pastor Maldonado – 4,45
24. Narain Karthikeyan – 3,00


Veja o ranking do jornal italiano "Gazzeta dello Sport":
1. Fernando Alonso – 10,0
2. Lewis Hamilton – 8,50
3. Kimi Räikkönen – 8,00
4. Mark Webber – 7,00
5. Sebastian Vettel – 7,00
6. Romain Grosjean – 7,00
7. Nico Rosberg – 7,00
8. Pastor Maldonado – 6,50
9. Paul di Resta – 6,50
10. Sergio Pérez – 6,00
11. Michael Schumacher – 6,00
12. Kamui Kobayashi – 6,00
13. Nico Hülkenberg – 6,00
14. Heikki Kövalainen – 6,00
15. Timo Glock – 6,00
16. Pedro de la Rosa – 6,00
17. Charles Pic – 6,00
18. Vitaly Petrov – 6,00
19. Bruno Senna – 5,50
20. Jenson Button – 5,00
21. Jean-Éric Vergne – 5,00
22. Daniel Ricciardo – 5,00
23. Narain Karthikeyan – 5,00
24. Felipe Massa – 4,50


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/08/rankings-de-publicacoes-europeias-elegem-alonso-e-detonam-brasileiros.html

Murer alcança segunda melhor marca no ano e vence torneio na Áustria


Campeã mundial do salto com vara ultrapassa 4,65m no Gugi Games, em Linz. Melhor performance da atleta nesta temporada é de 4,77m em junho

Por GLOBOESPORTE.COM Linz, Áustria

Depois da eliminação precoce nos Jogos Olímpicos de Londres, Fabiana Murer não quer saber de ficar fora do pódio no salto com vara. Na disputa do Gugi Games, em Linz, na Áustria, a campeão mundial ficou com a medalha de ouro nesta segunda-feira, passando o sarrafo a 4,65m, de altura. Foi a segunda melhor marca da atleta na temporada, perdendo apenas para os 4,77m que ela ultrapassou em junho. Anastasia Savchenko e a bielorussa Anastasia Shvedova saltaram 4,50m, mas a russa levou a prata por ainda ter 4,40m como segunda marca contra 4,30m da adversária.
Murer já havia ficado na terceira colocação na etapa de Estocolmo da Diamond League. Para não ficar parada até o próximo encontro do circuito, em Birmingham, neste domingo, ela aceitou o convite para disputar o evento austríaco.

- A Fabiana estava cansada, mas saltou bem. Veio numa progressão de saltos, de 4,45m até 4,65m, passando todas as alturas na primeira tentativa, e venceu a prova. Em Birmingham, vai ser mais dificil. É etapa da Diamond League, mas ela vai seguir para lá para brigar por pontos - acredita o técnico Elson Miranda.

Além da etapa inglesa, Murer tem na sua programação participar ainda da competição derradeira da "Corrida Diamante", em Bruxelas, no dia 7 de setembro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2012/08/murer-alcanca-segunda-melhor-marca-no-ano-e-vence-torneio-na-austria.html

Conaf afasta auxiliar que validou gol do Santos em triplo impedimento


Emerson de Carvalho, que é filiado à Fifa e está pré-selecionado para a Copa do Mundo de 2014, ficará pelo menos quatro semanas na 'geladeira'

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Emerson Augusto de Carvalho, o árbitro assistente que validou um gol do Santos em triplo impedimento no clássico contra o Corinthians, domingo, na Vila Belmiro, está afastado por pelo menos quatro semanas. A informação foi revelada por Manoel Serapião, vice-presidente da Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (Conaf), em entrevista à Rádio Globo, na tarde desta segunda-feira.

No lance, Bruno Rodrigo cabeceou, Durval escorou e André tocou para o gol, mas todos estavam em posição irregular (veja no vídeo ao lado). Carvalho não viu impedimento na jogada, e o árbitro Flávio Guerra validou o gol. O erro causou muita reclamação dos corintianos. O próprio vice-presidente da Conaf admitiu surpresa, já que Emerson de Carvalho é filiado à Fifa e está pré-selecionado para a Copa do Mundo de 2014.

– Não podemos esconder o óbvio. A comissão tem de reconhecer que houve o erro. Não foi grosseiro, mas um assistente como o Emerson Carvalho, filiado à Fifa e pré-selecionado para a Copa, está ali para fazer o trabalho dele – disse Serapião, que vê ao menos um mérito no comportamento do auxiliar. –  Mas tem pontos positivos a serem destacados: ele teve personalidade em manter a decisão.

andré santos gol corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)André, impedido, marca para o Santos. Carvalho, ao fundo, à direita, valida o gol (Foto: Marcos Ribolli)

Manoel Serapião admitiu que nunca havia visto uma jogada parecida e, em nome da Conaf, pediu desculpas ao Corinthians.

– Nunca vi três impedimentos seguidos no mesmo lance, ainda mais resultando num gol. A natureza conspirou contra ele. Tudo o que podemos fazer é pedir desculpas à agremiação prejudicada.

O vice-presidente da Conaf contou que já conversou com Emerson de Carvalho
– Pedi para que ele se aperfeiçoe, o último lance foi um erro de posicionamento. É um assistente que tem um saldo positivo muito grande. Não punimos os árbitros, porque eles não cometem transgressão, eles apresentam deficiência técnica. Ele tem de trabalhar para se recuperar. Temos inclusive uma psicóloga à disposição.

Serapião reiterou que o afastamento não se trata de uma “punição”, mas uma forma de preservar Carvalho

– A instrução também para que ele saia do circuito e não entre pressionado no próximo jogo. Não estabelecemos tempo (para retorno), mas serão pelo menos três ou quatro semanas até termos o retorno do trabalho dele e de ouvir a psicóloga de que está tudo bem.

Serapião também deixou claro que o afastamento não se estende ao árbitro do clássico, Flávio Rodrigues Guerra.

Paulinho reclama com o árbitro Flavio Guerra (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Por reclamação, Paulinho levou cartão amarelo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Neymar desconversa sobre críticas de Tite: 'Consciência está tranquila'


Atacante evita polemizar sobre declarações de que é mau exemplo

Por Lincoln Chaves Santos, SP

Neymar preferiu não entrar em polêmica com o técnico Tite. Depois das críticas feitas pelo corintiano, o atacante desconversou ao ser questionado sobre a opinião do comandante rival, durante a reapresentação do elenco do Santos na tarde desta segunda-feira, no CT Rei Pelé, na Baixada Santista.

- Aí é com a consciência dele, a minha está tranquila - resumiu o jogador.

Depois do clássico, Tite disparou contra Neymar em entrevista coletiva na Vila Belmiro, dizendo que o atacante era um mau exemplo. A ira do treinador foi motivada por dois acontecimentos na partida em que o Peixe venceu o Timão, pelo Brasileirão: as supostas simulações do santista, e um lance em que o atacante teria pisado no lateral Guilherme Andrade. No fim da partida, os dois jogadores bateram boca e o próprio Tite apareceu no gramado para acalmar os ânimos.

Neymar foi um dos jogadores santistas inscritos para a disputa da Recopa Sul-Americana. O grupo deixou o CT Rei Pelé no começo da tarde desta segunda em direção a São Paulo. De lá, a delegação santista viaja para Santiago, no Chile, onde o Peixe disputa, na quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), o primeiro jogo da decisão do torneio contra a Universidad de Chile.

Léo, André e Paulo Henrique Ganso não embarcaram para a capital. O lateral, que sentiu dores na panturrilha esquerda no clássico contra o Timão, ficou em Santos para iniciar a recuperação. O atacante teve de resolver questões particulares e encontrará a delegação antes do embarque para Santiago. Já o meia, segundo a assessoria de imprensa do Alvinegro, já está em São Paulo para a gravação de um comercial.

Após a partida no Chile, o Santos não terá muito tempo para descansar, já que no sábado, às 18h30m, o Peixe disputa mais um clássico pelo Brasileirão: contra o Palmeiras, no Pacaembu. O Alvinegro é o 12º colocado da competição, com 23 pontos.

Clique e veja mais vídeos do Santos


Neymar, Ct Rei Pelé (Foto: Lincoln Chaves / globoesporte.com)Neymar é assediado pela torcida no CT Rei Pelé (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)

FONTE:

Após votação, 20 finalistas do Musa do Brasileirão são escolhidas


Cada clube conta com uma representante na briga pelo posto. Meninas passarão por provas e ensaios

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A espera acabou. Após mais de uma semana de votação, as 20 finalistas do concurso Musa do Brasileirão 2012 foram escolhidas. As candidatas a ocupar o posto que foi da torcedora do Fluminense Bianca Leão no ano passado são: Wanessa Lopes (Atlético-GO), Alessandra Prado (Atlético-MG), Juliana Cardoso (Bahia), Milena Machado (Botafogo), Aline Azevedo (Corinthians), Dalila Kindermann (Coritiba), Rayanne Freitas Oliveira (Cruzeiro), Franciele Perão (Figueirense), Sulamita Gonçalves (Flamengo), Priscila do Couto (Fluminense), Martina Spier (Grêmio), Thais Fusther (Internacional), Ially Mazza (Nautico), Camila Guerra (Palmeiras), Natália Vaccari (Ponte Preta), Gianny Serapiao (Portuguesa), Rafaela Miranda (Santos), Joyce Pereira dos Santos (Sport), Jéssica Nunes (São Paulo) e Raíssa Sampaio (Vasco).
A partir de agora, as 20 candidatas irão passar por uma série de provas, testes e ensaios que irão determinar a campeã. O GLOBOESPORTE.COM irá acompanhar todas as atividades. A vencedora será divulgada na festa de premiação do Brasileiro, realizada no dia 3 de dezembro.

Info Musa Brasileirao (Foto: infoesporte)

FONTE;

São Paulo recusa proposta de R$ 16 milhões do Qatar por Luis Fabiano


Al-Rayyan pede para que Tricolor sugira novo valor, mas diretoria não aceita sequer abrir negociação

Por Alexandre Lozetti e Marcelo Prado São Paulo

Luis Fabiano (Foto: João Pires / VIPCOMM)Luis Fabiano treina no CT da Barra Funda para
voltar no clássico (Foto: João Pires / VIPCOMM)

Apesar de a imprensa do Qatar e até mesmo o site oficial da liga do país estarem noticiando a conclusão da negociação do Al-Rayyan com Luis Fabiano, o atacante vai continuar no São Paulo. O presidente Juvenal Juvêncio recebeu uma proposta de 6,5 milhões de euros (R$ 16,1 milhões), que poderia até ser maior, já que os árabes pediram uma contraproposta, mas ouviram uma resposta negativa imediatamente. O Tricolor nem sequer abriu negociação.

Na visão do São Paulo, o fato de os árabes confirmarem a negociação mostra um excesso de confiança nos valores oferecidos, o que até irrita os brasileiros. Também foi citada a falta de informação. No Qatar, fala-se na chegada do Fabuloso por empréstimo de um ano, mas a oferta era de compra de seus direitos econômicos.

Em março de 2011, o Tricolor pagou 7,6 milhões de euros para repatriar Luis Fabiano, mas o resultado até agora não foi o esperado. Além das várias lesões, que fizeram, por exemplo, com que o jogador só estreasse depois de mais de seis meses, os títulos não vieram e, depois da derrota na semifinal da Copa do Brasil, uma torcida organizada passou a pegar no pé do Fabuloso. Por outro lado, ele foi defendido veementemente por outros torcedores.

Apesar dos problemas com parte da torcida e do desabafo após a derrota por 1 a 0 para o Vasco, Luis Fabiano disse, em reunião com dirigentes, que pretende continuar no clube e dar a volta por cima. Atualmente, ele se recupera de um estiramento na coxa esquerda. E o apoio da maioria dos são-paulinos também foi decisivo para que a diretoria rejeitasse a oferta.

- Recebemos uma proposta, mas nem demos prosseguimento. Não temos interesse em liberar o Luis Fabiano nesse momento - confirmou o vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes.

A previsão do departamento médico é que o Fabuloso esteja em campo no domingo, contra o Corinthians, no Pacaembu. Nesta segunda-feira, ele treinou com o restante do grupo, mas ainda não será escalado na terça diante do Bahia, pela Copa Sul-Americana. Ele é o artilheiro da equipe na temporada, com 20 gols em 26 jogos.

Outro fator que pesou para que o São Paulo recusasse a quantia, inferior à desembolsada há um ano e meio, foi a recente venda de Lucas ao PSG, que rendeu R$ 81 milhões aos cofres tricolores. Enquanto Luis Fabiano mantiver a postura de continuar no Morumbi, o clube também não vai negociá-lo.

Luis Fabiano no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Luis Fabiano despertou interesse do Qatar, mas vai continuar no São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

FONTE:

Jefferson conta que atletas do Galo parabenizaram o Bota após o jogo


Goleiro diz que jogadores rivais ficaram impressionados com a postura do time, que não se limitou a defender dentro do Independência

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Jefferson coletiva Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Jefferson ressaltou a força do Atlético-MG
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

O gol marcado por Neto Berola, do Atlético-MG, aos 43 minutos do segundo tempo, foi como um balde de água fria para o Botafogo, que até então empatava em 2 a 2 com o líder do Brasileiro, fora de casa. Apesar da derrota, o sentimento não foi inteiramente de fracasso para o Glorioso.

Segundo o goleiro Jefferson, até os jogadores do Galo parabenizaram o time do Bota por causa do desempenho que teve no Independência.

- Saímos de cabeça erguida. Era o líder, não era uma equipe qualquer. Os jogadores do Atlético nos deram parabéns depois do jogo. Nos disseram que fomos umas das poucas equipes que foram lá e jogaram de igual para igual - disse o camisa 1.

Antônio Carlos também observou aspectos positivos. Ele acredita que o time encontrou um padrão de jogo, mas ainda precisa de mais sorte.


 - Nosso grupo não é para brigar no meio da tabela. Acho que encontramos um padrão de jogo bom. Ficamos mais com a bola, não damos tanta chance. A coisa que eu mais quero é que a falta de sorte mude.

Nesta quarta, às 22h (de Brasília), o time volta a campo, mas pela Sul-Americana. Depois de perder o jogo de ida por 2 a 0, o Bota enfrenta o Palmeiras com a necessidade de vencer por três gols de diferença para se classificar para a próxima fase. Caso vença 2 a 0, a disputa vai para os pênaltis.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/jefferson-conta-que-atletas-do-galo-parabenizaram-o-bota-apos-o-jogo.html





Jogadores do Bota convocam a torcida para duelo com Palmeiras


Antônio Carlos e Jefferson tomam iniciativa de pedir a presença dos alvinegros do Engenhão e destacam importância do apoio

Por Fred Huber Rio de Janeiro

O Botafogo terá pela frente uma missão complicada para se manter na disputa da Sul-Americana, já que perdeu por 2 a 0 o jogo de ida contra o Palmeiras. Para fazer frente ao adversário dentro do Engenhão, o time gostaria de contar com o apoio da torcida. Nos últimos jogos do time em casa, no entanto, a presença não tem sido grande.
 
PÚBLICOS DO BOTAFOGO NO NACIONAL
Jogo Público pagante
4 x 2 São Paulo 4.836
2 x 3 Cruzeiro 5.256
1 x 2 Ponte Preta 4.618
3 x 0 Bahia 16.718
1 x 1 Fluminense 12.703
0 x 1 Grêmio 29.943
1 x 0 Figueirense 3.401
1 x 2 Palmeiras 3.550
2 x 0 Sport 2.457
Nesta segunda-feira, os jogadores tiveram a iniciativa de convocar os alvinegros ao Engenhão, na quarta, às 22h (de Brasília). Para avançar na competição, será necessário vencer por três gols de diferença ou por 2 a 0 para levar para os pênaltis.

- Nós esperamos que a torcida compareça para nos ajudar. É um momento de união. Uma hora essa fase vai ter que passar. Estamos nos esforçando ao máximo. Ninguém entra em campo para perder. Contamos com a torcida para nos ajudar - afirmou o zagueiro Antônio Carlos.

O goleiro Jefferson adotou o discurso do otimismo e afirmou que o apoio da arquibancada poderá ser decisivo no duelo com o Palmeiras.

- É possível, estamos acreditando. Acho que vamos fazer um grande jogo e buscar a classificação. O adversário é forte, mas estamos dentro de casa. Aproveitamos para convocar os torcedores. O apoio deles será muito importante nesta missão.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/jogadores-do-bota-intimam-torcida-para-o-duelo-com-palmeiras.html

Antônio Carlos admite fase ruim da defesa: 'Nunca passamos por isso'


Zagueiro comenta os gols sofridos na derrota para o Galo. Média da equipe no Brasileiro é de 1,3 por partida

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Antônio Carlos coletiva Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Antônio Carlos admite má fase da defesa
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

No domingo, o Botafogo fez jogo duro com o líder Atlético-MG dentro do estádio Independência, mas perdeu a partida por 3 a 2. O desempenho da defesa foi alvo de críticas, principalmente no segundo gol, quando Ronaldinho recebeu um lançamento longo dentro da área livre de marcação e só rolou para Jô mandar para a rede. No lance, Antônio Carlos não subiu para tentar o corte por cima, e Jadson não acompanhou o meia do Galo.

Nesta segunda, Antônio Carlos reconheceu que a defesa não passa por um bom momento, mas não acredita que há motivos para tanto alarde. Até agora, a equipe sofreu 24 gols em 18 jogos no Brasileiro - média de 1,3.


- Quando o time leva gol, a culpa cai na defesa. Às vezes tem mesmo. O segundo que levamos acho que foi falha geral. O resto é mérito do adversário, que tem jogadores que desequilibram. Tiramos 50 bolas, mas uma vez acontece de o cara passar. Não adianta falar, nossa resposta tem que ser dentro do campo. Podemos melhorar, temos que achar os motivos. A defesa já está jogando junto há algum tempo e nunca passamos por isso - afirmou.

O goleiro Jefferson também reconheceu que há problemas que precisam ser corrigidos. Ele, no entanto, diz que tudo será feito sem expor os jogadores.

- Sabemos que estão acontecendo algumas coisas que temos que acertar. Não cabe a nós expor ninguém, não é ético. É um todo. Temos que corrigir para não sofrer mais com isso – afirmou o capitão.


 no Engenhão.
Nesta quarta-feira, será fundamental que a defesa tenha um bom rendimento se o time quiser sonhar com a classificação na Sul-Americana. Como perdeu por 2 a 0 o jogo de ida para o Palmeiras na Arena Barueri, o Alvinegro teria que fazer quatro gols se levar um, por exemplo.

- Estamos jogando em casa. Temos que pensar em fazer o primeiro gol sem desesperar. Se levarmos, complica - disse Antônio Carlos.

Botafogo e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Engenhçao.


Clique e confira os vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/08/antonio-carlos-admite-fase-ruim-da-defesa-nunca-passamos-por-isso.html



Marquinhos Paraná esquece passado e só pensa em ajudar o América-MG


Volante preferiu não falar a respeito da passagem infeliz que teve no Sport; novo reforço acredita que já esteja à disposição para o jogo do dia 28

Por Valeska Silva Belo Horizonte

Volante Marquinhos Paraná é apresentado no América-MG (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)Paraná é apresentado pelo diretor Jair Albano Félix
(Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)

O volante Marquinhos Paraná já é jogador do América-MG. O mais novo reforço do Coelho foi apresentado na manhã desta segunda-feira e chega ao clube com dois objetivos: esquecer a passagem infeliz pelo Sport, de onde foi dispensado em julho, e ajudar o time comandado por Milagres a voltar a vencer e garantir uma das vagas na Série A do Campeonato Brasileiro do ano que vem.

O experiente jogador, de 35 anos, está animado com o retorno ao futebol mineiro - ele defendeu o Cruzeiro no ano passado. E já se coloca à disposição do treinador para os próximos jogos depois do difícil compromisso que o América-MG tem nesta terça-feira, diante do Ipatinga.

- Quero recuperar a forma física o mais rápido possivel. De hoje até o jogo da semana que vem serão nove dias para treinar. Quem me conhece sabe que me cuido e que não perco a forma física facilmente. Foram 25 dias parado, mas que, para mim, não significam nada.

Marquinhos falou pouco em relação à passagem frustrada no Sport.

- Foram duas lesões, não fiz pré-temporada, o que prejudicou também. Vim para cá, não quero comentar o que não foi bom. Minha cabeça está voltada para o América.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/08/marquinhos-parana-esquece-passado-e-so-pensa-em-ajudar-o-america-mg.html

Alessandro, Vinícius Simon e mais quatro não viajam para o Vale do Aço


Milagres leva grupo desfalcado para jogo com o Ipatinga, nesta terça

Por Valeska Silva Belo Horizonte

Atacante Alessandro, do América-MG, se recupera de contratura (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)Alessandro se recupera de contratura na coxa
direita (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)

Os jogadores do América-MG embarcaram no início da tarde para o Vale do Aço, onde amanhã enfrentam o Ipatinga pela 19ª rodada da Série B do Brasileirão. Mas o técnico Milagres levou um grupo bastante desfalcado: seis jogadores ficaram em Belo Horizonte, em tratamento médico.
O atacante Alessandro se recupera de uma contratura muscular na coxa direita. Ele não jogou no empate em 1 a 1 com o América-RN, sexta-feira passada. Nesta segunda, enquanto o clube fazia a apresentação do novo reforço, o volante Marquinhos Paraná, Alessandro fazia tratamento com gelo no local machucado.

O zagueiro Vinícius Simon, que deixou o campo sexta-feira mais cedo com dores musculares, foi vetado pelos médicos do clube. O defensor do Coelho acreditava que, se poupando, teria chances de viajar para Ipatinga, mas acabou ficando em BH para tratamento.

Os outros quatro ocupantes do departamento médico são os meias Rodriguinho e Gilberto, o volante Dudu e o lateral-direito Patrick, que já vêm desfalcando o América-MG.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/08/alessandro-vinicius-simon-e-mais-quatro-nao-viajam-para-o-vale-do-aco.html

Com '1/4 do tanque cheio', Cielo volta às piscinas e faz índice para Mundial


Nadador do Flamengo faz o melhor tempo das eliminatórias dos 50m livre em sua estreia no Troféu José Finkel 2012. Bruno Fratus é o quarto mais rápido

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

Apenas 17 dias depois de garantir o bronze nos 50m livre dos Jogos Olímpicos de Londres, Cesar Cielo teve um bom reencontro com a piscina. Nesta segunda-feira, em São Paulo, o nadador, dono de três medalhas olímpicas, fez sua estreia no Troféu José Finkel 2012, disputado em piscina curta (25 metros), com o melhor tempo das eliminatórias de sua principal prova. De quebra, fez índice para o Mundial da Turquia, disputado em dezembro, mesmo com apenas “1/4 do tanque” cheio. A semifinal será disputada ainda nesta segunda, a partir das 17h30m, com transmissão ao vivo do SporTV2.

Nadando na raia 8 da 6ª série das eliminatórias dos 50m livre, Cielo chegou a ficar confuso na hora de conferir o placar. Acostumado a nadar nas raias 4 e 5, se atrapalhou com o número “8” ao lado do seu nome e pensou que tinha terminado em último lugar. Passado o susto, o recordista mundial ficou surpreso ao ver seu tempo: 21s29, exatamente o índice para o Mundial da Turquia.

Cesar Cielo  Jose Finkel natação (Foto: Getty Images)Cielo faz melhor nas eliminatórias dos 50m livre em sua estreia no José Finkel 2012 (Foto: Getty Images)

- Eu não estava esperando. Fiquei até confuso. Olhei no placar e não estava me achando. Pensei: “Será que cheguei entre os últimos?”. Mas foi um susto bom. Estou nadando bem relaxado. No aquecimento, até esqueci de fazer a contagem para a marcação do bloco. À tarde, devo colocar até mais longe. Estava brincando com o pessoal que, se fizesse 20s, ia fazer uma festa. Acho que vai dar para fazer isso – brincou o nadador do Flamengo.

Depois dos Jogos de Londres, que encerrou um ciclo olímpico desgastante, Cielo só queria saber de férias. Mas precisou adiar um pouco mais o descanso para disputar o Troféu José Finkel. Antes da estreia em São Paulo, o medalhista de bronze na Inglaterra chegou a dizer que teria de nadar “na reserva” na competição nacional. O resultado nas eliminatórias desta segunda, no entanto, provou que ainda tem um pouco mais de “combustível” guardado.
- Eu devo estar no 1/4 do tanque. Mas tenho que me manter descansado porque devo nadar umas 13 vezes essa semana – contou.

Daniel Orzechowski e Walter Lessa, ambos nadadores do Pinheiros, empataram na segunda colocação das eliminatórias, com o tempo de 21s90. Quarto colocado nos 50m livre em Londres, Bruno Fratus, também do clube paulista, repetiu a posição nesta segunda, em 21s94.

- Todo mundo que voltou das Olimpíadas está muito relaxado. Nervosimo zero. Não tem nem aquele friozinho na barriga. Mas não podemos nadar com desleixo, tem que nadar forte. É um campeonato brasileiro, seletiva para o Mundial. É um pouco cansativo ter que nadar a semifinal também, mas acho que querem dar chance para as pessoas conseguirem índice. Dá para conseguir o índice já hoje. Nadei 21s94 fácil. Dá para forçar mais um pouco – disse Fratus, que lamentou ter respirado três vezes durante a prova.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Trofeu-Jose-Finkel/noticia/2012/08/tres-semanas-apos-bronze-cielo-volta-piscinas-e-faz-indice-para-mundial.html

Estranho no ninho: Andrezinho entra na briga pela artilharia do Brasileiro


Com sete gols, jogador do Botafogo é o único meia entre os 12 principais goleadores da competição e completa quarteto carioca na liderança

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Fred e Vagner Love lideram a artilharia do Campeonato Brasileiro, com nove gols, um a mais do que Alecsandro. O trio representa Fluminense, Flamengo e Vasco, respectivamente. Agora, eles ganharam a companhia de um jogador do Botafogo. Andrezinho marcou os dois gols do time na derrota por 3 a 2 para o Atlético-MG, domingo, em Belo Horizonte, e chegou a sete, assumindo a quarta colocação da disputa, ao lado de mais quatro concorrentes - Barcos (Palmeiras), Luis Fabiano (São Paulo), Roger (Ponte Preta) e Wellington Paulista (Cruzeiro).

Para aumentar a importância da ascensão de Andrezinho, ele é o único meia entre os 12 primeiros colocados na artilharia do Campeonato Brasileiro. Marcou dois gols em cobrança de pênalti, um de cabeça e quatro de pé direito. Destes, dois em chutes de fora da área, contra Internacional e Figueirense.

andrezinho botafogo ronaldinho gaucho atlético-mg (Foto: Paulo Fonseca / Agência Estado)Andrezinho é cercado por Pierre e Ronaldinho Gaúcho (Foto: Paulo Fonseca / Agência Estado)

Andrezinho não tem características de goleador. No entanto, no sistema de jogo do técnico Oswaldo de Oliveira, os jogadores do meio-campo ganharam importância ofensiva, o que vem dando resultado, já que o Botafogo tem o segundo melhor ataque, com 30 gols, um a menos do que o Atlético-MG.

- Nosso time tem criado grandes oportunidades. No primeiro gol do Andrezinho, a jogada foi do Elkeson. No segundo, o Rafael Marques sofreu o pênalti. O Andrezinho tem sido feliz nas finalizações, e espero que continue assim - comentou Oswaldo.

Depois de Andrezinho, o principal artilheiro do Botafogo é Elkeson, com cinco gols. Herrera, que foi para o Emirates Football Club, tem quatro e está em terceiro na artilharia do time. Rafael Marques ainda está em sua peregrinação em busca do primeiro gol pelo clube depois de nove jogos, oito deles no Campeonato Brasileiro.

O Botafogo volta a campo nesta quarta-feira para enfrentar o Palmeiras, no jogo de volta da Copa Sul-Americana, no Engenhão. Na ida, perdeu por 2 a 0. Precisa vencer por três gols de diferença para se classificar diretamente ou repetir o placar a seu favor para levar a decisão para as cobranças de pênaltis. Pelo Brasileiro, o próximo confronto é o clássico com o Flamengo, no domingo.

Armandão: de volta à Vila, André faz dois gols e é o craque da rodada#18


Com três assisitências, Marcelo Moreno forma a dupla de frente com santista. Ronaldinho e Lucas são os destaques do meio na seleção da rodada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Uma volta em grande estilo. Após dois anos longe da Vila Belmiro, André reestreou diante da torcida e não decepcionou. Marcou duas vezes e foi decisivo na vitória sobre o Corinthians por 3 a 2 no clássico paulista. A atuação lhe rendeu nota 8.5 e o prêmio de craque da rodada#18 do Troféu Armando Nogueira.

O parceiro na linha de frente de André na seleção da rodada é Marcelo Moreno, do Grêmio. Apesar de não ter balançado a rede, o jogador deu três assistências na vitória tricolor por 4 a 0 sobre o lanterna Figueirense, conseguindo a nota 8. Quem também está no time do fim de semana e conseguiu a mesma nota foi o goleiro Felipe (Flamengo), além dos laterais Ayrton (Coritiba) e Eron (Atlético-GO), do volante Rayllan (Atlético-GO) e do meia Lucas (São Paulo). Santos e Atlético-GO foram as equipes que colocaram dois atletas na seleção. Pelo Peixe, além de André, entrou o zagueiro Bruno Rodrigo, autor do gol que garantiu a vitória santista sobre o Corinthians na Vila.

Campeão simbólico do primeiro turno do Brasileirão de forma antecipada ao vencer o Botafogo por 3 a 2, o Atlético-MG tem Ronaldinho entre os melhores da rodada. O zagueiro Juan (Internacional) e o volante Martinez (Náutico) completam a equipe.
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de um terço do Brasileirão - 13 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.
Seleção da 18ª rodada brasileiro 2012 2 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Seleção da 18ª rodada brasileiro 2012 2 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Goleiro
Com defesas importantes - cinco difíceis no total -, o goleiro Felipe foi uma das principais peças do Flamengo na vitória por 1 a 0 no clássico contra o Vasco. Apesar da derrota por 1 a 0 para o Fluminense, Magrão esteve bem no gol do Sport e não teve culpa no lance do gol de Samuel. Outro arqueiro que merece destaque é Rogério Ceni. Além de boa atuação, o capitão do Tricolor marcou de pênalti no triunfo por 3 a 0 sobre a Ponte Preta.

Lateral-direito

O Coritiba goleou o Cruzeiro 4 a 0 com destaque para Ayrton. O lateral do Alviverde foi o nome da partida com dribles, assistência e um golaço de falta. Outros jogadores da posição que se destacaram neste fim de semana com boas atuações foram Carlos César (Atlético-MG), Alessandro (Náutico) e Marcos (Atlético-GO).
 
Zagueiros
A dupla de zaga da rodada é artilheira. Tanto Juan (Internacional), quanto Bruno Rodrigo (Santos) balançaram a rede. O defensor colorado entrou no decorrer da partida contra a Portuguesa e abriu o placar no Canindé – a Lusa acabou empatando com Marcelo Cordeiro, de pênalti. Já o jogador do Peixe marcou o gol da vitória no clássico contra o Corinthians. Gum (Fluminense), Welinton (Flamengo) e Sergio Escudero (Coritiba) também obtiveram boas notas no setor.

Lateral-esquerdo
O dono da lateral esquerda da 18ª rodada é Eron, do Atlético-GO. Além de uma boa atuação na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, o jogador rubro-negro abriu o placar no Serra Dourada com um belo chute de perna direita. Marcelo Cordeiro, da Portuguesa, Lucas Mendes, do Coritiba, e Kleber, do Internacional, também foram bem neste fim de semana.

Volantes
Pela segunda vez seguida, Martinez, do Náutico, está na seleção da rodada. O jogador marcou um lindo gol neste fim de semana na vitória do Timbu por 1 a 0 sobre o Bahia. Seu companheiro de posição é Rayllan, do Atlético-GO, que também balançou a rede contra o Palmeiras, marcando o gol da vitória do Dragão. Diguinho e Jean, ambos do Fluminense, também merecem destaque.

Meias

No meio de campo, Lucas e Ronaldinho misturam juventude e experiência. No sábado, o meia do São Paulo teve boa atuação e fez um bonito gol na vitória por 3 a 0 sobre a Ponte Preta. Já R49, um dos principais nomes do líder do Brasileirão, foi fundamental no triunfo por 3 a 2 sobre o Botafogo. Ele iniciou a jogada do primeiro gol do Galo – marcado por Escudero – e fez a assistência para Jô anotar o segundo. Everton Ribeiro, do Coritiba, e Danilo, do Corinthians, também foram bem.

Atacantes
A dupla de ataque da rodada é formada por um goleador e um garçom. O santista André marcou dois gols na vitória por 3 a 2 sobre o Corinthians, enquanto Marcelo Moreno fez três assistências na vitória do Grêmio por 4 a 0 sobre o Figueirense. Além dos dois, outros atacantes que tiveram boas notas foram Barcos e Neto Berola. O argentino balançou a rede na derrota do Palmeiras por 2 a 1 para o Atlético-GO, enquanto Neto Berola fez o gol da vitória do Galo sobre o Botafogo. Neymar também foi bem na rodada.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/Trofeu-Armando-Nogueira/noticia/2012/08/armandao-de-volta-vila-andre-faz-dois-gols-e-e-o-craque-da-rodada18.html

Do alto de SP, Dani e Sidão festejam medalhas em jantar romântico


Ouro e prata em Londres, levantadora e central fazem aniversário de namoro e comemoram data e conquistas em restaurante indicado por Zé Roberto

Por Diogo Venturelli e João Gabriel Rodrigues São Paulo

O primeiro contato foi à beira da piscina do Centro de Treinamento, há pouco mais de dois anos. Dani Lins e Sidão estavam no grupo que aproveitava o dia de folga das duas seleções brasileiras sob o sol forte de Saquarema. Um olhar aqui, outro sorriso ali, e os dois se encontraram horas depois, com outros jogadores, em um quiosque. Foi quando rolou o primeiro beijo.
- Só para deixar claro: tinha bastante gente – ela diz, abrindo o sorriso.
Sidão responde de primeira, logo em seguida.

- É, mas o "approach" foi dela. Ela que ficava ali, passando a perna na minha debaixo da mesa. Tenho que falar a verdade... - brincou, sob reclamações envergonhadas da namorada.
O fato é que, desde aquela tarde em Saquarema, o casal não se desgrudou. E, agora, Dani Lins e Sidão viram uma feliz coincidência marcar a semana do segundo aniversário de namoro, no dia 16 de agosto. Ela, um dos principais destaques da seleção feminina na conquista do ouro olímpico em Londres. Ele, um paredão na equipe de Bernardinho que levou a prata nos Jogos. Para celebrar a semana de comemorações, o GLOBOESPORTE.COM levou os dois para um jantar romântico no Terraço Itália, restaurante localizado no topo de um prédio de 165m de altura e que tem vista panorâmica de São Paulo como cartão de visitas.




vôlei dani lins sidão jantar romântico (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Dani Lins e Sidão estão juntos há dois anos
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Quando se arrisca na cozinha, Dani Lins acaba sofrendo com a exigência do namorado.
- Eu já fui fazer uma massa e ele reclamou que passou do ponto. E eu lá vou saber o que é ponto! Só em carne. Só sei fazer doce, mas ele não gosta... – brincou.

No jantar, os dois foram atendidos pelo chef do restaurante, que conversou em italiano com Sidão e fez a escolha dos pratos do casal. Para ele, um filetto de trufa negra, acompanhado de risoto à parmegiana. Para ela, carne de cordeiro banhada em vinho tinto e acompanhada de risoto trevisiano. Tudo ao som de um piano, taças de champanhe e com as luzes de São Paulo ao fundo. E com as medalhas ao lado, sobre a mesa.

- Nós merecemos, somos medalhistas olímpicos – brincou a levantadora.
O restaurante também é famoso pelo grande número de pedidos de casamento feitos durante o jantar. Sidão e Dani Lins, no entanto, dizem que ainda é cedo para dar o passo à frente. Mas não devem demorar tanto assim...

- O bom do nosso relacionamento é isso. Ela é muito para cima. E eu, às vezes, sou meio “cansadão”, sabe? Ela é 200 km/h o tempo inteiro. Às vezes, não tenho vontade de sair e ela me anima. É pau para toda obra mesmo – afirmou Sidão, que diz ser o ciumento da relação.

O único problema, eles dizem, é a falta de tempo. Com a rotina de viagens com clubes e seleções, são poucos os momentos de folga em comum. Mas nada que preocupe.

- Estresse que existe é de saudade. Nós conversamos e acabamos discutindo, por estarmos muito tempo longe. Mas paciência. Temos que pensar no futuro. E nosso futuro é ficar juntinhos. Vamos colher tudo o que plantamos lá na frente.


vôlei dani lins sidão jantar romântico (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Dani Lins e Sidão festejam medalhas olímpicas (Foto: Marcos Ribolli / Globoesport

FONTE:

Polêmicas da rodada#18: gol irregular, pênaltis pedidos e expulsão ignorada


No duelo entre Santos e Corinthians, três impedimentos consecutivos deixaram de ser marcados, culminando em gol do Peixe e reclamação

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Três impedimentos não marcados foram cruciais para o resultado do confronto entre Santos e Corinthians, na Vila Belmiro. Quando a partida estava empatada, Durval e André estavam em posição irregular na hora do segundo gol do Peixe para os comantaristas do SporTV. O árbitro Flávio Rodrigues Guerra ignorou, validou o gol e foi responsável pela maior polêmica da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, gerando muita reclamação no lado do Timão.
Confira mais lances que geraram reclamações:

Fluminense 1 x 0 Sport - Choque normal e pênalti mal cavado

Em Volta Redonda, o Fluminense conseguiu segurar a vice-liderança na tabela depois de vencer o Sport. Logo no início do jogo, um choque entre o lateral-direito Wallace e o zagueiro Willian Rocha tiraram Abel Braga do sério. O técnico entendeu que o defensor pernambucano chegou na maldade sobre o tricolor e pediu a expulsão. Para o comentarista Raphael Rezende, não houve motivos para expulsão, já que os dois jogadores utilizaram força excessiva no lance.

 - Nenhum dos dois tirou o pé. Foram até o fim da jogada e o Willian Rocha fez o corte. A trombada foi feia, mas o Willian Rocha também sofre a pancada forte.

Ainda no primeiro tempo, o volante Naldinho caiu dentro da área depois de dividida com Valencia. Para o analista, o juiz acertou ao mandar o jogo seguir.

- O Naldinho forçou, tentou cavar o pênalti.
 
São Paulo 3 x 0 Ponte Preta - Pênalti bem marcado, faltou a expulsão

Jogando em casa, o São Paulo despachou a Ponte Preta por 3 a 0. O primeiro gol do Tricolor paulista foi marcado por Rogério Ceni, de pênalti. No lance, o atacante Roger cortou cruzamento de Jadson com o braço. Para o comentarista Luiz Ademar, o bandeirinha acertou ao ajudar o juiz, com a visão encoberta, na marcação.

- O árbitro não viu, mas o pênalti foi claro. O Roger colocou a mão na bola porque percebeu que ia chegar no jogador do São Paulo. O auxiliar correu para marcar.

O analista lembra que o juiz Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral errou ao não expulsar o volante Baraka, da Ponte Preta. O jogador já tinha cartão amarelo quando, para evitar um drible do meia Cícero, colocou a mão na bola e contou com a compreensão da arbitragem, que até marcou, mas não o penalizou.

- O Baraka foi com a mão na bola para impedir o balão. É lance para amarelo.

Santos 3 x 2 Corinthians - Três impedimentos seguidos geram polêmica

Um lance chave na derrota diante do Santos não será esquecido pelos corintianos tão cedo. No segundo gol do Peixe, três impedimentos seguidos foram ignorados pela arbitragem. O lateral-esquerdo Léo cruzou, Bruno Rodrigo, avançado, desviou e Durval, em posição irregular, finalizou. Quando a bola estava entrando, o atacante André, também adiantado, meteu a cabeça na bola para garantir que entraria. Para o comentarista Leonardo Gaciba, ambos estavam impedidos.
- No primeiro lance está impedido e o André também está à frente da linha da bola.
 

Atlético-MG 3 x 2 Botafogo - Seedorf reclama de pênalti inexistente

No duelo entre Atlético-MG e Botafogo, que manteve o Galo na liderança mesmo com uma partida a menos, o holandês Seedorf reclamou de pênalti em um lance com o volante Serginho. O camisa 10 driblou o adversário, que tocou seu pé. Mas para Renato Marsiglia, o lance foi normal e o tiro de meta bem marcado.

- Não caracterizou uma penalidade máxima. O Seedorf sentiu o pé do adversário, dobrou o joelho e caiu.
Acompanhe outros debates do 'Troca de Passes'

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/troca-de-passes/noticia/2012/08/polemicas-da-rodada18-gol-irregular-e-juiz-que-esqueceu-o-cartao-vermelho.html

Azarenka segue líder do ranking, e Radwanska ultrapassa Sharapova


Lista com as dez melhores tem apenas duas mudanças nesta semana

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Azarenka WTA ROMA (Foto: EFE)Victoria Azarenka segue líder do ranking (Foto: EFE)

A bielorrussa Victoria Azarenka continua na liderança do ranking feminino nesta semana, mesmo sem ter participado do último WTA de Cincinnati, onde a chinesa Na Li se sagrou campeã ao vencer a alemã Angelique Kerber.

No grupo das dez melhores aconteceram duas mudanças. A polonesa Agnieszka Radwanska foi para o segundo lugar ao ultrapassar a russa Maria Sharapova, que desistiu do torneio de Cincinnati depois de sentir dores estomacais e passou a ocupar o terceiro posto. A australiana Samantha Stosur, por sua vez, perdeu a sexta colocação para Angelique Kerber e caiu para o sétimo lugar na tabela.

Entre as brasileiras, Teliana Pereira (217ª) é a mais bem colocada, enquanto Roxane Vaisemberg (350ª) e Maria Fernanda Alves (354ª) estão ainda mais atrás na classificação.

Confira o ranking feminino:
1ª) Victoria Azarenka (BLR) - 9.025 pontos
2ª) Agnieszka Radwanska (POL) - 8.115
3ª) Maria Sharapova (RUS) - 7.695
4ª) Serena Williams (EUA) - 7.300
5ª) Petra Kvitova (RTC) - 6.170
6ª) Angelique Kerber (ALE) - 5.715
7ª) Samantha Stosur (AUS) - 5.700
8ª) Caroline Wozniacki (DIN) - 4.605
9ª) Na Li (CHN) - 4.570
10ª) Sara Errani (ITA) - 3.730


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/08/azarenka-segue-lider-do-ranking-e-radwanska-ultrapassa-sharapova.html

20/08/2012 08h39 - Atualizado em 20/08/2012 08h39 Após o penta em Cincinnati, Federer se consolida como número 1


Bellucci ganha três posições e aparece em 40º lugar no ranking da ATP

Por Agências de notícias Rio de Janeiro

Federer na final de tênis contra Djokovic em Cincinnati (Foto: Reuters)Federer conquistou o pentacampeonato de
Cincinnati neste domingo (Foto: Reuters)

Roger Federer segue provando que voltou para a liderança do ranking da ATP para ficar. Depois de faturar o pentacampeonato do Masters 1000 de Cincinnati, o suíço aumentou a distância em relação ao número dois do mundo, o sérvio Novak Djokovic. O primeiro colocado soma 12.165 pontos, contra 11.270 do vice-líder.

O quinto título do torneio veio exatamente depois do confronto final contra o rival Djokovic. Depois de 27 confrontos, o sérvio tomou seu primeiro pneu de Federer no histórico entre os dois e foi derrotado por 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 7/6 (7), em 1h20m. Com esta vitória, o suíço iguala o recorde de Rafael Nadal, com 21 torneios Masters 1000 vencidos.

Nadal, que não disputou o torneio de Cincinnati por conta de uma lesão, se manteve na terceira colocação do ranking da ATP. O espanhol soma 8.715 pontos. A única alteração no top 10 esta semana ficou por conta da troca de posições entre Juan Martin Del Potro e Janko Tipsarevic. Agora, o argentino é o 8º colocado (3.620), enquanto o sérvio aparece em 9º (3.285).
Melhor brasileiro no ranking, Thomaz Bellucci ganhou três posições esta semana. O paulista, que nesta segunda-feira estreia no ATP de Winston-Salem, ocupa a 40ª posição na lista, com 967 pontos.

Confira a pontuação do Top 10 da ATP:
1. Roger Federer (SUI) - 12.165
2. Novak Djokovic (SER) - 11.270
3. Rafael Nadal (ESP) - 8.715
4. Andy Murray (GBR) - 7.290
5. David Ferrer (ESP) - 5.375
6. Jo-Wilfried Tsonga (FRA) – 4.835
7. Tomas Berdych (CZE) - 4.155
8. Juan Martín del Potro (ARG) - 3.620
9. Janko Tipsarevic (SER) - 3.285
10. John Isner (EUA) – 2.880

40. Thomaz Bellucci - 967

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/08/apos-o-penta-em-cincinnati-federer-se-consolida-como-numero-1.html