quarta-feira, 27 de junho de 2012

Decoração, informação e preocupação em Londres a 30 dias da abertura

Cidade entra aos poucos no clima dos Jogos, mas sofre com a possibilidade de greve de motoristas de ônibus. Parque Olímpico ainda precisa de retoques

Por Cahê Mota Especial para o GLOBOESPORTE.COM, em Londres

A contagem regressiva chegou a 30 dias, e Londres não poupa esforços para contagiar moradores e turistas com o clima olímpico. Faltando um mês para o início da competição, a capital britânica já “se veste” de Olimpíadas em meio ao corre-corre de sua população cosmopolita. Referências às inúmeras nações que disputarão medalhas a partir do dia 27 de julho já podem ser vistas nos pontos mais importantes da cidade, além de uma preocupação evidente com a funcionalidade durante os Jogos, principalmente no que diz respeito aos transportes.

Nesta quarta-feira, a exibição dos anéis olímpicos na T

ower Bridge foi o ponto alto da celebração dos 30 dias para a cerimônia de abertura – que contará também com a inauguração do Centro de Imprensa. Os Jogos já fazem parte do cotidiano. Apesar dos festejos, porém, a cidade sofre com ameaça de greve de motoristas de ônibus e carece de acabamento no Parque Olímpico.

prefeito de londres Boris anéis olímpicos tower bridge (Foto: Agência Reuters)Anéis olímpicos já decoram a Tower Bridge (Foto: Agência Reuters)
 
Bandeiras, ‘festa junina’ e atletas como celebridades
A mais recente evidência da preocupação londrina em cativar moradores e visitantes com o clima olímpico foi a decoração de uma das ruas mais movimentadas da cidade: a Regent Street, famoso ponto de compras da cidade. No local, bandeiras de dezenas de nações estão expostas, em atitude que mexe com o patriotismo de cidadãos de todo o mundo que costumam passar diariamente pelo local.

Neymar em Londres, Olimpiadas, Londres (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com) Neymar estampa um ônibus londrino
(Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
 
À medida que os Jogos se aproximam, também é fácil perceber que atletas tomam o lugar de celebridades em publicidades espalhadas por telões, outdoors e, principalmente, nos tradicionais ônibus e táxis londrinos. Ao lado do popstar David Beckham, que deve defender o time britânico na competição, a atleta do heptatlo Jessica Ennis e o fundista Moh Farah são as estrelas do “Team GB”, como é chamada a delegação da Grã-Bretanha, que conta até mesmo com álbum de figurinhas.

Festa Junina em Stratford, Olimpiadas, Londres (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Festa Junina em Stratford?
(Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
 
Entre os protagonistas dos anúncios, no entanto, um brasileiro: Neymar, principal aposta do Brasil para conquistar o inédito ouro olímpico no futebol, desfila dando um voleio pelas avenidas britânicas.

Em Stratford, onde está localizado o Parque Olímpico, tudo gira em torno da competição. Principal porta de entrada para o local, a estação de trem e metrô é decorada com o desenho de bonecos praticando esportes olímpicos e paralímpicos. Além disso, o shopping localizado no caminho até o complexo de competições tem a imensa maioria de suas vitrines externas composta por artigos esportivos. Um fato curioso, por sua vez, chama a atenção: a decoração do bairro conta com pequenas bandeiras enfileiradas com a logo dos Jogos e os anéis olímpicos, como se fosse em referência as festas juninas, tradicionais no Brasil e que não existem na Inglaterra.

Regent Street decorada para os Jogos, Olimpiadas, Londres (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Regent Street toda decorada para os Jogos (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
 
Museus recebem exposições olímpicas

Artigos raros dos Jogos de 1948 no Museum of London, Olimpiadas, Londres (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Artigos raros dos Jogos de 1948
(Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
 
A proximidade da abertura levou os Jogos também aos principais museus de Londres. Exposições sobre o tema podem ser vistas no British Museum e no Museum of London. O primeiro deles recebe as medalhas da edição atual tanto das Olimpíadas como das Paralimpíadas. É possível conferir ainda réplica das medalhas das disputas de 1908 e 1948, também realizadas na capital da Inglaterra, além dos Jogos de Stoke Mandeville, que deram origem aos Jogos Paralímpicos.

Já a exposição no Museum of London tem como foco recordar momentos marcantes das três Olimpíadas realizadas na cidade, com fotos e artigos raros, como os programas oficiais e a tocha olímpica utilizada em 1948.

Trânsito: informação e preocupação

Mudanças no trânsito de Londres, Olimpiadas (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Londres terá mudanças no trânsito
(Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
 
O que mais chama a atenção a um mês do início das Olimpíadas, porém, é a preocupação com o trânsito. Desde já, estações de metrô contam com avisos que deixam claro quais são as paradas mais próximas das arenas olímpicas, marcadas com um aviso rosa. Ao mesmo tempo em que o objetivo é facilitar a locomoção dos torcedores, a medida serve para evitar superlotação e distúrbios aos moradores, que vão manter suas rotinas normais de trabalho.

Para este público específico, as orientações são claras: evitar o uso de transporte público em trechos curtos ou fazer uso de linhas e trechos que estão fora do “circuito olímpico”. Pelas avenidas de toda Londres já são vistos também avisos de que o tráfego será alterado no período de 21 de julho até 11 de setembro, uma vez que ruas serão fechadas ou terão o sentido alterado, principalmente na região de Stratford. Por sinal, o estacionamento do shopping center do bairro, o maior da Europa, já foi fechado, conforme informam placas luminosas nos arredores do Parque Olímpico, deixando claro que a circulação de veículos durante os dias olímpicos será bem restrita.

Tanta organização, no entanto, pode esbarrar em um problema inesperado: a greve de motoristas de ônibus. Preocupados com a possível sobrecarga de trabalho durante a competição, eles cobram um bônus de 500 libras (cerca de R$ 1.600) para o período e já realizaram uma paralisação na última sexta-feira. O governo fez uma contra-proposta de 350 libras e viu os protestantes aumentaram o pedido para 600. Caso o impasse não seja solucionado, a previsão é de problema para o fim de julho.

Metrô - Avisos apontam para Parque Olímpico, Olimpiadas, Londres (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)No metrô, avisos indicam o caminho para o Parque Olímpico (Foto: Cahê Mota /Globoesporte.com)
 
Parque Olímpico ainda precisa de retoques


Parque Olímpico ainda em obras, Olimpiadas, Londres (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Parque Olímpico ainda em obras
(Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
 
Outro ponto que chama a atenção negativamente, apesar da tranquilidade do comitê organizador, é o Parque Olímpico. Já inaugurado e aprovado em série de eventos-testes, o local tem as arenas de competição concluídas, mas ainda sofre com a falta de acabamento nos arredores. Apesar de fechado para o público desde então, uma volta em torno complexo deixa evidente que obras ainda seguem a todo vapor.

Entulhos, tratores, contêineres e andaimes fazem parte da paisagem do Parque, que será aberto para jornalistas nesta quarta-feira, na inauguração do centro de imprensa. Na parte interna, o Estádio Olímpico também ainda sofre retoques finais, com a fachada sendo coberta por um material que permitirá a criação de um painel durante os Jogos, conforme previsto no projeto inicial.

Montanha de areia em frente ao Parque Olímpico (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)
 
FONTE:

Profetisa da Euro, ex-atriz pornô prevê Timão campeão da Libertadores

Torcedora do PSG, modelo francesa Virginie Caprice quer ver Neymar no clube de Paris e garante que Alemanha vencerá a Eurocopa deste ano

Por Fábio Lima e Marcos Felipe Rio de Janeiro e Varsóvia

O posto de profeta da Eurocopa passou por vários bichos, que acabaram não se consagrando como o polvo Paul na Copa do Mundo de 2010. Contudo, uma modelo francesa está surgindo como forte candidata a ficar com a vaga. A ex-atriz pornô Virginie Caprice vem fazendo previsões escrevendo os resultados no próprio corpo - e rapidamente ganhou destaque em todo o mundo. A pedido do GLOBOESPORTE.COM, a musa topou o desafio de fazer uma foto com o nome do futuro campeão da Libertadores: Corinthians ou Boca Juniors. Na "bola de cristal" de Virginie, o Timão levará a melhor no confronto que começa nesta quarta, na Bombonera, e termina na próxima semana em São Paulo.

Virginie Capric aposta no Corinthians campeão da Libertadores.  (Foto: Arquivo Pessoal)Virginie Caprice posa com biquíni em homenagem ao Brasil  (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Torcedora do Paris Saint-Germain e fã de Ronaldinho Gaúcho, que defendeu o clube em sua primeira experiência na Europa, a modelo espera que a equipe aproveite o bom momento financeiro para investir no jogador mais badalado dos últimos anos: Neymar. A musa garante que as parisienses podem fazer a diferença quando o atacante decidir jogar no Velho Continente.

- Neymar é muito jovem, tem apenas 20 anos e um monte de clubes de olho nele. Espero que venha jogar futebol no Paris Saint-Germain. É verdade que em Paris não há sol como no Brasil, mas há garotas bonitas e sensuais - garantiu em entrevista por e-mail ao GLOBOESPORTE.COM
.
Virginie Capric aposta no Corinthians campeão da Libertadores. (Foto: Arquivo Pessoal)Modelo francesa sonha com Neymar no PSG
(Foto: Arquivo Pessoal)
 
A participação da seleção francesa na Eurocopa - eliminada nas quartas de final pela Espanha - decepcionou Virginie, que não se mostra tão confiante para o Mundial de 2014, que será disputado no Brasil. As prováveis dificuldades em conquistar o bicampeonato fizeram com que a francesa pensasse em uma promessa. Caso os Bleus consigam o título, os moradores do bairro de Copacana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, terão um motivo para comemorar.

- Eu acho que a França começa mal na busca pela Copa do Mundo tendo em vista os jogos vergonhosos da Euro, mas, se vencermos, correrei a praia de Copacabana nua gritando "Vive la France" - provocou.

As semifinais da Eurocopa começarão a ser disputadas a partir desta quarta-feira. Espanha enfrentará Portugal, enquanto a Alemanha jogará contra a Itália na quinta. A musa, claro, deu seu palpite sobre quem serão os finalistas e sobre quem vencerá a competição.

- Segundo minhas previsõFONTE:es, a final da Euro será entre Alemanha e Espanha e a Alemanha vai ganhar com 100% de certeza.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2012/06/profetisa-da-euro-ex-atriz-porno-preve-timao-campeao-da-libertadores.html

Timão desafia mística da Bombonera na primeira decisão contra o Boca

Invicto e estreante em finais, Corinthians começa batalha pelo histórico título contra adversário que busca atingir recorde na Taça Libertadores

Por Carlos Augusto Ferrari Buenos Aires

O Corinthians inicia nesta quarta-feira, às 21h50m, na Bombonera, os 180 minutos mais importantes de sua história. Seja dentro de campo ou nas arquibancadas, nem os marcantes títulos paulista de 1977 e mundial de 2000 possuem tanta iimportância como finalmente levantar pela primeira vez o troféu de campeão da Taça Libertadores. A conquista pode ser ainda mais especial pela força do adversário. Do outro lado estará ningué

O Timão chega para as finais com uma grande campanha. Em 12 partidas, acumula sete vitórias e cinco empates. Desde 1978, com o próprio Boca, nenhum clube consegue ser campeão invicto. A equipe atingiu também um outro dado de respeito. Foram somente três gols sofridos, o que a coloca com a melhor defesa de toda a história do torneio em 52 edições.
O título é muito importante para nós. Não dá para dizer a dimensão. Vamos marcar história no Corinthians"
Paulinho
 
Para passar à primeira decisão de sua história, os corintianos tiveram tranquilidade somente até as oitavas de final, quando derrotaram sem sustos o Emelec. Nas quartas, dois difíceis duelos diante do Vasco da Gama, superado somente nos minutos finais do confronto no Pacaembu, com um gol salvador de Paulinho. Já nas semifinais, o Timão eliminou o atual campeão Santos, com uma vitória na Vila Belmiro e uma igualdade em São Paulo.

– O título é muito importante para nós. Não dá para dizer a dimensão. Vamos marcar história no Corinthians. São 102 anos em busca e agora temos tudo nas mãos. Nós não queremos parar essa história aqui. Serão duas guerras – afirmou Paulinho.

O caminho do Boca também teve momentos dramáticos. A primeira fase não foi das mais calmas, mas o time encabeçado pelo maestro Riquelme embalou nos confrontos diretos. Após bater o Unión Espanhola-CHI nas oitavas, eliminou o Fluminense no Engenhão. A partir disso, criou ainda mais forças para superar o Universidad de Chile, atual campeão da Copa Sul-Americana, e se garantir na decisão. Se for campeão, chegará a sete conquistas e igualará o recorde do Independiente-ARG.

O chileno Enrique Ósses apita a partida. Os auxiliares são os também chilenos Francisco Mondria e Carlos Astroza. A Rede Globo transmite a partida para todo o Brasil. Você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM, com um programa especial e flashes ao vivo direto de Buenos Aires, a partir das 21h.

Treino Corinthians na La Bombonera (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)La Bombonera vai ferver na noite desta quarta-feira (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 



header as escalações 2
Boca Juniors: será a mesma equipe que conseguiu uma vaga na final ao empatar, fora de casa, com o Universidad-CHI. Com os titulares preservados, inteiros fisicamente, já que no fim de semana foram escalados reservas e garotos das categorias de base na partida contra o All Boys, pelo Campeonato Argentino, o técnico Julio César Falcioni não escondeu em momento algum sua escalação: Orion, Roncaglia, Schiavi, Caruzzo e Clemente Rodríguez; Ledesma, Somoza e Erviti; Riquelme; Mouche e Silva.

Corinthians: o técnico Tite fará apenas uma mudança em relação ao time que empatou por 1 a 1 contra o Santos, no Pacaembu, nas semifinais. O atacante Emerson, expulso no primeiro jogo, na Vila Belmiro, recupera a posição. Willian volta para o banco de reservas. Liedson também será opção, mesmo depois da boa atuação que teve no clássico contra o Palmeiras, pelo Brasileirão. A formação é a seguinte: Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Emerson.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Boca Juniors: o zagueiro Insaurralde, com uma lesão no tornozelo esquerdo, é o único desfalque para a decisão. Com isso, o técnico Julio César Falcioni repete a dupla de zaga que segurou o empate sem gols na semifinal contra o Universidad: o experiente Schiavi, de 39 anos, e Caruzzo.
Corinthians: o lateral-esquerdo Ramon, com dores no joelho direito, e o meia Ramírez, por opção de Tite, não viajaram à Argentina.

header fique de olho 2
Boca Juniors:
Riquelme é o grande maestro do Boca Juniors e garante: está em sua última decisão de Libertadores. Em 2007, no último dos seis títulos que o clube conquistou na competição, o camisa 10 fez a diferença na decisão contra o Grêmio e espera repetir a dose diante do Corinthians. Ele tem sido poupado de alguns treinos, mas isso é costumeiro. Para a comissão técnica, Riquelme precisa estar bem na hora da partida, quando sabe o que fazer.

Corinthians: o Timão terá a volta de sua referência ofensiva. Sem um centroavante de ofício, a equipe passou a depender bastante de Emerson, que não decepcionou. Autor de um golaço na primeira semifinal contra o Santos, Sheik volta ao ataque para encarar e abrir espaços na forte defesa argentina na tentativa alvinegra de voltar a São Paulo com um bom resultado.

header o que eles disseram

Julio César Falcioni, técnico do Boca Juniors:O Corinthians tem feito uma boa Libertadores e, assim como o Boca, merece estar na final. É uma equipe rápida, compacta, muito bem armada. Temos jogadores experientes, mas vamos precisar fazer nosso melhor para conquistar o título. Conhecemos o Corinthians e nossos jogadores estão bem preparados”.

Tite, técnico do Corinthians: “Chegaram as duas melhores equipes. As duas mereceram. Temos essa consciência. Vamos olhar para trás e ver tudo o que fizemos para chegar a esse momento decisivo”.
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Esta é a 13ª vez que o título da Taça Libertadores é decidido entre Brasil e Argentina. O saldo das decisões é amplamente favorável aos argentinos, que conquistaram o título nove vezes, contra apenas três triunfos brasileiros:

* Boca Juniors e Corinthians fazem uma final inédita na história da Taça Libertadores da América. As duas equipes se enfrentaram apenas duas vezes pela competição sul-americana. Na oportunidade, pelas oitavas de final de 1991, o Boca eliminou o Corinthians após vitória por 3 a 1, na Bombonera, e empate em 1 a 1, no Morumbi.

* No cômputo geral (competições e amistosos), Boca Juniors e Corinthians se enfrentaram 11 vezes na história, com cinco vitórias argentinas, três brasileiras e dois empates. Nos gols marcados, nova vantagem do Boca Juniors: 27 a 17.

* O Corinthians disputa a Taça Libertadores pela décima vez e pela primeira participa da competição em três anos consecutivos. Em suas quatro últimas participações, o Timão foi eliminado três vezes nas oitavas de final e uma na fase prévia.

* Dez vezes finalista e quatro semifinalista em 23 participações, o Boca pode ser apontado como algoz das equipes brasileiras. Em 15 encontros de mata-mata com times brasileiros, levou a melhor em 13 oportunidades. Com exceção da decisão de 1963, quando o Santos o derrotou, da semifinal de 2008 (caiu diante do Fluminense), a equipe argentina sempre eliminou ou conquistou a Libertadores em confrontos eliminatórias diante de brasileiros.
header último confronto v2
Os clubes empataram por 2 a 2, dia 19 de setembro de 2000, em partida válida pela primeira fase da Copa Mercosul. Já eliminado, o Corinthians entrou em campo com uma equipe mista. Arce e Pandolfi marcaram para os argentinos, mas Ricardinho anotou dois nos 12 últimos minutos e deixou tudo igual. Comandado por Vadão, o Timão atingiu naquela ocasião nove partidas sem vencer na temporada.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2012/06/timao-desafia-mistica-da-bombonera-na-primeira-decisao-contra-o-boca.html

Curiosidade com possível vinda de Seedorf para o Botafogo

RIO — Não é só o torcedor do Botafogo que aguarda ansioso o desfecho da novela em que se transformou a contratação do apoiador holandês, Seedorf. Enquanto os dirigientes do clube asseguram que as negociações continuam em andamento, jogadores como Vítor Júnior e Lucas torcem por um desfecho positivo.

Vítor Júnior disse que chegou a conversar uma vez com o grupo sobre a possível vinda do apoiador. Ele acha que seria um grande reforço para o clube e daria um ânimo para jogadores e torcedores. Mas prefere tratar o assunto com os pés no chão:

— A gente fica na expectativa. Mas o futebol é complicado. É uma decisão dele. A minha torcida é que venha jogar aqui. Seria uma grande alegria tê-lo no grupo — disse o apoiador.

Para Lucas quanto mais jogadores de alto nível o Botafogo contar em seu elenco mais forte vai ficar. Mas ele prefere aguardar a evolução da negociação assim como a possível vinda de outros jogadores para reforçar o time.

No momento, o importante para Lucas é que a equipe entenda que precisa reagir no Campeonato Brasileiro, superar o trauma da derrota para a Ponte Preta dentro do Engenhão, e aprender a ter paciência para encontrar o melhor ponto de equilíbrio entre a defesa e o ataque.

— Nosso ataque é o mais positivo com 13 gols e a defesa a mais vazada do Brasileiro com 12 gols. Para mim, não é culpa dos defensores este número negativo na defesa. Somos um grupo e todos são responsáveis. Vamos ter 12 dias para encontrar o equilíbrio certo entre o ataque e a defesa, e sobretudo, aprender a ter tranquilidade e paciência na hora de trabalhar a bola no campo — disse Lucas.

FONTE:

Irmão de Ronaldinho cobra R$ 1 milhão do Flamengo na Justiça

Assis recebeu somente 25% da comissão a que tinha direito
Add caption
Assis recebeu somente 25% da comissão a que tinha direito Foto: Guilherme Pinto /
Marluci Martins

A conta aumentou. A briga de Ronaldinho Gaúcho com o Flamengo originou na tarde de ontem uma nova ação contra o clube. Mas, desta vez, o irmão do jogador, Roberto de Assis, é quem cobra na Justiça R$ 967.341,10, dívida referente à comissão a que teria direito como empresário que intermediou toda a negociação que envolveu a contratação de Ronaldinho, em janeiro de 2011.

O advogado Sérgio Queiroz protocolou ontem na Vara Cível do Fórum Regional da Tristeza, em Porto Alegre, a ação em nome da Planet Invest, empresa da qual Assis é proprietário. Por telefone, ele informou ao Jogo Extra que, ao contratar Ronaldinho, o Flamengo acertara com seu cliente a remuneração de R$ 1 milhão, em quatro parcelas de R$ 250 mil. Porém, somente a primeira cota foi paga, e, ainda assim, com atraso. Sobre o saldo de R$ 750 mil foram aplicados juros e multa pelo não cumprimento do acordo, totalizando o valor de aproximadamente R$ 1 milhão reclamado agora judicialmente.

— Assis ajustou essa comissão com o Flamengo para fechar a vinda do Ronaldo. A primeira parcela, com vencimento em janeiro ou fevereiro de 2011, foi paga somente em dezembro. A gente queria fazer as coisas de forma amigável, mas o Flamengo não cumpriu o acordo destacou o advogado.
Independentemente da nova briga judicial, Assis já estava na lista negra do Flamengo desde o dia 22 de maio, quando tentou retirar gratuitamente produtos oficiais da loja de material esportivo do clube. Barrado na saída, telefonou para o vice de finanças Michel Levy, que contornou o problema. Levy transferiu sua cota particular de camisas para Assis, encerrando a questão. Mas a atitude do empresário jamais foi digerida.

A ação de Assis é a terceira gerada pela briga entre Ronaldinho e o Flamengo. No dia 31 de maio, o jogador obteve na 9ª Vara do Trabalho do Rio uma liminar que o desvinculava do clube do qual cobrava aproximadamente R$ 40 milhões de dívida trabalhista. Como resposta, o Flamengo entrou com ação 19 dias depois, pedindo indenização também de R$ 40 milhões.

FONTE:

Melhor ataque e pior defesa, Botafogo tenta encontrar equilíbrio

Lucas diz que a culpa dos números defensivos ruins não pode apenas ser colocada na conta da zaga

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Oswaldo e antonio carlos treino do Botafogo (Foto: Marcos Tristão / Agência Globo)Botafogo tenta melhorar os números da defesa
(Foto: Marcos Tristão / Agência Globo)
 
Melhor ataque do Campeonato Brasileiro com 14 gols em seis jogos, o Botafogo poderia se orgulhar da marca. No entanto, o sentimento é apreensão. Tudo porque o time também é o que mais levou gols na competição, ao lado do Náutico: 13. Para tentar melhorar a atual sétima posição na tabela, a receita é encontrar o equilíbrio.

Para o lateral Lucas, a análise não pode ser feita de forma setorizada entre defesa e ataque.
- É o time inteiro... não é a zaga que é mais vazada e o ataque é o mais positivo. Vamos
tentar ajustar os detalhes para continuar fazendo os gols e passar a levar menos.

Na última rodada, entretanto, o ataque não foi tão eficiente. Na derrota para a Ponte por 2 a 1, o sistema ofensivo teve muitas dificuldades contra a Macaca.

- A marcação da Ponte foi forte, alguns momentos não conseguimos sair. Acho que foi crucial. Temos tempo para trabalhar e tentar mudar isso - disse o meia Vítor Júnior.

O time terá mais 12 dias para tentar trabalhar para alcançar este equilíbrio, já que só volta a campo dia 7 de julho, contra o Bahia, no Engenhão. O jogo contra o Corinthians, que seria no próximo fim de semana, foi adiado por causa da participação dos paulistas na decisão da Libertadores.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/melhor-ataque-e-pior-defesa-botafogo-tenta-encontrar-equilibrio.html

Brasil cai no tie-break para os EUA na abertura da fase final do Grand Prix

Meninas perdem as duas primeiras parciais, empatam em 2 a 2, mas sucumbem no set decisivo para as invictas americanas

Por GLOBOESPORTE.COM Ningbo, China

Estreando na fase final do Grand Prix, a seleção brasileira feminina de vôlei foi derrotada pelos EUA por 3 sets a 2 (19/25, 20/25, 25/20, 25/13 e 13/15), na manhã desta quarta-feira, em Ningbo, na China. Após início apático, com quedas nas duas parciais iniciais, a equipe brasileira igualou o jogo, mas caiu para as invictas americanas depois de um disputado tie-break.

Com o resultado, os Estados Unidos largaram na frente na reta final pelo título, somando dois pontos, um a mais que o quadro nacional, que pontuou em função dos dois sets obtidos (pelo regulamento, vitória por 3 a 0 ou 3 a 1 vale três pontos, enquanto 3 a 2 determina dois para o vencedor e um para o perdedor)

Brasil x EUA, grand Prix (Foto: FIVB / Divulgação)Fernandinha levanta sob o olhar atento de Richards (Foto: FIVB / Divulgação)
 
O Brasil terminou em quinto lugar a fase classificatória com oito vitórias e apenas uma derrota, justamente para as americanas (primeiras colocadas), por 3 a 1, de virada, em São Bernardo do Campo.

Os primeiros movimentos do confronto desta manhã até que foram animadores para a Seleção, que chegou a abrir 4 a 2. Porém, rapidamente a equipe comandada por José Roberto Guimarães foi cedendo ao volume das adversárias, que viraram para 12 a 7. Contando apenas com alguns bons momentos de Sheilla, o Brasil não resistiu no primeiro set e foi superado por 25 a 19.

A segunda parcial vinha com panorama semelhante à anterior até as meninas brasileiras pontuarem após um intenso rally e reduzir a desvantagem para 6 a 9. A equipe cresceu, entrou no jogo e, depois de um ponto de Jaqueline, passou à frente em 13 a 12. Após a entrada de Courtney Thompson no saque, entretanto, os EUA pontuaram em sequência, passaram a comandar novamente o marcador e fecharam com tranquilidade o set em 25 a 20, depois de um erro de Mari, que tentou largar e encontrou a rede no caminho.

Sem alternativas, o Brasil partiu com tudo para a terceira parcial. Com muita disposição e vibração, a equipe nacional se agigantou e comandou o marcador, tendo em Fabiana um excelente nome no bloqueio. Sem dar chance às rivais, as brasileiras finalizaram em 25 a 20, quando Mari venceu a defesa americana e se recuperou do erro no set anterior.

Mantendo a postura, o quadro brasuca largou forte no quarto set, cravando 5 a 1. O bloqueio ganhou em eficiência e fez com que a Seleção mantivesse as rédeas, abrindo 18 a 11. Parecendo sentir a pressão da desvantagem, o time do Tio Sam nada conseguiu fazer contra os bloques de Fabiana e os ataques de Jaqueline e Sheilla, que escancaram o caminho para a vitória do Brasil no set por 25 a 13, o que levou o embate para o tie-break.

A parcial decisiva teve início com o Brasil na frente, após largada equivocada da equipe americana. A sequência, porém, foi marcada pelo equilíbrio, mas com as brasileiras sempre na dianteira até a virada americana para 11 a 9. Restabelecendo a segurança, o quadro dos EUA recuperou também o controle da partida e matou o set em 15 a 13, selando o jogo em Ningbo.

A segunda rodada da fase final do Grand Prix será realizada nesta quinta-feira, com o Brasil duelando com as donas da casa, às 8h30m de Brasília (novamente com transmissão do Sportv). Já as americanas encaram as tailandesas

Confira os duelos da primeira rodada:

Brasil 2 x 3 EUA (19/25, 20/25, 25/20, 25/13 e 13/15)
Tailândia x Turquia
China x Cuba


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/brasil-cai-no-tie-break-para-os-eua-na-abertura-da-fase-final-do-grand-prix.html