terça-feira, 26 de junho de 2012

Em jogo apático, Coelho faz 1 a 0 no Barueri e assume a ponta da Série B

Paulistas tiveram mais chances no primeiro tempo, mas pecavam no chute
final. Resultado deixa o time na lanterna. Mineiros chegam aos 19 pontos

Por GLOBOESPORTE.COM Barueri, SP

Fora de casa, o América-MG deu mais um passo para o retorno à Série A do Brasileirão. Em Barueri, venceu o time da casa por 1 a 0, gol que saiu apenas no segundo tempo de um jogo fraco tecnicamente. O resultado deixou o Coelho na liderança provisória da Série B, com 19 pontos. Aos paulistas restou, mais uma vez, o lamento por não ter conseguido finalizar nenhuma das chances criadas, sobretudo no primeiro tempo. O Barueri segue na lanterna, com dois pontos, ainda sem ter vencido na competição.

Os primeiros 45 minutos foram de superioridade do Barueri. Com muito mais chances, os paulistas chegavam com facilidade ao gol de Neneca, abusando das jogadas pelas laterais. O América-MG ficou refém, com dificuldades na hora dos passes e, por tabela, em chegar ao gol adversário.

Na etapa final, o América-MG veio com mais ímpeto, com menos falhas no toque e saída de bola. O Barueri até começou com mais chances, mas o balde de água fria veio aos 14 minutos, com o gol de Thiaguinho, substituto do experiente Gilberto.

Thiaguinho, Barueri x América-MG (Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado)Thiaguinho fez o único gol da partida (Foto: Marcos Bezerra / Agência Estado)
 
O próximo adversário do Barueri será o Joinville, dia 6 de julho, em Santa Catarina, às 21h (de Brasília). Já o Coelho jogará em casa, dia 7, contra o Atlético-PR, às 16h20m, no estádio Independência.

Discrepância entre os opostos
Apito inicial dado, o que foi visto em campo não parecia, definitivamente, a briga entre o lanterna, o Barueri, e um dos times no G-4, o América-MG. Os donos da casa partiram para cima, indiferentes à discrepância dos times na tabela. Esse afobamento, claro, era compreensível: o Barueri queria a primeira vitória nesta competição, após sete rodadas.

Chegando pelos dois lados da área do América-MG, o Barueri não conseguia transformar a posse de bola que tinha em reais chances de gols. A primeira tentativa veio logo no minuto inicial, com Marcos Pimentel, de fora da área, mas Neneca foi seguro na bola. Quando conseguiu chegar ao gol do Barueri pela primeira vez, já aos cinco minutos de jogo, Bryan se atrapalhou na hora do chute.

O Barueri continuava a pressão. Ao América-MG restou fazer o jogo do adversário, e o time mineiro ficou recuado, apenas afastando as investidas paulistas. Em dado momento, aos 12 minutos de jogo, os donos da casa já iam para a sexta cobrança de escanteio. Para efeito de comparação, o Coelho conseguiu o primeiro corner apenas aos 20 minutos de jogo.

Aos 26 minutos de jogo, Marcelinho fez ótima tabelinha com William Henrique, que ficou na cara de Neneca, que foi seguro na defesa. Cinco minutos depois, em cobrança de falta para o Barueri, o outro Marcelinho do time, o Paraíba, fez jogada ensaiada, fez a fita e mandou uma bomba, para surpresa do goleiro alviverde. Novo escanteio para os paulistas.

O técnico do América-MG, Givanildo Oliveira, parecia não acreditar em um início tão apático dos comandados. Já Estevam Soares assistia apenas a confirmação do que disse antes da bola rolar: muitas chances, mas erros nas finalizações.

Oportunismo e liderança
A dinâmica do segundo tempo começou diferente do que foi visto na etapa inicial. Se não estava no 220v, o América-MG, pelo menos, havia saído do 110v. Foram os mineiros que chegaram ao gol adversário primeiro, em cobrança de falta.

Porém, foi do Barueri a primeira chance real de gol. Marcelinho Paraíba, aos oito minutos, mandou uma bomba de fora da área, com Neneca espalmando a bola. O rebote ficou com William Henrique, que não conseguiu converter. Já o Barueri só chegou ao gol americano aos seis minutos, também em cobrança de falta, mas sem perigo para Neneca.

Na sequência, a primeira boa chance o América-MG no segundo tempo. Bryan, aos dez minutos, logo na entrada da grande área, bateu forte, e Fernando Leal mandou a bola para escanteio.

Mesmo com mais oportunidades, o Barueri foi traído pelas falhas na hora das finalizações. O América-MG colocou o peso da maior regularidade ao longo da Série B para abrir o marcador. Após jogada ensaiada, Thiaguinho, bem posicionado, recebeu boa bola e empurrou para o fundo das redes, aos 14 minutos.

O gol do volante americano foi a senha para o Coelho acordar de vez para o jogo, chegando com mais facilidade à área paulista. Ainda faltava, no entanto, qualidade na hora do chute final. O Barueri ainda insistia nas jogadas pelas laterais, sem sucesso. Aos 33 minutos, Marcelinho Paraíba, em cobrança de falta, teve chance do empate, mas Neneca foi bem, mandando a bola para escanteio.

Sem mais nenhuma grande chance para nenhum dos lados, o magro placar foi mantido. Os mineiros voltam líderes. Os paulistas ficam em casa lamentando a lanterna.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2012/06/em-jogo-apatico-coelho-faz-1-0-no-barueri-e-assume-ponta-da-serie-b.html

Com cantor Thiaguinho na torcida, Corinthians treina na Bombonera

Tite prioriza posicionamento da defesa, principalmente na marcação aos laterais, que, segundo ele, representam o maior perigo oferecido pelo Boca

Por Carlos Augusto Ferrari Buenos Aires

O Corinthians fez na noite desta terça-feira o reconhecimento da Bombonera, palco da primeira partida da decisão da Libertadores da América, nesta quarta, contra o Boca Juniors. No gramado, um torcedor ilustre: Thiaguinho, ex-vocalista do Exaltasamba. Corintiano fanático, ele acompanhou o treino ao lado de diretores e de Lucas, filho de Andrés Sanches, ex-presidente do clube e atual diretor de seleções da CBF.

- É um sonho de criança ver uma final de Libertadores. Até liguei para o meu pai para dizer que estou no gramado da Bombonera na véspera da final da Libertadores - contou Thiaguinho, que se disse "muito amigo" de jogadores como Jorge Henrique, Chicão e Alex.

- É a primeira vez que vejo um jogo do Corinthians fora do país. Meu palpite é 1 a 0, mas se for 0 a 0 está de ótimo tamanho. Este time está com muita cara de que vai sair vencedor - emendou o cantor.

Thiaguinho no treino do Corinthians na Argentina (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Thiaguinho, ex-Exaltasamba, vê o treino no gramado (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Em campo, o técnicoTite realizou seu tradicional treino de posicionamento da defesa - ele costuma fazer isso antes dos jogos. O treinador, porém, deu maior ênfase ao trabalho de marcação nas laterais, fazendo com que Emerson Sheik dê combate pela esquerda, e Jorge Henrique, pela direita. Tite já havia citado os dois laterais do Boca como homens fortes no apoio. Mauri, preparador de goleiros, foi o responsável por fazer os cruzamentos para que a defesa afastasse a bola da área.

Tite também trabalhou a saída para o jogo com os laterais e volantes, exigindo toque de bola rápido no meio-campo. No ataque, Sheik atuou aberto pela esquerda, Jorge Henrique pela direita, com Alex e Danilo centralizados, formando praticamente uma linha de quatro atacantes. A ideia é que, sem a bola, todos voltem paramarcar.

O jogo entre Boca e Corinthians começa às 21h50m (de Brasília) desta quarta-feira. O GLOBOESPORTE.COM inicia a transmissão, ao vivo, às 21h.

Treino Corinthians na La Bombonera (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Jogadores do Corinthians fazem aquecimento na Bombonera (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 

Com trabalho pesado, Spencer Lee prepara atletas para excesso de jogos

Pré-temporada é momento de aprimorar e melhorar condicionamento para que jogadoras não sintam com maratona da próxima temporada

Por Felipe Santos Uberlândia, MG

Pesado. Esta seria uma palavra que definiria bem o treino da equipe feminina de vôlei do Praia Clube na tarde desta segunda-feira. Colocando todas as meninas para treinarem excessivamente as jogadas defensivas, o técnico Spencer Lee justificou que a pré-temporada é o momento de aprimoramento técnico e físico para que as atletas não sintam a maratona de jogos da próxima temporada.

A equipe técnica fez o papel dos atacantes adversários. As jogadoras, as defensoras que sofriam um verdadeiro bombardeio vindo da rede. Depois de fazer a recepção, o passe para levantadora e, ainda, defender a bola jogada no fundo da quadra. Essa era apenas uma das sequências exaustivas que as atletas deveriam fazer de um lado ao outro da quadra. Para Spencer Lee, um trabalho necessário.

Time de vôlei do Praia Clube treina pesado para maratona de jogos (Foto: Felipe Santos/GLOBOESPORTE.COM)Time de vôlei do Praia Clube treina pesado para maratona de jogos(Foto: Felipe Santos/GLOBOESPORTE.COM)
 
– Não pode ser diferente. Agora é a nossa fase básica, momento em que a gente vai elevar a parte técnica de cada jogadora, obter uma melhor qualidade aeróbica e maior resistência. Assim, quando chegar na segunda quinzena de julho, treinando em dois períodos com bola,  elas possam suportar essa carga de treinamento – afirmou.

O técnico não esquece que a maratona de jogos do Campeonato Mineiro e Superliga Feminina de Vôlei também serão desgastantes. A intensidade dos treinamentos, segundo Spencer Lee, faz com que a maratona de jogos não influencie no rendimento e, principalmente, não cause lesões.

–  Os jogos incluem viagens e outros fatores e, neste ano, a gente não sabe ainda como será a  forma de disputa. Na edição anterior, as partidas eram na quinta-feira e no sábado, o que torna desgastante o trabalho – concluiu.

Além das gêmeas Michelle e Monique Pavão, a ponteira Dayse Figueiredo, a central Letícia Hage e a cubana Herrera, que vão integrar o elenco somente em agosto, a oposta Nicole Oliveira, que passou por uma artroscopia no fim de março, também não está participando da preparação.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2012/06/com-trabalho-pesado-spencer-lee-prepara-atletas-para-excesso-de-jogos.html

Treino na areia muda rotina das jogadoras do Praia Clube

Objetivo é dar mais condicionamento físico às jogadoras. Atividade na areia fará parte da rotina de treinos durantes dois meses

Por Carolina Portilho Uberlândia, MG

As jogadoras do vôlei do Praia Clube suaram, literalmente, a camisa. O treino pesado começou cedo para elas e bem longe das quadras como de costume. O trabalho pesado desta terça-feira foi em um campo de areia do clube Sesi Gravatás. E essa rotina deve durar cerca de dois meses, todas as terças e sextas-feiras, por cerca de duas horas no período da manhã.

O exercício na areia fará parte do treinamento pesado das atletas que será aliado às atividades de musculação e pilates. De acordo com o preparador físico do clube, Eduardo Rodrigues, essa novidade tem como objetivo dar mais condicionamento físico às jogadoras.

- A areia exige mais esforço do que a quadra. Queremos as meninas mais prontas para as competições que começam em agosto. Com certeza essa novidade dará mais preparo e fortalecimento muscular à elas – explicou.

Atletas do vôlei do Praia Clube fazem treino na areia no Sesi Gravatás (Foto: Carolina Portilho/GLOBOESPORTE.COm)Atletas do vôlei do Praia Clube fazem treino na areia no Sesi Gravatás(Foto: Carolina Portilho/GLOBOESPORTE.COm) 

Do atual elenco, sete participaram da atividade já que as demais se juntarão à equipe em agosto. Foram 15 minutos de corrida e mais uma hora de circuitos alternados entre saltos e deslocamentos.

O técnico do Praia Clube, Spencer Lee, reforçou que a equipe está no período básico de treinamento. Agora é o momento de obter desempenho físico e técnico, o tático será próximo às competições.

- A atividade na areia quebra um pouco a rotina das meninas e como esse exercício é mais pesado nosso objetivo é a prevenção de lesões para quando elas chegaram no


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2012/06/treino-na-areia-muda-rotina-das-jogadoras-do-praia-clube.html

Chuva e pouca luz interrompem jogos e adiam fim da 1ª rodada do torneio

Andy Roddick, David Ferrer e Caroline Wozniacki vão terminar suas partidas de estreia em Wimbledon nesta quarta-feira. Sara Errani estava no match point

Por SporTV.com Londres, Inglaterra

A chuva e a falta de iluminação fizeram com que a organização de Wimbledon interrompesse os últimos jogos desta terça. O americano Andy Roddick, o espanhol David Ferrer e a dinamarquesa Caroline Wozniacki foram alguns dos que tiveram o fim de suas partidas adiadas. Ao todo, 16 confrontos da primeira rodada, serão disputados ou terminados nesta quarta-feira.

Caroline Wozniacki jogava na Quadra Central contra a austríaca Tamira Paszek, e a partida foi interrompida ainda no primeiro set, empatada em 2/2 no saque da dinamarquesa. A sequência do confronto será disputada após o jogo entre Roger Federer e Fabio Fognini, nesta quarta.

Chuva, Wimbledon (Foto: Agência AP)Quadra 1 é coberta por causa da chuva durante o jogo entre Andy Roddick e Jamie Baker (Foto: Agência AP)
 
Depois de ganhar o primeiro set por 7/6(1), Roddick ganhava a segunda parcial contra o britânico Jamie Baker por 4/2. O saque era do escocês. Eles voltam a jogar na segunda partida da quadra número 1, após o duelo entre Samantha Stosur e Arantxa Rus.

Na quadra 18, David Ferrer vencia o alemão Dustin Brown por 2 sets a 0 (7/6(5) e (6/4), quando a partida foi interrompida com 1/1 no terceiro set. Eles voltam à quadra após o confronto entre os alemães Florian Mayer e Philipp Petzschner, nesta quarta-feira.

A situação a italiana Sara Errani foi uma das mais curiosas. Ela tinha o match point na partida contra a americana Coco Vandeweghe, mas a chuva também interrompeu esta partida.

Partidas interrompidas da chave de simples masculina:
Ivo Karlovic (CRO) x Dudi Sela (ISR) - 6/4, 6/4 e 1/1
Andy Roddick (EUA) x Jamie Baker (GBR) - 7/6(1) e 4/2
David Ferrer (ESP) x Dustin Brown (ALE) - 7/6(5), 6/4 e 1/1
Wayne Odesnik (EUA) x Bjorn Phau (ALE) - 3/6, 6/3, 7/6(3), 3/6
Jürgen Melzer (AUT) x Stanislas Wawrinka (SUI) - 3/6, 7/6(2), 2/6, 6/4 e 5/4
Lukasz Kubot (POL) x Tatsuma Ito (JAP) - 7/6(6), 6/3 e 5/3
Santiago Giraldo (COL) x Milos Raonic (CAN) - 6/4, 6/4 e 5/4


Partidas interrompidas da chave de simples feminina:
Caroline Wozniacki (DIN) x Tamira Paszek (AUT) - 2/2
Julia Goerges (ALE) x Shahar Pe'er (ISR) - 6/2 e 2/1
Alize Cornet (FRA) x Nina Bratchikova (RUS) - 6/0 e 5/5
Anastasiya Yakimova (BLR) x Mandy Minella (LUX) - 3/3
Sara Errani (ITA) x Coco Vandeweghe (EUA) - 6/1 e 5/3


Partidas adiadas da chave de simples feminina:
Dominika Cibulkova (ESQ) x Klara Zakopalova (RTC)
Ana Ivanovic (SER) x María José Martínez Sánchez (ESP)
Kimiko Date-Krumm (JAP) x Kateryna Bondarenko (UCR)
Olga Govortsova (BLR) x Annika Beck (ALE)


FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2012/06/chuva-e-pouca-luz-interrompem-jogos-e-adia-fim-da-1-rodada-de-wimbledon.html

Murray atropela Davydenko e tenta outra vez quebrar tabu de 76 anos

Último britânico campeão de simples em Wimbledon foi Fred Perry, em 1936

Por SporTV.com Londres

Andy Murray tênis Wimbledon 1r (Foto: Getty Images)Andy Murray coquista sua primeira vitória na
edição 2012 de Wimbledon (Foto: Getty Images)
 
Andy Murray começou de forma invejável sua campanha no Torneio de Wimbledon. Diante do ex-top 5 Nikolay Davydenko, o britânico fez 6/1, 6/1 e 6/4 e passou sem sustos à segunda rodada na grama londrina. O número 4 do mundo tenta mais uma vez quebrar um tabu de 76 anos: desde 1936, com Fred Perry, Wimbledon não vê um homem britânico campeão na chave de simples.

Semifinalista do torneio em 2009, 2010 e 2011, o escocês de 25 anos também batalha para vencer seu primeiro Grand Slam. Murray bateu na trave três vezes, sendo derrotado nas finais do US Open/2008, do US Open/2010 e do Australian Open/2011.

Depois de executar 27 bolas vencedoras e cometer apenas seis erros não forçados nesta terça-feira, Murray vai encarar na segunda rodada o vencedor do jogo entre o croata Ivo Karlovic e o israelense Dudi Sela.

Tsonga bate Hewitt, Haas perde duelo alemão
A rodada desta terça também teve uma boa estreia do número 5 do mundo, Jo-Wilfried Tsonga. Diante do australiano Lleyton Hewitt, campeão de Wimbledon em 2002, o francês foi sólido do começo ao fim e saiu de quadra com um triunfo por 6/3, 6/4 e 6/4. Tsonga enfrentará na próxima fase o espanhol Guillermo García López, que venceu uma partida dramática de cinco sets contra o francês Edouard Roger-Vasselin: 6/7(2), 6/3, 7/6(4), 5/7 e 10/8.

Outro duelo interessante do dia envolveu os alemães Philipp Kohlschreiber, número 30 do mundo, e Tommy Haas, ex-número 2 e campeão do ATP 250 de Halle, há pouco mais de uma semana. Kohlschreiber levou a melhor em cinco sets: 3/6, 7/6(8), 6/7(5), 7/6(1) e 6/2. O alemão terá como próximo adversário o tunisiano Malek Jaziri, que também venceu sem cinco sets. Sua vítima foi o estoniano Jurgen Zopp, e as parciais foram 4/6, 4/6, 6/3, 6/4 e 9/7.

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2012/06/murray-atropela-davydenko-e-tenta-outra-vez-quebrar-tabu-de-76-anos.html

Azarenka e Serena confirmam seu favoritismo na estreia em Wimbledon

Bielorrussa e americana passam para a segunda rodada em sets diretos

Por SporTV.com Londres

Victoria Azarenka tênis Wimbledon 1r (Foto: Getty Images)Azarenka pode sair de Wimbledon como número
1 do mundo novamente (Foto: Getty Images)
 
Dois grandes nomes passaram sem sobressaltos por seus primeiros obstáculos no Torneio de Wimbledon. Victoria Azarenka, número 2 do mundo, e Serena Williams, sexta colocada no ranking, confirmaram seu favoritismo e avançaram em sets diretos à segunda rodada do evento.

Serena, primeira a entrar em quadra, superou a tcheca Barbora Zahlavova Strycova por 6/2 e 6/4. O único vacilo da americana veio no penúltimo game da partida. Com 5/3 no placar, a tetracampeã de Wimbledon cedeu uma quebra de saque, mas não deixou a adversária sequer empatar. Outra quebra de Serena deu números finais à partida.

Azarenka, que jogou na Quadra 1, derrotou a americana Irina Falconi por 6/1 e 6/4. A bielorrussa, que liderou desde o começo, também passou um susto no game final e perdeu dois match points - um deles, com dupla falta. A vice-líder do ranking, porém, acordou a tempo e encaixou dois bons saques para decidir o jogo.

Na segunda rodada, Serena vai encarar a húngara Melinda Czink, que aplicou 6/0 e 6/2 em cima da sueca Johanna Larsson. Azarenka, por sua, vez, vai enfrentar a suíça Romina Oprandi, que esteou com vitória sobre a romena Irina-Camelia Begu: 7/6(3) e 6/4. A vice-líder do ranking pode sair de Wimbledon como número 1 do mundo novamente. Para isso, ela precisa somar 190 pontos a mais do que Maria Sharapova, que ocupa o topo da lista da WTA.
Bartoli avança, Safarova dá adeus

Outra favorita a vencer nesta terça-feira foi a francesa Marion Bartoli, número 9 do mundo. Ela derrotou a australiana Casey Dellacqua por 6/2 e 6/4 e marcou um duelo com a croata Mirjana Lucic, que eliminou a russa Alexandra Panova por 4/6, 6/3 e 6/4.

A rodada também teve uma cabeça de chave eliminada. A tcheca Lucie Safarova, número 22 do mundo e 19ª pré-classificada, deu adeus ao perder para a holandesa Kiki Bertens: 6/3 e 6/0. Atual 86ª colocada no ranking, Bertens vai enfrentar em seguida a cazaque Yaroslava Shvedova, que avançou ao aplicar 7/6(5) e 7/6(5) sobre a sul-africana Chanelle Scheepers.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2012/06/azarenka-e-serena-confirmam-seu-favoritismo-na-estreia-em-wimbledon.html

Derrotado por 3 sets a 0 por Nadal, Bellucci se vê próximo do espanhol

Feliz por vaga em Londres-2012 e por jogar na Quadra Central, brasileiro ignora resultado ruim: 'Meu nível está muito próximo ao desses caras'

Por SporTV.com Londres, Inglaterra

Thomaz Bellucci até começou bem a partida contra Rafael Nadal, nesta terça-feira, mas, pela terceira vez em três jogos, perdeu para o espanhol por 3 sets a 0 (7/6(0), 6/2 e 6/3). Apesar da eliminação na estreia em Wimbledon e das 72 posições que os separam no ranking, o paulista não vê grande distância entre ele e o número 2 do mundo.

- Logicamente não estou contente com a derrota. Entrei para ganhar e, na medida do possível, poderia ter revertido o placar. Foi um jogo muito parelho, decidido nos detalhes, em que acabei errando mais do que deveria. Não fiz uma partida ruim, acho que meu nível está muito próximo ao desses caras – afirmou Bellucci.

O brasileiro começou melhor a partida e aproveitou a instabilidade de Nadal para abrir 4/0. No quinto game, com 30/15, Thomaz Bellucci errou um voleio fácil e cometeu falhas em série, permitindo que o espanhol se recuperasse no set, passasse a dominar o jogo e vencesse por 3 sets a 0.

- Ele começou a partida mais nervoso, então fui encurralando ele e sendo muito agressivo. Depois, acabei cometendo alguns erros cruciais, principalmente no momento de decidir o primeiro set. No segundo set não joguei bem, errei muito. No terceiro set voltei a jogar com agressividade, mas vacilei – analisou.

tênis thomaz Bellucci wimbledon (Foto: Agência Getty Images)Thomaz Bellucci começou bem, mas foi derrotado por 3 sets a 0 por Nadal (Foto: Agência Getty Images)
 
Mas Bellucci também teve o que comemorar nesta terça-feira. Meia hora antes do confronto com Rafael Nadal, a Federação Internacional de Tênis (ITF) confirmou a participação do tenista nas chaves de simples e duplas (ao lado de André Sá) em Londres-2012.

- Foi a melhor notícia do dia. Foi uma vaga merecida. Estive entre os 30 melhores do mundo nos últimos quatro anos e, justo na semana que fechou o ranking para as Olimpíadas, eu estava um pouco fora. Representar meu país numa competição como essa é muito importante. Estou muito feliz de poder estar aqui de novo a daqui algumas semanas para reviver o clima olímpico.

 Embora, a grama seja um piso que não tenho bons resultados, vou dar o meu melhor. E hoje acho que não fiz uma partida ruim contra o Nadal – destacou o brasileiro.

Outra alegria do paulista nesta terça foi a oportunidade de jogar pela primeira vez na Quadra Central do All England Club.

- Foi uma sensação legal, é uma quadra muito silenciosa mesmo. Foi muito especial jogar nessa quadra com tanta história e tradição.

Para se preparar para os jogos, Thomaz Bellucci irá jogar o Challenger de Braunschweig, na Alemanha, na próxima semana. Depois, ele disputa os ATPs de Stuttgart (9 de julho), Gstaad (16 de julho) e Kitzbuhel (23 de julho), todos no saibro.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2012/06/derrotado-por-3-sets-0-por-nadal-bellucci-se-ve-proximo-do-espanhol.html

Sharapova aumenta série de vitórias com boa estreia em Wimbledon

Número 1 do mundo venceu 19 de seus últimos 20 jogos no circuito mundial

Por SporTV.com Londres

Maria Sharapova levou sua boa fase para o Torneio de Wimbledon. Nesta segunda-feira, em sua estreia no Grand Slam britânico, a número 1 do mundo perdeu apenas cinco games e derrotou sem sustos a australiana Anastasia Rodionova: 6/2 e 6/3. A bela tenista russa agora acumula 13 triunfos consecutivos no circuito mundial.

Campeã do WTA de Roma e de Roland Garros, Sharapova venceu 19 de seus últimos 20 jogos. Seu revés mais recente foi no começo de maio, diante de Serena Williams, no WTA de Madri. A excelente fase, contudo, começou duas semanas antes, com o título do WTA de Stuttgart.

Na grama de Wimbledon, a campanha começou arrasadora. No primeiro set, Rodionova só venceu dois games depois de ver Sharapova abrir 5/0. No segundo set, a história foi parecida. A favorita abriu 5/1 e, só depois disso, a australiana ameaçou uma reação, vencendo dois games seguidos. Sacando em 5/3, Sharapova não bobeou e fechou o jogo.

Na próxima rodada, Sharapova vai enfrentar a búlgara Tsvetana Pironkova (38 do mundo), que estreou com uma vitória em três sets em cima da sérvia Vesna Dolonc: 5/7, 6/0 e 7/5.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2012/06/sharapova-aumenta-serie-de-vitorias-com-boa-estreia-em-wimbledon.html

Atual campeã, Kvitova volta à Quadra Central e triunfa em Wimbledon

Tcheca levantou o troféu derrotando Maria Sharapova na final do ano passado

Por SporTV.com Londres
 
bledon no ano passado, Petra Kvitova era a número 8 do mundo e corria por fora. A tcheca, no entanto, surpreendeu e conquistou seu primeiro título de Grand Slam. Nesta terça-feira, a atual campeã teve a honra de abrir o segundo dia de jogos da Quadra Central, e seu retorno ao maior templo do tênis foi bom. Por 6/4 e 6/4, a número 4 do mundo derrotou a uzbeque Akgul Amanmuradova (96 do mundo) e avançou à segunda rodada em Londres.
 
Petra Kvitova tênis Wimbledon 1r (Foto: Getty Images)Petra Kvitova venceu sua oitava partida consecutiva em Wimbledon (Foto: Getty Images)
 
Na partida, Kvitova demorou para encontrar seu melhor tênis. Vítima de boas devoluções de Amanmuradova, a tcheca teve seu saque quebrado no segundo game do jogo e viu a oponente abrir 3/0. Quando se achou, após estar perdendo por 4/1, Kvitova tomou o controle. Venceu cinco games seguidos para fechar o primeiro set em 6/4 e manteve a sequência, abrindo 2/0 na segunda parcial.

Amanmuradova não conseguiu mais reagir. Quando a uzbeque sacava em 3/5, pouco depois de salvar um match point, a partida ainda foi interrompida por causa de uma garoa. Os pingos pararam e, cerca de 20 minutos depois, o jogo recomeçou. Amanmuradova confirmou seu serviço, mas Kvitova não bobeou e fechou o jogo logo na sequência.
Classificada, Kvitova agora espera a vencedora do jogo entre a britânica Elena Baltacha (101) e a italiana Karin Knapp (112).

Schiavone vira sobre queridinha local
Campeã juvenil de Wimbledon em 2008, quando tinha 14 anos, Laura Robson abriu o duelo com Francesca Schiavone vencendo o primeiro set por 6/2. A jovem inglesa ainda teve três break points para tomar a dianteira no segundo set, mas a italiana se salvou e conseguiu uma quebra de saque a seu favor em seguida. Número 26 do mundo, Schiavone tomou o controle do jogo, vencendo a segunda parcial e abrindo 5/1 no terceiro set. Robson reagiu, devolveu uma das quebras e ainda salvou quatro match points, mas dois bons saques de Schiavone selaram o jogo. Por 2/6, 6/4 e 6/4, a favorita avançou à segunda no Grand Slam britânico.

FONTE;
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2012/06/atual-campea-kvitova-volta-quadra-central-e-triunfa-em-wimbledon.html

Leão não resiste a eliminações e é demitido pelo São Paulo

écnico confirma seu desligamento após oito meses à frente do Tricolor. Abel Braga e o português André Villas Boas são nomes cotados

Por Marcelo Prado São Paulo

Leão na coletiva do São Paulo (Foto: João Pires / Vipcomm) Leão confirma desligamento do São Paulo
(Foto: João Pires / Vipcomm)
 
Leão não é mais técnico do São Paulo. O treinador não resistiu às eliminações no Campeonato Paulista, na Copa do Brasil e a um início irregular no Campeonato Brasileiro e foi demitido pela diretoria tricolor nesta terça-feira. O próprio técnico anunciou sua saída, após rápida conversa com o presidente do clube, Juvenal Juvêncio.

-  Quero confirmar que, a partir de agora, não sou mais o técnico do São Paulo. O (presidente) Juvenal me disse: "Vamos encerrar". Agradeci. Deve ter dado uns 30 segundos de conversa. Saí numa boa. Não existe nenhum constrangimento.

A diretoria agora corre atrás de substitutos. Abel Braga, do Fluminense, é um nome especulado nos bastidores. O português André Villas Boas, ex-Chelsea, também está na mira.
Paulo Miranda


As divergências entre Leão e a diretoria tricolor se tornaram públicas depois do episódio Paulo Miranda. No dia 2 de maio, a poucas horas do confronto com a Ponte Preta, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o zagueiro foi barrado pela diretoria já na concentração, a contragosto do treinador.
- Houve uma divergência séria, mas não sei se um estremecimento. Eu não concordava (com o afastamento) e, na oportunidade, foi falada uma coisa e depois aconteceu outra. Banquei a presença do atleta como titular da equipe.

Sem surpresas
Leão garante que não tinha problemas com o elenco tricolor, muito embora circule nos bastidores do clube que ele e Rogério Ceni nunca se deram bem. O treinador diz ainda que não ficou surpreso com a demissão.

- Felizmente, nunca tive nenhum problema de relacionamento com ninguém do elenco. Sobre a saída, não foi surpresa. Cheguei para dois meses e acabei ficando oito. Sem problemas.
A passagem do técnico à frente do time do Morumbi, a segunda de sua carreira, durou pouco mais de oito meses. Ele foi contratado no dia 24 de outubro de 2011. A princípio, apenas para a reta final do Brasileirão 2011. Na virada da temporada, porém, a diretoria resolveu renovar o vínculo.

Sob o comando de Leão, o Tricolor disputou 44 jogos - foram 26 vitórias, seis empates e 12 derrotas. No Paulistão, o time caiu diante do Santos, na semifinal. Na Copa do Brasil, também na semi, foi eliminado pelo Coritiba. No Brasileirão, três vitórias em casa e três derrotas como visitante em seis jogos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2012/06/leao-deixa-o-comando-do-sao-paulo.html

Bota dá novos passos para acertar com Seedorf e Rafael Marques

Expectativa com relação ao holandês é de resposta até quinta-feira. Já o atacante do Omiya Ardija recebeu a visita de seu representante no Japão

Por Thales Soares Rio de Janeiro

seedorf coletiva (Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)Seedorf ainda negocia seu contrato com o Botafogo
(Foto: Cahê Mota/Globoesporte.com)
 
A cada dia o Botafogo dá alguns passos para reforçar o time. Os nomes mais próximos, por enquanto, são o do meia Seedorf, ex-Milan-ITA, e do atacante Rafael Marques, do Omiya Ardija-JAP. Reuniões nos últimos dias deram andamento às negociações, que precisam ser resolvidas durante a janela de transferências internacionais, ou seja, até 20 de julho.

Com Seedorf, a expectativa é grande por uma resposta até quinta-feira. O jogador se despediu do Milan e avisou que encerraria a novela em uma semana. Os contatos com a empresárioa Deborah Martin são constantes, discutindo últimos detalhes do contrato antes do anúncio oficial.

No caso de Rafael Marques, um representante do jogador passou os últimos dias no Japão conversando com dirigentes do Omiya para iniciar o processo de rescisão do seu contrato, que termina apenas no fim de 2013. O atacante, de 29 anos, não entrou em campo sábado, em jogo válido pela J-League, por estar machucado.

O Botafogo já está disposto a pagar ao clube japonês para contratar Rafael Marques. O acordo, agora, depende mais de uma variável entre o jogador e o Omiya. Ele seria o atacante para substituir Herrera, negociado com o Emirates Football Club, dos Emirados Árabes.

Além dos dois jogadores, o volante argentino Claudio Yacob, do Racing, interessa ao clube. O lateral-esquerdo Lima, do Internacional, é outro que deve reforçar o Botafogo em breve, mas depende do fim de seu contrato no dia 31 de julho para ser oficializado como reforço.

O Botafogo ainda vai buscar um zagueiro no mercado. Nome de preferência do técnico Oswaldo de Oliveira, Marcos Túlio Tanaka, do Nagoya Grampus-JAP, não será mais contratado. O clube desistiu após impasse entre o jogador e os dirigentes japoneses para conseguir a sua liberação, mesmo com o pagamento da multa de R$ 1,7 milhão.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/bota-da-novos-passos-para-acertar-com-seedorf-e-rafael-marques.html

Primo (nem tão) pobre do Shakhtar, Metalurh tem seu destaque brasileiro

Clube do desconhecido Zé Soares tem estádio pequeno, pouca torcida, mas CT moderno que virou concentração da Ucrânia. Time estará na Liga Europa

Por Rafael Maranhão Direto de Donetsk, Ucrânia

Metalurh Donetsk, Zé Soares e a filha Maria Alice no saguão do CT do Metalurh Donetsk (Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)Zé Soares e a filha no saguão do CT do Metalurh
(Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)
 
Uma vez por ano, Zé Soares tem a chance de jogar na mesma Donbass Arena que nesta quarta-feira recebe Cristiano Ronaldo e a campeã mundial Espanha. No dia em que isso acontece, como em quase todos os outros, o time do brasileiro cumpre o papel de visitante dentro da própria cidade. Donetsk é movida pelo dinheiro do dono de seu clube mais famoso, o Shakhtar. Ao Metalurh, resta o papel de primo pobre. Se bem que no futebol da Ucrânia, pobre mesmo nenhum clube é.

Confira a página especial da Eurocopa


- Não sei quantos clubes brasileiros têm um Centro de Treinamento como o nosso - diz Zé Soares, abrindo a porta do prédio onde passa boa parte do ano.

Não fosse o escudo do clube, os seis campos de futebol com grama impecável e o laboratório para exames médicos, o CT do Metalurh seria facilmente confundido com um hotel. Dois andares de quartos confortáveis, restaurante, salão de jogos, academia bem equipada, uma enorme piscina coberta e um vestiário com sauna e hidromassagem. A área conta até com uma oficina mecânica para consertar os carros dos jogadores. Durante a Eurocopa, o CT foi escolhido como concentração da dona da casa Ucrânia nas duas partidas que disputou em Donetsk (contra França e Inglaterra).

Metalurh Donetsk, Entrada do CT do Metalurh, clube menos famoso de Donetsk (Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)Entrada do CT do Metalurh, clube menos famoso de Donetsk (Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)
 
Por causa disso, o Metalurh viajou para a Turquia para realizar a pré-temporada. Os jogadores ganharam três dias de folga e Zé Soares voltou para a Ucrânia para estar com a mulher, Allyne, e as filhas Maria Alice, de 4 anos, e Anna Livia, de 9 meses. A visita guiada pelo local com o GLOBOESPORTE.COM foi também a primeira vez em que a família esteve por lá.

- Ele fica nesse lugar com esse luxo todo e ainda diz que chega cansado em casa - brincou Allyne.

Mas, CT à parte, a realidade do baiano de 28 anos é bem diferente da dos brasileiros do clube mais famoso da cidade. O Metalurh foi fundado em 1996 e nunca conquistou um título nacional. A maior façanha do clube foi chegar duas vezes à final da Copa da Ucrânia. A última delas, na temporada passada. O adversário na final foi exatamente o Shakhtar, que venceu por 2 a 1 na prorrogação diante de quase 50 mil espectadores em campo neutro, o Estádio Olímpico de Kiev, local da final da Euro 2012.

- Nós jogamos muito bem e recebemos muitos elogios. Mas o time deles é forte demais, está em outro nível aqui. Mas agora vamos ter outra chance contra eles, no nosso primeiro jogo da temporada, na Supercopa da Ucrânia no dia 10 de julho - disse Zé.

O caminho de Zé Soares até chegar a Donetsk também não teve muito a ver com o dos nove brasileiros do Shakthar, todos contratados de grandes clubes do Brasil e do exterior. Nascido em Paulo Afonso (BA), o atacante passou pela base do Palmeiras, onde atuou com Vágner Love, depois rodou pelo interior paulista até chegar ao Remo. No time paraense, mesmo com o rebaixamento para a Série C em 2007, ele conseguiu se destacar e chamar a atenção do Levski Sofia, da Bulgária. Virou um dos favoritos da torcida ao brilhar nos clássicos da capital. O Metalurh foi buscá-lo em janeiro de 2010.

Metalurh Donetsk, Piscina coberta no CT do Metalurh, clube menos famoso de Donetsk (Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM) Piscina coberta no CT do Metalurh: estrutura impressiona (Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)
 
- Eu não sabia nada daqui, mas a proposta era muito boa. Quando cheguei e vi a estrutura do clube, o CT, não pensei duas vezes - contou o brasileiro.

Além dele, o clube conta com o meia Danilo, filho do ex-jogador Wamberto, maranhense que naturalizou-se belga e fez sucesso no Ajax no início da última década. Dos compatriotas do Shakhtar, o atacante tem mais contato com o volante Fernandinho

- A gente se encontra às vezes com a família para jantar. Fernandinho sempre diz que quando veio para cá a cidade não tinha nada, que Donetsk mudou muito.

Metalurh Donetsk, Quadra coberta de grama sintética no CT do Metalurh Donetsk (Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)Quadra de grama sintética no CT do Metalurh
(Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)
 
Nesta temporada, Donetsk terá suas duas equipes disputando copas europeias. O Shakhtar garantiu vaga direta na fase de grupos da Liga dos Campeões como campeão ucraniano. O Metalurh entrou na Liga Europa graças ao vice-campeonato na Copa da Ucrânia. Nesta segunda-feira houve o sorteio das eliminatórias do torneio. O time ucraniano estreia na segunda fase, no dia 19 de julho, contra o vencedor do confronto entre o Borac Banja Luka, da Bósnia, e o Celik Niksic, de Montenegro. Passando, haverá mais dois adversários até chegar ao objetivo maior.
- Nós queremos muito chegar à fase principal (de grupos). Poder disputar uma copa europeia é o grande sonho, para fazer o clube crescer e também chamar a atenção. Nosso time é bom, mas precisamos de alguns reforços para fazer frente aos grandes - disse Zé Soares.

Os jogos do time do atacante acontecem num estádio bem mais modesto do que a supermoderna Donbass Arena. O Metalurh Stadium tem capacidade para menos de 5 mil espectadores, mas é bem cuidado e com um gramado em ótimas condições. Virou campo de treinos opcional durante a Eurocopa e decorado com placas com o logo e os patrocinadores do torneio. Para um clube com poucos torcedores, está de bom tamanho. Mas o Metalurh tem planos de construir uma arena para 17 mil pessoas, e dinheiro não é problema.

Metalurh Donetsk, Estádio do Metalurh, clube menos famoso de Donetsk (Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM) Estádio do Metalurh é acanhado (Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)
 
Como o Shakhtar, de Rinat Akhmetov, homem mais rico do país, o Metalurh também pertence a um oligarca. Sergey Taruta enriqueceu à frente das usinas metalúrgicas que dão nome ao clube. Após prejuízos decorrentes da crise econômica mundial, ele deixou de fazer parte da lista dos maiores bilionários do mundo da revista americana Forbes. Mas ainda assim tem fundos suficientes para contratar a cantora americana Jennifer Lopez para se apresentar no casamento de sua filha, como fez no ano passado por um cachê, segundo jornais ucranianos, de US$ 1 milhão.


Metalurh Donetsk, Camisa do Metalurh na última temporada pendurada no CT do clube (Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)Camisa do clube na última temporada pendurada
no CT (Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)
 
Nesta terça-feira, Zé Soares embarca de volta à Turquia para continuar treinando para a temporada que começa logo depois da Eurocopa. No mesmo dia, Donetsk recebe as seleções de Portugal e Espanha que fazem a semifinal da Euro no estádio do Shakhtar. Ali, o atacante brasileiro pisou apenas três vezes em quase três anos na cidade. Mas arrisca que Cristiano Ronaldo irá gostar do que vai ver.

- O estádio é demais. Grande, bonito, o gramado é muito bom, os vestiários são ótimos. A sensação de jogar ali é muito boa, com tanta gente em volta. Eu não joguei sempre em grandes estádios na minha carreira. E
ntão, agora vou poder fazer isso mais vezes nos estádios construídos para a Eurocopa.
Em Donetsk, o Shakhtar pode ter tudo do bom e do melhor. Mas na casa do primo (nem tão) pobre ninguém tem motivo para reclamar.

- Tenho mais dois anos de contrato e possibilidade de renovar por mais um. Mas, por mim, ficava até cinco. O momento no Brasil é bom, mas eu sou pouco conhecido, jamais ganharia o que recebo aqui. Tirando o frio do inverno, não tenho do que me queixar - explicou Zé.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/eurocopa/noticia/2012/06/primo-nem-tao-pobre-do-shakhtar-metalurh-tem-seu-destaque-brasileiro.html

Meu Jogo Inesquecível: contra turcos e todos, Denílson brilha na semifinal

Atacante teve apenas 15 minutos para mostrar serviço, mas protagonizou uma das principais cenas da Copa de 2002: batalhão correu atrás dele

Por Leandro Canônico São Paulo

header 10 anos do Penta (Foto: Infoesporte)
FRAME - denilson brasil turquia copa do mundo 2002 (Foto: TV Globo)A perseguição turca a Denilson na transmissão:
quatro contra um na ponta do campo (Reprodução)
 
Foram apenas 15 minutos em campo, mas que valeram por uma Copa do Mundo inteira. É claro que Denílson gostaria de ter sido titular e participado mais da conquista do penta na Coreia do Sul e no Japão. Mas o emblemático lance do atacante na semifinal contra a Turquia em 26 de junho de 2002, vencida pelo Brasil por 1 a 0, jamais será esquecido.

A Seleção já estava na frente do placar, com gol de Ronaldo no início do segundo tempo. Felipão decidiu colocar Denílson no lugar de Edílson, aos 30. E pediu que o então jogador do Betis prendesse a bola no ataque. Ele obedeceu e partiu para cima. Foi quando, aos 44 minutos, quatro turcos (Muzzy Izzet, Tugay Kerimoglu, Bulent Korkmaz e Alpay Ozalan), irritados com a firula do jogador, correram atrás dele até a lateral do campo no estádio de Saitama, no Japão.

Aqueles quatro turcos correndo atrás de mim foi uma imagem que ficou marcada"
Denílson
 
Denílson iniciou a jogada na intermediária, com sua ginga característica. O atacante conseguiu chegar até a área, mas sem chance de chute, resolveu sair dela a caminho da lateral, carregando a bola. Até ser parado pelos turcos com falta.

- O Felipão me chamou e pediu que eu segurasse a bola lá na frente. Foi o que fiz. Não fugi da minha característica, que era o drible. Mas confesso que aquele lance me surpreendeu. Depois do jogo, o Galvão Bueno me viu e disse que eu tinha feito a jogada da Copa do Mundo – lembrou o ex-atacante.

“Quatro em cima dele, quatro em cima dele. É uma cena diferente na Copa do Mundo. Um batalhão para cima do Denílson!”, dizia Galvão, na TV Globo, dando emoção ao lance. Depois, na final contra a Alemanha, vencida pelo Brasil por 2 a 0, o locutor se empolgou com a entrada do atacante já nos minutos finais: “Denílson neles!”.
- É uma jogada que está na mente das crianças, dos adultos. Aqueles quatro turcos correndo atrás de mim foi uma imagem que ficou marcada mesmo. Quando fomos para o vestiário, depois da vitória, os caras riam, falavam que tinha sido uma loucura, mas eu só tive noção quando voltei para o Brasil, com os comentários.

Antes do jogo em que brilhou ao fugir dos turcos, Denílson estava triste. Com a suspensão de Ronaldinho Gaúcho, expulso nas quartas de final, contra a Inglaterra, o atacante esperava atuar como titular. Mas Edílson ficou com a vaga. Chateado, o jogador deixou de lado o sorriso de sempre e fechou a cara na Seleção.

- Quando o Ronaldinho foi expulso contra a Inglaterra, eu fiquei na esperança de entrar. Mas quando vi que não ia jogar, me fechei. O Felipão percebeu e veio falar comigo. Ele disse que não queria que eu ficasse p..., que eu era importante para o grupo. Se foi estratégia, não sei, mas serviu – finalizou Denílson.

Felipão reanimou o atacante, o manteve no banco e o colocou no segundo tempo diante da Turquia. No fim, a chateação de Denílson com o treinador apenas aumentou a importância do seu lance contra o “batalhão turco”.

denilson brasil turquia copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)Izzet (13), Kerimoglu (8), Korkmaz (3) e Ozalan (5) pressionam Denilson no lance que entrou para a história da semifinal entre Brasil e Turquia na Copa do Mundo de 2002 (Foto: Agência Getty Images)
 
FONTE:

nvicto, Corinthians pode quebrar tabu de 33 anos na Libertadores

Último clube campeão sem perder nenhuma partida foi o Boca, em 1978. Apenas cinco equipes levantaram a taça ilesas em 51 edições do torneio

Por Carlos Augusto Ferrari Buenos Aires

Corinthians comemorando, Libertadores (Foto: Marcos Ribolli  / Globoesporte.com)Corintianos comemoram classificação contra o
Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Não será apenas pelo título que o Corinthians fará história se for campeão da Taça Libertadores sobre o Boca Juniors. Além de conquistar a taça que a Fiel tanto sonha, o Timão tem a chance de levantá-la sem perder uma partida sequer. A última vez que isso aconteceu foi em 1978, e com menos da metade dos jogos disputados em 2012.

Entre os anos 60 e 80, o campeão entrava direto na fase anterior à final do ano seguinte (por exemplo: em 78, o Boca não precisou disputar as fases preliminares. Jogou apenas um triangular com Atlético-MG e River Plate antes de encarar a decisão com o Deportivo Cali-COL). Nos anos 90, o campeão entrava direto nas oitavas de final do ano seguinte (o São Paulo, campeão em 92, não disputou fase de grupos em 93 e foi bicampeão). Por conta disso, várias equipes tiraram proveito para emendar uma sequência de troféus sem ter a necessidade de passar por um calvário de duelos em grupos.

O Boca, adversário alvinegro na final, foi o último a conseguir isso. Em 78, estreou uma fase antes das finais e conquistou o título invicto. A diferença é que realizou apenas seis partidas para ficar com a taça – foram quatro vitórias e dois empates.

Pouco antes, o Estudiantes obteve o feito de ser bicampeão sem perder, único até aqui. O clube foi o que mais se beneficiou. Primeiro colocado em 68, fez quatro partidas no ano seguinte e 100% de aproveitamento. Já em 70, esteve em campo o mesmo número de vezes até encontrar a taça, sendo três vitórias e apenas um empate.

Sabemos que serão dois jogos muito difíceis, mas nosso grupo está muito focado. Queremos entrar para a história do Corinthians"
Paulinho
 
O Santos, eliminado pelo Timão nas semifinais deste ano, também conquistou a Libertadores de forma invicta. Na temporada 63, um ano depois de seu primeiro título, confirmou o favoritismo, liderado por Pelé. Nos quatro jogos que fez, conseguiu três vitórias e um empate.

A sequência do Peixe, porém, foi quebrada em 64 por um clube que passou por todas as fases do torneio. O Independiente eliminou os paulistas e conquistou o título contra o Nacional-URU. Mesmo assim, também não jogou tanto para ser campeão. Foram sete partidas, com cinco vitórias e um empate.

O primeiro campeão invicto da Libertadores foi o Peñarol-URU, justamente na edição de estreia do torneio, em 1960. Os uruguaios ficaram com o troféu depois de sete confrontos (três vitórias e quatro empates).

A diferença do Corinthians está no número de partidas. O Timão seria campeão invicto com 14 jogos. Até o momento, a equipe dirigida por Tite acumula sete vitórias e cinco empates. Restam apenas mais dois duelos para, enfim, entrar para o grupo dos  campeões da América. Invicto, o sabor será melhor ainda.

– Sabemos que serão dois jogos muito difíceis, mas nosso grupo está muito focado nesse objetivo. Queremos entrar para a história do Corinthians – disse o volante Paulinho.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/06/invicto-corinthians-pode-quebrar-tabu-de-33-anos-na-libertadores.html

Lembra dele? Algoz do Timão em 91, Graciani lembra gol e aposta no Boca

Ex-atacante, que eliminou Corinthians no Morumbi, administra parque em Buenos Aires e vê time do coração mais experiente para o título

Por Alexandre Lozetti e Sergio Gandolphi Buenos Aires

Dia 17 de abril de 1991, Morumbi, oitavas de final da Taça Libertadores. Jogo de volta. O zagueiro Guinei, do Corinthians, tem a bola dominada pelo lado esquerdo do gramado, mas vacila. Vacilo que só foi fatal porque um argentino se atirou loucamente à sua frente, deu um carrinho, roubou a bola e teve categoria de sobra para, de fora da área, encobrir o goleiro Ronaldo e carimbar a classificação do Boca Juniors para as quartas de final, eliminando o Timão (assista ao lance no vídeo). O jogo terminou 1 a 1. Na ida, em Buenos Aires, os argentinos haviam vencido por 3 a 1.

Até hoje, os torcedores corintianos não se esquecem do erro de Guinei. E os do Boca não se cansam de recordar a mistura de raça e técnica de Graciani. Quem garante é o próprio ex-atacante. O GLOBOESPORTE.COM achou Alfredo Oscar Graciani em Buenos Aires. Aposentado desde 1999, ele trabalha na Secretaria de Esportes da capital argentina, na administração do Parque Sarmiento, distante do centro da cidade.

Chamado de Murciélago (Morcego) pela fanática torcida do Boca, Graciani parece trabalhar na caverna do Batman. Fria, escura, bem diferente da calorosa Bombonera. Quando soube que um jornalista brasileiro o procurava, pensou que fosse brincadeira.

- Nós fazíamos essa piada na minha época de jogador. Dizíamos que jornalistas estavam procurando. Havia muito menos do que hoje em dia, não é?

Alfredo Graciani, ex-jogador do Boca Juniors (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)Graciani hoje trabalha num parque em Buenos Aires(Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)
 
Até a final da atual edição da Libertadores, aquele duelo entre Boca e Corinthians era o mais importante da história dos confrontos entre os dois times. E Graciani aposta que, em 2012, a história terá o mesmo fim que em 91. Ídolo do Boca, muito mais pela identificação com a torcida do que por títulos, o ex-jogador não é um profundo conhecedor do Corinthians. Tanto que, para ele, o Emerson que joga na equipe alvinegra é o ex-volante que disputou as Copas do Mundo de 1998 e 2006, já aposentado. Mesmo assim, ele palpita e corneta o time de Tite.

- O Corinthians não me parece uma grande equipe. Nunca foi campeão ou chegou a esta fase, essa pressão joga contra. Creio que seja muito importante para eles, pena que cruzaram com o Boca e seus jogadores, que sabem muito bem como é ganhar a Libertadores - afirmou.

O discurso tem um forte tom de paixão. Graciani costuma dizer que sua vida é o Boca. Na quarta-feira estará na Bombonera para ver o time do coração, no primeiro jogo da decisão. E para ele, a experiência de Riquelme pode fazer diferença. O camisa 10 é candidato a ser o que o Morcego foi em 91: algoz do Corinthians. Além do famoso gol do Morumbi, ele também fez no jogo em casa. Mas o que está na memória é mesmo o que contou com a “ajuda” de Guinei.

- Eu me lembro perfeitamente. O zagueiro tem a bola. Eu aperto, roubo, encaro o goleiro e coloco por cima dele. Um lindo gol! Acredito que a torcida do Boca se lembre. Era muito difícil para equipes argentinas jogar no Brasil, quase sempre perdiam. Mas contra o Corinthians fomos muito bem e esses gols são importantes para mim.

Parceiro de Batistuta no ataque de 1991, Graciani aponta uma característica que se aprimora na equipe azul e amarela desde aquela época: saber jogar como visitante. Por isso, em sua visão pouco imparcial, uma vitória na Bombonera praticamente sela o heptacampeonato.

E para conquistar essa vitória, Riquelme, de 34 anos, é o trunfo. As cobranças de faltas, escanteios e seus passes precisos para os companheiros são as maiores esperanças do Morcego em uma equipe que também não enche seus olhos. Para Graciani, autor do gol histórico de 91, os finalistas da Libertadores praticamente se equivalem na força defensiva. Mais uma razão para apostar na experiência do Boca.


Alfredo Graciani, ex-jogador do Boca Juniors (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)Graciani vê o Boca Juniors mais preparado para o título deste ano  (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)
 
- Defensivamente o Corinthians é bom, tem bons zagueiros. Tenho a sensação de que as equipes são muito parecidas e, nesta fase, pesam jogadores com mais experiência, rodagem no campo de jogo e na Libertadores - definiu Graciani.

Hoje aos 47 anos, ele decidiu se aposentar aos 34 por não aceitar jogar em clubes menores, já em condições físicas piores. Virou comentarista de televisão, chegou a trabalhar no Boca e, desde 2008, atua na administração do Parque Sarmiento ao lado de outro ex-atleta do clube, Walter Pico. Ele foi colocado no cargo pelo prefeito Mauricio Macri, ex-presidente do Boca Juniors.

Pai de cinco filhos, frutos de dois casamentos, ele deu um leve sorriso ao saber que Guinei até hoje é lembrado pela falha em seu gol. Um sorriso quase cruel, que revela orgulho em um rosto que tem história e vive escondido em Buenos Aires, mas sempre dedicado ao Boca.


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2012/06/lembra-dele-algoz-do-timao-em-91-graciani-lembra-gol-e-aposta-no-boca.html

Com entraves na relação entre clube e jogador, Botafogo desiste de Tanaka

Zagueiro não queria deixar o Nagoya Grampus sem uma liberação do dirigente, apesar da disposição da diretoria alvinegra em pagar a multa

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Túlio Tanaka, brasileiro naturalizado japonês (Foto: Getty Images)Contratação de Túlio Tanaka era um pedido do
técnico Oswaldo de Oliveira (Foto: Getty Images)
 
Diante da dificuldade de o zagueiro Marcos Túlio Tanaka conseguir se entender com o Nagoya Grampus-JAP, o Botafogo anunciou oficialmente a sua desistência na negociação. Brasileiro naturalizado japonês, o jogador, de 31 anos, estava nos planos desde o início da temporada e era um desejo do técnico Oswaldo de Oliveira, de quem foi adversário no Japão, por ser considerado uma liderança natural e pela experiência de ter disputado a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Tanaka tem contrato até o fim do ano que vem com o Nagoya Grampus. A multa para deixar o clube custaria ao Botafogo R$ 1,7 milhão. Mesmo com o pagamento, o jogador fazia questão de sair apenas com o consentimento dos dirigentes do clube japonês. Com pressa para encorpar o elenco, o clube desistiu de investir no jogador.

- Todos os esforços possíveis relacionados ao Tanaka foram feitos. O Botafogo considera essa negociação encerrada - disse o gerente de futebol Anderson Barros.

Nos últimos dias, o empresário Anselmo Paiva esteve no Japão a pedido do Botafogo para intensificar a negociação com o Nagoya Grampus. Ele embarcou de volta para o Brasil nesta segunda-feira depois de encerrada a discussão sobre a liberação de Tanaka. Agora, o clube irá ao mercado em busca de um outro jogador para a posição, do mesmo perfil.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/com-entraves-na-relacao-entre-clube-e-jogador-botafogo-desiste-de-tanaka.html

Diretor de futebol do Goiás revela que negocia para ter Loco Abreu

Segundo Marcelo Segurado, time esmeraldino busca parceria para viabilizar a contratação, mas enfrenta concorrência de um clube do Oriente Médio

Por Daniel Mundim e Fernando Vasconcelos Goiânia

loco abreu botafogo   (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Além do Goiás, time do Oriente Médio também
estaria interessado em Loco Abreu (Foto: ThalesSoares/GLOBOESPORTE.COM)
 
Loco Abreu voltou a entrar em campo pelo Botafogo no último domingo após cinco jogos, mas a possibilidade de deixar o Alvinegro não diminuiu. Depois da apagada atuação do uruguaio na derrota por 2 a 1 para a Ponte Preta, um clube tornou público o interesse pelo atacante. Nesta segunda-feira, enquanto apresentava Walter, ex-Cruzeiro e Inter, o diretor de futebol do Goiás, Marcelo Segurado, revelou que negocia para ter o camisa 13 do Glorioso. Mas tem concorrência.

- É muito difícil ter jogadores de área no Brasil, mas estamos buscando. Estamos conversando com o Loco Abreu, sim. Ele tem uma proposta do Oriente Médio também. Espero que esta situação se resolva até o fim da semana – declarou o dirigente esmeraldino.

O fato de haver o interesse de um clube do Oriente Médio desanimou o time esmeraldino. Segurado se diz otimista para a concretização do negócio, mas admite que a concorrência deixou o acerto mais difícil. De acordo com o diretor, o Goiás procura parceiros para viabilizar a contratação. Loco Abreu tem contrato até o fim de 2013 com o Botafogo e multa rescisória de R$ 9 milhões.

Segundo o dirigente do time goiano, a ida para uma equipe que está na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro não seria empecilho. O uruguaio teria se interessado com a sondagem da equipe esmeraldina.

- A diretoria conversou com o procurador dele e também com o Loco. Ele mostrou muito interesse. A representatividade que o Goiás tem no cenário nacional às vezes é maior do que aqui no estado. O Goiás tem uma representatividade grande – finalizou Segurado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/06/diretor-de-futebol-do-goias-admite-que-negocia-para-ter-loco-abreu.html

Bellucci encara missão impossível e estreia contra Nadal em Wimbledon

Pela primeira vez na Quadra Central do All England Club, brasileiro luta contra retrospecto para encerrar sequência de cinco finais do espanhol em Londres

Por SporTV.com Londres, Inglaterra

Thomaz Bellucci tênisWimbledon (Foto: Getty Images)Thomaz Bellucci enfrenta Rafael Nadal nesta terça,
em Wimbledon (Foto: Getty Images)
 
Thomaz Bellucci estreia em Wimbledon nesta terça-feira, por volta das 10h (horário de Brasília), com uma missão praticamente impossível. O paulista, 80º do ranking, jogará pela primeira vez na Quadra Central do All England Club e terá pela frente o espanhol Rafael Nadal, número 2 do mundo, que alcançou a final nas últimas cinco vezes que participou do torneio e nunca foi derrotado na primeira rodada de um Grand Slam. O SporTV transmite a partida, e o SporTV.com acompanha em Tempo Real.

Esta será a terceira vez que Bellucci e Nadal se enfrentam no circuito mundial. As duas anteriores foram em Roland Garros, e o brasileiro não venceu nenhum set. Em 2008, na primeira rodada do torneio francês, o tenista europeu ganhou por 7/5, 6/3 e 6/1. Dois anos depois, nas oitavas de final, a vitória espanhola foi por 6/2, 7/5 e 6/4.

- Será a primeira vez que jogarei na Quadra Central daqui, considerado um dos templos do tênis mundial. Com certeza, um momento muito especial para a minha carreira. Vou querer aproveitar ao máximo essa experiência, Vou tentar entrar tranquilo e fazer o meu melhor, mesmo porque toda a pressão vai estar do lado dele. Não tenho muito o que perder. Ele é favorito, ganhou duas vezes aqui e já mostrou que também joga muito bem na grama – afirmou o brasileiro.

Campeão em Roland Garros há duas semanas, Rafael Nadal tenta sua sexta final em Wimbledon. O tenista da Espanha foi campeão em 2008 e 2010, e vice em 2006, 2007 e 2011. Ele ficou fora do torneio em 2009 por causa de tendinite nos joelhos.

Thomaz Bellucci já deu adeus à competição na chave de duplas. Ao lado do australiano Carsten Ball, o brasileiro foi derrotado pelo italiano Daniele Bracciali e pelo austríaco Julian Knowle, por 3 sets a 0 (7/5, 7/6(8) e 6/3).

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2012/06/bellucci-encara-missao-impossivel-e-estreia-contra-nadal-em-wimbledon.html