sábado, 16 de junho de 2012

Andrezinho faz primeiro gol pelo Bota justo contra Inter: 'Sensação diferente'

Meia, que atuou quatro anos pelo Colorado, está no Botafogo desde o início do ano e faz seu primeiro gol pelo atual clube exatamente contra o ex

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Andrezinho passou quatro anos no Internacional e conquistou diversos títulos com a camisa vermelha. Desde o início do ano no Botafogo, o meia jogou neste sábado pela primeira vez no Beira-Rio contra o ex-time. Apesar de não esconder o carinho pelo Colorado, Andrezinho fez bem o seu trabalho em campo. Foi dele o gol que deu início à virada do Alvinegro (2 a 1). O gol, por sinal, foi o primeiro de Andrezinho com a camisa do time carioca.

- Antes do jogo me emocionei com o carinho dos torcedores e funcionários. Vou levar o Inter para sempre no meu coração. É uma sensação diferente fazer um gol no Inter. Tenho o maior respeito pelo clube. Fico feliz pelo primeiro gol, contra uma equipe muito difícil de ser batida, ainda mais dentro de casa. Acima de tudo sempre fui profissional e dei meu máximo, vencer e ainda fazer o gol fica ainda mais gostoso - disse Andrezinho.

Para o meia Renato, a mudança de postura do Botafogo na etapa final foi determinante para que o time conseguisse a virada.

- A equipe no segundo tempo entrou com a mentalidade de não errar tanto passe e conseguiu reverter o resultado - avaliou Renato.

O Botafogo chegou a nove pontos no Campeonato Brasileiro. Depois de duas derrotas seguidas, o time reencontrou a vitória nesta quinta rodada. O Glorioso volta a campo no domingo, 24 de junho. O adversário será a Ponte Preta, no Engenhão.

FONTE ;
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/andrezinho-apos-marcar-diante-do-inter-sensacao-diferente.html

Oswaldo destaca calma da equipe no segundo tempo: 'Foi o diferencial'

Técnico do Botafogo diz que time soube segurar a bola para construir a virada diante do Internacional, neste sábado, no Beira-Rio

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

Depois de duas derrotas consecutivas, o Botafogo voltou a sentir o gosto da vitória na noite deste sábado. O Alvinegro começou perdendo para o Internacional, no Beira-Rio, mas teve uma grande atuação no segundo tempo do jogo e conseguiu buscar a virada para 2 a 1. Na opinião do técnico Oswaldo de Oliveira, a calma da equipe foi determinante para o bom resultado.

- No fim do primeiro tempo eu cheguei a dizer que nós erramos quando concedemos a chance ao Inter de marcar, e não aproveitamos as oportunidades que tivemos. O fato foi que nós conseguimos ter um pouco mais de calma e segurar a bola no segundo tempo, esse foi o diferencial. Mas em termos de volume, de presença tática e de evolução da equipe, os dois tempos foram semelhantes, embora só no segundo tenhamos marcado - disse Oswaldo, em entrevista coletiva.

Perguntado sobre a atuação do árbitro Paulo César de Oliveira, que deixou de marcar um pênalti claro em Vitor Junior, no segundo tempo, o técnico alvinegro não pegou pesado nas críticas.

- O árbitro cometeu erros importantes na minha opinião. Mas acho que a arbitragem do jogo contra o Cruzeiro foi muito pior. No jogo contra o Náutico, o árbitro errou também. Hoje também houve erros, mas para os dois lados. O grande mérito foi da equipe, que conseguiu neutralizar um time fortíssimo com o Inter e conseguiu usar com talento e garra aquilo que precisava para vencer o jogo - finalizou.

O Botafogo chegou a nove pontos no Campeonato Brasileiro. O Glorioso volta a campo no domingo, 24 de junho. O adversário será a Ponte Preta, no Engenhão.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/oswaldo-destaca-calma-da-equipe-no-segundo-tempo-foi-o-diferencial.html

Nalbandian vai à final em Queen's e luta por primeiro título desde 2010

Argentino enfrenta o croata Marin Cilic na decisão do torneio de grama

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

David Nalbandian tênis Queen's semis (Foto: Reuters)Nalbandian comemora a vaga na final (Reuters)
 
Quase um ano e meio depois, David Nalbandian volta a disputar uma final no circuito mundial. O argentino, atual número 39 do mundo, avançou à decisão do ATP 250 de Queen's (o evento é disputado no Queen's Club, em Londres) ao derrotar o búlgaro Grigor Dimitrov por 6/4 e 6/4.

Ex-top 10 e vice-campeão de Wimbledon em 2002, Nalbandian, hoje com 30 anos, jogou sua última decisão de torneio em janeiro do ano passado, no ATP 250 de Auckland, na Nova Zelândia. O argentino, na ocasião, foi superado pelo espanhol David Ferrer.

Quando entrar em quadra neste domingo para enfrentar o croata Marin Cilic (25), Nalbandian tentará encerrar um jejum de títulos que dura quase dois anos. A última vez que levantou um troféu foi em agosto de 2010, no ATP 500 de Washington, nos Estados Unidos. Cilic, por sua vez, assegurou a vaga na decisão ao derrotar o americano Sam Querrey (77) por 6/3, 3/6 e 6

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/nalbandian-vai-final-em-queens-e-luta-por-primeiro-titulo-desde-2010.html

Alison e Emanuel vão à final em Roma e assumem a liderança do ranking

16/06/2012 18h40 - Atualizado em 16/06/2012 19h34

Alison e Emanuel vão à final em Roma e assumem a liderança do ranking

Após vencer o Grand Slam de Moscou sem perder, dupla brasileira chega à 13ª partida invicta e pega Gibb/Rosenthal pelo segundo título seguido

Por SporTV.com Roma

Depois de três jogos disputados neste sábado, Alison e Emanuel conquistaram a 13ª vitória seguida no Circuito Mundial de Vôlei de Praia, chegaram à final do Grand Slam de Roma e assumiram a liderança do ranking, ultrapassando Ricardo e Pedro Cunha. Após sete vitórias e o título invicto da etapa de Moscou no início da semana, os brasileiros estão na decisão na Itália - com seis jogos ganhos e nenhuma derrota. Os atuais campeões mundiais venceram os americanos Fuerbringer e Lucena na semifinal, por 2 sets a 1 
(21/18, 14/21 e 15/10), e agora enfrentam na decisão Gibb e Rosenthal, também dos EUA.

Alison e Emanuel semifinal em Roma vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)Emanuel sobe para fechar o primeiro set em 21 a 18 (Foto: Divulgação/FIVB)
 
O sábado foi longo para Alison e Emanuel. Para chegar à decisão, a dupla teve que vencer três partidas. Eles abriram o dia com um duelo caseiro e venceram Márcio e Pedro Solberg por 2 sets a 0 (21/17 e 21/16). Na sequência, pelas quartas, passaram sem muitas dificuldades pelos alemães Erdmann e Matysik: novo 2 a 0 (21/16 e 21/16).
Enquanto Alison e Emanuel avançavam, a outra dupla brasileira ainda em ação, Ricardo e Pedro Cunha, caía nas oitavas diante dos tchecos Kubala e Benes, por 2 a 0 (21/17 e 25/23).

O jogo decisivo
Os americanos Fuerbringer e Lucena eram o último obstáculo dos brasileiros rumo à final. E Alison e Emanuel começaram melhor a semifinal. O Mamute, como Alison é conhecido, fechou a porta no bloqueio e fez 6 a 4. Lucena errou duas vezes e permitiu que a dupla verde e amarela abrisse quatro pontos. Contando com a sorte, Emanuel voou para salvar uma bola perdida e acabou marcando ponto de recepção. E coube ao próprio Emanuel fechar o primeiro set em 21 a 18.

Alison e Emanuel semifinal em Roma vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)Emanuel faz a recepção e prepara a bola para Alisonna semifinal em Roma (Foto: Divulgação/FIVB)
 
No período seguinte, Alison caiu de produção e o desempenho da dupla foi junto. Fuerbringer e Lucena abriram vantagem de três pontos logo no início do set, mas os brasileiros viraram depois de muitos erros dos adversários. A reação parou por aí, e os americanos assumiram o controle. Com um ace de Lucena, a diferença pulou para cinco (17 a 12) e foi só aumentando para fechar o set em 21 a 14.

O tie-break decidiria quem faria a final contra os americanos Gibb e Rosenthal, que, mais cedo, venceram os suíços Heyer e Chevallier. Os brasileiros começaram na frente em um ataque de Emanuel e mantiveram vantagem até o 8 a 7. Foi quando uma bola duvidosa deu gás aos americanos. Emanuel atacou, a bola parou no bloqueio e caiu na areia. Dentro ou fora? Confusos, os árbitros conversaram entre si e deram o ponto para Fuerbringer e Lucena.
Os americanos viraram o jogo, os brasileiros pediram tempo. E parece que a conversa deu resultado. Fuerbringer atacou para fora e recolocou o Brasil no jogo. Foi o momento de Alison voltar a crescer na rede. Com dois pontos de bloqueio seguidos, o capixaba fez 14 a 10 e deu o ponto do set. Mais uma vez, Fuerbringer atacou para fora e encerrou o jogo: 15 a 10.
Finais sem brasileiras no feminino

Entre as mulheres, as duplas brasileiras foram eliminadas e não tiveram chances de brigar pelo pódio em Roma. Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa caíram nas oitavas de final. Taiana e Vivian não passaram da repescagem.

As italianas Cicolari e Menegatti, que eliminaram Talita e Maria Elisa, disputam o terceiro lugar com as americanas Kessy e Ross. Na decisão do Grand Slam italiano, a dupla suíça Kuhn/Zumkehr decide quem leva a medalha de ouro com as alemãs Goller/Ludwig, algozes de Juliana e Larissa.

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/06/alison-e-emanuel-vao-final-em-roma-e-invencibilidade-ja-chega-13-jogos.html

No retorno de Giba às quadras, Brasil derrota Finlândia pela Liga Mundial

Vitória por 3 a 0 sobre os donos da casa deixa a seleção empatada com
a Polônia, adversária deste domingo na briga por uma vaga na fase final

Por GLOBOESPORTE.COM Tampere, Finlândia

Novamente com o capitão Giba, que retornou às quadras após passar por uma cirurgia na tíbia esquerda, entre os titulares, o Brasil passou com facilidade pelo seu segundo compromisso pela quarta rodada da Liga Mundial, em Tampere, na Finlândia. Menos irregular do que na vitória do dia anterior sobre o Canadá, a seleção brasileira derrotou os donos da casa neste sábado, por 3 sets a 0, parciais de 25/22, 25/18 e 25/23, e chegou aos mesmos 26 pontos da Polônia, que derrotou os canadenses por 3 a 0 na preliminar.

Com o mesmo número de pontos no grupo B da Liga Mundial, Brasil e Polônia decidem neste domingo, às 10h (horário de Brasília), uma vaga na fase final da competição, que será disputada de 4 a 8 de julho, em Sófia, na capital da Bulgária. O SporTV transmite a partida.

- Que bom que consegui voltar antes, com mais tempo para pegar um ritmo melhor, já que a nossa maior meta é estar bem nos Jogos Olímpicos de Londres. Agora, estou muito feliz mesmo por ter trabalhado muito duro e ter conseguido voltar até um pouco antes do que se esperava. Ainda temos mais duas semanas de Liga Mundial e vai ser um tempo bom para que eu melhore ainda mais - disse Giba.

O JOGO
Como de hábito nesta Liga Mundial, a seleção brasileira começou a partida cometendo muitos erros. Melhor para os donos da casa, que lideraram o set até o nono ponto (9 a 5). Foi aí que Giba entrou em ação. Ele não jogava desde dezembro do ano passado. Com o capitão no saque, o Brasil fez cinco pontos seguidos, virou o jogo e deu a impressão de que deslancharia.
 Após estarem perdendo por 18 a 15, os finlandeses deram o troco e viraram para 19 a 18. O placar seguiu igual até o 22º ponto, quando a experiência dos tricampeões mundiais falou mais alto, e o time de Bernardinho fechou em 25 a 22.

A vitória deu confiança ao time brasileiro, que se aproveitou dos muitos erros cometidos pelos donos da casa para abrir 16 a 10 antes do segundo tempo técnico. Daí em diante, a equipe se soltou, voltou a jogar como Brasil e venceu a parcial sem maiores problemas por 25 a 18.

A parada de dez minutos entre o segundo e o terceiro sets não fez bem à seleção brasileira, que, sonolenta, permitiu que a Finlândia abrisse 4 a 2. A reação dos donos da casa, no entanto, não durou muito, e rapidamente o Brasil voltou a comandar. Mas os finlandeses eram valentes e mantiveram a partida equilibrada até o 22º  ponto. A partir daí, a experiência falou mais alto e os brasileiros fecharam o set em 25 a 23, num ataque de meio do central Rodrigão.

 FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/no-retorno-de-giba-quadras-brasil-derrota-finlandia-pela-liga-mundial.html

Sem roupa, atrizes de filmes adultos disputam animada pelada em Berlim

Beldades de Alemanha e Dinamarca se enfrentam em torneio na Europa

Por GLOBOESPORTE.COM Berlim, Alemanha

Alemanha e Dinamarca entraram em campo neste sábado pela Euro... Opa! Pela Euro 2012, não. Mas sim pelo torneio batizado de Sexy Soccer 2012, disputado em Berlim. Atrizes pornôs dos dois países defenderam as respectivas seleções em uma animada partida de futebol. Do lado de fora, um batalhão de curiosos e fotógrafos dispostos a registrar todos os acontecimentos da partida entre as beldades.

Atrizes jogam futebol na Alemanha (Foto: Reuters)Atrizes de Alemanha e Dinamarca se enfrentam em competição em Berlim (Foto: Reuters)
 
Atrizes pornô em jogo de futebol na Alemanha (Foto: Reuters)Atrizes mostram empolgação na disputa pela bola (Foto: Reuters)
 
FONTE:

Trio parada dura: meias brilham, e Botafogo vence o Inter de virada

Nova formação dá certo, Alvinegro joga bem e supera os colorados no Beira-Rio. Torcida vaia o time, que perde a invencibilidade no Brasileiro


A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Depois de duas rodadas, o Botafogo retomou o caminho das vitórias em grande estilo neste sábado, no Beira-Rio, em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Andrezinho e Fellype Gabriel, o time alvinegro bateu o Inter de virada, por 2 a 1, consagrando a nova formação idealizada pelo técnico Oswaldo de Oliveira, com três meias. Vitor Júnior foi o terceiro armador, criando boas situações. A equipe carioca coleciona o seu terceiro trinfo, todos virando o placar.
 
O Inter, apesar do retorno dos selecionáveis Oscar e Leandro Damião, jogou muito mal, foi vaiado pela torcida e perdeu a invencibilidade na competição.

- Tomamos o gol em falta de atenção nossa. No segundo tempo, tiramos o contra-ataque deles, jogamos bem e conseguimos essa vitória, que é muito importante - disse Fellype Gabriel, feliz pelo resultado, diferentemente do colorado D'Alessandro.

- No segundo tempo não conseguimos jogar, não conseguimos encaixar a marcação. Tomamos a virada que não podemos deixar acontecer. É um aprendizado - declarou o argentino.

Com o resultado, os colorados permanecem com oito pontos. Já os alvinegros vão a nove. Na próxima rodada, no dia 24, o Inter visita o Sport, na Ilha do Retiro, enquanto o Botafogo recebe a Ponte Preta, na mesma data, no Engenhão.

Comemoração gol do Andrezinho, Internacional x Botafogo  (Foto: Alexandro Auler / Agência Estado)Andrezinho comemora o golaço marcado no segundo tempo (Foto: Alexandro Auler / Agência Estado)

Com três meias - Vítor Júnior, Andrezinho e Fellype Gabriel -, o Botafogo começou trocando bons passes, tendo o domínio do jogo. Mas a formação deixava Herrera isolado na frente. Os laterais passavam raramente, limitando as opções dos armadores. O Inter só entrou na partida quando Oscar passou a ser acionado pela direita. Com boas investidas, o jovem jogador criava dificuldades para o estreante Jonh Lennon e acabou abrindo espaço para a jogada do primeiro, aos 30 minutos, quando Guiñazu cobrou falta com rapidez e acionou Oscar. O meia da Seleção cruzou na medida para Leandro Damião, que cabeceou para o meio da área e encontrou Dagoberto livre para, também de cabeça, fazer 1 a 0.

Apesar de conseguir ficar mais com a bola no pé (52% a 48% de posse no primeiro tempo), o Botafogo era pouco eficiente na criação. Uma das poucas chances criadas terminou em conclusão de Herrera para a defesa de Muriel. Já o Inter sentia falta de uma melhor atuação das estrelas D'Alessandro e Leandro Damião, apagados até então.

Botafogo sufoca o Inter na segunda etapa
Apesar da batida perigosa de D'Alessandro no início da segunda etapa, foi o Botafogo que voltou melhor, criando mais. Vitor Júnior era o motor do time, com passes verticais, habilidade e muita movimentação. Tanto que quase conseguiu um pênalti após driblar Guiñazu entre as pernas e deslocar Índio antes de ser derrubado perto da linha da grande área. O árbitro Paulo Cesar Oliveira consultou o assistente atrás do gol para confirmar que não houve a penalidade. Não deu certo na primeira, mas Vitor Júnior foi feliz na sequência ao arrancar pela direita e encontrar Andrezinho na entrada da área. O ex-colorado dominou e soltou a bomba no ângulo. Golaço e 1 a 1.

Victor Junior e Guinazu, Internacional x Botafogo (Foto: Wesley Santos / Agência Estado)Vitor Júnior deu trabalho para os marcadores do Inter (Foto: Wesley Santos / Agência Estado)
 
Virada com bom futebol
O Botafogo passou a gostar e muito do jogo. E não teve pênalti marcado aos 21, quando Vitor Júnior driblou Fabrício e acabou calçado. Paulo Cesar Oliveira mandou a partida seguir, para desespero do meia alvinegro. Nesta altura, o Inter estava muito desorganizado, perdendo os rebotes e assistindo ao Botafogo martelar em busca da virada. As vaias da arquibancada eram o termômetro.

E a virada enfim aconteceu aos 26. Após ficar mais de um minuto para bater o escanteio, atrapalhado pela bandeirinha, que balançava com o vento, Andrezinho cobrou para a ótima cabeçada de Fellype Gabriel, desviando de Muriel: 2 a 1.

Somente neste momento Dorival Júnior mexeu no time, colocando o atacante Jajá na vaga do lateral Fabrício. Mas não mudou a postura. Longe de estar numa noite boa, o time colorado só cercava o Botafogo e não esboçou reação. Melhor para os comandados de Oswaldo de Oliveira e a consagração do trio de meias. Final: 2 a 1.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2012/16-06-2012/internacional-botafogo.html

Pará deve ser sede do campeonato brasileiro de vôlei para deficientes

Série C do Campeonato Brasileiro de vôlei sentado deverá acontecer de 3 a 5 de agosto, em Belém

Por Pedro Cruz Belém

vôlei sentado parapan guadalajara (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)Seleção brasileira de vôlei sentado no Parapanamericano de Guadalajara, no México (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)
 
Enquanto a Série C do Campeonato Brasileiro de futebol não tem data definida para começar, Belém poderá sediar, em agosto, a primeira Série C do campeonato brasileiro de vôlei paraolímpico, também conhecido como vôlei sentado. A competição já tem data marcada: os dias 3, 4 e 5 de agosto, faltando ainda as confirmações do local da competição, locais de hospedagem e alimentação dos atletas.

Medalhista de ouro nos jogos olímpicos de Barcelona (1992) e prata em Los Angeles (1984), o ex-jogador de vôlei Amauri Ribeiro é quem comanda o esporte Brasil a fora. Ele já foi técnico da seleção brasileira de vôlei sentado e, atualmente, preside a Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD).

– Estamos fazendo visitas em ginásios e estabelecimentos esportivos porque a Confederação pretende realizar, aqui em Belém, o campeonato brasileiro da Série C. Escolhemos Belém pelo seu forte empenho na categoria escolar e no surgimento de novas equipes, que provavelmente participarão do campeonato – explicou Amauri Ribeiro.

Amauri Ribeiro, ex-jogador e presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD) (Foto: Divulgação)Amauri Ribeiro, ex-jogador de vôlei e presidente da
Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes
(CBVD) (Foto: Divulgação)
Seis locais estão sendo cogitados para receber a competição nacional no Estado: a Escola Superior de Educação Física (ESEF), da Universidade Estadual do Pará (UEPA); o ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Seduc; o SESI, na av. Almirante Barroso; o SESC Doca; o Colégio Santa Catarina; e o Colégio Gentil.
– Esperamos definir o local ainda hoje (15) ou amanhã (16). Seis equipes já estão confirmadas no torneio. São duas de São Paulo, sendo uma da cidade de Peruíbe e uma de Praia Grande; duas do Pará, a ADESEF e a ADFPA; e uma de Anápolis (GO). Ainda há uma sétima pendente, que é de Macapá (AP) – detalhou o professor Renato Oliveira, coordenador do Projeto Ídolos Sentados e membro da comissão técnica da seleção brasileira júnior de vôlei sentado.

O esporte
O vôlei sentado existe no mundo há mais de 50 anos, porém só chegou ao Brasil em 2003. Em franco desenvolvimento no país, já existem 24 equipes masculinas e nove femininas. O esporte é praticado em nove Estados, com 22 entidades filiadas à CBDV. O vôlei sentado é integrante das Olimpíadas Paraolímpicas desde 1976, quando foi disputado em Toronto, no Canadá. Em 2008, a seleção brasileira atingiu sua melhor marca, terminando os jogos paraolímpicos de Pequim, na China, na 6ª colocação.
– A participação nos jogos paraolímpicos já é uma vitória porque só o campeão das américas tem o direito de participar. Foi o que aconteceu ano passado também, quando conquistamos, com o masculino, a medalha de ouro nos jogos Parapanamericanos em Guadalajara, no México e conseguimos, pela primeira vez, classificar a seleção feminina para as Paraolimpíadas de Londres. Das modalidades paraolímpicas coletivas, o vôlei é a única que está levando equipes nas duas modalidades, masculino e feminino – contou Amauri Ribeiro.


FONTE

Brasil tenta ganhar ritmo, mas teme lesões no caminho até Londres

Durante o Grand Prix, José Roberto Guimarães lida com cinco jogadoras com problemas físicos. Situação ainda não preocupa: 'Nada significante'

Por João Gabriel Rodrigues São Bernardo do Campo, SP

Por enquanto, nada muito grave. Mas, à medida que tenta dar ritmo à seleção brasileira, José Roberto Guimarães se vê às voltas com o desgaste de algumas jogadoras. Durante a disputa do Grand Prix, fase final de preparação para os Jogos de Londres, o treinador tem cinco de suas principais atletas com problemas físicos. Na vitória contra a Alemanha, na noite de sexta, Paula Pequeno e Mari precisaram lidar com a dor durante a partida.

As duas se machucaram durante os treinos antes do Grand Prix. Paula sofreu uma pancada no cotovelo esquerdo e precisou jogar com fitas adesivas contra dores diante das alemãs. Mari, por sua vez, rompeu dois ligamentos do polegar esquerdo, machucou o tendão e também jogou no sacrifício. Antes delas, Fernanda Garay foi poupada por uma lesão muscular leve no braço esquerdo, enquanto Natália tenta voltar às quadras depois de uma cirurgia na canela e Sassá se recupera de uma lesão no tornozelo esquerdo.

Paula Pequeno Grand Prix vôlei (Foto: Wander Roberto/VIPCOMM)Paula Pequeno jogou com um fitas adesivas para dores na sexta (Foto: Wander Roberto/VIPCOMM)
 
Zé Roberto admite que, embora o momento seja de dar ritmo à seleção, há a preocupação em preservar as jogadoras de lesões mais sérias.

- Estamos tentando um jeito de lidar com isso. Nossa preocupação é passar incólume na preparação. Temos algumas baixas, mas leves, nada significante. A Fernanda já está melhor hoje. Se fosse nas Olimpiadas, ela jogaria. Mas não vale a pena forçar. A Paula teve um problema no cotovelo, que fez com que a Mari se apresentasse na ponta (estava treinando como oposto). As opções dependem do que vamos receber.

Mari Brasil vôlei Grand Prix (Foto: Wander Roberto/VIPCOMM)Mari jogou com uma proteção na mão esquerda
contra alemãs (Foto: Wander Roberto/VIPCOMM)
 
O treinador afirmou que Paula Pequeno, que não jogou o quarto set contra as alemãs, não será problema para a partida contra as italianas.

- Ela está sentindo uma dor leve, mas pode ir para o jogo sem problema nenhum. Lógico que se sentir, tem de dar uma segurada. Mas, a princípio, não é nada.

Mari também atuou com uma proteção na mão esquerda. Depois de machucar o dedo polegar em um treino, a jogadora diz não se preocupar.

- Tive um incidente no treino. Em um bloqueio, rompi dois ligamentos do dedo e acabei lesionando o tendão. Dói um pouco na hora de bloquear, mas não é nada tão grave - disse a jogadora.

O Brasil volta à quadra neste sábado, contra a Itália. As equipes se enfrentam às 20h30m, com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/brasil-tenta-ganhar-ritmo-mas-teme-lesoes-no-caminho-ate-londres.html

Longe do ideal, Brasil encara a Itália e tenta se manter invicto no Grand Prix

Depois de partida ruim contra a Alemanha, seleção tenta melhorar ritmo contra as italianas, neste sábado, às 20h30m, em São Bernardo do Campo

Por João Gabriel Rodrigues São Bernardo do Campo, SP

No fim, o que importou foi o resultado. Mas, depois da vitória por 3 sets a 1 contra a Alemanha, nenhuma jogadora saiu de quadra satisfeita. Invicto no Grand Prix em quatro jogos, o Brasil passou sufoco contra as europeias na primeira partida da etapa de São Bernardo do Campo. Neste sábado, a equipe tentará manter a sequência de triunfos em busca de um ritmo mais consistente em quadra. Tudo isso diante de uma velha rival. A seleção de José Roberto Guimarães encara a Itália, às 20h30m, no ginásio Adib Moyses Dib, com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.

Na primeira etapa, na Polônia, jogadoras como Fabíola, Jaqueline, Sheilla e Fabiana foram poupadas. A ansiedade de estrear em casa, segundo elas, também atrapalhou o desempenho diante das alemãs. Agora, esperam uma evolução da equipe contra a Itália, que veio para o Brasil sem algumas de suas principais jogadoras, como Carolina Costagrande.

Zé Roberto Grand Prix vôlei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Zé Roberto orienta as jogadoras contra a Alemanha (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
- Foi importante começarmos essa semana com uma vitória por 3 sets a 1. Nosso time estava ansioso no início da partida. Não acho que tenha sido falta de concentração, foi ansiedade mesmo. Fomos nos soltando ao longo do jogo. Precisamos jogar para ganhar ritmo - afirmou Sheilla, que marcou 20 pontos contra as alemãs.

O técnico José Roberto Guimarães também afirmou que a seleção sentiu a falta de ritmo de jogo. O treinador criticou o rendimento da defesa e do bloqueio da equipe, embora tenha ficado satisfeito com o saque. Contra a Itália, ele acredita em um melhor desempenho do time.

- Faltou ritmo de jogo. Na primeira semana, jogamos com um grupo. E, nessa, com outro. Menos mal que vencemos por 3 a 1, foram três pontos importantes em um jogo disputado. Lógico que eu não saio saisfeito. Vai ser um jogo dificil. Mesmo com o time incompleto, a Itália tem um bom volume de jogo.

Com a vitória sobre as alemãs, o Brasil soma nove pontos e ocupa o terceiro lugar na classificação geral, atrás de Estados Unidos e China, com 12. As cinco melhores seleções avançam à fase final e se juntam às chinesas, garantidas por sediarem a etapa.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/longe-do-ideal-brasil-encara-italia-e-tenta-se-manter-invicto-no-grand-prix.html

Lesionados, suspensos e pendurados para a rodada #5 do Brasileirão 2012

Lesões de última hora prejudicam Flamengo, Atlético-GO e Palmeiras. Maior ladrão de bolas da competição, Rodrigo Moledo desfalca o Internacional

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Rodrigo Moledo, zagueiro do Inter (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Inter não terá Rodrigo Moledo, com lesão na coxa
(Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
 
pelo Dragão, sentiu dores musculares e foi vetado para a partida contra o Coritiba. Léo Moura, que havia ficado fora do último jogo, treinou bem durante a semana e tinha escalação garantida para enfrentar o Santos. No entanto, o lateral rubro-negro, com um problema na coxa esquerda, acusado no último treino, está fora do confronto no Engenhão

A noite deste sábado marca o início da quinta rodada do Campeonato Brasileiro. É hora então de acertar seu time no Cartola FC, de olho no mercado, que fecha às 16h30m (de Brasília). Para não vacilar no momento da escalação, vale a pena conferir a lista de lesionados, suspensos e pendurados para os jogos do fim de semana. Internacional x Botafogo, Cruzeiro x Figueirense e Fluminense x Portuguesa abrem a rodada, que terá ainda mais sete partidas no domingo.
Desfalques de última hora atrapalharam Atlético-GO e Flamengo. Ricardo Bueno, que faria sua estreia 

. O Palmeiras também não terá seu lateral-direito Artur, que, com lesão muscular, dará vaga a Cicinho.
 
Outras equipes também sofreram com lesões de jogadores importantes ao longo da semana. São os casos de Tinga, do Cruzeiro, e Jadson, do Botafogo. O zagueiro Rodrigo Moledo, maior ladrão de bolas do Brasileiro, sentiu dores na coxa esquerda e não defenderá o Internacional contra o Alvinegro carioca. A Ponte Preta terá poucos atacantes de ofício à disposição de Gilson Kleina. Luan, que faria estreia como titular, e Tony sofreram lesões musculares e desfalcam a Macaca.

Entre os suspensos, o zagueiro Márcio Rosário desfalca o Náutico pela segunda vez em cinco jogos, novamente por ter recebido cartão vermelho. Outro expulso foi Márcio Azevedo, do Botafogo, que terá o estreante Lennon na lateral esquerda. Denilson, Fernando e Marcos Rocha receberam o terceiro cartão amarelo na última rodada e desfalcam São Paulo, Grêmio e Atlético-MG, respectivamente.

O STJD puniu o atacante Anselmo Ramon, do Cruzeiro, por conta da expulsão contra o Náutico, na 2ª rodada. Com isso, o atacante terá que cumprir mais uma partida de suspensão e não enfrenta o Figueirense. Pelo lado alvinegro, o zagueiro Sandro cumpre pena automática após receber cartão vermelho contra a Ponte Preta. O Figueira, aliás, é o que mais sofre com desfalques entre todos os times do Brasileirão. Além da suspensão, ainda há oito jogadores no departamento médico do clube.

É bom ficar de olho também nos atletas mais faltosos, que estão pendurados para a próxima rodada da competição. Entre eles, jogadores essenciais para as suas equipes, como Juninho Pernambucano, do Vasco, Dagoberto, do Internacional, e Vagner Love, do Flamengo.
Confira as listas dos jogadores que desfalcarão os seus times na 5ª rodada do Brasileirão:
 
info Suspensos e Lesionados 15/06 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) 
 
FONTE:

CR7 em baixa, temporal, redenção, briga e até cueca: a rodada#2 da Euro

Enquanto Torres marca duas vezes, português é criticado por atuação ruim. Chuva interrompe partida, hooligans se enfrentam e média de gols aumenta

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


A segunda rodada da Eurocopa ficou marcada por briga fora de campo, duas seleções eliminadas, uma cueca polêmica, um calção arriado, um ídolo em baixa, uma redenção, um temporal e um golaço. Nos oito jogos disputados, foram marcados 26 gols, média de 3,25 por partida, maior que a de 2,5 da primeira rodada. Entre eles, dois de Fernando Torres na goleada espanhola sobre a Irlanda por 4 a 0. O atacante deu a volta por cima depois de ser muito criticado na estreia contra a Itália (assista, no vídeo acima, aos gols da vitória da Espanha).

Se o espanhol alcançou a redenção, outro atacante foi alvo de críticas, principalmente por um gol perdido aos 32 minutos do segundo tempo. A seleção portuguesa disputava partida equilibrada contra a Dinamarca, e Cristiano Ronaldo desperdiçou uma chance cara a cara com o goleiro adversário (clique aqui e confira o lance). Sorte dele que Portugal venceu por 3 a 2.


Quem aproveitou a chance que teve, com muita categoria, foi o inglês Welbeck, que marcou o gol da vitória de virada da Inglaterra sobre a Suécia por 3 a 2, num dos grandes jogos da competição até o momento (assista o gol no vídeo ao lado).

Irlanda e Suécia, com duas derrotas, são as únicas seleções que já estão eliminadas da Euro. A Holanda também perdeu os dois jogos, mas ainda tem possibilidade de se classificar no grupo da morte, no qual as quatro seleções ainda podem chegar às quartas. A segunda derrota holandesa se deveu muito à atuação de Mario Gomez, que marcou duas vezes na vitória alemã por 2 a 1 (clique aqui e assista aos gols da partida). Se eliminou duas seleções, a segunda rodada ainda não garantiu ninguém nas quartas de final da Euro.


Cueca polêmica e calção arriado
imprópria doDois fatos bem curiosos marcaram essa segunda rodada. Um deles foi protagonizado pelo atacante dinamarquês Bendtner, que, após marcar o segundo gol de sua seleção contra Portugal, exibiu parte de sua cueca na comemoração. E o problema maior nisso tudo é que ela exibia a marca de uma casa de apostas irlandesa. A Uefa decidiu abrir um processo disciplinar por conduta jogador.

Já o goleiro reserva da Suécia Johan Wiland viveu situação ainda mais inusitada: durante o treino, ele abaixou o calção e exibiu as nádegas para que elas fossem o alvo de finalizações de
alguns jogadores. A brincadeira mereceu comentários até do primeiro ministro sueco, Fredrik Reinfeldt.

Polêmica em treino da Suécia (Foto: Expressen.de)Polêmica em treino da Suécia gerou polêmica até com o primeiro-ministro do país (Foto: Expressen.de)
 
FONTE:


















Briga entre russos e poloneses
polônia e rússia briga de torcidas (Foto: Marcos Felipe/GLOBOESPORTE.COM)Policiais detêm um torcedor envolvido na briga
(Foto: Marcos Felipe/GLOBOESPORTE.COM)
A partida entre Polônia e Rússia era cercada de expectativa não apenas pelo duelo dentro das quatro linhas, como também pela reação das duas torcidas ao se encontrarem, já que os dois países possuem uma histórica e complicada relação desde a Idade Média.

O resultado foi um confronto entre grupos de hooligans dos dois países após uma marcha que celebrava o Dia da Rússia. Eram esperadas dez mil pessoas, mas contou com cerca de duas mil. A maioria absoluta deles caminhava de forma pacífica, mas o desfecho foi de muita confusão.

Quem não deve ter aprovado nem um pouco a confusão é a musa polonesa Natalia Siwiec, fã de Neymar e Cristiano Ronaldo. No estilo Larissa Riquelme, ela ainda se diz melhor que a bela paraguaia e acompanha de perto uma das anfitiãs da Euro.
Natalia Siwiec, a larissa riquelme polonesa (Foto: Divulgação)Natalia Siwiec, a Larissa Riquelme polonesa, marca presença na torcida (Foto: Divulgação)
Temporal em Donetsk
chuva trovão relâmpago arena donbass estádio shakhtar donetsk ucrânia e França eurocopa 2012 (Foto: Agência AFP)Chuva, trovões e relâmpagos interromperam jogo
entre Ucrânia e França (Foto: AFP)
O penúltimo jogo da segunda rodada da Euro, envolvendo Ucrânia e França, teve de ser interrompido logo no início do primeiro tempo pelo árbitro holandês Björn Kuipers. O motivo foi o forte temporal que caiu com raios e trovões, fazendo com que a partida ficasse parada por 55 minutos. Quando o jogo recomeçou, os franceses superaram um dos anfitriões da Euro por 2 a 0 e deram um importante passo para a classificação.

A terceira rodada começa neste sábado, com dois jogos que vão decidir os classificados do grupo A. Grécia e Rússia se enfrentam em Varsóvia, enquanto República Tcheca e Polônia jogam em Breslávia. As duas partidas serão às 15h45m (de Brasília) e terão transmissão ao vivo pelo GLOBOESPORTE.COM, SporTV.COM e SporTV.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/eurocopa/noticia/2012/06/cr7-em-baixa-temporal-redencao-briga-e-ate-cueca-rodada2-da-euro.html

Entre sorrisos e dribles, Neymar faz Elza Soares lembrar Garrincha

Para cantora, que foi casada por 16 anos com Mané, craque do Santos é o jogador com mais semelhanças com ex-atacante do Botafogo e da Seleção

Por Alexandre Alliatti e Marcelo Baltar Rio de Janeiro

Header - 50 anos do Bi (Foto: arte esporte)
O talento de Neymar rompe fronteiras. A cada dia, o jovem do Santos conquista punhados de fãs pelo planeta. O drible arisco e o sorriso fácil são características marcantes. Novidades para muitos, mas não para Elza Soares. Fã confessa do moicano mais famoso do futebol, a cantora carioca faz uma revelação: Neymar a faz lembrar de Garrincha, com quem viveu uma história de amor iniciada há 50 anos, na campanha do bicampeonato mundial do Brasil, e que durou 16 anos de casamento.

- Neymar me lembra o Mané. Lembra o jeito de sorrir. Ainda o acho bem moleque, não tem tanta malícia. O Mané, aliás, nunca teve malícia alguma... Vejo o Neymar surgindo com as mesmas brincadeiras, os mesmo dribles. Não tanto quanto o Mané, até porque ainda não vi ninguém que tenha levado tanta alegria para o povo como ele. Está para aparecer outro. Mas o Neymar lembra o Garrincha, sim.

montagem Garrincha Neymar seleção brasileira (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Garrincha e Neymar em ação pela Seleção: estilos parecidos (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 
Elza sabe que compará-los é complicado. Se o mundo era diferente há 50 anos - quando Garrincha teve seu auge na Copa de 1962 -, o futebol era ainda mais. Os espaços em campo, o profissionalismo e principalmente os salários eram outros. Fora de campo, diferenças ainda maiores entre os dois gênios. Neymar nunca teve o nome envolvido com bebidas alcoólicas. Garrincha aprendeu a beber com seu pai, aos cinco anos. O alcoolismo de Mané fez Elza passar por poucas e boas durante os anos em que estiveram juntos. Diferenças e semelhanças à parte, Elza pede atenção a Neymar, já que sabe que o futebol não é só “tapinhas nas costas”.

O Neymar me lembra o Mané. Lembra o jeito de sorrir. Ainda o acho bem moleque, não tem tanta malícia... Vejo o Neymar surgindo com as mesmas brincadeiras, os mesmo dribles."
Elza Soares, ex-mulher de Garrincha
 
- O Neymar ainda é muito menino. Peço a Deus por ele, que o proteja. Tem muita gente que passa a mão no ombro, Neymar, mas quando você ficar um tempinho sem jogar, neguinho vai dizer:  "E aí, bichado, não joga mais, não?”. Cuidado com a mãozinha no ombro. Mas agora ele também já ganhou muito dinheiro e pode fazer a vida dele, graças a Deus. Muita gente passou a mão no ombro do Mané. Prometeram mundos e fundos, mas nunca deram nada... O Mané era bom demais. Às vezes, você sendo bom demais, você é perverso com você mesmo. É muito difícil ver alguém com a bondade dele. Quando vejo esse menino, o Neymar, penso: “Olha, que eu já vi o Mané, hein, Neymar?. Olha lá!” (risos). Peço tanto para que ele pegue o caminho certo. Mas ele não vai ser tão inocente como o Mané. O Mané não ganhou dinheiro como o Neymar ganha. Aliás, o Mané não ganhou dinheiro algum.

Elza Soares, Brasil, 1962 (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 'Mané não ganhou dinheiro algum', diz Elza
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
Se pede atenção a Neymar, Elza suplica por reconhecimento a Garrincha. Acredita que o ex-atacante do Botafogo é pouco lembrado e acha que ele poderia servir como exemplo para a geração que está iniciando nos gramados do futebol brasileiro.

- Tinha que mostrar o Mané para essa garotada, gente. Por que esconder? Antes da Copa de 2014, tem que mostrar os vídeos do Mané - cobrou.

Neymar é quem mais fez Elza Soares se lembrar de Garrincha, mas não é o único. A cantora cita outras atletas que, em sua opinião, desfilaram nos gramados o “estilo Mané” de jogar.

- Além do Neymar, o Felipe, na época do Flamengo (2003/2004), fez um trabalho muito bonito, lembrando o Mané. Teve também o Denílson, que tentava fazer umas jogadas à la Mané. Mas o Neymar está aí jogando um futebol bonito, alegre, gracioso. É o futebol arte. O Neymar está sabendo fazer isso – reforçou Elza


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/06/entre-sorrisos-e-dribles-neymar-faz-elza-soares-lembrar-garrincha.html

Nalbert, sobre o 'grupo da morte' do Brasil nas Olimpíadas: 'Maravilhoso'

Ex-capitão da seleção masculina de vôlei diz que enfrentar EUA, Sérvia e Rússia logo no início dos Jogos permite 'cruzamento melhor' depois

Por Alexandre Sattamini Rio de Janeiro

Nalbert mostra livro sobre sua trajetória (Foto: Alexandre Sattamini) 
Nalbert mostra livro sobre sua trajetória(Foto: Alexandre Sattamini) 
 
Ex-capitão da seleção masculina e medalhista de ouro nos Jogos de Atenas, Nalbert considerou positiva a presença do Brasil no chamado "grupo da morte" das Olimpíadas de Londres. O time do técnico Bernardinho encara Rússia, Estados Unidos, Sérvia, Alemanha e Tunísia pelo Grupo B da primeira fase da competição. Na análise do ex-ponteiro, enfrentar adversários de peso logo no início ajuda a equipe a desenvolver confiança para a etapa seguinte.
- Achei ótimo, maravilhoso. Historicamente todos os medalhistas em Olimpíadas saíram de grupos da morte, do mais difícil. É muito bom começar jogando mais em alto nível e poder fazer um cruzamento melhor - disse Nalbert, hoje comentarista de vôlei e atuante na área de gestão de esportes.

O páreo, entretanto, é duro. Os EUA são os atuais campeões olímpicos (ouro em Pequim-2008), enquanto os russos conquistaram a última Liga Mundial (2011) e a Sérvia - ouro em Sydney-2000 - é uma equipe tradicionalmente forte. Mesmo assim, Nalbert vê como certo o avanço do Brasil na competição.

- Tenho certeza de que o Brasil vai se classificar entre os quatro primeiros. Isso não é dúvida - apontou.

Na opinião de Nalbert, o magro retrospecto da seleção em 2011 é passageira. No ano passado, a única conquista do Brasil foi a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

Giba treino seleção vôlei Liga Mundial (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Giba será fundamental em Londres, diz Nalbert
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
- Cada ano é um ano. Ano passado realmente não foi um ano bom, ano difícil. Esse ano também está sendo um ano difícil. O time enfrenta contusões. Mas o Brasil chega firme nas Olimpíadas, tenho certeza - afirmou, referindo-se aos problemas físicos de Giba e Leandro Vissoto.

Nalbert ainda se disse animado com a volta da "genialidade" de Ricardinho à seleção. Para ele, o levantador precisa apenas retomar o ritmo de jogo. Já o bom desempenho de Giba, que se recupera de uma cirurgia na tíbia da perna direita, será fundamental, segundo apontou o ex-capitão.

- Nossas histórias são parecidas (de lesões próximo dos Jogos). Ainda bem que a situação dele é bem mais tranquila, porque ele tem mais tempo para se recuperar. Eu tinha bem menos tempo. Tenho certeza que a contribuição dele é importantíssima - disse.

Em 2004, a três meses das Olimpíadas de Atenas, Nalbert descobriu uma lesão no ombro que quase o deixou de fora dos Jogos. No entanto, se empenhou na recuperação e voltou à seleção a tempo de conquistar o ouro na Grécia.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2012/06/nalbert-sobre-o-grupo-da-morte-do-brasil-nas-olimpiadas-maravilhoso.html

Em uma hora, Federer despacha Youzhny e vai à final em Halle

Número 3 do mundo tenta o hexacampeonato na grama do torneio alemão

Por GLOBOESPORTE.COM Halle, Alemanha

Durou exatos 60 minutos a exibição de Roger Federer, neste sábado, no ATP 250 de Halle. O suíço derrotou o freguês Mikhail Youzhny pela 13ª vez em 13 jogos e avançou rapidamente à final do torneio alemão. Após a vitória por 6/1 e 6/4, o atual número 3 do mundo lutará, no domingo, para conquistar o hexacampeonato na grama de Halle
.
Roger Federer tênis Halle semis (Foto: Getty Images)Roger Federer vai encarar um tenista da casa na final do torneio (Foto: Getty Images)
 
Campeão do evento em 2003, 2004, 2005, 2006 e 2008, Federer poderia ter saído de quadra ainda mais rápido neste sábado. O suíço sacou em 5/2 no segundo set, mas bobeou e permitiu que Youzhny quebrasse seu saque pela primeira vez no jogo. O russo, contudo, não passou disso. Na segunda chance, com 54 no placar, Federer confirmou e fechou a partida.

Na final, Federer enfrentará um tenista da casa, já que a outra semifinal será um duelo alemão entre Philipp Kohlschreiber, atual campeão, e Tommy Haas, vencedor em 2009.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/em-uma-hora-federer-despacha-youzhny-e-vai-final-em-halle.html

Eficiente, Avaí faz 2 a 0 no Coelho, que perde invencibilidade na Série B

Melhor em campo, time catarinense consegue segunda vitória seguida e
chega aos dez pontos, na quinta posição. América-MG se mantém líder

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis

O Avaí venceu o América-MG por 2 a 0 na noite desta sexta-feira, derrubou a invencibilidade dos mineiros, líderes da Série B, e encostou de vez no G-4. Os gols do Leão da Ilha foram marcados em lances individuais. No primeiro tempo, Julinho emendou uma bicicleta e abriu o placar. No segundo, Diogo Acosta acertou chute de fora da área e decretou a vitória catarinense.

O jogo foi muito disputado desde o início. Os donos da casa procuraram mais o ataque, mas os visitantes iam bem, na proposta de contra-atacar. O Avaí foi premiado com um gol no final do primeiro tempo, o que obrigou o América-MG a buscar o jogo na etapa final. Quando as duas equipes buscaram o gol, o Leão foi mais eficiente.

O time mineiro segue líder com 13 pontos, mesmo com a derrota. O América-RN, que poderia ultrapassar o Coelho, também foi derrotado na rodada, pelo São Caetano por 3 a 2. Com os três pontos o Avaí saltou para o quinto lugar, com 10 pontos, dois a menos que o Criciúma, quarto colocado. O Coelho dorme na liderança. Porém, os mineiros podem sair do primeiro lugar neste sábado caso o Criciúma vença o ASA.

Julinho, Avaí x América-MG (Foto: Petra Mafalda / Agência Estado)Julinho comemora o primeiro gol do Avaí (Foto: Petra Mafalda / Agência Estado)
 
O Avaí vai até Guaratinguetá, na próxima rodada, encarar o time da casa, no Dario Rodrigues Leite, na sexta-feira, às 21h (de Brasília). Já o América-MG receberá o Bragantino na terça-feira, às 21h, no Independência, em Belo Horizonte.

Pressão em azul e branco
Assim que a bola rolou, o Avaí tomou a iniciativa do jogo. Antes do primeiro minuto já havia finalizado, em um chute de longe de Julinho. O América-MG se conteve nos primeiros minutos, marcando forte no meio-campo, e se mostrou bem armado na defesa. Os catarinenses chegavam tocando a bola até a intermediária, até arriscavam alguns chutes, mas não conseguiam penetrar na área alviverde.

O Leão da Ilha só foi levar algum perigo aos 21 minutos. Pirão fez boa jogada pela esquerda, cortou para o meio e bateu com força. A bola explodiu no zagueiro Everton Luiz. A torcida se levantou pedindo toque de mão do americano, mas o árbitro nada marcou.

A proposta do América-MG no primeiro tempo foi nitidamente contra-atacar. Os meias Rodriguinho e Gilberto aguardavam uma bola roubada para, numa enfiada, encontrar a velocidade de Bruno Meneghel. Em contrapartida, os donos da casa marcavam pressão, mantendo mais a posse de bola.
Já passada meia hora de jogo, o Avaí levou perigo, e o meia Julinho começou a se destacar. Ele arrancou pela esquerda, driblando, e bateu no canto para boa defesa de Neneca. O jogo voltou a esfriar. Os minutos seguintes pareciam só confirmar um inevitável 0 a 0.

Mas, praticamente no último lance, o Avaí teve escanteio pela esquerda. A bola cobrada no primeiro poste foi desviada duas vezes de cabeça e sobrou para Juninho no centro da área. Ele emendou uma bicicleta e fez um golaço: Avaí 1 a 0.

Melhora alviverde e vitória azul
O América-MG voltou do intervalo com duas alterações (o lateral-esquerdo Pará no lugar de Bryan e o atacante Alessandro, no de Bruno Meneghel) e outra postura. O placar desfavorável fez o Coelho procurar o jogo, que ficou franco, pois o Avaí não abandonou o ataque. Tanto que as duas melhores chances nos primeiros minutos foram dos catarinenses.

O time mineiro levava perigo principalmente com as jogadas individuais de Rodriguinho. Mesmo muito marcado, ele encontrava espaços. O Leão da Ilha chegava ao gol adversário pelas laterais do campo. Principalmente depois que o Coelho perdeu o lateral-direito Rodrigo Heffner e teve que improvisar um volante no setor.

Novamente, quando o jogo ficou morno, o Avaí marcou o gol. Aos 33 minutos, Cleber Santana puxou rápido contra-ataque. A bola chegou até Diogo Acosta, que cortou o zagueiro e bateu de fora da área. O chute no canto passou por baixo do corpo do goleiro Neneca e entrou.

A situação americana ficou ainda mais complicada aos 40 minutos quando o zagueiro Gabriel recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Os minutos finais foram de pressão do América-MG, principalmente em chutes de fora da área. Mas o jogo já estava resolvido.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2012/06/eficiente-avai-faz-2-0-no-coelho-que-perde-invencibilidade-na-serie-b.html

Brasil passa sufoco, mas supera erros e vence a Alemanha no Grand Prix

Seleção de Zé Roberto perde primeiro set e quase entrega o quarto, mas vence europeias em partida equilibrada em São Bernardo do Campo

Por João Gabriel Rodrigues São Bernardo do Campo, SP

Não foi a exibição dos sonhos do técnico José Roberto Guimarães. Longe disso. Com muitos erros de recepção e ataque, o Brasil entrou em quadra desligado. Sem muita resistência, permitiu que a jovem equipe de Alemanha vencesse o primeiro set com facilidade. Aos poucos, porém, as brasileiras diminuíram as falhas, controlaram os nervos e venceram por 3 sets a 1, parciais 18/25, 25/14, 25/18 e 26/24, na abertura da etapa de São Bernardo do Campo do Grand Prix.

- Não foi um jogo bom para o Brasil. No primeiro set, jogamos muito mal em todos os fundamentos, e a Alemanha jogou com folga. Eu sempre disse que a Alemanha é um dos times com um dos melhores saques do circuito. E, em termos de volume, principalmente na defesa, sabíamos que teríamos trabalho - disse Zé Roberto.

Na primeira partida do dia, os Estados Unidos venceram a Itália por 3 sets a 0, parciais 27/25, 25/20 e 25/17. Neste sábado, o Brasil encara as italianas, às 20h30m, no ginásio Adib Moyses Dib. O SporTV transmite, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.
Sheilla, com 20 pontos, foi a principal pontuadora da partida e melhor jogadora do Brasil nesta sexta. Thaísa, com 15 pontos, também se destacou. Do outro lado, sem a capitã Margareta Kozuch, que passou mal durante o dia, coube a Maren Brinker dar trabalho às brasileiras, com 13 pontos.

Jaqueline celebra ponto do Brasil contra a Alemanha no Grand Prix de vôlei (Foto: William Lucas / VIPCOMM)Jaqueline celebra ponto do Brasil contra a Alemanha no Grand Prix (Foto: William Lucas / VIPCOMM)
 
O jogo
 O começo não foi dos melhores. Os muitos erros de recepção e ataque fizeram o Brasil ficar, logo de cara, quatro pontos atrás no placar (4/0). A seleção da casa conseguiu encostar quando Sheilla atacou pelo meio e diminuiu a diferença para dois pontos: 7/5. Mas o time brasileiro parecia desligado em quadra. No primeiro tempo técnico, as alemãs venciam por 8/5.
Na base da garra, o Brasil chegou ao empate. Primeiro, Paula Pequeno consertou um levantamento ruim com um uma largadinha e diminuiu. Na sequência, Sheilla venceu o bloqueio alemão com uma pancada para empatar: 13/13. No erro de ataque de Brinker, a seleção chegou pela primeira vez à frente no placar. As visitantes, porém, não se assustaram. Melhores em quadra, assumiram mais uma vez a ponta. O Brasil ainda melhorou com a entrada de Fernandinha, na inversão 5 por 1. Mas, depois de dois erros de recepção de Paula Pequeno, que sofria com um problema no cotovelo, a Alemanha fechou: 25/18.

Thaisa, Brasil x Alemanha (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Thaisa foi um dos destaques da vitória do Brasil
nesta sexta (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
 
O início do segundo set repetiu o roteiro do anterior. Enquanto o Brasil sofria para parar Furst e Brinker, a Alemanha abriu 4/0 com facilidade. Jaqueline, em ataque pela diagonal, marcou o primeiro ponto das donas da casa. A seleção de Zé Roberto, então, reagiu. Chegou ao empate em ataque de Jaqueline pelo meio. A virada veio em um erro de recepção das alemãs: 8/7.
O jogo brasileiro, enfim, encaixou. Após dois bloqueios seguidos, abriu quatro pontos de vantagem, a maior até então. Em ataque em diagonal de Sheilla, o Brasil já vencia por 14/9. A partir daí, a seleção deslanchou. Depois de uma largadinha para fora de Furst, o Brasil empatou o jogo: 25/14.

Thaisa abriu a contagem do terceiro set em ataque pelo meio. O Brasil abriu vantagem, mas as falhas na recepção continuaram. Jaqueline pegou mal na bola, e a Alemanha empatou 7/7. As alemãs assumiram a ponta depois de um ataque de Furst pelo meio, sem defesa para Fabi. Aos poucos, porém, a seleção conseguiu se recuperar e abriu quatro pontos em ataque de Fabiana.
Zé Roberto, então, mandou Mari para quadra, no lugar de Paula Pequeno. Testada como oposto pelo técnico na etapa da Polônia, a jogadora foi para o jogo como ponteira. E entrou bem. A seleção manteve o ritmo até o fim da parcial e fechou em 25/18, com um ataque de Thaisa pelo meio.

Jaqueline abriu o quarto set com uma pancada. Assim como na parcial anterior, o Brasil começou melhor e não demorou a abrir uma vantagem de quatro pontos. A Alemanha, no entanto, conseguiu voltar à partida e chegou a pressionar as brasileiras, empatando o jogo em um bloqueio de Anne Mathes sobre Mari (13/13). Zé Roberto, então, pediu tempo técnico.

Os erros, no entanto, continuaram. A Alemanha conseguiu abrir dois pontos de vantagem, mas o Brasil buscou mais uma vez, com uma deixadinha de Adenízia. As donas da casa chegaram a perder a paciência com a arbitragem, que marcou invasão em novo ataque de Adenízia. O jogo seguiu equilibrado. As alemãs abriram 22/20, mas a seleção conseguiu o empate novamente, com Sheilla.

Com Thaísa no saque, o Brasil teve dois match points em mãos, mas as alemãs foram buscar. A seleção teve mais uma chance e aproveitou. Sheilla sacou, sem defesa do outro lado. Sob aplausos da torcida, vitória brasileira por 26/24.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/brasil-passa-sufoco-mas-supera-erros-e-vence-alemanha-no-grand-prix.html