quarta-feira, 13 de junho de 2012

Antônio Carlos e Fellype Gabriel deixam comissão técnica otimista

Zagueiro e meia se recuperam bem de lesões e podem ficar à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira para enfrentar o Internacional, sábado

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Fellype Gabriel treino Botafogo (Foto: Jorge William / Agência O Globo) Fellype Gabriel pode voltar ao time contra o Inter
(Foto: Jorge William / Agência O Globo)
 
O técnico Oswaldo de Oliveira pode contar com a volta de jogadores importantes para o confronto do Botafogo com o Internacional, sábado, no Beira-Rio, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Antônio Carlos, com um edema ósseo no joelho direito, e Fellype Gabriel, com um inchaço no joelho direito, calçaram as chuteiras, foram para o campo nesta terça-feira, no Engenhão, participaram de atividades físicas e com bola e deixaram todos otimistas.

Antônio Carlos não joga desde o dia 6 de maio, quando o Botafogo perdeu por 4 a 1 para o Fluminense, no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca. Já Fellype Gabriel ficou fora dos dois últimos jogos, justamente nas duas derrotas do time no Campeonato Brasileiro, contra Cruzeiro e Náutico.

Nesta terça-feira, os jogadores que atuaram até 45 minutos contra o Náutico participaram de um coletivo com os juvenis. Antônio Carlos e Fellype Gabriel não participaram da atividade, que teve como destaque um gol de cabeça do zagueiro Dória. Andrezinho e Elkeson atuaram, assim como Lennon, que deve ser o substituto de Márcio Azevedo, suspenso, contra o Internacional.

Oswaldo ainda não sabe se poderá contar com o volante Marcelo Mattos. Ele ainda se recupera de dores na região pélvica, mas estava liberado do treinamento desta terça-feira por causa da morte de sua mãe. Outro que não treinou foi Loco Abreu, que precisou resolver problemas com seus documentos furtados no Uruguai.
 


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/06/antonio-carlos-e-fellype-gabriel-deixam-comissao-tecnica-otimista.html

Duelo regional mais antigo do estado faz aniversário no próximo dia 22, comemorado com jogo mais importante entre os rivais alvinegros até hoje

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP

Quando o ainda técnico Urbano Caldeira comandou o time do Santos no primeiro clássico da história contra o Corinthians, na vitória por 6 a 3, no estádio Palestra Itália, ele jamais poderia sequer sonhar que quase 99 anos depois seu nome estamparia a fachada da Vila Belmiro, palco que receberá o "confronto do século" e mais importante entre os Alvinegros. No mês de aniversário do duelo quase centenário e mais antigo do estado de São Paulo, comemorado no próximo dia 22 de junho, Peixe e Timão começam a decidir as semifinais da Taça Libertadores da América, nesta quarta-feira, às 21h50m, no primeiro embate dos rivais dentro da competição continental.

Nos 20 dias de muita espera e ansiedade desde a definição do confronto, Santos e Corinthians deixaram claro o foco no clássico e deixaram o Brasileirão de lado, a ponto de o Peixe ocupar a 16ª posição, com três pontos, e o Timão ser o lanterna do campeonato, com um ponto. Apesar da expectativa pelo jogo, o tempo foi usado nos dois lados para aprimorar os treinamentos e, principalmente, recuperar atletas lesionados.

Arouca, Borges e Ganso, principal dúvida após uma artroscopia no joelho direito e grande atração do duelo, voltaram a treinar normalmente e estão à disposição de Muricy Ramalho. Já Tite teve as voltas de Jorge Henrique e Paulinho, nome mais badalado no forte conjunto do Timão e principal válvula de escape do ataque corintiano.

Com a responsabilidade de abrir vantagem por atuar em casa, o Peixe conta com Neymar, de volta da Seleção após a sequência de quatro amistosos nos Estados Unidos, para balançar as redes do Timão. Na Vila, aliás, o time de Muricy está invicto em 11 partidas. Apesar disso, o ataque santista enfrentará uma verdadeira muralha defensiva corintiana, com apenas dois gols sofridos em dez jogos na Libertadores, números que rendem o posto de zaga menos vazada da competição continental.
Os responsáveis por mediar o clássico mais importante da história entre Santos e Corinthians serão o árbitro Marcelo de Lima Henrique (RJ), acompanhado dos assistentes Dilbert Pedrosa (SC) e Roberto Braatz (PR). A TV Globo transmite o jogo para todo o Brasil, exceto RS. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances a partir das 21h, com fotos, vídeos, Tempo Real da partida e programa especial flashes ao vivo direto da Vila Belmiro mostrando o ambiente do primeiro clássico das semifinais da Taça Libertadores.

Tite e Muricy, Corinthians x Santos (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)Tite e Muricy, comandantes de Corinthians e Santos (Montagem: Editoria de arte / Globoesporte.com)


header as escalações 2
Santos: a grande dúvida no Peixe é a entrada de Ganso no time titular ou apenas como opção para a segunda etapa. Liberado clinicamente, o camisa 10 treinou normalmente dois dias com os titulares e aguarda decisão de Muricy para ser a principal novidade pelo lado do Santos. 

Além do "maestro", o treinador poderá contar com a volta de Arouca e Borges, recuperados de lesões musculares. O centroavante fica no banco, substituído por Alan Kardec, enquanto o volante vai para o jogo. Desta forma, o provável Santos terá: Rafael; Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Elano e Ganso (Borges); Alan Kardec e Neymar.

Corinthians: o técnico Tite bem que tentou fazer mistério, mas acabou confirmando a escalação do Timão para a partida. O treinador não fará mudanças em relação ao time que eliminou o Vasco nas quartas de final e manterá o esquema sem centroavante. O volante Paulinho fez tratamento no início da semana para combater dores nas coxas está recuperado e em condições normais de atuar. A formação é a seguinte: Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Emerson.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Santos: Fucile (lesão na articulação do pé esquerdo)
Corinthians: Edenílson (fratura no pé esquerdo)

header fique de olho 2
Santos:
mais eficiente do que todos os atacantes do Timão juntos, com 21 gols em 2012, Neymar, 27 bolas na rede e artilheiro do Santos na temporada, é a maior esperança do Peixe. O craque é o principal astro do confronto e tem quase todos os holofotes apontados para si. Seu amigo inseparável, Ganso, é a outra atração da partida. A expectativa em torno do meia é saber como ele reagirá após se recuperar rapidamente de uma artroscopia no joelho direito, caso entre em campo.
Corinthians: com o ataque em baixa, Paulinho foi decisivo para colocar o Corinthians entre os quatro melhores da América. Agora, nas semifinais, o volante volta a ter papel de destaque no esquema tático de Tite. Além de ajudar a parar o craque Neymar na defesa, será fundamental nas chegadas de surpresa ao setor ofensivo, como aconteceu no gol marcado na classificação diante do Vasco.
header o que eles disseram

Edu Dracena, zagueiro do Santos: “O mais importante é ganhar o jogo e não tomar gols, porque a Libertadores já provou a importância disso. No ano passado, usamos isso ao nosso favor. Os dois times chegaram por méritos e não alcançar a final não é o fim do mundo”.
Tite, técnico do Corinthians: “É o confronto do último campeão brasileiro com o último campeão da Libertadores. Serão dois grandes jogos de duas grandes equipes. O Corinthians é muito forte como equipe. É nisso que podemos vencer”.
header números e curiosidades

* Quer saber quem leva vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Santos e Corinthians se enfrentam pela primeira vez na Taça Libertadores da América e disputam uma vaga na final da competição. O vencedor será o representante brasileiro na decisão. Nos últimos 20 anos, apenas em três oportunidades a Libertadores não teve uma equipe brasileira em sua final: River Plate e América de Cali, em 1996; Boca Juniors e Cruz Azul, em 2001, e Once Caldas e Boca Juniors, em 2004. Neste ano, pela oitava vez consecutiva, a competição continental terá um time brasileiro na final
* O Corinthians é a única equipe que permanece invicta nesta Libertadores 2012. Em dez jogos, o Timão venceu duas vezes o Nacional (2x0 em São Paulo e 3x1 no Paraguai), Cruz Azul (1x0), Deportivo Táchira (6x0), Emelec (3x0) e Vasco (1x0), em São Paulo. Além disso, empatou com o Deportivo Táchira, na Venezuela (1x1), Cruz Azul, no México (0x0), Emelec, no Equador (0x0), e Vasco, no Rio (0x0).
* A decisão do Brasileiro de 2002 foi o confronto mais importante da história dos jogos entre Santos e Corinthians. Na oportunidade, o Peixe conquistou seu primeiro título da competição no formato criado a partir de 1971, derrotando duas vezes o rival no Morumbi. No dia 8 de dezembro, o Peixe venceu por 2 a 0, com gols de Alberto e Renato, e no dia 15 de dezembro novamente ganhou por 3 a 2, com gols de Robinho, Elano e Léo, para o Peixe, além de Deivid e Ânderson para o Timão. Esta foi a última decisão do Campeonato Brasileiro antes da “era dos pontos corridos”.

* O Santos fará seu jogo de número 12 na Vila Belmiro este ano. Em 2012, o Peixe tem ótimo aproveitamento na Vila, com nove vitórias e dois empates, 30 gols marcados e apenas dois sofridos. A última derrota no estádio foi no dia 16 de outubro de 2011, por 1 a 0 para o Grêmio. Atualmente, a invencibilidade dura 14 partidas. Das 40 vezes atuando no local em Libertadores, o Alvinegro venceu 32, empatou cinco vezes e perdeu outras três.

* A defesa é o ponto forte do Corinthians este ano. Em toda a temporada de 2012, o Timão sofreu apenas 24 gols em 36 jogos e só em quatro oportunidades foi vazado mais de uma vez na mesma partida. Além disso, o time do Parque São Jorge não sofreu gols em 18 jogos neste ano. Com dois gols sofridos em dez partidas, a equipe de Tite tem a melhor defesa da Libertadores.
header último confronto v2
No único embate entre os Alvinegros nesta temporada, o Santos levou a melhor, justamente na Vila Belmiro. No dia 4 de março, pelo Campeonato Paulista, Ibson, hoje jogador do Flamengo, fez o gol da vitória do Peixe por a 1 a 0 sobre o Corinthians. Curiosamente, Paulo Henrique Ganso, possível personagem do clássico desta quarta, foi o autor da assistência da única bola na rede da partida.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2012/06/perto-dos-99-anos-classico-santos-e-corinthians-tem-confronto-do-seculo.html