sábado, 9 de junho de 2012

Delegações de Vasco e Botafogo se encontram no aeroporto

Times embarcavam para Salvador e Recife, respectivamente, onde vão enfrentar Bahia e Náutico, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro

Por Gustavo Rotstein e Thales Soares Rio de Janeiro

As delegações de Vasco e Botafogo tiveram um rápido encontro na sala de embarque do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Os times viajaram na tarde deste sábado para Salvador e Recife, onde enfrentarão Bahia e Náutico, respectivamente, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

jogadores do botafogo no aeroporto galeão  (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Jogadores do Botafogo no Aeroporto do Galeão (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
O atacante Herrera, do Botafogo, e o volante Nílton, do Vasco, ainda se alongaram no papo. Eles atuaram juntos no Corinthians. Os outros jogadores se viram rapidamente, já que enquanto os jogadores do Vasco estavam na fila para entrar no avião, os do Botafogo ainda passavam pela revista.

dede vasco embarque bahia (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com) 
 
Dedé no embarque do Vasco para Salvador (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
 
O Vasco lidera o Campeonato Brasileiro, com nove pontos, depois de três rodadas. O Botafogo está na quarta colocação, com seis pontos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/06/delegacoes-de-vasco-e-botafogo-se-encontram-no-aeroporto.html

Vettel crava pole no Canadá, e Massa é sexto, sua melhor posição no ano

Bicampeão mundial desbanca Lewis Hamilton e Fernando Alonso para assegurar o primeiro lugar do grid na corrida de domingo; Bruno larga em 16º

Por GLOBOESPORTE.COM Montreal, Canadá


 Confira os melhores momentos do treino classificatório no vídeo acima.

Mesmo na liderança do Mundial de Construtores, a RBR fez de tudo para dar um gás no carro nas últimas semanas. Furos no assoalho à frente dos pneus traseiros, inovações nos cubos das rodas dianteiras... tudo vetado pela Federação Internacional de Automobilismo. E Sebastian Vettel nem tomou conhecimento das proibições. O vice-líder do campeonato sobrou no treino classificatório para o GP do Canadá. Liderou todas as partes do treino deste sábado e cravou a pole position, com o tempo de 1m13s784. Ficou três décimos à frente do britânico Lewis Hamilton, da McLaren, que larga em segundo. Fernando Alonso, da Ferrari, ainda ameaçou tirar do alemão a primeira posição no grid: anotou a melhor primeira parcial, mas perdeu milésimos preciosos no terceiro setor da pista e largará na terceira colocação, seguido por Mark Webber (RBR) e Nico Rosberg (Mercedes).

O sábado foi bom para Felipe Massa, que marcou o sexto melhor tempo e largará em sua melhor posição no ano. O compatriota Bruno Senna não foi tão bem. Eliminado no Q2, o brasileiro da Williams parte do 16º lugar, à frente do companheiro Pastor Maldonado, que rodou no fim da segunda parte. A má fase de Jenson Button, da McLaren, parece continuar. O inglês avançou à superpole graças ao erro de Maldonado e nem se arriscou a buscar as primeiras posições: anotou o tempo de 1m15s182 e recolheu aos boxes para poupar pneus para a corrida, na qual largará em 10º.

A TV Globo abre às 14h40m (de Brasília) as transmissões do GP do Canadá, o sétimo da temporada. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a prova em Tempo Real, com vídeos.

vettel rbr hamilton mclaren gp do canadá (Foto: Agência Reuters)O alemão Sebastian Vettel assegurou a pole position no GP do Canadá (Foto: Reuters)
Já está virando tradição. Pela quarta vez em sete etapas, o francês Jean Eric-Vergne (STR) foi eliminado no Q1, desta vez, atrás da dupla da Caterham Heikki Kovalainen (18º) e Vitaly Petrov (19º). Além deles, ficaram fora também os pilotos das outras duas equipes menores: Pedro de la Rosa (21º) e Narain Karthikeyan (24º), da HRT e Timo Glock (22º) e Charles Pic (23º), da Marussia. Os brasileiros não tiveram problemas para avançar ao Q2. Bruno anotou o oitavo tempo e Massa foi o 12º. A melhor volta desta parte da sessão ficou com Sebastian Vettel: 1m14s661, seguido por Jenson Button, que, com dificuldades nas últimas etapas, apelou para os compostos supermacios para não ter surpresas logo no Q1.
Destinos diferentes para os brasileiros na segunda parte do treino. Enquanto Massa conseguiu avançar para a superpole em nono, Bruno não teve o mesmo sucesso. O piloto da Williams largará na 16ª posição, uma à frente de seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado. Com cronômetro zerado, o venezuelano vinha fazendo uma volta rápida, com a melhor primeira parcial da sessão, mas forçou demais e rodou na última curva, resvalando a roda no famoso “Muro dos Campeões” (confira no vídeo), onde Bruno bateu na sexta. Sorte para Button, que, com isso, seguiu para o Q3, em 10°. Completaram os eliminados: Kamui Kobayashi, Kimi Raikkonen, Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo e Sergio Pérez. Assim como na primeira sessão, Vettel ficou com o melhor tempo.
Header_Q3 (Foto: Infoesporte)
Add caption
Com bons desempenhos durante o fim de semana, Vettel, Hamilton e Alonso chegaram como favoritos à superpole. E os três justificaram a condição ao brigar até os últimos segundos pela pole position. A poucos segundos fim do treino, o alemão da RBR anotou o tempo de 1m13s784. Hamilton tentou sem sucesso bater a marca. Com o cronômetro zerado, Alonso chegou a fazer a melhor primeira parcial, mas perdeu tempo no trecho final e ficou com a terceira posição no grid.

Confira o grid de largada para o GP do Canadá:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m13s784
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m14s087
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m14s151
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m14s346
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m14s411
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m14s465
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – 1m14s645
8 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m14s705
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m14s812
10 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m15s182


Eliminados no Q2
11 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – 1m14s688
12 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – 1m14s734
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – 1m14s748
14 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – 1m15s078
15 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – 1m15s156
16 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – 1m15s170

17 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – 1m15s231

Eliminados no Q1
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – 1m16s263
19 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – 1m16s482
20 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – 1m16s602
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – 1m17s492
22 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – 1m17s901
23 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – 1m18s255
24 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – 1m18s330

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/06/vettel-anota-pole-no-canada-e-massa-consegue-melhor-posicao-no-grid.html

Messi resolve: craque faz três e derruba o Brasil nos Estados Unidos

Neymar passa em branco na derrota da Seleção por 4 a 3 para a Argentina no último teste antes da convocação para as Olimpíadas de Londres

Por Márcio Iannacca Direto de Nova Jersey, Estados Unidos

 
 Neymar pede pênaltis, e Messi resolve no primeiro tempo

O Brasil voltou a sofrer com a maestria de Lionel Messi na tarde deste sábado, em Nova Jersey. Se antes muitos cobravam que o camisa 10 não resolvia para os "hermanos", agora ele assumiu a responsabilidade e passou por cima do time canarinho. Com três gols, um deles uma pintura, “La Pulga” foi fundamental na vitória de sua equipe por 4 a 3 sobre a Seleção de Mano Menezes, no MetLife Stadium, nos Estados Unidos.

Mas não foi fácil para a Argentina. O Brasil ficou à frente do marcador em duas oportunidades. Os gols do time canarinho foram marcados por Rômulo, Oscar e Hulk. Além dos três tentos de Messi, o zagueiro Federico Fernández fez o outro para os Hermanos, completando cobrança de escanteio.

Essa foi a segunda vez em três anos que Messi decidiu uma partida contra o Brasil com um belo gol. Em 2010, no Qatar, no triunfo dos Hermanos por 1 a 0, o jogador também resolveu com uma jogada individual. A seleção brasileira a partir de agora vai se preparar para os Jogos de Londres. A convocação definitiva para o torneio será divulgada no dia 6 ou 9 de julho. A CBF ainda não definiu a data.

Vale lembrar que esse foi o terceiro encontro entre Messi e Neymar. Nos anteriores, vitória do argentino. O primeiro aconteceu entre as equipes nacionais em Doha, no Qatar. O segundo foi na goleada por 4 a 0 do Barcelona sobre o Santos, em partida válida pela final do Mundial de Clubes da Fifa. Na ocasião, "La Pulga" marcou duas vezes.



  Neymar pede pênalti após cair na área: árbitro ignora dois lances polêmicos com brasileiro (Foto: Reuters)


Os primeiros minutos de jogo mostraram um Brasil disposto a pressionar a Argentina em seu campo de defesa. Neymar estava até melhor do que Lionel Messi. O brasileiro se movimentava, buscava o jogo e atuava pelo lado direito. Hulk ficou mais pelo lado esquerdo. Aos 10, o camisa 11 canarinho recebeu na entrada da área e errou o alvo. Segundos mais tarde, o argentino tocava pela primeira vez na bola. E não era para ser figurante.
Na primeira grande jogada da Argentina, Hulk deu bobeira e a bola sobrou para Dí Maria. O atacante do Real Madrid tocou para Messi. “La Pulga” invadiu a área, mas foi travado pela zaga canarinho. O jogo continuou corrido. O Brasil seguia melhor, mas desperdiçava muitas oportunidades de gol. Aos 15, Oscar fez um ótimo lançamento para Hulk. O atacante invadiu a área e finalizou em cima do goleiro Romero.
Sandro marcava Messi em cima. Não deixava o melhor do mundo tocar na bola. Aos 21, o Hermano pediu calma aos companheiros, queria paciência do time para sair da defesa para o ataque. No minuto seguinte, em jogada ensaiada treinada por Mano Menezes nos últimos dias, Neymar cobrou rápido e encontro Rômulo dentro da área. O volante soltou a bomba e abriu o marcador. O goleiro Romero ainda tocou na bola, mas não evitou o tento.
O time canarinho seguiu melhor e teve duas chances de ampliar o marcador, todas com Neymar. Na primeira, aos 27, o atacante recebeu lançamento de Rômulo, entrou na área e levou um tranco. Pênalti não marcado pelo árbitro americano Jair Marrufo. Três minutos depois, o camisa 11 recebeu no meio, invadiu a área e vacilou no momento na finalização.
Como Neymar não marcou, Messi tratou de iniciar o seu show. Aos 31, Sandro, que até então estava marcando o argentino de maneira impecável, perdeu a bola no meio de campo para Higuaín, que lançou “La Pulga”. O craque invadiu a área e tocou na saída de Rafael Cabral. Três minutos depois, o camisa 10 tabelou com Dí Maria, recebeu na frente, passou pelo arqueiro brasileiro e virou a partida. Festa argentina em Nova Jersey.
Mesmo com a virada, o Brasil seguiu tendo uma boa atuação. E Hulk perdeu outra oportunidade clara. O jogador recebeu ótimo passe de Neymar dentro da área e chutou em cima de Romero. Quase o empate canarinho.

Messi comemora gol da Argentina contra o Brasil (Foto: AFP)Messi comemora: argentino chegou a 82 gols na temporada, entre Barça e seleção (Foto: AFP)
 
E Messi volta a decidir no segundo tempo
O panorama da partida continuou o mesmo. O Brasil buscava o ataque, e a Argentina esperava as vaciladas do time canarinho. Aos seis, Hulk fez boa jogada, invadiu a área e soltou a bomba. A bola passou por cima do gol de Romero. No lance seguinte. Higuaín ficou de frente para Rafael Cabral e finalizou para defesa do arqueiro canarinho.

Por conta da busca pelo empate que o Brasil passou a se expor mais na defesa. Higuaín começou a aparecer, principalmente recebendo lançamentos nas costas dos defensores do Brasil. Em uma dessa jogadas, o atacante do Real Madrid saiu na diagonal do gol canarinho e chutou cruzado para fora. Quase o terceiro da Argentina.

A persistência do Brasil surtiu efeito. Aos dez, o entrosamento do Internacional entrou em ação. Oscar tabelou com Leandro Damião e recebeu dentro da área. O jogador dominou de frente para Romero e tocou na saída do arqueiro para deixar tudo igual. Logo em seguida, o camisa 10 da Seleção pediu para sair por conta de uma pancada que levou na região abdominal.
Mano também tirou Damião para a entrada de Alexandre Pato, enquanto o colorado Guiñazu substituiu Sosa na Argentina. Aos 26, a virada brasileira: Neymar cobrou escanteio da esquerda, Romero falhou e deixou a bola escapar, Hulk pegou de primeira e marcou de canhota.

O gol movimentou os técnicos novamente. Mano tirou Rômulo para a entrada de Casemiro, e Sabella colocou Agüero, herói do título inglês do Manchester City, no lugar de Di María. E mais uma vez a rede balançou após escanteio. Mas, dessa vez, para a Argentina: Messi cruzou e Fernández, de cabeça, voltou a empatar aos 30.

 
Cinco minutos depois, Neymar teve boa chance para colocar o Brasil na frente. Após falha da zaga, o craque do Santos conseguiu driblar Romero na área e chutou, mas Fernández salvou os hermanos com um carrinho.
Logo em seguida, foi a vez de Messi aprontar. O camisa 10 driblou Danilo na entrada área, mas o lateral - que minutos antes entrara no lugar de Rafael - derrubou o craque do Barça. Falta perigosa: Messi cobrou com categoria, e Rafael Cabral defendeu.
Aos 39, Messi resolveu a parada. Dominou pela direita, deixou Marcelo para trás, arrancou e chutou de fora da área, no ângulo direito de Rafael: golaço. Vitória argentina por 4 a 3. Vitória de Messi.
Já nos acréscimos, Lavezzi e Marcelo se desentenderam. O argentino derrubou o brasileiro com uma entrada dura. Na queda, o lateral acertou o braço no rosto de Lavezzi, de propósito.
- Perdi a cabeça. Não justifica o que eu fiz... - reconheceu Marcelo na saída de campo em entrevista à TV Globo.
BRASIL 3 x 4 ARGENTINA
Rafael Cabral, Rafael (Danilo), Bruno Uvini, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo (Casemiro) e Oscar (Giuliano); Neymar, Hulk (Lucas)  e Leandro Damião (Alexandre Pato). Romero, Zabaleta, Garay, Fernández, Clemente Rodríguez (Campanaro), Mascherano, Gago, Sosa (Guiñazu), Dí Maria (Agüero), Messi e Higuaín (Lavezzi).
Técnico: Mano Menezes Técnico: Alejandro Sabella
Gols: Rômulo, aos 22 do primeiro tempo; Messi, aos 31 do primeiro tempo; Messi, aos 34 do primeiro tempo; Oscar, aos 10 do segundo tempo; Hulk, aos 26 do segundo tempo; Fernández, aos 30 do segundo tempo; Messi, aos 39 do segundo tempo
Cartões amarelos: Rafael, Danilo (Brasil); Gago, Higuaín, Mascherano (Argentina). Cartão verrmelho: Lavezzi (Argentina) e Marcelo (Brasil)   
FONTE:  http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/06/messi-resolve-craque-faz-tres-e-derruba-o-brasil-nos-estados-unidos.html 
FONTE:
E:
 

  
 

Número 1 do mundo está a um jogo de vencer seu quarto Slam consecutivo

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Tecnicamente, Novak Djokovic não foi espetacular nesta sexta-feira. O número 1 do mundo, no entanto, foi bem nos pontos importantes e lidou melhor com o forte vento parisiense. Mais consistente do que Roger Federer do começo ao fim do jogo, o sérvio fez 6/4, 7/5 e 6/3 e avançou, pela primeira vez na carreira, à final em Roland Garros.

Novak Djokovic tênis Roland Garros semi (Foto: Reuters)Novak Djokovic está a uma vitória de conquistar seu quarto Grand Slam consecutivo (Foto: Reuters)
 
A vitória de Nole nesta sexta-feira devolveu o revés sofrido diante do rival suíço nas semifinais do ano passado. Na época, Djokovic estava invicto há 43 jogos. Este ano, o atual campeão de Wimbledon, do US Open e do Australian Open tentará um feito conseguido por poucos: tornar-se detentor dos quatro troféus do Grand Slam ao mesmo tempo.

Na história, apenas dois atletas conseguiram vencer quatro Slams em sequência: Don Budge e Rod Laver. Roger Federer teve duas chances para igualar-se a eles, mas foi derrotado por Rafael Nadal nas finais de Roland Garros em 2006 e 2007. O espanhol, hexacampeão do torneio francês, também será o obstáculo para Djokovic. Nesta sexta-feira, Nadal garantiu seu lugar na final ao derrotar o compatriota David Ferrer.

Consistência do sérvio faz diferença
Roger Federer tênis Roland Garros semi (Foto: Reuters)Roger Federer terminou a partida desta sexta com
46 erros não forçados (Foto: Reuters)
 
Djokovic e Federer fizeram um jogo tenso no começo, com os dois tenistas batendo forte na bola. O suíço, que atacava mais, foi recompensado no quinto game, quando acertou três direitas indefensáveis e quebrou o saque do rival. O bom momento, contudo, não se estendeu muito. Três erros de direita em seguida custaram a Federer seu serviço no sexto game. O jogo seguiu parelho até o décimo game, em que as falhas do número 3 foram decisivas. Três direitas para fora, e Djokovic conseguiu a quebra que lhe deu a parcial: 6/4.

Até então, Federer acumulava 18 winners e 17 erros não forçados, contra dez e três de Djokovic, respectivamente. Nem por isso o suíço parou de atacar. Logo no primeiro game do segundo set, uma série de bons ataques lhe rendeu a quebra. O número 3 ainda quebrou Nole outra vez para abrir 3/0 antes de Djokovic começar a arriscar. Uma boa devolução deu um break point ao sérvio. Em seguida, um erro de Federer deu o game a Nole.

O suíço errou menos do que no set anterior, mas falhou em momentos importantes. Primeiro, perdeu dois break points no sétimo game e a chance de fazer 5/2. No oitavo, errou duas direitas seguidas e foi quebrado. O placar ficou empatado em 4/4, e os dois tenistas continuaram com problemas no serviço. Federer quebrou e fez 5/4, mas perdeu ou saque em seguida (5/5). Djokovic enfim confirmou, e o suíço bobeou mais uma vez. Uma dupla falta, uma direita na rede, uma direita longa e uma esquerda fora. Com quatro erros, o suíço cedeu a quebra e o set: 7/5.

A partida não mudou no terceiro set. Djokovic seguiu atacando menos e errando menos. Usando bolas profundas, o sérvio dificultava os ataques do adversário. Federer, entretanto, insistia. Quando cometeu seu décimo erro não forçado na parcial (o 46º em todo o jogo), perdeu o saque outra vez e viu Djokovic abrir 4/2. O número 1 não vacilou. Aproveitou a vantagem e fechou em 6/3.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/djokovic-da-troco-em-federer-e-vai-final-contra-nadal-em-roland-garros.html

Sharapova festeja com foto em frente à Torre Eiffel e banho de champanhe

Russa de 25 anos comemora seu quarto título de Grand Slam na carreira

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Como manda o figurino em Paris, a festa do título de Maria Sharapova em Roland Garros foi muito além da quadra. Depois de festejar ajoelhada no saibro da quadra Philippe Chatrier, a bela russa foi alvo de integrantes de sua equipe e levou um banho de champanhe no vestiário do torneio francês. Mais tarde, carregou a taça para a Torre Eiffel e completou a comemoração.

Maria Sharapova posa com a taça de Roland Garros (Foto: Reuters)A bela e a paisagem: Maria Sharapova posa com a taça de em frente à Torre Eiffel (Foto: Reuters)
 
Ao derrotar a italiana Sara Errani, Sharapova conquistou seu quarto título de Grand Slam e completou o "career slam", nome dado ao feito em que um atleta vence os quatro torneios mais importantes do circuito mundial, mesmo que eu temporadas diferentes.

A atleta de 25 anos venceu seu primeiro Grand Slam em 2004, quando derrotou Serena Williams na final de Wimbledon. Sharapova também foi campeã do US Open de 2006 e do Australian Open de 2008. Apenas mais nove tenistas - nenhuma russa - na história do tênis já fecharam o "career slam": a australiana Margaret Court, a alemã Steffi Graf e as americanas Maureen Conolly, Doris Hart, Shirley Fry, Billie Jean King, Chris Evert, Martina Navratilova e Serena Williams.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/sharapova-leva-banho-de-champanhe-no-vestiario-de-roland-garros.html

Entre uma noitada e outra, Arianny Celeste exibe 'corpão' na praia

o lado de sua amiga, ring girl do UFC curte a República Dominicana

Por SporTV.com Rio de Janeiro
 
Arianny e sua amiga posam de biquíni na praia  (Foto: Reprodução/Twitter)Arianny e sua amiga Claudia Cardenas posam de
biquíni na praia (Foto: Reprodução/Twitter)
 
Arianny Celeste não quer mesmo saber de problemas. Depois de passar por um período complicado em sua vida pessoal e, inclusive, ser presa por violência doméstica, a ring girl mais famosa do UFC está aproveitando tudo o que pode durante um período de descanso e muita festa na República Dominicana. Na madrugada deste sábado, através de seu Twitter pessoal, a morena publicou fotos em uma festa de gala e, em seguida, em uma praia local.
Durante sua viagem, a musa não saiu de perto de sua fiel amiga Claudia Cardenas, com quem se esbaldou durante toda a noite em uma festa. As duas desfilaram com vestidos pretos que contavam com decotes bem generosos.
Já na praia, Arianny e sua amiga também não decepcionaram os marmanjos de plantão. A dupla escolheu biquínis ousados para aproveitar o sol da República Dominicana.
Home Combate: saiba tudo sobre o MMA
Há quase duas semanas, Arianny foi detida por violência doméstica junto com seu namorado. A audiência da ring girl mais famosa do Ultimate está prevista para o dia 2 de julho. No entanto, a bela, mesmo antes do julgamento,  já teve de pagar uma multa de 3 mil dólares.

Arianny e Claudia com decotes generosos durante festa (Foto: Reprodução/Twitter)Arianny e Claudia em festa (Foto:Reprodução/Twitter)
A musa do UFC não compareceu ao tribunal na última semana. Ela foi representada diante da juíza de paz de Las Vegas, Melissa Saragosa, pelo seu advogado, Richard Schonfeld.

Clique aqui e assista

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2012/06/entre-um-noitada-e-outra-arianny-celeste-exibe-corpao-na-praia.html

Sharapova domina, conquista Roland Garros e completa o 'career slam'

Número 1 do mundo a partir de segunda-feira, russa de 25 anos venceu Wimbledon em 2004, o US Open em 2006 e o Australian Open em 2008

Por GLOBOESPORTE.COM Paris
 
 
Quando Sara Errani saiu do zero, Maria Sharapova já havia vencido quatro games. A uma vitória do título de Grand Slam que faltava no currículo, a russa não vacilou. Entrou em quadra sufocando a adversária e jamais permitiu que a italiana tivesse vantagem. Por 6/3 e 6/2, Sharapova derrotou Errani e, enfim, conquistou Roland Garros.

Número 1 do mundo a partir de segunda-feira, a bela russa de 25 anos completou neste sábado o "career slam", feito em que um tenista vence os quatro Grand Slams, mesmo que em anos diferentes. Sharapova foi campeã de Wimbledon em 2004, do US Open em 2006 e do Australian Open em 2008. Em Roland Garros, jamais havia passado das semifinais. Na história, apenas mais nove tenistas tem o "career slam": Maureen Conolly, Margaret Court, Steffi Graf, Doris Hart, Shirley Fry, Billie Jean King, Chris Evert, Martina Navratilova e Serena Williams.

Esforço é coroado quatro anos depois
O triunfo no saibro de Paris e o retorno ao topo do ranking feminino coroam um longo processo de recuperação da tenista russa. Em 2008, quando começou a sofrer dores no ombro direito, foi obrigada a se afastar das quadras. Ficou fora do US Open e perdeu a chance de disputar as Olimpíadas de Pequim-2008.
Após uma cirurgia no local, os resultados demoraram a aparecer. As temporadas de 2009 e 2010 foram recheadas de derrotas frustrantes e duplas faltas. Só em 2011 Sharapova voltou a ter os resultados que esperava. Foi à final de Wimbledon, mas perdeu para a tcheca Petra Kvitova. No fim do ano, uma lesão no tornozelo antecipou suas férias.
Em 2012, Sharapova vem sendo fantástica. Foi à final do Australian Open, mas perdeu para uma inspirada Victoria Azarenka. Também alcançou decisões em Indian Wells e Miami. Perdeu ambas, para Azarenka e Agnieszka Radwanska, respectivamente. Só no saibro é que os títulos reapareceram. Primeiro, em Stuttgart, onde derrotou Samantha Stosur, Kvitova e Azarenka. Depois, em Roma, onde superou Ana Ivanovic, Venus Williams e Na Li.

Atropelo na final
Na final deste domingo, Sharapova se impôs na base da força. Com ataques precisos, raramente deixou que Errani ditasse os pontos. A italiana, que será top 10 pela primeira vez na segunda-feira, só conseguiu equilibrar o jogo depois do quinto game, quando devolveu uma quebra de saque. A favorita, porém, jamais teve a vitória na parcial ameaçada e fechou em 6/3.
No segundo set, mais do mesmo. Sharapova abriu com uma quebra de saque e, quando confirmou seu serviço com uma esquerda vencedora na paralela, fez 2/0. Três games depois, forçou um erro de voleio de Errani e voltou a quebrar a italiana.
Com 4/1 no placar, Sharapova viu a oponente arriscar nas devoluções e ter sucesso. Errani devolveu uma das quebras, mas o seu saque continuava sem incomodar a favorita. A russa quebrou no sétimo game, abriu 5/2 e não perdoou com o saque.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/sharapova-domina-conquista-roland-garros-e-completa-o-career-slam.html

Brasil atropela o Canadá e ganha moral para 'decisão' contra a Polônia

Sem o oposto Gavin Schmitt, rivais não conseguiram fazer frente à seleção

Por João Gabriel Rodrigues São Bernardo do Campo, SP

Foi mais tranquilo do que o esperado. Sem sua maior arma, o oposto Gavin Schmitt, o Canadá pouco conseguiu fazer. Os erros ainda estavam ali, mas já não eram tão frequentes. Sem sustos, o Brasil afastou qualquer tropeço ao vencer o Canadá por 3 sets a 0, parciais 25/22, 25/17 e 25/11, pela segunda rodada da etapa brasileira da Liga Mundial, neste sábado, em São Bernardo do Campo.

Neste domingo, o desafio será mais complicado. Para se manter com chances de ir à fase final da Liga, a seleção enfrenta a Polônia, que venceu os dois confrontos anteriores, na briga pela liderança do grupo B. A partida será às 10h, no ginásio Adib Moyses Dib e terá transm
issão ao vivo da TV Globo e acompanhamento do GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real.

vôlei brasil canadá (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Brasil atropela o Canadá em 3 sets a 0 e ganha força contra a Polônia (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Após a vitória contra a Finlândia, o discurso era de que a seleção não poderia oscilar tanto no início dos jogos. E, ao contrário da partida de sexta-feira, o Brasil, com Thiago Alves e Rodrigão em quadra, começou melhor. Logo de cara, abriu 2/0, em dois pontos de bloqueio de Sidão. O central, aliás, entrou em quadra inspirado. Depois de bela largadinha, fez 5/2 para os donos da casa. O Canadá, por outro lado, parecia sentir a falta do oposto Gavin Schmitt, segundo maior pontuador da Liga, poupado por um problema no quadril. No primeiro tempo técnico, a seleção brasileira vencia por 8/6.

A falta de entrosamento, porém, ainda era nítida. Alguns erros de posicionamento e ataque fizeram o Canadá encostar. Mas o Brasil seguia melhor. Abriu 15/11 depois de ótimo ataque de Wallace, que havia ficado duas vezes no bloqueio canadense. Murilo, mal contra a Finlândia, também cresceu de rendimento. Serginho foi buscar uma bola praticamente perdida, que resultou em mais um ponto de Wallace, incendiando o ginásio. Dali para o fim, apesar dos constantes erros de recepção, foi só administrar a vantagem. Théo errou um ataque, mas levou sorte e fechou o set: 25/22.

vôlei wallace brasil canadá (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)Wallace foi um dos destaques do passeio do Brasil
sobre o Canadá (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)
Com dois bloqueios, o Canadá começou o segundo set na frente. O Brasil ainda errava muitos ataques, mas conseguiu se recuperar. Após ataques de Wallace e Thiago Alves, o Brasil foi para o primeiro tempo técnico em vantagem (8/6). Ricardinho, em largadinha genial, fez o Brasil chegar a 10/8. Mas, depois de um ataque para fora de Wallace, os canadenses assumiram a dianteira no placar: 11/10.
Wallace se recuperou com dois pontos em sequência, um deles em pura sorte, ao contar com a falha do bloqueio canadense. O Brasil tinha problemas para superar a defesa rival e para parar os ataques de Winters e Soonias. Mas, na marra, conseguiu abrir vantagem mais uma vez (21/16). Depois ficou fácil. Murilo explorou o bloqueio para fechar em tranquilos 25/17.

O terceiro set foi ainda mais tranquilo. Sem dar chances ao Canadá, o Brasil abriu 8/1 com extrema facilidade. Os rivais tentaram equilibrar o jogo, mas pouco conseguiram fazer. No fim, Théo arrancou o 24º ponto com uma pacanda para, em seguida, Sidão fechar a tampa em 25/11.

FFONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/brasil-erra-menos-atropela-canada-e-ganha-moral-para-decisao-contra-polonia.html