segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sharapova sobrevive em jogo de 21 quebras e vai às quartas em Paris

Bela russa fica a duas vitórias de retornar à liderança do ranking mundial

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Maria Sharapova tênis Roland Garros oitavas (Foto: AP)Maria Sharapova avança depois de ter o serviço
quebrado nove vezes na partida (Foto: AP)
 
Com os termômetros parisienses registrando temperaturas por volta de 15 graus Celsius e a quadra pesada por causa da chuva que caiu pela manhã, ficou difícil para Maria Sharapova e Klara Zakopalova (44 do ranking) confirmarem seus saques. Em 29 games disputados, 21 terminaram em quebras de serviço. A favorita, no entanto, sobreviveu. Depois três sets, Sharapova triunfou por 6/4, 6/7(5) e 6/2 e avançou às quartas de final em Roland Garros.

A vitória desta segunda-feira deixa a bela russa a duas vitórias de se tornar novamente a número 1 do mundo. Graças à derrota precoce de Victoria Azarenka, atual líder do ranking,

Sharapova assumirá a ponta do ranking se chegar à decisão do torneio. Sua próxima adversária em Paris será a vencedora do jogo entre a estoniana Kaia Kanepi (23) e a holandesa Arantxa Rus (88).

Desde o começo, ficou claro que a quadra pesada afetava as bolas potentes da russa. Mesmo com 65% de aproveitamento de primeiro serviço, a vice-líder do ranking não conseguiu tirar proveito do fundamento e foi quebrada três vezes só no primeiro set. Mesmo assim, venceu quatro games de serviço da adversária e saiu na frente ao fechar e o set inicial em 6/4.

O segundo set não foi muito diferente, e as duas tenistas sofreram em seus games de serviço. Sharapova, que esteve sempre à frente, sacou pra fechar a parcial duas vezes. Primeiro, em 5/4. Depois, em 6/5. Em ambas, falhou. Zakopalova conseguiu forçar o tie-break e jogar melhor. Sharapova salvou dois set points, mas mandou para longe uma devolução de serviço e viu a desafiante tcheca comemorar a vitória na parcial por 7/6(5).


Yaroslava Shvedova tênis Roland Garros oitavas (Foto: Reuters)Shvedova festeja o triunfo sobre a atual campeã
de Roland Garros (Foto: Reuters)
 
Quando a terceira parcial começou, a número 2 do mundo enfim passou a controlar seus games de serviço. Sharapova quebrou Zakopalova no segundo game, abriu 3/0 e logo chegou a 5/1. Pela terceira vez, a russa sacou para o jogo e foi quebrada. Apenas no game seguinte, no serviço da tcheca, é que a favorita confirmou sua vaga nas quartas de final.

Atual campeã dá adeus
No primeiro set, Na Li foi impecável. Conseguiu uma quebra de saque logo no primeiro game da partida e não perdeu a vantagem. A atual campeã de Roland Garros, contudo, desandou a errar a partir do segundo set. A chinesa terminou a partida com 41 erros não forçados e foi eliminada pela qualifier cazaque Yaroslava Shvedova, número 142 do mundo. Top 30 em 2010, Shvedova enfrentará nasquartas a vencedora do embate entre a tcheca Petra Kvitova (4) e a americana Varvara Lepchenko (63).

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/sharapova-sobrevive-em-jogo-de-21-quebras-e-vai-quartas-em-paris.html

Nadal vence 17 games seguidos, massacra Mónaco e vai às quartas

Número 2 do mundo joga em busca do heptacampeonato em Roland Garros

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Rafael Nadal tênis Roland Garros oitavas (Foto: AFP)Nadal cometeu apenas 12 erros não forçados em
toda a partida nesta segunda-feira (Foto: AFP)
 
Juan Mónaco começou a partida confirmando seu saque duas vezes. Teve 2/1 a seu favor no placar. Foi aí que Rafael Nadal começou a impor seu jogo sobre o argentino, seu amigo fora de quadra. Quase sem errar e jogando o rival de um lado para o outro da quadra, o hexacampeão de Roland Garros fez o argentino, 15º do ranking, parecer um juvenil. Nadal venceu 17 games seguidos, fez 6/2, 6/0 e 6/0, e avançou às quartas de final do Grand Slam da terra batida.

Os números do jogo comprovam o massacre: Nadal executou 23 bolas vencedoras e cometeu 12 erros não forçados. Mónaco computou 13 e 25, respectivamente. O espanhol teve dez chances de quebra e converteu oito. O argentino conseguiu dois break points, mas não aproveitou. No total, Nadal venceu 80 pontos. Mónaco, apenas 42.

Nas quartas, Nadal vai encarar o compatriota espanhol Nicolás Almagro (13 do ranking), que vem de vitória por triplo 6/4 sobre o sérvio Janko Tipsarevic, número 8 do mundo. Favorito, Nadal joga pelo inédito heptacampeonato em Paris. Campeão em 2005, 2006, 2007, 2008, 2010 e 2011, o vice-líder do ranking divide a honra de maior vencedor de Roland Garros com o sueco Bjorn Borg, que também levantou o troféu seis vezes.

Ainda sem perder sets no torneio este ano, Nadal agora acumula 18 triunfos consecutivos no saibro de Roland Garros. Sua última - e única derrota - no torneio veio em 2009, diante do sueco Robin Soderling, nas oitavas de final. Em toda a carreira, Nadal acumula 49 vitórias e um revés no evento.

No saibro vermelho (sem contar o piso azul do Masters 1.000 de Madri), o atual número 2 do mundo já soma 30 vitórias seguidas. Desde a derrota na final do Masters 1.000 de Roma, no ano passado, Nadal levantou troféus em Roland Garros/2011, Monte Carlo/2012, Barcelona/2012 e Roma/2012, além de somar triunfos na Copa Davis.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/nadal-vence-17-games-seguidos-massacra-monaco-e-vai-quartas.html

Grã-Bretanha será cabeça de chave, e seleção feminina cai com os EUA

Para Londres-2012, donas da casa são confirmadas no grupo A. Assim, Brasil terá na mesma chave Estados Unidos, China, Sérvia, Turquia e Coréia

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

Fim do mistério. A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) confirmou a Grã-Bretanha como cabeça de chave número 1 para a fase de grupo do vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Londres. Assim, o Brasil ficou no grupo B, ao lado dos Estados Unidos, atual líder do ranking - as brasileiras figuram na vice-liderança. Na mesma chave estão China, Sérvia, Turquia e Coréia. Formam o grupo A, além das donas da casa, Japão, Itália, Rússia, República Dominicana e Argélia.

Segundo a Federação Russa de Voleibol, a FIVB enviou o documento com a confirmação dos grupos na última quinta-feira. Caso a entidade não listasse as britânicas como cabeças de chave, o posto seria ocupado pelas americanas. Assim, o Brasil seria o cabeça do grupo B, que teria Japão, Sérvia, Rússia, Coréia e Argélia.

A primeira fase do torneio será disputada entre os dias 28 de julho e 5 de agosto. As oito melhores equipes vão às quartas de final, e, em 9 de agosto, as quatro vencedoras fazem as semifinais. A final acontecerá dois dias depois, em 11 de agosto.

Confira os grupos do vôlei feminino para Londres-2012:

Grupo A
Grã-Bretanha
Japão
Itália
Rússia
República Dominicana
Argélia

Grupo B
Estados Unidos
Brasil
China
Sérvia
Turquia
Coréia

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/gra-bretanha-sera-cabeca-de-chave-e-brasil-fica-ao-lado-dos-eua-no-grupo-b.html

Aos 42 anos, 'menininha' Fofão chega ao Rio e garante ter fome de títulos

Após um ano longe das quadras, levantadora tem primeiro contato com novas companheiras, elogia a cidade e mostra boa forma física: 'É tudo muito novo'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Aos pés do Pão de Açúcar, um dos principais cartões postais do Rio, a paulista Fofão  desembarcou tímida do táxi na Escola de Educação Física do Exército, na Urca. Pouco ambientada com a paisagem e com o calor, a levantadora de 42 anos foi para seu primeiro treino no novo clube, o Rio de Janeiro. Lá, conheceu as companheiras e disse que se sentia como uma "menininha". Mas aos poucos, sob olhar atento do marido, a levantadora se soltou. De uniforme, fez musculação com o restante da equipe, brincou e calibrou o braço após um ano fora das quadras. Ainda sem a presença do técnico Bernardinho, com quem voltará a trabalhar após 11 anos, a campeã olímpica garantiu que ainda tem fome de títulos: “A gente é movido a isso”.

Fofão apresentada no Rio de Janeiro vôlei (Foto: Rodrigo Cunha / Globoesporte.com)Sob olhar atento da equipe, Fofão participou de seu primeiro treino (Foto: Rodrigo Cunha / Globoesporte.com)
 
O primeiro contato com as novas companheiras foi discreto. A experiente jogadora disse que, de início, se sentiu como uma "menininha", e destacou que o ambiente ainda era novo. Mas pouco a pouco relaxou e mostrou, ainda que nos treinos, o vôlei que a colocou entre as principais atletas da história do esporte.

- A sensação foi de estar começando uma coisa nova, de viver um novo momento. Me senti uma menininha chegando para jogar vôlei. Quando você vai para um lugar pela primeira vez é sempre tudo muito novo. Eu não conheço as meninas, então fica aquela coisa de como elas vão me olhar, me receber. Mas foi super tranqüilo, acima de tudo é todo mundo profissional e sabe que eu vim para ajudar e fazer parte do grupo.

A adaptação ao Rio, ao que parece, será rápida. Após atuar no Fenerbahçe, da Turquia, Fofão se mostrou feliz em voltar ao Brasil e rasgou elogios à cidade. O mar carioca, garante, servirá de inspiração. Mas nem tudo são flores na cidade maravilhosa. Como ponto negativo, a levantadora elegeu o calor.

- Não tem como viver aqui de mau humor, né? Isso já é um ponto positivo. Mas tem o calor. Acho que é a primeira vez que vou para uma cidade que seja quente praticamente o ano todo. É uma coisa que tenho que me acostumar, mas de resto é tranquilo, acho que olhar para o mar dá uma motivação, um ânimo muito bacana. A paisagem e as vistas só trazem coisas boas.

Fofão apresentada no Rio de Janeiro vôlei (Foto: Rodrigo Cunha / Globoesporte.com)Atividade foi ao lado do Pão de Açúcar, na Urca
(Foto: Rodrigo Cunha / Globoesporte.com)
 
Mal chegou ao clube e Fofão já conheceu a grandeza da rivalidade com o Osasco, de São Paulo. Bom momento para lembrar que, mesmo aos 42 anos, ainda vai em busca de mais títulos para o já vitorioso currículo.

- Lógico que existe a rivalidade, a gente sabe, sempre nas finais. O resultado vai aparecer se a gente merecer. A motivação da gente é ganhar títulos, né? A cada ano, se você acabou de ganhar um título, quer ganhar de novo. A gente é movido a isso. Então não tem como eu falar que não quero ser campeã da Superliga. Minha motivação, meu trabalho e objetivo, para mim, é isso. É o que eu vim buscar.

A forma física da veterana não preocupa. Mesmo com 42 anos, Fofão não sente o peso da idade. Durante o ano que passou sem atuar profissionalmente, fez exercícios e treinou, e garante que até a Superliga já estará 100%.


- Não acordava cedo nem treinava de manhã e de tarde. Mas sempre um período do dia estava treinando, ou fazendo academia. É diferente da rotina de um clube, mas não deixava de fazer, porque não podia me dar ao luxo de ficar comendo e dormindo (risos). Dá para trabalhar com tranquilidade (até a Superliga). Buscar a melhor forma, nada com pressa. Tem que ter tranquilidade para tirar o melhor de cada atleta.

Fofão apresentada no Rio de Janeiro vôlei (Foto: Rodrigo Cunha / Globoesporte.com)A levantadora correu e fez exercícios com as novas companheiras (Foto: Rodrigo Cunha / Globoesporte.com)
 
Mesmo em novo terreno, Fofão conhece bem a equipe: já jogou com Juciely, Fabi, Natália, Régis e Valeskinha. Curiosamente, o novo reforço do Rio de Janeiro não encontrou com as amigas no primeiro treino. Juciely, Fabi e Natália estão com a seleção brasileira, enquanto Valeskinha e Régis defendem a seleção militar. Ainda assim, uma “novata” já atraiu atenção: a levantadora Roberta, que, segundo Fofão, tem potencial para ocupar o posto deixado por ela e Fernanda Venturini, que recentemente se aposentou.

- Acho que ela está tendo uma boa escola, né? Com a Fernanda, muito experiente, tenho certeza de que aprendeu bastante. É uma levantadora nova, que está crescendo muito. Acompanhei a Superliga dela. No que eu puder ajudar, ela pode contar comigo.

E depois de quebrar a expectativa do primeiro treino, agora a ansiedade de Fofão é para a estreia.

- Agora eu quero jogar. Você fica vendo na televisão as pessoas jogando, ainda mais quando tem decisão, e você queria estar jogando. Quando você começa a treinar, já quer pular o treinamento e ir pro jogo. Mas tem que ser com calma. Ainda preciso voltar ao ritmo, à rotina, que eu perdi. Vou ter que ter paciência para voltar aos pouquinhos.



Fofão apresentada no Rio de Janeiro vôlei (Foto: Rodrigo Cunha / Globoesporte.com)Fofão também conversou com a comissão técnica
(Foto: Rodrigo Cunha / Globoesporte.com)
 
Até lá, a veterana dará uma pausa nos treinos para conferir a busca da seleção brasileira pela medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, competição em que Fofão é experiente. São cinco participações em Jogos Olímpicos, com uma medalha de ouro em Pequim-2008 e dois bronzes, em Atlanta-1996 e Sydney-2000.

Agora no papel de conselheira, ela garante que a disputa será difícil, ainda mais por conta do grupo do Brasil, que terá os Estados Unidos, atuais líderes do ranking, além de China, Sérvia, Turquia e Coréia.

- É aquela coisa: é tudo ou nada. A gente sempre teve um começo mais tranqüilo, que ia crescendo durante a competição. Eu acho que a concentração muda, né? Tem que entrar ali pro tudo ou nada, porque você sabe que é um grupo forte, que qualquer vacilo que você der, pode ficar de fora. Vai ficar pesado, com certeza, mas se o Brasil tem algum objetivo pela frente, ali é a chance, porque passando de fase, a gente pode pensar no Brasil no pódio, com certeza.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/aos-42-anos-menininha-fofao-chega-ao-rio-e-garante-ter-fome-de-titulos.html

Ronaldinho Gaúcho já treina com os novos companheiros de Atlético-MG

Atacante vestiu uniforme e foi bater bola com Richarlyson, André e Jô

Por Fernando Martins Y MIguel e Richard Souza Belo Horizonte

A diretoria do Atlético-MG não anunciou a contratação de Ronaldinho Gaúcho ainda, mas o atacante já está em campo, batendo bola com os novos companheiros. Vestido com o uniforme de treino, formou uma rodinha com André, Jô e Richarlyson e, sob olhares de outros jogadores, bateu bola em um dos campos da Cidade do Galo.

Ronaldinho Gaúcho chegou ao centro de treinamentos no início da tarde. Almoçou, se reuniu com parte da diretoria do Galo e foi conhecer as dependências do local. O sorriso no rosto é a marca registrada de Ronaldinho Gaúcho e, nestes primeiros momentos dele como jogador do Atlético-MG, fez questão de mostrar satisfação. De acordo com funcionários da Cidade do Galo, o atacante foi apresentado, enquanto conhecia as dependências do centro de treinamentos do time e foi simpático com todos.

Ronaldinho no treino do Atlético-MG (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)Ronaldinho no treino do Atlético-MG (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)
 
E o atacante nem vai precisar de aprimorar a forma física, já que estava jogando normalmente pelo Flamengo. O atleta esteve em campo na última partida da equipe, o empate em 3 a 3 com o Internacional, ocasião em que saiu vaiado pela torcida carioca.


E o atacante nem vai precisar de aprimorar a forma física, já que estava jogando normalmente pelo Flamengo. O atleta esteve em campo na última partida da equipe, o empate em 3 a 3 com o Internacional, ocasião em que saiu vaiado pela torcida carioca.

Movimentação
Na primeira movimentação de Ronaldinho Gaúcho como jogador do Atlético-MG, o técnico Cuca dividiu o elenco em três partes. O novo contratado vestiu um colete branco e participa do bate-bola normalmente. O treino é acompanhado por diversos garotos das divisões de base, que interromperam o treino para acompanhar o ídolo de perto.

Ronaldinho Gaúcho se mostrou muito feliz em jogar no novo clube. A amigos, Ronaldinho Gaúcho comentou que considera o Atlético-MG um bom time e que está bastante animado em poder atuar ao lado de bons amigos, como Jô e André.

Ronaldinho mostrou certa timidez, treinou pouco e não se movimentou tanto. No fim do treinamento, Cuca dividiu o elenco em dois, sem distinção de titulares e reservas. O time de Ronaldinho Gaúcho perdeu por 2 a 1.

Ronaldinho - 10 (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)Kalil acompanha treino ao lado de Assis, irmão de Ronaldinho (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)
Enquete

Na última semana, o GLOBOESPORTE.COM perguntou aos internautas de todos os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro se gostariam de ter Ronaldinho Gaúcho nos times. A rejeição foi enorme, sem exceção. No Atlético-MG, 68% dos torcedores afirmaram que eram contrários à contratação do meia. Apenas 32% disseram que o craque seria um bom reforço.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2012/06/ronaldinho-gaucho-ja-treina-com-os-novos-companheiros-de-atletico-mg.html

Após parada, gramado do Engenhão é revigorado e volta a parecer um tapete

Antes com parte do piso queimado, campo já exibe ótimo aspecto de novo

Por André Casado Rio de Janeiro

Bastou uma semana sem jogos ou eventos para o gramado do Engenhão voltar a ficar um tapete, à base de um trato especial no revigoramento. Com a parada do Campeonato Brasileiro - por conta das datas Fifa de amistosos e eliminatórias das seleções -, que só volta à ativa nesta quarta-feira, o campo deixou as marcas e o piso queimado em certas partes para trás.
Na realidade, o estádio receberá o Botafogo, líder da competição, apenas na quinta, em duelo com o Cruzeiro. Flamengo e Fluminense têm compromissos fora do Rio. A diretoria alvinegra segue sua cruzada para reduzir o número de partidas 

em seu palco. Mas as viagens dos rivais a Volta Redonda e Macaé têm sido cada vez maisraras.
Até o fim do mês, máquinas de luz solar artificial serão instaladas para melhorar ainda mais a qualidade da grama, em novo estágio em 2012. Os equipamentos, adquiridos 
no início do ano, vêm da Europa e são utilizados em estádios de ponta, como o Santiago Bernabéu, do Real Madrid.

Gramado Engenhão (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Gramado do Engenhão apresenta aspecto e nivelamento perfeitos (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 

Gramado Engenhão (Foto: André Casado / Globoesporte.com)No início de maio, campo sofreu com excesso de jogos (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
FONTE:

Tsonga e Del Potro fecham vitórias; Almagro e Ferrer também avançam

Partida entre francês e Wawrinka havia sido adiada por falta de luz natural

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Já eram 21h40m de domingo em Paris (16h40m em Brasília) quando a falta de luz impediu a partida entre Jo-Wilfried Tsonga e Stanislas Wawrinka. O francês, número 5 do mundo, liderava o quinto set por 4/2. Nesta segunda, quando o duelo recomeçou, o tenista da casa não deixou que Wawrinka estendesse muito mais o embate. Depois de quatro games, Tsonga fechou a fatura em 6/4, 7/6(6), 3/6, 3/6 e 6/4 e avançou para as quartas de final em Roland Garros.

Jo-Wilfried Tsonga tênis Roland Garros oitavas (Foto: Reuters)Jo-Wilfried Tsonga chega às quartas em Roland Garros pela primeira vez (Foto: Reuters)
Aos 27 anos, Tsonga alcança pela primeira vez as quartas de final do Grand Slam francês. Ele havia chegado às oitavas em 2009 e 2010, mas sofreu derrotas para Juan Martín del Potro e Mikhail Youhzny, respectivamente. Seu próximo adversário este ano será o número 1 do mundo, Novak Djokovic. Os dois já se enfrentaram dez vezes e cada tenista venceu cinco jogos.
Del Potro fecha jogo contra Berdych

A partida entre o tcheco Tomas Berdych (7) e o argentino Juan Martín del Potro (9) também foi interrompida na noite de domingo. Na ocasião, Delpo vencia por 2 sets a 1. Quando o jogo foi retomado, nesta segunda, o tenista tcheco jamais se sentiu à vontade. O argentino selou a fatura por 7/6(6), 1/6, 6/3 e 7/5 e também passou para as quartas de final.
Del Potro voltará à quadra na terça-feira para enfrentar Roger Federer (3). Os dois já duelaram 13 vezes, e o suíço venceu 11. Uma das vitórias do ex-número 1 do mundo foi em Roland Garros/2009. Naquele ano, Delpo deu trabalho, mas perdeu em cinco sets: 3/6, 7/6(2), 2/6, 6/1 e 6/4. Aquele torneio também marcou o único título de Federer no Grand Slam francês.

Espanhóis avançam
Número 6 do mundo, David Ferrer confirmou seu favoritismo nesta segunda-feira e derrotou o compatriota Marcel Granollers (23 do ranking) em sets diretos. Por 6/3, 6/2 e 6/0, ele se juntou a Tsonga nas quartas de final e agora espera seu próximo oponente, que sairá do jogo entre Andy Murray (4) e Richard Gasquet (20).
Outro espanhol a avançar sem perder sets foi o número 13 do mundo, Nicolás Almagro. Por triplo 6/4, ele despachou o sérvio Janko Tipsarevic, oitavo colocado no ranking. É a terceira vez na carreira que Almagro chega às quartas em Roland Garros. Em 2008 e 2010, ele foi superado pelo compatriota Rafael Nadal. Este ano, o mesmo pode acontecer, já que seu próximo oponente será o vencedor da partida entre Nadal (2) e o argentino Juan Mónaco (15).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/06/tsonga-completa-vitoria-almagro-e-ferrer-tambem-avancam-quartas.html


Especialistas veem missão dura para o Fla na batalha judicial com R10

Advogados acreditam que o clube terá dificuldades na tentativa de provar que o jogador não tinha direito de rescindir o contrato na Justiça

Por Fred Huber e Vicente Seda Rio de Janeiro

Zinho, Patricia Amorim e Rafael de Piro (Foto: Janir Junior /  Globoesporte.com)Zinho, Patricia Amorim e Rafael de Piro: promessa
de batalha jurídica intensa contra Ronaldinho
(Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
 
Depois de ver Ronaldinho Gaúcho entrar na Justiça alegando quebra de contrato, cobrando uma dívida que seus advogados dizem ser de R$ 40.177.714,00, a diretoria do Flamengo, pelo seu departamento jurídico, prometeu tentar de todas as formas inverter a situação e sinalizou ter um "tiro de canhão" na manga. Na última sexta-feira, os rubro-negros fizeram o primeiro disparo, notificando o Palmeiras por suposto assédio a R10, antes do litígio com o Fla, exigindo multa de R$ 325 milhões caso o jogador se mude para o Palestra Itália. O clube paulista, que já recebeu a notificação, considerou as acusações absurdas e prometeu uma resposta contundente.

O panorama, todavia, parece ser bastante desfavorável para os cariocas, de acordo com advogados ouvidos pelo GLOBOESPORTE.COM. E um tema controverso até na intepretação de especialistas na área parece ser o ponto-chave da batalha que se anuncia nos tribunais: a inclusão ou não do contrato de diretos de imagem como parte do salário do jogador.

Quando o Flamengo contratou Ronaldinho, em janeiro de 2011, ficou estabelecido que o clube arcaria com o valor registrado na carteira de trabalho - R$ 250 mil mensais -, e a Traffic, parceira na contratação de R10, pagaria os direitos de imagem, de R$ 750 mil mensais. O jogador ainda teria direito a receber parcelas de R$ 250 mil mensais referentes a luvas, totalizando um ganho de R$ 1.250 milhão por mês. Quando Fla e Traffic romperam, em fevereiro deste ano, o Rubro-Negro comprometeu-se a arcar com o valor integral. De lá para cá, porém, o clube não cumpriu o prometido e depositou somente os R$ 250 mil da carteira de trabalho, deixando pendentes as parcelas de direitos de imagem.
No texto da liminar de quinta-feira, o juiz trabalhista André Luiz Amorim Franco afirma que concedeu o ganho de causa a Ronaldinho por causa de atrasos de salário e de FGTS. O clube, no entanto, diz que não deve salários e, de acordo com o vice jurídico Rafael De Piro, também está com o FGTS em dia. O Fla reconhece a dívida de direitos de imagem, que não considera como parte da remuneração.

- Estamos preparando um tiro de canhão. A mobilização é geral. Esse sentimento vai se transformar em mobilização jurídica nacional. Virou uma questão de honra, é uma causa que vocês podem ter certeza que vamos reverter. Seja onde for - prometeu Rafael De Piro.

Apesar da convicção de De Piro, para o advogado Paulo Valed Perry Filho, especialista em Direito do Trabalho e Direito Desportivo, o Flamengo encontrará dificuldades para ter sucesso nesta missão. A situação se complica ainda mais caso realmente conste no contrato de trabalho de R10 que o direito de imagem é um complemento salarial.

- A situação do Flamengo é complicada. Geralmente, a Justiça vê o direito de imagem como verba salarial, o que corrobora com a tese da advogada do Ronaldinho (Gislaine Nunes). Se o contrato prevê expressamente que é uma parcela salarial, dificulta mais. O dispositivo de 2011 da Lei Pelé traz este conceito de ajuste contratual, mas a Justiça do Trabalho pode continuar dizendo que o direito de imagem é salário. É uma questão controvertida. No caso dos jogadores de grande expressão de mídia, como o Ronaldinho, é legítimo. Estes atletas de destaque são pessoas jurídicas, e essa empresa negocia e administra cifras milionárias. O Ronaldinho pode negociar com o Flamengo, com TV e até outras marcas. Na minha visão, é uma parcela não salarial - disse Perry, que vê o caso semelhante ao do goleiro Dida, que, em 1998, conseguiu rescindir com o Cruzeiro na Justiça e se transferiu para o Milan.

gislaine nunes advogada ronaldinho gaucho (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)Gislaine Nunes, advogada de Ronaldinho
(Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)
 
O dispositivo a que se refere Paulo Valed Perry Filho é o artigo 87-A, de março de 2011, da Lei Pelé (confira a íntegra abaixo). Nele consta que o direito de imagem é de natureza civil, e não trabalhista. Mas, de acordo com o advogado Marcos Motta, caso haja realmente o atraso de três meses ou mais de FGTS, existe a possibilidade de rescisão, independentemente de qualquer outra discussão.

- Não vi o processo, é preciso tomar cuidado porque às vezes não é apenas direito de imagem. A partir de março de 2011, fica claro que o direito de imagem tem natureza civil, mas, se o FGTS estiver mais de três meses atrasado, cabe rescisão, sim. Já aconteceu anteriormente de o direito de imagem ser encarado como salário. Muitas vezes este tipo de coisa é feito pelos clubes para reduzir pagamento de impostos. Mas não deve ser o caso do Ronaldinho, que tem realmente uma imagem a ser explorada - analisou Motta.

A advogada de Ronaldinho, Gislaine Nunes, reiterou sua crença sobre o direito de imagem ser parte do salário e afirmou que o contrato do jogador previa a rescisão em caso de atraso.

- Claro (que é salário). No Brasil, a imagem é usada para burlar as leis trabalhistas. Pode-se utilizar um contrato de imagem, mas desde que haja um equilíbrio em seus valores. No contrato dele, a nominação que se deu ao instrumento é remuneração ao uso da imagem. Remuneração é salário e lá diz que em caso de atraso na imagem se rescindiria o contrato - disse à Rádio Brasil.


De acordo com Gislaine Nunes e Aldo Geovani Kurle, que também representa o craque, há atraso de cinco meses de FGTS, 12 meses de INSS e cinco meses de direito de imagem. Há duas cláusulas. Uma delas diz que o atraso de dois meses do direito de imagem obrigaria Ronaldinho a notificar o Flamengo, o que foi feito no início de abril. O clube não se manifestou. Teria que pagar dez dias após ser notificado.
Quando um jogador assina um contrato, há dois documentos distintos. Um vai registrado na CBF - com o valor do salário (CLT) - e o outro é o do direito de imagem, de caráter civil, privado. Não há uma regra para a divisão de porcentagem de cada um na remuneração total. O Fluminense, por exemplo, paga o valor do salário dos atletas, e a Unimed, patrocinadora do Tricolor, é responsável pelo pagamento dos direitos de imagem.
Confira o que diz o artigo Art. 87-A da Lei Pelé:
O direito ao uso da imagem do atleta pode ser por ele cedido ou explorado, mediante ajuste contratual de natureza civil e com fixação de direitos, deveres e condições inconfundíveis com o contrato especial de trabalho desportivo. (Incluído pela Lei nº 12.395, de 2011).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/06/especialistas-veem-missao-dura-para-o-fla-na-batalha-judicial-com-r10.html

Oscar vê lado positivo da derrota e já pensa em ‘jogão’ contra a Argentina

Destaque nos dois primeiros amistosos preparatórios para as Olimpíadas, meia acredita que agora será possível analisar melhor os erros da equipe

Por Márcio Iannacca Direto de Dallas, EUA

Novo dono da camisa 10 da seleção brasileira, o meia Oscar não conseguiu repetir neste domingo, na derrota por 2 a 0 para o México (assista aos principais lances no vídeo ao lado) o desempenho que teve nas vitórias sobre Dinamarca e Estados Unidos. Mesmo assim, o jogador do Inter foi um dos melhores do Brasil em campo.

Depois da partida, em entrevista na zona mista, o meia falou sobre o tropeço da Seleção e, apesar de lamentar a derrota, afirmou que ela será útil para o time.

- Nunca é bom perder, mas acho que até foi bom ter um resultado negativo para vermos os nossos erros. O Mano conversou conosco no vestiário, disse que o time foi bem, mas temos de treinar para melhorar – comentou Oscar.

Treinos e evolução serão fundamentais, levando em conta que o próximo adversário da seleção brasileira, no sábado, em Nova Jérsei, será a Argentina, que na noite de sábado goleou o Equador por 4 a 0, pelas eliminatórias sul-americanas, com um show de Messi. É o último compromisso verde e amarelo antes dos Jogos de Londres.

- Esse jogo vai ser lá e cá, uma bela partida, definida no detalhe. Vamos treinar forte para fazer um belo duelo contra a Argentina – acrescentou o meia.

oscar méxico x brasil (Foto: Mowa Press)Mesmo sem brilhar, Oscar ainda foi um dos melhores da Seleção na derrota (Foto: Mowa Press)
 
A seleção brasileira terá folga nesta segunda-feira, em Nova Jérsei, e retoma os treinamentos na terça-feira. Até o dia do jogo serão quatro trabalhos táticos e técnicos para tentar encerrar bem a sequência de amistosos. Até aqui, em três jogos, são duas vitórias (Dinamarca e Estados Unidos) e uma derrota (México).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/06/oscar-ve-lado-positivo-da-derrota-e-projeta-jogao-contra-argentina.html

R10 nega casos de indisciplina e diz que atraso salarial foi a 'gota d'água'

Em entrevista ao 'Fantástico', ex-camisa 10 garante que teve passagem profissional pelo Fla e desmente discussões com Luxemburgo e Joel

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Depois de um ano e quatro meses de uma relação cheia de altos e baixos, Ronaldinho Gaúcho e Flamengo romperam da pior maneira. E agora vão duelar na Justiça. Acusado de inúmeros atos de indisciplina durante o período que passou no clube, o jogador negou tudo em entrevista ao 'Fantástico', e disse que os atrasos salariais fizeram com que tomasse a decisão de deixar o clube, apesar de negar que tenha influenciado o seu desempenho em campo.

- A gota d´água eu acho que foi acumulando vários meses sem receber. Às vezes atrasa alguns dias. Às vezes junta dois meses. Foram vários dias de atraso. Mas quando a gente entra em campo, a gente esquece do mundo, a gente não pensa em dinheiro, esquece dos problemas - declarou.

O jogador em cima do muro ao analisar suas atuações com a camisa rubro-negra.
- Não é em todo jogo que a gente consegue jogar bem. Tive grandes jogos no Flamengo e jogos em que as coisas não saíram bem, como acontece com todo jogador.

O ex-camisa 10 do Flamengo também negou que tenha faltado a projetos de marketing do clube, que alega não ter conseguido faturar o que pensava com o jogador.

- Sempre que o Flamengo me chamou eu fui. Essa parte não sou nem eu que cumpro, é meu ermpresário, são meus advogados. Sempre que fui convidado, eu participei.

Com a saída de Ronaldinho, o diretor de futebol, Zinho, declarou que havia "acabado a bagunça". Questionado se faltou profissionalismo na passagem pela Gávea, mais uma vez Ronaldinho desconversou.
Quase sempre estive treinando, participei de quase todos os jogos"
Ronaldinho
 
- Sempre fui (profissional) em todos os clubes que passei. Eu acho que, se eu não fosse profissional, as pessoas falariam exatamente no momento que eu não estava sendo profissional. Quase sempre estive treinando, participei de quase todos os jogos.

Sobre a acusação de ter chegado cansado várias vezes para treinar, após noitadas, mais uma vez Ronaldinho tratou com normalidade.
- Cansaço é normal. De chegar e não ter condições de treinar por ter saído, isso nunca, nunca me apresentei dessa forma.

Ronaldinho também garantiu que não é verdade a informação de que teria dado 100 dólares a um garçom para que levasse cerveja ao jogador no quarto do hotel no Equador, antes do jogo contra o Emelec.
Cansaço é normal. De chegar e não ter condições de treinar por ter saído, isso nunca, nunca me apresentei dessa forma"
Ronaldinho
- Nunca dei gorjeta de 100 dólares pra ninguém, isso não é verdade.

Outro episódio polêmico foi quando Ronaldinho teria levado uma mulher para a concentração durante os treinos em Londrina (PR).O jogador explicou.
- Não levei ninguém. Encontrei uma menina que eu já conhecia no hotel, falei com ela normalmente. Aconteceu que eu fui no quarto dela, conversei com ela, só isso.

Ronaldinho também garantiu que nunca discutiu ou entrou em atrito com treinadores, seja Vanderlei Luxemburgo, seja Joel Santana.

A partir do momento que o Flamengo passou a não conquistar títulos e vitórias, todo mundo começou a inventar muita coisa"
Ronaldinho
 
-  Não tenho nada a ver com a saída do Vanderlei. Nunca discuti com nenhum treinador. Nem com o Joel, nem com a comissão técnica, pode perguntar para qualquer um deles.
O jogador garante que as polêmicas foram invenção.
- Desde que eu cheguei no Flamengo tive a mesma conduta. Os sete meses que foram só vitória não tinha história nenhuma. A partir do momento que o Flamengo passou a não conquistar títulos e vitórias, todo mundo começou a inventar muita coisa.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/06/r10-nega-casos-de-indisciplina-e-diz-que-atraso-salarial-foi-gota-dagua.html