sábado, 26 de maio de 2012

Com quarto Slam seguido na mira, Djokovic quer espantar a pressão

Às vésperas de Roland Garros, número 1 do mundo não se diz preocupado

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Novak Djokovic tênis Roland Garros entrevista (Foto: Divulgação)Novak Djokovic não se mostra preocupado com
as derrotas recentes para Nadal (Foto: Divulgação)
 
Em 2011, depois de perder nas semifinais em Roland Garros, Novak Djokovic foi campeão de Wimbledon e do US Open. Este ano, o sérvio venceu também o Australian Open. Agora, o número 1 do mundo tem, na mira, a possibilidade de vencer o quarto Grand Slam consecutivo, algo que nem Roger Federer nem Rafael Nadal conseguiram.

Consciente da dificuldade e do tamanho do feito, Djokovic, já em Paris, afirma que fará o possível para lidar bem com as expectativas em Roland Garros. O Grand Slam parisiense tem começo marcado para este domingo.
- Vou fazer o máximo para que isto não me afete. É o assunto que as pessoas estão comentando. Eu sei disso e sei da oportunidade que tenho para fazer história nestas duas semanas, mas como todo Grand Slam, dura duas semanas e tenho que encarar uma partida de cada vez - disse, em entrevista nesta sexta-feira.

Em 2011, Nole chegou a Paris invicto. Em sua caminhada até Roland Garros, conseguiu duas impressionantes vitórias sobre Nadal no saibro. Este ano, porém, o sérvio encarou Nadal duas vezes na terra batida e saiu derrotado em ambas. O número 1 do mundo não se mostra preocupado com os reveses para o rival espanhol.

- As pessoas tentam comparar os meus primeiros seis meses deste ano com os seis meses de 2011. É difícil de comparar, de repetir. Cada ano é diferente. Não acho que este ano eu tenha obtido resultados ruins. Pelo contrário. Ganhei o Australian Open, ganhei em Miami, fiz algumas finais no saibro, então estou com a confiança em alta. Você sempre espera que Rafa jogue no nível que jogou pelos últimos seis, sete anos. Especialmente no saibro, onde ele se sente mais confortável. Talvez eu tenha jogado melhor na final de Roma no ano passado, mas cada ano é diferente. Você nem sempre consegue jogar seu melhor. Tive algumas ótimas vitórias sobre Tsonga e Federer (em Roma este ano) e estou ansioso por Roland Garros.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/com-quarto-slam-seguido-na-mira-djokovic-quer-espantar-pressao.html

Federer coloca Nadal como favorito em Roland Garros: 'Eu em terceiro'

Número 3 do mundo também põe Djokovic como forte candidato em Paris

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Roger Federer conquistou o título do Masters 1.000 de Madri, há pouco mais de uma semana. A boa campanha no saibro azul, contudo, não deixou o suíço confiante demais para a disputa de Roland Garros. Já em Paris, o atual número 3 do mundo concedeu entrevista nesta sexta-feira e apontou o espanhol Rafael Nadal como principal candidato ao título.

tênis roger federer coletiva roland garros (Foto: Agência Reuters)Roger Federer conquistou Roland Garros uma vez: em 2009 (Foto: Agência Reuters)
 
- Rafa é o favorito para mim. Acho que ele perdeu só dois sets em Roma, Monte Carlo e Barcelona, então isto é um bom começo. Ele está jogando pelo sétimo título, então não tem discussão. seríamos loucos de debater isto. Joguei contra ele muitas vezes e sei o quão incrível ele pode ser aqui em Roland Garros - avaliou o suíço.

Campeão no saibro parisiense em 2009, Federer se coloca como terceiro candidato a levantar o troféu. Entre ele e Nadal está o atual número 1 do mundo, Novak Djokovic.

- Quanto a Novak, com seus resultados recentes, ele é um dos grandes favoritos. O mesmo vale para mim, com tudo que conquistei. Mas na minha opinião (a ordem) seria Rafa, Novak e eu em terceiro lugar - ressaltou.

O Grand Slam francês tem começo marcado para este domingo. Enquanto Nadal tentará se tornar o primeiro heptacampeão do torneio, Djokovic busca seu quarto título consecutivo em um torneio deste porte - algo que nem Nadal nem Federer conseguiram.

- Vencer três em sequência é incrível, e um quarto seria um passo gigante. A parte mais complicada é o fim. Eu estive perto duas vezes. A apenas um par de sets, jogando contra Rafa aqui, o que não facilitou nada a tarefa. É fantástico para o tênis ter Novak aqui nesta posição.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/federer-coloca-nadal-como-favorito-em-roland-garros-eu-em-terceiro.html

Sergipanos não passam da fase classificatória no Circuito de Vôlei


Donos da casa não se deram bem no Qualifyng e vão ter que assistir ao torneio principal das arquibancadas. Cida foi convidada para competir

Por Felipe Martins Aracaju, Sergipe

Os jogos do Circuito Banco do Brasil Challenger em Aracaju estão a todo vapor. Depois do Circuito Sub-23, nesta sexta-feira foi realizado o Qualifyng do torneio principal. Esta fase consistiu em uma disputa com 21 duplas masculinas e 21 femininas que lutaram por oito vagas no torneio principal, quatro para cada categoria.

O Qualifyng teve a presença de quatro duplas sergipanas no masculino e uma competidora local fazendo dupla com uma baiana no feminino. Porém, nenhum dos representantes locais conseguiram vaga para o torneio principal.

Torneio principal começa neste sábado (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)Torneio principal começa neste sábado (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)
 
Os sergipanos Salomão e Dleon perderam para a dupla capixaba Renan e Pedro por 2 sets a 0. Guga e Lucas foram derrotados pelo capixaba Juliano e pelo paulista Gustavo também por 2 sets a 0. No duelo sergipano entre Marx e Nau contra Vinicius Santana e Álvaro Andrade, a dupla do Vinicius levou a melhor por 2 sets a 0, mas logo depois foi eliminada pelo paraibano Icaro e o carioca Benart.

Na categoria feminino, a única representante sergipana era Polyana, que fez dupla com a baiana Camila. As duas foram derrotadas pela paranaense Hayra e pela cearense Mayara por 2 sets a 0.

DE ÚLTIMA HORA


Sergipanos não avançaram de fase (Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)Sergipanos não avançaram de fase
(Foto: Felipe Martins/GLOBOESPORTE.COM)
 
A jogadora sergipana Cida, que anunciou aposentadoria do esporte no ano passado, foi convidada pela atleta cearense Rebecca para fazer dupla com ela e disputar o torneio principal. A companheira de Rebecca era a alagoana Neide, mas devido a problemas de sáude, ela não poderá mais participar da competição. Com isso, Cida será a única representante do Estado no cicuito nacional.

O torneio principal começa neste sábado, à partir das 8 da manhã, na arena montada na praia da Atalaia, em Aracaju, A entrada é franca, mas os organizadores do evento pedem a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para as pessoas que sofrem com a seca em Sergipe.

saiba mais


 Bárbara Seixas tentará conquistar o bicampeonato em Aracaj

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/se/noticia/2012/05/sergipanos-nao-passam-da-fase-classificatoria-no-circuito-de-volei.html

Esse início de Grand Prix será um bom teste', diz Zé Roberto Guimarães

Técnico da seleção feminina opta pela mescla na primeira rodada da competição e irá aproveitar também para testar Mari na saída de rede

Por GLOBOESPORTE.COM Saquarema, RJ

O Brasil iniciará a disputa pelo nono título do Grand Prix, de 8 a 9 de junho, na Polônia, com uma equipe mesclada. Das campeãs olímpicas que treinam no CT de Saquarema, o técnico José Roberto Guimarães convocou apenas Mari e Paula Pequeno para os jogos da primeira rodada contra o time da casa, Itália e Sérvia . A seleção contará também com as levantadoras Dani Lins e Fernandinha; as opostas Tandara, Jú Nogueira e Joycinha; as ponteiras Paula Pequeno, Mari, Fernanda Garay e Gabi; as centrais Adenízia, Juciely, Andressa e Natasha, e a líbero Camila Brait.

Vôlei - Jogadoras do Brasil  (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Meninas reunidas em momento de descontração no CT de Saquarema (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
 
O grupo formado pelas levantadoras Fabíola e Claudinha; a oposto Sheilla; as ponteiras Jaqueline, Natália e Priscila Daroit; as centrais Fabiana e Thaísa; e a líbero Fabi continuará treinando em Saquarema.

- Nós estamos com dois grupos. O que vai jogar na Polônia vai passar por três testes importantes. E outro com jogadoras que chegaram há pouco tempo, as mais jovens, que também vão participar de outros campeonatos, como a Copa Yeltsin e a Copa Pan-Americana. Esse início de Grand Prix vai ser um bom teste para todos nós. A Mari ficou fora do Pré-Olímpico, por contusão, e precisa jogar. Como ela está se recuperando bem, quero testá-la um pouco na saída de rede também. E a Paula vai porque a Priscila ainda se recupera de uma lesão que sofreu durante a Superliga e achei melhor dar um pouco de ritmo a ela, já que também jogou pouco no classificatório - disse Zé Roberto.

Seleção terá ponteiras Paula e Mari na Polônia (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Seleção terá ponteiras Paula e Mari na Polônia paradisputar o Grand Prix (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
 
E se duas ponteiras campeãs olímpicas são sinônimo de experiência, a equipe que estará na Polônia une conhecimento e juventude. Mari está preparada, mas a jovem Gabi, de 17 anos, vive momentos de grande ansiedade.

- Há uma diferença grande entre estar na seleção juvenil e na adulta. O ritmo de treino é mais pesado, estou melhorando também na parte física e estar ao lado de jogadoras tão experientes está sendo muito bom. Tenho aprendido muito e ficado próxima das ponteiras para adquirir o máximo que posso. Todas essas novidades geram uma certa ansiedade. Desde que cheguei a seleção adulta, até os meus pais mudaram o comportamento e me ligam todos os dias para saber como estou - disse a jogadora.

Gabi, a novata (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Novata Gabi vem recebendo elogios do técnico Zé
Roberto Guimarães (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
 
A caloura do grupo vem recebendo elogios de Zé Roberto. O treinador acredita que ela poderá surpreender muita gente. Mari também faz coro.

- Dá para ver as mais novas um pouco mais ansiosas do que nós, que estamos um pouco mais acostumadas, mas, com o tempo, isso vai passar. Olhando para a Gabi, lembro de quando cheguei aqui há 10 anos, com esse mesmo jeito de criança que ela tem, e hoje sou uma das jogadoras mais experientes. É importante misturar bem e todas poderem ajudar. Elas têm um vigor físico melhor, e nós temos a experiência a favor.

Após jogar em Lodz, na Polônia, o Brasil atuará em casa na segunda semana da competição. As brasileiras jogarão em São Bernardo do Campo (SP), entre os dias 15 e 17 de junho, contra Alemanha, Itália e Estados Unidos. No período de 22 a 24 de junho, será a vez dos confrontos com Cuba, Porto Rico e China, em Luohe, na China.

A cidade de Ningbo, na China, receberá a fase final do Grand Prix pela terceira vez. Disputarão esta etapa as cinco equipes mais bem colocadas na primeira fase, e a China, já garantida por ser a anfitriã das finais, entre os dias 27 de junho e um de julho. As seis seleções jogarão entre si e aquela que somar o maior número de pontos será a campeã.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/05/esse-inicio-de-grand-prix-sera-um-bom-teste-diz-ze-roberto-guimaraes.html

Márcio/Solberg vai às semis, e outras duas duplas brasileiras seguem viva

Alison/Emanuel e Ricardo/Pedro Cunha superam maratona, mas precisam de mais duas vitórias para alcançar as semis. Thiago/Ferramenta se despedem

Por SporTV.com Praga, República Tcheca

Márcio e Pedro Solberg já estão garantidos nas semifinais da etapa de Praga do Circuito Mundial. Nesta sexta-feira, o cearense e o carioca superaram duas parcerias holandesas e garantiram a classificação de forma invicta. Além deles, apenas Rogers e Dalhausser já estão confirmados para esta etapa. Outras duas parcerias brasileiras, porém, ainda têm chances de alcançá-los. Alison/Emanuel e Ricardo/Pedro Cunha venceram os três jogos da repescagem e, se vencerem outros dois confrontos neste sábado, seguirão com chance de título.

Nas oitavas de final, Márcio e Pedro Solberg atropelaram os holandeses Stiekema e Varenhorst por duplo 21/14. Nas quartas, os dois encararam novamente atletas da Holanda. Diante de Nummerdor e Schuil, porém, precisaram se esforçar mais. Ao final de 42 minutos, o cearense e o carioca confirmaram vaga nas semifinais de forma invicta: 22/20 e 21/18.

Em maratona após caírem na repescagem, Ricardo e Pedro Cunha detonaram os tchecos Dumek e Tichy por 21/13 e 21/15. No desafio seguinte, contra os alemães Dolllinger e Windscheif, o placar foi mais apertado: 21/18 e 21/19. No último jogo do dia, a dupla passou com facilidade pelos cazaques Sidorenko e Dyachenko por 2 sets a 0, parciais de 21/11 e 21/17.

Thiago e Ferramenta largaram com vitória sobre os espanhóis Herrera e Gavira. Após um primeiro set arrasador, os brasileiros sofreram o empate, mas conseguiram se recuperar (21/12, 17/21 e 15/12). Com o resultado, a dupla marcou um confronto de compatriotas com Alison e Emanuel, que haviam vencido os suíços Laciga e Weingart por 21/16 e 21/11 em apenas meia hora. No confronto verde e amarelo, melhor para os campeões mundiais e fim da linha para Thiago e Ferramenta: 21/11 e 21/17. Na última partida do dia, Alison e Emanuel penaram, mas derrotaram os americanos Gibb e Rosenthal e se mantiveram vivos na disputa: 21/19, 17/21 e 19/17.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/05/marciosolberg-vai-semis-e-outras-duas-duplas-brasileiras-seguem-vivas.html

Destaque na conquista da Superliga, Jaqueline renova com o Osasco

Com propostas de outros clubes, ponteira vai permanecer na equipe paulista

Por GLOBOESPORTE.COM Osasco, SP

Jaqueline na final da Superliga Osasco x Rio (Foto: Maurício Val / Vipcomm)Jaqueline comemora título da Superliga pelo
Osasco (Foto: Maurício Val / Vipcomm)
 
Uma das principais jogadoras na conquista da última Superliga, Jaqueline renovou seu contrato com o Osasco para a temporada 2012/2013. Capitã da equipe, a ponteira recebeu algumas propostas para trocar de clube, mas preferiu permanecer no time.

- Primeiramente, o que me fez continuar foi o Luizomar (de Moura, técnico do Osasco), que é uma pessoa que sempre me ajudou muito desde que cheguei da Europa. Ele sempre teve confiança em mim e conhece a forma que trabalho. Por isso, foi um dos grandes motivos para minha continuidade no Osasco. O segundo motivo é a oportunidade de continuar na convivência com esse grupo de trabalho que foi campeão da última Superliga – disse a jogadora, maior pontuadora da equipe na Superliga 2011/12, com 340 pontos.

Com a renovação do contrato, Jaqueline vai para sua quarta temporada na equipe. No total, são dois títulos na Superliga e um vice-campeonato, além de um segundo lugar no Mundial. Este será o segundo ano da ponteira como capitã da equipe.

- Foi um aprendizado a mais na minha vida, já que nunca havia tido essa oportunidade. Agradeço ao Luizomar que teve toda a confiança de me colocar como capitã e as minhas companheiras mais experientes do time que me ajudaram bastante. Acho que evolui bastante e cresci muito na minha vida profissional. Hoje sou uma jogadora muito mais madura e estou entendendo um pouco mais como que é trabalhar ajudando a equipe em outras coisas que antes não ajudava. Estou adorando esse momento e espero que permaneça da mesma maneira nesta próxima temporada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/05/destaque-na-conquista-da-superliga-jaqueline-renova-com-o-osasco.html

Com até seis desfalques, Oswaldo mostra preocupação no Botafogo

Com quatro jogadores já fora do jogo com o Coritiba, técnico ainda pode não ter Fábio Ferreira e Loco Abreu sequer na relação para este domingo

Por Thales Soares Rio de Janeiro

A possibilidade de ter até seis desfalques no jogo contra o Coritiba, domingo, no Couto Pereira, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, já começa a preocupar o técnico Oswaldo de Oliveira para a sequência da competição. Jefferson, convocado para a Seleção Brasileiro, Antônio Carlos, vetado pelo departamento médico, Marcelo Mattos e Andrezinho, em recuperação física, estão fora. Loco Abreu e Fábio Ferreira ainda podem sequer integrar a delegação que viajará para o jogo.

A maior preocupação é com o setor defensivo. Antes, o quinteto titular, formado por Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo, vinha sendo o pilar do time, já que não havia lesões ou suspensões. Agora, depois do problema no joelho direito de Antônio Carlos, a situação se complicou. Ele não joga desde a derrota por 4 a 1 para o Fluminense, no primeiro jogo da final do Carioca, dia 6 de maio. Lucas já foi suspenso duas vezes por expulsões e, agora, Fábio Ferreira virou dúvida.

Doria no Treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Dória, de 17 anos, pode ser titular do Botafogo contra o Coritiba (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
- Esperava realmente a equipe quase completa, como vinha acontecendo nos últimos seis ou oito jogos. Perder um aqui ou outro ali faz parte, mas desta vez pesou bastante justamente na parte em que tínhamos o maior equilíbrio e repetição de jogadores. Isso leva um tempinho para cicatrizar, mas por outro lado há a oportunidade de afirmação de outros jogadores. A gente fica na expectatiba, não com tempo, de que as coisas saiam bem - comentou Oswaldo de Oliveira.

Para se ter uma ideia da situação da defesa, Fábio Ferreira atuou nos 27 jogos deste ano e vem de uma série de 41 sem ficar fora. Jefferson e Márcio Azevedo estiveram em campo em 26 em 2012. Com os desfalques, Oswaldo poderá ter duas mudanças em relação ao time que venceu o São Paulo por 4 a 2, com a entrada confirmada de Herrera na vaga de Loco Abreu, que ficará no banco caso se recupere, e a expectativa pela utilização de Dória, de 17 anos, na zaga, ao lado de Brinner, de 24, substituto de Antônio Carlos nos últimos três jogos.

- Na defesa estão os jogadores mais jovens que podem entrar no time. Na frente, há mais opções. O Dória pode fazer a estreia dele. Vamos procurar orientar da melhor maneira - comentou Fellype Gabriel, lembrando quando foi promovido aos profissionais do Flamengo em 2005. - Zinho e Júnior Baiano me ajudaram muito. Faço isso aqui, incentivando, pois a hora em que a oportunidade chegar eles devem estar preparados. Jadson (volante de 18 anos) mostrou isso.

Com tantas ausências, Oswaldo deve escalar neste domingo o time com Renan, Lucas, Brinner, Fábio Ferreira (Dória) e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Maicosuel, Fellype Gabriel e Vítor Júnior; Herrera.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/com-ate-seis-desfalques-oswaldo-mostra-preocupacao-no-botafogo.html

Técnico do Botafogo diz que não gostaria de ver Elkeson ser vendido

Jogador, de 22 anos, desperta interesse de clubes europeus e Shakhtar Donetsk está disposto a pagar seis milhões de euros para contratá-lo

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Elkeson Botafogo (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)Elkeson no momento está na reserva do Botafogo
(Foto: Dhavid Normando / Futura Press)
 
Elkeson está na mira de clubes europeus e já há propostas pelo jogador do Botafogo, inclusive uma do Shakhtar Donetsk, de seis milhões de euros (R$ 15 milhões). A expectativa ainda é pela chegada de papéis que oficalizem os valores para a negociação ser efetuada e o jogador parece estar disposto a aceitar. Nessa decisão, apenas uma pessoa se manifestou contrária: o técnico Oswaldo de Oliveira.

Apesar de Elkeson estar na reserva do momento, o comandante do time tem um grande apreço pelo jogador, que tem apenas 22 anos de idade. No começo da temporada, ele participou efetivamente, com sete gols em 21 jogos disputados

- Não gostaria de vê-lo sair. Elkeson é um jogador qualificado, do qual gosto muito e não se encontra facilmente no mercado. Ele consegue fundir boa técnica e habilidade com força e velocidade. Nesse momento, não está iniciando, mas o fez na maioria. Conto com ele. A gente procura conversar e manter o jogador sempre motivado. Hoje (sexta-feira) mesmo fiz isso - comentou Oswaldo.
Elkeson ficou no banco de reservas na vitória por 4 a 2 sobre o São Paulo, no Engenhão, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, e sequer foi utilizado. Ele novamente não será titular contra o Coritiba, domingo, no Couto Pereira.

- Ele (Elkeson) saiu por causa do Vítor Júnior. Numa linha de três meias, é quem faz melhor a posição do Andrezinho. E acho que o Fellype Gabriel e o Maicosuel estão em melhores condições para atuar pelo lado do campo - afirmou Oswaldo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/tecnico-do-botafogo-diz-que-nao-gostaria-de-ver-elkeson-ser-vendido.html