quinta-feira, 24 de maio de 2012

Volta de Túlio mexe com marketing do clube: 'Garotada está enlouquecida'

Atacante está a sete gols do milésimo, segundo suas contas, e tem acordo com o Alvinegro para fazer série de amistosos para alcançar a marca

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Túlio Maravilha vai embora do aeroporto de Rio Preto (Foto: Mateus Luz/TV TEM)Túlio está mexendo com a equipe de marketing do
Botafogo (Foto: Mateus Luz/TV TEM)
 
Ídolo do Botafogo e a sete gols de alcançar a marca do milésimo, segundo suas contas, Túlio Maravilha já tem um acordo pronto com o seu ex-clube para atuar em jogos beneficentes pelo Brasil com o time sub-23. O departamento de marketing trabalha intensamente para colocar em prática o projeto, que, segundo o diretor Marcelo Guimarães, está pronto e "enlouquecendo" a sua equipe.

- Estou muito emocionado com tudo isso. O Túlio é um mito vivo. Há uma geração de botafoguenses que se formou em função dele. Estamos fazendo tudo com muito amor, e vamos em breve apresentar esse projeto, mas sem pressa, no seu tempo. A garotada do marketing está enlouquecida - comentou Marcelo.

Túlio estava no Tanabi, do interior de São Paulo, e marcou três gols na terça-feira, ficando a sete do gol mil. Havia um acordo firmado com o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, que o atacante voltaria a defender o clube quando faltassem esses sete gols, numa alesão ao número 7, usado por ele na conquista do Campeonato Brasileiro de 1995.

- O Túlio é um ídolo no padrão Garrincha. Ele permitiu que o torcedor do Botafogo pudesse novamente tirar onda. Vamos fazer uma grande homenagem para a torcida poder matar a saudade dele - comentou Marcelo Guimarães.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/volta-de-tulio-mexe-com-marketing-do-clube-garotada-esta-enlouquecida.html

Portuguesa anuncia acordo com Dida e tira goleiro da aposentadoria

idolo de Timão, Cruzeiro e Milan, arqueiro defenderá a Lusa no Brasileirão

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Apesar da derrota, Dida fez boas defesas (Foto: Gaspar Nobrega)Depois de defender o Milan no futebol de areia,
Dida acerta com a Lusa (Foto: Gaspar Nobrega)
 
A meta da Portuguesa tem um novo dono. Aos 38 anos, o goleiro Dida suspendeu a sua aposentadoria e defenderá a Lusa no Brasileirão. Desde o início, as conversas com o time rubro-verde, iniciadas há duas semanas, já se encaminhavam para o acerto, que foi assinado na noite da última quarta-feira. Dida ficará à frente do gol lusitano até o fim desta temporada. A apresentação do reforço será nesta sexta-feira, às 14h30, no Canindé.

O reencontro de Dida com os gramados em partidas oficiais, no entanto, ainda deve demorar. Fora de forma, o goleiro fará uma espécie de pré-temporada antes de estrear.

Ídolo de Corinthians, Cruzeiro e Milan, Dida anunciou sua aposentadoria em julho de 2010, quando se despediu do time italiano. De lá para cá, o goleiro estava parado. Ele diz que até tentou atuar por equipes europeias, mas não encontrou nada que o atraísse. No início deste mês, Dida aceitou o convite do Milan para disputar o Mundialito de Clubes de futebol de areia, realizado em São Paulo. Na ocasião, ele contou, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, que voltar aos gramados ainda estava em seus planos.

A contratação de um goleiro virou prioridade na Lusa desde a reta final do Campeonato Paulista. Com Weverton, então titular da equipe, de saída acertada para o Atlético-PR, e com o baixo rendimento de Rodrigo Calaça nas últimas rodadas do estadual, a diretoria foi ao mercado. Gledson, que disputou o último Campeonato Mineiro pelo Boa Esporte, foi contratado, mas ainda não estreou.

No futebol brasileiro, Dida defendeu as cores de Vitória, Cruzeiro e Corinthians. No exterior, passou por Lugano, da Suíça, e Milan. Com a camisa da Seleção Brasileira, disputou as Copas do Mundo de 1998, 2002 e 2006, e conquistou duas edições de Copa das Confederações (1997 e 2005), uma Copa América (2005) e um Mundial (2002).

Clique e veja vídeos da Portuguesa

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2012/05/portuguesa-acerta-contratacao-do-ex-aposentado-dida.html

Quarteto da praia interrompe o trânsito em Londres para divulgar campanha

Denise Johns, Lucy Bolton, Shauna Mullin e Zara Dempn batem bola no meio da rua para divulgar campanha para melhorar tráfego durante os Jogos

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

As quatro principais atletas britânicas do vôlei de praia pararam o trânsito de Londres nesta quinta-feira. Denise Johns, Lucy Bolton, Shauna Mullin e Zara Dempn bateram bola em diferentes pontos da cidade para divulgar um projeto que incentiva os motoristas a buscarem rotas alternativas para minimizar o impacto do tráfego em áreas próximas aos locais de provas durante as Olimpíadas.

Atletas britânicas jogando no meio da rua em Londres (Foto: Dan Kitwood / Agência Getty Images)
Quarteto de biquini chama atenção dos motoristas em Londres (Foto: Dan Kitwood / Agência Getty Images)
reprodução MIrror Vôlei de praia  Denise John Zara Dempney Shauna Mullin Dan Kitwood londres (Foto: Reprodução Mirror)Quarteto joga até no asfalto, e motoristas deixam os carros para ver do que se trata (Foto: Reprodução Mirror)
A iniciativa visa a divulgar a campanha “Ahead of the games” (À frente dos Jogos), que possui ferramentas na internet para informar a população sobre mudanças no trânsito e no horário de funcionamento de comércio e outros serviços durante a realização da competição esportiva.

Na ação, as jogadoras encararam o asfalto em diversos pontos da cidade e, na Parliament Square, próxima ao Parlamento e ao Big Ben, disputaram uma pequena partida na grama. Shauna Mullin e Zara Dempn são a dupla mais bem colocada do país no ranking olímpico, na 37ª posição. Apesar de estarem longe das 16 primeiras colocações, as duas irão representar o país nos Jogos devido à vaga destinada aos anfitriões.


Atletas britânicas jogando no meio da rua em Londres (Foto: Dan Kitwood / Agência Getty Images)Quarteto bate bola na Parliament Square (Foto: Dan Kitwood / Agência Getty Images)
Atletas britânicas jogando no meio da rua em Londres (Foto: Dan Kitwood / Agência Getty Images)Atletas se divertiram e chamaram atenção de guardas e morotistas (Foto: Dan Kitwood / Getty Images)
FONTE:

Um gol à frente de Neymar na Liberta, Robinho pede: 'Faz história'

Com 13 gols, contra 14 de seu ídolo, atacante teria de balançar as redes duas vezes para ultrapassá-lo, justamente o necessário para chegar à semi

Por Marcelo Hazan Santos, SP

Neymar no treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Neymar é a esperança do Santos contra o Vélez
(Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)
 
 
Boa parte do sonho da classificação santista para as semifinais da Taça Libertadores, contra o Vélez Sarsfield-ARG, às 20h, nesta quinta-feira, passa pelos pés de Neymar. E para que o jogador seja decisivo, quebre outra marca na carreira e ajude o Peixe a se garantir na próxima fase, ele terá de mais uma vez superar seu ídolo Robinho.

Caso o camisa 11 balance as redes duas vezes e pule dos 13 para os 15 gols no geral da competição continental, ele deixará o "Rei das Pedaladas" para trás, com 14. Assim, Neymar viraria o segundo maior goleador do clube no torneio, atrás apenas de Pelé, com 17. Dois gols são justamente o que o Alvinegro precisa para carimbar sua passagem às semis, se não for vazado. Ou seja, o placar perfeito para o craque seria um 2 a 0 com gols seus.

– Você chega a um momento da sua vida em que começa a alcançar marcas. Alcançar seu ídolo é uma coisa meio esquisita. Se eu fizer um gol, empato com ele. Se fizer dois, vou ultrapassá-lo. Vou ficar muito feliz pelas metas que estou conquistando, mas o que mais quero não é fazer gols. Independentemente de quem marque, quero a classificação do Santos e estou aí para ajudar – avisou o craque.

– Faz história, moleque. Vai para cima – pediu o atacante do Milan ao jogador de moicano.
Se ultrapassar o ídolo em mais esta oportunidade, Neymar deixará Robinho para trás pela terceira vez. O craque já possui mais gols do que o "Rei das Pedaladas" na história: 108 (número que lhe rende o posto de maior goleador após a era Pelé) contra 94, além de ter no currículo uma Taça Libertadores, competição na qual o atacante do Milan-ITA foi vice, em 2003.

Neymar e Robinho no CT Rei Pelé (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)Neymar e Robinho tiveram parceria vitoriosa no Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)
 
Tudo isso, porém, não diminui sua admiração pelo símbolo da geração alvinegra campeã Brasileira de 2002. Boa prova disso foi dada no último domingo, quando a dupla se encontrou em um condomínio de luxo, no Guarujá. Neymar foi à casa de Robinho e juntos eles relembraram histórias do Santos de 2010, ano em que atuaram juntos.

Quem presenciou o encontro viu de perto como o popstar da Vila ainda admira e respeita o "Rei das Pedaladas" como fã. Elano também esteve com a dupla.

De férias na Baixada Santista até o fim de junho, Robinho aproveita para desfrutar todos os momentos perto da família e fazer coisas simples do cotidiano. O atleta vai acompanhar o jogo como torcedor, mas sua presença na Vila é incerta. De qualquer forma, o ídolo da torcida pode novamente ver seu pupilo fazer história.

Clique aqui e assista a vídeos do Santos

FONTE?
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2012/05/um-gol-frente-de-neymar-na-liberta-robinho-pede-faz-historia.html

Bellucci faz 12 aces, derruba Ferrero e vai às quartas no ATP 250 de Nice

Número 1 do Brasil vai encarar o francês Gilles Simon por vaga nas semis

Por GLOBOESPORTE.COM Nice, França

Em um jogo de muitos break points, Thomaz Bellucci disparou 12 aces, escapou de sete chances de quebra e avançou às quartas de final do ATP 250 de Nice, na França. Por 6/4 e 6/3, o número 1 do Brasil superou o espanhol Juan Carlos Ferrero (44 do ranking).

Atual 70º do ranking, Bellucci precisou passar pelo qualifying em Nice e, com o triunfo sobre Ferrero, já soma cinco vitórias consecutivas (só duas na chave principal). Nesta quarta, ele salvou sete de oito break points e só perdeu o serviço uma vez. Ferrero, por sua vez, cedeu dez chances de quebra. Bellucci aproveitou três e triunfou.

Nas quartas, o paulista enfrentará o francês Gilles Simon, número 12 do mundo. Será o terceiro confronto entre eles, e Simon levou a melhor em ambos, vencendo todos os cinco sets disputados (no US Open de 2009 e no Masters 1.000 de Monte Carlo em 2011).

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/bellucci-faz-12-aces-derruba-ferrero-e-vai-quartas-no-atp-250-de-nice.html

Rafael Nadal ganha estátua de cera exposta em parque de Londres

Atual campeão olímpico é exibido ao público em Regents Park

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

Rafael Nadal estátua cera tênis Londres regents Park (Foto: AP)
Rafael Nadal ganhou uma estátua de cera em Londres. Uma réplica em tamanho real do tenista espanhol foi criada pelo famoso museu de cera Madame Tussauds e está exposta no Regents Park, na capital da Inglaterra (fotos: AP).

Rafael Nadal estátua cera tênis Londres regents Park (Foto: AP)
Atual campeão olímpico, Nadal será uma das principais atrações dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, em Wimbledon. Ele tentará conquistar a medalha de ouro pela segunda vez.

Rafael Nadal estátua cera tênis Londres regents Park (Foto: AP)
A partir de domingo, porém, o desafio de Nadal será bem diferente. O atual número 2 do mundo é o principal candidato ao título de Roland Garros. O espanhol já levantou o troféu do Grand Slam parisiense seis veze (2005, 2006, 2007, 2008, 2010 e 2011).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/rafael-nadal-ganha-estatua-de-cera-exposta-em-parque-de-londres.html

Djokovic assina com japoneses e vai estrear roupa nova em Roland Garros

Sérvio número 1 do mundo rompe contrato com fornecedora italiana

Por Das agências de notícias Paris

Djokovic apresenta novo uniforme (Foto: Reuters)Djokovic apresenta novo uniforme (Foto: Reuters)
Número 1 do mundo, Novak Djokovic vai "trocar de roupa" em quadra. O sérvio mudou de fornecedora de material esportivo: deixou a marca italiana Sergio Tacchini e fechou com a japonesa Uniqlo. Nesta quarta-feira,em Paris, ele mostrou como será um dos uniformes que usará em Roland Garros. O Grand Slam começa no domingo.

O contrato com a Sergio Tacchini foi assinado em novembro de 2009, quando o tenista deixou a gigante Adidas. Um dos problemas da marca italiana era a má distribuição dos produtos. A japonesa tem mais de mil pontos de vendas em todo o mundo e, entre seus principais clientes, já esteve a delegação olímpica japonesa: foi a fornecedora nos Jogos de 1988, 2002 e 2004.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/djokovic-assina-com-japoneses-e-vai-estrear-roupa-nova-em-roland-garros.html

Terra de quem?

Depois de oito torneios (Charleston, Barcelona, Stuttgart, Fes, Estoril, Budapeste, Madri e Roma) em seis semanas, chegamos, enfim, ao ápice da temporada de saibro: Roland Garros. Sim, o circuito ainda tem Bruxelas e Estrasburgo nesta semana, mas os eventos que realmente medem a “temperatura” da terra batida já estão no passado. Está na hora de ver quem são as principais candidatas ao título em Paris.

O ranking do saibro

Antes de entrar nas análises propriamente ditas, listo aqui as dez tenistas que mais somaram pontos nos torneios de saibro pós-Miami: Serena (1.865), Sharapova (1.620), Azarenka (1.145), Na Li (990), Radwanska (720), Errani (710), Stosur (695), Kerber (655), Kvitova (505) e Hradecka (490). Não é por acaso que as favoritas estão todas nesta lista (veja o ranking completo do saibro no fim do post). Há, porém, outros nomes que podem aprontar em Paris. Do mesmo modo, o ranking não pode ser a única base para apontar favoritas ao título na terra batida francesa. Mas calma lá. Uma coisa de cada vez.
Favoritíssimas

Serena Williams e Maria Sharapova. Colocar a americana aqui não tem, necessariamente, a ver com o seu “ranking do saibro”. Afinal, mil pontos vieram naquela aberração que foi o saibro azul de Madri. O torneio espanhol, embora divertido pelas zebras no masculino, não pode servir de parâmetro. Mesmo assim, Serena está invicta no pó de tijolo. Passeou no (fraco) WTA de Charleston, venceu Madri sem dar chances a Sharapova ou Azarenka e vinha com folga em Roma até abandonar o torneio. Pelo que a ex-número 1 disse, a lesão alegada para a desistência não parece ser motivo para preocupação. Além disso, Serena é um caso meio parecido com o de Federer. Basta que ela esteja em duas semanas inspiradas para vencer qualquer adversária.

Quanto a Sharapova, é importante dizer que a russa achou uma maneira de fazer seu tênis eficiente no saibro. Forçando menos o primeiro saque e cometendo menos duplas faltas e aproveitando o tempo extra que a terra batida lhe oferece para se defender e contra-atacar. Em três torneios no piso, só foi derrotada uma vez. E saiu-se bem em situações delicadas, como os jogos contra Kvitova e Stosur em Stuttgart e a maluca final em Roma. A justificada fama de jogar bem em momentos importantes também pesa muito a favor de Sharapova.

Fortes candidatas
Victoria Azarenka, Petra Kvitova, Na Li e Samantha Stosur. Azarenka talvez merecesse estar em um nível separado, acima das outras três deste grupo, mas quem se importa para grupos? O fato é que Azarenka fez um belo torneio em Stuttgart e jogou bem em Roma, mas abandonou depois de uma vitória (mais uma com uma lesão que, aparentemente, não preocupa). Só um evento na terra batida vermelha não nos dá a melhor medida para análise, mas todos conhecemos o tênis de Azarenka. O saibro é bom para quem sabe se defender como ela. Basta que ela não se “esqueça” de atacar contra as rivais mais fortes. A bielorrussa sempre corre riscos quando começa de forma cautelosa uma partida contra Serena ou Sharapova. Se a rival inicia bem e ganha confiança, fica difícil virar o jogo.

Kvitova não fez nada espetacular no saibro até agora. Fez jogo duro contra Maria em Stuttgart (indoor, era de se esperar) e foi até as quartas em Roma, mas sentiu uma lesão no abdômen e teve sua atuação prejudicada contra Kerber. Petra voltou para se tratar na República Tcheca e, segundo sua assessoria de imprensa, deve estar bem em Paris. Se a questão física não incomodar, a tcheca tem as armas para ir longe em Roland Garros. Um ótimo saque, uma devolução imponente e curtinhas eficientes. Seu arsenal é até mais interessante que o de Sharapova. A diferença é que a russa se movimenta melhor no pó de tijolo.
Stosur vai ser sempre um ponto de interrogação para mim. A australiana pode

tanto chegar e jogar um belo tênis durante duas semanas como pode fazer uma estreia desastrosa e se despedir cedo. De qualquer modo, uma finalista de Roland Garros sempre merece respeito – especialmente uma que tem um saque tão eficiente na superfície. A temporada de saibro de Stosur não foi espetacular. Poderia ter sido melhor se não esbarrasse em Serena (Charleston) e/ou Sharapova (Stuttgart). No entanto, foi boa o suficiente para colocá-la na lista de postulantes ao título. Uma chave favorável pode dar ritmo na primeira semana e fazer de Stosur uma grande ameaça nas rodadas finais.

Na Li é a atual campeã. Ponto positivo e, ao mesmo tempo, negativo. Ajuda quando faz o tenista acreditar que pode repetir o feito, mas atrapalha quando a pessoa se vê sob pressão para defender o troféu, os pontos, o ranking, etc.. As boas atuações em Roma pesam a favor. Pesam contra, contudo, as viajadas que a chinesa viveu na capital italiana. Complicou um jogo dominado contra Cibulkova e deixou escapar o título contra Sharapova quando liderava o segundo set por 4/0. Na véspera da final, Na Li já revelava a repórteres os problemas de concentração que vem encontrando.

Correndo por fora
A verdade é que todo o resto da WTA corre por fora. Alguns nomes, porém, têm mais chances de aprontar. Agnieszka Radwanska, por exemplo, não pode ser considerada uma zebra. No entanto, a potência que lhe faz falta nas quadras duras costuma lhe atrapalhar ainda mais no saibro. A ascendente Angelique Kerber é outro bom nome, mas que talvez sinta o peso de entrar em um Grand Slam como top 10 pela primeira vez.
Ana Ivanovic e Venus Williams são outros dois ótimos nomes. A americana vem jogando cada vez melhor, mas é difícil imaginá-la mantendo o alto nível por duas semanas – mesmo com os dias de descanso que os Slams dão entre as partidas. A sérvia vive os altos e baixos de sempre e também depende de atuações inspiradas que não são tão frequentes assim.
Minha maior curiosidade olhando o top 10 da WTA (o ranking de fato, não o do saibro) diz respeito à atuação de Caroline Wozniacki. Número 1 do mundo no começo do ano, a dinamarquesa caiu para o nono lugar e não se mostrou perigosa nos últimos torneios. Acumulou derrotas para Kerber, Serena e Medina Garrigues (abandonou este último jogo quando perdia o segundo set por 4/0). Não sei o que esperar dela em Paris.
E você, leitor? Quer apontar alguma favorita ou zebra em potencial para Roland Garros? A caixinha de comentários é sua. Divirta-se.
Ah, sim. Para ver o ranking do saibro, clique no “leia mais” e acesse a tabela. Tenha em mente que não computei os pontos de primeira rodada. Entram na tabela apenas os resultados de quem venceu.




Aos 42 anos, Fofão acerta com o Rio: 'Eu me sinto viva dentro de quadra'

Levantadora campeã olímpica substitui Fernanda Venturini e voltará a trabalhar com Bernardinho, por quem foi treinada em 2000, na seleção

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

vôlei Fofão Rio de Janeiro (Foto: Luiz Doro / adorofoto)Fofão vai defender o Rio na temporada 2012/2013
(Foto: Luiz Doro / adorofoto)
 
A levantadora Fofão, de 42 anos, fechou contrato com o Rio de Janeiro para a temporada 2012/2013. Ela entra na vaga deixada por Fernanda Venturini, que se aposentou depois do vice-campeonato da Superliga, em abril, aos 41 anos. Campeã olímpica, Fofão voltará a trabalhar com Bernardinho, por quem foi treinada em 2000, na seleção brasileira.
- Gosto muito de jogar. Eu me sinto viva dentro de quadra. Esse é um dos motivos para aceitar esse novo desafio. Quando não há motivação, tudo é bem mais difícil. Posso garantir que estou muito animada - disse Fofão, que jogou na equipe em 2003/2004, quando a sede era em Curitiba, e o grupo era comandado pelo assistente Hélio Griner.

Fofão se aposentou da seleção brasileira com o ouro nos Jogos de Pequim-2008. Depois, defendeu o São Caetano e o Fenerbahçe, time de José Roberto Guimarães, técnico da seleção feminina. No retorno ao Brasil, ficou sem jogar na temporada 2011/2012.

- As propostas não me seduziram e não quis sair do Brasil. Aproveitei esse período para cuidar um pouco de mim, sem a rotina diária de treinamento em um clube. Hoje vejo que foi uma decisão acertada.

O supervisor do Rio de Janeiro, Harry Bollmann, procurou Fofão após o término da Superliga e fez o convite.

- Confesso que fiquei surpresa. Mas foi uma negociação rápida. Acho que em dois dias estávamos com tudo resolvido.

Com a seleção, Fofão participou de cinco Olimpíadas e, além do ouro, foi medalhista de bronze nos Jogos de Atlanta-1996 e Sydney-2000. Também foi heptacampeã do Grand Prix e três vezes vice-campeã mundial. No Brasil, conquistou três títulos nacionais (1991/1992, pelo São Caetano; 1998/1999, pelo São Bernardo e 2001/2002, pelo Minas).

- Vai ser bom voltar a trabalhar com o Bernardo. A gente já se conhece... Sei como ele funciona, tudse torna bem mais fácil


 FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/05/aos-42-fofao-acerta-com-o-rio-eu-me-sinto-viva-dentro-de-quadra.html

Por um fio: episódio de Assis em loja amplia chance de saída de R10 do Fla

Com os atrasos de salários e dívida milionária, clube não sabe como reagir. Rotina de indisciplina do jogador chega ao limite

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro

A relação de Ronaldinho Gaúcho e Roberto Assis com o Flamengo está por um fio e alguns milhões de reais. No dia seguinte à atitude do empresário de ir à loja da Gávea para pegar camisas e outros materiais do clube com a alegação de que “o Flamengo não paga meu irmão, então não vou pagar também”, os bastidores do clube fervilharam. O episódio aumenta as chances de saída de Ronaldinho, reforçado por uma série de fatores que envolvem o camisa 10 e seu irmão e também a relação custo-benefício com o jogador. Sem alarde, cada parte já trabalha com a hipótese de dar um fim ao contrato, válido até dezembro de 2014.

Ronaldinho gaúcho flamengo vasco (Foto: Marcos de Paula / Agência Estado)Ronaldinho tem decepcionado neste primeiro semestre  (Foto: Marcos de Paula / Agência Estado)
 
Publicamente, Assis e dirigentes do Flamengo evitam declarações polêmicas para não dar armas para ataques e contra-ataques. Mas jogador e agente cobram a dívida. Com os salários do jogador em um pouco mais de R$ 1,20 milhão - bancados sem ajuda de patrocinadores - a bola de neve financeira cresce rapidamente.

Do outro lado, do departamento de futebol até a alta cúpula rubro-negra, todos os setores do clube questionam a permanência de Ronaldinho Gaúcho no clube e pressionam a presidente Patricia Amorim para que tome uma solução. Com a corda esticada no limite, o futuro do camisa 10 está em jogo.

Mas, como numa partida de xadrez, as peças são mexidas de forma meticulosa à espera da jogada do adversário para evitar um xeque-mate.


assis e Ronaldinho Gaucho coletiva Copacabana Palace (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Assis está insatisfeito com a divida que o Fla tem comseu irmão (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
 
Apesar de contido em declarações públicas, Assis já desabafou para pessoas próximas e também em declarações informais com alguns jornalistas que o “Flamengo não cumpre o que acorda, é muita conversinha” e não descarta tirar Ronaldinho do Flamengo, já que o atraso ultrapassa os três meses. O caso pode acabar na Justiça.

- O Assis sabe jogar e tem claramente evitado o combate. O Flamengo pede paciência para pagar, e ele sempre diz que vai ter. Quando cansar, vai chegar, dar tchau ao clube, penhorar tudo e colocar na Justiça. E ele está cansando – disse uma pessoa próxima ao agente.

Com o atraso salarial, o clube fica de mãos atadas, mas o incômodo com a postura de Assis já é discutido abertamente na Gávea e tem reflexos até nas categorias de base. O empresário colocou seu filho, Diego Assis, para treinar entre os juniores. A decisão não foi bem aceita por responsáveis pelo setor e, segundo o coordenador da base rubro-negra, Carlos Noval, até agora um contrato não foi assinado.

Focos da crise

A relação começou a ficar estremecida no ano passado, quando a base ainda era um tripé: Ronaldinho, Traffic e Flamengo. Parceira do clube na contratação do jogador, a empresa de marketing esportivo ficou responsável pelo pagamento da maior fatia do salário do camisa 10 - R$ 750 mil mensais. Ao Rubro-Negro, caberia o complemento de R$ 250 mil mensais, além do pagamento de R$ 2,5 milhões de luvas por ano de contrato, num total de R$ 10 milhões. A divisão, no entanto, jamais foi parar no papel. Um memorando de intenções sustentava a parceria.


Ronaldinho Gaúcho e Patrícia Amorim no treino do Flamengo (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)Ronaldinho e Patrícia Amorim já viveram momentos mais harmoniosos (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)
 
Quando sentaram para assinar o contrato, a Traffic quis renegociar questões técnicas ligadas a patrocínios, licenciamento de produtos e ao futuro programa de fidelidade para o torcedor e esbarrou em resistências do clube, principalmente do departamento de marketing. As discordâncias provocaram a demora para a assinatura do documento.

Desta forma, a Traffic decidiu suspender o pagamento motivada por uma segunda razão: a parceria pontual do clube com a 9ine, que tem Ronaldo Fenômeno como sócio. A agência intermediou a negociação do acerto com a Procter & Gamble para patrocinador master, em agosto de 2011. A Traffic não foi informada sobre as tratativas e não recebeu um centavo sequer pelo acerto feito para os quatro últimos meses de 2011 (R$ 5,6 milhões).

O débito se arrastou até 2012. Foram cinco meses sem ver a cor do dinheiro. Tanto que Assis chegou a colocar em dúvida o retorno de Ronaldinho ao clube depois das férias e a viagem com a delegação para Sucre, na Bolívia, para o jogo de ida da Pré-Libertadores, contra o Real Potosí. O jogador viajou normalmente e participou da derrota por 2 a 1, mas o episódio e ameaças de Assis não foram digeridos por dirigentes do Flamengo.

A relação entre o clube e a empresa de marketing esportivo foi encerrada no início de fevereiro, e o Rubro-Negro se comprometeu a assumir o valor integral: R$ 1,25 milhão. No dia 9 daquele mês, R10 recebeu do clube R$ 3,75 milhões, valor referente à dívida que caberia à Traffic. O Rubro-Negro, que assinou um novo contrato de imagem com o jogador, conseguiu a verba graças ao acordo judicial firmado com a Cosan.

Paralelamente, Ronaldinho Gaúcho ganhou força depois do episódio envolvendo a demissão de Vanderlei Luxemburgo. Após atritos e farpas entre jogador e técnico, Luxa foi demitido, enquanto R10 ganhou apoio do clube. A guerra fria com Vanderlei começou depois que o técnico passou a tentar coibir os excessos do atacante. Luxa acabou envolvido num processo de fritura e deu lugar a Joel Santana.

Rotina de indisciplinas


Ronaldinho Gaúcho não treina. O torcedor do Flamengo se acostumou com essas manchetes nesta temporada em que seu principal jogador tem sido alvo de vaias por conta do fraco desempenho na maioria das partidas. Fato é que, desde a reapresentação para os treinos da pré-temporada, em 3 de janeiro, as ausências de Ronaldinho no campo principal do Ninho do Urubu são constantes, ainda mais nas atividades pela manhã.

As razões são as mais variadas: precaução com a parte física, diarreia, dor por pancada, conjuntivite, convocação para a Seleção Brasileira e até insônia. No começo do ano, ele alegou não ter dormido à noite e, enquanto os companheiros corriam, o jogador dormia em um dos quartos do Ninho do Urubu. Foi assim sob comando de Luxemburgo e continua com Joel.

O caso mais recente ocorreu na quarta-feira da semana passada. Na última sexta-feira, o GLOBOESPORTE.COM informou que o atacante chegou ao Ninho do Urubu para o treino da manhã de quarta dentro do horário, mas sem condições ideais para trabalhar. O diretor de futebol do clube, Zinho, negou, mas fez dura cobrança ao jogador na frente dos companheiros.


ronaldinho gaúcho flamengo   (Foto: Agência Globo)Por razões diversas, o craque deixou de participar treinos com os companheiros no Fla (Foto: Agência Globo)
 
A pouca disposição do jogador contrariou a comissão técnica, e Ronaldinho foi orientado por Zinho a correr em volta do gramado principal do CT. Enquanto isso, o grupo disputava um coletivo. Um dia depois, na quinta-feira, um novo deslize do camisa 10. Ele chegou atrasado. O treino estava marcado para as 10h, mas o jogador só apareceu oito minutos depois, antes do início das atividades, quando o elenco estava pronto para trabalhar.

A presidente Patricia Amorim estava no CT e acompanhou de perto o que aconteceu. A imprensa, no entanto, só foi liberada depois de 1h20m do início da atividade. Foi durante este período de portões fechados que Zinho reuniu os atletas no campo 2 para uma conversa franca. Em tom firme, cobrou todo o grupo, inclusive Ronaldinho. Ao capitão da equipe, disse na frente de todos os atletas e de membros da comissão técnica que ele havia chegado sem condições de treinar na véspera. O dirigente chegou a levantar a voz ao falar para o atacante e depois pediu desculpas por ter se exaltado. R10 é o principal alvo de Zinho. O ex-jogador deixa claro que quer mais compromisso, disciplina e empenho do principal nome do grupo.

Episódio das camisas


Na terça-feira à noite, Assis esteve no clube e quis levar cerca de 40 itens, entre produtos oficiais da Olympikus e outros licenciados, sem pagar. Na loja da Gávea, chegou a dizer:

- O Flamengo não paga meu irmão, então não vou pagar também.

O episódio teve que ser contornado pelo vice de finanças, Michel Levy, que acabou por ceder 25 camisas que fazia parte de sua cota para Assis. Pessoas que presenciaram a cena do empresário e irmão de Ronaldinho relataram clima de constrangimento.

Através da assessoria de imprensa, o vice de finanças Michel Levy disse que se trata de “assunto encerrado, irrelevante”. Mas o mesmo assunto teve ecos na Gávea e gerou irritação em conselheiros e dirigentes do Flamengo.

Assis deu sua versão e negou que a retirada de material tenha relação com os salários atrasados do jogador: “Se fosse para quitar a dívida, levaria camisa para c...”.

O empresário cobra R$ 5 milhões referentes a salários e direitos de imagem e já notificou o Rubro-Negro de forma extrajudicial. O clube alega que deve R$ 2,25 milhões. As partes chegaram a ter discordâncias, mas depois de uma reunião disseram que o problema tinha sido contornado. O Flamengo, porém, não quitou o débito, e a situação está cada vez mais incômoda e próxima do limite.

O Rubro-Negro age com cautela e também evita o embate, já que tem uma dívida milionária com Ronaldinho. O clube estuda a melhor forma de conduzir o caso, mas já tem conhecimento de que Assis pode entrar em ação a qualquer momento para tirar o jogador da Gávea.

Caso aconteça o rompimento, sairia apenas uma camisa 10, mas com transtornos financeiros e desdobramentos bem mais pesados do que as camisas pedidas por Assis.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/05/por-um-fio-relacao-entre-flamengo-e-ronaldinho-sob-risco-de-ruptura.html

Túlio revela projeto com marketing para marcar o milésimo pelo Botafog

Com 42 anos, Túlio Maravilha atingiu os 993 gols na última terça-feira, quando marcou três em uma partida amistosa pelo Tanabi, do interior de São Paulo

O atacante Túlio Maravilha está muito perto de concretizar o seu sonho e retornar ao Botafogo para anotar o tão sonhado milésimo gol em sua carreira. O jogador revelou nesta quarta-feira um projeto em conjunto com o departamento de marketing do clube para retornar a General Severiano nos próximos dias e disputar uma série de amistosos que darão oportunidades para que o atleta consiga a histórica marca pelo clube.

Com 42 anos, Túlio Maravilha atingiu os 993 gols na última terça-feira, quando marcou três em uma partida amistosa pelo Tanabi, do interior de São Paulo. Segundo o jogador, o plano de deixar a modesta equipe paulista já estava traçado quando faltassem sete gols para que o seu recorde fosse estabelecido. O atleta disse que mantém conversas com a diretoria botafoguense a um longo tempo e que apenas alguns detalhes o separam de seu retorno ao clube.

"Eu estive conversando com o nosso diretor de marketing, Marcelo Guimarães, e o projeto está quase prontinho. Faltam só uns detalhes para quem sabe nas próximas semanas, nós anunciarmos definitivamente o meu retorno ao Botafogo. Será um marco não só para mim, mas para essa nova geração que não me viu ser campeão em 1995. Vou realizar o sonho do milésimo gol com a camisa do Fogão", explicou o atacante, em entrevista à Super Rádio Tupi.

Túlio ainda mostrou o interesse da diretoria alvinegra em difundir a marca do clube pelo Brasil com a sua presença em campo. Os dirigentes veem no jogador uma oportunidade de lucrar com campanhas de marketing, além de incentivar os torcedores de outros Estados a comparecerem em jogos da equipe. Este planejamento também traria ritmo de jogo e experiência aos jogadores mais novos, que devem ser observados de perto pelo técnico Oswaldo de Oliveira para a disputa das próximas competições desta temporada.

"A princípio nós vamos fazer uma série de amistosos com jogadores que não estão sendo aproveitados no elenco principal mais a garotada do sub-20. A gente está com um projeto de difundir o Botafogo pelo Brasil. Várias capitais querem ver o ídolo de perto e isso só seria possível com o time sub-20, pois o principal está ocupado no Brasileiro", emendou o atleta.

Por fim, Túlio projetou a grande realização de sua carreira e traçou metas ambiciosas para chegar até o milésimo. O jogador destacou a sua vontade de anotar o tento em uma competição oficial e disse que isso será proporcionado pela diretoria caso o projeto corresponda às expectativas. "Quando estiver faltando um gol para o milésimo, aí sim devo ser inscrito no Brasileirão ou na Sul-Americana. Eu vou marcar o gol mil no Engenhão", encerrou o sonhador ídolo alvinegro.


FONTE:
 http://esportes.br.msn.com/futebol/t%C3%BAlio-revela-projeto-com-marketing-para-marcar-o-mil%C3%A9simo-pelo-botafogo

Eliminação do Flu tem aplausos da torcida, choro de jogadores e agradecimentos de Abel

Atletas ficaram muito abalados com o 1 a 1 no Engenhão, que tirou o time nas quartas de final

Eliminação do Flu tem aplausos da torcida, choro de jogadores e agradecimentos de Abel
Jogadores do Fluminense ficaram muito abatidos com o empate no Engenhão

O gol do Boca Juniors, aos 45 minutos do segundo tempo, eliminou o Fluminense da Libertadores e abalou profundamente os jogadores do clube carioca, causando uma avalanche de emoções no Engenhão.

A torcida, que foi em bom número ao estádio, reconheceu o esforço dos jogadores e aplaudiu o time, que buscou o gol durante toda a partida, mesmo sem Fred e Deco ­ as duas estrelas do elenco estavam machucadas.

Enquanto os tricolores das arquibancadas apoiavam, os atletas desabavam diante da decepção que o empate por 1 a 1 lhes causou. Thiago Neves sentou-se no meio do campo, cabisbaixo, como se não acreditasse no que via; o zagueiro Anderson chorava, andando sem rumo.



Enquanto isso, o técnico Abel Braga procurava, um a um, os jogadores. Em meio à tristeza de todos, o treinador cumprimentava com um abraço e um aperto de mão. O lateral Bruno até tentou dar entrevista, mas não conseguiu ir além da primeira frase.

"Agora é abraçar os companheiros e um ajudar o outro", disse o jogador antes de descer para os vestiários. 


FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/elimina%C3%A7%C3%A3o-do-flu-tem-aplausos-da-torcida-choro-de-jogadores-e-agradecimentos-de-abel

Recuperado, Andrezinho só deve voltar ao Botafogo contra o Cruzeiro

Jogador não será relacionado para enfrentar o Coritiba, domingo, no Couto Pereira. Com isso, Vítor Júnior vai ganhar mais uma chance como titular

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Andrezinho no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / GloboEsporte.com)Andrezinho treina com o grupo, mas não joga
(Foto: Thales Soares / GloboEsporte.com)
 
Mesmo recuperado de um estiramento na coxa esquerda e já treinando com o grupo, ainda não será desta vez que o meia Andrezinho voltará a atuar com a camisa do Botafogo. Ele está fora do time desde o dia 29 de abril, quando participou da vitória por 3 a 1 sobre o Vasco na final da Taça Rio e vivia a expectativa de ser relacionado para enfrentar o Coritiba, domingo, no Couto Pereira, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Andrezinho só deve voltar a ficar à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira para o confronto com o Cruzeiro, dia 7 de junho, no Engenhão, pela terceira rodada, depois da parada da competição para os jogos da Seleção Brasileira. Com isso, Vítor Júnior terá mais uma chance como titular.

Além do desfalque e Andrezinho, o técnico Oswaldo de Oliveira também não poderá contar com o volante Marcelo Mattos, que ainda se recupera de dores na coxa direita, eo zagueiro Antônio Carlos, com um edema ósseo no joelho direito. Jadson e Brinner seguem no time titular.

Nesta quinta-feira, os jogadores vão trabalhar em tempo integral em General Severiano. Desta vez, Loco Abreu e Fellype Gabriel, que ficaram na academia do Engenhão na quarta-feira, devem ir para o campo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/recuperado-andrezinho-so-deve-voltar-ao-botafogo-contra-o-cruzeiro.html

Na única vez que trocamos três passes foi gol', admite Riquelme

Meia reconhece que o Boca Juniors não foi bem no Engenhão, mas diz que o Flu também não fez muito para merecer a vitória

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Boca Juniors não fez uma boa partida contra o Fluminense, mas um gol aos 45 minutos do segundo tempo deu o empate e a classificação ao time argentino para a semifinal da Taça Libertadores. Riquelme, principal jogador do Boca, reconheceu que o seu time não foi bem no Engenhão, mas tratou de festejar a vaga (veja os melhores momentos do jogo no vídeo ao lado).
- Na única vez que trocamos três passes foi gol - disse o camisa 10 do Boca, de acordo com o site do diário argentino "Olé".

Segundo Riquelme, o Fluminense também não fez muito por merecer a vitória, que se terminasse com 1 a 0, levaria a decisão da vaga para os pênaltis.
- Eles tiveram a bola , mas se encontraram com um gol de sorte - disse, referindo-se ao gol de falta de Thiago Carleto no iníico da partida.

Bruno e Riquelme, Boca Juniors x Fluminense (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Riquelme, à direita, tenta dar combate a Bruno (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
 
O adversário do Boca Juniors na semifinal depende do Vélez Sarsfield, que enfrenta o Santos. Se o rival argentino também se classificar, eles se enfrentarão na luta rumo à final. Caso o time brasileiro avance, o Boca pegará o vencedor do confronto entre Libertad-PAR e Universidad de Chile.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2012/05/riquelme-na-unica-vez-que-trocamos-tres-passes-foi-gol.html

De virada, Coxa goleia o Vitória e vai à semifinal da Copa do Brasil

Leão sai na frente, mas o Coritiba faz valer o fato de jogar em casa e constrói triunfo ainda na etapa inicial. Adversário agora é o São Paulo


A CRÔNICA
por Gabriel Hamilko

Pela terceira vez em quatro anos, o Coritiba está na semifinal na Copa do Brasil. Após o empate sem gols no jogo de ida, em Salvador, o Coxa goleou o Vitória por 4 a 1, de virada, na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira, gols de Everton Costa (dois), Roberto e Everton Ribeiro. Marquinhos abriu o placar para o Rubro-Negro baiano.

O adversário alviverde por um lugar na decisão será o São Paulo, que avançou ao empatar em 2 a 2 com o Goiás, no Serra Dourada - na primeira partida, em São Paulo, vitória tricolor por 2 a 0. Os duelos semifinais acontecem nos dias 13 e 20 de junho, e a CBF vai definir os mandos de campo em sorteio.

O Coritiba tem compromisso já no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra o Botafogo, em casa, pelo Campeonato Brasileiro. O Vitória só volta a campo na terça-feira, contra Criciúma, no Heriberto Hulse, às 21h50m, pela Série B.

Éverton Costa gol Coritiba (Foto: Euler Andrey / Ag. Estado)Everton Costa fez dois na goleada coxa-branca, no Couto Pereira (Foto: Euler Andrey / Ag. Estado)
 
Coxa se desencontra, mas vira
As duas equipes começaram com o mesmo esquema tático, 4-2-2-2, e foi o Coritiba que assustou primeiro. Na primeira chance, o meia Everton Ribeiro saiu em velocidade no contra-ataque e tocou para o lateral Ayrton, que, sozinho, errou o alvo. O Vitória tentava mais pela lado direito, com apoio dos meias Pedro Ken e lateral Uelington, e jogava em cima dos erros de ligação do Coxa. E foi assim que o Leão abriu o placar, após boa roubada de bola de Pedro Ken. No cruzamento da esquerda, o atacante Marquinhos ganhou da zaga e mandou para o fundo da rede, aos 26 minutos.

dar rebote. O empate alviverde, no entanto, não demorou dois minutos. O time baiano parou um contragolpe com falta, pelo lado direito. O lateral Ayrton cobrou na cabeça do atacante Everton Costa, que não desperdiçou e igualou o placar.

A defesa do Coritiba ainda dava muitos espaços e propiciava boas chances para o Vitória criar jogadas e tentar o segundo. Neto Baiano quase marcou, quando deu um leve toque e tirou de Vanderlei. Por outro lado, o Coxa dependia das ligações diretas, sempre abafadas pela zaga do Leão. Quando o anfitrião colocou a bola no chão, Sergio Manoel tocou para Everton Ribeiro, que arrumou e foi derrubado pelo zagueiro Rodrigo. Pênalti que o próprio Everton cobrou para virar o placar, aos 43.

Alviverde adminstra vantagem e define vaga
O Coritiba voltou com uma alteração no meio-campo. O técnico Marcelo Oliveira tirou Renan Oliveira, que pouco fez no jogo, e colocou Lincoln. Pela necessidade, o Vitória foi para cima e deixou o jogo mais aberto. Para dar mais poder no ataque, Carpegiani trocou um lateral por um atacante: Léo entrou, e Dinei saiu.

Porém, o Leão continuou impotente diante dos contra-ataques alviverdes - que não funcionaram no Barradão. Após três cruzamentos na área coxa-branca, o time saiu em velocidade, Lincoln não foi fominha e inverteu a jogada para Roberto, que desta vez marcou e aumentou a vantagem coxa, aos 17 minutos.

Com mais uma mudança no placar, novas alterações nos dois times. No Vitória, Carpegiani colocou o quarto atacante: Rildo no lugar de Pedro Ken. No Coxa, Marcelo Oliveira tirou Everton Ribeiro e lançou Vinicius. O Vitória perdeu o fôlego, e o Coxa seguiu melhor.

Anderson Aquino entrou no lugar de Roberto. Entre os 35 e 40 minutos, o Coxa teve dois gols anulados por impedimento, após Everton Costa balançar as redes. Na terceira chance, ele deu o gostinho de goleada e fez após o goleiro Gustavo Para explodir de alegria os 13.894 torcedores pagantes, para uma renda de R$ 182.354.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/copa-do-brasil-2012/23-05-2012/coritiba-vitoria.html

Com Tite 'louco' e gol de Paulinho, Timão vence o Vasco e está na semi

Expulso, técnico se junta à torcida nas numeradas, vê Diego Souza perder gol feito e volante decidir classificação quase no último minuto da partida
 
A CRÔNICA
por Alexandre Lozetti

Faltam quatro jogos. 360 minutos. A contagem regressiva do bando de loucos para o título da Libertadores está menor. Um bando que recebeu até o reforço do técnico Tite para comemorar o gol redentor de Paulinho. Gol que decretou a vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Vasco, afastou um fantasma de outros tantos anos, fantasma que quase encarnou em Diego Souza, mas que foi exterminado pela cabeça do volante, um dos melhores jogadores deste time vitorioso.
Em jogo tenso, dramático, disputado da forma mais digna por todos que estiveram em campo, um gol aos 42 minutos do segundo tempo deixou o Pacaembu em êxtase. Tite, que havia sido expulso, não deixou de comandar a equipe. Juntou-se à Fiel, chamou Liedson e Willian até o alambrado para dar instruções e deu recados que passavam por três bocas até chegar aos seus jogadores. Classificação inesquecível, assim como a eliminação do Vasco, que viu Diego Souza partir sozinho do meio de campo em direção ao gol, mas parar em sua incompetência e no tamanho de Cássio, que se agigantou à sua frente.

O Corinthians só saberá o adversário da semifinal após os resultados desta quinta-feira. Se o Santos reverter a vantagem do Vélez (ARG), que venceu por 1 a 0 em Buenos Aires, haverá um clássico paulista. Mas se os argentinos saírem da Vila Belmiro classificados, vão cruzar com o Boca Juniors, pois o regulamento força encontros de equipes do mesmo país até a semi. Nesse caso, o Timão enfrentará o vencedor do confronto entre Universidad (CHI), que joga em casa e pode até empatar sem gols, e Libertad (PAR).

Beleza em cada gota de suor
Os fãs de dribles e lances espetaculares não devem ter ficado felizes com o primeiro tempo. Mas quem consergue enxergar beleza em cada gota de suor deixada no gramado ficou satisfeito. Respeito pelo adversário e medo de sofrer um gol decisivo se misturavam, e faziam os jogadores pensarem duas vezes antes de arriscar um chute, os goleiros preferirem socar a bola do que arriscar segurá-la.

Espetáculo mesmo deram os torcedores corintianos. Com mosaico e cumprindo o roteiro de músicas distribuído na véspera, fizeram barulho ensurdecedor no Pacaembu. Só não conseguiram abalar o Vasco, liderado pela experiência de Juninho. Em campo, a ausência de um centroavante causou dificuldade ao anfitrião. Enfiado entre os zagueiros, Alex não rendia. Quando ele tentava buscar o jogo no meio, faltava a referência para as tabelas. Por isso o Timão insistiu pelas laterais. Numa dessas jogadas, a bola sobrou para chute de Emerson, desviado providencialmente pela defesa.
Eram tanta vontade, tanta entrega e tantos carrinhos que as faltas se tornaram inevitáveis. Bom para quem tem Juninho no time. Na primeira chance, Cássio rebateu mal, para o meio da área, e deu sorte da bola ter batido em Alecsandro, e não o contrário. Na segunda, o Pernambucano mirou o ângulo e errou por pouco. Eder Luis foi o mais acionado e errou muito, além de ter protagonizado lance infantil com Jorge Henrique. Após troca de palavras nada cordiais, o corintiano, sem razão e imprudente, encostou sua cabeça na do vascaíno, que desabou como se fosse atingido por uma bala de canhão. Leandro Vuaden acabou com a gracinha de ambos com cartões amarelos.

Coube a Paulinho e Fernando Prass o lance de maior emoção na primeira etapa. O volante subiu mais do que parecia ser possível no meio da área e cabeceou bem, mas o goleiro, com direito a pose para os fotógrafos, salvou os cariocas. O melhor estava por vir...

Drama até o fim
No primeiro minuto do segundo tempo, o camisa 10 Diego Souza dava um carrinho quase na linha de fundo defensiva para evitar um escanteio. Isso e as mesmas formações dos times mostravam que o tom do espetáculo seguiria dramático, mais suado do que vistoso.
Os minutos corriam no mesmo passo em que tensão dominava o Pacaembu. Depois de Renato Silva errar mais uma saída de bola, o Vasco passou a optar pela famosa bola de segurança, popularmente conhecida como "bicão pra frente".
Tensão que chegou até ao polido Tite. Ao ver Vuaden não marcar falta em cima de Paulinho e, em seguida, dar cartão amarelo a Emerson, que impediu a progressão do rival, o técnico exagerou na dose da reclamação e foi expulso. Sem ninguém para falar muito no banco, Diego Souza teve a chance do tempo, do jogo, da vida do Vasco na Libertadores. O meia interceptou chute de Alessandro no meio de campo e disparou sozinho contra Cássio. Os olhos de mais de 35 mil pessoas estavam arregalados, à espera do confronto, como se fosse um duelo medieval. O chute de pé direito foi fraco e possibilitou o desvio do goleiro, que teve seu nome cantado em tom de agradecimento, alívio e devoção. Para aumentar o drama, na cobrança de escanteio, Nilton acertou o travessão.

A certeza de que cada gol sofrido seria fatal atingiu se instaurou de vez, mas os donos da casa cumpriram seu papel de tentar o gol. O Timão sufocou o Vasco em seu campo, em sua área. O chute de Emerson na trave, após desvio de Prass, deixou o bando de loucos engasgados com o grito de gol.
Grito que só sairia após cobrança de escanteio. Paulinho subiu muito de novo e, dessa vez, Fernando Prass não teve como evitar. Tite, nas numeradas, foi ao delírio. A nação alvinegra foi ao delírio. Com a cara que o Corinthians gosta de ostentar, de drama, o time já repete a melhor campanha da história da Libertadores. Mas dessa vez, tem certeza de que pode superá-la.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/libertadores-2012/23-05-2012/corinthians-vasco.html