terça-feira, 22 de maio de 2012

Jefferson deixa sua marca antes de desfalcar o Botafogo pela Seleção

Goleiro diz que defesa em cabeçada de Luis Fabiano foi uma das mais difíceis de sua carreira. Ele defenderá o Brasil em série de quatro amistosos

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro

 Com a convocação para uma série de quatro amistosos da Seleção Brasileira, o goleiro Jefferson desfalcará o Botafogo nas três próximas rodadas do Campeonato Brasileiro, contra Coritiba, Cruzeiro e Náutico. Mas ele deixou sua marca na vitória por 4 a 2 sobre o São Paulo, domingo, no Engenhão, ao fazer uma defesa espetacular em cabeçada do atacante Luis Fabiano.

Jefferson ajudou o Botafogo a conseguir o resultado que acabou com uma série de quatro jogos sem vencer na temporada, incluindo três derrotas seguidas, que acabaram com o sonho do título do Campeonato Carioca e tiraram o time da Copa do Brasil. O goleiro considerou a defesa uma das mais difíceis de sua carreira.

- Considero uma das defesas mais difíceis que fiz na carreira. Ele estava muito próximo. Tive que esperar a definição dele até o último segundo antes de pular na bola. Outras defesas que me marcaram, como a que fiz contra o México, defendendo o Brasil, e essa será mais uma que vou lembrar por muito tempo - disse Jefferson.

A atuação rendeu mais elogios do técnico Oswaldo de Oliveira. Para ele, a presença de Jefferson no grupo é fundamental para o time seguir como um dos candidatos ao título do Campeonato Brasileiro.

Precisamos de um grande goleiro para vencer os jogos, especialmente no Brasileiro, assim como o Fluminense, por exemplo, que tem o Cavalieri em grande fase. Não venceríamos o jogo se ele não tivesse tido uma participação tão importante como a que teve"
Oswaldo de Oliveira
 
- Só posso endossar o que todos disseram. Jefferson é fundamental e foi assim de novo. Precisamos de um grande goleiro para vencer os jogos, especialmente no Brasileiro, assim como o Fluminense, por exemplo, que tem o Cavalieri em grande fase. Não venceríamos o jogo se ele não tivesse tido uma participação tão importante como a que teve. Aquela defesa foi impressionante - comentou Oswaldo.

Apesar de ter chamado a atenção, Jefferson fez questão de dividir os louros da vitória com os companheiros. Quando evitou o gol de Luis Fabiano, o jogo estava 1 a 1. O Botafogo ainda ficou atrás no placar, mas conseguiu virar para 4 a 2.

- Sei que defesas importantes na partida, mas todo grupo teve a mesma parcela de importância na vitória e está de parabéns. O Botafogo mostrou uma excelente postura, não se entregou quando estava atrás no placar, demonstrou raça e é assim que devemos agir sempre. Ainda temos muito pelo que passar, mas é sempre bom começar uma competição com vitória. Dá ânimo e confiança para seguir em frente - afirmou Jefferson.

Para os três jogos em que Jefferson vai ficar fora, Oswaldo escalará Renan. Ele atuou no empate em 1 a 1 com o Vitória, em Salvador, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/jefferson-deixa-sua-marca-antes-de-desfalcar-o-botafogo-pela-selecao.html

Maurício Assumpção vai acumular vice-presidência de futebol do Bota

André Silva se despediu do cargo nesta terça-feira. Ex-dirigente disse que houve consenso antes de anunciar oficialmente sua saída

Por Thales Soares Rio de Janeiro

A reformulação no departamento de futebol do Botafogo deu mais um passo nesta terça-feira. André Silva se despediu oficialmente do cargo de vice-presidente de futebol do clube, com a presença do presidente Maurício Assumpção, que acumulará o cargo, na sala de imprensa do Engenhão. Ele revelou que sua saída estava decidida antes mesmo da vitória por 4 a 2 sobre o São Paulo, domingo, mas preferiu esperar para confirmar a mudança e não tirar o momento de alegria do grupo.

- Pensei em anunciar isso no domingo, mas não quis tirar o momento de alegria dos jogadores - disse André Silva.

- Chega uma hora em que você precisa de uma mudança, sem brigas. Foi uma decisçao de consenso entre mim e o presidente. Saio com a sensação do dever cumprido e feliz por nunca terem duvidado da minha honestidade. Volto para arquibancada onde sempre estive e nunca deixarei de torcer por uma das maiores paixões da minha vida. Serei vibrante novamente depois de anos contido como presidente. Vou comemorar e gritar da forma como sempre gostei. O que o clube precisar estarei à disposição - completou.


André Silva botafogo (Foto: Thales Soares / globoesporte.com)André Silva visivelmente triste na saída do Botafogo (Foto: Thales Soares / globoesporte.com
)
Visivelmente triste por deixar de trabalhar no Botafogo, seu clube de coração, André Silva comentou a sua passagem como vice-presidente de futebol do clube. Ele ficou no cargo por três anos e meio, conquistando o título do Campeonato Carioca de 2010. O dirigente ainda celebrou a volta do investimento nas categorias de base do clube.

- Agradeço ao presidente pela oportunidade que me deu de trabalhar no clube que eu amo e de fazer parte de um projeto que melhorou o Botafogo de forma absurda. Chegamos aqui com quatro jogadores no elenco em 2009 e conseguimos montar um time graças ao Ney Franco, pois ainda não éramos conhecidos no mercado. Nem telefone a gente tinha. Fazíamos as ligações do meu celular. Hoje fico orgulhoso de ver um time com cinco jogadores formados nas divisões de base no banco de reservas (contra o São Paulo) e uma revelação do clube substituindo um jogador como Marcelo Mattos (Jadson) como titular - disse.

Confiante numa boa campanha do time no Campeonato Brasileiro, André Silva reconheceu que o elenco ainda precisa de reforços para a disputa da competição. Sua única lamentação é não ter conseguido fazer boas campanhas na Copa do Brasil. Este ano, o time caiu nas oitavas de final no confronto com o Vitória.

- Não conquistamos um título de expressão, mas disputamos uma competição em que pelo menos 10 times brigam e apenas um vence. Nove vão perder, infelizmente, aconteceu com a gente na reta final. O torcedor falando quer ganhar tudo, mas racionalmente sabemos que não é possível. Ficamos em sexto no Brasileiro de 2010, a melhor colocação desde o título de 1995. Precisamos de reforços pontuais, mas estamos com negociações encaminhadas, que o presidente e o Anderson Barros (gerente) vão dar sequencia - explicou André Silva. - A Copa do Brasil é que não aprendemos a jogar.
Clique e confira os vídeos do Botafogo

FONTE:
lhttp://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/mauricio-assumpcao-vai-acumular-vice-presidencia-de-futebol-do-bota.html

Muricy prevê Peixe ofensivo e aposta em Neymar 'aceso' contra o Vélez

O Neymar é assim, ele sempre entra ligado no jogo. Mas, talvez pela necessidade da vitória, ele entre ainda mais ligado', diz treinador

Por SporTV.com São Paulo

Se quiser continuar sonhando com o tetracampeonato da Taça Libertadores da América, o Santos não vai ter muita alternativas diante do Vélez, na próxima quinta-feira, na Vila Belmiro. Após perder o primeiro duelo na Argentina por 1 a 0, o Peixe terá de vencer por dois ou mais gols de diferença para se garantir nas semifinais da competição continental sem necessidade dos pênaltis.

Ciente das dificuldades e das necessidades da equipe, o técnico Muricy Ramalho já garante uma escalação ofensiva. O treinador quer ver o Santos atuando de maneira diferente em casa para eliminar os argentinos da Libertadores.

- Temos de pressionar, temos nossa maneira de jogar na Vila. Temos uma jogada pelo lado do campo, temos a infiltração do Arouca. Não temos tantas alternativas. Na Vila nós só sabemos jogar desta maneira - disse o treinador no "Bem, Amigos!" .

Mesmo adiantando que vai apostar em uma equipe ofensiva na quinta-feira, o treinador não espera encontrar um adversário recuado. Apesar de destacar o poder de marcação do time argentino, Muricy acredita que o Santos terá de se preocupar com os contra-ataques do Vélez Sarsfield.

- Eles não jogam tão retrancados fora de casa. Marcam forte, mas saem para o ataque também. Sabemos disso.

Para Muricy, outro ponto de destaque do Santos para o duelo decisivo é Neymar. O atacante não teve um bom desempenho na derrota na última semana. E, para o treinador, a necessidade da vitória fará com que ele entre em campo ainda mais concentrado.

- O Neymar é assim, ele sempre entra ligado no jogo. Mas, talvez pela necessidade da vitória, ele entre ainda mais ligado, ainda mais aceso - ressaltou.

Sabedor de que seu time não teve uma boa atuação no estádio José Amalfitani, o treinador do Santos acredita que a equipe argentina se acomodou em campo com a vantagem obtida no primeiro tempo e, desta forma, deixou escapar uma oportunidade de encaminhar a classificação para as semifinais.


Muricy no Bem, Amigos (Foto: Wagner Bordin/SporTV.com)Muricy aposta em Santos no ataque para eliminar o Vélez Sarsfield (Foto: Wagner Bordin/SporTV.com)
 
FONTE:

Estudo revela os maiores elefantes brancos entre os estádios do mundo

Ranking mostra que quase todos grandes eventos têm arenas sem uso. Engenhão aparece no meio da lista, mas Brasil corre riscos para 2014

Por Rafael Maranhão Direto de Estocolmo

Elefantes brancos são mais fáceis de encontrar em grandes cidades do que na natureza. A espécie albina do animal de tromba e quatro patas raramente sobrevive nas savanas e florestas. Mas a versão urbana, ainda mais pesada, espalha-se com facilidade por sedes de torneios esportivos. Novos exemplares devem aparecer ainda neste ano em Londres, Varsóvia e Kiev após as Olimpíadas e a Eurocopa. Arenas que custam milhões e que ficam praticamente sem uso. Segundo um estudo publicado na Dinamarca, quase nenhum grande evento nos últimos 16 anos escapou de um elefante branco. Os maiores deles estão no Japão e em Portugal. Os próximos, talvez no Brasil.
O "World Stadium Index" (WSI, "Índice dos Estádios do Mundo" em inglês) é um relatório do Instituto Dinamarquês de Estudos do Esporte (Idan) em parceria com a organização "Play the Game" que investigou 75 arenas em 20 países construídas entre 1996 e 2010 para grandes competições esportivas. A lista inclui Jogos Olímpicos, Copa do Mundo, Eurocopa, Copa Africana de Nações, Jogos Pan-Americanos, Jogos Asiáticos, Jogos Pan-Africanos e Jogos da Comunidade Britânica. O índice WSI é baseado no total de público dos estádios durante o ano de 2010 (em eventos esportivos ou não) dividido pela capacidade desses estádios. Os custos de construção também foram levados em conta. Por causa da falta de informações disponíveis sobre algumas arenas, sobretudo na África, apenas 46 dos 75 estádios analisados aparecem no ranking.
estádio engenhão fluminense e botafogo (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)Engenhão é o único estádio brasileiro no ranking "WSI" (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
 
Segundo o estudo, coordenado pelo pesquisador Jens Alm, a arena com pior WSI e, portanto, o elefante branco número 1 encontra-se em Nagano, no Japão. O Estádio Olímpico da cidade foi construído para os Jogos de Inverno de 1998. Não é nem de longe o mais caro da lista (US$ 108 milhões) mas é o que menos tem uso. Atualmente, serve de casa para o Shinano Grandserows, time de beisebol de uma liga semi-profissional japonesa. Em 2010, a arena de 30 mil lugares recebeu apenas 11 partidas durante todo o ano, com uma média de apenas 1.620 torcedores por jogo (índice WSI, 0.6)
O único estádio brasileiro no WSI é o Engenhão, o Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro. Construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, ele também será o local das competições de atletismo das Olimpíadas de 2016. Os pesquisadores citam o fato de o Engenhão ter custado quase três vezes mais do que os US$ 70 milhões estimados inicialmente, com cada assento ao preço de US$ 4.263, o 28º mais caro entre os 75 estádio do estudo. Baseado nos números da temporada 2010, a frequência de utilização do estádio foi considerada boa (WSI, 12), aparecendo em 23º lugar entre 46 arenas. Mas o estudo questiona o que irá acontecer após a reabertura do Maracanã.
OS CINCO MAIORES ELEFANTES BRANCOS SEGUNDO O RANKING DINAMARQUÊS:
POSIÇÃO ESTÁDIO LOCAL EVENTO WSI*
46º Estádio Olímpico de Nagano Japão Olimpíadas de Inverno 1998 0.6
45º Miyagi Stadium Japão Copa do Mundo 2002 1.5
44º Khalifa Stadium Qatar Jogos Asiáticos 2006 1.8
43º Municipal de Aveiro Portugal Eurocopa 2004 2.0
42º Dr.Magalhães Pessoa Portugal Eurocopa 2004 2.7
*O WSI é o número de vezes por ano em que um estádio teria ficado com lotação esgotada, dividindo o total de público pela capacidade da arena
"O número de espectadores do Estádio Olímpico irá provavelmente diminuir pois Flamengo e Fluminense deverão disputar seus jogos novamente no Maracanã. A média de público do Botafogo sozinho contribui apenas para um índice modesto. A pista de atletismo também deverá receber poucos eventos após as Olimpíadas", diz o estudo.
Além da arena de Nagano, outros três dos quatro piores colocados são estádios construídos para torneios de futebol. A arena com o segundo pior WSI também fica no Japão. O Miyagi Stadium, em Rifu, custou US$ 318 milhões e tem capacidade para 49.133 pessoas. Foi sede de três confrontos na Copa do Mundo de 2002, um deles a surpreendente eliminação da Argentina na primeira fase após um empate em 2 a 2 com a Suécia. A exemplo de outras arenas do Mundial, raramente enche. No ano do estudo, foi palco de quase 80 eventos, mas em média não passou de mil espectadores.
Em Rifu, as principais equipes de futebol, Vegalta Sendai, e beisebol, Tohoku Rakuten Golden Eagles, já tinham seus próprios estádios e continuaram a usá-los após a construção do Miyagi Stadium. O mesmo problema ameaça o Estádio Olímpico de Londres (preço: US$ 750 milhões) e o Estádio Nacional de Varsóvia (US$ 650 milhões), sede do jogo de abertura do Euro 2012, cidades onde os clubes locais já contam com os próprios campos.

Estádio Olímpico de Londres, na Inglaterra (Foto: Getty Images)Estádio Olímpico de Londres ainda não tem 'dono'
para depois dos Jogos (Foto: Getty Images)
 
No caso de Londres, a negociação sobre quem vai tomar conta da arena olímpica depois dos Jogos já se arrasta há mais de três anos. Um dos principais motivos é o futuro da pista de atletismo. O Tottenham interessou-se em arrendar a arena mas retirando a pista e transformando-a num estádio apenas para futebol - a exemplo do que foi feito no Etihad Stadium, do Manchester City, construído para os Jogos da Comunidade Britânica de 2002. Manter a pista de atletismo foi o depromessa feita ao COI quando da vitória da candidatura londrina, por isso, a proposta do clube foi descartada.
Outro time londrino, o West Ham, apresentou um projeto mantendo a área para atletismo mas com alterações na cobertura da arena e assentos retráteis que ficariam a cargo da administração do estádio e custariam ainda mais dinheiro aos cofres públicos. Ainda assim, parecia o favorito a assumir o local. Na última terça-feira, porém, o processo de apresentação de projetos foi estendido por mais oito semanas. O risco de o Estádio Olímpico virar um elefante branco continua.
Por causa de situações como esta, o estudo dinamarquês questiona tanto o legado esportivo quanto o desperdício de dinheiro das cidades que constroem estádios para grandes eventos.
"Em vez de levar em conta as necessidades locais, muitos responsáveis pelos estádios escolhem construi-los levando em conta a exigências externas. Isso faz com que muitas arenas não se adaptem ao uso diário depois dos eventos, resultando não apenas em estádios vazios e um legado esportivo negativo, mas também em custos mais altos de manutenção para os proprietários - normalmente estados e municípios. Eventos semanais capazes de atrair bom público são fundamentais para que uma arena não se torne um grande prejuízo", diz o estudo.
O relatório também critica as organizações esportivas pelas exigências em relação à capacidade das arenas, lembrando que tanto Fifa quanto Uefa não aceitam estádios com menos de 40 mil lugares na Copa do Mundo e na Eurocopa.
"Afrouxar as exigências de infraestrutura dos estádios não diminuiria as preocupações com segurança, mas reduziria a pressão em relação à capacidade e o número de estádios que cada candidato precisa para organizar um evento de grande porte", acrescenta.
OS CINCO PRIMEIROS COLOCADOS DO RANKING DINAMARQUÊS
POSIÇÃO ESTÁDIO LOCAL EVENTO WSI*
Turner Field EUA Olimpíadas 1996 50.6
Sapporo Dome Japão Copa do Mundo 2002 46.4
Allianz Arena Alemanha Copa do Mundo 2006 33.3
RheinEnergie Stadion Alemanha Copa do Mundo 2006 22.2
Stadion Letzigrund Suíça Eurocopa 2008 20.3
*O WSI é o número de vezes por ano em que um estádio teria ficado com lotação esgotada, dividindo o total de público pela capacidade da arena  
Portugal aparece com dois estádios entre os cinco maiores elefantes brancos, ambos levantados para o Euro 2004 em cidades onde os times de futebol não costumam atrair grande público, a exemplo do que pode acontecer no Brasil após 2014 em sedes como Brasília, Cuiabá e Manaus. Quarto pior WSI, o Estádio Municipal em Aveiro tem capacidade para 30.127 espectadores mas a equipe da casa, o pequeno Beira-Mar, não atrai nem 4 mil torcedores em média. Enquanto isso, a prefeitura local gasta US$ 5,3 milhões por ano em custos de manutenção e discute a demolição da arena. O quinto maior elefante branco, o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, não foi sequer usado pelo rebaixado União Leiria na última temporada. A arena de US$ 121 milhões foi construída para receber apenas dois jogos do Euro 2004.
O Khalifa International Stadium em Doha, no Qatar, tem o terceiro pior WSI. Construído para os Jogos Asiáticos de 2006, ele será uma das sedes da Copa do Mundo de 2022, com sua capacidade passando dos 50 mil atuais para 68 mil lugares. Desde sua abertura, foi também local de partidas da Copa da Ásia e dos Jogos Pan-Árabes em 2011, mas passa a maior parte do ano vazio. O estudo lembra que o Qatar, que já tem problemas de público com os estádios atuais, ainda irá construir ou reformar outras dez arenas até o Mundial.
Bons exemplos também existem. A Copa do Mundo de 2006 na Alemanha é o evento mais bem sucedido entre todos os analisados pelo estudo. As novas arenas, os preços dos ingressos mais em conta do que das outras grandes ligas europeias, o equilíbrio entre os times e o bom momento da seleção alemã, cuja maioria dos jogadores atua no país, são alguns dos fatores que explicam o porquê de a Bundesliga ser o campeonato de melhor média de público da Europa.

Estádio Olímpico de Nagano, no Japão (Foto: Getty Images)Estádio Olímpico de Nagano, no Japão, é o maior elefante branco do mundo (Foto: Getty Images)
 
Dois estádios do Mundial de 2006 aparecem entre os quatro melhores dos 75 avaliados pelo WSI. A Allianz Arena, casa do Bayern de Munique e local da final da Liga dos Campeões, ficou em terceiro e o RheinEnergie, estádio do Colonia, recém-rebaixado na Bundesliga, em quarto. Mas nem a Alemanha escapou do seu elefante branco, por causa de uma sede escolhida por motivos mais políticos do que esportivos. Leipzig foi a única cidade da antiga Alemanha Oriental a receber jogos da Copa do Mundo de 2006, mas mesmo na época não contava com equipes nas duas principais divisões do futebol alemão. O Zentralstadion, hoje RB Arena, foi arrendado por um time da Quarta Divisão, o RB Leipzig, cujos torcedores nunca ocupam mais do que um quarto dos 44.345 lugares.
No lado oposto da lista dos elefantes brancos, o estádio de melhor índice entre todos foi o Turner Field, na cidade americana de Atlanta, construído para ser o estádio olímpico dos Jogos de 1996. Desde então, foi transformado numa arena de beisebol com capacidade para 49.586 espectadores e virou a casa do Atlanta Braves, equipe da Major League Baseball. Em segundo lugar ficou o Sapporo Dome, no Japão, construído para apenas três partidas do Mundial de 2002. Após a Copa, passou a ser utilizado não apenas para jogos de futebol e beisebol mas também uma série de outros eventos, desde shows de música até competições de esqui e ralis.

estádio Allianz Arena final da Liga  (Foto: EFE)Palco da final da última Champions, Allianz Arena é exemplo de estádio bem aproveitado (Foto: EFE)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/05/estudo-revela-os-maiores-elefantes-brancos-entre-os-estadios-do-mundo.html

Time de Conca entra na briga por Seedorf com proposta milionária

Segundo imprensa italiana e holandesa, Evergrande pode oferecer R$ 18 mi por ano ao veterano, que decidirá seu futuro até o final da semana

Por GLOBOESPORTE.COM Milão e Amsterdã

Seedorf joga amistoso na Holanda (Foto: Divulgação)Seedorf joga amistoso na Holanda (Divulgação)
 
Depois de contratar o técnico Marcello Lippi, campeão com a Itália na Copa do Mundo de 2006, O Guangzhou Evergrande pode levar outro nome de peso para o futebol chinês: o holandês Clarence Seedorf, que não vai ficar mais no Milan.

De acordo com o jornal “La Gazzetta Dello Sport” e a revista holandesa “Elfvoetbal”, a equipe do ex-tricolor Conca pode frustrar os planos do Botafogo, que sonha contratar o veterano de 36 anos, oferecendo um contrato de € 7 milhões (R$ 18 milhões) por temporada.

Além do Botafogo e do Guangzhou, outros times da própria China e também dos EUA estariam interessados em Seedorf. Há, inclusive, uma foto do holandês na sede do Beijing Gouan circulando em redes sociais. A agente do jogador, Deborah Martin, afirmou que o meia definirá seu futuro até o final desta semana.

- Temos algumas propostas em nossa mesa. E é uma decisão importante para Seedorf, que ainda não pretende encerrar sua carreira e deseja uma nova experiência – afirmou Deborah em declarações publicadas pelo portal “Canale Milan”.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2012/05/time-de-conca-entra-na-briga-por-seedorf-com-proposta-milionaria.html

Mulheres de Renato e Luis Fabiano se divertem com aposta dos maridos

Pelo Twitter, Juliana Paradela posta fotos dos uniformes do Botafogo que serão lavados pelo Fabuloso depois da derrota do São Paulo no domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A vitória do Botafogo por 4 a 2 sobre o São Paulo colocou em jogo um desafio pessoal. Venceu o volante Renato, que faz uma aposta inusitada com o atacante Luis Fabiano: quem perdesse teria de lavar as camisas do adversário. A disputa ganhou até patrocínio e nesta segunda-feira as mulheres dos jogadores entraram na brincadeira e não perdoaram o Fabuloso.

Mulher de Luis Fabiano, Juliana Paradela postou no Twitter fotos das camisas do Botafogo em sua casa prontas para serem lavadas pelo atacante. Ela denunciou o castigo do marido e recebeu rapidamente a resposta da amiga Lilian Florêncio, mulher de Renato.

Camisas do Botafogo para serem lavadas por Luis Fabiano (Foto: Reprodução / Twitter)Camisas do Botafogo para serem lavadas por Luis Fabiano (Foto: Reprodução / Twitter)
 
- Ai, ai, ai. Esfrega Fabuloso - escreveu Juliana.

- Estou no Rio e não vou poder ver de camarote o Luis Fabiano lavando roupa. Chegou o dia. É hoje. #EsfregaFabuloso. E tenho que dizer a verdade, as camisas estavam numa situação... Aff!!! - respondeu Lilian.

Camisas do Botafogo para serem lavadas por Luis Fabiano (Foto: Reprodução / Twitter)Mulher de Fabuloso, Juliana publica foto da camisausada por Renato (Foto: Reprodução / Twitter)
 
Logo depois, Juliana publicou mais uma foto. Desta vez, com destaque para a usada por Renato no jogo no Engenhão.

- O 8 do Botafogo ja chegou!! Vai começar!!! - brincou Juliana.

Na foto com camisas no cesto, publicada no Twitter pela mulher de Luis Fabiano, é possível ver modelos antigos, com empresas que não estampam mais suas marcas. 
Renato e Luis Fabiano ficaram muito amigos quando atuaram juntos por seis anos pelo Sevilla, da Espanha. A aposta já era para ter acontecido no ano passado, mas o atacante do São Paulo não participou do confronto pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro por estar machucado.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/05/mulheres-de-renato-e-luis-fabiano-se-divertem-com-aposta-dos-maridos.html

Após três anos e meio, André Silva não é mais vice de futebol do Bota

Dirigente vai anunciar oficialmente a sua saída nesta terça, no Engenhão

Por Thales Soares Rio de Janeiro

André Silva, vice de futebol Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)André Silva estava no cargo desde o início de 2009
(Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
A vitória por 4 a 2 sobre o São Paulo, domingo, no Engenhão, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, não mudou o desejo da diretoria do Botafogo de promover mudanças no clube. O vice-presidente de futebol alvinegro, André Silva, vai anunciar nesta terça-feira, no Engenhão, a sua saída do cargo, depois de quase quatro anos no clube.

- Não falo nada sobre isso agora. Amanhã (terça-feira), a gente conversa - disse André Silva, ao GLOBOESPORTE.COM, visivelmente chateado ao ser abordado sobre a sua saída iminente.


O presidente Maurício Assumpção pediu o cargo a André, mas o substituto ainda não foi informado. Com a mudança, o dirigente deve encerrar a reformulação no departamento de futebol, que começou com Sidnei Loureiro, que era gerente da base e virou supervisor do time profissional.

O gerente de futebol Anderson Barros continua no cargo. A expectativa é de um anúncio rápido de um nome para ocupar a vaga deixada por André Silva, que estava na vice-presidência de futebol desde o início da gestão Mauricio Assumpção, em janeiro de 2009. Durante o período em que ele comandou o departamento, o Botafogo conquistou o Campeonato Carioca de 2010.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/apos-tres-anos-e-meio-andre-silva-nao-e-mais-vice-de-futebol-do-bota.html

Oswaldo destaca mudança da torcida e reforça maior investimento de rivais

Técnico crê que comportamento melhorou e lembra que não é possível transferir a cobrança dos craques do passado do Bota para o time de hoje

Por André Casado Rio de Janeiro

Quando o Botafogo perdeu sua invencibilidade na temporada e, de quebra, praticamente deu adeus ao título carioca, para o Fluminense, no início do mês, algo mudou definitivamente no comportamento dos torcedores, segundo a percepção do técnico Oswaldo de Oliveira. Ele acredita que o revés trouxe um caminho inverso: a paciência aumentou, após boas atuações anteriores, e os alvinegros passaram a jogar com o time, notando que cobrar a qualidade de outras épocas não é possível. Com o resultado parcial negativo diante do São Paulo, domingo, pela estreia do Brasileirão, já não se ouviu tantas vaias. No fim, vitória e aplausos naturais. (assista aos melhores momentos no vídeo)

- Já há alguns jogos eles mudaram o comportamento, ficou melhor. Não adianta mais sonhar com ataques com Zagallo, Quarentinha, Heleno, Garrincha... o Botafogo hoje é outro. Não dá para esquecer isso, sou amante do futebol, mas não se pode transferir para Maicosuel, Elkeson e Herrera o que os jogadores no passado fizeram. Desde a partida contra o Bangu (semi da Taça Rio), jogaram junto e provaram isso nas finais contra o Fluminense. Acho que finalmente chegamos à conclusão de que não existe time vitorioso sem torcida apoiando - apontou Oswaldo.

Torcida Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Elogiada por Oswaldo, torcida assiste ao jogo
contra o Sampa Foto: André Casado / GE.COM)
 
Vale registrar, no entanto, que a eliminação na Copa do Brasil, para o Vitória, no Engenhão, veio atrelada a críticas dos torcedores, que não perdoaram Elkeson e, no fim, nem mesmo o comandante, que chegou a encarar parte da arquibancada do Setor Oeste do estádio. A versão dele é que é uma minoria está sempre pronta para protestar, mas é abafada quando o público geral se manifesta com o apoio.

Estudos recentes sobre as folhas salariais e o valor de cada jogador colocam o Glorioso na 13ª posição entre os clubes da Série A. Atento aos números, Oswaldo também citou o fato, na discussão sobre a torcida, para evitar uma pressão exagerada.

- Há pelo menos 12 equipes com investimento superior ao Botafogo no Campeonato Brasileiro. O parâmetro é outro. São, portanto, qualificadíssimas e que podem chegar ao título. Vejo três como maiores candidatas, mas me reservo a não falar - disse Oswaldo, que havia posto o próprio São Paulo, derrotado por 4 a 2 por seu time, de virada, com três de Herrera.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/oswaldo-reforca-mudanca-da-torcida-e-cita-maior-investimento-de-rivais.html