sábado, 19 de maio de 2012

Oswaldo enfatiza jogadas ensaiadas e conclui a preparação para a estreia

Técnico orienta quase duas horas de diversos cruzamentos para a área antes de pegar o São Paulo, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro

Por André Casado Rio de Janeiro

Se depender do repertório de jogadas, o Botafogo entra com grandes chances de surpreender o São Paulo, domingo, às 16h, no Engenhão. Durante quase duas horas, o técnico Oswaldo de Oliveira orientou uma atividade de cruzamentos para a área, na sede de General Severiano, colocando o elenco para suar na manhã deste sábado. O trabalho, que não costuma ter o registro da imprensa permitido, encerrou a preparação para a estreia no Campeonato Brasileiro 2012, que começou na última terça, com a viagem para uma "reciclagem" em Saquarema.

Oswaldo de Oliveira com Márcio Azevedo no treino do Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Orientados por Oswaldo, Márcio e Maicosuel se preparam para armar jogada (Foto: André Casado/GE.COM)
 
O aproveitamento do ataque não foi tão positivo, porém. Loco Abreu e companhia pararam na zaga e nos goleiros. Ainda assim, a comissão técnica elogiou a movimentação. Márcio Azevedo, Maicosuel, Elkeson, Gabriel e Jeferson foram os escolhidos para bater na bola e criar as tramas. Algumas tinham origem no escanteio. Outras, saíam de tabelas após cobranças de falta.

Antes de irem a campo, os jogadores viram e ouviram detalhes sobre o adversário, na tradicional sessão de vídeos do Alvinegro. Quando entraram, um longo aquecimento precedeu o trabalho. A equipe titular deve ser formada por Jefferson, Gabriel, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Vitor Júnior (Elkeson), Maicosuel e Fellype Gabriel; Loco Abreu. Os desfalques são Lucas, suspenso, e Antônio Carlos, Marcelo Mattos e Andrezinho, lesionados.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/oswaldo-enfatiza-jogadas-ensaiadas-e-conclui-preparacao-para-estreia.html

Na volta ao Brasileiro, Oswaldo quer estabilidade e sucesso no Botafogo

Treinador diz que houve bom senso em mantê-lo na função e elogia evolução do futebol nacional

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Consciente do que terá pela frente no Campeonato Brasileiro, o técnico de Oswaldo de Oliveira se arma para não ter percalços e conseguir encerrar a temporada com uma boa campanha no comando do Botafogo. O trabalho começa neste domingo, contra o São Paulo, no Engenhão, pela primeira rodada.

Oswaldo não disputa o Campeonato Brasileiro desde 2006, quando ficou em décimo lugar com o Cruzeiro. Na época, conseguiu uma vaga na Copa Sul-Americana, que não parece ser suficiente no Botafogo, ansioso por uma vaga na LIbertadores.
Depois de uma série de 23 jogos de invencibilidade na temporada, Oswaldo viu seu trabalho sob críticas com a perda do título do Campeonato Carioca para o Fluminense, quando perdeu os dois jogos, e a queda na Copa do Brasil para o Vitória.

oswaldo de oliveira botafogo treino (Foto: Jorge William / Agência O Globo)Oswaldo de Oliveira prepara o time para a estreia no Brasileiro (Foto: Jorge William / Agência O Globo)
 
O time não conseguiu vencer nos últimos quatro compromissos e o técnico se mantém firme aos seus princípios e no cargo, como garantiu o vice-presidente de futebol André Silva. Ele espera colher os frutos em breve e confia no apoio que tem dos dirigentes do clube.

- Não é o que ficou, mas o que continua. Houve muita coisa positiva, mas não conseguimos as vitórias nos momentos decisivos. O futebol brasileiro melhorou muito nesse tempo em que fiquei fora. Essa questão de saída do treinador não é mais generalizada como acontecia antigamente. Não poderia haver uma avaliação apenas pelos últimos resultados. Houve o bom senso - afirmou Oswaldo.

Não é o que ficou, mas o que continua. Houve muita coisa positiva, mas não conseguimos as vitórias nos momentos decisivos. O futebol brasileiro melhorou muito nesse tempo em que fiquei fora"
Oswaldo de Oliveira
 
Contra o São Paulo, o desafio é grande. O técnico Emerson Leão garantiu que escalará força máxima apesar de também disputar as quartas de final Copa do Brasil. Oswaldo aponta a dupla formada por Lucas e Luis Fabiano como sua maior preocupação.

- Temos um esquema parecido e eles contam com jogadores que desequilbram. Lucas é jovem e Luis Fabiano é muito experiente, um artilheiro muito importante. Os volantes e laterais são fortes no ataque, principalmente o Cortez. Vi muitos jogos dele no Botafogo e conheço a forma como joga - comentou Oswaldo.

Para esse jogo, o técnico do Botafogo não contará com Antônio Carlos, Marcelo Mattos e Andrezinho, machucados, Lucas, suspenso, e Jobson, afastado por indisciplina. Renato ainda é dúvida com dores no tornozelo esquerdo.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/na-volta-ao-brasileiro-oswaldo-espera-estabilidade-e-sucesso-no-botafogo.html

Palcos do Brasileirão: Engenhão receberá 15,2% das partidas em 2012

Independência, Moisés Lucarelli, Canindé e pernambucanos Aflitos e Ilha são as novidades. Serra Dourada tenta retomar a antiga fama de bom

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A bola vai rolar! E para rolar bem, é preciso que o gramado esteja um verdadeiro tapete. A maioria dos 19 estádios que têm jogos marcados para o Brasileirão 2012, que começa neste sábado, está em boas condições para receber os 380 jogos da competição. Mas a maratona, as competições paralelas e as intempéries das mudanças de clima podem e devem influenciar no comportamentos dos principais pisos do futebol brasileiro.
Se existe um palco considerado principal nesta disputa, este é o do Estádio Olímpico João Havelange, popularmente conhecido como Engenhão, no Rio de Janeiro. Das partidas da Série A, 60 estão marcadas para o local, mas 58 devem ser realizadas lá, já que na penúltima e última rodadas, todos os jogos devem ser simultâneos. Tudo isso pelo fato de, além dos clássicos cariocas, Botafogo, Flamengo e Fluminense mandarem todos os seus jogos lá – fato rotineiro desde o fechamento do Maracanã para as obras da Copa do Mundo de 2014. São sete partidas a mais do que no Brasileirão do ano passado.

Veja o infográfico especial sobre os estádios do Brasileirão


Engenhão: um jogo a cada três dias e meio
O uso do Engenhão será tão constante no Brasileirão que a cada seis jogos, um será lá (cerca de 15,2% da tabela). Se levarmos em conta o período em que a competição é disputada, a bola vai rolar por 90 minutos em Engenho de Dentro a cada três dias e meio. Isso sem levar em conta as campanhas do Flu na Libertadores e do Botafogo na Copa Sul-Americana, no segundo semestre.

Engenhão raio x estádios (Foto: Thales Soares / globoesporte.com)Engenhão: sete jogos a mais que o Brasileirão de
2011(Foto: Thales Soares / globoesporte.com)
A maratona de jogos já seria suficientemente preocupante em relação ao estado do gramado para o Brasileiro. Porém, este não é o único fator. O Engenhão – que já teve 35 partidas realizadas este ano – ainda corre sempre o risco de contar com outras programações no local. Este ano, o estádio já recebeu um festival de música e um show do ex-Pink Floyd Roger Waters. Mas por enquanto, nenhum outro megashow está programado para 2012.
Há opções para dar folgas ao Engenhão no Brasileiro. Estarão à disposição o Raulino de Oliveira (em Volta Redonda) e o Cláudio Moacyr (em Macaé). O primeiro teve o gramado trocado no fim do ano passado e está em melhores condições que o segundo, que apresentou desgaste na reta final do Carioca, sofreu prejuízo por causa de uma praga e ainda vai receber os jogos do Macaé na Série C. O estádio do Vasco, São Januário, que na última quarta sofreu com a drenagem devido a forte chuva durante o empate sem gols com o Corinthians, pela Libertadores, também é uma alternativa.

Independência reformado: mineiros em casa
Com 27 jogos a menos que o Engenhão, vem o Pacaembu, em São Paulo. Mas se o Cruzeiro confirmar a troca dos 16 duelos marcados para a Arena do Jacaré (Sete Lagoas) pelo reformadíssimo Independência, a novidade mineira da temporada poderá receber até 36 jogos da Série A, o que somados aos 19 do América-MG na Segundona, faria o estádio chegar perto do Engenhão em número de partidas programadas para o restante do ano, mais uma consequência das obras para a Copa - o Mineirão está fechado desde junho de 2010. O trato deve acontecer em breve.

Atlético-MG treina no Independência (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Independência volta ao Brasileirão
(Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
O fato de o clube celeste ainda não ter entrado em acordo para mandar os jogos no local gerou farpas por parte dos atleticanos, que desde as obras do Mineirão, não se sentiam tão em casa.
- O Atlético-MG é hoje um time com casa. Eu quis compartilhar o Independência com o Cruzeiro, mas todos os outros membros da diretoria bateram o pé e não aceitaram – disse o presidente do Galo, Alexandre Kalil, pouco depois do acordo para usar o estádio.
Iluminação, vestiários e gramado foram aprovados por quem já teve a oportunidade de jogar no reformado estádio. O único problema que ainda existe, mas que o consórcio Arena Independência promete resolver, é a questão de visibilidade de seis mil cadeiras, localizadas em pontos cegos.
Gramados pernambucanos em recuperação
Há outra novidade este ano: a volta dos estádios pernambucanos Aflitos e Ilha do Retiro, palcos de Náutico e Sport, respectivamente, que subiram no ano passado. Os dois gramados têm problemas, o que pode dificultar a vida dos clubes visitantes. No estádio alvirrubro, o piso é considerado alto, pesado e irregular. O Timbu alega que está investindo para melhorar.
- Estamos fazendo alguns ajustes para tirar as irregularidades. Então, acredito que receberemos bem os clubes que vamos enfrentar. O nosso vestiário foi reformulado, e vamos oferecer boas condições para nossos adversários – disse o técnico Alexandre Gallo, sobre os Aflitos.


Aflitos - náutico (Foto: Divulgação / Náutico)Aflitos: irregularidades no gramado
(Foto: Divulgação / Náutico)
A arena rubro-negra teve todo o gramado trocado, mas a queixa ainda é a quantidade de areia no piso. No ano passado, chegou-se a pintar a grama de verde para melhorar o aspecto. Para esta temporada, o Sport alega ter investido cerca de R$ 300 mil, o que facilitou o toque de bola, embora ainda haja reclamação por parte de quem joga na Ilha.
- É um gramado duro, está em tratamento. Posso classificar como razoável. Marcelinho Paraíba disse que a bola desliza, mas isso acontece com qualquer grama molhada – analisa o goleiro Magrão, do Sport.
Outro estádio que volta ao cenário da Série A é o Moisés Lucarelli, o "Majestoso", em Campinas. Em situações normais, o palco da Ponte Preta apresenta boas condições de jogo, sem buracos. O cenário, no entanto, muda quando chove. Recentemente, o jogo da Macaca contra São Paulo, pela Copa do Brasil, precisou ser adiado por conta de um temporal.
Morumbi: a 'Madonna' dos boleiros
Se o Engenhão é o campeão em número de jogos, o Morumbi foi eleito o melhor para se atuar pelos jogadores das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, em pesquisa feita pelo GLOBOESPORTE.COM em parceria com a revista "Monet". O gramado do estádio do São Paulo é elogiado, mas também costuma sofrer com os frequentes megashows realizados lá. Este ano, por enquanto, só está marcada a apresentação da popstar Madonna para dezembro, depois da última rodada. Pacaembu (Corinthians), Vila Belmiro (Santos), Canindé (Portuguesa) e Arena Barueri (onde o Palmeiras mandará seis jogos) têm mantidos seus pisos em bom níveis de qualidade.

pituaçu bahia grêmio copa do brasil (Foto: Valquer da Rosa/RBS TV) 
Pituaçu: atletas do Bahia se sentem incentivados(Foto: Valquer da Rosa/RBS TV)
Outro gramado que recebe elogios dos boleiros é o de Pituaçu, palco do Bahia desde 2009. Em 2010, foi eleito pela CBF o melhor da Série B.
- O gramado é excelente. Quando o estádio está lotado, nós nos sentimos cada vez mais incentivados por nossa torcida. Amigos meus de outros clubes sempre elogiam - diz o atacante Lulinha, do Tricolor baiano.
Os estádios da Região Sul continuam mantendo a fama de bons. Os gaúchos Beira-Rio (Inter) e Olímpico (Grêmio) costumam sofrer mais um pouco no inverno, quando é possível perceber grama queimada e pequenas falhas. O mesmo em relação ao catarinense Orlando Scarpelli (Figueirense).
O meia do Coritiba Everton Ribeiro elogia o gramado do Couto Pereira, segundo ele, um dos mais bonitos do Brasil.

- Quando cheguei aqui, gostei da dimensão do campo, tem um gramado muito bom. Isso só ajuda a fazer um bom trabalho - disse o jogador alviverde.

Serra Dourada tenta retomar a boa fama

Goiás x Atlético-GO, final, Goianão (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Serra Dourada, na final do Goianão
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Por volta dos anos 80, era bastante comum ouvir que o estadio Serra Dourada era um dos melhores do Brasil. Após um período de decadência, o gramado do maior palco do futebol goiano - que tem as maiores medidas permitidas pela Fifa, de 110 x 75 - passou por retoques no início do ano e tem recebido elogios pelos jogadores que atuam no local.
- O gramado e a estrutura do Serra Dourada realmente não deixam a desejar. Está entre os melhores - relatou o capitão e camisa 1 do Atlético-GO, Márcio.
Para receber Brasil x Holanda em junho do ano passado, o palco do Dragão na Série A passou por reformas emergenciais. Local de um novo jogo da Seleção em 2012 – o Superclássico das Américas contra a Argentina –, o estádio passará por novas reformas para a partida, que será em setembro, mas não será interditado durante este tempo. As intervenções devem começar em 40 dias.
*Colaboraram as redações de São Paulo, Campinas, Santos, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Salvador e Goiânia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/05/palcos-do-brasileirao-engenhao-recebera-152-das-partidas-em-2012.html

Com problemas no ataque, Tite pede renovação de Liedson

Treinador quer a permanência do Levezinho no Timão, mas diretoria e representantes do jogador ainda não entraram em acordo sobre o caso

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo

Liedson no treino do Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)Liedson e Tite, em treino do Corinthians no CT
(Foto: Carlos Augusto Ferrari / globoesporte.com)
 
No que depender do técnico Tite, o atacante Liedson renovará seu contrato com o Corinthians. O treinador já sinalizou à direção e ao próprio centroavante que não gostaria de perdê-lo no fim de julho, quando o vínculo dele se encerra. Clube e Levezinho, porém, ainda não entraram em acordo.

– Já disse isso a ele e à direção – revelou o comandante.

Tite tem esperança que Liedson ainda consiga recuperar o futebol apresentado em 2011, quando foi o artilheiro alvinegro com 23 gols e se transformou em uma peça decisiva na campanha do título brasileiro.
Em má fase, ele sequer foi relacionado contra o Vasco para fazer um trabalho específico de velocidade, mas está escalado para enfrentar o Fluminense, domingo, às 16h, no Pacaembu, na estreia no Brasileirão.
O Corinthians quer que ele continue, e ele quer continuar"
Duílio Monteiro Alves, diretor adjunto de futebol
 
– Antes disso (renovação), é a retomada da melhor condição o mais rápido possível. Ele está fazendo um trabalho diferenciado. Acontece de ter uma queda. Já coloquei isso para ele e para a direção juntos. A essência agora é vir a campo e retomar o que é normal – ressaltou.

A diretoria do Corinthians, contudo, não está muito disposta a atender os desejos do Levezinho. Como este deve ser o último contrato da carreira, o centroavante gostaria de assinar por mais dois ou três anos, algo já descartado pela cúpula do futebol do Timão. O clube pretende prorrogar por seis meses ou, no máximo, mais um ano.
O empresário Bruno Paiva, agente de Liedson, se reuniu na sexta-feira com os dirigentes alvinegros, mas a negociação ainda não caminhou. O clube deixou o jogador livre para ouvir outras propostas, principalmente se forem mais rentáveis financeiramente.

– Não tem nada definido. Não foi discutido o tempo de contrato. Não tem impasse porque não chegamos em detalhes. O Corinthians quer que ele continue, e ele quer continuar. Esperamos uma solução, mas sem pressa. Ele não é um jogador que vai sair negociando por aí. Estamos indo com calma – desconversou o diretor adjunto de futebol, Duílio Monteiro Alves.

No início da semana, o Botafogo surgiu como um possível interessado na contratação do Levezinho. O Atlético-MG é outro clube de olho. A diretoria do Corinthians e os representantes dele, no entanto, garantem que não foram procurados.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/05/com-problemas-no-ataque-tite-pede-renovacao-de-liedson.html

Dores nas costas tiram Serena em Roma; por WO, Na Li avança à final

Chinesa espera vencedora da outra semifinal, entre Sharapova e Kerber

Por GLOBOESPORTE.COM Roma
 
 
Serena Williams nem entrou em quadra para as semifinais do WTA de Roma neste sábado. Alegando uma lesão nas costas, a ex-número 1 do mundo desistiu do torneio italiano. Por WO, a chinesa Na Li, número 9 do mundo, avançou à decisão.

- Tive uns problemas na região lombar no começo da semana. Estava sentindo a região tensa e não acho que seja a hora de forçar. O calendário está cheio e, com uma pequena dor, você quer compensar. Passei por um longo tratamento nos últimos meses. Só quero relaxar e me preparar para os próximos meses - explicou a americana.

Roland Garros, o segundo Grand Slam da temporada, começa no próximo domingo, dia 28. Duas semanas depois do fim do evento parisiense, será a vez do Torneio de Wimbledon, em Londres. Os Jogos Olímpicos, também na capital inglesa, serão em julho.

A desistência de Serena põe fim a uma série de 14 vitórias no saibro. Na Li, garantida na final, enfrentará a vencedora do jogo entre a russa Maria Sharapova, número 2 do mundo, a a alemã Angelique Kerber, 11ª colocada no ranking da WTA.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/dores-nas-costas-tiram-serena-em-roma-por-wo-na-li-avanca-final.html

Campinas contrata ponteiro cubano e fecha elenco para a nova temporada

Jogador de 24 anos, Rolando Despaigne estava no volêi grego há dois anos e chega para completar lista de reforços da equipe para 2012/2013

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Rolando Despaigne, ponta contratado pelo Campinas (Foto: Divulgação)Rolando Despaigne, ponta contratado pelo time de
Campinas para esta temporada (Foto: Divulgação)
 
Campinas confirmou nesta sexta-feira a contratação de seu principal reforço para a próxima temporada. Há dois anos no vôlei da Grécia, onde defendia o Iraklis Thessaloniki, o ponteiro Rolando Despaigne acertou com a equipe paulista um contrato de um ano. O reforço fecha a lista de novos atletas do Campinas para disputar o Campeonato Paulista e a Superliga Masculina.

Este é o sétimo reforço do Campinas desde a eliminação na Superliga passada, para o Vôlei Futuro. Junto com o técnico Marcos Pacheco, que substituiu Cacá Bizzocchi, o time contratou os pontas Diogo e Renato Russomano, o oposto Rivaldo, o levantador Murilo Radke, o central Orestes e o líbero Alan. Completam o elenco os centrais Gustavão e André Heller, o oposto Franco e o levantador Rodriguinho.
Rolando Despaigne, porém, deve demorar mais algunas dias para ser oficialmente apresentado pelo Campinas. O atleta pediu alguns dias para resolver sua saída da Grécia e deve chegar ao Brasil em meados de junho para se integrar ao elenco.

- Ele ainda está na Grécia, tem que resolver uns compromissos. De lá, deve ir para Cuba e depois para o Brasil. Deve chegar uma semana atrasada, mas nada que interfira na programação do elenco - confirma o supervisor do Campinas, Fernando Maroni.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2012/05/campinas-contrata-ponteiro-cubano-e-fecha-elenco-para-nova-temporada.html

Pai coruja, Giba conta com o apoio do filho durante recuperação física

Ponteiro da seleção diz que Patrick, de apenas três anos, tem o DNA de esportista dos pais e revela dividir herdeiros com a mulher durante viagens

Por SporTV.com Saquarema

Giba revelou ser um verdadeiro pai coruja no centro de treinamento da seleção brasileira de vôlei em Saquarema (RJ), onde realizou parte da reta final de recuperação de uma cirurgia na tíbia esquerda. Sem desgrudar de Patrick, de apenas 3 anos, o ponteiro afirmou que o filho possui os genes de esportista dos pais.

- Nessa idade a gente não pode obrigar. Ele tem o DNA do pai e da mãe e é só incentivar o esporte. Ele já está fazendo natação, futebol de salão, todos os esportes que essa idade permite que se faça - disse o jogador.

O jogador ainda revelou o que chama de "semana dos meninos" com Patrick. Enquanto os dois viajam, a mulher, Cristina Priv, e a outra filha, Nicoll, permanecem em casa.

- O que a gente está fazendo? É a semana dos meninos. As meninas ficaram em casa e os meninos vieram para cá - disse, dirigindo-se ao filho.

Giba está de partida para a Argentina. Após os Jogos Olímpicos de Londres, se mudará para o país vizinho, onde fechou contrato com o Drean Bolivar. Evidentemente, levará toda a família. O jogador já vislumbra, inclusive, ver o filho atuando como atleta.

- Vamos levar eles para lá. Ele ver isso vai ser especial. Quem sabe um dia eu vou voltar para cá, vou ficar sentado e ver ele jogar.

Giba e o filho Patrick, de três anos (Foto: Reprodução SporTV)Giba e o filho Patrick, de três anos (Foto: Reprodução SporTV)
 
FONTE:

Na volta de Ricardinho, Brasil perde da Polônia na estreia na Liga Mundial

Levantador retorna à seleção após quase cinco anos, mas é substituído por Bruninho no terceiro set, e equipe perde no tie-break depois de reação

Por GLOBOESPORTE.COM Toronto, Canadá

Havia quase cinco anos Ricardinho  que não entrava em quadra usando aquela camisa amarela. O retorno do jogador à seleção brasileira de vôlei foi logo como titular, mas não como se esperava. O levantador terminou a partida no banco, substituído por Bruninho, que comandou uma reação do Brasil. Mas nem assim foi o suficiente para evitar a vitória da Polônia por 3 sets a 2 (25/22, 27/25, 25/27, 22/25 e 15/12), na primeira rodada da Liga Mundial, no Ricoh Coliseum, no Canadá.

A última partida de Ricardinho pela seleção havia sido no dia 15 de julho de 2007, quando o Brasil derrotou a Rússia por 3 sets a 1 para conquistar o heptacampeonato da Liga Mundial, e o levantador foi escolhido o melhor jogador da competição. Depois, acabou cortado da lista para o Pan do Rio e só voltou ao time agora.

Neste sábado, o Brasil enfrenta o anfitrião Canadá, às 17h (de Brasília), com transmissão do SporTV.

Vôlei Ricardinho (Foto: Divulgação / FIVB)Ricardinho se esforça na disputa da bola na rede contra o bloqueio polonês (Foto: Divulgação / FIVB)
 
O Brasil começou bem a partida, mantendo-se na frente no início. Ricardinho concentrou o jogo no ponteiro Dante e no oposto Wallace, principais pontuadores da equipe no set. E o levantador também marcou dois pontos. Mas a vantagem brasileira, que chegou a ser de quatro pontos (20/16), sumiu na reta final da partida. A Polônia emendou uma sequência de 9/2 e, na largadinha de Bartman, fechou o primeiro set em 25/22.
O segundo set começou equilibrado, mas não demorou para o Brasil tomar a liderança e abrir quatro pontos após ataque de Dante para fazer 14/10. Mas, outra vez, a Polônia foi tirando a diferença aos poucos e virou o duelo para fazer 19/18. No bloqueio de Winiarski, a equipe europeia chegou a 24/22. Os comandados de Bernardinho chegaram a salvar três set points, mas em um erro brasileiro, os poloneses fizeram 27/25 para abrir 2 sets a 0.

A terceira parcial teve história diferente. Foi a Polônia quem largou na frente e chegou a abrir 10/6. Bernardinho, que já havia colocado Thiago Alves no jogo, decidiu então apostar em Bruninho. Deu certo, e o Brasil conseguiu se recuperar aos poucos. Ainda assim, os europeus tiveram dois match points, mas Wallace apareceu muito bem para comandar o ataque brasileiro e fazer 27/25, mantendo a seleção viva na partida.

Bruninho voltou como titular para o quarto set no lugar de Ricardinho, e as duas equipes fizeram um duelo muito equilibrado. Em um bloqueio de Wallace, o Brasil abriu dois pontos (20/18) e não deixou mais o adversário se recuperar. Em dois ataques para fora da Polônia, a seleção brasileira venceu por 25/22 e levou a decisão para o tie-break.

Apesar da reação brasileira, foram os poloneses que voltaram com tudo para o set decisivo. Winiarski aparecia muito bem, e Jarosz aproveitou bola de graça para fazer 9/3. O Brasil não desanimou e, em um bloqueio de Thiago Alves, encostou no placar (9/8). A equipe europeia mais uma vez abriu vantagem com Jarosz (13/9), mas Thiago Alves novamente manteve a seleção na partida (13/11). Mas, em um ataque que bateu no bloqueio brasileiro e foi para fora, a Polônia chegou à vitória com 15/12 no quinto set.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/05/na-volta-de-ricardinho-brasil-perde-da-polonia-na-estreia-da-liga-mundial.html

Bota segue em busca de 'reforços de peso' para brigar pelo título brasileiro

Oswaldo confia na evolução de seu time, mas volta a pedir enriquecimento do elenco. Seedorf, Tanaka e Liedson são alvos importantes da diretoria

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Clarence Seedorf em coletiva do Milan (Foto: Getty Images)Seedorf deve definir seu futuro na próxima semana
(Foto: Getty Images)
 
A procura por reforços no Botafogo segue. O alvo mais conhecido ainda é o holandês Seedorf, em fim de contrato com o Milan. Mas estão na mira também nomes como do zagueiro brasileiro naturalizado japonês Túlio Tanaka, do Nagoya Grampus, e Liedson, do Corinthians. O técnico Oswaldo de Oliveira confia no material humano que tem em mãos hoje, mas tem pedido jogadores de peso para se equiperar aos principais candidatos ao título do Campeonato Brasileiro.
A expectativa é por uma decisão de Seedorf até a próxima semana, como informou Deborah Martin, que cuida da carreira do jogador, que também se manifestou, confirmando prazo. Ele segue na Europa, em compromissos beneficentes, e vai trabalhar como comentarista na Eurocopa deste ano.

- Estamos conversando e tentando, com uma boa expectativa de contar com reforços importantes para esta temporada. O time pode crescer da maneira como está, pois há uma evolução acontecendo. Mas precisamos de jogadores de peso para podermos nos equiparar aos grandes times da competição - explicou Oswaldo.

O Botafogo vai fazer sua estreia na competição no domingo, contra o São Paulo, no Engenhão. No time provável, apenas dois jogadores já conquistaram o título da competição: Fábio Ferreira, campeão em 2005 com o Corinthians, e Renato, bi com o Santos em 2002 e 2004, que no entanto é dúvida para o confronto com o São Paulo, com dores no tornozelo esquerdo.

Vejo uma evolução na equipe e estamos tentando nos fortalecer e enriquecer o elenco. Os jogadores estão com a mentalidade positiva e vamos fazer o time progredir. Trabalharemos jogo a jogo, sempre com a intenção de vencer"
 
Oswaldo de Oliveira
- Vejo uma evolução na equipe e estamos tentando nos fortalece e enriquecer o elenco. Os jogadores estão com uma mentalidade positiva e vamos fazer o time progredir. Trabalharemos jogo a jogo, sempre com a intenção de vencer e levando em conta o adversário e as circunstâncias. Nossa ambição é o título - disse Oswaldo.

Contra o São Paulo, o treinador não poderá contar com Lucas, suspenso, Antônio Carlos, Marcelo Mattos e Andrezinho, todos machucados. Renato ainda é dúvida e Jobson está afastado por indisciplina.
Com isso, o time deve ser formado com Jefferson, Gabriel, Brinner, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato (Elkeson), Fellype Gabriel, Vítor Júnior e Maicosuel; Loco Abreu.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/bota-segue-em-busca-de-reforcos-de-peso-para-brigar-pelo-titulo-brasileiro.html

Garantido como titular na estreia do Bota, Gabriel ganha aula particular

Técnico Oswaldo de Oliveira orienta o jogador, de 19 anos, que atuará na lateral direita contra o São Paulo, ocupando a vaga de Lucas, suspenso

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Com a ausência de Lucas, suspenso por ter sido expulso na eliminação na Copa do Brasil, o técnico Oswaldo de Oliveira mostra preocupação com a lateral direita do Botafogo. Contra o São Paulo, domingo, no Engenhão, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, Gabriel, de 19 anos, atuará como titular.
Volante de origem e revelado nas categorias de base do Botafogo, Gabriel recebeu nesta sexta-feira uma aula particular do técnico Oswaldo de Oliveira de como atuar na posição. Ele já havia ocupado a vaga de Lucas no segundo tempo da derrota por 2 a 1 para o Vitória e sido titular na decisão do Campeonato Carioca, contra o Fluminense.
gabriel botafogo treino (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Gabriel será o titular da lateral direita na estreia no Brasileiro (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
Oswaldo usou o lateral-direito Gilberto, de 19 anos, e o meia Jeferson, de 20, para auxiliá-lo no trabalho. Gabriel recebia a bola e era marcado em cima, bem perto da linha lateral, num momento de sufoco. O comandante mostrou formas de sair da pressão.

- Há algumas coisas que precisam ser incrementadas. Estamos trabalhando com esses jogadores há bastante tempo e vimos situações de outros jogos. Precisamos ativá-lo para que ele possa se sair bem - afirmou Oswaldo.

O Gabriel  tem personalidade forte, sabe o que quer e não se intimida. Não basta ter habilidade e qualidade técnica. A força da mente é muito importante."
Oswaldo de Oliveira
 
A confiança em Gabriel é grande. O treinador já percebe uma forte personalidade na jovem revelação e aposta num bom desempenho pelas características que enxerga e na capacidade apresentada pelo jogador em campo.

- O Gabriel é muito parecido com o Jadson. Ele tem personalidade forte, sabe o que quer e não se intimida. Em um jogador como esse, você tem que investir. Não basta ter habilidade e qualidade técnica. A força da mente é muito importante. Com essas características, devemos valorizar e dar força - disse Oswaldo.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/garantido-como-titular-na-estreia-do-bota-gabriel-ganha-aula-particular.html

Com Bota de olho, Seedorf confirma que decidirá futuro 'entre 7 e 10 dias'

Meia, ex-Milan, mostra que está em forma marcando dois gols em amistoso na Holanda e diz que está feliz por ter várias 'opções para escolher'

Por GLOBOESPORTE.COM Roterdã, Holanda

O meia Seedorf confirmou que deverá decidir seu futuro na próxima semana. O holandês, que tem como opção transferir-se para o Botafogo, participou de um amistoso nesta sexta-feira entre um combinado de jogadores de origem surinamesa e o FC Groningen. Após a vitória por 3 a 0 em que marcou dois gols, o experiente jogador, de 36 anos, falou sobre seu futuro.

- Dentro de sete a dez dias acho que saberei onde vou jogar na próxima temporada. Estou feliz já que tenho opções suficientes para escolher - afirmou em entrevista ao site oficial do Ajax.

Seedorf joga amistoso na Holanda (Foto: Divulgação)Seedorf foi eleito o melhor jogador do amistoso contra o FC Groningen (Foto: Divulgação)
 
Seedorf tem uma proposta do Alvinegro nas mãos. O clube carioca mantém contatos constantes com a equipe que cuida dos negócios do craque e está esperançoso em acertar com o reforço. Ele, que exibiu boa condição física em campo, lembrou aos holandeses que, após a confirmação de que não permaneceria no Milan, jamais pensou em encerrar a carreira.

- Tudo depende da motivação. Eu ainda estou em forma e também tenho paixão. Se continuar sentindo o que sinto agora, não tenho nenhum limite para minha despedida - garantiu.

Quando resolver pendurar as chuteiras, no entanto, a decisão sobre o que fazer está mais clara. 

Ao ser perguntado se aceitaria voltar para o Ajax, o meia não hesitou.

- Eu cresci no Ajax, foi onde iniciei minha carreira e onde comecei a ter sucesso. Isso é especial. As portas estarão sempre abertas para o Ajax. Se eu fosse trabalhar em alguma coisa para o clube no futuro, eu certamente estarei aberto a isso - confirmou.

Apesar da motivação em voltar ao clube, o holandês insiste que ainda seguirá jogando por um período indeterminado.

- Primeiro eu quero continuar a jogar por alguns anos. Sou o último da minha geração que ainda joga e quero manter essa situação por mais tempo. Todos dizem para eu jogar até cair. Contanto que eu me sinta em forma e com paixão, continuarei jogando - concluiu.

Seedorf joga amistoso na Holanda (Foto: Divulgação)Jogadores do Suriprofs comemoram: renda ajudará instituições de caridade no Suriname (Foto: Divulgação)
 
FONTE:

Coelho suporta pressão do Ceará e vence na estreia na Série B: 2 a 1

Coelho suporta pressão do Ceará e vence na estreia na Série B: 2 a 1

 A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

A perda do título mineiro para o Atlético-MG não abateu os jogadores do América-MG.No primeiro compromisso após o estadual, na rodada de estreia da Série B do Campeonato Brasileiro 2012, o Coelho derrotou o Ceará por 2 a 1, na noite desta sexta-feira, no estádio Presidente Vargas lotado. Rodriguinho e Fábio Júnior marcaram os gols do time mineiro, ambos no primeiro tempo, e Daniel Marques descontou para os anfitriões na segunda etapa.

Torcida do Ceará no Estádio Vovozão (Foto: Divulgação/Cearasc.com)Torcida do Ceará lotou o Presidente Vargas (Foto: Divulgação / Cearasc.com)
 
A torcida do Vovô fez a festa antes do jogo: a diretoria do Ceará festejou o bicampeonato cearense, com faixas para os jogadores e troféu. O clima estava armado para uma grande comemoração alvinegra, mas o América-MG impôs seu jogo, mostrou categoria, um forte setor defensivo e um ataque eficiente. Em campo, os anfitriões correram muito, mas esbarraram no bom esquema armado pelo técnico Givanildo Oliveira.

Com o resultado, o Coelho largou na frente na tabela de classificação, com três pontos ganhos. 

O próximo adversário é o CRB, no Independência, em Belo Horizonte, no sábado, dia 26, às 16h20m (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Ceará tenta a recuperação diante do Guaratinguetá, no interior de São Paulo.

Eficiência americana
Apoiado pela imensa torcida que compareceu ao estádio, o Ceará foi para cima do América-MG, em busca do primeiro gol. Porém, foi o time mineiro que pulou na frente no marcador, logo aos sete minutos, com Rodriguinho. O habilidoso meia do Coelho bateu de fora da área, rasteiro e forte, no canto esquerdo de Fernando Henrique, que saltou, mas não conseguiu evitar o gol.

Preocupado, o técnico Paulo César Gusmão orientou o time a jogar com o lateral-direito Apodi. O rápido jogador até chegava bem ao ataque, mas deixava uma avenida nas costas. Bruno Meneghel, esperto, começou a jogar pelo setor. E aos 33 minutos, num contra-ataque, o América-MG chegou ao segundo gol. Neneca fez uma defesa e não perdeu tempo. Com as mãos, lançou Rodriguinho, que, também de primeira, achou Bruno Meneghel. O atacante do Coelho, com qualidade e categoria, cruzou na medida para Fábio Júnior. Dentro da área, o artilheiro não perdoou: 2 a 0.

Pressão do Ceará
O Ceará voltou para a segunda etapa com duas alterações. Régis e Éderson deixaram a equipe para as entradas de Reina e Tinga. A mudança surtiu efeito imediato. Aos sete, Tinga, pela direita, pedalou diante do marcador e fez ótimo cruzamento na segunda trave. O zagueiro Daniel Marques, curtindo uma de atacante, cabeceou para as redes, sem chances para Neneca.

O América-MG se assustou, e a torcida do Ceará enlouqueceu nas arquibancadas. O time da casa passou a mandar na partida, mas não chegava com muito perigo ao gol de Neneca. Aos poucos, o Coelho controlou a situação e, embora o Ceará fizesse uma pressão incrível, o time mineiro conseguiu segurar. É verdade que Fernando Henrique não fez sequer uma defesa no segundo tempo, mas, reforçado na defesa, o América-MG se postou bem.

O Vovô rodava a bola na entrada da área, mas não finalizava com competência. Os mineiros, que caíram para a Série B no Brasileirão do ano passado, largaram na frente, fizeram três pontos e iniciaram bem o longo caminho em busca do retorno à elite do Campeonato Brasileiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileiro-serie-b-2012/18-05-2012/ceara-america-mg.html

Bolão do Brasileiro 2012 já está no ar; participe e concorra a mais de 110 prêmios

Os fãs de esportes já podem começar a arriscar palpites e 'secar' os rivais para levar prêmios especiais

O Bolão ESPN do Campeonato Brasileiro 2012 já está no ar. A décima edição chega recheada de atrações: são mais de 110 prêmios ao longo da competição, que vai do dia 19 de maio a 2 de dezembro. São mais de 40 televisões, dois tablets, oito smartphones e mais de 60 mochilas personalizadas. O link é o mesmo de sempre: www.espn.com.br/bolaobrasileiro

Para entrar na disputa, o fã do esporte precisa apenas fazer um simples cadastro. Quem já criou uma conta ­ seja para jogar outros Bolões ou Fantasy’s do ESPN.com.br ­ segue usando o mesmo login e senha já cadastrados. Vale ressaltar que as informações dadas no cadastro precisam estar corretas para que a ESPN consiga entrar em contato e enviar os prêmios aos vencedores.

Quem ainda não tem cadastro precisa entrar em http://espn.estadao.com.br/cadastro e preencher o formulário com algumas informações básicas (nome completo, e-mail, sexo e CPF). Se ainda estiver com dúvidas sobre como se cadastrar ou se tiver problemas para recuperar o e-mail cadastrado no sistema, entre em http://espnbolao.estadao.com.br/contato.
Há mais de uma forma de se pontuar no Bolão ESPN do Campeonato Brasileiro 2012. Os pontos principais vêm com os chutes dos placares de cada partida. Quem acerta exatamente o placar faz 18 pontos e quem acerta o vencedor ou empate, e não o placar, faz 9 pontos. O fã do esporte ainda pode fazer três pontos adicionais se acertar o número de gols de uma equipe.

O jogador pode ter sua pontuação dobrada em caso de suas respostas para uma determinada partida da rodada estarem com a função "pontos em dobro" acionada. As respostas devem ser feitas até 30 minutos antes do começo da partida. Veja o exemplo abaixo:

Resposta fornecida: Time A 3 X 1 Time B
Resultado real: Time A 3 X 1 Time B - 18 pontos
Resultado real: Time A 3 X 0 Time B - 12 pontos (9 pelo time vencedor + 3 pelo acerto dos gols de um dos times)
Resultado real: Time A 2 X 0 Time B - 9 pontos
Resultado real: Time A 0 X 1 Time B - 3 pontos
Resultado real: Time A 3 X 4 Time B - 3 pontos
Resultado real: Time A 0 X 0 Time B - 0 pontos

O fã do esporte tem, ao longo do campeonato, o direito de escolher três palpites de resultados que rendam pontos em dobro. No entanto, é possível aumentar esse crédito de palpites em dobro ao longo do torneio. Para isso, basta conquistar taças! Para entender mais sobre as taças, clique em: http://espnbolao.estadao.com.br/tacas

Se não quiser arriscar palpites em todas as rodadas, o fã do esporte também tem as opções de chutes ‘Padrão’ e Randômico. Na primeira, o fã do esporte escolhe um resultado igual para apostar em todas as partidas em que não tiver cadastrado um resultado previamente (exemplo: Time da casa 2 x 1 Time visitante). Já na segunda, o sistema do bolão escolhe um palpite aleatório para cada jogo.

É importante ressaltar que, após ter adotado palpites "padrão" ou randômico para os jogos, o participante pode sempre alterar os resultados desses jogos e salvar o novo palpite.

O Bolão ainda traz a sessão ‘De Bico’. São oito perguntas por turno (1º, 2º, 3º, penúltimo e último colocados, artilheiro, melhor ataque e melhor defesa), sendo que cada acerto vale 25 pontos no primeiro turno e 50 pontos no segundo turno. Em caso de empate entre artilheiro, ataque mais positivo e defesa menos vazada, receberão pontos todas as respostas corretas. Os prazos para estas apostas são 15 de julho e 7 de outubro.

Por fim, o Bolão ESPN do Brasileiro 2012 tem outro diferencial importante para os outros. Além da competição geral, os fãs do esporte ainda podem criar suas próprias ligas e convidar os amigos para uma competição paralela. Depois do sucesso no ano passado, mantivemos a possibilidade de desafiar os amigos pelo Facebook. A cada rodada do Campeonato Brasileiro, você poderá escolher um jogo, palpitar sobre quem será o vencedor e até definir o que vale a sua aposta. O Bolão deixa registrado no papel a aposta e até diz quem é o vencedor. O cumprimento do desafio é entre vocês!

Clique aqui e aqui para ver mais informações sobre o regulamento e o bolão. Veja abaixo todas as premiações em disputa:
Premiação por rodada:
1º Lugar: 1 (um) TV LCD 15" e 1 (uma) mochila ESPN

Premiação ao final do 1º e do 2º turnos:
1º Lugar: 1 (um) Tablet desbloqueado com Display de 7" Touch, câmera 3.2MP, tecnologia 3G, Android 2.2, TV Digital, roteador Wi-Fi, GPS, memória interna de 16GB e Social Hub e 1 (uma) mochila ESPN;

2º Lugar: 1 (um) Smartphone com câmera 5.0MP, display 3,2" Touch, GPS integrado, Wi-Fi, Bluetooth, Rádio FM e cartão de 2GB e 1 (uma) mochila ESPN;

3º Lugar: 1 (um) Smartphone com câmera 5.0MP, display 3,2" Touch, GPS integrado, Wi-Fi, Bluetooth, Rádio FM e cartão de 2GB e 1 (uma) mochila ESPN;

4º Lugar: 1 (um) Smartphone com câmera 5.0MP, display 3,2" Touch, GPS integrado, Wi-Fi, Bluetooth, Rádio FM e cartão de 2GB e 1 (uma) mochila ESPN;

5º Lugar: 1 (um) Smartphone com câmera 5.0MP, display 3,2" Touch, GPS integrado, Wi-Fi, Bluetooth, Rádio FM e cartão de 2GB e 1 (uma) mochila ESPN;

6º Lugar: 1 (uma) mochila ESPN;

7º Lugar: 1 (uma) mochila ESPN;

8º Lugar: 1 (uma) mochila ESPN;

9º Lugar: 1 (uma) mochila ESPN;

10º Lugar: 1 (uma) mochila ESPN;

Premiação ao final do campeonato brasileiro:
1º Lugar: 1 (uma) TV LCD 57"
2º Lugar: 1 (uma) TV LCD 40" Full HD (1920x1080) com conversor digital integrado e 1 (uma) mochila ESPN;

3º Lugar: 1 (uma) TV LCD 32" Full HD (1920x1080) com conversor digital integrado e 1 (uma) mochila ESPN;

* Em caso de empate, serão considerados para efeito de ranking os seguintes critérios de desempate:1° - Maior quantidade de acertos de placares exatos dos jogos.
2° - Maior quahttp://esportes.br.msn.com/futebol/bol%C3%A3o-do-brasileiro-2012-j%C3%A1-est%C3%A1-no-ar-participe-e-concorra-a-mais-de-110-pr%C3%AAmiosntidade de acertos do time vencedor ou empate dos jogos.
3° - Maior quantidade de acertos no número de gols da equipe vencedora.
4° - Maior quantidade de acertos no número de gols da equipe perdedora.
5° - O participante que tiver se cadastrado no bolão com maior antecedência.


FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/bol%C3%A3o-do-brasileiro-2012-j%C3%A1-est%C3%A1-no-ar-participe-e-concorra-a-mais-de-110-pr%C3%AAmios

Seedorf admite propostas e promete decidir futuro em até dez dias

Sem se importar com a possível saída do futebol italiano e a avançada idade, Seedorf qualquer hipótese de anunciar a aposentadoria neste ano

Seedorf admite propostas e promete decidir futuro em até dez dias
Seedorf está desde 2002 no Milan e dificilmente renovará o contrato com o time italiano

Alvo do Botafogo para a disputa do Campeonato Brasileiro, o meia Clarence Seedorf disputou uma partida amistosa na Holanda nesta sexta-feira e admitiu ter recebido inúmeras propostas para a próxima temporada. Ciente de que os clubes interessados dependem de uma decisão dele para darem prosseguimento com seus planejamentos orçamentários, o jogador prometeu que irá analisar todas as ofertas e decidir o futuro em até dez dias.

"Dentro de sete a dez dias acho que saberei onde vou jogar na próxima temporada. Estou feliz já que tenho opções suficientes para escolher onde poderei jogar. Tudo depende da motivação. Eu ainda estou em forma e também tenho paixão. Se continuar sentindo o que sinto agora, não tenho nenhum limite para minha despedida", declarou o experiente meia, que foi formado nas categorias de base do Ajax, está desde 2002 no Milan e dificilmente renovará o contrato com o time italiano.

Sem se importar com a possível saída do futebol italiano e a avançada idade ­ tem 36 anos atualmente ­ Seedorf rechaçou qualquer hipótese de anunciar a aposentadoria neste ano. O jogador destacou a vontade de jogar por um tempo indeterminado e reiterou a vontade de continuar buscando novas metas na vitoriosa carreira no esporte.

"Primeiro, eu quero continuar a jogar por alguns anos. Sou o último da minha geração que ainda joga e quero manter essa situação por mais tempo. Todos dizem para eu jogar até cair. Contanto que eu me sinta em forma e com paixão, continuarei jogando", encerrou.


FONTE:
 http://esportes.br.msn.com/futebol/seedorf-admite-propostas-e-promete-decidir-futuro-em-at%C3%A9-dez-dias