segunda-feira, 14 de maio de 2012

Na briga pelo acesso, Givanildo garante reforços para o Brasileirão

Experiente, técnico do Coelho já subiu para a Primeira Divisão quatro vezes

Por Tarcísio Badaró Belo Horizonte

Givanildo Oliveira, técnico do América-MG (Foto: Leonardo Simonini/Globoesporte.com)Givanildo Oliveira quer reforços para o América-MG (Foto: Leonardo Simonini/Globoesporte.com)
 
Após a derrota na final do Campeonato Mineiro, o América-MG muda o foco para a série B do Campeonato Brasileiro. O técnico Givanildo Oliveira, experiente na competição, aposta suas fichas no Coelho. No entanto, ele espera reforçar o time, e já pensa em contratados para dar corpo ao grupo.
Um reforço importante já está á disposição. O experiente meia Gilberto, ex-Cruzeiro, treina normalmente e pode ser uma novidade para a partida contra o Ceará, na sexta-feira. Para a sequência, Givanildo quer caras novas, e soltou que alguns jogadores já estão acertados com o time alviverde.

- O Gilberto (meia ex-Cruzeiro) está aí, o Gilberto volante deve voltar a treinar essa semana está chegando alguns jogadores, estamos correndo atrás de contratações para fortalecer o grupo. Nós temos que olhar isso com atenção. Nós começamos a trazer jogadores, tem dois aí, mais alguns acertados que estavam disputando competição hoje. Temos que ver amanhã.

Um ponto a favor do Coelho na disputa da série B pode ser a experiência do treinador. Givanildo lembrou o passado vitorioso na competição e, até por isso, apontou as dificuldades que ela impõe.

- Eu tenho quatro acessos na série B, dois sendo campões. Acesso é quase o mesmo que o título. É uma competição difícil. Se não tem um grande time na série B hoje, como já teve, mas tem times bem formados. A série B é competitiva, com jogos cansativos. Nós já temos pedreira agora, é difícil jogar lá contra o Ceará.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/05/na-briga-pelo-acesso-givanildo-garante-reforcos-para-o-brasileirao.html

Desfalques, Dudu e Rodrigo Heffner lamentam derrota e a perda do título


14/05/2012 10h39 - Atualizado em 14/05/2012 13h24

Coelho precisava de uma vitória para ser campeão no ano do

Por Tarcísio Badaró Belo Horizonte

 O América-MG não teve dois titulares importantes na final desse domingo, contra o Atlético-MG. O volante Dudu, suspenso, e o lateral-direito Rodrigo Heffner, contundido, viram da arquibancada os companheiros serem derrotados por 3 a 0 (Veja os gols no vídeo ao lado). Eles comentaram a tristeza pela perda do título e, principalmente, por não ter podido ajudar.

- É triste. A gente tinha tudo para vencer o Atlético-MG, nossa equipe estava merecendo. Eu fiquei do lado de fora vendo meus companheiros lutando, batalhando, queria esta junto com eles, ajudando. Infelizmente não deu. Agora é levantar a cabeça e pensar no Brasileiro. Sexta-feira tem uma parada dura contra o Ceará, disse o volante Dudu.

Já o lateral-direito Rodrigo Heffner foi um problema de última hora. Ele sentiu a coxa esquerda na sexta-feira, nos minutos finais do coletivo.

- É horrível. Tive uma boa semana de treino, fazendo tudo certinho, treinando bem, aí acabo numa infelicidade, faltando 15 minutos para acabar o treino, acabei tendo essa lesão. Mas são coisas da vida. A gente tem que entender.


FONTE:
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4193150885514913552#editor/target=post;postID=8529756218557475330

Gabriel vê Coelho abaixo da média diante do Galo, mas já mira a Série B

Zagueiro afirma que América-MG merecia melhor sorte na grande decisão

Por Tarcísio Badaró Belo Horizonte

O sonho do título mineiro, no ano do centenário, chegou ao fim, após a derrota por 3 a 0 para o Atlético-MG, neste domingo. O América-MG não repetiu as boas atuações dos últimos jogos e acabou batido. Para o zagueiro Gabriel, o time deveria ter jogado mais na última partida da decisão.

- Pelo que fizemos no campeonato, nas semifinais, merecíamos uma partida um pouco melhor. Jogamos abaixo do que jogávamos. Infelizmente, isso pesou e perdemos.

Gabriel, no entanto, garantiu que o time precisa levantar a cabeça. Principalmente porque já tem compromisso pela Série B na próxima sexta-feira. O Coelho enfrentará o Ceará, em Fortaleza, no primeiro passo em busca da volta à Primeira Divisão.

- É parabenizar o grupo, que chegou à final. Estava muito difícil, conseguimos chegar. Infelizmente, não conseguimos o título. Ficamos chateados, mas é lutar para na Série B conseguir o acesso.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/05/gabriel-ve-coelho-abaixo-da-media-diante-do-galo-mas-ja-mira-serie-b.html

Com 'entusiasmo de estreia', José Carlos Araújo deixa a Rádio Globo

Locutor, conhecido pelo apelido Garotinho, passou 42 anos na emissora e fez sua despedida no intervalo da final do Campeonato Carioca

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Foram 42 anos no microfone da Rádio Globo, narrando os principais títulos da história de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Neste domingo, no intervalo da final do Campeonato Carioca, o locutor José Carlos Araújo, o Garotinho, deixou a emissora. O experiente narrador, de 71 anos de idade, passa a comandar o projeto de uma rádio 100% esportiva no Rio de Janeiro.

Apesar de tantas decisões narradas, Garotinho estava animado no dia do adeus como se fosse a sua primeira partida.

- Foi como se fosse uma estreia. A gente tem sempre entusiasmo. A cada jogo é uma história diferente - disse o locutor, ao SporTV.

Além de José Carlos Araújo, o comentarista Gerson, campeão mundial com a Seleção Brasileira no México, em 1970, também se despediu da emissora.

- Há aproximadamente 20 anos ele me levava para a Rádio Globo. Então estou saindo com um parceiro. A gente se olha e já sabe o que está acontecendo.

Garotinho narrou o primeiro tempo do duelo entre Botafogo e Fluminense, no Engenhão. Não gritou nenhum gol em sua despedida. A honra de narrar o gol de Rafael Moura, que deu o título ao Tricolor coube a Luiz Penido, que transmitiu os 45 minutos finais e, a partir de agora, será o substituto.

José Carlos Araújo, o Garotinho, deixa a Rádio Globo (Foto: Reprodução SporTV)José Carlos Araújo, o Garotinho, deixa a Rádio Globo (Foto: Reprodução SporTV)
 
O cometarista do SporTV Paulo César Vasconcellos acredita que José Carlos Araújo continua fazendo novos fãs e formando uma nova geração de torcedores.

- Apesar dos 71 anos de idade, ele continua falando para os jovens. Poucos conseguem isso, em qualquer segmento profissional. O José Carlos faz com a maior naturalidade do mundo, sem forçar a mão.

O narrador Luiz Carlos Júnior sintetiza a admiração por Garotinho em poucas palavras.
- José Carlos Araújo é um ídolo, um ícone, uma referência no rádio esportivo brasileiro.

saiba mais FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2012/05/com-estusiasmo-de-estreia-jose-carlos-araujo-deixa-radio-globo.html

Contratação de reforços é prioridade para a diretoria do Botafogo

Expectativa por Seedorf continua, mas outros nomes estão em negociação. Mudanças bruscas no departamento de futebol ainda podem acontecer

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Clarence Seedorf Milan (Foto: Getty Images)Seedorf defenfeu o Milan neste domingo na última
rodada do Italiano (Foto: Getty Images)
 
A diretoria do Botafogo planeja ações rápidas para deixar para trás a eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil contra o Vitória e a derrota para o Fluminense na decisão do Campeonato Carioca. O primeiro é contratar reforços de peso e um deles segue sendo o holandês Seedorf, que defendeu o Milan domingo na última rodada do Campeonato Italiano.
No entanto, a busca por reforços não deve parar por aí. Laterais, volantes e atacantes estão em negociação com a diretoria. Uma mudança brusca no departamento de futebol ainda não está descartada, mas será estudada pelo presidente Maurício Assumpção e o vice-presidente de futebol, André Silva.

- A contratação de reforços é prioridade - afirmou o presidente Maurício Assumpção.

Garantido no cargo, o técnico Oswaldo de Oliveira também fala em contratações. Nos últimos jogos, ele penou com lesões no elenco e teve dificuldade para escalar o time em jogos importantes, como a decisão contra o Fluminense, domingo, quando improvisou o volante Gabriel, de 19 anos, na lateral direita.

- Acredito na continuidade. Nossos objetivos estão na nossa frente e precisamos enriquecer o elenco. Enquanto o time permaneceu com mudanças que não foram tão profundas, esteve bem. Quando perdemos mais jogadores, o time também perdeu consistência e isso nos preocupa. Trabalhamos para melhorar isso - disse Oswaldo.

Enquanto o time permaneceu com mudanças que não foram tão profundas, esteve bem. Quando perdemos mais jogadores, o time também perdeu consistência e isso nos preocupa"
Oswaldo de Oliveira
 
A situação de Seedorf ainda está indefinida. O Botafogo ainda não obteve resposta do último contato que fez com Deborah Martin, responsável pela carreira de Seedorf. O contrato do jogador termina no dia 30 de junho, mas não há jogos a disputar. A expectativa é de uma nova comunicação, por telefone ou e-mail, nesta segunda-feira, que pode ser definitiva.

Casado com uma brasileira e dono de um apartamento no Leblon, Seedorf, no entanto, pode demorar a chegar ao Brasil ainda. Ele tem alguns compromissos na Europa, como dois jogos beneficentes e o cargo de comentarista da Eurocopa deste ano.

- Ainda estou com poucas informações. Fiz aquela menção há um mês, mas desde então não soube de mais nada. Estou aguardando para ver se vamos ter realmente esse jogador aqui - disse Oswaldo.

Enquanto espera a chegada do holandês, o Botafogo vai se preparar em Saquarema para a estreia no Campeonato Brasileiro. A delegação viaja nesta terça-feira e só volta na sexta-feira. Na primeira rodada, o time enfrenta o São Paulo, domingo, no Engenhão.

FONTR:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/contratacao-de-reforcos-e-prioridade-para-diretoria-do-botafogo.html

Botafogo faz retiro para ter o time completo em sua estreia no Brasileiro

Com uma série de jogadores machucados ou em recuperação física, técnico Oswaldo de Oliveira terá quatro dias com o grupo em Saquarema

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Andrezinho em coletiva (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Andrezinho se recupera de lesão na coxa esquerda
(Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
Os quatro dias que os jogadores do Botafogo passarão em Saquarema a partir de terça-feira servirão para o time se preparar melhor para a sequência da temporada, na qual ainda disputará o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana. Mas o técnico Oswaldo de Oliveira está mesmo de olho em quem está machucado ou em fase final de recuperação física.
Nesse grupo, Oswaldo tem jogadores importantes, como o meia Andrezinho (estiramento na coxa esquerda), o zagueiro Antônio Carlos (dores no joelho direito), o volante Marcelo Mattos (coxa direita) e o atacante Jobson, em fase final de recondicionamento físico. A expectativa é de que todos possam ser liberados para domingo, quando o Botafogo enfrenta o São Paulo, em sua estreia no Brasileiro, no Engenhão.

- Um dos motivos pelos quais iremos para Saquarema é recuperar essa turma. Essa é uma preparação para o início do Campeonato Brasileiro. Não queremos que entrem em campo sem estarem recuperados. A intenção é que fiquem 100% e possam nos servir no decorrer da competição - comentou Oswaldo.

Na pré-temporada, em janeiro, o Botafogo também fez parte de sua preparação em Saquarema, onde ficou hospedado no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). O time chegou a ficar sem perder por 23 jogos até sofrer três derrotas seguidas e ser eliminado na Copa do Brasil e terminar como vice-campeão carioca.

Desde o início, estamos empenhados. Vamos continuar nessa direção e procurar preparar o time da melhor maneira, de uma forma que o elenco possa encarar as dificuldades do Campeonato Brasileiro - afirmou Oswaldo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/botafogo-faz-retiro-para-ter-o-time-completo-em-sua-estreia-no-brasileiro.html

Antônio Carlos pode desfalcar o Botafogo por mais três semanas

Zagueiro teve detectado um edema ósseo próximo ao joelho direito. Ele
ficou fora dos dois últimos jogos do Alvinegro, contra Vitória e Fluminense

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Antônio Carlos coletiva Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Antônio Carlos tem um edema ósseo na perna
direita (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
 
Em dia de tratamento dos jogadores machucados, o técnico Oswaldo de Oliveira recebeu uma notícia nada agradável. O zagueiro Antônio Carlos deve ficar fora de combate no Botafogo por até três semanas, depois de detectado um edema ósseo próximo ao joelho direito, que o tirou da final do Campeonato Carioca, contra o Fluminense.

Antônio Carlos já havia desfalcado o time na derrota por 2 a 1 para o Vitória, que eliminou o Botafogo da Copa do Brasil. Agora, Oswaldo contará no time titular com Brinner, que atuou nos dois últimos jogos como titular, ao lado de Fábio Ferreira.

Além de Antônio Carlos, Oswaldo ainda não sabe se poderá contar com o meia Andrezinho para o jogo de domingo, contra o São Paulo, no Engenhão, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Ele ainda se recupera de um estiramento na coxa esquerda.

Jobson e Lucas Zen, que trabalharam com a preparação física na semana passada, devem ficar à disposição do treinador para o jogo de domingo. A delegação viaja na tarde desta terça-feira para Saquarema, onde ficará concentrada até sexta-feira, no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei.


Assista a vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/antonio-carlos-pode-desfalcar-o-botafogo-por-mais-tres-semanas.html

Jadson não se ilude com elogios no Bota: 'Ainda tenho uma longa estrada'

Volante, de 18 anos, agredece elogios e confiança de Oswaldo de Oliveira, que o considera pronto para assumir em breve uma vaga no time titular

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Treino botafogo, Jadson (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Volante Jadson se prepara para treinar
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
O volante Jadson tem apenas 18 anos de idade, veio de Brasília tentar vencer no futebol do Rio. O caminho foi tortuoso. Começou no CFZ, passou pelo Flamengo e fez um acordo para sair ao perceber que não teria espaço. Recebido no Botafogo, rapidamente começou a conquistar seu espaço e já integra o grupo de profissionais. Mas nada que o faça cair em uma falsa ilusão ou se deixar levar pelo bom momento.
Titular na final do Campeonato Caioca, contra o Fluminense, substituindo Marcelo Mattos, machucado, Jadson teve boa atuação. Mais uma vez agradou e recebeu elogios rasgados do técnico Oswaldo de Oliveira. Agora, inicia uma nova fase, com mais peso e responsabilidade para administrar.

- Para mim, é muito gratificante receber elogios de um treinador vitorioso como Oswaldo, mas procuro manter os pés no chão e a cabeça no lugar porque ainda tenho uma longa estrada no futebol - disse Jadson, considerado próximo de ser titular do time pelo técnico. - Respeito suas decisões, mas trabalho para ser reconhecido e estarei pronto sempre que ele precisar.

No Flamengo, Jadson se viu na reserva do juvenil e muitas vezes sequer foi relacionado para os jogos. No Botafogo, transformou-se em titular dos juniores e um dos pilares do time semifinalista do Campeonato Brasileiro Sub-20 no fim do ano passado.

- Realmente foi uma mudança grande, em pouco tempo, mas trabalhei muito para chegar até aqui. Não foi fácil. Sempre fui muito focado e concentrado nos meus objetvos e do que espero para a minha carreira. Ainda estou começando a colher os frutos, tenho um caminho longo e consciência de que preciso trabalhar muito para realizar meus sonhos - disse Jadson.

Com a confiança do treinador, ele vai intregrar o grupo que viaja nesta terça-feira para Saquarema, onde o time ficará concentrado até sexta-feira. O Botafogo estreia no Campeonato Brasileiro domingo, contra o São Paulo, no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/jadson-nao-se-ilude-com-elogios-no-bota-ainda-tenho-uma-longa-estrada.html

Após vaga, briga por posição aquece caminho do Brasil rumo a Londres

Zé Roberto diz que ainda não tem grupo definido para Jogos e abre espaço para mudanças antes de fechar a lista: 'Graças a Deus, está complicado'

Por João Gabriel Rodrigues Direto de São Carlos, SP

Com a vaga em Londres-2012 em mãos, José Roberto Guimarães terá dias de definições pela frente. Antes mesmo da estreia no Pré-Olímpico Sul-Americano, o treinador já havia dito que a briga por uma vaga no grupo que vai às Olimpíadas é grande. Depois de vencer o Peru na final da competição, o técnico afirmou que o mais importante não é ter no papel a equipe titular, mas saber quais são as 12 melhores no momento. O último teste vai ser na disputa do Grand Prix, que começa no dia 8 de junho, contra a Itália, em Lotz, na Polônia.

- O mais importante não é quem são as seis, mas quem são as 12 do grupo. Graças a Deus, está complicado. É melhor assim do que como foi na Copa do Mundo, quando tínhamos várias jogadoras machucadas. As titulares, hoje, são essas (Fabíola, Sheilla, Adenízia, Thaísa, Fernanda Garay e Jaqueline, além da líbero Fabi). Mas amanhã podem ser outras. Se uma estiver 1% melhor, vai estar em quadra - disse o treinador.

Zé Roberto Brasil Pré-Olímpico (Foto: Celio Messias/VIPCOMM )Zé Roberto durante a final do Pré-Olímpico: treinador diz que grupo está aberto (Celio Messias/VIPCOMM )
 
Embora ainda precise de um ritmo maior de jogo, a seleção tem disputa em quase todas as posições. Depois do Pré-Olímpico, a levantadora Fabíola mostrou ter a preferência do treinador em relação a Dani Lins. As centrais Adenízia e Thaísa também apresentaram consistência, enquanto Fabiana se recupera de um estiramento na coxa esquerda. As líberos Fabi e Camila Brait se revezaram na competição, enquanto Sheilla e Jaqueline parecem ser as únicas absolutas no momento.

Fernanda Garay, no entanto, tem agradado. Tomou o posto de Paula Pequeno no time titular e, enquanto Mari e Natália se recuperam de lesões, vai ganhando cada vez mais força na seleção.

Vôlei fernanda garay brasil peru (Foto: Celio Messias / VIpcomm)Garay (braços para o alto) tem conquistado cada
vez mais espaço (Foto: Celio Messias / VIpcomm)
 
- Não acho que uma jogadora tenha se destacado mais. O time jogou bem como um todo. Se uma tivesse sobressaído, eu não poderia esconder. A Garay tem ido muito bem, foi uma das jogadoras que mais evoluíram nos últimos anos, nas equipes e na seleção - disse Zé Roberto.
A jogadora foge do assunto. Fernanda Garay diz que a disputa por posição é saudável, mas que ainda não se sente titular da seleção.

- Vocês (jornalistas) falam muito de briga, mas não é assim. É uma disputa saudável. Eu quero estar nas Olimpíadas. Se for titular, ótimo. Se não, vou tentar fazer o meu melhor sempre.
Zé Roberto diz que a equipe deverá ganhar uma forma mais definida durante a disputa do Grand Prix. Mas, na primeira fase da competição, o treinador deverá mandar para a Polônia apenas as jogadoras mais jovens. Na cabeça, já a preparação para os Jogos de Londres.

- No Grand Prix, vamos enfrentar equipes de um nível mais alto, algumas que já estão classificadas para as Olimpíadas. Acho que as últimas três semanas são extremamente importantes para fechar o grupo. Nessa primeira fase, vamos deixar um grupo mais velho no Brasil. Ainda não está totalmente definido, mas Fabi, Thaísa, Jaqueline, Paula Pequeno, Fabiana, Sheilla, todas essas vão treinar no Brasil. Vai um grupo mais jovem, além da Mari, que precisa ganhar mais ritmo.

A seleção, que está no grupo D, estreia contra a Itália, no dia 8 de junho, em Lotz, na Polônia. A equipe ainda enfrenta Sérvia e Polônia na primeira fase. Depois, disputa a segunda fase no Brasil, em São Bernardo do Campo, contra Itália, Estados Unidos e Alemanha.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/05/apos-vaga-briga-por-posicao-aquece-caminho-do-brasil-rumo-londres.html

Grávida, Carol treina com barrigão e curte raro Dia das Mães com Isabel

Filha da ex-jogadora não quer saber o sexo do bebê, aproveita folga e vê gestação em momento ideal para se preparar para os Jogos do Rio, em 2016

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Às vésperas do ano olímpico, Carolina Salgado tomou uma decisão corajosa. Ao ver a vaga para os Jogos de Londres distante, decidiu interromper a parceria de oito anos com a irmã Maria Clara para realizar o sonho de ter um filho. Grávida de seis meses, a carioca nem de longe se arrepende da opção que fez. E, enquanto espera o neném, segue treinando e exibindo o barrigão na praia de Ipanema, acompanhada de perto pela mãe e ex-jogadora Isabel.

Carol não quis saber o sexo através da ultrassonografia e prefere pensar em nomes apenas quando vir o rosto da criança. Neste domingo, em um raro Dia das Mães que passará em casa, com a família, a atleta não se preocupou com presentes ou festa. Para ela, o que vale é aproveitar as férias forçadas na agenda de viagens para receber carinho e curtir a nova etapa da vida.


- Como minha mãe sempre viajou muito jogando, nunca teve essa coisa de data certa lá em casa. Para mim e para os meus irmãos, era Dia das Mães quando ela chegava em casa. Não podíamos estar junto por causa das viagens, primeiro as dela e, depois, as nossas. Vamos tomar café da manhã juntas, vai ser bom. Mas o importante não é a data em si, mas sim estarmos juntas. O grande exemplo que ela deixou foi o jeito que criou a gente. Se eu conseguir ser uma mãe perto do que ela foi, serei uma super mãe - disse a atleta, casada há três anos com o fotógrafo Fernando Young Brasileiro.

Isabel teve quatro filhos: Pilar, Maria Clara, Pedro e Carol, os três últimos jogadores profissionais de vôlei de praia. E, em todas as gestações, a então atleta continuou no esporte enquanto foi possível, não apenas treinando, como faz a filha caçula, mas também competindo. A grande diferença é que a matriarca da família Salgado atuava na quadra na época e, além de não sofrer tanto com o calor das competições nas areias, dividia a responsabilidade com outras cinco companheiras, podendo ainda ser substituída, se necessário.

Apesar da vasta experiência com a maternidade, Isabel não costuma dar conselhos à filha. Para ela, o importante é seguir as vontades e aproveitar com intensidade esta fase da vida, sempre respeitando os próprios limites.

Carol treino vôlei de praia grávida (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Carol treina na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro(Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)
 
- A Carol engravidou depois das férias. Eu vinha jogando, estava me sentindo bem e continuei. Se ela tivesse engravidado competindo, acho que teria continuado também. Não tem receita exata. O que eu digo é para ficar atento ao que está a sua volta. É o momento de curtir, e não de ter neurose. A Carol come o que está com vontade, treina porque está com vontade. Ela queria engravidar e está feliz com isso e em treinar. Quando ela não sua, não faz exercício, fica meio mal humorada, não fica tão feliz. Ficar grávida e jogando a faz ficar bem. Me emociono em lembrar que eu, garota, também estava treinando assim. Hoje vejo minhas filhas crescendo, tendo filhos. É bacana ver a natureza, a vida que segue. Agora isso faz parte da vida dela, e um dia vai fazer parte da vida da Maria também.
Projeto para 2016
Os exercícios físicos que Carolina faz são diários, mas moderados. Os saltos estão cada vez mais raros, e dão lugar a mais repetições de passe, saques e levantamentos. Em períodos regulares, há pausa para hidratação e ingestão de água de coco. Com os cuidados com o corpo e com a alimentação – apesar de não se privar de nenhum desejo -, a carioca engordou apenas sete quilos. Mas confessa que já se sente “pesada” para se movimentar com a mesma agilidade de antes.

- Nessas últimas semanas minha barriga deu uma espichada e estou meio lenta, sinto que não estou mais conseguindo pular da mesma forma. Mas até algumas semanas atrás ainda me sentia super leve. Agora confesso que estou pesada para pular, mas quero continuar treinando. Estou me sentindo super bem, estou me divertindo. Para mim é fundamental estar suando, estar em quadra. Não me vejo parando ainda e vou continuar enquanto der.


Carol Isabel treino vôlei de praia grávida (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Carol recebe o carinho da mãe Isabel: conselhos são mais raros (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

Aos 24 anos, Carol acredita que o momento que escolheu para ser mãe foi o ideal dentro de um projeto para disputar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Com o nascimento do filho previsto para agosto, ela acredita que terá o tempo necessário para se preparar no novo ciclo.

- Sempre soube que queria engravidar e que não queria parar de jogar para realizar isso. E eu penso em 2016. Queria estar bem para começar esse novo ciclo, e vi que era um momento bom. Achei que era o momento ideal e estou muito feliz. Está sendo incrível.


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/05/gravida-carol-treina-com-barrigao-e-curte-raro-dia-das-maes-com-isabel.html
 

Brasil supera espera de seis meses, vence Peru e se garante em Londres

Seleção não toma conhecimento das rivais e é campeã do Pré-Olímpico

Por João Gabriel Rodrigues Direto de São Carlos, SP

Quando a queda veio, no Japão, o medo chegou na sequência. Campeãs olímpicas, não passava pela cabeça das brasileiras ficar fora dos Jogos de Londres. A segunda chance viria seis meses depois, em casa. E nem foi tão difícil assim. Em um Pré-Olímpico Sul-Americano enfraquecido tecnicamente, o Brasil sobrou. Nem mesmo o Peru, apontado como único rival que poderia dar trabalho, ousou atrapalhar. Em uma final tranquila em São Carlos, a equipe de José Roberto Guimarães venceu por 3 sets a 0 (25/12, 25/16 e 25/9), ficou com o título e garantiu seu lugar nas Olimpíadas.

Com o resultado, o Brasil aumentou seu número de atletas confirmados em Londres: passou de 199 para 211. O Peru ainda terá uma última chance de ir aos Jogos. Como o Quênia desistiu de participar do Pré-Olímpico Mundial por falta de condições financeiras, as peruanas herdaram a vaga e brigará ao lado de potências como Rússia, Sérvia e Cuba, em Tóquio, a partir do dia 19 de maio.

Vôlei brasil peru (Foto: Celio Messias / VIpcomm)Seleção comemora ponto contra as peruanas (Foto: Celio Messias / VIpcomm)
 
A comemoração, mais uma vez, foi ao som de sertanejo. Ainda em quadra, todas as jogadoras festejaram a vaga dançando "Tchu, Tcha, Tcha".

Antes de o Brasil entrar em quadra, a Venezuela teve trabalho para vencer a disputa por terceiro lugar. Depois de sair atrás no placar, conseguiu a virada em 3 sets a 2, parciais 18/25, 25/20, 20/25, 26/24 e 15/13.

- Eu fiquei muito feliz. Nós sabíamos que não seria fácil. Mas ganhar essa vaga dentro de casa é importante - disse Fernanda Garay, principal pontuadora da partida, com 15 pontos.
O próximo compromisso do Brasil é no Grand Prix. A seleção, que está no grupo D, estreia contra a Itália, no dia 8 de junho, em Lotz, na Polônia.

O jogo
Após erro de recepção das peruanas, Adenízia só precisou empurrar para o chão para marcar o primeiro ponto da partida. As rivais mostravam qualidade pelas pontas e chegaram a ficar em vantagem (3/2). À beira da quadra, Zé Roberto reclamava das constantes falhas de defesa de sua equipe. Thaísa resolveu no braço e, em duas pancadas, fez 6/4 para a seleção. Só que o Peru, ao contrário dos rivais anteriores, era um time mais ousado. Em um bloqueio de Diana Soto, voltou a ter a vantagem: 9/8.

Mas, no ritmo de Fernanda Garay e Sheilla, o Brasil cresceu. E logo a seleção abriu sete pontos de vantagem no placar (17/10). A partir daí, ficou fácil. As peruanas se perderam e passaram a errar quase tudo o que tentavam. Como no último ponto, quando Daniela Uribe mandou seu ataque para fora: 25/12 para as brasileiras, em 22 minutos.

Vôlei fernanda garay brasil peru (Foto: Celio Messias / VIpcomm)Fernanda Garay comemora ponto: uma das
melhores em quadra (Celio Messias / VIpcomm)
 
No bloqueio de Adenízia e Jaqueline, o Brasil abriu o segundo set em vantagem. Com o mesmo ritmo do fim da parcial anterior, logo fez 7/0 com extrema facilidade. O bloqueio, que cometeu falhas no primeiro set, passou a funcionar. Assim como os ataques pelas pontas. Em 15 minutos, o Brasil já estava onze pontos à frente.

As peruanas tentaram a reação. E, ao marcarem quatro pontos em sequência, as visitantes animaram sua pequena torcida no ginásio, que cantava "Sí, se puede". Só que nada disso foi suficiente para desconcentrar as brasileiras. Mesmo com o melhor momento das rivais, as donas da casa fecharam o segundo set em 25/16, em saque para fora de Daniela Uribe
.
Foi depois de um erro da mesma Daniela Uribe que o Brasil largou na frente na última parcial. Mas as peruanas mantiveram o ritmo da pequena reação do set anterior e chegaram a ficar à frente no placar: 6/5. As donas da casa se recuperaram e foram para o primeiro tempo técnico em vantagem (8/6).

As peruanas se esforçavam, mas as brasileiras não permitiam o erro. Já aos gritos de "É campeão!", o Brasil abriu 24/9. Uma das melhores jogadoras em quadra, Fernanda Garay mandou uma pancada no bloqueio rival e torceu. Quando a bola caiu do lado de fora da quadra, a comemoração: a vaga em Londres, enfim, estava garantida.


FONTE:
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4193150885514913552#editor/target=post;postID=502462062513660629

Federer sofre, mas arranca o tri em Madri, iguala recorde e vira o nº 2

Suíço começa mal, mas derrota Tomas Berdych de virada, conquista seu 20º Masters 1.000 e toma a posição do espanhol Rafael Nadal no ranking mundial

Por SporTV.com Madri

O jogo era um só, mas o pacote de prêmios à espera de Roger Federer era robusto. Na final do Masters 1.000 de Madri contra o tcheco Tomas Berdych, não estava em disputa apenas o título. Para o suíço, valia também o tricampeonato na capital espanhola e duas questões pessoais com Rafael Nadal. O triunfo não foi nada fácil. Chegou cheio de sofrimento, mas chegou. De virada, Federer venceu por 2 a 1 (3/6, 7/5 e 7/5) e deu três tacadas de uma vez no saibro azul: arrancou o tri, igualou o espanhol com 20 títulos de Masters e, para coroar a semana, tomou dele o segundo lugar no ranking. No Dia das Mães, Dona Lynette garantiu um domingo feliz.
Federer descansou 44 dias antes de estrear no Masters de Madri. Sofreu no primeiro jogo contra Milos Raonic, mas dali em diante passou sem muitos sustos por Richard Gasquet , David Ferrer e Janko Tipsarevic. Na final, veio a pedreira. Berdych venceu o primeiro set e, concentrado, obrigou o suíço a perseguir a virada ponto a ponto. Apesar das dificuldades, o torneio marcado pelo polêmico saibro azul e pelo calor que fez torcedoras passarem mal na arquibancada termina com um embalado Roger levantando o troféu.

tênis roger federer atp de madrid (Foto: Agência Getty Images)Tudo azul: Federer buscou seu pacote de prêmios neste domingo em Madri (Foto: Agência Getty Images)
 
No saibro azul, um Homem de Preto roubou parte dos holofotes. Nas arquibancadas, o ator Will Smith - desta vez vestindo branco - apaudiu cada ponto e abriu o sorriso quando Federer fechou a tampa após 2h38m. Como se não bastasse, ainda foi chamado à quadra para participar da cerimônia de premiação ao fim da partida. Coube a ele entregar o troféu a Federer.
Berdych domina o primeiro set
 
will smith promove filme men in black 3 federer (Foto: Agência Reuters)Will Smith prestigia a final e aproveita para promovero filme 'Men in Black 3' (Foto: Agência Reuters
)
Com o estímulo de quem não tinha perdido nenhum set até a final, Berdych abriu o jogo em alta voltagem. Com uma quebra no segundo game, confirmou no seguinte sem perder nenhum ponto e fez 3/0. Dali em diante, os dois tenistas defenderam bem seus saques. O tcheco ainda teve duas chances de quebrar pela segunda vez no oitavo game e fechar o set, mas teve de esperar. Na sequência, sacou para fechar a tampa em 6/3.
O roteiro da segunda parcial foi o inverso da primeira. Desta vez, foi Federer que abriu 3/0, com direito a uma quebra. A diferença é que Berdych conseguiu devolver lá na frente e cortou a vantagem do rival para 5/4. O suíço manteve a cabeça no lugar, passeou no penúltimo game ao confirmar em apenas um minuto e deixou o melhor para o fim. Quebrou o saque do adversário, que cometeu uma dupla-falta no ponto final, e fechou em 7/5, igualando a partida em sets.
O terceiro set começou com Federer salvando dois break points, mas depois disso caminhou equilibrado nos sete primeiros games, sem quebras de serviço. No oitavo, Berdych entregou de bandeja: cometeu duas duplas-faltas e cedeu a quebra para o suíço. Sorte dele que o presente voltou rápido. Federer não conseguiu defender seu saque, e o tcheco devolveu a quebra, cortando para 5/4. Após duas confirmações, o suíço deixou o melhor para o 11º game. Assim como no segundo set, derrubou o serviço de Berdych para garantir outro 7/5 e, após muito sofrimento, festejar o tricampeonato em Madri.

FONTE:
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4193150885514913552#editor/target=post;postID=1059508230318685546

mplacável no saibro, Serena arrasa Azarenka e levanta a taça em Madri

Americana capricha no saque com 14 aces, derruba a número 1 do mundo com facilidade e estica sua série vitoriosa no piso para 13 partidas

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

No ranking, há um intervalo de oito posições entre elas. No saibro azul de Madri, parecia que a lista estava de cabeça para baixo. Número 9 do mundo, Serena Williams entrou em quadra neste domingo carregando uma invencibilidade de 12 jogos no saibro. E precisou de pouco mais de uma hora para chegar à 13ª vitória. Do outro lado da quadra, uma líder do ranking que mal viu a bolinha amarela. Quando piscou, a bielorrussa Victoria Azarenka já estava numa enrascada. A americana avançou tranquila para vencer por 2 a 0 (6/1 e 6/3), conquistar a taça no WTA da capital espanhola e garantir o salto para ser a sexta do mundo a partir de segunda-feira.
tênis serena williams wta de Madrid troféu (Foto: Agência EFE)Serena com o troféu do WTA de Madri: vitória fácil sobre a bielorrussa Azarenka (Foto: Agência EFE)
 
A vitória incontestável de Serena em 1h04m passou pelo saque. Impiedosa, ela cravou 14 aces, contra nenhum da bielorrussa. O último foi justamente o que decidiu a partida, quando Azarenka furou na recepção e deu números finais ao duelo. É o primeiro título da americana em Madri e o 41º da carreira em torneios da WTA. O confronto direto agora está em 7 a 1 para a campeã. Freguesa, Azarenka perdeu a chance de conquistar seu quinto título em 2012.
- Muchas gracias, é tudo que eu consigo dizer em espanhol - afirmou Serena ao receber o troféu, arrancando aplausos e risadas da torcida na Caja Mágica.
 
tênis serena williams azarenka wta de Madrid (Foto: Agência Reuters)As duas tenistas estavam descontraídas na hora
da premiação (Foto: Agência Reuters)
Primeiro set implacável

Mal começou a partida no saibro azul espanhol, Azarenka deu uma respirada e, quando percebeu, já levava um 4/0 implacável no primeiro set. Com duas quebras, Serena avançou furiosa para cima da rival, disposta a encerrar logo o confronto e curtir o restante do domingo. A bielorrussa ainda confirmou seu serviço no quinto game, mas não adiantou nada. No sétimo, Serena arrancou mais uma quebra, com direito a um ponto curioso: ela caiu sentada ao tentar defender uma bola no canto da quadra, mas a líder do ranking, com todo espaço do mundo, devolveu na rede. Foi o resumo da parcial: 6/1.
O segundo set começou em ritmo parecido, com Serena conseguindo uma quebra logo no início e abrindo 3/0. Desta vez, Azarenka ainda deu um jeito de confirmar seu serviço três vezes para evitar um vexame maior. Mas o saque da americana continuava irresistível. E foi exatamente com um deles – no segundo serviço – que ela fechou a tampa. A bielorrussa furou na devolução, e Serena não resistiu: deu uma risada, baixou a cabeça, e enfim levantou os braços para festejar o título

FONTE:
.http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/implacavel-no-saibro-serena-arrasa-azarenka-e-levanta-taca-em-madri.html


Victoria Azarenka, vice-campeã em Madri, continua com folga no topo

Por GLOBOESPORTE.COM St. Petersburg, EUA

Serena Williams conquistou o título do WTA de Madri, no último fim de semana, e ganhou três posições no ranking mundial. Na lista divulgada nesta segunda-feira, a americana já aparece na sexta colocação, com 5.300 pontos. A ex-número 1 do mundo agora está a apenas 135 de voltar a figurar no top 5. A atual quinta colocada, Samantha Stosur, acumula 5.435 pontos.
A liderança do ranking ainda é da bielorrussa Victoria Azarenka, com 9.020 pontos. Maria Sharapova é a vice-líder, com 7.610, e Agnieszka Radwanska, Petra Kvitova e Samantha Stosur completam o top 5. Logo atrás de Serena Williams, fechando o grupo das dez melhores
 do mundo, estão Marion Bartoli, Caroline Wozniacki, Na Li e Vera Zvonareva.

Confira o top 10 feminino:
1. Victoria Azarenka (BLR) - 9.020 pontos
2. Maria Sharapova (RUS) - 7.610
3. Agnieszka Radwanska (POL) - 7.080
4. Petra Kvitova (TCH) - 6.250
5. Samantha Stosur (AUS) - 5.435
6. Serena Williams (EUA) - 5.300
7. Marion Bartoli (FRA) - 4.945
8. Caroline Wozniacki (DIN) - 4.936
9. Na Li (CHN) - 4.405
10. Vera Zvonareva (RUS) - 3.6


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/serena-williams-da-salto-no-ranking-e-volta-se-aproximar-do-top-5.html

Título em Madri põe Título em Madri põe Federer à frente de Nadal e mais perto de Djokovic

Juan Martín del Potro também sobe na lista da ATP e volta a figurar no top 10

Por GLOBOESPORTE.COM Ponte Vedra Beach, EUA

Enquanto Novak Djokovic e Rafael Nadal reclamavam do saibro azul e eram eliminados precocemente do Masters 1.000 de Madri, Roger Federer acumulava vitórias e caminhava firme para o título do torneio. Ao derrotar o tcheco Tomas Berdych e levantar o troféu na capital espanhola, o suíço ultrapassou Nadal e passou a ocupar a vice-liderança do ranking mundial. A mudança foi confirmada na lista divulgada pela ATP nesta segunda-feira.


Federer agora aparece com 9.430 pontos, contra 9.105 de Nadal. Djokovic, ainda número 1 do mundo, tem 11.200. A diferença entre os três primeiros, que é de 2.095 pontos, é a menor desde 7 de junho de 2010. Na ocasião, Nadal havia acabado de conquistar Roland Garros e tirar o rival suíço do topo. O espanhol tinha 8.700 pontos, contra 8.390 de Federer e 6.675 de Djokovic.
Andy Murray, Jo-Wilfried Tsonga, David Ferrer, Tomas Berdych, Janko Tipsarevic, Juan Martín del Potro e John Isner completam o atual top 10. O americano Mardy Fish, número 9 na lista da semana passada, deixou o grupo dos dez melhores e foi substituído por Del Potro, que avançou até as semifinais em Madri.

Confira o top 10 e os melhores brasileiros
1. Novak Djokovic (SER) - 11.200 pontos
2. Roger Federer (SUI) - 9.430
3. Rafael Nadal (ESP) - 9.105
4. Andy Murray (GBR) - 7.500
5. Jo-Wilfried Tsonga (FRA) - 4.930
6. David Ferrer (ESP) - 4.460
7. Tomas Berdych (TCH) - 4.410
8. Janko Tipsarevic (SER) - 3.090
9. Juan Martín del Potro (ARG) - 2.970
10. John Isner (EUA) - 2.725

67. Thomaz Bellucci - 680 pontos
118. João Souza - 471
123. Rogério Dutra Silva - 449
140. Ricardo Mello - 393
146. Thiago Alves - 374
147. Júlio Silva - 374


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/titulo-em-madri-poe-federer-frente-de-nadal-e-mais-perto-de-djokovic.html

Reação da torcida na derrota satisfaz Oswaldo: 'O Botafogo não caiu'

Para técnico, quem compareceu ao Engenhão na decisão do Campeonato Carioca contra o Fluminense apoiou o time mesmo com sequência ruim

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira Btafogo x Fluminense (Foto: Wagner Meier / Ag. Estado)Oswaldo de Oliveira elogia comportamento da
torcida (Foto: Wagner Meier / Ag. Estado)
 
Apesar dos baques sofridos pelo Botafogo, o técnico Oswaldo de Oliveira conseguiu ver pontos positivos na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, neste domingo, na final do Campeonato Carioca. Foi a terceira seguida do time na temporada, uma delas para o Vitória, que determinou a eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Mesmo com a derrota neste domingo, Oswaldo fez questão de elogiar o comportamento dos torcedores no Engenhão. Segundo ele, desde a vitória por 4 a 2 sobre o Bangu na semifinal da Taça Rio, a relação tem melhorada.

- O Botafogo não caiu. Houve perseverança e dignidade. Claro que os desfalques afetaram mesmo, mas entramos em campo acreditando. Precisávamos do auxílio da torcida e ela incendiou o jogo e nossos jogadores. Não adianta na adversidade criar mais desconfiança. Não existe time campeão sem torcida para apoiar. Desde o jogo com o Bangu, há uma demonstração clara de colaboração e amor - disse Oswaldo.

Para ser campeão, o Botafogo precisava vencer por quatro gols de diferença. Se conseguisse uma vantagem de três, levaria a decisão para as cobranças de pênaltis. No primeiro jogo, o time havia sido derrotado por 4 a 1.
- Sabíamos das dificuldades, mas nos preparamos para inverter a situação. Um gol cedo teria sido bom, pois tiraria a estabilidade deles e nos daria chance e confiança para avançar no placar. Como não aconteceu, mudei um pouquinho a forma de jogar no intervalo. Repercutiu bem até sofrermos o gol - explicou Oswaldo.

Na terça-feira, os jogadores do Botafogo embarcam para Saquarema, onde ficarão concentrados até sexta-feira. Domingo, o time estreia no Campeonato Brasileiro contra o São Paulo, no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/reacao-da-torcida-na-derrota-satisfaz-oswaldo-o-botafogo-nao-caiu.html