sábado, 12 de maio de 2012

Torcedores de Flu e Bota se unem por cerveja e pela paz

Membros da Botachopp e da Flu Bar deixam rivalidade de lado e fazem confraternização um dia antes da final do Carioca

Torcidas de Fluminense e Botafogo (Foto: Rafael Moraes) Tricolores e alvinegros se encontraram em clima amistoso neste sábado (Foto: Rafael Moraes)
 
Gabriel Andrezo
Publicada em 12/05/2012 às 19:07
Rio de Janeiro (RJ)
 
A amizade e a irreverência tomaram o lugar da rivalidade, na véspera da final do Campeonato Carioca, entre Botafogo e Fluminense. Membros das torcidas Botachopp e Flu Bar se reuníram na tarde deste sábado, em um campo de futebol no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio, para uma confraternização regada a muito futebol, churrasco e, é claro, cerveja.

Os gols do seu clube chegam pelo celular em tempo real!


 
As duas torcidas, inspiradas na paixão pela boemia e pelo futebol, seguem uma filosofia de não-violência. Mesmo com a proibição de bebidas alcoólicas em estádios, tricolores e alvinegros não deixam de acompanhar seus times de perto e se encontram com frequência, até com presença das "torcidas chope" – como se entitulam – de outros rivais, como Vasco e Flamengo.
Uma das lideranças da Botachopp, criada em 2003, Rodrigo Mancha afirmou que a violência não faz parte do cotidiano da torcida, ao contrário da maioria das facções organizadas:
– As torcidas pregam respeito ao adversário. Podemos ser rivais no futebol, mas sem briga. Todos querem chegar bem em casa. Nosso lema é paz, amizade e muita cerveja.
O tricolor Léo Abo, fundador da Flu Bar, ressaltou o crescimento das torcidas do gênero no paí e fez coro com o parceiro botafoguense ao garantiu que não há casos de polícia envolvendo membros das torcidas.

– As “torcidas chope” estão crescendo. Não há indícios de torcedores em delegacias, mesmo com o chope proibido nos estádios. Levamos essa ideologia a todo o país – afirmou.

Apesar da amizade, houve espaço para uma rivalidade sadia na hora dos palpites para o jogo deste domingo.

– Será 3 a 0 Botafogo. Nos pênaltis, Loco Abreu bate o último de cavadinha e dá o título para o Fogão – disse Rodrigo, ao que retrucou Léo:
– O Botafogo vence. Mas por 2 a 1.
 
FONTE:
http://www.lancenet.com.br/futebol-general/Torcedores-Flu-Bota-unem-cerveja_0_698930213.html

Surfista de ondas gigantes, Carlos Burle reforça motivação do Botafogo

Bicampeão mundial da categoria, ele dá palestra aos jogadores antes do treino e compara o seu desafio ao do Alvinegro na decisão do Carioca

Por Thales Soares Rio de Janeiro

carlos burle herrera botafogo engenhão (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Herrera posa para foto ao lado de Carlos Burle
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
As histórias de superação são fundamentais para manter os jogadores do Botafogo motivados antes da final do Campeonato Carioca contra o Fluminense, domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão. Para isso, o técnico Oswaldo de Oliveira tem usado todas as armas possíveis. A última delas foi uma palestra do surfista Carlos Burle antes do treinamento deste sábado, no Engenhão.

Burle é conhecido por surfar ondas gigantes. Já ganhou duas vezes o Campeonato Mundial da categoria e foi premiado pela melhor onda em 2002. Torcedor do Sport, ele mostrou identificação com a situação vivida pelo Botafogo na decisão, já que o time precisa superar uma derrota por 4 a 1 no primeiro jogo para ser campeão.


- Gosto de desafios, e minha vida foi toda dessa forma. Acho que tem tudo a ver com o momento que vive o Botafogo. Sempre fui contra preconceitos e acredito muito no que esses jogadores podem fazer. Sobretudo por terem ficado 23 jogos invictos - disse Burle, que levou uma equipe para fazer a apresentação.

Depois dessa série invicta, o time sofreu dois baques importantes. Além da derrota por 4 a 1 para o Fluminense, ainda perdeu por 2 a 1 para o Vitória, no Engenhão, e foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Gosto de desafios e minha vida foi toda dessa forma. Acho que tem tudo a ver com o momento que vive o Botafogo"
Carlos Burle
 
O convite para conversar com os jogadores partiu de Oswaldo e do fisiologista Altamiro Bottino. Burle fez uma analogia entre o desafio de surfar uma onda gigante e situação do Botafogo, que precisa vencer por quatro gols de diferença para ser campeão ou abrir uma vantagem de três para decidir a competição nas cobranças de pênaltis.
- Foi isso, sim, entre outras coisas. Aproveitei a oportunidade para traçar um paralelo entre as duas situações. Percebi os jogadores muito motivados para essa final - comentou Burle, que pretende estar domingo no Engenhão para acompanhar o resultado de seu trabalho com o grupo em campo.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/surfista-de-ondas-gigantes-carlos-burle-reforca-motivacao-do-botafogo.html

Alison e Emanuel vencem campeões mundiais e vão às semis em Pequim

Em busca do bi no Circuito Mundial, dupla brasileira despacha Boersma e Spijkers, da Holanda, por 2 sets a 1. Agora, encara italianos Lupo e Nicolai

Por SporTV.com Pequim

Os brasileiros Alison e Emanuel deram mais um passo em Pequim rumo ao bicampeonato do Circuito Mundial de vôlei de praia, segundo Grand Slam da temporada de 2012. Neste sábado, os dois garantiram vaga nas semifinais ao derrotarem, de virada, os campeões do mundo Boersma e Spijkers, da Holanda, por 2 sets a 1, com parciais de 21/23, 21/15 e 15/9. Agora, encaram os italianos Lupo e Nicolai, às 22h deste sábado, com transmissão ao vivo do SporTV.

Alison e Emanuel Grand Slam de Pequim vôlei de praia (Foto: FIVB/Divulgação)Alison e Emanuel venceram em Pequim e foram às semis do Circuito Mundial (Foto: FIVB/Divulgação)
 
A dupla leva ampla vantagem no retrospecto contra os italianos: venceu os quatro confrontos já realizados e nunca perdeu sets para Lupo e Nicolai. Mas para Emanuel, a partida será dura.

- Todos os times estão muito focados para vencer e estar no topo, por isso será um grande desafio. Nosso principal objetivo é preparar bem a dupla para os Jogos Olímpicos de Londres. Estamos disputando jogos duros, ganhamos alguns, perdemos outros e assim melhoramos nossa concentração e recuperamos a confiança do ano passado – diz Emanuel.

Se vencerem, os brasileiros vão encarar os vencedores do duelo entre Schuil/Nummerdor, da Holanda, e Gibb/Rosenthal, dos Estados Unidos.

Brasileiros são eliminados do torneio
Os outros representantes do Brasil na disputa foram eliminados nas oitavas de final. Benjamin e Bruno Schmidt foram despachados justamente por Alison e Emanuel, por 2 sets a 0, parciais de 23/21 e 21/19.

Já Ricardo e Pedro Cunha perderam para Schuil/Nummerdor por 2 sets a 1, parciais de 17/21, 24/22 e 13/15. Márcio e Pedro Solberg foram superados pelos norte-americanos Fuerbringer e Lucena por 2 sets a 0, com parciais de 15/21 e 14/21.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/05/alison-e-emanuel-vencem-campeoes-mundiais-e-vao-semis-em-pequim.html

Na fase final de recuperação, Natália ganha carinho e vigia de Zé Roberto

Mesmo sem poder jogar, ponteira é levada pelo técnico para o Pré-Olímpico

Por Éwerton Araujo e João Gabriel Rodrigues São Carlos, SP

Nos treinos, Natália ajuda como pode. Recolhe as bolas, incentiva as companheiras e observa. A verdade, porém, é que a ponteira não aguenta mais ficar fora da quadra. Sem jogar desde o ano passado, por conta de uma cirurgia na tíbia esquerda, ela conta os dias para voltar às partidas. Na fase final de recuperação, Natália tem o apoio e a vigia atenta de José Roberto Guimarães. Mesmo sem condições, ela foi chamada para treinar com a seleção em São Carlos durante o Pré-Olímpico Sul-Americano. Assumindo o lado paternal com a jogadora, o técnico diz que precisava acompanhar de perto a evolução de sua pupila.

- Eu queria a Natália do meu lado o máximo de tempo possível. Queria acompanhar a evolução da lesão dela o tempo inteiro. Eu prefiro que ela esteja do meu lado, trabalhando aqui, com as companheiras - afirma o treinador.

Natália Zé Roberto vôlei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Mesmo sem jogar, Natália é acompanhada de perto por Zé Roberto (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
Nos treinos, quando o auxiliar Paulo Coco comanda as atividades, Zé Roberto está sempre ao lado da ponteira. O cuidado é nítido. Quando se machucou, Natália já era uma das principais atacantes da seleção. Com a previsão de volta às quadras para junho, a jogadora controla a ansiedade.

- Fiz um exame no começo de maio e saiu o resultado, consegui ver que está tudo certo. O osso ainda não está completamente cicatrizado, mas se continuar a evolução desta forma, devem me liberar para saltar no início de junho. Ter a confiança do Zé de vir para cá é excelente. Também sofro por estar fora, mas eu sei que é um processo.

Natália Zé Roberto vôlei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Natália é observada por Zé Roberto no treino
da seleção (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
Natália diz que o carinho de Zé Roberto também é importante em sua recuperação. Para ela, a atenção que o técnico tem com sua evolução mostra a importância que tem dentro da equipe.

- O Zé fica no meu pé o tempo inteiro. Acordo no café e ele me pergunta se eu estou bem. Chego no treino, ele pergunta de novo. De hora em hora ele pergunta. Essa força que ele me dá, essa preocupação é uma força a mais. Uma pessoa dessa importância se importando comigo é um ótimo sinal.

Durante a Superliga, Natália recebeu o mesmo carinho de outro treinador de seleção. Segundo ela, Bernardinho, seu técnico no Rio de Janeiro, acompanhou todo o processo de recuperação.

- O Bernardo é outro cara sensacional que eu tive a oportunidade de trabalhar. Infelizmente nao pude treinar, mas acopanhei o trabalho dele de perto. Ele sempre ficou muito preocupado, queria que eu jogasse a Superliga de qualquer jeito. Foi um cara que me ajudou bastante também.

Fora do Pré-Olímpico, Natália mais uma vez terá de acompanhar a seleção brasileira das arquibancadas na fase final da competição. O Brasil está classificado para as semifinais e espera a definição do grupo B para conhecer o rival que vai enfrentar neste sábado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/05/na-fase-final-de-recuperacao-natalia-ganha-carinho-e-vigia-de-ze-roberto.html

A um passo de Londres, Brasil vence a Venezuela e faz final contra o Peru

Equipe brasileira sofre no terceiro set, mas despacha rivais no Pré-Olímpico

Por João Gabriel Rodrigues Direto de São Carlos, SP

A Venezuela bem que tentou. No terceiro set, quando tudo parecia indicar mais uma vitória tranquila do Brasil, as rivais ganharam força. Lideraram boa parte da parcial e deixaram o técnico José Roberto Guimarães preocupado. A seleção, no entanto, teve tempo de acordar. Com autoridade, venceu a partida por 3 sets a 0 (25/14, 25/15 e 25/23) e garantiu a vaga na decisão do Pré-Olímpico Sul-Americano, neste domingo, em São Carlos. Se vencerem, as meninas garantem a vaga nos Jogos de Londres.

Na final, o Brasil vai encarar o Peru, às 18h30m. Em jogo emocionante, as peruanas venceram a Colômbia por 3 sets a 2, parciais 25/19, 15/25, 25/22, 25/11 e 17/15. As colombianas chegaram a ter três match points, mas se perderam em quadra depois de uma bola duvidosa a favor das rivais.

vôlei Brasil x Venezuela pre olímpico (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Brasil vai enfrentar o Peru nesta domingo por uma vaga em Londres (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
 
O jogo também marcou a volta de Fabiana à seleção. Depois de três semanas parada por conta de um estiramento na coxa esquerda, a central fez sua estreia no Pré-Olímpico ao entrar na partida durante o segundo set

. Feliz com o retorno, a capitã disse que ainda precisa recuperar seu melhor ritmo de jogo.

- Depois de três semanas parada, estou muito feliz por voltar. Fiquei três semanas sem tocar na bola, só voltei aos treinos agora. O ritmo ainda não está bom. Ainda mais para uma central, que precisa ter o tempo certo das levantadoras. Estava bem ansiosa, mas agora é treinar para voltar à melhor forma.

Zé Roberto ficou satisfeito com o desempenho da seleção contra as venezuelanas, apesar dos erros no terceiro set. O mesmo já havia acontecido na partida diante das colombianas.

- Foi a mesma coisa contra a Colômbia. Elas jogam no risco, forçando o saque. No terceiro set, erramos um pouco mais e o saque delas começou a encaixar também.

O jogo
Jaqueline abriu o placar para o Brasil, com uma pancada pela ponta. As venezuelanas empataram após um erro de ataque de Sheilla, mas as donas da casa não tiveram dificuldades para disparar no placar. No primeiro tempo técnico, a seleção já tinha cinco pontos de vantagem: 8/3. As rivais tentaram equilibrar, em jogadas com Desiree Glod, Maria Perez e Luz Delfines, e diminuíram a diferença para três pontos (11/8).

vôlei Brasil x Venezuela Jaqueline (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Jaqueline ataca sobre o bloqueio venezuelano (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
 
Nada que preocupasse muito. Com Fernanda Garay no saque, o Brasil passou a ter sete pontos de vantagem (18/11), obrigando o técnico Jose Suarez a pedir tempo para as venezuelanas. Se a força das rivais estava no ataque, a seleção de Zé Roberto respondia com o saque forçado e um bloqueio afinado. No serviço para fora de Genesis Franchesco, as donas da casa fecharam a primeira parcial em 25/14.

No retorno à quadra, Thaísa manteve o saque forçado, e o Brasil abriu 3/0 com facilidade. Treinado à exaustão por Zé Roberto na sexta-feira, o bloqueio brasileiro impedia qualquer tentativa de reação das venezuelanas. Com Sheilla e Thaísa na rede, a seleção chegou a seis pontos de diferença: 10/6.
A Venezuela conseguiu diminuir um pouco a diferença quando Desiree foi para o saque. Mas Fernanda Garay, pela ponta, pôs fim à sequência de bons ataques das rivais. No segundo tempo técnico, a seleção já tinha 16/8 no placar. O Brasil manteve o domínio no jogo, e Zé Roberto resolveu mandar Fabiana para quadra. Por conta de um estiramento na coxa esquerda, a capitã da equipe vinha sendo poupada no Pré-Olímpico. Em sua primeira bola, participou do bloqueio que deu 20/12 para as brasileiras. Sheilla fechou a contagem com um ace: 25/15.

vôlei Fabiola e Thaisa Brasil x Venezuela pre olímpico (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Fabiola e Thaisa sobem no bloqueio
(Foto: Alexandre Arruda / CBV)

No início do terceiro set, a defesa brasileira passou a ter problemas para marcar os ataques de Luz, Perez e Desiree. E, pela primeira vez no jogo, o Brasil ficou atrás no placar. A Venezuela foi para o primeiro tempo técnico com 8/5 e chegou a preocupar o técnico Zé Roberto. A seleção, no entanto, não demorou a reagir. Novamente de bloqueio, fez 10/9 e virou a partida.
Só que a Venezuela foi buscar mais uma vez. Em um bloqueio de Aleoscar Blanco, as rivais deixaram tudo igual: 13 a 13. Depois de um erro de recepção de Paula Pequeno, as venezuelanas voltaram à frente no placar (15/14). Em dois ataques, de Sheilla e Paula Pequeno, as brasileiras retomaram a dianteira. As rivais não desanimaram, e a partida seguiu equilibrada até que Sheilla fechou a tampa: 25/23, e festa brasileira em quadra.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/05/um-passo-de-londres-brasil-vence-venezuela-e-faz-final-contra-o-peru.html

Cheia de estilo, venezuelana é fã de axé e Teló: 'Gosto de como se dança'

Com longas tranças rosas, atleta chega a arriscar alguns passos em quadra

Por João Gabriel Rodrigues Direto de São Carlos, SP

Após a vitória tranquila da Venezuela sobre o Chile, o DJ escolhe o hit "Fugidinha", de Michel Teló, para animar as arquibancadas do ginásio Milton Olaio Filho. Luz Delfines ensaia os passos, agita suas tranças rosas e pretas e começa a cantar o sucesso, em bom português. A ponteira venezuelana leva o amor pela música em uma pequena tatuagem atrás da orelha direita, com o desenho de algumas notas musicais. Mas, durante a temporada que jogou no Riverense, de Portugal, conviveu com brasileiras e, com elas, descobriu o pagode, o axé e o sertanejo. Neste sábado, às 16h, Luz, uma das armas de sua seleção, vai se guiar no ritmo dos alto-falantes no duelo contra o Brasil, na semifinal do Pré-Olímpico Sul-Americano.

No tempo com as brasileiras, Luz aprendeu a dançar e a idolatrar cantores e grupos do país, como Parangolé e Ivete Sangalo. Deixou de lado até mesmo o reggaeton, principal estilo musical da Venezuela, e passou a ouvir todas as indicações que recebia das amigas.

Luz Delfines Venezuela vôlei Pré-Olímpico (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Luz Delfines Venezuela vôlei Pré-Olímpico (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)
 
- Eu gosto muito de música brasileira, mais do que o reggaeton. Parangolé, Ivete, Michel Teló. Gosto de como se dança. Adoro - disse a venezuelana, antes de ensaiar novos passos.

Principal pontuadora da vitória da Venezuela contra as chilenas, ao lado de Maria Perez, Luz também se destaca pelo estilo em quadra. Dona de quatro tatuagens espalhadas pelo corpo, a ponteira também desfila com longas tranças rosas durante as partidas.

- Eu gosto de ter um estilo mais diferente, de pintar minhas tranças de cores diferentes também. Roxo, verde, azul. Sempre mudo. Dessa vez, pintei de rosa porque é uma das minhas cores preferidas - disse a ponteira, que muda a pintura a cada mês.

Luz já veio algumas vezes ao Brasil para a disputa de outras competições. A próxima volta já está com data marcada.

Luz Delfines Venezuela vôlei Pré-Olímpico (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Luz Delfines é fã de música brasileira
(João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)
 
- Vou ao Rio de Janeiro no início do ano que vem. Ainda não conheço, mas dizem que é lindo. Vou ficar na casa de uma amiga que mora lá. Estou ansiosa (risos).

A disputa do Pré-Olímpico em São Carlos é um marco para Luz. Durante três anos, a Venezuela ficou fora das competições por questões burocráticas. Como todas as jogadoras e comissão técnica têm contrato com o governo do país, a seleção ficou um longo período sem jogar, à espera de um novo treinador. Até a chegada de Jose Suarez.

- Eles diziam que iam arrumar treinador, mas nada. Tivemos de reformular a equipe. Temos apenas cinco jogadoras maiores de idade. Este ano que voltamos a jogar - disse a jogadora, de 20 anos.

Luz reconhece que será difícil passar do Brasil. Diante de referências como Jaqueline e Paula Pequeno, a ponteira afirma que a classificação para a final do Pré-Olímpico é quase impossível.

- O Brasil tem um nível melhor do que o nosso. Vamos nos esforçar, mas o objetivo é fazer nossa equipe evoluir. Sabemos que é muito difícil vencer o Brasil.

Se a eliminação nas semifinais é o caminho esperado, Luz já faz planos para o possível dia de folga da equipe, no domingo. Como vão embora na segunda-feira, a ponteira quer aproveitar o tempo livre em São Carlos.

- Vamos fazer algumas comprinhas - disse, rindo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/05/cheia-de-estilo-venezuelana-e-fa-de-axe-e-telo-gosto-de-como-se-danca.html

Juliana e Larissa batem italianas e faturam Grand Slam de Pequim

Botando pressão, brasileiras vencem com facilidade Cicolari/Menegatti por 21/13 e 21/15 e levam pela primeira vez uma etapa na temporada

Por SporTV.com Pequim, China

Jogando com intensidade e autoridade, Juliana e Larissa conquistaram o Grand Slam de Pequim ao vencerem as italianas Greta Cicolari e Marta Menegatti por 2 sets a 0 (parciais de 21/13 e 21/15, na manhã deste sábado (madrugada no Brasil). Esta foi a primeira etapa levantada pelas brasileiras (que superaram as alemãs Holtwick/Semmler na semi por 21/18 e 21/17), em quatro realizadas até o momento na temporada mundial de vôlei de praia.

Na disputa pelo terceiro lugar, as holandesas Keizer e Van Iersel derrotaram as alemãs Holtwick-Semmler por 2 a 1 (21-14, 24-26, 16-14), em duelo equilibrado e só decidido após quase uma hora de luta.

Depois de levarem a medalha de prata em Sanya e o bronze em Xangai, também na China, Juliana e Larissa voltaram ao lugar mais alto no pódio. As rivais na decisão foram semifinalistas em Brasília (primeira etapa na temporada), vencendo justamente a dupla brasileira na disputa pelo terceiro lugar.

Juliana e Larissa, campeãs em Pequim 2012 (Foto: FIVB / Divulgação)Juliana e Larissa comemoram a primeira vitória em uma etapa do Circuito Mundial em 2012(Foto: FIVB / Divulgação)
 
Juliana/Larissa abriu boa vantagem no início em embate, mas as italianas logo empataram em 5 a 5. A partir daí, o que se viu foi um amplo domínio das hexacampeãs mundiais, que fizeram 13 a 7, após a arbitragem dar para o Brasil um ataque de Cicolari. Mantendo o ritmo, o time nacional ampliou para 19 a 12 e fechou o set em 21 a 13.

As brasileira seguiram mandando no início da segunda parcial, fazendo 4 a 1. Cicolari e Menegatti, no entanto, cresceram e chegaram a equilibrar a partida, mas Juliana e Larissa, inspiradas, voltaram a comandar as ações, liquidando a parcial em 21 a 15 após bloqueio de Juliana e faturando o ouro em Pequim.

Confira os resultados das quatro primeiras etapas da temporada:

Brasília (BRA)
1º Chen Xue e Zhang Xi-CHN
2º Talita Maria Elisa-BRA
3º Cicolari/Menegatti-ITA

Sanya (CHN)
1º Talita Maria Elisa-BRA
2º Juliana e Larissa-BRA
3º Chen Xue e Zhang Xi-CHN

Xangai (CHN)
1º Chen Xue e Zhang Xi-CHN
2º Talita Maria Elisa-BRA
3º Juliana e Larissa-BRA

Pequim (CHN)
1º Juliana e Larissa-BRA
2º Cicolari/Menegatti-ITA
3º Keizer/Van Iersel-HOL


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/05/juliana-e-larissa-batem-italianas-e-faturam-grand-slam-de-pequim.html

Em prévia da Copa Davis, Bellucci vai estrear em Roma contra Youzhny

12/05/2012 12h47 - Atualizado em 12/05/2012 17h07

Em prévia da Copa Davis, Bellucci vai estrear em Roma contra Youzhny

Masters italiano é fundamental na corrida para os Jogos Olímpicos de
Londres. Brasileiro perdeu as duas partidas que disputou contra o russo

Por SporTV.com Roma

Thomaz Bellucci, Monte Carlo (Foto: AP)Bellucci vai estrear contra Youzhny (Foto: AP)
 
Eliminado na estreia em Madri, Thomaz Bellucci conheceu neste sábado seu primeiro adversário no Masters 1.000 de Roma, torneio que começa na segunda-feira. O brasileiro número 69 do mundo enfrentará o russo Mikhail Youzhny (34º), em uma prévia do confronto Brasil x Rússia, pelos playoffs da Copa Davis.
Bellucci perdeu as duas partidas que disputou contra Youzhny. A última delas foi justamente nos playoffs da Davis do ano passado, na casa dos adversários; a primeira, em 2009, no ATP de Tóquio.
Brasil e Rússia se enfrentarão de 14 a 16 de setembro, em São José do Rio Preto (SP). No mês passado, a cidade recebeu o duelo contra a Colômbia. Com a vitória, a equipe se classificou aos playoffs, que garantem aos vencedores uma vaga no Grupo Mundial.

Individualmente, o torneio no saibro de Roma é fundamental para que Bellucci siga com chance de ir aos Jogos Olímpicos de Londres, em julho. O ranking classifica os 56 melhores do mundo, respeitando a regra que impõe um limite de quatro tenistas por país. A lista fecha depois de Roland Garros. Nos dois torneios, Bellucci caiu na estreia.

Se passar por Youzhny, Bellucci enfrentará na segunda rodada de Roma o vencedor da partida entre o francês Michael Llodra e o argentino Juan Martín del Potro. Em Madri, o brasileiro caiu diante do francês Richard Gasquet.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/05/em-previa-da-copa-davis-bellucci-vai-estrear-em-roma-contra-youzhny.html

Teliana Pereira supera cãibras, vence challenger e vai ficar perto do top 200

Número 1 do Brasil bate tenista local em Rosario e somará 50 pontos

Por GLOBOESPORTE.COM Rosário, Argentina

Tenista número 1 do Brasil e 238 do mundo, Teliana Pereira conquistou neste sábado o Challenger de Rosario, na Argentina. No saibro da competição, ela superou as cãibras e bateu a dona da casa Malien Auroux, 308ª da WTA, por 2 sets a 0 - parciais de 7/5 e 7/6 (7/5), após 2h30m de partida. Com o resultado, Teliana somará 50 pontos no ranking e deve encostar no grupo das 200 melhores.

Teliana Pereira tênis (Foto: Divulgação)Teliana superou as cãibras e venceu a argentina Malien Auroux neste sábado (Foto: Divulgação)
 
- Foi uma partida de altos e baixos, mas no geral fui bem, consegui ser agressiva. No fim senti cãibras, mas joguei com o coração e consegui ser campeã. Foi uma semana muito boa, a cada jogo fui crescendo e estou muito feliz com esse troféu. É o primeiro do ano e com certeza vou seguir treinando forte para conquistar mais e subir mais - afirmou Teliana.

Foi o primeiro torneio vencido pela brasileira desde julho do ano passado, quando foi campeã do Challenger de Denain, na França. Assim, Teliana chegou ao quarto título na carreira, já que em 2007 foi campeã em Bogotá, na Colômbia, e em Campos do Jordão. Além disso, só nesta temporada foi vice em Caracas, na Venezuela, e semifinalista em Civitavecchia, na Itália. Agora ela volta ao Brasil e, na próxima semana, embarca para disputar o quali do WTA de Bruxelas, na Bélgica.

- Quero manter esse ritmo, crescer meu jogo e começar a jogar torneios maiores - avisa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/numero-1-do-brasil-teliana-pereira-e-campea-do-challenger-de-rosario.html

Azarenka estica o domínio sobre Radwanska e vai à final em Madri


12/05/2012 08h57 - Atualizado em 12/05/2012 09h17

Azarenka estica o domínio sobre Radwanska e vai à final em Madri

Bielorrussa vence pela sexta vez em seis confrontos com a polonesa em 2012

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

tênis victoria azarenka wta de madrid (Foto: Agência AP)Azarenka passou fácil por Radwanska neste
sábado e avançou à final (Foto: Agência AP)
 
A boa notícia para a polonesa Agnieszka Radwanska neste sábado era o retrospecto de apenas cinco derrotas em 2012. A má notícia era que, do outro lado da quadra, estava justamente a tenista que a derrubou nessas cinco ocasiões: a bielorrussa Victoria Azarenka, número 1 do planeta. No sexto confronto entre as duas neste ano, Azarenka manteve o domínio e venceu sem muito sacrifício no saibro azul. Com um tranquilo 2 a 0 (6/2 e 6/4), ela avança para a final do WTA de Madri e vai enfrentar no domingo a americana Serena Williams, que eliminou a tcheca Lucie Hradecka por 2 sets a 0 (7/6 e 6/0).

Das seis vitórias de Azarenka no ano, esta é a quarta seguida por 2 sets a 0. Radwanska, número 3 do ranking, tinha a chance de assumir a segunda posição caso fosse campeã em Madri, mas o objetivo ficou pelo caminho.

Apesar da instabilidade nos serviços, o primeiro set foi de domínio tranquilo para Azarenka. A bielorrussa teve seu serviço quebrado uma vez, mas devolveu com três quebras e atravessou a parcial sem sustos para vencer por 6/2.

No segundo set, mais um festival de quebras: duas para Radwanska, três para Azarenka, que manteve o controle e fechou em 6/4 para garantir a vitória e o passaporte para a final em Madri.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/azarenka-estica-o-dominio-sobre-radwanska-e-vai-final-em-madri.html

Serena despacha sensação tcheca com pneu e avança à final em Madri

Americana sofre no primeiro set, mas se impõe no segundo e bate Hradecka

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

Número 105 do mundo, a tcheca Lucie Hradecka entrou no WTA de Madri pela porta do qualifying e não fez cerimônia. Ganhou seis jogos e chegou à semifinal deste sábado como sensação do torneio. Ainda encarou Serena Williams num acirrado primeiro set, mas veio o segundo e, com ele, um choque de realidade. A americana aplicou um pneu na rival, fechou a partida em 2 a 0 (7/6 e 6/0) e avançou para a final no saibro azul. A próxima adversária será a número 1 do ranking, a bielorrussa Victoria Azarenka, que eliminou a polonesa Agnieszka Radwanska.

Tênis WTA de Madri Serena Williams (Foto: Reuters)Serena Williams sofreu no primeiro set, mas se impôs no segundo e avançou à final (Foto: Reuters)
 
Após dominar a russa Maria Sharapova nas quartas, Serena perseguia neste sábado sua 12ª vitória consecutiva. Do outro lado da quadra, Hradecka começou o jogo mostrando que estava disposta a esticar seus 15 minutos de fama. No primeiro set, defendeu seu serviço, salvou quatro break points e fez o jogo se arrastar até o game desempate, quando a americana se impôs para abrir 1 a 0.

Veio o segundo set, e aí o choque de realidade caiu sobre a tenista tcheca. Serena teve as mesmas quatro chances de quebrar o serviço da rival, mas desta vez aproveitou três. E sacou bem para garantir um implacável 6/0 e fechar a partida diante da torcida madrilenha.


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/05/serena-despacha-sensacao-tcheca-com-pneu-e-avanca-final-em-madri.html

Federer passeia, vai à final em Madri e fica a um passo de ser o número 2

Suíço despacha Tipsarevic e enfrenta Tomas Berdych na final do Masters neste domingo; se vencer, toma de Nadal a segunda posição no ranking

Por SporTV.com Madri

Como se não bastasse o forte calor e o polêmico saibro azul, o vento deu as caras na segunda semifinal do Masters 1.000 de Madri. Mas Roger Federer nem precisou dele. Passou feito um furacão por Janko Tipsarevic, sérvio que na véspera tinha derrubado o número 1 do planeta, Novak Djokovic. Mantendo o controle do início ao fim, o suíço defendeu todos os seus saques, venceu por 2 a 0 (6/2 e 6/3) e avançou para enfrentar o tcheco Tomas Berdych na final de domingo. O terceiro do mundo agora está a um passo não apenas do título, mas de tomar a segunda posição de Rafael Nadal no ranking.

Bicampeão em Madri (2006 e 2009), Federer busca o tricampeonato contra um motivado Berdych, que tem sacado muito bem no torneio e eliminou Juan Martín Del Potro em dois sets na semifinal. Como se não bastassem o tri e a segunda posição do ranking, o suíço pode também igualar Nadal como maior campeão de torneios Masters 1.000, com 20 títulos.

Roger Federer tênis Masters 1000 de Madri (Foto: Reuters)Roger Federer controlou o jogo contra Tipsarevic e avançou à final no Masters de Madri (Foto: Reuters)
 
Oitavo do mundo, Tipsarevic viu com a ajuda de seus tradicionais óculos um rival bem acima das suas possibilidades neste sábado. Em sua segunda semifinal de Masters (perdeu em Montreal no ano passado), não repetiu a boa performance da véspera e sucumbiu à experiência do suíço.

Logo no primeiro game, Federer mostrou que não estava disposto a manter a zebra viva em Madri. Sem perder nenhum ponto, ele confirmou o serviço e fez 1/0. Três games depois, abriu a disputa com duas duplas-faltas seguidas, mas se recuperou e conseguiu sua primeira quebra, garantiu um confortável 4/1 no placar. Tipsarevic ainda sacou para cortar a vantagem, mas Federer abriu 5/2 e, no oitavo game, quebrou de novo para fechar tranquilamente em 6/2.

Na segunda parcial, o vento já tinha dado um tempo. Os tenistas defenderam seus serviços nos primeiros games, mas Federer logo voltou a quebrar no quarto e abriu 3/1. A partir dali, controlou o ritmo da partida até fechar em 6/3 e garantir a passagem para a final. Abriu um sorriso tímido, consciente de que o objetivo real é a conquista dupla de domingo: o título e a segunda posição no ranking.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/05/federer-domina-tipsarevic-e-fica-um-passo-do-tricampeonato-em-madri.html

Jovens do Coelho contam com suporte de veteranos para decisão

Fábio Júnior e Rodrigo Heffner acreditam que, com tranquilidade, os jogadores mais novos podem fazer a diferença na final Campeonato Mineiro

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Rodrigo Heffner, novo reforço do América-MG (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)Rodrigo Heffner confia no elenco do América-MG
(Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)
 
O América-MG disputa no próximo domingo uma grande chance de conquistar um título no ano de seu centenário. No reinaugurado Independência, o Coelho entra em campo para enfrentar o Atlético-MG na final do Campeonato Mineiro.

No elenco do time alviverde, a principal característica é a mescla entre jogadores jovens e veteranos. Fábio Júnior, Alessandro e Rodrigo Heffner são alguns dos nomes mais rodados do elenco, enquanto Kaio, China e Lula são boas revelações das categorias de base do time americano.

Os jogadores mais experientes do elenco acreditam que o relacionamento próximo com os jovens é o melhor caminho para ajudar na busca pela vitória. Para o atacante Fábio Júnior, controlar a ansiedade é fator chave para os jovens obterem bom rendimento na partida.

- Durante os treinos e as concentrações, sempre conversamos com os atletas mais jovens. É natural que eles fiquem ansiosos, mas como precisamos da vitória, temos que jogar com paciência. Precisaremos muito da tranquilidade deles para conquistar este título. – afirmou o atacante.

O também experiente lateral-direito Rodrigo Heffner, endossa as palavras do companheiro, valorizando a importância da conversa e da tranquilidade para os jovens.

- A expectativa às vésperas de um jogo tão importante é muito comum, mas nós mais velhos estamos tentando passar tranquilidade aos mais novos, e a conversa é a principal maneira de conseguir. Estamos muito concentrados e dedicados aos treinamentos. Faremos tudo o que o Givanildo nos pedir, e esperamos entrar para a história do América-MG.


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/05/jovens-do-coelho-contam-com-suporte-de-veteranos-para-decisao.html

Alessandro tem chance de reviver título no clássico com o Atlético-MG

Em 2001, atacante foi o autor do gol que garantiu o campeonato ao Coelho

Por Tarcísio Badaró Belo Horizonte

Onze anos mais tarde, América-MG e Alessandro têm a chance de serem, novamente, campeões mineiros. Em 2001, o Coelho bateu o Atlético-MG na decisão e levantou a taça pela última vez. O último gol alviverde foi marcado por um jovem atacante chamado Alessandro, o mesmo que terá, neste domingo, a oportunidade de chegar à conquista. Para ele, uma oportunidade única, tão especial, que nem precisa ter o gol. Basta o título.

Alessandro, atacante do América-MG (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)Alessandro espera marcar na final contra o Galo (Foto: Ana Paula Moreira / Globoesporte.com)
 
- Acredito muito em destino e em Deus. Acho que não foi à toa, depois de 11 anos, reviver uma final. Se não for para eu fazer o gol, não tem problema. Todo mundo tem que dar o máximo. É um título que vai ficar marcado, com o gol ou não. Então, acho que tem alguma coisa muito boa para mim e para o América-MG.
Bem mais experiente, Alessandro se lembrou da ansiedade antes da final de 2011. Segundo ele, apesar da idade, tudo é igual.

- A ansiedade é praticamente a mesma. Sei controlar um pouco mais durante a partida. Quando se é mais jovem, como na final de 2001, se começa o jogo querendo correr demais, e o desgaste vem em lances sem necessidade. Hoje sei dosar um pouco mais, mas a ansiedade antes da partida é a mesma.


Garotos do Coelho
Assim como Alessandro em 2011, outros garotos integram o time do América-MG que enfrentará o Atlético-MG, neste domingo. O lateral-esquerdo Bryan e o volante China, de 20 e 19 anos, respectivamente, têm grandes chances de serem titulares. Alessandro mostrou confiança nos garotos e disse que eles não sentirão a responsabilidade.

- Na minha opinião, não muda. Há 11 anos, eu era um garoto. Cabe ao China e aos outros jogadores jovens se conscientizarem que podem colocar o nome na historia do América-MG. Eu tenho conversado muito com eles.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/05/alessandro-tem-chance-de-reviver-titulo-no-classico-com-o-atletico-mg.html

Hamilton é punido, cai para último, e Maldonado é o novo pole na Espanha

Comissários afirmam que piloto britânico parou na pista após treino classificatório para ter o mínimo de combustível permitido no tanque

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
70 comentários
Lewis Hamilton foi punido pelos comissários do GP da Espanha e perdeu a pole position que havia conquistado, neste sábado, por não retornar aos boxes após completar o treino classificatório. O britânico terá que largar no fim do grid na prova deste domingo. Com isso, todos os pilotos sobem uma posição e primeira posição do grid fica com  Pastor Maldonado, da Williams. É a primeira pole da carreira do venezuelano, a primeira da Williams desde Nico Hulkenberg, no GP do Brasil de 2010.
Hamilton foi orientado pela McLaren a estacionar poucos metros após marcar a fantástica volta de 1m21s707, meio segundo à frente de Maldonado, no fim da atividade. O carro precisou ser rebocado até os boxes e o caso foi investigado pela FIA.

carro lewis hamilton rebocado (Foto: Flick oficial do circuito da Catalunha)Lewis Hamilton parou logo após marcar a pole (Foto: Flick oficial do circuito da Catalunha)
Blog Voando Baixo: Um dia de surpresas

Segundo o regulamento, os pilotos devem levar seus carros ao parque fechado logo após o fim do treino com o mínimo de 1 litro no tanque para fornecer como amostra à FIA.
O chefe da escuderia McLaren, Martin Whitmarsh, afirmou que o carro possuía 1,3 litros no tanque, mas não explicou a razão para o piloto parar na pista. Os comissários afirmam que o carro não tinha combustível suficiente para retornar aos boxes com a quantia mínima exigida de 1 litro e por isso parou no circuito. O piloto foi excluído do treino classificatório, mas terá permissão para largar no GP da Espanha deste domingo.

- Os comissários receberam um comunicado do diretor de prova dizendo que após o treino, uma quantidade de combustível foi requerida do carro 4, no entanto, o piloto falhou em retornar aos boxes, o que é requerido pelo artigo 6.6.2 da FIA. Os comissários ouviram o chefe da equipe, Sr. Sam Michael, que disse que o carro parou no circuito por razões de força maior. Um membro da equipe colocou uma quantidade insuficiente no tanque do carro, que precisou ser parado no circuito para ser possível fornecer a quantidade requerida de combustível para análise. Como a quantidade de combustível do carro é de controle do competidor, os comissários não aceitaram isso como caso de força maior – explicou os comissários em comunicado.
De acordo com as regras, apenas em circunstâncias de força maior aceita pelos comissários os pilotos são permitidos parar antes de retornar aos boxes. Não é permitido parar deliberadamente por não ter combustível suficiente para completar a volta com a quantidade mínima exigida, o que significaria menos peso durante a volta rápida, resultando em vantagem sobre os adversários.
O GP da Espanha, quinta etapa do mundial de F-1, está marcado para as 9h (horário de Brasília) deste domingo e terá transmissão ao vivo da TV Globo e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.

pastor maldonado williams gp da espanha (Foto: Agência AFP)Maldonado é o novo pole position (Foto: AFP)
Confira o grid de largada para o GP da Espanha (após punição a Hamilton):
1 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m22s285
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m22s302
3 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m22s424
4 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1m22s487
5 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m22s533
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m23s005
7 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - Sem tempo
8 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - Sem tempo
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - Sem tempo

Eliminados no Q2:
10 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m22s944
11 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m22s977
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m23s125
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m23s177
14 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - 1m23s265
15 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m23s442
16 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m23s444


Eliminados no Q1:
17 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m24s981
18 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - 1m25s277
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m25s507
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - 1m26s582
21 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - 1m27s032
22 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 1m27s555
23 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - 1m31s122 (acima dos 107%)


Punido:
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m21s707 - punido


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/05/hamilton-e-desclassificado-e-pastor-maldonado-e-o-novo-pole-na-espanha.html

Abel revela desgaste e dor de cabeça com Boca: ‘É muita crueldade’

Técnico lamenta curto tempo entre partidas decisivas e comenta novo duelo com argentinos pela Libertadores

Por Janir Júnior Rio de Janeiro

Abel Braga Fluminense x Internacional (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Abel Braga acha especial enfrentar o Boca Juniors
(Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
 
A rotina de jogos importantes no Carioca e na Libertadores - apimentada com os duelos com o Boca Juniors na próxima fase da competição continental - levam Abel Braga ao limite do desgaste mental. De olho na decisão do Campeonato Carioca com o Botafogo neste domingo, a maior dor de cabeça do treinador é encarar o Boca novamente.

- É bem desagradável (enfrentar o Boca novamente). É uma coisa diferente de tudo, é especial entrar em campo, sentir aquela torcida, como eles empurram o time, é algo anormal. Eles cantam, e se você faz um gol eles cantam mais alto. Não sei se no mundo existe essa mesma cultura, uma relação tão forte entre time e torcida. Você é primeiro lugar geral na fase classificatória, e o confronto é contra um time forte como o Internacional; depois, eu pego o segundo melhor geral. É muita crueldade com um time só. Mas vai ser duro de novo para nós e para eles - afirmou Abel, rindo da situação.

Depois da decisão de domingo, o time embarcará na terça-feira para Buenos Aires, onde na quinta fará o jogo de ida com o Boca Juniors. Mais uma dose de desgaste mental para o técnico tricolor. No Carioca, o Tricolor entra com ampla vantagem depois de ter vencido o primeiro jogo por 4 a 1.

- Sinceramente, gostaria de ter uma semana para esse jogo com o Botafogo. Depois, mais uma semana para enfrentar o Boca. Mas lamentavelmente não pode ser assim. Estou extremamente desgastado mentalmente, imagina o jogador que tem o desgaste físico e mental - desabafou Abel.


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2012/05/abel-revela-desgaste-e-dor-de-cabeca-com-boca-e-muita-crueldade.html

Hamilton voa e faz a pole position na Espanha; brasileiros decepcionam

Inglês é mais de meio segundo mais rápido que Maldonado, a surpresa do treino. Massa sai em 17º, 14 posições atrás de Alonso; Bruno Senna é o 18º

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

Com uma volta fantástica com o cronômetro zerado, Lewis Hamilton conquistou a primeira posição do grid de largada para o GP da Espanha de Fórmula 1, sua terceira pole position na temporada, a 150ª da história da McLaren. No treino classificatório deste sábado, no circuito da Catalunha, o campeão mundial de 2008 cravou o tempo de 1m21s707, mais de meio segundo melhor que Pastor Maldonado, da Williams, surpresa da atividade. A terceira posição no grid ficou com o piloto da casa, o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, seguido da dupla da Lotus: Romain Grosjean, em 4º, e Kimi Raikkonen, em 5º (confira os melhores momentos no vídeo ao lado). Vice-líder do campeonato com 49 pontos, Hamilton largou outras duas vezes na primeira posição em 2012, mas ainda não venceu na temporada. No domingo, em um circuito onde o pole foi também o vencedor da corrida em dez das últimas 11 provas disputadas, o britânico largará sete posições à frente do líder Sebastian Vettel (53 pontos) - que sequer marcou tempo no Q3 - e terá a chance de reassumir a ponta da tabela.
Se o treino classificatório foi de sonho para os companheiros de equipe de Felipe Massa e Bruno Senna (Alonso e Maldonado conquistaram suas melhores posições no grid em 2012), para os brasileiros, o sábado foi de pesadelo. Massa fez o pior tempo do Q2 e ficou apenas com a 17ª posição do grid. O piloto da Ferrari largará na nona fila, ao lado do compatriota Bruno Senna, que foi eliminado logo no Q1, após rodar em sua última tentativa de volta rápida.

lewis hamilton mclaren gp da Espanha (Foto: Agência AFP)Hamilton garantiu a terceira pole position em 2012 (Foto: AFP)
 
O GP da Espanha, quinta etapa do mundial de F-1, está marcado para as 9h (horário de Brasília) deste domingo e terá transmissão ao vivo da TV Globo e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.
Q1: Bruno Senna roda e é eliminado na primeira parte do treino

O treino classificatório acabou mais cedo do que o esperado para Bruno Senna. Nos minutos finais do Q1, o piloto viu a dupla da STR o empurrar para o 18º lugar, fora da zona de classificação para o Q2. Bruno, que estava em uma volta lenta, se manteve na pista, cruzou a linha de chegada antes do cronômetro zerar e abriu uma nova volta. Com o pneu desgastado e forçando para tentar avançar para o Q2, o brasileiro acabou rodando e saiu da pista na curva 12. Os outros seis eliminados foram os pilotos das três equipes “nanicas”: Vitaly Petrov e Heikki Kovalainen (Caterham), Charles Pic e Timo Glock (Marussia) e Pedro de la Rosa e Narain Karthikeyan (HRT). A melhor volta da primeira parte da atividade ficou com Lewis Hamilton, da McLaren: 1m22s583.
Q2: Massa faz pior tempo da segunda sessão e larga em 17º

A segunda parte da atividade marcou a eliminação do outro brasileiro, Felipe Massa. O piloto da Ferrari chegou a figurar na 10ª posição do Q2 com a volta de 1m23s444, mas foi sistematicamente superado pelos adversários nos minutos finais, e terminou em 17º, com o pior tempo desta parte do treino. Jenson Button, da McLaren, e Mark Webber, da RBR, também decepcionaram e ficaram de fora da superpole. Eles largarão, respectivamente, na 11ª e 12ª posições. Os outros quatro eliminados foram a dupla da Force India: Paul Di Resta e Nico Hulkenberg, e os pilotos da STR, Jean-Eric Vergne e Daniel Ricciardo. O companheiro de Bruno na Williams, Maldonado, cravou o melhor tempo do Q2: 1m22s105.
Q3: Hamilton “destrói” tempo dos rivais e crava a pole
 
Em uma das temporadas mais equilibradas da história, era grande a expectativa para saber quem iria garantir a pole position na Espanha. Como de costume, os pilotos guardaram suas voltas rápidas para os minutos finais da superpole. Com o cronômetro zerado, Alonso chegou a ficar em primeiro com 1m22s302, levando a torcida espanhola ao delírio. Só que o piloto da Ferrari logo foi superado pelo surpreendente Maldonado, que anotou (1m22s285). Mas o sonho do piloto da Williams em marcar a primeira pole da carreira acabou rapidamente. Hamilton não tomou conhecimento dos rivais, voou baixo e cravou 1m21s707, mais de meio segundo melhor que o venezuelano. Vettel, Schumacher e Kobayashi preferiram poupar pneus para a corrida e não chegaram a marcar volta rápida no Q3.

lewis hamilton mclaren alonso ferrari maldonado williams gp da Espanha (Foto: Agência Getty Images) Hamilton entre Alonso e Maldonado. Os três foram os mais rápidos do treino (Foto: Getty Images)
 
Confira o grid de largada para o GP da Espanha:
1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m21s707
2 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m22s285
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m22s302
4 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m22s424
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1m22s487
6 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m22s533
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m23s005
8 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - Sem tempo
9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - Sem tempo
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - Sem tempo

Eliminados no Q2:
11 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m22s944
12 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m22s977
13 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m23s125
14 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m23s177
15 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - 1m23s265
16 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m23s442
17 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m23s444

Eliminados no Q1:
18 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m24s981
19 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - 1m25s277
20 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m25s507
21 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - 1m26s582
22 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - 1m27s032
23 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 1m27s555
24 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - 1m31s122 (acima dos 107%)


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/05/hamilton-voa-e-faz-pole-position-na-espanha-brasileiros-decepcionam.html
 

Projeto Lucas: Oswaldo não desiste de recuperar o lateral do Botafogo

Jogador carrega o peso de ser o vilão do momento depois das expulsões contra Fluminense e Vitória, justamente, as duas derrotas do time no ano

Por Thales Soares Rio de Janeiro

 Aos 24 anos, Lucas vinha se firmando como lateral-direito titular do Botafogo. Com a confiança do técnico Oswaldo de Oliveira, sequer tinha um reserva imediato para a posição. No entanto, a perda da invencibilidade do time depois de 23 jogos sem derrota chegou carregando a sua queda diante dos torcedores.
Contra Fluminense e Vitória, Lucas levou cartão vermelho e o Botafogo sucumbiu aos rivais com um jogador a menos em campo. Sofreu uma goleada por 4 a 1 no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca e deixou a Copa do Brasil ao perder por 2 a 1 (veja o vídeo).
No entanto, Lucas ainda tem o apoio de Oswaldo, ainda que para o Campeonato Brasileiro tenha a sombra de Lennon, de 20 anos, ex-Vila Nova-GO, contratado recentemente. O treinador promete recuperar o jogador.

- É uma situação que estamos vendo com carinho. Gosto muito dele, mas ainda não falei diretamente sobre o último jogo. Vamos esperar passar domingo para que ele possa digerir melhor a situação no convívio com os companheirosp. Isso não pode encerrar o tempo dele no Botafogo - comentou Oswaldo.

Para defender o jogador, o treinador disse que qualquer um poderia ter colocado a mão na bola para impedir o gol como aconteceu no fim do primeiro tempo do jogo contra o Vitória. Na ocasião, o Botafogo vencia por 1 a 0, Jefferson defendeu o pênalti, mas o time não resistiu no segundo tempo com um jogador a menos e sofreu a virada.

suarez penalti uruguai x gana (Foto: AFP)Suárez evita o gol de Gana e acaba sendo expulso, assim como aconteceu com Lucas (Foto: AFP)
 
- Nós até lembramos de outro fato. O Suárez, do Uruguai, se consagrou dessa forma na Copa do Mundo de 2010, pois o rapaz de Gana perdeu o pênalti. Depois, eles venceram nas cobranças de pênaltis com a cavadinha do Loco Abreu. Se tivéssemos vencido, ele poderia ter se consagrado também. Temos que tirar o que há de positivo onde tudo parece negativo - disse Oswaldo, que se referiu à vitória do Uruguai sobre Gana nas quartas de final, quando Suáres impediu com a mão o empate no último minuto da prorrogação.

Lucas não estará em campo na decisão do Campeonato Carioca, domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, contra o Fluminense. Ele cumprirá suspensão pela expulsão no primeiro jogo e será substituído pelo volante Gabriel, de 19 anos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/projeto-lucas-oswaldo-nao-desiste-de-recuperar-o-lateral-do-botafogo.html

Fracassos não abalam confiança em Oswaldo: 'É o mesmo grande técnico'

Zagueiro Antônio Carlos garante que chegará na segunda-feira, mesmo sem o título carioca, com o discurso e convicção intactos sobre o trabalho

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro

antonio carlos botafogo treino (Foto: Jorge William / Agência O Globo)Antônio Carlos sorri em brincadeira de futevôlei no
Engenhão (Foto: Jorge William / Agência O Globo)
 
O virtual fracasso nos dois objetivos do semestre pode até balançar o torcedor quanto à confiança no trabalho de Oswaldo de Oliveira. Mas os jogadores do Botafogo não põem a confiança que aprenderam a conquistar no treinador em xeque. Caso o título carioca fique mesmo pelo caminho, após a finalíssima de domingo, contra o Fluminense, o discurso é que o caminho trilhado até aqui deve se manter para Brasileiro e Copa Sul-Americana.

- Oswaldo é um cara que chegou, deu cara ao time e que nos fez jogar um futebol mais bonito. Na segunda-feira que vem, mesmo se não conquistarmos o título, vou chegar falando que a mesma coisa, que é o mesmo grande técnico, que põe o grupo para cima, trabalha dentro de campo muito bem. É um dos melhores que já tive. Não é pela derrota da forma que foi que tem de mudar - disse o zagueiro Antônio Carlos.
Na sequência dos 4 a 1 sofridos para o Tricolor, no último domingo - primeiro revés do clube em cinco meses -, o Glorioso foi eliminado da Copa do Brasil pelo Vitória, quarta, nas oitavas de final. Para o camisa 3, o exemplo do Barcelona-ESP, citado por Herrera, não deixa de fazer sentido.
- Não pode levar ao pé da letra o exemplo do Barcelona, é outro nível, mas tem de ser bem parecido com a questão da filosofia de trabalho. Eles não ganharam, nós também podemos ficar sem título, mas respeitamos o que foi feito e acreditamos - indicou.
A próxima competição já começa no dia 20 para o Botafogo, com o duelo com o São Paulo, no Morumbi. E Antônio Carlos ressalta que o grupo não deixará de estar unido.

- Damos força para quem é criticado. Não adianta eu ficar tranquilo sabendo que meu companheiro ou o técnico é criticado. Estão todos no mesmo barco - reforçou.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/fracassos-nao-abalam-confianca-em-oswaldo-e-o-mesmo-grande-tecnico.html

Com anéis olímpicos no peito, uniforme para Londres já está pronto

Sem o símbolo da CBF, camisa lançada no início de 2012 terá apenas a bandeira do Brasil e a logo da fornecedora de material esportivo

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro

Camisa da Seleção Olimpíadas (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)Camisa que a Seleção Brasileira usará em Londres
(Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)
 
A camisa que a Seleção Brasileira vai usar nos Jogos de Londres já está pronta. Sai o escudo da CBF e entra a bandeira do Brasil. Mas outro detalhe chamou a atenção no manto que será utilizado na busca pela inédita medalha de ouro: abaixo do pavilhão nacional, os anéis olímpicos fazem referência à competição que será disputada em Londres.

O uniforme será utilizado pela primeira vez no dia 26 de julho, no duelo contra o Egito, em Cardiff, no País de Gales. O confronto será o primeiro do time de Mano Menezes no torneio dos Jogos.
 Na sequência da competição, o time canarinho vai encarar a Bielorrússia, em Old Trafford, em Manchester, e depois a Nova Zelândia, no Estádio St. James Park, em Newcastle.

Nesta sexta-feira, o técnico Mano Menezes divulgou a lista dos 23 atletas que vão disputar os amistosos contra a Dinamarca, no dia 26 de maio, em Hamburgo, na Alemanha, Estados Unidos, no dia 30, em Washington, México, em 3 de junho, em Dallas, e Argentina, no dia 9, em New Jersey. Para as partidas, ele chamou 17 atletas com idade para as Olimpíadas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/05/com-aneis-olimpicos-no-peito-uniforme-para-londres-ja-esta-pronto.html

Djokovic tomba e se junta a Nadal na lista de favoritos eliminados em Madri

Atual campeão é eliminado pelo compatriota sérvio Janko Tipsarevic

Por SporTV.com Madri

Janko Tipsarevic tênis Madri quartas (Foto: EFE)Tipsarevic festeja sua vitória sobre o colega de
Copa Davis e número 1 do mundo (Foto: EFE)
 
Culpado ou não pelas zebras, o saibro azul do Masters 1.000 de Madri viu outro favorito dar adeus de forma precoce nesta sexta-feira. Com problemas para se equilibrar no polêmico piso, o número 1 do mundo, Novak Djokovic, foi eliminado pelo compatriota sérvio Janko Tipsarevic, 11º do ranking. As parciais da eliminação do atual campeão foram 7/6(2) e 6/3.

Com o revés, Djokovic se junta a Nadal, vice-campeão em 2011, na lista de favoritos eliminados. Dos quatro principais cabeças de chave do torneio espanhol, apenas Roger Federer, número 3 do mundo, continua vivo. Nadal (2) e o cabeça de chave 4, Jo-Wilfried Tsonga (5º do ranking), caíram nas oitavas de final, superados, respectivamente, por Fernando Verdasco e Alexandr Dolgopolov.
Federer pode ser o adversário de Tipsarevic, que avançou às semifinais ao derrotar Djokovic. O suíço, entretanto, ainda precisa vencer seu confronto pelas quartas contra David Ferrer (6).

Começou bom para Nole
Como de costume, Djokovic entrou em quadra melhor que seu compatriota. Tipsarevic, contudo, superou os primeiros games complicados, salvando quatro break points. A partir da metade da parcial, o número 8 do mundo passou a se sentir mais à vontade e a confirmar seu serviço sem tantos problemas. Djokovic, por sua vez, mantinha seu saque, mas escorregava seguidas vezes no polêmico saibro azul da Caja Mágica.

 A decisão foi para o tie-break, e Tipsarevic saiu na frente. Enquanto Nole se queixava da falta de equilíbrio e cometia erros, seu compatriota sacava melhor e agredia com mais precisão. Por 7/2, Tipsarevic fechou a parcial e se colocou à frente no placar.

No segundo set, Djokovic só ameaçou o saque do compatriota no primeiro game. O número 11 do mundo, porém, salvou-se sem ceder chances de quebra e aguardou pelas oportunidades. Elas vieram no sexto game, com seguidos erros do líder do ranking. Uma devolução vencedora deu a Tipsarevic dois break points. Uma direita longe de Djokovic deu a quebra ao rival.
Sacando em 2/5, Nole deu três match points consecutivos (0/44) ao compatriota, mas conseguiu escapar da derrota graças a dois aces e um erro do rival. O número 1 ainda teve três chances de quebra no nono game, diante de um tenso adversário. Tipsarevic, porém, achou bons saques quando precisou e chegou ao quarto match point. Uma esquerda de Djokovic para fora selou a fatura.

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/05/djokovic-tomba-e-se-junta-nadal-na-lista-de-favoritos-eliminados-em-madri.html