sexta-feira, 27 de abril de 2012

Botafogo diz que Engenhão é plano B para C. das Confederações. COL nega


Presidente do clube revela que Ricardo Teixeira confirmou credenciamento do estádio no ano passado, mas não que não há documento comprovando

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro

Mauricio Assunção (Foto: Andre Casado / Globoesporte.com)Assumpção, em concorrida entrevista nesta
sexta (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Com os rumores de que o Maracanã poderia ficar fora da Copa das Confederações por conta do atraso no cronograma de obras, o presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, revelou uma conversa informal que teve com o ex-presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa de 2014 (COL), Ricardo Teixeira, sobre o aproveitamento do Engenhão na competição de 2013 em caso de problemas com o "Maior do Mundo".

- Ricardo Teixeira me disse que foi a Fifa que credenciou o Engenhão como plano B para a Copa das Confederações, mas não tenho nenhum documento comprovando isso. O Engenhão tem plenas condições de abrigar a competição. É uma retaguarda do Rio para a eventual retirada do Maracanã - afirmou Assumpção.

No entanto, o COL negou a informação em contato com o GLOBOESPORTE.COM. O órgão e a Fifa já descartaram a possibilidade de usar um estádio que não esteja incluído na Copa do Mundo de 2014 no torneio, que acontecerá no ano anterior. Até o momento, Rio, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte estão confirmadas. Salvador também deve ser anunciada como sede.

Apesar de ter feito a revelação, Assumpção informou que não tem mantido contato com ninguéto e crê que o Maracanã não deverá ter problemas para cumprir o cronograma de obras.

Festival show engenhão estádio (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Engenhão tem capacidade para 40 mil pessoas e vem recebendo eventos (Foto: André Casado / GE.COM)
- O pessoal da Fifa e do COI (Comitê Olímpico Internacional) sempre aparecem aqui. Já disseram que o estádio está pronto hoje para receber as Olimpíadas, por exemplo. Eles vão ver os serviços de segurança interna e externa e logística para usar de modelo ao que será aplicado na Copa. Mas não acredito que o Maracanã não ficará pronto para a Copa das Confederações. As greves aconteceram e outras coisa podem complicar, mas o estado tem o município como retaguarada. Para uma eventualidade, estamos prontos - reforçou o dirigente.

As dúvidas da Fifa sobre o Maracanã se iniciaram com o problema vivido pela Delta Construções, que pertence ao consórcio que toca as obras. A entidade passou a ter receio em relação ao cumprimento do cronograma das reformas do estádio. Atualmente, o "Maior do Mundo" está com 45% das reformas concluídas. A previsão é que o estádio seja entregue em fevereiro de 2013.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/botafogo-diz-que-engenhao-e-plano-b-para-c-das-confederacoes-col-nega.html

Vaga em aberto: Oswaldo dá indício, mas Mago e Jadson ainda disputam

Técnico sonha com recuperação de Renato, que já se vetou, e diz que definirá sábado o substituto. Jobson é poupado e vira dúvida no banco

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro

Jadson, de 18 anos, no entanto, não está descartado. Ele encantou o chefe no empate em 1 a 1 com o Boavista, na última rodada da fase de grupos, e ganhou muito espaço. Neste cenário, Fellype Gabriel, de sobreaviso, não precisaria ser recuado para povoar o setor do camisa 8.

Andrezinho, Marcelo Mattos, Maicusel e Oswaldo de Oliveira, Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Parte do meio-campo: Andrezinho, Mattos, Maicosuel com Oswaldo (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)
 
- Não confirmo ainda, estou avaliando a melhor possibilidade. Tenho o Jadson, que foi bem quando estreou. Neste sábado, terei a resposta - afirmou, para depois mostrar esperança sobre Renato, que assegurou o próprio veto minutos antes, na saída do vestiário, exibindo o tornozelo inchado e revelando que não é capaz de girar o pé como necessário.

- A expectativa permanece, porque ele teve uma melhora grande e vou acompanhar até sábado para ter uma posição. Como houve uma semana inteira e se trata de um jogador muito importante, dá para termos essa espera. Se não der, paciência, entra outro - disse.

Jobson sente dor e pode ficar fora
Quanto ao restante dos relacionados, segue o mistério sobre o aproveitamento de Jobson. Reintegrado oficialmente nesta semana, o atacante não participou da movimentação desta manhã, com dores musculares. Oswaldo quer tê-lo no banco de reservas, mas não sabe se poderá.

Jobson treino Botafogo (Foto: Thales Soares / globoesporte.com)Reintegrado, Jobson só não treino nesta sexta-feira
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
- Jobson está entrando forma para nos ajudar. Quando estiver assim, claro que vou utilizá-lo ao máximo. Hoje, por exemplo, sentiu uma dor, não treinou. Vamos ver se dá - ponderou.

Além do xodó da torcida, que não entra desde a vitória sobre o Friburguense, há três semanas, Fábio Ferreira e Lucas Zen também não foram a campo. O zagueiro foi somente poupado e não deve ser problema. Já o volante vem sentindo dores musculares e pode ser vetado da relação para a partida.

Antes de enfrentar o rival cruz-maltino, domingo, às 16h (de Brasília), o Glorioso ainda faz um treino na manhã de sábado, também no campo anexo do Engenhão, para fechar a preparação.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/tres-sao-poupados-de-treino-tatico-e-tecnico-no-engenhao.html

Oswaldo reforça o interesse do Bota em Seedorf: 'Estamos falando nisso'


27/04/2012 13h20 - Atualizado em 27/04/2012 13h40

Oswaldo reforça o interesse do Bota em Seedorf: 'Estamos falando nisso'

Técnico diz que assunto da negociação é analisado com calma, mas evita detalhar caso, preocupado com a decisão da Taça Rio contra o Vasco

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira treino botafogo (Foto: Thales Soares / globoesporte.com)Oswaldo de Oliveira evita euforia com Seedorf
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
O Botafogo trabalha em silêncio com a possibilidade de contratar o holandês Seedorf, que está em fim de contrato com o Milan. O presidente Mauricio Assumpção disse que não há novidade sobre o assunto, que surgiu no ano passado. No entanto, o técnico Oswaldo de Oliveira revelou que a questão vem sendo discutida internamente com frequência. Apesar de, neste momento, não querer tirar o foco da final da Taça Rio, domingo, no Engenhão.

Desde quando Assumpção viajou para a Itália, onde encontrou o meia, o assunto jamais foi encerrado. Dirigentes do clube trocam e-mails com o jogador e seus representantes, além do contato por telefone, que deve ser intensificado.

- (Pensa e sorri antes de responder) A gente pode adiar esse assunto? Não vai ser agora. Temos o Vasco na cabeça. É algo que precisa ser muito conversado. Está claro que é uma jogada de marketing e o clube precisa dar essa tacada. Estamos falando nisso há algum tempo e agora caiu em domínio público. Não há nada resolvido ou próximo. Sempre que falamos disso, alegamos prós e contras. Vamos ver - confirmou Oswaldo
.
Clarence Seedorf Milan (Foto: Getty Images)Clarence Seedorf pertence ao Milan, mas está de saída e Botafogo segue de olho (Foto: Getty Images)
 
Preocupado com a possibilidade de a transferência não se concretizar, Oswaldo lembrou um fato que aconteceu em 2000, quando foi contratado para ser técnico do Vasco. Na época, Edilson era o nome cotado para reforçar o time, principalmente por já ter trabalhado com o treinador no Corinthians. A situação foi explorada, mas teve o pior fim possível.

- É cedo para falar disso e depois não acontecer. Em 2000, no Vasco, se falou durante dois meses sobre o Edilson. Ele acabou indo para o Flamengo e fez gol em cima do Vasco (risos). Ainda está muito precoce (a questão do Seedorf), verdinha para entrar nesse mérito tendo o jogo domingo. Posso não ser racional o suficiente agora - comentou o treinador.

O holandês tem esposa brasileira, fala português fluentemente e já declarou interesse em morar no Rio. Apesar dos 36 anos, já há a sondagem de outros grandes clubes europeus.

Clique e confira os vídeos do Botafogo

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/oswaldo-confirma-negociacao-do-botafogo-com-seedorf-do-milan.html

Talita e Maria Elisa superam as outras duas duplas brasileiras e vão às semis

Juliana e Larissa tentam vaga na repescagem; Ângela e Lili são eliminadas

Por SporTV.com Sanya, China

O terceiro dia de disputas em Sanya repetiu parte do roteiro da etapa de Brasília, na abertura do Circuito Mundial. Invictas até o momento, Talita/Maria Elisa e Xue/Zhang Xi, finalistas no Distrito Federal, garantiram vaga nas semifinais pelo caminho mais curto. Para se garantirem entre as quatro melhores, as brasileiras superaram duas duplas compatriotas. Ângela e Lili acabaram eliminadas, enquanto Juliana e Larissa ainda tentam vaga na repescagem.

 Talita e Maria Elisa volei de praia etapa de Sanya (Foto: Divulgação / FIVB) Talita e Maria Elisa comemoram classificação direta às semifinais na China (Foto: Divulgação / FIVB)


No primeiro confronto verde e amarelo do dia, Talita e Maria Elisa precisaram de 53 minutos para quebrar a invencibilidade de Ângela e Lili e fechar o jogo em duplo 22/20. Juliana e Larissa marcaram o segundo duelo entre compatriotas ao passarem com facilidade pelas suíças Kuhn/Zumkehr por duplo 21/16.
 Talita bloqueia Juliana volei de praia etapa de Sanya (Foto: Divulgação / FIVB) Juliana encara o bloqueio de Talita na etapa de
Sanya: a defensora leva a melhor (Divulgação/FIVB)
 
No confronto entre as duas melhores duplas do país nos rankings nacional e internacional, Talita e Maria Elisa levaram a melhor. Em apenas 37 minutos, as medalhistas de prata em Brasília fizeram 21/17 e 21/18 e se garantiram nas semifinais do Circuito pela segunda vez na temporada.

- Estamos muito satisfeitas, mas acho que estamos jogando no mesmo nível. É sempre muito difícil jogar contra Juliana e Larissa e é sempre um jogo com placar muito próximo. Acho que, nesta sexta, estávamos mais focadas – disse Talita.

Para seguirem vivas na competição, Juliana e Larissa precisarão superar a dupla vencedora da partida entre as belgas Mouha/Gielen e as austríacas Palmer/Bawden. Caso se recuperem na repescagem, as duas repetirão o jogo das semifinais em Brasília contra as chinesas Xue/Zhang Xi.


Para Ângela e Lili, a competição terminou nesta quinta. As brasileiras perderam o segundo jogo do dia contra as canadenses Bansley/Maloney (21/19 e 21/13) e fecharam a participação em Sanya na nona colocação.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/04/talita-e-maria-elisa-superam-outras-duas-duplas-brasileiras-e-vao-semis.html

Decisivo para Loco, aparelho do Bota dá a 'palavra final' na avaliação física

Clube amplia uso de equipamento que mede força e resistência e obtém resultado com uruguaio - 15kg a mais de peso nas pernas - e Andrezinho

Por André Casado Rio de Janeiro

loco abreu avaliação física botafogo (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)Avaliação física de Loco indica força e equilíbrio emum mês (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
 
Em busca de minimizar a recorrência de lesões e potencializar a condição física dos jogadores, o Botafogo vem apostando suas fichas em um pequeno aparelho, que indica de imediato a diferença muscular de cada membro. Pouquíssimo difundido no Brasil, o objeto está em General Severiano há três anos, mas só nesta temporada é que o preparador Marlos Almeida passou a tê-lo como inseparável para saber que cargas usar. E os resultados, principalmente em Loco Abreu e Andrezinho, foram decisivos recentemente.

O nome é difícil: dinamômetro fitrodyne, mas seu uso é simples: encaixa diretamente na cadeira flexora ou extensora e no leg press, equipamentos da academia. No caso do atacante uruguaio, permitiu ter uma clareza maior da qualidade do trabalho especial de potência e resistência realizado em três semanas. No dia 9 de março, Loco costumava colocar 70kg de peso nas pernas. Passou a 85kg um mês depois. Acaso ou não, marcou três gols sobre o Bangu, todos de cabeça, e suportou o intenso ritmo da semifinal, sábado passado, diferentemente do cansaço de antes.

- Ele comentou isso com a gente e ficou clara a facilidade para se movimentar, saltar mais alto com a explosão. Tudo isso está envolvido e teve relação com esse período. Tivemos uma segurança maior. E se reflete também no campo, com a agilidade dos dados para a comissão técnica - argumenta Marlos, que cuida diretamente deste segmento, ao lado do fisiologista 
Altamiro Bottino e dos também preparadores físicos Leandro Cardoso e Ricardo Henriques
.
Preparador físico Marlos Almeida especial Botafogo (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)Preparador físico exibe o aparelho conectado à cadeira (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)
 
No mês de fevereiro, o departamento médico do Botafogo ficou cheio, derrubando a máxima das raras lesões em 2011. Houve um momento de apreensão, mas logo tudo se acalmou. O meia Andrezinho é um dos exemplos. Tanto ele quanto Maicosuel tiveram dois problemas, ambos em locais semelhantes. A segunda vez do camisa 10 era um edema, que, quando clinicamente curado, teve outro obstáculo identificado via dinamômetro. A decisão de não liberá-lo foi certeira.

- Havia uma diferença nos gráficos de uma perna para a outra. O risco era grande. Há um protocolo para fazer este e outros testes antes da volta ao campo. Optamos por segurá-lo mais uma semana e agora há um acompanhamento especial - explica o profissional alvinegro, em referência ao caso à parte de Andrezinho, que passou quatro anos como reserva no Internacional e tinha o corpo condicionado a métodos e exigências de esforço diferentes.

andrezinho avaliação física botafogo (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)Diferença de Andrezinho (35kg para 55kg), quando
se recuperou de lesão na coxa: confira a linha quepontua crescimento (Foto: André Casado/GE.COM)
 
O pioneirismo também permite notar se alguém faz o trabalho com menos afinco.

- Se está leve, descobrimos na hora que estamos perdendo tempo. Não há chance de haver um trabalho abaixo ou acima do que deve ser feito naquele momento - garante o preparador físico.
No clube, só há um exemplar do aparelho. Mas, diante do custo baixo (cerca R$ 2 mil), é provável que em breve outros sejam adquiridos, para aplicar a técnica até mesmo nas categorias de base.

 saiba mais

 Botafogo explora técnica da termografia para prevenção de lesões musculare

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/decisivo-para-loco-aparelho-do-bota-da-palavra-final-na-avaliacao-fisica.html

Parceiro de Oswaldo há 45 anos, Luiz Alberto é a voz da razão no Botafogo

Amigo, auxiliar, consultor e confidente do técnico, ex-goleiro do Fla disseca décadas de idas e vindas e se iguala num quesito: bom contador histórias

Por André Casado Rio de Janeiro

Às vésperas da decisão da Taça Rio, contra o Vasco, muitos torcedores estão loucos para saber o que se passa pela cabeça do treinador do Botafogo. Pois há apenas uma pessoa que tem todas essas informações. Há 45 anos indo e voltando na vida de Oswaldo de Oliveira, o auxiliar Luiz Alberto é a verdadeira voz da razão das atitudes tomadas no comando técnico do clube. A amizade de infância se estendeu para o futebol, consolidou-se nos bastidores do exterior e teve seu laço mais estreito a partir de 2001, quando a dupla, definitivamente, não se separou mais.

Ex-goleiro do Flamengo no início da década de 80, integrante do elenco que foi campeão mundial em 1981, o confidente do chefe alvinegro é discreto em escala máxima, a ponto de poucos notarem sua presença, sempre mais observadora e com papos ao pé do ouvido com Oswaldo. Luiz "San", apelido que recebeu no Kashima Antlers, do Japão, admite que tem diversas semelhanças com o amigo, porém a maior delas foi facilmente identificada em menos de cinco minutos com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, após um treino no Engenhão: a veia para contar histórias.

seleção 1972 Luiz Alberto (Foto: Arquivo Pessoal)A imagem perdeu a cor com o tempo, mas é possível ver Luiz Alberto (segundo em pé) e Oswaldo (o primeiro agachado) sem camisa, de cabelos loiros longos. Ele não jogou a partida amadora (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Se deixar, confirma, ambos varam a noite batendo papo sobre futebol com um chopinho gelado na mesa. A memória privilegiada de lado a lado só falha num detalhe: quem é o mais velho?

- Eu tenho 60 anos, mas o Oswaldo (61) é gato, porque ele era mais novo que eu na infância. Ficamos um tempo separados... Temos essa impressão, é estranho (risos) - diverte-se.

Desde o colégio Daltro Santos, em Bangu, quando o atual treinador do Botafogo era um meia-direita de categoria, a aproximação já existia. Luiz Alberto recorda-se de grandes partidas disputadas contra turmas rivais. Mas os caminhos distintos o separaram. Enquanto um firmou-se como profissional na Gávea, o outro estudou e virou preparador físico, espelhando-se no professor Carlos Alberto Parreira, que o orientou na Zona Oeste carioca.

Estamos construindo o caminho para sermos campeões. As equipes começam de trás para frente. Ter um poder defensivo sólido é fundamental, sem abrir mão do trabalho de ataque. No Botafogo, existiu um entendimento rápido disso. O esquema é parecido (com o do Kashima), marcamos sob pressão e temos três meias"
Luiz Alberto
 
Em 1973, o primeiro reencontro: o Bangu, de Luiz, enfrentaria o Bonsucesso, de Oswaldo. Um longo abraço e uma promessa: trabalhariam juntos um dia. Na década de 80, ao encerrar precocemente a carreira debaixo das traves, que nunca lhe assegurou um posto de real destaque, o hoje auxiliar também correu atrás de sua graduação completa e foi parar na seleção do Qatar, a convite de Evaristo de Macedo. Lá, bateu de frente novamente com o antigo parceiro.

- Eu o ajudava no clube dele, o Al-Arabi, sempre que dava. E fazíamos muita coisa juntos na cidade, até cozinhávamos. Abríamos um livro de receitas, como os da Ana Maria Braga, e aprendíamos como fazer tudo, na marra. Nunca tivemos um atrito - conta, orgulhoso, Luiz San.

Parceria definitiva
A terceira e derradeira oportunidade surgiu quando Oswaldo de Oliveira, então campeão recente do Mundial de Clubes da Fifa, pelo Corinthians, trouxe o amigo para o Fluminense, em 2001, ainda como preparador de goleiros. Em 2005, ele se tornaram, enfim, técnico e auxiliar principal. Além da ligação afetiva por tantas décadas, as características de Luiz Alberto completam o ponderado comandante, que vez por outra não evita seus momentos de perda de controle.

- Luiz é muito, muito calmo e me conhece bem. Nossa confiança e entrosamento um com o outro são enormes. O equilíbrio e a inteligência dele para o futebol fazem com que eu o consulte para tudo, desde substituições, mudanças táticas a avaliações de desempenho. Por exemplo: quando passei o Fellype Gabriel para a lateral esquerda pela primeira vez, ele endossou na hora. Ganhamos o jogo no Japão - destacou Oswaldo, que vive às voltas de improvisar seu versátil meia mais uma vez, justamente na final do turno, que acontece neste domingo.

Luis Alberto auxiliar Oswaldo Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Luiz Alberto puxa na memória histórias dos encontros entre os dois (Foto: André Casado/Globoesporte.com)
 
- Já nasci com isso, sempre fui frio. É algo que se desenvolve ainda mais quando goleiro. Nas piores situações, eu me mantenho calmo. A frequência cardíaca baixa pode ajudar, enxergo o jogo de cima e passo minha visão do adversário no intervalo, já que ele não gosta de ponto no ouvido, e confrontamos as ideias - detalha Luiz "San", sem negar uma semelhança da invencibilidade do Glorioso na temporada (21 partidas) com a que emplacaram na chegada ao Japão.

- Lá foram 13 jogos, se não me engano, e tínhamos de tirar uma diferença de doze pontos para o líder. O time estava bem atrás, em 2007. Fomos campeões e ganhamos respeito. Estamos construindo aqui o caminho para sermos campeões. As equipes começam de trás para frente. Ter um poder defensivo sólido é fundamental, sem abrir mão do trabalho de ataque. No Botafogo, existiu um entendimento rápido disso. O esquema é parecido, marcamos sob pressão. E o Oswaldo trabalha o emocional do jogador como poucos fazem - acredita.

Luiz Alberto e Oswaldo de Oliveira  (Foto: Arquivo Pessoal)Antes de uma partida pelo Kashima, Luiz Alberto e
Oswaldo posam para foto (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Sem sonho com carreira solo
Na onda atual dos assistentes que seguem carreira solo, Luiz Alberto diz que não vai embarcar nessa. Sua lealdade não deixaria. E também reconhece que não tem o perfil:

- Estou recente nesta função e quero ajudar meu amigo o tempo que eu puder com ele. Sei que posso ser mais útil assim, e ele enxerga qualidades em mim. Isso me basta.

Sem pestanejar, em contrapartida, o treinador parece não abrir mão de sua presença diariamente, com a prancheta de atividades e as novas ideias.

- É meu braço direito e esquerdo - resumiu.

FONTE:
 nhttp://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/parceiro-de-oswaldo-ha-45-aos-luiz-alberto-e-voz-da-razao-no-botafogo.html

Botafogo ganha amuleto para a final da Taça Rio: o pai de Loco Abreu

Washington Miguel veio com o filho do Uruguai depois de
prever os três gols na semifinal do torneio contra o Bangu

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro

Na semana que antece a decisão da Taça Rio, domingo, contra o Vasco, às 16h (de Brasília), no Engenhão, o Botafogo ganhou um reforço fora de campo. Pai de Loco Abreu, Washington Miguel compareceu pelo segundo dia seguido ao treinamento do time, quase como um amuleto do filho, cercado de superstições.

Para se ter uma ideia, depois da vitória por 4 a 2 sobre o Bangu, na semifinal da Taça Rio, Loco disse que seu pai havia previsto os três gols. O atacante foi ao Uruguai para levar a bola de presente e trouxe Washington Miguel para o Brasil com ele.


Pai do Loco,Washington Miguel  (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Pai do Loco, Washington Miguel veio ao Brasil tietar atacante (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
Com a garrafa de chimarrão a tira colo, Washington sentou no gramado sintético em volta do campo anexo do Engenhão para acompanhar o treinamento. De óculos escuros e bermudas, parece estar em casa no Rio apesar de ser a primeira vez em que vem à cidade para assistir a uma partida do camisa 13.

- No Uruguai, consigo acompanhar os jogos dele pela internet. Só tinha vindo ao Brasil na época do Grêmio - concluiu.

Clique e confira os vídeos do Botafogo

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/04/botafogo-ganha-amuleto-para-final-da-taca-rio-o-pai-de-loco-abreu.html

Guardiola anuncia saída do Barça e afirma: 'Não é uma situação fácil'

Treinador diz que demorou a comunicar aos jogadores a decisão de deixar o comando do time. Clube anuncia Tito Vilanova como o novo comandante

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

pep guardiola barcelona coletiva (Foto: Agência Reuters)Guardiola de cabeça baixa durante a coletiva
(Foto: Agência Reuters)
 
A eliminação da Liga dos Campeões da Europa para o Chelsea, terça-feira, foi o prenúncio do fim da era Guardiola no Barcelona. Nesta sexta-feira, o comandante do time culé anunciou em entrevista coletiva que vai deixar o clube após o fim da temporada. Ele afirmou que já havia comunicado à diretoria que deixaria o cargo, mas que preferiu não informar ao elenco da equipe catalã. O auxiliar Tito Vilanova será o novo técnico de Lionel Messi, Xavi & cia.

- Não é uma situação fácil pra mim. Lamento a incerteza que gerei por conta disso. É um erro que assumo. Mas a exigência como treinador é muito grande. Por isso renovava de ano em ano. Quatro anos é uma eternidade como treinador do Barça. No início de dezembro, comuniquei ao presidente e ao Zubizarreta que minha etapa aqui estava acabando. Mas eu não podia dizer isso aos jogadores, pois o treinador é um dos pilares no vestiário... Desgasta tudo, e tem me desgastado. Esta é a principal razão para a minha saída- disse o treinador.
O presidente do Barcelona, Sandro Rossell, aproveitou para acabar com as especulações e anunciou Vilanova como o novo treinador. Tudo sob os olhares de alguns jogadores do elenco, entre eles Iniesta, Puyol, Xavi, Fabregas, Piqué, Busquets e Valdes.

- A decisão do Pep foi uma das mais difíceis que tive que aceitar. Por mim, continuaria. Mas é uma decisão pessoal. Eu nunca havia visto uma reação como a de terça no Camp Nou. Isto é o espírito culé. Esperamos continuar administrando da melhor maneira possível. O próximo técnico do Barça será Tito Vilanova. Tito é uma pessoa já do clube e vai diretamente ao encontro do nosso projeto - anunciou Rossell.

Guardiola aproveitou o encontro com os jornalistas para agradecer publicamente o esforço do elenco nas últimas temporadas.

- Quero agradecer aos jogadores, pelo privilégio de trabalhar com eles. É um prazer ter trabalhado com eles. Eu estou indo embora para poder me recuperar. Vou embora com a sensação de dever cumprido, de ter feito o melhor possível. Éum grande clube, com muita força. Obrigado a todos, por tudo - encerrou o treinador.

pep guardiola sandro rosell barcelona coletiva (Foto: Agência Getty Images)Guardiola recebe um abraço carinhoso do presidente Sandro Rossell (Foto: Agência Getty Images)
 
O treinador negou qualquer tipo de contato com outros clubes europeus, mais precisamente sobre o Chelsea.

- Não me reuni com o Chelsea, seria uma falta de respeito com esse clube. Agora, nesse momento, eu quero descansar e descansar. Não pensei nisso (em quando voltará a trabalhar no futebol) - afirmou o treinador.

tito vilanova barcelona coletiva (Foto: Agência Reuters)Tito Vilanova é o novo técnico do Barça
(Foto: Agência Reuters)
 
O atual treinador do Barcelona também aproveitou para elogiar o seu substituto, Tito Vilanova.

- Acho que o clube fez bem em acertar com o Tito. ele tem toda a minha admiração, me ajudou muito. Os jogadores sabem como ele é. Não precisarão de tempo para se adaptar muito. Ele não terá que mudar muita coisa. Ele poderá dar aos jogadores agora o que eu sinto que não posso mais dar - disse o comandante. 

Um dia após o empate com os Blues, resultado que decretou a desclassificação da Champions em pleno Camp Nou, Rosell chegou a fazer uma proposta sem limite de valor, uma verdadeira espécie de ‘cheque em branco’, para a renovação de contrato. O técnico, entretanto, pediu mais uns dias para pensar e preferiu, então, dar ponto final à sua trajetória no clube espanhol, não permanecendo para a próxima temporada.

O diretor de futebol Zubizarreta explicou como foi a decisão por Vilanova.

- Esta é uma coletiva de imprensa que eu nunca queria dar. Quando o Pep nos disse que não queria continuar, não queríamos acreditar. Pensamos que Pep foi bom o suficiente e agora sabemos qual o melhor caminho a seguir. E eu disse a Pep que a melhor opção seria Tito. E a partir daí já trabalhamos. Ele representa jogo, ideia, preparação. Ele tem compromisso, trabalho, personalidade. Assim é Tito. Ele é diferente de Pep, isso é claro, mas trabalhamos com esta ideia, com este perfil. Sempre vemos quem está por perto para trabalhar. E quem temos aqui? Tito. Foi fácil a escolha - falou Zubizarreta.

zubizarreta sandro rosel guardiola barcelona coletiva (Foto: Agência Getty Images)Obsrevado por Rossel, Guardiola é abraçado por Zubizarreta (Foto: Agência Getty Images)
 
Guardiola, no entanto, ainda tem a chance de conquistar mais dois títulos à frente da equipe espanhola. O Barça ainda luta com o Real pela Liga Espanhola e duelará com o Athletic Bilbao na final da Copa do Rei.

- Eu queria fazer o melhor que um treinador poderia fazer. Normalmente, os treinadores do Barça não duram. Meu caso foi uma rara exceção. Não me toca falar do meu legado. Vou com a sensação de dever cumprido. Estou feliz com o que fiz. Minha família não influenciou em nada. Minha companheira já sabia que tipo de trabalho eu tinha quando era jogador, e meus filhos são muito pequenos ainda. É uma decisão que tem o apoio dela, mas é minha.

Após encerrar vitoriosa carreira como meio-campista em 2007, Joseph Guardiola foi contratado pelo Barcelona para, inicialmente, comandar o time B. Já na temporada 2008/09, porém, Pep já estava à frente do quadro principal do Barça.

pique iniesta valdes barcelona coletiva (Foto: Agência Getty Images)Piqué, Iniesta e Valdés na coletiva de despedida de
Guardiola (Foto: Agência Getty Images)
 
Desde que assumiu o comando técnico culé, Guardiola colecionou conquistas e reconhecimento nacionais e internacionais. Além dos inúmeros títulos (mundiais de clubes da Fifa em 2009/11, Liga dos Campeões da UEFA em 2009/11, Supercopa Europeia em 2009/11, tri espanhol em 2009/10/11 e Copa do Rei em 2009), o treinador foi decantado como responsável pelo futebol de sonhos exibido pelo Barcelona, considerado pela imprensa internacional o melhor time do planeta.

Zubizarreta garantiu que Tito sofrerá mesma pressão que Guardiola sofria, mas, sempre, com total apoio do clube.

- Pressão para Tito? No Barcelona sempre há pressão. Buscaremos a cumplicidade de todos os laços para que nos ajudem. Ele terá o mesmo apoio que Pep tinha, O compromisso é exatamente o mesmo. Tem que ter a força e o caráter para fazer este trabalho. Ele tem valor, força, caráter e personalidade. Estaremos aqui para ajudá-lo.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2012/04/guardiola-nao-comandara-barcelona-na-proxima-temporada-diz-jornal.html

TST concede habeas corpus a Oscar, que poderá jogar onde quiser

São Paulo não se pronuncia, e dirigente do Inter adota cautela. Meia foi avisado via mensagem no celular: 'Eu nem acredito', respondeu

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Oscar chega na RBS TV (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Oscar: liberado para permanecer no Internacional
(Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
 
O ministro Guilherme Caputo Bastos, do Tribunal Superior do Trabalho, concedeu nesta quinta-feira um habeas corpus em favor do meia Oscar. Com a decisão, o atleta poderá trabalhar onde quiser - ele tem contrato com o Inter. O deparamento jurídico do São Paulo não quis se pronunciar sobre a decisão.

- A obrigatoriedade da prestação de serviços a determinado empregador nos remete aos tempos de escravidão e servidão, épocas incompatíveis com a existência do Direito do Trabalho, nas quais não havia a subordinação jurídica daquele que trabalhava, mas sim a sua sujeição pessoal. Ora, a liberdade, em suas várias dimensões, é elemento indispensável ao Direito do Trabalho, bem como a existência do trabalho livre é pressuposto histórico-material do surgimento do trabalho subordinado, e, via de consequência, da relação empregatícia - disse o ministro Caputo Bastos, citando o colega de TST, ministro Maurício Godinho.

Oscar estava saindo de um cinema em Porto Alegre quando recebeu a notícia de um assessor, via mensagem por celular.

Eu nem acredito, era o que eu queria, estou feliz da vida"
Oscar
 
- Eu nem acredito, era o que eu queria, estou feliz da vida - respondeu o jogador.

Cauteloso, o departamento jurídico do Inter prefere se manifestar sobre a reinscrição do jogador na CBF somente após ser comunicado oficialmente pelo TST. O vice de futebol do Colorado, Luís Anápio Gomes, não escondeu a felicidade com a decisão do Tribunal, mas deixou claro que o clube espera para analisar a situação.

- O Inter espera justiça há bastante tempo. Nos deixa satisfeitos, embora ainda prudentes. Precisamos saber o que fazer para ter o Oscar legalmente de volta agora. Essa questão jurídica não é da minha alçada. Fico satisfeito com a perspectiva da volta do jogador, mas a posição oficial do Inter virá do departamento jurídico - disse à Rádio Gaúcha.

Oscar segue treinando no Inter, clube com o qual tem contrato. Mas, por determinação da Justiça do Trabalho no estado de São Paulo, ele foi inscrito na Confederação Brasileira de Futebol como jogador do Tricolor. A decisão deverá ser revista.

Oscar já havia ajuizado ação cautelar no TST para que fosse liberado para julgar pelo Internacional. No entanto, o relator do pedido, ministro Renato de Lacerda Paiva, ficou impossibilitado de julgar em razão de um recurso pendente no Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região (TRT-SP).

De acordo com o site do TST, o ministro relator do habeas corpus ainda alertou que a decisão judicial "que determina o restabelecimento obrigatório do vínculo desportivo com o São Paulo, em contrariedade à vontade do trabalhador, cerceia o seu direito fundamental de exercício da profissão."  Assim, Caputo Bastos concedeu liminar em habeas corpus para autorizar Oscar a exercer livremente a sua profissão, participando de jogos e treinamentos em qualquer localidade e para qualquer empregador, "conforme sua livre escolha."

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/04/tst-concede-habeas-corpus-oscar-que-podera-jogar-onde-quiser.html

Fábio pede desculpas a Alessandro e põe fim à polêmica do clássico

De cabeça fria, goleiro do Cruzeiro diz não tem direito de julgar ninguém

Por Marco Antônio Astoni Belo Horizonte
 
Após a derrota do Cruzeiro para o América-MG, por 3 a 2, pelo primeiro jogo das semifinais do Campeonato Mineiro, Fábio deu fortes declarações em relação ao americano Alessandro. O goleiro se queixou dos gestos do atacante, após o terceiro gol, insinuando que o confronto já havia acabado. Nesta quarta-feira, de cabeça fria, o capitão cruzeirense pôs uma pedra sobre a polêmica e pediu desculpas para Alessandro.

Fábio, goleiro do Cruzeiro (Foto: Marco Antonio Astoni / Globoesporte.com)Fábio pede desculpas a Alessandro em coletiva (Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)
- Eu nunca fui um cara de polêmica, criar problema. Acho que o Alessandro está certo, o cara faz o gol e comemora como quer. Mas as consequências não são o que se espera. Até peço desculpas para ele. Quem sou eu para julgar as pessoas? Somente Deus sabe tudo. Ele faz o julgamento e determina as coisas corretas. Mas acho que o jogo será disputado. Não pelas coisas que aconteceram na partida ou depois da partida, mas sim pela disputa da vaga para a final. Eu acho que isso é uma oportunidade muito grande de se motivar e buscar empenho necessário dentro das partidas para conquistar a vitória.

Fábio acredita que o Cruzeiro tem condições de reverter a vitória e que os fatores extracampo devem ser deixados de lado.

- A derrota foi o que nos prejudicou. Muito mais do que o que foi declarado ou do que qualquer gesto na partida. A equipe não jogou bem, estamos cientes disso e ainda vimos o América-MG jogar bem a maior parte da partida, conseguindo um belo rendimento. Mas conseguimos dois gols, mesmo não indo bem no jogo, para a sequência do jogo de volta. Decisão são duas partidas e nem sempre fica resolvido no primeiro jogo. Temos plenas condições de vencer. Temos equipe para isso. Esperamos render o que podemos. Se render, fica próximo de conseguirmos um bom resultado.

Cruzeiro e América-MG se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O time azul precisa de vitória por qualquer placar pra se classificar às finais do estadual. Ao Coelho basta o empate.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/futebol/campeonato-mineiro/noticia/2012/04/fabio-pede-desculpas-alessandro-e-poe-fim-polemica-do-classico.html