sábado, 24 de março de 2012

No sufoco, Minas vence Florianópolis e empata série das quartas de final

Após abrir 2 sets a 0, time mineiro cede o empate, mas ganha no tie-break após salvar três match points. Duelo decisivo será em Santa Catarina

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
 
O choro do veterano Henrique ao final da partida resumiu bem o esforço do Minas na noite desta sexta-feira e a importância do resultado obtido. Depois de abrir 2 sets a 0 e ter três match points a seu favor, o time mineiro viu o Florianópolis voltar ao jogo, levar o duelo para o tie-break e também ter três chances de vencer a partida. Mas, empurrado do início ao fim pela torcida que lotava a Arena Juscelino Kubitschek, em Belo Horizonte, a equipe da casa ganhou a partida por 3 sets a 2 (26/24, 25/20, 29/31, 24/26 e 18/16), forçou a terceira partida das quartas de final e se manteve viva na Superliga.
A série agora volta para Santa Catarina. Na próxima sexta-feira, às 21h, as equipes decidem quem avança para as semifinais no Capoeirão.
- Foi muito bom poder ter entrado e ajudado a equipe. O pessoal está fazendo uma Superliga maravilhosa e, agora, vamos para Florianópolis buscar a vitória para passarmos para a próxima fase - afirmou Bruno Temponi, autor dos dois pontos que decidiram a partida.

vôlei Minas (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Jogadores do Minas comemoram ponto durante a vitória desta sexta-feira (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
A partida começou muito equilibrada. Bem no ataque, o Minas era um pouco melhor, mas cometia muitos erros e via o Florianópolis sempre próximo. Em bloqueio de Lucarelli, o time da casa abriu três pontos (21/18), mas desperdiçou três ataques em sequência para colocar os catarinenses outra vez no jogo. E foram os visitantes que tiveram a primeira chance de fechar a parcial, mas não aproveitaram o set point. Os mineiros não desperdiçaram a oportunidade. Manius bloqueou o ataque de Renato para fazer 26/24.
Com as duas equipes errando muitos saques, o jogo demorou a deslanchar no princípio da segunda parcial. Mas, aos poucos, o Minas foi tomando as rédeas da partida e abriu três pontos quando Filip acertou bom ataque na diagonal (15/12). Em bloqueio de Otávio, a distância aumentou para quatro (19/15), e o Florianópolis não conseguiu mais reagir. Em mais um bloqueio, desta vez de Lucarelli, o time mineiro fez 2 sets a 0: 25/20.
Embalado pelo bom momento, o Minas era um pouco melhor no terceiro set, mas não o suficiente para abrir distância. O Florianópolis aproveitou para ficar na frente em ace de Rivaldo, que marcou dez pontos apenas nesta parcial. Mas os catarinense cometeram dois erros seguidos que deram a ponta outra vez para os mineiros. Ninguém estava disposto a se entregar. Primeiro, os visitantes salvaram três match points. Depois, os mandantes evitaram três set points. Mas, na quarta oportunidade, Renato jogou a bola no fundo da quadra mineira, Polaco e Lucarelli ficaram indecisos, o time de Santa Catarina fez 31/29.
O Florianópolis então cresceu. O time diminuiu os erros, e foi a vez do Mina de correr atrás. A equipe da casa até conseguiu amarrar bem o jogo, apesar dos oito pontos de João Paulo no set, todos de ataque. Mas, em ataque para fora de Lucarelli, os catarinenses levaram o duelo para o tie-break: 26/24.
Os nervos estavam a flor da pele no set decisivo, e a situação ficou ainda mais tensa para o Minas, que perdeu Henrique, com dores musculares, logo no início do tie-break. As duas equipes ficaram trocando pontos, com nenhuma equipe conseguindo abrir dois de vantagem. E foi o Florianópolis quem teve a primeira chance de fechar o jogo, e também a série. A segunda e a terceira oportunidades também foram catarinense. Mas então apareceu o ponteiro Bruno Temponi, reserva dos anfitriões. Com dois bloqueios seguidos, ele garantiu a vitória mineira por 18/16 e levantou a torcida no ginásio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/no-sufoco-minas-vence-florianopolis-e-empata-serie-das-quartas-de-final.html

À caça do líder, Botafogo defende sua longa invencibilidade contra o Duque

Dois pontos atrás do Macaé, Alvinegro recebe o rival, no Engenhão, com equipe provavelmente mista. Se não perder, baterá marca da década

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Fellype Gabriel, Caio e Jobson no treino do Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo) Após dancinha, Felipe Menezes, Caio e Jobson
disputam vaga (Foto: Alexandre Cassiano/O Globo)
Quando entrar em campo neste sábado, às 16h, no Engenhão, com o Duque de Caxias de adversário, o Botafogo fechará a maratona a que tem sido submetido nos últimos dez dias, com quatro partidas, e seguirá sua caça ao líder Macaé, que está dois pontos à frente no Grupo A. Mais do que isso, estará em jogo a defesa da invencibilidade na temporada, que completaria 15 jogos - somando com o último de 2011, seriam 16. Na década, o clube só ostentou tal feito entre 2007 e 2008, quando ficou os mesmos 15 compromissos sem ser batido.
A motivação e a confiança crescem quando o palco é a casa alvinegra. Apesar de vir de um teste para cardíaco, como definiu o técnico Oswaldo de Oliveira, a respeito da classificação nos pênaltis contra o Treze-PB, pela Copa do Brasil, o time costuma ter bom desempenho e triunfou em quatro das sete vezes, sendo todas elas por mais de um gol de diferença. Desta vez, porém, alguns titulares serão poupados, em função do desgaste e o desafio passa a ser maior. Loco Abreu é um dos que está fora de combate, seguindo trabalho de recondicionamento.
- Alguns campos inibiram muito a forma de a nossa equipe atuar, com toque de bola e velocidade, e isso se comprova com as atuações que temos tido no Engenhão - repete Oswaldo há algumas semanas.
Ainda sonhando com uma das vagas do Grupo B para as semifinais da Taça Rio, o Duque de Caxias pode terminar a rodada na zona de classificação. Para isso, o time precisa de uma vitória sobre e torcer para Bangu e Volta Redonda, que pegam Nova Iguaçu e Flamengo, respectivamente, não fazerem o mesmo. Mas para atingir o objetivo, a equipe precisa quebrar um tabu de três anos sem triunfo sobre os grandes. O primeiro e último na história foi por 3 a 2 sobre o Flu, em 2009.
O duelo no Engenhão terá arbitragem de Péricles Bassols Cortez, que vai contar com duas mulheres como auxiliares: Lilian da Silva Fernandes e Andréa Marcelino de Sá. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes em tempo real, com vídeos, a partir das 15h30.

header as escalações 2

Botafogo: pela primeira vez no ano, a equipe que entra em campo é um verdadeiro mistério. Oswaldo assegurou que pouparia os jogadores, mas, a princípio, relacionou quase todos e decide na última noite. Ele passou as últimas 48 horas avaliando quem estava mais desgastado e, provavelmente, deverá tirar um dos laterais - maior chance para Lucas -, o volante Marcelo Mattos, um dos meias, Andrezinho ou Fellype Gabriel, e Loco Abreu. Assim, a formação seria Jefferson, Lucas Zen (Gabriel); Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos (Lucas Zen); Renato, Andrezinho (Fellype Gabriel) e Elkeson; Caio (Jobson) e Herrera.
Duque de Caxias: para a partida, o técnico Eduardo Allax terá a volta de dois meias: Danilo, que teve um problema na coxa e ficou fora do jogo contra o Resende, e Raphael, que sentiu mal às vésperas da partida e também foi desfalque. A outra modificação na equipe deve ser a entrada do zagueiro Fábio Aguiar no lugar de Jorge Fellipe, machucado. Provável escalação: Fernando; Arilson, Paulão, Fábio Aguiar e Rodrigues; Neves, Juninho, Carlos Alberto e Jefinho; Watthimem e Gilcimar.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Botafogo: os meias Maicosuel, com estiramento na coxa direita, e Vitinho, fratura no pé direito, são desfalques e só voltam em abril. Loco Abreu será poupado, para evitar cansaço excessivo, de acordo com a planilha da comissão técnica para recondicionamento físico e técnico.
Duque de Caxias: o treinador perdeu um de seus principais jogadores para a partida: o zagueiro Jorge Fellipe, que levou uma pancada na cabeça na partida contra o Resende, ainda se encontra em fase de recuperação e não foi liberado pelo departamento médico. Quem também está fora é o lateral-esquerdo Gilberto, lesionado, e o atacante Laio, que está emprestado pelo Botafogo e, juridicamente, não pode enfrentar o clube com o qual tem contrato.

header fique de olho 2

Botafogo
: confirmado de volta, Elkeson terá a missão de, ao lado de Herrera, liderar o setor ofensivo do time e voltar a brilhar, como começou a fazer no fim da Taça Guanabara, marcando quatro gols. Ele se disse motivado para arriscar de fora da área e é um dos únicos a estar 100% fisicamente, por ter ficado duas semanas se recuperando de dores na panturrilha e também não ter entrado em campo no empate com o Treze-PB - vitória por 3 a 2 nos pênaltis.

Duque de Caxias: se Gilcimar vai ser o alvo das atenções no ataque caxiense, por sua presença de área, o folclórico Watthimen pode ter sua chance de marcar o primeiro gol sobre um clube grande. Ele ganhou espaço aos poucos e já decidiu o jogo contra o Nova Iguaçu, na terceira rodada da Taça Rio.

header o que eles disseram

Renato, volante do Botafogo:Vimos vídeos do time do Duque e notamos que eles têm laterais que apoiam muito, jogadores rápidos e que gostam de arriscar. Com o novo treinador (Eduardo Allax), conseguiram uma vitória, um empate e sofreram uma derrota. O centroavante (Gilcimar) é alto e forte, vai ser usado como referência. É preciso atenção para não sermos surpreendidos. Precisamos muito desses pontos para adiantarmo essa classificação”

Eduardo Allax, técnico do Duque de Caxias: “Contra o Flamengo, pedi aos jogadores que não se defendessem somente. Senão, eles ganhariam, mesmo com dificuldades, e não iríamos participar do jogo. Tenho time para isso, por isso não vou recuar da forma que se espera. E foi um jogo aberto (2 a 1). Contra o Botafogo, vamos tentar o mesmo, uma postura normal, de cuidados, mas de igual para igual. Nosso sonho é a classificação e ainda temos condições para isso.
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Esta é apenas a quinta vez que Botafogo e Duque de Caxias se enfrentam na história
do Campeonato Carioca. Nos quatro jogos anteriores, foram quatro vitórias alvinegras, todas no Engenhão: 4x1 em 2008, 4x0 em 2009, 2x1 em 2010 e 2x1 em 2011.

* O Botafogo atua pela oitava vez no Engenhão esse ano, com quatro vitórias e três empates. Ao todo, o Glorioso já disputou 148 partidas no estádio, com o seguinte retrospecto: 85 vitórias, 40 empates e 23 derrotas, com 296 gols marcados e 159 sofridos.
* Em 148 jogos no Engenhão, o Botafogo só não balançou as redes em 15 partidas. Os artilheiros do time no estádio são Loco Abreu, com 35 gols, e Herrera, com 30.
* O Duque de Caxias disputa pela quinta vez a primeira divisão do Campeonato Carioca e sua melhor campanha foi no ano passado, quando terminou na décima posição. Em suas quatro participações anteriores no torneio, o time conseguiu apenas uma vitória diante de um dos quatro grandes do Rio: 3x2 sobre o Fluminense, em 2009. Ao todo, são 19 jogos com um triunfo, um empate e 17 derrotas.
header último confronto v2
O Botafogo recebeu o Duque de Caxias no Engenhão, no dia 20 de janeiro de 2011, pela Taça Guanabara, e venceu de virada por 2 a 1. Somália abriu o placar para o Tricolor da Baixada, mas Loco Abreu e Caio derama vitória para o Glorioso no segundo tempo. No fim da partida, o uruguaio reclamou do estilo supostamente defensivo do time e criou polêmica com o técnico Joel Santana.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/03/caca-do-lider-botafogo-defende-sua-longa-invencibilidade-contra-o-duque.html

Campo de treino do Engenhão tem grama aparada e tratada nesta sexta

Titulares não trabalharam com bola nos dois últimos dias e reduziram carga

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Com a sequência de treinos do Botafogo e de adversários de Fla e Flu pela Libertadores, o campo anexo do Engenhão tem sido utilizado ainda com mais frequência em 2012. Para manter o nível de qualidade, o local recebeu um tratamento especial, nesta sexta-feira. Aproveitando que nos últimos dois dias o time titular sequer trabalhou com bola, funcionários apararam e trataram o gramado. Apenas um grupo menor de atletas treinou e reduziu a carga.
Nesta semana, o desgaste foi menor, já que não houve clubes sul-americanos no estádio. O Alvinegro só voltará a usar o campo na próxima segunda-feira. A sede de General Severiano, que comporta a estrura, eventualmente recebe as atividades, mas isso tem sido cada vez mais raro.

Gramado aparado campo anexo Engenhão (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Gramado do campo anexo do Engenhão tem alívio e ganha cuidado (Foto: André Casado/Globoesporte.com)

Gramado aparado campo anexo Engenhão (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Funcionários trabalham no campo na manhã desta sexta-feira (Foto: André Casado / Globoesporte.com)

Nadal arrasa Giraldo e estreia voando no Masters 1000 de Miami

Número 2 do mundo faz 6/2 e 6/0 e agora encontra a tcheco Stepanek no torneio americano

Por GLOBOESPORTE.COM Miami, EUA
 
Foi de forma arrasadora a esteia de Rafael Nadal no Masters 1000 de Miami. Com parciais de 6/2 e 6/0, o número 2 do mundo eliminou o colombiano Santiago Giraldo (57º) por 2 a 0, em 1h09, nesta sexta-feira, e avançou no torneio americano. Na próxima rodada, o espanhol terá pela frente o tcheco Radek Stepanek.

Rafael Nadal, Masters 1000 de Miami (Foto: EFE)Rafael Nadal não tomou conhecimento de Giraldo em sua estreia no Masters 1000 de Miami (Foto: EFE)
Nadal não encontrou a menor resistência em seu oponente, que formará e equipe da Colômbia que enfrentará os brasileiros na Copa Davis. Giraldo só conseguiu dois games diante do Touro Miúra e se despediu da disputa..

O próximo rival de Nadal, assim como o espanhol, folgou na rodada inaugural. Radek Stepanek estreou em Miami tendo mais trabalho. 25º do ranking, o tcheco derrotou o alemão Tommy Haas (145º) também por 2 a 0, mas com parciais de 7/6(4) e 6/1.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/03/nadal-arrasa-giraldo-e-estreia-voando-no-masters-1000-de-miami.html

Jô é multado e afastado do grupo principal por tempo indeterminado

Atacante ficará treinando em separado, junto com as categorias de base. Segundo dirigente, atacante pediu desculpas ao grupo pela indisciplina

Por Diego Guichard Porto Alegre
 
Cabisbaixo, o centroavante deixou o Beira-Rio às 16h30m desta sexta-feira. Entrou direto no seu carro, que estava em frente ao vestiário, e não falou com a imprensa. Ele havia acabado de receber a notícia de que a ausência na viagem para a Bolívia, onde o Inter empatou (1 a 1) com The Strongest, na última quarta-feira, não passou em branco.

– Ele será multado no direito de imagem. Além disso, ficará treinando (em separado) por tempo indeterminado – disse o vice de futebol do Colorado, Luís Anápio Gomes.


Jô, centroavante do Inter (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)Cabisbaixo, Jô deixa o Beira-Rio após saber da punição (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
 
De acordo com o dirigente, Jô pediu desculpas para a comissão técnica. Admitiu o erro pelo sumiço na hora de embarcar com a delegação. Visivelmente chateado com a situação do atacante, o diretor técnico Fernandão fez questão de se pronunciar sobre o caso. Espera que o jogador dê a volta por cima.

– Ele colocou que irá tentar reverter (a situação). Não é um afastamento definitivo. Pode durar uma semana, duas, um mês, dois meses – contou Fernandão, em coletiva ao lado do gramado suplementar. – Acreditamos nele, na possibilidade de reverter.
Nos próximos dias, Jô treinará no CT de Alvorada, no mesmo campo onde trabalham as categorias de base.

Entenda o caso

No último treino antes do embarque para a Bolívia, Jô deixou o trabalho mais cedo, alegando mal-estar. Depois disso, o jogador não foi mais localizado pela direção do clube e ficou fora da viagem para La Paz.

Um dia depois, o centroavante treinou no Beira-Rio com o grupo que não participou da viagem. A atitude de Jô causou mal-estar entre a direção e a comissão técnica.

- Estou muito decepcionado. Imperdoável nada é, mas é um assunto a ser tratado pela diretoria a partir de quinta - disse o técnico Dorival Júnior.


Hamilton é pole na Malásia, e McLaren repete dobradinha; Massa sai em 12º

Fora do Q3, brasileiro larga uma posição à frente de Bruno Senna; Schumi sai em terceiro, melhor posição desde o retorno em 2010, e Webber supera Vettel

Por GLOBOESPORTE.COM Kuala Lumpur, Malásia
 
A primeira fila do grid de largada do GP da Malásia deste domingo será exatamente igual à de Melbourne, no fim de semana passado. Com o tempo de 1m37s813, Lewis Hamilton confirmou o bom desempenho nos treinos livres e garantiu sua segunda pole position na temporada. Seu companheiro Jenson Button ficou com a segunda posição, completando mais uma dobradinha da McLaren.
Felipe Massa e Bruno Senna ficaram fora da superpole. Ambos avançaram com dificuldade ao Q2 e acabaram eliminados na segunda parte do treino. Bruno largará na 13ª posição, duas atrás do companheiro de Williams, Pastor Maldonado. Massa, com o tempo de 1m37s731, ficou com a 12ª posição no grid de largada. O brasileiro foi três décimos mais lento que o mexicano Sergio Pérez, da Sauber, dono da última vaga no Q3. Apesar da colocação, o piloto da Ferrari ressaltou a melhora do carro, que teve o chassi trocado para a prova malaia.
- Sem dúvida algo de positivo aconteceu. Vinha sofrendo esses dias para achar o balanço ideal, as peças ideais para o ajuste do carro. Para classificação tivemos uma melhora do carro. Independentemente de não ter sido suficiente para passar ao Q3, houve uma melhora no carro - destacou.
F1 GP da Malásia Lewis Hamilton (Foto: Reuters) Lewis Hamilton garantiu mais uma pole position (Foto: Reuters)
O heptacampeão Michael Schumacher, da Mercedes, conseguiu o terceiro lugar no grid, melhor posição desde seu retorno à Fórmula 1 em 2010. Mark Webber pela segunda vez no ano bateu o companheiro de RBR, o atual campeão Sebastian Vettel - cena rara em 2011, e largará em quarto. O finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, fez o quinto melhor tempo, mas como foi punido com a perda de cinco posições no grid, largará apenas na décima posição.


Massa e Senna têm dificuldades para avançar ao Q2
No Q1, como já é de costume, os seis pilotos das três equipes "nanicas" foram eliminados: Heikki Kovalainen e Vitaly Petrov, da Caterham, Timo Glock e Charles Pic, da Marussia e Pedro de la Rosa e Narain Karthikeyan, da HRT. Os dois últimos, pelo menos, conseguiram marcar tempo dentro dos 107% e irão participar do GP da Malásia, após ficarem de fora da prova australiana. A sétima "vítima" foi o francês Jean-Eric Vergne, da STR. Massa e Senna não fizeram uma boa primeira sessão e avançaram para o Q2 com o 15º e o 17º tempos, respectivamente. O destaque desta parte do treino foi companheiro de Bruno na Williams, o venezuelano Pastor Maldonado, com o quinto tempo. A melhor volta foi de Webber. O australiano fez um ótimo tempo com pneus duros: 1m37s172, quase meio segundo abaixo de Schumacher.
Brasileiros ficam fora da superpole


Depois das dificuldades na primeira parte do treino, Massa e Senna foram eliminados no Q2. O piloto da Ferrari marcou 1m37s731, três décimos acima de Sergio Pérez, da Sauber, e largará na 12ª posição. Já Bruno saiu dos boxes apenas no fim da atividade e ficou com o 13º tempo, um décimo assim do compatriota. Seu companheiro de equipe, Maldonado, após uma boa exibição no Q1, passeou na brita logo no início da segunda sessão, perdeu tempo nos boxes para limpar o assoalho do carro e também ficou de fora da superpole. O melhor tempo da sessão foi de Kimi Raikkonen, da Lotus: 1m36s715. Nico Rosberg e Michael Schumacher, da Mercedes, deixaram para fazer a volta rápida com o cronômetro zerado, mas confirmaram o bom desempenho nos treinos livres e avançaram em terceiro e quarto, respectivamente.
Hamilton faz a pole e Button garante dobradinha da McLaren

Mais rápido nas atividades livres de sexta-feira, Hamilton esteve discreto nas duas primeiras sessões do treino classificatório. Mas parece que o inglês guardou as energias para a superpole, quando anotou 1m36s219 e nem precisou baixar o tempo em sua última volta rápida para garantir a segunda pole position na temporada. Com o cronômetro zerado, Button arrancou o segundo lugar de Schumacher e garantiu mais uma dobradinha da McLaren. Assim como na Austrália, Vettel ficou atrás de Webber, quarto colocado. O bicampeão mundial fez o sexto melhor tempo, mas largará logo atrás do companheiro de RBR, em razão da punição de cinco posições recebida por Raikkonen, autor do quinto melhor tempo. Com problemas no KERS (sistema de recuperação de energia cinética), Fernando Alonsou ficou com oitavo lugar do grid.

Confira como ficou grid de largada para o GP da Malásia de 2012:


1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m36s219
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m36s368
3 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m36s391
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m36s461
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1m36s461
6 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m36s634
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m36s658
8 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m36s664
9 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m37s566
10 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m37s698
Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m37s589
12 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m37s731
13 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m37s841
14 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m37s877
15 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m37s883
16 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m37s890
17 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m38s069

Eliminados na primeira parte do treino classificatório: 

18 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - 1m39.077
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m39.306
20 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - 1m39.567
21 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - 1m40.903
22 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - 1m41.250
23 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 1m42.914
24 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - 1m43.655

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/03/lewis-hamilton-faz-pole-e-mclaren-repete-dobradinha-na-malasia.html

R10 detona manual de conduta: 'Barcelona não tem cartilha e ganha'

Craque diz que futebol brasileiro precisa ser mais profissional e se defende: 'Acham que faço pagode 24 horas, mas esquecem que a gente tem família'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Ronaldinho Gaúcho reagiu com firmeza à decisão do gerente de futebol do Flamengo, Jairo do Santos, de distribuir para os jogadores um manual de conduta, no qual, entre outras coisas, pede-se que os atletas durmam cedo. Em entrevista ao canal de TV Fox Sports, o camisa 10 rubro-negro citou como exemplo o Barcelona, clube que o craque ajudou a trilhar caminho de sucesso ao longo da década passada.

- Acho que se precisasse de cartilha, o Barcelona não seria campeão de nada há dez anos. O Barcelona não tem cartilha de nada e é campeão há dez anos seguidos. Lá não tem concentração, nada, mas todo mundo é muito consciente do que tem que fazer. É hora de o futebol brasileiro evoluir cada vez mais por esse lado e deixar as coisas serem mais profissionais - disse R10.

Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo (Foto: Marcelo Carnaval / Ag. O Globo)Ronaldinho caminha no Ninho do Urubu nesta sexta-feira (Foto: Marcelo Carnaval / Ag. O Globo)
 
Ronaldinho aproveitou para se defender. O jogador destacou que não vive na farra e que, quando não está treinando ou jogando, também passa tempo com a família.
- Não saio um dia antes de jogo, não saio dois dias antes de jogo. Todo mundo sabe do que gosto, as pessoas têm uma ligação com o Ronaldinho e acham que quando ele não está jogando futebol, está com instrumento na mão. Acham que faço pagode 24 horas, mas esquecem que a gente tem filho, família, que a gente leva uma vida normal - desabafou.
carta Flamengo jogadores recomendações (Foto: Reprodução)Carta entregue aos jogadores do Flamengo na última quarta-feira (Foto: Reprodução)
 
Na manhã da última terça-feira, Ronaldinho não participou do treino físico realizado na Gávea alegando indisposição intestinal. Na madrugada anterior, o jogador esteve com Adriano numa boate para assistir a show do cantor Belo.