quarta-feira, 21 de março de 2012

Seis meses depois, Venus Williams volta a vencer no circuito mundial


Americana se afastou e passou por tratamento contra Síndrome de Sjögren

Por GLOBOESPORTE.COM Miami


Venus Williams tênis Miami 1r (Foto: AP)Venus Williams comemora sua primeira vitória
no circuito mundial em seis meses (Foto: AP)

Venus Williams está de volta. Longe das quadras desde 31 de agosto do ano passado, a americana fez sua primeira partida oficial de 2012 nesta quarta-feira, no WTA de Miami. O resultado foi o mesmo de seu último jogo: vitória. Por 6/0 e 6/3, a ex-número 1 do mundo derrotou a veterana japonesa Kimiko Date-Krumm, de 41 anos.


O afastamento de Venus pegou o mundo do tênis de surpresa. Depois de vencer seu primeiro jogo no US Open do ano passado, a americana não entrou em quadra na segunda rodada. Por WO, foi a alemã Sabine Lisicki que avançou. Na ocasião, o departamento de arbitragem do torneio disse apenas que Venus abandonou por motivo de doença.


Alguns dias depois, a tenista abriu o jogo. Disse sofrer de Síndrome de Sjögren (saiba mais sobre a doença aqui). Venus pretendia disputar o Australian Open, em janeiro, mas decidiu na última hora não viajar para Melbourne e continuar se tratando.


Atualmente ocupando o 134º posto no ranking, Venus avança para a segunda rodada do WTA de Miami e vai enfrentar uma adversária duríssima: a tcheca Petra Kvitova, atual campeã de Wimbledon e terceira colocada do ranking mundial.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/03/seis-meses-depois-venus-williams-volta-vencer-no-circuito-mundial.html

Diretor do Botafogo confirma que a negociação com UFC está adiantada

Sérgio Landau garante que o clube tem todo o interesse em receber o evento, mas ainda precisa discutir soluções sobre trânsito e capacidade de público

Por SporTV.com Rio de Janeiro
 
O anúncio feito por Dana White de que a luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen aconteceria em um estádio de futebol no Rio de Janeiro, durante a coletiva de imprensa de lançamento do UFC 149, em Calgary, no Canadá, repercutiu positivamente no Botafogo, clube que detém o direito de explorar economicamente o estádio Engenhão, possível palco do evento. Segundo o diretor-executivo do clube, Sérgio Landau, no entanto, ainda há alguns pontos a ser discutidos antes da assinatura do contrato.

gramado engenhão (Foto: Divulgação/ Site Oficial Botafogo)O estádio Engenhão é o provável palco do UFC Rio 3, em junho (Foto: Divulgação/ Site Oficial Botafogo)
 
- Nós começamos uma negociação com eles, e ainda não nos deram confirmação oficial. O Botafogo naturalmente tem muito interesse, é um grande evento. Queremos receber. Hoje ficamos sabendo da manifestação do Dana White. Um evento dessa proporção precisa do apoio da prefeitura, mas não tenho dúvida do interesse deles também. Estamos aguardando agora a confirmação com todo o entendimento. A questão de trânsito, o número de pessoas, o acesso, tudo isso precisa ser visto para que funcione.
Para Landau, é imprescindível a oficialização da proposta final do UFC.
- A gente precisa de um documento confirmando e vamos esperar. Mas toda a questão de montagem (cobertura para o público e o octógono) é responsabilidade do UFC.
Segundo o executivo, um evento como o UFC é muito interessante para a divulgação da marca do Botafogo em todo o mundo.
- Para a marca do clube e do estádio é excelente. O show do Paul McCartney nos rende até hoje.
Landau mostrou conhecimento sobre o mundo do MMA ao lembrar que Edson Barboza citou o clube após sua vitória no último UFC Rio, contra o inglês Terry Etim.
- No último UFC Rio o Edson Barboza gritou nosso grito de guerra. Seria legal tê-lo no Engenhão pelo menos no card preliminar - brincou.

Assista a vídeos de lutas

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2012/03/diretor-do-botafogo-confirma-que-negociacao-com-ufc-esta-adiantada.html

Rotina: em menos de três meses, R10 deixa de treinar nove vezes no Fla

Explicações para excesso de ausências às atividades passam por diarreia, dores musculares, conjuntivite e insônia. Situação faz lembrar Adriano

Por Richard Souza Rio de Janeiro
 
Ronaldinho Gaúcho não treina. O torcedor do Flamengo tem se acostumado a manchetes com a notícia, nesta temporada em que seu principal jogador tem sido alvo de vaias por conta do fraco desempenho na maior parte das partidas. Nesta terça-feira, na volta do grupo rubro-negro aos trabalhos após um dia de folga, o camisa 10 - que também havia folgado no domingo, já que estava suspenso do jogo contra o Friburguense - ficou fora da atividade da manhã, marcada para 10h, na Gávea. Ele não participou do treinamento físico puxado com os companheiros. O motivo, segundo a assessoria de imprensa do Flamengo,  foi uma indisposição intestinal. Ainda de acordo com a assessoria, R10 esteve no clube durante a manhã.
Na noite anterior e durante a madrugada, no entanto, Ronaldinho esteve numa casa de shows na Barra, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A assessoria de imprensa do local confirmou que ele e Adriano assistiram de camarote a um show do cantor Belo.
À tarde, R10 apareceu. Sorridente e solícito com os fãs, participou com os companheiros do treino em uma das piscinas da Gávea. Ficou cerca de 40 minutos e atraiu a atenção de sócios e funcionários do clube.
Fato é que, desde a reapresentação para os treinos da pré-temporada, em 3 de janeiro, as ausências de Ronaldinho no campo principal do Ninho do Urubu são constantes. E as razões são as mais variadas: precaução com a parte física, diarreia, dor por pancada, conjuntivite, convocação para a Seleção Brasileira e até insônia. Curiosamente, nenhum destes problemas médicos tirou R10 de jogos do Flamengo na temporada. Ele só não participou de duas partidas até aqui. Contra o Boavista, quando estava com a Seleção, e contra o Friburguense, suspenso. Jogadores como Léo Moura e Willians, que não tiveram condições de treino por algumas vezes, ficaram fora de atividades por causa de lesões que também os afastaram de alguns jogos da equipe
O GLOBOESPORTE.COM fez um levantamento dos treinamentos de 2012 e constatou: descontando as quatro sessões perdidas por conta de viagem com a Seleção, R10 ficou fora de nove treinos realizados pelo grupo principal do Fla. Nestas ausências, apenas no dia 3 de fevereiro, ele literalmente faltou à atividade programada, deixando de comparecer. Nos dias 3, 4 e 18 de janeiro, 7 e 8 de fevereiro, e 2, 17 e 19 de março, Ronaldinho foi ao local do treino, mas, por motivos variados, não participou integralmente dos trabalhos com os companheiros. Veja a lista no quadro abaixo:
DATA PERÍODO AUSENTE MOTIVO (clique nos links)
3 e 4 de janeiro fora dos treinos pela manhã no Ninho do Urubu insônia
18 de janeiro fora do treino pela manhã em Sucre diarreia
3 de fevereiro fora do treino pela tarde no Ninho do Urubu conjuntivite
7 de fevereiro participou só da parte inicial do treino ida ao oftalmologista
8 de fevereiro fora do treino pela manhã no Ninho conjuntivite
24 de fevereiro fora do treino físico com o grupo (faz treino leve) poupado para jogo da Seleção
25 de fevereiro ganhou a manhã de folga; grupo treinou viagem à noite com a Seleção
26/2 a 1/3 fora de três treinos no Ninho e um em Macaé a serviço da Seleção Brasileira
2 de março chega a Macaé de manhã e não treina à tarde dores na perna direita
17 de março não treina com o grupo no Ninho; fica na academia suspensão da rodada
19 de março fora do treino pela manhã na Gávea indisposição intestinal  
‘Sonolento’, Ronaldinho inicia pré-temporada
Nos dias 3 e 4 de janeiro, Ronaldinho só trabalhou no período da tarde. Pela manhã, o atacante do Flamengo alegou insônia crônica e dormiu no alojamento do Ninho do Urubu, enquanto o grupo treinava em campo. Os excessos nas noitadas seriam a causa do ritmo lento nos primeiros treinos do ano. Na ocasião, Vanderlei Luxemburgo enviou um e-mail para a presidente Patricia Amorim para relatar o problema e cobrar providências. Nada foi feito. Uma das reclamações de Luxemburgo quando era treinador do Flamengo estava relacionada ao aproveitamento de Ronaldinho, amante declarado da noite carioca, nos treinos matinais.
Em Londrina, clausura. Na Bolívia, uma ausência

Ronaldinho no treino do Flamengo (Foto: Cezar Loureiro/Agência O Globo)Ronaldinho na pré-temprada em Londrina
(Foto: Cezar Loureiro/Agência O Globo)
 
Durante a pré-temporada no interior paranaense, a clausura afastou R10 do agito noturno. Foi monitorado diariamente com alimentação balanceada e repouso, algo que não acontece no Rio. Sem atrasos ou faltas, até recebeu elogios pelo empenho. Era do hotel para o CT e do CT para o hotel. Onze dias de treinamentos quase sempre em dois períodos. Os jogadores tiveram apenas uma folga.
Ronaldinho Gaúcho superou até dores comuns entre os jogadores na pré-temporada para treinar com o grupo. Num sábado, depois de deixar o treino da parte de manhã reclamando de incômodo muscular, o camisa 10 treinou normalmente na parte da tarde. Sempre demonstrando muita disposição.
Depois do Paraná, a delegação rubro-negra rumou para Sucre, na Bolívia. Lá foi feita a preparação para jogar em Potosí, contra o Real Potosí, pela Pré-Libertadores. Foram dez dias de trabalho naquele país e uma ausência. No dia 18 de janeiro, Vanderlei Luxemburgo trabalhou com o elenco em dois períodos. Com diarreia, o atacante foi poupado da atividade matinal. À tarde, juntou-se aos demais.
Fevereiro: conjuntivite e Seleção
No retorno ao Brasil, o Flamengo enfrentou e venceu o Real Potosí no jogo de volta, dia 1º de fevereiro, e conquistou a vaga para o Grupo 2 da Libertadores. No dia seguinte, Vanderlei Luxemburgo, que travava uma guerra fria com R10, perdeu o emprego.
A primeira e única falta de 2012 até aqui ocorreu no dia 3, uma sexta-feira. O jogador não foi ao CT para um treino à tarde. À espera de Joel Santana, os atletas trabalharam sob a coordenação de um dos preparadores físicos. O médico José Luiz Runco informou que Ronaldinho sofria de conjuntivite. Horas mais tarde, o atacante esteve no show do grupo de pagode Revelação, na Barra. Subiu ao palco e tocou uma música com o grupo. Durante a apresentação, os membros da banda brincavam:
- O Escondidinho taí! O Escondidinho apareceu!

Ronaldinho Gaúcho no show do Revelação (Foto: Divulgação)Sem treinar devido a uma conjuntivite, Ronaldinho curtiu show do Revelação (Foto: Divulgação)
 
O mês de fevereiro marca o recorde de ausências de Ronaldinho nos treinos em 2012. Foram seis ao todo. Na tarde do dia 7, o primeiro treino de Joel Santana no retorno ao clube começou com os portões do Ninho do Urubu fechados. Somente após 1h10m de atividade os jornalistas puderam entrar. Ronaldinho Gaúcho não participava da movimentação. Segundo a assessoria de imprensa do clube, o craque havia trabalhado da primeira parte do treino, mas fora liberado para uma consulta previamente marcada ao oftalmologista.
Na manhã seguinte, dia 8, também não participou. O motivo ainda era a conjuntivite. Segundo os médicos, ele deveria evitar a claridade de um dia de sol muito forte. Ficou na academia. Mesmo sem treinar, entrou em campo para enfrentar o Madureira um dia depois. O time venceu por 1 a 0, mas o camisa 10 desperdiçou um pênalti.
Com a eliminação rubro-negra da Taça Guanabara, na semifinal contra o Vasco, Joel Santana ganhou uma semana cheia para trabalhar. Ronaldinho ficou um breve período sem se ausentar, mas passou a ter um tratamento diferenciado. No dia 24, uma sexta-feira, enquanto todos os titulares e alguns reservas realizavam um treino físico puxado, o atacante fez um trabalho técnico leve com garotos e jogadores pouco utilizados. O motivo, segundo preparador físico Ronaldo Torres, era a ida dele à Seleção Brasileira. R10 disputaria o amistoso contra a Bósnia, na terça-feira seguinte, dia 28, na Suíça.
- Não posso fazer isso com o Ronaldo quando ele vai fazer um jogo na terça-feira pela Seleção Brasileira. Iria entrar cheio de dores musculares. O Ronaldo, quando tiver tempo, vai fazer - explicou o preparador.
Na manhã seguinte, dia 25, Ronaldinho Gaúcho ganhou a manhã de sábado de folga e não teve que se preocupar em acordar cedo. O jogador foi liberado pelo departamento de futebol da atividade. Pela programação inicial, o camisa 10 treinaria às 10h no Ninho do Urubu e só viajaria para se juntar à Seleção Brasileira à noite.
Alguns dias antes, em entrevista exclusiva, Joel elogiou o comprometimento do capitão da equipe.
- Não tem problema, tudo que foi programado ele cumpriu como profissional que é, o que representa em termos de grupo. Ele é estrela, o exemplo, os garotos se miram nele. Graças a Deus as coisas estão correndo maravilhosamente bem. É um cara tranquilo, na dele, sem ser arrogante, com humildade, pergunta as coisas quando não sabe. Estou achando muito bom trabalhar com ele, foi mais um aprendizado que eu tive. O pessoal falou tanta coisa e não é nada disso. É um cara do bem.
E março chegou...
Ronaldinho ficou longe do Flamengo até o dia 2 de março. No amistoso contra a Bósnia, teve atuação discreta na avaliação do técnico Mano Menezes.

O jogador era esperado na cidade do Norte Fluminense para participar do jogo contra o Duque de Caxias. Ele e o zagueiro Marcos González, que havia defendido a seleção chilena no amistoso contra Gana, chegaram na manhã de sexta-feira, dia 2, e completaram o grupo rubro-negro. À tarde, no entanto, só o chileno treinou com os demais. R10 reclamou de dores na perna esquerda, resultado de uma pancada que teria recebido no jogo da Seleção. Na manhã seguinte, trabalhou normalmente e enfrentou o Duque de Caxias. Na vitória por 2 a 1, teve desempenho fraco, mas fez o gol decisivo, de pênalti.

ronaldinho gaucho duque de caxias x flamengo (Foto: FlaImagem)Ronaldinho no jogo contra o Duque de Caxias, em Macaé (Foto: FlaImagem)
 
Expulso no Fla-Flu do dia 11, Ronaldinho foi suspenso do jogo contra o Friburguense, domingo passado. Na véspera da partida, ele foi ao Ninho, mas não apareceu no campo nem para disputar o rachão. Ficou no CT por uma hora e só foi visto ao deixar o vestiário para entrar no carro. Segundo a assessoria de imprensa do clube, se exercitou na academia. Com a delegação em Macaé, R10 ganhou o domingo de folga, assim como os jogadores que não foram relacionados para a partida. Na última segunda-feira, folgou com todo o grupo.
Fla teve experiência difícil com Adriano
Não faz muito tempo que o Flamengo teve de lidar com explicações para faltas e treinos perdidos do principal jogador do elenco. Antes de Ronaldinho, era Adriano quem causava arrepios no departamento de futebol. A diferença entre eles está no estilo. O Imperador faltava aos treinamentos. Na maioria das atividades perdidas, R10 esteve no CT, mas não trabalhou com o grupo no campo.
Os problemas com Adriano apareciam já em 2009, logo após o retorno dele. Naquela época, as explicações divulgadas pelo clube para as faltas eram parecidas com as de Ronaldinho: a diarreia, por exemplo. Na virada do ano, os dirigentes mudaram. Decidiram dizer simplesmente que ele tinha sido liberado.
De janeiro a maio de 2010, Adriano faltou a treinos 13 vezes, sem contar quando já estava liberado previamente ou quando foi ao clube, mas saiu mais cedo sem realizar qualquer atividade. Tampouco realizava com frequência os treinos regenerativos nos dias seguintes aos jogos. Costumava ir ao Ninho do Urubu ou à Gávea, mas ficava apenas alguns minutos. Não realizava qualquer atividade física e ia embora - muitas vezes sem sequer trocar de uniforme. A consequência disso era o notável mau condicionamento físico apresentado.
Ronaldinho, por sua vez, tem preparo invejável. O camisa 10 raramente é substituído nas partidas. Era assim com Luxemburgo e continua com Joel Santana. Em 2012, o atacante terminou os treinos da pré-temporada com 80kg, mais magro do que em 2011, e com percentual de gordura de 9%, valor também abaixo do registrado naquele ano.
Para se ter uma ideia, em 2006, já eleito o melhor jogador do mundo duas vezes (2004 e 2005), o site do Barcelona apontava o peso considerado ideal para Ronaldinho: 80kg, o mesmo de agora, com a diferença de que hoje o camisa 10 está com 32 anos, completados nesta quarta-feira, e na época tinha 26.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/03/rotina-em-menos-de-tres-meses-r10-deixou-de-treinar-nove-vezes-no-fla.html

Falta de acordo adia mais uma vez vez votação da Lei Geral da Copa

Governo tentou votar projeto, mas impasse em Código Florestal impediu análise do projeto pelo plenário

Por Marcelo Parreira Brasília
 
A votação do projeto da Lei Geral da Copa foi mais uma vez adiada na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira. Como na terça, o motivo foi o impasse em relação ao Código Florestal. O presidente da Câmara, Marco Maia, colocou o projeto para votação, mas partidos de grande quantidade de deputados da base aliada do governo, como PMDB e PSD, obstruíram a votação.
Tanto os partidos da oposição como parte dos aliados ao governo - e que compõem a chamada bancada ruralista - queriam que o governo marcasse uma data para a votação do Código Florestal. Sem acordo, o governo tentou votar a Lei Geral, mas não conseguiu reunir apoio suficiente: a base aliada ao governo se uniu - contra o governo.
- Estamos evitando que se vote hoje para resolver a contaminação por outros temas. Precisa de um pouco mais de tempo. Se nós votássemos hoje, talvez nós não tivéssemos votos suficientes para aprovar o mérito do projeto. Os líderes não estão conseguindo segurar suas bancadas - disse o líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2012/03/falta-de-acordo-adia-mais-uma-vez-vez-votacao-da-lei-geral-da-copa.html

Lisicki e Dulko nadam com golfinhos antes da estreia no WTA de Miami

Passeio inclui a argentina Paola Suárez e a holandesa Michaella Krajicek

Por GLOBOESPORTE.COM Miami
 
As belas Sabine Lisicki e Gisela Dulko, que ainda não estrearam no WTA de Miami, aproveitaram a segunda-feira para nadar com golfinhos. Alemã e argentina tiveram a companhia da holandesa Michaella Krajicek e da também argentina Paola Suárez (fotos: Getty Images).

Sabine Lisicki tênis Miami golfinho (Foto: Getty Images)
Lisicki, na foto acima, é a cabeça de chave número 12 no torneio americano e, por isso, só estreará na segunda rodada. Curiosamente, ela pode encarar sua parceira de passeio. A alemã aguarda a vencedora do jogo entre Dulko e a sueca Sofia Arvidsson.

Gisela Dulko tênis Miami Paola Suárez (Foto: Getty Images)
Dulko (na foto acima, à direita), também está inscrita na chave de duplas. Em busca de uma vaga olímpica também nesta modalidade, ela forma parceria com Suárez (à esquerda). As duas, porém, não se deram bem no sorteio. Logo na primeira rodada, as argentinas vão enfrentar a parceria cabeça de chave número 2, formada pela tcheca Kveta Peschke e a eslovena Katarina Srebotnik.

Michaella Krajicek tênis Miami golfinho (Foto: Getty Images)
Krajicek (acima), estreará em Miami contra uma tenista vinda do qualifying. Caso vença, a holandesa vai encarar a número 1 do mundo, Victoria Azarenka, invicta na temporada.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/03/lisicki-e-dulko-nadam-com-golfinhos-antes-da-estreia-no-wta-de-miami.html

Kim Clijsters perde set, mas reage e atropela na estreia no WTA de Miami

Belga cede apenas um game a australiana nos dois últimos sets do jogo

Por GLOBOESPORTE.COM Miami
 
Kim Clijsters tênis Miami 1r (Foto: Getty Images)Kim Clijsters volta a vencer no circuito depois
de quase dois meses (Foto: Getty Images)
 
Os quase dois meses sem jogar ficaram nítidos no começo do jogo. Em seu primeiro torneio desde o Australian Open, em janeiro, Kim Clijsters precisou tirar a ferrugem no primeiro set até encontrar seu melhor tênis e triunfar na primeira rodada do WTA de Miami. Por 4/6, 6/1 e 6/0, a ex-número 1 do mundo derrotou a australiana Jarmila Gajdosova e avançou no torneio.

A última partida oficial da belga, que hoje ocupa o 37º posto do ranking, havia sido no dia 26 de janeiro, quando foi derrotada por Victoria Azarenka nas semifinais do Grand Slam australiano. 
Com a vitória desta quarta-feira, Clijsters marca duelo com a alemã Julia Goerges, número 17 do mundo. Por ser uma das 32 cabeças de chave, Goerges tem o direito de estrear na segunda rodada.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/03/kim-clijsters-perde-set-mas-reage-e-atropela-na-estreia-no-wta-de-miami.html

Azarenka tira onda e posa ao lado de Rashad Evans em academia de MMA

Número 1 do tênis, invicta na temporada, ainda vai estrear em Miami

Por GLOBOESPORTE.COM Miami
 
Victoria Azarenka, que ainda não foi derrotada na temporada 2012, resolveu encarar um adversário de peso nesta quarta-feira. A bielorrussa número 1 do mundo visitou o americano Rashad Evans na MMA Masters Academy, em Miami, e fez graça na hora de posar para a foto com o lutador (foto: Getty Images).

Victoria Azarenka tênis Rashad Evans Miami (Foto: Getty Images)
Enquanto Vika se prepara para estrear na segunda rodada do WTA de Miami, Evans treina para disputar o título dos meio-pesados do UFC. No dia 21 de abril, pelo UFC 145, ele lutará contra Jon Jones, atual detentor do cinturão.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/03/azarenka-tira-onda-e-posa-ao-lado-de-rashad-evans-em-academia-de-mma.html

Escritório responsável por projeto divulga imagens do futuro Maracanã

Parte interna e externa do estádio ganham forma nos desenhos divulgados nesta quarta-feira pela empresa de arquitetura contratada pelo governo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Responsável pelo projeto executivo do novo Maracanã, o escritório Fernandes Arquitetos e Associados divulgou em sua página na internet novas imagens do futuro estádio. Além de mostrar a parte interna, os desenhos ainda exibem como será a fachada do "Maior do Mundo", que ficará pronto em fevereiro de 2013.
O Maracanã, que já tem 39% das reformas concluídas, receberá sete jogos da Copa do Mundo, incluindo a final do torneio, no dia 13 de julho de 2014. O estádio também vai ser sede da Copa das Confederações de 2013.
Atualmente, quatro setores do Maracanã passam por obras: arquibancadas inferiores, camarotes, cobertura e as rampas de acesso. O estádio será reinaugurado em março de 2013, provavelmente com um duelo entre clubes
 brasileiro. Em maio, a intenção da Fifa é que a Seleção Brasileira realize um amistoso no local.

Projeto Maracanã Copa 2014 (Foto: Fernandes Arquitetos / Portal 2014)Projeto Maracanã Copa 2014 (Foto: Fernandes Arquitetos e Associados)

Projeto Maracanã Copa 2014 (Foto: Fernandes Arquitetos / Portal 2014)Escritório divulga novas imagens de como ficará o Maracanã (Foto: Fernandes Arquitetos e Associados)
 
Projeto Maracanã Copa 2014 (Foto: Fernandes Arquitetos / Portal 2014)Veja também como vai ficar a parte externa do estádio que receberá a final da Copa (Foto: Fernandes Arquitetos e Associados)
 
FONTE:

Vasco e Libertad-PAR se enfrentam em meio a clima tenso após polêmica

Equipe cruz-maltina faz último jogo em São Januário na primeira fase podendo se tornar líder. Resultado adverso, porém, pode deixar time longe da vaga

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Dedé no treino do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Dedé teria sido alvo de atitudes racistas no
Paraguai (Foto: Marcelo Sadio/Site Oficial do Vasco)
O Vasco entra em campo, nesta quarta-feira, contra o Libertad-PAR em clima de decisão. Uma vitória contra os paraguaios iguala a pontuação das duas equipes, que passariam a dividir a liderança do Grupo 5, e deixa bem encaminhada a classificação para as oitavas de final. Porém, um tropeço no último jogo em casa na primeira fase pode deixar o clube carioca em situação complicada, já que teria a obrigação de vencer seus dois jogos fora - Alianza Lima-PER e Nacional-URU, para ter chances de avançar.
Além disso, o clima que envolve a partida é de muita tensão, provocada pela polêmica sobre atitudes racistas que a torcida do Libertad teria cometido contra Dedé e Renato Silva no confronto da semana passada, em Assunção. O duelo tem início às 22h (horário de Brasília) e será disputado em São Januário.
O Libertad desembarcou no Rio na terça-feira com o discurso de que o Vasco não informou ao clube qualquer incidente e, por isso, nenhuma atitude foi tomada. Eles procuraram minimizar o caso, dizendo que vieram ao Brasil apenas para jogar futebol.
Com quatro pontos, o Vasco ocupa a segunda posição do grupo. O Libertad, com sete, é o líder, mas pode perder o posto justamente para o Gigante da Colina, que, em caso de vitória, iguala a pontuação dos paraguaios, mas pode os ultrapassar no saldo de gols (hoje, o Vasco tem saldo 0 e o Libertad, 4).
A Rede Globo transmite a partida ao vivo para RJ, MG (menos Ituiutaba e Uberlândia), SC, DF, GO, SE, AL, PB, RN, PI, MA e toda a Região Norte. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real. O colombiano Wilmar Roldán apitará o duelo. Ele será auxiliado pelos conterrâneos Wilmar Navarro e Alexander Guzman.

header as escalações 2
Vasco: Cristóvão não quis divulgar a equipe que vai a campo nesta quarta, mas o treinador deixou claro que pretende contar, nem que seja como opção para o segundo tempo, com os recém-recuperados Rômulo, Allan e Eder Luis. Juninho, que jogou no domingo, também vai atuar. O Vasco deve ir a campo com: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri; Nilton, Eduardo Costa (Rômulo), Juninho (Allan) e Felipe; Willian Barbio (Eder Luis) e Alecsandro.
Libertad: Pressionado por bons resultados, Burruchaga não fará mudanças drásticas em relação ao time que empatou em 1 a 1 com o Vasco, em Assunção, na semana passada. A provável escalação será formada por Muñoz, Bonet, Bizera (Bareiro), Benegas e Samudio; Aquino, Cáceres, Santana e Civelli; Gamarra e Menéndez.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Vasco: suspenso por ter recebido o cartão vermelho no último jogo, Diego Souza está fora da partida. Kim, que se recupera de problemas musculares, e Carlos Tenório, que rompeu o ligamento do tornozelo, também não jogam.
Libertad: o atacante Nuñez é o único jogador que não está à disposição do técnico Burruchaga. Ele levou cartão vermelho no último jogo, justamente contra o Vasco.

header fique de olho 2
Vasco: Eder Luis voltou bem ao time, mostrando muita disposição. Embora ainda precise ganhar ritmo de jogo, o “motorzinho” da equipe promete ser uma boa opção pelos lados do campo.
Libertad: o volante paraguaio Victor Cáceres está nos planos do Flamengo para reforçar o time na janela de transferências internacionais que abre em agosto.
header o que eles disseram

Cristóvão Borges, técnico do Vasco
: “Tem que estar atento e concentrado com as situações que envolvem o jogo. Eles mostraram (no último jogo) que têm respeito pelo Vasco e aqui não vai ser diferente. Eles devem vir com uma equipe fechada jogando nos contra-ataques. Quando isso acontece tem que ter cuidados. Temos que estar bem conscientes na partida para não oferecer facilidades ao Libertad”.
Burruchaga, técnico do Libertad: “Vamos fazer a partida que mais nos convenha. Devemos estar atentos e ordenados quando tivermos a posse de bola. Se ganharmos, estaremos classificados, mas não precisamos surpreender ninguém. O Vasco tem uma margem menor que a nossa nesse jogo”.
header números e curiosidades

* Ao longo da história, o Vasco enfrentou equipes paraguaias em 17 ocasiões, obtendo sete vitórias, quatro empates e seis derrotas.
* Na história da Libertadores, o time cruz-maltino atuou 29 vezes no Rio de Janeiro, obtendo 15 vitórias, nove empates e cinco derrotas. A partida contra o Libertad será a sétima em São Januário em 2012. Nesses jogos em casa, o time somou quatro vitórias, um empate e uma derrota.
* Vasco e Libertad se enfrentaram quatro vezes na história. Os três primeiros jogos foram amistosos realizados no Rio de Janeiro e, o último, aconteceu na semana passada em Assunção, pela Libertadores..
header último confronto v2
Vasco e Libertad se enfrentaram pela última vez na semana passada. O jogo de ida pela fase de grupos da Libertadores, em Assunção, terminou empatado em 1 a 1. Diego Souza abriu o placar para o time da Colina, mas Nuñez empatou para os anfitriões. A partida, válida pelo Grupo 5, foi marcada por muita tensão, empurrões e discussões. Curiosamente, os autores dos dois gols foram expulsos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2012/03/vasco-e-libertad-par-se-enfrentam-em-meio-clima-tenso-apos-polemica.html

No 'segundo round', Timão tenta roubar a liderança do Cruz Azul

Após empate no México, Corinthians joga nesta quarta-feira, às 22h, no Pacaembu, para chegar ao primeiro lugar e se aproximar da classificação

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo

liedson corinthians   (Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com)Liedson: mantido no time para o jogo desta quarta
(Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com)
No duelo com o Cruz Azul, o Corinthians tem nesta quarta-feira, a partir das 22h, no Pacaembu, a chance de ficar muito próximo da classificação à segunda fase da Taça Libertadores. Depois do empate com os mexicanos na semana passada, o Timão joga agora para assumir a liderança isolada do Grupo 6 e encaminhar a passagem para o “mata-mata”.
O Alvinegro não quer perder novamente a oportunidade de bater um adversário direto pelo primeiro lugar da chave. Apesar do ponto somado na casa do rival, os jogadores corintianos voltaram ao Brasil com o sentimento de que poderiam ter vencido, principalmente pelo domínio da partida e das quatro chances claras de gol perdidas.
Um triunfo colocará o Timão com oito pontos, um acima do Cruz Azul, na primeira colocação. De quebra, deixará a equipe dirigida por Tite bem perto de assegurar a vaga, já que restarão apenas duas rodadas – Nacional-PAR, em Assunção, e Deportivo Táchira-VEN, em São Paulo.
O uruguaio Martín Vázquez apita a partida. Os auxiliares são os também uruguaios Maurício Espinoza e Marcelo Costa. A Globo transmite o jogo ao vivo para os estados de SP, RS, PR, MS, MT e CE, além das cidades de Uberlândia-MG e Ituiutaba-MG. Você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.
header as escalações 2
Corinthians: Tite manterá a formação que entrou em campo nos dois últimos jogos da Libertadores. Assim, o volante Edenílson continuará improvisado na lateral direita. Alessandro e Weldinho estão recuperado de lesões musculares, mas continuam fora por opção do treinador. A escalação é a seguinte: Julio Cesar, Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Jorge Henrique e Liedson.

Cruz Azul: mesmo tendo machucado o ombro direito no último fim de semana, o meia Christian "Chaco" Giménez viajou com a equipe e deve jogar. Em contrapartida, o zagueiro Julio Domínguez, que se lesionou no duelo da última semana, não se recuperou e desfalcará o time. Provável equipe: Corona, Gerardo Flores, Jair Pereira, Mariaca e Cortés; Castro, Gutierréz, Maranhão, Giménez; Orozco e Villa.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Corinthians: Paulo André (joelho direito) e Wallace (tornozelo esquerdo).
Cruz Azul: Waldo Ponce (tornozelo esquerdo), Gerrardo Torrado (problema muscular) e Julio Domínguez (problema muscular).

header fique de olho 2
Corinthians:
Paulinho foi um dos principais jogadores do Timão no duelo na Cidade do México. Com a rápida chegada ao ataque, o volante surpreendeu o adversário e teve boas chances para marcar. Desta vez, com o Cruz Azul mais fechado na defesa, volta a ser uma das apostas de Tite para abrir espaço no setor ofensivo.
Cruz Azul: titular nos três jogos da equipe, Javier Orozco é o artilheiro da equipe com três gols na Libertadores, metade dos marcados pelo time de Enrique Meza na competição. Na partida contra o Nacional, no Paraguai, marcou os dois gols da vitória.
header o que eles disseram

Tite, técnico do Corinthians: “O primeiro aspecto é a maturidade da equipe em saber que não vai facilitar em nada porque fez um grande jogo lá. Se saísse com a vitória, seria plenamente justo pelo desempenho. Mas foi um jogo que passou. Precisamos dessa maturidade para saber que teremos uma dificuldade igual ou maior”.
Enrique Meza, técnico do Cruz Azul: “Assim como o Corinthians, necessitamos vencer, pois ainda não estamos classificados. Necessitamos somar mais pontos e não podemos renunciar nenhuma partida”.
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Corinthians e Cruz Azul já se enfrentaram três vezes pela Libertadores. Em 2003, as duas equipes caíram no mesmo grupo e o Timão venceu por 1 a 0, no Pacaembu, gol de Liedson, e perdeu por 3 a 0, no México, gols de Campos, Cacho e Palencia. Semana passada, houve um empate sem gols no México.
*O Corinthians disputou 19 partidas na temporada 2012, obtendo dez vitórias, sete empates e duas derrotas, com 24 gols marcados e 13 sofridos. Danilo e Émerson, com três gols, são os artilheiros corintianos no ano, seguidos por William, Ramirez, Elton e Paulinho, todos com dois gols. Este ano, Tite já utilizou 31 jogadores diferentes. O goleiro Júlio César e o volante Paulinho foram os que mais atuaram, com 16 partidas cada.
*Atual campeão brasileiro, o Corinthians tem a característica de marcar poucos gols. Em suas últimas 53 partidas, o Timão conseguiu apenas uma vitória por mais de dois gols de diferença. Isso aconteceu no dia 9 de outubro de 2011, quando venceu o Atlético-GO por 3 a 0, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro.
* Este ano, das dez vitórias que o Timão obteve, apenas três foram por mais de um gol de diferença, todas por 2 a 0, diante de Guaratinguetá e Portuguesa, no Paulistão, e Nacional, na Libertadores.
* O Cruz Azul participa pela terceira vez da Taça Libertadores. A equipe do México disputou em 2001, sagrando-se vice-campeã após uma decisão com o Boca Juniors. Na oportunidade, a equipe mexicana perdeu o título nos pênaltis, após uma histórica vitória em La Bombonera por 1 a 0. Em 2003, o Cruz Azul alcançou as quartas de final da competição, quando foi eliminado pelo Santos.
header último confronto v2
Cruz Azul e Corinthians empataram por 0 a 0, quarta-feira passada, no estádio Azul, na Cidade do México. O Timão dominou praticamente toda a partida, mas não conseguiu marcar. Os donos da casa só reagiram nos minutos finais, quando Chicão salvou em cima da linha uma cabeçada de Omar

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2012/03/no-segundo-round-timao-tenta-roubar-lideranca-do-cruz-azul.html

Com Loco de volta, Botafogo recebe o Treze de olho em vaga sem sustos

Após 1 a 1 na Paraíba, alvinegros duelam no Engenhão para avançar à segunda fase. Uruguaio encontra rival com nome de seu número da sorte

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
loco abreu botafogo   (Foto: Paulo Nicolella/Agência Globo)Loco tem recebido apoio, terá chance, mas sua
vaga está xeque (Foto: Paulo Nicolella/O Globo)
Supersticioso como o clube em que joga, não haveria momento melhor para Loco Abreu voltar a tentar a sorte no comando de ataque do Botafogo. No Engenhão, nesta quarta-feira, às 22h, contra o Treze-PB, o atacante será titular mais uma vez, após desfalcar o time por causa de dores musculares, e reencontra logo um rival cujo nome é seu número de sorte. Presságio de que a vaga na segunda fase da Copa do Brasil está garantida? Não falta muito para os alvinegros descobrirem.
O clima em torno das dificuldades que o uruguaio vem tendo não é positivo. Mais calado, o vice-artilheiro do time na temporada, com cinco gols, tem a chance de começar a provar que renderá o mesmo que nos últimos tempos. Seu retorno, no entanto, implica na saída de um jogador ofensivo considerado titular atualmente: Herrera, autor de nove gols em dois meses. Elkeson também tem risco de sair do time.

A expectativa é de dificuldades por ser uma decisão, mais uma no ano, depois da eliminação pelo Fluminense, nas semifinais da Taça Guanabara, na disputa de pênaltis. A aposta carioca é na estratégia da marcação sob pressão, para sufocar e não deixar o rival gostar do jogo, e na paciência para furar o bloqueio defensivo que deve ser implantado. O Treze chegou ao Rio desfalcado, mas com esperanças de surpreender. Afinal, não precisa de milagre para repetir a façanha que Americano e Santa Cruz já conseguiram recentemente, a de eliminar o Botafogo em casa na Copa do Brasil. Nos últimos anos, São Raimundo-AM e River Plate-PI quase conseguiram também.
No primeiro duelo do confronto, na última semana, o Botafogo vencia com um gol de Herrera até os 47 do segundo tempo, quando Manu empatou a partida: 1 a 1. Com isso, o Alvinegro carioca joga nesta quarta por um 0 a 0 para avançar à segunda fase. Um novo placar 1 a 1 levará à disputa de pênaltis. Já um empate com dois ou mais gols é favorável aos paraibanos. E quem vencer se classifica para enfrentar o Guarani, que bateu o Brasiliense.

O árbitro Ronan Marques da Rosa apita a partida, com o auxílio de Kleber Lucio Gil e Eberval Lodetti. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances, em tempo real, com vídeos, e o SporTV transmite ao vivo a partir de 21h50m.

header as escalações 2
Botafogo: o sistema defensivo se mantém e a única e significativa mudança em relação à vitória no clássico contra o Vasco é no ataque, com Loco Abreu, o que exigirá mais passes longos e aéreos, em vez de mais movimentação. O sacrificado deve ser Herrera, para a permanência do esquema 4-2-3-1. Jobson ocupa o banco de reservas de novo e deve ter espaço para entrar e ganhar mais ritmo. Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira; Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel e Elkeson (Herrera); Loco Abreu

Treze: o técnico Marcelo Vilar conta com alguns problemas e deve improvisar Adalberto na esquerda. Nos demais setores, mantém basicamente a escalação do jogo de ida. As novidades foram Thiago Cunha, que cumpriu suspensão na primeira partida contra o Botafogo, e o volante Neto Maranhão, recuperado de contusão. O Treze deve entrar em campo, portanto, com: Beto, Celso, Saulo, Anderson e Adalberto; Amaral Rosa, Carlos Alberto, Doda e Rone Dias; Márcio Carioca e Vavá (Thiago Cunha).

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Botafogo: o meia Maicosuel tem um estiramento na coxa direita e só volta am abril. Outro jogador do setor, Cidinho viajou com a Seleção Sub-20 e desfalca a equipe por um mês. O meia-atacante Vitinho, recuperando-se de uma fratura no pé, também está fora.
Treze: Cleiton Cearense, Celico e Ferreira estão vetados pelo departamento médico. O Treze não tem qualquer problema por suspensão.

header fique de olho 2

Botafogo: São duas as principais curiosidades do torcedor: primeiro, se Fellype Gabriel, autor de três gols contra o Vasco, no último domingo, manterá a alta média e ajudará a resolver o confronto. E, outra, mais dramática, o rendimento de Loco Abreu, que passa por trabalho especial de recondicionamento físico e técnico. Se sua estrela brilhar, após dois jogos fora e quatro em branco, pode começar a afastar as críticas e dar sopro de esperança ao clube.

Treze: Thiago Cunha pode voltar ao time titular. O atacante estava suspenso no primeiro confronto contra o Botafogo, mas agora está relacionado. Ele é uma das esperanças de gol do Treze para buscar a histórica classificação.

header o que eles disseram

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: 
É uma decisão, sim, mesmo que seja uma passagem de fase. Temos de nos acostumar a este tipo de jogo. Não podemos nem pensar em não continuar na competição e precisar repetir o que temos feito. Atentos e respeitando a equipe do Treze. Tivemos a chance de avaliarmos os valores que eles têm e, sob esse aspecto, foi muito bom. Estaremos preparados"
Marcelo Vilar, técnico do Treze : “Inegavelmente, o Botafogo é o favorito. Eles vão jogar em casa com o apoio da torcida, fizeram um bom resultado na Paraíba, mas nós vamos encará-los de frente. A Copa do Brasil pode surpreender. Quem sabe a gente não deixa o Rio com uma grande façanha, que nos daria motivação a mais para o Campeonato Estadual?”.
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Essa é apenas a segunda vez que Botafogo e Treze se enfrentam na Copa do Brasil. No primeiro jogo, na última semana, houve o empate em 1 a 1.
* Pelo Campeonato Brasileiro, houve cinco confrontos, com quatro vitórias do Botafogo e uma do Treze. Foram 10 gols dos cariocas e cinco dos paraibanos.
header último confronto v2
Na última quarta-feira, Botafogo e Treze se enfrentaram pela primeira vez na Copa do Brasil. O Glorioso começou melhor, dominou e marcou aos 21 do segundo tempo, com um gol do argentino Herrera. Mas, aos 47, quando os mandantes já pressionavam, Manu deixou tudo igual. Placar de 1 a 1, no estádio Almeidão, em João Pessoa, que trouxe a decisão para o Rio. O time carioca reclamou muito das condições do gramado, da iluminação e credita parte das dificuldades a isso.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2012/03/com-loco-de-volta-botafogo-recebe-o-treze-de-olho-em-vaga-sem-sustos.html

Em mais um duelo equilibrado, Minas bate o Sesi no tie-break e vai às semis

Jogando em Belo Horizonte, time mineiro leva a melhor na terceira partida do confronto e segue na competição nacional

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
 
Minas e Sesi já haviam feito duas partidas equilibradas nas quartas de final da Superliga feminina. Na noite desta terça-feira, elas precisaram dos cinco sets para decidir quem ia para as semifinais. Mas a equipe da casa já havia vencido os seis tie-breaks que havia disputado na temporada e mostrou que é especialista na situação. Em duelo com belas jogadas, muita vibração e nervos a flor da pele, o Minas venceu por 3 sets a 2 (17/25, 25/17, 22/25, 26/24 e 15/13) em Belo Horizonte e passou para a próxima fase da competição nacional.

Com o término da partida, Herrera caiu em quadra chorando. Outras jogadoras também se entregaram às lágrimas. Fora de quadra, o técnico Jarbas Soares abraçava seus companheiros da comissão técnica. Do outro lado, a emoção era por causa da eliminação.

- Foi muito sofrido. A gente sabia que era assim, em um tie-break de 15/13. Foi muita garra, muita luta. Tínhamos sido melhores na fase classificatória e nós merecíamos isso aí, mas sabíamos que ia ser sofrido – afirmou o treinador.

vôlei Usiminas (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)Jogadoras do Minas comemoram durante a vitória nesta terça-feira (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)
A ponteira Mari, que era dúvida para a partida por causa de um problema no joelho esquerdo, era mais uma emocionada após o confronto.

- Eu estou com um problema no joelho, não consegui jogar o outro jogo e fiquei muito triste. Foi superação, acho que está todo mundo de parabéns. Todo mundo foi muito guerreira dentro de quadra, e agora é se preparar para a semifinal.

Na semifinal, o adversário será o Osasco, dono da melhor campanha da primeira fase e que não perde há 13 partidas. As datas das partidas ainda serão definidas.

O jogo
O Minas até largou melhor na partida, aproveitando-se dos erros do Sesi. Mas, Elisângela chamou a responsabilidade do jogo para ela. Maior pontuadora da história da Superliga, ela foi também quem mais pontuou no primeiro set (nove vezes) e comandou a equipe paulista. Do outro lado, a cubana Herrera estava apagada e pouco pôde fazer pelas mineiras. Aos poucos, as visitantes foram abrindo vantagem e fechou a parcial por 25/17, justamente após ataque de Elisângela.

Mari vôlei minas (Foto: Divulgação / Orlando Bento)Mari superou problema no joelho esquerdo para
ajudar o Minas (Foto: Divulgação / Orlando Bento)
Para azar do Sesi, Herrera apareceu no segundo set. O bloqueio de Minas também, e a torcida mineira seguiu o mesmo ritmo. Foi então a vez do time da casa de sobrar em quadra. A vantagem já era de oito pontos no segundo tempo técnico (16/8) e seguiu aumentando. As visitantes tentaram reagir, mas já era muito tarde. Em mais um ataque de Herrera, as anfitriãs fecharam por 25/17 e empataram o duelo.
O nervosismo do Minas foi o destaque do terceiro set. Primeiro, quando o time perdia por 6/3, o técnico Jarbas Soares pediu tempo e teve uma discussão forte com a líbero Tássia. Depois, quando o time ensaiava uma reação, Daymi exagerou na comemoração, reclamou com o árbitro e recebeu o cartão, dando ponto para o adversário (12/10). Três lances depois, foi a vez do assistente-técnico Marco Queiroga levar o amarelo por reclamação (14/12). Aproveitando o destempero das rivais, o Sesi abriu vantagem na reta final e fechou o set em 25/22 depois que Soninha atacou, a bola bateu no bloqueio e foi para fora.

O Minas se reencontrou no quarto set e conseguiu comandar o placar, mas toda vez que tentava abrir distância, via a equipe paulista se recuperar e encostar. Foi assim durante todo o set, inclusive quando Natasha marcou um ponto de saque e as anfitriãs chegaram ao ponto do set (24/22). O Sesi salvou dois set points e deixou tudo igual novamente, mas cometeu dois erros logo em seguida e, em uma invasão de Dani Lins, o time mineiro fez 26/24 e levou o confronto para o tie-break.

A partida seguiu muito equilibrada no set decisivo. O Sesi era um pouco melhor, comandado especialmente pelos bons ataques de Sassá, mas o máximo que o time conseguiu foi abrir dois pontos na troca de quadra (8/6). As visitantes venciam por 12/10 quando as cubanas Herrera e Daymi passaram a fazer a diferença. Com quatro pontos seguidos, o Minas virou e chegou ao match point. A vitória veio no erro de Stephany, que havia entrado para sacar, mas mandou a bola na rede: 15/13 e 3 sets a 2.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/em-mais-um-duelo-equilibrado-minas-bate-o-sesi-no-tie-break-e-vai-semis.html