segunda-feira, 19 de março de 2012

Jogadoras do Praia Clube encerram contrato nesta segunda-feira

Nova equipe vai ser contratada para dar início aos trabalhos em maio

Por Andréia Candido Uberlândia
 
Os contratos entre Praia Clube e as jogadoras de vôlei da Superliga Feminina 2011/2012 foram encerrados nesta segunda-feira, dois dias depois da eliminação da equipe da competição pelo Vôlei Futuro. Durante uma reunião entre a Diretoria do Clube e a equipe de Spencer Lee, as atletas receberam os agradecimentos pela contribuição e empenho durante os jogos.

Direção do Praia Clube se reuniu com as jogadoras e comissão técnica nesta segunda-feira (Foto: Divulgação/ Praia Clube)Direção do Praia Clube se reuniu com as jogadoras e comissão técnica nesta segunda-feira
(Foto: Divulgação/ Praia Clube)
 
Segundo Spencer, a diretoria mencionou o desejo de a mesma equipe continuar os próximos trabalhos.
-Tudo vai depender das negociações com os empresários das atletas. O nível de valorização delas deve ser avaliado e então saberemos se vai ser compatível com o investimento do Clube para a próxima temporada - disse.
Spencer ainda não sabe qual o destino da comissão técnica. Porém, garantiu que, se continuar como líder da equipe, os auxiliares devem ser os mesmos.
- Se continuarmos juntos, faremos uma avaliação técnica para saber quais jogadoras permaneceriam. Ainda é cedo para falar, mas quem sabe a base permaneça a mesma e trocaríamos duas ou três peças para garantir o reforço - explicou Spencer.
O recesso da equipe do Triângulo vai ser de aproximadamente 60 dias. A data exata do retorno não foi definida. O time volta aos treinos na segunda quinzena de maio para dar início à preparação para os Jogos de Minas, antigo Jogos Mineiros do Interior (Jimi), em junho.
A equipe também vai disputar o Campeonato Mineiro de Voleibol, previsto para agosto. Para fechar o ano, o Clube de Uberlândia pensa na Superliga 2012/2013.


Praia Clube campeão do Mineiro Feminino de Vôlei (Foto: Divulgação/Praia Clube)Praia Clube, equipe completa que trabalhou durante a Superliga 2011/2012
(Foto: Divulgação/Praia Clube)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2012/03/jogadoras-do-praia-clube-encerram-contrato-nesta-segunda-feira.html

Andrezinho desconversa, mas admite time veloz e eficiente sem Loco Abreu

Meia exalta espírito de luta da equipe na vitória sobre o Vasco, por 3 a 1

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Tudo o que o técnico Oswaldo de Oliveira esperava do esquema 4-2-3-1 surgiu na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, domingo, no Engenhão. Movimentação, força na marcação, domínio no meio de campo. Na visão do meia Andrezinho, foi o que o Botafogo teve desta vez. Questionado se o desempenho tinha relação com a saída de Loco Abreu, vetado por dores musculares, saiu pela tangente, não polemizou, mas não escondeu que a eficiência no clássico agradou a todos e colocou um ponto de interrogação na cabeça.

- Soubemos sair no contra-ataque e tivemos humildade para marcar sem a bola. Com ela, jogamos o tempo todo. Fomos eficientes. Independentemente de quem inicia o jogo, o importante é ter espírito de luta. Hoje, com Herrera, Fellype Gabriel e Elkeson, mantivemos a equipe veloz e vencemos - afirmou Andrezinho, à Rádio Globo, sobre o jogo no qual retornou de lesão de 15 dias e também sentiu o cansaço, segundo seu técnico.

- Ele estava desgastado, errou jogadas no fim. Mas tinha outras prioridades para prestar atenção, por isso não o substituí. Elkeson voltou de um tempo parado na quarta, tinha jogado 90 minutos na Paraíba. Foi um fato que me preocupou, tive de sacrificar o André. Às vezes, a substituição ou uma mudança tática é por ordem física. Estou ali para conjugar isso - destacou Oswaldo.
A princípio, Loco, que tem cinco gols na temporada, está confirmado no time para a partida de volta contra os paraibanos do Treze, quarta, no Engenhão. Herrera deve sair, isso se o uruguaio conseguir treinar sem incômodos nos dois próximos dias. A bola aérea, portanto, volta a ser uma força importante para o Alvinegro, que praticamente não a alçou nos dois últimos compromissos, quando não teve sua referência. Domingo, o duelo é com o Duque de Caxias, pela quinta rodada da Taça Rio. O clube tem dez pontos e é o vice-líder do Grupo A, atrás do Macaé.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/andrezinho-desconversa-mas-admite-time-veloz-e-eficiente-sem-loco-abreu.html

Oswaldo diz que não indicou Tinga, do Palmeiras, e estranha declaração

Técnico não sabe de suposta troca de jogador citada por César Sampaio

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Maikon Leite, Artur e Tinga treino palmeiras Maceió (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)Tinga (deitado) em treino do Palmeiras, em Maceió
há 5 dias (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)
 
O nome do volante Tinga, do Palmeiras, não saiu da lista
de Oswaldo de Oliveira e sequer teria sido comentado com o treinador nos corredores do Botafogo.

Quem avisa é o comandante alvinegro, que diz ter encarado com supresa a declaração do diretor do clube paulista, César Sampaio, de que haveria a possibilidade de uma troca de jogadores. A princípio, o Verdão negou a oferta alvinegra.

- Conheço o César e não ouvi ele falar isso. Acho estranho, porque eu não indiquei  o jogador, que sequer foi ventilado aqui. É valoroso, tem qualidades, mas não saiu de mim nem do Botafogo, diretamente, essa proposta pelo rapaz - revelou Oswaldo.

A reportagem apurou, já na semana passada, que Tinga foi oferecido por um intermediário, mas o Glorioso não encara a posição como prioridade para reforços. Em meados de abril, novos nomes vão surgir em General Severiano, mas para as laterais, para a zaga e, talvez, para o ataque, uma vez que Loco Abreu, único centroavante de ofício, vem tendo dificuldades físicas.

O grupo DIS, que detém os direitos econômicos do volante, tem interesse em tirá-lo do Palmeiras, onde é reserva e praticamente não é utilizado por Felipão. Guilherme Miranda, represententa da empresa, declarou que uma negociação seria boa para todos e gostaria de vê-lo no Botafogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/03/oswaldo-diz-que-nao-indicou-tinga-do-palmeiras-e-estranha-declaracao.html

Jobson dá segunda assistência para gol após um ano e meio sem clássico


19/03/2012 15h45 - Atualizado em 19/03/2012 16h10

Jobson dá segunda assistência para gol após um ano e meio sem clássico

Em evolução física, jogador não pegava rival carioca desde outubro de 2010

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Em processo de evolução física e técnica, Jobson já começa a ser importante para o Botafogo. No último domingo, no Engenhão, deu seu segundo passe para gol em pouco mais de 90 minutos em campo, divididos em três partidas: Bangu, Treze-PB e Vasco. Desta vez, substituiu Herrera e assumiu o posto de único atacante da equipe, que já vencia a partida. Ao invés da assistência pelo meio da zaga, como a que fez para Cidinho, uma jogada a seu estilo: arrancando pela ponta, com muita força, e tocando para a pequena área. Fellype Gabriel aproveitou e fechou o 3 a 1.
Foi o primeiro clássico disputado por Jobson desde 17 de outubro de 2010, quando o Alvinegro empatou com o Fluminense por 0 a 0. De lá para cá, mais decepções do que destaque. 

Emprestado a Atlético-MG e Bahia, não teve a regularidade esperada, apesar de boas atuações, especialmente pelo time nordestino. Ficou os últimos seis meses cumprindo a suspensão definitiva por doping e se viu livre do pesadelo. O momento mudou, e a comissão técnica já comemora e o elogia pelo fato de as dores musculares inerentes a quem ficou longo período afastado do futebol não o assombrarem. Nova prova de que o descanso e alimentação têm sido seguidos.

 jobson botafogo x vasco (Foto: Fernando Soutello/AGIF) Jobson entrou no lugar de Herrera e voltou a jogar no Engenhão no último domingo, na vitória de 3 a 1 sobre o Vasco  pelo Campeonato Carioca (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
 
A expectativa quanto ao aproveitamento dele como titular, porém, deve demorar um pouco mais. Para evitar o desgaste excessivo, Jobson só deve estar perto dos 100% de suas condições em abril e até lá vai entrar no segundo tempo das partidas. No vestiário, após a vitória sobre os cruz-maltinos, Jobson foi exaltado e aplaudido, compartilhando espaço com Fellype Gabriel, que marcou três gols e decidiu o clássico, e o goleiro Jefferson, que pegou o pênalti de Juninho em hora crucial.
O próximo passo da recuperação do atacante deve ser dado na próxima quarta-feira às 22h, contra o Treze-PB, também no Engenhão. O Botafogo enfrenta o time paraibano pela Copa do Brasil e precisa vencer a partida ou empatar em 0 a 0 para ir à próxima etapa da competição.  Caso se classifique para a segunda fase, o Alvinegro pega o Guarani no Rio de Janeiro.

FONTE:]
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/jobson-da-segunda-assistencia-para-gol-apos-um-ano-e-meio-sem-classico.html

Sesi vence o Minas, empata série e força terceiro jogo das quartas de final

Após perder primeira partida dos playoffs, paulistas fazem 3 a 0 jogando em casa e agora decidem vaga nas semifinais da Superliga em Belo Horizonte

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
 

O jogo
Sesi x Minas vôlei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Jogadoras do Sesi comemoram ponto na vitória
sobre o Minas (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
No início da partida, Daymi e Herrera se alternaram nos pontos que levaram o Minas ao primeiro tempo técnico com 8 a 5 no placar. A pausa fez bem ao Sesi, que empatou após uma bola de segunda de Dani Lins e bloqueios de Elisângela e Roberta. O técnico Jarbas Soares parou o jogo, mas o time paulista seguiu embalado. Em meio a erros de saque de ambos os lados, as anfitriãs conseguiram se destacar junto à rede e ampliar a vantagem para 16 a 12, após um ace de Roberta. O segundo tempo técnico deu novo fôlego ao time visitante, que conseguiu furar o bloqueio e se aproveitou de dois ataques para fora de Soninha para reduzir a diferença: 18/17. A reação, porém, parou. Daymi perdeu a pontaria e a paciência, Dani Lins cresceu no bloqueio, e o Sesi fechou a parcial em 25/21.
Com Carol no saque tático, o Minas quebrou o passe rival e abriu 4 a 0 no segundo set. Talmo parou a partida e chamou a atenção de Dani Lins sobre a escolha das jogadas. Roberta diminuiu em bola rápida pelo meio e depois em ace, mas Daymi voltou a brilhar e marcou 8 a 3. Depois do intervalo, o Sesi cravou três ataques e reduziu a diferença para três pontos. Jarbas também parou a partida, mas o time paulista alcançou a virada em bloqueio de Roberta: 11/10.

Sesi x Minas vôlei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Minas bem que tentou reagir, mas era tarde demais:

3 a 0 para o Sesi (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Quando a desvantagem chegou a quatro pontos, o técnico do Minas resolveu arriscar e colocou Carla no lugar de Carol, ficando com duas opostas em quadra. A equipe respondeu bem à alteração e encostou no placar. O empate em 18 a 18 veio em uma invasão de Elisângela, e a virada, suada, em um ataque de Herrera. Com o set point contra (24/23), Talmo parou o jogo. A estratégia surtiu efeito, Soninha fechou em 27/25 e fez 2 sets a 0 para o Sesi.
Faltava apenas um set para o Sesi sair com a vitória e forçar o jogo três. Mas o Minas não se entregava, e as duas equipes caminhavam ponto a ponto para decidir o período apenas nos pontos finais. As visitantes conseguiram abrir dois pontos e fizeram 18/21. Foi aí que Soninha apareceu e comandou a reação paulista. Empate e depois a virada, com ataques mortais da ponteiro (23/22). Carla recolocou a equipe mineira no jogo outra vez, mas no ataque de Sassá, explorando o bloqueio, o Sesi fechou o set em 25/23 e a partida em 3 a 0.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/sesi-vence-o-minas-empata-serie-e-forca-terceiro-jogo-das-quartas-de-final.html

No jogo três, Rio de Janeiro decide vaga nas semifinais com o Mackenzie

Segundo na fase de classificação, time de Bernardinho tenta afastar a zebra contra 7º colocado. Mineiros venceram jogo um da série, e cariocas empataram

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Bernardinho treino Rio de Janeiro vôlei (Foto: Daniel Ramalho/adorofoto)Bernardinho orienta suas jogadoras antes do jogo
decisivo (Foto: Daniel Ramalho/adorofoto)
 
 
Rio de Janeiro e Mackenzie decidem seu futuro na Superliga Feminina na noite desta segunda-feira, às 21h15m, no Maracanãzinho. A série melhor de três jogos das quartas de final está empatada em 1 a 1, o vencedor da terceira e decisiva partida avança às semifinais e o perdedor dá adeus ao campeonato. O SporTV transmite o jogo ao vivo.

A equipe do técnico Bernardinho terminou a fase de classificação com a segunda melhor campanha, mas sofreu duas derrotas nas últimas rodadas e chegou aos playoffs em baixa. Pela frente, as cariocas encontraram o Mackenzie, sétimo colocado, e foram surpreendidas no primeiro duelo. A equipe mineira venceu em Belo Horizonte e abriu vantagem no confronto. Mas no jogo dois, no Rio de Janeiro, Fabi, Sheilla e cia. empataram a série e forçaram a decisão na partida de número três.
Fabi, líbero do Rio de Janeiro e da seleção brasileira, sabe da importância da vitória para a equipe carioca e acredita que o Mackenzie entrará na partida como franco-atirador, já que o Rio é considerado o favorito.

- O Mackenzie certamente vai arriscar mais do que no sábado. Acredito que seja um jogo tenso, de coração e muita vibração. Já conversamos e para o Rio de Janeiro não muda nada. Assim como na segunda partida, este terceiro jogo continua sendo decisivo. O time do Mackenzie é jovem e vai entrar com menos responsabilidade, o que torna o nosso adversário ainda mais perigoso - disse.

MACKENZIE x rio de janeiro vôlei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Mackenzie tenta surpreender o Rio de Janeiro nos
playoffs da Superliga (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
O treinador do Mackenzie, Ricardo Picinin, quer que dê a zebra no encontro desta segunda-feira. Ele sabe que o adversário tem mais tradição e não quer pressão sobre o grupo mineiro, para que as jogadoras possam entrar sem responsabilidade na partida.
- As meninas têm que entrar soltas em quadra, sem medo de errar e jogar com alegria. Não podemos entrar com a responsabilidade de ganhar porque quem tem a obrigação de vencer é o Rio de Janeiro. Essa pressão não é nossa e temos que aproveitar a situação - disse o treinador.
O vencedor de Rio de Janeiro e Mackenzie enfrenta o Vôlei Futuro nas semifinais da Superliga, já que o time de Araçatuba passou pelo Praia Clube por 2 a 0.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/no-jogo-tres-rio-de-janeiro-decide-vaga-nas-semifinais-com-o-mackenzie.html

Azarenka volta a derrotar Sharapova e conquista o título de Indian Wells

Invicta na temporada, número 1 do mundo soma 23 vitórias e quatro troféus

Por GLOBOESPORTE.COM Indian Wells, EUA
 
A quebra de saque no primeiro game do jogo deu o tom. Seria Victoria Azarenka no comando. Maria Sharapova tentou atacar o quanto pôde, mas a número 1 do mundo foi superior mais uma vez. Em uma reedição da final do Australian Open, Azarenka novamente levou a melhor e levantou um troféu. Por 6/2 e 6/3, a bielorrussa é a nova campeã do WTA de Indian Wells.

Victoria Azarenka tênis Australian Open final troféu (Foto: Reuters)Victoria Azarenka sorri com o troféu do WTA Indian Wells (Foto: Reuters)
 
Invicta em 2012, Vika já soma 23 vitórias consecutivas e tem o segundo melhor começo de temporada da história. Ela fica atrás apenas de Martina Hingis, que chegou a 37 triunfos antes de sofrer seu primeiro revés em 1997. O troféu de Indian Wells é o quarto de Azarenka no ano. Além do Australian Open, ela também conquistou os WTAs de Sydney e Doha.

Blog: Azarenka tem mais recursos do que qualquer tenista hoje em dia. Leia e opine!
Na final deste domingo, Azarenka sempre esteve à frente. Depois de quebrar o serviço de Sharapova, salvou um break point no segundo game e manteve a vantagem. Quando conseguia levar vantagem nos ralis, a bielorrussa via Sharapova arriscar - e errar na maioria das vezes. Quando a número 2 do mundo conseguia ditar os pontos, era a vez de Azarenka se defender bem e dificultar a vida da adversária. Uma nova quebra no sétimo game deixou Vika à vontade para sacar e fechar o set inicial em 6/2.
A segunda parcial começou ainda mais fácil para Azarenka, que quebrou duas vezes e abriu 3/0. Sharapova, contudo, reagiria, devolvendo quebras de saque no quarto e no sexto game. O problema da russa era manter seu saque, a Azarenka sempre esteve à frente porque obteve outra quebra no quinto game. A número 2 só fez seu serviço no sétimo, deixando o placar em 4/3. Depois disso, contudo, o jogo foi de Azarenka. O match point foi um bom reflexo do jogo. Sharapova atacou dos dois lados e deslocou a rival, mas tentou matar o ponto junto à rede e se deu mal. Vika subiu, forçou a russa a dar um lob, que caiu fora da quadra e deu o título a Azarenka.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/

Tetra em Indian Wells, Federer entra de vez na briga pela ponta do ranking

Suíço chega aos 9.350 pontos e diminui diferença para Nadal e Djokovic, que segue na ponta. Bellucci sobe e é 47º. No feminino, Azarenka lidera

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Roger Federer tênis Indian Wells final troféu (Foto: Getty Images) Federer levantou o troféu em Indian Wells e se
aproximou da briga pela ponta (Foto: Getty Images)
 
O tetracampeonato em Indian Wells aproximou Roger Federer da briga pela liderança do ranking ATP. Atual terceiro colocado, o suíço diminuiu para 825 pontos a diferença para o espanhol Rafael Nadal, que ocupa o segundo lugar. A ponta ainda é do sérvio Novak Djokovic. Derrotado por Federer na final, John Isner entrou no top 10 da semana, e empurrou Juan Martin del Potro para a 11ª colocação. Entre as mulheres, a também campeã em Indian Wells Victoria Azarenka se manteve no topo.

Os resultados de Federer contribuiram para separar ainda mais os três primeiros colocados do restante do top 10. Com 9.350 pontos somados, a diferença entre o suíço e Andy Murray, que ocupa a quarta posição, chegou aos 1.900. A vantagem é a maior desde que Federer roubou a terceira colocação do britânico, em novembro de 2011.
Novak Djokovic segue na liderança, mas já tem motivos para se preocupar. A diferença para Nadal, que já beirou os 5 mil pontos, hoje é de 2.495. Atualmente, o sérvio tem 12.670 pontos contra 10.175 do espanhol. De quebra, Djoko ainda vê Federer se firmar cada vez mais como candidato a brigar pela ponta.
Quem também não deve ter ficado nada satisfeito com os resultados da semana é o argentino Juan Martin Del Potro, que viu o americano John Isner, derrotado na final de Indian Wells, entrar no top 10. O sérvio Janko Tipsarevic também pulou um degrau, foi para nono e, assim, tirou Del Potro do grupo dos dez melhores.

O brasileiro Thomaz Bellucci, por outro lado, tem motivos para comemorar. A boa campanha em Indian Wells lhe rendeu três posições no ranking. Agora, ele é o 47


º e único representante do Brasil no top 100. João Souza, o Feijão, aparece no 104º lugar.

Azarenka WTA de Indian Wells (Foto: Reuters)Só dá ela! Azarenka faturou o título em Indian Wells e consolidou o primeiro lugar no ranking  (Foto: Reuters)
 
No feminino, Victoria Azarenka consolida cada vez mais a liderança. Com o título arrasador em Indian Wells, conquistado sobre Maria Sharapova, segunda do ranking, a bielorrussa chegou aos 9.739 pontos, e abriu 1.800 de vantagem sobre a rival.
A polonesa Agnieszka Radwanska ganhou uma posição, trocou de lugar com Samantha Stosur e agora ocupa a quarta colocação. Já Caroline Wozniacki, que ainda não jogou em março, despencou duas posições em relação à semana anterior, e agora é a sexta.

Veja os dez melhores entre os homens:

1. Djokovic, Novak (SER) 12.670
2. Nadal, Rafael (ESP) 10.175
3. Federer, Roger (SUI) 9.350
4. Murray, Andy (GBR) 7.450
5. Ferrer, David (ESP) 4.700
6. Tsonga, Jo-Wilfried (FRA) 4.535
7. Berdych, Tomas (CZE) 3.860
8. Fish, Mardy (EUA) 2.910
9. Tipsarevic, Janko (SER) 2.730
10. Isner, John (EUA) 2.675

Confira o top 10 feminino:
1. Azarenka, Victoria (BLR) 9.730
2. Sharapova, Maria (RUS) 7.930
3. Kvitova, Petra (CZE) 7.170
4. Radwanska, Agnieszka (POL) 5.960
5. Stosur, Samantha (AUS) 5.825
6. Wozniacki, Caroline (DIN) 5.410
7. Bartoli, Marion (FRA) 4.710
8. Li, Na (CHN) 4.635
9. Zvonareva, Vera (RUS) 4.340
10. Petkovic, Andrea (ALE) 3.800

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/03/tetra-em-indian-wells-federer-entra-de-vez-na-briga-pela-ponta-do-ranking.html

Sem definição, uniforme do Botafogo pode ter lançamento apenas em abril

Festa da nova fornecedora de material promete ser um grande evento, mas detalhes ainda não foram passados para a diretoria alvinegra aprovar

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Ainda com uma camisa provisória, que usa já há dois meses, o Botafogo conta os dias para receber o novo uniforme da Puma, fornecedora que assinou contrato por três anos. A festa está sendo preparada e promete ser marcada por um grande evento, mas ainda não há data concreta combinada com a diretoria. A intenção era realizá-la nesta semana, para estrear o material da parceira na sábado que vem, contra o Duque de Caxias, mas isso deve ficar para abril.
Os alvinegros esperam apenas um contato para aprovar o projeto e se organizar para também transformar o momento em uma ação de marketing, departamento que tem atuado com frequência e sucesso nas últimas temporadas. A camisa já está pronta e apresenta novidades em design. É provável que um terceiro uniforme, de cor diferente, seja lançado no pacote.
Neste domingo, no clássico contra o Vasco, no Engenhão, o espaço do símbolo da fornecedora permanece vazio, assim como nas vestimentas de treino para 2012, produzidas pela Puma.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/sem-definicao-uniforme-do-botafogo-pode-ter-lancamento-apenas-em-abril.html

Juniores: Botafogo bate Vasco, e líder Nova Iguaçu amplia vantagem

Alvinegro faz 1 a 0, no Caio Martins, e ultrapassa o adversário, chegando à quarta colocação. Time da Baixada está três pontos à frente do Flu

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Botafogo e Vasco lutavam pela terceira vitória seguida e pela chance de se aproximar dos primeiros colocados. O primeiro levou a melhor: jogando em Caio Martins nesse sábado, fez 1 a 0 e chegou à quarta colocação da Taça Guanabara de juniores. O resultado mantém o time alvinegro a cinco pontos do líder Nova Iguaçu, que ganhou do Boavista por 2 a 0 neste domingo e foi a 30. O Vasco, agora quinto colocado, soma 22.
O único gol do clássico foi marcado logo aos 12 minutos, por Dória. Octávio se antecipou à marcação, após cobrança de escanteio, e cabeceou na entrada da pequena área. O goleiro ainda conseguiu espalmar, mas o zagueiro aproveitou o rebote e marcou. Botafogo e Vasco haviam perdido seus únicos clássicos até então - para Flamengo e Fluminense, respectivamente.
A vice-liderança mudou de mãos. O Flamengo tropeçou no penúltimo colocado Friburguense, no Eduardo Guinle, empatando por 1 a 1. Foi a 26 pontos. O Fluminense bateu o Macaé por 3 a 1 e ultrapassou o rival, chegando a 27.
O Carioca de juniores é disputado pelas mesmas 16 equipes do campeonato profissional, mas tem uma fórmula diferente. Todos os times se enfrentam, tanto na Taça Guanabara quanto na Taça Rio, e aquele que somar mais pontos conquista o turno. A decisão do campeonato reúne os vencedores de cada turno. Se a mesma equipe faturar a Taça Guanabara e a Taça Rio, será campeã estadual de forma antecipada.
Resultados da 11ª rodada Jogos da 12ª rodada
Botafogo 1 x 0 Vasco (Caio Martins) Sábado, 13h45m - Madureira x Boavista (Conselheiro Galvão)
Olaria 0 x 1 Volta Redonda (Rua Bariri) Sábado, 13h45m - Olaria x Friburguense (Rua Bariri)
Madureira 1 x 0 Bangu (Conselheiro Galvão) Sábado, 15h30m - Botafogo x Duque de Caxias (Caio Martins)
Bonsucesso 2 x 2 Americano (Leônidas da Silva) Sábado, 15h30m - Bonsucesso x Fluminense (Leônidas da Silva)
Fluminense 3 x 1 Macaé (Eustáquio Marques) Sábado, 16h15m - Volta Redonda x Flamengo (Raulino de Oliveira)
Friburguense 1 x 1 Flamengo (Eduardo Guinle) Domingo, 13h45m - Bangu x Nova Iguaçu (Moça Bonita)
Duque de Caxias 0 x 1 Resende (Marrentão) Domingo, 13h45m - Americano x Macaé (Godofredo Cruz)
Boavista 0 x 2 Nova Iguaçu (Bacaxá) Domingo, 15h30m - Vasco x Resende (Luso Brasileiro)
Classificação da Taça Guanabara:
1º Nova Iguaçu, 30 pontos
2º Fluminense, 27 pontos
3º Flamengo, 26 pontos
4º Botafogo, 25 pontos
5º Vasco, 22 pontos
6º Bonsucesso, 20 pontos
7º Volta Redonda, 17 pontos
8º Macaé, 15 pontos
9º Bangu, 12 pontos
10º Olaria, 10 pontos
11º Boavista, 10 pontos
12º Madureira, 9 pontos
13º Duque de Caxias, 9 pontos
14º Americano, 9 pontos
15º Friburguense, 6 pontos
16º Resende, 5 pontos


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/03/juniores-botafogo-bate-vasco-e-lider-nova-iguacu-amplia-vantagem.html

Destaque de Bota e Vasco, Heleno de Freitas é lembrado durante o clássico

Faixa com a inscrição heleno vive é levada ao campo, e trailer do filme sobre a carreira do polêmico ex-atacante é exibido no telão do Engenhão

Por André Casado e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
 
No Botafogo, a idolatria de um artilheiro, que marcou 209 gols em 235 jogos. No Vasco, o único título como jogador, o Carioca de 1949. Heleno de Freitas foi personagem da história dos dois clubes na década de 40 e não foi deixado de lado no clássico no Engenhão, neste domingo, na semana em que o filme sobre sua controversa carreira - dentro e fora das quatro linhas - é lançado. Uma faixa com os dizeres #helenovive foi levada ao gramado antes de a bola rolar.
Além disso, o trailer da produção, que estreia na sexta, foi exibido diversas vezes nos telões do estádio. O ator Rodrigo Santoro, torcedor do Vasco, é o protagonista. Em São Januário, onde as cenas de jogo foram filmadas, Heleno teve mais problemas do que elogios. Com sifílis, já tinha sua mente tomada pela loucura e chegou a apontar uma arma descarregada para o técnico do time, Flávio Costa. Foi desarmado e levou uma surra. Em 1959, morreu em um hospício, aos 39 anos.
O Botafogo dedica o mês de março ao craque e fez uma exposição especial no dia último dia 12, com fotos, camisas e objetos ligado ao ex-jogador. O argentino Herrera o representou.
Heleno de Freitas botafogo x vasco (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)Heleno de Freitas é lembrado em faixa no campo de jogo (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)
 
FONTE:
 

Disputa amistosa de esgrima vira preliminar do clássico no Engenhão

A pedido da confederação do esporte, um duelo de exibição foi realizado na pista de atletismo do estádio. Objetivo é divulgar o esporte

Por André Casado e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
 
Uma cena inusitada fez parte do período que antecede o clássico entre Botafogo e Vasco na noite deste domingo. A pedido da Confederação Brasileira de Esgrima, uma disputa de exibição foi realizada no Engenhão antes de a bola rolar pela quarta rodada da Taça Rio. As atletas Camila e Barbara fizeram o duelo ainda diante de poucos torcedores no estádio com o objetivo de divulgar o esporte.
A todo instante, um membro da confederação explicava as regras do jogo para os torcedores. Alguns jogadores do Vasco, como Fernando Prass, Alessandro, Fabrício e William Barbio, entraram para fazer um rápido reconhecimento do gramado e acompanharam parte da exibição.

esgrima engenhão botafogo x vasco (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)Esgrimistas fazem exibição na pista de atletismo do Engenhão (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)
 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/03/disputa-amistosa-de-esgrima-vira-preliminar-no-engenhao.html

Loco segue com moral, vai voltar na quarta, mas fará parte de um rodízio

Oswaldo de Oliveira indica que uso do atacante será analisado em cada jogo, o escala para pegar o Treze e pede que resultado influencie a torcida

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Dores musculares novamente tiraram Loco Abreu de ação. Neste domingo, contra o Vasco, no Engenhão, o atacante uruguaio assistiu dos camarotes e voltou a levantar dúvida sobre uma possível postura melhor do time sem sua presença, já que o Botafogo venceu o clássico por 3 a 1, com três gols de Fellype Gabriel. Para o técnico Oswaldo de Oliveira, o resultado não deve influenciar na decisão. E voltou a destacar o profissionalismo e a importância do capitão alvinegro para encarar a situação perante o elenco. Além disso, confirmou que o trabalho especial de recondicionamento físico segue a toda.

- Abreu entendeu com muito profissionalismo que precisa desse apoio. Ele tem experiência, estamos desenvolvendo um programa para que ele renda bem ainda. Minha ideia não era preservá-lo da partida. Mas a semana foi intensa, mesmo ele treinando aqui no Rio, então chegamos ao consenso de tirá-lo desse jogo. Mas a torcida não deveria se influenciar pelo resultado, como eu não vou fazer, para considerar se ele deve ficar fora ou não. Tem é de ficar satsifeita por termos boas opções para o Botafogo - explicou.

A tendência, daqui para frente, é que a utilização de Loco aconteça de acordo com as condições gerais e com o adversário, uma espécie de rodízio, abrindo a possibilidade de ocupar o banco de reservas, o que raramente é posto em discussão no clube. Veterano, o uruguaio tem 35 anos.

Loco Abreu no treino do Botafogo (Foto: Fábio Castro / Divulgação Agif)Loco Abreu em ação no treino: uruguaio deve entrar em rodízio (Foto: Fábio Castro / Divulgação Agif)
- É um jogador que pode ou não se encaixar em determinadas ocasiões. Alguns jogos vão ser bons para ele, outros, nem tanto. Não podemos ser dependentes do Loco, do Andrezinho ou de ninguém. Mas estamos sempre precisando da alternativa. Vou ver o que é mais produtivo para o Botafogo diante de cada situação de jogo - revelou o treinador.
A princípio, Loco Abreu volta à equipe e será titular contra o Treze-PB, pela partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil. Resta conferir sua participação nos treinos de segunda e terça-feira, ambos no Engenhão. No Carioca, o Alvinegro tem dez pontos e é vice-líder do Grupo A, dois atrás do Macaé, que tem surpreendido e mantém 100% de aproveitamento.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/loco-abreu-segue-com-moral-tem-postura-exaltada-e-retorna-na-quarta.html

Oswaldo vibra e elege os destaques positivo e negativo: Fellype e árbitro

Técnico exalta participação técnica e tática do meia, acredita que moral voltou a ficar elevada, mas lamenta atuação de João Batista de Arruda

Por André Casado Rio de Janeiro 
A primeira vitória em clássicos no comando do Botafogo e a atuação convincente agradaram muito, mas o técnico Oswaldo de Oliveira fez questão de lamentar a atuação do árbitro João Batista de Arruda, segundo ele, especialmente em dois lances capitais. O destaque positivo, é claro, foi o meia Fellype Gabriel, que fez três gols sobre o Vasco, neste domingo, no Engenhão, e também cumpriu as função defensivas da maneira que foi pedido, mesmo voltando de um período inativo, o que lhe causou cansaço.
- Estou muito feliz pela vitória, pela perfomance da equipe, estávamos precisando de uma vitória convincente como foi. Isso vai servir muito para os atletas se convencerem de que o que nós estamos diariamente pregando, colocando para eles, é importante, é o caminho correto. Fellype foi o destaque, claro, fez três gols e conseguiu neutralizar quase todas as investidas do ataque deles na direita. Foi fundamental na marcação, isso é incontestável. E por outro lado a partida tem outro destaque, porém, negativo: temos sofrido com faltas, temos sido parados e injustiçados. Às vezes é imperceptível, a neutralidade inibe as pessoas de verem isso, mas hoje, não. Ficou claro em dois lances capitais: no pênalti marcado para o Vasco e quando ele (árbitro) pegou o cartão, mas desistiu de aplicá-lo quando viu que o jogador do Vasco já tinha amarelo. Não posso deixar de destacar: arbitragem, lamentável, muito negativo; Fellype, positivo - disse.
Oswaldo revelou que, mesmo se Loco Abreu não tivesse sentido dores musculares novamente, Fellype Gabriel, que ficou uma semana sem treinar após a forte pancada na cabeça, jogaria como titular, provavelmente na vaga de Herrera, que voltaria ao banco:
juiz botafogo x vasco (Foto: Marcos Tristão / Agência Globo)Árbitro João Batista de Arruda foi criticado por Oswaldo de Oliveira (Foto: Marcos Tristão / Agência Globo)
- Tenho que exaltar e ficar satisfeito com as alternativas importantes que tenho ganho no Carioca. O grupo tem resolvido os problemas, se superado. Não tenho um desequilíbrio aqui.
Sobrou espaço até para elogios ao rival Vasco, que, desfalcado, endureceu o clássico.
- Um adversário dificílimo, o melhor do Rio em tática e aplicação hoje. Mostrou isso na sequência de vitórias na Taça Guanabara. Tem uma equipe arrumada, joga e dificulta o rival de jogar. Mesmo com desfalques, foi um adversário à altura, mostrou que tem elenco, criou problemas, nos desgastou. É chavão, mas valoriza nossa vitória, sim - apontou Oswaldo.
Com dez pontos, o Botafogo é o vice-líder do Grupo A, atrás do Macaé, com 12. Na quarta-feira, o rival é o Treze-PB, pela Copa do Brasil. O time carioca precisa de uma vitória simples ou mesmo de um empate sem gols para ir à segunda fase. No próximo fim de semana, o Duque de Caxias mede forças com o Glorioso, pela quinta rodada da Taça Rio.n

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/oswaldo-vibra-e-elege-seu-destaques-positivo-e-negativo-fellype-e-arbitro.html

Jefferson festeja defesa de pênalti: 'Esperei até o último milésimo'

Pegar uma cobrança de um jogador consagrado como o Juninho é muito importante', diz o goleiro do Botafogo após vitória de 3 a 1 no clássico

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Jefferson foi mais uma vez decisivo para o Botafogo. Na vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, o goleiro do Botafogo pegou um pênalti, cobrado por Juninho Pernambucano, e festejou bastante. A defesa esfriou uma possível reação do adversário, já que aconteceu apenas três minutos depois do terceiro gol alvinegro.
- Cada um tem uma tática, e graças a Deus a minha vem dando certo. A gente estuda os adversários. Você pegar um pênalti de um jogador consagrado como o Juninho, do Vasco, é muito importante. Fico muito feliz - disse Jefferson, que explicou a tática. - Esperei até o último milésimo de segundo para sair e fazer a defesa - completou.
Com o resultado, o Botafogo se mantém na segunda posição do Grupo A da Taça Rio, com dez pontos, ainda dentro da zona de classificação para as semifinais. O líder é o Macaé, com 12. O Vasco, por sua vez, contou com uma combinação de resultados para continuar na primeira posição do Grupo B, com sete pontos.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/jefferson-festeja-defesa-de-penalti-esperei-ate-o-ultimo-milesimo.html

Autor de três gols pela primeira vez, Fellype Gabriel exalta companheiros

Após ficar fora de jogo pela Copa do Brasil, meia tem atuação de gala no Engenhão contra o Vasco: 'Tive uma noite feliz'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Uma noite para guardar na memória. Esse é o sentimento do meia Fellype Gabriel, do Botafogo, após marcar três gols em um único jogo pela primeira vez, contra o Vasco, na vitória por 3 a 1 pela Taça Rio. Com a vitória, o Botafogo chegou aos dez pontos e está na segunda colocação do Grupo A, atrás apenas do Macaé, que tem 12.

Muito aplaudido pela torcida, o jogador exaltou os companheiros e o trabalho feito durante a semana em que ele não viajou para enfrentar o Treze-PB, na Copa do Brasil, por recomendação médica após levar uma pancada na cabeça na segunda rodada do returno do estadual, contra o Volta Redonda.

- Eu tive uma noite feliz ajudando meu time. Tem que agradecer aos meus companheiros por isso também. O segredo é trabalho. Nessa semana em que fiquei fora, trabalhei sério, forte com meus companheiros que ficaram e não viajaram. Consegui os gols e a vitória que estávamos precisando - celebrou o jogador, que no "Fantástico" pediu a música "Rendido Estou", de Aline Barros e Fernandinho.

Apesar de ter um histórico favorável contra o Vasco (um gol pelo Flamengo em 2005 na estreia pelo profissional aos 19 anos, e outro pela Portuguesa, em 2009, na Série B), o jogador nunca havia marcado três vezes na mesma partida. O fato foi comemorado por ele na saída de campo no Engenhão, estádio onde nunca havia atuado.
- É a primeira vez que faço três gols num jogo. Fico muito feliz, ainda mais porque aconteceu num clássico, um jogo importante. Agora é pensar no jogo de quarta-feira - relatou, em referência à partida de volta contra o Treze-PB, no Engenhão, às 22h (de Brasília).

fellype gabriel botafogo x vasco (Foto: Fernando Soutello/AGIF)Fellype Gabriel tem noite de gala no Engenhão (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
Clique e confira os vídeos do Botafogo

FONTE:
lhttp://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/autor-de-tres-gols-fellype-gabriel-exalta-companheiros-e-trabalho-duro.html