sexta-feira, 16 de março de 2012

Nalbandian bobeia, e Nadal vira jogão para marcar novo duelo com Federer

Semifinais do Masters 1.000 de Indian Wells também têm Djokovic x Isner

Por SporTV.com Indian Wells, EUA
 
Por 1h38m - tempo dos 20 primeiros games do jogo -, David Nalbandian foi mais sólido, mais consistente do que Rafael Nadal. O argentino chegou a estar a dois pontos da vitória, mas cometeu falhas bobas no fim do segundo set e deixou o espanhol tomar o controle do jogo. No fim, o número 2 do mundo ainda tomou um susto, mas saiu de quadra com uma suada vitória por 4/6, 7/5 e 6/4, em 2h39m, que lhe rendeu uma vaga nas semifinais do Masters 1.000 de Indian Wells.

O triunfo colocará Nadal frente a frente com seus mais conhecido rival: Roger Federer, que vem de vitória sobre o também argentino Juan Martín del Potro. Será o 27º duelo entre espanhol e suíço. Nadal leva vantagem no geral, com o dobro de vitórias (18 a 9). A outra semifinal do torneio californiano terá o atual número 1 do mundo, Novak Djokovic, enfrentando o americano John Isner, 11º colocado no ranking da ATP.

O set inicial foi equilibrado desde o começo, com bons ralis e os dois atletas confirmando seus saques sem muitos problemas. Nadal foi o primeiro a ter um break point, mas Nalbandian se salvou. O argentino seguiu mantendo o jogo parelho até obter suas primeira chance, que só veio no décimo game. Com dois erros do espanhol, Nalbandian chegou ao primeiro break point, que também era um set point. O número 74 do mundo decidiu o ponto rapidamente. Na primeira chance que teve, acertou uma paralela de direita e venceu o set por 6/4.

A vantagem deu confiança a Nalbandian, que passou a jogar ainda mais agressivamente, pressionando o saque do oponente. Nadal precisou escapar de dois break points já no segundo game do segundo set. O número 2 do mundo teve uma pequena chance no sétimo game, com o argentino sacando em 15/30, mas Nadal cometeu quatro erros seguidos e deixou passar. A série chegou a seis falhas, e o espanhol precisou de três bons saques para escapar de 0/30 e confirmar o serviço, empatando a parcial em 4/4. Nadal também esteve a dois pontos da derrota quando teve se sacar em 4/5 e 30/30, mas conseguiu manter-se vivo.
 Mais sólido desde o começo do jogo, o sul-americano, porém, bobeou feio. Sacando em 5/5 e 30/30, jogou uma curtinha na rede e, depois, cometeu uma dupla falta. Nadal conseguiu a quebra e sacou para fechar o set em 7/5 na sequência.

Quando o terceiro set começou, Nalbandian já não tinha a segurança de minutos antes. Perdeu o serviço no primeiro game, atirou a raquete no chão e deu adeus à partida. Nadal viu a oportunidade e disparou no placar. Outra quebra no sétimo game lhe deu uma vantagem de 5/2, que parecia definitiva. O espanhol, porém, jogou mal no oitavo game e perdeu um match point no nono. No décimo, sacando em 5/4, Nadal ainda teve de encarar dois break points, mas Nalbandian falhou no melhor deles com outra curtinha que mandou na rede. O número 2, então, finalmente salou a vitória ganhando um belo rali.

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/03/nalbandian-bobeia-e-nadal-vira-jogao-para-marcar-novo-duelo-com-federer.html

Replay dá 'empurrão' por acidente, e Federer arranca para bater Del Potro

Na semi em Indian Wells, suíço espera por vencedor de Nadal x Nalbandian

Por SporTV.com Indian Wells, EUA
 
Durante alguns minutos, parecia que Juan Martín del Potro iria dar trabalho a Roger Federer. Contudo, uma falha do sistema de replay, o Hawk-Eye, tirou o argentino do sério, e o suíço aproveitou para sair na frente e disparar no placar. O número 3 do mundo fechou o jogo em 6/3 e 6/2, em 1h09m, e garantiu seu lugar nas semifinais do Masters 1.000 de Indian Wells.

Roger Federer tênis Indian Wells quartas (Foto: AFP)Roger Federer comandou a partida desde o indidente com o Hawk-Eye (Foto: AFP)
Federer agora enfrentará pela 28ª vez na carreira o espanhol Rafael Nadal (2 do mundo), que derrotou David Nalbandian (74) também nesta sexta-feira. O espanhol leva a vantagem no histórico, com 18 vitórias e nove derrotas diante de Federer.

Replay não funciona e irrita Del Potro

O jogou começou nervoso, com Federer errando muito e cedendo duas chances de quebra, que Del Potro desperdiçou. Os árbitros também falharam. Em um saque de Federer que aparentemente saiu (o próprio suíço se preparava para o segundo serviço), nenhum dos juízes deu bola fora. Del Potro pediu o uso do replay, que não funcionou. A marcação, então, foi mantida, e o suíço acabou confirmando o saque.


Nervoso, o argentino debateu com o árbitro de cadeira, e Federer se aproveitou da irritação do rival. Com duas curtinhas, chamou Delpo para a rede e ganhou ambos pontos, que lhe renderam a quebra e o 2/0 no placar. A vantagem foi suficiente para que o suíço jogasse mais à vontade, sem dar chances ao adversário. Por 6/3, sem ceder quebras de saque, Federer fechou a parcial


Em momento algum, Del Potro teve a vantagem nas trocas de bola. O argentino perdeu o serviço logo no primeiro game do segundo set e, depois disso, virou presa fácil. Federer venceu outro saque do oponente no quinto game, abriu 4/1 e não olhou para trás.

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2012/03/replay-da-empurrao-por-acidente-e-federer-arranca-para-bater-del-potro.html

Termina a etapa João Pessoa do Brasileiro Sub-23 de Vôlei de Praia

Haissa/Júlia e Carlos Luciano/Márcio conquistaram os títulos da primeira etapa da história da competição, que aconteceu na Praia do Cabo Branco

Por GLOBOESPORTE.COM João Pessoa
 
As duplas Haissa/Júlia Schmidt (PR/ES) e Márcio Gaudie/Carlos Luciano (RJ) são as primeiras campeãs do Circuito Sub-23 Banco do Brasil Vôlei de Praia, competição criada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) em 2012. As parcerias conquistaram os títulos da primeira etapa da história da competição, que aconteceu nas areias do Cabo Branco, em João Pessoa (PB).

No torneio feminino, Haissa e Júlia levaram a melhor sobre as cearenses Rebecca e Carolina Horta na decisão, vencendo por 2 sets 1, parciais de 21/17, 13/21 e 15/9. A terceira posição ficou com Sandressa e Juliana Simões (AL/PR), que ganharam das cariocas Carol Pereira e Patrícia Wink também por 2 a 1 (17/21, 23/21 e 15/10).

Pódio feminino da etapa João Pessoa do Circuito Brasileiro Sub-23 de vôlei de praia (Foto: Divulgação)Pódio feminino da etapa João Pessoa do Circuito Brasileiro Sub-23 de vôlei de praia (Foto: Divulgação)
 
No masculino, a conquista foi dos cariocas Márcio Gaudie e Carlos Luciano, que superaram os irmãos Marcus e Guto (RJ), de virada, por 2 a 1 (13/21, 21/16 e 15/9), na final. Ramon e Jô (RJ/PB), que derrotaram Anderson Melo e JP (RJ) também em três sets (21/19, 19/21 e 15/13) na disputa de terceiro lugar, completaram o pódio na capital paraibana.

Depois de João Pessoa, o Circuito Sub-23 Banco do Brasil passará por outras cinco cidades brasileiras: Aracaju (SE), de 21 a 24 de maio, Joinville (SC), de 18 a 21 de junho, Campo Grande (MS), de nove a 12 de julho, Maceió (AL), de 20 a 23 de agosto, e Rio de Janeiro (RJ), de 26 a 29 de novembro.

RESULTADOS - FEMININO
SEMIFINAIS
Haissa/Júlia Schmidt (PR/ES) 2 x 0 Patrícia Wink/Carol Pereira (RJ) - 21/13 e 21/18
Rebecca/Carolina Horta (CE) 2 x 0 Sandressa/Juliana Simões (AL/PR) - 21/18 e 21/16

DISPUTA DE TERCEIRO LUGAR
Sandressa/Juliana Simões (AL/PR) 2 x 1 Patrícia Wink/Carol Pereira (RJ) - 17/21, 23/21 e 15/10

FINAL
Haissa/Júlia Schmidt (PR/ES) 2 x 1 Rebecca/Carolina Horta (CE) - 21/17, 13/21 e 15/9

RESULTADOS - MASCULINO



SEMIFINAIS
Marcus/Guto (RJ) 2 x 0 Anderson Melo/JP (RJ) - 24/22 e 21/19
Márcio Gaudie/Carlos Luciano (RJ) 2 x 0 Jô/Ramon (PB/RJ) - 21/16 e 21/13

DISPUTA DE TERCEIRO LUGAR
Jô/Ramon (PB/RJ) 2 x 1 Anderson Melo/JP (RJ) - 21/19, 19/21 e 15/13

FINAL
Márcio Gaudie/Carlos Luciano (RJ) 2 x 1 Marcus/Guto (RJ) - 13/21, 21/16 e 15/9

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2012/03/termina-etapa-joao-pessoa-do-brasileiro-sub-23-de-volei-de-praia.html

Nos 20 anos do ouro em Barcelona, Mauricio entra para o Hall da Fama

Bicampeão olímpico e tetra da Liga Mundial, levantador é o primeiro da 'Geração de Ouro' a ter seu nome eternizado: 'Vou abrir a porta para eles'

Por Leo Velasco Rio de Janeiro
 
Mauricio vôlei Brasil (Foto: Divulgação / COB)Mauricio faz levantamento durante jogo da seleção
(Foto: Divulgação / COB)
Há quase 20 anos, o Brasil conquistava sua primeira medalha de ouro no vôlei masculino nas Olimpíadas de Barcelona. Levantador daquela equipe, Mauricio vai fazer história novamente neste ano. Ele é o primeiro jogador da “Geração de Ouro” a ser indicado para o Hall da Fama do Voleibol. A cerimônia vai acontecer nos dias 19 e 20 de outubro em Massachussets, nos Estados Unidos.

- Estou muito feliz. A coincidência foi muito grande. Depois de 20 anos daquela alegria que conseguimos proporcionar para o povo brasileiro, estou felicíssimo de ter esse reconhecimento – disse Mauricio.

O levantador será o sétimo brasileiro a entrar no Hall da Fama do Vôlei. Antes dele foram indicados Bernard, Jacqueline, Carlos Arthur Nuzman, Ana Moser, Adriana Behar e Shelda. Mas Mauricio acredita que não vai demorar para seus companheiros em Barcelona fazerem companhia a ele.

Mauricio vôlei Brasil olimpíadas (Foto: Divulgação / COB)Mauricio comemora o ouro nas Olimpíadas de Barcelona ao lado de Tande (Foto: Divulgação / COB)
- Acho que todos merecem. Acho que eles vão também. É só dar tempo ao tempo. Foi uma vitória histórica, e todos que estavam lá tiveram méritos. Ser o primeiro representante dessa geração que foi tão vitoriosa para o voleibol é uma honra muito grande. Vou abrir a porta para eles.

Mauricio teve uma carreira recheada de títulos na seleção. O levantador, que nasceu no dia 27 de janeiro de 1968 e disputou cinco Olimpíadas, conquistou dois ouros, em Barcelona-1992 e Atenas-2004. Na Liga Mundial, foram quatro títulos: 1993, 2001, 2003 e 2004. Ele foi também campeão do Mundial em 2002.

- A dimensão é muito grande. Pensa você, na sua profissão, fazer o que você gosta, você viveu para tudo isso, e ter esse reconhecimento. Ter reconhecimento no Brasil já era muito bom, e agora estar entre os grandes do planeta, estar seu nome fincado lá. Ser três vezes melhor do mundo e agora estar no Hall da Fama é uma coisa fascinante - comemorou o ex-jogador, sem esconder a euforia.

Mauricio vôlei Brasil olimpíadas (Foto: Divulgação / COB)Em Atenas, Mauricio dá peixinho para comemorar seu segundo ouro olímpico (Foto: Divulgação / COB)
FONTE:

Apesar de desatenção, Osasco vence São Bernardo e avança à semifinal

Time visitante comete erros nos três primeiros sets, mas sobra na quarta parcial, ganha por 3 sets a 1 e se classifica para a próxima fase

Por GLOBOESPORTE.COM São Bernardo do Campo, SP
 
O Osasco avisou que precisava estar de olho aberto na noite desta sexta-feira, mas não seguiu o próprio conselho e levou um susto no terceiro set no Baetão. Mas nada que chegasse a ameaçar a classificação para as semifinais da Superliga feminina. Sobrando no quarto set, o time de Luizomar de Moura venceu o São Bernardo por 3 sets a 1 (25/19, 25/17, 21/25 e 25/14) e avançou para a próxima fase da competição nacional.


- Nós avisamos para a equipe, falamos “não vamos baixar guarda”, porque o outro time não é bobo, quer levar para o terceiro jogo. Aconteceu no terceiro set – disse Adenízia.


Agora, a equipe espera o vencedor do confronto entre Minas, que foi o quarto na primeira fase, e o Sesi, o quinto. O segundo jogo da série acontece neste domingo, às 14h15, em São Paulo. O time mineiro venceu a primeira partida.


- Não tem nem como escolher. As duas equipes são muito difíceis. O que vier vai ser uma semifinal muito boa – destacou a levantadora Fabíola.

As favoritas demoraram muito pouco tempo para demonstrar sua superioridade. O Osasco conseguiu uma sequência de cinco pontos para abrir 8/4 no primeiro tempo técnico, após ataque para fora do São Bernardo. As anfitriãs até tentavam se aproximar, mas as visitantes rapidamente voltavam a abrir distância, que chegou a cinco pontos em ataque de Jaqueline (21/16). Com a diferença, o time teve tranquilidade para fechar em 25/19 com ataque de Thaisa.


As comandadas do técnico Luizomar de Moura oscilaram muito no segundo set, o que deixou o jogo mais equilibrado. Com dois erros do adversário, o São Bernardo foi para o primeiro tempo técnico vencendo por 8/7. O Osasco acordou na volta para a quadra e, em ataque de Jaqueline vindo do fundo, abriu quatro pontos (12/8). As visitantes diminuíram o ritmo e deixaram o time da casa se aproximar outra vez, mas logo recuperaram o foco. A vantagem foi aumentando e, com dois bloqueios, o time fez 2 sets a 0 com 25/17.
Os erros custaram caro para o Osasco no terceiro set. O São Bernardo comandou o placar desde o início e abriu quatro pontos após dois erros de recepção do adversário (13/9). A distância chegou a cinco depois que o ataque de Ju Maranhão bateu no bloqueio de Jaqueline e foi para fora, mas a equipe visitante conseguiu se recuperar e, em um bloqueio, deixou tudo igual (20/20). Mas o Osasco voltou a falhar e o São Bernardo aproveitou. Após ataque para fora de Thaisa, e erro de recepção de Jaqueline, o time da casa fez 25/21 para ganhar a parcial.


O Osasco voltou a ser Osasco no quarto set. Os erros sumiram, e o time passou a ser impecável no ataque e no bloqueio. O São Bernardo pôde fazer muito pouco para segurar o rival. A vantagem já era de oito pontos no segundo tempo técnico (16/8) e só aumentou até as visitantes fazerem 25/14 para fechar o jogo por 3 sets a 1.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/apesar-de-desatencao-osasco-vence-sao-bernardo-e-avanca-semifinal.html

Estrelas do vôlei de praia participam de campanha de vacinação no Rio

Ganhadores do Rei e Rainha da Praia, Alison e Vivian vão ao Morro dos Cabritos, em Copacabana, na tentativa de conscientizar a população

Por SporTV.com Rio de Janeiro
 
Jogadora de vôlei de praia Vivian visita Morro dos Cabritos, no Rio (Foto: Divulgação)Vivian aproveitou campanha para se vacinar. A jogadora diz que a antitetânica doeu um pouco (Foto: Divulgação)
 
Recém coroados Rei e Rainha da Praia, os jogadores Alison e Vivian subiram o Morro dos Cabritos, em Copacabana, no Rio, nesta quinta-feira, para participar de campanha de conscientização sobre a importância da vacinação.

A iniciativa viabilizou a doação de doses de vacinas preventivas de gripe e tétano. Com um posto montado na associação de moradores local, a comunidade aproveitou a chance para se proteger contra as doenças e ver seus ídolos de perto.

- É uma oportunidade imperdível, pois nem sempre conseguimos promover esse tipo de campanha na comunidade. Queremos atingir aqueles que não têm condições de procurar um posto ou pagar pela dose - exaltou Vivian, que aproveitou para tomar as duas vacinas.

- A antitetânica doeu um pouquinho, mas a de gripe eu nem senti - contou.

Alison aproveitou a oportunidade para conclamar a classe dos atletas a cuidar da saúde. O jogador lembra que quem trabalha diariamente na praia está exposto a diversos tipos de infecção.

Alison e Vivian visitam Morro dos Cabritos, no Rio (Foto: Divulgação)Alison e Vivian posam com moradores do Morro dos Cabritos, durante visita ao local (Foto: Divulgação)
 
- Nós atletas ficamos muito em contato com a areia e o mar. É importante estarmos imunizados. Apoio a campanha integralmente. Com a chegada do inverno, as pessoas ficam mais sujeitas à gripe. O cuidado precisa ser redobrado - ressaltou Alison.

 FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/noticia/2012/03/estrelas-do-volei-de-praia-participam-de-campanha-de-vacinacao-no-rio.html

Federação afasta trio que teria apitado jogo da Série A3 'de ressaca'

Fato aconteceu em partida da 3ª divisão do Campeonato Paulista. Comissão de arbitragem analisa caso, e envolvidos podem ser desligados da entidade

Por João Fagiolo Ribeirão Preto, SP
 
O árbitro José Roberto Marques e os assistentes Marcos Sehnem e Bruno Silva de Jesus estão suspensos por tempo indeterminado pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Segundo o presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, Marcos Marinho, os três foram afastados por má conduta profissional no último fim de semana, quando apitaram o jogo entre Batatais e Inter de Bebedouro, pela Série A3 do Campeonato Paulista.

A FPF apurou denúncia feita pelo Batatais de que o trio responsável pela arbitragem da partida teria passado a madrugada de sábado para domingo em uma boate. A partida no estádio Osvaldo Scatena, em Batatais, aconteceu no domingo, às 10h.

- O árbitro (José Roberto Marques) chegou desesperado no estádio, alegando muita dor de cabeça e pedindo remédio. Achei estranho porque ele pediu mais de 20 copos d’água. Depois chegou um torcedor nosso e disse que o encontrou em uma boate durante a noite. Ele estava muito mal, estranho, apitou o jogo com ressaca mesmo – disse Luis Antonio de Oliveira, diretor de futebol do Batatais.

Árbitro José Roberto Marques apitou Batatais x Inter de Bebedouro no dia 11 de março (Foto: Rogério Moroti/Divulgação)José Roberto Marques é acusado por apitar "de ressaca" jogo da Série A3 (Foto: Rogério Moroti/Divulgação)
 
Ainda de acordo com Oliveira, o árbitro e os assistentes foram flagrados por câmeras de segurança de um posto de combustíveis, no centro de Batatais, comprando bebidas alcoólicas.
- A câmera os filmou ao lado de umas moças, e elas seguravam o juiz (Marques) para ele não cair no chão – afirmou.

A existência das imagens foi confirmada por Marcos Marinho, que assistiu ao vídeo e lamentou o fato.
- É uma conduta não recomendada pela FPF. Árbitros ou assistentes não podem ter uma exposição dessas, é preciso que se resguardem e se concentrem no que deveriam – afirmou o presidente da Comissão de Arbitragem.

O jogo terminou 5 a 1 para o time da casa e transcorreu sem nenhum erro da arbitragem. Apesar disso, Marinho diz que o caso está sendo analisado pela comissão e o trio pode ser desligado da FPF.

- É mesmo uma questão de conduta. Eles estão suspensos, fora da escala e vão responder pelos atos. Podem ser advertidos, suspensos ou até mesmo desligados do quadro da Federação Paulista.
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM ligou para os celulares de José Roberto Marques e Bruno Silva de Jesus, deixou recados, mas não obteve resposta. Já o auxiliar Marcos Sehnem atendeu a ligação, mas logo que soube do que se tratava, desligou o telefone.

Sindicato condena trio
O presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo, Arthur Alves Júnior, disse que o fato envolvendo o trio é grave.

- O sindicato defende seus associados, mas não podemos passar a mão na cabeça de quem comete um ato desses. É um caso complicado, um erro que fica difícil defender - lamentou o presidente.

Segundo Arthur Alves Júnior, é grande a possibilidade de os três serem desfiliados da FPF.

- São árbitros experientes e eles cometeram um outro erro, que foi o de pernoitar na mesma cidade do jogo, isso não é recomendado nem pelo sindicato, nem pela FPF. Um fato desses machuca a categoria. Foi muita falta de responsabilidade - concluiu.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/sp/ribeirao-preto-e-regiao/noticia/2012/03/federacao-afasta-trio-que-teria-apitado-jogo-da-serie-a3-de-ressaca.html

Com arrecadação pífia, Timemania se distancia do objetivo de ajudar clubes

Loteria criada para amortizar dívida das agremiações brasileiras arrecada cada vez menos e representa apenas 3% do total obtido com jogos no país

Por SporTV.com Rio de Janeiro
 

A Timemania surgiu como uma forma de melhorar a vida financeira dos clubes brasileiros, às voltas com dívidas que beiram os R$ 4 bilhões. A arrecadação do jogo nas lotéricas do país, contudo, tem encolhido a cada ano, e um projeto lançado de forma promissora dá sinais de que ainda está longe do seu objetivo inicial.


Criado em 2008, ainda sob o mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Timemania foi lançada com o intuito de arrecadar dinheiro com apostas em partidas de futebol para amortizar as dívidas dos clubes brasileiros com o governo federal. O montante arrecadado não passa pelos cofres dos times.
Quatro anos depois do lançamento, porém, o quadro de arrecadação do jogo é agonizante. Mesmo somada à Loteca e à Lotogol, jogos que também envolvem times de futebol, a renda da Timemania representa atualmente apenas 3% do total arrecadado pela Caixa Econômica nas loterias do país.


É uma dívida que já estaria equacionada pela Timemania se a arrecadação prevista inicialmente tivesse sido concretizada"
Pedro Trengrouse
Apenas a última Mega-sena da Virada arrecadou seis vezes mais que toda a renda da Timemania em 2011. Em 2008, o governo previa arrecadar R$ 520 milhões com as apostas, previsão que baixou para R$ 200 milhões em 2012.


Para o pesquisador Pedro Trengrouse, da Fundação Getúlio Vargas (RJ), o dinheiro previsto em termos de arrecadação pela Timemania em seu lançamento teria sido capaz de liquidar os tributos devidos pelos clubes ao Estado, o que não ocorreu.


- A dívida dos clubes hoje é estimada em menos de R$ 4 bilhões, incluindo todos os clubes brasileiros. Desse montante, metade é dívida tributária. Uma dívida que já estaria equacionada pela Timemania se a arrecadação prevista inicialmente tivesse sido concretizada - diz.


Vantajosa para os clubes por um lado, a loteria também deveria ser favorável ao torcedor, segundo a análise do diretor executivo de marketing do Internacional, Jorge Avancini. Ele defende que a Timemania deve oferecer benefícios aos apostadores para aumentar o interesse e valor arrecadado no jogo.
- A Timemania não pode ter um preço maior que a Mega-sena. Ela tem que estar a um preço mais abaixo e ser um produto que pague uma premiação maior. Se não será sempre um produto que perde para o carro-chefe, que é a Mega-sena - diz.

Timemania Dados (Foto: Reprodução SporTV)Timemania arrecadou seis vezes menos que a Mega-sena da Virada (Foto: Reprodução SporTV)
A Caixa Econômica Federal, responsável pelas loterias do país, prevê mudanças na Timemania. A instituição financeira aponta, contudo, que falta empenho por parte dos clubes.


- Os clubes precisam buscar incentivar e acirrar a rivalidade, no bom sentido, entre as torcidas, para ter o produto sendo colocado nas mentes dos torcedores - diz o superintendente Nacional de Loteria da Caixa, Gilson Cesar Pereira Braga.


 mada nas filas de apostadores que frequentam semanalmente as casas lotéricas. Perguntados pela reportagem do SporTV se conheciam a Timemania, muitos torcedores revelaram ainda sentir desconfiança em relação à destinação da renda aos clubes. Grande parte deles, inclusive, disseram desconhecer o sistema que beneficia os times para os quais tor


- Já ouvi falar, mas nunca joguei não. Mas não sabia (do benefício aos clubes) - revelou um apostador.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2012/03/com-arrecadacao-pifia-timemania-se-distancia-do-objetivo-de-ajudar-clubes.html

Tostão chega ao Bota disposto a fazer história: 'Só é ídolo quem ganha título'

Aos 30 anos, jogador tem a missão de ser o astro da equipe alvinegra, que disputa a Liga Futsal pela primeira vez. Ala fez história no Carlos Barbosa

Por Flávio Dilascio Rio de Janeiro
 
Um dos maiores jogadores da história do Carlos Barbosa, o ala Tostão chegou ao Rio em fevereiro disposto a fazer história. Aos 30 anos, o jogador tem a missão de ser o principal astro da equipe do Botafogo, que disputa a Liga Futsal pela primeira vez. Paulista de Botucatu, o atleta se diz impressionado com as belezas da Cidade Maravilhosa. Confiante no projeto montado pelo Alvinegro, ele destaca que ainda há muito o que fazer para se tornar um ídolo do clube da Estrela Solitária.

Tostão, jogador de futsal do Botafogo (Foto: Flávio Dilascio/SporTV.com)Tostão posa na Praia de Botafogo: adaptação rápida ao Rio (Foto: Flávio Dilascio/SporTV.com)
 
- Conheço bem a história do Botafogo, que se destaca por ter tido muitos ídolos no futebol, como Garrincha, Nilton Santos, Didi, Túlio e agora o Loco Abreu e o Jefferson. Acho que posso virar ídolo do clube um dia, mas isso dependerá do desempenho da nossa equipe e do sucesso do projeto. Em todos os esportes, só é ídolo quem ganha título - afirmou.

Natural do interior de São Paulo, Tostão sabe bem o que é atuar em um clube de camisa. No início da carreira, o jogador defendeu o Atlético-MG, que tinha um dos principais times de futsal do país no fim dos anos 90. Vice-campeão da Liga Futsal 2000 pelo Galo, ele admite que existe uma grande diferença entre defender uma equipe genuinamente de futsal e jogar por um "clube de camisa".

- É diferente. Existe muito mais calor humano nos times de massa. A torcida e a tradição do clube como um todo passam a impor mais respeito ao adversário. O Botafogo tem tudo para aproveitar esse potencial e se tornar um gigante no futsal, assim como foram Internacional, Atlético-MG e Vasco - disse ele.

Tostão, jogador de futsal do Botafogo (Foto: Flávio Dilascio/SporTV.com)Tostão não vê a hora de estrear pelo Botafogo. Ala se recupera de lesão (Foto: Flávio Dilascio/SporTV.com)
 
Otimista com a sua nova fase, Tostão destaca a maneira com que o Botafogo está estruturando o seu futsal. Com um orçamento um pouco abaixo das principais potências do país, o Alvinegro montou um projeto de médio a longo prazo, embora o elenco esteja confiante de que já é possível conquistar títulos de expressão neste ano.

- O principal erro do Santos foi ter entrado para o futsal com um investimento altíssimo (o Peixe conquistou a Liga Futsal 2011 e logo desmontou a equipe). Em pouco tempo, a manutenção da equipe ficou cara e o time teve que ser desfeito. O Vasco em 2000 viveu a mesma situação: investiu tudo o que tinha direito logo no início do projeto e depois não teve como segurar os seus principais jogadores. O Botafogo está no caminho certo, entrando no futsal com os pés no chão. A ideia aqui é nos estruturarmos para termos um investimento máximo de médio a longo prazo - explicou.

O pênalti perdido na final da Liga vai ficar marcado na minha vida para sempre"
Tostão
 
Com passagens pela seleção brasileira, Tostão é considerado um dos maiores ídolos da história do Carlos Barbosa, recordista de títulos da Liga ao lado do Jaraguá, ambos com quatro conquistas. Campeão da principal competição do salonismo nacional em 2006 e 2009, ele viu o título de 2011 escapar-lhe por pouco. Na decisão, contra o Santos, no litoral paulista, o ala desperdiçou a cobrança de pênalti que deu o título ao Peixe, que devolvera a derrota sofrida no Sul no tempo normal e empatara na prorrogação.

- Isso vai ficar marcado na minha vida para sempre, não tem jeito. Vou contar para os meus netos que um dia eu perdi um pênalti em uma final de Liga Futsal. Seria o meu terceiro título, mas paciência - lamentou o ala, que revelou ter ficado 10 dias sem sair de casa após a final, por conta da tristeza.

Página virada, Tostão guarda com carinho os seis anos vividos em Carlos Barbosa. Grato à equipe gaúcha pelos momentos de glória com a camisa laranja, ele ressalta que o reencontro com a equipe - dia 21 de março, quando Carlos Barbosa e Botafogo se enfrentam no Sul - será encarado da forma mais profissional possível.

Futsal - Goleiro Paulo Victor faz grande defesa em disputa de penaltis, Santos x Carlos Barbosa (Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)Jogador viveu momento mais difícil da carreira na final da Liga Futsal 2011(Foto: Luciano Bergamaschi/CBFS)
 
- Tenho um sentimento enorme pelo Carlos Barbosa, mas vou levar esse reencontro para o lado profissional. Hoje sou jogador do Botafogo e vou fazer de tudo para vencê-los quando enfrentá-los - afirmou.

Casado e pai de uma filha, Tostão ainda procura um apartamento para morar no Rio, de preferência em Niterói, próximo ao clube Tio Sam, local de treinos do Botafogo. Impressionado com a beleza da Cidade Maravilhosa, ele diz que o encantamento pelo local foi à primeira vista.

- Estou maravilhado com o Rio e com Niterói. Só tinha vindo aqui para disputar partidas e não conhecia bem a cidade. Morar no Rio está sendo muito bom, porque as pessoas daqui primam pela qualidade de vida e há muitas belezas naturais. Quanto ao calor, isso não me atrapalha, pois até gosto - comentou.

Apesar da motivação, Tostão terá de esperar um pouco para estrear no Botafogo. Depois de sentir uma lesão na panturrilha na pré-temporada, o jogador só deverá estar liberado em três semanas. Nada, porém, capaz de tirar o brio do ala, que fará de tudo para elevar o patamar alvinegro ao máximo.

Tostão, jogador de futsal do Botafogo (Foto: Flávio Dilascio/SporTV.com)Tostão busca apartamento em Niterói. Família ainda está em São Paulo (Foto: Flávio Dilascio/SporTV.com)
 
- Vim para tentar construir uma nova história. Sei que não temos o mesmo investimento que uns quatro times da Liga, mas vamos buscar o título. O primeiro passo para isso é chegar entre os primeiros na fase de classificação. Aos poucos, vamos tentar levar o Botafogo ao patamar mais alto do futsal brasileiro - finalizou.

Assista a vídeos de futsal

FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/liga-futsal/noticia/2012/03/tostao-chega-ao-bota-disposto-fazer-historia-so-e-idolo-quem-ganha-titulo.html

Diretoria ressalta obrigação de time voltar a jogar bem diante do Vasco

Vice de futebol espera melhora para não correr mais riscos contra o Treze

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
andré silva dirigente botafogo (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)André Silva esteve na Paraíba assistir à partida
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)
 
Com o sinal de alerta ligado, o Botafogo inicia sua preparação para enfrentar o Vasco, domingo, no Engenhão, pela quarta rodada da Taça Rio. O líder do Grupo A é o Macaé, e a urgência para uma boa atuação começa a crescer. O empate com o Treze, em João Pessoa, não estava nos planos, apesar de comissão técnica e jogadores tentarem minimizar. A diretoria, então, já espera a recuperação no clássico, até para evitar um clima negativo na decisão da vaga na segunda fase da Copa do Brasil, quarta-feira que vem.

- Passamos a ter uma obrigação maior de voltar a jogar bem logo. Até pela decisão que teremos na semana. A confiança precisa se manter, vínhamos numa boa campanha, o trabalho está correto. E basta uma vitória simples para nos classificarmos, o empate não foi de todo ruim - disse André Silva, vice de futebol, à Rádio Globo.

O sentimento é compartilhado pelos jogadores, que esperam com ansiedade pela chance de retormar o caminho das vitórias e garantir a paz em General Severiano.

- Todos sabemos da importancia de vencer o jogo. Nossa equipe tem que voltar a se apresentar bem, ainda mais com a importância desta competição, que é a Taça Rio, após termos perdido a Taça Guanabara. A expectativa é grande, ainda mais sendo um clássico - disse Andrezinho.

Quanto à sequência de lesões no elenco, que atingiu Maicosuel pela segunda vez seguida, o cartola apenas revelou que terá uma conversa com os departamentos médico e físico para tentar decifrar o motivo dos problemas e minimizá-los. Foram seis casos, ao todo, em 2012: Loco Abreu, Andrezinho, Marcelo Mattos, Cidinho e Maicosuel, duas vezes. 

Vale lembrar que no Campeonato Brasileiro passado o Alvinegro se notabilizou por ser o clube que menos sofria com jogadores lesionados, provando que seu pioneirismo na área dava resultado. Em recente entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o preparador físico, Ricardo Henriques, argumentou que as dificuldades se devem ao excesso de jogos. E que o grupo alvinegro ainda não atingiu o ápice da forma. Isso deve acontecer dentro de mais algumas semanas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/diretoria-ressalta-obrigacao-de-time-voltar-jogar-bem-diante-do-vasco.html


Desfalques realizam longo treino com a participação vibrante de Oswaldo

Técnico orienta e até ajuda na armação das jogadas ao lado de Loco Abreu, Andrezinho, Fellype Gabriel e Marcelo Mattos, que voltam à equipe

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Quem marcou presença no campo de General Severiano, nesta sexta-feira, foram os reservas e aqueles que não começaram jogando contra o Treze, em João Pessoa, na última quarta. Mas parecia o time titular do Botafogo. A série de desfalques fez com que Oswaldo de Oliveira orientasse nomes como Andrezinho, Fellype Gabriel, Marcelo Mattos e até Loco Abreu, que foi poupado da Copa do Brasil para fazer um trabalho especial de recondicionamento. E a animação do técnico foi traduzida em sua movimentação. Vibrante, participou ativamente da atividade, com gritos e toques.

Loco Abreu treino Botafogo (Foto: André Casado)Loco Abreu se refresca após o longo treino, em General (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)
A tendência é que dos quatro citados, apenas Fellype Gabriel fique no banco de reservas. Os outros estão liberados para voltar. Jobson também suou em duas horas de treinamento. O restante dos titulares ficou na academia do clube, seguindo a cartilha de descanso e recuperação indicada pelo treinador, que admitiu o cansaço da viagem e avisou que os treinos até o clássico contra o Vasco, domingo, no Engenhão, não seriam tão pesados.

Primeiro, uma atividade tática em espaço reduzido. Na sequência, um treino técnico, de viradas de bola e cruzamentos rasteiros para a finalização dos atacantes. Em busca da perfeição ofensiva, Oswaldo gesticulou e pediu mais agilidade no deslocamento, se posicionando como um meia. A escalação deve ser Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Andrezinho, Elkeson e Herrera (Fellype Gabriel); Loco Abreu.
No estaleiro, Maicosuel fez tratamento e ainda não tem previsão de volta. Ele deve fazer um exame de imagem nas próximas horas. No desembarque, o camisa 7 mancava. O atacante Vitinho, que sofreu uma fratura no pé direito, só deve voltar no fim de abril.

Oswaldo de Olivera treino Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Oswaldo orienta e carrega a bola no treino alvinegro (Foto: André Casado / Globoesporte.com)


FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/desfalques-realizam-longo-treino-com-participacao-vibrante-de-oswaldo.html

Em busca de confiança, Elkeson diz que pré-lista olímpica dá motivação

Meia do Botafogo ressalta que tem 'trabalhado sério' e espera crescer junto com sua equipe para garantir sua vaga nos Jogos nos próximos meses

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Na única experiência na Seleção Brasileira, Elkeson sequer teve a chance de entrar em campo. Em outubro do ano passado, foi convocado para o duelo com a Argentina, em Belém, no qual apenas jogadores que atuam no país fizeram parte da relação. Dali em diante, no entanto, o camisa 9 caiu de produção junto com o time do Botafogo e jamais se recuperou, de fato. Na última terça-feira, o técnico Mano Menezes montou um pré-lista para as Olimpíadas e o incluiu. A motivação aumenta desde já, e Elkeson garante que seguirá "trabalhando sério" para cumprir o objetivo.

- Meu pensamento é esse (chegar aos Jogos), vou trabalhar sério como tenho feito. Acho que estou voltando a jogar bem. Fiquei 20 dias parado, mas voltei me movimentando, me sentindo bem e quero manter isso para que as coisas aconteçam. Essa lembrança motiva para continuar trabalhando sério, é algo a mais que levo na minha carreira - afirmou.

elkeson botafogo (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)Elkeson desembarcou no Rio e celebrou a lembrança de Mano (Foto: André Casado/GLOBOESPORTE.COM)
 
Para ele, o detalhe que o levará a ser o jogador do início da trajetória é a confiança:
- Falta um pouco mais de confiança, fazer o que eu vinha fazendo, mas estoou tendo o apoio dos meus companheiros. Espero crescer junto com a equipe para não perder essa chance.
A lista de Mano tem 52 nomes e será reduzida a 23 no mês de junho. Na temporada, Elkeson marcou três gols no Carioca. Ele atuou em nove partidas. Na Taça Rio, fará sua estreia no domingo, contra o Vasco, no Engenhão.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/03/em-busca-de-confianca-elkeson-diz-que-pre-lista-olimpica-da-motivacao.html

Técnico do Treze nega 'figuração' e promete brigar por vaga na 2ª fase

Marcelo Vilar diz que gostou do time no empate no jogo de ida contra o Botafogo e que no Estádio Engenhão quer entrar para se classificar

Por Larissa Keren João Pessoa
 
Marcelo Vilar, técnico do Treze (Foto: Phelipe Caldas)Marcelo Vilar afirmou que o Treze vai buscar a
classificação, mesmo sabendo das dificuldades
de jogar no Rio de Janeiro (Foto: Phelipe Caldas)
 
Após empatar por 1 a 1 com o Botafogo, o técnico do Treze, Marcelo Vilar, afirmou que ficou satisfeito com o rendimento da equipe na partida, que foi válida pela primeira fase da Copa do Brasil. O gol trezeano foi marcado por Manu e saiu aos 48 minutos do segundo tempo. Agora, o time galista vai lutar pela classificação na partida de volta, que será na noite da próxima quinta-feira, no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro.

De acordo com Vilar, o Treze sonha com a passagem para a próxima fase, apesar de saber que o confronto no Rio de Janeiro será difícil. Ele descarta assim a possibilidade de o Treze ser mero figurante na partida decisiva.

- Nós jogamos uma partida equilibrada nesta quarta e nós vamos atrás da classificação lá no Engenhão. Sei que vamos ter muitas dificuldades lá (no Rio de Janeiro), porque eles estão jogando em casa, mas o Treze vai procurar fazer um jogo equilibrado como o que fez aqui.
Vilar afirmou ainda que os quatros desfalques que teve fizeram falta no jogo contra o Botafogo. O técnico trezeano não pôde contar com Celico e Thiago Cunha, porque os dois estavam cumprindo suspensão imposta pelo Tribunal Superior de Justiça Desportiva (STJD), e Neto Maranhão e Ferreira, que estão entregues ao departamento médico.

- Tivemos quatros desfalques importantes que nos fizeram falta. Mas os jogadores que entraram no lugar deles defederam muito bem o Treze - frisou.
Tivemos quatro desfalques importantes que nos fizeram falta. Mas os jogadores que entraram no lugar deles defenderam muito bem o Treze"Marcelo Vilar
 
Quando perguntado se não ter jogado em casa atrapalhou o time (o Galo cumpre punição de dois jogos imposta pelo STJD e não pode jogar no Amigão), Vilar afirmou que não poderia dizer com certeza, mas em seguida, criticou as condições do campo do Almeidão.
- Não posso dizer que o fato de jogarmos em João Pessoa, longe da nossa torcida, pode ter influenciado de alguma forma. Mas é inegável que o campo do Amigão está melhor que o daqui e isso pode ter contribuído para o resultado.

De acordo com Marcelo Vilar, mesmo com a partida de volta da Copa do Brasil sendo na próxima quarta-feira, o Treze vai focar no jogo contra o Esporte de Patos no domingo, que será válido pela 11ª rodada do Campeoanto Paraibano.

- Nós fizemos um bom jogo. Perdemos muitas oportunidades de gol, é verdade, mas eles também perderam. Agora, é pensar no jogo que vamos ter no domingo. Só depois disso vamos pensar no jogo lá no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2012/03/tecnico-do-treze-nega-figuracao-e-promete-brigar-por-vaga-na-2-fase.html

Renato lamenta não ter evitado jogo em casa e admite desempenho ruim

Volante alvinegro não quer saber de desculpa pela má condição do campo, lembrando que no Rio também há gramados ruim, a exemplo do Almeidão

Por João Neto João Pessoa, PB
 
Não era nem preciso falar. O semblante do volante Renato deixava claro que o empate por 1 a 1 diante do Treze, nesta quarta-feira, no Almeidão, não estava nos planos do Botafogo. Nem por isso a confiança do grupo está em baixa para o jogo da volta, que acontece na próxima quarta-feira, às 22h, no Engenhão. Até lá, ele garante que muitas águas vão rolar, inclusive o clássico diante do Vasco, domingo, pelo Campeonato Carioca.


- A intenção era eliminar o outro duelo, obviamente. Não aproveitamos as nossas chances e acabamos vacilando no final. Estávamos cientes das dificuldades que teríamos pela frente. Agora, não tem que ficar se lamentando. É levantar a cabeça porque já temos o Vasco na sequência. Depois, voltaremos a pensar no Treze e em assegurar a vaga para a fase seguinte da competição, desta vez com o apoio da torcida - destacou.


Entre os botafoguenses foi unanimidade dizer que as condições do local da partida não estavam muito favoráveis. Nada que seja suficiente para justificar o resultado, segundo Renato. Para ele, a equipe esteve bem abaixo do esperado e, por isso, não conseguiu alcançar o objetivo:

- Não acho que o time tenha jogado de forma sonolenta, apesar de ter certeza que não fizemos um bom jogo. O campo acabou atrapalhando um pouco, pois estava bastante irregular e dificultou os passes. Sempre tínhamos que controlar a bola para pensar em fazer algo. Mas não é inédito uma situação como esta. Encontramos condições semelhantes no Rio de Janeiro e não podemos usar este aspecto como desculpa. Faltou fazer o que queríamos, então temos que ter paciência, esperar e fazer de tudo para garantir a vaga dentro de casa.

Treze-PB x Botafogo (Foto: Francisco França / Jornal da Paraíba)Renato disputa bola com rival: no fim, volante ficou desapontado (Foto: Francisco França / Jornal da Paraíba)
Ainda de acordo com Renato, a responsabilidade pelo resultado tem que ser divida com todos, e não cair exclusivamente nos ombros do meio-campista Elkeson (que assumiu a culpa após o fim dos 90 minutos por tentado uma jogada de efeito no lance que originou o gol do adversário). Até mesmo com o árbitro Jaílson Macedo Freitas, que, na opinião do camisa 8 alvinegro, deixou de marcar uma falta no goleiro Jefferson antes do gol o Treze:


- Todos sabem que quando empatamos, perdemos e ganhamos, a responsabilidade tem que ser dividida com todos. É normal acontecer este tipo de coisa no futebol. O Elkeson não é culpado de nada, principalmente porque todos nós achamos que houve falta no Jefferson no lance do gol.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/renato-lamenta-nao-ter-evitado-jogo-em-casa-e-admite-desempenho-ruim.html

Oswaldo prega descanso total para o clássico e ressalta a invencibilidade

Técnico diz que ainda há muito tempo para resolver os erros e reforça que não se frustrou com empate com Treze, por ter jogado em más condições

Por André Casado Rio de Janeiro
 
Oswaldo de Oliveira Botafogo desembarque (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)Oswaldo de Oliveira Botafogo desembarque
(Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)
 
Satisfeito com a produção do time, o técnico Oswaldo de Oliveira ressaltou a invencibilidade mantida pelo Botafogo em João Pessoa, onde empatou com o Treze, na última quarta-feira. De acordo com ele, as condições encontradas dificultaram o Alvinegro, que fez o possível para se impor, mas não conseguiu eliminar a partida de volta, na primeira fase da Copa do Brasil. Oswaldo tornou a rechaçar um possível sentimento de frustração pela perda da vantagem no finzinho do jogo.

- Frustrante, não, de jeito nenhum, não perdemos. Jogamos fora de casa, mais uma vez em um campo péssimo, iluminação também. Vamos trabalhar ainda mais para nos classificarmos aqui, na quarta-feira, e temos grandes chances. O que erramos ainda há tempo para resolver, estamos no início do trabalho, com mais acertos e vitórias. Não atrapalha nada em relação ao planejamento - ponderou o técnico, no desembarque da delegação no aeroporto Galeão.

Em três dias, o adversário será o Vasco, pela Taça Rio, no Engenhão. Para Oswaldo, os treinos terão de ficar em segundo plano para que os jogadores se recuperem fisicamente do desgaste da viagem e da sequência. Sem grandes mudanças.

- É continuar do jeito que estamos nos preparando, agora nós temos que descansar, porque é o que precisamos fazer mais agora - resumiu.

O Botafogo treina na manhã desta sexta-feira, na sede de General Severiano. Na ocasião, a comissão técnica já deve ter o retorno pleno de pelo menos dois jogadores: os meias Andrezinho e Fellype Gabriel, que foram poupados do jogo contra o Treze-PB.

O volante Marcelo Mattos, porém, parece seguir como dúvida, com dores na coxa direita. Ele foi vetado de última hora da viagem. E Loco Abreu volta, seguindo planejamento especial de recondicionamento físico e técnico traçado após o empate com o Bangu, sábado passado.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/oswaldo-prega-descanso-total-para-o-classico-e-ressalta-invencibilidade.html

Elkeson confessa que dormiu pouco e quer compensar com gol no Vasco

Meia ressalta que conversou com elenco e se desculpou por vacilo contra o Treze, que originou gol de empate dos paraibanos, na última quarta-feira

Por André Casado Rio de Janeiro
 
A delegação do Botafogo desembarcou no início da noite desta quinta-feira, no aeroporto Galeão, com pressa e sem muita vontade de explicar o tropeço contra o Treze, na última quarta, no estádio Almeidão. A equipe vencia o jogo por 1 a 0 até os acréscimos, quando Elkeson tentou enfeitar com um drible, perdeu a bola e a jogada do empate paraibano foi originada. Como já havia feito na saída do campo, o meia chamou a responsabilidade, se desculpou e revelou que não dormiu como gostaria.


- É difícil (dormir bem), foi um lance de bobeira. Fiquei chateado, já conversamos entre nós, pedi deculpas como todo mundo que erra e agora é olhar para frente. Espero compensar marcando um gol no clássico (domingo, contra o Vasco), que é a melhor maneira de consertar isso - disse Elkeson, um dos poucos a parar para dar entrevista no retorno ao solo carioca.

- Teve seriedade, sim, até demais. Eu errei e faltou ter vencido. Só isso - completou.
De cabeça mais fria, Jobson deixou de lado a crítica indireta à suposta "brincadeira", feita logo após a partida, e se esquivou, já projetando o futuro.


Elkeson Treze-PB x Botafogo (Foto: Francisco França / Jornal da Paraíba)Elkeson teve boa atuação, mas vacilou no lance
final (Foto: Francisco França / Jornal da Paraíba)
- Não acho nada, todo mundo deu o máximo. Ninguém ficou satisfeito com o resultado, claro, mas não tem nada perdido e já estamos pensando no próximo jogo - avisou o atacante, que não sabe se terá chance de começar jogando um clássico após muito tempo.


No próximo domingo, portanto, alvinegros e cruz-maltinos se encaram no Engenhão, às 18h30m (de Brasília), pela quarta rodada da Taça Rio. Na quarta que vem, o Glorioso mede forças novamente com o Treze precisando de um empate sem gols ou de qualquer vitória para avançar à segunda fase da Copa do Brasil, na qual o Guarani já está à espera.


Nesta sexta pela manhã, o elenco se reapresenta em General Severiano. Antes de deixar João Pessoa, foi realizada uma rápida atividade para os reservas no hotel.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/elkeson-confessa-que-dormiu-pouco-e-quer-compensar-com-gol-no-vasco.html

Flamengo abre 3 a 0 no Engenhão, mas cede empate ao Olimpia no fim

Em noite de gritos de 'o Imperador voltou', Rubro-Negro tem pane nos 15 minutos finais e leva três gols. Time ainda lidera o Grupo 2 da Libertadores


A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM
 
O Flamengo teve tudo para viver nesta quinta-feira sua primeira partida relativamente tranquila na Taça Libertadores de 2012. O jogo contra o Olimpia, no Engenhão, começou com gritos de "O Imperador voltou", contou em boa parte uma atuação inspirada de Ronaldinho e chegou a ter no placar 3 a 0 para o Rubro-Negro. No entanto, o time cochilou nos últimos 15 minutos e acabou por ceder o empate em 3 a 3. Bottinelli, Ronaldinho e Luiz Antonio marcaram os gols do Fla, com Zeballos, Luis Caballero e Marin anotando para os paraguaios.

Os flamenguistas seguem na liderança do Grupo 2, com cinco pontos em três rodadas disputadas. Dos oito grupos, o Rubro-Negro é o líder com o menor número de pontos (todos já fizeram três jogos). Lanús e Olimpia, com quatro, vêm na sequência, seguidos pelo Emelec, que tem três. O time carioca volta a enfrentar o Olimpia no dia 28 deste mês, em Assunção. Agora, a equipe de Joel Santana vira a chave para o Campeonato Carioca. Neste domingo, enfrenta o Friburguense no Moacyrzão, às 16h, pela quarta rodada da Taça Rio. Suspenso, Ronaldinho está fora.

Artilheiro do Amor dá susto
Cheio de desfalques, o Flamengo entrou em campo novamente apostando na garotada. Muralha, Luiz Antonio e Thomás formaram o meio junto a Bottinelli. Na lateral direita, com Léo Moura ainda machucado, Galhardo foi o escalado. Na frente, Ronaldinho e Love formaram a dupla.

Logo aos quatro minutos, a torcida do Flamengo levou um grande susto. Após um pique, Vagner Love caiu no gramado com a mão na parte posterior da coxa direita. O atacante saiu de campo, foi atendido, mas voltou para o jogo.

ronaldinho gaúcho flamengo x Olimpia (Foto: AP)Ronaldinho, sentado no gramado, abre os braços e reclama (Foto: AP)
 
Com Thomás um tanto perdido, sem achar seu espaço, foi o Olimpia que teve a primeira chance. O time paraguaio, com Maxi Biancucchi movimentando-se muito no ataque, não abdicou das jogadas ofensivas. Comandado pelos meias Órteman e Marin, os visitantes incomodaram. Aos 13, após cobrança de escanteio da esquerda, Órteman cabeceou e obrigou Paulo Victor a fazer uma grande defesa.

Errando muitos passes e sofrendo com entradas violentas do time paraguaio, o Flamengo só conseguia oferecer perigo em cobranças de falta e chutes de longe. Entre os minutos 21 e 24, três jogadores do Olimpia levaram amarelo: Fabio Caballero, Aranda e Órteman. Aranda, por sinal, poderia ter sido expulso. Já advertido, o volante acertou um pisão no tornozelo de Ronaldinho, mas a arbitragem não mostrou novo cartão.

Time deslancha e abre três gols
Apesar de não jogar bem, o Flamengo abriu o marcador na base da individualidade. Vagner Love fez grande jogada e deu passe açucarado para Bottinelli. O argentino ficou cara a cara com o goleiro e mostrou categoria para tocar por cima e correr para o abraço. O gol fez bem ao Flamengo e inflamou a torcida. Sem ser brilhante, o Rubro-Negro acabou a primeira etapa melhor no jogo.

Na volta para a segunda etapa, a empolgação seguiu do lado do Flamengo. Logo a um minuto, Ronaldinho bateu da entrada da área e obrigou Martín Silva a fazer uma difícil defesa. O camisa 10 mostrou estar de fato inspirado logo em seguida, quando recebeu do lado esquerdo da área, deu um drible, passou facilmente pela marcação e, depois, rolou para o meio. Love estava atrasado na jogada e não alcançou a bola.

Com Muralha e Luiz Antonio firmes no meio, o time rubro-negro passou a roubar mais bolas e a partir em velocidade. O segundo gol surgiu em grande jogada de Luiz Antonio. O volante arrancou, penetrou tabelando e deixou Love na cara do gol. O atacante deu um tapa de lado para driblar o goleiro Martín Silva e foi derrubado: pênalti. Aos 13, Ronaldinho cobrou no canto direito e partiu para o abraço, com direito a dancinha na comemoração.

Com a vantagem de 2 a 0 no placar, o Flamengo ficou senhor da partida. Ronaldinho voltou a mostrar a velha categoria em alguns lances. Aos 18, o craque deu o famoso passe olhando para um lado e chutando para outro. Como resultado, Luiz Antonio ficou livre no lado esquerdo da área. O volante tocou na saída do goleiro e fez o terceiro.

Cochilo na parte final do jogo
Um minuto antes do gol, o Olimpia havia feito sua primeira substituição, com o volante Aranda dando lugar ao meia-atacante Zeballos. Com três gols de desvantagem, pouco adiantou. O panorama seguiu o mesmo, com o Flamengo melhor, buscando o ataque.

Aos 31 minutos, a equipe paraguaia, mesmo sem jogar bem, diminuiu. Zeballos bateu falta da entrada da área e estufou a rede de Paulo Victor. Joel trocou Thomás por Negueba, mas o time do Flamengo entrou em pane. Aos 38, Luis Caballero driblou González na entrada da área e bateu no canto para fazer 3 a 2.

O Olimpia foi para cima e teve a chance de empatar com Meza, de cabeça, mas Paulo Victor fez grande defesa. Aos 43, entretanto, não houve jeito. O ex-flamenguista Maxi Biancucchi fez grande jogada e serviu a Marin no lado esquerdo da área. O camisa 8 bateu cruzado e decretou o empate no Engenhão. Festa da torcida do Olimpia e vaias para Negueba, que perdeu a bola que iniciou o lance do segundo gol paraguaio.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/libertadores-2012/15-03-2012/flamengo-olimpia.html

Citado como grande humanitário, Guga chora e é oficializado no Hall

08/03/2012 11h48 - Atualizado em 09/03/2012 16h2


Diante de Maria Esther Bueno e Thomaz Koch, ex-número 1 do mundo fala do pai, dos incentivadores e dos exemplos que seguiu no circuito mundial

Por Alexandre Cossenza São Paulo
 
Houve lembranças, emoção, lágrimas... A cerimônia que oficializou a entrada de Gustavo Kuerten no Hall da Fama Internacional do Tênis, contudo, foi uma celebração do caráter humanitário do tricampeão de Roland Garros e da gratidão do catarinense a seus exemplos. Nesta quarta-feira, em São Paulo, Guga só comentou seus feitos quando indagado por jornalistas. Quando teve o microfone livre, falou de seus pais e de dois ídolos que presenciaram a cerimônia: Maria Esther Bueno e Thomaz Koch.

Guga - Choro (Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com)Guga enxuga lágrimas após rever imagens de sua carreira (Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com)
- Tenho que confessar que nos meus primeiros 10 ou 12 anos de tênis, eu nem sabia que o Hall da Fama existia. Estava muito longe das minhas expectativas ou imaginacão. Agora sei o quanto é importante estar lá. Sei que tive pessoas para seguir, como a Maria Esther e o Thomaz,.

 Pessoas que me ajudaram a encontrar uma maneira de acreditar que isso seria possível. Na imaginação do meu pai, eu não conseguia chegar tão longe. Eu tive exemplos aqui no Brasil em geral, como o Ayrton Senna, que foi um mito e me orientou no começo da carreira, e também os tenistas internacionais, obviamente. Bjorn Borg, John McEnroe, caras dessa esfera.

 Depois Sampras, e Agassi.

Em 13 anos de carreira, Gustavo Kuerten conquistou 466 vitórias (358 em simples), levantou 28 troféus (20 em simples), triunfou três vezes em Roland Garros, ocupou o posto mais alto do ranking mundial por 43 semanas e levou o Brasil às semifinais da Copa Davis. O presidente do Hall da Fama, Christopher Clouser, nem citou os números. Ao anunciar a entrada de Guga, o executivo falou dos feitos fora de quadra.

- No ano passado, em Newport (EUA), tivemos a entrada de Andre Agassi. Além de ser um grande jogador, Andre, como Guga, é um grande humanitário. Ele usou a força do tênis para melhorar a vida das pessoas. Guga, como grande jogador, mas também grande humanitário, estou feliz em anunciar que você foi eleito para o Hall da Fama.

Blog: Guga dá exemplo de humildade em um evento para homenageá-lo. Leia e opine!


Pouco depois das palavras de Clouser, imagens da carreira de Guga foram exibidas nos telões do auditório. Ao rever suas conquistas e até o discurso de despedida no Brasil Open, em 2008, o catarinense não conteve as lágrimas. A cerimônia de imortalização será no dia 14 de julho, em Newport, no Hall da Fama, em cerimônia televisionada internacionalmente e com cerca de 7 mil espectadores no local. Junto com o brasileiro, entrarão para o Hall o espanhol Manuel Orantes, o cadeirante Randy Snow e o promotor Mike Davis.

É possível até dizer que o catarinense de 35 anos entra para o Hall antes da hora. O costume é que um atleta só seja eternizado cinco anos depois de sua aposentadoria. Guga, porém, não precisou tanto. Como ficou muito tempo parado por causa de sua lesão no quadril, já cumpriu o período exigido de cinco anos sem resultados significantes no circuito. Os outros quesitos para sua imortalização eram um "currículo distinto de feitos competitivos no mais alto nível internacional", além de "integridade, esportividade e caráter". Indicado para o Hall da Fama em agosto do ano passado, o brasileiro precisava de 75% de aprovação em uma votação realizada em janeiro deste ano com integrantes da imprensa especializada internacional.

Guga (Foto: Anderson Rodrigues/ Globoesporte.com)Guga se junta a Maia Esther Bueno no Hall da Fama (Foto: Anderson Rodrigues/ Globoesporte.com)
Ainda há trabalho a ser feito

Guga acredita que seu maior feito no esporte tenha sido levar o tênis a uma camada mais abrangente da população brasileira. Hoje, enquanto cuida de seu projeto social, o Instituto Guga Kuerten, e trabalha ao lado da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) para melhorar o trabalho de base no país, o ex-número 1 afirma que vai continuar se esforçando para deixar a modalidade cada vez mais acessível.

- (O maior feito) foi trazer o tênis para a boca das pessoas na rua, seja na padaria, no açougue, no supermercado, coisa que não existia. E trazer o tenista, aquela pessoas intocável, para uma pessoa mais comum. Isso me dá uma satisfação bastante especial. Era difícil acreditar, mas hoje, me emocionando com essas imagens, com a minha trajetória... de uma certa forma, também mereço estar presente neste espaço que simboliza toda a história do tênis até hoje. Eu continuo com o objetivo de trazer o tênis para uma esfera mais popular. O que eles (Koch e Bueno) fizeram tem que ser relembrado para sempre. A Maria Esther bota Federer, Nadal, essa turma toda no bolso. E a gente não convive muito com isso no dia a dia.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/03/citado-como-grande-humanitario-guga-chora-e-e-oficializado-no-hall.html