quarta-feira, 14 de março de 2012

Murilo aponta cinco favoritos no caminho do Sesi pelo bi da Superliga

Ponteiro coloca na briga direta pelo título Cruzeiro, Vôlei Futuro, Florianópolis, Minas e o Rio de Janeiro, adversário do atual campeão nos playoffs (quartas)

Por Raphael Andriolo Rio de Janeiro
 
Volei - Murilo, SESI x RIo (Foto: Felipe Moura/VIPCOMM)Murilo aponta rivais no caminho do bicampeonato doSesi na Superliga (Foto: Felipe Moura/VIPCOMM)
 
O Sesi é o atual campeão da Superliga Masculina, e sete tim
es entram nos playoffs com o objetivo de evitar que o time paulista conquiste o bicampeonato na temporada 2011/2012. Na visão do ponteiro Murilo, cinco adversários são favoritos para atrapalhar o caminho do Sesi: Cruzeiro, Vôlei Futuro, Florianópolis, Minas e o adversário do próximo domingo pelas quartas de final, Rio de Janeiro.

- É lógico que carregamos mais responsabilidade por termos ganhado no ano passado. Hoje, eu colocaria entre os favoritos os cinco primeiros colocados mais o Rio de Janeiro. Acho que o São Bernardo e o Campinas estão um pouco atrás, mas não me surpreenderia se uma dessas equipes forem campeãs - disse o jogador do Sesi e da seleção brasileira, sem esquecer das equipes que podem correr por fora pelo título da Superliga.

Segundo colocado na primeira fase, o Sesi venceu 16 jogos e perdeu apenas seis. Para Murilo, a boa campanha da equipe, que conta com Serginho, Rodrigão, Sidão e cia., reflete a manutenção do grupo campeão da última temporada.

- Temos um grupo muito forte. Mantemos a base campeã no ano passado e o entrosamento é uma de nossas armas para esses playoffs. O grupo está muito unido, apesar dos problemas de contusões que enfrentamos - finalizou.

O Sesi encara o Rio de Janeiro no domingo, às 12h, em São Paulo, pelo primeiro jogo das quartas de final da Superliga Masculina. O SporTV transmite a partida ao vivo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/murilo-aponta-cinco-favoritos-no-caminho-do-sesi-pelo-bi-da-superliga.html

Ele voltou: Damião repete média de 2011 e vira artilheiro da Libertadores

Com três gols, atacante viveu noite inspirada diante do The Strongest. Deu tempo até de ser romântico e pedir música em homenagem à esposa

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
 
O Inter acaba de ganhar um reforço para 2012. E não é contratação vinda de algum canto do exterior. A novidade atende por Leandro Damião. Aquele centroavante discreto do início da temporada foi implodido de vez nesta terça-feira no Beira-Rio. Em seu lugar, ressurgiu o bom e velho matador, dono de 40 gols com a camisa colorada em 2011. Diante do The Strongest, conseguiu fazer o que mais gosta: ir às redes (três vezes) e ainda derrubar recordes. Virou artilheiro da Libertadores e teve até tempo de fazer média com a esposa
.
inter the strongest  damião libertadores beira-rio (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)Damião comemora um de seus três gols diante do The Strongest (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)
Vale aqui um curto flashback. Na largada do ano, Damião passou cinco jogos sem gol - marca negativa que só o incomodara uma vez em 2011. Dúvidas foram levantadas: estaria seca a fonte que deu ao centroavante colorado a coroa de artilheiro do Brasil? E veio o Gre-Nal do último dia 22. O Inter perdeu, mas Damião estancou o jejum. Estava aberta a torneira.


Sempre trabalho a cada dia para melhorar. A bola vai entrar como sempre entrou"
Leandro Damião
Depois de marcar em quatro jogos seguidos, na noite desta terça Damião, enfim, se emparelhou com o recente passado de glórias. Pela primeira vez no ano fez mais de um gol na mesma partida. Além disso, assumiu a artilharia da competição, com cinco gols, ao lado de Dorlan Pabón, do Atlético Nacional-COL, e confirmou o posto de maior goleador do Inter na história da Libertadores: 10 gols, contra seis de Giuliano e Fernandão. Com oito gols em 11 jogos, se aproxima da média do ano passado, quando marcou 40 vezes em 51 partidas pelo Inter - o equivalente a 0,78 gols a cada 90 minutos, hoje registra 0,72
.
- Fico muito feliz por alcançar essa meta. Mas sou um jogador que acredita que o mais importante é o grupo vencer. Fizemos o gol e todo mundo se abraçou. O grupo vencendo é mais importante - ponderou, sem se deter a objetivos planejados: - Não tenho meta de gols, de fazer 40 por ano. Sou um jogador que sempre trabalho a cada dia para melhorar. A bola vai entrar como sempre entrou. Mas também não adianta ser fominha em todos os lances e não passar para os companheiros.


Damião 2012
8 gols em 11 jogos
Média de 0,72 gols por jogo
- Ficou cinco jogos sem marcar
- Acabou o jejum no Gre-nal
- Marca há cinco jogos seguidos
Além de pensar nos colegas, Damião conseguiu ainda homenagear a esposa. Primeiro, com o tradicional coração engembrado com as mãos na comemoração de um dos gols. Depois, com mais calma e requinte, dedicou a música "Just The Way You Are", do cantor norte-americano Bruno Mars, inspirado no programa Fantástico, da TV Globo, que dá a chance de o jogador pedir uma canção após marcar três vezes numa partida.


Está certo que foi meio sem jeito, sem se lembrar direito do nome da música, apenas definindo o seu cantor e resgatando partes dos videoclipe. Menos mal que deu certo, afinal Nádia estava por perto, escutando tudo e pronta para fazer marcação cerrada sobre o deslize do marido goleador.


- É a música que tocou no nosso casamento (em dezembro). Se eu esquecer... ela está lá fora e vai me bater - brinca Damião, de sorriso fácil, um exemplar fiel do que pode ser capaz uma noite de gala de Libertadores.

inter the strongest  damião libertadores beira-rio (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)Grito de goleador: Damião vira artilheiro da Libertadores 2012 (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)
FONTE:

Vilar muda esquema de jogo do Treze para tentar surpreender o Botafogo

No treino desta terça-feira, técnico trezeano voltou a usar o esquema tático que vinha utilizando nas primeiras partidas do Paraibano

Por GLOBOESPORTE.COM Campina Grande
 
Vale tudo antes de uma partida decisiva. Essa lição vem sendo seguida à risca pelo treinador do Treze, Marcelo Vilar, nos dias que antecedem o jogo contra o Botafogo, que é válido pela Copa do Brasil. Com o intuito de confundir e atrapalhar o trabalho da equipe adversária, o comandante alvinegro vem explorando diversas alternativas antes de definir a equipe que começa o jogo no Estádio Almeidão.

No treinamento desta terça-feira, Vilar fez mudanças significativas em relação ao esquema tático que vinha utilizando nas partidas do Campeonato Paraibano. O comandante trezeano voltou a utilizar o esquema com três zagueiros, que vinha sendo utilizado nas primeiras rodadas do Estadual, e que pode ser a alternativa encontrada para garantir o jogo da volta contra a equipe carioca.

treino do treze desta terça (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)treino do treze desta terça (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)
 
No coletivo realizado no Estádio Presidente Vargas, a zaga titular foi composta por Anderson, Adalberto, e a grande novidade ficou por conta da volta de Thiago Messias Outra mudança, essa já esperada, foi a entrada de Vavá no ataque ocupando a vaga do suspenso Thiago Cunha.

Dessa forma, a provável escalação do Treze deve ser formada por Beto,
 Anderson, Adalberto, Thiago Messias e Celso, Leomir, Amaral Rosa, Rone Dias e Doda, Márcio Carioca e Vavá. A delegação trezeana viaja para João Pessoa por volta das 18h da quarta e segue direto para o palco de jogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2012/03/marcelo-vilar-muda-esquema-para-tentar-surpreender-o-botafogo.html


Botafogo visita Treze-PB no pontapé inicial de nova saga pela Libertadores

Objetivo principal do clube em 2012, vaga pode começar a ser encaminhada nesta quarta. Mesmo com quatro desfalques, time quer eliminar jogo de volta

Por GLOBOESPORTE.COM João Pessoa, PB
 
Treino do Botafogo em João Pessoa (Foto: Rammom Monte)Botafogo treinou no Almeidão na véspera da partidae está preparado (Foto: Rammom Monte / GE.COM)
 
Se em 2011 a vaga na Libertadores, via Campeonato Brasileiro, bateu na trave, agora ir à competição continental virou obsessão para o grupo do Botafogo - único grande carioca fora do torneio neste ano -, que manteve a base nesta temporada. O primeiro passo do caminho mais curto acontece às 22h (de Brasília) desta quarta-feira, contra o Treze-PB, no estádio Almeidão, em João Pessoa.

A equipe carioca, que realizou um animado treino no local da partida com portões abertos para a torcida, na noite dessa terça-feira, só pensa em deixar para trás os últimos fracassos (Americano, São Raimundo, Santa Cruz...) e voltar de viagem não só com a vitória, mas também sem a missão de ter que confirmar a classificação no Engenhão. Para isso, precisa derrotar o rival por pelo menos dois gols de diferença, o que promete não ser fácil, já que são quatro os desfalques.

O Treze também sofre com a ausência de titulares, mas, em sua 11ª participação na Copa do Brasil, tenta ir além das quartas de final de 2005, quando foi eliminado nos pênaltis por outro carioca, o Fluminense. Esta é a primeira vez que as equipes se enfrentam pela Copa do Brasil.

O SporTV2 transmite a partida ao vivo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances, com vídeos, em Tempo Real. O jogo terá arbitragem do baiano Jaílson Macedo Freitas, que será auxiliado pelos conterrâneos Luiz Carlos Silva Teixeira e Elicarlos Franco de Oliveira.
header as escalações 2
Treze: com muitos problemas de lesões e suspensões, Marcelo Vilar pode apostar em um esquema com três zagueiros, com Adalberto, Thiago Messias e Anderson. Assim, a tendência é que o time do Treze comece jogando com: Beto, Anderson, Adalberto e Thiago Messias (Cenedesi); Celso, Leomir, Rone Dias, Doda e Cleiton Cearense; Vavá e Márcio Carioca.

Botafogo: os desfalques diminuíram, mas nem tanto. Para evitar forçar a barra com os que ainda não estão 100%, o técnico Oswaldo de Oliveira acabou deixando quatro jogadores no Rio. Mas Maicosuel viajou e pode ser aproveitado. O esquema varia novamente entre o 4-2-3-1 e o 4-4-2, com Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Felipe Menezes e Elkeson; Caio (Maicosuel) e Herrera.
quem esta fora (Foto: arte esporte)
Treze: Marcelo Vilar não terá o lateral-esquerdo Celico e o atacante Thiago Cunha, suspensos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), além do lateral-direito Ferreira e do volante Neto Maranhão, machucados. Neto fraturou o malar direito, enquanto Ferreira sofreu uma lesão no ligamento medial colateral do joelho direito, no empate por 2 a 2 com o Sousa pela estadual.

Botafogo: destacado para um trabalho físico especial, Loco Abreu vai perder alguns compromissos alvinegros em março e foi poupado contra o Treze. Já Fellype Gabriel voltou a treinar após ficar em repouso por conta de uma pancada na cabeça no jogo contra o Volta Redonda, mas ainda não estará em campo. Andrezinho se recupera de dores na coxa direita e Marcelo Mattos, de dores na coxa esquerda.

header fique de olho 2
Treze:
com inúmeros desfalques, o Treze se apega em Márcio Carioca como principal esperança de gol. Ele é o artilheiro do time no Campeonato Paraibano, mas tem apenas três gols marcados. Márcio fará dupla de ataque com Vavá, que já deu muitas alegrias à torcida trezeana, mas que atualmente amarga o banco de reservas, mas agora deve ter nova chance como titular.

Botafogo: Elkeson está de volta após duas semanas e dividirá a armação com Felipe Menezes. Será o principal responsável por tabelar com Herrera e ajudar a equipe a tentar eliminar a volta.
header o que eles disseram

Marcelo Vilar, técnico do Treze: “Temos que esquecer os problemas e ir para o jogo com determinação para buscar um bom resultado contra o Botafogo, que sem dúvida alguma, é o favorito. É claro que, em uma competição como essa, os resultados são sempre imprevisíveis".
Elkeson, meia do Botafogo: “Eu já conheço o estádio, joguei aqui pelo Vitória e acabamos perdendo de 3 a 1. A gente sente um pouco a diferença porque estamos acostumados a jogar no Engenhão. A iluminação daqui é um pouco menor, o que pode atrapalhar, mas não temos que usar isso como desculpa. Temos que jogar bola e fazer o resultado".
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* Como visitante na Copa do Brasil, o Botafogo obteve 19 vitórias, 15 empates e 17 derrotas em 51 jogos disputados. Fora de casa, o Botafogo marcou 70 gols e sofreu 63.

* Esta é a segunda vez que o Treze enfrenta uma equipe carioca na história da Copa do Brasil. No primeiro confronto, válido pelas quartas de final da edição de 2005, a equipe foi
eliminada nos pênaltis pelo Fluminense. O Botafogo. por sua vez, nunca enfrentou um time paraibano na competição.


* Em suas participações na história da Copa do Brasil, o Treze disputou 15 jogos em casa, obtendo oito vitórias, um empate e seis derrotas.
header último confronto v2

A última vez que Treze e Botafogo se enfrentaram foi há 25 anos em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. No dia 23 de novembro de 1986, o Botafogo levou a melhor e bateu o adversário por 1 a 0. Josimar marcou o gol da vitória alvinegra no Amigão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2012/03/botafogo-visita-treze-pb-no-pontape-inicial-de-nova-saga-pela-libertadores.html

Aluno’ de Loco, Cavani se inspira em Careca para brilhar no Napoli

Atacante da equipe azzurra frisa que alvinegro é ‘como um professor’ e diz que sucesso do ex-centroavante brasileiro serve de motivação’

Por Cahê Mota Direto de Londres, especial para o GLOBOESPORTE.COM
 
Passado, presente e futuro mexem com a cabeça de Edinson Cavani em suas aspirações com a camisa do Napoli. Principal nome da equipe que encara o Chelsea, nesta quarta-feira, às 16h45m (de Brasília), no Stamford Bridge, em busca da inédita vaga nas quartas de final da Champions League, o uruguaio sabe que pode marcar época com a camisa napolitana. Para isso, se inspira no sucesso de Careca anos atrás e segue os conselhos de um “professor” bem conhecido entre os brasileiros: Loco Abreu.

Cavani treino do Napoli (Foto: AFP)Em alta na Itália, Cavani quer repetir o sucesso do brasileiro Careca (Foto: AFP)
 
Um dos grandes nomes do Uruguai campeão da Copa América, ao lado de Suarez, Cavani não titubeou ao se definir como pupilo do atacante do Botafogo. Perguntado pelo GLOBOESPORTE.COM sobre sua relação com Loco Abreu, o uruguaio foi só elogios e ressaltou a importância de Abreu para toda geração responsável pelo renascimento do futebol uruguaio.

Loco Abreu no treino do Uruguai (Foto: EFE)Loco é referência para o 'pupilo' Cavani (Foto: EFE)
 
- Abreu é como um professor para nós. É importante poder conviver com um jogador com sua experiência. Ele é uma inspiração. É o mais experiente atacante de nossa geração, viveu bons e maus momentos com o Uruguai. Nós o ouvimos muito.

E Cavani usou os conselhos de Loco Abreu também do outro lado do oceano. Há cinco anos na Europa, onde também defendeu o Palermo, o atacante é o destaque indiscutível do Napoli que pode fazer história nesta quarta-feira pela Champions League. Caso elimine o Chelsea, o time italiano chegará às quartas de final da competição pela primeira vez em sua história, superando o desempenho da geração comandada por Maradona e Careca em 90/91.

Fazer sucesso como o atacante brasileiro, inclusive, é uma das metas do uruguaio com a camisa napolitana. Cavani admitiu que somente após chegar ao clube que passou a conhecer a fundo a história de Careca, e até rechaçou comparações, mas deixou claro que a história escrita pelo camisa 9 do Brasil nas Copas de 86 e 90 é uma inspiração.

- Não conhecia muito a história do Careca. Na verdade, não era muito acostumado a acompanhar o futebol europeu quando jovem, isso passou a acontecer depois, já com 14, 15 anos... Quando cheguei ao Napoli, muita gente me falou e também procurei conhecer a história do clube. Jogadores como Maradona, Carena e Alemão fazem parte desta história. Não digo que penso em repetir, mas escrever minha própria história e conquistar grandes coisas como esses grandes jogadores.

Nos números, Cavani já está próximo de Careca. Em menos de duas temporadas no Napoli, o uruguaio já é o sétimo maior artilheiro da história do clube, com 57 gols, 16 a menos que o brasileiro, quarto, com 73 em seis anos. Em competições oficiais da Uefa, porém, o pupilo de Loco Abreu já é imbatível: tem 12 gols, cinco na atual edição da Champions League.

FONTE:
lhttp://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2012/03/aluno-de-loco-cavani-se-inspira-em-careca-para-brilhar-no-napoli.html

Mackenzie surpreende, derrota o Rio de Janeiro e sai na frente nas quartas

Em partida muito disputada, equipe mineira vence por 3 sets a 2 em Belo Horizonte no primeiro jogo da série, e fica a uma vitória da semifinal

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
 

O Rio de Janeiro ficou 19 partidas sem perder. Parece que gastou todo o gás. Nesta terça-feira, o time do técnico Bernardinho alternou bons e maus momentos, foi surpreendido pelo Mackenzie e sofreu a terceira derrota seguida, desta vez no primeiro jogo das quartas de final. Em Belo Horizonte, a equipe mineira ignorou o favoritismo do adversário e venceu por 3 sets a 2, parciais de 27/25, 15/25, 27/25, 24/26 e 15/13, ficando a uma vitória das semifinais da Superliga Masculina
.
- Estou muito feliz por essa vitória, que foi muito importante para o nosso time. O grupo prevaleceu, acreditou o tempo inteiro e contamos com a torcida, que nos apoiou o tempo todo também. Agora é continuar acreditando e ir em busca dessa vaga nas semifinais – afirmou a jovem Gabi, de apenas 17 anos, escolhida a melhor do jogo após marcar 22 pontos.


O segundo jogo da série acontece neste sábado, às 10h, no Maracanãzinho, com transmissão do SporTV. Se houver necessidade da terceira partida, ela também será disputada no Rio de Janeiro, na segunda-feira.
- O time delas jogou muito bem. A gente continua errando em cadeia, deixando o time adversário abrir no marcador. Conseguimos buscar no primeiro e no quarto sets. O tie break foi confuso, ao meu ver com bolas duvidosas. Não temos outra coisa a fazer senão voltar para casa e trabalhar ainda mais. Felizmente teremos outra chance para fazer diferente, mudar essa história. Temos dois jogos em casa para definir. O importante é o time mudar sua postura, ter mais confiança - disse a líbero Fabi.

MACKENZIE x rio de janeiro vôlei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Jogadoras do Mackenzie comemoram durante a vitória sobre o Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
O jogo
O saque de Gabi fez estrago no início do jogo. Criando muitas dificuldades para o passe adversário, o Mackenzie fez 6/0 depois de uma largadinha de Thaisinha. Bernardinho pediu um tempo logo no começo, mas o Rio de Janeiro, irreconhecível, errava tudo que tentava e via as anfitriãs abrirem vantagem.

Leticia bloqueia Valeskinha, Mackenzie x Rio de Janeiro vôlei (Foto: Douglas Magno/VIPCOMM)Maior bloqueadora do jogo, Letícia para Valeskinha
(Foto: Douglas Magno/VIPCOMM)
A distância chegou a dez pontos quando Sheilla ficou no bloqueio (16/6), mas o time mineiro relaxou, e a entrada de Amanda no lugar de Mari mudou a cara das visitantes. Com 24/15, a parcial parecia decidida, mas as cariocas salvaram nove set points para empatar o duelo em ataque de Amanda. Thaisinha, então, chamou a responsabilidade. Maior pontuadora da equipe da casa, ela marcou dois pontos seguidos para fechar o set: 27/25.


O segundo set foi o inverso. O Rio de Janeiro foi quem começou vibrante contra um apático Mackenzie. Com dois erros do time da casa, as visitantes foram para o primeiro técnico com quatro pontos na frente (8/4). Com Sheilla e Amanda voando, as cariocas aproveitaram as bobeiras do adversário para abrir vantagem. Depois de dois grandes saques de Amanda, a distância já era de nove (16/7) e não caiu mais. Duelo empatado em 1 a 1, com 25/15.


O terceiro set finalmente teve equilíbrio. O Rio de Janeiro seguia um pouco melhor, mas toda vez que começava a abrir distância, o Mackenzie se recuperava. E a pequena vantagem carioca sumiu quando Nathália sacou, e Amanda e Valeskinha bateram cabeça (22/22). Foi o time visitante quem teve o primeiro set point (24/23), mas não aproveitou. Quando Sheilla atacou para fora, a equipe mineira passou à frente (25/24, mas também não conseguiu fechar na primeira chance. Não desperdiçou a segunda oportunidade. Gabi atacou, a bola desviou no bloqueio de Valeskinha e foi para fora: 2
7/25.
Bernardinho, Rio de Janeiro Superliga Feminina de Vôlei (Foto: Douglas Magno / VIPCOMM)Bernardinho não esconde a insatisfação durante tempo do Rio de Janeiro (Foto: Douglas Magno / VIPCOMM)
O duelo seguiu duro na parcial seguinte, mas o Mackenzie conseguiu abrir quatro pontos depois que a pequena Thaisinha bloqueou Juciely (12/8). Bernardinho tentou apostar em Mari outra vez, mas ela seguiu errando e, depois de um ataque para fora, voltou para o banco (14/9). Mas o Rio de Janeiro conseguiu entrar no jogo de novo, muito graças aos erros adversários. Primeiro, com dois bloqueios seguidos de Regiane, a distância caiu para dois (17/15). Um ataque para fora de Thaisinha diminuiu para um, e outro erro de Letícia empatou o duelo em 23/23. As mandantes até tiveram o match point, mas Nathália sacou para fora. Amanda e Sheilla não erraram, e o 26/24 levou o confronto para o tie-break.


O Rio de Janeiro até começou melhor o tie-break, com Sheilla aparecendo muito bem (4/1). Mas o Mackenzie voltou rápido para a partida, e o time carioca sentiu o mau momento. Depois de saque de Letícia, Valeskinha errou e deixou passar a bola, que caiu na quadra do seu time. Bernardinho reclamou muito pedindo bola fora, recebeu cartão amarelo, e deu mais um ponto para o adversário, que abriu quatro pontos (10/6). As visitantes não se entregaram. Depois de um bloqueio de Regiane e um erro das rivais, o jogo ficou empatado outra vez (12/12). Mas, Sheilla mandou um ataque na antena para dar o match point para as mineiras, e Thaisinha não desperdiçou a oportunidade: 15/13 e vitória do Mackenzie.

FONTE:
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4193150885514913552#editor/target=post;postID=3068809900670804912

Com apoio da torcida, Botafogo treina no Almeidão

Jogadores tiraram fotos e deram autógrafos após a atividade comandanda por Oswaldo de Oliveira que começou às 18h

Por Rammom Monte João Pessoa, PB
 
O Botafogo treinou, na noite desta terça-feira, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, onde enfrenta nesta quarta-feira o Treze-PB pela primeira fase da Copa do Brasil. A atividade começou por volta das 18h e foi aberta ao público, que compareceu em bom número. A entrada custava um quilo de alimento não perecível.

O treinamento durou por volta de uma hora e meia e foi divido em três etapas. Em um primeiro momento, os jogadores fizeram “rodas de bobinho” dividido em grupos compostos por quatro jogadores cada, enquanto os goleiros treinavam em uma das traves do estádio. Na segunda parte da atividade, os jogadores treinaram cruzamentos e finalizações ao gol. Já na última parte fizeram um treino tático com várias trocas de passes. O treinador Oswaldo de Oliveira acompanhou toda a atividade atento mas não deu nenhuma recomendação ao time.

Treino do Botafogo em João Pessoa (Foto: Rammom Monte)Torcida marca presença no treino do Botafogo em João Pessoa (Foto: Rammom Monte)

Ao fim da atividade, os jogadores distribuíram bonés para vários torcedores que estavam à beira do gramado, tiraram fotos e deram autógrafos. O treinador Oswaldo de Oliveira desceu direto para o ônibus e não quis falar com a imprensa. Para o meia Cidinho, que marcou o gol do Botafogo no empate contra o Bangu, sábado, pelo Campeonato Carioca, a equipe tem que entrar em campo para tentar evitar a partida de volta.

- A gente precisa entrar focado na partida para ganhar e, se possível, já eliminar o jogo de volta. É a primeira vez que jogo aqui na Paraíba e estou com uma grande expectativa - falou o meia, que ainda revelou que se entrar na partida vai tentar marcar mais um gol e retribuir à assistência a Jobson, que deu o passe para o gol na última partida. O meia ainda provocou o companheiro:

Cidinho, jogador do Botafogo (Foto: Rammom Monte)Cidinho quer retribuir passe de Jobson
(Foto: Rammom Monte)


- Eu quero começar jogando. Mas quem decide é o Oswaldo. Mas se eu entrar vou tentar fazer um golzinho e retribuir o passe que Jobson me deu no último jogo. Eu até já dei esse passe para ele, mas o cara fica impedido, aí não pode né? - brincou Cidinho, que foi convocado para defender a Seleção Brasileira Sub-20.

Elkeson foi outro jogador a dizer que o Alvinegro precisa entrar focado na partida para eliminar o jogo de volta. O meia, que já jogou no Estádio Almeidão em 2011 pelo Vitória em uma partida contra o Botafogo-PB, também pela Copa do Brasil, comentou sobre as condições do estádio.

- Eu já conheço o estádio, joguei aqui pelo Vitória e acabamos perdendo de 3 a 1. A gente sente um pouco a diferença porque estamos acostumados a jogar no Engenhão. A iluminação daqui é um pouco menor, o que pode atrapalhar, mas não temos que usar isso como desculpa. Temos que jogar bola e fazer o resultado - disse Elkeson.

Treino do Botafogo em João Pessoa (Foto: Rammom Monte)Botafogo treinou à noite no estádio Almeidão, onde enfrenta o Treze nesta quarta (Foto: Rammom Monte)

Após o treino, os jogadores seguiram para o hotel, onde ficam concentrados até a hora da partida, que acontece às 22h desta quarta-feira.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/com-apoio-da-torcida-botafogo-treina-no-almeidao.html