segunda-feira, 12 de março de 2012

Namorados ajudam no treinamento das jogadoras do Rio de Janeiro


Vitor e Tagor são praticamente assistentes do time treinado por Bernardinho

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro



Ao contrário do que muita gente imagina não são apenas os jogadores de futebol que são obrigados a seguir uma rígida programação no seu dia-a-dia. As atletas do time de vôlei feminino do Rio de Janeiro, por exemplo, também convivem com uma intensa rotina de treinos, concentração e sequência de jogos. Por mais desgastante que seja, para elas não existe aquela história de “sexo frágil”. Ainda mais tendo como técnico o Bernardinho, profissional dedicado e com inúmeros títulos conquistados, que dentro de quadra grita, esbraveja e orienta as suas jogadoras. Tudo em busca da perfeição (assista ao vídeo acima).


Vida de jogadora de vôlei realmente não é fácil. Às vezes, o tempo livre é tão pequeno que até para namorar fica difícil a não ser que o companheiro também faça parte da sua rotina de trabalho. Sorte da líbero Ju Perdigão e da ponteira Amanda, que namoram o Vitor e o Tagor respectivamente. Há dois meses, os dois receberam o convite para ajudar as meninas nos treinos, se tornando praticamente dois assistentes.


Xodó do Bernardinho, Vitor orienta o treinamento dos fundamentos e das jogadas. Já Tágor cuida da preparação física e da parte de musculação.


- Quando a Juju veio treinar com a gente a gente descobriu que o Vitor jogava e eu disse ´traz pra gente testar né vai que o cara não joga bem e aí tem que tirar né´ mas o moleque joga muito bem faz todas as funções – diz Bernardinho.


VItor e Tagor se dão tão bem com o Bernardinho que nem acham o treinador muito linha-dura.
- Bernardinho é simpático pra caramba, carinhoso, gente boa mesmo – elogia Vitor.


Por falar no Bernardinho, ele próprio é um exemplo que um casal pode ter um relacionamento e trabalhar junto ao mesmo tempo. Afinal de contas, ele é casado com a levantadora da equipe Fernanda Venturini.
O problema é quando acontece aquelas típicas briguinhas de casal fora dos treinos. Nesta hora, Tagor procura manter uma distância.


- Bernardinho já mandou avisar que o dia que a gente brigar, ele vai sentir muita saudade dela – brinca Vitor.


Já Fernanda tem uma tática diferente e toda especial.


- Às vezes eu mando uma mensagem pra ele pensar sobre algo que acho que está errado. Aí ele pensa. Por isso que eu digo que se pudesse escolher trabalhar com seu marido ou não, eu escolheria não com certeza – diz.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/namorados-ajudam-no-treinamento-das-jogadoras-do-rio-de-janeiro.html

Embalado, Osasco abre playoffs da Superliga contra São Bernardo


Depois de assumir a liderança da competição na última rodada da fase classificatória, equipe recebe oitavo colocado no Ginásio José Liberatti

Por GLOBOESPORTE.COM Osasco, SP


Adenízia ataca no jogo Osasco x São Bernardo, no 1º turno da Superliga (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Osasco e São Bernardo vão se enfrentar pelos
playoffs nesta segunda (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

Depois de vencer o clássico contra o Rio de Janeiro na última rodada e garantir a primeira posição da fase classificatória, o Osasco abre os playoffs da Superliga feminina com muita moral. Nesta segunda-feira, às 21h, a equipe recebe o São Bernardo, que conseguiu sua vaga apenas no último jogo, no Ginásio José Liberatti.


Sem perder uma partida no returno, o Osasco chega às quartas de final em grande fase. São 11 jogos de invencibilidade que levaram a equipe à liderança na rodada de encerramento da fase classificatória, com 19 vitórias e três derrotas.


- É um novo campeonato, jogaremos contra um adversário que conhecemos bem e que lutou pela sua classificação. Tem os méritos pela sua conquista e sabemos da qualidade do elenco da equipe do São Bernardo – analisou o técnico Luizomar de Moura.


Se a última rodada valeu a liderança para o Osasco, para o São Bernardo ela significou a ida para os playoffs. O lugar nas quartas de final foi garantido com uma vitória de virada por 3 sets a 1, contra o Macaé. Com oito triunfos e 14 derrotas, a equipe do ABC ficou com a oitava posição.


- Sabemos da importância de estar em um playoff e queremos mostrar em quadra essa nossa alegria de jogar. Muda tudo agora. Foco, preparação muda. Nessa temporada já fizemos muitos jogos com elas e por isso precisamos ficar atentos em fazer o melhor para buscar sempre jogar melhor e jogarmos taticamente bem – destacou Lia Castro.


Durante a fase classificatória, o Osasco levou a melhor nos dois confrontos. No primeiro turno, 3 sets a 1 em casa (27/25, 25/23, 18/25 e 25/17). No segundo, como visitante, vitória mais tranquila: 3 sets a 0 (25/17, 25/15 e 25/10).

- Na fase classificatória fizemos dois jogos bons diante do São Bernardo e conseguimos vencer. Precisamos manter o trabalho que estávamos fazendo e tomar cuidado de não cair na armadilha do favoritismo. Por mais que o adversário tenha terminado em oitavo, não há equipe fácil. Nessa temporada, não tivemos nenhum jogo fácil - afirmou Tandara.




Quartas de final continuam na terça-feira
Os outros três jogos da primeira rodada das quartas de final serão disputados nesta terça-feira, todos com transmissão do SporTV. Atual campeão e segundo colocado da fase classificatória, o Rio de Janeiro vai até Belo Horizonte onde enfrenta o Mackenzie, às 16h30m.
O Vôlei Futuro encara o Praia Clube no Ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba, às 18h45m. Fechando o dia, às 21h, o Minas duela com o estreante Sesi, na Arena de Belo Horizonte.
Confira os jogos da primeira rodada das quartas de final:
Segunda-feira
21h - Osasco x São Bernardo – transmissão do SporTV


Terça-feira
16h30m - Mackenzie x Rio de Janeiro – transmissão do SporTV
18h45m - Vôlei Futuro x Praia Clube – transmissão do SporTV
21h - Minas x Sesi – transmissão do SporTV


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/embalado-osasco-abre-playoffs-da-superliga-contra-sao-bernardo.html


Time de melhor campanha na primeira fase enfrenta o São Bernardo, 8º lugar, pelas quartas de final. Todas as partidas serão transmitidas pelo SporTV

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Vôlei Futuro x Cruzeiro (Foto: Washington Alves/VIPCOMM)Melhor campanha da primeira fase, Cruzeiro abre osplayoffs na sexta (Foto: Washington Alves/VIPCOMM)

As oito melhores equipes da Superliga Masculina 2011/2012 começam nesta sexta-feira a disputa dos playoffs (quartas de final). Os times jogam uma série melhor de três jogos, quem vencer dois avança às semifinais da competição. Time de melhor campanha na fase de classificação, o Cruzeiro abre a reta final contra o São Bernardo (8º colocado), às 21h, em Contagem-MG. Todos os jogos terão transmissão ao vivo do SporTV.


O jogo de volta entre os dois times acontece no dia 23 de março, às 18h45m, em São Bernardo do Campo. Caso necessário, Cruzeiro e São Bernardo voltam a se enfrentar no dia 31 de março, às 10h30m, em Minas Gerais.


No duelo do segundo contra o sétimo colocado, o Sesi recebe o Rio de Janeiro, em São Paulo, no domingo, às 12h. Na volta, jogam na capital fluminense no dia 24 de março, no mesmo horário. Se a série estiver empatada, o terceiro jogo será realizado no dia 31 de março, às 21h, na capital paulista.


O terceiro colocado Florianópolis terá pela frente o Minas, sexto, no sábado, às 21h30m, em Santa Catarina. O segundo jogo será disputado em Belo Horizonte, no dia 23 de março, às 21h. E o terceiro, caso necessário, acontece no dia 30, às 21h, na capital catarinense.


Finalmente, o encontro do quarto e quinto lugares. O Vôlei Futuro pega o Campinas no domingo, às 21h30m, em Araçatuba. Na sequência, as equipes jogam no dia 24 de março, às 21h30m, em Campinas. Se for preciso, a partida de desempate será disputada no dia 31, às 13h15m.


Confira todos os jogos dos playoffs:
Sexta (16/03)
21h - Cruzeiro x São Bernardo, em Contagem-MG

Sábado (17/03)
21h30m - Florianópolis x Minas, em Florianópolis-SC

Domingo (18/03)
12h - Sesi x Rio de Janeiro, em São Paulo-SP
21h30m - Vôlei Futuro x Campinas, em Araçatuba-SP

Sexta (23/03)
18h45m - São Bernardo x Cruzeiro, em São Bernardo-SP
21h - Minas x Florianópolis,em Belo Horizonte-MG

Sábado (24/03)
12h - Rio de Janeiro x Sesi, no Rio de Janeiro-RJ
21h30m - Campinas x Vôlei Futuro, em Campinas-SP

Sexta (30/03)
21h - Florianópolis x Minas, em Florianópolis-SC - se necessário

Sábado (31/03)
10h30m - Cruzeiro x São Bernardo, em Contagem-MG - se necessário
13h15m - Vôlei Futuro x Campinas, em Araçatuba-SP - se necessário
21h - Sesi x Rio de Janeiro, em São Paulo-SP - se necessário

Ao entardecer e sob chuva, Botafogo treina com Maicosuel e Andrezinho


Ambos os meias participam de atividade com bola, no Engenhão, mas só o Mago vai viajar para Paraíba, na estreia da Copa do Brasil, na quarta-feira

Por André Casado Rio de Janeiro


Maicosuel Andrezinho treino Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Elkeson, Maicosuel (de lado) e Jobson (de azul) no
treino (Foto: André Casado/Globoesporte.com)

Por conta da viagem noturna para João Pessoa, na Paraíba, onde enfrenta o Treze, nesta quarta-feira, o elenco do Botafogo se apresentou apenas às 16h no Engenhão e foi a campo por volta das 17h15, após uma sessão de vídeos para detalhar as armas do rival da estreia da Copa do Brasil. A atividade, apesar de curta, trouxe boas notícias para o técnico Oswaldo de Oliveira: Maicosuel e Andrezinho participaram sem restrições e provaram estar recuperados das lesões.

O treinamento aconteceu sob tempo fechado, chuva fina e já ao entardecer. Jobson foi um dos destaques do mini-rachão, com dois gols pela equipe que liderava. Elkeson, que volta de um período afastado por dores na panturrilha esquerda, também jogou normalmente. Já Fellype Gabriel e Marcelo Mattos correram volta do gramado durante meia hora. Outros titulares que jogaram contra o Bangu, no último sábado, em Moça Bonita, fizeram a academia.


Destes todos, Andrezinho, Fellype e Mattos, cortado de última hora, ficam no Rio e se prepararão para pegar o Vasco, domingo, no Engenhão. Ao lado dos dois estará Loco Abreu, que fará um trabalho especial de recondicionamento físico pelas próximas três semanas. Escalar o uruguaio no clássico, porém, está nos planos de Oswaldo, que leva 19 jogadores na relação diante do Treze.


O voo sai depois das 22h e a previsão de chegada em solo paraibano é 1h15 já da madrugada de terça-feira. O time treina no Almeidão, local do duelo, às 18h.

FONTE:
]http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/ao-entardecer-e-sob-chuva-botafogo-treina-com-maicosuel-e-andrezinho.html

Diretoria do Botafogo apresenta novo patrocinador que trabalha com Messi


Herbalife, do ramo de cosméticos e nutrição, já estampará sua marca no número da camisa alvinegra no jogo desta quarta-feira, contra o Treze-PB

Por André Casado Rio de Janeiro


O Botafogo oficializou a ampliação da parceria com a Herbalife, marca do ramo de cosméticos e nutrição, que também trabalha com o craque argentino Lionel Messi. O vice geral do clube, Paulo Mendes, foi ao Engenhão ao lado do diretor da empresa, Gioji Okuhara, para anunciar o contrato que vai até 31 de dezembro. Em 2011, o patrocinador já estampava nas placas de publicidade e na camisa da comissão técnica. Agora, o número dos jogadores também ganhará o logotipo, já a partir do jogo contra o Treze, da Paraíba, nesta quarta.

Jefferson camisa Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Jefferson foi à sala de imprensa para participar da apresentação (Foto: André Casado / Globoesporte.com)

Os valores não foram revelados, mas girariam em torno de R$ 200 mil/mês. O Alvinegro conta com outros dois parceiros de uniforme: o Guaraviton e a Havoline, em espaços bem maiores. A diretoria ainda procura um último parceiro, para a altura do omoplata e para os calções.


- O Botafogo está muito satisfeito com a renovação de contrato com a Herbalife, numa dimensão mais extensa do que o primeiro acordo. A confiança das partes têm sido mútua, e a exploração será de ambos os lados será ainda maior, com essa associação mais próxima - disse Mendes.


O futebol vem sendo uma área de atuação cada vez mais efetiva da empresa, que divulga seu trabalho em clubes como Schalke 04-ALE, Valencia-ESP e Puma-MEX, além de ter Messi como garoto-propaganda especialmente em casos sociais, ligado às crianças. Segundo o diretor, são mais de 80 países e 150 equipes com o nome da Herbalife, que terá camarotes no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/diretoria-do-botafogo-apresenta-novo-patrocinador-que-trabalha-com-messi.html

Botafogo derrota mais um time da Índia e vai à semi de torneio sub-23


Gols do time foram marcados pelo ala Rafinha e pelo meia Bruno Medeiros

Por GLOBOESPORTE.COM Calcutá, Índia


A equipe sub-23 do Botafogo segue firme na luta pelo título do torneio IFA Shield, disputado na Índia. Na manhã desta segunda-feira, vitória por 2 a 0 sobre o Southern Samity, gols do ala-esquerdo Rafinha e do meia Bruno Medeiros. Com mais três pontos, o clube se classificou para as semifinais da competição, com 100% de aproveitamento. No sábado, Willian, integrado ao elenco profissional, resolveu a parada. Agora, o Glorioso espera o fim da rodada para saber que enfrenta na quarta.


Superior em campo, o time carioca criou muitas oportunidades no primeiro tempo, mas não foi capaz de balançar as redes. Recuado, o rival local só se defendia. Aos 27 do segundo tempo, Rafinha recebeu na esquerda e bateu cruzado, abrindo o placar. Logo depois, aos 32, Willian foi acionado, fez corta-luz e a bola chegou em Vini, que bateu, o goleiro defendeu e Bruno Medeiros, escolhido como o melhor da partida, completou, com tranquilidade.


A escalação alvinegra foi a seguinte: Milton Raphael, Wallace, Alex Lopes, Kazu e Rafinha; Ulisses, Bruno Medeiros e João Marcos; Ramom, Willian e Vini. Técnico: Felipe Arantes.
As informações são do site oficial do Botafogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/botafogo-derrota-mais-um-time-da-india-e-vai-semi-de-torneio-sub-23.html

Herrera badala evento por Heleno de Freitas: 'Também quero ser lembrado'


Argentino tira fotos com torcedores por duras horas na sede de General Severiano, nesta segunda-feira, e agradece chance de retribuir carinho

Por André Casado Rio de Janeiro


Como parte da série de tours dos torcedores pela sede de General Severiano, sempre atrelada à homenagem a um ídolo do clube, o Botafogo viveu uma segunda-feira muito agitada. O craque da vez foi Heleno de Freitas, já falecido, polêmico artilheiro na década de 40, que será tema de um filme lançado no próximo dia 23, dirigido por José Henrique Fonseca. O atacante Herrera recebeu os alvinegros para fotos e autógrafos em um local reservado da loja oficial do clube, que reuniu centenas de pessoas. E agradeceu a chance de ser o representante.

Herrera evento Heleno de Freitas loja Botafogo  (Foto: Divulgação Site Oficial do Botafogo)Herrera e o autor do livro, Marcos Eduardo Neves, com o pôster ao fundo (Foto: Site Oficial do Botafogo)

- Fico contente por participar de um evento como esse e poder retribuir o carinho que a torcida me dá. O clube está investindo na área de marketing e, quando conversaram comigo, aceitei na hora. Seria lindo conquistar muito pelo Botafogo e também ter meu nome lembrado como o dele (Heleno) - destacou o argentino, muito solícito e animado nas duas horas de "trabalho", antes de ir para o Engenhão participar do treinamento, após a folga no último domingo.


O espaço ocupado pelo camisa 17 foi decorado por artigos históricos de Heleno. A produção para o cinema, que terá o ator Rodrigo Santoro como protagonista, é baseada no livro do escritor e jornalista Marcos Eduardo Neves, de 2006, "Nunca houve um homem como Heleno". No dia 20, na Livraria da Travessa, ainda será lançada uma nova edição da publicação, atualizada. Na noite desta segunda, no entanto, já será realizada a pré-estreia oficial do filme.


Herrera tem sete gols na temporada e vem sendo um dos preferidos da torcida nos últimos jogos. A justificativa é a grande fase vivida por ele, além de seu estilo raçudo, que se assemelharia ao craque do passado representado na homenagem.


O Botafogo promete que 200 sócios proprietários também direito a uma sessão extra para os escolhidos por meio de promoção a ser divulgada pelas redes sociais.

Herrera evento Heleno de Freitas loja Botafogo  (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Loja oficial teve fila na entrada do espaço onde estava Herrera (Foto: André Casado / Globoesporte.com)

camisa do Botafogo autografada por Rodrigo Santoro Heleno (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Camisa do Botafogo usada por Santoro durante as filmagens (Foto: André Casado / Globoesporte.com)

Herrera evento Heleno de Freitas loja Botafogo  (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Herrera dá autógrafo para criança com a camisa de Loco Abreu (Foto: André Casado / Globoesporte.com)

FONTE:

Bi da Copa do Rei, Renato vê semelhança com a Copa do Brasil


Após sete temporadas na Espanha, volante volta depois dedezanosa disputar o torneio brasileiro nesta quarta-feira, contra oTreze-PB

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


renato botafogo treino (Foto: Fernando Soutello / Agência Estado)Renato já marcou três gols em 15 jogos pela Copa
do Brasil (Foto: Fernando Soutello / Agência Estado)

O jogo entre Botafogo e o Treze de Campina Grande, da Paraíba, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no estádio Almeidão, vai marcar a reestréia do volante Renato na Copa do Brasil. Após sete temporadas na Espanha, o jogador reencontrará o torneio que disputou pela última vez em 2002, pelo Santos, quando foi eliminado pelo Internacional na segunda fase. Mais experiente, o jogador vê semelhanças entre a competição e a Copa do Rei, da Espanha, da qual participou sete vezes.


- Acho que são parecidas, até porque na Espanha a gente acabava jogando também com equipes da terceira e segunda divisão. O único diferencial é que as equipes grandes, como Real Madri e Barcelona, que estão na Liga dos Campeões, participam da Copa do Rei. Então se torna um campeonato mais competitivo, apesar de que eles praticamente não utilizam os times titulares - analisou Renato, que conquistou duas Copas do Rei pelo Sevilla: em 2006/07 e em 2009/10.
Após o treinamento desta segunda feira, Renato embarca com a delegação para João Pessoa, na Paraíba. Mais maduro, ele lembra do fator “surpresa” que as equipes de menor investimento conseguem aprontar no torneio. Para o volante, muitas vezes as dificuldades são causadas pelo desgaste e a falta de informações sobre o adversário.


- Aqui no Brasil, são viagens mais longas. Às vezes tem escala, não tem voo direto. Mas a gente sabe que o Brasil é um país muito grande. Tem essa dificuldade, mas temos que ter superação. Às vezes não temos muitas informações do adversário e isso acaba dando uma surpresa. A gente vê aqui que em muitos jogos os grandes são surpreendidos por equipes de menor expressão. A gente espera que não aconteça 
conosco, mas a dificuldade da viagem atrapalha. Esperamos fazer uma boa Copa do Brasil e, se possível, 
brigar pelo título - afirmou Renato, que já disputou 15 jogos e marcou três gols pela competição brasileira.
Esta será a última vez em que os clubes classificados para a Taça Libertadores não poderão disputar a Copa do Brasil. Esse regulamento vinha sendo utilizado desde a edição de 2001. Em 2013, quando completará 25 anos, o torneio chegará a 80 participantes e os clubes classificados para a competição sul-americana do ano que vem entrarão já nas oitavas de final da Copa do Brasil, que vai durar a temporada inteira.


Clique e assista a videos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/bi-da-copa-do-rei-renato-ve-semelhanca-com-copa-do-brasil.html

Marin se irrita com polêmica da medalha: 'Uma verdadeira piada'


Substituto de Ricardo Teixeira na presidência da CBF fica exaltado quando questionado sobre o assunto. Apresentação é marcada por gafe

Por Felippe Costa e Márcio Iannacca Rio de Janeiro



Novo presidente da CBF e substituto de Ricardo Teixeira também no conselho de administração do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL), José Maria Marin ficou marcado no início do ano por polêmica na premiação da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na ocasião, ele colocou uma medalha no bolso no momento que elas estavam sendo entregues aos atletas do Corinthians - campeão da competição.

Nesta segunda-feira, durante sua apresentação oficial como novo presidente da CBF, o único assunto que tirou Marin do sério foi a polêmica da medalha. Em tom exaltado, ele se defendeu da acusação de ter guardado o objeto no bolso sem autorização e apresentou sua justificativa.

José Maria Marin durante coletiva da CBF (Foto: Mowa Press)José Maria Marin durante sua primeira coletiva como presidente da CBF (Foto: Mowa Press)

- É muito bom vocês (jornalista) tocarem nesse assunto. É bom isso ter vindo à tona para que possa ser esclarecido de uma vez por todas. A medalha foi uma cortesia da Federação Paulista de Futebol (FPF). Não era para ter essa repercussão toda. Isso tudo foi uma verdadeira piada – frisou Marin, visivelmente incomodado com o assunto.

O presidente da FPF, Marco Polo del Nero, confirmou a versão do novo presidente da CBF e ratificou que a medalha foi cortesia da entidade
.

Gafe
A apresentação de Marin também foi marcada por uma gafe. Ao confirmar que também assumirá a presidência do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, o dirigente, de 79 anos, errou logo em sua primeira coletiva no cargo.

- Vou assumir o COL ao lado de um grande ex-jogador, o Romário.
Em seguida, ao perceber o erro, o dirigente se corrigiu e disse Ronaldo, que faz parte do conselho do COL com o tetracampeão Bebeto. Vale lembrar que Romário, agora deputado federal, tem sido um dos maiores críticos da gestão de Teixeira no COL e na CBF.

Sem mudanças

Apesar da mudança de nome, José Maria Marin garantiu que dará continuidade ao mandato de Ricardo Teixeira e afirmou que seguirá na mesma linha do ex-presidente. Marin, inclusive, revelou que todos os vice-presidentes e diretores da entidade colocaram seus cargos à disposição, o que, segundo ele, foi prontamente negado.

- Todos os diretores e vice-presidentes da CBF colocaram seus cargos à disposição quando souberam da renúncia do Ricardo Teixeira. Mas nada mudará, todos continuarão. Será dada continuidade a uma gestão respeitada em todo o mundo. Se eles são da confiança do Ricardo Teixeira, são da minha confiança também.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/03/marin-se-irrita-com-polemica-da-medalha-uma-verdadeira-piada.html

Teixeira deixa presidência da CBF e do COL, e Marin assume os cargos


'Fiz nesses anos o que estava ao meu alcance, sacrificando a saúde', diz trecho de carta enviada por Teixeira. Vice do Sudeste, de 79 anos, substitui

Por Felippe Costa e Márcio Iannacca Rio de Janeiro



Depois de 23 anos no poder, Ricardo Teixeira não é mais presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL). Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, na sede da entidade no Rio de Janeiro, José Maria Marin - vice-presidente do Sudeste e mandatário em exercício após a licença médica de Teixeira na última semana - anunciou que o cartola renunciou aos cargos.

Marin, que foi presidente da Federação Paulista de Futebol entre 1982 e 1986, leu uma carta de Teixeira em que o dirigente dizia: "Hoje, deixo definitivamente a presidência da CBF". No texto, o ex-presidente anuncia Marin, de 79 anos, como seu substituto na confederação - já que é o vice mais velho, como manda o estatuto - e no COL. O paulista disse que ficará no comando da CBF até o final do mandato de Teixeira, em 2015, quando deverão ser feitas novas eleições.

José Maria Marin durante coletiva da CBF (Foto: Mowa Press)Marin, de 79 anos, assume lugar de Teixeira como vice mais velho da CBF (Foto: Mowa Press)

No comunicado, Teixeira deixou um "muito obrigado" à torcida brasileira, lembrou os títulos conquistados pela Seleção desde sua chegada em janeiro de 1989 e considerou injustas as acusações que tem sofrido. "Fiz nesses anos o que estava ao meu alcance, sacrificando a saúde e o convívio familiar. Fui criticado nas derrotas e subvalorizado nas vitórias", dizia o texto (confira a íntegra no vídeo ao lado). "Presidir paixões não é tarefa fácil. O futebol no nosso país é associado a talento e desorganização. Quando ganhamos, despertou o talento. Quando perdemos, imperou a desorganização", completou.

Na última sexta, o dirigente havia pedido licença médica. Na véspera da Assembleia Geral da CBF, que foi realizada dia 29 de fevereiro, ele passou mal durante uma reunião e teve que deixar a sede da entidade com dificuldades de se locomover. Em setembro do ano passado, Teixeira foi internado por dois dias no Rio de Janeiro devido a diverticulite (processo inflamatório e infeccioso do divertículo - bolsas circulares da parede do cólon que têm ligação com o intestino grosso).

Vice-presidente mais velho da CBF, Marin já foi jogador de futebol do São Paulo e até governador do estado de São Paulo, substituindo Paulo Maluf por alguns meses no início dos anos 80. Mas o dirigente acabou famoso no mundo do futebol em janeiro deste ano por ter colocado no bolso uma das medalhas do título do Corinthians na Copa São Paulo de Juniores. Ao assumir o cargo de Teixeira, Marin afirmou que não haverá mudanças na CBF:

- Assumo a presidência de acordo com o estatuto da entidade e cumprirei o mandato até o final para fazer uma gestão de continuidade ao que vinha sendo feito - disse o novo presidente.

Ricardo Teixeira durante entrevista em 1989 (Foto: Arquivo / Ag. Estado)Ricardo Teixeira durante entrevista em 1989, ano que foi eleito para a presidência (Foto: Arquivo / Ag. Estado)
Os 23 anos de Teixeira na CBF


Ex-genro de João Havelange, Teixeira assumiu a CBF em 16 de janeiro de 1989. Com ele no comando, a Seleção conquistou duas Copas do Mundo (1994 e 2002), três Copas das Confederações (1997, 2005 e 2009) e cinco Copas Américas (1989, 1997, 1999, 2004 e 2007). O dirigente também criou a Copa do Brasil (1989) e transformou o Campeonato Brasileiro em disputa de pontos corridos, com turno e returno, a partir de 2003. Sua maior vitória foi conquistada em 2007: liderou a candidatura do Brasil para ser sede da Copa do Mundo de 2014 e, logo em seguida, tornou-se presidente do Comitê Organizador Local (COL).

Antes do carnaval, alguns jornais e sites brasileiros passaram a divulgar que Teixeira deixaria o poder em breve. A esposa e a filha mais nova do dirigente viajaram para Miami, assim como o dirigente, o que aumentou a especulação.

O nome de Teixeira foi envolvido em uma denúncia da TV inglesa BBC, que apontou o dirigente como um dos que teriam recebido dinheiro de forma irregular da agência de marketing ISL (extinta em 2001 por falência). Por causa dessas relações, a ISL teria obtido lucrativos contratos de patrocínio e de direitos de televisão com a Fifa. A reportagem da BBC diz que Ricardo Teixeira e os outros envolvidos chegaram a um acordo com a justiça suíça, pondo um fim à questão. Ex-aliado e atualmente desafeto de Teixeira, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, prometeu em outubro do ano passado que tornaria público os arquivos do "caso ISL" até dezembro. Em janeiro, o dirigente suíço disse que não poderia ainda revelar os arquivos por conta de uma medida judicial. No Brasil, os processos decorrentes dessa denúncia foram arquivados pela Justiça.

Confira a linha do tempo da vida de Teixeira:
1947 – Nasce no dia 20 de junho, na cidade de Carlos Chagas, em Minas Gerais.
Anos 50 – Muda-se para o Rio de Janeiro, após ter sua criação iniciada em Belo Horizonte. Estuda no colégio Santo Inácio. Defende a equipe de vôlei do Botafogo.
Anos 60 – Ingressa na faculdade de Direito, que cursa até o quarto ano. Passa a trabalhar no mercado financeiro. Conhece Lúcia Havelange, filha de João Havelange.

Anos 70 – Casa com Lúcia Havelange, filha de João Havelange, ex-presidente da CBD e da Fifa. Tem três filhos com ela.

1989 – Em 16 de janeiro, é eleito presidente da CBF. Na disputa, vence Nabi Abi Chedid, ex-deputado estadual e presidente da Federação Paulista de Futebol. É o sucessor de Octávio Pinto Guimarães na entidade. Recebe um órgão falido, às vésperas da disputa de uma Copa do Mundo. Com Sebastião Lazaroni de técnico, ganha a Copa América. Nasce a Copa do Brasil

1990 – Na tentativa de dar saúde financeira à CBF, investe em contrato de patrocínio com a Pepsi e mantém a Topper, que vestiu a Seleção nas Copa de 1982 e 1986. Vê nascer uma crise: em foto oficial, jogadores tampam a marca da fábrica de refrigerantes. Na Copa do Mundo, Seleção é eliminada pela Argentina nas oitavas de final.

1991 – Aposta em Paulo Roberto Falcão como treinador da Seleção. Resultados não são bons, e Teixeira logo muda a escolha para Carlos Alberto Parreira. Brasil fica na segunda colocação na Copa América.
1992 – Toma posse em segundo mandato na CBF.

1994 – Aposta de Teixeira em Parreira dá certo, e Brasil é campeão do mundo nos Estados Unidos. Com cinco anos no comando da CBF, dirigente faz futebol brasileiro quebrar jejum de 24 anos. No retorno da delegação, se envolve em uma polêmica. É acusado de forçar a liberação da mercadoria trazida do exterior sem pagamento de impostos. O dirigente foi absolvido da acusação 17 anos depois - em 2011.

Ricardo Teixeira presidente da CBF com as taças da Copa do Mundo em 2003 (Foto: Arquivo / Ag. Estado)Teixeira exibe a Jules Rimet e as duas taças
conquistas na gestão (Foto: Arquivo / Ag. Estado)

1995 – Já com Zagallo de técnico, vê o Brasil ser vice-campeão da Copa América.
1997 – Separa-se de Lúcia Havelange, o que desgasta sua relação com João Havelange. Tem relacionamento com a socialite Narcisa Tamborideguy. Assina contrato de patrocínio com a Nike, que tinha como diretor o atual presidente do Barcelona, Sandro Rosell. Afasta Ivens Mendes, então presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, acusado de corrupção.

1998 – Volta a ver o Brasil em uma final de Copa do Mundo, mas desta vez com derrota. Após convulsão de Ronaldo, Seleção leva 3 a 0 da França. Vanderlei Luxemburgo é escolhido como novo treinador. Teixeira tem trégua na relação com Zico, convidado para chefiar a delegação no Mundial. Ao cavalgar, sofre acidente, passa por operação e recebe uma placa de ferro na perna.

1999 – Aumenta o número de participantes da Copa do Brasil. Recebe homenagem da CBF, mas sem a presença de Havelange, ainda distante dele. Vê Brasil ser campeão da Copa América.

2000 – Treinado por Vanderlei Luxemburgo, Brasil cai para Camarões nas Olimpíadas. Treinador se envolve em polêmicas fora de campo e é demitido por Teixeira. Aposta em Emerson Leão como sucessor.
2001 – É um dos alvos da CPI do Futebol, no Senado, e da CPI da Nike, na Câmara dos Deputados. Aposta em Luiz Felipe Scolari como treinador da Seleção. CPI do Senado pede indiciamento de Teixeira por evasão de divisas, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e apropriação indébita. Justiça abre processos, e dirigente é absolvido das acusações.

2002 – Brasil é campeão invicto da Copa do Mundo.
2003 – Campeonato Brasileiro passa a ser disputado em pontos corridos. Carlos Alberto Parreira é confirmado como novo técnico da Seleção. Brasil cai na primeira fase da Copa das Confederações. Teixeira se casa com Ana Carolina Wigand, 30 anos mais jovem que ele.
2004 – Seleção Brasileira vai jogar no Haiti. Ação aproxima Ricardo Teixeira de Luiz Inácio Lula da Silva, então presidente da República. Equipe nacional é campeã da Copa América, com vitória sobre a Argentina nos pênaltis.
2005 – Campeonato Brasileiro vive escândalo na arbitragem, com 11 jogos anulados após a descoberta de esquema de apostas envolvendo o árbitro Edílson Pereira de Carvalho. CBF deixa situação a cargo do STJD. Corinthians é campeão, e Inter ameaça levar o caso à Fifa, mas, nos bastidores, é convencido a desistir. Seleção é campeã da Copa das Confederações, goleando a Argentina na final.
2006 – Brasil vai mal na Copa do Mundo da Alemanha. Com atletas acima do peso e festa da torcida na preparação em Wegis, na Suíça, sonho do hexa termina nas quartas de final, com nova derrota para a França. Carlos Alberto Parreira deixa o comando da equipe, e Teixeira aposta em Dunga para mudar a imagem da Seleção.
2007 – Brasil é confirmado como país-sede da Copa do Mundo de 2014, numa campanha liderada por Ricardo Teixeira.
2010 – Brasil cai para a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul. Incomodado com a postura de Dunga, mais fechado do que os treinadores anteriores, Teixeira decide mudar novamente o comando da Seleção. Tenta Muricy Ramalho, que fica no Fluminense, e então aposta em Mano Menezes. CBF reconhece títulos da Taça Brasil e do Robertão como conquistas de mesmo peso do Campeonato Brasileiro.
2011 – Emissora britânica BBC acusa Ricardo Teixeira de receber dinheiro de maneira irregular da ISL, empresa de marketing já falida. Dirigente rebate acusações. Ronaldo Nazário é convidado para integrar o Comitê Organizador Local da Copa de 2014 (COL), no qual Joana Havelange, filha do presidente da CBF, é diretora-executiva. Teixeira é internado, como consequência de uma diverticulite – inflamação no intestino grosso.
2012 - Secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke viaja ao Brasil para visitar algumas obras de 2014. Aldo Rebelo, ministro do Esporte, e Ronaldo acompanham o francês, mas Teixeira não aparece. Esposa e filha se mudam para Miami e parte da imprensa passa a noticiar sua saída da CBF. Após licença médica anunciada no 9 de março, dirigente deixa as presidências da CBF e do COL três dias depois.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/03/marin-anuncia-renuncia-de-ricardo-teixeira-da-presidencia-da-cbf.html

Macaé vence o Friburguense e acaba rodada como líder isolado do Grupo A


Josiel marca os três gols da equipe, que foi beneficiada com empate entre Botafogo e Bangu, em Moça Bonita

Por GLOBOESPORTE.COM Macaé, RJ


O Macaé conquistou sua terceira vitória na Taça Rio, na tarde deste sábado, e chegou à liderança isolada do Grupo A, com nove pontos. No estádio Claudio Moacyr, em Macaé, o atacante Josiel fez três gols e ajudou o time a passar pelo Friburguense e manter os 100% de aproveitamento na competição: 3 a 1. Além do belo resultado, o clube foi beneficiado pelo empate do Botafogo com o Bangu em 1 a 1, em Moça Bonita.

No Estádio do Trabalhador, o Resende também conquistou uma importante vitória sobre o Boavista: 2 a 0. Os gols da partida foram marcados por Elias, de pênalti, e Marcelo Regis. Com o resultado, o time subiu para a terceira posição no Grupo A, com sete pontos. O rival permanace com apenas três no Grupo B.

No Laranjão, o Duque de Caxias se recuperou da derrota na última rodada para o Flamengo e venceu o Nova Iguaçu pelo placar de 1 a 0. Esses foram os três primeiros pontos da equipe na disputa da Taça Rio. O adversário tem a mesma pontuação no Grupo A.

A rodada não foi boa mesmo para Americano e Olaria. O empate em 2 a 2, em Campos, deixou as duas equipes na lanterna dos seus grupos e em situação complicada no segundo turno.

Confira os resultados desse sábado:
16h - Bangu 1 x 1 Botafogo
16h - Nova Iguaçu 0 x 1 Duque de Caxias
16h - Americano 2 x 2 Olaria
16h - Resende 2 x 0 Boavista
17h - Macaé 3 x 1 Friburguense

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/03/macae-vence-o-friburguense-e-acaba-rodada-como-lider-isolado-do-grupo.html

Treze terá vários desfalques no jogo contra o Botafogo pela Copa do Brasil


Além de Celico e Thiago Cunha, que cumprem suspensão, Ferreira e Neto Maranhão saíram lesionados no jogo contra o Sousa pelo Estadual

Por Evandro Reis Campina Grande


Marcelo Vilar, técnico do Treze (Foto: Phelipe Caldas)Marcelo Vilar, técnico do Treze (Foto: Phelipe Caldas)

O Treze deixa de lado a sua irregular campanha no Campeonato Paraibano – estacionou na quarta colocação – e já está com as atenções voltadas para a Copa do Brasil, onde encara o Botafogo do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

Para este compromisso, o técnico Marcelo Vilar se depara com vários problemas para escalar a sua equipe, que entrará em campo para não ser eliminada logo na estreia, caso perca por dois gols de diferença dos cariocas.

Além dos desfalques certos do lateral-esquerdo Celico e do atacante Thiago Cunha, que cumprem suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBF, Vilar perdeu o lateral-direito Ferreira e pode ficar sem o volante Neto Maranhão, que saíram de campo lesionados no empate por 2 a 2 com o Sousa, pelo Estadual.


Para compensar os problemas, o comandante conta com o retorno do goleiro Beto, que não jogou domingo diante do Sousa por motivo de suspensão, e o volante Amaral Rosa, contratado na semana passada e que espera regularização.
- Os problemas são muitos, mas temos que nos concentrar neste jogo contra o Botafogo pela Copa do Brasil. O importante é que temos um grupo bom e tenho certeza que aqueles que vão jogar, saberão dar conta do recado – enfatizou Marcelo Vilar.

Marcelo Vilar, técnico do Treze (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)Para contornar os problemas, Marcelo Vilar pode contar com a volta do goleiro Beto e com o volante Amaral Rosa (Foto: Leonardo Silva / Jornal da Paraíba)

O elenco volta aos treinos esta tarde no Estádio Presidente Vargas, quando haverá regenerativo para os atletas que atuaram no domingo contra o Sousa. De acordo com a programação, na terça à tarde acontece um treino tático. A viagem para João Pessoa está prevista para a quarta-feira no final da tarde.

FONTE::
http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2012/03/treze-tera-varios-desfalques-no-jogo-contra-o-botafogo-pela-copa-do-brasil.html

Autor do gol contra o Bangu, Cidinho espera retribuir passe de Jobson


Meia do Botafogo, de 19 anos, comemora parceria com o companheiro, que voltou a jogar depois de seis meses de punição por doping

Por Thales Soares Rio de Janeiro




 Desde que o técnico Oswaldo de Oliveira chegou ao Botafogo, Cidinho tem recebido um tratamento especial. Depois de uma lesão na coxa esquerda, o meia voltou a ser relacionado para uma partida contra o Bangu, sábado, em Moça Bonita, e aproveitou o espaço aberto por uma série de desfalques do time na sua posição.

Aos 19 anos, Cidinho acabou marcando o único gol do Botafogo no empate em 1 a 1 com o Bangu (veja o vídeo). Ele recebu passe de Jobson, que voltava ao futebol depois de uma suspensão de seis meses por doping, e ficou frente a frente com o goleiro Willan, mostrando poder de finalização. Agora, espera retribuir a assistência do companheiro.

- Ele (Jobson) me deu osparabéns e eu fiquei muito feliz. Quero retribuir esse passe. Vamos ver se acontece mais para frente. Foi muito legal porque a gente tem se dado muito bem nos treinamentos e conseguimos por isso em prática também no jogo. Tomara que possa acontecer mais vezes. O Botafogo ganha muito com a presença do Jobson. Estamos muito felizes por ter ele novamente do nosso lado - disse Cidinho.

Cidinho gol Botafogo (Foto: Fábio Castro / Ag. Estado)Cidinho comemora o gol marcado no empate em 1 a 1 com o Bangu (Foto: Fábio Castro / Ag. Estado)
Convocado para a Seleção Brasileira Sub-20, que vai disputar um torneio em Barcelona no começo de abril, Cidinho foi pego de surpresa. O segundo gol pelos profissionais do Botafogo serviu para comemorar a chance de defender mais uma vez o país.

- Eu não lembrava que tinha convocação no dia, então quando me contaram eu achei que fosse brincadeira. Fiquei muito feliz e orgulhoso. Será muito importante para meu futuro na Seleção e no Botafogo - disse Cidinho
.
Apesar do gol e das oportunidades recebidas, Cidinho sabe que a disputa por posição é dura no Botafogo. Na relação que vai viajar para enfrentar o Treze-PB, quarta-feira, em João Pessoa, pela Copa do Brasil, ele contará novamente com a companhia de Maicosuel e Elkeson, que se recuperaram de lesão.

- Estou bem tranquilo. Temos muitos jogos para disputar no ano e uma hora as oportunidades irão aparecer, como aconteceu contra o Bangu. Sei bem o meu papel. O importante é que estou aqui, aprendendo muito e com muita vontade de ajudar e crescer. Vou seguir trabalhando para estar sempre em condições de corresponder quando o time precisar de mim - afirmou Cidinho.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/autor-do-gol-contra-o-bangu-cidinho-espera-retribuir-passe-de-jobson.html

Oswaldo diminui tropeço do Bota: 'Não precisamos tirar lição alguma'


Técnico exalta boa atuação do Bangu, lembra os múltiplos desfalques do Alvinegro e, por fim, também critica o gramado de Moça Bonita

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro



O Botafogo deixou escapar neste sábado a liderança do Grupo A da Taça Rio ao empatar com o Bangu, por 1 a 1, em Moça Bonita. O time alvirrubro ainda não venceu neste Campeonato Carioca, mas dá sinais de recuperação. Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo, exaltou a atuação dos rivais e diminuiu em importância o tropeço.

- Não precisamos tirar lição alguma deste jogo. Estávamos com muitas mudanças, eles (Bangu) motivados, temos que seguir. Sempre analisamos depois do jogo tudo o que se passou mas, pelas circunstâncias, temos que continuar nosso caminho - disse o treinador, em entrevista coletiva.

Na partida, o Botafogo não pôde contar com Elkeson, Maicosuel, Andrezinho, Fellype Gabriel e Marcelo Mattos, todos machucados. No intervalo, Loco Abreu deu lugar a Jobson, que fez sua reestreia após seis meses de suspensão por doping. O uruguaio está vetado do jogo contra o Treze-PB, quarta, pela Copa do Brasil. Oswaldo acredita que os múltiplos desfalques pesaram no placar final da partida.

- O Bangu jogou muito bem, fez sua melhor partida no campeonato. Vieram entusiasmados, aguerridos, buscaram o resultado todo o tempo. Claro que nossos desfalques fizeram a diferença, mas temos que estar preparados, porque estas circunstâncias vão acontecer mais vezes - explicou o treinador.

Por fim, Oswaldo entrou no coro de críticas ao gramado de Moça Bonita.
- O gramado realmente atrapalha um time como o Botafogo, mas eles (Bangu) fizeram por onde e mereceram o empate - finalizou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/oswaldo-diminui-tropeco-do-bota-nao-precisamos-tirar-licao-alguma.html