sexta-feira, 2 de março de 2012

Federer cozinha Del Potro, se impõe nos tie-breaks e vai à final em Dubai


Sem quebras de saque, suíço arranca virada heroica no game decisivo do segundo set, vence por 2 a 0 e vai enfrentar o escocês Andy Murray

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai, Emirados Árabes

Primeiro foi Andy Murray, que ignorou o número 1 do mundo. Na sequência, Juan Martín Del Potro bem que tentou agarrar a zebra pelo pescoço e não deixar que ela saísse da quadra central nos Emirados Árabes. Não deu. Em jogo equilibrado do início ao fim, o argentino não resistiu a Roger Federer, que venceu a semifinal e se manteve no caminho que leva ao pentacampeonato do ATP 500 de Dubai. Terceiro do ranking, o suíço venceu nesta sexta-feira por 2 sets a 0, em dois tie-breaks, sendo o segundo com uma virada heroica após ficar atrás por 5 a 0. Próximo passo: encarar na final de sábado um Murray embalado após eliminar Novak Djokovic.

Roger Federer na partida contra Del Potro tênis ATP de Dubai (Foto: AFP)Federer ataca contra Del Potro: virada espetacular no tie-break do segundo set (Foto: AFP)

Aos 30 anos, Federer chega à 16ª vitória seguida sobre tenistas sul-americanos – a última derrota foi justamente para Del Potro, em 2009. O confronto direto entre eles agora está em 10 a 2, e o suíço chega à final sem ter seu saque quebrado uma vez sequer durante o torneio. O argentino de 23 anos, que ocupa a décima posição do ranking e tinha derrotado rivais do Top 10 três vezes nos últimos seis dias, fica pelo caminho na semi, em sua primeira aparição em Dubai.

O primeiro set foi marcado pela supremacia dos saques. Sem muitas dificuldades, os dois tenistas defenderam seus serviços em todos os games. No 12º, vencendo por 6/5, Federer teve duas chances para conseguir uma quebra, mas Del Potro manteve a cabeça no lugar e igualou a parcial em 6/6. No tie-break, o suíço abriu 2 a 0 e teve a chance de ampliar, mas cometeu um erro não forçado, mandando a bola na rede. Ainda assim abriu 6 a 2, viu o argentino cortar para 6 a 4 e teve frieza para fechar em 7 a 5, fazendo 1 a 0 em sets.

No segundo set, a história se repetiu. Os dois tenistas avançaram game a game, sem nenhuma quebra. Federer teve seis break points ao longo da parcial, mas Del Potro defendeu cada um com unhas e dentes. No tie-break, o argentino parecia caminhar tranquilo para fechar e empatar o jogo. Abriu 5 a 0, e aí o suíço mostrou por que é um dos maiores tenistas da história. Com impressionante controle mental, arrancou uma virada heroica, fechou o game, o set e a partida. Sem espaço para qualquer tipo de zebra.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/03/federer-cozinha-del-potro-se-impoe-nos-tie-breaks-e-vai-final-em-dubai1.html

Em recuperação de cirurgia, Érika Coimbra treina na praia com Isabel


Dois meses depois de passar por operação na perna direita, ponteira inicia trabalho com ex-jogadora e aprova rigidez: 'Ela é um segundo Bernardinho'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Érika treina na praia de Ipanema (Foto: Divulgação)Érika treina na praia de Ipanema (Foto: Divulgação)
Quase dois meses depois de passar por uma cirurgia na perna direita e retornar ao Brasil, a ponteira Érika Coimbra retomou os treinos nesta semana. A jogadora, que teve passagem complicada pelo Azerbaijão recentemente, está treinando na praia de Ipanema sob o comando da ex-jogadora Isabel, a quem classificou como “segundo Bernardinho”.

- É um privilégio poder ser treinada pela Isabel. Ela jogou na quadra, entende de vôlei. E nos treinamentos ela é um segundo Bernardinho: exigente todo o tempo. Mas ganhei uma segunda mãe – disse Érika.

Apesar dos treinamentos nas areias do Rio de Janeiro, Érika descarta qualquer possibilidade de jogar vôlei de praia futuramente. A atleta busca apenas readquirir a forma física com o treinamento atual. Além do trabalho com Isabel, de segunda a sábado, a ponteira também faz atividades com um personal trainer e fisioterapia duas vezes por semana.

- A vida no Rio é cara, mas estou investindo em mim. A contusão foi tão séria que, mesmo depois de praticamente dois meses da cirurgia, ainda tenho um hematoma.

Érika treina ao lado de Carol Solberg (Foto: Divulgação)Érika treina ao lado da jogadora de vôlei de praia Carol Solberg, filha de Isabel (Foto: Divulgação)

Depois de duas temporadas na Europa e quatro meses e meio recheados de problema no Azerbaijão, com direito a cirurgia às pressas e falta de pagamento, Érika agora tem o objetivo de voltar a jogar no Brasil

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/em-recuperacao-de-cirurgia-erika-coimbra-treina-na-praia-com-isabel.html

Jornalistas se dividem sobre importância de CTs para os clubes


Marcelo Barreto não entende como grandes clubes do Brasil ainda não possuem estrutura; Renato Maurício Prado lembra campeões sem CT

Por SporTV.com Rio de Janeiro

No futebol brasileiro, os centros de treinamento são motivo de orgulho para os clubes que possuem e sonho para os que ainda não tem. A participação de Marcelo Barreto no "Redação SporTV" desta sexta-feira levantou a questão para a importância dos CTs no país. Em Londres, o correspondente do Canal Campeão na Europa acompanhou a visita de Mano Menezes ao CT do Arsenal, onde a Seleção Brasileira ficará nas Olimpíadas de Londres. No programa, Barreto disse não entender como todos os grandes clubes ainda não possuem tal estrutura
.
- Não é nada de outro mundo. É um terreno grande, com campos de futebol bem tratados, uma academia e uma instalaçãozinha para os atletas. Não precisa contratar engenheiro da Nasa para projetar CT. Todos os grandes clubes brasileiros deveriam ter excelentes centros de treinamento. Espaço não falta e dinheiro não deveria faltar - disse Barreto.

Convidado do programa, Renato Maurício Prado concordou com a importância dos CTs, mas lembrou de campeões brasileiros recentes sem estrutura, como Flamengo, em 2009, e Fluminense no ano seguinte.

- O Flamengo foi campeão treinando na Gávea e em um container. É legal e importante ter um CT, mas isso tudo veio dentro de um bojo, de uma europeização no pior sentido da palavra. Aí começamos a jogar como futebol inglês, tome de bola parada na área! Aí você tem um CT para e treina o quê? Bola parada! Só isso não adianta! Vamos parar com essa bobagem de CT! Vamos botar técnico de verdade para trabalhar!

André Rizek rebateu dizendo que, se o Flamengo tivesse uma estrutura melhor, talvez fosse campeão não só em 2009.


Assista aos vídeos do programa
Participe da liga Redação SporTV Oficial no Bolão SporTV. Clique aq

FONTE:

http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2012/03/jornalistas-se-dividem-sobre-importancia-de-cts-para-os-clubes.html

Botafogo fecha acordo técnico com holandeses para gestão do Engenhão


Parceria garantirá ao clube conhecimento das operações na Amsterdã Arena e aproximará europeus, interessados na Copa 2014, do trabalho feito aqui

Por André Casado Rio de Janeiro

Engenhão vazio (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Novas medidas objetivam levar mais público ao
Engenhão (Foto: André Casado/Globoesporte.com)

Enquanto os estádios da Copa do Mundo 2014 não ficam prontos, o Botafogo se adiantou e fechou um acordo técnico de troca de informações com os holandeses responsáveis pela Amsterdã Arena, para o Engenhão. Eles vieram ao Brasil há cerca de um mês para observar o andamento de obras dos novos palcos e também entraram em contato com o clube carioca.

A ideia da parceria é simples e ainda não envolve divulgação de patrocinadores ou mesmo uma espécie de cogestão administrativa. Segundo o diretor executivo, Sérgio Landau, eventualmente um profissional alvinegro irá à Holanda por algumas semanas para acompanhar as operações e trazer as inovações, como já foi feito pelo próprio dirigente em visita recente, para assistir Ajax x Manchester United. O contrário também vai acontecer.

- Filmei e ouvi muita coisa legal, que pode ou não ser aplicada aqui. Mas o objetivo do Botafogo é estar perto dos melhores, ser um dos primeiros a usar métodos importantes, que sirvam para que o estádio ganhe mais público, mude a cultura de acesso. Vamos realizar uma troca de documentos que baseia essa cooperação técnica nos próximos dias. Mas não há nada além disso - contou Landau, que não pretende contratar ninguém para fazer essa ponte, já que o clube conta com o gerente geral do Engenhão, Elcimar Ribeiro, para a função.

O departamento de marketing do Glorioso tem investido em ações para atrair os torcedores mais cedo e com mais fidelidade ao estádio, invariavelmente vazio, especialmente na época de Campeonato Carioca. Além disso, medidas de segurança, operação e modernização também estão na mira.

holandeses vistoriam engenhão (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Outros holandeses já fizeram vistoria no Engenhão, pelo campo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

O Botafogo já trabalha com outro grupo de holandeses, mas para a manutenção do gramado, para o qual uma empresa vem trabalhando na entrega de máquinas de luz artificial, que serão instaladas até o fim deste mês. A respeito das condições do campo, elogiado em 2012, a diretoria se precaveu quanto ao longo dia de shows neste sábado, para os quais o Engenhão estará reservado. A equipe terá de jogar em São Januário, domingo, em virtude do festival.

- O contrato prevê que a empresa tenha gente para cuidar e reparar qualquer problema. E tem uma cobertura que já foi colocada para evitar o desgaste - disse Landau.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/botafogo-fecha-acordo-tecnico-com-holandeses-para-gestao-do-engenhao.html

Fellype Gabriel cumpre profecia do irmão e marca na estreia pelo Bota


Autor de um gols da vitória sobre o Americano, meia não disputava o Campeonato Carioca desde 2006 quando defendia o Flamengo

Por Thales Soares Rio de Janeiro

 Contratado depois de uma passagem pelo Kashima Antlers, do Japão, a vida de Fellype Gabriel no Botafogo não poderia ter começado de melhor forma. Logo em sua estreia, marcou um gol e viu o time sair de campo com uma vitória por 4 a 2 sobre o Americano. Ter balançado a rede, no entanto, já estava escrito para o jogador, que ouviu do irmão Diego a profecia.

- Ele disse que eu faria o gol e por isso o dedico ao meu irmão - revelou Fellype Gabriel, que assinou contrato até o fim do ano com o clube, mas com opção de renovação por mais um. - É para ele, para minha mulher (Carine) e toda a minha família, que tem me apoiado muito nesse momento.

Aos 26 anos, Fellype Gabriel não disputava o Campeonato Carioca desde 2006, quando defendia o Flamengo. Na competição, pouca coisa mudou, mas na forma de encarar o futebol, o jogador ganhou maturidade depois de passagens por Cruzeiro, Nacional, de Portugal, Portuguesa e Kashima.

- Estou muito diferente do que era. Sou mais maduro, tenho mais tranquilidade e experiência. Nessa estreia, deu para mostrar alguma coisa, mas ainda senti um pouquinho no fim do jogo. Dá para melhorar ainda mais com a sequência de jogos - afirmou Fellype Gabriel.

A expectativa é que ele siga como titular no jogo com o Volta Redonda, domingo, em São Januário, pela segunda rodada da Taça Rio. Fellype deve ocupar novamente a vaga de Maicosuel, que ainda vai demorar para se recuperar de um estiramento na coxa direita.

- A minha estreia foi bem positiva por ter feito um gol, mas ainda mais pela vitória que conquistamos. Não adiantaria eu conseguir marcar sem que a gente conseguisse vencer - comentou Fellype Gabriel.
O Botafogo lidera o Grupo A da Taça Rio, com três pontos e dois gols de saldo. Para o jogo com o Volta Redonda, o técnico Oswaldo de Oliveira poderá contar com Loco Abreu, que defendeu a seleção uruguaia na quarta-feira e deve voltar a treinar nesta sexta-feira com o grupo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/fellype-gabriel-cumpre-profecia-do-irmao-e-marca-na-estreia-pelo-bota.html

Autor do quarto gol do Botafogo, Caio diz: ‘Tive mais tempo para jogar’


Até a segunda rodada da Taça Rio, atacante só esteve em campo por 47 minutos. Agora, quer ganhar a confiança do técnico Oswaldo de Oliveira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Dos nove jogos disputados pelo Botafogo em 2012, Caio entrou em cinco. No entanto, até a segunda rodada da Taça Rio, o atacante esteve em campo apenas por 47 minutos, sempre sendo chamado do banco de reservas na reta final das partidas.

Contra o Americano, Oswaldo de Oliveira deu a oportunidade de ele jogar mais em um jogo do que havia jogado em todos na temporada, 48 minutos. Caio substituiu Willian no intervalo e marcou um dos quatro gols do Alvinegro na vitória por 4 a 2 nesta quinta-feira. No fim, agradeceu à chance tão esperada.

- O Oswaldo (de Oliveira, técnico) conversou comigo e me passou confiança e tranquilidade. Disse que a oportunidade iria aparecer no momento certo. Desta vez, fui usado no intervalo, tive mais tempo de jogar e acabei marcando. Entrei para tentar dar mais velocidade ao time – disse o atacante.

Jogos do Caio em 2012
Botafogo x Americano 48 minutos
Botafogo x Fluminense 9 minutos
Botafogo x Flamengo 13 minutos
Botafogo x Madureira 11 minutos
Botafogo x Nova Iguaçu 14 minutos
 Caio sabe que a concorrência no ataque alvinegro é grande, mas acredita que a atuação contra o Americano pode o ajudar a ganhar a confiança do técnico.
- Sei que um gol não vai me dar a vaga de titular. Isto tem que ser conquistado nos treinamentos e dentro de campo. Quero ajudar o Botafogo, pois tenho certeza que quando for acionado vou fazer o melhor para suprir as expectativas – concluiu.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/autor-do-quarto-gol-do-botafogo-caio-diz-tive-mais-tempo-para-jogar.html

Murray arrasa Djokovic, tricampeão, e faz final inédita no ATP de Dubai


Depois de perder maratona de quase 5h no Australian Open, britânico volta a enfrentar sérvio número 1 do mundo e vence por 2 sets a 0: 6/2 e 7/5

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai, Emirados Árabes

A derrota de virada na maratona de quase cinco horas no Australian Open ainda estava fresquinha na memória. As seis outras nos 11 duelos contra Novak Djokovic, também. Nesta sexta-feira, Andy Murray tentou minimizar o sofrimento diante do tenista número 1 do mundo e atual tricampeão do ATP 500 de Dubai. Acabou conseguindo antecipar a alegria: venceu por 6/2 e 7/5, em 1h22m, e se classificou pela primeira vez à final do torneio nos Emirados Árabes.

O adversário de Murray, quarto do mundo, sairá da partida entre o suíço Roger Federer (3º) e o argentino Juan Martín Del Potro (10º).

tênis andy murray atp de dubai (Foto: Agência Reuters)Murray derruba Djokovic e fará final em Dubai pela primeira vez (Foto: Agência Reuters)

A última vez que Murray tinha vencido Djokovic tinha sido no ano passado, na final do Masters de Cincinnati - Nole, exausto, abandonou a partida. No último dos 11 confrontos entre eles, a queda após 4h50m nas semifinais do Australian Open. O jogo desta sexta-feira era o primeiro em torneios não Grand Slam ou Masters 1.000. Mas não menos importante.

Djokovic, que não jogava desde o título em Melbourne, carregava a luta pelo tetracampeonato (venceu em 2009, 2010 e 2011) em Dubai. Estava invicto nesta temporada havia dez jogos. Murray, em torneios ATP 500, não perdia há 21 partidas. Nos Emirados Árabes, porém, era sua primeira vez em uma semifinal.

Murray tentava segurar o ímpeto do número 1 do mundo. No sexto game, foi recompensado com um break point. No segundo deles, após uma longa troca de bolas, Djokovic acelerou uma jogada... para fora. No game seguinte, teve duas chances de devolver a quebra, mas as desperdiçou. O britânico confirmou os pontos no saque, abriu 5 a 2 e, no oitavo game, teve um triplo break point. Na segunda oportunidade, fechou o set em 6 a 2, em 30 minutos.

No segundo game, Murray de novo teve um duplo break. E, numa bola para fora de Djokovic, abriu vantagem. O britânico confirmou a quebra, confirmou seus saques e impediu qualquer tentativa de reação do líder do ranking.

O escocês teve a chance de matar o jogo ao sacar em 5 a 3, mas vacilou. Com uma dupla falta e uma bola para fora, viu o sérvio chegar a um duplo break point. E entregou a quebra com uma bola na rede. Djokovic, enfim, parecia vivo. Só parecia. Murray trocou de raquete. Nole, sacando, errou as duas primeiras bolas. Depois, com uma outra para fora, cedeu um duplo match point. E jogou uma bola na rede, entregando a vitória.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/03/murray-arrasa-djokovic-tricampeao-e-faz-final-inedita-no-atp-de-dubai.html

CBV garante 'criteriosa reavaliação' dos ginásios para próxima temporada


Após incidente em Florianópolis, que atrasou partida em quase duas horas, entidade anuncia medidas para evitar que problema se repita

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Na hora marcada para o início do duelo entre Florianópolis e Sesi na última terça-feira, ventiladores tomaram o lugar dos jogadores. A quadra úmida do ginásio Capoeirão, que atrasou em quase duas horas a partida pela Superliga masculina, obrigou a Confederação Brasileira de Vôlei a anunciar iniciativas para evitar que o problema se repita. Segundo a entidade, os ginásios receberão uma “criteriosa reavaliação” para a próxima temporada.

- Devido a outros problemas ocorridos durante a temporada 11/12 da Superliga, a CBV informa que já está fazendo uma criteriosa reavaliação de todos os ginásio que sediam as partidas da competição. O objetivo é validar ou não estes ginásios para receberem os jogos da próxima temporada da Superliga. A CBV quer, com esta ação, elevar ainda mais a qualidade técnica da Superliga em todos os aspectos – informou a entidade, em nota.

Na terça-feira, a umidade deixou a quadra tão escorregadia que somente depois de 1h50m de espera, e com o auxílio de ventiladores, o árbitro Paulo Turci decidiu que haveria jogo. A situação acabou gerando comentários de alguns jogadores pelo Twitter. O Florianópolis, time da casa, levou a melhor, vencendo o Sesi por 3 sets a 0, parciais de 25/20, 25/15 e 25/18.

Ainda em nota, a CBV ressaltou que o incidente desta semana, no Capoeirão, se deve às más condições do tempo.

- A CBV lamenta o ocorrido no ginásio Capoeirão antes do jogo entre Florianópolis e Sesi-SP, mas destaca que o fato aconteceu devido às condições climáticas da cidade de Florianópolis (alta umidade relativa do ar).
O problema no Capoeirão, no entanto, não foi um caso isolado. Em janeiro, por exemplo, a cobertura do ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros, não resistiu às fortes chuvas. Na ocasião, a partida entre o time da casa e o Campinas sofreu duas paralisações: uma de quase vinte minutos, logo no início; e outra, no quarto set, de cinquenta.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/cbv-garante-criteriosa-reavaliacao-dos-ginasios-para-proxima-temporada.html

'Baixinha' do Mackenzie comemora boa fase e vira paredão na Superliga


Aós quase dois anos convivendo com lesões, Ingrid, oposta do time mineiro, tem melhor aproveitamento nos bloqueios e é a terceira maior pontuadora

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro

Ingrid, Mackenzie 1 (Foto: João Hélio Andrade / Divulgação / Assessoria Mackenzie)Ingrid é a terceira maior pontuadora do torneio
(Foto: João Hélio Andrade / Divulgação)

Por um bom tempo, aqueles centímetros a mais, que a faziam destoar das amiguinhas de sua idade, levaram Ingrid a acreditar que passaria fácil, fácil do metro e oitenta. O que endossaria a escolha de ganhar a vida nas quadras, feita aos 14 anos. Até que veio o freio. Não passou de 1,78m, virou baixinha para o vôlei e teve de se acostumar a mostrar que a "pouca" altura não deveria ser sinônimo de limite. Nem ela, nem as lesões. Por quase dois anos, mal curava uma e já se via sofrendo por outra. Quando o corpo deu uma trégua e Ingrid resolveu aproveitar. E bem. Aos 23 anos, a oposta do Mackenzie é a terceira maior pontuadora da Superliga (279 pontos) e se diverte com o fato de ser a dona do melhor aproveitamento nos bloqueios (184 ações e 34,78 de sucesso). Na sua cola está Adenízia, do Osasco.

Nesta sexta-feira, Ingrid estará em ação contra o Macaé, às 20h, em Belo Horizonte.
- Eu gosto de bloquear e é a primeira vez que lidero as estatísticas nesse fundamento. Só que eu nunca imaginei que ficaria em primeiro até pelo tamanho. Acho que ninguém e espera. E as meninas acham que vão passar pela baixinha e ficam bravas quando não conseguem. Se tem um segredo para isso, eu não sei. Sempre tive uma impulsão muito boa e percebi que podia pular alto no bloqueio em fotos, nos tempos de seleção. Então, passei a trabalhar muito isso, sem aquele preconceito de ser pequena  - disse.

Aos olhos das adversárias, Ingrid tem se agigantado. Fecha a porta para várias, mas evita apontar aquela que mais gosta de parar. Prefere falar daquela que costuma ser um problema para encarar, quando é ela quem está com a missão de colocar a bola no chão: Thaísa. A meio de rede do Osasco, campeã olímpica em Pequim-2008, tem o que chama de "bloqueio perfeito, daqueles que engolem". Mas quando o assunto é espelho, o nome de Soninha é pronunciado sem titubear. A ponteira de 34 anos do Sesi, já tem 300 pontos na conta e está no topo da lista.

- Ela é uma jogadora muito boa. Tem todos os golpes e a experiência. Se eu chegar à idade dela jogando dessa maneira, vou ficar muito feliz!

vôlei ingrid mackenzie (Foto: Pedro Vilela / Vipcomm)Oposta do Mackenzie foi campeã mundial juvenil em 2007  (Foto: Pedro Vilela / Vipcomm)

Vai ficar mais ainda, se conseguir voltar a defender a camisa do Brasil. A última vez foi em 2007, quando a seleção que também tinha Natália e Camila Brait, voltou da Tailândia com o título mundial juvenil na bagagem. Guarda na lembrança o companheirismo e a concentração daquele grupo. Lembra também de como foi difícil fazer parte dele.

- Muito se falava que eu seria convocada, mas que não tinha o tamanho ideal. Um limite era colocado antes mesmo de verem jogar. Foi complicado. Eu acho que tamanho não é problema. O que você tem que ter é dedicação e querer. E eu quero muito voltar a defender a seleção. Estou trabalhando para tentar entrar na lista este ano. Não sei se vai dar para ficar entre as 12 olímpicas, mas gostaria de poder treinar com elas. Acho que o bloqueio é um ponto forte, eu pontuo e estou bem na defesa. O foco é este.
A confiança de hoje é a de quem por quase dois anos passou por um período de dúvidas. Culpa do braço, do ombro, que teve de ser operado, e de uma entorse no pé. Tudo em sequência. Com o apoio da família, o momento turbulento passou.

- Eu me perguntava o motivo de aquilo estar acontecendo logo na minha melhor fase. Tinha tudo para crescer e fiquei para baixo. Sabia que ia passar, porque tinha visto outros atletas superarem cirurgias e jogarem melhor na volta. Mas foi muito difícil... Na temporada passada, por causa do pé, eu entrava só para sacar. A conversa com os pais ajudou muito. São muito sinceros e os meus maiores críticos também. Eles me colocaram para cima e sempre acreditaram em mim.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/baixinha-do-mackenzie-comemora-boa-fase-e-vira-paredao-na-superliga.html

Rio de Janeiro encara Pinheiros para bater recorde e garantir primeiro luga


Cariocas tentam ser time com mais vitórias seguidas na 1ª fase, e paulistas lutam por vaga nos playoffs. Osasco e Vôlei Futuro fazem confronto direto

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Maior campeão da Superliga com sete títulos, o Rio de Janeiro pode escrever mais um capítulo na história da competição. Líder do campeonato, o time carioca não perde há 18 jogos e pode se tornar a equipe com o recorde de vitórias consecutivas na fase classificatória do torneio. Para isso, precisa derrotar o Pinheiros, que ainda luta por uma vaga nos playoffs, nesta sexta-feira, às 20h, no Maracanãzinho.

vôlei Unilever (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)Equipe do Rio de Janeiro pode conseguir mais uma marca na Superliga (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)

A marca de 18 vitórias consecutivas foi alcançada na última terça-feira, com um triunfo por 3 sets a 0 sobre o Minas, igualando o recorde do Osasco na temporada 2003/2004. O Rio de Janeiro já é o recordista de jogos seguidos incluindo playoffs, quando venceu 22 partidas na edição 2005/2006.

vôlei Mari Unilever (Foto: Cinara Piccolo / VIPCOMM)Mari ataca contra o bloqueio de Bárbara no jogo do
primeiro turno (Foto: Cinara Piccolo / VIPCOMM)

- Em momentos decisivos é sempre bom a gente fazer um retrospecto e lembrar o quanto foi difícil chegar até aqui. A tendência é que a cobrança se torne cada dia mais forte. Estar entre as melhores da competição é gratificante, mas a meta é mesmo o título – afirmou a líbero Fabi.

Além do recorde, o Rio de Janeiro pode alcançar outro objetivo nesta sexta. O time do técnico Bernardinho pode garantir a melhor campanha da fase de classificação. Para isso, precisa vencer por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1, e torcer para o Osasco, segundo colocado, ser derrotado.

Para o Pinheiros, a partida é ainda mais importante. Nono colocado com 16 pontos, o time paulista luta pela última vaga dos playoffs contra o São Bernardo, que está na oitava posição, com três pontos a mais.
No primeiro turno, o Rio de Janeiro venceu com tranquilidade em São Paulo: 3 sets a 0 (25/20, 25/17 e 25/19).

Osasco e Vôlei Futuro fazem confronto direto

A disputa direta pela segunda colocação será outra atração da nona rodada do returno da Superliga Feminina nesta sexta-feira. Ainda perseguindo a primeira posição, o vice-líder Osasco recebe o Vôlei Futuro, terceiro colocado, no ginásio José Liberatti, às 18h45m. O SporTV transmite o confronto.
Quatro pontos separam as duas equipes. O Osasco soma 49 pontos e, em caso de derrota, pode ver o líder Rio de Janeiro (53 pontos) se distanciar de vez. O Vôlei Futuro vem de uma vitória de virada sobre o Sesi na última rodada e tem 45 pontos.

No dia 20 de janeiro, as equipes se enfrentaram em Araçatuba pelo primeiro turno e fizeram uma partida muito disputada. O Vôlei Futuro venceu por 3 sets a 2, parciais de 27/25, 25/19, 20/25, 19/25 e 15/13.

Confira os jogos da nona rodada do returno da Superliga Feminina:
18h – Sesi x São Bernardo
18h45m – Osasco x Vôlei Futuro – transmissão do SporTV
20h – Rio do Sul x Praia Clube
20h – Mackenzie x Macaé
20h – São Caetano x Minas
20h – Rio de Janeiro x Pinheiros

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/rio-de-janeiro-encara-pinheiros-para-bater-recorde-e-garantir-primeiro-lugar.html

Oswaldo enaltece opções no elenco do depois de derrotar o Americano


Técnico não contou com Elkeson, Maicosuel e Loco no jogo desta quinta, em Campos, decidido com gols de Fellype Gabriel, Renato, Herrera e Caio

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Com três desfalques importantes, o técnico Oswaldo de Oliveira contou com as opções que tinha em mãos no elenco para vencer o Americano por 4 a 2, nesta quinta-feira, no estádio Godofredo Cruz, em Campos. Fellype Gabriel (estreante), Herrera e Caio (os dois últimos reservas) balançaram a rede na vitória do Botafogo, que contou ainda com um gol do titular absoluto Renato.

Para esse jogo, Oswaldo não contou com Maicosuel e Elkeson, que estavam machucados, e Loco Abreu, que defendeu o Uruguai no empate em 1 a 1 com a Romênia, quarta. Fellype, Herrera e Willian foram os substitutos. Caio entrou no segundo tempo. Cidinho e Vitinho também não puderam participar, com problemas físicos.

- Nunca tive dúvidas sobre a força desse grupo. Eles trabalham bastante e mostram muita atenção com o temos pedido nos treinamentos. É preciso dar continuidade para quando esses jogadores voltarem o time ganhar ainda mais volume - ponderou Oswaldo.

Contratado no início de fevereiro, depois de ser comandado no Kashima Antlers, do Japão, pelo atual técnico do Botafogo, Fellype Gabriel fez um gol logo em sua estreia com a camisa do novo clube. Oswaldo gostou do que viu, mas ainda espera mais de seu pupilo.

- Fiquei muito feliz com a entrada do Fellype na equipe. Ele foi muito benéfico para o grupo, é um jogador competitivo e tem detalhes técnicos importantes que vão ajudar o time - disse Oswaldo, que elogiou Willian, apesar de sua atuação não ter sido das melhores. - Ele sentiu um pouco o jogo, mas é um jogador ambicioso, com objetivos, que vai continuar tendo chances.

O próximo jogo do Botafogo é no domingo, em São Januário, contra o Volta Redonda. O time lidera o Grupo A da Taça Rio, com três pontos e saldo de dois gols.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/oswaldo-enaltece-opcoes-no-elenco-do-depois-de-derrotar-o-americano.html

Herrera detona estádio em Campos: 'Campo é ruim, iluminação é ruim...'


Argentino destaca que, quando time tocou a bola, chegou na cara do gol e mantém tom crítico para a postura dos companheiros nestas condições

Por GLOBOESPORTE.COM Campos, RJ

A estreia com vitória na Taça Rio, apesar do placar de 4 a 2, não fez jus ao sofrimento que o Botafogo passou para bater o Americano. Após sair atrás no placar, teve de superar a retranca do rival e, segundo os jogadores, também uma série de dificuldades impostas pelas condições do estádio Godofredo Cruz, em Campos. Novamente titular, o argentino Herrera, autor do terceiro gol do time (seu quinto na competição), enumerou os problemas, detonando o local.

- Não foi fácil, tivemos várias dificuldades. Campo é muito ruim, iluminação ruim... Bola por cima a gente se atrapalhava. Não tem condição de atender um time de primeira divisão. Conseguimos fazer quatro gols, mas só quando colocamos a bola no chão e jogamos. Futebol não tem mistério. Quando demos dois, três toques, chegamos na cara do gol. Não adianta tentar driblar, correr 40 minutos... tem de fazer o simples e botar a bola no chão - disse, também em tom crítico à postura dos companheiros de ataque, que o serviram poucas vezes na partida.

O atacante repete um discurso recorrente no Alvinegro, quanto às dificuldades de se jogar em gramados abaixo dos utilizados no Engenhão, em São Januário, em Macaé e em Volta Redonda, por exemplo. Contra o Nova Iguaçu, na segunda rodada da Taça Guanabara, o empate em 0 a 0 foi atribuído em parte ao nível apresentado em Moça Bonita.

A equipe de Oswaldo de Oliveira lidera o Grupo A, com três pontos e dois gols de saldo. O próximo adversário é o Volta Redonda, domingo, em São Januário.

Herrera gol Botafogo (Foto: Rui Porto Filho / Ag. Estado)Herrera celebra seu gol, o terceiro do Botafogo na partida (Foto: Rui Porto Filho / Ag. Estado)

Depois de vitória na Taça Rio, Loco volta aos treinos e Elkeson faz exame


Uruguaio trabalha com o grupo nesta sexta-feira e departamento médico avalia dores na panturrilha esquerda do meia, dúvida para domingo

Por Thales Soares Rio de Janeiro

elkeson botafogo (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)Elkeson sentiu dores no local no clássico com o Flu
(Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)

Nesta sexta-feira, o Botafogo viverá um dia importante para a sequência da Taça Rio. Além da volta de Loco Abreu aos treinamentos, depois de defender o Uruguai em amistoso com a Romênia, o meia Elkeson será submetido a um exame de imagem para saber se há uma lesão mais grave em sua panturrilha esquerda.

Elkeson começou a sentir dores no local depois de fazer o gol do Botafogo no empate em 1 a 1 com o Fluminense, semana passada, pela semifinal da Taça Guanabara. O jogador iniciou o tratamento ainda no banco de reservas, mas ainda não sabe se poderá enfrentar o Volta Redonda, domingo, em São Januário.

- Vamos ver. Ele tem esse exame amanhã (sexta-feira) até para a gente ver em que situação está o jogador e como poderá ser utilizado nos próximos dias - disse o técnico Oswaldo de Oliveira.
Se Elkeson não puder jogar, Herrera, Willian e Caio devem disputar a vaga de titular. Fellype Gabriel deve ser mantido na vaga de Maicosuel, que tem previsão para voltar a jogar em cerca de 20 dias, pois se recupera de um estiramento na coxa direita.

O Botafogo lidera o Grupo A da Taça Rio, com três pontos e dois gols de saldo. Foi o único entre os quatro grandes a vencer na primeira rodada da competição.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/03/depois-de-vitoria-na-taca-rio-loco-volta-aos-treinos-e-elkeson-faz-exame.html

Timão venderá tijolo e colocará torcida para trabalhar em Itaquera


Novas campanhas do departamento de marketing serão lançadas nos próximos dias. Clube quer lucrar com ações destinadas aos torcedores

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo

O bom andamento das obras do estádio de Itaquera, palco paulistano na Copa do Mundo de 2014, fez a diretoria do Corinthians investir no marketing de sua nova casa. Nos próximos dias, o Timão lançará novos produtos relacionados à arena, entre eles a venda de tijolos comemorativos e até a abertura de espaço para os torcedores participarem de um dia do trabalho braçal.

TIJOLO corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari/Globoesporte.com)Tijolo comemorativo será vendido nos próximos dias (Foto: Carlos Augusto Ferrari/Globoesporte.com)

O tijolo será colocado à venda no início da próxima semana nas lojas oficiais do clube com o nome do clube gravado e a inscrição “arena 2014”. Ele faz parte de uma campanha que tenta arrecadar ao máximo com a popularidade do estádio alvinegro. No fim do ano passado, foi lançado um kit contendo a “terra sagrada” do bairro, além de sementes de ipê-de- jardim – o valor estipulado foi de R$ 89,90.
Outra campanha já aprovada pela diretoria é a participação de torcedores em um dia de trabalho nas obras. Os alvinegros pagarão um valor, não revelado, para colocar as mãos na massa e ajudar outros operários. Eles serão colocados em um espaço do canteiro em que as atividades não sejam tão pesadas e também não atrapalhem o calendário estipulado pela construtora.

Em troca, os participantes ficarão com a roupa e o equipamento de segurança que usarem, além de um registro comprovando que participaram da construção. Com o aval para a ideia ser colocada em prática, a previsão é de que as inscrições sejam abertas em, no máximo, um mês, já que o departamento de marketing precisa de tempo para organizá-la.
O Corinthians também lançou nesta semana uma campanha para que dez torcedores sejam os primeiros a sentar nas arquibancadas, que estão em fase de montagem. Os interessados devem responder à seguinte pergunta: o que você faria para entrar para história e ser um dos dez primeiros torcedores a estar na arquibancada da Arena Corinthians? As respostas devem ser enviadas ao site oficial do clube (clique aqui) para avaliação até as 23h59m do dia 9 de março.

Conforme alguns setores do estádio forem entregues, o Timão promete criar mais atrativos aos torcedores e, claro, lucrar com isso. Segundo a empresa responsável pela obra, 26% da arena está pronta. A inauguração está prevista para dezembro de 2013, com um amistoso do Alvinegro ainda sem adversário escolhido. Na Copa, a casa corintiana receberá seis partidas, entre elas a abertura e uma das semifinais.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2012/03/timao-vendera-tijolo-e-colocara-torcida-para-trabalhar-em-itaquera.html

Botafogo supera retranca, vira sobre o Americano e salva os grandes

Time faz 4 a 2 em Campos, com gols de Fellype Gabriel, Renato, Herrera e Caio, e se torna o único entre os favoritos a abrir vantagem na Taça Rio


 A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Pouco inspirado, mas muito persistente, o Botafogo arrancou uma vitória difícil sobre o Americano na noite desta quinta-feira, em Campos, deixando seus desfalques para trás. Mesmo com muitos erros, o time de Oswaldo de Oliveira conseguiu virar o resultado e saiu de campo com um 4 a 2 suado, construído nos 20 minutos finais, gols de Fellype Gabriel, Renato, Herrera e Caio. Marcos Felipe e Hugo descontaram para o mandante, que jogou fechado por quase 90 minutos e não mereceu sorte melhor.

Com o resultado, o Glorioso foi o único grande a estrear com os três pontos na Taça Rio, depois das derrotas de Flamengo e Fluminense e do empate do Vasco, salvando a honra dos favoritos. E continua soberano como o invicto do Campeonato Carioca. Pelo saldo de gols construído, lidera o Grupo A, deixando o adversário na lanterna da outra chave. O Godofredo Cruz recebeu 3.609 pagantes (3.906 presentes), com renda de R$ 80.555,00.

O estreante Fellype Gabriel, além de marcar o primeiro gol botafoguense na partida, entendeu-se bem com Andrezinho e, pela esquerda, criou bons lances de ataque, sobretudo na primeira etapa. Sofreu muito com faltas e aguentou quase a partida inteira - foi substituído aos 44 minutos do segundo tempo por Lucas Zen - após três meses parado. Já o prata da casa Willian, a outra novidade no jogo, teve atuação decepcionante, errando muitos passes. Ambos ocuparam as vagas de Elkeson e Maicosuel, machucados.

O Botafogo volta a campo pela Taça Rio neste domingo, para enfrentar o Volta Redonda, em São Januário, às 16h. O Americano visita o Madureira, no mesmo horário.

Fellype Gabriel americano x botafogo (Foto: Rui Porto Filho/Foto Arena)O estreante Fellype Gabriel comemora o primeiro gol do Botafogo (Foto: Rui Porto Filho/Foto Arena)

Domínio sem inspiração


Quem começou melhor, e assim permaneceu durante a etapa inicial, foi o Botafogo, que chegou a ter 70% de posse de bola. Logo no primeiro minuto, Andrezinho deu um cartão de visitas - agora com suas tranças presas à la Vagner Love - ao girar e chutar rente à trave. E Herrera, na sequência, fez Erivélton trabalhar, ao escorar cruzamento na pequena área.

Passada a empolgação, o Americano entrou mais no ritmo do jogo e abriu o placar na primeira tentativa. Marcelo Mattos se enrolou, e o lateral-esquerdo Marcos Felipe pegou na veia, de pé direito, acertando o ângulo de Jefferson, aos oito. Balde de água fria no Glorioso, que, a partir daí, teve a dura missão de furar o bloqueio do rival, que abdicou de atacar.

Com o campo ruim e pequeno, além da grama alta, a bola pouco rolou e as trombadas se multiplicaram. Alguns jogadores ficaram mais no chão do que em pé. Mas, apesar da baixa qualidade técnica, o duelo era movimentado. Em desvantagem, o Botafogo não caprichava nos passes, porém, na marra, conseguia chegar. Só esbarrava na má pontaria e na aglomeração dos defensores, muito recuados, que formaram uma barreira em frente ao gol.

O esquema 4-2-3-1 trouxe novos meias abertos. Fellype Gabriel acertou na maioria das vezes, à vontade no setor. Faltava mais sorte na conclusão das jogadas e espaço em meio à confusa marcação. Já o jovem Willian estave sem inspiração, demorou a se adaptar às condições e tomou decisões erradas. Resultado: foi substituído no intervalo por Caio. Não antes de ver o empate, com o próprio Fellype, depois de disputa na área, aos 32 minutos.

Segundo tempo com quatro gols


O time de Oswaldo de Oliveira seguiu apertando, criando perigo, e o panorama não mudou uma vírgula no segundo tempo. De cara, Herrera sofreu um pênalti não marcado. E os erros no último passe se sucediam. Do lado do Cano, Hugo, com muita velocidade mas pouca inteligência, e o hábil veterano Pachola, buscando organizar o meio, eram os sopros de criatividade. Foi dos pés de Pachola, aliás, o melhor momento campista, em forte cobrança de falta que Jefferson espalmou.

Nos 15 minutos posteriores, pouca ação e muita paralisação de jogo. O Americano bateu um bocado e levou três amarelos no período - foram cinco na partida. De tanto persistir - e errar -, enfim o Botafogo foi eficiente. Precisou que o volante Renato saísse lá de trás para completar cruzamento rasteiro de Márcio Azevedo, após lançamento na medida de Andrezinho, aos 28.

A virada inflamou a torcida, presente em ótimo número no Godofredo Cruz, e fez com que o time de Luiz Antônio Zaluar saísse para o jogo. Então, os buracos na defesa se tornaram evidentes, e o Glorioso, mais relaxado, passou a contragolpear. Sem perdão, Herrera deixou o seu, aos 32,
aproveitando-se de passe de Lucas, e pareceu dar tranquilidade.

Só pareceu, porque dois minutos depois uma pane aérea da zaga permitiu que Hugo completasse cruzamento da direita, desviado por Adalberto: 3 a 2. O confronto ganhou em emoção e ficou aberto. Oswaldo de Oliveira, no entanto, mexeu no time mais duas vezes, administrou o tempo e não teve mais problemas para sair com a vitória na estreia da Taça Rio, a única entre os grandes cariocas. No fim, Caio ainda marcou o quarto gol, aproveitando rebote de Erivélton em cabeceio do lateral Lucas, e fechou o marcador em Campos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/carioca-2012/01-03-2012/americano-botafogo.html