sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Praia Clube x Rio de Janeiro: troca de ingressos só até este sábado


 A entrada para a partida em Uberlândia será um quilo de alimento não perecível e deve ser trocada no clube

Por Mariaurea Machado Uberlândia, MG

Na sexta rodada do returno da Superliga 2011/2012 o Praia Clube enfrenta o Rio de Janeiro, de Bernardinho, no dia 16 de fevereiro, próxima quinta-feira, às 20h. A partida será no ginásio das Uberlandenses.

Com 13 vitórias e apenas uma derrota, o Rio de Janeiro lidera o campeonato com 38 pontos. Na partida da última terça-feira as cariocas venceram o Mackenzie por 3 sets a 0.

O Praia Clube está em sexto lugar na classificação geral com oito vitórias e seis derrotas. Na última sexta-feira, as mineiras venceram o Pinheiros por 3 sets a 1.

De acordo com diretor de esporte do Praia Clube, André Lélis, serão distribuídos 1350 ingressos. Sendo 350 para não-sócios e 1000 para sócios. As entradas devem ser trocadas por um quilo de alimento não perecível até o próximo sábado.
- Os sócios do clube podem trocar na central de esporte no complexo Cidade Jardim, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Para os não-sócios a troca é feita na central de atendimentos do complexo Cidade Jardim, das 8h às 19h30m - explicou Lélis.

Praia Clube treina para encarar o Rio de Janeiro no dia 16 em Uberlândia (Foto: Hismênia Keller/GLOBOESPORTE.COM)Praia Clube treina para encarar o Rio de Janeiro no dia 16, em Uberlândia
(Foto: Hismênia Keller/GLOBOESPORTE.COM)

FONTE

Maiores campeões da Superliga, Minas e Florianópolis duelam em BH


Equipes se enfrentam nesta sexta-feira, na abertura da quinta rodada

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Em quadra, oito títulos de Superliga, com uma hegemonia quebrada apenas no ano passado, pelo Sesi. Maiores vencedores da competição, Minas e Florianópolis se encaram nesta sexta-feira em busca de um lugar entre os primeiros colocados. A partida abrirá a quinta rodada às 21h, em Belo Horizonte, e terá transmissão ao vivo do SporTV.

Rivaldo Florianópolis vôlei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Rivaldo em ação contra o Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
O primeiro título de Florianópolis foi na temporada 2005/2006, quando interrompeu a sequência de quatro títulos do Minas. A partir dali, os catarinenses começaram sua hegemonia na Superliga, quebrada pelo Sesi, na última temporada. Em 2012, o Florianópolis tem tido mais sucesso: ocupa o terceiro lugar, após perder para o Rio de Janeiro e ver a liderança escapar. Os mineiros estão em quinto.
Lucarelli Minas Superliga (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Lucarelli espera que o Minas jogue com alegria
contra Florianópolis (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Destaque da vitória dos catarinenses sobre os mineiros no primeiro turno, por 3 sets a 0, o oposto Rivaldo espera que a equipe consiga se recuperar da derrota para os cariocas, na última quarta-feira.
- Temos um jogo importante amanhã. O time está consciente da dificuldade do jogo, mas também sabemos que podemos vencer. A expectativa é fazer uma boa partida, de preferência melhor do que a de ontem (quarta), para tentar buscar a vitória na casa do adversário. A equipe está com a cabeça boa em relação a isso – disse Rivaldo, um dos mais experientes do time, com passagens por times de Japão, Rússia e Itália.

Do outro lado, o destaque é o jovem Lucarelli. Próximo de completar 20 anos, o ponteiro tem sido um dos principais jogadores da equipe. Ele afirma que, para vencer o Florianópolis, o time vai precisar jogar com alegria.
- Com certeza o nosso time todo vai precisar jogar no gás se quiser essa vitória. E acho que é com alegria que conseguiremos isso. Foi dessa forma que vencemos equipes que estão no topo.
Confira os jogos da rodada:


10.02 (SEXTA-FEIRA)
Minas x Florianópolis, às 21h30m, em Belo Horizonte (MG) SPORTV

11.02 (SÁBADO)
Vôlei Futuro x Montes Claros, às 15h, em Araçatuba (SP) SPORTV
Sesi-SP x Londrina, às 17h, em São Paulo (SP)
Cruzeiro x Campinas, às 17h, em Contagem (MG)
Rio de Janeiro x UFJF, às 18h, no Rio de Janeiro (RJ)
Volta Redonda x São Bernardo, em Volta Redonda (RJ)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/02/maiores-campeoes-da-superliga-minas-e-florianopolis-duelam-em-bh.html

Fish passa sufoco, vence Wawrinka e faz 1 a 0 para os EUA na Copa Davis


10/02/2012 14h39 - Atualizado em 10/02/2012 14h39

Fish passa sufoco, vence Wawrinka e faz 1 a 0 para os EUA na Copa Davis

Depois de sobrar no primeiro set, tenista americano permite virada, mas reage e deixa seu país em vantagem no confronto contra a equipe suíça

Por GLOBOESPORTE.COM Fribourg, Suíça

Stanislas Wawrinka saiu atrás, parecia sentir o peso de jogar em casa e de abrir o confronto de oitavas de final do Grupo Mundial da Copa Davis, entre Suíça e Estados Unidos. Nesta sexta-feira, em Fribourg, tinha do outro lado da rede o número 8 do mundo, rival que o derrotou em outras duas oportunidades. Wawrinka precisava fazer a sua parte para que Roger Federer entrasse na partida seguinte, contra John Isner, com 1 a 0 de vantagem. Teve a chance nas mãos depois de conseguir uma virada, mas viu o americano ganhar força e estragar os planos ao vencer por 3 sets a 2, parciais de 6/2, 4/6, 4/6, 6/1 e 9/7.
]
tênis mardy fish copa davis (Foto: Agência Reuters)Mardy Fish bate Wawrinka e coloca EUA em vantagem no confronto  (Foto: Agência Reuters)

Depois de errar demais no primeiro set, Wawrinka respirou, se concentrou e se apresentou para  o jogo. Fish já não tinha mais a facilidade de antes. Viu o rival sacar melhor, quebrar seus seus serviços e chegar ao empate: 6/4. Repetiu a dose no terceiro set e conseguiu a virada (6/4). A pressão agora estava toda sobre Fish. Apesar da dificuldade, o americano salvou dois break points e se manteve na liderança do quarto set (2/1). O adversário já não jogava como antes e Fish aproveitou para fechar em 6/1.

Wawrinka equilibrou o jogo novamente no quinto set. Mas Fish sacava bem, mostrava consistência. Quebrou o serviço do suíço, confirmou o seu e fez 4/2. Empurrado pela arquibancada, Wawrinka lutava, forçava os erros do adversário. Fish resistia. Teve muito trabalho para confirmar seu saque e abrir 5/3. O suíço se aproximou (5/4), salvou um match point e quebrou o serviço, deixando tudo igual: 5/5. Logo depois, forçou o saque e fez 6/5. Na lateral da quadra, Federer e seus companheiros de equipe sofriam. Com dois aces seguidos, Fish confirmou saque e empatou (6/6).  Wawrinka abriu 7/6, o adversário respondeu e logo em seguida conseguiu uma quebra: 8/7. Fish sacava para o jogo, mais uma vez. Wawrinka salvou dois match points, mas não o terceiro. EUA na frente.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/02/fish-passa-sufoco-vence-wawrinka-e-faz-1-0-para-os-eua-na-copa-davis.html

Nadal diz que França faz campanha generalizada contra atletas espanhóis


Vice-líder do ranking diz que ataques ultrapassaram um pouco o limite

Por Agências de notícias Madri

Rafael Nadal tênis Australian Open coletiva (Foto: AP)Nadal critica as brincadeiras (Foto: AP / Arquivo)

Rafael Nadal rebateu o que chamou de "campanha generalizada" na França para desacreditar os atletas espanhóis ao creditar o sucesso deles ao uso ilegal de drogas. Depois de a Federação Espanhola de Tênis declarar que vai processar a TV francesa Canal+ por "insinuações inaceitáveis e prejudiciais", o tenista disse considerar "tristes" os ataques feitos por um programa da emissora.

- É um tipo de humor que por um dia tudo bem, mas se é repetido muitas vezes, não está correto e acredito que tenha ultrapassado um pouco a linha. Não acho que seja apenas um veículo, é uma campanha generalizada feita pelo país vizinho. É triste ver uma campanha como essa contra algo que custa muito a alcançar. Não existe questão de pílulas ou seringas ou algo assim. Posso te assegurar - afirmou Nadal, hexacampeão do Torneio de Roland Garros.

A cena exibida no programa do Canal+ "Les Guignols" ("Os Fantoches") mostrou um personagem representando Nadal tomando água e, depois, abastecendo o tanque de gasolina de um carro com sua própria urina. O personagem, então, foi parado pela polícia por excesso de velocidade.

Rafael Nadal tênis doping Canal+ (Foto: Reprodução do YouTube)Personagem 'Nadal' no programa da TV francesa
(Foto: Reprodução do YouTube)

A frase "Esportistas espanhóis. Eles não ganham por acaso" foi exibida na tela ao lado dos logos da Federação Espanhola de Tênis e de várias outras federações esportivas espanholas, incluindo futebol e ciclismo.

Em um comunicado divulgado na quarta-feira, a Federação Espanhola disse que vai processar o Canal+ France por atacar Nadal, além de reproduzir o emblema da federação sem permissão.
O Canal+ divulgou várias outras cenas relacionando os atletas espanhóis ao uso ilegal de drogas, incluindo uma sobre o ciclista Alberto Contador, que foi suspenso esta semana por dois anos pela Corte Arbitral do Esporte por um exame antidoping positivo durante a Volta da França de 2010.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/02/nadal-diz-que-franca-faz-campanha-generalizada-contra-atletas-espanhois.html

Sharapova cai diante de alemã nas oitavas de final do WTA de Paris


Derrotada pela musa russa no Australian Open, Angelique Kerber dá o troco na França e fecha a partida em dois sets, com duplo 6/4

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Maria Sharapova não conseguiu passar das oitavas de final do WTA de Paris. Em seu segundo jogo na competição, a tenista número 3 do mundo parou diante da alemã Angelique Kerber, que fechou a partida com duplo 6/4, em 1h30m. Nas quartas, Angelique, 27ª do ranking,  vai enfrentar a vencedora da partida entre a belga Yanina Wickmayer e a alemã Mona Barthel

Para a alemã, a vitória foi uma revanche. No mês passado, a musa russa tinha levado a melhor no primeiro duelo entre elas, pela terceira fase do Australian Open.
tênis Maria Sharapova nas oitavas do WTA de Paris (Foto: AP)Sharapova cai nas oitavas do WTA de Paris (Foto: AP)

FONTE:

Marinho Chagas completa 60 anos nesta quarta-feira


Ao LANCENET!, ex-lateral-esquerdo da Seleção Brasileira fala sobre sua carreira e situação do futebol atual

    Marinho no Botafogo (Foto: Agencia O Globo) Marinho atuou pelo Botafogo de 1972 à 1976 (Foto: Agencia O Globo)
João Vitor dos Santos
Publicada em 08/02/2012 às 21:31
Rio de Janeiro (RJ)
Considerado um dos melhores laterais-esquerdos de todos os tempos, Marinho Chagas completou nesta quarta-feira 60 anos de idade. Com passagens marcantes por Botafogo, Fluminense, São Paulo e Seleção Brasileira, o 'Bruxa Loura' ficou conhecido por seus potentes chutes de fora da área e pelas longas madeixas.
Em entrevista ao LANCENET!, Marinho se mostrou bastante orgulhoso de sua carreira e também comentou sobre a postura de alguns atletas brasileiros com a imprensa.

- Quando eu jogava, eu não imaginava que teria tanto sucesso, por isso sempre respeitei a imprensa. Atualmente, muitos jogadores entram em campo com aquele famoso salto alto, não jogam nada e depois não querem dar entrevistas. Na minha época não tinha isso. Alguns jogadores pensam que tudo está em função deles. Depois somem e não sabem o porquê - disse.


Considerado o melhor lateral-esquerdo da Copa do Mundo de 1974, atuando pela Seleção Brasileira, Marinho lembra com carinho seu início de carreira e afirma que em sua vida, nada foi fácil.
- Apareci para o futebol em 1970 no ABC e quatro anos depois já estava na Seleção Brasileira. Apesar dessa rapidez ao topo, a dificuldade era imensa, já que a concorrência na época era muito maior - analisa.

Marinho no São Paulo (Juan Carlos Gomez/RBS)
  
Com vários times no currículo, o ex-jogador fala de forma bem humorada sobre seus clubes de coração e diz qual é o seu grande ídolo no futebol:
- Não tem como escolher um só. O ABC, por ter me projetado, o Náutico me recebeu muito bem e fui muito feliz em Pernambuco. São Paulo e Fluminense também tenho grande carinho. O Botafogo também é um clube que está em meu coração. Ter jogado com a camisa que pertenceu ao mestre Nilton Santos não é para qualquer um. Ele foi um cara que sempre me aconselhou muito e é meu ídolo no futebol. Desejo tudo de bom para ele, por esse momento complicado de saúde.
Lateral com postura ofensiva, Marinho Chagas foi muito criticado em sua época por deixar espaços na defesa. Sem ligar para as críticas e ser um fiel adepto do futebol ofensivo, o 'Bruxa Loura' comentou a derrota do Santos para o Barcelona, por 4 a 0, na final do Mundial de Clubes:
- O que não deu para entender foi o porquê do Santos ter jogado de uma forma tão tímida. Desde a época de Pelé, o Santos se notabilizou por jogar um futebol ofensivo. O curioso é que na Libertadores a equipe jogou de uma forma totalmente diferente, foi bem, mas não foi isso que aconteceu contra o Barcelona. Tinha de ter jogado para atacar.
Questionado sobre qual lateral-esquerdo devia ser melhor observado por Mano Menezes, Marinho foi pontual.
- Acho que um jogador que não é muito falado pela imprensa, mas me agrada bastante é o Julio Cesar, do Grêmio. É um jogador de força e velocidade e que merece uma chance na Seleção Brasileira - finalizou.



FONTE:

Loco Abreu não resiste ao samba e anuncia que desfilará na Grande Rio


10/02/2012 13h35 - Atualizado em 10/02/2012 13h42

Em entrevista a uma rádio uruguaia, atacante do Botafogo diz que estará no Sambódromo com a família na segunda-feira de Carnaval

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

loco abreu botafogo (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)O uruguaio Loco Abreu trabalha na academia
(Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)

O ano começou agitado para o uruguaio Loco Abreu. Indicado como um dos 10 principais artilheiros em atividade no mundo, o atacante atacou de comentarista de uma rede de televisão no jogo entre Vasco e Nacional, quarta-feira, pela Taça Libertadores. Agora, o jogador do Botafogo anunciou que vai desfilar pela Grande Rio no Carnaval, no dia 20, no Sambódromo.

- Vou desfilar na Grande Rio com a minha família. Será um momento especial, lindo e diferente. Poderei desfrutar diretamente. Quando estava em Minas (sua cidade natal), o maximo que fazia era tocar tambor na praça. Agora, estarei no Sambódromo - disse Loco Abreu, em entrevista ao programa Verano Sports, da Rádio 890, do Uruguai.

O atacante aproveitou para falar sobre a vitória do Nacional por 2 a 1 sobre o Vasco, em São Januário. Loco comentou o jogo depois de marcar dois gols e ajudar o Botafogo a golear o Olaria por 5 a 0, no Engenhão, um pouco antes de se deslocar rapidamente para São Januário.

- Havia mais de 40 anos que o Nacional não ganhava no Brasil e começar a Libertadores desta forma é um passo muito firme - comentou Loco, que se escalaria como titular no atual time uruguaio. - Um matador tem que estar sempre entre os 11. Não é porque sou eu, mas, se tem um goleador de marca registrada e que pode se adaptar a qualquer sistema, tem que estar escalado.
Loco fez apenas um trabalho na academia nesta sexta-feira no último treinamento do Botafogo antes do confronto com o Bonsucesso, sábado, às 17h (de Brasília), no Engenhão. O time está na segunda colocação do Grupo A da Taça Guanabara, com nove pontos, atrás apenas do Resende, que leva vantagem no número de vitórias.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/02/loco-abreu-nao-resiste-ao-samba-e-anuncia-que-desfilara-na-grande-rio.html

Minas recebe Sesi no confronto entre as maiores pontuadoras da Superliga


Na briga direta pelo quarto lugar, equipes apostam em Herrera e Soninha

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

A diferença entre elas é de oito pontinhos. Herrera já tem na conta 230 acertos e é a jogadora que mais vezes colocou a bola no chão na Superliga. Soninha vem logo ali, na cola da cubana, com 222. Nesta sexta-feira, as duas estarão frente a frente no confronto entre Minas e Sesi, marcado para as 18h30m, em Belo Horizonte, com transmissão do SporTV.

herrera vôlei minas (Foto: Divulgação / CBV)Herrera segue na ponta das estatísticas de maiores pontuadoras do campeonato (Foto: Divulgação / CBV)

Na briga direta pela quarta colocação na tabela, as duas equipes apostam na força de suas ponteiras para ficar com a posição. Na partida do primeiro turno, No primeiro turno, as donas da casa venceram por 3 sets a 2, com 23 pontos de Soninha. Na ocasião, Herrera marcou 21. Soninha acredita que o duelo será ainda mais equilibrado do que no turno.

- O time do Minas tem um volume de jogo muito bom, além de um ataque forte. Teremos que jogar bem taticamente e tomar cuidado com as duas cubanas. Não fizemos o primeiro turno que gostaríamos e decidimos começar 2012 com o pé-direito. E, mesmo com a derrota para o Rio de Janeiro, jogamos bem. Desde então, temos nos apresentado melhor - disse a ponteira do Sesi, de 34 anos.

Do outro lado, Herrera acredita que  sua equipe está pronta para o novo encontro.
- Estamos bem preparadas para mais essa partida. Será um jogo tão difícil como foi no primeiro turno - aposta.

Jogos desta sexta-feira:
18h30m - Minas x Sesi (SporTV)
19h30m - São Bernardo x Osasco
20h - Macaé x Pinheiros
20h - Praia Clube x Vôlei Futuro
20h - Rio do Sul x Rio de Janeiro
20h - Mackenzie x São Caetano

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/02/minas-recebe-sesi-no-confronto-entre-maiores-pontuadoras-da-superliga.html

Após gols, Elkeson faz autocrítica e quer mais: 'Preciso melhorar muito'


Meia revela que inversão de posição com Maicosuel foi decidida em campo

Por André Casado Rio de Janeiro

Elkeson Lucas coletiva Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Elkeson encerrou jejum, mas não quer saber de
celebrar (Foto: André Casado / Globoesporte.com)

Dois gols, fim da má fase e... página virada. Para Elkeson, a vitória por 5 a 0 sobre o Olaria, na última quarta-feira, não foi suficiente para resolver todos os problemas do Botafogo. A necessidade de manter o nível se tornou ainda maior, e ele quer começar a escrever nova história, do zero, no sábado, contra o Bonsucesso, no Engenhão. Pessoalmente, o meia está contente com a melhora, após as reclamações pelo mau desempenho, mas também faz sua autocrítica: está longe do ideal.

- Os gols dão mais tranquilidade para continuar o trabalho, ainda mais para mim que sou meia-atacante. Posso me dedicar aos treinamentos sem tanto peso, com outro foco. Mas sei que também errei em certos lances e espero corrigir nas outras partidas. A cada jogo quero evoluir e melhorar mais, sei que ainda preciso muito. Com a ajuda dos companheiros e da comissão, tenho certeza de que vai acontecer - disse, confiante.

A inversão do posicionamento tático com Maicosuel, segundo Elkeson, foi ideia da dupla e não contou com o aval direto de Oswaldo de Oliveira. O técnico, no entanto, sempre deu liberdade para que os meias não fiquem fixos em campo.

- Foi uma decisão nossa mesmo, Maicosuel conversou comigo e decidimos tentar. Eu já tinha jogado muito ao lado do Lucas, na direita, e pouco com o Márcio Azevedo, na esquerda. Deu certo, mas ainda não conversamos com Oswaldo. Fui para o doping depois do jogo. Vamos saber logo se ele gostou da mudança. Se vai continuar, depende dele - avisou.

Foi tanto tempo sem marcar um gol que Elkeson admite que desacostumou.
- Nem sabia como comemorar. Preferi reunir o time, que deu me deu tanta força nos momentos difíceis. Com eles, ficou tudo mais fácil - conta.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/02/apos-gols-elkeson-faz-autocritica-e-quer-mais-preciso-melhorar-muito.html

Dois tipos de máquinas contra a sombra serão usados no Engenhão


Segundo o agrônomo responsável pelo gramado, equipamento estará apenas no lado oeste, onde não há sol no setor a partir das 13h no inverno

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Estádio Arsenal Emirates Stadium máquinas gramado (Foto: Divulgação)As MU 360, que serão usadas no Engenhão, em
ação no estádio do Arsenal (Foto: Divulgação)

Para corrigir o problema de sombreamento no gramado do Engenhão, o Botafogo adquiriu quatro máquinas MU 360 e duas MU 050 da empresa holandesa SGL Concept, que faz o mesmo serviço para estádios espalhados pelo mundo, num investimento de R$ 1,3 milhão. A expectativa é de que o equipamento chegue ao Brasil em março.

A maior preocupação é com o inverno. Segundo Artur Melo, agrônomo responsável pelo gramado do Engenhão, não há sol no lado oeste a partir das 13h durante o inverno. As MU 360 serão utilizadas apenas neste setor e não em todo o espaço de jogo. Haverá uma MU 050 ficará em cada pequena área.

- Nossa preocupação é manter o gramado em um estado que preserve a integridade física do atleta e, por isso, fazemos a descompactação. Agora, vamos combater o sombreamento - disse Melo, que acompanhou a visita dos representantes da SGL ao Engenhão na quinta-feira.

Desde o dia 31 de janeiro, o Engenhão vem encarando uma maratona de jogos. Até o domingo, serão nove atividades no gramado em apenas 13 dias. Em ofício enviado para Ferj e CBF, o Botafogo já pediu a redução do número de jogos no estádio no ano e acredita que 80 é o ideal.

O próximo jogo no Engenhão será sábado, às 17h (de Brasília), entre Botafogo e Bonsucesso. No domingo, Vasco e Fluminense encerram a longa maratona.

Estádio Santiago Bernabeu máquinas gramado (Foto: Divulgação)As MU 360 fazendo o seu trabalho na sombra do Estádio Santiago Bernabéu, em Madri (Foto: Divulgação)

Clique e confira os vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/02/dois-tipos-de-maquinas-contra-sombra-serao-usados-no-engenhao.html

Lucas divide méritos de sua 'estreia' na temporada com restante do time


 A exemplo - do meia Elkeson, lateral afirma que crescimento não pode parar

Por André Casado Rio de Janeiro

Elkeson Lucas coletiva Botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Lucas (dir), com Elkeson, em coletiva na sala de
imprensa (Foto: André Casado/Globoesporte.com)

O lateral Lucas foi mais um a ter desempenho destacado na vitória sobre o Olaria, quarta-feira, no Engenhão. Com duas assistêcias e muita presença no apoio, finalmente "estreou" na temporada, após algumas atuações sem tanto brilho. Segundo o camisa 2, a melhora deve seguir e os méritos, são de toda a equipe.

- A equipe mostrou mais força, uma melhora grande. Dei passes para os gols do Elkeson, mas fico mais feliz pelo time. De repente, contra o Flamengo, se fizéssemos só um golzinho, uma bola entrasse, tudo já poderia ter sido diferente na semana. A pressão reduziria. Mas aconteceu agora. Acho que fui bem, a equipe toda ajudou mas não pode ficar só nisso - disse.

A cobrança pelo desempenho no Campeonato Carioca, que já era intensa após rodadas sem vitória, não assusta o jogador, que, com mais de um ano de clube, já entende a torcida.

- No Botafogo, a cobrança sempre vai existir, principalmente por não estarmos na Libertadores. Vai ser maior ao longo do ano. Mas temos de deixar de lado e procurar reverter isso em bons resultados. O começo é sempre difícil, precisamos vencer mais para convencer a todos - crê.

A próxima chance de adiantar a classificação para as semifinais da Taça Guanabara é contra o Bonsucesso, sábado, no Engenhão. Com nove pontos, o Botafogo é o terceiro do Grupo A.

"Obs. do Blog" :" O Botafogo é o  segundo  do Grupo A, sendo o Flamengo o terceiro, por saldo de goals, 2 a nais que o rubro-negro, e não como informado acima"

FONTE:
globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/02/lucas-divide-meritos-de-sua-estreia-na-temporada-com-restante-do-time.html

Ídolo no Japão, Oswaldo de Oliveira é assediado por 'recordes e educação'


Repórteres orientais ainda buscam entrevistas com treinador, multicampeão no país. Jornalista diz que Muricy ou Luxa não teria o mesmo tratamento

Por André Casado Rio de Janeiro

Esbarrar com um jornalista japonês no treino do Botafogo desde o início do ano é algo comum. A atração, no entanto, não é um jogador cobiçado pela J-League, e sim Oswaldo de Oliveira. Multicampeão no país, o técnico ainda sofre assédio frequente e tem sua opiniões valorizadas no Oriente. Seja rede de TV ou veículo impresso, o alvo é sempre o homem que tirou o Kashima Antlers do ostracismo e o levou a três títulos nacionais, totalizando sete em cinco temporadas.

Nesta quinta-feira, Hiroaki Sawada foi o repórter destacado pela revista mensal Soccer Hihyo para construir um perfil de Oswaldo e, durante duas horas, o sabatinou na sala de imprensa alvinegra, em General Severiano. A famosa liga local faz 20 anos, no formato atual, dentro de alguns meses, e a publicação considera ter o comandante de Loco Abreu e companhia em sua capa
.
Jornalista japonês Oswaldo de Oliveira botafogo (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)Japonês Sawada mostra revista que terá Oswaldo em março (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)

Sempre solícito com a imprensa, Oswaldo de Oliveira dá atenção ainda mais especial aos japoneses, que o condecoraram de todas as formas, especialmente quando estava de saída, em 2011. Ele
 não deseja perder o contato com o povo e com os clubes, de olho na possibilidade de retornar algum dia. E já avisou à sua assessoria que reportagens da Terra do Sol Nascente têm preferência. O que viveu na pequena cidade de Kashima não será esquecido, acredita.

- Espero um dia voltar ao Japão, aprendi muito e gostei das experiências que presenciei. Se puder ajudar de alguma maneira, estarei disposto. É muito gostoso esse carinho - diz Oswaldo, com um sorriso no rosto e demonstrando conhecimento geral a respeito do terrítório e da cultura.

É um recordista em títulos pelo tempo em que permaneceu no Kashima. E ele fala muito bem, motiva os jogadores, é educado, uma pessoa honesta, isso tudo o torcedor japonês preza e se identifica. Luxemburgo ou Muricy, pelo estilo, já não dariam certo"
Hiroaki Sawada

Sawada está radicado em São Paulo há dois anos e toca sua carreira como freelancer. Não havia tido a oportunidade de conhecer pessoalmente o técnico do Botafogo e afirma que sua notoriedade no exterior não se deram por uma revolução tática ou técnica. Os títulos, o discurso e a educação de um verdadeiro "gentleman" é que lhe asseguraram mais respeito e idolatria.

- Primeiro, é um recordista em títulos e feitos (bateu marca de vitórias consecutivas, nove) pelo tempo em que permaneceu. E ele fala muito bem, motiva os jogadores, é educado, uma pessoa honesta, isso tudo o torcedor japonês preza e se identifica. Luxemburgo ou Muricy, pelo estilo, já não dariam certo (risos). A história do Kashima tem Zico, que foi muito importante no crecimento da equipe, e (Toninho) Cerezo, mas nenhum deles teve o sucesso de Oswaldo em termos de conquistas. Nunca teve o melhor elenco ou o maior dos investimentos, mas conseguiu ser vencedor - explica o repórter.]

O exemplar que Sawada carrega exibe o italiano Alberto Zaccheroni, atual treinador da seleção nipônica, na capa. Mas Oswaldo esteve cotado para o cargo. O convite jamais aconteceu, mas ainda não está descartado. O profissional ressalta que, no Japão, as grandes figuras não são esquecidos com a facilidade que acontece no Brasil, um país com pouca memória.

Oswaldo de Oliveira comemoração (Foto: Divulgação)Oswaldo comemora vitória com sua comissão no
Japão com estádio lotado (Foto: Divulgação)

- São muitos jogadores e técnicos aqui, a qualidade é grande, aparece e vai embora todos os meses. A cultura e o nível oriental são diferentes, ainda é um futebol menor, tentando melhorar. Ele será lembrado por muito, muito tempo, está no Hall da Fama. Não me surpreenderia se um clube japonês quisesse tirá-lo do Botafogo em breve. Até porque lá teve tempo para trabalhar. E no Botafogo ele sabe que não será técnico por quatro ou cinco anos - comentou.

Enquanto a visão do jornalista não se confirma, Oswaldo desfruta da fama e tenta montar a mesma trajetória no Glorioso, quarto time carioca que orienta. Depois de um começo difícil, a goleada por 5 a 0 sobre o Olaria deu mais confiança, e a classificação para as semifinais da Taça Guanabara dependem de mais quatro pontos nas duas últimas rodadas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/02/idolo-no-japao-oswaldo-de-oliveira-e-assediado-por-recordes-e-educacao.html

'Dependência' do Engenhão começa a ligar alerta: 'Tem de superar tudo'


Jogadores admitem que time se sente melhor no estádio, mas sabem que o ano reserva partidas em diversos campos e lutam contra apatia fora de casa

Por André Casado Rio de Janeiro

engenhão preparativos (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Só o Engenhão tem sido palco de boas atuações
do Bota (Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)

O saldo não deixa dúvidas: no Engenhão, duas vitórias e um empate, no clássico com o Flamengo, que só aconteceu porque a pontaria não estava afiada; longe dele, dois empates em más atuações, diante de Nova Iguaçu e Madureira. Até aqui, na Taça Guanabara de 2012, o time do Botafogo começa a viver uma espécie de dependência do estádio, que já liga o alerta nos jogadores.

- É natural que a gente, em casa, tenha um desempenho melhor, mais solto. Mas é claro que não pode deixar isso (ir mal fora) acontecer. Uma equipe grande tem que pegar as atuações em casa e colocar fora também. Não tem mistério. Sabemos que os campeonatos são longos e teremos muitos longe, em condição nem sempre favoráveis, mas precisamos imprimir nosso ritmo. Com o tempo, isso deve mudar - acredita Lucas, cujo discurso foi entoado por Elkeson.

- Nós nos sentimos bem no Engenhão, mas não podemos depender. Vamos ter de superar o gramado e os desafios que vamos encontrar. O Botafogo precisa estar preparado para tudo. Para desempenhar cada função, só com o tempo. Estamos nos conhecendo de novo, o entrosamento ainda não tinha chegado. Só temos a crescer e melhorar esses números - concluiu o meia.
Sábado, o duelo é no Engenhão mais uma vez, agora contra o Bonsucesso. Na última rodada, o Botafogo visita o Macaé, na casa do rival, e fecha a primeira fase da Taça Guanabara.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/02/dependencia-do-engenhao-comeca-ligar-alerta-tem-de-superar-tudo.html

Sai arbitragem da sexta rodada da Taça GB. Schneider apita Vasco x Flu


Mauricio Coelho Junior comanda Botafogo x Bonsucesso, sábado, e Wagner Nascimento Magalhães, Flamengo x Nova Iguaçu, domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O árbitro Antonio Schneider será o árbitro do clássico da rodada deste fim de semana da Taça Guanabara, entre Vasco e Fluminense, domingo, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão. Schneider já apitou duas partidas neste Campeonato Carioca: Macaé 0 x 0 Flamengo e Resende 1 x 0 Bonsucesso. Ele será auxiliado por Rodrigo Pereira Joia e Rodrigo Correa.

Na partida entre Botafogo e Bonsucesso, neste sábado, às 17h (de Brasília), também no Engenhão, o árbitro será Mauricio Coelho Junior. seus auxiliares serão Wagner de Almeida Santos e Jackson dos Santos.

A escala divulgada nesta quinta-feira também pôs Wagner do Nascimento Magalhães como árbitro do jogo entre Flamengo e Nova Iguaçu, marcado para domingo, às 17h (de Brasília), no estádio Claudio Moacyr, em Macaé. Os assistentes serão Silbert Sisquim e Wendel Gouvea.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/02/antonio-schneider-sera-o-arbitro-de-vasco-x-fluminense.html

Com aumento de 20%, Botafogo quer fechar último patrocínio em 15 dias


09/02/2012 10h46 - Atualizado em 09/02/2012 10h4

Diretoria tem três propostas na mão para 'fechar' camisa, mas está perto de acordo com apenas uma. Ex-parceiro master deve investir no Engenhão

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro

O nível do valor anual que o Botafogo receberá já contando com a exposição de mais uma marca na camisa, na altura dos omoplatas e nas costas, fará com que o faturamento de 2012 seja cerca de 20% maior que o de 2011, temporada em que o clube festejou seus maiores acordos na história - à época, 15% de crescimento em relação a 2010 e 50%, olhando para 2009. O otimismo quanto à valorização dos patrocinadores garante mais tranquilidade à diretoria, que ainda estuda as três propostas que tem em mãos. Uma, porém, se destaca e deve ser a escolhida em até 15 dias.

O montante geral angariado pelo uniforme, portanto, se aproximaria da casa dos R$ 30 milhões. No espaço master (central), a Guaraviton expandiu sua parceria com o clube e já foi procurada até por outros grandes cariocas, tamanha a repercussão de seu envolvimento com o Alvinegro. Na barra, a Havoline se sustenta. Presente com força no último contrato, a construtora João Fortes deve ficar, somente na exploração do Engenhão, com o chamado endo-marketing: camarotes, anúncios, etc.

Loco abreu botafogo nova iguacu (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)Em 2011, as três marcas só se juntaram na camisa a partir de julho (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)

- Eles ficaram encantados com o retorno que tiveram especialmente neste sentido e querem investir. Não temos pressa, porque chegamos a números interessantes já com esses dois contratos, que nos fazem poder analisar as parcerias com um todo antes de assinar. Mas a ideia é ter tudo definido antes da confecção do novo uniforme - apontou Sérgio Landau, diretor executivo do Botafogo, sobre a cerimônia da Puma, agendada para março.

A respeito dos preparativos da nova fornecedora de material esportivo, que entregou apenas um material provisório, o cartola aproveitou para desmentir a veracidade da imagem de uma suposta camisa preta, que um torcedor "criativo" publicou na internet.

- Ela não está pronta, é a criatividade dos botafoguenses. E a rigidez do contrato impede uma divulgação do tipo. Nem tenho a informação de que haverá um uniforme que fuja dos padrões tradicionais. Temos regras do estatuto a cumprir - cita Landau.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/02/com-aumento-de-20-botafogo-quer-fechar-ultimo-patrocinio-em-15-dias.html