sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Final do Botafogo Samba Clube acontece nesta sexta-feira, na Lapa


Evento vai escolher entre três sambas com o tema 'A Magia do 7', uma homenagem aos jogadores do Alvinegro que utilizaram o número

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

concurso de samba do Botafogo (Foto: Divulgação / Site Oficial do Botafogo)Samba no Botafogo: tema é número 7
(Foto: Divulgação / Site Oficial do Botafogo)

Os três sambas finalistas da segunda edição do Botafogo Samba Clube sobem ao palco do Carioca da Gema, na Lapa, às 19h30m (de Brasília), nesta sexta-feira, em busca do título de campeão. O concurso de samba-enredo tem como tema "A Magia do 7", em homenagem aos craques do Alvinegro que utilizaram o número na camisa.

Durante a semana, os compositores foram à sede de General Severiano e deram uma prévia do que está por vir na decisão (assista ao vídeo com trechos dos sambas finalistas). Eles tocaram canções na Sala de Troféus e no Túnel do Tempo. O diretor de marketing do clube, Marcelo Guimarães, comemorou o sucesso da empreitada, que acontece pela segunda vez.

- O carnaval e futebol são as duas mais importantes manifestações populares do nosso país. A escolha do samba-enredo oficial do Botafogo, no seu segundo ano, representa um pioneirismo no Rio de Janeiro a essa grande festa. Haverá uma grande celebração alvinegra - concluiu.

concurso de samba do Botafogo (Foto: Divulgação / Site Oficial do Botafogo)Concurso promete esquentar o Glorioso (Foto: Divulgação / Site Oficial do Botafogo)

FONTE:

Mais forte, Fellype Gabriel garante físico 100%: 'Nunca mais tive nada'


Lembrado por ter passado mal duas vezes em campo, no início da carreira, meia diz estar mais resistente. Nesta sexta, já treinou em dois períodos

Por André Casado Rio de Janeiro

A não ser pelos mais de 30 dias de férias, que tiraram um pouco de sua condição, Fellype Gabriel garante estar fisicamente pronto para encarar uma temporada no Brasil depois de dois anos no futebol japonês. Lembrado por sua fragilidade no início da carreira, o meia teve uma lesão séria nos ligamentos do joelho direito, operou, sofreu alguns estiramentos e chegou a passar mal em campo duas vezes - uma no vestiário e outra na partida, pelo Flamengo. O reforço muscular fez efeito, e sua condição já foi elogiada no Botafogo.

- Cresci e melhorei muito nisso, tive problemas e precisava evoluir na parte física. Ganhei bastante massa e sempre suportei os 90 minutos em todos os jogos no Japão e na Portuguesa também. Só não estou bem e pronto agora porque estava de férias. Mas isso (passar mal) acabou, nunca mais tive nada - afirmou Fellype Gabriel, que só vai poder jogar na Taça Rio.

Fellype Gabriel e Matheus treino Botafogo (Foto: André Casado/Globoesporte.com)Molhado pela irrigação, Fellype Gabriel corre ao lado de Matheus (Foto: André Casado/Globoesporte.com)

- Soube que as inscrições para a Taça Guanabara se encerraram, e ainda não conversamos sobre quando jogo. Mas como não preciso de muito tempo, vou estar preparado para a Taça Rio - avisa
.
O segundo turno do estadual começa no dia 29 de fevereiro, e o rival do Botafogo é o Americano. Já pela Copa do Brasil, a estreia está marcada para 14 de março, contra o Treze, na Paraíba.
Nesta sexta-feira, o meia já treinou em dois períodos. Ainda que de forma leve, repetiu os exercícios da manhã, em General Severiano, com o zagueiro Matheus, recuperado de lesão recentemente. Foram mais de dez voltas ao redor do gramado, com o refresco da água espirrada pelo sistema de irrigação do CT, e trabalho na academia também, posteriormente.
A chegada de Fellype Gabriel coincide com o clássico contra o Flamengo, neste domingo. Animado, abriu um sorriso ao assegurar sua presença no Engenhão
:
- Quero ir, sim. Vou treinar de manhã e tentar não perder.

André Silva entrega camisa a Fellype Gabriel  (Foto: André Casado/Globoesporte.com)Vice de futebol André Silva entrega camisa a Fellype Gabriel (Foto: André Casado/Globoesporte.com)

FONTE:

Sem grande contratação, André Silva reforça: grana de Rojas é para Tanaka


Dirigente lamenta situação financeira geral e reitera cuidados para não prejudicar imagem do zagueiro nipo-brasileiro no Nagoya Grampus-JAP

Por André Casado Rio de Janeiro

O Botafogo trata os recursos que tem em mãos para reforçar o elenco com muito cuidado. Não desembolsou diretamente quase nada para contratar Andrezinho, Brinner - adquirido por investidores - e Fellype Gabriel e espera a melhor oportunidade para empregar o dinheiro liberado para este fim. A aposta era o chileno Rojas, reprovado nos exames clínicos, e, agora, a atenção financeira está voltada inteiramente para o nipo-brasileiro Marcus Túlio Tanaka.

A informação foi garantida pelo vice de futebol, André Silva, nesta sexta-feira. Segundo ele, as dificuldades de mercado e de caixa impedem que o Alvinegro faça loucuras no momento.

Tulio Tanaka jogador do Japão (Foto: AFP)Túlio Tanaka foi titular da seleção japonesa na última Copa do Mundo e segue nos planos (Foto: AFP)

- A situação financeira não é boa, em todos os clubes isso tem acontecido. Não haverá grande contratação por enquanto, e o aporte destinado ao Rojas, que acabou não vindo, está reservado para o Tanaka, isso é certo. Vamos procurar, depois do Carioca, jogadores que possam dar o retorno como deu o Cortês e que não estourem orçamento - revelou.
Pelo lateral-esquerdo do La U, o Botafogo tinha um acordo para pagar R$ 2 milhões, referentes à multa rescisória. E por Tanaka, o pedido do Nagoya Grampus, com o qual o jogador tem contrato até 2013, é 700 mil euros (R$ 1,7 milhões). A negociação só não avança como o esperado por conta da idolatria pelo zagueiro e capitão, muito querido no país - ele disputou a Copa de 2010. No início da semana, ele voltou para o Oriente e, de lá, pretende convencer.

- Não é normal trocar de clube nesse nível por lá. Pela cultura deles, da maneira como aconteceu e pelo fato de ele ter sido campeão e líder do time, bem acolhido, ninguém quer que haja melindres. Então, estamos lidando com cuidado, respeitando os pedidos feitos - reiterou André Silva, sobre a transferência do Urawa Red Diamonds, pelo qual atuou em seis temporadas, para o Nagoya
.
André Silva entrega camisa a Fellype Gabriel  (Foto: André Casado/Globoesporte.com)André Silva apresentou Fellype Gabriel nesta sexta,na sede (Foto: André Casado/Globoesporte.com)

Lateral para compor em negociação
Ainda assim, uma lacuna na lateral esquerda segue aberta. Segundo o dirigente, isso deve ser resolvido até o fim do mês, mas o nome que está em conversas chegaria, então, para compor
.
- Essa é a tendência. É importante ficarmos com dois de experiência. Não queremos que o Renanzinho (Lemos) tenha a responsabilidade agora. Essa adaptação é importante para quem sobe, estar entre os profissionais para começar a ter contato, a maturar. Se ele precisar entrar, vai jogar, claro, mas pode não ser o momento certo - analisou
.
A possibilidade de Ramon, ex-Vasco e atualmente no Corinthians, foi descartada a princípio, apesar dos elogios ao seu futebol. De acordo com André Silva, há mesmo outras prioridades na linha de frente para lateral, mantidas em sigilo para evitar aumento do preço e concorrência. Hoje, Márcio Azevedo é o titular. Na direita, o problema é semelhante: Lucas não tem reserva imediato, e Oswaldo de Oliveira já manifestou o desejo de ter mais um jogador logo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/02/sem-grande-contratacao-andre-silva-diz-que-grana-de-rojas-e-para-tanaka.html

Reservas do Fla suam para empatar com Olaria, mas põem time na ponta


Rubro-negros levam duas bolas no travessão ao longo do segundo tempo. Filho de Bebeto faz a estreia oficial pelo time profissional do Flamengo
A CRÔNICA
por GLOBOESPORTE.COM

Sem Vanderlei Luxemburgo, demitido; sem Lopes Júnior, auxiliar que saiu junto com o ex-treinador; e sem Joel Santana, ainda arrumando as malas para o Rio, o time reserva do Flamengo foi a campo nesta sexta-feira treinado pelo interino Jaime de Almeida Filho. No duelo com o Olaria, no Engenhão, pela terceira rodada do Grupo A da Taça Guanabara, a garotada rubro-negra, apesar de alguns bons momentos, passou sufoco no segundo tempo. O Olaria acertou duas bolas no travessão e ainda criou outras chances para marcar. No fim, 0 a 0 no placar, o segundo seguido - ficou também na igualdade sem gols com o Macaé.

Se os dois clubes olharem a tabela, o resultado pode ser encarado até de forma positiva. O Flamengo chegou a cinco pontos ganhos e retomou a primeira colocação do Grupo A. O Olaria, por sua vez, somou seu primeiro ponto na competição (vinha de duas derrotas).

Na próxima rodada, o Flamengo, já com os titulares, faz o clássico com o Botafogo, domingo, no Engenhão. No mesmo dia, o Olaria recebe o Resende, na Rua Bariri.

Fla é melhor na primeira etapa
O Flamengo foi a campo com um time recheado de garotos. Adryan, Thomás e Lucas foram titulares no setor ofensivo da equipe rubro-negra. Os volantes Maldonado e Airton, além do zagueiro Gustavo e do goleiro Paulo Victor, foram os mais experientes da equipe. No lado do Olaria, Pedrinho, ex-Vasco, era o destaque, do alto dos 34 anos de idade.

Adryan, Flamengo x Olaria (Foto: André Portugal/Vipcomm)Adryan tenta levar o Flamengo ao ataque (Foto: André Portugal/Vipcomm)

A partida começou justamente com Pedrinho aparecendo. O camisa 10 do Olaria sofreu falta na entrada da área. Ele mesmo cobrou, mas a bola bateu na barreira e foi para fora. A partir daí, o primeiro tempo passou a ser dominado pela garotada do Flamengo. Embora o time tenha encontrado dificuldades para chegar à área do Olaria, assustou com chutes de fora e cobranças de falta.

Adryan e Lucas levaram perigo ao gol de Wanderson em faltas batidas da entrada da área. As bolas saíram por muito pouco. Em chutes de fora, Maldonado e Lorran também estiveram perto de abrir o marcador.

Olaria comanda o segundo tempo
No segundo tempo, o Flamengo deu a impressão de que seguiria dando as cartas. No primeiro lance de perigo, Lorran recebeu em boa condição dentro da área, mas bateu fraco, em cima da marcação.
A partir daí, o Olaria cresceu no jogo e criou chances de gol em série. Araruama, com chute de fora da área, acertou a rede, mas pelo lado de fora. Depois, Pedrinho foi fazer um cruzamento e acertou o travessão de Paulo Victor. Aos 20, foi a vez de Allan carimbar a moldura rubro-negra. O atacante bateu falta com estilo, PV não achou nada e a bola explodiu no travessão.

O tempo técnico, logo depois, foi um alívio para o Flamengo. O técnico Jaime de Almeida promoveu duas substituições: Vitor Hugo tomou a vaga de Maldonado, que nitidamente estava cansado, enquanto Yguinho entrou no lugar de Adryan. O panorama após a retomada da partida, entretanto, não mudou muito. O Olaria voltou a assustar, desta vez com Araruama, que fez fila na defesa do Flamengo, mas finalizou em cima de Paulo Victor.

Filho de Bebeto
Aos 32, foi a campo pela primeira vez num jogo oficial do time principal o atacante Matheus, filho de Bebeto. Ele entrou na vaga de Lucas. Com a camisa 17, homenageado com a comemoração "embala bebê" da Copa de 1994 fez uma cobrança de falta em centro para a área que levou perigo, na boca do gol, mas ninguém conseguiu empurrar para a rede.

No mais, os últimos minutos foram de muita correria e poucas chances. O Flamengo ainda assustou em duas cobranças de escanteio, que acabaram em finalizações perigosas, mas o placar foi mesmo 0 a 0.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/carioca-2012/03-02-2012/flamengo-olaria.html

Arena Corinthians: clube divulga novas imagens da obra


Construtora responsável pela construção da nova casa do Timão começou a instalar lajes dos prédios de estacionamento, nesta sexta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

O ritmo das obras da Arena Corinthians segue a todo vapor. Nesta sexta-feira, a Odebrecht, construtora responsável pela construção do estádio, começou a instalar lajes pré-moldadas que servirão de base para o prédio oeste, que serão utilizados em parte pelo estacionamento. Segundo o projeto inicial, a nova casa do Timão terá 929 vagas cobertas para carros.

Arena Corinthians (Foto: DIVULGAÇÃO/ODEBRECHT)Arena Corinthians segue com trabalhos avançados (Foto: DIVULGAÇÃO/ODEBRECHT)

O local também abrigará três níveis de subsolo. A área térrea do terreno abrigará a entrada de torcedores para o estádio e também um espaço reservado para um estacionamento descoberto.

Segundo o clube, já foram cravadas 3070 estacas, 516 blocos já foram concretados e 63 pilares foram instalados. A obra conta com cerca de 1200 funcionários, que seguem trabalhando em três turnos para avançar as obras do estádio que receberá a abertura e outras cinco partidas da Copa do Mundo de 2014.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians


Arena Corinthians (Foto: DIVULGAÇÃO/ODEBRECHT)Construtora começou a instalar lajes dos prédios de estacionamento (Foto: DIVULGAÇÃO/ODEBRECHT)

FONTE:

Bernardinho confia na recuperação de Giba para Londres-2012


Ponteiro será submetido a uma cirurgia para colocar uma haste de titânio na canela esquerda; médico acredita que ele estará liberado para os Jogos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

giba vôlei florianópolis superliga masculina (Foto: Vipcomm)Giba não conseguiu estrear na Superliga 2011/2012
(Foto: Vipcomm)

O técnico Bernardinho aposta no histórico de superação de Giba para contar com ele na disputa dos Jogos Olímpicos de Londres, a partir de julho. Desde o ano passado, o ponteiro vem sentindo dores na canela esquerda. Optou pelo trabalho de fisioterapia, mas o resultado não foi o esperado. No dia 13 de fevereiro, o jogador do Florianópolis será submetido a uma cirurgia e deverá ficar dois meses sem condições de jogo.

- Precisamos entender a importância dessa cirurgia agora em função da sua recuperação a tempo de disputar os Jogos Olímpicos. O Giba é um jogador fundamental para a equipe e confiamos que ele estará, sim, recuperado e bem até Londres. Agradecemos ao clube por não ter forçado a barra, já que ele realmente não teria condições de jogar e, se forçasse, poderia agravar a lesão - disse Bernardinho.

Nesta temporada, depois de dois anos no Pinheiros, Giba se mudou para o Sul para defender o Florianópolis. De casa nova, não conseguiu estrear na Superliga justamente por causa da fratura.

- Em termos simples, a fratura na tíbia do Giba não está colando. Então, vamos colocar uma haste de titânio dentro do osso, que o deixará imobilizado. Dessa forma, ele poderá começar a preparação atlética mais cedo. O objetivo é que esteja recuperado até os Jogos. Acredito que entre dois e três meses após a cirurgia, o Giba já esteja liberado para retomar os treinamentos - afirmou o médico da seleção brasileira, Ney Pecegueiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/02/bernardinho-confia-na-recuperacao-de-giba-para-londres-2012.html

Olimpíadas: com bandeira no peito, preparação da Seleção inicia no Brasil


Uniforme será o mesmo lançado nesta sexta-feira, mas sem o símbolo da CBF. Mano confirma período de trabalho no país antes de viagem a Londres

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro

Bandeira do Brasil no peito e início da preparação no país, provavelmente no Rio de Janeiro. Esses são dois ingredientes da Seleção Brasileira que disputará as Olimpíadas em Londres. As duas informações foram confirmadas pela CBF nesta sexta-feira, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, durante o lançamento dos novos uniformes do time canarinho.

A primeira medida é por orientação do Comitê Olímpico Internacional (COI). Na camisa da Seleção, o símbolo da CBF vai dar lugar à bandeira do Brasil, como aconteceu em Pequim (2008). A camisa terá o símbolo da fornecedora de material esportivo do time canarinho.

mano menezes novo uniforme camisa brasil (Foto: NIke / Divulgação)Mano exibe nova camisa do Brasil: escudo será trocado por bandeira em Londres (Foto: NIke/Divulgação)

Já a preparação está sendo tratada com carinho pela CBF. A equipe canarinho terá um hotel exclusivo em Londres. Além disso, os treinos devem ocorrer todos no centro de treinamento do Arsenal. Antes da viagem para a capital inglesa, porém, a preparação começará no Brasil. A tendência é que seja no Rio de Janeiro.

- Deve ser no Rio de Janeiro. Mas não está confirmado o local – afirmou o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva.

O técnico Mano Menezes, que comandará o time olímpico e contará com a ajuda do coordenador das categorias de base da CBF, Ney Franco, na comissão técnica, confirmou as atividades no Brasil antes do embarque para Londres.

- Faremos um período de treinos no Brasil antes da viagem. Esse será o início da preparação. A tendência é que aconteçam dois ou três jogos única e exclusivamente com os jogadores da equipe olímpica. O restante do trabalho será conduzido de forma paralela à equipe principal – afirmou.
Mano afirmou que usará os períodos de março, abril e maio para realizar treinamentos e até mesmo amistosos com atletas sub-23 que atuam no Brasil.

- Quando estivermos mais próximos da competição vamos dar uma ênfase maior ao trabalho. Temos três meses sem datas-Fifa. Vamos observar jogadores com idade olímpica que atuam dentro do Brasil. Será assim que vamos trabalhar – explicou o comandante canarinho.

O treinador, que admitiu que a CBF está negociando com os clubes europeus a liberação de atletas para a disputa das Olimpíadas, afirmou que usará os jogadores acima de 23 anos permitidos no regulamento do torneio dos Jogos.

- Vamos usar os três jogadores porque a regra permite e acho que é preciso. Não se usou em outros momentos por uma questão peculiar. Teremos acréscimo com jogadores acima de 23. Pode ser por deficiência técnica de um determinado setor ou para dar experiência em outro ponto da Seleção. É isso que está nos levando a tomar essa decisão.

Mano falou também da importância dos jogadores demonstrarem interesse em participar das Olimpíadas. Para ele, tal sentimento é fundamental para o sucesso da equipe nos Jogos.

- Estamos mostrando aos clubes e aos jogadores a importância de jogar a Olimpíada e conquistar
uma medalha inédita para o Brasil. Para os clubes, isso acontecerá num período em que eles estarão se preparando para o início de uma nova temporada. Mas antes temos conversado com os jogadores porque é fundamental que eles queiram participar da competição – disse o comandante da Seleção.
O treinador foi além e em sua opinião muitos atletas da sub-23 estarão na Copa do Mundo de 2014, que será disputado no Brasil.

- Não tenho dúvida que isso vai acontecer. É só olhar a realidade do futebol brasileiro, da nossa Seleção. Em determinados momentos podemos direcionar para as Olimpíadas porque temos um espaço reduzido para dar conjunto a esse grupo. É um trabalho que desde a primeira convocação, em agosto de 2010, corre de forma paralela ao grupo principal.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/02/olimpiadas-com-bandeira-no-peito-preparacao-da-selecao-inicia-no-brasil.html

Sindicatos ameaçam paralisar obras dos 12 estádios da Copa em março


Forças sindicais se unem para aprovar pauta única para todo o país e falam em greve geral caso reivindicações dos operários não sejam atendidas

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro

Com o cronograma apertado, a preparação da Copa do Mundo de 2014 pode sofrer um duro golpe em março. A Força Sindical, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Confederação Sindical Internacional (CSI) e Federação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada orquestram para o próximo mês uma paralisação geral nas obras dos 12 estádios para o Mundial.
A ideia é que os aproximadamente 25 mil operários espalhados pelas cidades-sede (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Cuiabá, Brasília, Natal, Fortaleza, Manaus, Recife e Salvador) cruzem os braços, caso não seja aprovada uma proposta única de piso salarial e benefícios para todos os trabalhadores. A decisão quanto à paralisação ou não deve sair até o dia 15 deste mês, quando as forças sindicais pretendem ir a Brasília para se reunir com o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

greve funcionários obras maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Operários do Maracanã entraram em greve por 19 dias em setembro (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

- Existe a possibilidade da paralisação, caso nossas reivindicações não sejam atendidas. A ideia, na realidade, é de iniciarmos um processo de negociação com governo. As centrais sindicais acharam por bem uma negociação unitária, com uma pauta unificada. As obras estão concentradas nas mãos de poucas construtoras. Isso está sendo feito para que possamos nos antecipar aos problemas. Na África do Sul, um pouco antes da Copa, teve confusão com os trabalhadores. Não queremos que esse tipo de coisa aconteça e prejudique o andamento da Copa no Brasil - disse o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves.

Entre as principais reivindicações das forças sindicais estão o piso nacional unificado de R$ 1,1 mil para ajudantes de obras e de R$ 1,580 para pedreiros e carpinteiros, hora extra com percentual de 100% durante os dias de semana, cesta básica no valor de R$ 35 e planos de saúde extensível a familiares.

operários fazem greve nas obras da Fonte Nova para 2014 (Foto: Futura Press)Em Salvador, o impasse durou dois dias
(Futura Press)

A paralisação, caso realmente aconteça, ainda não tem data confirmada. O certo é que poderá coincidir com a vista do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e do secretário-geral da entidade, Jérôme Valckle, ao Brasil em março. As forças sindicais, no entanto, garantem que a data nada tem a ver com a presença dos dirigentes no país.

Uma greve geral seria inédita nas obras dos estádios para a Copa do Mundo, mas paralisações isoladas já acontecem por todo o país. Em Recife, na Arena Pernambuco, os trabalhadores estão parados deste o dia 25 de janeiro. Nesta quinta, a Justiça do Trabalho de Pernambuco julgou a greve ilegal. Em Salvador, por sua vez, os trabalhos na Arena Fonte Nova ficaram parados por dois dias. As atividades só retornaram nesta sexta-feira.As greves colocam em risco a inclusão das duas cidades na Copa das Confederações.

Outros estádios já enfrentaram problemas. Em setembro do ano passado, os trabalhos no Maracanã pararam por 19 dias. No mesmo mês, operário do Mineirão também pararam por cinco dias. A greve, inclusive, coincidiu com uma visita da presidente Dilma Rousseff ao estádio.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2012/02/sindicatos-ameacam-paralisar-obras-de-todos-os-estadios-em-marco.html

Luxemburgo: ‘Foi o processo mais feio que já vivi. Fritura mesmo'


No mesmo salão onde celebrou Estadual 2011, técnico diz que resultados são excelentes: ‘Fui demitido por problemas que não pertenciam ao campo’

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro

vanderlei luxemburgo coletiva (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)Vanderlei Luxemburgo na entrevista coletiva
(Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)

Vanderlei Luxemburgo escolheu um dos salões de convenção do hotel que serve de concentração para o Flamengo, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, para falar sobre a sua demissão do clube. No local, se hospedou com o grupo para jogos durante um ano e quatro meses, período em que comandou o Rubro-Negro. De óculos escuros espelhados, voz rouca e cara de quem dormiu poucas horas, chegou exatamente às 10h36m. Vanderlei vestiu calça jeans e camisa amarela com a palavra Boss (chefe, em inglês), de uma famosa grife internacional. Às 11h16m, deu início à entrevista coletiva. Foram as palavras do ex-chefe rubro-negro. Ele resumiu o que viveu no Flamengo nos últimos meses.

- Foi o processo mais feio que já vivi. Fritura mesmo.

Confira a íntegra da entrevista coletiva de Luxemburgo


A coletiva aconteceu no Salão Imperial do Windsor, exatamente o mesmo local onde, no ano passado, às gargalhadas, concedeu entrevista depois da conquista do Campeonato Carioca de forma invicta. Uma curiosidade: o time B do Flamengo está concentrado no mesmo hotel para o jogo diante do Olaria. Alguns funcionários do clube repetiam como um mantra: “Nunca vi uma fase assim”.
Depois de dar bom dia ao batalhão de jornalistas, a primeira pergunta direcionada a Vanderleifoi sobre uma declaração da presidente Patricia Amorim, que alegou, entre outras coisas, o ambiente conturbado para demitir o treinador. A resposta virou um longo pronunciamento de 15 minutos recheado de alfinetadas em dirigentes, Ronaldinho Gaúcho e na condução da diretoria no dia a dia do clube.

Eu já sabia que eu ia sair do Flamengo porque a notícia saiu
há um mês. Falaram que, quando terminassem os dois jogos
(contra o Potosí), eu não
seria mais o técnico e simplesmente se confirmou"
Vanderlei Luxemburgo

Na segunda resposta, mais seis minutos. Gesticulando muito, com ataques direcionados, mas sem grandes alterações de voz, Vanderlei deixava transparecer sua contrariedade com o semblante tenso. Algumas brincadeiras não serviram como alívio. Atrás da mesa, por baixo do pano, Luxa esfregava as duas mãos nas pernas repetidamente. O técnico comentou a justificativa de Patricia Amorim para dispensá-lo. Reconheceu que houve desgaste no relacionamento com o grupo, mas lamentou a postura da diretoria.

- Entendo a Patricia ter falado de desgates. Acho que faltou um pouco mais de pulso da diretoria. Senti ela sozinha e falei isso, está muito vulnerável, sem um amparo. A minha saída do Flamengo não pode ser uma coisa normal do futebol. Não é por causa disso. Futebol sem desgaste não funciona. O importante é como você trata a relação de grupo. Na minha história de futebol, tive alguns desgastes pela frente. Mas foram poucos. O desgaste existe para você se posicionar em cima de algumas situações. Todas as vezes que eu tive um dirigente que se posionou e fez valer a hierarquia, os resultados foram muito bons. Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro. Dos meus desafetos, nenhum virou pastor de igreja. Na virada do ano, disse que seria difícil conviver com algumas coisas que ocorreram no ano passado. Falei que não conviveria com isso aqui. Eu mudei, comecei a colocar as coisas no seu lugar. Se a diretoria não mudou, não é problema meu. Se preferem jogar para baixo do tapete, não é problema meu. Venci dessa forma, com desgaste de atletas de alto nível.


Em diversos momentos da coletiva, Vanderlei Luxemburgo expôs que teve de conviver com atos de indisciplina. Referia-se a Ronaldinho e aos privilégios que o astro tem com a diretoria.

- Eu não tenho que almoçar com jogador de futebol, ter relação fora do futebol. E, ano passado, foram ditas algumas coisas que não são cabíveis dentro do futebol. Não quero o Ronaldinho para casar com a minha filha, quero o Ronaldinho para jogar futebol e cumprir com seus compromissos. A regalia que um atleta de alto nível tem que ter é o salário que ele ganha.

Ao meio-dia, um dos assessores deu como encerrada a coletiva. Mas ainda restava um questionamento sobre o vice-presidente de finanças, Michel Levy. Foi a senha para Vanderlei sair em defesa de Deivid, que tem R$ 6 milhões a receber do clube e revelar que no ano passado os jogadores quase fizeram uma greve por conta de direitos financeiros atrasados.

Eram 12h06m quando foi encerrada a entrevista com duração exata de 50 minutos. Vanderlei Luxemburgo bebeu uma taça de água num único gole. Na garganta seca também estava atravessada toda diretoria do Flamengo. Depois, ele cumprimentou os jornalistas que participam da cobertura do Flamengo. Luxa tentou descontrair com brincadeiras e gargalhadas.
Em seguida, desceu a escada rolante do hotel. Na camisa amarela, a palavra Boss seguia estampando a grife internacional. Mas na marca rubro-negra, Vanderlei Luxemburgo agora é apenas o ex-chefe.

Confira tópicos da entrevista:

Casos de indisciplina
- A reciclagem fez muito bem para mim. Da maneira como eu agia anteriormente, até um pouco intempestivo, mudei, fui mais tolerante. Ano passado eu fui bem tranquilo e, às vezes, fechando os olhos para algum comportamento inadequado profissional, porque o Flamengo tinha que alcançar seu objetivo, que era ir para a Libertadores. Preferi mudar, aceitar e tentar me aproximar e conviver com aquilo. Em função dos dois jogos mais importantes para a etapa de trabalho nossa, preferi puxar o freio de mão. Mas eu falei: sou profissional de futebol, tenho que me focar nesses dois jogos. E foi o que eu fiz. Eu tinha a obrigação de colocar o Flamengo na Libertadores. E completamos esse objetivo agora. Eu não desviei o caminho. Faltou pulso em determinadas situações. Mas eu entendo. Na nossa conversa, ontem, senti a Patricia (Amorim) muito sozinha. Achei ela muito vulnerável, ela está muito só. A minha saída não pode ser por uma coisa normal do futebol. Desgaste tem todos os dias.

Quebra de hierarquia
- Comuniquei que seria difícil eu conviver com as coisas que aconteceram no ano passado. Falei: tenho que mudar para esse ano. Eu mudei, comecei a colocar as coisas em seu lugar. Se a diretoria não mudou, não é problema meu. Se prefere jogar os problemas para debaixo do tapete, tudo bem. Eu fiz isso e venci. Eu sou pago para comandar. Mas por onde passei, conquistei títulos, mesmo tendo desgaste.

Avaliação do trabalho
vanderlei luxemburgo coletiva (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)Vanderlei Luxemburgo criticou a diretoria do Fla
(Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)

- Meu resultado vem com o projeto. Para o projeto que fui contratado, o resultado foi excelente. Eu conversei com eles que faria a gestão do futebol e que arriscaria a minha carreira, porque o Flamengo estava na zona de rebaixamento. E o profissional do meu nível, não é legal assumir um clube faltando dez rodadas para acabar um campeonato e o seu time podendo ir para a Segunda Divisão. Aceitei correr o risco. Quem acompanhou meu tempo no Flamengo viu como eu lutei para manter o time treinando no Ninho do Urubu. Disso eu me orgulho, me traz satisfação. E conseguimos levar o Flamengo para a Libertadores. Isso me deixou satisfeito. Estou triste por sair, acho que poderia acrescentar muita coisa. Mas satisfeito de entender que o projeto para o qual fui convidado eu consegui cumprir. Completei as etapas. Saio com dever cumprido.

Processo de fritura
- Eu já sabia que eu ia sair do Flamengo porque a notícia que saiu há um mês. Falaram que se terminasse os dois jogos, eu não seria mais o técnico e simplesmente confirmou. O jornalista que colocou essa informação sabia disso, não colocou isso porque o cara quis colocar. Ele tinha informação de que aquilo iria existir. Só que, para completar a minha etapa de trabalho, terminar com dignidade, eu tinha que terminar direito, conseguir a classificação para a Libertadores. Poucas vezes, dentro de tanto tempo de futebol, vi um desgaste tão grande e uma fritura tão grande como a que fizeram comigo, vazando informações para jornalistas, precisas, para que fosse se avolumando, e chegasse ao desgaste que chegou. Foi o processo mais feio que já vivi. Fritura mesmo.

Crise com Ronaldinho
- Eu não tenho que almoçar com jogador de futebol, ter relação fora do futebol. E, ano passado, foram ditas algumas coisas que não são cabíveis dentro do futebol. Não quero o Ronaldinho para casar com a minha filha, quero o Ronaldinho para jogar futebol e cumprir com seus compromissos. A regalia que um atleta de alto nível tem que ter é o salário que ele ganha. O clube é soberano. Não pode ficar refém de jogador, dirigente, técnico, da presidente, de ninguém. O clube é sempre soberano nesse processo. Tem que perguntar para Patricia (se o clube é refém de Ronaldinho).

Relação com jogadores
- Não tem desgaste com jogador. Agora, quem dirige tem que dar autonomia e autoridade para o comando. Quando você tem esse direito, as coisas caminham. E todas as vezes que tive esse direito, as coisas caminharam e muito bem. Não há desgaste, o que tem é um processo natural do futebol.

Semelhanças com 1995 e comparação com Zico e Marcos Braz
Ano passado, só confidenciando, os jogadores queriam fazer uma greve. Falei: estão loucos? Briguem, busquem o seu direito, os dirigentes de futebol têm que estar preparados para uma cobrança pública de um atleta"
Luxemburgo
- Relacionar um fato ao outro é complicado. Pessoas diferentes, momentos diferentes do clube. Eu me sinto satisfeito de ter voltado ao Flamengo e ter feito esse trabalho. Uma pena isso ter acontecido. Eu nunca escondi que sou flamenguista. Se eu trabalhar amanhã no Fluminense, Botafogo ou Vasco, vou querer ganhar do Flamengo. Mas não posso negar que sou Flamengo, eu ia de bandeira para o estádio quando criança. Mas aconteceu comigo o que aconteceu com o Zico, um dos mais ilustres jogadores do futebol brasileiro. Aconteceu um desgaste caminhando. E nós somos rubro-negros, pessoas que querem o bem do Flamengo. Até com Marcos Braz, que não jogou no Flamengo, aconteceu a mesma coisa. Esse processo todo. O Flamengo não poderia desgastar tantos rubro-negros ilustres como está desgastando. Se tiver que voltar, vou voltar. Talvez não como técnico. Não queria mesmo voltar como técnico, achava que poderia acontecer isso. Voltei pelo projeto que a Patricia apresentou, mas ela interrompeu. Voltaria, mas não como técnico.
(Nota: em 1995, Luxa foi demitido por bater de frente com Romário)

Opinião: Lédio Carmona analisa possível chegada de Joel ao Fla

Vitória da indisciplina?
- Não. Acho uma coisa natural no futebol. Eu saio do Flamengo com a cabeça erguida e com dever cumprido. Dirigente é que tem de saber se vale a pena continuar colocando coisa debaixo do tapete. Mas meu problema está resolvido, resolvi todos eles. O Flamengo alcançou seus objetivos. Se o técnico vive em função de resultado, como foi falado, é excelente. Conquistei todas as nossas metas.
   Vi isso no olho no olho, conversando com ela. (Fui) totalmente desrespeitado, sim. Faltou respeito, as coisas foram direcionadas todas para mim."
Vanderlei Luxemburgo

Decisão só da Patricia?
- Ela com certeza deixou de ter autoridade de presidente. Vi isso no olho no olho, conversando com ela. (Fui) totalmente desrespeitado, sim. Faltou respeito, as coisas foram direcionadas todas para mim.

Multa rescisória
 - Não tem multa. Eu não tenho multa. O pessoal falou disso, mas eu tenho um contrato de trabalho, que a lei determina algumas regras. Eu não tenho multa, ah, tem que pagar R$ 15 milhões, R$ 20 milhões se mandar embora. O Flamengo mandou embora, tinha um contrato e só. Tem que pagar pelo prazo que eu tinha para cumprir (até dezembro de 2012).

Luxemburgo na coletiva do Flamengo de despedida (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)Luxemburgo na coletiva de despedida
(Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)

Resposta ao ‘cala boca Luxa’
- O profissional de alto nível, quando tem um problema, ele não vai ficar calado. Sempre foi assim. Se a presidente do clube fala alguma coisa, ela tem que saber que está lidando com Luxemburgo, com Felipão, com Mano Menezes. Ela deveria estar preparada para saber que quando o Luxemburgo fala, tem eco, e eco volta.

Mudança de função
- Continuo como técnico, sim. Mas a reciclagem é interessante falar porque você pega o Vanderlei antes de chegar ao Flamengo e o Vanderlei no Flamengo. O tratamento com a imprensa. A gente sabe que a notícia procede, mas às vezes você tem que ser grosso, fugir do assunto quando não interessa. Eu queria que vocês entendessem que não é algo pessoal, e sim uma defesa profissional. Há um tempo atrás, se acontecesse 10% do que aconteceu aqui, eu tinha chutado o balde muito antes. Com certeza. E voltar ao Flamengo eu volto. Um dia, se for para ajudar ao clube e a um companheiro, volto com certeza. O Luxemburgo tá desgastado? Se quatro pessoas saem de uma comissão técnica, não é desgaste de um profissional só.
(Nota: O gerente de futebol Isaías Tinoco, o preparador físico Antônio Mello e o auxiliar Júnior Lopes foram demitidos)


Embates com Michel Levy
Luxemburgo na coletiva do Flamengo de despedida (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)Luxemburgo deu entrevista no hotel que serve de concentração para o Flamengo
(Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)

- Cada pessoa escolhe os seus pares. Quem escolheu a diretoria da Patricia foi a Patricia. Ele hoje é um homem-chave na adminstração. As declarações dele, até o off, trouxeram muito prejuízo para o trabalho. Foi onde começou os problemas de Londrina. A última dele foi chamar os jogadores de marqueteriros, que o Alex Silva estava bichado. Ali começou o desconforto muito grande. Vou falar algo que não falei na época, tinha acontecido no ano passado, aí vem minha reciclagem. Ano passado, só confidenciando, os jogadores queriam fazer uma greve. Falei: estão loucos? Briguem, busquem o seu direito, os dirigentes de futebol têm que estar preparados para uma cobrança pública de um atleta. Ele está com o salário atrasado? Então pode cobrar. E o dirigente que não paga, que não cumpre seu compromisso, tem que estar preparado. Esse ano, em Londrina, quando os jogadores não queriam treinar enquanto alguém não fosse conversar (sobre atrasados), o próprio Levy. Falei: estão loucos? Temos dois jogos importantes aqui. Eu participei o tempo todo, evitando até confrontos maiores. Isso é muito pequeno. Quando firmei meu contrato em outubro de 2010, e a Patricia cumpriu parte disso, e está fazendo força, até o próprio Michel, disse que salário atrasado era uma das coisas que trazem problema. Atleta de futebol é profissional como qualquer outro. Está sem receber, tem que jogar e não pode reivindicar?

Ação de Deivid na Justiça
- Não vaiem o Deivid, não façam isso porque ele não é mercenário. Eu peço para a torcida. Ele não está recebendo há dois anos e está jogando. Falaram para ele que não recebe porque foi contratado pelo Zico. O Michel Levy disse isso. Ele está se doando, correndo atrás. Esse cara é um profissional, não é um mercenário. Se fosse, não estaria jogando.

Caminho do Flamengo
- Está no caminho certo. Mesmo sendo demitido do Flamengo, em um ano e pouco com a Patrica, o Levy, o Veloso, com a diretoria, nós avançamos bastante. O Flamengo poderia ter aproveitado mais o grande momento do futebol brasileiro, de investimento, Copa, Olimpíadas, dinheiro chegando. O Flamengo está no caminho certo. Conseguimos com a diretoria avançar. E acho que não tem jeito de o Flamengo voltar para a Gávea para treinar. Vejo sim, uma vez por mês, voltar à Gávea para o torcedor ver seu time lá, o sócio, os conselheiros. Mas voltar como local de trabalho, seria um retrocesso muito grande. Todo o processo está crescente no Flamengo hoje.

Luxemburgo na coletiva do Flamengo de despedida (Foto: Fabio Rossi / Ag. O Globo)Luxemburgo na coletiva de despedida  do Flamengo (Foto: Fabio Rossi / Ag. O Globo)

FONTE:

Conheça as torcedoras famosas do Botafogo!



A atriz e modelo Nana Gouvêa abre em grande estilo o timaço de torcedoras do Botafogo. Fanática, ela já foi inclusive mascote do GloriosoAnderson Borde/AgNews
Foto 1 de 10
A atriz e modelo Nana Gouvêa abre em grande estilo o timaço de torcedoras do Botafogo. Fanática, ela já foi inclusive mascote do Glorioso

Clique no site da fonte para ver as fotos

FONTE:
http://esportes.r7.com/futebol/fotos/conheca-as-torcedoras-famosas-do-botafogo-20110723-3.html#fotos

Seis clubes permanecem com dívida com o Clube dos 13


DE PRIMA
Publicada em 03/02/2012 às 08:19

Botafogo, Coritiba, Flamengo, Goiás, Guarani e Sport são os clubes que ainda terão débito com o Clube dos 13, mesmo com o dinheiro do pay-per-view do ano passado (casos de Botafogo e Flamengo). O acerto final das contas deve ficar só para março. O caso que mais intriga a diretoria do Clube dos 13 é o do Flamengo, que só deve R$ 500 mil e não fecha a conta.

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/botafogo/clubes-permanecem-divida-Clube_0_639536056.html

Atacante Jobson dá show em treino do Botafogo


Jobson brilha em mini-coletivo no treino desta manhã. Reforço, Fellype Gabriel esteve no treino e será apresentado às 11h

Jobson - Botafogo (Foto: Paulo Sérgio) Jobson mostrou muita categoria no treino desta manhã (Foto: Paulo Sérgio)

Gabriel Andrezo
Publicada em 03/02/2012 às 10:42
Rio de Janeiro

Enquanto os titulares do Botafogo realizaram um trabalho regenerativo, o atacante Jobson brilhou, em uma espécie de mini-coletivo entre os reservas do time, na manhã desta sexta-feira, em General Severiano. Durante o apronto, realizado em campo reduzido, com seis jogadores em cada time, o atacante, entre outros momentos brilhantes, fez um belo gol por cobertura e outro dribalndo o goleiro. O atacante Caio e o meia Felipe Menezes também participaram da atividade.

Reforço comparece a treino antes de apresentação

O meia-atacante Fellype Gabriel, novo reforço do Alvinegro, esteve no gramado de General Severiano e fez um leve aquecimento, correndo em torno do campo, antes mesmo de ser apresentado pelo clube.

A apresentação do jogador está marcada para acontecer às 11h desta sexta-feira.

FONTE:

Em evolução, Hooker é a aposta do Osasco contra o Mackenzie, de Ingrid


Ainda em adaptação ao país, americana tenta levar a equipe a mais uma vitória. Do outro lado, vai encarar jovem aposta, revelação da Superliga

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Nas estatísticas, Destinee Hooker está longe das principais atacantes da Superliga feminina. Principal contratação do Osasco para a temporada, a americana, que ficou fora de algumas rodadas por uma lesão na mão, tem 46 pontos. A maior pontuadora da Copa do Mundo e a MVP do Grand Prix em 2011, porém, mostrou evolução nos últimos jogos e é uma das armas do Osasco para a partida contra o Mackenzie, nesta sexta, às 19h, em Belo Horizonte. Mas ela vai ter uma rival de peso no outro lado da rede: a oposto Ingrid, revelação e segunda maior pontuadora na competição, com 192 pontos. O SporTV transmite o duelo ao vivo.

Volei - montagem Destinee Hooker, do Osasco, e a Ingrid, do Mackenzie (Foto: Vipcomm)Destinee Hooker, do Osasco, e a Ingrid, do Mackenzie: estrelas do duelo (Foto: Vipcomm)

Hooker, que chegou ao Brasil em dezembro, se diz cada vez melhor adaptada. A americana espera evoluir ainda mais diante das mineiras.
- Estou gostando bastante desta temporada no Brasil. O time, a cidade e os torcedores me receberam muito bem. A expectativa é de evoluir cada vez mais com a equipe. O voleibol brasileiro é muito competitivo. É um dos mais fortes do mundo. Temos de pensar em uma partida de cada vez. Estamos treinando forte e espero que possamos fazer uma boa apresentação contra o Mackenzie.

Do outro lado, Ingrid, de 23 anos, ainda não tem no currículo as conquistas de Hooker. Atrás apenas da cubana Herrera, do Minas, que tem 201 pontos nas estatísticas, a oposto fez elogios à americana.
- Ela tem um alcance de ataque muito bom e o bloqueio também funciona muito bem. Acho que a Hooker ainda não mostrou todo o seu potencial nessa Superliga, mas é uma jogadora que sempre pode surpreender.

A jovem atacante, no entanto, afirma que a preocupação é com todo o time do Osasco.
- O meu foco está no jogo. Vamos estar em casa e a torcida nos ajuda bastante. Sabemos que não vai ser fácil, mas vamos fazer de tudo para sair com a vitória.

Na tabela, o Osasco tenta se manter próximo ao líder Rio de Janeiro. Com 25 pontos, a equipe paulista ocupa o quarto lugar, com 25 pontos, atrás também de Vôlei Futuro e do Minas. Em sexto, o Mackenzie tem 17 pontos e tenta evoluir na classificação.

Confira os jogos da rodada:

02.02 (QUINTA-FEIRA - JÁ REALIZADO)
São Caetano x Rio de Janeiro, às 20h, no Lauro Gomes, em São Caetano (SP)

03.02 (SEXTA-FEIRA)
Sesi-SP x Macaé, às 20h, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)
Praia Clube x Minas, às 20h, no Praia Clube, em Uberlândia (MG)
São Bernardo x Pinheiros, no Baetão, em São Bernardo (SP)
Rio do Sul x Vôlei Futuro, no Artenir Werner, em Rio do Sul (SC)
Mackenzie x Osasco, no Mackenzie, em Belo Horizonte (MG) - SPORTV

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/02/em-evolucao-hooker-e-aposta-do-osasco-contra-o-mackenzie-de-ingrid.html

Presente em desfile, musa da Seleção negocia transferência para o Vasco


Sem clube desde o fim do time do Santos, lateral-direita Maurine acompanha lançamento de terceira camisa em São Januário

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Maurine seleção feminina Vasco (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Maurine esteve na loja do Vasco nesta quinta
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)

Os modelos eram os jogadores, que apresentaram o terceiro uniforme. Mas a musa estava fora da passarela. Enquanto os jogadores do Vasco desfilavam na tarde desta quinta-feira, Maurine acompanhava tudo junto do público que assistia ao evento na loja oficial do clube. A lateral-direita titular da Seleção Brasileira feminina negocia para ser a estrela do time cruz-maltino.

Maurine, que já atuou nos Estados Unidos, está sem clube desde que o Santos desfez sua equipe feminina de futebol. Dessa forma, esteve em São Januário para conversar com a diretoria do Vasco e buscar um acerto para atuar pelo clube.

- Ainda não está nada certo, por enquanto tenho apenas conversado com o Vasco para saber melhor das coisas. Enquanto isso, tenho treinado com a Seleção - afirmou Maurine, que recentemente passou por um período de trabalho na Granja Comary, CT da CBF localizado em Teresópolis (RJ).

Caso acerte com o Vasco, Maurine atuará ao lado de companheiras de Seleção como a zagueira Tânia Maranhão e a lateral-esquerda Maicon. O time feminino de futebol do Vasco tem vínculo com a Marinha e treina no centro de educação física da instituíção.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2012/02/presente-em-desfile-musa-da-selecao-negocia-transferencia-para-o-vasco.html

Veja os resultados desta quinta-feira pelos estaduais e pela Libertadores


São Paulo e Santos tropeçam no Paulistão, Grêmio volta a vencer no Gaúcho, e Fortaleza tira a invencibilidade do Horizonte pelo Cearense

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Taça Libertadores da América: (Fase prévia - jogos de volta)

Caracas-VEN 1 x 1 Peñarol-URU - Peñarol classificado
Tigres-MEX 2 x 2 Unión Española-CHI - Unión Española classificado


Campeonato Paulista: (Primeira fase - 4ª rodada)
São Paulo 1 x 1 Guarani
Santos 1 x 1 Oeste
Ponte Preta 2 x 1 Linense

Campeonato Paulista Série A3: (Primeira fase - 1ª rodada)
São Bento 2 x 0 Barretos

Campeonato Carioca: (Taça Guanabara - 3ª rodada)
Madureira 2 x 2 Botafogo
Bonsucesso 0 x 0 Nova Iguaçu
Volta Redonda 2 x 0 Americano

Campeonato Gaúcho: (Taça Piratini - 4ª rodada)
Pelotas 1 x 0 Ypiranga-RS
Grêmio 1 x 0 São Luiz
Caxias 1 x 1 Santa Cruz-RS

Campeonato Catarinense: (Primeiro turno - 4ª rodada)
Atlético Ibirama 1 x 0 Joinville
Figueirense 3 x 1 Metropolitano

Campeonato Cearense:
(Primeira fase - 5ª rodada)

Fortaleza 3 x 2 Horizonte
Guarany de Sobral 1 x 1 Ferroviário
Guarani de Juazeiro 5 x 0 Itapipoca

Campeonato Mato-Grossense: (Primeira fase - 4ª rodada)
Palmeiras-MT 1 x 2 União Rondonópolis

Campeonato Sergipano: (Taça Cidade de Aracaju - 2ª rodada)
River Plate-SE 4 x 1 São Domingos

Campeonato Maranhense: (Primeiro turno - 3ª rodada)
Santa Quitéria 0 x 0 Cordino
Sabiá 3 x 0 Moto Club
Viana 0 x 0 São José-MA
Bacabal 4 x 3 Sampaio Corrêa
Imperatriz 2 x 3 Maranhão

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/02/veja-os-resultados-desta-quinta-feira-pelos-estaduais-e-pela-libertadores.html

Oswaldo admite apatia, mas pondera: 'Jogamos mal, mas já vi pior ganhar'


Chateado, técnico alvinegro afirma que time não pode ceder resultado como aconteceu contra o Madureira, nesta tarde, pela terceira rodada da Taça GB

Por André Casado Rio de Janeiro

O empate em 2 a 2 com o Madureira, nesta tarde, em Conselheiro Galvão, causou sensações diferentes no Botafogo. Depois de ficar atrás do placar por grande parte do jogo, o time virou, mas cedeu o empate nos acréscimos. De um modo geral, Oswaldo de Oliveira confessou que não gostou da atuação de seus comandados, apesar do espírito de luta. Ainda assim, não enxerga motivos para desespero neste princípio de Taça Guanabara (confira os melhores momentos).

- Jogamos mal, não merecemos vencer, mas já vi time com desempenho pior ganhar. Não é uma atuação que nos envergonhe e não podemos nos abater. É típico do início de trabalho, não adianta achar que está tudo errado. Agora, precisamos nos recuperar, até mais fisicamente, para domingo e trabalhar bastante esse lado de ceder o resultado, como aconteceu - disse.

A justifica mais usada para o mau futebol em Moça Bonita, contra o Nova Iguaçu, foi o estado do gramado, muito irregular. Segundo o treinador alvinegro, que já não gostara do último empate, isso não pode ser dito sobre o campo do Tricolor Suburbano, que apresentava falhas, mas não buracos.
- Hoje, o campo não atrapalhou, a bola rolava um pouco melhor, não pareceu dos piores. Não é motivo para crítica, até tivemos a posse de bola e trabalhamos bem em alguns momentos.

O próximo compromisso do Glorioso, que ocupa a liderança provisória do Grupo A, com cinco pontos, é o clássico contra o Flamengo, que ainda pega o Olaria, nesta sexta, com o time reserva

Protestos da torcida
Mais irritada com a perfomance da equipe ficou a torcida do Botafogo que compareceu ao estádio, nesta quinta. Um grupo de aproximadamente 40 pessoas protestou na saída do ônibus da delegação. O veículo teve de manobrar pela contramão para se afastar do pequeno tumulto. Durante o jogo, gritos de "queremos jogador!" e pedidos por Herrera no primeiro tempo foram ouvidos. Hora antes, porém, a diretoria acertava a contratação do meia Fellype Gabriel.

Elkeson, Madureira x Botafogo (Foto: Fernando Soutelllo/AGIF)Elkeson, que teve mais um desempenho apagado, tenta dominar a bola (Foto: Fernando Soutelllo/AGIF)

FONTE:

Versatilidade de Fellype Gabriel é um de seus pontos fortes, revela técnico


Meia chega nesta sexta-feira para ajudar até mesmo na lateral esquerda, posição carente no elenco alvinegro. Oswaldo segue atento aos reforços

Por André Casado Rio de Janeiro

oswaldo de oliveira botafogo (Foto: Jorge William / O Globo)Oswaldo elogiou seu antigo pupilo e falou sobre
mais reforços (Foto: Jorge William / O Globo)

Presente na lista inicial de Oswaldo de Oliveira, em dezembro, o meia Fellype Gabriel retornou à pauta do Botafogo na última semana, principalmente por ter sido polivalente nas mãos do treinador quando ambos trabalharam juntos no Kashima Antlers. Canhoto, desempenhou diversas funções e deixou o estigma de promessa que não vingou para trás. Revelado pelo Flamengo, atingiu a maturidade e, agora, aos 26 anos, decidiu rescindir seu contrato no exterior por uma nova chance num clube grande.

- Fellype esteve comigo por dois anos no Kashima, é um jogador de muita qualidade e obediência tática e que melhorou demais ao longo do tempo. Espero que possa repetir o que fez no Japão. Já o usei nas três posições de meia, como atacante e até como lateral-esquerdo. Cumpre múltiplas funções, o que é importante para nós no momento. Vamos ver como será a readaptação dele aqui - comentou Oswaldo, satisfeito com a aquisição.

O gerente Anderson Barros, que arquitetou a contratação, também o elogiou.
- É um jogador de quem gosto muito. E está mais forte, sem dúvidas. Passou nos exames e será apresentado depois do treino desta sexta - confirmou.

Após a reprovação do chileno Rojas, há duas semanas, a apreensão sobre os testes clínicos foi tratada com tranquilidade. Fellype desembarcou na última quarta e já assinou contrato até o fim da temporada. A expectativa é de que já comece a treinar nesta sexta e seja regularizado semana que vem, a tempo de atuar na Taça Guanabara. Seu nome perdera espaço com a vinda de Andrezinho, ex-Inter. No setor, ainda há Maicosuel, Elkeson, Felipe Menezes e os jovens Cidinho e Jeferson.

Fellype Gabriel botafogo (Foto: Divulgação/ Site Oficial Botafogo)Fellype Gabriel já posou com a camisa do Botafogo, em General (Foto: Divulgação/ Site Oficial Botafogo)

Apesar da notícia positiva, o técnico alvinegro falou com mais veemência sobre a necessidade de encorpar ainda mais o elenco, tomando como exemplo a lesão do lateral-direito Lucas, que, com fadiga muscular, foi poupado do primeiro tempo do jogo contra o Madureira, que terminou 2 a 2, nesta quinta, em Conselheiro Galvão.

- No futebol é sempre importante enriquecer o grupo, ter opções. Lucas, hoje, não suportaria 90 minutos e tivemos de usar um atleta que não é da posição, não é um especialista. Isso pode ser complicado. Seguimos atentos ao mercado - disse.

Até o fim de abril, quando se encerram as ligas europeias e o Campeonato Brasileiro tem início, o Botafogo tem tudo para realizar mais duas contratações. Um lateral de cada lado e um zagueiro são os alvos. A tendência é que a versatilidade ajude na escolha.



Líder absoluto, Rio supera o São Caetano e chega à 12ª vitória seguida


Equipe de Bernardinho derrota paulistas com facilidade mesmo fora de casa

Por GLOBOESPORTE.COM São Caetano do Sul, SP

O jogo era fora de casa, mas o Rio de Janeiro pouco se importou. Diante do São Caetano, a equipe carioca venceu mais uma, a 12ª seguida, e segue inabalável na ponta da tabela da Superliga feminina. A equipe de Bernardinho superou as paulistas por 3 sets a 0, parciais 25/21, 25/22 e 25/19.
Com a vitória, o Rio de Janeiro chega aos 33 pontos, em situação confortável na tabela. Já o São Caetano continua fora da zona de classificação para a próxima fase da Superliga. A equipe paulista ocupa a nona colocação, com apenas oito pontos.]

Na próxima rodada, o Rio de Janeiro volta a jogar em casa, contra o Mackenzie, terça-feira, às 18h. Já o São Caetano encara o Sesi, na Vila Leopoldina, às 20h.

Rio de Janeiro vôlei Superliga São Caetano (Foto: João Pires/VIPCOMM)Meninas do Rio comemoram vitória contra o São Caetano (Foto: João Pires/VIPCOMM)

Depois de uma sequência de clássicos, contra Minas, Pinheiros, Vôlei Futuro, Osasco e Sesi, o Rio de Janeiro conseguiu uma vitória importante contra um time que está abaixo na tabela. A líbero Fabi comemorou o bom resultado.

- Achei que poderíamos sentir um pouco, mas fomos bem e conseguimos superar a fase. Passamos por uma etapa difícil, mas estamos só na metade do campeonato, e logo teremos outro período mais forte pela frente. O time errou um pouco, algo normal contra um time jovem, com muita disposição, mas o importante é que conseguimos o resultado esperado - disse a jogadora, eleita a melhor em quadra.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/02/lider-absoluto-rio-supera-o-sao-caetano-e-chega-12-vitoria-seguida.html

Com fratura na tíbia, Giba vai passar por cirurgia e está fora da Superliga


Ponteiro do Florianópolis e da seleção deve ficar dois meses fora das quadras. Expectativa é que ele consiga disputar a Liga Mundial, em maio

Por Edson Viana Da TV Globo, no Rio de Janeiro

giba vôlei florianópolis superliga masculina (Foto: Vipcomm)No início da Superliga, Giba chegou a acompanhar
a alguns jogos do banco (Foto: Vipcomm)

Os 45 dias passaram, e a fratura por estresse na tíbia esquerda não foi curada. Assim, para acelerar a recuperação, Giba vai passar por uma cirurgia, no dia 13, no Rio de Janeiro. Com 35 anos, o ponteiro do Florianópolis e da seleção brasileira deverá ficar dois meses afastado das quadras e, por isso, está fora da Superliga. Seu time é o líder da competição.

- Esperávamos uma recuperação mais rápida. Se fosse o osso posterior, já teria fechado, mas como o osso é o anterior, que recebe maior parte da tensão do corpo para fora e força mais, não deu o resultado esperado - disse, através de sua assessoria de imprensa.

Giba sentiu a lesão durante a disputa da Copa do Mundo do Japão, em novembro. Antes de voltar aos treinos, o jogador sentiu o incômodo mais uma vez e foi poupado nos primeiros jogos da Superliga, na expectativa de conseguir voltar para o returno da competição. Agora, o ponteiro tenta se recuperar para a disputa da Liga Mundial com a seleção, no fim de maio.

- Está sendo o momento mais difícil para trabalhar a minha cabeça, mas se o problema existe, temos de encontrar a solução. É mais uma dificuldade que vou ter de superar na minha vida. Nunca precisei enfrentar isso, e essa é a minha principal angústia. Fiz uma excelente temporada com a seleção no ano passado. Mas tudo bem, a cirurgia vai ser mais uma lombada que terei de passar por cima.

Para se recuperar a tempo de de voltar bem para os Jogos Olímpicos de Londres, Giba se inspira em Nalbert, que passou por situação parecida em 2004, antes das Olimpíadas de Atenas
.
- Depois de tanto perrengue para conquistar a vaga, quero fazer de tudo para defender novamente a seleção e coroar a minha carreira em mais uma competição. Neste momento, tenho me inspirado bastante no Nalbert, que passou por uma situação parecida em 2004, com o agravante de fazer uma cirurgia mais complicada ainda. Mas com o apoio dos companheiros e as orações de toda a torcida, ele conseguiu retornar, e espero que o mesmo aconteça comigo. Já, já, eu estou de volta.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/02/com-fratura-na-tibia-giba-vai-passar-por-cirurgia-e-esta-fora-da-superliga.html