sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Visitação especial

Amarildo, ídolo alvinegro, guiará os torcedores pela sede neste sábado
Amarildo é um dos craques do time bicampeão carioca em 62 (Crédito: Arquivo)Amarildo é um dos craques do time bicampeão carioca em 62 (Crédito: Arquivo)

Homenageado do mês no projeto "Time do Século", o craque Amarildo, um dos grandes ídolos do Botafogo e da Seleção Brasileira, recebe os torcedores alvinegros neste sábado (28/1), a partir das 10h30, na sede de General Severiano. Amarildo contará boas histórias da sua época de jogador e conduzirá os torcedores pelas dependências do clube. Excepcionalmente neste sábado, a entrada é franca.

A visitação especial de Amarildo obedecerá o mesmo roteiro do Projeto Manequinho, disponível de segunda a sexta-feira. Há uma série de atraçõe especiais. Logo ao entrar na sede do Botafogo, o torcedor pode ver o casarão histórico e o grande pavilhão alvinegro com dimensões de 4x6m e 22 metros de altura. Não há como não se emocionar ao chegar ao Salão Nobre e à Sala de Troféus. Expostas para admiração dos torcedores, taças de todos os esportes mostram o espírito vencedor do clube. Também estão disponíveis para visualização fotos e documentos antigos, além de uma seção especial em homenagem a Nilton Santos, entre outras memórias que orgulham qualquer alvinegro de coração.

No caminho da sede para o complexo sócio-esportivo, é possível conhecer o Memorial dos Fundadores e o Túnel do Tempo, dois modernos espaços inaugurados no ano de 2011. O primeiro  homenageia os 12 precursores da paixão alvinegra e o segundo faz ode à história gloriosa. Há um rico acervo com imagens dos principais ídolos do Botafogo em ação, além de narração de gols e cânticos da torcida, o que deixa o trajeto emocionante e nostálgico. A parte final do espaço é destinada exclusivamente aos Esportes Olímpicos, mostrando que "noutros esportes tua fibra está presente".

Com disponibilidade de acordo com a programação do futebol profissional, o CT João Saldanha poderá ser visitado. O torcedor terá a chance de conhecer o local onde os jogadores do Botafogo se preparam para as partidas. No percurso, estão Sala de Imprensa Armando Nogueira / Tempo Real, sala da comissão técnica, fisioterapia, musculação e vestiários, tudo especialmente decorado com as cores e ídolos do Glorioso.

No Projeto Manequinho, os guias são jovens aprendizes treinados e qualificados pelo clube, que recebem salários, benefícios e um curso técnico de Administração. Eles encerram o tour com os torcedores na Loja Oficial do Botafogo. Robusta, com 200 metros quadrados de área e em posição privilegiada, a loja oferece todo o conforto para o botafoguense, que têm à disposição uma extensa linha de produtos oficiais licenciados. Há também um charmoso espaço reservado para exposições temporárias, decorado com fotos e grandes ídolos que escreveram seus nomes na história do clube.

Departamento de Marketing
FONTE:

Maturidade de xerife

Aos 28 anos, Antônio Carlos se vê como um zagueiro maduro
Antônio Carlos já se vê como um jogador maduro (Crédito: AGIF)Antônio Carlos já se vê como um jogador maduro (Crédito: AGIF)

As atuações com a camisa do Botafogo nas últimas temporadas vem rendendo elogios constantes a Antônio Carlos. Respeitado pela torcida alvinegra, o defensor é um dos líderes do grupo comandado por Oswaldo de Oliveira.

“Os zagueiros em geral costumam ter uma evolução maior aos 25, 26 anos... Eu estou com 28, já estava na hora”, brincou Antônio Carlos. “A gente fica mais maduro principalmente na questão de posicionamento”, explicou.

Com o reconhecimento, vem também a expectativa por uma convocação para a Seleção Brasileira. Ansioso para se tornar mais um da equipe a vestir a Amarelinha, o zagueiro revelou que viveu momentos de nervosismo antes da convocação de Mano Menezes para o Superclássico das Américas. No final das contas, apenas Jefferson, Elkeson e Cortês serviram ao selecionado, mas Antônio Carlos não se desespera.

“Eu trabalho para fazer bem o meu papel aqui, e é claro que tenho o sonho de ser convocado. Na convocação para o jogo contra a Argentina estava ansioso. Fiquei triste porque foi uma coisa que não aconteceu, mas já estava pronto para o sim e para o não”, contou o zagueiro, que depois rechaçou uma possível futura brincadeira dos companheiros. “Me acho maduro. Daqui a pouco começam me chamar de experiente, aí é fogo...Tenho uns quatro anos ainda até essa época, então espero que essa convocação chegue logo”, brincou.

Um dos momentos de maior descontração da palestra dada pelo Departamento de Marketing aos jogadores na última quarta-feira, as animações exibidas no telão durante a escalação no Stadium Rio fizeram sucesso com o elenco alvinegro. Retratado como xerife na charge, Antônio Carlos prefere manter a humildade.

“Que xerife, que nada (risos). Gostei muito, achei que ficou bem legal a charge. Tudo que é novidade é válido.  Ano passado tivemos vídeo para a escalação, que ficou muito legal também. Então parabéns ao marketing do clube que vem fazendo um bom trabalho”, elogiou.

O zagueiro está confirmado como titular para a segunda partida do Glorioso na Taça Guanabara, contra o Nova Iguaçu. O confronto está marcado para as 17h de domingo, em Moça Bonita

Rodrigo Paradella


De volta às raízes

Antigo frequentador de Moça Bonita, Oswaldo de Oliveira se prepara para retornar ao estádio
Oswaldo aprovou a movimentação da equipe no coletivo desta sexta-feira (Crédito: AGIF)Oswaldo aprovou a movimentação da equipe no coletivo desta sexta-feira (Crédito: AGIF)

Depois de longos anos trabalhando do outro lado do mundo, o retorno de Oswaldo de Oliveira para o Rio de Janeiro tem causado diversos reencontros para o treinador. Um deles ocorrerá no próximo domingo, quando o técnico volta a Moça Bonita, palco de muitas lembranças da juventude. Ex-morador de Realengo, o comandante alvinegro revelou que era presença constante nas arquibancadas alvirrubras do estádio.

“Cheguei até a treinar lá uma vez tentando ser jogador. Fora isso, assisti a muitos jogos lá. Vi até mesmo a Seleção Brasileira fazendo um amistoso contra o Bangu, pouco antes da Copa de 70”, revelou o treinador, que seguiu relembrando o passado.

“Estudei oito anos ali em Bangu, passava muito pelo estádio. Tinha muitos amigos lá também. Jogava futebol ali por perto. Hoje são muitos prédios, mas na época eram campos de futebol onde a gente jogava a nossa pelada aos domingos”, contou.

Mas, antes do reencontro, Oswaldo quer deixar o Botafogo pronto para este que será o segundo desafio alvinegro no Carioca. No coletivo da manhã desta sexta-feira no Stadium Rio, o treinador escalou praticamente a mesma equipe que bateu o Resende na estreia. A única exceção foi a ausência de Fábio Ferreira, poupado do treino devido a uma pancada na panturrilha direita, recebida na atividade do dia anterior. O zagueiro não deve ser desfalque para o confronto com o Nova Iguaçu.

Com Lucas Zen como substituto, os titulares bateram os suplentes por 2 a 1. O golaço por cobertura de Elkeson decidiu a atividade, que também teve gols de Loco Abreu e William. A desenvoltura demonstrada pela equipe serviu tranquilizou Oswaldo, que espera encontrar dificuldades para bater o Nova Iguaçu na Zona Oeste.

“Nós vimos o primeiro jogo deles contra o Olaria. É um time muito bem organizado, com jogadores de bom nível”, elogiou o comandante. “A nossa expectativa é de um jogo muito duro realmente”, anunciou.

O reencontro de Oswaldo com Moça Bonita e a partida contra o Nova Iguaçu estão marcados para as 17h deste domingo. A partida é válida pela segunda rodada da Taça Guanabara.

Rodrigo Paradella

Brasileiras e americanas trocam o biquíni por capa de chuva em treino


Duplas encaram a chuva forte na preparação para o Desafio Internacional
de vôlei de praia 4x4, que será disputado neste sábado e domingo, em SP

Por Alfredo BokelSão Paulo
Sol, calor, biquínis, corpos sarados à mostra? Nada disso. Adversário mais temido nesta edição no Desafio Internacional de vôlei de praia 4x4, entre Brasil e Estados Unidos, a chuva atrapalhou o treino dos atletas nesta sexta-feira. E, junto com o frio, deixou os corpos escondidos sob capas de chuva na Arena Guarapiranga, em São Paulo, local do evento. As duas duplas de cada país teriam até uma hora e meia para treinar, mas ninguém se arriscou por mais de meia hora.
Juliana troca as mãos pelos pés observado por Pedro e Ricardo (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto)Juliana troca as mãos pelos pés observada por Pedro Cunha e Ricardo (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto)
Primeiros a entrar em quadra debaixo de chuva, os americanos e campeões olímpicos Todd Rogers e Phil Dalhausser e as quarta colocadas do ranking mundial, Jennifer Kessy e April Ross, fizeram um bate bola bem leve. Na sequência, com a quadra bem mais encharcada, Ricardo e Pedro Cunha e as melhores do mundo, Juliana e Larissa, trocaram o vôlei pelo futebol e tentaram mostrar alguma habilidade para manter a bola no alto, usando pés, peito e cabeça.
- Se continuar assim amanhã (sábado), de repente a gente inventa uma nova modalidade, o 'crossvôlei' - divertiu-se Pedro Cunha.
Em tom mais sério e do alto de seus 2,06m, Dalhausser alertou para os riscos de lesão ao jogar com a quadra nessas condições.
Larissa com a mãe Fátima (Foto: Alfredo Bokel / GLOBOESPORTE.COM)Larissa, já protegida da chuva, com a mãe Fátima
(Foto: Alfredo Bokel / GLOBOESPORTE.COM)
- É perigoso para o tornozelo. Se continuar chovendo assim, os jogos de duplas deste sábado serão num ritmo mais leve. Mas, no domingo, se o tempo melhorar, vamos jogar para valer e decidir o vencedor desse Desafio - disse o americano, ouro em Pequim-2008.
Olhando de longe a filha Larissa bater bola, Dona Fátima França demonstrou aquela preocupação natural de mãe.
- Para que treinar debaixo dessa chuva? - questionou ela, que já acompanhou Larissa em algumas etapas do Circuito Brasileiro, mas nunca foi ao exterior vê-la em ação no Circuito Mundial.
Tanto as americanas Kessy e Ross quanto as brasileiras Juliana e Larissa optaram por treinar vestindo capas de plástico longas e transparentes.
- Péssimo modelito. Definitivamente não combina com vôlei de praia - brincou Juliana.
No sábado, a partir das 14h (de Brasília), serão realizados os dois jogos de duplas, que valem um ponto cada, com transmissão do SporTV. Já no domingo, é a vez da partida 4x4, que vale três pontos e vai definir o campeão do Desafio, ao vivo pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.
Quarteto americano simula situações de jogo debaixo d'água (Foto: Alfredo Bokel / GLOBOESPORTE.COM)Quarteto americano faz um bate bola leve debaixo d'água (Foto: Alfredo Bokel / GLOBOESPORTE.COM)FONTE:http://globoesporte.globo.com/programas/verao-espetacular/noticia/2012/01/brasileiras-e-americanas-trocam-o-biquini-por-capa-de-chuva-em-treino.html

Azarenka e Sharapova duelam pelo número 1 na 'Decisão dos Decibéis'


Bielorrussa e russa se enfrentam, neste sábado, na final do Australian Open

Por GLOBOESPORTE.COMMelbourne, Austrália
Victoria Azarenka e Maria Sharapova estão entre as mais belas, talentosas e... barulhentas tenistas do circuito mundial. A cada batida na bola, um gemido estridente soa pelo estádio. Neste sábado, às 6h30m (de Brasília), as duas estarão frente a frente pela primeira vez em uma final de Grand Slam. Em jogo, na decisão do Australian Open, está o posto de número 1 do mundo. Quem vencer assumirá a vaga de Caroline Wozniacki no alto do ranking.
Montagem sharapova azarenka australian open (Foto: Agência Getty Images)
Ambas, contudo, não gostam de falar de seus próprios gemidos. Sharapova, russa, número 4 do mundo, diz que os gritos são naturais. Em Melbourne, quando foi indagada pela última vez, respondeu que nunca uma pessoa importante o bastante tinha lhe pedido que maneirasse no volume. Azarenka, bielorrussa, número 3 do mundo, cansou do assunto. Na entrevista mais recente, rebateu: "Meu deus, em toda coletiva! Podem me surpreender com uma pergunta diferente?". Disse também que os gritos das rivais não atrapalham.
Gritos à parte, as duas têm pouco em comum. Com 22 anos, Azarenka tenta dois feitos inéditos em um jogo só: seu primeiro Grand Slam e o topo do ranking. Sharapova, aos 24, já têm ambos. Ganhou três Slams (Wimbledon/2004, US Open/2006 e Australian Open/2008) e foi número 1 por 17 semanas. Um título neste domingo coroaria seu retorno - a queda começou em 2008, com uma séria lesão no ombro direito.
Sharapova tem a experiência a seu lado, já que disputou jogos desta importância múltiplas vezes. Em confrontos diretos, contudo, há equilíbrio. Cada uma venceu três jogos. Ambas estão invictas em 2012. Azarenka disputou o WTA de Sydney como torneio de aquecimento para o Australian Open e foi campeã. Sharapova foi direto para Melbourne, onde venceu seis partidas até a final deste sábado.
FONTE:

Jaqueline vira estrela de comercial ao lado de Gisele Bündchen


Modelo brasileira era jogadora de vôlei na época do colégio. Atriz Liv Tyler também é convocada para campanha publicitária de marca de xampu

Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo
volei Jaqueline e Gisele Bundchen (Foto: Divulgação / MPC Comunicação)Jaqueline e Gisele vão participar de campanha
(Foto: Divulgação / MPC Comunicação)
Musa das quadras, Jaqueline se encontrou com Gisele Bündchen nesta semana, em São Paulo. A ponteira do Osasco e a modelo gravaram um comercial para uma marca de xampu. Na época da escola, Gisele era jogadora de vôlei e, com 1,79m, ficou "baixinha" perto de Jaque, que tem 1,86m. 
Além das duas brasileiras, a campanha publicitária terá a participação de outras musas do esporte, seis delas medalhistas olímpicas. Entre as escolhidas estão a nadadora americana Natalie Coughlin, a saltadora chinesa Wu Minxia, a ciclista britânica Victoria Pendleton e a russa Evgenia Kanaeva, da ginástica rítmica. As atrizes Liv Tyler e Eva Mendes também integram o time de famosas.


FONTE:

'Pancada' nos patrocínios faz Vasco iniciar 2012 com problemas


Clube começa a temporada com quase 40% a menos de receitas após fim de dois contratos e tem atraso de salários como reflexo

Por Gustavo Rotstein e Thiago Fernandes Rio de Janeiro

Juninho Pernambucano Vasco (Foto: Rui Porto Filho / Ag. Estado)Vasco iniciou 2012 apenas com patrocínio da
Eletrobras (Foto: Rui Porto Filho / Ag. Estado)

Para os saudosistas, um uniforme com poucos ou sem patrocínio está mais perto das raízes do clube. Mas no futebol atual, uma camisa “limpa” pode resultar em dificuldades financeiras. O Vasco iniciou 2012 sem a parceria com duas empresas que estampavam suas marcas no material utilizado pela equipe, e o reflexo disso não demorou a aparecer. Com quase 40% a menos de receita, a diretoria precisa encontrar meios de pagar salários atrasados, o que causa insatisfação e faz os jogadores ameaçaram não concentrar para o jogo deste domingo, contra o Duque de Caxias.

O patrocínio da Eletrobras rende ao Vasco R$ 14 milhões anuais, e a previsão é que, com o reajuste em 2012, o valor chegue a R$ 16 milhões. No entanto, o clube não tem as certidões negativas de débito que o permitiriam receber a quantia normalmente. Ele depende de uma ação judicial e atualmente parte do recurso encontra-se retido.

Por enquanto, a Eletrobras é a única empresa que estampa sua marca no uniforme do Vasco. BMG e Ale não renovaram seus contratos, que rendiam quase R$ 9 milhões anuais para manga e peito da camisa, respectivamente. Em 2012, o clube planejou arrecadar quase R$ 15 milhões com a soma dos dois espaços, mas até o momento não houve acordo com nenhuma empresa.

- É uma pancada considerável. Tem feito a diferença - resumiu um integrante da diretoria vascaína.
Há algum tempo o Vasco negocia com uma empresa que pagaria R$ 8 milhões para estampar sua marca nas mangas do uniforme, mas o acordo não foi selado. Também estaria encaminhada uma parceria para o peito da camisa.

BMG e Ale não renovaram seus contratos, que rendiam quase
R$ 9 milhões anuais para manga e peito da camisa, respectivamente

A projeção do Vasco para 2012 é arrecadar R$ 34,5 milhões com patrocínio no uniforme, mas atualmente conta com R$ 14 milhões que não vêm sendo pagos regularmente. De acordo com o planejamento do departamento financeiro, o orçamento para a temporada é de R$ 150 milhões, R$ 24 milhões a mais do que no ano passado. No entanto, R$ 122 milhões seriam de gastos e outros R$ 20 milhões de despesas financeiras, como pagamento de empréstimos e juros.

O período de dificuldade, principalmente no início do ano, já era de certa forma previsto pela diretoria. As cotas de direitos de transmissão da televisão relativas a 2012 não podem ser utilizadas integralmente por causa de adiantamentos. Assim, a expectativa é de bons ares no ano que vem, quando essa receita será menos comprometida.

O Vasco também espera receber no início de fevereiro o pagamento relativo às cotas de transmissão dos jogos na Libertadores. O clube encara essa receita como de extrema importância para o pagamento de salários atrasados.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2012/01/pancada-nos-patrocinios-faz-vasco-iniciar-2012-com-problemas.html

Com base da seleção em quadra, Rio e Sesi duelam na abertura do returno


Jogo no Maracanãzinho terá nomes como Marlon, Lucão, Murilo e Serginho

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Volei - Murilo, SESI x RIo (Foto: Felipe Moura/VIPCOMM)Murilo encara bloqueio de Lucão no primeiro turno daSuperliga (Foto: Felipe Moura/VIPCOMM)

Em quadra, um desfile de jogadores com presença constante na seleção. De um lado, Marlon, Theo, Lucão, Alan e Dante. Do outro, Murilo, Serginho, Sidão, Rodrigão e Wallace. Assim, com um elenco de estrelas, Rio de Janeiro e Sesi vão duelar pela primeira rodada da Superliga masculina, às 21h, no Maracanãzinho. A partida, a única desta sexta-feira, terá transmissão ao vivo do SporTV.

Na tabela, as duas equipes vivem fases diferentes. Estreante na Superliga, o Rio de Janeiro ainda tenta encontrar seu melhor padrão de jogo. No primeiro turno, o time carioca terminou na oitava colocação, com cinco vitórias e seis derrotas. O Sesi, apesar da derrota para o Cruzeiro na última rodada, liderou boa parte da competição e agora ocupa o terceiro lugar. No turno, vitória dos paulistas por 3 sets a 0

Lucão, no entanto, acredita na recuperação do Rio de Janeiro no retorno da Superliga.
- Vamos enfrentar um dos favoritos ao título que vem bem na tabela, o que não acontece com a nossa equipe. Nós enfrentamos muitos altos e baixos ao longo da primeira fase. Tivemos alguns problemas de contusão que dificultaram a sequência de treinamentos, mas a equipe está bem e vamos fazer um segundo turno diferente - disse Lucão.

Do outro lado, o levantador Sandro diz que o Sesi precisa corrigir os erros que levaram a equipe à queda da liderança após a derrota para o Cruzeiro. O jogador acredita que a partida contra o Rio vai ser decidida nos detalhes.
- Sabemos que temos que fazer melhor. Nosso último jogo diante do Cruzeiro, apesar de ter sido um jogo pareado, decidido nos detalhes, não foi o ideal. Jogamos abaixo do que podemos e, mesmo assim, foi um jogo. Eles também estão precisando vencer como todos nessa Superliga. Não há um time sobrando, por isso todos tem de dar o seu máximo para ganhar. Sabemos que precisamos melhorar e espero que sexta-feira seja esse dia.

Confira os outros jogos da rodada
27.01 (SEXTA-FEIRA)
Rio de Janeiro x Sesi-SP, às 21h, no Maracañazinho, no Rio de Janeiro (RJ)
28.01 (SÁBADO)
Cruzeiro x Volta Redonda, às 17h, no ginásio da Contagem, em Riacho (MG)
Vôlei Futuro x Juiz de Fora, às 18h, no Plácido Rocha, em Araçatuba (SP)
Minas x São Bernardo, às 11h, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG)
Florianópolis x Londrina, às 20h, no ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC)
30.01 (SEGUNDA)
Montes Claros x Campinas, às 18h30m, no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/01/com-base-da-selecao-em-quadra-rio-e-sesi-duelam-na-abertura-do-returno.html

Sem tolerar Luxemburgo, Flamengo estuda forma de demiti-lo


Multa rescisória é único entrave para a medida. Patrícia Amorim terá conversa ‘olho no olho’ com o comandante quando ele retornar da Bolívia

Por Janir Júnior Rio de Janeiro
Vanderlei Luxemburgo, Real Potosi x Flamengo (Foto: Cezar Loureiro/Agência O Globo)Vanderlei Luxemburgo, Real Potosi x Flamengo
(Foto: Cezar Loureiro/Agência O Globo)

Só a multa rescisória de R$ 4 milhões segura Vanderlei Luxemburgo no Flamengo. A diretoria está farta do comandante e planeja a saída dele imediatamente. Haverá uma conversa “olho no olho” entre a presidente Patrícia Amorim e o treinador para discutir os problemas da pré-temporada.

Luxemburgo está isolado no clube. Ele vive às turras com o vice de finanças Michel Levy e não suporta o diretor de futebol Luiz Augusto Veloso. Como medida paliativa para o jogo contra o Real Potosí, Patrícia convidou o empresário Jorge Rodrigues, amigo do treinador, para chefiar a delegação na Bolívia. Ele foi enviado como um missionário da paz para amenizar o clima ruim depois dos dias em Londrina.

Vanderlei marcou território e avisou que não pede demissão em hipótese alguma. A ideia dele, segundo análise dos dirigentes do alto escalão, é obrigar a diretoria a tomar a decisão de mandá-lo embora e encarar o desgaste com a opinião pública.

O episódio da foto armada entre Ronaldinho e Luxa também não repercutiu bem. Depois de queixas mútuas internas durante a pré-temporada, ambos posaram para o fotógrafo do clube sorrindo lado a lado na Bolívia. A ideia partiu de dirigentes que estavam em Sucre. No Rio de Janeiro, a diretoria, que não participou da trama, considerou a imagem uma “forçada desnecessária”.

Luxemburgo e Ronaldinho Gaúcho no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)A foto da discórdia de Luxa e Ronaldinho
(Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)

Antes da viagem à Bolívia, Ronaldinho e seu irmão, Roberto Assis, pediram garantias de que Vanderlei sairia do cargo. Eles teriam recebido a resposta positiva de Patrícia em uma das reuniões para tentar o acerto com a Traffic. A presidente não confirma essa informação.
Em outra ponta do problema, a presidente detectou a fragilidade no departamento de futebol e busca um nome para ser o vice de futebol e evitar a superexposição dela nos problemas do setor.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/01/sem-tolerar-luxemburgo-flamengo-estuda-forma-de-demiti-lo.html