sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Rio bate Volta Redonda e conquista o seu primeiro título no vôlei masculino

Jogando no Maracanãzinho, time carioca fatura o Campeonato Estadual, ao fazer 3 sets a 1 (20/25, 25/19, 26/24 e 25/17) na equipe da Cidade do Aço

Por SporTV.com Rio de Janeiro
 
O Rio de Janeiro é o novo campeão carioca de vôlei masculino. Criado em abril de 2011, o time da capital conquistou o seu primeiro título oficial na noite desta quinta-feira, ao derrotar o Volta Redonda por 3 sets a 1 (20/25, 25/19, 26/24 e 25/17), no Maracanãzinho (veja os pontos finais da partida no vídeo ao lado). A vitória impediu o clube da Cidade do Aço a chegar ao tetracampeonato estadual. Os dois times disputam a Superliga Masculina de Vôlei.

O jogo começou com um erro de saque do experiente Dante, o que tornou o início do set equilibrado, até uma bola de segunda de Marlon, que fez o Rio abrir dois pontos de vantagem pela primeira vez: 7 a 5.  Após o nono ponto dos adversários, o Volta Redonda reagiu e conseguiu o empate, em uma cortada certeira do ponteiro Jamelão. A virada veio no 15º ponto, em um ace do mesmo Jamelão: 15 a 14. Foi a senha para o Rio se perder em quadra e ceder mais três pontos, dois deles em bloqueios no atacante Theo. A partir de então, o Volta Redonda tratou de administrar a vantagem, até fechar em 25 a 20, em uma cravada de Giovanni.

Rio vence o Volta Redonda e conquista o Campeonato Estadual de vôlei masculino (Foto: Divulgação)Após um mau primeira set, Rio voltou arrasador no decorrer da partida (Foto: Divulgação)
Em desvantagem na partida, o Rio de Janeiro entrou mais ligado no segundo set e tratou de abrir logo 3 a 0, 5 a 2 e 8 a 3. Após o tempo técnico obrigatório, o panorama seguiu o mesmo, com o time carioca mandando em quadra, comandado por Marlon e Lucão. Com um ace de Luiz Felipe, o Rio fez 19 a 13 e ficou muito perto da vitória no segundo set. Após um erro de saque de Jamelão, a equipe azul e branca conseguiu o set point e fechou o período em 25 a 19, em um ataque de Paulo Vitor.

O terceiro set começou mais equilibrado que o segundo, sendo disputado ponto a ponto em sua primeira parte. O Rio só foi se distanciar no placar a partir do 12º ponto, em um bloqueio triplo em cima de Ezinho. Quando tudo parecia definido, o Volta Redonda reagiu e enconstou no marcador na reta final do período: 21 a 20. A reação desestabilizou os cariocas, que viram os rivais virarem para 24 a 23. O Rio então tratou de reagir e fehcou o terceiro set em 26 a 24.

O quarto período foi disputado ponto a ponto - com direito a uma trombada do líbero Alan nos galões de água (veja vídeo ao lado) -, até o Rio abrir 14 a 9 em um erro de ataque de Everaldo. A partir de então, o time da Cidade do Aço não se encontrou mais em quadra, chegando a deixar a equipe carioca abrir 10 pontos: 21 a 11. A vitória era questão de mais alguns minutos e ela veio com uma cravada de Luiz Felipe, que fez 25 a 17.

Após a partida, os jogadores do Rio de Janeiro comemoraram muito a primeira conquista masculina do clube.

- Não foi o espetáculo que nós queríamos, mas atingimos o objetivo, que era conquistar o nosso primeiro Estadual. Os louros ficam com o Luiz (Felipe), que foi o nome do jogo - afirmou o técnico do Rio, Marcos Miranda.

O ponta Dante revelou que jogou a decisão no sacrifício e também vibrou muito com o inédito troféu.
- Nunca procuro falar sobre as dores, mas me incomodaram muito desde o início do jogo. Fico feliz por ter feito parte de um título de um time montado para fazer história. Que seja o pontapé inicial para várias conquistas - destacou.

Campeões posam com o troféu, após a premiação no Maracanãzinho (Foto: Divulgação)
FOMTE:

Clijsters sente dores no quadril e abandona a semifinal em Brisbane

Hantuchova dá sorte mais uma vez e ganha uma vaga na decisão do torneio

Por GLOBOESPORTE.COM Brisbane, Austrália
 
Kim Clijsters havia vencido o primeiro set por 7/6(4) contra Daniela Hantuchova, mas começou a sentir dores no quadril esquerdo e abandonou a semifinal do WTA de Brisbane, na Austrália. A belga pediu atendimento médico no começo do segundo set e tentou seguir no jogo, mas desistiu quando a eslovaca liderava por 3/1.

Kim Clijsters Brisbane atendimento médico tênis (Foto: Agência Getty Images)Kim Clijsters recebe atendimento médico em quadra no começo do segundo set (Foto: Getty Images)
 
Com o resultado, Hantuchova ganha uma vaga na decisão do torneio. Ela enfrentará a estoniana Kaia Kanepi (34), que dominou a italiana Francesca Schiavone (11) na outra semifinal e venceu por 6/3 e 6/0.
Hantuchova, atual número 24 do mundo, não pode reclamar da sorte em Brisbane. Depois de ganhar dois jogos e alcançar as quartas de final, a bela eslovaca contou com o abandono de Serena Williams e avançou à semi por WO.

Agora, diante de Clijsters, Hantuchova viu a belga não resistir às dores e desistir. Foi a primeira vitória da eslovaca em dez duelos com a belga. Até esta sexta-feira, Hantuchova só havia vencido um set contra a adversária.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/01/clijsters-sente-dores-no-quadril-e-abandona-semifinal-em-brisbane.html

Tanaka treina sozinho para estar em forma caso feche com o Botafogo

Com negociação em andamento, zagueiro passa as férias com a família no interior de São Paulo pescando para relaxar e trabalhando para ficar 100%

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
tulio tanaka japão camarões (Foto: Getty Images)Tanaka tem recebido contato dos dirigentes de
Botafogo e Nagoya Grampus (Foto: Getty Images)
 
Todos os obstáculos parecem incapazes de impedir o Botafogo de ir atrás de Marcus Túlio Tanaka. O zagueiro brasileiro naturalizado japonês, de 30 anos, que atua no Nagoya Grampus, é considerado fundamental para o técnico Oswaldo de Oliveira na formação do time para esta temporada. Mas não é só o clube que está mostrando essa disposição. O jogador tem feito o mesmo em suas férias em Palmeira D’Oeste, no interior de São Paulo, onde mora sua família.

Normalmente, nesse período, Tanaka aproveita o tempo apenas para descansar e relaxar depois de uma longa temporada. Desta vez, os planos são outros. Desde dezembro no Brasil, por causa de uma lesão no joelho direito, ele tem usado os primeiros dias de janeiro para recuperar a forma física e, caso consiga acertar a sua transferência para o Botafogo, estar pronto para entrar em campo. Ele só voltaria a treinar em fevereiro, no início da pré-temporada no Japão.

Tanaka tem recebido contato de dirigentes do Botafogo e do Nagoya Grampus, além de um representante no Japão, que é responsável por negociar a sua saída do clube japonês. A preocupação é que a negociação seja tranquila para evitar uma despedida com mágoas e rancores. Mas mostra cautela também para não fechar as portas no clube carioca por causa da demora.

Com contrato até o fim de 2013, a situação de Tanaka, que disputou a Copa do Mundo de 2010, é mais complicada do que se imaginava inicialmente. Antes, a expectativa é de que o jogador pudesse ser liberado por estar em seu último ano de vínculo, mas na verdade ainda havia mais dois anos de compromisso. O Nagoya pede 700 mil euros (R$ 1,7 milhão) para liberá-lo. O Botafogo tenta reduzir o valor.

Enquanto espera a definição de seu futuro, Tanaka segue mantendo a forma sozinho no interior de São Paulo e aproveitando alguns momentos com os amigos para pescar, seu hobby preferido, com sucesso para pegar corvinas e degustando um cardápio variado. Resta saber se o Botafogo terá a mesma destreza para buscar o seu peixe premiado no mar revolto do mercado do futebol.

Confira as novidades das negociações em tempo real na Central do Mercado!

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/01/tanaka-treina-sozinho-para-estar-em-forma-caso-feche-com-o-botafogo.html

Jogadores do Botafogo acordam cedo para início oficial da pré-temporada

Divididos em grupos, eles seguem o cronograma com exames cardiológicos e as primeiras atividades físicas em General Severiano, a partir das 7h

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
jogadores no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Treino começa cedo para os jogadores no início do
ano (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
O trabalho começou cedo nesta quinta-feira no Botafogo. Desde às 7h (de Brasília), os jogadores se revezam em grupos em uma clínica da Barra da Tijuca para os exames cardiológicos de pré-temporada. Já em General Severiano, o novo preparador físico, Ricardo Henriques, comanda as primeiras atividades sob sol forte.
O treinamento foi feito em um campo menor na sede do Botafogo, em General Severiano. No maior, há marcações prontas para outro tipo de exercício, uma corrida ainda leve. Na quarta-feira, os jogadores se apresentaram para a pré-temporada e conversaram com o técnico Oswaldo de Oliveira, contratado em dezembro.

A torcida compareceu para incentivar o grupo na reapresentação. Loco Abreu, Andrezinho, um dos reforços contratados para 2012, Renato e Jefferson foram os mais assediados. Seis jogadores foram promovidos dos juniores nesta temporada: O goleiro Andrey (que está com os juniores na Copa São Paulo), o lateral-esquerdo Renan Lemos, os volantes Elber e Gabriel, o meia Jefferson e o atacante Vitinho, maior aposta do clube no momento
.
A delegação fica em General Severiano até o dia 14 - quase sempre em atividades integrais -, quando viaja para Saquarema, onde finalizará a pré-temporada. A estreia no Campeonato Carioca será no dia 22,
 contra o Resende, no Engenhão.

Elkeson e Fábio Ferreira no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Elkeson e Fábio Ferreira chegam cedo para treino e se cumprimentam (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
 
FONTE:

Botafogo deve anunciar o seu novo patrocinador master nesta sexta-feira

Empresa é uma das três que estampou a marca no uniforme em 2011. Clube ainda está perto de oficializar a Puma como fornecedora de material

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
Jogadores do Botafogo fazem treino físico (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)Jogadores treinam com o uniforme produzido pela
Fila (Foto: André Casado/Globoesporte.com)
 
As negociações com os patrocinadores para esta temporada parecem estar caminhando para o fim no Botafogo. Nesta sexta-feira, a expectativa dos dirigentes do clube é anunciar a marca que vai ocupar o espaço nobre do uniforme. A vaga está entre João Fortes, Havoline e Guaraviton, justamente os três atuais.
A busca por esse parceiro acontece justamente no momento em que o clube está próximo de fazer o anúncio oficial da Puma como fornecedora de material esportiva. Para os dirigentes do Botafogo, a preferência é por apresentar o novo uniforme com o patrocinador master definido.

Os representantes da Puma já trabalham com o estatuto do clube e possibilidades de escolha da camisa mesmo antes de o acerto ser anunciado oficialmente. Dificilmente, o time vai estrear no Campeonato Carioca, dia 22, contra o Resende, no Engenhão, com o novo uniforme.

Por enquanto, os jogadores treinam com um uniforme da Fila, produzido no ano passado, sem qualquer patrocinador. A marca da empresa fica coberta por uma fita preta, já que houve um desentendimento entre as partes que levou ao rompimento do contrato pelo Botafogo.

Em 2011, o espaço principal da camisa foi ocupado pela empresa de engenharia João Fortes, enquanto Havoline e Guaraviton ficaram com espaços secundários. Além dos três parceiros do ano passado, há ainda mais dois concorrentes na disputa.

Confira as novidades das negociações em tempo real na Central do Mercado!
Clique aqui e assista aos vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/01/botafogo-deve-anunciar-o-seu-novo-patrocinador-master-nesta-sexta-feira.html

Com Montillo a seu favor, Timão 'vira o jogo' e vê Cruzeiro encurralado

Após meia pedir para sair, Corinthians aposta que Raposa será obrigada a aceitar os R$ 20 milhões oferecidos. Paulistas descartam subir a proposta

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo
 
Montillo, do Cruzeiro  Lagoa da Pampulha  (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)Montillo pode trocar Belo Horizonte por São Paulo
(Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)
 
Bastou Montillo se manifestar para o Corinthians conseguir uma reviravolta na negociação com o Cruzeiro. Depois de tanto insistir para que a Raposa aceitasse negociá-lo, o Timão agora adota a paciência para fechar o negócio nos próximos dias. Com o argentino seduzido pelo alto salário que receberá, os paulistas garantem que não aumentarão a oferta e acreditam que os mineiros aceitaram a derrota na queda de braço que se arrasta desde os últimos meses de 2011.

O Corinthians entende que chegou ao seu limite financeiro ao aceitar pagar R$ 20 milhões. Apesar de ser considerado uma peça fundamental para a disputa da Libertadores, o argentino já tem 27 anos e só agora conseguiu projeção. As declarações dele na quinta-feira, indicando o desejo de sair de Belo Horizonte, deixaram o clube irredutível sobre o dinheiro a ser gasto.

A estratégia de espera do Timão é simples: como está pressionado pelo próprio Montillo, o Cruzeiro terá de concordar com o dinheiro que o Corinthians ofereceu. Caso contrário, ficará com um atleta insatisfeito no elenco. Dimas Fonseca, diretor de futebol da Raposa, já admitiu que o clube não tem condições de brigar com os salários oferecidos pelo Corinthians.
saiba mais
Desde o começo das negociações entre Timão e Cruzeiro, os dirigentes do clube mineiro não abriam mão de Montillo. O motivo é político: Gilvan de Pinho Tavares não gostaria de assumir a presidência vendendo o principal jogador da equipe como seu primeiro ato no cargo.

O valor estipulado foi de € 15 milhões (R$ 36,7 milhões), subindo para € 17 milhões (R$ 39,9 milhões) após a reunião de quarta-feira entre os clubes - a Raposa é dona de 60% dos direitos. O banco BMG tem outros 20%, mesma porcentagem de um grupo de investidores.

O Cruzeiro, porém, ainda tentará uma última cartada em reunião com o jogador nesta sexta-feira. A ideia é oferecer um reajuste salarial a Montillo e envolvê-lo em campanhas publicitárias que poderão alavancar os vencimentos. O clube pretende utilizá-lo como o garoto-propaganda do plano para atrair sócios torcedores, gerando mais receita.

O Corinthians ainda evita dar o negócio como certo, mas a confiança da diretoria aumentou consideravelmente com os desdobramentos da última quinta. O clube espera que a negociação se encerre até o final de semana para Montillo iniciar o mais rápido possível os treinamentos com o restante do grupo. Ele terá um mês de trabalho até a estreia na Libertadores, dia 15 de fevereiro, contra o Deportivo Táchira, na Venezuela.

Caso o acordo aconteça, Montillo será o reforço mais importante do Timão para 2012. O clube contratou anteriormente os pouco badalados Cássio, Vitor Júnior, Felipe, Elton e Gilsinho, além do chinês Chen Zhizhao. Com alguns dias de atraso, o grande presente de Natal da Fiel está prestes a chegar.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/01/com-montillo-seu-favor-timao-vira-o-jogo-e-ve-cruzeiro-encurralado.html

Instável, Federer perde set para freguês, mas vai às semis em Doha

Tricampeão em Doha, suíço acumula 20 triunfos consecutivos no circuito

Por GLOBOESPORTE.COM Doha, Qatar
 
Não foi a mais brilhante das atuações de Roger Federer. O suíço cometeu 41 erros não forçados e até perdeu um set, algo que nunca tinha acontecido em sete jogos contra o italiano Andreas Seppi (38 do mundo). Mesmo assim, o atual número 1 do mundo foi superior nos momentos decisivos e saiu com a vitória por 6/3, 5/7 e 6/4 nesta quinta-feira, no ATP 250 de Doha, no Qatar.

Roger Federer tênis Doha quartas (Foto: João Pires / Divulgação)Roger Federer conseguiu superar o dia ruim e vencer (Foto: João Pires / Divulgação)
 
O resultado significa a 20ª vitória seguida de Federer, que não perde desde as semifinais do US Open/2011, em setembro. Tricampeão em Doha, ele avança às semifinais e vai encarar o francês Jo-Wilfried Tsonga (6), que vem de vitória tranquila por 6/2 e 6/1 sobre o espanhol Albert Ramos (66). O suíço venceu as quatro últimas partidas que fez contra o francês e leva vantagem em confrontos diretos por 8 a 3
.
Como nos duelos anteriores com Seppi, Federer tomou o controle e saiu na frente nesta quinta-feira, com uma quebra de vantagem. Seppi, no entanto, quebrou de volta quando o suíço cometeu uma dupla falta no quinto game. O italiano, contudo, nem chegou a empatar o placar. Federer conseguiu outra quebra no sexto game, abriu 4/2 e manteve a dianteira até o fim.

O segundo set começou diferente. Com outro game ruim de Federer no saque, Seppi conseguiu a quebra no segundo game e, em seguida, abriu 3/0. O número 3 do mundo ainda salvou um break point no quarto game, mas foi quebrado no sexto e viu Seppi abrir 5/1. O número 38 do mundo sacou duas vezes para fechar a parcial, mas sentiu o momento e vacilou em ambas. Pouco depois, o placar mostrava 5/5.

Quando tudo parecia indicar uma virada de Federer, Seppi voltou a brilhar. Confirmou seu saque no 11º game e, graças a um erro de direita do suíço, fechou o set em 7/5. Foi a primeira vez em 17 parciais que o italiano venceu um set contra o ex-número 1 do mundo.

Na parcial decisiva, Federer logo tomou a frente, com uma quebra de saque no primeiro game. Sepp seguiu lutando e teve dois break points no oitavo game, mas jogou uma esquerda para fora e devolveu mal um saque. O número 3 do mundo confirmou o serviço e não deu mais chances.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/01/instavel-federer-perde-set-para-fregues-mas-vai-semis-em-doha.html

Renato gosta do regime parcial de concentração: 'A estrutura é boa'

Volante exalta a chance de se manter perto da família por mais tempo que os rivais e lembra que terá sua primeira pré-temporada após volta ao Brasil

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro
 
Renato e Loco Abreu no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)Renato e Loco exibem boa forma na reapresentaçãodo time (Foto: Thales Soares/Globoesporte.com)
 
A repetição do esquema de meio período de concentração na primeira parte da pré-temporada causou ótima impressão nos jogadores do Botafogo. A possibilidade de poder dormir em casa até o dia 14, após os treinos integrais, em constraste com o regime adotado pelos rivais, foi exaltada. As justificativas, segundo o volante Renato, é que o clube oferece condições ideais para isso e, claro, a proximidade da família.

- Para nós, jogadores, é melhor, até porque a estrutura do Botafogo atende às necessidades de todos os departamentos e do professor Oswaldo. Estar próximo à família é importante também. Depois vamos viajar, acho correto. E não há nada mais proveitoso do que essa escolha para fazermos uma boa pré-temporada - ressaltou.

Em 2011, a sequência dos trabalhos visando à estreia do Campeonato Carioca seria em Teresópolis, mas as fortes chuvas que assolaram a Região Serrana cancelaram os planos. A diretoria, então, optou por usar novamente as instalações da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema, e o campo do Boavista, no distrito de Bacaxá, por seis dias. O primeiro jogo da temporada é contra o Resende, dia 22, no Engenhão.

No ano passado, Renato chegou em junho, com os campeonatos em andamento por aqui. Agora, no entanto, terá a chance de estar no mesmo nível físico que os companheiros depois de sete anos no futebol espanhol com outro tipo de preparação.
- Demorei para me entrosar, por causa do condicionamento também. Agora estou desde o início, vai ser muito bom. A tendência é estar em melhores condições por participar deste processo - acredita o volante, eleito terceiro melhor da posição no último Brasileirão.

Seguindo essa linha, apesar dos 32 anos, o camisa 8 alvinegro é um dos que se apresentou na mesma forma que encerrou 2011 e garante estar no mesmo peso. Para ele, o segredo é se cuidar durante as férias para que o calor de janeiro não faça estragos.

- Eu me preparo e me cuido nas férias também, o próprio descanso ajuda. É fundamental para começarmos bem os primeiros jogos. O calor aqui é grande, tenho que me acostumar com o verão, mas lá fora já passei por treinos até mais quentes do que no Rio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/01/renato-elogia-regime-de-concentraca-em-meio-periodo-estrutura-e-boa.html