terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012: Náutico começa sofrendo e termina o ano em alta


Timbu perdeu semifinal do Pernambucano para o Sport, mas viu rival cair para a Série B e se garantiu na elite do futebol com direito à Sul-Americana

Por Lula Moraes Recife

A torcida do Náutico teve poucos motivos para festejar no início de 2012, mas depois a decepção se tornou esperança. Com um time limitado e sem um homem de referência no ataque, o Timbu derrapou no Campeonato Pernambucano e perdeu para o rival Sport, nas semifinais do torneio, a chance de disputar o título com o Santa Cruz.

A campanha na Copa do Brasil foi igualmente decepcionante. Ainda na primeira fase, os pernambucanos foram goleados pelo Fortaleza por 4 a 0 no Ceará. No jogo da volta, nos Aflitos, o Timbu venceu os cearenses por 2 a 1, mas o resultado foi insuficiente para garantir a classificação à segunda fase do torneio.

Após a demissão do técnico Waldemar Lemos, antes da segunda semifinal contra o Sport, e a contratação do técnico Alexandre Gallo, o panorama começou a mudar nos Aflitos. A chegada do atacante Kieza, que se destacou pelo Timbu em 2011, e a contratação de jogadores experientes como Araújo e Martinez deram uma nova cara à equipe.

O Náutico também deu sorte com jogadores desconhecidos ou que vinham em baixo rendimento em outros times. Os jovens Rhayner e Douglas Santos foram essenciais para o time. Souza, contratado junto ao Palmeiras, e Martinez, que se tornou o capitão do Timbu, também fizeram a diferença para que a equipe garantisse um final de ano alegre para os alvirrubros.

Nesta retrospectiva, o GLOBOESPORTE.COM destacou alguns dos fatos que marcaram o ano do Náutico.

header_materia_retrospectiva2012_PERSONAGEM (Foto: infoesporte)
 Gallo chegou ao Náutico no meio do ano sob a desconfiança de não ter a uma longa sequência nos clubes em que trabalha apesar de normalmente se mostrar eficiente. Pegou o Náutico nas semifinais do Pernambucano e pouco pôde fazer para evitar a eliminação para o Sport. No entanto, com o tempo, armou uma equipe organizada que acabou contrariando os prognósticos e permanecendo na Série A. Como bônus, ainda conseguiu colocar o time na faixa de classificação que dá direito a escolher entre a Copa do Brasil ou a Sul-Americana em 2013. Se escolher esse último torneio, o Timbu voltará uma competição internacional após 44 anos..

header_materia_retrospectiva2012_DIA-CHAVE (Foto: infoesporte)
Um duelo que entrou para história. De um lado o Náutico, brigando por uma vaga na Copa Sul-Americana. Do outro o Sport, precisando vencer para sonhar com a permanência na primeira divisão nacional. O embate entre os dois ocorreu no dia 2 de dezembro, num estádio dos Aflitos lotado com mais de 20 mil pessoas. Foi o dia chave para o futuro próximo dos dois rivais e o Náutico acabou levando a melhor. O Timbu venceu o Leão pelo placar de 1 a 0. Conquistou o objetivo que era a vaga na competição internacional, algo que o clube não participa há 44 anos. De quebra, rebaixou o adversário, que agora precisa recomeçar o planejamento para sonhar com um 2013 melhor.

header_materia_retrospectiva2012_MELHOR-JOGO (Foto: infoesporte)
 O Náutico jogou muito contra o campeão mundial de 2012. Mesmo sem dar muita atenção ao Brasileiro, o Corinthians foi um duro adversário nos Aflitos. Com o estádio lotado, os dois times fizeram um jogo disputado e quem levou a melhor foi o Timbu. O primeiro gol saiu dos pés de Kieza, que entortou Fábio Santos pela esquerda e chutando no canto do goleiro Cássio. Guerrero, o herói do Timão no mundial de clubes estes mês, empatou a partida no Recife. A vitória alvirrubra foi consolidada quando Rogério partiu em velocidade, chutou cruzado e Ralf marcou contra.

header_materia_retrospectiva2012_PIOR-JOGO (Foto: infoesporte)
Eram 11 meses sem conhecer a derrota dentro dos Aflitos até a pífia partida contra o Salgueiro no Pernambucano. O gol do meia do Carcará, Vitor Caicó, aos 34 do segundo tempo, sacramentou o péssimo futebol apresentado pelos alvirrubros no dia 28 de março. Na partida, o Náutico teve cinco desfalques e um futebol abaixo da média resultando em vários passes errados, apatia, chutes sem perigo e muitas faltas do lado alvirrubro. O Salgueiro colocou os donos da casa no campo de defesa e pressionou até conseguir o solitário gol de Vitor Caicó.

header_materia_retrospectiva2012_SURPRESA (Foto: infoesporte)
Douglas Santos teve algumas chances com o técnico Waldemar Lemos, mas foi com a chegada de Alexandre Gallo que o jogador deixou de ser apenas um componente do elenco para se na joia alvirrubra. A história do lateral esquerdo começou a mudar com o baixo rendimento do experiente Lúcio no início do Brasileiro. Como o reserva imediato João Paulo também não satisfez a expectativa, o garoto de 19 anos foi colocado de forma emergencial e acabou ficando com a posição. Como recompensa pelo ótimo futebol apresentando, Douglas Santos foi convocado para integrar a seleção brasileira Sub-20 e vai disputar o Sul-Americano da categoria em janeiro.

header_materia_retrospectiva2012_DECEPCAO (Foto: infoesporte)
A torcida do Náutico não celebra um título estadual desde 2004, quando o time venceu o Santa Cruz no Arruda e se tornou campeão pernambucana naquela ano. Este ano, a expectativa é que o time voltasse às finais da competição após uma excelente Série B em 2011, quando o Timbu se sagrou vice-campeão do torneio. O sonho de voltar a colocar a faixa de campeão no peito ruiu diante do Sport. No primeiro jogo da semifinal, nos Aflitos, a equipe perdeu por 2 a 1 e foi em desvantagem para a partida decisiva na Ilha do Retiro. No fim das contas, o empate em casa fez a alegria dos rubro-negros e deixou os alvirrubros mais um ano na fila de espera.

header_materia_retrospectiva2012_GOLACO (Foto: infoesporte)
O atacante Kim fez apenas dois gols no Brasileiro, mas o primeiro é digno de lembrança. Na 14ª rodada, aos 35 minutos do segundo tempo, o Timbu já vencia o Santos por 2 a 0 quando ele recebeu a bola no campo de defesa alvirrubro, girou e disparou em alta velocidade em direção ao gol de Aranha. Pelo caminho, o centroavante driblou Henrique, ganhou de Bruno Rodrigo na corrida, avançou por toda defesa santista, deu um corte em Durval para tocar na saída do goleiro. Gol de placa, gol à la Neymar, reverenciado como o gol da rodada.

header_materia_retrospectiva2012_POLEMICA (Foto: infoesporte)
Experiente, o lateral-esquerdo Lúcio foi contratado pelo Náutico para ser uma das referências do time do técnico Alexandre Gallo para o Brasileiro. Só que o veterano não rendeu o esperado e acabou chamando a atenção, não pelas atuações, mas pelas acusações bombásticas contra o treinador. Dispensado na 30ª rodada do Brasileiro, antes do confronto com o Palmeiras, nos Aflitos, Lúcio quebrou o silêncio e acusou o treinador de traíra e incoerente. Revelou um suposto motim por parte dos jogadores, encabeçada pelo próprio Lúcio, denunciando um clima insuportável entre Gallo e os comandados. Por fim, deixou no ar uma acusação de favorecimento financeiro do treinador para escalar certos atletas no Timbu: propina para atuar. Gallo classificou as acusações como lamentáveis e prometeu processar o atleta por falta de provas.

header_materia_retrospectiva2012_FRASE (Foto: infoesporte)

“Eu não sei quem comanda esse tipo de atitude, mas deveria ser preso. O árbitro, o bandeirinha, o jogador e, até mesmo a família dele deveriam ser presos".
A frase cheia de ódio foi proferida pelo técnico Waldemar Lemos na sala de imprensa dos Aflitos. A raiva foi descarregada após o treinador ver o atacante Rogério sofrer uma entrada violenta do lateral do América-PE, Maneco, durante o Pernambucano. Rogério acabou rompendo os ligamentos do joelho e ficou fora dos gramados por seis meses.

header_materia_retrospectiva2012_LEMBRA-DISSO (Foto: infoesporte)
Apesar do Náutico ter passado 11 meses sem perder em casa, a relação do time com a torcida era conflituosa. Em várias oportunidades jogadores chegaram a discutir com torcedores no alambrado. Na Série B 2011, o ídolo Kieza chegou a partir para cima de alguns torcedores. No início de 2012, a hostilidade permanecia e, em fevereiro, o técnico Waldemar Lemos entrou em rota de colisão com a parte da torcida que ficava atrás do banco de reservas. O conflito entre os alvirrubros e o treinador, que envolvida muitos xingamentos de um lado e desabafos do outro, chegou ao fim com a contratação de Alexandre Gallo.

header_materia_retrospectiva2012_CRAQUE (Foto: infoesporte)


header_materia_retrospectiva2012_ADEUS (Foto: infoesporte)
Um dos principais ídolos do Náutico, o hoje auxiliar técnico Kuki não teve um jogo oficial de despedida. O ex-jogador foi inscrito no pelo Timbu no Campeonato Brasileiro e especulou-se que o adeus dos campos se daria após o time se livrar do rebaixamento para a Série B ou contra o rival Sport na última rodada. A partida, no entanto, era importante demais para qualquer festividade e o adeus foi adiado para 2013.

header_materia_retrospectiva2012_CAMPANHA (Foto: infoesporte)
Após ser eliminado nas semifinais do Pernambucano, o Náutico começou o Brasileirão desacreditado. Em uma pesquisa com jogadores, técnicos e dirigentes, o time foi apontado como o principal candidato ao rebaixamento para a Série B. Mas o que ninguém esperava é que o 'fator Aflitos' fizesse diferença. Em casa, o Timbu foi soberado e conquistou a maioria dos pontos necessários para garantir a permanência na Série A em 2013. Os alvirrubros perderam apenas para o Fluminense, Coritiba e Flamengo nos Aflitos e aplicaram goleadas no São Paulo, Santos e Internacional. O Atlético-MG, de Ronaldinho Gaúcho, penou e o craque chegou a afirmar que o gramado do estádio pernambucano era "único" e prejudicava os rivais do Náutico. Graças aos pontos conquistados em casa, o Timbu ficou na zona de classificação que dá direito a participar da Sul-Americana no próximo ano.

FONTE?
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/nautico/noticia/2012/12/retrospectiva-2012-nautico-comeca-sofrendo-e-termina-o-ano-em-alta.html

Nenhum comentário: