terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Abandonado, Cetale vive em clube e tem foto como única herança do Bota


Ex-zagueiro, que perdeu quase tudo para a bebida, era conhecido pela raça e jogou ao lado de craques como Garrincha, Nilton Santos e Didi

Por SporTV.com São Paulo

Conhecido pela marcação implacável nos anos 50 e 60, José Ortiz Cetale hoje enfrenta dias de amargura. Cabisbaixo e com o olhar triste, o ex-zagueiro do Botafogo viu carreira e família serem perdidas, após o vício no álcool abatê-lo. A atual moradia é a sede do Nacional, time da Quarta Divisão de São Paulo, onde também atuou. Entre seus poucos pertences está uma foto do Alvinegro. Enquadrada, na qual se vê o goleiro Manga ao seu lado, ela é sua única herança do clube onde viveu suas maiores glórias.

- Há cinco anos ele ainda participava das peneiras, nos ajudava com a seleção dos meninos do infantil e juvenil, mas agora está um pouco debilitado. Está tendo acompanhamento social, mas é o nosso amigo diário do clube - conta o gerente de futebol Carlos Camilo.

Cetale ficou famoso com a camisa do Botafogo pela entrega e raça exibidas nos gramados. Filho de mãe uruguaia e pai argentino, ele nasceu em São Paulo, surgiu no infantil do Corinthians, passou pelo Nacional e jogou pela primeira vez no Rio com a camisa do América. Tornou-se famoso, contudo, como beque do Alvinegro. Foi bicampeão carioca de aspirante em 58 e 59 e do Torneio Rio-São Paulo de 61. Naquele time carioca, o zagueiro ganhou o apelido de 'Cacetale'.

- É, eu dava minhas "porradinhas". Eu tirava a bola, mas pegava o pé do cara também - recorda, sem esconder o sorriso no canto da boca.

Cetale vive em um clube da 4ª divisão de SP (Foto: Reprodução SporTV)Cetale vive em um clube da 4ª divisão de SP
(Foto: Reprodução SporTV)

Aos 73 anos, Cetale diz ter conhecido mais de 50 países como jogador de futebol, principalmente através das excursões realizadas com o Botafogo no exterior. Viveu na Colômbia, onde defendeu o Deportivo Cali e foi campeão nacional, e nos Estados Unidos, vestindo as camisas de Toros Los Angeles e Chicago Spurs. A vida de sucesso no esporte, porém, foi se acabando ao longo do tempo para o ex-zagueiro. A bebida levou o dinheiro e o afastou da família - não conhece o paradeiro dos seis filhos que teve.

Em1998, após trabalhar em categorias de base pelos EUA, Cetale retornou ao Brasil, mas completamente incapaz de se manter. Chegou a morar em um albergue, até o dia em que o diretor do Nacional o levou para dormir em um quarto no estádio do clube. Hoje, suas principais companhias são os jovens aspirantes a jogadores que treinam ao lado de sua "casa".

A bancarrota, no entanto, não privou Cetale de recordar seus tempos áureos, nos quais atuava ao lado de craques como Didi, Paulinho Valentim, Quarentinha, Amarildo e Zagallo. Uma partida em especial não sai de sua cabeça: o amistoso entre Botafogo e Milan, na Itália, em 1961, dentro do estádio San Siro, em Milão. Em campo, na vitória por 3 a 2, ele precisou marcar Mazola, atacante da seleção brasileira, campeão mundial em 1958 e um dos principais jogadores da Europa na época. Histórias dão conta de que o adversário, conhecido no Velho Continente por Altafini, chegou a reclamar em campo com Didi das investidas de Cetale.

- Ele vinha para cima de mim e tocava a bola antes. O Didi dizia "segura ele, dá-lhe umas porradas" – recorda Cetale, com a voz fraca e um súbito prazer por lembrar seu passado.

Cetale mostra foto que é sua única herança do Botafogo (Foto: Reprodução SporTV)Cetale mostra foto que é sua única herança do Botafogo: ele é o quarto, em pé, da esquerda para a direita (Foto: Reprodução SporTV)

 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2012/12/abandonado-cetale-vive-em-clube-e-tem-foto-como-unica-heranca-do-bota.html

Nenhum comentário: