sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Tenius conta com Oswaldo no Bota e diz que chegada de técnico motiva

Preparador de goleiros alvinegro lembra amizade com
treinador, com quem trabalhou no Cruzeiro em 2006

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
flavio tenius  botafogo (Foto: Ivo Gonzalez /Globo)Tenius seguirá na comissão técnica
do Botafogo (Foto: Ivo Gonzalez /Globo)
 
A entrevista coletiva do técnico interino do Botafogo, Flavio Tenius, ficou marcada por uma pequena gafe. Ao falar da possibilidade da chegada de um novo comandante, o preparador de goleiros deu como certa a contratação de Oswaldo de Oliveira. Depois, se corrigiu e disse que torce para que o treinador realmente acerte com o Alvinegro, já que admira o seu trabalho e tem uma amizade com ele que vem desde os tempos em que trabalharam juntos no Cruzeiro, em 2006.

- Apesar de o novo técnico estar fora do país há cinco anos, ele está sempre em contato comigo. Não haverá nenhuma surpresa. Temos todos os dados para dar a ele. Oswaldo é meu amigo. Já trabalhamos juntos e ficamos mais ligados. Sempre conversamos nesse tempo todo que ele ficou fora do país. Ficarei muito feliz caso venha mesmo a se concretizar a negociação, porque ele é um profissional de ponta, um vencedor. Ajudará nessa estrutura, e vamos conseguir buscar títulos para cada vez mostrar o que está sendo feito no Botafogo. As pessoas não veem o que está sendo feito. Às vezes, os times conquistam títulos por um grupo de jogadores, mas no ano seguinte já brigam para não cair. Aqui, nós estamos em constante evolução.

Gafes à parte, Tenius disse que a possibilidade da chegada de um novo treinador motiva ainda mais os jogadores para a partida final contra o Fluminense.

- Se concretizada a vinda do Oswaldo, vai motivar. O jogador quer fazer o último jogo aos olhos do treinador para deixar uma boa imagem. O técnico já vai estar ali vendo o jogo, e o atleta vai querer fazer o melhor. Não que não tenha feito antes, mas motiva para dar aquele gás extra.

Oswaldo e a diretoria do Botafogo conversam nesta sexta para tentar sacramentar os últimos detalhes do contrato. O treinador, que está no Kashima Antlers, do Japão, tem um advogado no Rio para fechar o negócio.

Ainda sem um treinador, o Botafogo encara o Fluminense, neste domingo, em Volta Redonda. O jogo, válido pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, tem início às 17h (de Brasília). O Glorioso precisa vencer e torcer contra Inter, Coritiba, São Paulo e Figueirense para conquistar a última vaga na Libertadores.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/12/tenius-conta-com-oswaldo-no-bota-e-diz-que-chegada-de-tecnico-motiva.html

Amigas escrevem 'cartinha' de 1km para Neymar. Craque agradece

É porque nós amamos ele', dizem as 'neymarzetes' para justificar tamanha devoção. Atacante brinca com o peso da carta recebida

Por Adilson Barros Santos, SP
 
Serão 24 horas de voo de São Paulo até Nagoya, no Japão, onde o Santos ficará concentrado para a estreia do Mundial de Clubes da Fifa, dia 14 de dezembro, contra quem sair do duelo entre o Monterrey, do México, e o vencedor da partida entre o Auckland, da Nova Zelândia, e o atual campeão japonês, que entra como representante do país anfitrião. Tempo suficiente para o atacante Neymar ler uma “cartinha” especial que recebeu de três fãs.
As amigas Amanda Gomes da Silva, Larissa dos Santos Mestre da Silva e Bianca da Silva Santos Ramos, “neymarzetes” assumidas, passaram sete meses escrevendo - começaram em abril. A paixão pelo astro alvinegro é tanta que a carta alcançou 1 km de extensão.
neymar santos carta (Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com)Neymar exibe o presente: uma carta de um quilômetro (Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com)
E o esforço valeu a pena. Elas tiveram a chance de visitar o ídolo, no CT Rei Pelé, para entregar o presente. No momento em que o jogador se aproximou, as meninas não conseguiram se segurar e caíram no choro.

- Ah, chorar não pode! É um momento de alegria, né? - disse o craque, abraçando e beijando o trio.

Elas explicaram que, no início, eram quatro amigas, mas uma desistiu no meio do caminho, pois não acreditava que, um dia, elas poderiam estar ali, frente a frente com Neymar. À pergunta sobre o motivo de tanto esforço, elas responderam de primeira e ao mesmo tempo:

- Porque nós o amamos ...
neymar santos carta (Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com)Neymar posa ao lado de fãs que tiveram a ideia de fazer o presente (Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com)
Neymar riu, agradeceu o carinho e elogiou a iniciativa.

- Sua amiga desistiu, mas vocês continuaram atrás do sonho. É assim que tem de ser mesmo.

Em seguida, o craque posou para foto com as fãs e com a carta gigante.

- É tão pesada que dá para fazer musculação. Olha o bracinho..
.
Clique e assista a vídeos do Santos

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2011/12/amigas-escrevem-cartinha-de-1-km-para-neymar-craque-agradece.html

Oswaldo praticamente confirma acerto: 'Ainda não dá para dizer'

Com contrato em vigência com o Kashima Antlers até 1º de janeiro de 2012, o técnico Oswaldo de Oliveira ainda não confirma que será o treinador do Botafogo no ano que vem. Mas, em entrevista por telefone ao programa "Redação SporTV", ele dá a entender que será sim o técnico alvinegro na próxima temporada.
 
- Por enquanto ainda não dá para dizer que sou o treinador do Botafogo, temos etapas a cumprir aqui. Por enquanto sou treinador do Kashima, amanhã (sábado) vamos jogar o último jogo do campeonato (contra o Yokohama Marinos), depois teremos a Copa do Imperador até o dia 1º de janeiro, quando será a final, estou empenhadiíssmo. Ainda não posso me considerar treinador do Botafogo, até porque ainda há uma negociação em curso.
 
Perguntado pelo narrador Cléber Machado se, depois dos compromissos com o Kashima, ele assumiria o Botafogo em 2012, Oswaldo respondeu:
 
- Há uma grande possibilidade de ser. Se encaixando e com os ponteiros se ajustando há uma grande possibilidade.
 
Oswaldo está no Kashima desde 2007, onde conquistou três Campeonatos Japoneses, uma Copa do Imperador, duas Supercopas Japonesas e uma Copa da Liga. Em seu currículo, Oswaldo tem dois títulos brasileiros (1999 e 2000, por Corinthians e Vasco), um Mundial (2000, pelo Corinthians), dois Paulistas e uma Copa Mercosul.
 
FONTE;
 

Buscando o caminho

Felipe Menezes quer reencontro com a vitória no último jogo da temporada
 
Felipe quer uma vitória para poder sonhar com a vaga (Crédito: AGIF)Felipe quer uma vitória para poder sonhar com a vaga (Crédito: AGIF)

Se existe uma palavra que não sai da cabeça dos alvinegros nos últimos dias é o verbo acreditar. Ainda vivo na disputa por uma vaga na Libertadores do próximo ano, o Glorioso depende de outros resultados, mas quer uma vitória no clássico contra o Fluminense na última rodada para poder contar com a sorte.

“Desde o começo a Libertadores era o nosso objetivo. Alimentamos o sonho do título durante um período. Infelizmente aconteceu essa sequência de resultados que nos tirou da briga, mas ainda queremos a vaga”, relembra Felipe Menezes. “O primeiro objetivo é vencer. Vai ser um pouco angustiante viver essa expectativa de aguardar outros resultados, mas vamos lutar até o fim”, confessa.

Motivado para o clássico de domingo, o meia alvinegro quer reencontrar o caminho das vitórias ainda neste ano, mesmo que a vaga pareça um sonho distante. Sobretudo, Felipe quer vencer para provar que vontade não faltou no grupo na fase final do Brasileiro.

“Não cabe procurar explicações agora. Se tivéssemos um caminho claro, já teríamos voltado a ele quando essa queda começou. É difícil achar os motivos, mas temos que continuar lutando pela vaga”, explica. “Temos conversado bastante e queremos mostrar que não foi por falta de empenho que as coisas desandaram. Queremos dar para o torcedor e para nós mesmos uma vitória nessa partida final”, conclui.

Rodrigo Paradella

FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/felipe+menezes+quer+reencontro+com+a+vitoria+no+ultimo+jogo+da+temporada.asp

Para coroar o ano

Cortês quer vitória para encerrar bem temporada de conquistas individuais

  Cortês quer vencer o Fluminense para terminar bem 2011 (Crédito:AGIF)Cortês quer vencer o Fluminense para terminar bem 2011 (Crédito:AGIF)

Convocado para Seleção Brasileira e considerado um dos melhores de sua posição no Brasileirão, Cortês teve um ano de êxito na carreira. Frustrado por não ter conseguido o título nacional para o Glorioso, o lateral-esquerdo quer agora dar a vaga na Libertadores como retribuição pela oportunidade dada pelo Alvinegro no começo do ano.

“Na atual situação, seria quase como um título e serviria para gente fechar o ano com chave de ouro. Precisamos dessa vaga para coroar o nosso trabalho, que foi muito bom, apesar dessa queda”, disse o lateral alvinegro, pensando numa vitória no clássico contra o Fluminense às 17h de domingo, no Raulino de Oliveira.

Diante de um sol digno do verão que está para começar, Cortês e seus companheiros participaram de um trabalho relativamente leve na manhã desta quinta-feira, no Stadium Rio. Em atividade rápida, o técnico Flavio Tenius promoveu o chamado treino alemão, com três times e três gols em campo reduzido.

Fora do último jogo, Cortês terá a chance de recuperar a titularidade até o domingo e voltar a exibir o bom futebol do meio da temporada.

“Time grande é isso. Um dia você é titular, no outro reserva. Tenho que respeitar a escolha do técnico e o companheiro. Quando ganha, ganha todo mundo; quando perde, perde todo mundo”, explica Cortês. “Sei que meu rendimento caiu, mas estou sempre buscando. Sei que subi muito rápido e um hora isso podia acontecer, mas estou trabalhando para ser o velho Cortês que todo mundo gosta”, concluiu o habilidoso lateral.

Rodrigo Paradella

FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/cortes+quer+vitoria+para+encerrar+bem+temporada+de+conquistas+individuais.asp

Um campeão de oportunidades

Botafogo se despede da Soccerex com as presenças de Tenius, Jefferson e Renato 
 
O estande do Botafogo foi um dos mais movimentados da feira (Crédito: AGIF)O estande do Botafogo foi um dos mais movimentados da feira (Crédito: AGIF)

O Botafogo encerrou a sua participação na Soccerex Convenção Global em grande estilo. No terceiro e último dia de eventos da maior feira de negócios sobre futebol do mundo, o técnico Flavio Tenius e os jogadores Jefferson e Renato passaram a tarde no estande do clube, um dos mais movimentados. Ao término do evento, houve a exibição das principais camisas comemorativas licenciadas, seguida de sorteios e filmes, atraindo muitos botafoguenses.

"A gente fica muito feliz ao ver o Botafogo em um evento tão importante quanto esse. Isso prova que o clube está se reestruturando. Estivemos aqui no ano passado e nesse ano também marcamos presença. Estamos no caminho certo", afirmou Tenius. "Participar de um evento desse porte é muito importante. A Soccerex tem uma grande visibilidade, muito bom para mim estar ao lado do clube nesse momento", completou Renato.

O Botafogo apresentou uma programação variada na Soccerex, com temas diferentes nos três dias de feira. Por ser o clube que mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo, o estande recebeu iluminação especial com as cores verde, amarelo e azul, uma em cada dia do evento. Na segunda-feira, houve uma apresentação especial sobre o Stadium Rio e seus produtos. Na terça-feira, foi a vez de futebol profissional e categorias de base. Marca e Licenciamento encerraram.

GALERIA DE FOTOS:  confira as melhores imagens do terceiro e último dia de feira!


Em todos os dias de feira, o presidente Mauricio Assumpção, o Diretor-Executivo Sergio Landau, o Diretor de Marketing Marcelo Guimarães e o Embaixador do Stadium Rio Carlos Alberto Torres estiveram no estande para estabelecer contatos e novos negócios.

"Achei muito positiva a nossa participação. A Soccerex nos permite interagir com segmentos estratégicos do mercado da bola. Dividimos a feira com grandes clubes, tivemos contatos com novas tecnologias, novas soluções em gestão de arenas", avaliou o Diretor de Marketing Marcelo Guimarães.

O estande do Botafogo recebeu nos últimos três dias incontáveis ações de marketing. Seja com sorteios, homenagens a grandes ídolos, exibição de filmes, o espaço alvinegro foi um dos mais movimentados.

"Nosso estande recebeu muitas ativações, a principal marca do nosso marketing. Nossa expectativa é que tudo isso se desdobre em negócios e oportunidades comerciais para o Botafogo", completou.

Júlio Gracco

FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/botafogo+se+despede+da+soccerex+com+as+presencas+de+tenius+jefferson+e+renato+.asp

Xará carioca de Neymar joga na 3ª divisão do RJ e recebe ajuda de custo

Apenas dois meses mais velho que o atacante do Santos, Neimar Quesada sonha seguir o caminho do 'primo rico': 'Sou muito fã dele, joga demais'

Por Bernardo Pombo Rio de Janeiro
 
Enquanto, aos 19 anos, Neymar brilha nos gramados e mostra seu arsenal de gols e dribles na mesma velocidade que consegue contratos milionários de publicidade, o xará carioca do meia-atacante do Santos, apenas dois meses mais velho, vive a outra realidade do futebol. Com a letra 'i' no lugar do 'y' e a mesma paixão pela bola, Neimar Quesada busca seu espaço defendendo o Serrano, time de Petrópolis que conquistou recentemente o título da Série C do Campeonato Carioca de juniores.

Sem receber salários, Neimar conta com uma ajuda de custo e a estrutura do clube da região serrana do Rio de Janeiro para dar prosseguimento ao sonho de jogar por um grande clube e fazer carreira. O nome Neimar vem da junção de Nei, do pai Neivaldo, com o Mar, da mãe Márcia.

Neimar carioca joga no Serrano, na Série C do RJ (Foto: Acervo pessoal)Neimar foi batizado com a junção das iniciais do pai Neivaldo e da mãe Márcia (Foto: Acervo pessoal)
- É estranho, não é um nome comum. Antes de o Neymar aparecer no Santos, eu nunca tinha visto ninguém com esse nome. Sou muito fã dele, joga demais. É um exemplo para mim. Jogo bola desde novinho, amo o que eu faço e vou buscar o meu sonho, assim como ele fez e conseguiu - diz.

O meia, aliás, tem sido alvo de brincadeiras desde que o xará ficou famoso.

- A comparação é sempre bacana, não me incomodo, apesar de aumentar a responsabilidade. Mas existem muitos Ronaldos e Romários por aí, e não é por isso que eles deixam de brilhar.

Neimar carioca joga no Serrano, time de Petrópolis (Foto: Reprodução/Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) 
Neimar carioca é apenas dois meses mais velho que Neymar (Foto: Reprodução/Súmula Ferj)
Com passagens por Portuguesa-RJ, São Cristóvão, Nova Iguaçu e União Central, Neimar só conseguiu o primeiro contrato profissional no Canto do Rio, onde ganhava R$ 800 por mês como profissional. No Serrano há três meses, ele voltou para a categoria de juniores e ajudou o time a conquistar o título da terceira divisão do Carioca, chegando a vestir a camisa 11, a mesma de Neymar, em alguns jogos.

Neimar carioca joga no Serrano, na Série C do RJ (Foto: Acervo pessoal)Neimar recebe uma ajuda de custo para defender
o Serrano, de Petrópolis (Foto: Acervo pessoal)
Torcedor do Fluminense, Neimar Quesada estudou até o terceiro ano do segundo grau. Em campo, o estilo de jogo, segundo ele, é mais parecido com o de Ganso. Fora das quatro linhas, a fama de Neymar com as mulheres também passa longe da realidade do xará carioca.

- Sou mais quietinho. Namoro a Flávia há três anos, e estamos muito bem.

Neimar conta que, às vezes, arrisca o penteado moicano, em homenagem ao "primo rico". Mas, para aparecer, o jovem jogador só pensa em brilhar dentro das quatro linhas.

- A minha intenção agora é mostrar meu futebol. Alguns empresários têm vindo aqui para ver nossos jogos, e espero ter uma chance num grande clube. Só penso nisso.

Com nome de craque e vontade de sobra, Neimar segue em busca de um lugar ao sol.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2011/12/xara-carioca-de-neymar-joga-na-3-divisao-do-rj-e-recebe-ajuda-de-custo.html

Carol Wozniacki acerta com técnico espanhol, que a compara ao Barça

Ricardo Sánchez terá colaboração do pai da dinamarquesa nos treinamentos

Por GLOBOESPORTE.COM Copenhague, Dinamarca
 
Caroline Wozniacki golfe Rory McIlroy Xangai (Foto: Agência Getty Images\)Caroline Wozniacki será treinada pelo espanhol
Ricardo Sánchez (Foto: Agência Getty Images)
 
Caroline Wozniacki será treinada por Ricardo Sánchez na próxima temporada. O espanhol de 52 anos, técnico de Jelena Jankovic quando a sérvia chegou ao posto de número 1 do mundo, terá a colaboração do pai da dinamarquesa durante os treinamentos. Satisfeitíssimo com a proposta da parceria, firmada por contrato por um ano, Sánchez comparou a líder da lista da WTA com o time de futebol supercampeão do Barcelona.

- Algo assim deve ter sentido Guardiola quando virou treinador do Barça. Já vi muitas partidas de Caroline e ela se tornou ídolo por sua personalidade e trabalho. Vou trabalhar em estreita colaboração com Piotr (pai da tenista). Caroline compreende tudo muito rapidamente e, se tudo for bem, irá ao Australian Open para ganhar – disse Sánchez, em entrevista ao diário dinamarquês "Ekstra Bladet”.

O primeiro objetivo da nova parceria será conquistar o primeiro Grand Slam da carreira de Wozniacki. A número 1 do mundo conquistou seis títulos em 2011, mas não alcançou nenhuma final nos quatro grandes torneios da temporada.

- Ricky foi uma boa escolha. O conhecemos muito bem. Já me viu jogar muitas vezes e dedicou muito tempo a criar táticas contra mim quando treinava a Jankovic. Além disso, conhece bem as outras meninas do Circuito – disse a esportista.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/12/carol-wozniacki-acerta-com-tecnico-espanol-que-compara-ao-barcelona.html





 

Renato enfrenta o Vasco. Rafael Moura pega dez jogos de suspensão

He-Man tem pena aumentada por cusparada no Fla-Flu. Abel Braga é punido com cinco jogos por ter se recusado a sair de campo

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro

Punidos em primeira instância devido aos lances polêmicos que protagonizaram no Fla-Flu do segundo turno, Abel Braga, Rafael Moura, Souza e Renato Abreu voltaram ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva nesta quinta para serem julgados pelo Pleno do STJD. Em última instância, Renato e Souza foram apenas advertidos e estão  liberados para enfrentar, respectivamente, Vasco e Botafogo no domingo. Já He-Man e o treinador tricolor desfalcam a equipe na rodada final do Brasileiro.
Rafael Moura foi punido com dez jogos de suspensão pela cusparada que tentou acertar em Renato no fim da partida. Já Abel pegou cinco partidas de gancho por ter se recusado a sair de campo ao ser expulso no mesmo clássico. As penas em primeira instância tinham sido mais brandas. Rafael havia sido punido com dois jogos. Abel, com quatro.
Renato, por sua vez, foi julgado por ter acertado o braço no rosto de Rafael Moura no fim do primeiro tempo do clássico. Em primeira instância, o meia foi suspenso por um jogo, mas não chegou a cumprir a pena. Ele vinha atuando amparado por um efeito suspensivo concedido pelo STJD até que fosse realizado o julgamento final.

As punições ao Fluminense só valem para partidas de competições organizadas pela CBF. O clube pretende entrar com recurso para transformar parte da pena em medidas de interesse social, como doações de cestas básicas. Caso o departamento jurídico tricolor não tenha êxito, Abel e He-Man terão de pagar as penas no próximo Brasileiro, uma vez que o Tricolor já está garantido na Libertadores e não irá participar da Copa do Brasil de 2012.
- Achamos as penas muito altas e vamos requerer a conversão em medidas sociais. Mas, como resultado em primeira instância havia sido muito bom, acabamos atingindo o objetivo da defesa, que era ter os dois aptos a participar das partidas enquanto o Fluminense brigava pelo título e por uma vaga na Libertadores - argumentou Mário Bittencourt, advogado tricolor no caso.
Durante o julgamento, Rubens Approbato, presidente do STJD, explicou seu voto pedindo o aumento da pena a Rafael Moura.

- Uma cusparada é mais ofensiva do que um soco na cara - comentou.


Gustavo
Punido em primeira instância com quatro jogos de suspensão por ter agredido Liedson na derrota para o Corinthians por 2 a 1, no Pacaembu, o zagueiro Gustavo teve sua pena mantida em segunda instância nesta quinta.

FONTE:
globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/

Sem liberação de Autuori, Bota se aproxima de acerto com Oswaldo

Treinador conversa com o clube e está a apenas detalhes de fechar acordo para comandar o time no ano que vem. Acerto deve sair nesta sexta-feira

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
oswaldo de oliveira kashima antlers (Foto: Divulgação)Oswaldo de Oliveira está próximo de
acerto com o Botafogo (Foto: Divulgação)
 
O Botafogo está muito próximo de ter um novo técnico. Oswaldo de Oliveira, que está no Kashima Antlers, do Japão, conversou com dirigentes do clube durante toda esta quinta-feira e deixou muito bem encaminhada a sua contratação. O clube decidiu negociar com o treinador ao perceber que Paulo Autuori seria muito complicado, já que a Federação do Qatar não estava disposta a liberá-lo.
O acerto com Oswaldo deve sair nesta sexta-feira. As partes ainda acertam apenas alguns detalhes que poderiam ter sido resolvidos nesta quinta mas, por conta do fuso horário em relação ao Japão, ficaram para depois. Oswaldo conta com um advogado no Rio de Janeiro para resolver sua situação oficialmente, assim que tiver acertado com o Botafogo.

Oswaldo não fazia parte da lista inicial do Botafogo após a demissão de Caio Júnior, mas sempre foi um nome que agradou ao presidente Maurício Assumpção. Paulo Autuori era o sonho principal. Jorginho, da Portuguesa, e Marcelo Oliveira, do Coritiba, eram os outros nomes que agradavam à cúpula alvinegra. Contudo, o mandatário alvinegro fez questão que o departamento de futebol fosse atrás de um treinador que tivesse, no mínimo, um título brasileiro no currículo. Por isso, os nomes de Jorginho e Marcelo Oliveira perderam força e o de Oswaldo cresceu. O Botafogo entende que precisa de um comandante com currículo vitorioso para motivar os atletas e transmitir confiança à torcida.
Oswaldo conquistou o Campeonato Brasileiro por Corinthians, em 1999, e Vasco, em 2000 - saiu na semifinal após desentendimento com o então presidente Eurico Miranda, sendo substituído por Joel Santana. Seu último time no Brasil foi o Cruzeiro, em 2006, quando se transferiu para o Kashima Antlers.

Clique e veja vídeos do Botafogo

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/12/sem-liberacao-de-autuori-bota-se-aproxima-de-acerto-com-oswaldo.html

Sem sustos, Brasil vence bem o Irã e volta ao G-3 na Copa do Mundo

VÔLEI INTERNACIONAL 2011


Seleção deixa para trás a derrota para Sérvia, chega ao sexto triunfo na competição e se mantém firme na luta por uma vaga para Londres 2012



Por GLOBOESPORTE.COM Tóquio, Japão

Jogando com tranquilidade e autoridade, o Brasil derrotou facilmente o Irã por 3 a 0 (parciais de 25/20, 25/18 e 25/16), nesta sexta-feira, no Yoyogi National Stadium (Tóquio), e alcançou sua sexta vitória em nove jogos pela Copa do Mundo que está sendo disputada no Japão. O resultado serviu de recuperação para o time nacional (inesperadamente derrotado para a Sérvia, na terça), que volta integrar a zona de classificação para Londres 2012.
Com a derrota de virada dos italianos para os líderes poloneses, a seleção reassumiu a terceira colocação após o término da nona rodada, colocando-se na posição limite para uma das vagas aos Jogos Olímpicos do ano que vem (o Brasil chegou aos 19 pontos, cinco a menos que a Polônia e a dois da Rússia, que encara o Japão nesta sexta). A Itália somou um com a derrota por 3 a 2 e tem agora 18, caindo para a quarta colocação.
O próximo compromisso do time brasileiro será na madrugada de sábado (4 horas, com transmissão da globo e do Sportv), contra a Polônia, que perdera somente uma partida até o momento no torneio, e surpreendentemente para o Irã, facilmente batido nesta sexta. Com destacado desempenho no torneio, os iranianos, por sua vez, duelarão com a vice-líder Rússia.

Brasil x Irã, Copa do Mundo de Vôlei (Foto: FIVB / Divulgação)A seleção brasileira mostrou autoridade em quadra para vencer o surpreendente Irã na Copa do Mundo
(Foto: FIVB / Divulgação)

Bem concentrado, o Brasil foi para a primeira parada técnica com a vantagem de 8/4 e seguiu comandando com folga o placar no set inicial. Comandados por Giba, os brasileiros fizeram 17/11, 22/16 e, apesar de uma ligeira reação iraniana, fecharam a parcial em 25/20.

Brasil x Irã, Copa do Mundo de Vôlei (Foto: FIVB / Divulgação)Murilo, Sidão e Vissotto pararam o ataque iraniano
(Foto: FIVB / Divulgação)

Aproveitando-se do bom desempenho de Hamzeh Zarini, a equipe asiática começou com ímpeto o segundo set, fazendo 3/1, 6/3 e 8/6. Mesmo com erros de saque e ataque, a seleção virou o marcador em 12/11 e abriu.para 16/11. Mostrando paciência e bom volume de jogo, o quadro de Bernardinho definiu em 2518, após bloqueio de Sidão.
Decididos a selar logo sua sexta vitória na Copa do Mundo, os brasileiros foram com tudo para o terceiro set. Amplamente superior, o Brasil cravou 18/9 e finalizou os trabalhos fazendo 25/16, voltando a vencer na competição.

A seleção brasileira iniciou a partida com Marlon, Giba, Sidão, Leandro Vissotto, Murilo, Lucão e o líbero Serginho. No decorrer, entraram Wallace, Gustavo, Bruno.

Confira os demais duelos desta sexta

Sérvia 3 x 1 Egito (25/20, 19/25, 25/20 e 28/26)
Polônia 3 x 2 (17/25, 20/25, 25/23, 25/21 e 15/12)
Cuba 3 x 2 China (25/21, 18/25, 26/28, 25/20 e 15/13)
Rússia x Japão
EUA x Argentina

Classificação, com pontos e jogos, com número de vitórias entre parênteses
1º - Polônia 24 e 9 (8)
2º - Rússia 21 e 8 (7)
3º - Brasil 19 e 9 (6)
4º - Itália 18 e 9 (6)
5º - Cuba 16 e 9 (6)
6º - Irã 12 e 9 (5)
7º - EUA 12 e 8 (4)
8º - Argentina 9 e 8 (3)
9º - Japão 8 e 8 (2)
10º - Sérvia 9 e 9 (3)
11º - China 5 e 9 (1)
12º - Egito 3 e 9 (1)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/12/sem-sustos-brasil-se-recupera-e-vence-bem-o-ira-pela-copa-do-mundo.html