sábado, 26 de novembro de 2011

Vettel dá show em Interlagos, faz a 15ª pole do ano e bate recorde de Mansell

Na sua especialidade, alemão da RBR voa no fim e supera marca de 1992 do 'Leão'. Massa fica em sétimo, Bruno Senna em nono e Rubinho, em 12º

Por Rafael Lopes São Paulo
 
 O treino classificatório em Interlagos foi a coroação de um ano praticamente perfeito de Sebastian Vettel na Fórmula 1. Além de se tornar o mais jovem bicampeão e com quatro corridas de antecedência, o alemão conseguiu, no GP do Brasil, chegar à sua 15ª pole da temporada, batendo o recorde estabelecido por Nigel Mansell com a Williams em 1992. A excelente volta de 1m11s918 foi 0s181 melhor que a do companheiro Mark Webber, segundo no grid, que completou a dobradinha da RBR.
Vettel ainda chegou à 30ª pole na carreira e superou o número do pentacampeão Juan Manuel Fangio, que marcou 29 na década de 1950. A largada do GP do Brasil está marcada para as 14h (de Brasília) deste domingo, mas a Rede Globo inicia a transmissão direto de Interlagos às 13h. Além disso, o GLOBOESPORTE.COM acompanha as 71 voltas em Tempo Real com vídeos.

Vettel comemora o melhor tempo para o GP do Brasil (Foto: EFE)Vettel faz o número 15 com as mãos e comemora recorde de pole-positions em um só ano (Foto: EFE)
Com um desempenho abaixo do esperado, Felipe Massa vai largar apenas em sétimo. Ele luta para encerrar um incômodo jejum: desde 1981 um piloto titular da Ferrari não fica fora do pódio durante uma temporada inteira. O brasileiro ficou duas posições atrás do companheiro Fernando Alonso, que marcou o quinto tempo neste sábado. Favorito na briga pelo vice, o inglês Jenson Button ficou em terceiro, uma posição à frente do companheiro de McLaren Lewis Hamilton.
Após alguns treinos complicados, Bruno Senna deu a volta por cima em casa. Com um ótimo desempenho, o brasileiro da Renault-Lotus conseguiu uma vaga na superpole e vai largar em nono. Rubens Barrichello, da Williams, também andou bem e comemorou a 12ª posição como se fosse uma pole position. Os dois pilotos ainda não têm contratos assegurados para a temporada 2012.

Senna avança, e Rubinho cai na segunda parte

No Q2, Rubens Barrichello mostrou mais uma vez que o conhecimento do circuito de Interlagos pode fazer a diferença. Mesmo com claros problemas de desempenho em sua Williams, o brasileiro conseguiu a 12ª posição no grid de largada de seu 19º GP do Brasil. Ele acertou uma belíssima volta e ficou a poucos décimos de conseguir uma inédita vaga na superpole em 2011.
Já Bruno Senna conseguiu avançar à última parte do treino classificatório ao marcar o nono tempo. Em nono, o brasileiro ficou a apenas nove milésimos do tempo de Felipe Massa, o oitavo, e superou com facilidade o companheiro russo Vitaly Petrov, eliminado com a 15ª posição.

Pastor Maldonado é eliminado ainda no Q1

A primeira parte do treino classificatório (Q1) não teve grandes surpresas. Além dos pilotos das equipes ditas nanicas - Lotus, MVR e Hispania -, Pastor Maldonado foi o "premiado" com a eliminação precoce em Interlagos. Superado amplamente pelo companheiro Barrichello neste sábado, o piloto venezuelano vai largar apenas na 18ª posição neste domingo.
Entre as nanicas, a grande surpresa foi o desempenho da Hispania. Tanto Daniel Ricciardo quanto Vitantonio Liuzzi conseguiram ficar à frente dos carros da MVR neste treino. Na última fila, Jerome D'Ambrosio, que pode estar fazendo sua última corrida na equipe inglesa, superou o veterano companheiro alemão Timo Glock, que larga apenas em último em Interlagos.

Confira o grid de largada para o GP do Brasil, em Interlagos:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m11s918
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m12s099
3 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m12s283
4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m12s480
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m12s591
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m13s050
7 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m13s0688 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m13s298
9 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - 1m13s76110 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - sem tempo

Eliminados na segunda parte do treino:11 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m13s584
12 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m13s80113 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m13s804
14 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m13s919
15 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m14s053
16 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m14s129
17 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m14s182

Eliminados na primeira parte do treino:18 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m14s625
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m15s068
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m15s358
21 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m16s631
22 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - 1m16s890
23 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m17s019
24 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m17s060

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/11/vettel-da-show-em-interlagos-faz-15-pole-do-ano-e-bate-recorde-de-mansell.html

Mesmo com bom histórico diante do Galo, Botafogo mantém pé no chão

Nos últimos 22 jogos contra o Atlético-MG, Glorioso perdeu apenas um. No entanto, Felipe Menezes lembra que o que vale mesmo é o momento atual

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
 
loco abreu botafogo (Foto: Ivo Gonzalez /Globo)O atacante Loco Abreu é a esperança de gols do
Botafogo (Foto: Ivo Gonzalez /Globo)
 
Nos últimos oito jogos, o Botafogo conseguiu apenas uma vitória, mostrando um desempenho pífio e muito aquém daquele time que chegou a trazer esperanças de título ao seu torcedor. O próximo adversário é o Atlético-MG e para seguir sonhando com uma vaga na Libertadores, o time comandado por Flavio Tenius só pode pensar em vencer. E, em meio a tanto caos, um alento vem justamente do retrospecto sobre o rival do próximo domingo.

Nos últimos 22 jogos diante do Galo, o Glorioso sofreu apenas uma derrota. São 15 vitórias e seis empates neste retrospecto recente. O único tropeço aconteceu em 2008, quando o Atlético venceu por 2 a 1 em jogo válido também pelo segundo turno do Brasileiro. Na ocasião, Leandro Almeida marcou duas vezes para os mineiros com Carlos Alberto descontando.
Felipe Menezes mostrou surpresa ao ver os números. No entanto, o apoiador acredita que o que vale mesmo na hora de a bola rolar é o momento dos times. E Felipe sabe que, apesar da posição na tabela, o Atlético vem motivadíssimo.

- Eles com uma vitória se livram totalmente do rebaixamento. E nós também precisamos vencer para sonhar com a Libertadores. Por isso acho que o que realmente conta é o momento e não o histórico. Temos de ter a cabeça no lugar e lutar muito por estes três pontos - afirmou.

O provável time do Botafogo que irá enfrentar o Atlético-MG é Jefferson, Alessandro, Gustavo, Fabio Ferreira e Everton; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes e Elkeson (Maicosuel); Caio (Herrera) e Loco Abreu.
O confronto contra o Galo acontece no próximo domingo, às 17h (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Com 55 pontos, o Glorioso ocupa a oitava colocação na tabela do Campeonato Brasileiro.

Clique aqui e assista a vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/11/mesmo-com-bom-historico-diante-do-galo-botafogo-mantem-pe-no-chao.html

Brasil e Argentina se enfrentam pela terceira fase da Copa do Mundo

Confronto acontece neste domingo, às 4h, na estreia da seleção brasileira na etapa em Hamamatsu, Japão. Bernardinho espera jogo difícil entre os rivais

Por GLOBOESPORTE.COM Hamamatsu, Japão
 
A seleção brasileira masculina de vôlei estreia na terceira fase da Copa do Mundo neste domingo, às 4h, com transmissão ao vivo da TV Globo e do Sportv. Nesta etapa, o Brasil jogará na Hamamatsu Arena, na cidade de Hamamatsu, no Japão.

vôlei bernardinho brasil china copa do mundo (Foto: FIVB)Técnico Bernardinho espera um jogo difícil entre Brasil e Argentina (Foto: FIVB)
 
Esse será o quarto confronto entre brasileiros e argentinos em 2011. O técnico Bernardinho espera um jogo difícil nesta Copa do Mundo.

- A Argentina é um rival tradicional do Brasil. Uma equipe que, historicamente, sempre foi uma pedra no sapato e que, em muitas disputas importantes, venceu o Brasil. É uma equipe jovem, com grandes jogadores que são filhos das antigas gerações vencedoras da Argentina, e muito bem comandada pelo Weber - disse Bernardinho.

O treinador da seleção brasileira ainda comentou sobre o desempenho da Argentina na competição.
- É uma equipe que vem bem nesta Copa do Mundo, embora tenha sido surpreendida na última partida, quando perdeu para o Irã. Mas é uma equipe que está na briga pela classificação diretamente - disse Bernardinho.

O Brasil fechou a segunda fase da Copa do Mundo com quatro vitórias, sobre Egito, Estados Unidos, Rússia e China, e apenas uma derrota, para a Itália. Já a Argentina ganhou da Sérvia e do Japão e perdeu para a Polônia na primeira fase, venceu Cuba e foi derrotada pelo Irã na segunda.

O técnico do Brasil ainda falou dos adversários da próxima partida de forma individual.
- A Argentina tem um ótimo levantador, o De Cecco, que é muito habilidoso, joga com muita velocidade, finta bastante, usa muito a bola de segunda, é agressivo e muito competente. Os ponteiros são Quiroga e Conte, filhos de grandes ex-jogadores. Acredito que o Conte, entre esses atletas jovens, esteja entre um dos principais. É um ponteiro com muita velocidade e boa variação de golpes, entre outras qualidades - comentou Bernardinho sobre alguns dos jogadores.

- O Pereyra é um oposto que vem crescendo muito. E eles têm dois centrais, Crer e Solé, muito jovens, mas que cresceram muito e que começam a chegar no patamar dos principais centrais do mundo - complementou o treinador.

Saiba mais sobre a Argentina
Colocação no ranking da FIVB: 9º lugar
Melhor colocação na Copa do Mundo: 5º lugar - em 1985
Jogador mais alto: Crer - 2,05m
Jogador mais baixo: Gonzalez - 1,84m
Média de altura: 1,94m
Média de idade: 24 anos
Jogador mais velho: Arroyo - 34 anos
Jogador mais novo: Solé - 20 anos

Confira os duelos deste domingo
GRUPO A
Japão x Egito
Polônia x China
Irã x Estados Unidos

GRUPO B
Sérvia x Rússia
Cuba x Itália
Argentina x Brasil

Classificação, com pontos e jogos, com número de vitórias entre parênteses
1º Rússia 12 e 5 (4)
2º Brasil 12 e 5 (4)
3º Itália 11 e 4 (4)
4º Polônia 10 e 4 (3)
5º Irã 9 e 5 (4)
6º Cuba 9 e 5 (3)
7º Argentina 9 e 5 (3)
8º EUA 6 e 5 (2)
9º Sérvia 3 e 5 (1)
10º Egito 3 e 5 (1)
11º Japão 2 e 4 (0)
12º China 1 e 5 (0)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/11/brasil-e-argentina-se-enfrentam-pela-terceira-fase-da-copa-do-mundo.html

Federer cozinha Ferrer, vai à decisão do ATP Finals e volta a ser o número

TÊNIS INTERNACIONAL 2011
 Suíço despacha o espanhol e vai enfrentar Tsonga ou Berdych no domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
 
O retrospecto de 11 a 0 nos confrontos diretos sugeria vida fácil para Roger Federer na semifinal do ATP Finals neste sábado, em Londres. Mas o suíço passou o primeiro set cozinhando o espanhol David Ferrer em banho maria e demorou 11 games para conseguir uma quebra de saque. Na segunda parcial, aí sim, mostrou que, entre o quarto e o quinto do mundo, ainda existe uma certa diferença. Fechou o jogo em 2 a 0, com parciais de 7/5 e 6/3, avançou à decisão do torneio e garantiu um degrau a mais no ranking: com a passagem à final, Federer voltará a ser o número 3 do tênis mundial, ultrapassando o britânico Andy Murray.

O suíço, que tem agora 16 triunfos consecutivos, chegará aos 7.770 pontos no ranking, contra 7.380 de Murray. Ele ficará atrás apenas do líder Novak Djokovic e do vice Rafael Nadal.

Tênis ATP Finals Roger Federer contra David Ferrer (Foto: Getty Images)Federer despachou Ferrer e avançou para a final em Londres (Foto: Getty Images)
Na outra semi, às 18h deste sábado, o francês Jo-Wilfried Tsonga enfrenta tcheco Tomas Berdych, com transmissão do SporTV, que também mostra a decisão de domingo.

Como se fosse apenas um aquecimento, os tenistas confirmaram seus serviços sem muito esforço nos dois primeiros games da partida. A partir dali, começou a aparecer uma ou outra dificuldade, mas na prática o roteiro se manteve: os saques foram defendidos à unha, e ninguém conseguia quebrar a vantagem do adversário. No décimo game, Ferrer mostrou resistência por quase nove minutos, mas não adiantou: tudo igual em 5/5. Perdeu sua oportunidade, e aí a história mudou. Mais agressivo, Federer tirou da cartola seu arsenal de golpes no 11º game e, finalmente, conseguiu a quebra. O feito lhe deu moral para fechar o set na sequência: 7/5.

Se no set anterior a quebra demorou a vir, no segundo Federer atrapalhou o serviço do espanhol logo no primeiro game. Em seguida, em apenas um minuto, confirmou seu saque. Embalado pelo bom momento no jogo, o suíço parecia brincar com o rival espanhol no terceiro game, distribuindo bolas cada hora em um canto da quadra. Ele não esperava, porém, que Ferrer fosse alcançar todas e confirmar o saque. A segunda quebra do número 4 do mundo veio no nono game, quando o suíço aproveitou os erros do rival para fechar o jogo em 6/3, após 1h25m.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/11/federer-cozinha-ferrer-em-banho-maria-e-vai-decisao-do-atp-finals.html

Rússia bate Brasil na final e é campeã do Torneio Internacional de Dubai

Torneios de Futebol de Areia

Seleção canarinho joga bem, mas não consegue superar o algoz da última

Copa do Mundo, e se contenta com a medalha prata nos Emirados Árabes

Por SporTV.com Dubai, Emirados Árabes
 
O Brasil lutou, buscou a vitória, mas não deu. Algoz da última Copa do Mundo em Ravenna, na Itália, a Rússia venceu por 5 a 4 a final do Torneio Internacional de Dubai e mostrou que é mesmo uma pedra no sapato da seleção brasileira. Com organização e disciplina tática, os russos provaram por que estão no topo do futebol de areia mundial. Com gols de Shishin (3), Schaykov e Leonov, garantiram o título na arena da praia de Jumeirah na prorrogação. Anderson, Fernando DDI (2) e Jorginho descontaram para a equipe canarinho. (Confira os gols acima) Na disputa pelo terceiro lugar, a Suíça levou a melhor, ao vencer, nos pênaltis, os anfitriões da competição nos Emirados Árabes.

Mão, capitão da nossa seleção em Dubai, foi eleito o "melhor goleiro" do torneio, enquanto o suíço Stankovic levou os troféus de "melhor jogador" e "artilheiro", com 12 gols. Guga Zloccowick, que estreou no comando da equipe verde-amarela, fez uma avaliação positiva da campanha brasileira.
- É claro que fico chateado com a derrota, não podemos tirar os méritos da Rússia e nem diminuir a nossa boa participação em Dubai. Estamos começando um trabalho, um novo ciclo, que tem como objetivo maior a Copa do Mundo de 2013. Tivemos apenas três dias de treinos e crescemos na competição. Perdemos para a Rússia, que é uma grande seleção, mas tivemos chances de vencer. Ninguém está feliz com a derrota, mas estou satisfeito de ver que fizemos um bom papel. Todo o grupo está de parabéns e vamos crescer muito - comentou o treinador.

Russia comemora o tituilo do Torneio de Dubai futebol de areia com os sheiks nos Emirados Árabes (Foto: Divulgação/BSWW)Russos comemoram o título do Torneio de Dubai, observados pelos sheiks árabes (Foto: Divulgação/BSWW)
O jogo
O Brasil começou pressionando os rivais, impondo seu volume de jogo, mas os campeões mundiais não se intimidaram. Em duelo equilibrado, com lances de perigo para ambos os lados,
a seleção canarinho era mais agressiva, mas os russos exploravam bem os contra-ataques, causando perigo para a meta brasileira. Logo no início, Sidney cruzou rasteiro para André, que se desequilibrou com a marcação adversária e por pouco não marcou de cabeça. Na sequência, os europeus obrigaram o goleiro Mão a fazer uma bela defesa. Aos sete minutos, Bruno Xavier arriscou o chute de longe, a bola desviou na areia e complicou a vida do goleiro Bukhlistkiy, que deu um tapa na bola para salvar os europeus. Na sequência, Betinho arriscou de longe, o goleiro espalmou e André aproveitou o rebote, mas parou diante do arqueiro rival. Quando todos já entravam na contagem regressiva, André cobrou o escanteio e cruzou para Anderson, que anotou o primeiro, de cabeça, a cinco segundos do fim: Brasil 1 a 0.
André disputa a bola com jogador da Rússia na final do Torneio de Dubai futebol de areia (Foto: Divulgação/BSWW)André disputa a bola com o russo Leonov, na final
do Torneio de Dubai (Foto: Divulgação / BSWW)
No segundo período,os russos demonstraram um certo nervosismo nos primeiros instantes de jogo e o técnico Mikhail Likhachev chegou a pedir calma para o time, que se recuperou em quadra. Aos cinco, Fernando DDI dominou com categoria, tocou para Anderson que soltou a bomba e arrancou tinta do travessão. Os russos responderam com um chute forte, que passou rente à trave. Os campeões mundiais abusaram dos chutes para fora, mas eram perigosos. Em um dos cruzamentos da equipe europeia, Mão precisou se adiantar e cabecear para fora para conter o contra-ataque. Após um tiro livre cobrado pela Rússia, a zaga encostou na bola antes dela tocar na areia e o juiz marcou o pênalti contra a nossa seleção, aos oito. Shishin não desperdiçou a chance de empate e deixou tudo igual: 1 a 1. Em lance de pura habilidade, Bruno Xavier cruzou para Fernando DDI, que bateu de primeira e partiu para o abraço, virando o placar.
Aos 30 segundos do terceiro período, Tchaikov recebeu o cruzamento livre na área e cabeceou, deixando tudo igual na arena de Jumeirah: 2 a 2. Por pouco, Makarov não ampliou ainda no primeiro minuto de bola rolando, em um tiro livre, mas o arqueiro canarinho espalmou para fora.
Bruno Xavier levou perigo à meta russa, após bater rasteiro a cobrança de falta, mas a zaga defendeu. Aos quatro, Leonov foi lançado para o ataque e arriscou o chute, que desviou em Anderson e enganou o goleiro Mão, virando o marcador: 3 a 2. Na sequência, Leonov surpreendeu ao aplicar uma caneta sobre André e tocar para Shishin, que encheu o pé para estufar a rede, ampliando para os russos: 4 a 2. Aos sete, Jorginho deu um passe digno de futevôlei para Fernando DDI, que girou e limpou a jogada, marcando o terceiro. Aproveitando o "apagão" europeu, Jorginho anotou de ombro e deixou tudo igual, levantando a torcida em Dubai: 4 a 4.

brasil russia futebol de areia torneio de dubai (Foto: Divulgação/BSWW)Em lance disputado, jogadores da Rússia e do Brasil caem na areia de Jumeirah (Foto: Divulgação/BSWW)
Com tudo igual no tempo regulamentar, a partida foi decidida na prorrogação. A Rússia, que havia sentido o golpe do quarto gol brasileiro, desencantou no fim do confronto. Quando o placar ainda parecia indefinido, Shishin apareceu na área e acertou o chute de primeira para virar o placar na praia de Jumeirah: 5 a 4. Nos últimos instantes do emocionante duelo, André por pouco não empatou num desvio de cabeça, mas Bukhlistkiy se manteve firme na defesa. Os brasileiros tentaram encostar no placar, mas a reação foi contida pelo tempo, e a partida terminou em 5 a 4 para os russos.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneios-internacionais-de-futebol-de-areia/noticia/2011/11/russia-bate-brasil-na-final-e-e-campea-do-torneio-internacional-de-dubai.html

Bianca, representante do Fluminense, vence o Musa do Brasileirão 2011

 
Bianca, a Musa do Brasileirão 2011, exibe a bandeira do clube do coração após ser coroada

 No programa deste sábado, 26, Bianca Leão, representante do Fluminense, venceu a grande final do Musa do Brasileirão 2011, uma parceria do Caldeirão do Huck e Globoesporte.com. Além do espetáculo que a morena deu na TV - até fazendo pole dance, você vê aqui no site mais curiosidades da carioca de São Gonçalo: fotos exclusivas em diferentes momentos da competição, detalhes sobre a vida dela (e sobre o corpo, é claro!), uma entrevista logo após ela ter saído do palco do Caldeirão (assista ao vídeo!) e o autógrafo de Bianca. Se você é tricolor, usufrua de tudo isso. Se você é do time rival, morra de raiva ou, quem sabe, não muda de opinião?

Reveja aqui: musas fazem pole dance na grande final
Bianca ganha dicas para realizar sonho de ser coleguinha do Caldeirão
Relembre as candidatas a Musa, avalie e compartilhe nas redes sociais

FONTE:
http://caldeiraodohuck.globo.com/musa-do-brasileirao/noticia/2011/11/bianca-representante-do-fluminense-vence-o-musa-do-brasileirao-2011.html

Sem perder o charme, mulheres dão toque especial na obra do Maracanã

Walkiria Oliveira é responsável pela instalação das eletrocalhas e diz que vive um momento muito especial por ajudar na reforma do estádio

Por André Casado e Felippe Costa Rio de Janeiro
 
Quando a construção do Maracanã teve início, no dia 2 de agosto de 1948, era quase impossível, devido aos diferentes costumes da época, encontrar mulheres trabalhando na rua, muito menos em obra tão gigantesca como a do estádio. Normalmente, elas ficavam em casa cuidando da família, e a “Copa” tinha um significado bem diferente. Hoje, na reforma do estádio, a situação é outra. Cerca de 170 operárias se destacam e se deliciam com o sonho de fazer parte do grupo que entrará para a história depois de deixar o complexo modernizado para o Mundial de 2014.

Obras no Maracanã - Walkiria (Foto: André Durão)Walkiria Oliveira é eletricista na obra de reforma do estádio do Maracanã - Walkiria (Foto: André Durão)

Até dezembro de 2012, elas assumem a posição de eletricistas, pedreiras, carpinteiras, pintoras e soldadoras para transformar o Maracanã num estádio mais confortável e seguro. As roupas, o capacete e as ferramentas são as mesmas utilizadas pelos homens, mas as mulheres têm um diferencial: o capricho, o cuidado no acabamento e a limpeza são qualidades típicas da força de trabalho feminina.

Dentre todas elas, destaca-se Walkiria Oliveira, de 33 anos. Ela entrou na obra por meio do curso Mão na Massa, do Senai, que tem parceira com o Consórcio Maracanã. Agora, ela se orgulha de ter seu primeiro trabalho de carteira assinada.

Estar aqui me motiva, vivo um sonho todos os dias"
Walkiria Oliveira
 
- Achei que seria complicado, mas vi que é bem tranquilo. Algumas meninas me alertaram por ser uma profissão masculina, só que aqui as pessoas têm sido bem legais mesmo. Hoje em dia, é que nem "salão unissex": em qualquer profissão, há mulheres participando. E eu encaro tudo, não deixo de fazer, nem tenho medo de perguntar. As únicas brincadeiras acontecem quando eu pego algo para fazer e alguém grita: "Se afasta, porque ela vai botar fogo em tudo!" (risos). Estar aqui me motiva, vivo um sonho todos os dias. É um trabalho que dá muito orgulho para cada um. Poucas vezes se tem a chance de fazer parte de uma obra tão importante. Estou feliz por Deus ter reservado isso para mim – disse Walkiria, contratada em fevereiro deste ano.

Porém, antes de tentar a sorte na vida como eletricista, Walkiria tinha o sonho bem diferente: ser esportista. Criada na Mangueira, ela fez parte da equipe de atletismo da Vila Olímpica da mesma comunidade. Depois, começou a jogar futebol e, por ser “impedida” de se transferir para o Vasco, resolveu abandonar a carreira.

Obras no Maracanã - Walkiria (Foto: André Durão)Walkiria trabalha no Maracanã (Foto: André Durão)
 
- Minha vida é ligada ao esporte, fiz atletismo, aqui mesmo no Célio de Barros (Complexo de Atletismo do Maracanã), dos dez aos quinze anos. Competia no revezamento quatro por cem e nos cem metros rasos pela Mangueira e era boa (risos). Depois, joguei futebol pelo Campo Grande. Mas abandonei quando eles me impediram de ir para o Vasco, que me queria. Poderia passar a receber um salário, mas não fico frustrada. Jamais imaginei voltar ao esporte, o que de certa forma está acontecendo. Já tinha trazido minha filha (Thyphany) na estreia do Adriano, pelo Flamengo, e fico feliz que ela diga para as amigas, com orgulho, que a mãe dela trabalha na reforma do Maracanã. É um prêmio - diz ela, referindo-se à vitória do time carioca por 2 a 1, com dois gols do Imperador, sobre o Atlético-PR, no dia 31 de maio de 2009.

As mulheres dominaram mesmo o Maracanã no Pan-Americano de 2007. Pelo torneio de futebol, o Brasil ganhou a medalha de ouro ao vencer na final os Estados Unidos por 5 a 0, gols de Marta (2), Cristiane (2) e Daniela Alves. No mesmo ano, a craque Marta foi a primeira mulher a deixar sua marca na Calçada da Fama.

Confira algumas imagens atualizadas das obras do Maracanã:

 FONTE:

 http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2011/11/sem-perder-o-charme-mulheres-dao-toque-especial-na-obra-do-maracana.html

Dilma recebe medalhistas do Parapan em Brasília

Presidente afirmou que atletas são 'exemplo para os brasileiros'

Dilma coloca medalha do Parapan em cerimônia no Planalto (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters) Dilma coloca medalha do Parapan em cerimônia no Planalto (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
 
EFE
Publicada em 24/11/2011 às 18:28
Brasília (DF)
 
A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quinta-feira parte dos atletas brasileiros que defenderam o país nos Parapan de Guadalajara. Na homenagem, presidente afirmou que eles "provaram que o ser humano não conhece limites".

Dilma destacou ainda o fato de a delegação ter liderado o quadro de medalhas em Guadalajara, assim como aconteceu em 2007. Quem recebeu uma saudação especial foi o nadador Daniel Dias, que conquistou 11 ouros no México e se tornou o esportista com maior número de pódios na história dos Jogos.

- Vocês são um exemplo para os brasileiros - afirmou a presidente.

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/mais-esportes/Dilma-recebe-medalhistas-Parapan-Brasilia_0_596940456.html

Montenegro: 'Caio Junior gostava de frases, mas se esqueceu da principal'

Eterno presidente do Botafogo aponta ex-treinador como responsável por derrocada do time, mas enxerga clube melhor

Carlos Augusto Montenegro (Foto:Eduardo Tironi) Montenegro culpa Caio Junior por piora, mas elogia administração do clube (Foto:Eduardo Tironi)
 
Marcelo Benevides
Publicada em 25/11/2011 às 12:12
Rio de Janeiro (RJ)
 
Eterno presidente do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro sempre foi conhecido pelo discurso afiado, principalmente em se tratando do clube do coração. Ao comentar o atual momento do time, o ex-mandatário na conquista do título brasileiro de 95, apontou Caio Junior como um dos principais responsáveis pela derrocada alvinegra na reta final do Campeonato Brasileiro.

- O Caio Junior teve a fase boa, deixou o Botafogo com 55 pontos. Mas ele resolveu inventar um pouquinho no final. Jogar com Loco Abreu sozinho foi um suicídio. Ele gostava de usar frases de efeito como: "Quando um treinador ganha, é bom. Quando perde, é ruim". Só que ele se esqueceu da mais usada e antiga: "Em time que está ganhando não se mexe" - disparou o ex-dirigente.

Outro aspecto, de acordo com Montenegro, também teria pesado na queda de rendimento da equipe:
- Indiretamente, o Mano Menezes também contribuiu para isso. Os três jogadores convocados para a Seleção Brasileira (Jefferson, Cortês e Elkeson) caíram muito, agregados a outros que caíram naturalmente. Por isso, o time perdeu o pique. Mas ainda é possível. São dois jogos que podem decidir o nosso futuro.

Apesar de estar afastado do clube há alguns anos, Montenegro respira o Botafogo. Ele acompanha de perto o time, comparece em eventos realizados pelo clube, além de ser ainda uma pessoa com bom relacionamento com dirigentes atuais e do passado. Como o clube vive um dia de eleição, ele aproveitou para fazer um comparativo de sua administração com a de Mauricio Assumpção, concorrente à reeleição.

- Foram épocas diferentes. Pela primeira vez, o Botafogo está nas mãos de profissionais. A área da Lagoa melhorou, o marketing existe, o que não existia antigamente, as sedes foram restauradas. Além disso, o Botafogo teve uma loja de material esportivo, num grande ponto da sede de General Severiano - aprovou ele.

A relação com as entidades foi outro ponto destacado pelo ex-dirigente:
- Tenho sentido o Botafogo muito respeitado em todas as entidades: CBF, Federação, COB, etc... Não havia respeito anteriormente. O Bebeto de Freitas (ex-presidente) não aceitava, era inimigo do Nuzman (presidente do COB), não tinha afinidade com Ricardo Teixeira (presidente da CBF). O Botafogo era desprezado. O futebol é a coisa que mais agrega as pessoas. São dois anos que o Botafogo briga pela Libertadores. Isto já é uma evolução. Este ano, dava para ir além. Mas não podemos culpar ninguém, porque é muito difícil manter uma fase do início ao fim.
FONTE:
http://www.lancenet.com.br/botafogo/Montenegro-Caio-Junior-esqueceu-principal_0_597540304.html

Mauricio Assumpção reeleito presidente do Botafogo

Mandatário alvinegro venceu eleição contra Carlos Eduardo Pereira, nesta sexta-feira, e ficará no cargo por mais três anos

Eleição no Botafogo - Maurício Assumpção com bandeira (Foto: Cleber Mendes) Assumpção venceu a eleição com 73% dos votos em General Severiano (Foto: Cleber Mendes)

LANCEPRESS!

Publicada em 25/11/2011 às 23:38
Rio de Janeiro (RJ)
 
O presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, continuará no cargo até o fim de 2014. Ele foi reeleito na noite desta sexta-feira, após vencer o candidato da oposição, Carlos Eduardo Pereira, por 719 (73%) votos a 263 (27%). A eleição foi realizada na sede do clube, em General Severiano.
Receba primeiro as novidades do Fogão no seu celular!
A votação foi encerrada às 21h, com 1.007 votos contabilizados. A primeira urna foi apurada com vantagem para Mauricio: 72 votos contra 32 de Pereira. A segunda foi fechada já por volta das 23h, e novamente Mauricio levou a melhor, por 293 a 103. Na terceira e última urna, outra vitória do atual presidente: 354 votos a 128. No total, quatro votos brancos e 21 nulos. A apuração se encerrou pouco depois das 23h30.
Mauricio Assumpção repete o feito do antecessor Bebeto de Freitas e comandará o Botafogo por mais três anos, indicando uma nova tendência no clube, que nos últimos 20 anos sempre teve um presidente por apenas um mandato.
Mauricio Assumpção e Carlos Eduardo Pereira ao lado do vice-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão em General Severiano (Foto: Cleber Mendes)
Tradicionalmente, o Botafogo não tem o hábito de contar com um dirigente por dois mandatos consecutivos. Bebeto de Freitas foi o primeiro a ficar no cargo por seis anos desde a dinastia de Emil Pinheiro, nos anos 80. Antes, passaram por General Severiano, Mauro Ney Palmeiro, Carlos Augusto Montenegro, Mauro Ney novamente, José Luiz Rolim e Bebeto. Agora, Mauricio dará sequência ao trabalho que começou em 2009.


Humorista Hélio de La Peña também votou em General Severiano (Foto: Cleber Mendes)
   
O dia na sede social do clube foi intenso. Situação e oposição disputaram cada sócio que chegava para votar. Os simpatizantes da atual gestão contaram nada menos com Carlos Augusto Montenegro, ex-presidente do clube e um ferrenho cabo eleitoral de Mauricio Assumpção. Juntamente com o ex-mandatário, ex-atletas e ídolos do passado, como Túlio Maravilha, Mauricio e Jairzinho, se revezavam na luta para convencer os votantes a manter Assumpção no poder.
A campanha funcionou. Com uma grande margem de diferença, 73% contra 27%, Mauricio foi confirmado para o triênio 2012-13-14.
- Fomos campeões, a base deu frutos. Vamos pôr de novo o lema em prática: Compromisso e Trabalho - comemorou Mauricio Assumpção.
O candidato opositor, Carlos Eduardo Pereira, tentou amenizar a dor pela derrota nas urnas. Embora não tenha declarado publicamente, ele já imaginava que o resultado não seria favorável à sua chapa.
- O Mauricio contou com uma máquina muito forte. Sabíamos das dificuldades que teríamos. Mas valeu pela democracia. O sócio precisava dar sua opinião sobre as coisas do clube - considerou Carlos Eduardo.
Assumpção assina a posse de mais um triênio no Botafogo (Foto: Cleber Mendes)
Apesar da derrota, há algo a se comemorar pela oposição. Como atingiu mais de 20% dos votos, a chapa tem direito a 14 cadeiras (10%) no Conselho Deliberativo. A situação, por ter sido a vencedora, ocupará 140 lugares no Conselho.

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/botafogo/Mauricio-Assumpcao-reeleito-presidente-Botafogo_0_597540473.html

Após vitória suada sobre a China, Gustavo diz: ‘Fica um gosto amargo’

VÔLEI  INTERNACIONAL 2011
 Brasil vence no sufoco por 3 sets a 2 os lanternas da Copa do Mundo
Por GLOBOESPORTE.COM Kumamoto, Japão
 
vôlei bernardinho brasil china copa do mundo (Foto: FIVB)Brasil passou sufoco para vencer a China na
madrugada desta sexta-feira (Foto: FIVB)
 
A vitória sobre a China na Copa do Mundo de vôlei saiu. Não, porém, como a seleção brasileira esperava. Um dos destaques do time verde-amarelo, Gustavo admitiu que o triunfo apertado da madrugada desta sexta-feira por 3 a 2 teve um gosto amargo. Com este resultado, o Brasil perdeu a liderança na classificação geral da competição japonesa.

Com vários jogadores titulares poupados pelo técnico Bernardinho, o Brasil teve trabalho para vencer os chineses, os lanterninhas da competição. Embora a vitória tenha vindo, o resultado acabou tirando um ponto da seleção. Na Copa do Mundo, as vitórias no tie-break garantem apenas dois pontos e não três, como em caso de vitória por 3 a 0 ou 3 a 1.

- Fica um gosto amargo por termos perdido um ponto, mas temos que manter a cabeça erguida. Ainda faltam seis jogos e, agora, não podemos ter mais nenhum tropeço. Temos que conseguir os três pontos em todos os jogos para chegar lá no final e disputar o título do campeonato - disse o meio de rede Gustavo.

Agora com quatro vitórias e uma derrota (para a Itália), o Brasil aparece em segundo lugar, atrás apenas da Rússia. O próximo compromisso da seleção será contra a Argentina, domingo, em Hamamatsu, novamente às 4 horas (de Brasília) e com transmissão da Globo e do Sportv.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/11/apos-vitoria-suada-sobre-china-gustavo-diz-fica-um-gosto-amargo.html

Brasil abusa de perder chances, mas bate Emirados Árabes e está na final

Torneios de Futebol de Areia
 Em jogo equilibrado, seleção brasileira vence por 2 a 0, com gols de Sidney e Anderson e encara a Rússia, algoz da última Copa do Mundo, na decisão

Por SporTV.com Dubai, Emirados Árabes
 
Quem esperava um jogo fácil contra os Emirados Árabes se enganou. Pelas semifinais do Torneio de Dubai, o Brasil perdeu muitas oportunidades, sofreu um pouco de pressão, mas venceu por 2 a 0. Em duelo equilibrado na arena da praia de Jumeirah, Sidney e Anderson marcaram os gols que garantiram a classificação do time verde-amarelo para a final da competição. No caminho para o título estará a Rússia, algoz da última Copa do Mundo, que venceu a Suíça por 2 a 1 nos pênaltis, após 4 a 4 no tempo normal. A final do Torneio Internacional vai ser neste sábado, às 14h15 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV. Antes, às 13h, Suíça e Emirados Árabes lutam pelo terceiro lugar. (Assista aos gols no vídeo acima)

- Derrotamos um bom adversário, que jogou em casa e valorizou muito a nossa vitória por sua boa atuação. Alcançamos nosso segundo objetivo, que era chegar à final, e agora vamos lutar pelo objetivo maior, brigar por esse título. Todos estão de parabéns pela vontade e pelo empenho em quadra - elogiou Sidney, autor do primeiro gol brasileiro.

A partida começou equilibrada, com as duas equipes arriscando de longe, mas levando pouco perigo. A primeira grande chance do Brasil foi com Souza. Aos quatro minutos, o defensor bateu cruzado, o goleiro Abbas espalmou e Anderson perdeu boa chance no rebote. Comandado pelo treinador brasileiro Marcelo Mendes, os Emirados Árabes responderam em chute de Adel, que teve grande defesa de Mão. Na sequência, a seleção brasileira abriu o marcador. André cruzou na cabeça de Sidney, que cabeceou bem e tirou do goleiro. Aos nove, André recebeu a bola no meio da quadra, avançou e chutou rasteiro para a defesa de Abbas. No rebote, Bruno Xavier perdeu o equilíbrio e não conseguiu finalizar.

Brasil futebol de areia Emirados Árabes (Foto: Divulgação / BSWW)Jogadores do Brasil comemoram o gol de Anderson contra os Emirados Árabes (Foto: Divulgação / BSWW)
Os Emirados Árabes quase empataram no início da segunda etapa. Após cobrança de escanteio, Rami desviou e acertou a trave. Aos dois minutos, o Brasil respondeu com Anderson, que arriscou o chute pelo lado direito e mandou para fora. A pressão verde-amarela continuou. Aos três, André completou o cruzamento e a bola passou rente à trave. Mas os donos da casa estavam ligados.

Em lance de pura habilidade, Adel gingou para cima de Bruno Xavier e conseguiu a falta perto da área. Na cobrança, ele chute forte para boa defesa de Mão. A 17 segundos para o fim da etapa, o goleiro Humaid, que entrou no lugar de Abbas, protagonizou um lance curioso. De uma forma até desesperada, ele foi quase para o meio da quadra abafar o chute de André, não achou a bola e viu Anderson bater de longe para fora.

Brasil futebol de areia Emirados Árabes (Foto: Divulgação / BSWW)André recebe a marcação forte do jogador dos Emirados Árabes pelas semifinais (Foto: Divulgação / BSWW)
O Brasil começou o terceiro período buscando o segundo gol. Em cobrança de falta do meio da quadra, Betinho encheu o pé, mas mandou sobre a trave. Ainda no primeiro minuto da etapa final, Anderson acertou lindo chute de primeira após lançamento de Bruno Xavier e mandou a bola no cantinho direito de Humaid: 2 a 0. Aos quatro, DDI pegou de primeira após outro ótimo passe de Bruno Xavier, mas finalizou mal.

Aos cinco, o goleiro dos Emirados Árabes saiu jogando rápido, arriscou do seu campo defensivo e obrigou Mão a defender. Em seguida, pintou uma boa triangulação do time canarinho, com Sidney, Bruno Xavier e André, que pegou de voleio para fora. Adel ainda teve uma boa chance faltando dois minutos para o fim do jogo ao pegar a sobra na área, mas pegou mal na bola. Com a vantagem no placar, restou ao Brasil tocar a bola, esperar o apito final do árbitro e comemorar a vaga para a final.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneios-internacionais-de-futebol-de-areia/noticia/2011/11/brasil-abusa-de-perder-chances-mas-bate-emirados-arabes-e-esta-na-final.html

O ranking atualizado de média de público dos 100 clubes das séries A, B, C e D

Faltando poucas rodadas para o encerramento da temporada 2011 no futebol brasileiro, o ranking de média de público dos 100 clubes das séries A, B, C e D vai ganhando contornos finais. Confira como está o seu time:


A apuração é do craque Rodolfo Brito (@rbrito1984), blogueiro do ótimo blog rbrito.


Considerações importantes:
# O ranking é feito apenas com os torcedores pagantes e levando em conta os públicos dos mandantes das partidas.
# Neste ranking, os clubes da Série A estão representados pela cor amarela, enquanto que a cor cinza sinaliza os clubes da Série B. A Série C está em laranja e a Série D em azul claro.

# A CBF contabiliza alguns públicos não pagantes, o que é descartado neste ranking, que só leva em conta os pagantes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/platb/pombo-sem-asa/2011/11/24/o-ranking-atualizado-de-media-de-publico-dos-100-clubes-das-series-a-b-c-e-d/

Abel quer a taça no Rio e desabafa: 'Para acabar com a soberba paulista'

Treinador sonha em ver um time carioca vencer o Campeonato Brasileiro pela terceira vez seguida e critica novo cargo de Andrés Sanches na CBF

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
 
Vasco e Fluminense ainda estão na briga, mas o Corinthians, com 79% de chance de título, é o principal favorito a conquistar o Campeonato Brasileiro de 2011. Apesar da situação desfavorável, o técnico Abel Braga ainda sonha ver um clube carioca levantar a taça pela terceira vez seguida, fato que aconteceu apenas uma vez na história da competição (1982 e 83, com o Flamengo, e 84 com o Flu). E o sentimento do comandante do Fluminense é um só: acabar com a soberba paulista sobre o Rio.

- O clássico de domingo será difícil. Se sair um vencedor, tomara que seja o Fluminense. Mas tenho um sentimento de que o título só vai ser decidido na última rodada. Li que o Jorginho, técnico do Figueirense, já disse que o Corinthians não vai comemorar no fim de semana. Isso é bom. Outro título para o Rio, o terceiro seguido, seria fantástico. E serviria para acabar com a soberba paulista sobre os cariocas - desabafou o treinador, que ainda criticou a nomeação do presidente do Corinthians, Andrés Sanches, para o cargo de diretor de Seleções da CBF.

Abel Braga no treino do Fluminense (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)Abel Braga durante treino do Fluminense nesta sexta-feira (Foto: Dhavid Normando / Photocamera)
 
- Não temo que alguma coisa vá acontecer. De maneira alguma. Mas é o tipo de situação que basta agir com coerência. O Brasileirão está totalmente aberto. Nada definido. Quem cai? Quem vai ser campeão? Temos clubes de São Paulo disputando o título e vagas na Libertadores. O atual líder é o Corinthians. E agora surge essa notícia. Não é legal.
Com 62 pontos, o Tricolor ocupa a terceira posição do Campeonato Brasileiro, atrás de Vasco (65) e Corinthians (67). Para ser campeão, o clube das Laranjeiras precisa vencer seus dois últimos compromissos, diante de Vasco e Botafogo, e torcer para que o Timão conquiste, no máximo, um ponto nas últimas duas rodadas, diante de Figueirense e Palmeiras. Na atual temporada, o Fluminense nunca esteve na liderança da competição. Mas Abel ressalta: o importante é ocupar o posto apenas na última rodada.

- Vasco e Corinthians já lideraram. Nós não. Se o título vier, seremos campeões sem ter liderado rodada alguma durante a competição. Seria extraordinário. Quando podíamos dormir na liderança, perdemos para o América-MG. Nem isso conseguimos. Quem sabe não há algo especial reservado para nós? Para o Fluminense nada é impossível. E só precisamos ficar em primeiro na última rodada mesmo.

Rafael Sobis é liberado do treino
No treinamento desta sexta-feira, nas Laranjeiras, a única ausência ficou por conta do atacante Rafael Sobis, liberado para resolver problemas particulares. Segundo as informações do Fluminense, o camisa 23 se apresentará diretamente na concentração tricolor, em um hotel da Zona Sul do Rio de Janeiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2011/11/abel-quer-taca-no-rio-e-desabafa-para-acabar-com-soberba-paulista.html

Andrés se irrita com insinuações sobre favorecimento da CBF ao Timão

Novo diretor da entidade, presidente do Corinhians agora já admite se tornar presidente da CBF após a saída de Ricardo Teixeira, em 2015

Por Carlos A. Ferrari e Wagner Eufrosino São Paulo
 
Andrés Sanches em entrevista no Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Andrés Sanches, em entrevista no CT do Corinthians
(Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)
 
Depois de ser anunciado pela CBF como novo diretor de Seleções, Andrés Sanches concedeu uma entrevista coletiva, nesta sexta-feira à tarde, no CT Joaquim Grava. Ele se irritou com os comentários de que sua ligação com a CBF poderiam beneficiar o Corinthians nesta reta final de Campeonato Brasileiro.

– Isso é ridículo! Eu mesmo, em nome do Corinthians, já assumi que fomos beneficiados e prejudicados. É só pegar os sete últimos jogos do Brasileiro para ver o que aconteceu. Quem ganha são os jogadores em campo – disse o presidente do Timão.
– Se a gente deixa para anunciar depois, iam falar que já sabíamos e não quisemos anunciar. Sou presidente do Corinthians. Vou me dedicar 24h até o fim do meu mandato. Se o Corinthians tiver isso ou aquilo, não será por participação minha. Quem convoca é o treinador, não vão achar que algumas coisas vão ser para o Corinthians por minha causa – emendou Andrés.
O presidente do Corinthians disse que ficou surpreso com o convite de Ricardo Teixeira e afirmou que pretende fazer algumas mudanças assim que assumir definitivamente a função, e não descartou, no futuro, assumir a presidência da entidade que controla o futebol brasileiro.
Se a gente deixa para anunciar depois, iam falar que já sabíamos e não quisemos anunciar"
Andrés Sanches
– O presidente da CBF me ligou ontem (quinta-feira) pedindo para estar lá hoje. Não sabia do que se tratava, achei que era uma visita do pessoal da Fifa ao estádio (de Itaquera). Quando cheguei, fui surpreendido. Não tinha como recusar o convite de um amigo e virar as costas para a Seleção. Os próximos anos são importantíssimos e espero ajudar da melhor maneira possível – afirmou.

O dirigente disse que ainda não conheceu detalhes do que encontrará pela frente na CBF, mas reconheceu que é possível fazer alguns ajustes como o novo chefe das seleções, incluindo as masculinas e femininas. A previsão é de que ele assuma a função apenas em fevereiro.

– Quando chega uma pessoa nova em uma outra função, mudanças ocorrem com o tempo. Vou tomar conhecimento de tudo. Vou mudar o que eu acho que tenha de ser mudado, para o bem da Seleção. Se acham necessária minha presença, fico lisonjeado. Não posso virar as costas para a Seleção Brasileira – disse.

Ao contrário do que fez em outras oportunidades, Sanches não descartou concorrer à presidência da CBF a partir de 2015. O mandatário corintiano é o principal aliado de Ricardo Teixeira nos últimos anos e desponta como o grande nome para substituí-lo na função depois da Copa do Mundo de 2014.

– Não estava trabalhando nem para isso (ser diretor de Seleções) e muito menos para ser presidente. Não tive como falar não e aceitei. O presidente tem mandato até 2015. Vamos aguardar – disse, deixando no ar a possibilidade de assumir a CBF no futuro.

Sanches acredita que os quase três anos de convivência contribuirão para a convivência com o técnico Mano Menezes, até mesmo para ele compreender o comportamento, às vezes, rude do dirigente.

– O Mano é o treinador da Seleção e vai ser cobrado como todos que por lá passaram. O mesmo que eu cobrava dele aqui vou exigir lá. Ele já sabe como é meu jeito de ser e de falar – completou Sanches, que se mudará para o Rio de Janeiro no início de 2012.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2011/11/andres-fala-em-mudar-selecoes-e-nao-descarta-ser-presidente-da-cbf.html

Juliana e Emanuel são eleitos os melhores do Circuito Mundial 2011

Circuito Mundial de Vôlei de Praia

 Atletas brasileiros somam nove premiações individuais em lista divulgada pela Federação Internacional

montagem Emanuel Juliana vôlei (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Emanuel e Juliana são os melhores do ano no vôlei
de praia (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
 
A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou nesta sexta-feira a lista dos destaques do vôlei de praia da temporada 2011. Além de conquistar os dois títulos do Circuito Mundial (masculino e feminino), os brasileiros garantiram também o prêmio mais importante: Emanuel e Juliana foram eleitos os melhores jogadores do ano.

Hexacampeã do Circuito Mundial, Juliana entra para a história da competição ao ser a primeira atleta apontada como a melhor jogadora do ano por três temporadas consecutivas. A brasileira também levou o prêmio de personalidade do ano. Sua parceira Larissa foi escolhida a melhor levantadora pelo sexto ano seguido.

- Fui pega de surpresa. Não acho que tenha sido meu melhor ano, mas por todas as conquistas e pela trajetória de vitórias consegui este título individual. Queria agradecer ao meu patrocinador, a toda nossa comissão técnica, e à Larissa, que mais uma vez me fez ser a melhor do mundo ao lado dela, e dividir esse ano de vitórias com todos os brasileiros - comemorou Juliana.

No masculino, Emanuel foi considerado o melhor jogador pela segunda vez. A primeira foi em 2006, quando jogava ao lado de Ricardo. O campeão olímpico levou também os troféus de jogador mais inspirador e personalidade do ano, este pela terceira vez. Seu parceiro, Alison, foi considerado o melhor bloqueador, melhor atacante e melhor jogador ofensivo do Circuito Mundial.

- Durante o ano todo, com a minha percepção de jogador, achei que o Alison realmente merecia. Nessa hora tenho que agradecer a todos que fizeram parte disso tudo. Mais uma vez, aos 38 anos, ser o melhor do mundo não é uma coisa simples. Acho que isso deixa um legado para todos os jogadores que estão começando se motivarem e acharem que têm condições - afirmou Emanuel.

Confira a lista completa:
FEMININO
Melhor jogadora - Juliana (BRASIL)
Melhor bloqueio - Kerri Walsh (Estados Unidos)
Melhor jogadora defensiva - Misty May (Estados Unidos)
Melhor ataque - April Ross (Estados Unidos)
Melhor jogadora ofensiva - Laura Ludwig (Alemanha)
Melhor saque - April Ross (Estados Unidos)
Melhor levantadora - Larissa (BRASIL)
Jogadora que mais evoluiu - Marta Menegatti (Itália)
Jogadora mais inspiradora - Kerri Walsh (Estados Unidos)
Personalidade do ano - Juliana (BRASIL)
Revelação - Brete Buethe (Alemanha)

MASCULINO
Melhor jogador - Emanuel (BRASIL)
Melhor bloqueio - Alison (BRASIL)
Melhor jogador defensivo - Reinder Nummerdor (Holanda)
Melhor ataque - Alison (BRASIL)
Melhor jogador ofensivo - Alison (BRASIL)
Melhor saque - Eric Koreng (Alemanha)
Melhor levantador - Phil Dalhausser (Estados Unidos)
Jogador que mais evoluiu - Mariusz Prudel (Polônia)
Jogador mais inspirador - Emanuel (BRASIL)
Personalidade do ano - Emanuel (BRASIL)
Revelação - Sebastian Chevalier (Suíça)

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2011/11/juliana-e-emanuel-sao-eleitos-os-melhores-do-circuito-mundial-2011.html

Bota e Puma acertam detalhes finais para patrocínio de material esportivo

Clube já pediu rescisão de contrato com a Fila por erros sistemáticos

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
Mauricio Assumpção botafogo (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)Assumpção negocia mudança do fornecedordo 'manto'alvinegro (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)
 
O Botafogo está muito perto de anunciar seu novo patrocinador de material esportivo. Há cerca de um mês, o clube vem costurando um acordo com a Puma e o contrato já está praticamente pronto, faltando apenas as duas partes assinarem. A empresa passará a fornecer o material já a partir do próximo ano. A duração do contrato será de três temporadas.

Para acertar com a Puma, o Botafogo teve que se desvincular da Fila, com quem ainda tem contrato. Contudo, o clube pediu a rescisão unilateral do acordo alegando que a empresa descumpriu por vezes consecutivas as atribuições que lhe cabiam em contrato. O clube estava descontente com o fornecimento de material principalmente para as categorias de base. Desde o dia 1º de outubro, a equipe tem treinado e jogado com o logotipo da empresa coberto. O Botafogo estuda ainda processar a empresa pelos erros cometidos.

Além da negociação com o novo fornecedor de material esportivo, o Botafogo também já iniciou a renovação de contrato de seus três patrocinadores do uniforme. As empresas João Fortes, Guaraviton e Havoline se mostraram satisfeitas com a exposição conseguida e há grandes chances do clube seguir com os mesmos parceiros. A pratica de negociar também espaços publicitários do Engenhão será mantida já que na avaliação interna isso tem sido um diferencial nas negociações. O clube não fala em valores, mas há a expectativa de um aumento de receita com os novos contratos em torno dos 10%.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/11/bota-e-puma-acertam-detalhes-finais-para-patrocinio-de-material-esportivo.html

Berdych vira sobre Ferrer, avança às semis em Londres e elimina Djokovic

TÊNIS INTERNACIONAL 2011

Tcheco vai enfrentar Tsonga, enquanto espanhol terá de duelar com Federer
Por GLOBOESPORTE.COM Londres
 
Tomas Berdych tênis Londres ATP Finals (Foto: AP)O tcheco Tomas Berdych se classifica em primeiro
lugar no Grupo A do ATP Finals (Foto: AP)
A estrela de David Ferrer não brilhou para Novak Djokovic nesta sexta-feira. O número 1 do mundo, que precisava de uma vitória do espanhol para seguir vivo no ATP Finals, viu Tomas Berdych derrotar Ferrer de virada e se classificar para as semifinais da competição londrina. O tcheco (7 do ranking) venceu por 3/6, 7/5 e 6/1 e terminou a primeira fase em primeiro no Grupo A, com duas vitórias e uma derrota.

Além de eliminar Djokovic do evento, Berdych escapou de enfrentar Roger Federer, único invicto no ATP Finals. O tcheco enfrentará neste sábado o francês Jo-Wilfried Tsonga (8), que ficou em segundo lugar no Grupo B. A tarefa de encarar o suíço ficou para Ferrer, segundo do Grupo A.

Desde o começo da partida até a metade do segundo set, Ferrer foi muito mais sólido do fundo de quadra. O espanhol conseguiu consistência e profundidade com seus golpes, dificultando os ataques de Berdych. O tcheco manteve o placar igual até o oitavo game, quando cometeu um par de erros não forçados e cedeu a quebra. Ferrer, em seguida, confirmou o saque e fechou o set.

O número 5 do mundo parecia disparar para a vitória quando quebrou Berdych novamente no terceiro game do segundo set, mas a vantagem escapou em seguida, com o tcheco devolvendo a quebra e igualando o placar. No sétimo game, contudo, Berdych jogou uma direita para fora e perdeu outra vez o serviço. Ferrer desperdiçou a liderança pela segunda vez e voltou a ter problemas com seu saque (apenas 39% de aproveitamento na parcial). O espanhol foi quebrado no oitavo game e, quando sofreu nova quebra no 12º, viu Berdych fechar o segundo set e comemorar.

Na parcial decisiva, Berdych já era dono do jogo. Ferrer continuava mal no saque e sofria com as devoluções do oponente, que conseguiu uma quebra logo no segundo game e disparou no placar. O espanhol só saiu do zero quando Berdych tinha cinco games de vantagem, mas já era tarde demais para qualquer tipo de reação.

Blog Saque e Voleio: quem aposta contra Roger Federer em Londres? Leia e Opine!

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/11/berdych-vira-sobre-ferrer-avanca-semis-em-londres-e-elimina-djokovic.html

Grupos e alguns duelos da Taça Libertadores 2012 já estão definidos

Brasileiros pegam times da Colômbia e da Bolívia na pré-Libertadores; Santos pode ter quinto colocado do Campeonato Brasileiro em sua chave

Por GLOBOESPORTE.COM Luque, Paraguai
 
A Conmebol sorteou, nesta sexta-feira, em Luque (Paraguai), os grupos da fase principal e os confrontos preliminares da Libertadores 2012. A exemplo do que ocorreu na edição de 2011, com um objetivo de "democratizar" a competição, foram mantidos apenas dois cabeças de chave do Brasil (Santos e o campeão brasileiro) e da Argentina. Os outros quatro são Uruguai 1, Paraguai 1, Chile 1 e Bolívia.

A disputa da pré-Libertadores está marcada para os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro. A fase de grupos começa na semana seguinte e se encerra em 25 de abril. As finais estão previstas para 27 de junho e 4 de julho.

Antes do sorteio, o presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, recebeu o troféu Fair Play e uma réplica da Taça Libertadores 2011, conquistada pelo Peixe.

luis alvaro santos nicholas leoz sorteio libertadores 2012 (Foto: AP)Luis Alvaro recebe réplica da Libertadores de Nicholas Leoz (Foto: AP)
Santos
Atual campeão da Libertadores, o Peixe pode ter o quinto colocado do Brasileirão em seu grupo: o ganhador do confronto 5 da pré-Libertadores - Brasil  6 x Colômbia 3 (time de maior pontuação na temporada). Os outros integrantes são Peru 1 e Bolívia 2, ainda indefinidos.
Vasco
Vencedor da Copa do Brasil, o Cruz-Maltino já tem um adversário definido, o Nacional do Uruguai. Os outros integrantes da chave são Peru 2, ainda indefinido, e o ganhador do confronto 4 da pré-Libertadores (Paraguai 3 ou Equador 3). A Conmebol, no entanto, não levou em consideração a possibilidade de o Vasco ser campeão brasileiro, o que lhe daria direito a ser um dos cabeças de chave.
Outros brasileiros
Brasil 2: melhor do Brasileirão, fora o Vasco; está no Grupo 6
Brasil 4: segundo melhor do Brasileirão, fora o Vasco; está no Grupo 4
Brasil 5: quarto colocado do Brasileirão; enfrenta Bolívia 3 na pré-Libertadores
Brasil 6: quinto colocado do Brasileirão; enfrenta Colômbia 3 na pré-Libertadores
Grupos da Libertadores 2012 CORRIGIDO 2 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Confira os confrontos da pré-Libertadores:
1- Argentina 5 x Peru 3
2- Brasil 5 (quarto colocado do Brasileiro) x Bolívia 3
3- Peñarol (URU) x Caracas (VEN)
4- Paraguai 3 x Equador 3
5- Brasil 6 (quinto colocado do Brasileiro) x Colômbia 3
6- Tigres (MEX) x Chile 3

Veja como estão configuradas as vagas de cada país por enquanto:
Argentina
Os "hermanos" já têm dois representantes: Veléz Sarsfield, campeão do Torneo Clausura 2011, e o Arsenal de Sarandí, classificado por ser o argentino mais bem colocado na Copa Sul-Americana - o posto seria do semifinalista Vélez, que já tinha sua vaga assegurada. As outras três vagas em aberto são as de campeão do Apertura 2011, com fim previsto para dezembro e atualmente liderado com folga pelo Boca Juniors (oito pontos de vantagem em relação ao vice-líder), e os dois times de maior pontuação na temporada. Nesse caso, os favoritos são Boca, Lanús e Godoy Cruz.
Bolívia
Estão classificados o Bolívar (que fica com a vaga Bolívia 1) e o Real Potosí, campeão e vice do Torneo Adecuación 2011. Resta um lugar destinado ao campeão do Torneo Apertura 2011 (Bolívia 2), com fim previsto para dezembro. Os times ainda estão disputando uma fase de grupos, e o vencedor da competição será conhecido após mata-mata. O atual líder do Grupo A é o Potosí. No B, o Oriente Petrolero está no topo.
Chile
O Universidad de Chile fica com a vaga Chile 1 por ser o atual campeão do Torneo Apertura 2011. Como tem também a melhor pontuação da temporada, cede essa vaga para o outro Universidad, Católica (que em princípio é Chile 3). O outro lugar (Chile 2) ficará com o campeão do Torneo Clausura 2011, com término previsto para o fim de dezembro e liderado hoje pelo Universidad de Chile. Se superar o rival e ficar com o título, o Católica mudaria seu posto de Chile 3 para Chile 2. E abriria a vaga de melhor pontuação, que teria como favoritos o Unión Española e o Colo Colo.
Colômbia
Apenas o Nacional de Medellín tem lugar assegurado (é o Colômbia 1), por ser campeão do Apertura 2011. As outras duas vagas serão destinadas ao vencedor do Torneo Finalización 2011, que tem como atual líder o Junior de Barranquilla, e ao dono da melhor pontuação geral na temporada (Once Caldas e Tolima são os favoritos). O Finalización será decidido no mata-mata e termina em dezembro.
Equador
Já estão classificados Emelec e Deportivo Quito, respectivamente vencedores da primeira e da segunda partes do Campeonato Equatoriano. Entre os dias 11 e 18 de dezembro, os dois farão uma final para decidir campeão (Equador 1) e vice (Equador 2). No mesmo período, os times com maior pontuação no geral disputarão uma repescagem para apontar o terceiro representante do país (Equador 3). A LDU, por ser semifinalista da Copa Sul-Americana, também já tem sua vaga garantida, pois Vasco, Vélez Sarsfield e Universidad de Chile já estão classificados. Se por acaso a LDU entrar como Equador 3 (é o melhor colocado dos times que disputarão a repescagem equatoriana), a vaga via Sul-Americana será para o próximo time de melhor campanha do torneio.
México
Chivas (México 1), Cruz Azul (México 2) e Tigres (México 3) são os representantes mexicanos, por serem o primeiro, o segundo e o terceiro colocados da primeira fase do Apertura.
Paraguai
O único representante paraguaio já conhecido é o Nacional, campeão do Torneo Apertura 2011. Resta conhecer o vencedor do Clausura, que tem como atual líder o Libertad e termina apenas no dia 18 de dezembro. A outra vaga é destinada ao clube de maior pontuação na temporada (Olímpia e Libertad são os favoritos nesse quesito).
Peru
Somente o Alianza Lima está classificado para a Libertadores até então, pois é o único já garantido na decisão do Torneo Finalización 2011. Avançam à competição sul-americana os finalistas da competição e o terceiro colocado.
Uruguai
Todas as vagas uruguaias já são conhecidas: Nacional (Uruguai 1), Defensor (Uruguai 2) e Peñarol (Uruguai 3), primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente, do Campeonato Uruguaio 2010-2011
Venezuela
Também já foram conhecidos os representantes venezuelanos: Deportivo Táchira, campeão do Torneo Apertura 2010; Zamora, vencedor do Clausura 2011; e Caracas, dono da maior pontuação na temporada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2011/11/brasileiros-da-pre-libertadores-pegam-rivais-de-bolivia-e-colombia.html

Com 73,2% dos votos, Maurício Assumpção é reeleito no Botafogo

Atual mandatário vai seguir no cargo por mais três anos. Oposição consegue mínimo para garantir 14 membros no conselho deliberativo

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
Mauricio Assumpção na votação do Botafogo (Foto: Fernando Soutello / Divulgação AGIF)Mauricio Assumpção faz o V da vitória ao votar
(Foto: Fernando Soutello / Divulgação AGIF)
 
Eleições realizadas nesta sexta-feira, em General Severiano, garantiram a Maurício Assumpção mais três anos como presidente do Botafogo. O atual mandatário alvinegro foi reeleito com 73,2% dos votos válidos (719). Carlos Eduardo Pereira, que encabeçava a chapa de oposição, ficou com 26,8% (263 votos - houve 21 nulos e quatro brancos, totalizando 1.007).

- Sabemos que o fato de o futebol estar mal pode fazer o presidente perder uma eleição. Mas os sócios deram uma grande demonstração de que queriam a continuidade do trabalho. Essa aprovação é muita coisa. No primeiro mandato eu era um ilustre desconhecido. Não tinha nada a perder. Agora não. Agora, era o meu trabalho e de toda minha equipe que estavam em jogo. Tenho uma responsabilidade muito maior agora. Mas confio em todos que trabalham comigo. Falta um título de expressão, e é o que vamos buscar.

Apesar da derrota, a oposição pôde comemorar o fato de ter garantido mais de 20% dos votos, o que dá direito a colocar 14 membros no conselho deliberativo. Os demais 106 serão indicados pela chapa vencedora.

Dentro da sede, Carlos Eduardo Pereira recebeu o resultado com tranquilidade e felicidade. Para o candidato da oposição, ter conseguido atingir mais de 25% do eleitorado foi um feito.

- Estou feliz pelo resultado porque foi um voto de confiança. Mais de um quarto do eleitorado confiou na gente. A situação sempre usa a máquina, e eles fizeram isso intensamente. Estou contente porque garantimos os 14 membros no conselho deliberativo e poderemos fiscalizar intensamente tudo que acontece no clube.

Mauricio Assumpção botafogo eleição (Foto: Fernando Soutello/AGIF)Junto com Assumpção, integrantes da situação comemoram a vitória (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
 
A eleição começou às 9h e não teve nenhum grande incidente, apesar de uma pequena briga, logo contornada. Ex-presidentes estiveram na sede para votar, como Carlos Augusto Montenegro e Mauro Ney Palmeiro. Os dois fizeram campanha por Maurício Assumpção. Fundador de uma das mais antigas torcidas organizadas do Botafogo, Russão apareceu para votar em cadeiras de rodas e com uma perna amputada causada por complicações de diabetes. Muito aplaudido, gerou comoção nos presentes.

Carlos Eduardo Pereira foi o primeiro candidato a votar. Logo na primeira hora de votação, o administrador depositou seu voto nas urnas e fez o tradicional “v” de vitória com os dedos. Maurício votou por volta de meio-dia. O presidente esperou na fila e, depois de registrar seu voto, fez o mesmo gesto do adversário.

Figuras conhecidas estiveram em General Severiano. Túlio Maravilha, Jairzinho e Maurício estiveram no local para fazer campanha por Maurício Assumpção. O humorista Helio de la Peña, além de ironizar o suposto vídeo intimo de Ronaldinho, também declarou apoio ao atual mandatário. O vice-governador Luiz Fernando Pezão também esteve no local, mas não declarou apoio a nenhum candidato.

Eleição segue na polícia
Apesar do fim do pleito, as eleições “seguem” na polícia. A denúncia de falsificação de assinaturas na inscrição de duas pessoas na chapa de oposição ainda está sendo investigada. O inquérito irá nos próximos dias para o Ministério Público. Segundo a subdelegada da 10ª DP, Daniela Terra, que toma conta do caso, há certeza de que houve o crime, faltando apenas um depoimento oficial das duas pessoas que teriam sido inscritas sem saberem. Entretanto, há dificuldade de se descobrir a autoria da fraude e as chances do caso ser arquivado são grandes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/11/encerrada-eleicao-no-botafogo-no-total-991-pessoas-votaram.html