terça-feira, 22 de novembro de 2011

Confederação divulga a tabela da Superliga 2011/2012

Torneio feminino começa dia 9 de dezembro e terá decisão no Marcanãzinho. Campeonato masculino inicia um dia depois, e final será em São Paulo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou a tabela da edição 2011/2012 da Superliga. A disputa feminina começa no dia 9 de dezembro, uma sexta-feira, e o campeonato masculino inicia um dia depois.

Cinco jogos irão abrir a Superliga no dia 9 de dezembro. Quatro deles acontecem às 20h (de Brasília): Mackenzie-MG x Vôlei Futuro, Rio do Sul-SC x Pinheiros, São Bernardo x Minas, e Praia Clube-MG x Macaé. Às 21h (de Brasília), o São Caetano encara o Osasco.
Para fechar a rodada, o atual campeão Rio de Janeiro enfrenta o estreante Sesi no sábado. O confronto será no Maracanãzinho, às 15h (de Brasília).
O confronto entre campeão e estreante se repetirá na abertura da Superliga Masculina, no dia 10 de dezembro, às 11h30m. Dono do título na última temporada, o Sesi recebe o Rio de Janeiro no ginásio da Vila Leopoldina.
Outros quatro jogos acontecem no sábado: São Bernardo x Minas, Campinas x Montes Claros, Volta Redonda x Cruzeiro, UFJF x Vôlei Futuro. No domingo, o duelo entre Londrina e Florianópolis encerra a rodada.
Tanto no masculino quanto no feminino, a Superliga será disputada em turno e returno, com os oito mais bem colocados avançando às quartas de final. As quartas e as semifinais serão disputadas em série melhor de três, e a final em jogo único. A decisão feminina ocorre no dia 14 de abril, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A masculina acontece uma semana depois, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

FONTE :
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/11/confederacao-divulga-tabela-da-superliga-20112012.html

Feminino segue fazendo bonito

Equipes sub-17 e sub-19 vencem e continuam belas campanhas

  Equipe sub-17luta pelo bi (Crédito: Rodrigo Paradella/BFR)Equipe sub-17luta pelo bi (Crédito: Rodrigo Paradella/BFR)

Uma verdadeira força do basquete feminino carioca, o Glorioso segue fazendo bom papel nos estaduais sub-19 e sub-17. A primeira derrotou o Iguaçu por 64 a 52 dentro da Vila Olímpica da Mangueira, enquanto as mais velhas passaram pela própria Mangueira em General Severiano, por 72 a 64.

Atual campeão e líder do Estadual, a equipe sub-17 teve vida dura na primeira metade do confronto com o Iguaçu, mas conseguiu uma confortável vantagem de 12 pontos ao final da partida. O grupo comandado por Orlando Assunção teve com cestinha Bruna Rodrigues, que marcou 21 pontos. O Alvinegro volta às quadras no sábado, quando enfrenta o ABASCA às 12h30, no Ginásio Oscar Zelaya, em General Severiano.

Já o sub-19 venceu todos os quartos da partida contra o Iguaçu, com exceção do último período, quando já tinha o marcador sobre controle. Com atuações brilhantes de Nathalia Lobato (22 pontos) e Paula (17 pontos), o Glorioso venceu com facilidade. Como o compromisso previsto para o domingo contra o Iguaçu foi adiado, as alvinegras devem voltar a jogar apenas às 17h30 da próxima quarta-feira, contra o Sociedade Germânia, na casa do adversário.

Assessoria de Imprensa


FONTE :
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/equipes+sub-17+e+sub-19+vencem+e+continuam+belas+campanhas.asp

Armandão: Fred cresce na reta final do Brasileirão e ameaça líder Neymar

Atacante do Flu chega a 6,92 de média e entra na briga para ser o craque da competição. R10, do Fla, sai pela primeira vez da seleção do campeonato

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Bastaram duas atuações de gala, contra Grêmio e Figueirense, respectivamente, para que Fred não apenas chegasse ao posto de segundo melhor atacante do Campeonato Brasileiro, na disputa do Troféu Armando Nogueira, como também colocasse o Fluminense vivo na briga pelo bicampeonato. Antes do início da 35ª rodada, o centroavante do Tricolor das Laranjeiras estava distante da disputa do prêmio dado aos jogadores de melhor média do Brasileirão, de acordo com as notas de comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM. Contudo, os quatro gols marcados diante do Tricolor gaúcho, e mais três sobre a equipe catarinense, no último domingo, deixaram o atacante com 6,92, na cola de Neymar, do Santos, que segue como o melhor da competição, com 6,97. O curioso é que, das quatro vezes que conquistou o Troféu Armandinho, nas rodadas 25, 29, 35 e 36, o atacante liquidou equipes da Região Sul: Avaí, Coritiba, Grêmio e Figueirense.
Se Fred ri à toa, Deco não fica atrás. Pela primeira vez ele aparece entre os melhores meias, à frente de Lucas, do São Paulo. Ronaldinho Gaúcho é o retrato da atual fase do Flamengo. Após mais um empate sem gols do Rubro-Negro – que não vence há três rodadas -, desta vez contra o Atlético Goianiense, R10 saiu pela primeira vez da seleção do campeonato. O camisa 10 caiu para a quarta posição entre os atacantes, com 6,56 de média, superado por Júlio César, do Figueirense.

Seleção Armandão 21-11 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Com o técnico demitido na reta final do certame e com um futebol pouco vistoso, quem também é o reflete o momento de sua equipe é Bruno Cortês. O lateral-esquerdo do Botafogo, que por muitas rodadas vinha imbatível na posição, inclusive despertando a atenção de Mano Menezes, que o convocou para os dois jogos contra a Argentina, hoje é apenas o quinto, com 5,83. Dodô, do Bahia, mesmo com rompimento nos ligamentos do joelho esquerdo e fora do Brasileiro, lidera com 6,14.
Entre os goleiros Marcelo Lomba, do Bahia, Fernando Henrique, do Ceará, e Vanderlei, do Coritiba, a briga está acirrada. Apenas três décimos separam os três. Também quatro décimos separam Rafael Cruz, do Atlético-GO, líder dos laterais-direitos, e Mário Fernandes, do Grêmio, o segundo na posição. Montillo, mesmo com o Cruzeiro ameaçado de cair para a Série B, permanece como melhor meia, Dedé, do Vasco, o melhor zagueiro, e Paulinho, do Corinthians, na liderança entre os volantes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/11/armandao-fred-cresce-na-reta-final-do-brasileirao-e-ameaca-lider-neymar.html

Surpresa contra o Inter, Galhardo espera ter agradado para permanecer

Meia, que está emprestado até dezembro, quase fez um gol de bicicleta no primeiro tempo da partida: ‘Ia ser muito bonito, mas quase não adianta nada’

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
Assim que foi anunciada a escalação do Botafogo para a partida contra o Inter, um nome chamou a atenção. Thiago Galhardo, que não vinha sendo sequer relacionado para o banco, estava entre os 11 da equipe alvinegra. Sem atuar no Brasileiro desde a 18ª rodada, contra o Atlético-MG, o jogador diz que procurou ficar tranquilo e aproveitar ao máximo a oportunidade. Até porque seu contrato com o Botafogo acaba em dezembro e seu desejo é permanecer em General Severiano.
- Acho que esse jogo pode ter ajudado na minha renovação. Jogador que não joga, não aparece, não é lembrado. Espero ter mostrado qualidade para ficar. Me sinto muito bem no clube, que tem uma estrutura ótima. Fiquei triste com a derrota, mas feliz por ter atuado. Espero poder ajudar nos próximos jogos.

Thiago pertence ao Bangu, com quem tem contrato até o meio de 2013. O Botafogo tem a opção de compra ao fim do empréstimo, mas ainda não se manifestou a respeito. Contra o Inter, o jogador quase fez um bonito gol, mas a sua tentativa de bicicleta passou ao lado.
- Ia ser um gol muito bonito. Ia ser muito importante para mim. Acho que mereceria até uma placa (risos). Ia ser muito bonito, mas quase não adianta nada. O quase não leva a lugar nenhum. Vou continuar treinando para fazer os gols e ajudar o Botafogo.
”Inimigos do ritmo” desafina

thiago galhardo botafogo coletiva (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Thiago diz que acredita na vaga da Libertadores
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
Thiago faz parte, junto com Caio, Maicosuel, Antônio Carlos e mais alguns jogadores,do “Inimigos do ritmo”, nomenclatura que os atletas acharam para denominar o grupo que vive cantando no vestiário e nas concentrações. A má fase, entretanto, não tem permitido muitas cantorias.
- A gente perturba o Mattos e o Herrera com isso. Eles ficam doidos. Mas nem temos cantado. Não tem animação para isso. Espero que a gente volte a cantar depois de conquistar a vaga na Libertadores. Acredito muito ainda. Só depende de nós.
O Botafogo tem uma semana para se preparar para tentar reencontrar o caminho das vitórias e seguir na luta por uma vaga na Libertadores. O time encara o Atlético-MG em Sete lagoas (MG), no próximo domingo, a partir das 17h (horário de Brasília). O jogo é válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Clique e veja mais vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/11/surpresa-contra-o-inter-galhardo-espera-ter-agradado-para-permanecer.html

Após tie-break de tirar o fôlego, Brasil perde para a Itália na Copa do Mundo

VÔLEI INTERNACIONAL 2011

Em duelo marcado por muitos erros e um set decisivo emocionante, time comandado por Bernardinho cai pela primeira vez na competição

Por GLOBOESPORTE.COM Kagoshima, Japão
Após um tie-break desaconselhável para cardíacos, o Brasil foi derrotado pela Itália por 3 a 2 (25/16, 20/25, 18/25, 25/21 e 22/20), nesta terça-feira, em Kagoshima, pela terceira rodada da Copa do Mundo de Vôlei que está sendo disputada no Japão. Esta foi a primeira derrota da equipe brasileira, que luta pelo tricampeonato.

Agora com duas vitórias em três partidas (sete pontos), o time nacional caiu para a segunda posição e terá como próximo compromisso a Rússia, quinta, em Kumamoto. Os italianos somam cinco pontos e enfrentarão a China. Com o triunfo por 3 a 1 sobre a Argentina, a Polônia assumiuy a liderança, com nove pontos conquistados.

Brasil x Itália, Copa do Mundo (Foto: FIVB / Divulgação)Giba teve muito trabalho com o forte bloqueio italiano (Foto: FIVB / Divulgação)
 
Mostrando estar a fim de jogo, a Itália começou melhor a partida, valendo-se do bom saque, e abrindo 6/3 e depois 16/7, com ótimo aproveitamento de Ivan Zaytsev, filho do lendário levantador russo Viacheslav Zaytsev. Com muita dificuldade na recepção, o time brasileiro teve de se desdobrar na defesa para tentar, sem sucesso, salvar o set. Em mais um ataque mortal de Michal Lasko, a Azzurra liquidou a parcial em 25/16.

O Brasil voltou mais ligado ao jogo e iniciou bem melhor os primeiros movimentos do segundo set, fazendo 6/3 e depois 8/4. Mantendo o controle no marcador, o quadro comandado por Bernardinho empatou o jogo, fechando a parcial em 25/20.

Somente Leandro Vissotto se destacava no ataque, o que se tornava um ponto determinante para o rendimento ineficiente da equipe brasileira. O Brasil largou na frente, mas viu a reação adversária, que virou para 8/6. A seleção, entretanto, voltou melhor após a parada técnica e novamente passou à frente, mudando o panorama para 11/8.
Com Bruninho em lugar de Marlon, o time nacional cresceu em quadra, principalmente com a combinação do levantador com Giba. Outro que subiu de produção foi Murilo, até então com eficiência bem abaixo do normal. Marlon retornou mantendo o nível e, após um ponto de saque executado pelo oposto, o Brasil matou o set em 25/18, virando o placar em Kagoshima.

Sem alternativas, os italianos entraram com tudo no quarto set e, aproveitando-se de passividade dos brasileiros, fizeram 5/2. Bernardinho pediu tempo e recolocou as coisas nos eixos. Serginho operava os milagres costumeiros na defesa e o Brasil virou para 6/5. Porém nova oscilação fez com que o quadro nacional permitisse nova reação contrária e a contagem passou a mostrar 16/12 para a Itália, que se sustentou na dianteira, fechou em 25/21 e igualou o duelo depois de erros de saque e de ataque cometidos por Marlon e Murilo, respectivamente.

O tie-break foi impressionante, de tirar o fôlego, com vantagens e erros de lado a lado. Em uma falha de Lasko, o Brasil igualou em 10/10. Foi a hora de Sidão desferir uma bomba no saque e recolocar o time brasileiro à frente. Mas com o placar em 14/14, Murilo foi bloqueado e a Itália voltou a mandar. A Azzurra teve a chance de matar, porém Sidão salvou com um bloqueio sensacional. Um erro do árbitro, vendo fora um ataque de Lasko (maior pontuador do jogo, com 27 pontos) que morreu na quadra brasileira, fez a seleção respirar novamente. Mas um ace do jogador venceu a defesa brasileira e deu a dramática vitória à Itália na parcial por 22/20 e no jogo por 3 a 2.

O Brasil começou a partida com Sidão, Leandro Vissotto, Giba, Marlon, Lucão, Murilo e o líbero Serginho. No decorrer, entraram Theo, Bruninho e Rodrigão.

Confira os duelos desta terça-feira
Irã 3 x 2 Sérvia (25/17, 18/25, 21/25, 25/21 e 15/11)
Egito 3 x 0 China (25/20, 25/20 e 25/18)
Polônia 3 x 1 Argentina (18/25, 25/20, 25/23 e 25/22)
Japão x Cuba
EUA x Rússia

Classificação, com pontos e jogos, com número de vitórias entre parênteses
1º Polônia 9 e 3 (3)
2º Brasil 7 e 3 (2)
3º Rússia 6 e 2 (2)
4º Argentina 5 e 3 (2)
5º Itália 5 e 3 (2)
6º Irã 5 e 3 (2)
6º EUA 3 e 2 (1)
7º Cuba 3 e 2 (1)
9º Japão 1 e 2 (0)
10º Sérvia 1 e 3 (0)
11º China 0 e 3 (0)
12º Egito 3 e 3 (1)

Clique aqui e assista a vídeos do vôlei

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/11/apos-tie-break-emocionante-brasil-perde-para-italia-na-copa-do-mundo.html

Guia da Libertadores: seis clubes lutam pelas últimas duas vagas

Flamengo x Internacional fazem duelo que interessa a todos os envolvidos. Figueirense, São Paulo, Botafogo e Coritiba também estão na briga

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Os jogos do último fim de semana serviram para confirmar a vaga direta do Corinthians para a Libertadores e para o Fluminense, ao menos, assegurar a presença na pré-Libertadores. A duas rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, seis equipes ainda lutam pelas duas vagas restantes: Internacional, Figueirense, Flamengo, São Paulo, Botafogo e Coritiba.

- O Fluminense confirmou a pré-Libertadores e ficou muito próximo de conquistar a vaga direta. Foi o grande vencedor da rodada. O Inter também, já que venceu um concorrente direto fora de casa (Botafogo) e ainda foi beneficiado pelo empate do Flamengo. O São Paulo também deu um bom passo, mas claro que está mais longe da vaga do que Flamengo e Figueirense - disse o matemático Tristão Garcia.

A próxima rodada terá um duelo que vai agitar bastante esta disputa: Flamengo x Internacional. Depois de vencer e pular para o quarto lugar com 57 pontos, o Colorado viu sua chance aumentar para 57%. Já o Rubro-Negro, que também tem 57 pontos, empatou com o Atlético-GO em 0 a 0 e tem 43%. Quem vencer fica em boas condições. Um empate beneficia os concorrentes.
Tristão Garcia lembrou que o jogo será importante também na luta pela vaga da Libertadores sem a necessidade de jogar a fase preliminar.

- O grande jogo da rodada é Flamengo x Internacional. Se houver vencedor, ameaça a vaga direta do Fluminense, que só precisa de um empate para consegui-la. O Flu tem a vantagem de que Flamengo e Inter, dois perseguidores seus, se enfrentam. Se empatarem, não alcançam mais o Fluminense. O Figueirense precisaria de duas vitórias para igualar os pontos do Flu, mas perderia no número de vitórias.
O matemático disse que os concorrentes do Flu estão bastante atrás na disputa pela vaga direta.
- A chance para o Fluminense é de 94%, a dos outros (Flamengo, Inter e Figueirense) é de 2%.

ronaldinho gaúcho indio internacional x flamengo (Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)Fla e Inter fazem o duelo direto na próxima rodada
(Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
Outro que irá acompanhar de perto o jogo entre Flamengo e Inter é o São Paulo, que depois da vitória sobre o América-MG aumentou sua chance para 28%. Caso vença o Palmeiras na próxima rodada, o time do Morumbi tem a chance de entrar na zona de classificação, mas para isso precisa torcer por um empate entre rubro-negros e colorados.
- O São Paulo pode tirar proveito do duelo Flamengo x Inter. O time, no entanto, não tem mais chance de vaga direta, assim como o Botafogo. O São Paulo pode ter a vantagem de pegar o Santos, que vai estar com os olhos fechados na última rodada. Os outros jogam clássicos. Se conseguir duas vitórias, tem boas chances de classificação - disse Tristão Garcia.
Apesar da derrota para o Flu, o Figueirense se manteve entre os classificados para a Libertadores. A chance agora é de 50%. Na próxima rodada, no entanto, o time catarinense terá uma pedreira pela frente, o líder Corinthians, que luta pelo título. A partida será no estádio Orlando Scarpelli.
Quem mais caiu na briga pela vaga foi o Botafogo, que há quatro partidas não sabe o que é vencer. As chances de Libertadores estão em 13%. No domingo, o Glorioso vai até a Arena do Jacaré encarar o Atlético-MG, que ainda não garantiu matematicamente sua permanência na Série A.
O "intruso" nesta disputa a partir do término da última rodada é o Coritiba, que mais uma vez mostrou sua força em casa e venceu o Santos. A chance de vaga, no entanto, é pequena, apenas 9%. Os paranaenses precisam fazer sua parte e torcer por combinação de resultados para alcançar a classificação.
- O Coritiba faz boa campanha, mas tem que dar muita coisa certa para ele e muito errada para os outros. Só pode chegar a 60 pontos. É possível, mas precisa acontecer muita coisa. Com uma vitória, ultrapassa o perdedor de Flamengo x Inter. Está na luta, apesar de correr por fora - finalizou Tristão Garcia.
Classificação G5 na 36ª Rodada (Foto: ArteEsporte)Os cinco primeiros colocados após a 36ª rodada (Foto: ArteEsporte)
Nos últimos cinco anos, apenas em uma oportunidade o clube que iniciou a penúltima rodada em primeiro lugar não se sagrou campeão. Em 2009, o São Paulo deixou o título escapar para o Flamengo.
No ano passado, em relação aos cinco primeiros, houve apenas uma mudança nas duas últimas rodadas: Cruzeiro e Corinthians inverteram suas posições.

FONTE:

 http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/11/guia-da-libertadores-seis-clubes-lutam-pelas-duas-vagas-restantes.html

Djokovic salva match point, vira jogo e fatura bônus de US$ 1,6 milhão

TÊNIS INTERNACIONAL 2011

 Número 1 do mundo bate Tomas Berdych e estreia com vitória no ATP Finals
Por GLOBOESPORTE.COM Londres
 
 Novak Djokovic tênis ATP Finals Londres estreia (Foto: Getty Images)Djokovic comemora a suada vitória (Getty Images)
Não foi o começo dos sonhos, mas o fim do jogo foi como acordar de um longo pesadelo. Novak Djokovic precisou salvar um match point para virar a partida e superar o número 7 do mundo, Tomas Berdych, em sua estreia no ATP Finals. Por 3/6, 6/3 e 7/6(3), em 2h39, o atual líder do ranking escapou de uma inesperada derrota em Londres e se igualou na liderança do Grupo A ao lado de David Ferrer (5), que surpreendeu e superou Andy Murray (3) também nesta segunda.
Ao entrar em quadra, Novak Djokovic também garantiu o bônus de US$ 1,6 milhão dado pela ATP ao número 1 do mundo no fim do ano. Para receber a bolada, que originalmente seria de US$ 2 milhões, Nole teria de disputar todos os oito Masters 1.000 obrigatórios, além do ATP Finals. Como não jogou em Xangai, o sérvio viu o valor cair. Caso tivesse deixado de jogar o Masters de Paris, há duas semanas, ou o ATP Finals, ele perderia o prêmio.

Djokovic demorou a encontrar o ritmo. Errou muito no começo e não conseguiu aplicar a costumeira profundidade em seus golpes. Contra as boas devoluções de Berdych, o início ruim foi mortal. O tcheco quebrou o saque do sérvio duas vezes e abriu 4/0. O número 7 do mundo ainda passou por um momento de instabilidade, perdendo o serviço no quinto game e encarando três chances de quebra no sétimo. Berdych, porém, se recompôs a tempo e fechou a parcial em 6/3.

Mesmo perdendo o set inicial, Djokovic já vinha jogando melhor. A chance para tomar a dianteira na segunda parcial não demorou a vir. Berdych errou mais do que devia e cedeu a quebra já no segundo game. Depois disso, Nole controlou as ações, errou pouco (7 falhas não forçadas, contra 11 de Berdych) e manteve o serviço até fazer 6/3 e forçar o terceiro set.

A parcial decisiva começou mais parelha, com Berdych errando menos e confirmando seu saque com menos dificuldades. O tcheco brilhou no sexto game, quando impôs sua agressividade no serviço de Djokovic e, com uma paralela de direita, conseguiu a quebra. O número 7 do mundo teve 4/2 no placar, mas jogou a vantagem fora. Cometeu duas duplas faltas, errou uma esquerda e uma direita e perdeu o saque no game seguinte.
Berdych ainda teria chances. No décimo game, ficou a dois pontos da vitória, mas não conseguiu a quebra. No 12º, o tcheco finalmente teve um match point, mas jogou uma direita na rede. Depois disso, Berdych cometeu uma série de erros com seu melhor golpe. No tie-break, errou uma série de bolas fáceis e facilitou a vida de Djokovic, que não jogava bem, mas errava menos. O sérvio não vacilou e fechou o jogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/11/djokovic-salva-match-point-vira-jogo-e-fatura-bonus-de-us-16-milhao.html

Jogadores do Coelho têm ânimo a mais para derrotar Antônio Lopes

Atual técnico do Atlético-PR, adversário de domingo, dirigiu o América-MG por quatro jogos e deixou insatisfação entre os comandados

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte
 
américa-mg antonio lopes (Foto: Matheus Maciel/ Globoesporte.com)Antônio Lopes enquanto comandava o América-MG
(Foto: Matheus Maciel/ Globoesporte.com)
 
O rebaixado América-MG poderia ter pouco estímulo para as últimas duas rodadas do Brasileirão. Mas o que se anuncia é a mesma dedicação que fez o time superar Corinthians, Fluminense e Botafogo, antes de a queda ser consumada. Além do profissionalismo e da responsabilidade com a camisa do clube, os jogadores terão como incentivo a possibilidade de dar uma reposta a Antônio Lopes, atual treinador do Atlético-PR, que passou pelo Coelho e deixou muitas insatisfações e poucos pontos. O time mineiro enfrentará o Furacão no domingo e, se vencer, empurra os paranaenses para a Série B em 2012.

Lopes dirigiu o América por quatro rodadas. Conquistou somente dois pontos, saiu alegando problemas particulares e deixou para trás jogadores insatisfeitos e magoados. Alguns atletas ficaram ressentidos com declarações do treinador. O lateral-direito Marcos Rocha relembrou os problemas.

- Ainda bem que ele trabalhou pouco. Foi um mês, no máximo. Ele conseguiu desmotivar a maioria dos jogadores. Para o Givanildo recuperar, o tempo era curto, ele vem tentando fazer isso. Mas infelizmente o Antônio Lopes conseguiu acabar com muita coisa que a gente tinha, com alegria, a união que o grupo tinha. No momento que ele assumiu o América-MG, ele não conseguiu fazer um trabalho e ainda desmotivou, ficou difícil para a gente se recuperar na competição.

Rocha, no entanto, deixou claro que não há intuito de transferir a culpa do rebaixamento para o ex-treinador. Ele assumiu os equívocos do Coelho ao longo da competição, mas ressaltou que a passagem de Lopes dificultou a vida dos americanos.

- Eu sou culpado, a maioria dos jogadores também, porque não conseguimos fazer o nosso melhor. Deixamos vitórias escaparem nos últimos momentos. Mas ele conseguiu desmotivar muitos jogadores. Quando um jogador perde a motivação e a autoestima, fica difícil, eu já passei por isso. No momento que a gente precisou de motivação, ele foi um treinador desligado, no meu entender, não conhecia nenhum dos jogadores do América-MG. E é difícil quando tem um treinador assim.

Para o capitão Micão, o América-MG precisa dar a resposta dentro de campo.

- A gente escuta algumas coisas que às vezes doem, machucam. No futebol a gente tem que ter respeito, porque hoje pode estar aqui, e amanhã em outro lugar. Mas acho que é dentro de campo que a gente tem que dar nossa resposta. Temos que entrar em campo e vencer.

Herança de Lopes

Depois da saída de Antônio Lopes, o técnico Givanildo Oliveira assumiu e conseguiu, até certo ponto, melhorar a equipe. Para o zagueiro Preto, o América-MG estaria na zona de classificação para a Sul-Americana se Givanildo tivesse chegado logo após a saída de Mauro Fernandes, treinador que antecedeu Antônio Lopes. O jogador admitiu que, para ele, o jogo de domingo tem clima de vingança.

- Desde quando ele chegou, chegou falando mal do América-MG. O América-MG era uma equipe que estava na Série A. Um treinador chegar falando mal, tinha alguma coisa. Um profissional tem que tratar outro profissional bem, ele não tratou a maioria dos profissionais daqui bem.

Clique e veja vídeos do América-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2011/11/jogadores-do-coelho-tem-animo-mais-para-derrotar-antonio-lopes.html