segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Murray é confirmado como número 3 do mundo, à frente de Roger Federer


Suíço ex-líder do ranking não ficava fora do top 3 desde junho de 2003

Por GLOBOESPORTE.COM Ponte Vedra Beach, EUA

Tenis - Andy Murray comemora contra David Ferrer no Masters 1000 de Xangai (Foto: Reuters)Murray  festeja o título de Xangai (Foto: Reuters)

Campeão dos torneios de Bangkok, Tóquio e Xangai em semanas consecutivas, Andy Murray foi confirmado, nesta segunda-feira, como o novo número 3 do mundo. O britânico, que defendeu seu título em Xangai ao derrotar o espanhol David Ferrer na final, manteve os 8.825 pontos, enquanto Federer, que não jogou na última semana, teve sua somatória reduzida de 8.380 para 7.780.
A quarta posição no ranking é a pior colocação de Federer desde junho de 2003, quando ainda não havia conquistado o primeiro de seus 16 títulos de Grand Slam. Ao vencer Wimbledon em julho daquele ano, o suíço pulou do quinto posto para o terceiro.
A lista da ATP continua liderada por Novak Djokovic, atual campeão do Australian Open, de Wimbledon e do US Open. Rafael Nadal, dono do troféu de Roland Garros, mantém a segunda colocação. David Ferrer, atrás de Murray e Federer, completa o top 5. Confira abaixo o top 10.

1. Novak Djokovic (SER) - 13.860 pontos
2. Rafael Nadal (ESP) - 10.375
3. Andy Murray (GBR) - 7.825
4. Roger Federer (SUI) - 7.780
5. David Ferrer (ESP) - 4.710
6. Robin Soderling (SUE) - 3.500
7. Tomas Berdych (TCH) - 3.230
8. Mardy Fish (EUA) - 2.965
9. Jo-Wilfried Tsonga (FRA) - 2.880
10. Gael Monfils (FRA) - 2.525

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/10/murray-e-confirmado-como-numero-3-do-mundo-frente-de-roger-federer.html

Pôlemicas da rodada #30: pênaltis são os vilões do fim de semana

Árbitros marcam seis penalidades. Confira os vídeos e as análises dos comentaristas


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Não só de vitórias dos times do pelotão da frente viveu a 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Como de costume, o final de semana do futebol brasileiro foi recheado de polêmicas envolvendo a arbitragem. Os pênaltis foram os grandes vilões e os que mais causaram reclamações. Foram seis, mas teve clube que queria mais.
 juiz André Luiz de Freitas Castro expulsa ronaldinho gaúcho flamengo  (Foto: jarbas Oliveira / Agência Estado)R10 não se conforma com sua 1ª expulsão com a camisa do Fla (Foto: Jarbas Oliveira / Agência Estado)

Ao todo, foram distribuídos 47 amarelos e quatro vermelhos. O jogo com mais cartões foi Ceará x Flamengo: oito. A partida teve vários lances polêmicos. O Ceará contesta a não marcação de dois pênaltis, enquanto os rubro-negros não se conformam com a expulsão de Ronaldinho, a primeira do craque com a camisa do clube.
Mesmo quem venceu também teve motivos para reclamar. Fluminense e Corinthians, por exemplo, venceram, respectivamente, Palmeiras e Cruzeiro, que tiveram pênaltis questionáveis a favor.
Confira a abaixo os lances mais polêmicos da 30ª rodada.

Ceará 0 x 1 Flamengo

Em um dos jogos mais polêmicos da rodada #30, a equipe cearense reclamou muito de um pênalti de Alex Silva. Aos 32 minutos da etapa final, quando o clube carioca já vencia por 1 a 0, o zagueiro cortou com a mão, dentro da área, um cruzamento da esquerda. A questão é se o jogador teve a intenção ou não de fazer o corte. Confira a análise de Leonardo Gaciba. O ex-árbitro entende que Alex Silva já estava tirando o braço. Para ele o toque foi involuntário.

Outro pênalti não marcado que causou a indignação do Ceará foi no último minuto do jogo. No lance, quase na linha de fundo, Osvaldo rouba a bola de Junior César, invade a área e cai dentro da área reclamando de falta do lateral rubro-negro. O árbitro goiano André Luiz de Freitas Castro dá cartão  por simulação ao atacante, que insiste na reclamação e é expulso. Confira a análise de Leonardo Gaciba.O comentarista entende que Osvaldo se jogou e foi merecidamente advertido.


Outro lance que deu muito que falar aconteceu no início do segundo tempo. Aos cinco minutos, em disputa na lateral do campo, Heleno tenta acertar uma cotovelada em Ronaldinho, que revida com um chute fraco. Os dois trocam empurrões e são expulsos. Os rubro-negros, principalmente, reclamaram muito da expulsão de seu principal astro. Confira a análise de Leonardo Gaciba.

Cruzeiro 0 x 1 Corinthians


O Corinthians venceu e manteve a liderança. A história, porém, poderia ser bem diferente caso Montillo não tivesse isolado uma cobrança de pênalti. Aos 32 do segundo tempo, após cruzamento do argentino, Élber disputou jogada com Edenílson, caiu e o árbitro capixaba Pablo dos Santos Alves marcou pênalti. Confira no vídeo ao lado a análise de Arnaldo Cezar Coelho. Veja o que Leonardo Gaciba falou sobre o lance.

Palmeiras 1 x 2 Fluminense

Em tarde inspirada, Fred marcou dois gols e deu a vitória ao Tricolor carioca nos minutos finais no Canindé. No entanto, o triunfo poderia ter sido mais fácil, caso o árbitro Francisco Carlos Nascimento não marcasse um pênalti inexistente para o Palmeiras. No lance, Luan aproveitou o movimento da perna de Martinuccio para simular falta dentro da área. O juiz foi na dele. Valdivia cobrou e empatou o jogo. Confira ao lado a análise de José Roberto Wright. Veja a opinião de Leonardo Gaciba.

Vasco 2 x 0 Atlético-MG


Na partida de São Januário, cada time tem uma reclamação. O Galo contesta a expulsão de Serginho, no início do segundo tempo, quando o time ensaiava uma reação. No lance, o jogador entra duro em dividida com Allan, mas não chega a atingir diretamente o vascaíno. O volante recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Para os atleticanos, a jogada não foi digna de cartão. Confira a análise de Leonardo Gaciba.

Os vascaínos, porém, reclamam  do gol mal anulado de Elton. Aos 24 minutos do segundo tempo, Diego Souza arrancou do meio de campo. Na entrada da área, Lima, do Atlético-MG, faz o corte, e a bola sobra para Elton marcar. A arbitragem assinalou impedimento no lance, mas o passe foi do jogador do Galo. Confira a análise de Leonardo Gaciba.

Botafogo 2 x 0 Atlético-PR

O Botafogo venceu sem muitas dificuldades o Atlético-PR, no Engenhão, mas o segundo gol alvinegro causou polêmica. Em cobrança de escanteio, Manoel e Antônio Carlos se agarraram na área, e o zagueiro do clube carioca foi derrubado fora do lance de bola. O árbitro Nielson Nogueira Dias marcou pênalti e deu amarelo para o camisa 3 do Furacão. Confira a análise de Leonardo Gaciba.

Inter 4 x 2 Avaí

Um pênalti para o Avaí também foi a principal reclamação do Inter na vitória contra o clube catarinense, por 4 a 2, no Beira-Rio. No segundo tempo, quando a partida estava empatada por 1 a 1, Leandrinho invadiu a área e foi tocado por Guiñazu. Wilson Luiz Seneme apontou a marca da cal e foi cercado pelos colorados. Confira a análise de Leonardo Gaciba.


Atlético-GO 3 x 0 São Paulo

No Serra Dourada, o São Paulo perdeu o jogo, um lugar na zona de classificação para a Libertadores, e o técnico. O lance que sacramentou a derrota foi muito contestado. No terceiro gol do Atlético-GO, aos 25 minutos do segundo tempo, Felipe é lançado na área e tenta um chapéu em Xandão. A bola bate na mão do zagueiro, o árbitro Sandro Meira Ricci marca pênalti e aplica o cartão amarelo para o defensor tricolor. Confira a análise de Leonardo Gaciba.

FONTE?
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/10/polemicas-da-rodada-30-penaltis-sao-os-viloes-do-fim-de-semana.html

ParabénsLocoAbreu está nos TT's do Brasil. Até Renato adere


Aniversariante do dia, Loco Abreu, que faz 35 anos, tem recebido os parabéns dos alvinegros nas redes sociais. No Twitter, a hashtag #ParabénsLocoAbreu já está nos Trending Topics Brasil. O Botafogo postou: "Não basta ser ídolo, tem que ser Loco! #ParabénsLocoAbreu ".

Chamou atenção também que Renato postou a hashtag em homenagem a Loco Abreu em seu twitter pessoal. No sábado, ele havia citado a campanha "Tem que ter paixão".

Já no Facebook, o Botafogo colocou um álbum com fotos do ídolo e a frase: "Parabéns e vida longa.. Não basta ser ídolo, tem que ser Loco!". Mais de 3 mil pessoas curtiram e há quase 500 comentários.

Fonte: 
Redação FogãoNET 
http://www.fogaonet.com/noticia.asp?=21836&t=parabenslocoabreu+esta+nos+tts+do+brasil+ate+renato+adere

Campeã em Osaka, Bartoli volta ao top 10; Kim Clijsters deixa o grupo


Francesa ainda sonha com uma vaga entre as oito no WTA Championship

Por GLOBOESPORTE.COM St. Petersburg, EUA

Marion Bartoli campeã WTA de Osaka (Foto: AFP)Bartoli levanta o troféu de Osaka (Foto: AFP)

Marion Bartoli está de volta ao top 10. Depois de vencer a rodada dupla no domingo e conquistar o título do WTA de Osaka ao derrotar a australiana Samantha Stosur na final, a tenista francesa subiu da 11ª para a nona colocação no ranking mundial feminino. Sua subida significou a queda da belga Kim Clijsters, que não joga desde agosto e agora ocupa o 11º posto.

O triunfo do fim de semana manteve Bartoli na briga por um lugar entre as oito melhores de 2011, que disputarão o WTA Championship, em Istambul. A francesa, no entanto, continua atrás da polonesa Agnieszka Radwanska, que só precisa de uma vitória no WTA de Moscou, nesta semana, para garantir a oitava e última vaga. Bartoli, por sua vez, precisa conquistar o título em Moscou e ainda contar com um revés da polonesa na estreia.

O ranking feminino continua liderado pela dinamarquesa Caroline Wozniacki, que tem 8.005 pontos e uma boa vantagem sobre a russa Maria Sharapova, vice-líder. A terceira colocação pertence à bielorrussa Victoria Azarenka. Nenhuma das três conquistou um título de Grand Slam este ano.

.Confira abaixo o top 10 feminino e as melhores brasileiras.
1. Caroline Wozniacki (DIN) - 8.005 pontos
2. Maria Sharapova (RUS) - 6.370
3. Victoria Azarenka (BLR) - 6.190
4. Petra Kvitova (TCH) - 5.970
5. Vera Zvonareva (RUS) - 5.755
6. Samantha Stosur (AUS) - 5.585
7. Na Li (CHN) - 5.425
8. Agnieszka Radwanska (POL) - 4.940
9. Marion Bartoli (FRA) - 4.610
10. Andrea Petkovic (ALE) - 4.580
277. Vivian Segnini (BRA) - 192
284. Roxane Vaisemberg (BRA) - 188
317. Ana Clara Duarte (BRA) - 152

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/10/campea-em-osaka-bartoli-volta-ao-top-10-kim-clijsters-deixa-o-grupo.html

Armandão: D'Alessandro dá show no Beira-Rio e é o craque da 30ª rodada

Argentino marca duas vezes contra o Avaí, dá passe decisivo e sai de campo aplaudido. Fred decide outra para o Flu e se destaca novamente


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Até que ponto um jogador pode ser considerado o termômetro do time? D'Alessandro retratou a questão, neste domingo, no Beira-Rio. Após um primeiro tempo apático, e ainda sofrendo um gol do Avaí, o Internacional se transformou na etapa complementar, ou melhor, D'Ale resolveu jogar, e os demais colorados também. 'El Cabezón' marcou dois gols, deu uma assistência e foi eleito o craque da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro com nota 8,5. De lambuja, o Inter bateu o Avaí por 4 a 2, em Porto Alegre. Mas a disputa pelo troféu 'Armandinho' neste fim de semana foi acirrada, principalmente quando se tem Fred em campo. Depois dos três gols marcados na última quinta-feira, na vitória tricolor por 3 a 1 sobre o Coritiba, no Engenhão, o centroavante voltou a aprontar, desta vez contra o Palmeiras. O atacante marcou duas vezes no Canindé, comemorou dançando 'lambada', recebeu nota 8, e o Fluminense venceu por 2 a 1 - segundo triunfo consecutivo do Tricolor das Laranjeiras, que está vivo na luta pelo bicampeonato.
Por falar em dois tentos numa mesma partida, no sábado, Júlio César, do Figueriense, igualou o feito de Fred e D'Ale e liquidou a fatura a favor do time catarinense diante do América-MG, em Florianópolis. O atacante merecidamente ganhou nota 8. Quatro equipes tiveram dois dos seus jogadores entre os melhores: O Corinthians, líder do campeonato, emplacou o goleiro Júlio César e o volante Paulinho, ambos com nota 7; Maicosuel, nota 7, e Antônio Carlos, com 7,5, são os representantes do Botafogo, que pode assumir a liderança se bater o Santos, nesta quarta-feira; O Atlético-GO tem Bida e Gilson, respectivamente com nota 7 , e Fluminense, com Carlinhos, nota 7, e Fred.
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.
seleção da 30ª rodada  (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

GOLEIRO
A parada não seria nada fácil em Sete Lagoas-MG, principalmente contra o Cruzeiro, que luta desesperadamente para não cair na zona do rebaixamento. No entanto, se Paulinho tratou de colocar o Corinthians em vantagem, lá atrás, Júlio César fechou o gol, ganhou nota 7 e uma vaga como camisa 1 da seleção da 30ª rodada. Márcio, do Atlético-GO, também com nota 7, Marcelo Lomba, do Bahia, e Jefferson, do Botafogo, com nota 6,5 respectivamente, também se destacaram.
LATERAL-DIREITO
Eficiência no apoio ao ataque, com direito a um gol, e correto na defesa, assim Fagner, do Vasco, entrou no time dos melhores da 30ª rodada com nota 7. O Gigante da Colina decidiu a partida contra o Atlético-MG ainda no primeiro tempo, e o lateral-direito mostrou oportunismo ao anotar o segundo gol cruz-maltino. Léo Moura, do Flamengo, e Nei, do Inter, ambos com nota 6,5; Mariano, do Fluminense, Lucas, do Botafogo, e Alessandro, do Corinthians, todos com nota 6, foram bem no fim de semana.
ZAGUEIROS
A retaguarda da 30ª rodada é formada por Antônio Carlos, do Botafogo, e Gilson, do Atlético-GO. O primeiro, não apenas abriu o placar da vitória do Botafogo sobre o Atlético-PR por 2 a 0, no Engenhão, como também sofreu o pênalti que Loco Abreu converteu. Portanto, pelo conjunto da obra, o xerife da zaga alvinegra recebeu nota 7,5. O segundo levou nota 7 pela eficiência na marcação sobre Dagoberto e também por seu gol no triunfo do Dragão sobre o São Paulo por 3 a 0, no Serra Dourada. Leandro Castan, do Corinthians, com nota 7, parou o ataque cruzeirense. Três beques receberam nota 6,5 e se destacaram, Dedé, do Vasco, Rodrigo Moledo, do Inter, e Alex Silva, do Flamengo.
LATERAL-ESQUERDO
Poucos se destacaram na posição nesta 30ª rodada. Contudo, Carlinhos, do Fluminense, pela jogada no primeiro gol de Fred, contra o Palmeiras, e a velocidade na saída para o ataque, entrou na seleção com nota 7. Apesar da derrota para o Figueirense, Thiago Carleto, do América-MG, chegou a acertar uma bola na trave e foi avaliado com nota 6,5, assim como Kleber, do Internacional, e Dodô, do Bahia.
VOLANTES
Entra rodada, sai rodada, e Paulinho, do Corinthians, vez em outra aparece entre os melhores. O volante decidiu a vitória a favor do líder do Brasileirão contra o Cruzeiro, fora de casa, e recebeu nota 7, mesma nota de seu companheiro na cabeça-de-área: Bida. O volante, ao lado de Pituca, protegeu com afinco a defesa do Atlético-GO contra o poderoso ataque do São Paulo, formado por Dagoberto e Luis Fabiano, com Lucas vindo de trás. O Dragão venceu por 3 a 0 o Tricolor paulista, e Bida terminou o jogo com a merecida nota 7, mesma de seu colega de posição, Pituca. Ralf, do Corinthians, também ganhou nota 7, como Valencia, do Fluminense. Apesar do revés, Fabrício, do Cruzeiro, foi avaliado com nota 6,5, a mesma de Renato, do Botafogo. Com nota 6, destaques para Fellipe Bastos, do Vasco, e Bolatti, do Internacional.
MEIAS
Maicosuel não fez gol, mas infernizou a defesa do Atlético-PR, no Engenhão, e ajudou o Botafogo a sair com a vitória por 2 a 0. Assim, o meia do Glorioso ficou com nota 7,5. Em 45 minutos, D'Alessandro resolveu jogar bola, inflamou seus demais companheiros e o Inter bateu o Avaí por 4 a 2, no Beira-Rio. O 'Cabezón' marcou dois gols e ainda deu uma assistência, sendo eleito o craque da rodada com a nota 8,5. Rodriguinho, do América-MG, Thiago neves, do Flamengo, Marquinho, do Fluminense, Escudero, do Grêmio, e a dupla do Corinthians, Alex e Danilo, se destacaram com notas 7.
ATACANTES
Ambos marcaram dois gols cada e decidiram as vitórias de Fluminense e Figueirense sobre Palmeiras e América-MG, respectivamente. No sábado, Júlio César, do Figueira, acertou uma bela cobrança de falta e mostrou oportunismo no Orlando Scarpelli, enquanto Fred, neste domingo, esteve no lugar certo para cabecear, escorar e liquidar a fatura no Canindé. A dupla ganhou nota 8.  Anselmo, com 7,5, e Felipe, com 7, atacantes do Atlético-GO, entraram forte na disputa com seus gols sobre o São Paulo. Elton, do Vasco, Deivid, do Flamengo, e Wellington Nem, do Figueirense, receberam nota 7 e também se destacaram.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/10/armandao-dalessandro-da-show-no-beira-rio-e-e-o-craque-da-30-rodada.html

Fifa e COL decidem nesta 2ª as sedes da Copa: 4 em 'guerra' pela abertura

Favorita São Paulo enfrenta concorrência de Salvador, Belo Horizonte e Brasília pelo primeiro jogo de 2014. Anúncio só será feito na quinta-feira


Por GLOBOESPORTE.COM Zurique, Suíça

copa 2014 logo (Foto: Divulgação)O símbolo da Copa do Mundo de 2014, a segunda
que será realizada no Brasil (Foto: Divulgação)

A Fifa e o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL) se reúnem nesta segunda-feira, em Zurique, para decidir os locais dos jogos do Mundial e da Copa das Confederações de 2013. Todas as 12 sedes serão analisadas e a decisão final estará em um documento que será encaminhado ao Comitê Executivo para ser aprovado. Quatro cidades vivem uma expectativa maior sobre o encontro na Suíça: São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Brasília são as principais candidatas para a abertura. Os paulistas aparecem como favoritos, mas nunca tiveram a confirmação oficial que receberão a primeira partida, o que alimenta as esperanças das "rivais".
- Esta será a sexta reunião entre Fifa e COL sobre as sedes. Apresentaremos as cidades e será definido tudo sobre a Copa – explicou Rodrigo Paiva, diretor de comunicação do comitê.
Apesar da reunião ser nesta segunda, o anúncio dos locais dos jogos dos torneios no Brasil só serão revelados na quinta pela Fifa, também em Zurique. O evento está previsto para começar às 13h50m (de Brasília) e terá a transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM e da TV Globo, direto da Suíça.

Doze cidades foram escolhidas como sedes da Copa de 2014: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Cuiabá e Natal. Desde o anúncio do Brasil como organizador do evento, o Rio trabalha como local da final do dia 13 de julho: palco da decisão de 1950, o Maracanã é dado como certo para a decisão do segundo Mundial no Brasil.

A abertura é a grande dúvida. São Paulo, que de início apresentou o Morumbi como opção e acabou vendo suas chances se voltarem para o futuro estádio do Corinthians, é apontada como favorita. Belo Horizonte aposta no bom andamento das obras no Mineirão para convencer a Fifa e até foi escolhida pelo COL para receber o evento oficial que marcou os 1.000 dias para a competição. Ao lado de Pelé, a Presidente da República, Dilma Rousseff, participou das comemorações na capital mineira. Também com obras adiantadas, Salvador e Brasília disputam com os "rivais" do Sudeste.
VEJA O QUE SÃO PAULO, BRASÍLIA, SALVADOR E BH OFERECEM PELA ABERTURA:

Calendário da Copa das Confederações
logo da  copa das confederações no Brasil (Foto: Divulgação / FIFA.com)O símbolo da Copa das Confederações de 2013,
ainda em preto branco (Foto: Reprodução)

A reunião em Zurique também vai definir o calendário da Copa das Confederações, que acontecerá entre 15 e 30 de junho de 2013. As 12 cidades de 2014 podem ser escolhidas, mas os dirigentes da Fifa e do COL levarão em consideração o panorama das obras dos estádios para a Copa.
O Maracanã, que sofreu com as constantes greves dos operários, teve sua reforma atrasada em dois meses. Contudo, Sergio Cabral, governador do Rio de Janeiro, garantiu que tudo será entregue a tempo da Copa das Confederações e o estádio é cotado para a final.
A Fifa anunciou em maio que a cidade de São Paulo está fora da Copa das Confederações. Natal também não terá o estádio pronto antes de junho de 2013. Brasília e Belo Horizonte disputam o direito de abrir a competição. A dúvida que persiste é quanto o número de sedes. Podem ser cinco ou até seis.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2011/10/fifa-e-col-decidem-nesta-2-sedes-da-copa-4-em-guerra-pela-abertura.html

Rivalidade entre Brasil e Cuba no vôlei feminino agita o terceiro dia do Pan


Na última rodada do Grupo A, seleções reeditam final do Rio-2007, enquanto Thiago Pereira e Hugo Hoyama seguem na luta pelo maior número de ouros

Por GLOBOESPORTE.COM Guadalajara, México

Em dia de mais um capítulo da disputa particular entre Hugo Hoyama e Thiago Pereira na briga pelo brasileiro com mais ouros em Jogos Pan-Americanos, caberá a uma antiga rivalidade fechar esta segunda-feira. Às 20h (de Brasília), as seleções femininas de vôlei de Brasil e Cuba colocam toda a história em quadra e se enfrentam para definir a primeira posição do Grupo A.
- Na verdade, espero que o jogo seja brigado apenas dentro da quadra. Posso ser boa de briga, mas elas são muito grandes (risos). É o jogo mais difícil até agora. O time delas sempre encrenca. Não importa a fase que elas estejam, isso elas sempre fazem. Entram muito pilhadas e provocam mesmo. Que a gente não caia na pilha. Vamos jogar alegres e felizes. É assim que a gente gosta de jogar - afirmou a líbero Fabi.

Volei Brasil pódio Pan do Rio 2007 (Foto: Divulgação / CBV)Seleção brasileira não esconde a tristeza ao receber a prata no Pan do Rio (Foto: Divulgação / CBV)

Depois de ganhar o ouro do revezamento 4 x 100m livre sem disputar a final (nadou apenas nas eliminatórias), seu segundo no Pan de Guadalajara, Pereira pode igualar Hoyama no número de ouros se vencer os 100m costas nesta segunda, chegando a nove no total. Mas o mesa-tenista pode chegar ao seu décimo título pan-americano também nesta segunda, quando disputa a final por equipes. Clique aqui para ver o calendário completo de provas e confira abaixo os destaques brasileiros no segundo dia em Guadalajara.

Vôlei feminino
Brasil e Cuba tem um histórico de grandes duelos. Entre eles, a final do último Pan-Americano, no Rio de Janeiro, quando as cubanas levaram a melhor, venceram por 3 sets a 2 e garantiram o ouro. Nesta segunda, às 20h (de Brasília), as seleções duelam pela invencibilidade na primeira fase e para definir quem termina na primeira posição do Grupo A.

Tênis de mesa
Hugo Hoyama, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro já garantiram o pódio na competição por equipes do tênis de mesa ao garantir uma vaga nas finais. Nesta segunda, a partir das 15h (de Brasília), os brasileiros encaram a Argentina para definir se a medalha será dourada ou prateada.

Natação
Thiago Pereira já tem dois ouros neste Pan – um deles sem entrar na piscina na final – e vai em busca de mais um. No início da tarde (no Brasil), ele nada a preliminar dos 100m costas. Se for à final, disputa uma medalha por volta de 23h (de Brasília). Joanna Maranhão, Kaio Márcio e Tatiane Sakemi são outros brasileiros que entram na água nesta segunda.

Ginástica rítmica
Com um ouro e um bronze, a ginástica rítmica brasileira disputa mais três finais nesta segunda-feira, a partir das 19h (de Brasília): individual arco (Angelica Kvieczynski e Natalia Gaudio) , individual bola (Angelica Kvieczynski) e grupo cinco bolas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/rivalidade-entre-brasil-e-cuba-no-volei-feminino-agita-o-terceiro-dia-do-pan.html

LA MUSA: 'intrusa' em jogo do Brasil, torcedora dos EUA chama atenção


Com cartola do Tio Sam e belo sorriso, americana estava em jogo de vôlei

Por GLOBOESPORTE.COM Guadalajara, México

O jogo era entre Brasil e Canadá pela segunda rodada do torneio de vôlei feminino. Mas uma torcedora dos Estados Unidos, com direito a cartola de Tio Sam, também atraiu olhares de quem esteve no ginásio do Complexo de Voleibol em Guadalajara.

MUSA NO PAN - Torcedora Americana (Foto: Luiz Pires / Vipcomm)

FONTE^

Brasil supera perda de Jaqueline, joga bem e atropela o Canadá no México


Em jogo em que balão roubou a cena na torcida, meninas vencem por 3 a 0

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Guadalajara, México

O susto da estreia foi abafado pelas notícias de que tudo estava bem. Sem Jaqueline, cortada dos Jogos Pan-Americanos após o choque com Fabi na partida contra a República Dominicana, a seleção brasileira entrou em quadra sem mostrar abatimento. Com Paula Pequeno no lugar da ponteira, a seleção não teve trabalho para derrotar o Canadá por 3 sets a 0, parciais 25/19, 25/12 e 25/10, na noite deste domingo, em Guadalajara.

De tão tranquila, a partida virou coadjuvante. Sem tantas emoções em quadra, um balão de ar virou a principal atração da torcida e passou a empolgar os mexicanos. Animadas, até jogadoras brasileiras e canadenses entraram na brincadeira. O Brasil volta a quadra nesta segunda-feira, às 20h (horário de Brasília), para encarar a arquirrival Cuba.

Pan Vôlei Brasil x Canadá (Foto: Luiz Pires/Vipcomm/Divulgação)Paula entrou no lugar de Jaqueline e ajudou na vitória tranquila (Foto: Luiz Pires/Vipcomm/Divulgação)

- É uma pessoa muito amiga e companheira. Somos 11 a partir de agora. Vou tentar me dividir e ocupar também a parte dela. É um título inédito para a seleção feminina, e a Jaque se tornou mais um motivo pra irmos atrás dele – afirmou Fabi, que se chocou com Jaqueline na estreia no lance que causou a lesão da ponteira.

O técnico José Roberto Guimarães deixou a quadra satisfeito com a segunda vitória da equipe nos Jogos Pan-Americanos.

- Gostei do jogo inteiro. Cometemos poucos erros, perdemos alguns contra-ataques, mas a defesa e o bloqueio funcionaram muito bem. As atletas jogaram soltas, felizes, o jogo fluiu muito bem. A notícia da Jaqueline ajudou o time a jogar melhor – avaliou.

O jogo
A seleção entrou em quadra mais concentrada do que na estreia. Sem dar chances ao Canadá, logo abriu boa vantagem, explorando bem o bloqueio e os ataques pelo meio. Após boa bola de Sheilla, foi para o primeiro tempo técnico com 8/4 no placar. As canadenses, no entanto, voltaram melhor e chegaram ao empate.
Aos poucos, o Brasil voltou a encaixar seu melhor jogo. Substituta de Jaqueline, Paula Pequeno passou a ser mais acionada e a dominar os ataques. Após duas pancadas da ponteira, a seleção chegou ao set point. No lance seguinte, erro canadense e fim de set: 25/19.

Para o segundo set, Zé Roberto mandou Juciely para quadra, no lugar de Thaísa. O ritmo do Brasil, no entanto, foi o mesmo. Incentivadas pelo batuque feito pela torcida mexicana, as meninas da seleção neutralizaram os ataques canadenses e foram para o primeiro tempo técnico com 8/3 no placar.
Fora da quadra, José Roberto Guimarães parecia bem mais tranquilo que no dia anterior. Sem broncas, o treinador apenas orientava o posicionamento das jogadoras em quadra. Do outro lado, o Canadá seguia errando muito. E facilitava o trabalho brasileiro. Sem problemas, a seleção segurou a vantagem e abriu 2 sets a 0, com 25 a 12.

Como, em quadra, o Canadá oferecia pouco perigo às brasileiras, a torcida mudou seu foco. Um balão voando pela arquibancada passou a animar mais os torcedores. Jogadoras reservas, como Dani Lins e Thaísa, também entraram na brincadeira e, em resposta, o grito de Brasil passou a tomar conta do ginásio. Do outro lado, foi a vez das reservas do Canadá serem aplaudidas depois de devolverem o balão para arquibancada.

No jogo, as meninas mantiveram o ritmo. Souberam controlar as canadenses e não tomaram sustos. Com uma tranquilidade que passou longe da quadra na estreia, o Brasil manteve a vantagem no ritmo da “ola” feita pela torcida. No fim, fecharam a partida em fáceis 25/10.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/brasil-supera-perda-de-jaqueline-joga-bem-e-atropela-o-canada-no-mexico.html

Primeira campeã em Pan, técnica usa ‘My way’ como resposta após corte


Camila foi ouro em 1999 como ginasta e em 2003 como assistente: ‘Justo no Rio fiquei fora’. Por Guadalajara, viu o filho apenas duas vezes por mês

Por Gabriele Lomba Direto de Guadalajara, México

Camila Ferezin técnica seleção de ginástica rítmica no  Pan de Guadalajara (Foto: Luiz Pires / Vipcomm)Camila Ferezin chora após a conquista do ouro
(Foto: Luiz Pires / Vipcomm)

De fevereiro para cá, ela só viu o filho duas vezes por mês. Quando os árbitros em Guadalajara anunciaram a medalha de ouro, abraçou cada uma das seis meninas do conjunto como se fossem suas filhas. Filhas que ganhou há pouco tempo. Campeã em Winnipeg-1999 como ginasta e em Santo Domingo-2003 como assistente-técnica, Camila Ferezin abdicou da companhia da família para treinar a seleção de ginástica rítmica até o maior objetivo do ano: os Jogos Pan-Americanos. E transformou toda a equipe. Tudo do seu jeito.

Quando estava escolhendo uma das músicas para as coreografias, leu a letra de “My Way” e não teve dúvidas. Era daquele jeito que ela retornaria a um lugar do qual tinha sido afastada.

- Quando assumi a seleção, falei: “Assumo, mas deixem que eu faça do meu jeito”. Comecei um trabalho com ginastas novas que têm tudo para chegar a 2016. É um trabalho para 2016, mas arrisquei. Elas são inexperientes. Mais da metade nunca tinha participado de um campeonato mundial e de cara foram para um pré-olímpico, na França. Não conseguimos a vaga olímpica, mas atingimos o objetivo: o ouro no Pan.

Depois do ouro em Santo Domingo e das Olimpíadas de Atenas-2004, a seleção passou a treinar em Vitória. Nessa transição, Camila ficou fora da comissão técnica.

- Justo no Pan do Rio eu fiquei fora. Foi muito triste. Era o que eu mais sonhava.

Em fevereiro, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) então fez o convite para que Camila voltasse. Teria, porém, de morar em Aracaju. O filho, João Lucas, de 12 anos, ficou em Londrina.

- É muito difícil ficar longe da família, mas uma medalha como essa compensa tudo. A cada 15 dias ele ia a Aracaju, e eu a cada 15 dias ia a Londrina.

Sacrifício recompensado, Camila pode voltar a abraçar suas meninas mais duas vezes. Nesta segunda elas disputam a final de bolas.

- Voltar como técnica e com o ouro faz eu me sentir muito realizada. Durante esse tempo, aprendi muita coisa. Fui treinar as ginastas do meu clube. Acho que assumi a seleção no momento certo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogos-pan-americanos/noticia/2011/10/primeira-campea-em-pan-tecnica-usa-my-way-como-resposta-apos-corte.html

Bartoli supera maratona e australiana Stosur para levar o título em Osaka

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Francesa vence dois jogos neste domingo e mantém viva a esperança de conseguir vaga no WTA Championship, em Istambul, no fim de outubro



Por GLOBOESPORTE.COM Osaka, Japão

Após a chuva atrapalhar a realização da programação do WTA de Osaka, a francesa Marion Bartoli superou uma maratona de dois jogos para levar o título do torneio japonês neste domingo. Ela abriu o dia com uma viitória sobre a alemã Angelique Kerber por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 7/6 (5), em 1h38m, na semifinal. Algumas horas mais tarde, na final, ela atropelou a australiana Samantha Stosur, campeã do US Open, também em sets diretos, por 6/3 e 6/1, em 1h14m.

Marion Bartoli campeã WTA de Osaka (Foto: AFP)A francesa Marion Bartoli exibe o troféu de campeã do WTA de Osaka, neste domingo (Foto: AFP)

O título em Osaka, seu sétimo em 2011, manteve viva a esperança de Bartoli se classificar para o WTA Championship, em Istambul, que começa no dia 24 de outubro. Entretanto, sua tarefa não é das mais fáceis: além de vencer o WTA de Moscou, com início nesta segunda-feira, a francesa precisa torcer pela derrota da polonesa Agnieszka Radwanska. Já estão confirmadas no torneio a dinamarquesa Caroline Wozniacki; as russas Maria Sharapova e Vera Zvonareva; a tcheca Petra Kvitova; a bielorrussa Victoria Azarenka, a chinesa Na Li e a australiana Samantha Stosur.

Stosur, por sua vez, venceu a semifinal contra a chinesa Jie Zheng após 2h33m por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (5), 3/6 e 6/3. O cansaço acabou sendo decisivo na derrota para Bartoli, que volta ao top 10. A australiana desistiu de participar do WTA de Luxemburgo, nesta semana.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/10/bartoli-supera-maratona-e-australiana-stosur-para-levar-o-titulo-em-osaka.html

Sorridente, Jaqueline recebe alta, mas está fora da Copa do Mundo do Japão



Ponteira irá para o hotel se encontrar com as companheiras de seleção brasileira de vôlei e terá de usar colar cervical por oito semanas

Por André Hernan e João Gabriel Rodrigues Direto de Guadalajara, México

O sorriso no rosto ao deixar o hospital Real San José, em Guadalajara, veio recheado de alívio. Depois do desespero ao deixar a quadra imobilizada após choque com a líbero Fabi, na estreia brasileira nos Jogos Pan-Americanos, Jaqueline recebeu alta na manhã deste domingo após exames tranquilizadores. Embora nada mais sério tenha sido constatado, a ponteira, que já havia sido cortada da competição, terá de usar um colar cervical por oito semanas e está fora da Copa do Mundo do Japão, que vale uma vaga para Londres-2012.

vôlei jaqueline brasil colar cervical (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)Sorridente, Jaqueline deixa o hospital em Guadalajara (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)

Jaqueline deixou seu quarto em uma cadeira de rodas, por conta de uma norma do hospital. Ela, no entanto, já saiu do elevador caminhando, amparada por assessores do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo médico da seleção, Júlio Nardelli. Na saída, acenou e fez sinal de positivo para jornalistas e fotógrafos que esperavam na porta. No braço, carregava um buquê de flores, presente do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
A jogadora não falou com a imprensa, mas deve fazer uma coletiva nesta segunda-feira. De acordo com João Grangeiro, médico-chefe do COB, Jaqueline vai ficar ao menos mais três dias no hotel, ao lado das outras jogadoras da seleção. Fará novos exames e, então, deverá voltar para o Brasil.
Neste domingo, pela manhã, Jaqueline passou por uma nova ressonância magnética e participou de uma videoconferência com o neurocirurgião Osmar Moraes, que estava em São Paulo e analisou o resultado dos exames.

vôlei fabi e jaqueline hospital pan (Foto: Luiz Pires / Vipcomm)Jaqueline se emociona ao ser recepcionada por Fabi no hotel (Foto: Luiz Pires / Vipcomm)

- Ela está bem. O fato de receber alta hoje foi extremamente positivo. Ficou feliz e satisfeita. O retorno dela ao ambiente das companheiras também vai ser muito bom.Serão oito semanas de tratamento no mínimo. Ela vai ser acompanhada clinicamente. O que tem que haver é a cicatrização dos ligamentos e a consolidação desta fratura. A fratura foi por arrancamento, um movimento brusco da cabeça para trás que acontece muito em acidentes de carro - disse o médico João Grangeiro.
A ponteira sofreu o acidente no início do segundo set. Ela subiu para um bloqueio e, na queda, se desequilibrou. Ao cair no chão, sua nuca foi atingida pela cabeça da líbero Fabi, que tentava salvar a bola com um peixinho.
O Pan segue sendo uma competição ingrata para Jaqueline. Há quatro anos, no Rio de Janeiro, ela foi cortada em cima da hora. Recebeu uma suspensão ao ser flagrada num exame antidoping, com a substância sibutramina.

Pan vôlei Jaqueline (Foto: Luis Pires/Vipcomm/Divulgação)Jaqueline ao deixar a quadra na partida contra a República Dominicana (Foto: Luis Pires/Vipcomm/Divulgação)

FONTE:

Pacotão da rodada #30: dono do gol mais perdido, São Paulo destoa

Time paulista sofre três do Atlético-GO, cai para sexto, e Adilson Batista é demitido. Cinco primeiros vencem, e Campeonato Brasileiro pega fogo


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O jogo estava 1 a 0 Atlético-GO. Dagoberto cobra falta, Rhodolfo cabeceia e Márcio defende. A bola bate no travessão e, na sequência, Xandão erra debaixo do gol. Luís Fabiano também tenta, em vão. O gol foi o mais perdido da 30ª rodada (veja no lance abaixo). E o São Paulo, derrotado por 3 a 0, foi o único dos seis primeiros colocados a não vencer, caindo para a sexta posição. Quem também caiu foi o técnico Adilson Batista, demitido após a partida.

Enquanto o Tricolor paulista viveu um dia de caos em Goiânia, o restante do pelotão da frente venceu. O Corinthians ainda sofreu com a defesa de Fábio (veja abaixo), mas contou com o pênalti perdido de Montillo e o gol de Paulinho para seguir líder. Logo atrás, o Vasco passou fácil pelo Atlético-MG. Destaque para Allan, um dos que mais roubaram bola.

Outro carioca que não teve dificuldades para conquistar o triunfo foi o Botafogo, que contou com o maior público pagante da rodada: 23.372. No sábado, o Flamengo venceu o Ceará e segue na cola dos primeiros colocados. Quem passou sufoco foi o Fluminense. Em um pênalti inexistente marcado pelo árbitro Francisco Carlos Nascimento, sofreu o empate contra o Palmeiras. Mas Fred, em tarde iluminada, decretou o 2 a 1 aos 40 minutos do segundo tempo.

Na parte de baixo da tabela, o Avaí até tentou reagir, abriu o placar com o golaço da rodada, de Robinho, mas, no fim, prevaleceu o talento de D’Alessandro, o destaque da partida. O menor público, no entanto, foi para o jogo de duas equipes do meio da tabela: 3.477 pagantes assistiram Santos 0 x 1 Grêmio.
> Pacotão da Rodada #30 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
header pacotao golaço da rodada (Foto: arteesporte)
Robinho, do Avaí

Cleverson avançou pela esquerda, passou por Juan e cruzou na medida para Robinho. O atacante escorou com estilo, de letra, o passe açucarado do companheiro. Em um começo de jogo com bom futebol, o Avaí até terminou o primeiro tempo na frente. O problema é que o Inter despertou no segundo tempo e fez o gol de Robinho valer apenas o posto de mais bonito da rodada.
header pacotao defesa da rodada (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Fábio, do Cruzeiro

Pela segunda vez seguida a estrela do goleiro brilhou e ele fez a defesa da rodada. Desta vez, o zagueiro Paulo André subiu mais que a defesa mineira e mandou para o gol. No lugar certo, Fábio se esticou todo para defender. No entanto, o Cruzeiro não evitou a derrota para o Corinthians, em casa, e vive situação complicada.
header pacotao sarrafo da rodada (Foto: arteesporte)
Thiago Carleto, do América-MG

De forma imprudente, o lateral-esquerdo do Coelho não teve piedade de Bruno, do Figueirense, e entrou com tudo de carrinho no adversário. Além de levar o cartão amarelo, teve de ouvir os protestos da torcida e algumas reclamações dos jogadores do time catarinense.
header pacotao mico da rodada (Foto: arteesporte)

Eder Luis, do Vasco

O atacante do Vasco avançou pela direita, em velocidade, recebeu o lançamento e, no momento de dominar a bola, um tombo. Mas o Vasco já vencia a partida, e terminou o jogo com 2 a 0 no placar. O time segue na cola do Corinthians, líder do Campeonato Brasileiro
header pacotao gol mais perdido da rodada (Foto: arteesporte)

Xandão, do São Paulo

Uma sequência de chances desperdiçadas quando o jogo estava 1 a 0 para o Atlético-GO. Dagoberto cobrou a falta, Rodholfo cabeceou a bola na trave, e Xandão, no lance mais incrível, tocou de coxa, debaixo gol, também na trave. Luis Fabiano ainda tentou, mas nada de balançar a rede. Melhor para o Dragão, que venceu pro 3 a 0.
header pacotao erro da rodada (Foto: arteesporte)
O árbitro Francisco Carlos Nascimento

Luan aproveitou o movimento da perna de Martinuccio para simular uma falta dentro da área. O juiz foi na dele e marcou pênalti para o Palmeiras, convertido por Valdivia. Os jogadores do Fluminense reclamaram muito da marcação. Fred, no entanto, decretou a vitória aos 40 minutos do segundo tempo, para alívio da torcida tricolor.
header pacotao drible da rodada (Foto: arteesporte)
Rafinha, do Coritiba

O apoiador do Coxa recebeu lançamento, evitou a saída e não perdoou o zagueiro Danny Morais. Com um balão, ele deixou o jogador do Bahia no chão. O lance foi um dos raros momentos de jogadas plásticas na partida, que terminou 0 a 0.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/10/pacotao-da-rodada-30-dono-do-gol-mais-perdido-sao-paulo-destoa.html

Caio Júnior destaca a união do time: ‘Podem ter igual à nossa. Maior, não’

Técnico vê no relacionamento com os jogadores como um ponto decisivo na luta pelo título. Lideranças internas também são reconhecidas


Por Fábio Leme Rio de Janeiro

Durante a trajetória do Botafogo no Campeonato Brasileiro, muito se falou sobre a união do grupo. A cada jogo que passa, o tema acaba saindo do diálogo comum da maioria dos clubes e se fazendo valer em General Severiano. A postura dos jogadores quando são substituídos, ou até mesmo aqueles que não têm tantas oportunidades, vem comprovando esta tese. Para o técnico Caio Júnior, isto é fruto da confiança dos jogadores em seu trabalho, que neste domingo voltou render bons frutos, com a vitória sobre o Atlético-PR (2 a 0, melhores lances acima).
- O principal é ter a confiança dos jogadores, assim as coisas acontecem. Treinador não é estrela, ele tem que fazer os jogadores se tornarem a notícia. Não sei se tem time mais unido do que o nosso, pode até ter igual, mas acho difícil mais - garantiu o comandante Alvinegro.
Neste domingo, após o encerramento da partida diante do Atlético-PR, os jogadores do Alvinegro, puxados por Loco Abreu, foram ao centro do campo parabenizar os torcedores que compareceram ao Engenhão. Caio Júnior qualificou a postura das suas lideranças como positivas, principalmente nesta fase do Brasileirão.

- Eu acho muito importante ter lideranças no grupo e nós temos várias diferentes. O Loco é uma delas. Em São Paulo, contra o Corinthians, o Renato tomou a palavra, algo que não é comum. Isso é legal - afirmou Caio Júnior.

Na quarta-feira, o Botafogo visita o Santos, na Vila Belmiro, em jogo atrasado do Campeonato Brasileiro. Se vencer, o Alvinegro assume a liderança isolada da competição.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/10/caio-junior-destaca-uniao-do-time-podem-ter-igual-nossa-maior-nao.html