sábado, 15 de outubro de 2011

Com muita brincadeira brasileira, Pan de Guadalajara tem a sua abertura


Delegação do país faz dancinhas, puxa 'ola' e fica entre as mais animadas na cerimônia para o início dos Jogos Pan-Americanos no México

Por João Gabriel Rodrigues e Lydia Gismondi Direto de Guadalajara, México


abertura pan-americano guadalajara brasil (Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)Brasil entrou fazendo muita festa nesta sexta-feira
(Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

A temida chuva não veio, e os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara começaram bem para o Brasil. A delegação do país foi uma das mais animadas na cerimônia de abertura que aconteceu na noite desta sexta-feira no estádio Omnilife. Se os outros atletas tentavam manter algum protocolo, os brasileiros aproveitavam para brincar e dançar. Talvez apenas os mexicanos, donos da casa, tenham feito mais festa em seu desfile.

Nas arquibancadas, a plateia também era parte do espetáculo. Além de vibrar muito e dos gritos de "México", os espectadores ganharam lanternas antes da festa e ajudaram com o show de luzes.
A cerimônia começou com o cantor Vicente Fernandez e os mariachis, músicos tradicionais mexicanos e originários do estado de Jalisco, onde fica Guadalajara. Também típicos da região, os charros (espécie de vaqueiros), também tomaram o palco. O único problema foram os cavalos, que fizeram um pouco de sujeira, mas a equipe de limpeza agiu rapidamente, antes da entrada das delegações.

abertura pan-americano guadalajara   (Foto: EFE)Mariachis e dançarinos típicos do México abriram a cerimônia no estádio Omnilife nesta sexta (Foto: EFE)

O desfile dos países começou com a Argentina, país sede da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos, em Buenos Aires, em 1951. Na sequência, as demais delegações foram entrando em ordem alfabética.

abertura pan-americano guadalajara brasil (Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)Porta-bandeira, Hugo Hoyama acena com o chapéu
(Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

O Brasil foi o décimo país a entrar no estádio, liderado pelo mesatenista Hugo Hoyama, o porta-bandeira. A recepção foi boa, com a torcida vibrando bastante e acendendo as lanternas que haviam recebido antes da cerimônia. Mesmo desfalcado de muitos atletas que competem já neste sábado, os brasileiros fizeram muita festa no campo e retribuíram o carinho carregando bandeirinhas do país e também do México.
Enquanto os outros países desfilavam, a “bagunça” brasileira continuava. Os atletas puxavam a “ola”, faziam trenzinho e coreografias, brincando com os torcedores mais próximos.
abertura pan-americano guadalajara brasil (Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)As outras delegações preferiram ficar sentadas, mas os atletas brasileiros seguiram fazendo muita festa
(Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)

Se muitos brasileiros ficaram na Vila Pan-Americana, a delegação de Cuba não economizou e foi uma das maiores no estádio. Penúltimo país a entrar, a Venezuela também chamou a atenção. Na hora de entrar, todos se abaixaram para só depois mostrar muita animação. Para fechar o desfile, o Omnilife veio abaixo com os atletas mexicanos, que lotaram o campo e, com direito a sombreros, fizeram uma grande festa.
O desfile das delegações foi seguido por uma apresentação da banda Maná. Dando algum trabalho para os voluntários, muitos atletas tentaram deixar seus lugares para ir para a frente do palco. Outras atrações se seguiram, como o cantor Juanes, até o esperado momento da chegada da tocha ao estádio. Depois de um breve revezamento, a medalhista olímpica Paola Espinoza, dos saltos ornamentais, voou carregada por cabos de aço para acender a pira pan-americana e dar início aos Jogos.
abertura pan-americano guadalajara   (Foto: EFE)Fogos iluminam o estádio na abertura do Pan-Americano de Guadalajara (Foto: EFE)

FONTE:

Após vitórias, Figueirense e América-MG têm metas distintas

Time catarinense ainda sonha com a classificação para Libertadores. Do outro lado, Coelho tem missão quase impossível: permanecer na Série A
Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Faltando nove partidas para o fim do Campeonato Brasileiro, nada ainda está definido. O Figueirense está em uma situação confortável na tabela. Na oitava colocação, o time catarinense tem 41 pontos e ainda pode sonhar com a Libertadores de 2012. O Figueirense está sete pontos atrás do Flamengo, o primeiro time na zona de classificação. Já o América-MG tem um único objetivo na competição: vencer o maior número de jogos e tentar escapar do rebaixamento. A tarefa é quase impossível, mas a última partida do Coelho deu um ânimo ao grupo. Na lanterna do Brasileiro com apenas 24 pontos, o América-MG venceu o Ceará por 4 a 1 na última rodada e ainda sonha com a permanência na Série A.
O Figueirense também vem de uma vitória importante. O time do técnico Jorginho derrotou o Grêmio por 3 a 1, no Olímpico e subiu cinco posições. O treinador está confiante para a partida deste sábado e vai contar com o atacante Júlio César, que volta ao time recuperado de lesão. O jogador é um dos destaques do time, com seis gols no campeonato.

Já o técnico do América-MG, Givanildo Oliveira, tem problemas para montar o time. Na ótima vitória em cima do Ceará, o treinador perdeu quatro jogadores titulares suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Além disso, outros quatro jogadores do América estão no departamento médico e desfalcam o time.
As duas equipes se enfrentam neste sábado, às 18h (de Brasília), no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. A partida será válida pela 30ª rodada. O canal Premiere, atráves do sistema de pay-payer-view, transmite a partida para todo o Brasil. Você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM, os lances do jogo com vídeos exclusivos.
header as escalações 2
Figueirense: Sem esconder o jogo, Jorginho confirmou o time no treino de sexta-feira. A grande novidade é o retorno de Júlio César, recuperado de lesão. Com isso, Aloísio volta ao banco. Com Pablo suspenso, Bruno ganha nova oportunidade entre os titulares. O Figueira vai a campo com Wilson, Bruno, João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon e Elias; Wellington Nem e Júlio César.
América-MG: O técnico Givanildo Oliveira tem muitos problemas para escalar o América-MG para o jogo contra o Figueirense. Com quatro jogadores suspensos pelo terceiro cartão amarelo, e mais quatro no departamento médico, o Coelho deve começar o jogo com: Neneca; Otávio, Everton Luiz e Willian Rocha; Marcos Rocha, Amaral, Leandro Ferreira, Rodriguinho e Carleto; Fábio Júnior e Alessandro (Leo).

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Figueirense: Jorginho não terá o lateral Pablo, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Grêmio e está suspenso.
América-MG: O time não terá o zagueiro Micão, o volante China, o lateral Gilson e o atacante Kempes, artilheiro do time com nove gols. Eles estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O goleiro Flávio, que foi expulso no banco do jogo passado, também cumpre suspensão. Além deles, o volante Dudu e o Glauber, o meia Luciano e o zagueiro Anderson estão em recuperação médica. O zagueiro Gabriel, recuperado de um estiramento muscular, continua em recuperação física.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Figueirense: Aloísio, Bruno Vieira, Coutinho, João Paulo, Rhayner, Roger Carvalho, Ygor e Wilson Pittoni.
América-MG: Amaral, Anderson, Alessandro, Dudu, Gabriel Santos, Neneca, Otávio e Rodriguinho.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Wagner do Nascimento Magalhães (RJ) apita a partida, auxiliado por Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Erich Bandeira (Fifa/PE). Ao todo, Wagner do Nascimento participou de apenas um jogo, aplicou cinco cartões amarelos e nenhum vermelho, marcou 48 faltas e nenhum pênalti no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,3 faltas por partida até o início da 30ª rodada. Destes amarelos, três foram para mandantes e dois para visitantes. A única partida que apitou na Série A deste ano foi Palmeiras 1 x 0 Ceará, pela 25ª rodada.

header fique de olho 2

Figueirense: Após desfalcar o time contra o Grêmio, Júlio César está de volta à equipe. O atacante, que tem seis gols no Campeonato Brasileiro, é um dos responsáveis pela boa campanha do Figueirense e vem infernizando os adversários, principalmente quando atua ao lado de Wellington Nem.
América-MG: O atacante Fábio Júnior estava na reserva, mas ganhou nova chance após a dispensa de André Dias e não desapontou. O jogador marcou o primeiro gol do Coelho na vitória em cima do Ceará, por 4 a 1, na última rodada.

header o que eles disseramJorginho, técnico do Figueirense: "Temos que ter atenção. Queremos vencer, mas sabemos que não vai ser fácil. Com o apoio da nossa torcida vamos jogar para consolidar a nossa boa posição na tabela”

Marcos Rocha, lateral do América-MG: “Enquanto a gente tem chance, temos que acreditar. Somos profissionais, trabalha para o América-MG e temos que acreditar até o final. Demos mais um suspiro na competição. Agora é descansar e ter tranquilidade porque no sábado precisamos de outra vitória. Sabemos que vamos encontrar dificuldades diante do Figueirense, mas temos condições de chegar lá e buscar um resultado positivo”.

header números e curiosidades* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Pela Série A do Campeonato Brasileiro, Figueirense e América-MG se enfrentaram em três oportunidades, com uma vitória dos mineiros e dois empates.
* As equipes também se enfrentaram duas vezes na história da Série B, ambas em 2010, com duas vitórias do América-MG.
* Além destes confrontos, Figueirense e América-MG também disputaram três partidas pela Copa Sul-Minas, onde houve uma vitória do Figueirense e dois empates.

header último confronto v2
No primeiro turno, América-MG e Figueirense empataram sem gols na Arena do Jacaré. As duas equipes lutaram bastante, com o Coelho pressionando muito na etapa final da partida. Mas, os times não conseguiram tirar o zero do placar. Na época, o América-MG era comandado pelo técnico Antonio Lopes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/10/apos-vitorias-figueirense-e-america-mg-tem-metas-distintas.html

Hamilton voa, faz a pole e acaba com sequência de Vettel e da RBR no ano

Inglês da McLaren põe mais de dois décimos sobre o bicampeão antecipado, mas não festeja muito. Massa supera Alonso novamente e sai em quinto


Por GLOBOESPORTE.COM Yeongam, Coreia do Sul

E aquilo que parecia impossível em 2011 aconteceu. O domínio da RBR e de Sebastian Vettel nos treinos classificatórios foi finalmente interrompido no GP da Coreia do Sul, no circuito de Yeongam, após 15 corridas na temporada. O responsável pela façanha: Lewis Hamilton, da McLaren, que foi perfeito durante toda a sessão e superou o bicampeão antecipado por mais de dois décimos neste sábado. Entretanto, optou por se manter resignado em vez de comemorar o feito após sair do carro. Jenson Button, companheiro do inglês, completou a lista dos três primeiros colocados. A equipe já tem motivos para festejar seu 700º GP na Fórmula 1, que será disputado neste domingo.
Foi a primeira vez desde o dia 6 de novembro de 2010, no GP do Brasil, que a RBR perdeu uma pole position. Na ocasião, o jovem alemão Nico Hulkenberg, então na Williams, surpreendeu a todos e saiu na frente em Interlagos. O jejum de Hamilton era ainda maior: a última vez que o inglês da McLaren conseguiu a primeira posição do grid foi no dia 12 de junho de 2010, no Canadá, quando superou os carros da equipe austríaca com uma volta fantástica com o cronômetro zerado.
A largada do GP da Coreia do Sul está marcada para as 4h (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo e em Tempo Real com vídeos no GLOBOESPORTE.COM.
 Lewis Hamilton GP da Coreia do Sul McLaren pole (Foto: Getty Images)Sem comemorar muito, Hamilton recebe cumprimento de Sebastian Vettel após a pole (Foto: Getty Images)

Melhor brasileiro no grid em Yeongam, Felipe Massa superou pela quarta vez em 16 corridas no ano o companheiro Fernando Alonso e vai largar em quinto neste domingo. O espanhol da Ferrari sai em sexto, última posição entre os pilotos das três principais equipes. O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, ficou em sétimo.
Em sua quinta corrida pela Renault-Lotus, Bruno Senna foi eliminado no Q2 e vai largar apenas em 15º. O russo Vitaly Petrov, seu companheiro, foi o oitavo. Na Williams, Rubens Barrichello ficou fora ainda na primeira parte, com o 18º tempo do grid. Ele foi superado pelo venezuelano Pastor Maldonado, seu colega no time inglês, que avançou ao Q2 e sai na 16ª posição.
flash componente_materia" id="2278"> McLaren voa e Barrichello cai no Q1

A má fase da Williams continua bastante complicada. Rubens Barrichello e Pastor Maldonado duelaram durante toda a primeira parte do treino (Q1) pela última vaga entre os classificados para a segunda parte (Q2). O brasileiro, entretanto, acabou levando a pior e vai largar apenas na 18ª posição, menos de um décimo atrás do dono da última vaga, o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber. O venezuelano conseguiu uma excelente volta com o cronômetro zerado.
Na frente, a McLaren continuou a dominar as ações, como em todos os treinos livres. Com os pneus macios, Hamilton foi o melhor, quatro décimos à frente de Button. A RBR apostou em usar os supermacios de cara, mas parece não ter dado certo. Webber e Vettel não forçaram, avançaram ao Q2, mas ficaram em oitavo e nono, respectivamente, longe dos melhores tempos.
Bruno Senna vai mal e é eliminado no Q2

Com dificuldades de acerto na Renault-Lotus, o sábado não foi um bom dia para Bruno Senna. O brasileiro bateu de leve pela manhã e danificou sua asa dianteira. Além disso, não conseguiu andar próximo do companheiro Vitaly Petrov. Para piorar a situação, ele acabou eliminado no Q2 e vai largar apenas na 15ª posição neste domingo. Ele ficou mais de seis décimos atrás do russo.
Entre os primeiros, Hamilton continuou a dominar as ações, mas Vettel melhorou e foi o segundo colocado nesta parte do treino. Entretanto, o alemão ficou mais de meio segundo atrás do inglês da McLaren. Felipe Massa, da Ferrari, também avançou à superpole com o sexto tempo, menos de um décimo mais rápido que o espanhol Fernando Alonso, seu companheiro na equipe italiana.

Confira o grid de largada para o GP da Coreia do Sul, em Yeongam:
1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m35s820
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m36s042
3 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m36s126
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m36s468
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m36s8316 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m36s980
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m37s754
8 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m38s124
9 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - sem tempo
10 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - sem tempo
Eliminados na segunda parte do treino:11 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m38s315
12 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m38s354
13 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m38s508
14 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m38s775
15 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - 1m38s79116 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m39s189
17 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m39s443

Eliminados na primeira parte do treino:
18 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m39s538
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m40s522
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m41s101
21 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m42s091
22 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m43s483
23 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m43s758
24 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - sem tempo

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/10/hamilton-voa-faz-pole-e-acaba-com-sequencia-de-vettel-e-da-rbr-no-ano.html

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Com tranquilidade, espanhol vence alemão Florian Mayer por 2 sets a 0.

Nishikori passa por Dolgopolov e espera por vencedor de Murray x Ebden


Por SporTV.com Xangai, China

O principal acontecimento do Masters 1.000 de Xangai até então havia sido a surpreendente eliminação do vice-líder do ranking Rafael Nadal diante de um potente Florian Mayer, número 23 do mundo. Mas o gás do alemão de 28 anos não durou muito mais do que isso. Ele perdeu nesta sexta-feira para o experiente espanhol Feliciano López (28) por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4, em 1h09m de partida, e deu adeus ao torneio chinês.

Foi o terceiro triunfo de López em quatro duelos contra Mayer. Nas semifinais, ele vai enfrentar o compatriota David Ferrer (5), que venceu também nesta sexta o americano Andy Roddick, de virada, por 2 sets a 1.

Feliciano López voltou a mostrar o tênis consistente que o marcou na vitória de quinta sobre o tcheco Tomas Berdych (7). Ele não deu brechas em seu saque para o alemão, que não aproveitou a única oportunidade de quebra que teve durante todo o jogo. O espanhol, ao contrário, venceu o serviço do rival três vezes, em seis oportunidades, e não teve dificuldades para fechar o jogo em sets diretos.



Japonês elimina Dolgopolov
Do outro lado da chave, o japonês Kei Nishikori, atual número 47 do mundo e surpresa da competição, derrotou o ucraniano Alexandr Dolgopolov (18), 12º cabeça de chave do torneio, por 2 sets a 0. As parciais foram de 6/4 e 6/3, em 1h26m de partida. Ele terá uma parada duríssima pela frente: o britânico Andy Murray (4), que derrotou o australiano Matthew Ebden (124) também por 2 sets a 0.

É a primeira vez que Nishikori atinge a fase semifinal de um torneio da série Masters 1.000. Quando a ATP divulgar o ranking na próxima segunda-feira, ele irá se tornar o tenista mais bem colocado da história do Japão, superando Shuzo Matsuoka, que foi o número 46 do mundo em 1992.

Resultados das quartas de final:
Feliciano López (ESP) 2 x 0 [15] Florian Mayer (ALE) - 6/2 e 6/4
[3] David Ferrer (ESP) 2 x 1 [10] Andy Roddick (EUA) - 6/7(5), 6/2 e 7/6(2)
Kei Nishikori (JAP) 2 x 0 [12] Alexandr Dolgopolov (UCR) - 6/4 e 6/3
[2] Andy Murray (GBR) 2 x 0 Matthew Ebden (AUS) - 6/3 e 6/2
Confrontos das semifinais:
[3] David Ferrer (ESP) x Feliciano López (ESP)
[2] Andy Murray (GBR) x Kei Nishikori (JAP)

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2011/10/lopez-nao-da-chance-para-algoz-de-nadal-e-marca-encontro-com-ferrer.html


Brasil vence Canadá em amistoso preparatório para o Pan

VÔLEI INTERNACIONAL 2011


Seleção masculina estreará nos Jogos no próximo dia 24, justamente contra os canadenses

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Tendo trabalho somente no primeiro set, a seleção brasileira masculina de vôlei derrotou o Canadá por 3 a 0 (26/24, 25/13 e 25/18), em amistoso realizado nesta sexta-feira no ginásio Ilha São João, em Volta Redonda, Rio de Janeiro. A partida serviu de preparação para a disputa dos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara-MEX, que terão início para a equipe nacional no dia 24, justamente contra o adversário desta noite.

Brasil x Canadá, amistoso de vôlei (Foto: CBV / Divulgação)Eder sobe sem marcação e crava mais um ponto para o Brasil (Foto: CBV / Divulgação)

O técnico Rubinho (Bernardinho não estará à frente do time no México) destacou a importância do teste, ressaltando as qualidades do quadro canadense, segundo ele, muito forte defensivamente.
- Eles apresentaram boa defesa, que é uma característica forte do time, e complicaram em alguns momentos para o nosso lado. Cometemos alguns erros de ataque e temos que corrigir isso para o jogo de amanhã. Mas vencemos por 3 a 0 e, de um modo geral, foi uma boa partida – frisou o treinador.
O time brasileiro iniciou o amistoso com Bruno, Wallace, Éder, Gustavo, Lipe e Thiago Alves, além do líbero: Mário Júnior. No decorrer, entraram Murilo Radke e Theo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/10/brasil-vence-canada-em-amistoso-preparatorio-para-o-pan.html