quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Lição de vida

Renato e Marcelo Mattos participam de festa no Instituto do Câncer

Renato e Marcelo Mattos distribuíram brindes nos apartamentos (Crédito: BFR)Renato e Marcelo Mattos distribuíram brindes nos apartamentos (Crédito: BFR)

Renato e Marcelo Mattos são considerados por muitos como a melhor dupla de volantes do futebol brasileiro. Fora dos campos, os jogadores também estão batendo um bolão. No início da tarde desta terça-feira, os craques participaram da festa de Dia das Crianças no Instituto do Câncer e levaram carinho e esperança aos "pequenos gerreiros", como descreveu Marcelo Mattos.

Médicos e familiares dos pacientes lotaram a festa, que foi decorada com o tema "Festa na Floresta". As crianças se vestiram com fantasias de jacarés, ursos, gatos, patos, cachorros, borboletas entre vários outros. Também teve pintura facial, chapéus e outros acessórios.
GALERIA DE FOTOS: confira as melhores imagens da visita!


Antes da festa, porém, os jogadores visitaram o Centro de Terapia Intensiva e todos os leitos com crianças internadas. Distribuíram brindes e amor às crianças. Uma experiência diferente que emocionou a dupla.
"É um prazer nosso, meu e do Marcelo Mattos, estar participando de uma festa tão bonita. Indepentemente do time que você torce, cada um tem um coração. Desejo muita saúde e que vida de vocês possa ser cada vez mais alegre e dure por muito, muito tempo", disse Renato ao subir ao palco. "Estou muito feliz de estar participando dessa festa. É uma experiência e tanto, que só nos dá força. Uma lição de vida. Como é bom chegar a um local e trazer alegria para o rosto dessas crianças", completou Marcelo Mattos.

FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/renato+e+marcelo+mattos+participam+de+festa+no+instituto+do+cancer.asp

Irresistível, Ivanovic arrasa Zvonareva e vai às quartas no WTA de Pequim

TÊNIS INTERNACIONAL 2011



05/10/2011 07h20 - Atualizado em 05/10/2011 08h53

Irresistível, Ivanovic arrasa Zvonareva e vai às quartas no WTA de Pequim

Com parciais de 6/2 e 6/1, sérvia atropela russa, número 3 do mundo

Por GLOBOESPORTE.COM Pequim, China

Foi um verdadeiro passeio. Sem tomar o menor conhecimento da número 3 do mundo, Ana Ivanovic, 18ª do ranking, eliminou, nesta quarta-feira, a russa Vera Zvonareva por sonoros 2 sets a 0 (parciais de 6/2 e 6/1) e avançou para as quartas de final do WTA de Pequim. A tenista sérvia duelará agora com a vencedora do confronto entre a sueca Sofia Arvidsson e a polonesa Ragnieszka Radwaska.
Ana Ivanovic, WTA de Pequim (Foto: Reuters)Ana Ivanovic agradece ao público depois da catagórica vitória sobre a número 3 do mundo (Foto: Reuters)

O equilíbrio era a previsão para o embate desta quarta, porém o que se viu foi uma supremacia avassaladora de Ivanovic, que precisou de pouco mais de uma hora (1h08m) para encerrar os trabalhos e carimbar passaporte à próxima fase.
A sérvia vem mostrando desempenho irresistível em Pequim. Estreou no torneio passando facilmente pela japonesa Kimiko Date-Krumm (6/1 e 6/1) e depois pela russa Svetlana Kuznetsova (6/2 e 6/3).

Vera Zvonareva, Pequim (Foto: Reuters)A queda durante o duelo foi um presságio para Zvonareva em Pequim (Foto: Reuters)

FONTE:


Túlio diz que busca pelos mil gols preenche vazio por não ter uma Copa

Atacante, que queria encerrar a carreira aos 23, já está com 42 anos e atualmente defende o Bonsucesso. Faltam 27 tentos para o milésimo


Por SporTV.com Rio de Janeiro

Os músculos já não reagem do mesmo jeito. Os ossos não têm mais a resistência de antigamente. Mas Túlio é persistente e mantém firme o objetivo de chegar aos mil gols na carreira. Segundo as contas do Maravilha, hoje no Bonsucesso-RJ, já são 973 riscos na caderneta. Uma meta traçada para apagar uma outra que não conseguiu como jogador de futebol.
- Como eu não consegui uma Copa do Mundo, ficou esse vazio, ficou essa lacuna na minha carreira. Então, eu quero compensar fazendo esse milésimo gol. Para muitos botafoguenses – porque será no Botafogo do Rio, no Engenhão –, vai ser como se voltassem no tempo. Pois muita gente que não me viu ser campeão em 95, vai ver pelo menos esse gol histórico - disse o jogador ao "SporTV Repórter".

Túlio Maravilha EE de Bolsa Bonsucesso (Foto: Raphael Andriolo/Globoesporte.com)Túlio Maravilha com a camisa do Bonsucesso, seu atual clube (Foto: Raphael Andriolo/Globoesporte.com)

O prolongamento da carreira é um contrassenso para o próprio Túlio. Quando conseguiu sair do Brasil e ir para o futebol exterior, o atacante imaginava ter uma carreira bem curta. Mas vieram a fama, o sucesso, as conquistas...
- Eu fui para a Suíça com 22 anos. Em um ano eu já pensava: "Vou voltar para o Brasil e não parar de mexer com futebol". Você vê, a ideia minha, era encerrar a carreira com 23, 24 anos. Mas aí foi passando, e veio a fase boa do futebol, que é o glamour, as vitórias, Seleção Brasileira, fama... Então você vai gostando e "Opa, isso aqui nunca quero que acabe, não".

Túlio tem todo esse planejamento para os mil gols, mas e depois que alcançar o objetivo, como será? Eleito vereador em Goiânia, a carreira política pode ser uma saída. Mas ele não foi muito objetivo ao responder sobre o dia seguinte.
- O dia seguinte? É curar da ressaca, porque a gente vai comemorar, como tem que ser comemorado, uma marca histórica dessa. E depois dar uma respirada e partir para o próximo capitulo.
A história de Túlio faz parte da última edição do "SporTV Repórter". O programa mostra a relação dos atletas com o tempo. A íntegra você pode conferir clicando no vídeo acima.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-reporter/noticia/2011/10/tulio-diz-que-busca-pelos-mil-gols-preenche-vazio-por-nao-ter-ido-copa.html

Clubes grandes não seduzem Hélio dos Anjos: 'Não vendo minha alma'


Treinador do Atlético-GO diz que não tem o perfil para treinar times dos principais centros do país: 'Acho que não agrada a minha maneira de ser'

Por Daniel Mundim Goiânia

Apesar de ter o melhor aproveitamento entre os treinadores da Série A (66% contra 63% de Cristóvão Borges) com uma equipe ainda em crescimento no futebol brasileiro, Hélio dos Anjos não se ilude. As seis vitórias, quatro empates e uma derrota nos 11 jogos em que está à frente do time goiano têm chamado a atenção de quem acompanha o Brasileirão deste ano. Mas a campanha não traz ambições ao técnico do Atlético-GO.
Com 53 anos, Hélio tem 25 clubes em 23 anos de carreira. O comandante sempre se destacou em times fora dos grandes centros do país. E se depender das pretensões do treinador, essa é uma realidade que não deve se alterar. Segundo Hélio dos Anjos, seu perfil não se encaixa nos chamados "clubes grandes".
- A única coisa que pode ser que crie uma dificuldade (para uma chance em um clube grande) é que, antes de querer acertar comigo, o clube grande vai saber como eu sou. E não agrada a minha maneira de ser. Porque a gente vê aí, em time grande, a diretoria reunida com torcida, e ela quer que o treinador faça reunião com torcida organizada, quer isso, quer aquilo. Eu não vendo minha alma para isso nunca - declarou o treinador rubro-negro.
Hélio dos Anjos, técnico do Atlético-GO (Foto: Cristiano Borges/O Popular)Hélio dos Anjos: 'Se tem um lugar onde me sinto feliz é em Goiânia' (Foto: Cristiano Borges/O Popular)

As duas únicas oportunidades que Hélio teve em clubes de grande expressão foram no Grêmio e no Vasco. Em 1997, ele treinou o clube gaúcho em 21 partidas, e obteve oito vitórias, seis derrotas e sete empates. Já no clube cruz-maltino, em 2001, a campanha foi melhor. Foram 16 jogos à frente da equipe carioca, com oito vitórias, três derrotas e cinco empates.
Entretanto, a passagem pelo time da Colina não deixou boas lembranças, pelo menos fora de campo. Com salários atrasados, o treinador saiu do Vasco após uma vitória por 7 a 1 em cima do Guarani no Brasileirão daquele ano (a maior goleada da competição em 2001) e, mesmo com o bom momento do time, foi para o Goiás.
- O Vasco não me traz boas memórias porque até hoje eu não recebi. Já ganhei na Justiça, mas estou naquela fila da Justiça do Trabalho. Mas na parte técnica me trouxe boas coisas – revelou.
Mas o grande exemplo utilizado por Hélio dos Anjos para ilustrar como a estrutura de alguns grandes times não o agrada foi o do Flamengo de 2009-2010. Segundo o treinador, a situação do time rubro-negro na ocasião estava muito longe do profissionalismo que Hélio exige.
- Eu dirijo um grupo de profissionais. Todo mundo viu o que foi o Flamengo de 2009, terminou em quê? Terminou nesse goleiro (Bruno) aí preso. E aquilo ali foi o fim. A partir daquilo ali, a presidente que assumiu bateu o pé e falou "Eu tenho uma entidade de 35 milhões de torcedores por trás de mim. Nós não podemos ficar passando por isso". Tinha jogador tirando foto com arma, e isso não existe. E quem foi engolido por isso? Um grande profissional. Andrade. Então eu vou me sujeitar a esse tipo de situação? Ou é do meu jeito, ou então vou trabalhar em clubes nos quais tenha condições de trabalhar a minha filosofia, sem imposição, mas com organização. Acho que a dificuldade pode ser essa – declarou Hélio.
Ou é do meu jeito, ou então vou trabalhar em clubes nos quais tenha condições de trabalhar a minha filosofia"
Hélio dos Anjos

Sem frustrações
Apesar das declarações, Hélio não afasta a possibilidade de comandar uma grande equipe do Brasil. Mas essa não é sua prioridade. O técnico não esconde a satisfação que tem tido no Rubro-Negro goiano. A cada entrevista que dá, o treinador faz questão de exaltar o momento que está vivendo, como tudo é organizado no Atlético-GO, além do orgulho de suas passagens por times como Sport e Goiás.
- Uma hora chega (oportunidade), mas se não chegar, eu estou muito bem. Não sou frustrado, não. Se tem um lugar onde me sinto feliz é em Goiânia. Trabalho em equipes tidas no Brasil como medianas, mas estou sempre muito feliz. É gostoso participar de um programa de alcance nacional ("Arena SporTV") falando de um futebol em um estado que está no segundo plano do futebol brasileiro. Para mim é legal, mexe tanto como se eu estivesse falando como um treinador do São Paulo, do Flamengo – disse Hélio dos Anjos.
Desde que chegou ao Dragão, em agosto, Hélio já recebeu duas propostas para sair do clube, uma do Ceará e a outra do seu antigo clube, o Goiás. O treinador recusou as duas e garantiu que vai cumprir o contrato com o Atlético-GO até o fim do ano.
- Até dia 31 de dezembro eu sou técnico do Atlético, e falo isso publicamente também. Se tiver que me transferir para outro clube, só depois que definitivamente o Atlético não fechar comigo. Não converso com outra equipe sem o Atlético ter uma posição comigo. Mas no futebol tem muita coisa para acontecer.

FONTE?
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-go/noticia/2011/10/clubes-grandes-nao-seduzem-helio-dos-anjos-nao-vendo-minha-alma.html

Ivanovic atropela Zvonareva e está na terceira rodada de Pequim

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Próxima adversária da sérvia no torneio sairá do duelo entre a sueca Sofia Arvidsson e a polonesa Agnieska Radwanska



Gazeta | 05/10/2011 09:16

Texto:
Ex-número um do mundo, a sérvia Ana Ivanovic não tomou conhecimento da atual número 3 do ranking, Vera Zvonareva, e aplicou 6/2 e 6/1 na rival, nesta quarta-feira, na segunda rodada do Premier de Pequim, na China.


Foto: Getty Images

Musa sérvia Ana Ivanovic faz mais uma vítima no torneio de Pequim

Em 1h08, a musa encerrou o duelo que, a principio, parecia que seria parelho. Sua próxima adversária no torneio sairá do duelo entre a sueca Sofia Arvidsson e a polonesa Agnieska Radwanska, que derrotou nesta quarta a chinesa Jie Zheng, 6/1 e 6/4, em confronto válido pela rodada anterior.

Após um período de resultados ruins em 2011, no qual trocou de técnico, Ivanovic vem mostrando um ótimo desempenho na China. Na estreia, bateu a japonesa Kimiko Date-Krumm, por duplo 6/1, enquanto na segunda rodada superou a russa Svetlana Kuznetsova, por 6/2 e 6/3.

Leia também: Brasileiros derrotam dupla favorita na estreia em Tóquio

Ainda nesta quarta-feira, Victoria Azarenka, número 4 da WTA, estreou na competição com uma vitória diante a eslovena Polona Hercog, por 7/6 e 6/3. Monica Niculesco, da Romênia, bateu Chanelle Sheppers, da África do Sul, por 6/2 e 6/1.
Veja também: Revista dos EUA elege a mais sexy de 2011, e Ivanovic está na lista. Veja as a tenista e outras belas


FONTE:
http://esporte.ig.com.br/tenis/ivanovic-atropela-zvonareva-e-esta-na-terceira-rodada-de-pequim/n1597257306775.html

Só depende do Botafogo

Na busca pela reação, Maicosuel lembra que time segue firme na briga para ser campeão


Maicosuel e Fábio Ferreira: treino físico para os titulares (AGIF / BFR)Maicosuel e Fábio Ferreira: treino físico para os titulares (AGIF / BFR)

Na reapresentação do elenco do Botafogo, nesta terça-feira, no CT João Saldanha, treino físico para os  titulares do jogo contra o Atlético-GO e coletivo entre os reservas e os juniores. Sem desânimo ou abatimento, os jogadores reafirmaram a qualidade do grupo e colocaram na cabeça que a reação tem que vir já no próximo sábado, na partida contra o Bahia, em São Januário.

Maicosuel atribuiu o insucesso no último jogo aos gols sofridos no início e disse que ficou como uma lição. O meia espera que a torcida mantenha a confiança no Botafogo, que permanece firme na briga pelo título brasileiro.

"Só podemos falar para o torcedor vir nos ajudar. Se estão desconfiados, é porque provamos que podemos estar no topo. Estamos na briga, a cinco pontos do líder, dependemos só de nós mesmos para sermos campeões", explicou, lembrando que o Botafogo ainda tem um jogo a menos e confrontos diretos pela frente.

No jogo contra o Bahia, o Botafogo não terá Jefferson, Loco Abreu, Lucas Zen e Cidinho (a serviço de seleções), além de Herrera (suspenso). Apesar dos desfalques, Maicosuel destaca a importância de vencer a partida, que marcará ainda um reencontro com Joel Santana.

"É um grande treinador, todo mundo conhece, e um grande amigo que tenho. Mas sabemos da necessidade da vitória, será importante para o que ainda queremos no campeonato. É um pouco diferente jogar em São Januário, mas time que quer ser campeão tem que ganhar onde for", completou Maicosuel.

Confira as melhores imagens da AGIF do treino desta terça-feira!



Danilo Santos



FONTE:
http://www.bfr.com.br/oclube/noticias/na+busca+pela+reacao+maicosuel+lembra+que+time+segue+firme+na+briga+para+ser+campeao+.asp

Antigo protagonista, Cruzeiro recebe o São Paulo, que sonha com o título


Raposa não vence desde a virada do turno e está colado no Z-4. Já o Tricolor quer se recuperar do tropeço em casa para voltar a encostar nos líderes


Por Fernando M. Y Miguel e Marcelo Prado Belo Horizonte e São Paulo


Se nas últimas temporadas, Cruzeiro e São Paulo faziam jogos badalados e equilibrados por conta de suas boas campanhas em nacionais e Libertadores, dessa vez, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, a história é um pouco diferente.
E a diferença se deve por conta do time mineiro, que antes da competição era apontado, ao lado do Tricolor Paulista, como um dos candidatos ao título, e se encontra atualmente uma posição acima da zona de rebaixamento. O São Paulo, por sua vez, vem mantendo os desempenhos regulares e está próximo da liderança, na terceira colocação.
A única semelhança entre os adversários desta noite na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, é que ambos vêm de derrotas na competição. Enquanto o Cruzeiro colecionou sua oitava partida sem vencer, ao ser derrotado por 2 a 0 para o Grêmio, no Olímpico, o São Paulo foi surpreendido pelo Flamengo em pleno Morumbi, por 2 a 1.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida, em Tempo Real e com vídeos, a partir das 21h20m (de Brasília). A TV Globo transmite a partida, que tem início às 21h50m, para São Paulo, e o canal Premiere, para todo o país, no sistema pay-per-view.
header as escalações 2Cruzeiro: o técnico Vágner Mancini aposta na experiência para tentar quebrar a sequência negativa de oito jogos sem vitória. Por isso, o treinador terá o ataque composto por Keirrison e Farías. Wellington Paulista, recuperado de estiramento na coxa direita, ficará no banco como opção. Roger e Montillo continuam na armação das jogadas. Léo e Victorino compõem a zaga. A Raposa, que encara o São Paulo, será formada por Fábio; Vítor, Léo, Victorino e Everton; Charles, Marquinhos Paraná, Roger e Montillo; Farías e Keirrison.
São Paulo: em relação ao último jogo, serão três desfalques: Wellington (suspenso pelo terceiro cartão amarelo), Piris (na seleção do Paraguai) e Lucas (na Seleção Brasileira). A tendência é que o esquema com três volantes seja mantido com a entrada de Carlinhos Paraíba na equipe. Rivaldo é a outra opção. Luis Fabiano, que atuou 60 minutos no final de semana, deverá ficar por mais tempo no gramado, embora seja pouco provável que atue o jogo inteiro. Na lateral-direita, Jean ganhará uma oportunidade na equipe após 35 dias. O time entrará em campo com: Rogério Ceni; Jean, João Filipe, Rhodolfo e Juan; Denilson, Casemiro, Carlinhos Paraíba (Rivaldo) e Cícero; Dagoberto e Luis Fabiano.
quem esta fora (Foto: arte esporte)Cruzeiro: a equipe celeste não tem nenhum atleta suspenso, mas machucados são vários. São eles, Fabrício, Bobô, Diego Renan, Leandro Guerreiro e Wallyson.
São Paulo: Wellington (suspenso pelo terceiro cartão amarelo), Piris (na seleção do Paraguai), Lucas (na Seleção Brasileira), além de Fernandinho, Cañete e Bruno Uvini (todos machucados).
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Cruzeiro: Charles, Gabriel Araújo, Wellington Paulista e Wallyson.
São Paulo: Rogério Ceni e Juan.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Paulo Godoy Bezerra (SC) apita a partida, auxiliado por Erich Bandeira e Nadine Schram Câmara Bastos. Ao todo, Paulo Godoy participou de seis jogos, aplicou 32 cartões amarelos (média de 5,3) e 2 vermelhos (média de 0,3), marcou 219 faltas (média de 36,5) e nenhum pênalti no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas por partida até o início da 28ª rodada. Destes amarelos, 15 foram para mandantes e 17 para visitantes. Entre os jogos de que participou, nenhum do Cruzeiro e dois dos paulistas: São Paulo 3 x 1 Grêmio, pela quarta rodada, e São Paulo 0 x 2 Vasco, pela 13ª rodada.
header fique de olho 2
Cruzeiro: o argentino Montillo é a principal arma da Raposa na luta contra o rebaixamento. Praticamente todas as bolas de ataque passam pelo pé do meia, que além de ter a incumbência de armar as jogadas, vem tendo a missão de fazer gols, já que o ataque celeste vem sendo a grande dor de cabeça dos cruzeirenses.
São Paulo: após ter ganho aumento salarial e ter renovado contrato por cinco anos, o futebol do volante Casemiro caiu nas últimas partidas. Peça importante na marcação e na chegada ao ataque, ele acabou substituído por Adilson Batista no empate contra o Corinthians e na derrota para o Flamengo. Nesta quarta, ele espera reagir em Sete Lagoas, palco onde já marcou um gol, no primeiro turno, na vitória tricolor sobre o Atlético-MG por 1 a 0.
header o que eles disseramVágner Mancini, técnico do Cruzeiro: "Espero que com a formação escolhida a gente possa encarar o São Paulo. Não dá para você entrar em campo e ver o outro time jogar. Temos que machucar o adversário também".

Carlinhos Paraíba, volante do São Paulo: "Acho que, independentemente de jogarmos com dois ou três volantes, temos condições de fazer uma grande partida contra o Cruzeiro. Precisamos da vitória para podermos subir na tabela e secarmos os adversários no
final de semana. A situação ruim do adversário só mostra que o Campeonato Brasileiro é muito equilibrado".

header números e curiosidades* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.


* O Cruzeiro não vence o São Paulo há sete anos, pelo Campeonato Brasileiro.
* O goleiro Fábio, do Cruzeiro, foi o camisa 1 que mais levou gols de Rogério Ceni. Foram seis no total.
* O técnico Adilson Batista, do São Paulo, foi companheiro de clube de Vágner Mancini, treinador do Cruzeiro. Os dois foram comandados por Felipão, no Grêmio, em 1996.
header último confronto v2


O São Paulo venceu o Cruzeiro, por 2 a 1, no Morumbi, na partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Dagoberto e Marlos fizeram os gols do triunfo paulista, enquanto Wallyson anotou o gol de honra dos mineiros. 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/10/antigo-protagonista-cruzeiro-recebe-o-sao-paulo-que-sonha-com-o-titulo.html

Após susto no primeiro set, Azarenka bate eslovena na estreia em Pequim

TÊNIS INTERNACIONAL2011


Número 4 do mundo supera Polona Hercog e encontra russa Pavlyuchenkova na terceira rodada



Por GLOBOESPORTE.COM Pequim, China


Victoria Azarenka estreou com vitória no WTA de Pequim. Em duelo que durou 1h50m, a tenista número 4 do mundo suplantou a eslovena Polona Hercog por 2 sets a 0 (parciais de 7/6 e 6/3), nesta quarta-feira, iniciando, assim, com pé direito sua caminhada no torneio na China.


tênis azarenka wta de pequim (Foto: Agência AFP)Azarenka segue na luta pelo título em Pequim (Foto: Agência AFP)

O triunfo, entretanto, não foi fácil para Azarenka. O bielurrussa precisou de um tie-break na primeira parcial para dobrar a jovem Hercog (de 20 anos), que mostrou um saque poderoso (foram 11 aces durante o jogo). No set seguinte, o trabalho foi menos árduo, com o 6/3 selando a vitória.


Victoria Azarenka, que folgou na primeira rodada, terá como próxima adversária a russa Anastasia Pavlyuchenkova, que bateu Barbora Zahlavova Strycova-CZE (7/5 e 6/4) e Maria José Martinez Sánchez-ESP (6/2 e 6/3).


Confira os demais resultados desta quarta pela segunda rodada


Monica Niculesco (ROM) 2 x 0 Chanelle Sheppers (AFS) – 6/2 e 6/1
Agnieszka Radwanska (POL) 2 x 0 Jie Zheng (CHI) – 6/1 e 6/4


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/10/apos-susto-no-primeiro-set-azarenka-bate-eslovena-na-estreia-em-pequim.html

Presidente da Ferj: Botafogo exige jogar no Engenhão na última rodada


Jornada derradeira do Brasileirão terá os clássicos Flamengo x Vasco e Botafogo x Fluminense. Dirigente põe Macaé e Volta Redonda como opções

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro

Durante o evento de inauguração da nova sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) nesta terça-feira, no bairro do Maracanã, o presidente da entidade, Rubens Lopes, anunciou que o Botafogo não abrirá mão do Engenhão para a última rodada do Campeonato Brasileiro. O questionamento se deu diante da possibilidade de os quatro grandes do Rio chegarem brigando pelo título brasileiro ou por algo relevante na competição. Vale destacar que inicialmente tanto Botafogo x Fluminense quanto Vasco x Flamengo estão marcados para o mesmo dia (4 de dezembro) e em horário simultâneo (16h).

- O Botafogo já formalizou a intenção de exercer o mando de campo na última rodada (contra o Fluminense). Se acontecer de, em um desses jogos, os clubes chegarem à última rodada fora da disputa, aí poderemos ter alguma alteração de data ou horário. Mas do jeito que as coisas estão acontecendo, acho difícil. A CBF que vai bater o martelo, mas vai usar o bom senso, vendo o que é melhor para todos, sempre levando em conta que a segurança do torcedor é o mais importante - disse.
Rubinho apresenta os estádios Claudio Moacyr, em Macaé, e Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, como locais alternativos para a disputa de Vasco x Flamengo caso Botafogo x Fluminense seja confirmado para o Engenhão. São Januário também não foi descartado, mas ainda necessária uma reunião para decidir se há condições de se realizar o jogo de maior rivalidade do Rio de Janeiro na casa cruz-maltina.

- Não temos só o Engenhão no Rio. Também temos Volta Redonda e Macaé. Só cabem 19 mil pessoas? Paciência. No Rock in Rio só cabiam 100 mil. Se coubesse mais, haveria mais gente. Tínhamos reunião marcada com o comando da PM, mas com essa transição no comando, ela foi adiada. A reunião será para saber se poderemos utilizar São Januário em clássicos estaduais.
Em relação às capacidades anunciadas pelo cartola, há divergências. O Raulino pode receber 20.500 pessoas enquanto o Moacyrzão, por enquanto, pode comportar no máximo 16 mil pessoas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/10/rubens-lopes-anuncia-que-botafogo-quer-o-engenhao-para-ultima-rodada.html

Com currículo 'limpo' de suspensões, Renato ensina a marcar sem falta


Volante, que nunca ficou fora de um jogo oficial por causa de indisciplina em campo, pede atenção aos clubes com a formação de seus jogadores na base

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro

Trinta e dois anos, dezesseis de carreira e nenhuma suspensão. A disciplina de Renato impressiona, ainda mais levando-se em consideração que o jogador do Botafogo atua em uma posição de marcação. Em um futebol recheado de faltas (a média do Brasileiro é de 35,7 por jogo), o volante se destaca não só pela qualidade técnica apregoada pelo técnico Caio Júnior e por seus colegas, mas também pelo jogo limpo. Em 17 jogos na atual edição do torneio nacional, o jogador cometeu apenas 24 faltas (média de 1,3 por jogo).

renato botafogo (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)Em 16 anos de carreira, Renato nunca foi suspenso (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)

A média parece ainda melhor se comparada com jogadores que atuam na mesma posição e foram recentemente convocados para a Seleção. Ralf, do Corinthians, em 25 jogos cometeu 44 faltas (média de 1,7); Rômulo, do Vasco, fez 39 em 24 duelos (média de 1,6); e Renato Abreu, do Flamengo, cometeu 49 infrações em 26 jogos (média de 1,8). Do trio, apenas o volante vascaíno tem o mesmo número de amarelos de Renato (dois). Os outros já foram advertidos cinco vezes cada um.
Os treinadores das categorias inferiores têm que ter a preocupação de ensinar o jogo limpo e o respeito aos colegas. Contato no futebol sempre vai existir, as faltas também, mas o mais importante é que isso seja natural e sem desrespeito"
Renato
Os números mostram a filosofia que o jogador sempre deixou clara: marcar sem fazer faltas. Parece uma teoria simples, mas na pratica nem sempre é fácil de executar. Por isso, Renato revela alguns segredos que o ajudam em campo.
- Tem que ter calma. Muitas faltas são cometidas na afobação, principalmente pelo pessoal que joga mais na frente e não tem tanto o hábito de marcar. Mesmo quando é necessário fazer falta, tem que ser sem violência. Não adianta dar carrinho na ânsia de tirar a bola porque pode acabar machucando o colega. E tem que se posicionar bem.
Renato rechaça a hipótese de que alguns jogadores possam cometer propositalmente faltas mais duras sobre seus adversários para intimidá-los. Para o volante, as jogadas mais ríspidas são resultado de outros fatores.
- Às vezes, há imprudência. No calor do jogo, a pessoa faz alguma coisa sem pensar. Mas não acredito que ninguém entre em campo para machucar o companheiro de profissão. Acredito no respeito entre as pessoas acima de tudo.

Os números de Renato no Brasileirão  
Jogos 17
Faltas cometidas 24
Faltas recebidas 16
Assistências 5
Cartões amarelos 2
Cartões vermelhos 0
Para o jogador, as divisões de base dos clubes têm o dever de ensinar aos seus pequenos atletas as noções corretas de marcação e respeito ao adversário.
- Eu jogava como meia na base e depois fui recuado. Acho que por isso que não peguei aquela coisa de ter que roubar a bola de qualquer jeito. Mas os treinadores das categorias inferiores têm que ter a preocupação de ensinar o jogo limpo e o respeito aos colegas. Contato no futebol sempre vai existir, as faltas também, mas o mais importante é que isso seja natural e sem desrespeito. Quanto menos faltas um jogo tiver, melhor.

À beira da primeira suspensão


Renato no treino do Botafogo (Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)Renato conquistou colegas com jeito simples
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

Apesar do seu histórico, Renato está perto de ficar suspenso pela primeira vez na carreira. Com dois cartões amarelos, o jogador terá que se esforçar muito para não ser punido até a ultima rodada do Brasileiro. O volante, entretanto, diz que está preparado para ficar fora pela primeira vez.

- Vai ser muito ruim, mas é uma coisa normal, não é? Se acontecer, vou fazer o quê? Mas espero que não aconteça.

Com Renato em campo, o Botafogo encara o Bahia, neste sábado. O jogo contra o Tricolor será disputado a partir das 18h (horário de Brasília). Por conta do show do cantor Justin Bieber, a partida será realizada em São Januário.



Grêmio x Santos: Borges reencontra o Estádio Olímpico


Centroavante foi trocado por Marquinhos em maio, após série de incidentes

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

Este jogo integrava a 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, originalmente marcado para 24 de julho. Mas, a pedido do clube paulista, foi adiado para a noite desta quarta-feira: às 20h30m, no Estádio Olímpico, Grêmio e Santos recuperam o confronto em atraso.

Será o reencontro entre o atacante santista Borges e os gremistas. Após mais de um ano com os tricolores gaúchos - fez 30 gols em 59 jogos - ele se envolveu em uma série de incidentes que levaram à troca por Marquinhos, hoje titular do Grêmio.

Descontente com o então técnico Renato Gaúcho, Borges tornou-se um dos vilões das quedas na Taça Libertadores e no Gauchão. Na competição continental, foi expulso por agredir um adversário ainda no primeiro tempo contra o Universidad Católica, no jogo de ida das oitavas de final; depois, em dois Gre-Nais decisivos em sequência, desperdiçou um pênalti e negou-se a cobrar outro. Sem ambiente no Olímpico, foi negociado e desde então empilha gols pelo Santos, liderando tranquilamente a tabela de artilheiros do Brasileirão, com 19.

Na tabela, as duas equipes estão próximas. O Grêmio é o 12º, com 36 pontos, um a mais que o Santos, 13º com 35. Após este confronto os santistas terão ainda outro jogo por recuperar, contra o Botafogo, para enfim igualar o número de partidas disputadas com os demais concorrentes. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida, em Tempo Real, com vídeos.
header as escalações 2Grêmio: Celso Roth mantém a base da equipe, estruturada no sistema tático 4-2-3-1, com o qual recuperou o bom desempenho tricolor no campeonato. Há dúvida apenas no ataque, entre Brandão e André Lima. O time terá Victor; Mário Fernandes, Edcarlos, Rafael Marques e Julio Cesar; Fábio Rochemback, Fernando, Marquinhos, Douglas e Escudero; Brandão (André Lima).
Santos: com alguns desfalques, inclusive Neymar, convocado para a Seleção Brasileira, o técnico Muricy Ramalho ainda não divulga a escalação da equipe. Se optar por manter o esquema com três atacantes, com o qual vem trabalhando nos últimos jogos, Rentería entra no lugar de Neymar. Outra hipótese é a entrada de um volante (Adriano ou Ibson) na vaga aberta com a saída do astro da equipe. Nesse caso, o Peixe atuaria a atuar no 4-4-2. O lateral-esquerdo Léo, que cumpriu suspensão contra o Fluminense, no último sábado, volta ao time. A escalação provável: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano (Ibson ou Rentería), Henrique, Arouca e Elano; Alan Kardec e Borges.
quem esta fora (Foto: arte esporte)Grêmio: desfalcam o time por lesão os laterais Gabriel e Lúcio, e o zagueiro Saimon; Leandro treina com a Seleção Brasileira que disputará o Panamericano.
Santos: O meia Paulo Henrique Ganso, o lateral-direito Pará, os volantes Alison e Possebon estão lesionados. Neymar está com a Seleção Brasileira principal. Já o meia Felipe Anderson foi convocado para a Seleção Brasileira que disputará os Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México. Não há ninguém suspenso.header pendurados (Foto: ArteEsporte)Grêmio: Brandão, Douglas, Edcarlos, Marquinhos e Vilson.
Santos: Arouca, Bruno Aguiar, Edu Dracena, Elano, Henrique e Pará.header o árbitro (Foto: ArteEsporte)O aspirante ao quadro da Fifa Pablo dos Santos Alves (ES) apita a partida, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia e Fabiano da Silva Ramires. Ao todo, Pablo dos Santos participou de seis jogos, aplicou 37 cartões amarelos (média de 6,1) e um vermelho (média de 0,1), marcou 206 faltas (média de 34,3) e nenhum pênalti no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas por partida até o início da 28ª rodada. Destes amarelos, 16 foram para mandantes e 21 para visitantes. Ele ainda não apitou jogo de Grêmio ou Santos na Série A deste ano.
header fique de olho 2
Grêmio: o goleiro Victor voltou a erguer uma imaginária parede sólida frente ao gol tricolor. Fora da Seleção Brasileira, ele venceu uma breve crise técnica e novamente se destaca pelo posicionamento e pelas grandes defesas.
Santos: Sem Neymar, as atenções no Santos se voltam para o artilheiro do Campeonato Brasileiro. Contra sua ex-equipe, Borges tenta voltar a balançar as redes. Ele havia marcado em seis jogos consecutivos, mas passou em branco diante do Fluminense.header o que eles disseramCelso Roth, técnico do Grêmio: "O Grêmio é uma equipe que vem trabalhando e tratando todo o jogo como uma final, e assim tudo pode acontecer. Estamos felizmente com mais resultados positivos que negativos. Entramos sempre para buscar a vitória. Às vezes jogamos bem, outras não, mas a maneira, o esquema de jogar é o mesmo, dentro e fora de casa. Isso faz a diferença".
Borges, atacante do Santos: "Vim para para o Santos em um acordo que foi bom para os dois lados. Mas toda vez que se joga contra sua ex-equipe há um sabor especial."
header números e curiosidades* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Grêmio e Santos deveriam ter jogado no final de julho, pela 11ª rodada. À época, os gaúchos estavam na 13ª posição, com 12 pontos, enquanto os paulistas estavam no 14º lugar, com 11 pontos e dois jogos a menos.
* Somando todas as competições, Santos e Grêmio já se enfrentaram 68 vezes, com boa vantagem santista. Foram 31 vitórias do Santos, 16 empates e 21 vitórias do Grêmio, com 99 gols do Peixe e 72 do Tricolor gaúcho.
* O mando de campo costuma ser fator importante nos jogos entre Santos e Grêmio. Pelo Campeonato Brasileiro, em 43 partidas realizadas, apenas 5 terminaram com vitórias dos visitantes: o Grêmio ganhou em São Paulo em 1972, e o Santos venceu quatro vezes em Porto Alegre.header último confronto v2
Em 13 de novembro do ano passado, pelo Campeonato Brasileiro, Santos e Grêmio enfrentaram-se na Vila Belmiro. E houve empate em 0 a 0. Treinado por Renato Gaúcho, o Grêmio ainda contava com o artilheiro Jonas. No Santos, Marcelo Martelotte era o comandante. E a equipe escalada não contava com suas principais estrelas. Hoje no Grêmio, Marquinhos foi titular do meio-campo santista naquela oportunidade.

FONTE?:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/10/gremio-x-santos-borges-reencontra-o-estadio-olimpico.html


Maracanã: secretária diz que edital de concessão será aberto em 2012


Márcia Lins afirma que clubes estarão envolvidos no procedimento, mesmo que não participem, e que torce por abertura da Copa de 2014 em São Paulo

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro

Antes mesmo do término das obras no Maracanã - previsto para fevereiro de 2013 -, o Governo do Rio de Janeiro deve abrir o edital de concessão do estádio. Durante a inauguração da nova sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) nesta terça-feira, a secretária de Esportes e Lazer, Márcia Lins, revelou que todo o processo para a abertura do edital deve estar finalizado até o segundo semestre de 2012.
- Acredito que antes do término das obras do Maracanã abriremos o edital para a concessão do estádio. Provavelmente, até o segundo semestre do ano que vem o edital será lançado – disse a secretária.

obras maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Estágio atual da obra no Maracanã: previsão para fevereiro de 2013 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Márcia Lins, que representou o governador Sergio Cabral no evento, ponderou que ainda não foram definidos quais serão os moldes da concessão e qual será o formato de operação do consórcio que assumirá o Maracanã. No entanto, a secretária frisou que, mesmo que fiquem de fora do processo de concessão, os clubes não serão prejudicados e devem participar de alguma maneira do procedimento. Márcia também ressaltou que o consórcio que adquirir o Maracanã terá que respeitar todos os compromissos já assinados pelo Governo do Rio de Janeiro com a Fifa.

Marcia Lins, secretária de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Márcia Lins durante o lançamento da sede da Ferj
(Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)

- O Maracanã é um estádio público. Ainda não definimos como funcionará a concessão e como será o modo de operação. Mesmo que os clubes não participem do edital, eles estarão envolvidos de alguma forma. E é claro que o consórcio que vencer terá de respeitar todos os acordos feitos com a Fifa, durante a Copa das Confederações, antes da competição e durante a Copa do Mundo.
Márcia Lins também falou sobre a expectativa para a abertura do Maracanã, garantiu o estádio na Copa das Confederações de 2013 e afirmou que o local será uma grande atração no Brasil.
- O Maracanã ficará pronto no máximo até fevereiro de 2013 e será um case para o Brasil. Imagina um estádio como o Maracanã, com toda sua história, quase um museu do futebol, com toda a tecnologia inédita no Brasil, modernização e segurança de um estádio que vai receber a final da Copa do Mundo.
Sobre a possibilidade de o Rio de Janeiro também receber a abertura da Copa do Mundo, Márcia Lins disse que essa não é a prioridade do estado neste momento e surpreendeu ao revelar sua torcida por São Paulo. No entanto, colocou o Rio de Janeiro à disposição da Fifa para a abertura.

- Isso não está em pauta, mas um estádio que vai receber a final da Copa do Mundo tem condições de receber qualquer evento. Vocês podem até não acreditar, mas torço por São Paulo, a capital econômica do Brasil. Também torço por outros estádios. Recebemos o sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo, vamos sediar o IBC (centro de mídia) durante o Mundial, teremos a final da Copa no Maracanã e vamos receber diversos jogos de outras fases da competição. Mas é claro que se for bom para a logística da Copa, para a Fifa e para o Brasil, o Rio de Janeiro estará pronto para receber a abertura.

A Fifa revelará no dia 20 de outubro a cidade que abrigará o primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014 e todo o calendário de partidas do torneio e da Copa das Confederações.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2011/10/maracana-secretaria-diz-que-edital-de-concessao-sera-aberto-em-2012.html

Ferj inaugura nova e luxuosa sede


Dirigentes do futebol carioca, ex-jogadores e autoridades prestigiam evento

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro

Com um coquetel para cerca de 200 convidados, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) inaugurou nesta terça-feira sua nova sede na Rua Manoel de Abreu, no bairro do Maracanã, Zona Norte da Cidade. Com a presença de ex-jogadores, autoridades do estado e de dirigentes do futebol carioca, a Ferj apresentou sua luxuosa nova casa.

Nova sede da Ferj (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Porta de entrada do novo prédio da Ferj (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)

Responsável pela mudança da sede, o presidente da Federação, Rubens Lopes, disse que o local é a nova casa dos clubes do Rio de Janeiro e exaltou o momento do futebol carioca.
- Essa é a casa do futebol carioca, dos clubes do Rio de Janeiro. O momento do futebol do Rio de Janeiro é muito bom. Tivemos os últimos dois campeões brasileiros e temos a chance de ter quatro times cariocas entres os quatro primeiros do Campeonato Brasileiro. Temos o objetivo que todos os clubes do Rio tenham seu centro de treinamento. Se os resultados já estão vindo do jeito que está, imagina quando todos tiverem seu CT – disse o dirigente.

Nova sede da Ferj (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Novo prédio capricha na decoração (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)

Entre os convidados, os ex-jogadores como Bebeto e Edmundo, o ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda, e a secretária de Esportes e Lazer, Marcia Lins, que representou o governador Sérgio Cabral. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que deixou o hospital no último sábado após se recuperar de uma diverticulite, tinha a presença confirmada, mas não compareceu à inauguração, assim como o ministro do Esporte, Orlando Silva.

Nova sede da Ferj (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Evento de inauguração reúne dezenas de pessoas (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)

Entre os dirigentes cariocas, o Botafogo foi representado pelo vice geral, Antônio Carlos Mantuano, e o vice de futebol, André Silva. O presidente do Fluminense, Peter Siemsen, passou rapidamente no evento, enquanto o vice de finanças do Vasco, Nelson Rocha, representou o presidente Roberto Dinamite, que não pôde ir ao coquetel pelo fato de ainda estar se recuperando de uma cirurgia no tornozelo. Segundo os assessores do evento, não havia nenhum membro do Flamengo.
A nova sede da Ferj fica em um moderno e luxuoso prédio de quatro andares e demorou três anos para ficar pronta.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/10/ferj-inaugura-nova-e-luxuosa-sede.html

'Achei!' Agora no futsal, Dimba diz que ainda não se aposentou dos campos


Depois de migrar para a quadra, atacante diz que foi boicotado no Flamengo, revela carinho pelo Botafogo e quase desistiu do futebol

Por Marcelo Parreira Brasília

Em uma faculdade de Brasília, os sons se misturam. Em um canto, alunas se alongam e correm. No outro, quatro estudantes praticam passos de alguma dança latina, enquanto a sala ao lado recebe aulas de dança do ventre. Do lado de fora, sentados e conversando, estão os atletas do time de futsal do Peixe Brasília. A maioria é jovem, mas alguns são visivelmente mais velhos. Entre eles, um veterano de 37 anos, ex-artilheiro do Campeonato Brasileiro e herói do Botafogo. Com um sorriso no rosto, Dimba foi breve.
- Enquanto a aula de educação física não acaba, vamos adiantando a conversa - afirnou.

Editácio Vieira trocou os gramados pela quadra no último mês. Não que estivesse fazendo feio em campo: depois de um bicampeonato no Candangão pelo Brasiliense, em 2008 e 2009, levou o Ceilândia ao título no ano passado. Foi o último time em que atuou antes de aceitar o convite para o Peixe, completando a volta às origens: nascido em Sobradinho, cidade a 22 quilômetros de Brasília, Dimba começou no esporte defendendo o time de futsal da cidade. Mas o que leva um veterano como ele a fazer o caminho inverso?

- Dei um tempo para poder cuidar dos meus filhos, coisa que há muito tempo eu não conseguia fazer. Porque no campo você concentra, viaja, joga, é uma rotina completamente diferente do futsal. E conversando com meus filhos eu sentia essa necessidade deles de estarem mais próximos de mim, então eu resolvi dar esse tempo. Então eu troquei de profissão: deixei de ser atleta profissional e passei a ser pai.

Dimba é o novo reforço do futsal do Peixe Brasília (Foto: Divulgação/Rafael Moura)Dimba se prepara para a estreia no Peixe Brasilia, nesta quinta (Foto: Divulgação/Rafael Moura)

Para o atacante, que ainda sonha em voltar aos gramados, a mudança não é nada simples, mas satisfatória.

- Foi muito difícil porque vir jogar futsal depois de um bom tempo é complicado. Lá atrás eu era pivô, mas hoje em dia, como mudou muito, eu tenho que ver primeiro, depois jogar. Mas está gostoso, já estou começando a me adaptar com a bola, o espaço, a quadra. É claro que falta alguma coisinha em termos táticos e eu estou chegando, mas a cada dia que passa estou adquirindo um tipo de conhecimento.

Apesar de admitir que o ritmo na quadra é mais pesado, Dimba negou qualquer problema com o preparo físico. A complicação agora é outra. Acostumado a sofrer com os zagueiros na marcação às vezes dura, o jogador se depara agora com o desafio de estar do outro lado.

- No campo eu era marcado, como atacante não marcava ninguém. Eu me posicionava ali para cercar, mas estava sempre pronto para um contra-ataque, para finalizar. Aqui não, aqui você tem que marcar, atacar, correr atrás.

A capacidade de improviso - chave da habilidade para um atacante no campo, segundo o jogador - não tem o mesmo efeito e relevância na quadra.

Dimba em treino do Peixe/BRB/Mazza Futsal (Foto: Divulgação)Dimba teve que se readaptar: 'No campo eu era marcado, no fusal eu tenho que marcar (Foto: Divulgação)

- A criatividade do jogador no campo é mais importante, porque ali é o momento do jogador, em que ele se coloca, tem a chance de finalizar. O salão é um conjunto, o coletivo fala muito mais alto. Se você fizer o que foi treinado, executar com perfeição os movimentos, a chance de dar certo é muito grande.

Do gol do título à quase desistência
Se o treino já está funcionando, ainda não se sabe. A estreia de Dimba está marcada para esta quinta, contra o Parkway, em um torneio local. Uma mudança e tanto para quem ficou famoso graças a um daqueles gols de crônica, que garante o título. Foi em 1997, na final do Campeonato Carioca. Artilheiro no Campeonato Brasiliense do ano anterior pelo Gama, Dimba estava na reserva do Botafogo até ser chamado durante a final contra o Vasco. De perto da lateral, invadiu a área, driblou dois defensores, colocou a bola no canto do gol e deu o campeonato ao alvinegro. O suficiente para marcar o jogador - e a torcida, a preferida de Dimba em toda a carreira.

Botafoguenses são gratos e carismáticos"
Dimba

- Nem eu sabia que isso ia dar essa repercussão, mas os botafoguenses em si são um tipo de torcedor muito carismático. Não é a maior torcida do Brasil, mas é uma torcida que sofreu muito. Era sofrida mesmo. Criou-se aquela coisa de "tem coisas que só acontecem com o Botafogo" e, por incrível que pareça, tem mesmo coisas que só acontecem com o Botafogo. Então, é uma torcida assim, muito ligada ao jogador. Existe a cobrança como existe em todos os clubes, mas eles te dão um carinho diferente. Eles são muito gratos pelo que você faz pelo clube.

Apesar do título, o atacante não se firmou no time. Acabou indo para Portugal, onde jogaria pelo Porto, mas acabou integrando o elenco do Leça. A experiência europeia não durou muito, e Dimba voltou ao Brasil para disputar o Campeonato Brasileiro pelo América-MG. Dali, foi chamado por Joel Santana, que o havia treinado no Botafogo e assumia o Bahia. O atacante admite um carinho especial pelo treinador.

- Eu já trabalhei com vários bons, cada um com suas particularidades. Mas o Joel é fantástico.
Em Salvador, o atacante conquistou o título baiano e chegou às semifinais da Copa do Brasil. Depois, foi para a Portuguesa e, novamente, o Botafogo de Joel Santana. Mas o time passava por problemas financeiros, que levaram Dimba a pensar em desistir do futebol.

- Eu sou uma pessoa assim: quando eu tomo uma decisão, quando falo que vou fazer,  acabo fazendo. Tenho uma opinião muito forte. E o Botafogo naquele negócio de não pagar, me levou a decidir deixar o clube. Vim embora, e não queria mais jogar futebol. Eu ia parar, cuidar das minhas coisas.

De volta a Brasília, recebeu o convite do Gama, time que havia ajudado a revelá-lo em 1996. Resolveu aceitar, e da quase desistência, voltou a brilhar. Campeão e artilheiro da Copa Centro-Oeste, foi vice-artilheiro do Brasileiro de 2002, à frente de Romário, que jogava então no Fluminense. Infelizmente, não conseguiu ajudar o Gama a permanecer na série A. No ano seguinte, partia para o Goiás, onde colocaria o nome na lista de goleadores do Brasileiro.

- Na minha estreia eu fiz quatro gols, fomos campeões goianos. Depois acabei sendo maior artilheiro do Brasileiro, batendo o recorde do Edmundo, com 31 gols. Minha média estava em quase um gol por jogo. Aí eu rompi ligamentos, fiquei mais de um mês sem jogar, e assim mesmo consegui ser atilheiro do campeonato.

Boicote
O sucesso atraiu a atenção de fora, e Dimba foi para a Arábia Saudita. O escolhido foi o Al-Ittihad, que já tinha o jogador Tcheco e era treinado pelo técnico Candinho. Ali, Dimba ajudou o time a conquistar a Liga dos Campeões da Ásia - feito que o clube repetiria no ano seguinte. Pouco depois voltou ao Brasil, no que talvez seja a maior polêmica da carreira do jogador: sua passagem pelo Flamengo.

Dimba comemora gol do Flamengo (Foto: Agência O Globo)Dimba comemora um dos poucos gols pelo Fla:
passagem com problemas (Foto: Agência O Globo)

Ainda em 2004, o clube da Gávea passava por dificuldades, com uma campanha apenas regular no Brasileirão, salários do elenco atrasados e torcida insatisfeita. Foi neste clima que Dimba foi anunciado: uma contratação milionária de um salvador da pátria. Para o jogador, foi quando as coisas começaram a dar errado.

- Eu não tinha culpa se os caras estavam sem receber. Eu apenas me precavi: exigi uma quantia X para poder ir. Quem tentou me contratar na época não conseguiu, porque eu não aceitei. Veio o vice-presidente de futebol, passou por cima de quem era a pessoa indicada para contratar e me contratou. Aí houve aquela ciumeira.

Enquanto o resto do time reclamava, o atacante foi trazido a peso de ouro: R$ 3 milhões, parcelados. Para Dimba, o resultado foi uma péssima relação com parte dos companheiros, o que teria prejudicado seu desempenho em campo.

- A verdade é que houve um boicote muito grande. Fiz poucos gols? Fiz poucos gols por causa da circunstância que estava acontecendo lá. Aí foi virando aquela bola de neve, até que chegou um ponto em que eu não estava mais satisfeito.

A saída traumática foi a venda para o São Caetano, de onde partiu pouco tempo depois de volta a Brasília. Apesar de estar nas quadras, Dimba não descarta uma possível volta ao campo. E provoca.

Dimba no treino do São Caetano (Foto: Agência Lance)Dimba trocou Fla pelo Azulão (Foto: Agência Lance)

- A verdade é uma só: o jogador não para, param o jogador. Com 50 anos, se o cara fizer uma proposta irrecusável, ele vai tentar voltar. Eu ainda não aposentei dos gramados, não. Enquanto estiverem me dando oportunidade e eu estiver satisfeito, vou jogar. Eu acho que no meu lugar, no lugar de alguns outros jogadores que estão por aí, como o Rivaldo, os jovens é que deviam estar aproveitando essas oportunidades, mas infelizmente a maioria dos jovens não acordou ainda para a vida.

Com a quadra da faculdade livre, Dimba é chamado para o treino - que continua depois que o resto do time é liberado. Longe de desistir, e antes de ir embora, ele ainda revelou um sonho.

- Eu vou fazer essa jornada, se der certo eu vou continuar, e tenho um objetivo ainda dentro do campo: preciso e quero ser campeão mais uma vez no gramado, independentemente de onde seja. Se é no Norte, no Nordeste, em um time do Acre, não interessa. Quero ser campeão no salão,ter esse prazer e ser mais uma vez campeão no campo para, aí sim, poder parar. Enquanto eu tiver condição, vou em busca desse sonho, objetivo, é a única coisa que quero ainda. Aí eu acho que meu ciclo vai chegar ao fim.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/bau-do-esporte/noticia/2011/10/agora-no-futsal-dimba-diz-que-ainda-nao-se-aposentou-dos-gramados.html