quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Vice-campeões do US Open, Nadal e Serena dominam rivais do circuito


Fortes fisicamente, espanhol e americana não perdem no confronto direto
para nenhum dos 20 primeiros colocados de seus respectivos rankings

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O espanhol Rafael Nadal e a americana Serena Williams não tiveram muito o que comemorar com o término do US Open. Ambos foram derrotados na final do último Grand Slam do ano pelo sérvio Novak Djokovic e pela australiana Samantha Stosur, respectivamente. Os dois algozes, inclusive, são as duas maiores ameaças ao amplo domínio exercido por eles no confronto direto com os tenistas mais bem colocados dos rankings da ATP e da WTA. Nole, que venceu os últimos seis confrontos contra Nadal, vem reduzindo consideravelmente a diferença no retrospecto entre eles, que hoje é de 16 a 13, enquanto Stosur empatou o confronto com Serena em 4 a 4. Mesmo assim, tanto o "Miúra" quanto a americana podem se vangloriar de terem saldo bastante positivo neste quesito no circuito mundial.
Rafael Nadal tênis Wimbledon 3r (Foto: Reuters)Rafael Nadal faz cara feia durante Wimbledon: vida complicada para os rivais (Foto: Reuters)

O domínio de Rafael Nadal, número 2 do mundo, é tão grande que apenas um tenista entre os 50 melhores colocados do ranking maculino o vence no confronto direto: o russo Nicolay Davydenko, ex-número 3 e atual 36º do ranking, que triunfou em seis dos dez jogos entre eles e vem de quatro vitórias consecutivas sobre o espanhol. Mas, contra o top 20 da ATP, foram 199 jogos, com incríveis 153 vitórias (ou 77%) e apenas 46 derrotas.
Número 1 do mundo, Djokovic, por exemplo, leva desvantagem contra quatro que figuram no top 20. Além de Nadal (13x16), ele tem retrospecto negativo contra Roger Federer (10x14), Jo-Wilfried Tsonga (4x5) e Andy Roddick (3x5). E, por falar no suíço, ele perde no confronto para Andy Murray (6x8) e empata com Gilles Simon (2x2), além de ficar bem atrás de Nadal (8x17).
O comentarista do SporTV Dácio Campos acredita que o amplo domínio de Nadal contra os rivais no circuito se deveu a seu rápido amadurecimento no início da carreira. Para ele, Novak Djokovic só conseguiu superá-lo quando chegou ao mesmo nível de força física e mental:
Serena WIlliams comemora na final da Roger´s Cup (Foto: AP)Serena Williams não perde no retrospecto para
nenhuma das 50 melhores do ranking  (Foto: AP)

- Ele (Nadal) amadureceu mais cedo e tem passado mais tempo em melhor fase do que os outros. Física e mentalmente ele é um dos mais fortes do circuito. Ele e o Djokovic são os mais fortes. Mas, durante os últimos anos, era o Nadal sozinho. No início deste ano que o Djokovic passou ele um pouco. O Nadal deu uma caída.
No feminino, a história se repete. Ex-número 1 e atual 14ª do ranking, Serena Williams já conquistou 13 Grand Slams na carreira e só não está em uma colocação melhor porque enfrentou algumas contusões nos últimos anos, que a fizeram desistir de participar de alguns torneios de grande importância. Em 91 jogos contra as 20 melhores da WTA, ela conquistou 69 vitórias (ou 76%) e sofreu apenas 22 derrotas.
- A Serena domina muito porque, além de tecnicamente ser um pouco superior, é muito mais forte do que as outras. Quando ela encarou uma tenista (Stosur) que fisicamente não é muito inferior a ela, acabou se dando mal. E ela também está com alguns quilos a mais - explicou Dácio.
A vantagem já dura alguns anos, entretanto, com Stosur e, principalmente, Djokovic em grande fase, a supremacia de Serena e Nadal nos confrontos diretos fica cada dia mais ameaçada. Considerando a alta capacidade de seus adversários, é um feito do qual eles podem se orgulhar, e muito. Só resta saber até quando.
Confira abaixo os confrontos diretos de Rafael Nadal e Serena Williams:
Placar (Nadal) Adversário (posição) Placar (Serena) Adversária (posição)
16x13 Novak Djokovic (1) 3x0 Caroline Wozniacki (1)
17x8 Roger Federer (3) 7x2 Maria Sharapova (2)
13x4 Andy Murray (4) 6x1 Victoria Azarenka (3)
13x4 David Ferrer (5) 6x3 Vera Zvonareva (4)
6x2 Robin Soderling (6) 5x1 Na Li (5)
8x1 Gael Monfils (7) 2x0 Petra Kvitova (6)
6x1 Mardy Fish (8) 4x4 Samantha Stosur (7)
10x3 Tomas Berdych (9) 4x2 Francesca Schiavone (8)
5x2 Jo-Wilifried Tsonga (10) 7x2 Kim Clijsters (9)
4x1 Gilles Simon (11) 3x1 Marion Bartoli (10)
7x0 Nicolás Almagro (12) 1x0 Andrea Petkovic (11)
2x0 Janko Tipsarevic (13) 4x4 Jelena Jankovic (12)
7x3 Andy Roddick (14) 2x0 Agnieszka Radwanska (13)
9x1 Richard Gasquet (15) 2x0 Shuai Peng (15)
4x0 Viktor Troicki (16) 2x0 Ansatasia Pavlyuchenkova (16)
7x3 Juan Martín del Potro (17) 1x0 Sabine Lisicki (17)
3x0 John Isner (18) 1x0 Roberta Vinci (18)
7x0 Stanislas Wawrinka (19) 6x2 Svetlana Kuznetsova
2x0 Alexandr Dolgopolov (20) 3x0 Ana Ivanovic (20)


FONTE>
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/09/vice-campeoes-do-us-open-nadal-e-serena-dominam-rivais-do-circuito.html

Jobson é punido e só poderá voltar a jogar em março: 'Estou aliviado'


Atacante recebe pena de dois anos, mas, como já cumpriu um semestre e teve uma dedução burocrática, ficará apenas mais seis meses sem jogar

Por Mariana Kneipp e Nildo Monteiro Rio de Janeiro

  jobson chorando bahia x fluminense (Foto: Agência Estado) Depois de dois anos, Jobson recebeu o veredicto
da CAS nesta quarta-feira  (Foto: Agência Estado)

Depois de três adiamentos, a Corte Arbitral do Esporte (CAS), enfim, decidiu o destino de Jobson no futebol. Nesta quarta-feira, a entidade determinou uma pena de dois anos de suspensão para o atacante, que foi flagrado em exames antidoping no Brasileirão de 2009. Como o período conta somente a partir de 6 de setembro de 2010, e o jogador já cumpriu seis meses de suspensão no ano passado (entenda a conta logo abaixo), ele poderá voltar a jogar em 6 de março de 2012.

- Estou aliviado porque dos males esse foi o menor. Seis meses foi uma vitória. Estou bem tranquilo – disse Jobson.

A defesa do atacante também comemorou a decisão da CAS.
- Foi uma grande vitória. A metodologia de cálculo foi justa, dentro das especificidades de um caso de doping. Participei do julgamento com o Dr. Carlos Portinho e meu sócio Bichara Neto, e consideramos uma jurisprudência importante. É um voto de confiança no Jobson. Agora só depende dele aproveitar isso - disse o advogado do jogador, Marcos Motta.

Entenda a conta da pena:
Início da punição: 6/9/2010
Desconto: seis meses já cumpridos = 6/3/2010
Fim da punição: 6/3/ 2012

Jobson pegou a pena máxima para casos de doping isolados. A CAS não interpretou as partidas contra Coritiba e Palmeiras como dois incidentes independentes. A reincidência levaria o atacante a ser banido do esporte - como ocorreu com a nadadora Rebecca Gusmão, flagrada no antidoping em duas ocasiões em uma única competição.

Sem clube desde que deixou o Bahia, Jobson ainda tem vínculo com o Botafogo, mas não fazia parte do planejamento para esta temporada. Liberado para negociar com outro clube, o atacante, que aguardava a decisão da CAS em sua cidade, Conceição do Araguaia (PA), já recebeu ligações de Barueri e Vila Nova com interesse em contratá-lo.

Entenda o caso
Jobson foi flagrado no exame antidoping na reta final do Campeonato Brasileiro de 2009, em partidas contra o Coritiba e o Palmeiras, quando defendia o Botafogo. O laudo apontou uso de cocaína; diante do juiz, o atacante admitiu ter usado crack. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgou o caso e condenou o jogador a cumprir dois anos de suspensão. No entanto, após recurso, a pena foi reduzida a seis meses e cumprida no primeiro semestre de 2010.
O processo terminaria aí, se a Wada (Agência Mundial Antidoping) não tivesse entrado com um recurso: a instituição considerou a punição muito leve e pediu a pena base para casos de doping, que é de dois anos de suspensão. O atacante foi julgado pela CAS, na Suíça, no dia 21 de junho, e a decisão foi anunciada nesta quarta-feira.

Por que a suspensão começa a contar só em setembro de 2010?
De acordo com informações dos advogados do atacante, a Wada teria requerido que o tempo restante de suspensão, ou seja, 18 meses, começasse a contar a partir da data do anúncio da decisão, ou seja, nesta quarta-feira. Porém, a defesa solicitou, com base no precedente do processo do jogador Dodô, que fosse descontado mais um período da pena, devido à demora do processo, que começou em 2009 e já completa dois anos por conta de burocracias judiciais, não culpa do jogador.

- O Painel da CAS aceitou a solicitação, e determinou, de acordo com seus critérios subjetivos, que fossem deduzidos mais quatro meses da pena, período que estabeleceram como referente ao tempo em que a Fifa levou para traduzir a decisão do STJD e comunicar a Wada para que ela pudesse julgar necessidade de recurso. Essa foi uma apelação ganha pela defesa, já que, segundo o tópico 1 do artigo 53 do regulamento antidoping da Fifa, o "o período de inelegibilidade deve começar logo que a decisão que prevê a inelegibilidade é comunicada ao jogador em causa", ou seja, no dia do último recurso do STJD, 29 de abril de 2010 - explicou o também advogado de Jobson, Bichara Neto.

Por que o período em que ele jogou depois da suspensão não conta?
Jobson cumpriu seis meses de suspensão, que foi a pena determinada a ele pelo STJD. Depois disso, ele não tinha mais punição a cumprir, ficando apenas esperando, como inocente, a decisão do recurso da Wada na CAS. Ele não poderia ser punido por ter jogado se não tinha uma decisão contra ele proferida. E, de acordo com o regulamento da CAS, esse período em que jogou não pode ser descontado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/09/jobson-e-punido-pelo-cas-e-so-podera-voltar-jogar-em-marco.html

De volta a Córdoba, Brasil encara rival Argentina em clássico das Américas


Seleção retorna à cidade após eliminação precoce na Copa América e enfrenta arquirrivais nesta quarta-feira em reedição da extinta Copa Roca

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Córdoba, Argentina

A Seleção Brasileira e a Argentina podem até não ter tido sucesso na Copa América. Ambas foram eliminadas nas quartas de final do torneio. Mas nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), o retorno das duas equipes a Córdoba, uma das cidades-sede do torneio, pode significar a redenção em busca de um futuro melhor até a Copa de 2014. Para o time de Mano Menezes, um empate por 2 a 2 com o Paraguai e uma vitória por 4 a 2 sobre a Colômbia nos dois jogos na cidade. Para os Hermanos, um único triunfo no Estádio Mário Alberto Kempes, local onde será disputado o primeiro embate entre os países em jogo válido pelo Superclássico das Américas. Quem levará a melhor?
O jogão entre os arquirrivais será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.
Mano Menezes e Alejandro Saabela taça do Superclássico das Américas seleção brasileira (Foto: Mowa Press)Mano Menezes e Alejandro Sabella apresentam a taça do Superclássico das Américas (Foto: Mowa Press)

Mas as coincidências não ficam apenas nos retornos das equipes à cidade. No caso do Brasil, os jogadores que estiveram na Copa América têm muitas lembranças das duas vezes em que o grupo esteve em Córdoba. Mesmo hotel, mesmo ônibus, mesmo trajeto até o Mário Kempes... Para Neymar, por exemplo, é a terceira vez que se hospeda na mesma concentração. E, mais uma vez, sem as novelas brasileiras à disposição na TV. A diversão foi outra.
- Aquele game com a rapaziada – postou o atacante no Twitter, na véspera do duelo.
Para o jogo de ida do Superclássico das Américas nesta quarta-feira, Brasil e Argentina só poderão contar com atletas que atuam nos dois países. A segunda partida será no Mangueirão, em Belém. A equipe que somar o maior número de pontos nos dois jogos ficará com o troféu Nicolás Leoz, criado pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró.
Sem poder contar com os “estrangeiros”, Mano chamou dez caras novas para o clássico sul-americano, atletas que nunca defenderam a Seleção Brasileira: o goleiro Rafael, do Santos, os laterais Mário Fernandes, do Grêmio, e Bruno Cortês, do Botafogo, o zagueiro Rhodolfo, do São Paulo, os volantes Paulinho, do Corinthians, Casemiro, do São Paulo, e Rômulo, do Vasco, os meias Cícero, do São Paulo, Oscar, do Internacional, e Renato Abreu, do Flamengo.
Treinador aposta em ataque com Neymar, Ronaldinho e Damião
Ronaldinho no treino da Seleção em Córdoba (Foto: Mowa Press)Ronaldinho durante o treino da Seleção em
Córdoba, local do duelo desta quarta (Mowa Press)

Para derrotar os arquirrivais, Mano Menezes fez uma aposta: o mesmo ataque que teve boa atuação na vitória por 1 a 0 sobre Gana, em amistoso realizado no início de setembro, em Londres. Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Leandro Damião foram escalados entre os titulares. O atacante do Internacional, inclusive, marcou o gol do triunfo sobre os africanos, na capital inglesa.
Mano também apostou no entrosamento da dupla de volantes do Corinthians. Paulinho e Ralf estão confirmados no meio-campo, ao lado do experiente Renato Abreu, atleta mais velho da lista do comandante, com 33 anos. A defesa é o setor com mais novidades. A zaga será formada por Dedé e Réver. Os laterais serão Danilo e Kléber, também escalado pela rodagem com a camisa da Seleção.
Durante a coletiva de apresentação do jogão desta quarta-feira, Mano falou com seriedade da importância da partida para a Seleção Brasileira.
- Essa não é uma partida para jogar. É uma partida para vencer – disse o treinador.
Em 23 jogos válidos pela Copa Roca, a partir de 2011 Superclássico das Américas, a Seleção Brasileira venceu 14, perdeu nove e empatou três. O time canarinho ficou com o caneco em sete oportunidades contra apenas três dos Hermanos.
ônibus seleção Copa América utilizado para o Superclássico (Foto: Márcio Iannacca / Globoesporte.com)No retorno a Córdoba, Seleção usa o mesmo ônibus da Copa América (Márcio Iannacca / Globoesporte.com)

Argentina aposta na base do Velez
O técnico Alejandro Sabella vai apostar na base do Velez Sarasfield no confronto diante do Brasil. No único treino aberto à imprensa, o treinador optou pelo entrosamento da principal equipe do futebol argentino na atualidade. São seis atletas da equipe: Sebastian Dominguez, Canteros, Augusto Fernandez, Zapata, Papa e Martinez.
Por outro lado, o treinador não poderá contar com a experiência de Verón e Riquelme. Os dois estão machucados e não foram relacionados para o duelo. Para o técnico Mano Menezes, mesmo com tantos desfalques e sem poder utilizar os atletas que atuam no exterior, a Argentina vai dar trabalho.
- Existem algumas vantagens e algumas desvantagens. Respeitamos o Verón e o Riquelme, porque sem dúvida são uma referência. Mas se a Argentina não os terá, terá juventude com força, vontade, gana, porque são chances que surgem. E sabemos que quem tem base minimiza a falta de entrosamento – afirmou Mano.
ARGENTINA X BRASIL
Orion, Sebá Dominguez, Desábato e Ré; Pillud, Canteros, Papa, Augusto Fernandez e Zapata; Boselli e Burrito Martinez. Jefferson, Danilo, Réver, Dedé e Kléber; Ralf, Paulinho, Renato Abreu e Ronaldinho Gaúcho; Neymar e Leandro Damião.
Técnico: Alejandro Sabella Técnico: Mano Menezes
Árbitro: Enrique Osseas Zencovich (CHI)
Auxiliares: Patricio Basualto Vargas (CHI) e Carlos Astroza Cárdenas (CHI)
Estádio: Mário Alberto Kempes, em Córdoba (ARG)
Transmissão: A TV Globo, o Sportv e o GLOBOESPORTE.COM transmitem a partida ao vivo. O site também acompanha o duelo em Tempo Real.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2011/09/de-volta-cordoba-brasil-encara-rival-argentina-em-classico-das-americas.html

Com título em NY, Djokovic abre mais de 4 mil pontos sobre Rafael Nadal

TÊNIS INTERNACIONAL 2011

Roger Federer e Andy Murray garantem vaga no ATP finals, em novembro

Por GLOBOESPORTE.COM Nova York, EUA

nadal djokovic us open tênis   (Foto: Getty Images)Nole com o troféu do US Open (Foto: Getty Images)

A revanche sobre Rafael Nadal na decisão do US Open fez com que Novak Djokovic ampliasse ainda mais a vantagem sobre o espanhol no ranking da ATP. Com a conquista em Flushing Meadows, o sérvio soma agora 14.720 pontos, mais de quatro mil a mais que o rival.

Semifinalistas no Grand Slam americano, Roger Federer e Andy Murray garantiram os pontos necessários para confirmar presença no ATP finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas de cada temporada, de 20 a 27 de novembro, em Londres.

No top 10, a única mudança foi a entrada de Jo-Wilfried Tsonga na décima colocação, antes ocupada por Nicolás Almagro. Eliminado na primeira rodada em Nova York, o brasileiro Thomaz Bellucci perdeu três posições, e agora é o 38º do mundo. Feijão, que disputou o primeiro Slam da carreira, subiu três degraus e é o número 87.

Confira a pontuação do top 10:
1. Novak Djokovic (SER) - 14.720
2. Rafael Nadal (ESP) - 10.620.
3. Roger Federer (SUI) - 8.380.
4. Andy Murray (GBR) - 7.165.
5. David Ferrer (ESP) - 4.200.
6. Robin Soderling (SUE) - 3.785.
7. Gael Monfils (FRA) - 2.850.
8. Mardy Fish (EUA) - 2.820.
9. Tomas Berdych (RCH) - 2.770.
10. Jo-Wilfried Tsonga (FRA) - 2.710
...
38. Thomaz Bellucci (BRA) -1.145
87. João Souza (Feijão) (BRAS) - 614

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/09/com-titulo-em-ny-djokovic-abre-mais-de-4-mil-pontos-sobre-rafael-nadal.html

CBF convoca Seleção feminina para o Pan sem Marta e Cristiane


Técnico Kleiton Lima explica que muitas atletas não foram liberadas por seus clubes e outras estão cuidando de transferências

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Marta com time feminino em Serra Leoa (Foto: Tommy Trenchard / UNPD)Destaque do Pan de 2007, Marta está fora do
torneio no México (Foto: Tommy Trenchard / UNPD)

A CBF anunciou nesta terça-feira a lista das 22 jogadoras convocadas para defender a Seleção Brasileira feminina no Pan-Americano deste ano, que será realizado em Guadalajara (México). Melhor jogadora do mundo nas últimas cinco temporadas, Marta está fora.
Somente uma jogadora da relação atua no exterior: Rafaelle, da Universidade do Mississppi, nos Estados Unidos. Outra estrela da Seleção, a  atacante Cristiane, que acabou de acertar com o time russo Rossiyanka, também não estará no torneio no México.

- O que foi colocado pelo empresário da Marta é que ela está negociando com um clube da Europa e isso está impedindo que ela esteja disponível no momento. A Cristiane também. Ela está indo para a Rússia. Na verdade dez atletas que estavam na Copa do Mundo não poderão disputar o Pan - disse o técnico Kleiton Lima.

Como o Pan não faz parte do calendário oficial da Fifa, a CBF depende da liberação dos clubes para contar com as atletas nos torneios. Marta acabou de ser campeã da liga americana Western New York Flash e está de férias.
- O clube não é obrigado a liberar. Inclusive nos contratos existem cláusulas que determinam a liberação somente nas datas Fifa. Mas todas convocadas são meninas jovens com grandes performances. Ano que vem teremos os Jogos Olímpicos e estamos pensando nisso também - comentou o treinador.

A Seleção feminina foi medalha de ouro no Pan de 2007, disputado no Rio de Janeiro. Lideradas por Marta, as mulheres fizeram a festa da torcida no Maracanã e foram um dos destaques da delegação brasileira em casa.

Sob o comando do técnico Kleiton Lima, a Seleção foi eliminada pelos Estados Unidos nas quartas de final do último Mundial, neste ano, na Alemanha. A apresentação do grupo convocado está marcada para o dia 26 deste mês na Granja Comary, em Teresópolis (Rio de Janeiro).
A viagem para o México será em 11 de outubro. A equipe brasileira estreia contra a Argentina, sete dias depois. Em seguida, pega o Canadá (20) e Costa Rica (22).

Confira a lista divulgada pela CBF:
Barbara Micheline - Foz Cataratas/PR
Thaís Picarte - Vitória/PE
Renata Costa - Assaí/PR
Tânia - Vasco/RJ
Karen - Duque de Caxias/RJ
Renata Diniz - Duque de Caxias/RJ
Juliana - Botucatu/SP
Daiane Menezes - São José/SP
Rosana - Centro Olímpíco/SP
Rafaelle - University of Mississppi/USA
Maurine - Santos/SP
Andreia - Vasco/RJ
Grazielle - América/SP
Francielle - São José dos Campos/SP
Formiga - CBF
Beatriz - Vitória/PE
Michele - Vasco/RJ
Daniele - Vasco/RJ
Debora - Centro Olímpico/SP
Larissa - Vasco/RJ
Ketlen - Vitória/PE
Thaís Guedes - Vitória/PE

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2011/09/cbf-convoca-selecao-feminina-para-o-pan-sem-marta-e-cristiane.html

Crise interna entre jogadores não afeta trabalho, segundo Emerson Ávila


Treinador afirma que os problemas particulares do Gilberto não podem atrapalhá-lo profissionalmente

Por Leonardo Simonini Belo Horizonte

Emerson Ávila é o novo técnico do Cruzeiro (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Emerson Ávila foi o único a falar com a imprensa
(Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)

Os jogadores Roger e Fábio, envolvidos por Gilberto numa polêmica entrevista no desembarque da delegação celeste, em Confins, no último domingo não falaram com a imprensa. O primeiro preferiu se esquivar da coletiva, enquanto o segundo foi proibido pela diretoria do clube. Sendo assim, sobrou para o técnico Emerson Ávila tentar aparar as arestas e apagar o incêndio que começa a tomar conta da Toca da Raposa.

Segundo o treinador, os problemas internos não afetam o trabalho dele no dia a dia.
- No meu (trabalho) não, porque a minha função é colocar aquilo que temos de melhor no elenco e o melhor vai ser quem estiver se dedicando com inteira disposição aos interesses do clube. Temos que pensar com os desfalques que ainda estamos sofrendo para ter uma equipe forte para sair dessa situação difícil que a gente se encontra.

Sobre as declarações polêmicas de Gilberto dadas no aeroporto, o treinador preferiu se esquivar e mostrar que o foco no clube é o próximo jogo, contra o América-MG, no domingo, às 18h (de Brasília).
- A declaração dele não é assunto nosso aqui da apresentação de hoje (terça-feira). Nosso pensamento é única e exclusivamente fazer uma boa semana de trabalho pensando no América. Nós sabemos a dificuldade que vai ser vencer um adversário tradicional, acostumado a jogar contra a equipe do Cruzeiro. O momento agora é de aliviar essas polêmicas, e qualquer situação que venha a tirar nossa tranquilidade.

Por fim, Ávila afirmou que cabe a Gilberto separar a vida pessoal da profissional.
- O Gilberto é um jogador que tem uma carreira muito bonita, com duas Copas do Mundo. É um jogador experiente, que como todos nós, tem problemas particulares, e se isso afeta a vida profissional, cabe a ele tentar não misturar as coisas e estar sempre dentro do clube para fazer o melhor.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2011/09/crise-interna-entre-jogadores-nao-afeta-trabalho-segundo-emerson-avila.html

Sharapova e Stosur sobem para 2º e 7º, e Serena Williams cola no top 10

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Campeã do US Open nos últimos dois anos, Clijsters cai do 3º para o 9º lugar

Por GLOBOESPORTE.COM Nova York, EUA

Samantha StosuSamantha Stosur tênis US Open final troféu (Foto: Reuters)Samantha Stosur beija o troféu do US Open:
australiana sobre três posições (Foto: Reuters)

O primeiro Grand Slam da carreira garantiu a Samantha Stosur a subida de três degraus no ranking da WTA. Com o título do US Open, conquistado neste domingo em grande vitória sobre Serena Williams, a australiana saltou da décima para a sétima colocação na lista das melhores da atualidade. Para a vice-campeã, os pontos ganhos na final também foram valiosos. Serena saltou da 27 para a 14ª posição.
Mesmo tendo sido eliminada por Flavia Pennetta ainda na terceira rodada do torneio americano, Maria Sharapova teve motivos para comemorar. Como Vera Zvonareva, finalista em 2010, caiu nas quartas, a musa russa assumiu a segunda posição na lista.
No top 10, quem teve o maior prejuízo foi Kim Clijsters. Campeã em Flushing Meadows em 2009 e 2010, a belga não disputou a edição deste ano devido a uma lesão abdominal sofrida no WTA de Toronto, e desceu a ladeira: caiu do terceiro para o nono lugar. A dinamarquesa Caroline Wozniacki, que parou nas semifinais em Nova York, segue líder do ranking.

Confira a pontuação do top 10:
1- Caroline Wozniacki (DIN) 9.335
2- Maria Sharapova (RUS) - 6.226
3- Victoria Azarenka (BLR) - 6.055
4- Vera Zvonareva (RUS) - 5.920
5- Na Li (CHN) - 5.870
6- Petra Kvitova (RCH) - 5.530
7- Samantha Stosur (AUS) - 5.380
8- Francesca Schiavone (ITA) - 4.775
9- Kim Clijsters (BEL) - 4.501
10- Marion Bartoli (FRA) - 4.225

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/09/sharapova-e-stosur-sobem-para-2-e-7-e-serena-williams-cola-no-top-10.html