sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mudança no Cruzeiro: Joel Santana não é mais o treinador celeste


Treinador não resistiu à derrota para o Figueirense, nessa quarta-feira. Emerson Ávila, coordenador das categorias de base, assume o time principal

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

joel santana cruzeiro (Foto: Agência Estado)Joel Santana não resistiu à derrota para o Figueira
(Foto: Agência Estado)

Joel Santana não é mais o técnico do Cruzeiro. Na manhã desta sexta-feira, o comandante celeste se reuniu com o diretor de futebol Dimas Fonseca e foi comunicado da decisão. O treinador não resistiu à derrota para o Figueirense, nessa quarta-feira, por 4 a 2, em Ipatinga, a sétima no Campeonato Brasileiro.

Joel Santana susbstituiu Cuca e, nas primeiras três partidas, deu a impressão de que poderia fazer um grande trabalho. Venceu três adversários (Coritiba, Vasco e Grêmio). Depois, perdeu para o São Paulo, no Morumbi, mas se recuperou, com vitórias sobre o Bahia e o líder Corinthians, o ponto alto de sua passagem pela Toca da Raposa II.
A partir daí, amargou quatro derrotas consecutivas (Atlético-GO, Botafogo, Flamengo e Internacional). O placar de 5 a 0 para o Avaí deu um alento ao treinador, mas o time voltou a perder, dessa vez para o Atlético-PR, por 2 a 1. Mais um início de recuperação: vitórias sobre o Ceará e no clássico contra o Atlético-MG.
Porém, na última rodada,  uma derrota, em casa, para o Figueirense, por 4 a 2, decretou o fim da era Joel Santana no Cruzeiro. Nem mesmo o fato de o time entrar em campo totalmente desfigurado, com oito desfalques, serviu de alento ao treinador.

Novo treinador
O novo comandante do Cruzeiro é Emerson Ávila, coordenador técnico das categorias de base do clube. O treinador também se destacou na conquista do título sul-americano sub-17, pela Seleção Brasileira.

Emerson Ávila Ney Franco seleção Sub-17 (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Emerson Ávila com Ney Franco, na Seleção Sub-17 (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)

Emerson Ávila já comandou o Cruzeiro em uma oportunidade, na segunda partida da decisão do Campeonato Mineiro de 2007, substituindo o demitido Paulo Autuori. No mesmo, assumiu o Ipatinga e levou o time do Vale do Aço à primeira divisão do Brasileirão. Porém, após um mau Estadual, deixou o cargo.

Ficha do treinador
Nome completo: Emerson Rodrigues Ávila
Data de nascimento: 16/7/1967 (44 anos)
Local de nascimento: Belo Horizonte-MG
Formação acadêmica: Educação Física, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Carreira: técnico de equipes de base do Cruzeiro (1996/2004); coordenador da base do Cruzeiro  (2004/2005); auxiliar-técnico do time principal do Cruzeiro (2005/2007); técnico interino do Cruzeiro (2007); técnico do Ipatinga (2007/2008); técnico do Grêmio Barueri-SP (2008); coordenador-técnico do time principal do Cruzeiro (2008/2009); técnico do Ipatinga (2009); técnico do Boavista-RJ (2010); coordenador-técnico do time principal do Cruzeiro (2010/2011); técnico da Seleção Brasileira sub-17 (2010/2011)

Conquistas: Vice-campeão mineiro 2007 (Cruzeiro); vice-campeão brasileiro da Série B 2007, com o acesso à Série A em 2008 (Ipatinga); campeão paulista do interior 2008 (Grêmio Barueri-SP); campeão sul-americano sub-17 em 2011 (Seleção Brasileira); quarto colocado na Copa do Mundo Sub-17 2011 (Seleção Brasileira)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2011/09/mudanca-no-cruzeiro-joel-santana-nao-e-mais-o-treinador-celeste.html

Troféu Armando Nogueira: Borges busca empate e é craque da rodada

Vasco domina a seleção com três escalados: Dedé, Márcio Careca e Eder Luis


Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Aos 26 minutos do segundo tempo, o Inter parecia ter decretado a vitória sobre o Santos ao colocar 3 a 0 no placar do Beira-Rio. Então, surgiu Borges. O atacante alvinegro fez dois gols, deu o passe para outro e impediu uma derrota certa do Peixe: 3 a 3. Ele levou uma nota 9 no Troféu Armando Nogueira, que elege os melhores do Campeonato Brasileiro. O centroavante teve a melhor avaliação da 20ª rodada e garantiu o primeiro "Armandinho" do returno por ser o craque deste meio de semana.
Se Borges foi o melhor individualmente, o Vasco se destacou coletivamente com três jogadores na seleção. As atuações do zagueiro Dedé, do lateral Márcio Careca e principalmente do atacante Eder Luis fizeram a diferença para que a equipe de São Januário roubasse o segundo lugar do arquirrival Flamengo.

Destaque ainda para Paulinho, do Corinthians, que entrou pela sétima vez como um dos volantes da seleção da rodada, recorde absoluto da edição 2011. O jogador de marcação no meio-campo já balançou a rede seis vezes no Brasileirão e igualou Liedson, o principal atacante do Alvinegro na disputa.

chamada seleção da 20ª rodada brasileirão (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com) Cinco jogadores de clubes do Rio: 3 do Vasco, 1 do Bota e 1 do Flu (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.

GOLEIRO
Por incrível que pareça, a primeira grande intervenção de Márcio, goleiro da rodada, foi no ataque. O camisa 1 abriu o placar, de pênalti, na vitória do Atlético-GO, por 3 a 1, sobre o Coritiba. Depois disso, ele teve que impedir o empate lá atrás e deu contribuição ainda maior, especialmente no chute cara a cara de Jonas que pegou com os pés. A nota 7,5 foi até a mesma de Júlio César, do Corinthians, que também fez a diferença para o líder do Brasileirão vencer o Grêmio por 3 a 2. No entanto, como Márcio, além de boas defesas, ainda marcou um gol, acabou ficando com a vaga.

LATERAL-DIREITO
Neymar já deu chapéu em muito defensor, mas quem diria que o feitiço iria se voltar contra o feiticeiro no Beira Rio. Nei foi o autor da façanha e só por isso o 7,5 já seria justo, mas o lateral colorado fez mais: uma assistência para o gol de Leandro Damião e três roubadas de bola. A concorrência para a vaga, porém, não foi fácil. Com grande atuação e uma nota 7, Allan, do Vasco, voltou inspirado após o título mundial com a Seleção sub-20 e incomodou a defesa do Ceará sem deixar de ser eficiente na cobertura.

ZAGUEIROS
A zaga foi formada por dois atletas de clubes do Rio, todos com nota 7. Dedé apareceu pela quarta vez na seleção da rodada após mais uma atuação segura na zaga do Vasco, que bateu o Ceará, por 3 a 1, sem contar a presença no jogo aéreo no ataque cruz-maltino. A outra vaga foi uma disputa interna do Botafogo. Gustavo e Fábio Ferreira levaram um 7, mas o gol no 3 a 1 frente ao Palmeiras fez a diferença para que o primeiro fosse o escolhido neste meio de semana.

LATERAL-ESQUERDO
Muito criticado pela torcida cruz-maltina, Márcio Careca pode ter começado a mudar a sua imagem com a atuação da última quarta-feira. Além de dar passe certeiro para o gol de Eder Luis, ele foi presença constante no apoio ao ataque e também se esforçou para fechar os espaços na defesa. Ele levou 7,5 por tudo o que fez e não teve concorrente nesta rodada. O único da posição a levar um 6,5 foi o improvisado Maranhão, que é meia de origem, do Bahia.

VOLANTES
O impressionante Paulinho emplacou a sua sétima "convocação" para a seleção da rodada no início do returno. Se Mano Menezes não considerou chamá-lo até o momento, no Troféu Armando Nogueira o volante do Corinthians tem presença garantida. Mais uma vez, ele balançou as redes e teve uma atuação destacada: nota 7,5 para o alvinegro. A outra vaga, com a mesma avaliação, ficou com Diogo Orlando, do Avaí. O jogador não fez gol, mas foi peça-chave na marcação dos rubro-negros Thiago Neves e Ronaldinho, ajudando o time catarinense a conseguir uma excelente vitória por 3 a 2. Também com 7,5, Renato, do Botafogo, foi outro volante que teve atuação diferenciada na rodada, especialmente nas bolas paradas. Com 7, ficaram ainda Agenor (Atlético-GO), Fellipe Bastos (Vasco) e Charles (Cruzeiro).

MEIAS
O Figueirense foi a Minas Gerais e aplicou um 4 a 2 sobre o Cruzeiro e o maior destaque da equipe não podia ficar fora da equipe da 20ª rodada. Wellington Nem ganhou nota 8 por dar assistência para Júlio César abrir o marcador e ainda fazer o terceiro gol quando a Raposa ameaçou reagir na partida. Por sinal, um golaço. Ao seu lado na armação ficou o argentino Lanzini, do Fluminense, com 7,5. O belo gol que fez no 2 a 1 sobre o São Paulo e o ótimo desempenho mostraram que o garoto tem potencial para substituir Conca, outro "hermano" que deu certo nas Laranjeiras. Também com 7,5, Lincoln, do Avaí, foi decisivo a fazer um dos gols diante do Fla. Ainda com 7, merecem destaque Elias, do Figueirense, e Maicosuel, do Botafogo.

ATACANTES
O Santos tinha Neymar e Ganso, mas o primeiro craque da rodada da edição 2011 do Armandão que vem da Vila Belmiro foi Borges. O atacante teve papel de destaque no empate por 3 a 3 diante do Inter, que ganhava por 3 a 0 até a metade do segundo tempo. Dois gols, uma assistência, muita luta e nota 9 para coroar a apresentação de gala. Formando o ataque e em franca recuperação de prestígio, Eder Luis estava endiabrado contra o Ceará. Ele fez mais de uma série de dribles, que quase resultaram em gol, sem contar a grande jogada para Elton marcar o primeiro. O segundo gol e a nota 8 foram os prêmios pela performance. Levaram ainda 7,5 na rodada: Elton (Vasco), Júlio César (Figueirense), Róbson (Avaí) e Herrera (Botafogo).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/09/trofeu-armando-nogueira-borges-busca-empate-e-e-craque-da-rodada.html

Pacotão da rodada#20: golaço, mico, erro e destaques do Brasileirão


Veja estatísticas e uma coleção de melhores e piores momentos da rodada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A 20ª rodada do Campeonato Brasileiro manteve o Corinthians no topo da tabela. No entanto, os grandes beneficiados foram Vasco e Botafogo, que subiram duas posições e estão na cola do líder - isso porque Flamengo e São Paulo tropeçaram. Com jogos bem movimentados, a rodada registrou a maior média de gols da competição até o momento: 3,8 por partida.
Cinco deles aconteceram no Pacaembu. Mesmo passando boa parte do segundo tempo sem dois jogadores - Liedon e Edenilson foram expulsos - o Timão segurou a pressão do Grêmio e conquistou a vitória por 3 a 2, graças ao goleiro Júlio César, que praticou quatro defesas difíceis no jogo com maior público pagante da rodada: 15.468.
Em contrapartida, o Atlético-GO, que vem de cinco vitórias seguidas, não contou com um bom público no triunfo por 3 a 1 sobre o Coritiba. Apenas 3.146 torcedores acompanharam a partida no Serra Dourada.
Em São Januário, o Vasco alcançou a vice-liderança no Brasileirão ao bater o Ceará por 3 a 1 e dedicou a vitória para o treinador Ricardo Gomes, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no último domingo. No gol do Vozão, o goleiro Fernando Prass fez uma tremenda lambança e o lance foi escolhido o mico da rodada. Com um ponto a menos está o Botafogo, que venceu o Palmeiras por 3 a 1, no Engenhão, e segue na briga pelo título.

Ultrapassado pelos rivais, o Flamengo perdeu para o Avaí por 3 a 2 e caiu para a quarta colocação. Mas, como de costume, teve o maior ladrão de bolas neste meio de semana: Willians, com seis. Aliás, o volante rubro-negro, junto a Léo, do Santos, e Bill, do Coritiba, também entrou na lista dos jogadores que mais receberam faltas: sete no total. Na vitória do Fluminense sobre o São Paulo por 2 a 1, no Morumbi, o atacante Fred não balançou a rede, mas com seis faltas cometidas foi o recordista no quesito.

Pacotão da Rodada #20 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
header pacotao defesa da rodada (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Julio Cesar, do Corinthians
No duelo de xarás, melhor para o goleiro do Corinthians. Das quatro defesas difíceis que fez contra o Grêmio, Julio Cesar se destacou em uma ao se esticar todo para pegar o chute do lateral-esquerdo do Grêmio e evitar o que seria um golaço. A defesa ajudou o Timão a vencer por 3 a 2 no Pacaembu e seguir na liderança.

header pacotao sarrafo da rodada (Foto: arteesporte)
Juan x Fred
Juan e Fred se estranharam no Morumbi. O lateral-esquerdo do São Paulo acertou o rosto do atacante do Fluminense, que reclamou muito com o árbitro Elmo Alves Resende e acabou sendo advertido com o cartão amarelo, o que aumentou a revolta.


header pacotao mico da rodada (Foto: arteesporte)
Fernando Prass, do Vasco
O Vasco vencia o Ceará por 2 a 0 quando Renato Silva recuou a bola para Fernando Prass. O goleiro titubeou na hora de dar um chutão e foi pressionado por Osvaldo. Washington, no lugar certo, fez o único gol do Vozão na derrota para os cruz-maltinos por 3 a 1, em São Januário.


header pacotao golaço da rodada (Foto: arteesporte)
Borges, do Santos
Foi na garra, na raça e com muita categoria. Depois de estar perdendo por 3 a 0, o Santos correu atrás do resultado e Borges, artilheiro do Brasileirão com 14 gols, foi decisivo contra o Inter. Além de marcar o primeiro e dar o passe para o segundo, ele fechou com chave de ouro com um golaço no Beira-Rio, aos 41 do segundo tempo, para empatar a partida.

header pacotao erro da rodada (Foto: arteesporte)
César Augusto Vaz, assistente de Avaí 3 x 2 Flamengo
Mal começou o jogo e o Avaí abriu o placar na Ressacada. E a polêmica também veio cedo. O gol aos três minutos gerou muita reclamação do Flamengo - com razão. O auxiliar César Augusto Vaz não viu Romano 2,21m impedido do lado esquerdo e deixou o jogo seguir. Melhor para Robinho, que abriu o placar na vitória catarinense por 3 a 2.

header pacotao drible da rodada (Foto: arteesporte)
Eder Luis, do Vasco
Com uma atuação de gala, Eder Luis comandou o Vasco rumo à vitória sobre o Ceará. Além de deixar o seu, fez linda jogada, com direito a drible da vaca e corte seco na defesa adversária antes de tocar para Elton finalizar para o fundo do gol.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/09/pacotao-da-rodada20-golaco-mico-erro-e-destaques-do-brasileirao.html

Operários decidem manter greve e obras seguem paradas no Maracanã

Presidente do Sindicato diz que houve uma quebra no acordo por parte do consórcio e revela que outros estados passam pelo mesmo problema
Por André Casado Rio de Janeiro

Uma assembleia feita na manhã desta sexta-feira pelos operários que realizam as obras de reforma do Maracanã manteve a greve, que começou na última nesta quinta. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada Intermunicipal do Rio de Janeiro (Sitraicp), Nilson Duarte,  houve uma quebra de acordo por parte do consórcio que cuida das obras.
- Desta vez não houve nem papo com o consórcio. Temos consciência de que estamos corretos, e eles quebraram parte do acordo. Estou em contato com outros estados e sei que, pelo menos Minas Gerais e Bahia, estão com os mesmos problemas.

greve funcionários obras maracanã (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Operários da obra do Maracanã se juntam na frente do estádio (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Os trabalhadores alegam que não há médicos a postos no turno - no qual trabalham cerca de 300 pessoas - e de que parte da comida oferecida está estragada, os operários foram para o lado de fora do estádio e vão retomar a greve, que já ocorreu entre os dias 17 e 22 de agosto, enquanto o Consórcio Maracanã Rio 2014 não tomar nova atitude.

Na próxima segunda-feira, uma audiência entre representantes do consórcio e do sindicato no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) está marcada na Justça do Trabalho do Rio de Janeiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2011/09/operarios-decidem-manter-greve-e-obras-seguem-paradas-no-maracana.html

Wozniacki perde apenas dois games e avança à terceira fase no US Open

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Número 1 do mundo comete poucos erros e passa fácil por holandesa




Por Alexandre Cossenza Direto de Nova York

 
Caroline Wozniacki fez nesta quinta-feira o que sabe fazer de melhor. Foi mais consistente do que sua adversária e avançou à terceira rodada do US Open. Com apenas dois games perdidos e 13 erros não forçados cometidos, a número 1 do mundo fez 6/2 e 6/0 em cima da holandesa Arantxa Rus, número 82 do mundo.

A dinamarquesa de 21 anos, que ficou só 1h03m no Estádio Arthur Ashe nesta noite, quebrou o saque da adversária sete vezes em oito tentativas e não passou sufoco em momento algum.

Sua próxima rival será a americana Vania King, número 103 do mundo, que surpreendeu ao eliminar a australiana Jarmila Gajdosova (31) também por 6/2 e 6/0.

Carolina Wozniacki no jogo contra Arantxa Rus no US Open (Foto: Reuters)A dinamarquesa Carolina Wozniacki se prepara para o saque no jogo contra Arantxa Rus (Foto: Reuters)

FONTE:

Missão de Joel para o returno: reconstruir o ataque do Cruzeiro

No primeiro turno, montagem do setor girou em torno de Wallyson. Agora, técnico procura nova formação com Keirrison, Bobô e Wellington Paulista


Por Richard Souza Belo Horizonte

"
Não houve escolha. Joel Santana teve de relacionar Bobô para a partida contra o Figueirense, nesta quarta-feira, pela rodada de abertura do returno do Campeonato Brasileiro. Medida emergencial por conta dos desfalques no ataque. O técnico não pôde contar com Wellington Paulista (volta em até quatro semanas) e Ortigoza (volta em até dez dias), machucados, e optou por não relacionar Reis e tinha Anselmo Ramon e Sebá à disposição. Os dois últimos foram titulares.

Ainda longe da forma física ideal, Bobô estreou de forma discreta no segundo tempo e nada conseguiu fazer na derrota por 4 a 2, em Ipatinga (assista ao vídeo). Vale lembrar que ele chegou à Toca da Raposa II no dia 18 de agosto.

A convocação de um jogador recém-chegado comprova: o ataque celeste está em reconstrução. Além de Bobô, Keirrison foi contratado e passa por um intenso período de preparação física. É muito provável que entre na lista do jogo contra o Palmeiras, domingo, no Pacaembu.

Keirrison  Bobô  Wellington Paulista  atacantes   Cruzeiro (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Keirrison, Wellington Paulista e Bobô são os principais nomes do ataque celeste (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

A mutação do setor começou na marra. No dia 7 de agosto, em jogo da 15ª rodada, Wallyson se machucou no fim do primeiro tempo da derrota por 3 a 2 para o Inter, em Porto Alegre. Uma lesão grave. O jogador fraturou o tornozelo esquerdo, teve rompimento parcial de ligamento, foi operado e só volta a jogar no ano que vem. Sem ele, o Cruzeiro perdeu a figura central do ataque da equipe no primeiro turno do Brasileirão. Antes de se machucar, disputara as 15 primeiras partidas da Raposa no nacional e marcara quatro gols. Sempre como titular. Ora em dupla, ora em trio, ora sozinho. Foi assim com Cuca, nas cinco primeiras rodadas, e continuou com Joel. O que variava era apenas quem jogava (e quantos) ao lado dele.

Além de Wallyson, Joel perdeu Thiago Ribeiro, negociado com o Cagliari, da Itália. Thiago fez seis partidas no Brasileirão e marcou um gol. O clube também liberou o atacante Brandão, que foi para o Grêmio, e vendeu Dudu, campeão mundial sub-20 com a Seleção Brasileira, para o Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Com eles, a equipe fez 26 gols na primeira metade da competição. Com os dois gols marcados sobre o Figueirense, ambos do volante Charles, o time chegou a 28 e tem o sexto melhor ataque ao lado do Ceará. O Flamengo lidera com 35.

AS FORMAÇÕES DE ATAQUE DO CRUZEIRO NO PRIMEIRO TURNO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Thiago Ribeiro e Wallyson 5 vezes Só Wallyson 2 vezes
Thiago Ribeiro, Wallyson e Brandão 1 vez Wallyson e Reis 1 vez
Anselmo Ramon e Wallyson 4 vezes Anselmo Ramon e Wellington Paulista 3 vezes
Wallyson e Ortigoza 2 vezes Wellington Paulista e Ortigoza 1 vez
Até a 19ª rodada, o ataque celeste teve oito formações diferentes (veja a tabela). A dupla que mais se repetiu foi Wallyson e Thiago Ribeiro. Quando um trio entrou em campo, Brandão juntou-se a eles. Para se ter uma ideia, o líder Corinthians, que conta com Liedson, Willian, Emerson e Jorge Henrique, apresentou variações na linha de frente seis vezes. Assim como os mineiros, os paulistas sofreram com desfaques no setor por lesão.
Joel Santana prevê dificuldades para reformular o ataque. Além das lesões e da espera pela evolução física dos reforços, o tempo apertado é um complicador. O treinador lembra que sequer teve como testar Bobô e Keirrison no grupo.

É um momento de expectativa, de ter tranquilidade. Acima de tudo para resolver os problemas do clube e dar confiança aos jogadores que estão chegando. Eu nao sou mágico, sou estratégico."

Joel Santana, sobre o ataque do Cruzeiro
- Você só vê o jogador quando ele está com você. Se foram contratados, é porque avalizamos e o clube sentiu a necessidade. Perdi três ou quatro jogadores de ataque. Os jogadores ainda estão chegando, ainda não estão no auge da formação física deles. São jogadores que vêm do exterior. Ninguém contrata no exterior um jogador qualquer, contrata porque tem qualidade. Primeiro vamos ver o jogador de perto, sentir o jogador de perto, para depois fazermos uma avaliação correta. Melhor do que começarmos a responder antes, até porque não tivemos nem condições de botar esses jogadores com o grupo.

Ele espera que a equipe resista bem a este período de entressafra. Depois das vitórias sobre Ceará e Atlético-MG, o Cruzeiro começou o returno em sétimo na tabela, com 27 pontos, de olho na zona de classificação para a Libertadores. Com a derrota para o Figueira, caiu para o 11º lugar.

- Vamos ter um pouco de dificuldade no começo, essa semana vai ser muito difícil para nós, essa e outra semana também. Só depois da semana do Santos (na 23ª rodada, dia 10 de setembro) que vamos ter uma calmaria de uma semana para retormar. Mas só aí já são quatro jogos. Quatro jogos são 12 pontos. De 12 pontos seria bom conquistar pelo menos dez. Aí ficaríamos num situação tranquila. É um momento de expectativa, de ter tranquilidade. Acima de tudo para resolver os problemas do clube e dar confiança aos jogadores que estão chegando. Eu nao sou mágico, sou estratégico.

As opções de Joel
A pedido do GLOBOESPORTE.COM, André Rocha, do blog Olho Tático, analisou as possibilidades de formação de Joel Santana com os reforços. São três esquemas. No primeiro, Bobô e Keirrison atuariam juntos sem definir uma referência entre os zagueiros, com Montillo e Roger na armação. No segundo, apenas um atacante seria escalado, algo que Joel constuma fazer em partidas fora de casa. O argentino atuaria no ataque, mais perto do gol. Numa terceira projeção, novamente dois atacantes são escalados. Montillo continua no meio, mas Roger é sacado para a entrada de um volante.
campinho esquema tático Cruzeiro (Foto: André Rocha / Blog)
Joel pode manter o 4-2-2-2 inicial dos últimos jogos com Montillo e Roger na articulação, servindo a nova dupla de ataque: Bobô e Keirrison, que podem atuar juntos sem definir uma referência entre os zagueiros. O esquema sacrifica os volantes Fabrício e Marquinhos Paraná e exige apoio constante, mas alternado, dos laterais Vítor e Diego Renan para não centralizar demais as ações ofensivas.

campinho esquema tático Cruzeiro (Foto: André Rocha / Blog)
O treinador também tem a alternativa de prender três volantes, com Charles entrando no meio-campo, e dar liberdade para Roger armar as jogadas e Montillo atuar no ataque, mas próximo da meta adversária e de Keirrison, que ficaria mais à frente. No 4-3-1-2, os laterais podem ganhar mais liberdade, com o apoio dos volantes pelos lados no losango.

campinho esquema tático Cruzeiro (Foto: André Rocha / Blog)
Outra opção no mesmo 4-3-1-2 é manter Bobô e Keirrison na frente, liberar Montillo para criar e sacrificar Roger, que sairia para a entrada de Charles.

FONTE::
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2011/09/missao-de-joel-para-o-returno-reconstruir-o-ataque-do-cruzeiro.html

Bahia e América-MG empatam jogo insosso e seguem em situação ruim

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


Tricolor estreia uniforme em homenagem à seleção francesa, mas não bate o lanterna Coelho e acaba vaiado. Cargo de René Simões fica ameaçado



Por GLOBOESPORTE.COM Salvador

A noite era de comemoração, em Pituaçu, mas no fim do jogo ninguém teve motivos para celebrar. Bahia e América-MG fizeram uma partida de péssimo nível técnico. O resultado foi um insosso 0 a 0. Na semana em que fez muita festa para comemorar os 80 anos, o Tricolor decepcionou seu torcedor e não conseguiu vencer o lanterna do Campeonato Brasileiro. As vaias deram o tom após o apito final.

O empate só serviu para tirar o Bahia da zona de rebaixamento. Após 20 rodadas, o Tricolor soma 21 pontos e ocupa a 16ª posição. O América-MG segue na lanterna, com 14 pontos. No domingo, o Bahia pega o Flamengo, às 16h, no Engenhão. No mesmo horário, o América-MG recebe o Vasco, na Arena do Jacaré. No duelo desta quinta-feira em Pituaçu, 9.807 pagantes geraram uma renda de R$ R$147.540,00.

Camisa nova, futebol velho
O Bahia entrou em campo com uma nova terceira camisa, toda azul, em homenagem à seleção francesa (sem justificativa). Mas com a bola rolando, faltou futebol. A apresentação do time da casa não lembrou nem mesmo os piores momentos dos Bleus. No primeiro tempo, a atuação tricolor ficou abaixo da média. Enquanto isso, o time mineiro percebeu que sua missão não era tão difícil e partiu para cima. Foram os mineiros quem criaram as principais chances de gol da primeira etapa.
Contestado pela torcida, o goleiro Tiago, que não atuava desde o campeonato baiano, salvou o Bahia no lance mais perigoso do primeiro tempo defendendo um chute de Ulisses. A única inspiração baiana vinha nas jogadas do improvisado Maranhão na lateral esquerda. Souza e Carlos Alberto pouco produziam.
Kempes no jogo do América-MG contra o Bahia (Foto: Ag. Estado)O americano Kempes recebe o combate do capitão do Bahia, Fahel (Foto: Ag. Estado)

A etapa inicial terminou debaixo de muitas vaias. A torcida irritada ensaiou um "Fora René", mas manteve a expectativa de melhora para o segundo tempo. Mas o filme se repetiu. Sobrou esperança e faltou futebol. Perdido em campo, o time de René Simões nada criava. As poucas chances caíram nos pés e na cabeça do zagueiro Paulo Miranda em lances de bola parada. Nada além disso.

Coelho acerta a trave
Desesperado, René Simões era o retrato da decepção. Carlos Alberto, Souza e Jones deram lugar a Lulinha, Rafael e Nikão. Nada adiantou. No lado do América, Givanildo respondeu reforçando o setor ofensivo, com as entradas de Rodriguinho e Fábio Júnior. O time mineiro, por sinal, foi quem mais esteve perto de abrir o placar. Aos 36, Amaral viu explodir na trave a sua cobrança de escanteio. Quase um gol olímpico.

Nervoso, o time baiano mostrou falta de equilibrio e não se acertou nos minutos finais, mesmo que ainda contando com algum apoio por parte do torcedor. O gol não veio e a torcida perdeu a paciência. Ensaiado no primeiro tempo, o grito de "Fora René" ecoou nas arquibancadas de Pituaçu após o apito final.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/09/inspiracao-francesa-nao-ajuda-e-bahia-so-empata-com-o-america-mg.html

Djokovic atropela argentino, que faz festa ao vencer dois games em NY

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Número 1 do mundo está classificado para a terceira rodada do US Open




Por Alexandre Cossenza Direto de Nova York


 
O primeiro set foi rápido: só 20 minutos. Os outros duraram mais, mas foram igualmente cruéis com o esforçado argentino Carlos Berlocq, número 74 do mundo, que só conseguiu vencer dois games. Novak Djokovic, que venceu os 14 primeiros games, saiu do Estádio Arthur Ashe com uma impressionante vitória por 6/0, 6/0 e 6/2 na noite desta quinta-feira e avançou à terceira rodada do US Open.


Atual campeão do Australian Open e de Wimbledon, o número 1 do mundo deu pouquíssimas chances para o argentino. Mesmo assim, a partida foi emocionante para o público de Nova York, que começou a empurrar intensamente o argentino a partir do terceiro set.


Novak Djokovic tênis US Open 2r (Foto: Getty Images)Novak Djokovic deu pouquíssimas chances para Carlos Berlocq nesta quinta-feira (Foto: Getty Images)


Depois de perder 12 games, Berlocq enfim teve seu primeiro break point do jogo, e o Estádio Arthur Ashe tornou-se barulhento como não havia sido ainda este ano. Djokovic, no entanto, se salvou e confirmou o saque. No terceiro game, contudo, Berlocq enfim acertou a mão. Encaixou uma paralela de esquerda, quebrou o saque de Djokovic e festejou como se tivesse vencido a partida. O público acompanhou e foi ao delírio.


Carlos Berlocq na derrota para Djokovic (Foto: AP)Carlos Berlocq comemora muito após ganhar o
primeiro game contra Djokovic (Foto: AP)

O game não adiantou muito. Djokovic continuou em controle do jogo e abriu 3/1. Berlocq conseguiu outra quebra em seguida, mas não teve sucesso com seu saque em nenhum momento do duelo. No último game do jogo, Nole ainda
ganhou ponto de Gran Willy (bola executada por baixo das pernas, de costas para a quadra) quando o destro Berlocq, segurando a raquete com a mão esquerda, errou o voleio.


O próximo adversário do número 1 do mundo será o russo Nikolay Davydenko, que vem de vitória por 6/2, 6/4 e 7/5 sobre o italiano Potito Starace.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2011/09/djokovic-atropela-argentino-que-faz-festa-ao-vencer-dois-games-em-ny.html