quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ana Ivanovic dá o troco após derrota e vence japonesa no WTA de Carlsbad

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Sérvia perdia o segundo set por 0/5, mas conseguiu a virada no tie break
Por GLOBOESPORTE.COM Carlsbad, EUA

Após ser derrotada no WTA de Stanford, Ana Ivanovic deu o troco na japonesa Ayumi Morita, sua algoz na semana passada. Em jogo válido pela segunda rodada do WTA de Carlsbad, a sérvia venceu a rival por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 7/6 (5), em 1h27m de jogo na Califórnia. Ela enfrenta agora a italiana Alberta Brianti, que superou a sueca Sofia Arvidsson nesta quarta-feira.
Ana Ivanovic WTA de Carlsbad (Foto: Getty Images)Ana Ivanovic comemora vitória sobre Ayumi Morita na segunda rodada em Carlsbad (Foto: Getty Images)

Atualmente na 18ª posição do ranking mundial, Ivanovic teve bastante facilidade para fechar o primeiro set por 6/1. Entretanto, na segunda parcial, Morita chegou a endurecer o jogo. A japonesa abriu 5/0, mas permitiu a virada da sérvia, que fez 7/5 no tie break para conseguir a vitória.

Outros resultados do WTA de Carlsbad:
Vera Dushevina (RUS) 4/6, 6/4 e 6/1Polona Hercog (ESL)
Shuai Peng (CHN) 6/1 e 6/3 Anastasia Rodionova (AUS)
Sara Errani (ITA) 6/3 e 6/2 Vania King (EUA)
Alberta Brianti (ITA) 0/6, 7/6 (5) e 7/6 (7) Sofia Arvidsson (SUE)
Daniela Hantuchova (ESQ) 6/1 e 6/3 Barbora Zahlavova Strycova (RTC)
Jie Zheng (CHN) 6/4 e 6/2 Roberta Vinci (ITA)
Christina McHale (EUA) 6/2, 3/1 e abandono Alla Kudryavtseva (RUS)
Sloane Stephens (EUA) 6/3 e 7/5 Julia Goerges (ALE)
Virginie Razzano (FRA) 6/1 e 6/3 Marina Erakovic (NZL)
Coco Vandeweghe (EUA) 6/7 (7), 6/4 e 6/3 Olga Savchuk (UCR)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/08/ana-ivanovic-da-o-troco-apos-derrota-e-vence-japonesa-no-wta-de-carlsbad.html

Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa seguem invictas na Áustria

Circuito Mundial de Vôlei de Praia


Duplas brasileiras conseguem bons resultados no primeiro dia da fase de grupos do Grand Slam de Klagenfurt, o último da temporada 2011


Por SporTV.com Klagenfurt, Áustria

Após levarem o Grand Slam da Polônia, no último fim de semana, elas não reduziram o ritmo e iniciaram o torneio de Klagenfurt, na Áustria, o último Grand Slam do ano, com duas vitórias contundentes na fase de grupos.
Líderes do ranking mundial, Juliana e Larissa vivem ótima fase no Circuito Mundial e continuam cheias de gás na temporada.
As primeiras vítimas foram as austríacas, donas da casa, Rimser e Pichler, que perderam por 2 a 0 para as brasileiras. A dupla aplicou as parciais de 21/12 e 21/8 nas rivais. Em seguida, Juliana e Larissa derrotaram as gregas Arvaniti e Tsiartsiani, também por 2 a 0, com parciais de 22/20 e 21/11.
vôlei de praia larissa juliana Grand Slam da Áustria (Foto: divulgação / FIVB)Em ótima fase, Juliana e Larissa esbanjam confiança no Grand Slam da Áustria  (Foto: divulgação / FIVB)

- O que podemos observar nessa reta final da temporada é que algumas duplas estão cansadas e já apresentaram um desgaste físico maior nos últimos torneios. O ritmo das competições é realmente intenso e, por esse motivo, optamos por fazer um planejamento e deixamos de jogar em Myslowice, na Polônia, em maio, e em Quebec, no Canadá, em julho. Fizemos uma preparação física no início do ano já prevendo esse cansaço e, por isso, Juliana e Larissa estão na briga pelo título. Agora é momento de manter o foco e a pegada até o final -  analisou o técnico Reis Castro.
- Temos que manter o nosso foco até o fim e vamos lutar muito pelo hexa. Nosso gás está em dia e a nossa próxima meta é brigar pela medalha de ouro do Grand Slam da Áustria. Fizemos uma estreia legal e com duas vitórias. Juliana está voando em quadra e seu saque e seu bloqueio tem feito a diferença. O clima está bom em Klagenfurt, o tempo está quente e a areia não está dura. Espero que possamos jogar com regularidade e chegar à decisão - disse Larissa.
Atuais segundas colocadas do ranking, Talita e Maria Elisa, também conquistaram duas vitórias na primeira fase. Elas derrotaram Saka e Rtvelo, da Geórgia, por 2 a 1, com parciais de 21/16, 19/21 e 15/10. Depois, foi a vez de encarar as americanas Fendrick e Hanson, que perderam por 2 a 1, com parciais de 28/26, 15/21 e 15/11.
- Os jogos do nosso grupo foram muito disputados. Tal fato mostra o equilíbrio entre as parcerias. Na última rodada da fase classificatória iremos buscar a liderança. Será mais uma partida difícil. O time está evoluindo a cada etapa - declarou Maria Elisa.
Maria Clara e Carolina começaram o torneio com uma vitória e uma derrota na primeira fase. Na estreia, elas as derrotaram italianas Gioria e Momoli. Em jogo disputado, elas garantiram o placar de 2 sets a 1, com parciais de 21/13, 18/21 e 15/10. No segundo confronto, acabaram caindo diante das irmãs Nystron, da Finlândia, por 2 a 1 e parciais de 21/19, 19/21 e 17/19.

O mesmo aconteceu com Ângela e Lili. Depois de passarem pelo qualifying, elas perderam para as holandesas Keizer e Van Iersel, por 2 sets a 1 (16/21, 21/17 e 18/16). Em seguida, se recuperaram e venceram as austríacas Hansel e Montagnolli, por 2 a 0 (15/21 e 19/21).
Pelo torneio masculino, Bruno e Billy passaram pelo qualifying e estão no quadro principal. Eles derrotaram os russos Bogatov e Barsouk por 2 a 0, com parciais de 21/16 nos dois sets. Agora, eles se juntam a Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha, Márcio/Benjamin e Thiago/Harley, já classificados para a fase que inicia nesta quinta-feira.
O SporTV e o SporTV2 transmitem a disputa do terceiro lugar e a final femininas no sábado, a partir das 8h30m (de Brasíia), e as semifinais, disputa de terceiro lugar e a final masculinas no domingo, a partir das 5h (de Brasília), com narração de Clayton Carvalho e comentários de Sandra Pires.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2011/08/julianalarissa-e-talitamaria-elisa-seguem-invictas-na-austria.html

Caio Jr. critica arbitragem e lamenta: ‘Posse de bola não ganha jogo’

Atuação do árbitro Wagner Reway e falta de objetividade do Botafogo são apontadas como vilãs na derrota em Florianópolis
Por Gustavo Rotstein Florianópolis, SC

A derrota para o Figueirense, que afastou o Botafogo do G-4, chateou o técnico Caio Júnior. Após a partida, o treinador apontou dois vilões para o resultado: a falta de objetividade do time e a arbitragem de Wagner Reway.
Em relação à equipe, Caio Júnior lamentou o fato de o Botafogo ter tido mais posse de bola e ter dominado grande parte do jogo, ao mesmo tempo em que pouco levou perigo ao gol do Figueirense. Os números comprovam a tese do treinador, uma vez que o Glorioso teve 63% de posse de bola, mas o goleiro Wilson quase não foi notado em campo.
- Perdemos para nós mesmos e para a arbitragem. Posse de bola e passes não ganham jogo. Futebol é a bola que entra - ponderou o treinador alvinegro.
Caio Júnior ainda reclamou do fato do Botafogo não ter pressionado o Figueirense no segundo tempo, mesmo com a expulsão do zagueiro Edson Silva, aos 20 minutos da etapa final. O treinador, no entanto, chamou a responsabilidade e disse que os erros serão corrigidos para o clássico contra o Vasco, no domingo, no Engenhão.
- Estávamos com o jogo controlado e sofremos o primeiro gol em uma falha coletiva. Depois o pênalti definiu o jogo psicologicamente. Mesmo com a expulsão (do Edson Silva), não tivemos competência para chutar a gol. A responsabilidade é minha. Isso tem de ser corrigido para o próximo jogo.
Em relação ao árbitro Wagner Reway, as críticas foram pesadas.
- Um arbitro desse nível não pode apitar um jogo do Botafogo. (Ele) deu muitos cartões e um número absurdo de faltas. Deixou todo mundo nervoso - concluiu Caio Júnior.
Ao longo da partida, Wagner Reway assinalou 44 faltas e distribuiu 11 cartões amarelos e dois vermelhos (Edson Silva e Maicosuel).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/08/caio-jr-critica-arbitragem-e-lamenta-posse-de-bola-nao-ganha-jogo.html

Triunfo da objetividade: Figueirense vence o Botafogo em Florianópolis

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


Alvinegro carioca domina as ações ofensivas, mas time da casa é

melhor nas conclusões e faz 2 a 0, dando fim a jejum no Brasileirão

Por Gustavo Rotstein Florianópolis

No futebol, domínio não é sinônimo de eficiência. Isso ficou claro nesta quarta-feira, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, onde o Botafogo dominou as ações, mas foi o Figueirense o time mais objetivo. Resultado: 2 a 0 para os catarinenses, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Edson Silva e Júlio César, de pênalti, marcaram os gols da equipe da casa, que, assim, encerrou a sequência de seis partidas sem vitórias.

Na próxima rodada, o Figueirense, que chegou aos 19 pontos e subiu para a oitava colocação, vai a Ipatinga enfrentar o Atlético-MG, às 21h de sábado. No dia seguinte, o Botafogo, que permanece com 22 pontos, joga contra o Vasco, em clássico no Engenhão, às 18h30m (de Brasília). O clube carioca segue na sexta posição, mas pode ser ultrapassado pelo Inter, caso o Colorado derrote o Fluminense, nesta quinta-feira.

Dominio nada efetivo do Alvinegro carioca
Desde o início da partida foi o Botafogo que dominou as ações. Envolvendo o Figueirense com posse de bola, o time carioca chegou muito ao ataque. Mas, como no futebol o que conta é o gol, levou a melhor quem foi mais efetivo no ataque e aproveitou as oportunidades. Enquanto o time de Caio Júnior abusava dos toques de bola e pouco ameaçava Wilson, os catarinenses balançaram a rede na primeira vez em que levaram perigo.
Depois de sofrer falta de Cortês pelo lado direito, Elias cobrou falta na área. Edson SIlva subiu praticamente sozinho e, aproveitando a lentidão de Jefferson na saída, tocou de cabeça para fazer 1 a 0 aos 17 minutos. O zagueiro defendeu o Alvinegro carioca em 2008.
A desvantagem criou nervosismo no Botafogo, que passou a errar muitos passes. Assim, a já ineficaz chegada ao ataque ficou ainda mais comprometida. O Figueirense acertou a marcação e optou por ficar retraído, apostando nos contra-ataques. Elias, Fernandes e Júlio César se movimentavam bem, chegando com perigo ao ataque.
No fim do primeiro tempo, o Figueirense ampliou a vantangem num lance polêmico. Júlio César avançou pela direita e se atirou na área após dividida com Antônio Carlos. Pênalti inexistente assinalado pelo árbitro. O próprio atacante cobrou e fez 2 a 0, aos 40 minutos.
Edson Silva gol Figueirense (Foto: Ag. Estado)Edson Silva comemora o seu gol, o primeiro do Figueirense contra o Botafogo (Foto: Ag. Estado)

Mesma história na etapa final, mas sem os gols
Os números ao final da primeira etapa traduziram perfeitamente que levou a vantagem quem foi mais eficiente. Apesar dos 58% de posse de bola, o Botafogo finalizou apenas três vezes, enquanto o Figueirense chegou ao gol de Jefferson em sete oportunidades.
O Botafogo voltou para o segundo tempo com Lucas no lugar de Alessandro. A mudança teve a intenção de dar mais poder ofensivo, o que realmente aconteceu. No entanto, o que se viu foi uma equipe ainda sem conseguir criar chances claras de gol, apelando para bolas levantadas na área (foram 21 no jogo, contra 11 do adversário). O Figueirense procurou se garantir atrás para frear o ímpeto inicial do time carioca.
E, de tanto marcar, o Figueirense acabou perdendo um jogador. Edson Silva cometeu falta em Herrera e levou o segundo cartão amarelo aos 20 minutos. Logo depois, quando decidiu substituir Elias por Pittoni, o técnico Jorginho ouviu o coro de burro de parte dos torcedores. Em seguida, Caio Júnior tirou os pendurados Herrera e Marcelo Mattos para as entradas de Alexandre Oliveira e Felipe Menezes, respectivamente.
Com a vantagem de um homem, o Botafogo encontrou mais espaços para atacar. Mesmo assim, seguiu trocando muitos passes, mas sem mostrar objetividade e arriscar chutes a gol. Bastou o Figueirense manter firme sua marcação para garantir a vitória. Nervoso, o Alvinegro carioca ainda perdeu Maicosuel expulso aos 45 minutos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/08/triunfo-da-objetividade-figueirense-vence-o-botafogo-em-florianopolis.html