sábado, 30 de julho de 2011

Loco volta em grande estilo e Botafogo vence o Cruzeiro

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


Atacante uruguaio estreia no Brasileiro e marca o gol da vitória alvinegra sobre a Raposa, do ex-técnico Joel Santana



Gol do Loco Abreu - Cruzeiro x Botafogo (Foto: Gil Leonardi) Loco Abreu marca o gol da vitória alvinegra em Sete Lagoas (Foto: Gil Leonardi)

LANCEPRESS!

Publicada em 30/07/2011 às 20:27
Rio de Janeiro (RJ)

A torcida do Botafogo estava com saudade dele. Sem vestir a camisa alvinegra por três meses devido à sua participação na campanha do título da Copa América com a seleção celeste, Loco Abreu estreou no Brasileiro e voltou ao time em grande estilo neste sábado. Decisivo como costuma ser, o atacante uruguaio foi o autor do único gol da vitória do Glorioso sobre o Cruzeiro, de Joel, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), pela 13ª rodada.

FOTOS:
> As imagens da vitória do Botafogo na Arena do Jacaré

Com a vitória, a segunda fora de casa, o Alvinegro fica momentanêamente em quinto lugar, com 22 pontos, perdendo nos critérios de desempate para o Palmeiras, que está em quarto. Já o Cruzeiro, permanece na oitava colocação, com 18 pontos.

TABELA:

> Veja a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro

Na próxima rodada, o Botafogo viaja até Florianópolis para enfrentar o Figueirense. A Raposa jogará novamente em casa, mas não terá uma tarefa fácil. Vai ter pela frente o Flamengo, o único ainda invicto na competição, e que derrotou o Grêmio no Engenhão também neste sábado.

O JOGO
A primeira chance da partida foi dos donos da casa logo aos três minutos. O atacante Ortigoza fez boa jogada pela direita e rolou para Fabrício chutar no canto direito do gol de Jefferson. A equipe carioca respondeu dois minutos depois com Maicosuel, que bateu falta por cima do gol cruzeirense, que passou perto.

Aos 11 minutos, novamente o Botafogo assustou. O volante Renato cobrou escanteio da direita e Loco Abreu, mesmo atrapalhado pelo zagueiro Gil, cabeceou para fora. Logo depois, Marcelo Mattos puxou contra-ataque rápido e achou Herrera, que se livrou da marcação e tocou para Loco Abreu, que foi travado na hora da finalização.

A partir daí a Raposa voltou a se impor. Aos 19 minutos, Montillo recebeu na entrada da área, se livrou da marcação e bateu forte para boa defesa de Jefferson. Aos 24, foi a vez de Leandro Guerreiro, ex-jogador botafoguense, arriscar e mandar a bola por cima do gol. Montillo novamente assustou aos 27, em cobrança de falta que passou a esquerda do gol botafoguense.

Mas a melhor chance do primeiro tempo foi dos visitantes. Marcelo Mattos lançou Elkeson, que cortou o zagueiro e bateu forte para boa defesa de Fábio. No rebote, Maicosuel dominou e bateu de perna esquerda sobre a meta cruzeirense.

Já no fim do primeiro tempo, Alessandro cruzou da direita, Maicosuel tentou ajeitar para Loco, a zaga da Raposa cortou e, na sobra, Herrera bateu para fora.

SEGUNDO TEMPO

No intervalo, Joel Santana colocou Roger no lugar de Gilberto e colocou o time mais ofensivo. Logo nos primeiro minutos o Cruzeiro deu mostras que ficaria agressivo. Montillo lançou Ortigoza, que por pouco não abriu o placar. Aos cinco, novamente o paraguaio fez boa jogada e rolou para Roger chutar por cima do gol.

Aos 11 minutos, a estrela de Loco Abreu brilhou novamente na Arena do Jacaré. O uruguaio recebeu passe na intermediária do ataque e acertou um belo chute, para abrir o placar para o Botafogo. Na última vez que esteve no estádio, há exatos oito meses, ele marcou um dos gols na vitória do Botafogo sobre o Atlético Mineiro, por 2 a 0.

E o uruguaio queria mais. Quatro minutos depois do gol, ele recebeu novamente de fora da área e chutou por cima do alvo cruzeirense. Por pouco ele não faz uma cópia perfeita do primeiro gol.

Liderado por Montillo, que seguia como o mais perigoso, a Raposa tentava o empate. Porém, esbarrava na bem postada defesa do Botafogo, que jogava nos contra ataques. Aos 24 minutos, Herrera recebeu lançamento, entrou na área e bateu perto da trave direita de Fábio.

No fim, o Cruzeiro pressionou o Botafogo, mas não conseguiu furar a defesa alvinegra.

FICHA TÉCNICA:
CRUZEIRO 0 X 1 BOTAFOGO

Estádio: Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG)
Data/hora: 30/07/2011 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcio Chagas da Silva
Auxiliares: Altemir Hausmann e Júlio Cesar Rodrigues Santos

Renda/público: Não divulgado
Cartões amarelos: Gil (CRU); Cortês e Léo (BOT);
Cartões vermelhos: -
GOLS: Loco Abreu, 11'/2ºT (0-1);

CRUZEIRO: Fábio, Marquinhos Paraná, Gil, Naldo e Gilberto (Roger, intervalo); Fabrício (Reis, 27'/2ºT), Leandro Guerreiro, Everton e Montillo; Ortigoza (Sebá, 16'/2ºT) e Wallyson. Técnico: Joel Santana.

BOTAFOGO: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Gustavo e Cortês (Lucas, 35'/2ºT); Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson (Léo, 18'/2ºT) Herrera (Felipe Menezes, 27'/2ºT) e Loco Abreu. Técnico: Caio Junior.

FONTE:

Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Kleber são absolvidos no STJD

Rubro-negros ficam livres de punição pelo cartão amarelo contra o Palmeiras. Atacante escapa da acusação de falta de fair play no mesmo jogo


Por Fabio Leme Rio de Janeiro

Em julgamento na tarde desta sexta-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Kleber foram absolvidos das acusações que sofreram no último 0 a 0 entre Flamengo e Palmeiras. Os rubro-negros tiveram de responder pelos cartões amarelos que receberam, já que no dia seguinte Thiago Neves afirmou se tratar de uma combinação para ambos ficarem suspensos contra o Ceará. Já o atacante palmeirense foi denunciado por falta de fair play no lance em que chutou a gol depois de o jogo ter sido interrompido para atendimento a Junior Cesar (veja o vídeo com as polêmicas). Thiago Neves e Ronaldinho foram absolvidos por unanimidade. Kleber teve um voto para suspensão por um jogo e três para absolvição. Com três cartões amarelos, o atacante não enfrenta o Atlético-MG, sábado, às 21h

Único dos três jogadores presentes, Thiago Neves não quis dar entrevistas na saída do tribunal. Disse apenas uma frase.
- Estou feliz por poder fazer o que eu mais gosto, que é jogar.

Em seu depoimento, o meia negou que tenha forçado o cartão.
- Não foi combinado. Só depois do jogo é que eu comentei com o Ronaldinho que tinha sido uma boa para o Flamengo. Procuro jogar todos os jogos. Pensei que ia pegar a bola e acabei acertando o adversário - declarou.

Michel Asseff Filho, advogado rubro-negro no caso, argumentou que não há regra impedindo que cartões sejam forçados. O advogado do Palmeiras, André Sica, usou a mesma linha para defender Kleber.
O árbitro Leandro Pedro Vuaden também teve de responder pelo caso, já que a procuradoria entendeu que houve omissão do juiz na polêmica de Kleber. Vuaden explicou que em lances de bola ao chão não cabe ao árbitro julgar quem deve ficar com a bola. Foi proposto ao juiz que ele recebesse apenas uma advertência, sem julgamento. Vuaden aceitou.

Laser
A procuradoria do STJD também pediu a condenação do Palmeiras pelo fato de Vuaden ter relatado na súmula a paralisação do jogo aos 10 minutos por conta de a torcida ter usado um laser para atrapalhar o goleiro Felipe. O clube foi punido com multa de R$ 5 mil.

Acompanhando de perto a preocupação do tribunal com o tema, Michel Asseff Filho fez um apelo para que torcedores rubro-negros não usem laser nas partidas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/07/ronaldinho-gaucho-thiago-neves-e-kleber-sao-absolvidos-no-stjd.html

Serena Williams arrasa Maria Sharapova e vai às semifinais do WTA de Stanford

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Americana não tomou conhecimento da musa russa e fecha o duelo em fáceis 2 sets a 0


Por GLOBOESPORTE.COM Stanford, EUA

Serena Williams, WTA Stanford (Foto: EFE)Serena comemora mais um ponto na incontestável
vitória sobre Sharapova (Foto: EFE)

Serena Williams voltou a voar baixo na California. Arrasadora, a tenista americana (em 169º no ranking em virtude de longo ausência por contusão) passou como quis pela russa Maria Sharapova (5ª do mundo) por 2 sets a 0 (parciais de 6/1 e 6/3) nesta sexta-feira e se classificou para as semifinais do WTA de Stanford. O embate era encarado como uma espécie de final antecipada do torneio.
Serena, que já havia derrubado a russa naturalizada australiana Anastasia Rodianova por 2 a 0 (duplos 6/0) e a também russa Maria Kirilenko por 2 a 1 (6/2, 3/6 e 6/2), se qualificou para pegar a alemã Sabine Lisicki (26ª), que derrotou também nesta sexta a polonesa Agnieszka Radwanska (14ª) por 2 sets a 1 (parciais de 7/6, 2/6 e 6/2).

Desde o início, Serena Williams se mostrou mais agressiva e parecendo querer decidir logo o duelo. Conseguindo três aces (contra nenhum de Sharapova), fechou o primeiro set por 6/1, sem dar qualquer chance a rival.

O panorama não se alterou na parcial seguinte. Soberana em quadra, a americana seguiu com bom aproveitamento nos saques (mais três aces contra um da russa), firme em seus serviços e liquidou por 6/3, selando a vitória em 1h09m27s e a classificação para a próxima fase.


A outra semifinal será disputada entre a francesa Marion Bartoli e a eslovaca Dominika Cibulkova que não tiveram trabalho para garantir suas vagas. Bartoli bateu a japonesa Ayumi Morita por 2 a 0 (6/1 e desistência), enquanto Cibulkova  derrotou a croata naturalizada neozelandesa Marina Erakovic pelo mesmo placar (duplo 6/1).

Serena Williams, WTA Stanford (Foto: Reuters)Decidida, a tenista americana soube se impor e está na semifinal do WTA Stanford (Foto: Reuters)

FONTE:

Abel Braga confessa: 'Cheguei aqui no Fluminense apavorado'


Treinador lembra que foi alertado quando assinou contrato, mas agora se diz maravilhado com ambiente e luta para acabar com irregularidade

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro

abel braga fluminense palmeiras (Foto: Fabio Motta / Agência Estado)Abel Braga ainda não relaxou no comando do Flu
(Foto: Fabio Motta / Agência Estado)

Abel Braga ainda não conseguiu relaxar desde que chegou ao Fluminense. A irregularidade do time é motivo para fazê-lo perder o sono. Afinal de contas, contra o Palmeiras o time jogou uma bela partida e conseguiu importante vitória. Já no último jogo, contra o Atlético-MG, uma derrota na qual o time foi extremamente apático. O treiandor sabe que o cenário está longe do ideal. No entanto, confia muito em uma recuperação. Tanto é que o sentimento de medo que teve antes de assinar já faz parte do passado.
- Cheguei apavorado aqui. A direção do clube e da patrocinadora haviam alertado que seria um momento difícil de chegar. E, até certo ponto, isso é normal. Mas passou. Hoje estou maravilhado com o ambiente e ciente de que vamos dar a volta por cima. Todos aqui querem algo maior. Temos de procurar em campo a empatia mostrada na partida contra o Palmeiras e fazer de tudo para que se repita nso jogos seguintes - afimou.
Apesar de não aprovar nem um pouco a irregularidade da equipe, Abel Braga a considera normal por dois motivos. O primeiro é a própria dificuldade do Campeonato Brasileiro. Ele apontou como exemplo o Cruzeiro. A equipe comandada por Joel Santana quebrou a invencibilidade do líder Corinthians e, na rodada seguinte, acabou derrotado para o Atlético-GO, que luta para escapar do rebaixamento. E a cobrança da torcida é intensa independentemente do adversário, o que é uma situação que fugiu do seu cotidiano nos últimos anos.
Fui prevenido da dificuldade que encontraria aqui, mas quero resgatar o poder de reação dos últimos anos"
Abel Braga
- Estava até conversando isso com o Deco outro dia. A cobrança aqui é diferente do futebol europeu, é complicado. E o campeonato é muito mais disputado também. É só ver o que aconteceu com clubes com o Cruzeiro ou até mesmo o Corinthians. Analisando friamente é difícil. O Bahia também: não venceu em casa ainda, mas nos derrotou aqui e quase venceu o Vasco também. Não busco desculpas. Lamento muito os nossos pontos perdidos, mas todos vão passar por irregularidades. E todos precisam sair dessa - explicou.
O outro motivo apontado por Abel Braga foi a gangorra de emoções vivida pelo Fluminense e, consequentemente, por parte do elenco tricolor nos últimos anos. Em 2009 um milagre salvou o que poderia ser um dos piores anos da história recente do clube. Já no ano seguinte, sai da água para o vinho com uma dramática conquista do Campeonato Brasileiro. Ele acabou chegando no meio deste turbilhão.
- Eu tenho até tentado me controlar, mas está difícil. Aí acabam saindo xingamentos e gritos. Mas é tudo um reflexo. O que aconteceu em 2009, por exemplo, não foi normal. Depois veio o título. Isso tudo é uma somatória que desgasta. Volto a dizer, temos de buscar uma empatia e um equilíbrio. Só assim vamos engrenar - finalizou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2011/07/abel-braga-confessa-cheguei-aqui-no-fluminense-apavorado.html

Vettel é o mais rápido no último treino livre para o GP da Hungria


Alemão da RBS, no entanto, não consegue superar o melhor desempenho do fim de semana, que foi de Lewis Hamilton,

Por GLOBOESPORTE.COM Budapeste, Hungria

Sebastian Vettel, da RBS, fez o melhor tempo no treino livre deste sábado, que antecede ao de classificação para o grid do GP da Hungria, em Budapeste. O alemão conseguiu 1m21s168, inferior, no entanto, ao que Lewis Hamilton obteve sexta-feira (1m21s018). O inglês da Mclaren, porém, foi somente o sétimo nesta manhã (1m22s667).
Sebastian Vettel, treino GP da Hungria (Foto: Reuters)Sebastian Vettel foi o melhor no treino que antecedeu ao do grid em Budapeste (Foto: Reuters)

Fernando Alonso, da Ferrari, foi o segundo melhor (1m21s469), seguido de Jenson Button, da Mclaren (1m21s639) e Mark Webber, da RBS (1m21s645).
Felipe Massa, da Ferrari, conseguiu o quinto tempo (1m22s002), logo à frente de Nico Rosberg, da Mercedes (1m22s534). Rubens Barrichello, da Williams, fez o 14º tempo (1m23s663).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/07/vettel-e-o-mais-rapido-no-ultimo-treino-livre-para-o-gp-da-hungria.html

Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa avançam às semifinais na Polônia

Circuito Mundial de Vôlei de Praia


Duplas brasileiras podem se encontrar na decisão do Grand Slam. Ângela/Lili e Maria Clara/Carolina são eliminadas nas oitavas de final


Por SporTV.com Stare Jablonki, Polônia

Juliana e Larissa vôlei de praia Grand Slam Polônia (Foto: Divulgação/FIVB)Larissa faz a manchete em um jogo no Grand Slam
da Polônia (Foto: Divulgação/FIVB)

Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa podem se encontrar na final do Grand Slam da Polônia de vôlei de praia, no próximo domingo. As duplas brasileiras conquistaram vagas nas semifinais do torneio de Stare Jablonki nesta sexta-feira, enquanto Ângela/Lili e Maria Clara/Carolina foram eliminadas ainda nas oitavas de final.

Neste sábado, Talita e Maria Elisa enfrentam as campeãs olímpicas Kessy e Ross, dos EUA, enquanto Juliana e Larissa encaram Xue e Zhang Xi, da China. O SporTV e o SporTV2 transmitem as semifinais e a final feminina neste sábado, a partir das 6h (de Brasília), com narração de Clayton Carvalho e comentários de Sandra Pires.

Talita e Maria Elisa tiveram mais trabalho nas oitavas do que nas quartas. Na primeira, bateram Kolocova e Slukova, da República Tcheca, por 2 sets a 1 (21/15, 10/21 e 15/7), e mais tarde, derrotaram as alemãs Holtwick e Semmler por 2 a 0 (duplo 21/17). O mesmo aconteceu com Juliana e Larissa, que venceram Borger/Büthe, da Alemanha, por 2 a 1 (21/15, 15/21 e 15/9), e em seguida eliminaram as espanholas Liliana e Baquerizo por 2 a 0 (21/12 e 21/14).

Maria Clara e Carolina deram adeus à competição nas oitavas, derrotadas por Holtwick/Semmler por 2 a 1 (21/19, 15/21 e 19/17). Ângela e Lili foram eliminadas por Kessy e Ross por 2 a 0 (21/19 e 26/24).

Assista a vídeos de vôlei de praia

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2011/07/julianalarissa-e-talitamaria-elisa-avancam-semifinais-na-polonia.html



Após show local, Brasil não faz sua parte e estreia empatando no Mundia

Abertura oficial da competição levou torcida colombiana ao delírio, mas atuação abaixo da média da Seleção logo em seguida não empolgou: 1 a 1
Por Victor Canedo Direto de Barranquilla, Colômbia

A torcida que lotou o Estádio Metropolitano nesta sexta-feira esperava ver dois shows. O primeiro, que celebrou a abertura oficial do Mundial Sub-20, os levou ao delírio. Mas uma exibição apenas mediana da Seleção Brasileira encerrou a noite chuvosa em Barranquilla com tom de decepção após o empate por 1 a 1 com o Egito, na estreia pelo Grupo E. Ambos os gols saíram no primeiro tempo: Danilo, de cabeça, marcou para o Brasil, enquanto Gaber igualou para os africanos.
As duas equipes voltam ao mesmo campo já na próxima segunda-feira. Às 22h (de Brasília), o time de Ney Franco enfrenta a Áustria, que também começou a competição em igualdade, contra o Panamá, adversário do Egito mais cedo, às 19h.

Torcida, acredite, dividida

juan brasil x egito mundial sub 20 (Foto: EFE)Juan sofreu com a marcação egípcia (Foto: EFE)

O torcedor colombiano aplaudiu quando o árbitro Cakir Cuneyt apitou o fim do primeiro tempo. Ao contrário do que se esperava, não houve uma grande massa organizada pró-Brasil. O estádio, apesar de ter muitas camisas amarelas não somente da Colômbia, estava dividido – à direita das cabines, onde tinha uma faixa da torcida do São Paulo, apoiava-se mais a Seleção do que à esquerda.
O equilíbrio nas arquibancadas passou para o campo. Ou vice-versa. Em etapa inicial eletrizante, a equipe do técnico Ney Franco começou intranquila, principalmente quando Danilo errou uma saída de bola logo aos 20 segundos e quase viu Salah marcar – ousado, o camisa 12 egípcio era quem mais levava perigo à defesa canarinho. Mas logo se recuperou.
O Brasil se impôs e passou a controlar em minutos. Aos 5, Oscar se livrou da marcação com uma “meia-lua” e cruzou rasteiro. Elshenawi, o goleiro tão comentado ao longo da semana, desviou e evitou o gol. Fez o mesmo com a cabeçada de Willian, após cobrança de escanteio, segundos depois.
Com rápida movimentação entre os seus jogadores ofensivos, a Seleção confundia a marcação adversária. Aos 7, Danilo deu lindo passe de esquerda em contra-ataque. Coutinho avançou, chutou cruzado e quase marcou. Foi por cima, no entanto, que saiu o gol brasileiro. Aos 11, o próprio jogador do Inter de Milão cobrou escanteio da direita na cabeça de Danilo. Nem as pirâmides puderam salvar: 1 a 0.
danilo gol brasil x egito mundial sub 20 (Foto: EFE)Danilo abriu o placar para a equipe brasileira e brinca com Willian e Casemiro e (Foto: EFE)

Gol do Brasil faz Egito crescer
Se não relaxou, a Seleção recuou. Ney Franco ficou preocupado. E o Egito cresceu. Dos 16 até os 26, os africanos ameaçaram em cinco oportunidades. Gabriel trabalhou bem com os pés na primeira e rezou para que a bola saísse nas restantes. Só não teve sucesso na última, quando Danilo furou uma bola aparentemente fácil na grande área, a deixando limpa para Gaber concluir: 1 a 1.
O ritmo da partida foi outro a partir de então. Cadenciado, toques para o lado. Até o fim, a melhor chance veio com Oscar, aos 45, em chute cruzado.

Ritmo diminui e empate persiste
O Brasil voltou para a etapa final com Negueba no lugar de Alan Patrick. O atacante fixou-se mais à direita, como habitual no Flamengo. Foi por esse lado, porém, que o Egito criou ótima chance logo aos dois minutos. Após cruzamento da esquerda, a zaga cochilou e Gaber concluiu para fora. A resposta brasileira veio à média distância. Com dificuldades para encontrar espaço, Casemiro resolveu arriscar de longe, aos seis. Elshenawi jogou para escanteio.
A primeira boa aparição de Negueba no jogo foi aos 12. Ele foi lançado pela direita e cruzou para Willian marcar. Mas estava impedido, corretamente assinalado pelo juiz. O Brasil teve ainda outra boa chance minutos depois. Oscar bateu falta da direita, o arqueiro egípcio falhou e Uvini cabeceou para o meio. Ninguém apareceu.
Ney Franco propôs renovar ainda mais o time e colocou Dudu em campo aos 24. Saiu Casemiro que, apesar de volante, exercia função pouco defensiva. A substituição deu gás, mas a Seleção custava a se encontrar. O Egito, também com evidente cansaço, esporadicamente ameaçava.
O Brasil, no entanto, ainda teve uma chance derradeira aos 42, mas Elshenawi, arrojado, jogou-se à frente de Henrique e evitou o gol brasileiro. Após o choque, o goleiro egípcio ficou desacordado e teve de ser substituído. E o tão aguardado jogo para o povo de Barranquilla terminou com um gostinho de decepção.

Brasil 1 x 1 Egito
Gabriel, Danilo, Bruno Uvini, Juan e Gabriel Silva; Fernando, Casemiro (Dudu), Alan Patrick (Negueba) e Coutinho; Oscar e Willian (Henrique). Elshenawi (Awwad), Abdel Fatah, Tawfik, Hegazi e Ibrahim (Gomaa); Sobhy, El Neny, Gaber e Fathy; Hamdy e Salah.
Técnico: Ney Franco Técnico: El Sayed Diaa
Gols: Danilo, aos 11 do primeiro tempo, e Gaber, aos 25.
Cartões: Danilo e Juan (Brasil); El Neny, Hamdy, Gaber e Hegazi (Egito).
Estádio: Metropolitano, em Barranquilla (Colômbia). Data: 30/06/2011. Árbitro: Cuneyt Cakir. Auxiliares: Bahhatin Duran e Tarik Ongun.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-sub-20/noticia/2011/07/apos-show-local-brasil-nao-faz-sua-parte-e-estreia-empatando-no-mundial.html

Confronto direto: Cruzeiro e Botafogo se enfrentam de olho em vaga no G-4

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


As duas equipes, que têm apenas um ponto de diferença, jogam em Sete Lagoas a partir das 18h30m (de Brasília)



Por Leonardo Simonini e Gustavo Rotstein Belo Horizonte e Rio de Janeiro


Botafogo, sexto colocado. Cruzeiro, oitavo. Uma diferença de apenas um ponto separa as duas equipes que se enfrentam neste sábado, a partir das 18h30m (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, de olho em uma vaga no cobiçado G-4 do Campeonato Brasileiro. Os adversários têm o mesmo número de vitórias (cinco) e, quem vencer o confronto, ultrapassa o concorrente na tabela de classificação.
Joel Santana, mais uma vez, faz mistério e não divulga o time que começa jogando. As laterais são a principal dúvida. E, no ataque, a expectativa é para saber se Ortogiza volta ou não ao time. O time vem de derrota (2 a 0 para o Atlético-GO) e só pensa na reabilitação. Pelo lado carioca, nada de segredos. Caio Júnior confirma a volta de Loco Abreu, Marcelo Mattos e Antônio Carlos. O time derrotou o Avaí na rodada passada por 2 a 1 e quer embalar.


O trio que apita a partida em Sete Lagoas é gaúcho: Márcio Chagas da Silva é o árbitro, e será  auxiliado por Altemir Hausmann e Júlio César Rodrigues Santos. No GLOBOESPORTE.COM você acompanha tudo sobre o jogão a partir das 18h, pelo Tempo Real.
header o que esta em jogo (Foto: arte esporte)
Cruzeiro: Depois de um resultado inesperado (derrota para o Atlético-GO) o Cruzeiro terá dois jogos em casa para tentar encostar no G-4. Primeiro contra o Botafogo, depois contra o Flamengo. Contra o alvinegro, os três pontos são considerados importantíssimos, já que os dois times estão próximos na tabela.
Botafogo: A vitória sobre o Avaí, na última quarta-feira, amenizou a pressão. Mas um resultado positivo diante do Cruzeiro em Minas Gerais poderá devolver a tranquilidade ao Botafogo e, principalmente, a Caio Júnior. O treinador, que vem sendo muito criticado pelos torcedores no Engenhão, sairá fortalecido em caso de triunfo alvinegro na Arena do Jacaré.


header as escalações 2
Cruzeiro: Joel Santana é adepto do mistério. Diego Renan poderia voltar ao time, mas continua fora por opção do departamento médico. A novidade fica por conta do retorno de Gilberto, que cumpriu suspensão contra os goianos. Assim, a grande dúvida permanece no esquema: o 4-4-2 ou o 4-5-1. O provável time é o seguinte: Fábio; Vítor, Gil, Naldo e Gilberto; Fabrício, Marquinhos Paraná, Leandro Guerreiro, Montillo e Roger (Ortigoza); Wallyson.
Botafogo: Caio Júnior conta com três “reforços” para dar mais corpo à equipe. O zagueiro Antônio Carlos e o volante Marcelo Mattos cumpriram suspensão automática na última rodada. Além disso, Loco Abreu é a grande novidade. Após três meses desde que disputou a última partida pelo Botafogo, o atacante retorna motivado pela conquista da Copa América com a seleção do Uruguai. O treinador ainda cogita promover o retorno do lateral-esquerdo Cortês, fora há mais de um mês por causa de lesão nos dois joelhos. O Botafogo deve entrar em campo com a seguinte formação: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Gustavo e Cortês (Somália); Marcelo Mattos, Renato, Elkeson e Maicosuel; Herrera e Loco Abreu.


quem esta fora
Cruzeiro: O lateral Diego Renan segue fora da equipe. Ele sofreu uma lesão muscular, já voltou a treinar com bola, mas segue fora até que esteja com 100% de suas condições. Outro desfalque é o atacante Thiago Ribeiro, com tendinite no tornozelo. Ele deve voltar a fazer trabalhos físicos apenas na segunda-feira.
Botafogo: Márcio Azevedo cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Fábio Ferreira, Lucas Zen, Caio e Everton estão entregues ao departamento médico.


header pendurados
Cruzeiro: Everton, Fábio, Fabrício, Gilberto, Léo, Montillo e Thiago Ribeiro.
Botafogo: Somália


header fique de olho 2
Cruzeiro: Leandro Guerreiro chegou ao Cruzeiro no início do ano, vindo do Botafogo. Pelo alvinegro, ele fez mais de 200 jogos. Neste sábado, ele encara o ex-clube pela primeira vez. Garante que tem muitos amigos no adversário até hoje, mas que fará de tudo para a Raposa conquistar os três pontos.
Botafogo: Após longa ausência, Loco Abreu volta ao Botafogo. O atacante tem mais uma vez a responsabilidade de marcar os gols que vêm faltando à equipe nas últimas rodadas, apesar de não disputar uma partida inteira há mais de três meses. No entanto, o Alvinegro conta com a motivação do camisa 13, que comemorou o título da Copa América com a seleção do Uruguai.
header o que eles disseram (Foto: arte esporte)
Wallyson, atacante do Cruzeiro: "A nossa equipe precisa se recuperar na tabela. O Botafogo vem de uma vitória e a gente de uma derrota. Mas nossa equipe precisa dos três pontos. Então a torcida será muito importante neste jogo, do início ao fim, e espero que no sábado a gente consiga os três pontos."
Caio Júnior, técnico do Botafogo: “O Cruzeiro tem um dos melhores times do Brasil, com três jogadores que marcam bem no meio-campo, zagueiros fortes, laterais que avançam bem e atacantes de qualidade. Mesmo assim, confio no nosso grupo e acredito na vitória.”
header números e curiosidades
* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia.


* Os dois times já se enfrentaram 45 vezes no Brasileirão. São 19 vitórias do Cruzeiro, 12 do Botafogo e mais 14 empates. A Raposa marcou 70 gols e sofreu 55.
* O Cruzeiro disputou 36 jogos na temporada 2011, com 24 vitórias, cinco empates e sete derrotas, 85 gols marcados e 28 sofridos. Wallyson com 17 gols e Montillo com 15 são os goleadores cruzeirenses em 2011.


* O Botafogo disputou 37 partidas em 2011, com 19 vitórias, 12 empates e seis derrotas, marcou 64 gols e sofreu 35. Loco Abreu é o artilheiro botafoguense no ano, com 13 gols, seguido por Herrera com dez.
* Desde 2003, ano do início do sistema de pontos corridos no Campeonato Brasileiro, Cruzeiro e Botafogo se enfrentaram 14 vezes e jamais a equipe visitante venceu um jogo. Com exceção dos empates por 2 a 2 em Belo Horizonte em 2005, 1 a 1 em 2009 e 2 a 2 ano passado no Engenhão, as demais 11 partidas entre as duas equipes sempre terminaram com vitórias do time da casa.
* A última vitória de um visitante neste clássico em Brasileiro foi do Botafogo que venceu por 3 a 2 em BH em 1997.
header último confronto v2 (Foto: arte esporte)


Os dois times se enfrentaram pela última vez no dia 18 de setembro de 2010, jogo do returno do Brasileirão. A partida foi disputada no Engenhão e terminou empatada em 2 a 2.
Na ocasião, o técnico do time carioca era o atual comandante do Cruzeiro, Joel Santana.
Alessandro abriu o placar para os cariocas aos 4 minutos do primeiro tempo, mas Montillo, que começava sua bela trajetória pelo futebol brasileiro virou o jogo com gols aos 11 e 25 minutos da etapa final. Mas aos 35, Loco Abreu deu números finais ao confronto.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/07/confronto-direto-cruzeiro-e-botafogo-se-enfrentam-de-olho-em-vaga-no-g-4.html#equipe-botafogo