quarta-feira, 20 de julho de 2011

Fresta na janela: último dia para transferências do exterior é nesta 4ª

Clubes brasileiros têm até o fechamento do expediente da CBF para inscrever atletas que estavam jogando fora do país
Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A janela de transferências internacionais abriu no dia 20 de junho, e por ela passaram jogadores que vieram dos mais variados países. Mas quando a CBF encerrar o expediente nesta quarta-feira, não passa mais ninguém. Ou seja, os clubes que buscam contratações no exterior têm algumas horas para aproveitar essa última fresta.
Algumas equipes já tiveram êxito na corrida contra o tempo. O Flamengo assinou com o zagueiro Alex Silva, do Hamburgo-ALE, na segunda-feira. Mesmo dia em que o volante Denílson, ex-Arsenal, acertou o seu retorno ao São Paulo.

info Janela (Foto: ArteEsporte)Clubes se movimentam na janela (Foto: ArteEsporte)

Ao todo, os clubes da Série A do Brasileirão contrataram 34 jogadores. Apenas quatro são estrangeiros: os atacantes Santiago García (estava no Nacional-URU e foi para o Atlético-PR), e Ezequiel Miralles, (ex-Colo Colo-CHI, agora no Grêmio); o meia Manuel Lanzini (emprestado pelo River Plate-ARG ao Flu); e o lateral-direito Ivan Piris (contratado pelo São Paulo junto ao Cerro Porteño-PAR).
Botafogo, Vasco e Grêmio fizeram diferente. Contrataram jogadores por empréstimo no ano passado, gostaram do que viram e neste ano decidiram adquirir os atletas em definitivo. Foi assim com Marcelo Mattos, Eduardo Costa e Gabriel, respectivamente.
Empréstimos renovados
A janela de transferência também serviu para o Vasco renovar os vínculos com o meia Felippe Bastos e com o atacante Eder Luis, ambos do Benfica-POR. Contratos de jogadores que têm vínculos com clubes estrangeiros também precisam ser renovados no prazo estipulado.
Luan, do Palmeiras e vinculado ao Toulouse-FRA, passa por esse problema. Seu contrato de empréstimo termina no dia 31 de julho. Se o Alviverde conseguir a renovação depois do fechamento da janela, terá de fazer uma solicitação à Fifa para fazer valer o novo acordo, já que uma nova transferência seria enviada pelo clube francês.
- Tudo que o sistema eletrônico bloqueia precisa ser avaliado pela Fifa. A Federação sempre tenta preservar a competição e também proteger a carreira do jogador. Ela coloca tudo isso na balança na hora de liberar o jogador ou não - explicou o advogado especializado em direito esportivo Marcos Motta.
No ano passado, o zagueiro Rodrigo conseguiu se transferir do Grêmio para o Inter em outubro. Era reforço colorado para o Mundial de Clubes. Ele poderia jogar o Brasileiro, mesmo com a transferência efetuada após o fechamento da janela, mas já tinha realizado mais de seis jogos pelo Tricolor.
Quando a necessidade é um problema
Três clubes ainda não se aproveitaram da janela de transferência internacional. Preferiram (ou só tiveram condições de adquirir) jogadores que ainda não participaram de sete jogos no Brasileirão ou foram atrás de atletas de outras divisões. São os casos de América-MG, Atlético-GO e Coritiba.
O Inter foi um caso à parte nesta reta final. Sem usar a janela de transferências até a véspera, a equipe gaúcha se mobilizou para inscrever Sandro Silva, do Málaga-ESP. O zagueiro Alcides e o atacante Jô podem ser as novidades do último dia.
Montagem Janela de Transferência  Alex Silva, Ibson, Renato e Ale (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado) Alex Silva, Ibson, Renato e Alex: quatro dos 28 que voltam ao país (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado)

Transferências em cima da hora, aliás, são um problema. Pelo menos para quem está mais interessado na transação, seja jogador, clube vendedor ou clube comprador. No desespero para fechar o negócio dentro do prazo, ceder acaba sendo a única opção.
- Quem está por cima em uma negociação se dá melhor. O jogador bom é mais valorizado, e se um clube não quer vender, coloca o valor lá no alto. Quem tem menos estrutura acaba levando a pior - opinou o empresário Giuseppe Dioguardi, que trabalha com jogadores como Kleber, do Palmeiras.
É o que aconteceu com o atacante André, do Dínamo de Kiev-UCR. O clube ucraniano não tinha tanto interesse em negociá-lo e por isso não se sentiu seduzido por ofertas muito abaixo da multa rescisória. Ainda por cima, passou-se a ter uma espécie de leilão entre Flamengo e Atlético-MG, o que elevou as propostas de ambos os clubes, os "necessitados" da transação. O jogador, por sua vez, queria voltar e aceitava receber menos do que no exterior. O Galo levou a melhor na disputa.
Marco Aurélio Cunha, que por muito tempo comandou o futebol do São Paulo, lembra que o clube vendedor nem sempre está na situação melhor.
- A negociação em que o clube está necessitando de dinheiro é ruim, pois é um leilão que está acabando. E para o comprador, há muitas variáveis que precisam ser analisadas, como idade do jogador, prazo do contrato em vigor, o poder de compra...
O certo é que todas essas negociações dos clubes brasileiros se encerram nesta quarta-feira. Depois que o prazo da CBF terminar, os jogadores que estão fora do país só terão uma opção: assistir ao Brasileirão pela TV e esperar a janela ser aberta de novo, em janeiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/07/fresta-na-janela-ultimo-dia-para-transferencias-do-exterior-e-nesta-4.html

Depois de quase seis horas, Cielo deixa julgamento do TAS sorrindo


Resultado sairá no máximo em 48 horas. Brasileiro tem esperança de disputar o Mundial de Xangai, que começa na madrugada de sábado para domingo

Por Lydia Gismondi Direto de Sheshan, China

cesar cielo natação julgamento TAS  (Foto: Satiro Sodré / AGIF)Cielo na chegada ao julgamento. Resultado sairá
em, no máximo, 48 horas (Foto: Satiro Sodré / AGIF)

Foram quase seis horas dentro de uma universidade em Sheshan, a cerca de uma hora - de carro - de Xangai, na China. Lá, estava em jogo o futuro de Cesar Cielo e de outros três nadadores brasileiros - Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked - flagrados por doping. De terno e gravata, o campeão olímpico e mundial entrou e saiu do local sorrindo, mas sem falar com a imprensa. Agora, vai esperar até 48 horas, prazo máximo para que o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) divulgue o resultado do julgamento desta quarta-feira. A maior punição possível por uso do diurético furosemida é de dois anos.
Cielo espera receber no máximo dois meses de suspensão, o que permitiria a ele disputar o Mundial de Xangai. A competição de natação começa no domingo (noite de sábado no Brasil). Se a punição for de mais de cinco meses, ficará fora dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.
A pior das hipóteses é pegar mais de seis meses de punição. Neste caso, a chamada Regra de Osaka o tiraria automaticamente dos próximos Jogos Olímpicos, em Londres-2012. A regra do Comitê Olímpico Internacional (COI), no entanto, será julgada pelo mesmo TAS em setembro. O Comitê Olímpico Americano quer derrubá-la.
Vinícius Waked é reincidente, mas, se o doping for considerado sem intenção, ele não será banido do esporte. Em fevereiro de 2010, o nadador foi punido por dois meses por uso de isometepteno - alegou ter ingerido sem conhecimento ao tomar um remédio para dor de cabeça.

Julgamento dura 40 minutos a mais por grande quantidade de testemunhas
cesar cielo vinicius natação julgamento TAS  (Foto: agência AFP)Cielo e Waked mostram tranquilidade antes de
entrarem no julgamento do TAS (Foto: agência AFP)

Sheshan fica longe da agitação do Mundial. Além dos quatro nadadores, participaram do julgamento três árbitros e um consultor do TAS, três advogados - um  dos atletas, um da Federação Internacional de Natação (Fina) e um da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) - e pelo menos cinco testemunhas: Coaracy Nunes (presidente da CBDA), Alberto Silva (técnico de Cielo), Gustavo Magliocca (médico de Cielo), Sandra Soldan (ex-triatleta e médica da CBDA) e Ricardo de Moura (superintendente técnico de natação da CBDA).
A previsão era que o julgamento durasse 5h, mas levou cerca de 40 minutos a mais. O motivo, segundo o advogado americano Howard Jacobs - que defende os quatro nadadores -, foi a grande quantidade de testemunhas. Ele não quis falar sobre a linha de defesa.
Jacobs tem no currículo mais de 70 casos de atletas flagrados em doping. O de Cielo, segundo ele, é mais simples do que muitos em que já atuou. Disse, em entrevista ao SporTV, que possui documentos que comprovam a boa fé do brasileiro.
Entre os casos de Jacobs está o da jogadora de basquete americana Diana Taurasi, bicampeã olímpica. Ele provou que um laboratório da Turquia tinha errado o teste, e garantiu à jogadora uma pena menor do que a esperada. Em 2009, conseguiu reduzir pela metade a suspensão da nadadora americana Jessica Hardy, que testou positivo para um anabolizante.
equipe brasileira natação julgamento TAS cesar cielo  (Foto: Satiro Sodré / AGIF)Equipe brasileira de natação na chegada a Sheshan (Foto: Satiro Sodré / AGIF)

Entenda o caso
Cesar Cielo e os três nadadores foram flagrados em exames realizados nos dias 7 e 8 de maio, durante o Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro. No início de julho, a CBDA divulgou o caso depois de decidir apenas aplicar advertência e anular os resultados deles no campeonato. O painel de controle de doping da entidade levou em conta o "histórico dos atletas". Eles teriam explicado como o diurético furosemida entrou no organismo e que não houve aumento de desempenho.
Cielo comprava os suplementos – à base de cafeína – em uma farmácia de manipulação de Santa Bárbara D'Oeste – sua cidade natal. Segundo ele, o produto foi contaminado. A CBDA disse que o estabelecimento enviou um relatório avisando sobre uma suposta contaminação das cápsulas por falta de limpeza no balcão onde as pílulas são produzidas. O estabelecimento, no entanto, negou ter assumido o erro pelo doping do nadador, mas admitiu a possibilidade de ter acontecido contaminação pelo ar.
No dia 8 de julho, o TAS recebeu da Federação Internacional de Natação (Fina) um pedido formal de julgamento do caso de doping dos quatro brasileiros com urgência. A entidade sugeriu a troca da advertência dada pela CBDA por uma suspensão, a contar a partir de maio, quando os nadadores atestaram adverso para furosemida.
Doping Cielo furosemida (Foto: Arteesporte / GLOBOESPORTE.COM)

FONTE:

Diego Souza faz trabalho extra para melhorar seu condicionamento físico


Barrado há duas rodadas, camisa 10 é um dos cotados para a vaga de Felipe, que está suspenso, para enfrentar o Atlético-MG

Por Fred Huber e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro

treino vasco diego souza (Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)Diego Souza trabalha para apurar a forma
(Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)

Há duas rodadas no banco de reservas, o meia Diego Souza foi o último a deixar o campo depois do treinamento desta terça-feira, em São Januário. Para tentar recuperar sua melhor forma, o camisa 10 fez um trabalho extra sob o comando do preparador físico Rodrigo Poletto quando os outros atletas já estavam no vestiário. Foram algumas voltas em torno do gramado e abdominais.
O meia perdeu a vaga para Bernardo entre os titulares após a queda de rendimento que teve após a conquista da Copa do Brasil. Uma das explicações pode ser física. Ricardo Gomes, no entanto, acredita que o jogador está com problemas de posicionamento. O treinador considera que o novo meio de campo precisa de jogadores de movimentação, o que não é uma característica forte em Diego Souza.
Com a suspensão de Felipe para a próxima partida, domingo, às 16h (de Brasília), contra o Atlético-MG, em Ipatinga, uma das hipóteses é a entrada do camisa 10. Gomes poderia testar Diego Souza em uma função que considera mais adequada, já que acha o jogador mais produtivo quando não fica tanto de costas para o gol. Juninho é outro que não tem escalação garantida, já que a comissão técnica se preocupa com o desgaste do Reizinho na maratona de jogos que está por vir.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2011/07/diego-souza-faz-trabalho-extra-para-melhorar-seu-condicionamento-fisico.html

Julgamento de Cesar Cielo pelo TAS tem início na China

Previsão é que a audiência tenha cerca de cinco horas de duração. Nadadores chegaram confiantes


Por Lydia Gismondi e Lívia Faria Direto de Shenshan, China

Teve início às 3h (horário de Brasília) desta quarta-feira o julgamento de Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked, flagrados no exame antidoping. A audiência, realizada em caráter de urgência a pedido da Federação Internacional de Natação (Fina), está sendo realizada em uma universidade em Shenshan, cidade próxima a Xangai (China), e distante da agitação que envolve o Mundial de Esportes Aquáticos. Além dos quatro nadadores, estão presentes três árbitros do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), o advogado Howard Jacobs (que defende os atletas), Coaracy Nunes (presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), Sandra Soldan (ex-nadadora e médica da CBDA) e Ricardo de Moura (superintendente técnico de natação da CBDA).
Cesar Cielo chegando para o julgamento (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte)Cielo chega confiante ao julgamento em Shenshan (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte)

Trajando terno, Cielo, Nicholas, Henrique e Vinícius chegaram confiantes e sorridentes para o julgamento, que tem duração prevista de aproximadamente cinco horas. A decisão do TAS poderá sair ainda nesta quarta. O prazo estipulado pelo próprio tribunal para divulgar o resultado, no entanto, é até sexta.
Coaracy Nunes, julgamento de Cielo (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte)O presidente da CBDA, Coaracy Nunes, dá seu apoio
aos nadadores (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte)

Em sua defesa, Cielo conta com um experiente advogado, o americano Howard Jacobs, que já trabalhou para mais de 70 atletas flagrados em doping. Este ano, ele conseguiu provar que um laboratório da Turquia tinha errado o teste de Diana Taurasi, bicampeã olímpica de basquete pelos Estados Unidos, e garantiu à jogadora uma pena menor do que a esperada. Em 2009, ele também foi o responsável pela estratégia que reduziu pela metade a suspensão da nadadora americana Jessica Hardy, que testou positivo para um esteroide anabolizante e nunca assumiu o uso.

Na semana passada, Jacobs disse em entrevista ao SporTV que o caso do brasileiro é mais simples do que muitos em que já atuou. O americano afirmou possuir documentos que comprovam a boa fé do campeão olímpico e mundial, que, segundo ele, se enquadra em um caso diferente de todos os que já viu.

Segundo o TAS, o resultado do julgamento sairá até o próximo dia 22. A expectativa do brasileiro é que ele receba no máximo uma suspensão de dois meses. Neste caso, ainda poderia disputar o Mundial de Xangai, que começa no dia 24 deste mês. Se for suspenso por mais de cinco meses, ele também não poderá participar dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro. Mas a pior das hipóteses é se o campeão olímpico e mundial pegar mais de seis meses de punição. Neste caso, pela Regra de Osaka, ele estaria automaticamente fora dos próximos Jogos Olímpicos, em Londres-2012.

Entenda o caso

No dia 8 de julho, o TAS recebeu da Federação Internacional de Natação (Fina) um pedido formal de julgamento do caso de doping dos quatro brasileiros com urgência. A entidade sugeriu a troca da advertência dada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) por uma suspensão, a contar a partir de maio, quando os nadadores atestaram adverso para a substância furosemida.

Cesar Cielo chegando para o julgamento (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte)Além dos atletas e a defesa, membros da CBDA
foram ao tribunal (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte)

Os nadadores foram flagrados em exames realizados nos dias 7 e 8 de maio. No início do mês, a CBDA decidiu apenas aplicar advertência e anular os resultados deles no Maria Lenk. O painel de controle de doping da entidade levou em conta o "histórico dos atletas". Eles teriam explicado como o diurético entrou no organismo e que não houve aumento de desempenho.

A CBDA informou que uma farmácia de manipulação de Santa Bárbara D'Oeste - cidade de Cielo - enviou um relatório avisando sobre uma suposta contaminação das cápsulas por falta de limpeza no balcão onde as pílulas são produzidas. O estabelecimento, no entanto, negou ter assumido o erro pelo doping do nadador, mas admitiu a possibilidade de ter acontecido contaminação pelo ar.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/aquaticos/noticia/2011/07/julgamento-de-cesar-cielo-tem-inicio-na-china.html

É favorito, sim! Com dois de Suárez, Uruguai vence Peru e vai à final

COPA AMÉRICA DE FUTEBOL 2011


Seleção uruguaia domina partida em La Plata e agora espera o vencedor de Paraguai x Venezuela. Se for campeã, Celeste assumirá hegemonia



Por Marcos Felipe Direto de La Plata, na Argentina

O Uruguai tentou evitar o rótulo de favorito, mas mostrou em campo que é sim o principal candidato ao título da Copa América após as eliminações de Brasil e Argentina nas quartas de final. Sem um futebol vistoso, mas com garra e entrega, a Celeste  fez o que os torcedores brasileiros e argentinos esperavam de suas seleções: com autoridade, o time treinado por Óscar Tábarez  derrotou o Peru por 2 a 0 nesta terça-feira, em La Plata, e assegurou uma vaga na final da competição. Uma das estrelas da equipe, o atacante Luis Suárez foi o destaque ao fazer os gols do triunfo que coloca os uruguaios numa decisão após 12 anos de ausência (derrota para o Brasil em 1999 por 3 a 0).


Confira as melhores imagens de Peru 0 x 2 Uruguai

Agora, o time de Diego Forlán, Loco Abreu e companhia espera na final do próximo domingo, em Buenos Aires, o vencedor de Paraguai x Venezuela que, nesta quarta-feira, às 21h45m (de Brasília), fazem a outra semifinal do torneio sul-americano na cidade de Mendoza. O GLOBOESPORTE.COM e o SporTV transmitem todos os jogos ao vivo.


Se garantir o título, a Celeste passará a ser a maior campeã do continente: no momento, uruguaios e argentinos estão empatados com 14 conquistas da Copa América. O Brasil, atual bicampeão, tem oito.


MUSÔMETRO: veja as beldades dos estádios e escolha a musa da Copa América. Vote!

uruguai x peru suarez (Foto: Reuters)Suárez coloca a bola para dentro: Uruguai está na final da Copa América  (Foto: Reuters)

Buraco camuflado
uruguai x peru buracos gramado (Foto: Marcos Felipe/Globoesporte.com)Funcionários colocam areia no gramado durante
o intervalo (Foto: Marcos Felipe/Globoesporte.com)

Antes de a bola rolar, e para fazer a mesma realmente rolar no gramado, funcionários do estádio Ciudad de La Plata cobriram alguns buracos na grande área com terra. No último domingo, muitos jogadores brasileiros reclamaram do piso após a eliminação para o Paraguai, assim como o técnico uruguaio, Oscar Tábarez também disse que o estado da “cancha” não era um dos melhores.


Após o apito inicial, como era esperado por conta do sistema defensivo de ambas as equipes, muita disputa no meio de campo e, uma hora ou outra, entradas mais ríspidas de cada lado.
Por conta disso, o primeiro lance de perigo só saiu em uma jogada de bola parada. Forlán cobrou falta na área, a zaga peruana rebateu mal nos pés de Suárez que, de primeira, acabou chutando para fora aos sete minutos.


Uruguai domina, Peru tenta o contra-golpe
uruguai x peru forlan (Foto: AP)Camisa 10 do Uruguai, Diego Forlán não marca
pela Celeste desde a Copa do Mundo (Foto: AP)

O lance empolgou os uruguaios que passaram a ter mais o controle da partida, enquanto o time do técnico Sério Markarian se entrincheirava na defesa e buscava os contra golpes com Vargas que, aos 23, criou a primeira boa chance peruana. O jogador da Fiorentina driblou Lugano tranquilamente pela esquerda e cruzou rasteiro para área. Guerrero e Advíncula, entretanto, chegaram atrasados e não conseguiram empurrar para o gol.
Apesar do domínio e mais posse de bola, o Uruguai não conseguia criar muitas chances claras, esbarrando na falta de um homem de criação no meio – problema que o próprio técnico Oscar Tábarez já admitiu durante a competição -. Desse modo, a Celeste chegava com perigo apenas em bolas alçadas na área para Lugano ou seu companheiro de zaga, o grandalhão Coates, tentarem o cabeceio.
Numa dessas, a Celeste até conseguiu fazer o gol... Mas o árbitro boliviano Raúl Orosco, corretamente, anulou o tento de Álvaro Pereira que, impedido, aproveitou um desvio de Lugano aos 43.
Matador, Suárez faz a festa uruguaia
O segundo tempo começou como na primeira etapa. Peruanos atrás, buscando o contra-ataque, enquanto os uruguaios tentavam sufocar o rival. E essa iniciativa acabou premiada aos sete minutos. Forlán arriscou de longe, o goleiro Raúl Fernández espalmou mal e a bola sobrou para Suárez, oportunista, colocar para dentro. Festa da torcida uruguaia, maioria no estádio Ciudad de La Plata.

Em desvantagem, a seleção peruana teve que abdicar da retranca e sair para o jogo. E, com espaço, o Uruguai chegou rápido ao segundo gol. Álvaro Pereira fez lançamento perfeito para Suárez. O camisa 9 aproveitou o desespero de Fernandez, que saiu da área para tentar fazer o corte, driblou o goleiro e tocou para o gol vazio aos 12. Terceiro gol do atleta dos Reds na Copa América, artilheiro isolado da competição.


Cotovelada de “Roberto Carlos”
Perdida em campo, a seleção peruana viu a vaca ir para o brejo de vez aos 23 quando Vargas, de maneira estúpida, acertou uma cotovelada violenta em Coates. O jogador, que tinha o apelido de “Roberto Carlos” da Sicília quando defendeu o Catania-ITA, recebeu imediatamente o vermelho.
Com um homem a mais, o Uruguai controlou de vez o confronto. Nas arquibancadas, êxtase dos torcedores da Celeste que gritaram olé e, no fim, com o triunfo, sentiram que o jejum de 16 anos sem conquistas pode chegar ao fim no próximo domingo (o último caneco foi na Copa América de 1995).
peru 0 x 2 uruguai
Raúl Fernandéz, Alberto Rodríguez, Santiago Acasiete, Walter Vílchez, Giancarlo Carmona, Yoshimar Yotún (Willian Chiroque), Adán Balbín, Rinaldo Cruzado, Juan Vargas, Paolo Guerrero e Luis Advíncula (Carlos Lobatón). Fernando Muslera, Maxi Pereira, Diego Lugano, Sebastián Coates, Martín Cáceres, Walter Gargano (Sebastían Eguren), Arévalo Ríos, Álvaro González, Álvaro Pereira, Diego Forlán e Luis Suárez (Abel Hernández).
Técnico: Sérgio Markarián Técnico: Óscar Tábarez
Gols: Luis Suárez, aos 7 e 12 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Yoshimar Yotún, Carlos Lobatón (Peru); Diego Lugano, Walter Gargano, Luis Suárez (Uruguai). Cartão vermelho: Juan Vargas (Peru)
Estádio: Ciudad La Plata, La Plata. Data: 19/7/2011. Árbitro: Raúl Orosco (Bolívia). Auxiliares: Efraín Castro (Bolívia) e Marvin Torrentera (México)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-america/noticia/2011/07/e-favorito-sim-com-dois-de-suarez-uruguai-vence-peru-e-vai-final.html