segunda-feira, 18 de julho de 2011

Presidente do Inter demite Falcão e dirigentes do futebol

Após conversa com presidente do clube, vice de futebol afirma que está afastado do cargo e diz que treinador segue o mesmo caminho


Por Alexandre Alliatti Porto Alegre

Falcao Giovanni Luigi Roberto Siegmann treino Internacional (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Luigi (C) demite Falcão (D) e Siegmann (E)
(Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)

Um terremoto atinge o futebol colorado na manhã desta segunda-feira. Paulo Roberto Falcão não é mais técnico do Inter. E todo o departamento de futebol cai com ele. Roberto Siegmann afirmou na manhã desta segunda-feira à reportagem do GLOBOESPORTE.COM que está afastado da vice-presidência de futebol. A decisão, segundo o ex-dirigente, partiu do presidente Giovanni Luigi. Eles tiveram conversa nesta manhã. Poucos minutos depois, o clube confirmou a informação em seu site oficial.
- Tive uma reunião com o presidente. Ele manifestou que não estava satisfeito com o meu trabalho, com o trabalho do Falcão. Eu não esperava, mas tenho que aceitar - disse Siegmann.
A reportagem procurou contato com Luigi e com Falcão, mas eles não atenderam o telefone. O presidente dará entrevista coletiva às 12h para comentar as saídas. Os demais dirigentes do futebol, casos de Cuca Lima e Alexandre Chaves Barcelos, também devem sair.
A mudança geral acontece depois de três derrotas seguidas, para Vasco (2 a 0), Corinthians (1 a 0) e São Paulo (3 a 0). Siegmann sustentava o trabalho de Falcão, mas o rendimento era contestado. O Inter ganhou o Gauchão com Falcão, mas caiu na Libertadores e patinou no Brasileirão. Ao todo, foram 19 jogos, com oito vitórias, quatro empates e sete derrotas.


Falcão vinha pedindo reforços a cada entrevista. E não os recebia. No domingo, foi questionado sobre a possibilidade de a fragilidade do elenco (que ele não via em condições de ganhar o título) pesar sobre seu emprego. Não quis comentar.
- Este é um assunto que não vou falar mais. Falei uma vez e provoquei um terremoto em Porto Alegre. Eu me referia à sequência de jogos, mas não vou falar mais sobre isso - justificou, com bom humor, logo depois da derrota de domingo (veja o vídeo com os principais lances da partida).
Inter com Falcão:
Inter 1 x 0 Santa Cruz
Inter 2 x 0 Emelec
Juventude 1 x 2 Inter
Peñarol 1 x 1 Inter
Inter 1 x 1 Grêmio
Inter 1 x 2 Peñarol
Inter 2 x 3 Grêmio
Grêmio 2 x 3 Inter
Santos 1 x 1 Inter
Inter 0 x 1 Ceará
América-MG 2 x 4 Inter
Inter 2 x 2 Palmeiras
Coritiba 1 x 1 Inter
Inter 4 x 1 Figueirense
Atlético-MG 0 x 4 Inter
Inter 1 x 0 Atlético-PR
Vasco 2 x 0 Inter
Corinthians 1 x 0 Inter
Inter 0 x 3 São

FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2011/07/siegmann-fora-nao-faco-mais-parte-do-departamento-de-futebol.html

Washington faz dois, e Ceará atropela o América-MG de Antônio Lopes

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


Na estreia do técnico, Coelho é facilmente batido pelo Vozão, que consolida subida na tabela ao chegar aos 14 pontos. Mineiros seguem em penúltimo



Por GLOBOESPORTE.COM Fortaleza

 O Ceará não tomou conhecimento do América-MG neste domingo, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, e goleou por 4 a 0, com dois gols de Washington, um de Fabrício e um de Felipe Azevedo (Veja os gols no vídeo ao lado). A boa atuação na partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro marca a ascensão do time comandado por Vágner Mancini. Já são três jogos sem derrota, com duas vitórias e um empate. Mas o mesmo não pode ser dito para a equipe mineira. O técnico Antônio Lopes estreou sem conseguir os sonhados três pontos, meta que foi conquistada pelo Coelho apenas na primeira rodada, contra o Bahia.
Com o resultado, o Ceará chega aos 14 pontos, na 9ª colocação, enquanto o América continua em 19º, com seis. Na próxima rodada, o Vozão enfrenta o Flamengo, sábado, em Macaé. O Coelho encara o Figueirense, domingo, na Arena do Jacaré.
Washington gol Ceará (Foto: Ag. Estado)Washington comemora o primeiro gol dele, o segundo do Ceará contra o América-MG (Foto: Ag. Estado)

O primeiro tempo foi um verdadeiro passeio do Ceará. Com bom toque de bola no meio e movimentação intensa pelas laterais, o time da casa jogava com maturidade e criava chances em sequência. Egídio era boa opção pela esquerda, e João Marcos aparecia sempre com chutes de longa distância. O América, por sua vez, era uma presa fácil. Não conseguia trocar mais de três passes, e os seus atacantes só assistiam ao jogo.


Do outro lado, no entanto, o gol parecia questão de tempo. Washington ainda perdeu boa chance antes de Fabrício abrir o placar aos 32 minutos. Após cobrança de falta, Michel desviou de cabeça, e Fabrício, também de cabeça, tirou de Flávio para fazer 1 a 0. A empolgação da torcida, que já era grande, ficou ainda maior com os rabiscos de Osvaldo aterrorizando a zaga mineira. O Ceará era bem melhor e conseguiu ampliar aos 41. Thiago Humberto soltou uma bomba de fora da área, a bola explodiu no travessão e voltou limpa para Washington finalizar: 2 a 0.


Felipe Azevedo, com um minuto em campo, deixa a sua marca
O técnico Antônio Lopes tirou o inoperante Kempes, voltando para o segundo tempo com China. Mas as coisas estavam complicadíssimas para o América. Em vantagem no placar, o Ceará se deu ao luxo de relaxar e trocar passes com mais tranquilidade, ameaçando apenas de vez em quando, principalmente quando o estreante Egídio, cheio de disposição, era acionado.
Fabricio gol Ceará (Foto: Ag. Estado)Fabricio comemora o primeiro gol do Ceará na goleada sobre o América-MG (Foto: Ag. Estado)

Mas o outro lateral, Boiadeiro, também se destacava e dava muitos passes açucarados. Tanto que, aos 23, ele cruzou perfeitamente para Washington dominar no peito e, com muita calma, tocar para fazer 3 a 0.
O que era bom ficou ainda melhor aos 36. Em mais uma subida de Boiadeiro, o cruzamento saiu perfeito para Felipe Azevedo, que tinha acabado de entrar na vaga de Washington, fuzilar de primeira: 4 a 0.
CEARÁ  4 x 0 américa-mg
Diego, Boiadeiro, Fabrício, Diego Sacoman e Egídio (Rudnei); Heleno, Michel, João Marcos e Thiago Humberto (Geraldo); Osvaldo e Washington (Felipe Azevedo).  Flávio, Marcos Rocha, Anderson, Gabriel Santos e Gilson; Amaral, Glauber (Luciano), Netinho e Rodriguinho (Alessandro); Kempes (China) e Fábio Júnior. 
Técnico: Vágner Mancini Técnico: Antônio Lopes
Gols: Fabrício, aos 32 minutos do primeiro tempo, Washington, aos 41 minutos do primeiro tempo e aos 23 minutos do segundo tempo, Felipe Azevedo aos 36 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Gilson, China (América-MG); Michel (Ceará)
Arbitragem: Nielson Nogueira Dias (PE), auxiliado por Jossemmar Diniz (PE) e Wilton Lins (PE)
Data: 17/07/2011. Motivo: 10ª rodada do Brasileirão 2011. Local: Presidente Vargas, em Fortaleza.
 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/07/washington-faz-dois-e-ceara-atropela-o-america-mg-de-antonio-lopes.html

Zebras’ driblam os favoritos, brilham e se destacam na Copa América 2011


Uruguai, Peru, Paraguai e Venezuela derrubam Argentina, Colômbia, Brasil e Chile e fazem semifinais recheadas de surpresas no meio desta semana

Por Julyana Travaglia, Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Campana, Argentina

comemoração Paraguai Fred  (Foto: AFP)Paraguaios comemoram vitória nos pênaltis após erro de Fred, o quarto da Seleção Brasileira (Foto: AFP)

Com um drible desconcertante nos analistas, as “zebras” fizeram um golaço na Copa América de 2011. Assim, o torcedor que vê as semifinais definidas com os duelos Paraguai x Venezuela e Uruguai x Peru pode perguntar: por onde andam os favoritos? A resposta, então, será que estão todos eliminados, voltando pra casa.
Os casos mais surpreendentes são os da anfitriã Argentina e do atual bicampeão Brasil. Depois de uma primeira fase com dois empates e apenas uma vitória, os hermanos tiveram o Uruguai pela frente nas quartas de final. Resultado: um empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação e derrota nos pênaltis (5 a 4).

- Não chamo de fracasso. Fizemos o possível para ganhar a Copa. A palavra fracasso é muito forte. Temos que seguir trabalho – disse o técnico da Argentina, Sergio Batista, logo depois da eliminação para a Celeste.
Gabriel Cichero e Oswaldo Vizcarrondo gol Venezuela (Foto: EFE)Chichero foi o herói da Venezuela na vitória sobre o Chile, nas quartas de final do torneio (Foto: EFE)

A Seleção Brasileira teve uma campanha idêntica à da Argentina na primeira fase. Empatou dois jogos e venceu um. Só que deu mais sorte e classificou-se como primeira da chave. Reencontrou, então, o Paraguai. E se deu mal. Mesmo jogando bem, não saiu do 0 a 0. Nos pênaltis, errou quatro cobranças e perdeu por 2 a 0.
- A derrota sempre nos traz tristezas, porque o futebol só valoriza quem vence. Mas temos de sair da Copa América com uma noção bastante clara de que o Brasil evoluiu ao ponto de fazer um quarto jogo com uma superioridade imensa, permitindo apenas duas conclusões do adversário – declarou Mano Menezes.
Jogadores Uruguai comemoram (Foto: Reuters)Uruguaios vibram com a vitória sobre a Argentina
(Foto: Reuters)

Outro que chegou às quartas de final como favorito e deu adeus mais cedo do que a maioria imaginava foi a Colômbia. Melhor time do grupo da Argentina, a equipe cruzou com o Peru, que se classificou apenas como melhor terceiro colocado. Para surpresa de muitos, a zebra venceu na prorrogação por 2 a 0.
Por fim, a maior surpresa de todas: a Venezuela. A Vino Tinto não só passou às semifinais da competição pela primeira vez na história, como eliminou o Chile, apontado pelo técnico do Brasil, Mano Menezes, como o melhor time da primeira fase, com uma vitória por 2 a 1. As “zebras” realmente estão em alta.
A decisão da Copa América será no próximo domingo, dia 24 de julho, em Buenos Aires. Antes, porém, Peru e Uruguai disputam uma das vagas na decisão na terça-feira, em La Plata. E na quarta-feira, Paraguai e Venezuela jogam em Mendoza.
Carlos Lobaton gol perú (Foto: Reuters)Surpreendentemente, o Peru despachou a Colômbia com vitória de 2 a 0 na prorrogação (Foto: Reuters)

FONTE:

Cruzeiro segura pressão do Bahia, e Wallyson garante mais uma vitória

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


Raposa consegue o terceira triunfo em quatro partidas sob o comando de Joel. Equipe baiana se aproxima perigosamente da zona de rebaixamento


por Fernando Martins Y Miguel



O Cruzeiro não teve vida fácil, mas com dois gols de Wallyson derrotou o Bahia por 2 a 1 na Arena do Jacaré, na noite deste domingo, pela décima rodada do Brasileirão. Jobson marcou para o Tricolor baiano e, na comemoração, brincou de pescaria, atitude que poderia ter relação com o "episódio da sardinha", envolvendo o técnico da Raposa, Joel Santana. O jogador, no entanto, negou. (assista aos gols da partida no vídeo acima).
Com a vitória, a Raposa chegou aos 15 pontos e passou para a sétima posição, mas ainda pode ser ultrapassado pelo Figueirense, que soma 14 e enfrenta o Grêmio na próxima quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Orlando Scarpelli. Já o Bahia, com dez pontos e na 16ª colocação, continua perto da zona de rebaixamento - o Atlético-GO, com oito, é o primeiro time do Z-4.


Os dois times voltam a campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília). O Cruzeiro enfrenta o Corinthians no Pacaembu, e o Bahia recebe o Coritiba em Pituaçu.


'Homenagens' e homenagem
Desde que chegou ao estádio, Jobson era o alvo predileto da torcida do Cruzeiro, que provocava com insultos referentes ao caso de doping do jogador, em 2009. Ele cumpriu seis meses de uma pena de dois ano por uso de crack, mas no último dia 21 de junho foi julgado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, e pode ter a punição revista. Além disso, no início do ano, o jogador passou pelo maior rival da Raposa, o Atlético-MG, mas pediu para deixar o clube.
Outro que foi lembrado antes da partida foi o volante Marquinhos Paraná, mas para ser homenageado. Ele recebeu uma placa comemorativa pelos 200 jogos com a camisa do Cruzeiro, completados na última rodada, contra o São Paulo, no Morumbi.


Igualdade e provocação
No começo, o Cruzeiro não deu chances para o Bahia gostar do jogo, já que Wallyson abriu o placar logo aos quatro minutos. Após cobrança de escanteio, ele pegou a sobra e mandou uma bomba no canto de Marcelo Lomba. Mas o time que começou arrasador passou a ceder espaços ao rival, principalmente pelo lado direito do ataque.
Três minutos depois do gol da Raposa, Jobson teve a chance de se vingar dos xingamentos. Ele chegou a driblar o goleiro Fábio, mas chutou no zagueiro Naldo, que estava sobre a linha. Só que na segunda tentativa, Jobson não perdoou. Mais uma vez pela direita, Jancarlos cruzou, a defesa celeste cortou mal, e o atacante tocou para o gol vazio. Silêncio na Arena do Jacaré.


Na comemoração, Jobson e Júnior foram até a câmera de TV e fizeram a coreografia como se estivessem pescando. Perguntado no intervalo se a comemoração tinha a ver com o técnico cruzeirense Joel Santana, envolvido numa polêmica com o clube baiano, o camisa 11 preferiu não polemizar e disse que não.
Mas o episódio entre Joel e o Bahia também foi lembrado pelos torcedores do tricolor presentes na Arena do Jacaré. Alguns levaram cartazes como resposta ao treinador cruzeirense, que já foi duas vezes campeão estadual pelo clube tricolor, em 1994 e 1999 (assista a
o vídeo acima).
Com dois gols em menos de 15 minutos, poderia se imaginar que a partida seria quente, mas os dois times pouco criaram em mais de 35 minutos, e a igualdade acabou justa na primeira etapa.

Gol de Wallyson e muito sufoco
Na segunda etapa, o técnico Joel Santana colocou o meia Roger na vaga de Vitor. Com isso, Leandro Guerreiro foi recuado e passou a jogar como terceiro zagueiro. Assim como aconteceu no primeiro tempo, a Raposa voltou a marcar no início. Em rápido contra-ataque, Montillo lançou Ortigoza, que cruzou rasteiro. O zagueiro Titi e o atacante Wallyson dividiram a bola que acabou balançando as redes. O árbitro deu o gol para o atacante celeste.
Wallyson gol cruzeiro (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)Wallyson (à direiita) corre para comemorar o gol do Cruzeiro (Foto: Washington Alves / VIPCOMM)

Em desvantagem no placar, o Bahia partiu para o ataque, e o Cruzeiro aceitou a pressão da equipe nordestina. Carlos Alberto, com liberdade, levava perigo com passes precisos para Jobson e Ávine. Mas o Bahia pecava nas finalizações. A pressão foi intensa nos minutos finais, mas Fábio dava segurança aos cruzeirenses lá atrás.
Para desafogar a defesa, Joel colocou o jovem Dudu na equipe, e o baixinho criou uma jogada pela direita que quase culminou no gol de Montillo. Após driblar o marcador, ele foi ao fundo e cruzou. No segundo pau, Montillo dominou, mas Lomba saiu rápido e com o peito evitou o gol. Sem conseguir passar por Fábio, o Bahia amargou mais uma derrota no Brasileirão, enquanto o Cruzeiro conseguiu sua terceira vitória em quatro jogos sob o comando de papai Joel.
cruzeiro 2 x 1 bahia
Fábio; Vítor (Roger), Léo, Naldo e Gilberto (Dudu); Marquinhos Paraná, Leandro Guerreiro, Fabrício e Montillo; Wallyson e Ortigoza (Everton) Marcelo Lomba; Jancarlos, Titi, Paulo Miranda e Ávine; Fahel, Hélder (Ricardinho), Diones (Gabriel) e Carlos Alberto; Júnior (Lulinha) e Jobson
Técnico: Joel Santana Técnico: Renê Simões
Gols: Wallyson, aos 4 minutos do 1º tempo e aos 6 do 2º (Cruzeiro); e Jobson, aos 14 minutos do 1º tempo (Bahia)
Cartões amarelos: Fabrício, Leandro Guerreiro e Léo (Cruzeiro); Jancarlos, Jobson e Fahel (Bahia).
Data: 17/07/2011. Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011. Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Árbitro: Elmo Resende Cunha. Auxiliares: João Patrício de Araújo e Fábio Pereira. Público: 6.666 pagantes. Renda: R$ 108.605


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2011/17-07-2011/cruzeiro-bahia.html

Eliminação da Seleção altera horário de três partidas do Brasileirão


Palmeiras x Flamengo, Botafogo x Corinthians e Figueirense x Grêmio mudam de 19h30m para as 21h50m (de Brasília), na próxima quarta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A eliminação da Seleção Brasileira nas quartas de final da Copa América alterou os horários dos três jogos que fecham a décima rodada do Brasileirão, na próxima quarta-feira, dia 20. Conforme previsto em comunicado publicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no dia 30 de junho, Palmeiras x Flamengo, Botafogo x Corinthians e Figueirense x Grêmio, que seriam disputados às 19h30m (de Brasília), terão início às 21h50m.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/07/eliminacao-da-selecao-altera-horario-de-tres-partidas-do-brasileirao.html

Com Adilson Batista nos camarotes, São Paulo vence o Inter no Beira-Rio

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


C asemiro, Fernandinho e CarliCnhos Paraíba fazem gols do novo vice-líder



por Eduardo Cecconi e Sergio Gandolphi



Ao menos até a próxima quarta-feira, quando Flamengo e Palmeiras se enfrentam, os são-paulinos podem degustar a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. No início da noite deste domingo, no Beira-Rio, o São Paulo venceu o Inter por 3 a 0, pela 10ª rodada (veja vídeo acima).


Ainda no primeiro tempo, Casemiro e Fernandinho marcaram. Nos acréscimos da etapa final, Carlinhos Paraíba fechou a conta. Com o resultado, a equipe treinada pelo interino Milton Cruz sobe para 21 pontos, quatro abaixo do líder Corinthians, e chega à 2ª colocação - Adilson Batista, técnico recém-contratado, assistiu ao jogo no estádio.
Já o Inter permanece com 15 pontos, em 11 partidas disputadas, e caiu do sétimo para o oitavo lugar. É a terceira derrota consecutiva da equipe. Pela 11ª rodada, o Colorado voltará a jogar na próxima quinta-feira, dia 21 de julho, na Ressacada - contra o Avaí. No sábado seguinte, o São Paulo receberá o Atlético-GO, no Morumbi.
Casemiro gol São Paulo (Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM)Casemiro abriu caminho para a boa vitória tricolor no Beira-Rio (Foto: Jefferson Bernardes / VIPCOMM)

De camarote
Os dois treinadores tiveram problemas para definir suas equipes. No Inter, Falcão não contou com Juan e Oscar, na Seleção Brasileira sub-20, e com o suspenso Zé Roberto. E, enquanto o recém-contratado Adilson Batista não toma a frente no São Paulo - ele assistiu ao jogo de um camarote -, o interino Milton Cruz ficou sem Marlos, que passou mal na concentração, além dos selecionáveis Lucas, Bruno Uvini, Willian José e Henrique.
Sob muito frio, acentuado pelo vento congelante egresso do Rio Guaíba, quatro jogadores tiveram coragem de entrar em campo vestindo camisas de mangas curtas: Índio e D'Alessandro pelo Inter, Rivaldo e Juan pelo São Paulo. Detalhe quase despercebido, assim como boa parte do primeiro tempo, afinal, os torcedores acompanhavam pelos rádios a derrota do Brasil, nos pênaltis, para o Paraguai.


- Dunga! Dunga! - gritaram os colorados, ironizando a eliminação brasileira.
Pouco depois, entretanto, Casemiro chamou de volta a atenção dos torcedores ao jogo em andamento. De cabeça, ele acordou o público e fez os muitos tricolores presentes no Beira-Rio ganharem um motivo a mais para trocar abraços, além da tentativa de espantar o frio. Comemoração que se repetiu quando Fernandinho marcou um golaço, 20 minutos depois.


Sempre superior
Abaixo de vaias, principalmente para Bolívar e Nei, os jogadores do Inter retornaram aos vestiários ainda digerindo em pensamentos os motivos para o mau desempenho no primeiro tempo. No 4-4-2 em losango, o São Paulo controlou o meio-campo frente às duas linhas coloradas.


No segundo tempo, com Elton e Fabrício em lugar de Bolatti e Ricardo Goulart, Falcão tentou anular a supremacia são-paulina no setor. D'Alessandro saiu da faixa lateral ofensiva pela direita e foi centralizado. Mas o trio de volantes tricolores seguiu combatendo e articulando em vantagem.
Além de Rodrigo Souto, Casemiro e Wellington, o zagueiro Rhodolfo e o goleiro Rogério Ceni começaram a se destacar quando o Inter tentou iniciar uma pressão. Mantendo propriedade sobre o termostato da partida, regulando a temperatura conforme seu interesse, Milton Cruz lançou o estreante Cícero em lugar de Rivaldo para elevar em alguns graus os contra-ataques.
Com a derrota consumada, os torcedores mais uma vez protestaram nas arquibancadas.
- Ôôô, seja mais guerreiro! Tu é Inter, não é Grêmio - bradavam. Mas, aos 48, ainda houve tempo para Carlinhos Paraíba marcar.
INTER 0 X 3 SÃO PAULO
Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Guiñazu, Bolatti (Elton), D'Alessandro e Ricardo Goulart (Fabrício); Alex (Gilberto) e Leandro Damião. Rogério Ceni, Jean, Xandão, Rhodolfo e Juan; Rodrigo Souto, Wellington, Casemiro e Rivaldo (Cícero); Dagoberto e Fernandinho (Carlinhos Paraíba).
Técnico: Falcão. Técnico: Milton Cruz (interino).
Data: 17/07/2011. Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Árbitro: Wagner Remay (MT), auxiliado por Erich Bandeira (PE) e Joadir Pimenta (MT).
Gols: Casemiro (São Paulo), aos 19m; Fernandinho (São Paulo), aos 39m, no primeiro tempo. Carlinhos Paraíba (São Paulo), aos 48m, no segundo tempo.
Cartões amarelos: Kleber, Bolívar, Índio, Fabrício (Inter); Rhodolfo (São Paulo).
Público: 13.630 torcedores. Renda: R$ 188.645,00.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2011/17-07-2011/internacional-sao-paulo.html

Após arrasar americanas, técnico do Brasil diz que esperava jogo fácil


Hélio Griner afirma que rivais nos Jogos Militares serão Alemanha e China

Por Rafael Lopes Rio de Janeiro

A  vitória fácil do Brasil sobre os Estados Unidos na estreia do torneio de vôlei feminino dos Jogos Mundiais Militares surpreendeu muita gente presente ao Ginásio do Maracanãzinho. Afinal, a tradição da seleção americana no esporte é conhecida. Mas para o técnico do time brasileiro, Helio Griner, a pouca resistência do adversário, que veio para a competição apenas com militares de carreira, já era esperada.
Hélio Griner - técnico seleção de vôlei feminina do Brasil (Foto: Alexandre Loureiro/Gingafotos)Hélio Griner orienta as jogadores brasileiras durante tempo técnico (Foto: Alexandre Loureiro/Gingafotos)

- Esperava. Pelo campeonato do ano passado (Mundial Militar), acreditava que seria assim. Acho que a principal preocupação em um jogo desses é a gente render bem e foi assim. Poderia ter sido 3 a 0, mas por 25/8, 25/12 e 25/14, mais arrastado. A ideia era imprimir nosso ritmo. Sabíamos que o outro time era mais fraco, mas não podíamos dar brechas. O campeonato é muito curto - disse.
Griner acredita que os principais rivais da seleção brasileira serão Alemanha e China, que não contam apenas com militares de carreira em seus elencos. O time asiático não participou do Mundial Militar no ano passado, mas suas jogadoras disputam a liga local pelo time das forças armadas. Já as europeias, adversárias desta segunda, às 19h (de Brasília), contam com atletas experientes.
- Ganhamos os dois jogos da Alemanha no Mundial do ano passado, mas é uma equipe com jogadoras que disputam a liga principal alemã. Pela relação que vi, são mais ou menos as mesmas jogadoras (do ano passado). Amanhã é um jogo importante para a gente. Se nós e a China ganharmos delas, faremos um jogo sem valer muito na última rodada para nos enfrentarmos de novo na final. Se perdermos um jogo, precisaremos ficar fazendo contas. E a gente veio aqui para ser campeão.
Para Valeskinha, central do time brasileiro, o nível técnico das partidas deve melhorar nas próximas rodadas. Ela confessa que esperava um pouco mais de dificuldade contra as americanas no jogo deste domingo.
- As meninas falavam que não seria um jogo duro, mas esperávamos um jogo melhor, não tão fácil. Sacamos bem, acho que isso foi fundamental. Acho que Alemanha e China, por jogarem campeonatos mais fortes, terão nível técnico melhor.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/Jogos-Mundiais-Militares/noticia/2011/07/apos-arrasar-americanas-tecnico-do-brasil-diz-que-esperava-jogo-facil.html

Nem musas, nem Obama: Japão bate EUA nos pênaltis e vence o Mundial

Após 2 a 2 com prorrogação, equipe sensação do torneio bate os Estados Unidos das musas Solo e Morgan. Presidente americano torceu pelo Twitter


Por GLOBOESPORTE.COM Frankfurt, Alemanha


As musas Hope Solo e Alex Morgan até que tentaram, contando com a torcida virtual de Barack Obama. Mas o dia era do Japão. A seleção asiática, que quase ficou fora do Mundial Feminino por conta do tsunami e do terremoto que abalaram o país em março, superou muitas dificuldades também na decisão deste domingo, em Frankfurt, e venceu de forma incrível os Estados Unidos nos pênaltis, por 3 a 1, depois de 2 a 2 com direito a prorrogação.
As japonesas saíram atrás no placar duas vezes, uma no tempo normal e outra na prorrogação, mas Miyama e Sawa foram buscar a igualdade. Na disputa por pênaltis, as americanas perderam três cobranças, e Kumagai garantiu o título, o primeiro do país na história das Copas.
A seleção americana, campeã em duas oportunidades, perdeu a chance de alcançar a hegemonia e desempatar com a anfitriã Alemanha, também bicampeã e que caiu nas quartas para as japonesas.
Japão vence copa do mundo feminino (Foto: Reuters)Japonesas levantam a taça do Mundial Feminino na Alemanha: primeiro título (Foto: Reuters)

Domínio americano no primeiro tempo
Dentro de campo, a musa americana Hope Solo assistia de camarote ao domínio total de sua equipe no primeiro tempo. Foram nada menos do que nove boas chances de gol, incluindo duas bolas na trave.
hope solo EUA japão final copa do mundo (Foto: Agência Reuters)Musa do Mundial, Hope Solo chegou a defender
um pênalti contra o Japão (Foto: Agência Reuters)

O arsenal dos Estados Unidos incluía jogadas por todos os lados, além de forte pressão com bola área, aproveitando maior vigor físico em relação às baixinhas japonesas. Wamback, Rapinoe e Cheney infernizaram a vida do Japão desde os 20 segundos de partida, quando esta última entrou com a bola dominada pelo lado esquerdo e obrigou a goleira Kaihori a fazer a primeira defesa.
A movimentação do trio americano era intensa. As chances eram criadas uma atrás da outra. E por duas vezes a trave japonesa balançou. A primeira com Rapinoe, também em jogada pela esquerda, aos 17 minutos. E depois em um lindo chute de fora da área com Wamback, com 28 de jogo.
O Japão tentou acalmar o jogo com toques para o lado no campo de defesa. A posse de bola maior (52% a 48%) das nipônicas dava uma falsa impressão de domínio. A goleira americana Hope Solo só foi fazer sua primeira defesa (sem muito esforço, diga-se de passagem) aos 30 minutos. A partir daí, a equipe japonesa até melhorou um pouco, mas foi para o intervalo aliviada com o 0 a 0 no placar.
Pelo Twitter, Barack Obama vibrava com o jogo. Assistindo ao jogo ao lado da família, ele comentou o jogo no Twitter:

- Grande primeiro tempo da equipe dos EUA. Vamos mantê-lo na segundo - postou.
EUA perdem Cheney, machucada. O destino ajuda...
Na volta para o segundo tempo, a camisa 12, Cheney, foi focalizada no banco de reservas com uma bolsa de gelo no pé direito. Desfalque no setor ofensivo americano que tão bem funcionou na etapa inicial.
Todos os campeões
1991 Estados Unidos
1995 Noruega
1999 Estados Unidos
2003 Alemanha
2007 Alemanha
2011 Japão
Morgan foi para o jogo, e os EUA parece até que melhorou com a reserva. Logo aos três minutos, ela mesmo desviou cruzamento da direita, a bola desviou em Kaihori, e os Estados Unidos acertaram a trave pela terceira vez. A zaga japonesa ainda teve trabalho para afastar o perigo no rebote.
Apesar de todo o domínio americano, o Japão foi prejudicado pela arbitragem. Aos 18 minutos, Ohno foi lançada em condição legal e ficaria cara a cara com Hope Solo, mas a assistente marcou impedimento em lance de difícil observação, já que a japonesa apareceu muito à frente da marcação depois que a bola foi lançada.
Os Estados Unidos não têm nada com isso e continuaram sua pressão até finalmente chegar ao gol. Com uma certa "ajudinha" do destino. Morgan, que entrara no lugar da lesionada Cheney, foi lançada nas costas da zaga por Rapinoe e bateu cruzado, no canto esquerdo de Kaihori, para fazer 1 a 0.
Obama assiste futebol feminino (Foto: Divulgação)Obama assiste à decisão com a família (Foto: Divulgação)

Só que a quantidade de gols perdidos acabaram fazendo falta para as americanas. Quando tudo se encaminhava para uma vitória apertada, o Japão reuniu forças para empatar após uma falha incrível da defesa. Depois de cruzamento pela direita, Buehler disputou bola com Miyama e, na hora de afastar, chutou em cima da companheira Krieger. A número 8 nipônica ficou com a sobra e mandou para o gol, sem chance para Hope Solo.
Foi a senha para mais uma prorrogação na competição. Onde de novo brilhou a estrela de Morgan. Como se fosse uma ponta esquerda, a camisa 13 partiu para cima de Kinga, chegou à linha de fundo e cruzou na cabeça de Wamback, que nem precisou pular para fazer 2 a 1.
Alex Morgan EUA futebol feminino (Foto: Reuters)Alex Morgan participou dos dois gols
dos Estados Unidos (Foto: Reuters)

Hope Solo quase pôs tudo a perder ao sair em falso após cruzamento de Miyama, mas as atacantes japonesas não conseguiram aproveitar. Mas aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, não teve jeito. Miyama bateu escanteio da esquerda, Sawa se antecipou e desviou. A bola tocou levemente em Buehler, e entrou.
O estádio foi ao delírio com o gol. Os alemães presentes adotaram o Japão para torcer. E no fim ainda viram a zagueira Iwashimizu ser expulsa depois de cometer falta na meia-lua, não aproveitada pelas americanas na última chance com bola rolando.

EUA vão mal nas cobranças de pênalti
O Japão mostrou toda a tranquilidade oriental na decisão por pênaltis. Das quatro cobranças, converteu três - Hope Solo pegou uma. Já as americanas perderam as três primeiras (com Boxx, Lloyd e Heath) e dificultaram o trabalho da camisa 1. Kumagai bateu no ângulo a quarta penalidade e garantiu o título japonês.
Só restou a Barack Obama, através do Twitter, parabenizar as americanas e reconhcer o título japonês:
- Não poderia estar mais orgulhoso das mulheres depois de um jogo muito disputado. Parabéns para o Japão, as campeões da Copa do Mundo - postou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-feminino/noticia/2011/07/japao-segura-pressao-americana-e-vencem-o-mundial-nos-penaltis.html

Loco Abreu exalta garra uruguaia e agradece carinho da torcida do Bota

Atacante, que completou 15 anos com a camisa celeste no triunfo diante da Argentina, pede respeito aos peruanos na próxima terça-feira


Por Marcos Felipe e João Paulo Garschagen Direto de Santa Fé, Argentina

Loco Abreu jogou apenas três minutos em toda a Copa América até agora. No entanto, apaixonado pela seleção uruguaia, o veterano de 34 anos não esboça nenhuma insatisfação. Pelo contrário. Após o triunfo nos pênaltis sobre a Argentina, no último sábado, em Santa Fé, o atleta do Botafogo parecia um juvenil, extasiado com a classificação às semifinais da Copa América e exaltando a raça de sua equipe.
- Estou feliz porque mesmo quando ficamos com um a menos (Nota: Diego Pérez foi expulso no final da primeira etapa), diante da adversidade, continuamos acreditando que podíamos conseguir. E agora podemos ficar na história (do futebol uruguaio) – afirmou Loco com uma voz muita rouca.
- Vamos aproveitar um pouco porque ainda não conquistamos nada e temos pela frente os peruanos – ressaltou o atacante, que completou 15 anos com a camisa celeste na partida diante da Argentina, se referindo ao duelo da próxima terça-feira, em La Plata.

Feliz, Loco Abreu também agradeceu o carinho da torcida do Botafogo que, segundo ele, torceu pela seleção uruguaia diante dos argentinos.
- Agradeço muito o respaldo dos alvinegros. É algo que é muito importante para mim e também para toda seleção.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-america/noticia/2011/07/loco-abreu-exalta-garra-uruguaia-e-agradece-carinho-da-torcida-do-bota.html