terça-feira, 5 de julho de 2011

Bernardinho, sobre fase final da Liga: ‘Estamos no grupo da morte’

Técnico avalia Cuba, Estados Unidos e Rússia, próximos adversários do Brasil no torneio. Preparador físico comenta maratona de jogos sem dia de descanso

Por GLOBOESPORTE.COM Gdansk, Polônia

Bernardinho treino seleção vôlei Ibirapuera Liga Mundial (Foto: Vipcomm)Bernardinho vê Brasil no 'grupo da morte' da fasefinal da Liga Mundial (Foto: Vipcomm)

O sorteio do grupos da fase final da Liga Mundial não trouxe as melhores notícias para o Brasil. Para chegar às semifinais, a seleção terá que se classificar entre os dois primeiros em um grupo formado por Estados Unidos, Rússia e Cuba. Ciente das pedreiras que terá pela frente, o comandante verde e amarelo afirmou que a chave brasileira é a mais difícil.
- Estamos chamando de grupo da morte. É uma chave forte e muito equilibrada, onde reeditaremos as últimas finais do Campeonato Mundial, contra Cuba, dos Jogos Olímpicos, contra os Estados Unidos, e da Liga Mundial, diante da Rússia. Vamos precisar de pelo menos duas vitórias nestes confrontos para avançar – avaliou.
Diferentemente das últimas edições da competição, neste ano não haverá um dia de intervalo entre os jogos dos novos grupos e a disputa das semifinais. Preparador físico da seleção, José Inácio Sales diz que a equipe está preparada para a série de confrontos, que vai de quarta-feira a domingo, caso o time avance no torneio.
jogadores de Cuba comemoram vitória no vôlei (Foto: FIVB)na Liga Mundial (Foto: FIVB)Cuba supera desfalques de última hora e avança
- É evidente que os jogadores vão sentir o impacto da sequência de jogos, mas nosso trabalho visa fazer com que eles sintam menos que os outros. Nos últimos torneios, o Brasil sempre terminou muito bem fisicamente. Já passamos por situações de sequências até mais longas do que esta, mas não com jogos de tanta exigência. Focamos o trabalho na prevenção de lesões e, neste aspecto, a equipe está bem preparada para encarar esta adversidade – disse.

Veja a avaliação de Bernardinho sobre os próximos adversários do Brasil.
Cuba, segunda colocada no Grupo D: "Eles perderam jogadores importantes (o central Simon, o ponteiro Leal e o levantador Hierrezuelo), mas continua muito bem. Eles contrariaram alguns prognósticos e não se fragilizaram. Conseguiram a classificação ganhando da Itália fora de casa por 3 a 0. É uma equipe de muita força física e que procura constranger seus adversários pela capacidade física."
Estados Unidos, algoz do Brasil na 1ª fase: "Será o nosso adversário com maior capacidade técnica. Além disso, tem por cultura ter muita consciência na parte tática. É uma equipe que sempre dificulta muito a vida do Brasil. É um time de personalidade forte, que não esmorece, e deu mostras disso na primeira fase."
Rússia, dona da melhor campanha da 1ª fase: "É uma equipe de condição física impressionante, que conta com jogadores altos e aposta muito na qualidade de seu saque e de seu bloqueio. Além disso, tem muitas opções para trocar a equipe no decorrer das partidas. Fez a melhor campanha da primeira fase e mostrou sua força."
vôlei david lee eua brasil (Foto: divulgação / FIVB)Brasil x Estados Unidos: duas vitórias para cada lado na primeira fase (Foto: divulgação / FIVB)

FONTE:

Para Renan, ‘experiente’ Antônio Carlos é um dos melhores do Brasil

Goleiro diz que zaga alvinegra lhe dá segurança durante as partidas do time

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro

renan botafogo treino (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)Renan tem atuado bem no gol alvinegro
(Foto: Cezar Loureiro / O Globo)

Com a convocação de Jefferson para a Seleção Brasileira, Renan assumiu a camisa 1 do Botafogo e tem mostrado qualidade. Seguro, o jogador foi elogiado por Caio Júnior e pelos companheiros. Mas, segundo o goleiro, as boas atuações são fruto também do bom sistema defensivo do time.
- Apesar de não se falar tanto deles, para mim, nossa defesa é uma das melhores do Brasil. A gente quase não sofre gols, é uma formação sólida. O time todo está ajudando a marcar. Antônio Carlos é um dos melhores do Brasil. Tem crescido bastante. É um excelente capitão – elogiou o goleiro.
Renan destacou o papel de liderança do zagueiro, mas fez questão de não o chamar de veterano. Afinal, na semana passada Antônio Carlos disse que tinha medo de ser chamado assim.
- Experiente, mas veterano não (risos). Ele tem dado muita força para a gente. Tem se colocado como líder, mas outros jogadores também. Isso é bom. Não tem só um. Fortalece ainda mais o grupo.
Quinta-feira, o Botafogo enfrenta o Atlético-GO, no Engenhão, em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo tem início às 19h30m (horário de Brasília).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/07/para-renan-experiente-antonio-carlos-e-um-dos-melhores-do-brasil.html

Flu teria tentado atravessar acordo entre Marcelo Mattos e Botafogo

Informação é de uma pessoa ligada à diretoria alvinegra que, mesmo assim, espera anunciar o acerto com o volante até quarta. Tricolor nega interesse

Por Edgard Maciel de Sá, Fábio Leme e Thiago Fernandes Rio de Janeiro

O Botafogo espera anunciar oficialmente nesta terça-feira ou, no mais tardar, até quarta, a contratação em definitivo do volante Marcelo Mattos. Entretanto, o Glorioso não seria o único clube que deseja o jogador do Panathinaikos, da Grécia. Segundo uma pessoa ligada à diretoria alvinegra, o Fluminense tentou atravessar a negociação.
Marcelo Mattos comemora gol do Botafogo (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)Mesmo com assédio do Flu, diretoria do Bota confia no acerto com Mattos (Ivo Gonzalez / Agência O Globo)

O Fluminense, por sua vez, nega o interesse em Marcelo Mattos. O presidente do clube, Peter Siemsen, afirmou que o volante alvinegro nunca esteve nos planos.
- Nunca tivemos interesse algum no Marcelo Mattos. Temos seis volantes no elenco (Diguinho, Edinho, Diogo, Fernando Bob, Valencia e Rodrigo) e estamos satisfeitos com eles
Mesmo com a suposta investida do clube das Laranjeiras, a diretoria do Botafogo não está preocupada, pois já tem a palavra de Marcelo Mattos e de seu empresário, Carlos Leite, de que, no Brasil, o atleta só atuará pelo clube da estrela solitária.

A reportagem do GLOBOESPORTE.COM tentou entrar em contato com Carlos Leite, mas seu celular estava desligado.

Para concretizar a negociação, o Botafogo precisa pagar ao Panathinaikos 900 mil euros (cerca de R$ 2 milhões). O jogador assinará o contrato por três temporadas. Mattos, entretanto, não deve ter condições de enfrentar o Atlético-GO, nesta quinta.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/07/flu-tenta-atravessar-negociacao-entre-botafogo-e-marcelo-mattos.html

Substituído por Mano, Robinho tem vaga ameaçada e está na berlinda

Jogador do Milan foi substituído no empate com a Venezuela, em La Plata. Elano e Lucas são as opções para o seu lugar, e Fred corre por fora

Por Julyana Travaglia, Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Campana, Argentina

robinho brasil arango venezuela copa américa (Foto: Mowa Press)Robinho contra a Venezuela: atuação apagada
(Foto: Mowa Press)

Robinho não fez uma boa estreia na Copa América no empate em 0 a 0 com a Venezuela. E o atacante, que não faz um gol pela Seleção Brasileira desde a eliminação para a Holanda na Copa de 2010, há um ano, está na berlinda. Mano Menezes admite que pode mudar o time para o duelo com o Paraguai, sábado, em Córdoba, pela segunda rodada do Grupo B da Copa América. E a alteração seria no setor ofensivo, que foi criticado após o jogo contra a Venezuela. Dos nove jogos da Era Mano Menezes, Robinho esteve em campo em oito. Todos como titular. Mas foi substituído sete vezes. Apenas na derrota por 1 a 0 para a Argentina ele permaneceu os 90 minutos.
O camisa 7 foi o primeiro a ser substituído por Mano Menezes na partida do último domingo. Quando viu Fred do lado de fora, pronto para entrar, pensou que o escolhido para sair seria Alexandre Pato. Avisou o companheiro. Mas quando a placa subiu, percebeu que seria ele mesmo a deixar o gramado. No tempo em que esteve em campo, o jogador do Milan não teve uma atuação como nos bons tempos. Não se aproximou de Ganso, o principal armador, e perdeu uma chance clara de gol.
- Respeito a opinião do Mano e também respeito o jogador que entra na minha posição, porque está no banco esperando uma oportunidade. Mas claro que nenhum jogador gosta de ser substituído – declarou o atacante do Milan durante sua passagem pela zona mista do estádio Único de La Plata.
Robinho ainda tem crédito com Mano Menezes. Mas o treinador observa as alternativas. Embora Fred tenha entrado em seu lugar, é difícil que o técnico brasileiro utilize dois centroavantes, e Pato foi um dos poucos a se destacar no empate com a Venezuela. Dificilmente sai do time agora.
Claro que nenhum jogador gosta de ser substituído "
Robinho
As outras duas peças que o comandante da Seleção tem em mãos para a função atual de Robinho estiveram em campo no segundo tempo contra a Venezuela: Elano e Lucas. O primeiro poderia atuar mais recuado ao lado de Paulo Henrique Ganso, ajudando até mesmo a compor o setor de contenção.
Já o segundo faria exatamente a mesma coisa que Robinho, sendo um atacante que vem mais de trás. É como Mano Menezes o imagina. E exatamente no lugar do jogador do Milan, titular absoluto desde a era Dunga.
- Se for preciso mudar, e os treinamentos mostrarem isso, podemos trocar uma peça para tentar que seja diferente – analisou Mano.
Como programado inicialmente, a Seleção Brasileira folgou nesta segunda-feira. Volta a trabalhar apenas na tarde desta terça-feira. O próximo jogo será no sábado, contra o Paraguai, em Córdoba, pela segunda rodada do Grupo B.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2011/07/substituido-por-mano-robinho-tem-vaga-ameacada-e-esta-na-berlinda.html

Jogando 'em casa', Chile leva susto dos garotos mexicanos, mas vence

COPA AMÉRICA 2011


Primeira equipe a marcar mais de um gol na Copa América, seleção chilena passa a liderar o Grupo C, que teve também o empate entre Uruguai e Peru


Por GLOBOESPORTE.COM San Juan, Argentina


Mais de 20 mil torcedores atravessaram a fronteira com a Argentina para ver o Chile estrear na Copa América com uma suada vitória por 2 a 1, de virada, sobre o México. Em duelo válido pelo Grupo C, os chilenos dominaram a partida durante os 90 minutos, levaram um susto no primeiro tempo, mas conseguiram se impor e chegar à vitória na etapa final

(assista aos gols no vídeo acima).
Com uma primeira rodada repleta de empates, esta foi a primeira vez que uma equipe marcou mais de um gol na competição. A seleção chilena lidera o grupo, à frente de Uruguai e Peru, que empataram em 1 a 1 nesta segunda-feira.

O toque de bola é a nossa escola
O Chile dominou todo o primeiro tempo. Com um futebol envolvente e uma equipe entrosada, a equipe tocava a bola com tranquilidade, mas não conseguia transformar a superioridade em gols. O badalado Sánchez, que deve se transferir para o Barcelona, perdeu a principal chance da equipe. Aos quatro minutos, Isla fez ótimo lançamento para o atacante, que ficou de frente para o goleiro, mas chutou para fora.
O México tentava responder com os contra-ataques puxados por Giovani dos Santos, que insistia em tentar cavar faltas, ou perdia a bola nas jogadas individuais. A equipe chilena buscava abrir a defesa mexicana jogando pelas pontas, abusando da boa movimentação de Sánchez.

Pelo meio e avante. Mas quem não faz...
Após os 20 minutos iniciais, a equipe chilena mudou a tática e passou a tentar investir no ataque pelo meio. Funcionou. Aos 26 minutos, Sánchez foi derrubado perto da área, e Fernández quase abriu o placar na cobrança da falta. Quatro minutos depois, após triangulação com Fernández e Sánchez, Suazo ficou de frente para o gol, mas chutou por cima do goleiro.
O futebol costuma ser cruel com quem não aproveita as oportunidades, e o Chile teve que pagar por isso. Aos 40 minutos, a defesa deixou de afastar o perigo em um lance cujo domínio parecia estar garantido. Na tentativa, a bola sobrou para Araujo cabecear por cima do goleiro e abrir o placar. O gol foi apenas a segunda tentativa mexicana, contra nove dos chilenos.

Tensão vermelha... E ufa!
Na segunda etapa, o Chile continuou mantendo a posse de bola, enquanto os mexicanos assistiam ao adversário dominar, mas o nervosismo passou a tomar conta dos sul-americanos. Aos sete minutos, Suazo perdeu mais uma chance. Livre, chutou em cima do goleiro Michel. Passes excessivos, chutões de fora da área, nada parecia dar certo. Curiosamente, graças à tensão e uma jogada inusitada, o gol de empate saiu.
Esteban Paredes gol Chile (Foto: Reuters)Paredes comemora gol de empate do Chile, que abriu caminho para a sofrida virada (Foto: Reuters)

Aos 21 minutos, escanteio para o Chile. Contreras chutou mal, mas a bola acabou sobrando para Paredes tocar para o gol. Com os ânimos acalmados, os chilenos voltaram a trabalhar a bola com mais calma, e a virada parecia natural. Bastaram mais seis minutos.  Novo escanteio para "os donos da casa", e Vidal subiu sozinho para cabecear e colocar o Chile à frente no placar.

Tudo dominado, ou quase
O toque de bola passou a ser perfeito para o Chile, que não teve problemas para manter o resultado. Entretanto, aos 44 minutos, o México quase conseguiu o empate. Pacheco ficou de frente para o gol, mas Ponce salvou a pátria.
Chile 2 x 1 México
Bravo, Contreras, Ponce e Jara; Isla, Medel, Vidal, Fernández (Carmona) e Beausejour (Paredes), Sánchez e Suazo (Estrada). Michel, Chávez, Reynoso, Mier e Aquino (Peralta); Aguillar, Reyes, Araujo e Enriquez; Dos Santos e Marquez (Pacheco).
Técnico: Claudio Borghi Técnico: Luis Fernando Tena
Gols: Araujo, aos 9 do primeiro tempo (MEX); Paredes, aos 21 do segundo tempo, e Vidal, aos 27 (CHI).
Cartões amarelos: Bravo (Chile); Reyes, Aquino, Aguillar e Pacheco (México)
Estádio: Bicentenário (San Juan, Argentina). Data: 04/07/2011. Árbitro: Juan Soto (Venezuela).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-america/noticia/2011/07/jogando-em-casa-chile-leva-susto-dos-garotos-mexicanos-mas-vence.html

Mesmo com terceiro set difícil, Brasil vence o Peru na Copa Pan-Americana

COPA PAN-AMERICANA DE VÔLEI FEMININO 2011


Time de José Roberto Guimarães conta com os muitos erros do adversário(27 em todo o jogo) e boas atuações da central Thaisa e da oposto Sheilla


Por GLOBOESPORTE.COM Ciudad Juárez, México

Brasil 3 x 0 Peru, Copa Pan-Americana (Foto: CBV / Divulgação)Meninas do Brasil só tiveram trabalho no último set
contra as peruanas (Foto: CBV / Divulgação)

Após três jogos fáceis no início da Copa Pan-Americana, o Brasil teve dificuldades na abertura do terceiro set contra o Peru, nesta segunda-feira, mas chegou à sua quarta vitória na competição. O time de José Roberto Guimarães superou o rival por 3 sets a 0, com parciais de 25/11, 25/18 e 25/23, em 1h08m de partida no ginásio da Universidad Autónoma Ciudad Juárez, no México.

Líder do Grupo B, o Brasil volta a jogar nesta terça-feira, às 23h (de Brasília), contra os Estados Unidos, que venceu a Costa Rica nesta segunda em Ciudad Juárez. A seleção americana tem três triunfos e está empatada com a brasileira na primeira posição. O jogo decidirá quem passará direto às semifinais, já que o segundo colocado do grupo terá de jogar as quartas de final da competição.

Contra um adversário que já não tem a mesma força de outros tempos, o Brasil impôs seu ritmo sobre o Peru e abriu uma boa vantagem rapidamente (10/5). Com boas atuações das centrais Fabiana e Thaísa, a seleção de José Roberto Guimarães colocou 13 pontos de distância sobre as rivais (24/9). As peruanas ainda marcaram dois, mas o Brasil fechou em 25/11, em 19 minutos.
O início do segundo set foi um pouco mais complicado para o Brasil, que não conseguiu abrir vantagem logo de cara. O time verde e amarelo só deslanchou após o primeiro tempo técnico, quando abriu 20/12 no placar, com destaque para o desempenho da oposto Sheilla. Contando com um número alto de erros das peruanas, a seleção venceu a parcial por 25/18, em 23 minutos.
Mas as dificuldades apareceram mesmo na terceira parcial. Após vencer os sets iniciais com certa facilidade, o Brasil voltou um pouco relaxado para a quadra e permitiu que o Peru abrisse 13/9. O técnico José Roberto Guimarães pediu tempo e a equipe reagiu, fazendo seis pontos seguidos (15/14). A partida continuou equilibrada, mas contou com os erros do rival sul-americano (27 em toda a partida) para fechar o set e o jogo por 25/23, em 26 minutos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/07/apesar-de-terceiro-set-dificil-brasil-vence-o-peru-na-copa-pan-americana.html

Número 1 do mundo, Novak Djokovic é recebido por 100 mil fãs na Sérvia

Tenista conquistou Wimbledon pela primeira vez ao vencer Rafael Nadal

Por GLOBOESPORTE.COM Belgrado

Cerca de 100 mil sérvios foram às ruas do centro de Belgrado nesta segunda-feira para recepcionar Novak Djokovic, campeão de Wimbledon e novo número 1 do ranking mundial. O tenista de 24 anos foi recebido com gritos pela multidão enquanto desfilava em um ônibus de teto aberto, que demorou horas para ir do aeroporto até a praça do parlamento da Sérvia.
tênis Novak Djokovic (Foto: Reuters)Novak Djokovic mostra o troféu de Wimbledon no alto do palco montado em Belgrado (Foto: Reuters)

O tráfego na principal rodovia da capital sérvia parou porque os torcedores saíam de seus carros para saudar o atleta, que foi acompanhado por sua família até a chegada a um enorme palco, onde algumas bandas de rock entretiam o público. Djokovic conquistou seu primeiro título em Wimbledon após superar Rafael Nadal em quatro sets na final, no último domingo.

- Isto é absolutamente inacreditável. Devo eterna gratidão a vocês por esta recepção. Quero demonstrar minha emoção para vocês. Tudo o que posso dizer é que vocês são os melhores do mundo. Apenas os fãs sérvios poderiam fazer uma festa como esta. Vocês tornaram o dia mais feliz da minha vida ainda melhor e dedico este trofeu a vocês - disse Djokovic.

A multidão enlouqueceu quando Djokovic e sua família fizeram uma tradicional dança sérvia enquanto um show de fogos de artifício era realizado. No próximo fim de semana, ele vai liderar a equipe do país pelas quartas de final da Copa Davis, contra a Suécia.
tênis festa Djokovic (Foto: AFP)Mais de 100 mil fãs fazem festa para receber Novak Djokovic em Belgrado nesta segunda-feira (Foto: AFP)

FONTE:

Uruguai repete Argentina e Brasil e só fica no empate em estreia com Peru

COPA AMÉRICA 2011


Celeste cria poucas oportunidades e faz por merecer pelo 1 a 1 em San Juan


Por João Paulo Garschagen Direto de San Juan, Argentina


Melhor colocado sul-americano na última Copa do Mundo, o Uruguai não fez uma estreia muito diferente de Argentina e Brasil. Com volume de jogo, mas nem tantas chances criadas, a Celeste apenas empatou por 1 a 1 com o Peru, nesta segunda-feira, no Estádio Bicentenário, em San Juan, em jogo válido pelo Grupo C, e repetiu o resultado dos outros grandes favoritos ao título da Copa América.

Confira a classificação atualizada e a tabela de jogos da Copa América-2011


Paolo Guerrero abriu o placar aos 23 minutos para os peruanos, que enfrentaram os muitos desfalques (entre eles das estrelas Pizarro e Farfán) com alguma organização aplicada pelo técnico Sergio Markarián. No lado uruguaio, Luis Suárez igualou no último suspiro da primeira etapa e ainda viu Diego Forlán desperdiçar ótima oportunidade no segundo tempo. O botafoguense Loco Abreu ficou no banco de reservas, enquanto Victorino atuou em toda a partida. Ainda nesta segunda, Chile e México completam a chave.
Ambas as seleções voltam a campo na próxima sexta-feira. O Peru abre nova rodada dupla em Mendoza, contra o México, às 19h15m (de Brasília). O Uruguai pega o Chile em seguida, às 21h45m.
Santiago Acasiete Diego Forlan (Foto: Reuters)Diego Forlán teve uma noite bem diferente das que o fizeram ser eleito o melhor da última Copa (Reuters)

Guerrero, um guerreiro
Os 45 primeiros minutos no Bicentenário sugeriram um trocadilho para José Paolo Guerrero. O atacante do Peru e do Hamburgo, da Alemanha, atuou completamente isolado, em uma linha muito à frente de seus companheiros. Era sua tarefa dar o primeiro combate, lá na frente, voltar para cercar a saída de bola uruguaia e, claro, atacar. E não é que a tática chegou a dar certo?

Se o primeiro lance de perigo veio do lado celeste, com Forlán cruzando rasteiro para a zaga afastar, Guerrero deu trabalho. Muito. Principalmente para o ex-são-paulino Lugano, que o derrubou na risca da grande área aos 14 minutos.
Coletivamente, a seleção peruana não sabia muito o que fazer com a bola nos pés. O lateral-ponta canhoto Vargas, um de seus destaques que não foi cortado, estava no banco de reservas, ainda se recuperando de uma lesão. Manter a posse de bola por mais de 15 segundos era, portanto, um desafio.
Por sorte, os alvirrubros precisaram de muito menos para abrir o placar. Aos 23, Guevara descolou lindo lançamento do campo defensivo. Guerrero, colocado entre os zagueiros uruguaios, disparou em condição legal e ainda driblou Muslera até tocar para o fundo das redes. Nas arquibancadas, delírio da torcida chilena, imensa maioria no Bicentenário pela proximidade ao país.
Edinson Cavani Uruguai Walter Vilchez Perú (Foto: Reuters)Vice-artilheiro do Campeonato Italiano, com 26 gols, Cavani não rendeu afastado da área (Foto: Reuters)

Suárez empata, Forlán
O Uruguai, que já não era uma seleção apática, lançou-se ao ataque e criou oportunidades, quase sempre nas bolas paradas. O goleiro peruano Raúl Fernandez fez duas boas defesas em finalizações de Diego Forlán. Na terceira, rezou para que o desvio da zaga saísse por cima.
No último lance do primeiro tempo, no entanto, não houve jeito. Depois de Yotún perder do lado de lá, Suárez não perdoou: Lodeiro recebeu de costas e, com um giro, deixou o atacante do Liverpool na boa para empatar.


O ritmo seguiu intenso na etapa final. Agora com o Uruguai comandando as ações, ainda que com dificuldades para transformar o volume de jogo em perigo. Organizado, o Peru mexeu duas vezes antes dos 15 minutos e pôs Vargas em campo.

Antes de o jogador da Fiorentina ameaçar o gol de Muslera, aos 26, e ver Cruzado também quase marcar dois minutos depois, o Uruguai desperdiçou a grande chance do jogo. Aos 24, a zaga peruana cochilou e Forlán tabelou com Suárez para entrar livre na grande área. O melhor da última Copa do Mundo pegou muito embaixo da bola e mandou por cima em lance que o faria comemorar há um ano. Foi a cena de uma estreia decepcionante para os uruguaios. Chilenos, mexicanos e peruanos, satisfeitos, comemoraram.
uruguai 1 x 1 peru
Muslera, Rodríguez, Victorino, Lugano e Cáceres; Pérez, Arévalo Ríos e Lodeiro (Cristian Rodríguez); Suárez, Forlán e Cavani (Abel Hernández). Raúl Fernandez, Revoredo, Acasiete, Alberto Rodríguez e Vilchez; Balbín, Ballón, Guevara (Lobatón), Yotún (Vargas) e Advíncula (Chiroque); Guerrero.
Técnico: Oscar Tabárez Técnico: Sergio Markarián.
Gols: Guerrero, aos 23, e Suárez, aos 45 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Acasiete, Guerrero, Cruzado e Vargas (Peru); Cáceres (Uruguai).
Estádio Bicentenário (San Juan, Argentina). Data: 04/07/2011. Árbitro: Wilmar Roldán.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-america/noticia/2011/07/uruguai-repete-argentina-e-brasil-e-so-fica-no-empate-em-estreia-com-peru.html