quarta-feira, 29 de junho de 2011

Brasil bate Polônia fora de casa e vai como líder às finais da Liga Mundial

Em dia pouco inspirado, Murilo marca apenas cinco pontos, incluindo o da na vitória que garantiu à seleção o primeiro lugar. Times jogam nesta quinta

Por GLOBOESPORTE.COM Katowice, Polônia

Bastava vencer dois sets. Depois faturar um, perder outro e levar alguns puxões de orelha de Bernardinho, a missão estava cumprida. Classificada desde sábado às finais da Liga Mundial, a seleção brasileira de vôlei assegurou a liderança do Grupo A nesta quarta-feira, contra a Polônia. Com Dante como titular pela primeira vez, Giba e Rodrigão no banco e Murilo em dia pouco inspirado - marcou o primeiro ponto apenas na terceira parcial -, segurou os donos da casa e fechou por 3 a 1 (25/23, 18/25, 25/16 e 26/24.  As equipes voltam a se enfrentar nesta quinta, às 15h30m (de Brasília), em partida que encerra a fase classificatória.
Lucão na partida de vôlei contra a Polônia (Foto: Divulgação / FIVB)Lucão sobe no bloqueio para tentar parar o ataque polonês (Foto: Divulgação / FIVB)

Foi um aperitivo para a fase final, de 6 a 10 de julho. A Polônia, classificada por ser a sede, lotou o ginásio Spodek. Caso sejam ultrapassados pelos Estados Unidos, os donos da casa eliminam o segundo colocado de pior desempenho entre os quatro grupos. Na sexta e no sábado, os americanos recebem os porto-riquenhos, já eliminados.

Quando chegou ao Spodek nesta quarta, o time de Bernardinho foi recebido com música brasileira. Aquele palco, para o treinador, remetia a boas lembranças. Ali, em 2001, ele conquistou seu primeiro título no comando da seleção, justamente o da Liga Mundial. Agora, tenta levar a equipe ao decacampeonato.
Sem poder contar com Leandro Vissotto, com uma lesão na coxa esquerda, Bernardinho chamou Wallace para viajar com o time para a Polônia. Mas a vaga de titular, como previsto, foi de Théo, destaque nas partidas contra os EUA. Nesta quarta, ele foi o maior pontuador - 20 pontos - e ganhou o troféu de melhor do jogo.

Foi dele o primeiro ponto de ataque da seleção, quando perdia por 2 a 5. Empurrada pela torcida e comandada por Bartman e Kurek, a Polônia saiu na frente. Lucão, em ataque pela esquerda, encostou em 6 a 7 e, depois de um saque forçado, conseguiu empatar. Théo levou a seleção ao tempo-técnico com vantagem de um ponto.

Dante marcou o 12º ponto do time, seu primeiro na partida. Théo, de bloqueio, abriu dois pontos pela primeira vez. Mas a Polônia seguiu na cola e, na segunda parada-técnica, estava na frente. Foi a vez de o Brasil farejar o empate. Conseguiu no 18º, no 19º, no 20º, este depois de um péssimo saque de Bakiewicz. Sidão deu o troco, com um ace. Após um longo rali, o melhor do jogo até então, Théo marcou o 22º ponto e foi comemorar com Bernardinho. Depois, explorou o bloqueio, e Dante conseguiu o primeiro set point. O ponteiro foi para o saque, mas desperdiçou. Marlon atacou pelo meio e fechou em 25/23.

Melhor do mundo no ano passado, Murilo, assim como no primeiro set, tinha dificuldade de atacar. E a Polônia continuava pressionando. Bartman explorou o bloqueio, e o time foi para a parada-técnica em vantagem. O Brasil tentava impedir que os donos da casa abrissem dois pontos. Théo empatou em 12 a 12 e, no lance seguinte, o árbitro não deu um desvio de Lucão no ataque de Kurek. No empate em 14, Murilo por pouco não marcou pela primeira vez, em uma pancada, mas a Polônia defendeu. Coube a Bruninho, de segunda, garantir o ponto. No 16º ponto polonês, Bernardinho se desesperou quando o árbitro voltou atrás e marcou um desvio do bloqueio brasileiro.
Na volta do tempo-técnico, a Polônia abriu 17 a 15, e Bernardinho parou o jogo. A bronca não adiantou. Numa bola para fora de Théo, os donos da casa abriram 19 a 16. Em um erro de Lucão, 21 a 17, a maior diferença do jogo até aquele momento. E Bernardinho parou de novo. Na volta, foi Murilo quem atacou para fora. Dante foi bloqueado, e a Polônia abriu 24 a 17. O Brasil salvou um set point, mas Bartman, de novo ele, fechou em 25 a 18.

Murilo marca o primeiro ponto apenas no terceiro set

No terceiro set, a história parecia se repetir. Em dois minutos de desconcentração do lado brasileiro, a Polônia abriu 3 a 1. Mas foi só um susto. Sidão, com dois pontos seguidos de saque, virou. Murilo, que seguia sem nenhum ponto, levantou para Théo ampliar. Dante e Lucão aumentaram para 7 a 3, e os poloneses só voltaram a marcar em um bloqueio de Kurek. No tempo-técnico, o Brasil tinha 8 a 4.

Se Murilo não conseguia atacar, investia em outros fundamentos. Foi com um bloqueio que ele marcou pela primeira vez, abrindo 14 a 7. No tempo-técnico, a vantagem era de seis pontos. Quando o Brasil abriu 18 a 11, o italiano Anastasi, técnico da Polônia, parou a partida e trocou quatro jogadores. Nada adiantou. Murilo fez seu primeiro ponto de ataque em 20 a 13 e se empolgou. Marcou mais um e levou o Brasil a 23 a 14. A Polônia evitou dois set points, até Grzegorz errar um saque. Bruninho, de ace, fechou em 25 a 16.
Murilo acerta a mão no ataque e fecha o jogo com um bloqueio

A Polônia voltou a assustar no quarto set e, na primeira parada, a vantagem era de três pontos. Lucão, em um bloqueio simples, encostou em 7 a 8. Murilo marcou seu quarto ponto, em um ataque. Uma bola para fora de Bartman pôs o Brasil na frente pela primeira vez no set. Sidão bloqueou Kuerk e abriu 13 a 11.
Os poloneses tentavam, aos trancos e barrancos, se manter vivos: Kurek assustava no ataque, e o bloqueio funcionava bem. Quando empataram em 19, Bernardinho parou. E de novo deu um puxão de orelha. A liderança já estava garantida. Faltavam cinco pontos para a vitória. A Polônia ultrapassou em 22 a 21, mas Théo empatou - seu 20º e último ponto no jogo. Um ataque para fora dos donos da casa fez Anastasi parar o jogo. Wallace, que pouco ficou em quadra, marcou de bloqueio. A Polônia salvou dois match points, um deles em uma condução de Marlon: 24 a 24. Lucão recuperou a vantagem. E coube a Murilo fechar, com seu quinto ponto. Veja o lance acima.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/06/brasil-bate-polonia-fora-de-casa-e-vai-como-lider-finais-da-liga-mundial.html

Após estreia fácil, Juliana e Larissa perdem de virada na Noruega

Circuito Mundial de Vôlei de Praia


Brasileiras não conseguem manter o mesmo ritmo na segunda partida. 

No masculino, Pedro e Ferramenta garantem vaga na disputa principal

Por SporTV.com Stavanger, Noruega

vôlei de praia Juliana estreia Noruega Circuito Mundial (Foto: Getty Images)Brasileiras acabaram derrotadas (Getty Images)

Após iniciar o Grand Slam da Noruega com uma vitória convicente, Juliana e Larissa não conseguiram manter o mesmo ritmo e perderam a segundo confronto desta quarta-feira para as alemãs Holtwick e Semmler, por 2 sets a 1.  As brasileiras iniciaram bem o confronto e saíram na frente, vencendo o primeiro set pelas parciais de 21/19.  No entanto, cairam de redimento e perderam os dois sets finais por 16/21 e 10/15.
Ainda pela fase de grupos, Juliana e Larissa encaram, nesta-quinta-feira , as australianas Bawden e Palmer em busca de uma vaga na próxima etapa da competição.

No torneio masculino, Pedro Solberg e Ferramenta venceram os dois confrontos pelo qualifying e garantiram presença no torneio principal. Eles derrotaram os angolanos Morais e Silva por 2 sets a 0 (21/12 e 2124) e, em seguida, venceram os poloneses Kadziola e Szalankiewicz por 2 a 1 (17/21, 21/16 e 15/12). Benjamin/Bruno Schmidt, Alison/Emanuel e Ricardo/Márcio estreiam nesta quinta-feira, já na fase principal.
Dentro do Circuito Mundial, o Grand Slam perde em importância para o Campeonato Mundial.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2011/06/apos-estreia-facil-juliana-e-larissa-perdem-de-virada-na-noreuga.html

Nadal derrota Fish em quatro sets e passa às semifinais em Wimbledon

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Número 1 do mundo enfrentará o britânico Andy Murray mais uma vez


Por SporTV.com Londres

O jogo de saque-e-voleio de Mardy Fish pouco incomodou Rafael Nadal. O número 1 do mundo abriu a partida com uma quebra de saque, tomou a dianteira rapidamente em todos os sets e, fora um vacilo no fim do terceiro set, triunfou de forma relativamente confortável na Quadra 1 de Wimbledon. As parciais do jogo desta quarta-feira foram 6/3, 6/3, 5/7 e 6/4.
Rafael Nadal tênis Wimbledon quartas (Foto: EFE)Rafael Nadal ataca com sua poderosa esquerda nesta quarta-feira (Foto: EFE)

A vitória que garantiu uma vaga nas semifinais é a 19ª seguida de Nadal em Wimbledon. O espanhol, campeão em 2008 e 2010 (não jogou em 2009 por causa de lesão), não perde na grama de Londres desde a final do torneio britânico em 2007.
O próximo adversário do número 1 do mundo será britânico Andy Murray, que derrotou o espanhol Feliciano López na Quadra Central, também nesta quarta-feira. Será o terceiro encontro de Nadal e Murray em Wimbledon. Nos outros dois, nas quartas de final em 2008 e na semifinal de 2010, o espanhol venceu por 3 sets a 0.
Diante de Fish, Nadal só encontrou resistência a partir do terceiro set. O espanhol abriu a parcial com uma quebra, mas o americano, número 9 do mundo, recuperou a igualdade no segundo manteve o set empatado, confirmando seus serviços.
O jogo ganhou em emoção no 12º game, quando Nadal cometeu um par de erros não forçados e cedeu dois set points ao americano. Fish errou uma direita fácil, mas em seguida executou uma paralela de direita indefensável, quebrou o saque do rival, fez 7/5 e forçou o quarto set.
Nem deu tempo de Fish pensar em uma virada espetacular. Nadal começou a quarta parcial mais firme e, logo no terceiro game, conseguiu uma quebra de vantagem quando o americano errou um voleio. Depois disso, o bicampeão de WImbledon não deixou mais o jogo escapar. Vencendo 80% dos pontos com o saque, Nadal não cedeu break points e fechou o jogo no décimo game: 6/4.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2011/06/nadal-derrota-fish-em-quatro-sets-e-passa-semifinais-em-wimbledon.html

Novo dono da camisa 9, Alexandre Pato avisa: ‘Chegou a minha hora’

Atacante assume responsabilidade de marcar os gols da Seleção Brasileira no torneio continental. Jogador elogia equipe montada por Mano Menezes

Por Julyana Travaglia, Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Campana, Argentina

treino físico seleção brasileira pato (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Alexandre Pato assume a responsabilidade de
marcar os gols (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

Alexandre Pato costuma ser comedido nas declarações. Prefere exaltar o grupo do que o lado individual. Mas nesta quarta-feira, em Campana, na concentração da Seleção Brasileira, na Argentina, não teve jeito. O camisa 9 da equipe de Mano Menezes surpreendeu ao assumir a responsabilidade de ser o responsável pelos gols do time na Copa América, que começa no dia 1º de julho. Aos 21 anos, ele admite que chegou a hora de brilhar também com a amarelinha.
- Vestir a camisa 9 é uma honra. Foi de grandes jogadores, do meu ídolo Ronaldo. Chegou a minha hora, estou preparado. Estou feliz de jogar com a 9, trabalhei muito para isso.
Mas para assumir tal responsabilidade, Pato sabe que vai precisar do auxílio dos homens de meio-campo e dos companheiros de ataque. Assim como Fred afirmou na última terça-feira, o atacante do Milan elogiou o meia Paulo Henrique Ganso e os atacantes Robinho e Neymar.
- O Fred está certo, facilita muito atuar ao lado desses jogadores. Ter o Robinho, companheiro de clube, jogamos juntos várias vezes essa na Itália. A partir de agora tem o Neymar em um grande momento, e o Ganso, o nosso número 10. Para um centroavante é maravilhoso jogar com esses atacantes e com o meio-campo - afirmou o jogador.
Convocado por Dunga para as Olimpíadas de 2008 e para a Copa das Confederações de 2009, Pato acabou fora da Copa do Mundo, na África do Sul. Apesar disso, o jogador acabou visitando o país do Mundial no período da competição e afirmou ter amadurecido muito ao acompanhar o torneio como torcedor.
- Senti na pele o que um torcedor sente. Fui como um torcedor, saber a emoção que é olhar uma Copa do Mundo, um campeonato assim. Foi importante e pude aprender muitas coisas para o meu amadurecimento - disse o atacante.
A Seleção Brasileira vai estrear na Copa América no próximo domingo, às 16h (de Brasília), contra a Venezuela, em La Plata. A partida será transmitida ao vivo pela TV Globo, pelo Sportv e pelo GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha o confronto em Tempo Real.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2011/06/novo-dono-da-camisa-9-alexandre-pato-avisa-chegou-minha-hora.html

Tsonga dá show, vira jogo de cinco sets e tira Federer de Wimbledon

TÊNIS INTERNACIONAÇ 2011


Em toda a carreira, suíço ex-número 1 do mundo jamais havia sofrido revés em um Grand Slam depois de vencer os dois primeiros sets de uma partida


Por SporTV.com Londres

Nunca na carreira de Roger Federer em Grand Slams, uma derrota veio assim, com uma virada tão espetacular, tão surpreendente. Wimbledon, onde o suíço é hexacampeão, também era o mais improvável dos cenários. Jo-Wilfried Tsonga, 19º do mundo, no entanto, conseguiu. Depois de perder os dois primeiros sets, o francês jogou três parciais quase perfeitas e derrubou Federer. Por 3/6, 6/7(3), 6/4, 6/4 e 6/4, em 3h03m, Tsonga avançou às semifinais do Grand Slam britânico.
Jo-Wilfried Tsonga tênis Wimbledon quartas (Foto: Reuters)Jo-Wilfried Tsonga festeja a espetacular virada sobre Roger Federer (Foto: Reuters)

Campeão de 2003 a 2007 e mais uma vez em 2009, Federer fica fora das semifinais em Londres pelo segundo ano seguido. Ano passado, ele foi eliminado pelo tcheco Tomas Berdych também nas quartas. Tsonga, por sua vez, nunca havia ficado entre os quatro melhores na grama de Wimbledon. Seu próximo adversário será Novak Djokovic, que passou em quatro sets pelo qualifier australiano Bernard Tomic, também nesta quarta-feira.
Vacilos no começo custam caro
Tsonga demorou para entrar no jogo, e o início impreciso lhe custou o primeiro set. O francês cometeu quatro erros não forçados logo no segundo game, cedendo uma quebra. Federer abriu 3/0 e cuidou de seu saque até o fim da parcial. As poucas chances do número 19 do mundo vieram no quinto game, mas o suíço salvou os dois break points. Primeiro, com um primeiro saque não devolvido. Em seguida, com uma direita que Tsonga não conseguiu devolver. Depois disso, Federer não cedeu mais break points e fechou por 6/3.
O segundo set foi mais equilibrado, com o francês mantendo seu saque, mas ameaçando pouco no de Federer. A decisão foi para o tie-break, e Tsonga voltou a vacilar no começo. O hexacampeão abriu 5/0 e não abriu a porta para reação. Por 7/3, o suíço abriu 2 sets a 0.

Saques mantêm francês no jogo
O francês, apesar do placar negativo não desistiu e continuou sacando bem. A recompensa veio no terceiro game, em que Federer errou um smash e cedeu dois break points. O suíço se salvou de ambos, mas Tsonga acertou uma boa cruzada e teve mais uma chance. Enfim, com uma bela paralela de direita, o francês conseguiu sua primeira quebra do jogo.
O número 3 vencia mais pontos nos games de devolução, mas não o bastante para sequer conquistar um break point. Tsonga confirmou o serviço até o décimo game e venceu por 6/4.
Seus ótimos saques davam ao número 19 do mundo a tranquilidade para arriscar mais nos games de devolução. A tática funcionou novamente no terceiro game do quarto set. Federer ainda salvou dois break points, mas Tsonga distribuiu pancadas na terceira chance e, com uma direita indefensável, conseguiu a quebra e a liderança por 2/1 na parcial.
roger federer tênis Wimbledon quartasc (Foto: agência AP)Roger Federer deixa a Quadra Central eliminado nas quartas de final (Foto: agência AP)

Mais uma vez, o francês passou o set inteiro sem ceder um break point, e Federer, diante dos bons saques do rival, pouco pôde fazer. No décimo game, Tsonga confirmou sem perder um ponto sequer. Um ace selou o 6/4 e forçou o quinto set.
Quando a última parcial começou, a confiança do desafiante estava altíssima, e Tsonga distribuía pancadas precisas, pressionando o serviço de Federer. A primeira quebra veio já no primeiro game, com o francês atacando com uma direita cruzada e forçando um erro do suíço. O suíço fez tudo que pôde, mas não teve, em todo o quinto set, mais do que um par de pontos fáceis. Mesmo assim, falhou em alguns deles. Tsonga, sem vacilar fechou o set e concluiu a virada.

178 jogos sem ceder uma virada
Até esta quarta-feira, Roger Federer acumulava a aimpressionante marca de 178 vitórias e nenhuma derrota em jogos de Grand Slam nos quais venceu os dois primeiros sets. A virada, porém, não foi o primeiro revés assim na carreira do suíço. Antes, dois tenistas (Lleyton Hewitt e David Nalbandian) haviam derrotado Federer depois de um placar negativo de 2 sets a 0. Os dois jogos, entretanto, não foram em Grand Slams.
O tenista australiano obteve a virada em uma partida de Copa Davis em 2003, enquanto o argentino conseguiu a façanha na final da Masters Cup, em Xangai, em 2005.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2011/06/tsonga-da-show-vira-jogo-de-cinco-sets-e-tira-federer-de-wimbledon.html

Brasil cai para quinto no ranking da Fifa, enquanto a ‘Fúria’ segue na ponta

Alemanha e Holanda ultrapassam a Seleção. Argentina perde cinco posições e despenca para décimo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A Seleção Brasileira perdeu duas posições e agora ocupa o quinto lugar no ranking da Fifa, divulgado nesta quarta-feira pela entidade máxima do futebol. Campeã mundial, a Espanha segue na liderança, com 1.871 pontos, 210 de frente em relação à Holanda, vice na última Copa e segunda posicionada na atual lista.
Em terceiro e quarto lugares, respectivamente, Alemanha e Inglaterra ultrapassaram o Brasil, que soma 1.130 pontos. Na sexta posição se encontra a Itália. Já a Argentina perdeu cinco colocações e agora está em décimo, logo atrás do México. Recentemente vencedora da Copa Ouro, a seleção mexicana ganhou 19 posições.

Confira os 20 primeiros colocados no ranking da Fifa
1º Espanha - 1.871 pontos
2º Holanda - 1.661
3º Alemanha - 1.417
4º Inglaterra - 1.146
5º Brasil - 1.130
6º Itália - 1.059.
7º Portugal -1.046
8º Croácia - 1.033
9º México - 1.007
10º Argentina - 979
11º Noruega - 972
12º Grécia - 959
13º Japão - 925
14º Costa do Marfim - 922
15º França - 920
16º Montenegro - 915
17º Rússia - 914
18º Uruguai - 909
19º Suécia - 884
20º Dinamarca - 857

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2011/06/brasil-cai-para-quinto-no-ranking-da-fifa-enquanto-furia-segue-na-ponta.html

Mesmo sem brilho, Brasil cumpre seu papel e vence Austrália na estreia

Equipe erra muitos passes, não cria grandes chances de gol, mas supera a equipe da Oceania por 1 a 0 em sua primeira partida na Copa do Mundo

Por GLOBOESPORTE.COM Mönchengladbach, Alemanha

A Seleção Brasileira estreou como se esperava na Copa do Mundo Feminina de Futebol: com vitória.

Não foi um espetáculo, nem teve grande atuação de Marta, é verdade, mas a equipe jogou para o gasto e bateu a Austrália, por 1 a 0, em Mönchengladbach, nesta quarta-feira. O gol foi marcado por Rosana (assista no vídeo ao lado), no início do segundo tempo, e garantiu ao time canarinho a liderança do Grupo D, ao lado da Noruega, que bateu Guiné Equatorial no primeiro jogo do dia.
A equipe do técnico Kleiton Lima não começou bem a partida. Mesmo experiente em Mundiais em com retrospecto amplamente favorável contra a Austrália, o time sentiu o nervosismo da estreia e não se encontrou nos 45 minutos iniciais. No entanto, cresceu na segunda etapa, abriu o placar rápido e assegurou os três pontos e manteve os 100% de aproveitamento em estreias na competição, mesmo voltando a errar muito e a sofrer pressão no fim do jogo.
Agora, é voltar as atenções para a partida do próximo domingo, justamente contra a Noruega, às 13h15, em duelo que vai valer a liderança da chave. O SporTV e o GLOBOESPORTE.COM transmitem ao vivo. Uma vitória pode garantir a Seleção na próxima fase da competição.
Rosana comemora gol do Brasil contra a Austrália no Mundial (Foto: Reuters)Rosana (esq) comemora o gol do Brasil contra a Austrália na estreia da Seleção Mundial (Foto: Reuters)

Nervoso, Brasil toma sufoco no primeiro tempo
Quem olhasse rápido para a televisão nos primeiros lances de jogo, poderia facilmante se enganar e torcer para o time errado. Afinal, quem estava vestindo verde e amarelo, tocando a bola com velocidade e atacando mais não era o Brasil. Era a surpreendente Austrália, que chegou a ter duas cobranças de falta perigosas à meta de Andreia antes de o relógio marcar 10 minutos. De azul e ainda tímido, o Brasil tentou se soltar aos poucos. A primeira chance foi aos nove, quando Aline cruzou da esquerda, Rosana tentou de cabeça e quase surpreendeu a goleira Barbieri.
Marta na partida do Brasil contra a Asutralia no Mundial (Foto: AP)Sempre muito marcada, Marta não brilhou como
se esperava (Foto: AP)

Mas a Austrália seguiu com mais posse e rodando a bola, tentando envolver as brasileiras, que se destacavam na marcação, mas falhavam na hora de criar as jogadas. Como aos 18, quando Aline fez desarme preciso na esquerda, mas acabou devolvendo de graça para Mc Callum e teve que cometer falta perigosa na entrada da área. A jogada não deu em nada, mas a pressão da Austrália continuou. Aos 22, Van Egmond avançou bem pela esquerda e chutou, só que parou em Andreia.
Na base do talento individual de Marta, aos 25, o Brasil respondeu. A camisa 10 puxou contra-ataque pela direita e cruzou para Cristiane, que rolou para Rosana, livre na pequena área, chutar para a fora. Só que a saída de bola do Brasil falhou novamente, com Aline, aos 30, na entrada da área, e De Vanna saiu na cara do gol, mas bateu longe do gol. Antes do apito, Cristiane ainda teve boa chance aos 36, mas o zero a zero continuou. Sorte do Brasil que, apesar da "atitude brasileira", a Austrália não teve a qualidade de Marta, Cristiane e companhia para largar na frente.

Brasil melhora, abre o placar, mas sofre até o fim

Mas tudo mudou na etapa final. Enfim, o Brasil jogou como Brasil, e aí, ficou difícil para a Austrália segurar. Logo aos nove minutos, Cristiane fez bela jogada, misturando raça e técnica, dando dois balões em defensoras australianas, e ajeitou para Rosana, que já havia perdido duas oportunidades na primeira etapa. Dessa vez, no entanto, ela não perdoou: chutou forte, de bate pronto, sem chances para Barbiere: 1 a 0.
Rosana e Marta comemoram gol do Brasil contra a Austrália no Mundial (Foto: AP)Rosana é abraçada por  Marta logo após abrir o
placar para o Brasil (Foto: AP)

O gol fez a Austrália se mandar ao ataque e, com isso, abrir espaço para as chegadas em velocidade do Brasil. Aos 20 minutos, Marta teve boa chance para ampliar a vantagem brasuca, ao receber bom passe na direita, passar pela zagueira e chutar forte. Seis minutos depois, foi Cristiane quem arriscou de fora da área e deu trabalho à arqueira australiana.
O que era animador, no entanto, voltou a ser preocupante. O Brasil errava muito na saída de bola, como no primeiro tempo, e a equipe da Oceania voltou a gostar do jogo a partir dos 30 minutos. Aos 32, De Vanna arrancou bem pelo meio da defesa brasileira e chutou forte para fora. Cinco minutos depois, Butt fez grande lance pela esquerda e cruzou para a área, mas Garriock não conseguiu completar. De Vanna voltou a desperdiçar outra ótima oportunidade para empatar, aos 42, quando saiu frente a frente com Andreia, mas errou o toque por cobertura.
O único lampejo de talento do Brasil nestes minutos finais foi um pouco antes, aos 40, quando Cristiane deu lindo drible na defensora da Austrália e cruzou com perigo para a área, mas Rosana não conseguiu empurrar para as redes. O resultado, portanto, não se modificou: 1 a 0. O Brasil não convenceu, mas venceu, e o que importou ao fim dos 90 minutos foram os três pontos.
BRASIL 1 X 0 AUSTRÁLIA
Andreia, Maurine, Daiane e Aline; Rosana, Ester, Erika e Fabiana; Formiga (Francielle), Marta e Cristiane. Barbiere, Foord, Uzunlar, Carroll e Knight; Callum. Butt (Polkinghorne), Van Egmond (Shipard) e Garriock; Simon e De Vanna
 
Técnico: Kleiton Lima Técnico: Tom Sermanni
Gol: Rosana, aos 9' do segundo tempo
Data: 29/06/2011 Local: Borussia Park, em Mönchengladbach-ALE
Arbitragem: Jenny Palmqvist (SUE) Auxiliares: Helen Karo (SUE) e Anna Nystrom (SUE)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-feminino/noticia/2011/06/mesmo-sem-brilho-brasil-cumpre-seu-papel-e-vence-australia-na-estreia.html

Djokovic derrota qualifier, vai à semi e fica a uma vitória do topo do ranking

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Sérvio encara Tsonga em busca de uma vaga na final em Wimbledon


Por SporTV.com Londres

Mais uma vez, Novak Djokovic está a uma vitória de se tornar o número 1 do mundo. O sérvio de 24 anos encontrou problemas com o jogo versátil do qualifier Bernard Tomic, de 18 anos, mas mostrou-se mais estável na Quadra 1 e avançou, nesta quarta-feira, às semifinais do Torneio de Wimbledon. As parciais do jogo foram de 6/2, 3/6, 6/3 e 7/5.
Novak Djokovic tênis Wimbleodn quartas (Foto: Reuters)Novak Djokovic comemora a última quebra do jogo sobre Bernard Tomic (Foto: Reuters)

Em Roland Garros, há cerca de um mês, Nole também esteve a um triunfo de ultrapassar Rafael Nadal no ranking, mas acabou superado por Roger Federer. O adversário agora será outro. Do lado oposto da quadra estará o francês Jo-Wilfried Tsonga, 19 do mundo, que derrubou o suíço em um jogo de cinco sets na Quadra Central, também nesta quarta.

Nervos derrubam australiano
A diferença de nível entre os tenistas no começo do jogo ficou óbvia rapidamente. Sem forçar Djokovic, devolvia as bolas de Tomic e aguardava por erros do instável australiano. Já no primeiro game, o adolescente cometeu três erros não forçados e se complicou. Tomic ainda salvou três break points, mas não evitou a quebra no quarto, em que Djokovic acertou um ótimo voleio.
Nole seguiu mantendo seu saque ser ser ameaçado e ainda contou com dois erros não forçados de Tomic para quebrar novamente no sétimo game. No oitavo, o sérvio fez 6/2 e fechou o primeiro set.
Bernard Tomic tênis Wimbledon quartasc (Foto: agência Getty Images)Tomic assustou o sérvio no segundo set
(Foto: agência Getty Images)

A partida estava tão confortável para Djokovic que o sérvio começou o segundo set devagar, cometendo mais erros do que de costume. No quarto game, com um slice na rede seguido de uma dupla falta, o sérvio cedeu uma quebra e viu Tomic consolidar em seguida e abrir 4/1. O aussie ganhou confiança e, com 12 winners na parcial, passou a comandar os pontos.
O qualifier ainda perdeu dois break points no sexto game, mas manteve a dianteira. No oitavo, com uma bela direita na paralela, Tomic confirmou no terceiro set point e empatou o jogo com 6/2.
O australiano começou bem o terceiro set, com um belo contra-ataque e uma quebra no primeiro game. Djokovic parecia confuso, sem encontrar a estratégia certa, mas conseguiu se manter na partida até o bom momento do australiano acabar. A partir do quarto game, Tomic desandou a errar, cedendo uma quebra com quatro falhas não forçadas no sexto game.
No oitavo, mais três erros não forçados - incluindo uma dupla falta no break point - deram a vantagem decisiva para Nole. O sérvio fez 5/3 e sacou bem para fechar a parcial em 6/3.

Atrás no placar, Tomic acorda
Com o momento a seu favor, Nole quebrou o serviço do australiano no primeiro game do quarto set e abriu 2/0 em seguida. O placar desfavorável, no entanto, ajudou Tomic. Sem a pressão de estar derrotando o número 2 do mundo, o qualifier voltou a jogar mais solto e logo no quarto game, com uma devolução vencedora, devolveu a quebra e empato ua parcial em 2/2.
O jovem aussie se manteve no jogo bravamente, mas Djokovic acabou se mostrando mais tenista nas horas importantes. No nono game, Tomic perdeu um game point e pagou caro dois pontos depois, quando Nole acertou uma curtinha incrível e conseguiu a quebra. Logo depois, o número 2 do mundo sacou e fechou o jogo.

Inter fecha o bolso, mergulha em transição e muda jeito de contratar

Preocupação financeira faz clube pensar em atletas do mercado
nacional, pouco conhecidos. Vestiário passa por mudança forte

Por Alexandre Aliatti Porto Alegre

Siloé no treino do Internacional (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)Siloé (esq.) é uma das apostas do Internacional
(Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)

O Inter vive um ano de transição. Em 2011, está a ponte entre um clube gastador e outro bem mais preocupado em fechar o bolso. A reboque dos títulos dos últimos anos, o Beira-Rio viu nascer uma bola de neve financeira: quanto mais vitórias, maior o desejo de manter o elenco campeão; quanto maior o desejo de manter o elenco campeão, maior a necessidade de valorizá-lo, aumentando salários. A ideia, agora, é derreter a bola de neve.
Não é por acaso que o clube fechou a torneira das contratações, apesar dos pedidos de Falcão. Por trás disso, está uma preocupação financeira encabeçada pelo presidente do clube, Giovanni Luigi, e respaldada por seu vice de futebol, Roberto Siegmann. O Inter não veta negócios mais caros e até espia o mercado europeu em busca, especialmente, de um atacante. Mas só aceita embarcar em contratações mais dispendiosas se forem um negócio da China.
A torcida pressiona por reforços, mas não deve esperar grandes nomes. Mudou o jeito de o Inter contratar. Os últimos atletas que chegaram ao Beira-Rio formam o perfil estabelecido pela diretoria: Fabrício, da Portuguesa, Gilberto, do Santa Cruz, Alisson, do Caxias. A esse pensamento, o clube agrega experiências pouco ou nada sucedidas em recentes investidas mais caras – casos da contratação de Cavenaghi e do retorno de Rafael Sobis, ambos em vias de deixar o clube.
Na prática, saem os jogadores de nome, entram os de (na visão dos dirigentes) futuro.
- Questiono se vale a pena trazer um jogador da Europa e esperar que ele dê certo. Acho que vale mais a pena investir em um cara como o Gilberto – disse um dirigente colorado.
Paralelamente a isso, o clube vai mexendo no vestiário. Em breve, quatro jogadores não estarão mais na folha salarial do clube: Rafael Sobis e Renan, com contrato encerrado na quinta-feira, Cavenaghi, que pediu para sair, e Lauro, com proposta do Galatasaray. Eles serão um rombo no elenco de Falcão, mas representarão uma economia de quase R$ 1 milhão mensal.
A reposição deles simboliza a mudança de pensamento. Para o gol, a aposta é em Muriel e Agenor, dois atletas formados no clube – consequemente, mais baratos. Para o ataque, a esperança está em Gilberto e até em Siloé, que ainda treina com o time sub-23. Bem diferente do pensamento de alguns meses atrás, que chegou a perambular entre nomes como Luís Fabiano e Grafite...
O clube também sente necessidade de mexer nas hierarquias do vestiário. Quer criar novas lideranças, como aconteceu na era pós-triunvirato (Fernandão-Iarley-Clemer). A diretoria percebeu que a força de alguns atletas mais experientes constrange a ascensão de outros mais jovens. Até o final do ano, novas mudanças devem ocorrer – se não forem forçadas, também não serão barradas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2011/06/inter-fecha-o-bolso-mergulha-em-transicao-e-muda-jeito-de-contratar.html

Azarenka vence Paszek e avança pela primeira vez às semis de Grand Slam

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Bielorrussa não dá chances à rival austríaca e enfrenta a tcheca Kvitova


Por SporTV.com Londres

Com muita facilidade, Victoria Azarenka superou a austríaca Tamira Paszek por 6/3 e 6/1 nesta terça-feira, em 1h20m, e avançou às semifinais de Wimbledon. É a primeira vez que a bielorrussa chega nesta fase em um torneio de Grand Slam. Quinta colocada no ranking mundial, ela mandou nos pontos disputados com seu primeiro serviço, onde acertou 78%. Além disso, ela quebrou cinco vezes o saque da adversária, 80º da lista da WTA, na partida.
Victoria Azarenka tênis wimbledon (Foto: Getty Images)Victoria Azarenka comemora a vitória sobre Tamira Paszek em Wimbledon (Foto: Getty Images)

Com o resultado, Azarenka superou sua melhor campanha no Grand Slam londrino, em 2009. A bielorrussa tinha chegado às quartas de final da competição. Na ocasião, ela foi eliminada pela americana Serena Williams, por 6/2 e 6/3. Sua algoz acabaria levando o titulo da competição.
Nas semifinais, ela enfrentará a tcheca Petra Kvitova (8), que derrotou a búlgara Tsvetana Pironkova (33) por 6/3, 6/7(5) e 6/2. É o segundo ano seguido em que a jovem de 21 anos alcança as semifinais em Wimbledon. No ano passado, ela chegou a Wimbledon como número 62 do mundo e surpreendeu, eliminando a bielorrussa, sua próxima adversária e a dinamarquesa Caroline Wozniacki. Kvitova só parou diante de Serena Williams, então número 1 do mundo.
No duelo desta terça, contra Pironkova, Kvitova se impôs executando 54 bolas indefensáveis contra apenas dez da búlgara.
Domínio de Azarenka desde o início
Ela dominou o jogo desde o início. Com bons saques e devoluções, ela abriu 5/1 rapidamente, com duas quebras. Entretanto, quando teve dois set points em seu serviço para fechar a primeira parcial, Paszek aproveitou o único momento de desatenção da bielorrussa para aproveitar seu único break point do jogo. Entretanto, dois games depois, Azarenka fecharia a parcial em 6/3.
Azarenka manteve o domínio no segundo set e, novamente, abriu 5/1, com bons saques. Paszek não conseguia incomodar a adversária em seus games e foi presa fácil: 6/1, em 35 minutos.

Murilo admite: 'É bem melhor jogar classificado'

Ponta da Seleção, no entanto, acredita que equipe enfrentará a Polônia, quarta e quinta-feira, com pressão própria pela vitória

Murilo, (Foto: Alexandre Arruda/CBV) Murilo acredita que Brasil reage bem à pressão (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Luiz Paulo Montes
Publicada em 28/06/2011 às 23:04
São Paulo (SP)

Na segunda-feira, com as contas refeitas, viu-se que a Seleção Brasileira masculina já está garantida na fase final da Liga Mundial de vôlei. Com 24 pontos, líder do Grupo A, o Brasil só poderá ser ultrapassado pela Polônia, caso perca os dois jogos, nesta quarta e quinta, justamente para os poloneses. Com a vaga assegurada, o ponta Murilo admitiu ao LANCENET! que será mais tranquilo jogar sem a pressão de ter de vencer, ao menos, dois sets em uma das partidas (para somar um ponto).
- É bem melhor jogar classificado, sem depender de nada nem de ninguém. O Bernardinho provavelmente vai poder dar ritmo de jogo para o Dante, fazer algumas experiências, além de recuperar o Leandro (Vissotto, oposto que sofre com dores na perna esquerda) para a fase final - afirmou Murilo.
No entanto, o jogador acredita que a equipe não entrará em quadra completamente livre da pressão de ter de ganhar os jogos. Afinal, a Polônia poderá ser um dos rivais na próxima fase da Liga e, para Murilo, é importante mostrar desde já que não é tão fácil vencer a Seleção Brasileira.
- É uma pressão nossa de querer ganhar sempre. E o grupo reage bem sob pressão. Quando fomos exigidos nesses momentos decisivos, correspondemos bem.
Murilo revelou que o grupo brasileiro não está preocupado com as dificuldades de encontrar o melhor ritmo de jogo até o momento na competição. Nos dez jogos que a equipe realizou, muitas vezes saiu de quadra com a sensação de não ter tido uma boa atuação, apesar das oito vitórias. Para o melhor jogador do mundo em 2010, a Seleção sempre lidou com as dificuldades, principalmente pelos obstáculos que surgiram durante o caminho nesse ano, como problemas pessoais e lesões.
- Os campeonatos nacionais acabam tarde e a Liga começa cada vez mais cedo. A gente não tem mais tempo para fazer uma pré-temporada boa, com amistosos. Nos últimos anos, o Dante nunca esteve na estreia com a gente, pois na Rússia o campeonato acaba mais tarde ainda. Quem jogou a final da Superliga, como eu, acaba não tendo tempo ideal de descanso. Sem falar nas lesões, que não tem como prever. É preocupante, mas é uma coisa que sempre lidamos e não levamos para dentro de quadra - finalizou Murilo.
O Brasil enfrenta a Polônia nesta quarta-feira, às 15h30, em Katowice (POL), pelo Grupo A da Liga Mundial.

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/mais-esportes/Murilo-admite-melhor-jogar-classificado_0_507549524.html

Thiago Neves tenta evitar oscilações: 'Quando jogo mal, o ritmo do time cai

Assim como Ronaldinho, artilheiro do Fla na temporada reconhece que é um termômetro da equipe

Por Richard Souza Belo Horizonte

Thiago Neves Flamengo (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Thiago Neves é um dos termômetros do Flamengo
(Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

Justamente na semana em que recebeu mais críticas desde que chegou ao Flamengo, por conta dos excessos na noite carioca, Ronaldinho mostrou que ainda pode fazer a diferença. O camisa 10 funciona como o termômetro do time. Se ele vai bem, como na estreia contra o Avaí e na vitória do último sábado sobre o Atlético-MG (4 a 0 e 4 a 1, respectivamente), o restante do grupo funciona melhor, cresce e o acompanha. Se vai mal, como se viu contra Atlético-PR e Botafogo (1 a 1 e 0 a 0), o desempenho dos demais também é afetado.
Mas há outro jogador que ajuda a ditar o ritmo da equipe: Thiago Neves. Artilheiro do Rubro-Negro na temporada, com 11 gols, o meia também mostrou-se irregular em alguns momentos. Depois de enfrentar Avaí e Bahia, o camisa 7 ficou fora do jogo contra o Corinthians para servir a Seleção Brasileira. Na volta, não foi bem diante de Atlético-PR e Botafogo. Contra o Galo, não chegou a ter desempenho espetacular, mas fez um gol e foi peça importante na vitória. Thiago trata as oscilações com naturalidade, mas diz que tem trabalho duro para evitá-las.
- Não é sempre que vamos jogar bem ou ajudar todo mundo. Faço o possível. Quando jogo mal, o ritmo do time cai. É normal. Todo mundo sente quando o Ronaldo joga mal também. Estou me preparando nos treinos e jogos para jogar sempre bem. Me vejo em um momento especial da carreira, venho fazendo o possível para melhorar a cada jogo, me esforço ao máximo.
Thiago viveu alguns dias difíceis em meados deste mês. Ele foi alvo de uma ação judicial de sua ex-noiva, Danyelle Camargo. Os dois tinham casamento marcado quando Thiago Neves rompeu o compromisso, em dezembro de 2007. Como já moraram juntos, ela alegou união estável e pediu parte de seus bens. Na mesma época, o jogador ficou fora da lista de convocados para a Copa América e também sofreu com um forte resfriado. Em 2011, disputou 27 partidas.
Recuperado, ele espera dar força ao time nesta quarta-feira. O Flamengo enfrenta o América-MG, em Sete Lagoas. Com dez pontos, o time de Vanderlei Luxemburgo está em sétimo lugar na tabela do Brasileirão.
- Infelizmente empatamos vários jogos e isso nos prejudicou. A vitória sobre o Atlético foi importante para dar confiança. Contra o América será outro jogo, mas vamos partir para cima. Precisamos recuperar pontos que perdermos contra Bahia e contra o Atlético-PR.
Mineiros e cariocas se enfrentam às 19h30m (de Brasília), pela sétima rodada, na Arena do Jacaré.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/06/thiago-neves-tenta-evitar-oscilacoes-quando-jogo-mal-o-ritmo-do-time-cai.html

Zagallo acusa Romário de 'forjar lesão' em 1997 e ouve duras respostas


Ao lembrar do 1º título da Copa América no exterior, ex-técnico reabre polêmica em série. Baixinho diz que Velho Lobo 'sempre teve que engoli-lo'

Por SporTV.com Rio de Janeiro e Brasília

As feridas causadas por antigas rusgas entre Romário e Zagallo parecem incuráveis. Às vésperas de mais uma edição da Copa América, mesmo aposentados do futebol, ambos trocaram farpas ao reviverem uma polêmica. O ex-técnico acusou o hoje deputado federal (PSB-RJ) de ter "forjado uma lesão" para não participar até o fim da goleada por 7 a 0 sobre o Peru, na semifinal da competição, em 1997. A reportagem do SporTV News, que dedicaria seu segundo capítulo da série "Conquistas da América" somente ao título que veio na Bolívia - o primeiro do Brasil na história da competição no exterior -, ouviu, então, a réplica do Baixinho, que não deixou por menos e, além de negar a afirmação, rebateu duramente o Velho Lobo.

Confira a reportagem completa no vídeo acima e acesse mais vídeos do programa

Alvo de críticas por seu trabalho, Zagallo comandou a equipe em vitórias convincentes nas primeiras fases - Costa Rica, México, Colômbia. Mas nem tudo andava perfeitamente. Segundo ele, o fato de seu camisa 11 ter deixado o campo alegando uma dor na coxa e estar "dando piques" menos de três dias depois, sempre o incomodou e o fez vetar por conta própria sua escalação.
- Nós estávamos ganhando por 5 a 0 quando pus o Edmundo. Na primeira bola que o Romário recebeu depois, sentiu uma fisgada e saiu. Três dias dias depois seria final. No primeiro dia, ele não fez praticamente nada. No segundo, já se mexeu e foi para o futevôlei, deu o ar da graça. No último, veio a parte física. Falei até para o (Luís Carlos) Prima, preparador físico: pega o Romário e faz um vai e vem de 30 metros para ver se ele suporta. Aí, fiquei comigo: não estou entendendo. Mas tive a convicção: ele forjou uma situação, porque quem sai como ele saiu, não poderia dar aqueles piques. Falei ao doutor Lídio (Toledo) que Romário não jogaria. Ele disse que eu não poderia fazer aquilo, mas respondi que, apesar de sermos cumpadres, ele é o médico e eu, o técnico - contou Zagallo.
Tive convicção de que ele forjou a contusão e falei para o doutor Lídio (Toledo): Romário não vai jogar. "
Zagallo
Em seu gabinete em Brasília, o Baixinho retrucou a acusação e garantiu que ele não estava mesmo em condições de atuar por 90 minutos. E não poupou ironias na hora de se referir à equipe de trabalho do ex-técnico, que, segundo ele, não por acaso o tirou de três momentos importantes da carreira.
- Primeiro, nunca forjei nada, nem pedi para não jogar, porque senão não seria o Romário que eu fui. E o Zagallo sempre teve essa coisa toda comigo na Seleção. Perdi a final da Copa América, a Copa do Mundo (em 1998) e as Olimpíadas (de Atlanta-1996). E nessas três estavam Zagallo, Américo Faria (coordenador) e Lídio Toledo. Ele pode até ter achado que me tirou da decisão, mas eu não tinha condições. Foi feito um treino no ginásio e eu senti um incômodo e pensei: "tá mais ou menos". Poderia entrar no esforço, ajudar, mas me conheço e não jogaria os 90 minutos - explicou o ex-atacante, que se mostrou magoado.
- Quando precisaram, eu ia lá e resolvia o problema. Quando precisei, nunca me deram essa força. Tanto é que tiveram que me convocar porque o povo quis e o presidente da CBF (Ricardo Teixeira) mandou, em 93. Como ele usa na frase dele, ele sempre me engoliu, teve de me aturar porque sempre fui o melhor, eu decidia - cravou.
Ironia até no bar
Após o corte da Copa de 1998, Romário lançou uma caricatura de Zagallo sentado no vaso sanitário em seu bar, no Rio de Janeiro, o que causou um mal estar e fez o Velho Lobo entrar  com um processo na Justiça contra o Baixinho. Ao lado estava Zico, auxiliar naquela Seleção, segurando um rolo de papel higiênico. Tempos depois, as pazes foram feitas, mas as rusgas, ao que tudo indica, não foram apagadas para sempre.
Montagem Romário e Zagallo (Foto: Arte/SporTV)Depois de uma década de trégua, Romário e Zagallo voltam às rusgas públicas (Foto: Arte/SporTV.com)

- Sabiam que eu poderia ajudar, como ajudei em 93 (na classificação da Seleção para a Copa), quando ele veio chorar com a cabecinha no meu ombro. E em 94, quando disse que, depois do Pelé, eu era o melhor que ele já tinha visto. Talvez não assumam isso, porque nem todo mundo tem personalidade, mas essa é a verdade - completou o craque.

Desabafo do Velho Lobo no fim
Caso Romário à parte, com cinco triunfos em cinco partidas, inclusive na final sobre a anfitriã Bolívia na altitude por 3 a 1, Zagallo se recorda de seu desabafo em frente às câmeras, com o famoso "vocês vão ter me engolir!", após a confirmação da quinta Copa América do Brasil.
- Eu estava sendo perseguido, faziam muita onda contra a minha pessoa. Estavam querendo me derrubar e eu só podia esperar o último jogo, ganhando, para dar essa resposta que não estava premeditada. Aí, dei aquele grito, aquele berro - justificou ele, que ainda falou de detalhes da decisão, quando teve de tirar Edmundo após uma cotovelada em Cristaldo.
Ao ver sua cena novamente, o tetracampeão, aos 79 anos, mergulhou na nostalgia.
- Bom tempo. De 1997 a 2011... Se pudesse voltar tudo de novo..
.
Na última segunda-feira, o próprio Romário abriu a série Conquistas da América, falando sobre a vitória em 1989, exatamente 40 anos após o último título da competição. Ele marcou o gol do título e, junto a Bebeto, liderou a equipe. Na sequência das reportagens especiais do SporTV News, o técnico Vanderlei Luxemburgo falará sobre 1999, o atacante Adriano, sobre 2004 e o meia Elano, sobre 2007, os últimos títulos canarinhos.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2011/06/zagallo-acusa-romario-de-forjar-lesao-em-1997-e-ouve-dura-resposta.html

Drogba já tem sucessor na Costa do Marfim: Souleymane Coulibaly

Acompanhado por olheiros do Real Madrid, ‘carrasco’ do Brasil marcou todos os oito gols marfinenses e é o grande destaque do Mundial sub-17

Por Victor Canedo Rio de Janeiro

Os números impressionam qualquer um: três jogos, quase 270 minutos em campo, e oito gols –
médiade 2,66 por partida. Tudo isso com apenas 16 anos e seis meses nas costas. O Mundial sub-17 que poderia ser de Adryan, Lucas Piazon ou de destaques de Argentina, Alemanha, Inglaterra e França, é até o momento de Souleymane Coulibaly, astro precoce e provável sucessor de Didier Drogba na Costa do Marfim, que só está nas oitavas de final da competição contra os franceses, nesta quinta-feira, em Queretaro, graças à sua estrela. Sem qualquer exagero.

Confira todos os confrontos das oitavas de final do Mundial sub-17 de 2011


Além de marcar os três do empate com o Brasil, no último domingo – o técnico da Seleção, Emerson Ávila, descreveu a atuação como fantástica –, Souleymane anotou outros quatro contra a Dinamarca (4 a 2) e mais um diante da Austrália (1 a 2), completando assim os oito que a seleção africana fez no México e facilitando as comparações com Didier Drogba, do Chelsea, e grande craque da última geração marfinense.
As estatísticas ainda o colocam com a mesma quantidade de gols que o México, 100% na primeira fase, e acima de todas as outras seleções, exceto a Alemanha (11 gols). Na tabela histórica de artilharia, está a um do francês Sinama-Pongolle, que fez nove em 2001 na caminhada até o título.
Souleymane Coulibaly Costa do Marfim (Foto: Reprodução / FIFA)Souleymane Coulibaly, 'o camisa 19', terror dos adversários no Mundial sub-17 (Foto: Reprodução / FIFA)

Real Madrid de olho
O repertório é dos mais variados, quase sempre impondo sua força física (tem 1,72m e é muito veloz): de direita, com a canhota, e até bicicleta (veja acima os tentos contra os dinamarqueses e brasileiros e clique aqui para assistir ao gol nos australianos). Motivos suficientes para convencer os olheiros do Real Madrid, que irão reportar o que viram ao técnico José Mourinho.
Uma possível transação, de acordo com os rumores que saem da Espanha e Itália, onde joga pelo Siena, poderia não ser das mais caras para os cofres merengues. Acostumado a gastar milhões, por vezes até de forma exacerbada, o Real vê sua potencial contratação como uma pechincha. De acordo com o site transfermartk, Souleymane iniciou o Mundial com um valor de mercado aproximado a € 75 mil (R$ 170 mil). Embora vá terminar melhor avaliado, dificilmente custaria € 10 milhões (R$ 22,7 milhões), quantia paga no zagueiro Raphael Varane, de 18 anos, do Lens, na última segunda.
Não dá para falar o que o futuro me reserva. No momento, o melhor que se tem a fazer é se concentrar no Mundial"
Souleymane
– Se for verdade, é algo muito importante para o Siena e uma satisfação pessoal. Se o Real Madrid fizer a proposta é difícil dizer não, pois Real é sempre Real. De qualquer forma, acho que ele merece uma chance com os profissionais na Série A, especialmente se continuar marcando desse jeito – disse o técnico Gianluca Colonnello, responsável por comandar o “Novo Drogba” na base do Siena, ao site italiano “Calciomercato”. Souleymane, no entanto, prega a humildade.
– Não dá para falar o que o futuro me reserva. No momento, o melhor que se tem a fazer é se concentrar na Copa do Mundo. Depois, vemos o que acontece. Quero a agradecer a todos os meus amigos da equipe e a meus familiares que me apoiaram até aqui. Agradeço os elogios. Esses dias têm sido especiais não só para mim como para o meu país – contou o atacante à “Fifa.com”.

Guerra Civíl marcou infância
Na Itália desde 2009, Souleymane também só segue o script quando lembra a infância pobre em um país que passou por uma Guerra Civil durante cinco anos. Criado em Gounioubé, pequena aldeia a 20km de Abiyán, o menino cresceu e despontou para o esporte aos 14. Apesar de completar 17 somente no dia 26 de dezembro, ele já acumula no Siena passagens pela equipe correspondente aos juniores (Primavera), uma abaixo dos profissionais. Pelo juvenil, fez 13 gols em 17 partidas no último campeonato e impressionou o treinador, que já apostava em seu sucesso.
Souleymane Coulibaly Costa do Marfim (Foto: Reprodução / FIFA)Suposições sobre idade de Souleymane ganham
força a cada exibição no México (Reprodução / FIFA)

– “Suly” é mérito meu. Muitos estavam convencidos de que ele não poderia jogar com a gente, mas desde a primeira semana eu percebi que já tinha feito bem. É um atacante moderno, que pode jogar como primeiro ou segundo atacante. Também domina a direita e esquerda, e só tem necessidade de melhorar um pouco as cabeçadas. É um cara maravilhoso, educado, muito ambicioso, com grande desejo de melhorar – afirmou Colonnello.

'Gato africano'?
De suas qualidades, a princípio, não restam dúvidas. Poucas horas depois do hat-trick contra o Brasil, Souleymane foi homenageado com uma página no Facebook. Quase 200 pessoas já se mostraram fãs do artilheiro e praticamente imploram para que defenda seus times em um futuro próximo. As desconfianças estão em sua certidão de nascimento, como sugerem os históricos de “gatos” no futebol africano.

– Essa é uma questão interessante. Eu duvido que ele tenha 16 anos, mas para ser honesto deveríamos duvidar de qualquer jogador africano que se destaca. Além da Costa do Marfim, também vi jogos do Congo, que terminaram em segundo no Grupo A, e muitos deles eram nascidos em 1996! Todos muito maiores do que os oponentes... – indagou Mattia Fontana, do “Eurosport.it”.
Enquanto as suposições ganham força, o jogador caminha nos passos de um elefante (marfinense, de preferência) para marcar época no país. E, quem sabe, ser substituído por um “Novo Souleymane” em pouco menos de duas décadas. Não custa nada guardar esse nome.
Didier Drogba Chelsea x Everton (Foto: EFE)Drogba agradece aos céus: aos 33 anos, atacante pode estar ganhando um substituto na seleção (EFE)

FONTE:

Loco Abreu, Arévalo e Victorino são confirmados na Copa América

Treinador do Uruguai inclui quatro novidades em relação ao grupo que disputou a Copa do Mundo da África do Sul

Por Agência de notícias Montevidéu

Loco Abreu no treino do Uruguai (Foto: EFE)Loco Abreu no treino do Uruguai (Foto: EFE)

O técnico do Uruguai, Oscar Tabárez, divulgou a lista definitiva dos 23 jogadores que disputarão a Copa América da Argentina, no mês de julho. Entre os convocados estão os botafoguenses Loco Abreu a Arévalo Ríos, além do zagueiro Victorino, do Cruzeiro.
O treinador não chamou o defensor Fucile (Porto), o volante Ramírez (Bolonha) e o atacante Fernández (Málaga), que integraram a seleção que obteve a quarta posição na Copa do Mundo da África do Sul.
As novidades em relação ao grupo que encarou a Copa do Mundo de 2010 são a inclusão do atacante Hernández (Palermo), do zagueiro Coates (Nacional), e dos volantes Rodriguez (Porto) e González (Lazio).
O Uruguai viaja à Argentina na próxima sexta-feira, para disputar a Copa América no Grupo C e estreia contra Peru, no dia 4 de julho, em San Juan. Chile e México completam a chave.

Relação dos 23 convocados:
Goleiros
Muslera (Lazio-ITA)
Silva (Defensor-URU)
Castillo (Colo Colo-CHL)
Defensores
Lugano (Fenerbahçe-TUR)
Godín (Atlético de Madri-ESP)
Coates (Nacional-URU)
Victorino (Cruzeiro)
Scotti (Colo Colo-CHL)
Cáceres (Sevilla-ESP)
Pereira (Benfica-POR).
Meias
Alvaro Pereira (Porto-POR)
Arévalo Ríos (Botafogo)
Eguren (Sporting Gijón-ESP)
Pérez (Bolonha-ITA)
Gargano (Napoli-ITA)
González (Lazio-ITA)
Lodeiro (Ajax-HOL)
Rodríguez (Porto-POR).
Atacantes
Cavani (Napoli-ITA)
Forlán (Atlético de Madrid-ESP)
Suárez (Liverpool-ING)
Loco Abreu (Botafogo)
Hernández (Palermo-ITA)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-america/noticia/2011/06/loco-abreu-arevalo-e-victorino-sao-confirmados-na-copa-america.html

Em 20 minutos, Juliana e Larissa derrotam donas da casa na estreia

Circuito Mundial de Vôlei de Praia


Atuais campeãs mundiais, dupla inicia Grand Slam com vitória tranquila.

Em duelo brasileiro, Talita e Maria Elisa vencem Maria Clara e Carolina

Por SporTV.com Stavanger, Noruega

Juliana e Larissa - Vôlei de Praia (Foto: Divulgação/FIVB)As brasileiras Juliana e Larissa no Grand Slam
da Noruega (Foto: Divulgação/FIVB)

Campeãs mundiais, a dupla brasileira formada por Juliana e Larissa iniciou nesta quarta-feira a caminhada em busca de mais um título importante na temporada. No primeiro confronto pelo Grand Slam da Noruega, a parceria não enfrentou nenhuma dificuldade e, em apenas 20 minutos, derrotou as donas da casa Bjorkesett e Solvoll por 2 sets a 0, com parciais de 21/7 e 21/9.
Mais tarde, elas voltam a competir pela fase de grupos, quando enfrentam as alemãs Holtwick e Semmler.
Talita e Maria Elisa também começaram o Grand Slam com vitória. Elas derrotaram as conterrâneas Maria Clara e Carolina por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/15.
Talita e Maria Elisa voltam a jogar ainda nesta quarta, diante das austríacas Hansel e Montagnolli. Maria Clara e Carol enfrentam a dupla Lessard e Martin, do Canadá.

Entre os homens, Pedro Solberg e Ferramenta disputam, também nesta quarta-feira, o qualifying. Benjamin/Bruno Schmidt, Alison/Emanuel e Ricardo/Márcio entrarão direto na disputa principal, que começa nesta quinta-feira.
Dentro do Circuito Mundial, o Grand Slam perde em importância para o Campeonato Mundial.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2011/06/juliana-e-larissa-vencem-com-facilidade-na-estreia-do-grand-slam.html

Peter Siemsen: 'Lamento a pessoa que Muricy é'

Em entrevista ao LANCENET!, presidente do Fluminense desabafa e dispara: 'Negociou com o Santos antes de sair'

Entrevista especial com o presidente do Fluminense Peter Siemsen (Foto: Gilvan de Souza) Peter rebate críticas de Muricy (Foto: Gilvan de Souza)
Bruno Marinho e Felipe Bruno

Publicada em 29/06/2011 às 09:06
Rio de Janeiro (RJ)

No dia seguinte às declarações do técnico Muricy Ramalho de que teria saído das Laranjeiras por vontade da presidência do Fluminense, que não o queria mais no clube, Peter Siemsen resolveu abrir o jogo e falar pela primeira vez, depois de mais de três meses, sobre os bastidores da saída do desafeto, atualmente no Santos.

Para o dirigente, o treinador não fala a verdade ao afirmar que só conversou com o clube paulista depois de rescindir com o carioca. E revela o principal indício para isso.

- Uma semana antes dele sair, o presidente do Santos (Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro) me ligou: "Você não quer liberar o Muricy para acertar com o Santos?" Veio com uma conversa assim, "estamos vendo pelos jornais que ele está insatisfeito..." Não tenho a menor dúvida de que as tratativas com o Santos começaram antes de ele deixar o Fluminense. Não existe freira no futebol. Não adianta ele querer inventar cinco versões diferentes para justificar o injustificável. Precisa escolher uma - disparou o dirigente.
Peter Siemsen admitiu que foi o último a saber da decisão de Muricy Ramalho de deixar o clube. Antes, o treinador, ao lado do empresário, Márcio Rivellino, havia acertado sua rescisão com o então vice de futebol, Alcides Antunes, a quem o presidente planejava demitir e o fez um dia antes da saída do técnico.
Tratou do assunto também com Celso Barros, presidente da patrocinadora do clube. O dirigente acredita que os problemas de infraestrutura nunca foram o motivo real para o treinador pedir demissão, o que foi alegado por ele no seu comunicado oficial no dia 13 de março, quando comandou o Fluminense pela última vez, no clássico contra o Flamengo.

- Muricy soube usar uma situação para justificar sua própria vontade. Como homem, lamento a pessoa que ele é. A verdade é que ele abandonou um projeto. Percebeu que, na opinião dele, o trabalho não iria prosperar com aquele elenco. Ele buscou na direção do Fluminense um bode expiatório - finalizou.

BATE-BOLA: Peter Siemsen (Presidente do Flu ao LANCENET!)
1. Presidente, como recebeu as críticas do técnico Muricy Ramalho?
- Ele dá entrevista na televisão e me dá porrada, vai a rádio e me dá porrada. Sinceramente, eu me sinto importante. Ser lembrado constantemente por um treinador tão importante quanto ele, mesmo depois de ser campeão da Libertadores, me sinto honrado, me sinto muito grande. E olha que eu só tenho seis meses de futebol.
2. E por que você considera que o treinador faz isso?
- A preocupação dele com a imagem é enorme, claro que não é algo pessoal comigo. Ele está tentando construir algo para defender a imagem dele, que ficou arranhada pela forma como saiu do Fluminense, mas não tenho nada com isso.
3. Ele disse que a atenção ao departamento de futebol diminuiu depois que você assumiu. Isso é verdade?
- Eu não estava focado no futebol? Estava mais preocupado com o clube? Realmente, tínhamos sido campeões brasileiros, eu tive de dar atenção ao que estava largado, o clube. Tínhamos situações emergenciais para serem resolvidas, problemas de estrutura para o clube. Mas em nenhum momento discordei das críticas que ele fazia em relação ao departamento de futebol.
4. Por que você acha que ele disse agora que não deixou o Fluminense por causa da infraestrutura?
- Ele agora diz isso, mas falou o contrário quando saiu, expôs o Fluminense em rede nacional, fez críticas pelos jornais a respeito da infraestrutura, críticas que eu sempre apoiei. Fico feliz pelo sucesso no Santos, mas não entendo por que não consegue nos esquecer.

OS ÚLTIMOS BASTIDORES
Há pouco mais de três meses, o presidente Peter Siemsen viveu uma de suas semanas mais difíceis desde que assumiu o Fluminense. Muitos dos detalhes revelados pelo LANCENET! dois dias após a demissão do técnico Muricy Ramalho acabaram confirmados pelo dirigente. Um deles foi o pouco contato entre o principal nome do clube e o treinador nos quase três meses de trabalho em conjunto.
- Ele falou comigo três vezes na vida. A única conversa que tivemos longa foi um dia antes de sua saída. Falamos de muitas coisas e em nada a conversa foi ruim. Quando ele diz que eu não gostava dele, está colocando palavras na minha boca. Sempre fui seu maior defensor - garantiu Peter, classificando o treinador como uma pessoa que sabe trabalhar sua imagem na mídia.
Muricy deixou as Laranjeiras criticando a diretoria (Crédito: Gilvan de Souza)
- Muricy está acostumado a trabalhar a mídia a seu favor. Ele está se utilizando da mídia, buscando desculpas, razões, para transformar o passado, mas não é mais possível mudar a história. A longa conversa a que se refere o presidente foi também a última. Segundo Peter, Muricy já o procurou com a decisão tomada e toda a parte contratual acertada com o presidente da patrocinadora do clube, Celso Barros:
- Ele teve méritos como treinador,mas tratou sua saída nas minhas costas. A interlocução não era o ideal naquele momento porque o vice de futebol (Alcides Antunes) que tínhamos não era da nossa confiança

ABEL: 'NÃO PRECISAMOS CONCORDAR'
Abel Braga agiu com naturalidade diante das declarações de Muricy Ramalho de que o treinador não deveria ter se pronunciado a respeito da saída dele do Fluminense. Ao ser anunciado nas Laranjeiras, este mês, Abelão disse que nunca faria críticas públicas à infraestrutura do clube no qual estivesse trabalhando. Direto no assunto, o atual treinador tricolor garantiu que não tem problemas com o técnico campeão da Libertadores.

- Não precisamos concordar com tudo. Ele tem o direito de não concordar com algo que eu tenha falado e eu tenho o direito de fazer o mesmo com o que ele falou. Não há polêmica nisso - resumiu.
Abelão disse ainda que considera Muricy Ramalho 'um parceiro' no futebol. Procurado pela reportagem do LANCENET!, o comandante do time do Santos não foi encontrado para falar sobre as declarações de Peter Siemsen e Abel Braga.

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/fluminense/Lamento-pessoa-Muricy_0_508149184.html

América-MG x Fla: duelo no sobe e desce na gangorra do Brasileirão

Times se enfrentam na Arena do Jacaré com realidades distintas: equipe mineira luta para sair da zona de degola; Rubro-Negro quer entrar no G-4

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Dois times, duas realidades distintas no Campeonato Brasileiro. Embalado pela goleada por 4 a 1 sobre o Atlético-MG, o Flamengo enfrenta o América-MG, nesta quarta-feira, às 19h30m, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Com dez pontos, o Rubro-Negro ocupa a 7ª colocação e luta pela vitória para buscar seu espaço no G-4. Já o time mineiro está na zona de rebaixamento, em 17º, com apenas cinco pontos, mas tem um jogo a menos, já que a partida contra o Santos foi adiada para o próximo sábado.
América-MG e Flamengo voltam a se enfrentar em competições oficiais depois de 10 anos. A última partida aconteceu pelo Campeonato Brasileiro de 2001, quando o jogo terminou empatado em 1 a 1, no Maracanã.

O Rubro-Negro está invicto no Brasileirão, com duas vitórias e quatro empates. O América-MG venceu apenas uma partida na competição. Foi na estreia, dia 22 de maio, quando bateu o Bahia por 2 a 1. Depois disso, a equipe amargou duas derrotas e dois empates.
Wagner Reway será o árbitro da partida, auxiliado por Fabio Rodrigo e Joadir Leite Pimenta. O SporTV transmite o jogo entre América-MG e Flamengo a partir de 19h30m para toda a rede. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em tempo real, com vídeos.
header o que esta em jogo
América-MG: o time teve uma semana inteira de preparação, por causa da folga na sexta rodada. Jogadores e o técnico Mauro Fernandes estão confiantes em um triunfo na Arena do Jacaré. O Coelho busca os três pontos para deixar a zona de rebaixamento e subir na tabela - atualmente é o 17º colocado.
Flamengo: depois de quatro empates consecutivos, o time de Vanderlei Luxemburgo bateu o Atlético-MG na última rodada e tenta engrenar uma sequência de vitórias nas próximas rodadas do Brasileirão. O treinador considera que o time perdeu pontos importantes, principalmente contra Bahia (3 a 3) e Atlético-PR (1 a 1). Segundo as contas de Luxa, a matemática de conseguir, pelo menos, sete pontos em três partidas poderá manter o equilíbrio da equipe.
header as escalações 2
América-MG: Mauro Fernandes não faz mistério. A equipe é a mesma que treinou o último coletivo da semana e conta novamente com o lateral Marcos Rocha, que cumpriu suspensão no último jogo. O América-MG entra em campo com Flávio, Marcos Rocha, Anderson, Gabriel e Gilson; Dudu, Amaral, Leandro Ferreira e Rodriguinho; Alessandro e Fábio Jr.
Flamengo: Willians e Bottinelli cumpriram suspensão na partida contra o Galo, e estão à disposição de Vanderlei Luxemburgo. Mas o técnico deve manter o jovem Luiz Antonio na vaga do argentino. Na zaga, Angelim substitui David Braz. Deivid, que fez dois gols no último jogo, será titular na vaga de Wanderley. Com isso, o Rubro-Negro deve ir a campo com Felipe, Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior César; Willians, Luiz Antonio, Renato e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid.
quem esta fora
América-MG: o zagueiro Otávio e o meia Luciano, ambos machucados.
Flamengo: Maldonado, que ainda segue em recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo, segue fora da equipe.
header pendurados
América-MG: Ninguém está pendurado.
Flamengo: Thiago Neves está com dois cartões amarelos.
header fique de olho 2
América-MG: o time aposta no trio de frente para se reabilitar no Brasileirão. Os atacantes Alessandro e Fábio Jr. estão cada vez mais entrosados e contam com Rodriguinho no apoio para ligar o jogo do meio-de-campo ao ataque.
Flamengo: depois de brilhar em 30 minutos do segundo tempo contra o Atlético-MG, quando fez um golaço, Ronaldinho Gaúcho luta para manter a regularidade nas suas atuações. Thiago Neves, que também balançou a rede na última rodada, também luta para manter o bom futebol que o levou para a Seleção Brasileira.
header o que eles disseram
Alessandro, atacante do América-MG: “O Flamengo fez um excelente jogo contra o Atlético-MG, vem confiante e tem uma qualidade indiscutível. Temos que tomar os cuidados necessários porque precisamos do resultado positivo. A partida será decidida nos detalhes, espero que a torcida compareça e incentive o time”.
Renato, volante do Flamengo: "Teremos uma sequência de jogos muito grande, é a chance de subir na tabela. A vitória contra o Atlético-MG nos colocou em sétimo. É o momento de mostrar nossa força e provar que nossa equipe tem condição de estar na frente”.”

header números e curiosidades

* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* Esta será a 22ª vez que América-MG e Flamengo duelam na história do confronto. Nos 21 jogos disputados, foram 10 vitórias dos cariocas, contra cinco triunfos dos mineiros e seis empates. Nos gols marcados, vantagem para o Flamengo: 47 a 32.

* O Flamengo conta com o melhor ataque do Campeonato Brasileiro. A equipe rubro-negra marcou 13 gols em seis rodadas disputadas.
* O América-MG tem a segunda defesa mais vazada da competição, com 11 gols sofridos em cinco jogos disputados, melhor apenas que o lanterna Avaí (18 gols).
header último confronto v2
 A última vez que América-MG e Flamengo se enfrentaram foi em jogo amistoso realizado em janeiro, na pré-temporada que o Rubro-Negro fez em Londrina. O time de Vanderlei Luxemburgo, com Ronaldinho Gaúcho apenas assistindo à partida, venceu por 2 a 1, gols de Vander e Bottinelli, de falta. Gabriel descontou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/06/america-mg-x-fla-duelo-no-sobe-e-desce-na-gangorra-do-brasileirao.html