segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mano aposta no sucesso do 'Pato que todos esperam na Seleção'

Técnico acredita que está na hora de o atacante, de 21 anos, aproveitar a chance, conquistar a confiança da torcida e assumir a camisa 9 da Seleção

Por Julyana Travaglia, Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Campana, Argentina

Pato no treino da Seleção (Foto: Mowa Press)Pato no treino da Seleção (Foto: Mowa Press)
Aos 21 anos, Alexandre Pato ganhou no processo de reformulação comandado por Mano Menezes uma boa sequência de partidas pela Seleção. Visto como uma grande revelação do futebol brasileiro desde 2006, quando surgiu no Internacional, o atacante tem na Copa América a chance a desabrochar como homem-gol do Brasil e, finalmente, ser com a amarelinha o jogador que todos esperam, herdando uma função que foi recentemente de Luis Fabiano.
Mano Menezes confia no sucesso de Pato. O atacante tem 12 jogos pela Seleção Principal e quatro gols.
- Penso que ele pode (ser o atacante que todo mundo espera na Seleção). Pela primeira vez, o Pato está tendo a oportunidade de ter uma sequência na Seleção principal. Mas ele precisa de um pouco de paciência. Sei que isso é difícil no futebol, mas é preciso – disse o treinador.
A primeira convocação de Pato na Seleção foi em março de 2008, para um amistoso comemorativo dos 50 anos do primeiro mundial conquistado pelo Brasil, contra a Suécia. Na ocasião, o jovem estreou bem no time de Dunga: entrou no segundo tempo e fez o único gol do confronto. Apesar da boa estreia, o jogador passou a perder espaço na Seleção. Nas Olimpíadas de Pequim, começou a competição como titular, mas acabou perdendo a vaga na equipe para Jô. E terminou fora da lista da Copa do Mundo de 2010.
Com a chegada de Mano Menezes, um novo ciclo de Pato começou na Seleção Brasileira. Ele esteve em todas as convocações desde que o treinador assumiu o cargo há quase um ano. Foi cortado apenas quando teve lesões, que também o prejudicaram na última temporada. A última quase o tirou da Copa América. Mas, apesar das dificuldades com contusões, o atleta tem teve uma boa temporada com o Milan no Campeonato Italiano. Foram 14 gols e o título da competição.
Pato marcou três gols na Era Mano Menezes e tem se adaptado bem ao lado de Neymar e Robinho, seus companheiros no ataque. A única preocupação do treinador brasileiro é com a ansiedade da população por ver despontar novamente um goleador, depois de passagens marcantes de outros camisas 9.
- Em outras posições, nós já vimos acontecer isso. Quando perdemos Cafu e Roberto Carlos, nós tínhamos que encontrar laterais para substituí-los. Quando os jogadores são marcantes e ficam um período muito longo na Seleção, você enxerga entre eles e os prováveis sucessores uma distância que precisa ser percorrida. A grande injustiça disso é que a gente compara a um ídolo, uma referência, um craque, na sua trajetória final com o jogador que está começando essa trajetória. Então, um pouquinho de calma, e penso que a sua característica é propícia para que jogadores como Pato venham e ocupem este lugar - disse Mano Menezes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2011/06/mano-aposta-no-sucesso-do-pato-que-todos-esperam-na-selecao.html

Djokovic confirma favoritismo sobre Llodra e fica a duas vitórias do topo

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Garantido nas quartas, sérvio precisa chegar à decisão para ser o número 1



Por SporTV.com
Lonfres

O saque-e-voleio de Michael Llodra mal incomodou Novak Djokovic. Em controle desde o começo do jogo, o sérvio executou 32 bolas vencedoras, cometeu apenas seis erros não forçados e venceu com tranquilidade o francês por triplo 6/3, 6/3 e 6/3, sem ceder nenhuma chance de quebra.
Novak Djokovic tênis Wimbledon oitavas  (Foto: AFP)Novak Djokovic vibra ao quebrar o saque de Llodra no terceiro set (Foto: AFP)

O triunfo coloca Djokovic, atual vice-líder do ranking, a duas vitórias de se tornar o número 1 do mundo. Caso chegue à decisão no All England Club, Nole ultrapassará Rafael Nadal. Mesmo que perca antes, o sérvio ainda será número 1 do mundo se Nadal não for campeão.
O próximo adversário do número 2 do mundo em Londres será o adolescente australiano Bernard Tomic, de 18 anos. Depois de surpreender e eliminar Robin Soderling (5) na terceira rodada, o jovem voltou a vencer nesta segunda, deixando para trás o belga Xavier Malisse por 6/1, 7/5 e 6/4.
Tomic se tornou o mais jovem tenista a chegar às quartas de final de Wimbledon desde 1986, quando Boris Becker tinha 18 anos e 226 dias - o australiano tem 18 anos e 255 dias. O sueco Bjorn Borg, com 17 anos e 32 dias em 1973, foi o mais jovem da história a chegar às quartas.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2011/06/djokovic-confirma-favoritismo-sobre-llodra-e-fica-duas-vitorias-do-topo.html

Felipe marca com um minuto de jogo, e Vasco derrota o Atlético-GO

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011


Gol garante o suado triunfo no Serra Dourada e leva a equipe à quinta colocação do Campeonato Brasileiro, com 11 pontos


por Rafael Cavalieri
No reencontro com Paulo César Gusmão, foi o Vasco que saiu sorrindo. O time foi ao Serra Dourada enfrentar o Atlético-GO neste domingo, pela sexta rodada do Brasileirão, e saiu com a vitória por 1 a 0. O autor do gol foi justamente um dos principais personagens na época da demissão do treinador: Felipe, afastado do elenco com os maus resultados no início da temporada, marcou logo a um minuto de jogo, num belo chute de fora da área.
No entanto, o principal personagem da vitória foi o goleiro Fernando Prass, fazendo quatro defesas difíceis e segurando a pressão do Atlético-GO, que durou boa parte do jogo. O time da casa fez 13 finalizações, contra cinco dos visitantes. A torcida vascaína chegou a temer que se repetisse o cenário dos empates com Figueirense e Grêmio, com um gol sofrido já perto do fim, mas desta vez a defesa deu outro final à história.

saiba mais
Com sua segunda vitória fora de casa, o Vasco foi a 11 pontos e pulou da sétima para a quinta posição. Na quarta-feira, enfrenta o Cruzeiro em São Januário, às 19h30m. O Atlético-GO permaneceu com sete pontos e aparece em 12º lugar. Volta a campo para pegar o Palmeiras na quinta-feira, às 19h30m, no Canindé.
Antes de a bola rolar, jogadores como Romulo, Dedé, Fernando Prass, Marcio Careca, Eder Luis e Eduardo Costa foram cumprimentar o ex-comandante PC Gusmão. No decorrer da semana muito foi falado sobre o reencontro do técnico com o Vasco, já que a sua demissão no início do ano, após três derrotas consecutivas na Taça Guanabara, veio acompanhada de notícias que mostravam um ambiente ruim no elenco.
adriano atlético-go felipe vasco (Foto: André Costa / Agência Estado)Felipe, autor de um belo gol, recebe combate de Adriano, do Atlético-GO (Foto: André Costa / Agência Estado)

Gol-relâmpago e contra-ataques pelos lados
O Vasco começou a partida em ritmo acelerado. Logo no primeiro ataque, usou uma jogada ausente nas últimas partidas: o avanço pelas laterais. Primeiro com Fagner, o dono da posição. Segundos depois, na retomada, foi a vez de Anderson Martins aparecer de surpresa e cruzar na linha de fundo. A bola bateu na defesa e sobrou limpa para Felipe chutar colocado e marcar um golaço. Na comemoração, fez a dança do João Sorrisão, personagem criado pelo "Esporte Espetacular".
O gol esfriou o ímpeto do Vasco e fez o Atlético-GO igualar as ações. Porém, com uma marcação bem postada na zaga e no meio-campo, os visitantes conseguiram neutralizar o adversário. Houve perigo mesmo apenas em duas jogadas de bola parada, que obrigaram Fernando Prass a realizar duas belíssimas defesas. A primeira em cabeçada do zagueiro Anderson após escanteio, e a segunda em cobrança de falta de longe de Bida.
O contra-ataque passou a ser a principal arma do Vasco. E sempre pela direita. Se antes o lado esquerdo era a principal válvula de escape por causa da improvisação de Allan na lateral, com a volta de Fagner o time passou a utilizar mais o setor. O lateral-direito criou boas jogadas e ainda arriscou algumas tabelas com Eder Luis. O mesmo não acontecia pela esquerda. Marcio Careca até se apresentava, mas preferia sempre cruzar da intermediária em vez de ir à linha de fundo.
Outro motivo para o Vasco utilizar os lados foi a atuação apagada de Diego Souza. O camisa 10 esteve muito bem marcado e produziu poucas jogadas de perigo. Na única oportunidade que teve, ao receber passe milimétrico de Felipe, se enrolou na hora de driblar o goleiro Marcio e desperdiçou a jogada. A primeira etapa terminou com números equilibrados: quatro finalizações para o Atlético-GO e três para o Vasco.

Dragão acerta o travessão
A etapa final teve os donos da casa com maior posse de bola e mais finalizações, mas sem levar perigo muitas vezes. O time comandado por PC Gusmão não mostrou organização tática e tentava furar o bloqueio defensivo abusando de jogadas aéreas: foram 36 durante a partida (contra oito do Vasco). Eduardo Costa, que voltou ao time titular neste domingo, foi fundamental na organização da defesa cruz-maltina. Os contra-ataques ainda eram a principal arma. Em um deles, Eder Luis arrancou e passou a bola para Felipe cruzar para Diego Souza desperdiçar nova chance.
O marasmo do Vasco foi o sinal para a sua torcida, maioria no Serra Dourada, começar a pedir a entrada de Bernardo. Mas a primeira substituição do técnico Ricardo Gomes foi a entrada de Elton no lugar de Alecsandro, que deixou o campo de maca, sentindo dores musculares. Mas era o Atlético-GO que continuava pressionando. Após receber lançamento, Agenor cabeceou na trave. Para amenizar a preocupação da torcida, Bernardo finalmente entrou no lugar de Diego Souza.
A alteração que às vezes incendeia o Vasco não teve o efeito esperado. Depois que entrou, Bernardo lutou, mas viu mesmo foi Fernando Prass salvando o time. A pressão dos donos da casa foi justamente em função das mudanças de PC Gusmão, que pôs em campo Elvis e Juninho e deu mais mobilidade ao Dragão. Mas não foi o suficiente para conseguir o empate. Mesmo excessivamente recuado, o Vasco conseguiu se segurar e sair com a vitória.
Ficha técnica:
ATLÉTICO-GO 0 X 1 VASCO
Márcio; Adriano (Rafael Cruz), Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Bida e Vitor Júnior (Elvis); Anselmo e Marcão (Juninho). Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Eduardo Costa (Allan), Rômulo, Felipe e Diego Souza (Bernardo); Alecsandro (Elton) e Eder Luis.
Técnico: PC Gusmão. Técnico: Ricardo Gomes.
Gol: Felipe, a 1 minuto do primeiro tempo.
Cartão amarelo: Marcão (AGO).
Renda: R$ 323.690,00. Público: 11.959 pagantes.
Estádio: Serra Dourada, Goiânia (GO). Data: 26/06/2011. Árbitro: Antônio Hora Filho (SE). Assistentes: Cleriston Clay Barreto (SE) e Ivaney Alves de Lima

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2011/26-06-2011/atletico-go-vasco.html

Contas refeitas: Brasil está classificado para fase final da Liga

Seleção avança mesmo que perca dois jogos para a Polônia por 3 a 0

Por GLOBOESPORTE.COM Katowice, Polônia

A CBV refez as contas e anunciou, nesta segunda-feira, que o Brasil está classificado para a fase final da Liga Mundial. Mesmo com a derrota por 3 a 1 para os Estados Unidos no último sábado, a equipe, líder do Grupo A com 24 pontos, já tem sua vaga assegurada, ao contrário do que informou o GloboEsporte.com e a própria Confederação.

O critério que garante a classificação brasileira para as finais é a razão de sets. Se perder as duas partidas para a Polônia por 3 sets a 0, a seleção ficará com o segundo lugar da chave mesmo que os EUA também vençam seus dois jogos contra Porto Rico, já eliminado, pelo mesmo placar.
Brasil e EUA ficariam empatados com 24 pontos e oito vitórias (primeiro critério de desempate), mas o Brasil teria razão de sets 1,733 (26 dividido por 15) contra 1,529 (26 divididos por 17) dos americanos. Os poloneses, com esses resultados, teriam a primeira posição, com 24 pontos e razão de sets igual a 2 (26 vencidos contra 13 perdidos).

Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam na competição. A Polônia, sede da fase final, já está classificada. Caso a equipe não fique nas duas primeiras posições do grupo, o pior segundo colocado de todas as chaves será eliminado. Isso significa que os EUA podem ser se despedir do torneio mesmo que vençam suas duas partidas, pois dependeriam de resultados das outras três chaves.
Brasil e Polônia encerram suas participações na fase classificatória em dois confrontos na quarta e quinta-feira, às 15h30m, em Katowice. O SporTV transmite todos os lances ao vivo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/06/cbv-refaz-contas-brasil-esta-classificado-para-fase-final-da-liga.html
 

Cibulkova surpreende e elimina Caroline Wozniacki em Wimbledon

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Eslovaca dispara 44 bolas vencedoras e derrota a número 1 do mundo


Por SporTV.com Londres

Dominica Cibulkova tênis Wimbledon oitavas (Foto: AP)Cibulkova festeja sua vitória (Foto: AP)

Pelo terceiro ano consecutivo, Caroline Wozniacki dá adeus a Wimbledon nas oitavas de final. Nesta segunda-feira, a número 1 do mundo, que ainda não tem um título de Grand Slam na carreira, foi vítima de uma tarde inspirada da eslovaca Dominika Cibulkova. A 24º do ranking aplicou 44 bolas vencedoras e, de virada, triunfou por 1/6, 7/6(5) e 7/5.
Ainda sem um título na carreira, Cibulkova, de 22 anos, chega pela primeira vez às quartas de final do Grand Slam britânico. Sua próxima adversária será a ex-número 1, Maria Sharapova, que avançou ao derrotar nesta terça a chinesa Shuai Peng por 6/4 e 6/2.
Wozniacki, conhecida por atacar pouco, mas cometer pouquíssimos erros, teve um dia atípico. A dinamarquesa conseguiu executar 33 bolas vencedoras (com 10 aces), mas também errou mais do que o normal: 16 falhas não forçadas. Cibulkova, por sua vez, optou por ser agressiva o tempo todo. A eslovaca, que só fez um ace, errou mais (31), mas também disparou 44 golpes indefensáveis - 23 deles na parcial decisiva.
A número 1 do mundo ainda teve a liderança no começo do terceiro set, quando abriu 2/0, mas Cibulkova rapidamente se recuperou. A eslovaca, por sua vez, deixou a liderança escapar quando sacava em 3/2, e só voltou a ter a frente quando forçou mais um erro da adversária no 11º game, conseguiu a quebra e abriu 6/5.
No 12º game, sacado para o jogo, Cibulkova abriu 40/0, mas viu Wozniacki encaixar duas ótimas esquerdas e salvar dois match points. Na terceira chance, contudo, a eslovaca executou uma direita que a número 1 não conseguiu defender e finalmente concluiu a vitória.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2011/06/cibulkova-surpreende-e-elimina-caroline-wozniacki-em-wimbledon.html

A Carroça voltou: Ceará espanta crise e quebra invencibilidade do Palmeiras

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011


Jogando bem no PV, Vozão faz 2 a 0 e reage no Brasileirão, com direito a gritos relativos ao apelido da equipe. Verdão sofre quarta derrota em 2011


por Diego Ribeiro
Foram necessárias seis rodadas de Campeonato Brasileiro para a Carroça Desembestada sair do atoleiro e voltar a andar. Neste domingo, o Ceará reencontrou seu bom futebol dos tempos de Copa do Brasil e conseguiu a primeira vitória no Brasileirão - justo contra o Palmeiras, adversário que nunca havia batido em dez jogos na história do campeonato, e que vinha invicto. Os 2 a 0 para o Vozão, no Presidente Vargas, expõem algumas observações. O Ceará tem potencial para deixar a parte de baixo da tabela e pode, ao menos, lutar pela Sul-Americana. E o Palmeiras, apesar de toda a organização construída por Felipão, precisa aprender a jogar bem quando sai atrás no placar - esta foi apenas a quarta derrota em 2011.
A equipe alviverde permanece com 11 pontos e cai para o terceiro posto na classificação. Ficou claro que o time sentiu demais a falta de Luan, suspenso. Por mais que passe alguns jogos sem fazer gols ou impressionar, o camisa 21 é fundamental no sistema tático, fechando pelo lado esquerdo e protegendo ainda mais a defesa palmeirense. Sem ele, o Verdão sofreu com os ataques pelas pontas, levou o gol logo cedo, aos sete minutos, e se perdeu depois disso. Ninguém acertou muita coisa, nem mesmo o capitão Kleber. Até Marcos errou, ao quase soltar uma bola cruzada no pé do adversário.

Do outro lado, o Ceará chegou aos sete pontos, ficou mais longe da zona da degola e ouviu da arquibancada os cânticos relativos à Carroça Desembestada, apelido carinhoso dado no início da temporada. Com a força da torcida, o técnico Vágner Mancini sobrevive no cargo depois das ameaças de demissão.
Na próxima rodada, o Ceará visita o Coritiba. A partida está marcada para quinta-feira, às19h30m, no Couto Pereira. No mesmo dia e horário, o Palmeiras recebe o Atlético-GO, no Canindé.
washington ceará gol palmeiras (Foto: Cesar Greco / Agência Estado)Washington, ex-Palmeiras, comemora o primeiro gol do Ceará (Foto: Cesar Greco / Agência Estado)

De novo, a bola aérea
Felipão sabia exatamente o que ia encontrar no Presidente Vargas. Por isso, escalou o volante Chico para reforçar o meio-campo e tentar neutralizar os laterais Boiadeiro e Vicente, que mais pareciam pontas. Do outro lado, Vágner Mancini fez uma formação “espelho” da do rival, com três volantes e três homens mais avançados. E foi o Vozão que se aproveitou melhor do esquema.
Sem a presença de Luan, suspenso, o Palmeiras viu Boiadeiro se aproveitar de uma avenida aberta pela direita do ataque cearense. Do outro lado, Vicente levou a melhor sobre Cicinho enquanto o camisa 2 esteve em campo - machucado, deu lugar a Patrik ainda no primeiro tempo. A torcida do Vozão, que parecia não vir em grande número, lotou o PV a poucos minutos do apito inicial, mesmo com o time em má fase. Dentro de campo, os donos da casa sentiram o apoio e deram um esforço extra.
Com um repertório variado, o Ceará chegou ao gol em uma jogada bem conhecida pelos alviverdes. Tem sido assim com esse Palmeiras: cada escanteio é um susto, uma chance real para o adversário. Desta vez foi o ex-palmeirense Washington - ironia do destino. Durante a semana, ele havia prometido um gol contra o Verdão e cumpriu logo aos sete minutos. O problema é crônico. A cada bola levantada, um confia demais no outro e ninguém vai para o lance, deixando o adversário livre para marcar.
Mas o Palmeiras não jogava mal. Na frente, Wellington Paulista se sentia mais à vontade atuando dentro da área - Kleber, para variar, buscou o jogo no meio-campo. Após o gol, as avenidas pelas laterais também foram controladas. No melhor momento em campo, quando não deixava o Ceará atacar, o time sofreu o segundo gol, com Thiago Humberto. Era a senha para a bronca de Felipão no vestiário.
felipão palmeiras ceará (Foto: LC Moreira / Agência Estado)Scolari leva as mãos ao rosto: Palmeiras sofreu mais um gol em escanteio (Foto: LC Moreira / Ag. Estado)

Resposta? Nem tanto
O técnico do Palmeiras tratou de corrigir o buraco deixado pelo lado esquerdo da defesa. Na vaga de Lincoln, Adriano fez funções semelhantes às de Luan e conseguiu tirar um pouco do ímpeto de Boiadeiro, um dos melhores em campo no Presidente Vargas. Além disso, o ataque ganhou um pouco mais de corpo. Natural que, perdendo o jogo, o Palmeiras saísse mais de seu campo de defesa.
E foi aí que o Ceará quase ampliou, só atacando na boa, aproveitando as falhas do Verdão. Thiago Humberto acertou a trave, Marcos fez defesas difíceis, e o time de Felipão foi perdendo a empolgação. A tentativa de incendiar o jogo com o garoto Vinícius não surtiu efeito - não era mesmo dia para o time alviverde.
A organização que faz o Palmeiras ser um dos times mais sólidos do país desapareceu. A partir dos 25 minutos, era Kleber na meia, Adriano recuado, Patrik dentro da área e Chico finalizando. Foi o camisa 3 que perdeu a melhor chance da equipe: sozinho e sem goleiro, ele isolou uma bola vinda da esquerda. Desse jeito, ficou difícil buscar um pontinho em Fortaleza. O Palmeiras - quem diria? - vai comemorar a volta de Luan na próxima rodada. E o Ceará busca, de ânimo renovado, seus melhores dias em 2011, no ritmo do "Ah, sai do meio, sai que a carroça tá sem freio".
ceará 2 x 0 palmeiras
Fernando Henrique, Boiadeiro (Diego Macedo), Fabrício, Diego Sacoman e Vicente; Michel, Heleno, João Marcos e Thiago Humberto (Iarley); Osvaldo e Washington (Geraldo) Marcos, Cicinho (Patrik), Leandro Amaro, Thiago Heleno e Rivaldo; Chico, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Lincoln (Adriano); Kleber e Wellington Paulista (Vinícius)
Técnico: Vágner Mancini Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gols: Washington, aos sete, Thiago Humberto, aos 45 do primeiro tempo
Cartões amarelos: João Marcos (CEA); Wellington Paulista, Thiago Heleno (PAL)
Estádio: Presidente Vargas, em Fortaleza (CE). Data: 26/6/2011. Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR). Auxiliares: Gilson Bento Coutinho e José Amilton Pontarolo (ambos do PR).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2011/26-06-2011/ceara-palmeiras.html

Bartoli derruba a campeã Serena e avança às quartas em Wimbledon

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Francesa, vice-campeã em 2007, acumula nove vitórias seguidas na grama



Por SporTV.com Londres

Foi necessária uma atuação espetacular de Marion Bartoli, mas enfim foi interrompida a série de Serena Williams em Wimbledon. Campeã em 2009 e 2010 e dona de 17 vitórias seguidas, a americana não resistiu à francesa e tombou na Quadra 1 do All England Club. Por 6/4 e 7/6(6), com dez aces e 21 bolas vencedoras, Bartoli avançou às quartas de final do Slam da grama.

Marion Bartoli tênis Wimbledon oitavas (Foto: AFP)Marion Bartoli se emociona ao fechar a partida (Foto: AFP)

A francesa, vice-campeã de Wimbledon em 2007, agora acumula nove vitórias seguidas na superfície. Antes de ir a Londres, Bartoli, número 9 do mundo, somou cinco triunfos e conquistou o título do WTA de Eastbourne, também na Inglaterra. Sua próxima adversária agora será a alemã Sabine Lisicki (62), que derrubou a tcheca Petra Cetkovska por 6/2 e 7/6(0).

Agressividade compensa
Bartoli entrou em quadra disposta a atacar tanto quanto Serena, e a tática funcionou. Enquanto a americana não encontrava seu melhor tênis, a francesa agredia incessantemente e não dava ritmo para a adversária. No sexto game, Bartoli conseguiu a quebra e abriu 4/2. Serena ainda teve três chances para igualar o set, mas não converteu os break points no nono game e viu Bartoli fechar a parcial em 6/3.
O segundo set foi parecido. Serena não conseguia se impor no serviço de Bartoli e apenas mantinha seus games de serviço - o que fazia com algum custo. A francesa, que agredia desde a devolução e usava ângulos para deslocar a adversária, teve sua primeira chance de quebra no 11 game, e não desperdiçou. Com um belo lob, forçou um erro de Serena e fez 6/5 na parcial.
Bartoli abriu 40/15 no 12º game e teve dois match points, mas errou uma paralela de esquerda e, em seguida, viu Serena encaixar uma devolução indefensável. A francesa chegou a mais um match point, mas novamente foi vítima de um ponto espetacular da americana. Pouco depois, Bartoli cometeu uma dupla falta, e Serena não perdoou, encaixando outra devolução vencedora e forçando a realização do tie-break na Quadra 1.
A partida ganhou em drama e emoção, já que o game de desempate também foi equilibradíssimo. Bartoli conseguiu mais um match point ao abrir 6/5, mas Serena se salvou novamente - desta vez com um ace. No 13º ponto, a americana teve de ir para o segundo saque, e a francesa encaixou uma bela devolução, forçando um erro da adversária. Com o quinto match point e novamente com o saque, Bartoli enfim converteu, acertando um saque aberto que Serena não conseguiu devolver.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2011/06/bartoli-derruba-campea-serena-e-avanca-quartas-em-wimbledon.html

Mano elogia maturidade de Neymar, mas coloca mais atletas no holofote

Técnico da Seleção afirma que time não vai depender apenas do talento do craque santista na Copa América e lembra que o grupo tem outras estrelas

Por Julyana Travaglia, Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Campana, Argentina

Frio Neymar Seleção (Foto: Thiago Lavinas / Globoesporte.com)Neymar é a grande estrela da Seleção Brasileira
(Foto: Thiago Lavinas / Globoesporte.com)

Neymar é a principal estrela da Seleção Brasileira nesta Copa América. A maioria dos holofotes está apontada para ele. Nos treinos, as câmeras e os cliques dos fotógrafos o perseguem. Só que quando a bola rolar, o técnico Mano Menezes acredita que a responsabilidade não estará apenas nos ombros do jovem santista.
Paulo Henrique Ganso, Robinho, Alexandre Pato, Julio César, Lúcio... Esses são alguns dos jogadores que certamente dividirão essa pressão com o garoto.
- A Seleção Brasileira vai depender menos do Neymar, porque existem jogadores que podem dividir a responsabilidade. É mais difícil você sempre ter de ser o mais decisivo. Mas não tenho preocupação de ele não ser na Seleção Brasileira o que é no Santos – declarou o comandante do time canarinho.
De qualquer maneira, Mano Menezes vê sua principal estrela muito mais madura em relação a sua primeira partida na Seleção Brasileira, contra os Estados Unidos, no debute do novo comandante. “Culpa” da Libertadores da América.
- Certamente ele está muito mais maduro depois de uma Libertadores dura, em que apanhou bastante e aprendeu a sair das faltas. É esse tipo de experiência que vai preparando o jogador para atuar na Seleção Brasileira – completou Mano.
Para a estreia da Seleção Brasileira na Copa América, dia 3, contra a Venezuela, em La Plata, a escalação será a mais ofensiva, com Julio César; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires e Paulo Henrique Ganso; Robinho, Neymar e Alexandre Pato.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2011/06/mano-elogia-maturidade-de-neymar-mas-coloca-mais-atletas-no-holofote.html

Aplaudido de pé por William e Kate, Murray bate Gasquet em Wimbledon

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Número 4 do mundo avança às quartas de final pelo quarto ano seguido


Por SporTV.com Londres

Ano passado, Andy Murray fez uma bela partida quando teve na torcida a rainha Elizabeth II. Nesta segunda-feira, o escocês novamente brilhou diante da realeza britânica. Por 7/6(3), 6/3 e 6/2, o número 4 do mundo derrotou o francês Richard Gasquet (13) e saiu da Quadra Central aplaudido de pé pelo príncipe William e por sua mulher, Kate, a duquesa de Cambridge.
Andy Murray tênis Wimbledon oitavas  (Foto: Reuters)Andy Murray é festejado pela torcida britânica nesta segunda-feira  (Foto: Reuters)

O resultado coloca o melhor tenista da Grã-Bretanha nas quartas de final de Wimbledon pelo quarto ano consecutivo. Ainda em busca de seu primeiro título de Grand Slam, Murray também luta para encerrar um jejum de 74 anos sem um campeão do Reino Unido na chave de simples. Seu próximo adversário será o vencedor do jogo entre o polonês Lukasz Kubot (93), e o espanhol Feliciano López (44).

Gasquet joga no ataque
Príncipe William Kate Middleton Wimbledon tênis (Foto: Getty Images)Kate Middleton e príncipe William aplaudem de pé
a vitória do tenista da casa (Foto: Getty Images)

Murray e Gasquet fizerm um primeiro set equilibradíssimo. O francês teve um break point no segundo game, mas não converteu. Foi a única chance de quebra de toda a parcial, que acabou decidida no tie-break. O tenista da casa jogou um game de desempate quase perfeito e fez 7/3 com um belo voleio para fechar o primeiro set.
O francês tentava pressionar o saque do tenista da casa, mas sem sucesso. Mesmo assim, Gasquet insistia em subir à rede para encurtar as trocas de bola, que terminavam, em sua maioria, a favor de Murray. No oitavo game, o escocês enfim quebrou o saque do adversário e fez 5/3, para delírio do público que lotava a Quadra Central. Em seguida, Murray fez 6/3 e abriu 2 sets a 0.
Depois disso, Gasquet não ofereceu a mesma resistência. O britânico obteve a primeira quebra do set no quinto game, fez 3/2 e não perdeu o controle das ações. Por 6/2, aplaudido de pé inclusise pelo príncipe William e sua mulher, Kate, a duquesa de Cambirdge, Murray avançou às quartas.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2011/06/aplaudido-de-pe-por-william-e-kate-murray-bate-gasquet-em-wimbledon.html

Timão derruba os 100% do São Paulo com goleada histórica no Pacaembu

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011


Corinthians aproveita expulsão de Carlinhos Paraíba e massacra o rival por 5 a 0. Liedson faz três e comanda o passeio sobre o Tricolor ao lado de Danilo


por Carlos Augusto Ferrari e Marcelo Prado
Os velhinhos do Corinthians merecem respeito. Em um clássico quente neste domingo, a garotada do São Paulo não foi capaz de manter os 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro e sucumbiu frente a um Alvinegro mais experiente e inspiradíssimo. Com gols dos veteranos Danilo, Liedson (três) e Jorge Henrique e um show no segundo tempo, o Timão goleou sem piedade o Tricolor por 5 a 0, no Pacaembu, e embolou a briga pela liderança.
O Corinthians foi melhor durante toda a partida contra um São Paulo defensivo e sem brilho ofensivo. A expulsão de Carlinhos Paraíba, aos 40 minutos da etapa inicial, foi decisiva para a história do clássico. Em apenas 16 minutos da parte final do Majestoso, o Alvinegro já vencia por três gols de vantagem, arrancando gritos de “olé” e de “o freguês voltou" da Fiel.
Mais do que o massacre, os corintianos deixaram o Pacaembu com o sabor de vingança nos lábios. Rogério Ceni, que fez seu centésimo gol no último encontro entre as equipes, falhou no gol de Jorge Henrique, que fechou o placar, e levou a torcida ao delírio. É a maior vitória do Timão sobre o rival na história do Brasileirão, igualando feito de 1996.

Invicto, o Corinthians chega ao 17º clássico de invencibilidade no Pacaembu e se transforma em líder do Brasileirão em aproveitamento. É o segundo colocado na tabela, com 13 pontos, mas tendo ainda um jogo por fazer - o duelo contra o Santos foi transferido para 10 de agosto. Na próxima quarta-feira, visita o Bahia, às 21h50m, em Pituaçu.
O São Paulo, que atuou com cinco desfalques, perde a invencibilidade, mas continua em primeiro na tabela: segue com seus 15 pontos. Também na quarta-feira, recebe o Botafogo, às 21h50m, no Morumbi.

Expulsão e desequilíbrio tricolor
Carlinhos Paraíba em ação pelo São Paulo (Foto: Wander Roberto/VIPCOMM)Carlinhos Paraíba foi expulso no primeiro tempo
(Foto: Wander Roberto/VIPCOMM)

O Corinthians não deu tempo para o São Paulo respirar no primeiro tempo. Tite apostou novamente na marcação sob pressão, em cima dos defensores rivais, adiantando suas peças. Vaiado pela torcida alvinegra pelo gol marcado no último encontro entre os clubes, Rogério Ceni desta vez trabalhou com as mãos em ótima defesa no canto direito após chute do homem surpresa Paulinho, logo a um minuto.

O São Paulo precisou de pouco tempo para se acertar. Carpegiani rapidamente corrigiu a marcação feita pela garotada. Os meninos tricolores, aliás, se destacaram no primeiro tempo. O estreante Rodrigo Caio colou em Danilo e atrapalhou a criação corintiana. Jean e Luiz Eduardo seguraram Jorge Henrique e Willian, respectivamente, deixando Liedson isolado. Wellington foi um gigante no combate defensivo e o jogador mais lúcido na saída para o ataque.
A formação defensiva, porém, permitiu que o Corinthians dominasse o jogo. O São Paulo só reagiu nos contra-ataques. Em um dos poucos que os atacantes conseguiram acertar, faltou pontaria. Dagoberto, aos 28, desperdiçou bela oportunidade ao furar na área um cruzamento vindo de Jean pela direita.
A chuva que caiu sobre São Paulo neste domingo não esfriou os ânimos no encontro de dois grandes rivais. Depois de ser punido com cartão amarelo por se desentender com Paulinho, Carlinhos Paraíba recebeu o vermelho ao fazer falta dura em Weldinho. O clima esquentou, e o árbitro Rodrigo Braghetto não economizou, com cinco advertências. O Timão ainda reclamou de um pênalti de Bruno Uvini em Willian, aos 35.

Timão atropela Tricolor após intervalo

A vantagem de ter um jogador a mais em campo favoreceu o Corinthians durante todo o segundo tempo. O Timão voltou do intervalo pressionando novamente e não demorou a abrir o placar com um golaço, logo a um minuto. Danilo recebeu na área, deu um drible desconcertante em Bruno Uvini e tocou no canto direito de Ceni. Explosão alvinegra no Pacaembu!
liedson corinthians gol são paulo (Foto: Evelson de Freitas / Agência Estado)Liedson em dia iluminado: ele marcou três gols no clássico (Foto: Evelson de Freitas / Agência Estado)

Sem Carlinhos Paraíba, seu único articulador, o São Paulo não conseguiu deixar o campo defensivo e foi outra vez encurralado. Rogério Ceni voltou a aparecer com ótimas defesas, mas a cota de milagres tem limites. Aos oito, depois de pegar uma cabeçada de Paulinho, a bola sobrou nos pés do artilheiro Liedson livre na pequena área: 2 a 0.
O placar desfavorável afundou o São Paulo. A garotada se perdeu na marcação e sucumbiu diante da velocidade corintiana. Ralf carimbou a trave aos 14, dando uma amostra do que viria pouco depois, aos 15. Liedson girou sobre Xandão na área e disparou um torpedo para cima de Rogério Ceni, fazendo o terceiro.
Carpegiani ainda tentou fazer sua equipe melhorar com as entradas de Ilsinho e Henrique. Em vão. O Corinthians não deu qualquer chance de reação e entrou no embalo dos gritos de “olé” vindos da Fiel. Ainda restava tempo para mais, aos 34. Danilo fez boa jogada e cruzou na medida para Liedson fazer o terceiro dele. Dois minutos depois, Rogério Ceni engoliu um frango em chute de Jorge Henrique. Era o que a torcida queria para ir embora do Pacaembu ainda mais feliz.
CORINTHIANS 5 X 0 SÃO PAULO
Julio Cesar; Weldinho, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo (Morais); Willian (Emerson), Liedson e Jorge Henrique. Rogério Ceni; Jean, Xandão, Bruno Uvini e Luiz Eduardo; Rodrigo Caio, Wellington e Carlinhos Paraíba; Marlos (Ilsinho), Dagoberto e Fernandinho (Henrique).
Técnico: Tite Técnico: Paulo César Carpegiani.
Gols: Danilo, no 1º minuto, Liedson, aos oito, aos 15 e aos 34 minutos; Jorge Henrique aos 36 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Leandro Castán, Liedson, Paulinho (COR); Rogério Ceni, Carlinhos Paraíba, Wellington.
Vermelho: Carlinhos Paraíba
Data: 26/06/2011. Local: Pacaembu, em São Paulo. Árbitro: Rodrigo Braghetto (SP). Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Vicente Romano Neto (SP). Renda e público: R$ 955.263,00 / 30.351 pagantes

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2011/26-06-2011/corinthians-sao-paulo.html

Duplas femininas abrem participação do Brasil no Grand Slam da Noruega

Circuito Mundial de Vôlei de Praia


Lil/Angela Vieira, Vivian/Taiana e Renata/Priscila jogam o country-cota, seletiva de duplas do mesmo país em busca de vaga no torneio classificatório


Por SporTV.com Stavanger, Noruega

Depois dos ouros no masculino e no feminino no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, o Brasil entra em ação, nesta segunda-feira, em Stavanger, na Noruega. São três duplas femininas nas areias.

No último fim de semana, Alison/Emanuel, em final com Márcio/Ricardo, e Juliana/Larissa conquistaram o ouro no Mundial, etapa do Circuito Mundial disputada a cada dois anos, com pontuação maior que a das outras, em Roma.

Nesta segunda, tem início do Grand Slam de Stavanger, torneio que, dentro do Circuito, só perde em importância para o Campeonato Mundial. Na Noruega, neste primeiro dia, estarão em ação três duplas brasileiras, pelo country-cota, torneio seletivo entre parcerias do mesmo país para definir qual seguirá para o classificatório, em busca de vaga na chave principal.
Lili/Angela Vieira, Vivian/Taiana e Renata/Priscila disputarão o country-cota, que terá disputas de representantes de outros dois países: Alemanha, com cinco duplas, e Estados Unidos, com duas.

As brasileiras Juliana/Larissa, Maria Clara/Carol e Talita/Maria Elisa já estão garantidas na fase principal da competição.

Na etapa de Stavanger do ano passado, Juliana e Larissa foram as campeãs, ao vencerem Maria Elisa/Talita na final. Além dessa medalha, as atuais campeãs mundiais também subiram ao lugar mais alto do pódio em 2006 e também ficaram com a medalha de prata, em 2009 em Stavanger.

As duplas masculinas só começarão a disputa do country-cota nesta terça-feira. Pedro Solberg/Ferramenta e Thiago/Harley se enfrentam por uma vaga no qualifying. Benjamin/Bruno Schmidt, Alison/Emanuel e Ricardo/Márcio entrarão direto na fase principal.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2011/06/duplas-femininas-abrem-participacao-do-brasil-no-grand-slam-da-noruega.html

Alexandre Oliveira confirma acerto e chega terça no Bota

Meia-atacante explica suas características e revela motivo de sua vinda: 'Quero que me conheçam no meu país'

Alexandre Oliveira (Foto: Reprodução) Alexandre Oliveira chega na tera-feira ao Botafogo (Foto: Reproduo)

Claudio Portella
Publicada em 27/06/2011 às 07:07
Rio de Janeiro (RJ)

Alexandre Oliveira é novo reforço do Botafogo. O jogador, de 32 anos, confirmou ao LNET! que chega nesta terça-feira no Rio de Janeiro para fazer exames médicos e assinar com o clube. Ele chegou de Dubai no sábado, onde atuava pelo Al Wasl (EAU), e espera a documentação de sua ex-equipe, que deve chegar ainda nesta segunda-feira. Oliveira é o sexto reforço do Alvinegro para este segundo semeste.

Receba antes notícias sobre contratações do Glorioso no celular!


Em entrevista exclusiva, o meia-atacante selou a negociação.
- Chego na terça-feira no Rio de Janeiro para me apresentar ao Botafogo. Estou muito feliz com o acerto. Quando surgiu o interesse do clube não pensei duas vezes. Tive propostas de times lá do Oriente Médio, mas foram seis anos no exterior. Fui muito bem fora do Brasil, mas chegou a hora de me conhecerem no meu país - afirmou.
Por ser um atleta desconhecido no cenário nacional, Alexandre Oliveira aproveitou para explicar um pouco mais sobre as suas características dentro de campo.
- Sou um jogador de muita velocidade e posso atuar de meia esquerda ou segundo atacante. No Al Wasl (EAU), eu joguei muito pelas pontas. Gosto de ficar perto do gol - explicou.

Dois integrantes do Botafogo já trabalharam com o atleta. O técnico Caio Junior e o lateral-direito Alessandro, pelo Atlético-PR.

- O Caio é um excelente profissional. Lá no Qatar ele me acompanhou também, devido a proximidade. Agradeço pela sua indicação. O Alessandro também atuou comigo. Por ter bastante tempo no clube, tenho certeza que vai me ajudar nessa adaptação - ressaltou.

Nos Emirados Árabes, ele era chamado de Oliveira. No Brasil, antes de se transferir, era conhecido como Alexandre. Indagado sobre como gostaria de ser conhecido no Glorioso, o novo reforço foi enfático.
- Oliveira deu sorte, mas pode ser Alexandre, ou os dois nomes juntos. Tanto faz. O importante é brilhar - destacou.

Seja o nome que for, se a intensidade de seu brilho for a mesma da Estrela do distintivo alvinegro, o mais novo contratado tem tudo para vingar em General Severiano.

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/botafogo/Alexandre-Oliveira-confirma-acerto-Bota_0_506949301.html

Depois de cinco anos, Sharapova retorna às quartas em Wimbledon

Ex-número 1 do mundo derrota chinesa e aguarda por duelo com Wozniacki

Por SporTV.com Londres

Maria Sharapova está de volta às quartas de final de Wimbledon. Depois de cinco anos sem conseguir ficar entre as oito melhores do Grand Slam britânico, a russa, ex-número 1 e atual 6 do mundo avançou ao derrotar a chinesa Shuai Peng (20ª do ranking) por 6/4 e 6/2.
Maria Sharapova tênis Wimbledon oitavas (Foto: EFE)Maria Sharapova e sua poderosa direita (Foto: EFE)

Jogando um tênis agressivo e preciso, Sharapova executou 27 bolas vencedoras e cometeu apenas dez erros não forçados nesta terça-feira, no jogo disputado na Quadra 2. A russa agora espera por um possível duelo com a número 1 do mundo, Caroline Wozniacki. A dinamarquesa enfrenta, também nesta terça, a eslovaca Dominika Cibulkova (24).

Susto no começo
Sharapova começou a partida cometendo duas duplas faltas logo no segundo game, cedendo duas chances de quebra. A russa, porém, encaixou uma boa direita e, depois, contou com um erro de Peng para manter o jogo igual. A chinesa sacava bem e não dava chances, e a partida ficou equilibrada durante a maior parte do set inicial.
Com a parcial chegando ao fim, Peng sentiu a pressão. A chinesa abriu o nono game com uma dupla falta e viu Sharapova jogar de forma agressiva para chegar a três break points seguidos (0/40). Peng salvou os dois primeiros com ótimos saques, mas jogou uma curtinha ruim no terceiro. Sharapova alcançou a bola, subiu à rede e, com um voleio, forçou um erro da oponente. Em seguida, a ex-número 1 confirmou o saque e fechou o set em 6/4.
A russa manteve o bom momento quebrando o saque de Peng já no primeiro game da segunda parcial e, depois disso, Sharapova não perdeu o controle das ações. A chinesa só voltou a pontuar depois que perdeu seis games seguidos e estava atrás por 3/0 no segundo set. A ex-número 1 não permitiu uma reação e, depois de executar 27 bolas vencedoras (com dez erros não forçados), fechou a partida por 6/2 e avançou às oitavas.

Azarenka também avança
Enquanto Sharapova eliminava Peng na Quadra 2 de Wimbledon, a número 5 do mundo, Victoria Azarenka, dava mais uma ótima demonstração de seu tênis agressivo na Quadra 3. A bielorrussa derrotou a russa Nadia Petrova por 6/2 e 6/2 e se também classificou para as quartas de final.
Azarenka será novamente favorita na próxima fase, já que sua adversária sairá do jogo entre a austríaca Tamira Paszek (80 do mundo) e a russa Ksenia Pervak (89). Ambas surpreenderam ao alcançar as oitavas de final em Wimbledon.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2011/06/depois-de-cinco-anos-sharapova-retorna-quartas-em-wimbledon.html

Após desconforto, Vissotto confirma edema, mas diz que estará nas finais

Oposto não deve jogar contra a Polônia, na última rodada da primeira fase

Por GLOBOESPORTE.COM Tulsa, EUA

vôlei leandro vissotto brasil eua (Foto: divulgação / FIVB)Vissotto saca antes de se machucar (Foto: FIVB)

Após sentir um desconforto na coxa esquerda no início do primeiro jogo contra os Estados Unidos, Leandro Vissotto confirmou neste sábado que foi apenas detectado um edema no local. Em entrevista ao SporTV em Tulsa, o oposto disse que deve ficar uma semana afastado das atividades, o que deve tirá-lo da última rodada dupla da primeira fase, contra a Polônia, em Katowice. Wallace, jogador do Sesi, foi chamado pela comissão técnica para completar o time.
- Recebi a notícia e me senti melhor. Estava preocupado, mas nada grave foi detectado. Agora tenho de passar por uma semana de tratamento à base de gelo e com a fisioterapia. Deverei estar 100% nas finais - disse Vissotto.
No jogo deste sábado, o segundo contra os Estados Unidos, o oposto Theo será o único jogador da posição à disposição do técnico Bernardinho. O ponta Thiago Alves foi relacionado entre os 12 jogadores e Dante, que entrou improvisado na sexta-feira, deve repetir a função.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/06/apos-desconforto-vissotto-confirma-edema-mas-diz-que-estara-nas-finais.html

Liedson leva a maior nota da atual edição do Troféu Armando Nogueira

Corintiano é o destaque individual do fim de semana, e cinco atletas de clubes cariocas entram para a seleção da sexta rodada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A invencibilidade do líder São Paulo chegou ao fim num clássico com direito a três gols e uma assistência do mesmo atleta. Este é o resumo da atuação de gala de Liedson na vitória do Corinthians por 5 a 0 no Pacaembu. O atacante levou 9,5, a maior nota da atual edição do Troféu Armando Nogueira e se tornou o craque da 6ª rodada. Outro corintiano figura no time do fim de semana ao seu lado: o meia Danilo, que também teve desempenho marcante com duas assistências e um gol, e recebeu 8.
Se o Timão mostrou a força paulista por um lado, os quatro clubes do Rio colocaram atletas na seleção da rodada, graças às vitórias de Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco. Cinco jogadores entraram para a equipe: o goleiro vascaíno Fernando Prass, o volante alvinegro Marcelo Mattos, o lateral tricolor Carlinhos e os rubro-negros Léo Moura e Ronaldinho Gaúcho.
seleção da 6ª rodada do brasileirão 2011 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Corinthians, Flamengo e Bahia emplacam dois atletas na seleção  (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM. Confira como ficou toda a seleção da quarta rodada.

GOLEIRO
A disputa pela camisa 1 só foi decidida no último jogo da rodada. Com nota 7,5 e uma atuação segura no sábado, a vaga parecia ser de Marcelo Lomba, que fez ao menos quatro defesas bem difíceis na vitória do Bahia, por 2 a 0, sobre o Atlético-PR, em Curitiba. Em Goiânia, porém, Fernando Prass levou 8 pela performance no 1 a 0 do Vasco sobre o Atlético-GO e foi o eleito. Destaque para uma defesaça em cabeçada de Anderson, que o arqueiro da Colina foi buscar. Com notas 6,5, figuraram ainda Márcio (Atlético-PR), Renan (Botafogo), Marcelo Grohe (Grêmio) e Diego Cavalieri (Fluminense).
LATERAL-DIREITO
A disputa foi acirrada na lateral direita, já que três atletas tiveram nota 6,5. O que fez diferença a favor do flamenguista Léo Moura foi a assistência para um dos gols de Deivid, o quinto na goleada por 5 a 1 diante do Galo mineiro. Os outros atletas bem avaliados e que ajudaram as suas equipes a vencer foram o vascaíno Fagner e o colorado Nei. O Inter, por sinal, passou fácil pelo Figueirense: 4 a 1.
ZAGUEIROS
A zaga teve um tempero bem nordestino. A maior nota, 7,5, ficou com Paulo Miranda, do Bahia, que se destacou na marcação, impedindo que os atacantes do Atlético-PR tivessem chance de fazer a festa da torcida rubro-negra na Arena da Baixada. A outra vaga na defesa ficou com Diego Sacoman, do Ceará, que levou 7 por ter praticamente anulado o atacante Kleber na vitória por 2 a 0 contra o Palmeiras. Os companheiros de zaga de ambos, o tricolor Titi e o alvinegro Fabrício, também levaram 7, mas só um podia ir para a seleção da rodada.
LATERAL-ESQUERDO
Mais um atleta de time do Rio ganhou a posição na lateral. O Flu bateu o Atlético-GO, por 1 a 0, fora de casa, e Carlinhos, além de apoiar com qualidade, até acertou uma bola na trave e levou 6,5. Com desempenhos um pouco abaixo do tricolor, apesar de serem avaliados com a mesma nota, ficaram Junior Cesar (Flamengo) e Vicente (Ceará).
VOLANTES
Marcone abriu caminho para a vitória do Bahia, se apresentou para o jogo no meio de campo e, com 7,5, assegurou presença na seleção da rodada. O outro cão de guarda do fim de semana também balançou a rede. Marcelo Mattos fez o primeiro do Botafogo, que superou o Grêmio por 2 a 1, sem contar a denotada luta na proteção à zaga. Ele levou 7, mesma avaliação de Renato (Flamengo), Ralf (Corinthians) e Michel (Ceará), mas o gol no Engenhão valeu a vaga ao botafoguense.
MEIAS
Duas notas 8 deixaram a armação das jogadas na seleção da rodada sob a responsabilidade de Danilo, do Corinthians, e D'Alessandro, do Inter. Ambos deram duas assistências nas goleadas de suas equipes sobre São Paulo e Figueirense, respectivamente. O corintiano fez até gol e desmontou o sistema defensivo tricolor, invicto até esta rodada. Com notas 7,5, outros atletas quase beliscaram um lugar no time. Foram os casos de Oscar (Inter), Conca (Fluminense), além de Montillo e Dudu (Cruzeiro).
ATACANTES
Na frente, a maior nota do Troféu Armando Nogueira 2011 foi para Liedson. Ele levou um justo 9,5 pela atuação memorável no clássico contra o líder São Paulo. Um 5 a 0 sobre o rival São Paulo que a torcida corintiana vai demorar a esquecer. Dois atletas tiveram 7,5, mas a vaga na seleção da rodada e a redenção ficaram para Ronaldinho Gaúcho. O atacante do Fla fez um golaço quando o Rubro-Negro perdia a partida, abriu caminho para o 4 a 1 e fez as pazes com a massa. A outra nota 7,5 foi para o corintiano Jorge Henrique, que se movimentou muito e também deixou o seu, o quinto da equipe. Gol por gol, o do rubro-negro pesou por ser feito quando a partida ainda não estava resolvida.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/06/liedson-leva-maior-nota-da-atual-edicao-do-trofeu-armando-nogueira.html

Chapinha, secador, esmalte… Cristiane revela lado vaidoso do time

Atacante fala sobre os cuidados com o visual e diz que grupo se divide entre 'as meninas com cabelos alisados e as com os ruinzinhos'

Por Clícia Oliveira Mönchengladbach, Alemanha

Quando a bola rola, Cristiane deixa de lado o sexo frágil. Luta como uma guerreira. Mas fora de campo, a vaidade da jogadora não fica em segundo plano. Maquiagem, unhas bem feitas, brincos grandes e, principalmente, um cabelo bem cuidado fazem parte do dia a dia da atacante. E não é só ela que se preocupa com a aparência.
Com os cabelos assumidamente encaracolados, Cristiane entrega que o acessório mais visto na mala das companheiras é a chapinha. Brincalhona, a jogadora diz que no grupo existe a turma dos cabelos alisados e a dos enrolados.
- Eu passo um creme que é rebelde e vou embora. Mas tem a turma da chapinha que prefere o cabelo escorrido – brinca Cristiane.
Maurine Ester Formiga Cristiane futebol Feminino (Foto: Divulgação)Maurine, Ester, Formiga e Cristiane: meninas do Brasil não deixam a vaidade de lado. Cuidados com os cabelos e acessórios para fazer bonito também fora de campo (Foto: Divulgação)

Maurine é uma das integrantes da turma dos cabelos lisos, que ficam presos durante os jogos para não atrapalhar o desempenho.
- Eu sempre gostei de me arrumar. Sempre passo um lápis, arrumo o cabelo, mas não deixo de ir na bola por causa disso. Agora mudou bastante, as meninas em geral se arrumam aqui na Seleção. Tem que mostrar a feminilidade - conta a lateral
cristiane meninas brasil futebol feminino  (Foto: Clícia Regina de Abreu / Globoesporte.com)Meninas do Brasil exibem seus acessórios
(Foto: Clícia Regina de Abreu / Globoesporte.com)

Mãos e pés também não podem ser esquecidos. Nas bolsas, as atletas carregam esmaltes e alicates, mas há uma dificuldade própria da profissão.
- O pé não é o mesmo. Às vezes a gente toma um pisão e ele fica horrível – comenta Cristiane.
A atacante confessa que capricha no vestuário. Para ela, uniforme rosa usado pelo grupo na viagem para a Alemanha deu um charme a mais. "Melhor do que a roupa tradicional", Cris espera que as camisetas tenham trazido, além de estilo, um pouco de sorte para que as atletas façam bonito também nos gramados alemães.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-feminino/noticia/2011/06/chapinha-secador-esmalte-cristiane-revela-lado-vaidoso-do-time.html

Pacotão da rodada#6: mico, golaço, frango e tudo mais sobre o Brasileirão

Veja algumas estatísticas sobre os melhores e piores do fim de semana

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A sexta rodada do Campeonato Brasileiro teve como principal destaque a goleada do Corinthians sobre o rival e líder São Paulo por 5 a 0. Liedson roubou a cena ao marcar três gols e se igualou a Bernardo (Vasco) e Luan (Palmeiras) na artilharia da competição com quatro. O fim de semana terminou com média de 3 gols por partida e de 12.501 pagantes nos nove jogos disputados. O confronto entre Santos e América-MG será disputado no dia 2 de julho. O Peixe ganhou essa folga por ter decidido a Libertadores na última quarta-feira.
Com o brilhante resultado diante do Tricolor Paulista, o Corinthians tem a companhia do Flamengo em termos de invencibilidade na competição. Outro fato relevante da rodada foi o excelente desempenho dos clubes carioca. O Flamengo bateu o Galo no sábado. No domingo, Botafogo, Fluminense e Vasco não deram chance para Grêmio, Avaí e Atlético-GO, respectivamente.
Ainda de ressaca pelo vice-campeonato da Copa do Brasil, o Coritiba tem feito campanha pífia até o momento, com apenas uma vitória. Atlético-PR e Avaí seguem como os únicos que não venceram. O lateral-direito Rômulo, do Furacão, traduz bem o momento de sua equipe com os dez passes errados que deu na rodada. Ele foi o recordista no quesito. Outra estatística curiosa foi a de Jobson (Bahia), apanhado seis vezes em impedimento. Acorda!
O GLOBOESPORTE.COM lista abaixo os destaques nas estatísticas e os selos da quinta rodada. Confira!

info Pacotão da Rodada 06 - 2 (Foto: ArteEsporte)
header pacotao craque da rodada (Foto: arteesporte)
 Três gols numa partida é um grande feito por si só. Num clássico, contra o líder isolado da competição, é ainda mais elogiável. Liedson estava inspirado neste domingo e não teve piedade contra o São Paulo de Rogério Ceni. O atacante corintiano, que ficou sem marcar em três partidas seguidas, tratou de quebrar o jejum da melhor maneira possível.


header pacotao golaço da rodada (Foto: arteesporte)
  Depois de uma semana conturbada, Ronaldinho provou no campo que o que faz fora dele pode ficar em segundo plano. Com uma atuação plástica, ele voltou a brilhar pelo Flamengo. E foi coroado pelo belo gol, no ângulo do goleiro Renan Ribeiro. A qualidade no domínio e na finalização fez lembrar o Ronaldinho de outros tempos, não tão distantes assim.

header pacotao drible da rodada (Foto: arteesporte)
  Frieza e eficácia. Duas palavras que definem bem o belo gol de Danilo. Em um momento em que o clássico do Pacaembu tinha o seu placar em branco, o meia teve calma para dar um drible humilhante em Bruno Uvini dentro da área antes de empurrar para o gol. As duas canetas de Emerson em Rodrigo Caio também merecem registro.

header pacotao mico da rodada (Foto: arteesporte)
  O atacante recebeu cruzamento do Everton e furou de maneira bisonha na cara do gol. Não por acaso que o ataque alvinegro só marcou uma vez neste Brasileiro. Sendo que Herrera segue em branco na competição. Loco Abreu, que está na seleção uruguaia, faz muita falta ao time de Caio Júnior.

header pacotao gol mais perdido da rodada (Foto: arteesporte)
  Adriano desceu pela direita e cruzou para Chico num verdadeiro "Faz e me abraça". No entanto, o volante precipitou-se na conclusão e mandou a bola nas nuvens, muito longe da meta do goleiro Fernando Henrique. Faltou cacoete de atacante ao jogador do Palmeiras.


header pacotao frango da rodada (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
  Com a derrota praticamente sacramentada, Rogério Ceni conseguiu estragar ainda mais o domingo dos são-paulinos. Em um chute despretensioso de Jorge Henrique, o goleirão tentou a defesa sem muita convicção e viu a bola passar vagarosamente por baixo do seu corpo, rumo à rede, para o deleite dos corintianos.
header pacotao defesa da rodada (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

 Prass garantiu a vitória do Vasco com uma defesa dificílima ainda no primeiro tempo. Gilson subiu mais que a zaga cruz-maltina e mirou para o chão. O camisa 1 da Colina, porém, inspirado no inglês Gordon Banks, mostrou reflexo e precisão na defesaça do fim de semana.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/06/pacotao-da-rodada6-mico-golaco-frango-e-tudo-mais-sobre-o-brasileirao.html