segunda-feira, 20 de junho de 2011

Nadal x Djokovic e Serena Williams são as principais atrações de Wimbledon

Briga pela liderança do ranking mundial masculino esquenta de vez. Tetracampeã retorna à Grama Sagrada depois de 11 meses

Carlos Eduardo Sangenetto
Publicada em 20/06/2011 às 04:20
Rio de Janeiro (RJ)

 

Depois do piso duro do Aberto da Austrália e do charmoso bairro de Roland Garros, chega a vez do circuito da ATP chegar às gramas de Londres para a disputa do terceiro torneio do Grand Slam da temporada: Wimbledon, que será jogado entre os dias 20 de junho e 3 de julho no All England Club. As principais atrações da 125ª edição do torneio mais antigo do tênis serão a briga pelo topo do ranking entre Nadal e Djokovic e o retorno de Serena Williams à capital inglesa após grande período de inatividade.

Nadal e Djokovic chegam a Londres mais uma vez cotadíssimos para o título e com a perseguição do sérvio pelo topo da lista da ATP cada vez mais quente. Os dois, que dividem os títulos dos dois Majors já disputados em 2011 (Nole venceu em Melbourne e Rafa em Paris), estão separados por apenas 65 pontos, o que faz Djokovic, assim como na França, só depender de suas forças para alcançar a liderança.
  
Rafael Nadal com a taça da conquista de 2010 de Wimbledon (Foto: Reuters)

Sem estar na mira dos principais holofotes, Roger Federer e Andy Murray também surgem como favoritos. O suíco, tímido no início do ano, com apenas o troféu do ATP 250 de Doha (Qatar), não vinha fazendo grandes jogos até roubar a cena na semifinal de Roland Garros, quando deu fim à impressionante marca de 43 jogos invictos de Djokovic. A vitória encheu a bola do número três do mundo, que além de ter qualidade incontestável, é hexacampeão em Londres - um dos maiores campeões do torneio. Por sua vez, Murray, quarto cabeça de chave, costuma fazer boas exibições no piso rápido, principalmente em casa. O escocês vem de título do ATP 250 de Queen's, torneio preparatório para Wimbledon, no qual também já venceu em 2009.

Serena Williams coleciona quatro títulos na grama de Londres (Foto: Reuters)


FONTE:
http://www.lancenet.com.br/mais-esportes/Nadal-Djokovic-Serena-Williams-Wimbledon_0_500950073.html
  
Entre as mulheres, as atenções estão voltadas para duas tenistas: Serena Williams e Caroline Wozniacki. Longe das quadras há 11 meses por causa de um edema pulmonar, a norte-americana, hoje apenas na 26ª posição do ranking, volta à grama londrina, onde coleciona quatro títulos e é a atual campeã. Já Carol, número um do mundo, terá mais uma chance de finalmente levantar o primeiro troféu de Grand Slam e abrir vantagem no topo da WTA, o que ainda não conseguiu desde que assumiu em outubro do ano passado.

A principal baixa no torneio feminino ficou por conta da belga Kim Clijsters. A campeã do Aberto da Austrália, sentiu uma lesão no pé enquanto jogava o início do torneio de Hertogenbosh (Holanda), e optou pela desistência de Wimbledon, que também terá Vera Zvonareva, vice-campeã ano passado e a chinesa Na Li, embalada com o título de Roland Garros, como candidatas à taça.

Mano admite ansiedade por 1º desafio oficial e fala do favoritismo argentino

Técnico canarinho diz que fator casa ajuda, mas que na prática tudo pode mudar. Sobre expectativa, ele brinca: 'frio na barriga vai sempre existir'

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro

Argentina favorita ao título da Copa América por atuar dentro de casa. Tempo curto de preparação. E ansiedade pela primeira competição oficial à frente da Seleção Brasileira. Esses foram os principais temas abordados pelo técnico Mano Menezes na coletiva antes da viagem do time canarinho para o torneio continental, que será disputado entre os dias 1º e 24 de julho, no país vizinho.
Mano Menezes durante coletiva da Seleção Brasileira (Foto: AP)Mano Menezes durante a coletiva desta segunda-feira, em São Conrado (Foto: AP)

No primeiro contato com os jornalistas, Mano também aproveitou falar que a equipe titular do Brasil será a base do grupo que foi utilizado nos sete amistosos que a Seleção realizou até o momento. Foram quatro vitórias, um empate e duas derrotas. Porém, bateu o martelo em uma decisão tática: três zagueiros (ou defensores), como preferiu falar, jamais.
- Dessas variações todas citadas, menos uma. Não vamos jogar com três zagueiros ou três defensores. Vamos jogar com uma linha de quatro. As outras maneiras são variações normais de jogo. Você fica com três atacantes e na parte defensiva com dois. Isso vai acontecer mais em função do que estamos conseguindo fazer em produção de equipe. Quando você quer propor o jogo, você precisa se sujeitar menos aos adversários - analisou.

Abaixo confira os principais trechos da entrevista do comandante canarinho:
GLOBOESPORTE.COM: O tempo de preparação para a Copa América é curto?
MANO MENEZES:
É o tempo possível. Importante ressaltar que os jogadores que atuam na Europa necessitavam de no mínimo duas semanas para ter um pequeno descanso. Seria temeroso fazer um treino logo em seguida. Eles ficariam mais próximos de um desgaste maior do que de um treino de qualidade. Se aproveitarmos bem, não acontecer nada em cima do planejamento, será um bom tempo para fazer o que queremos na estreia diante da Venezuela. Depois teremos mais cinco dias de um jogo para o outro e estaremos em uma condição melhor diante do Paraguai.
Da mesma maneira que o Brasil é favorito para ganhar a Copa de 2014"
Mano Menezes, sobre o favoritismo da Argentina na Copa América por jogar em casa
A Argentina é a favorita para o torneio?Da mesma maneira que o Brasil é favorito para ganhar a Copa de 2014. Se analisarmos o fator local, se considerarmos o jejum que eles atravessam em termos de conquista, eles fizeram um planejamento para fazer o melhor. Mas isso é mera teoria. A competição começa no dia 1º e só aí vamos ver quem é o favorito de fato.
Qual é a importância da Copa América no seu trabalho? É um risco?Quando ouço a palavra risco no meio da pergunta tenho a tendência de querer ser mais claro. Não tenho mais preocupação, nem menos preocupação com a Copa América em função de não participarmos das eliminatórias. As oportunidades estão surgindo nos grandes jogos, vão surgir em competições. Nós vamos saber aproveitar cada momento para nos prepararmos muito bem para o futuro.
Ainda bate aquele frio na barriga, a ansiedade da estreia?Claro que sim. Sempre vai existir. Quando perdermos esse frio na barriga é melhor fazer outra coisa. É a primeira competição oficial. Nosso comportamento vai ser diferente. Vamos estar um pouco mais fechados, mais dirigidos para o nosso objetivo. Vamos ver um comportamento diferente dos amistosos. Você pode ficar um pouco mais preso, vai errar menos. É assim que vamos estar nesse período.
mano menezes seleção brasileira (Foto: Reuters)Mano inicia preparação para a Copa América nesta
segunda-feira, no Rio de Janeiro (Foto: Reuters)

O Santos tem três jogadores na Seleção Brasileira. A tendência é que o clube seja a base da Seleção Brasileira na Copa América?
Temos uma base que foi utilizada na maioria dos jogos e provavelmente essa maioria vai estar no jogo de estreia diante da Venezuela. Se vão estar os três jogadores do Santos ou não, nós vamos esperar um pouco. Temos alguns dias para fazer essa preparação e vamos ver como os jogadores vão se comportar nesse período. O importante é ter uma Seleção forte e numa fase de grupos é importante se classificar bem.
Qual é o adversário mais forte do grupo da Seleção Brasileira?Teoricamente o Paraguai pode ser mais difícil. Não estou dizendo com isso que Equador e Venezuela não nos tragam dificuldades. Vimos o jogo da Venezuela contra a Espanha, que se não tivesse tido falhas individuais, teria feito um jogo parelho. Você respeita todos. Hoje, o nosso adversário mais difícil será a Venezuela, que será o primeiro a ser enfrentado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2011/06/mano-admite-ansiedade-por-1-desafio-oficial-e-fala-do-favoritismo-argentino.html

Sheilla, Murilo, Giba e oito brasileiros da praia recebem título de ‘heróis'

Alison/Emanuel, Juliana/Larissa, Maria Clara/Carol e Maria Elisa/Talita são os únicos sul-americanos das areias contemplados com a honraria

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Uma campanha da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) contemplou 11 atletas brasileiros com o título de “FIVB Heroes” (heróis da FIVB, em inglês). Na quadra, Giba, Murilo e Sheilla são os representantes do país. No vôlei de praia, os campeões mundiais Alison e Emunuel e Juliana e Larissa, além das parcerias Maria Clara/Carol e Maria Elisa/Talita, são os únicos representantes da América do Sul agraciados pela entidade.
Murilo na página de heróis do vôlei (Foto: Reprodução / FIVB)Na página da FIVB, Giba, Murilo e Sheilla representam o Brasil no vôlei de quadra (Foto: Reprodução / FIVB)

Alison e Emanuel vibram com título em Roma (Foto: divulgação / FIVB)Campeões mundiais em Roma, Emanuel e Alison
representam os homens na areia (Foto: / FIVB)

- É uma honra ser lembrada como a única representante de um grupo campeão olímpico. Não é uma vitória individual, e sim de todas nós. É uma emoção diferente e vou continuar trabalhando para conquistar bons resultados para o Brasil – disse Sheilla.
A campanha da FIVB visa promover o esporte e aumentar o número de praticantes no mundo. De acordo com a federação, cerca de 35 milhões de pessoas em 220 país praticam alguma modalidade do vôlei.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/06/sheilla-murilo-giba-e-oito-brasileiros-da-praia-recebem-titulo-de-herois.html

René Simões defende última chance para Jobson: ‘Já pagou pelo que fez ’

Treinador do Bahia reconhece que situação do atacante é difícil, mas acha que ele já mostrou que está recuperado e merece uma última chance

Por Felippe Costa Rio de Janeiro

  jobson chorando bahia x fluminense (Foto: Agência Estado) Jobson chora após o gol marcado diante do Flu
no Engenhão (Foto: Agência Estado)

Após a vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, todos no Bahia voltaram as atenções para o julgamento do atacante Jobson, que será realizado na Corte Arbitral do Esporte, nesta terça-feira, na Suíça. A CAS vai julgar a redução de pena imposta pelo STJD de dois anos para seis meses, que já foi cumprida pelo jogador, ou piorar a sua situação.
Jobson foi pego no doping (apontou o uso de cocaína) durante o Campeonato Brasileiro de 2009 e depois admitiu ter usado droga, mas o crack. Mesmo com todo o problema, o técnico René Simões acha que seria mais justo dar uma chance para o atacante, que vem sendo monitorado no clube.
- Quando teve o caso, as pessoas defendiam uma punição para ele. Realmente teve um postura errada, mas, se formos pensar assim, quanta gente no Brasil deveria ser punida por isso? Acho que se poderia dar uma última chance, com uma pena mais dura em caso de nova conduta irregular. Ele já pagou pelo que fez e está sendo monitorado, acompanhado por todos nós. Torço para que ele continue conosco, pois é um ser humano maravilhoso, que cometeu um erro, como muitos outros cometem.

Após a audiência, a Corte Arbitral do Esporte terá 60 dias para divulgar sua decisão fina

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2011/06/rene-simoes-defende-ultima-chance-para-jobson-ja-pagou-pelo-que-fez.html

Após triunfo em Roma, Alison e Emanuel visitam o Vaticano

Dupla brasileira, que assumiu o primeiro lugar no ranking, agradece ao título conquistado na Itália. Eles retornam ao Brasil nesta terça-feira

Por SporTV.com Roma

vôlei de praia emanuel alison vaticano (Foto: Divulgação)Após o triunfo no Campeonato Mundial de Roma, os brasileiros Alison e Emanuel escolherem um lugar especial para conhecer antes da volta para casa. Acompanhados da técnica Letícia Pessoa e do preparador-físico Ricardo Innocencio, eles aproveitaram o último dia na capital italiana para visitar, nesta segunda-feira, o Vaticano, onde agradeceram a conquista.( Foto: divulgação)

FONTE:

Bellucci erra muito e dá adeus a Wimbledon já na primeira rodada

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Brasileiro cai diante do veterano alemão Rainer Schuettler, de 35 anos


Por SporTV.com Londres

Não foi uma boa jornada para Thomaz Bellucci. Em sua estreia no Torneio de Wimbledon, o número 1 do Brasil cometeu 35 erros não forçados e jamais esteve perto da vitória. Por 7/6(3), 6/4 e 6/2, o atual 28º colocado no ranking mundial foi superado pelo alemão Rainer Schuettler, de 35 anos, e deu um adeus precoce ao Grand Slam britânico.
Thomaz Bellucci tênis Wimbledon ar (Foto: agência Getty Images)Thomaz Bellucci pouco ameaçou Schuettler nesta segunda (Foto: agência Getty Images)

Top 5 em 2004 e atual número 113 do mundo, Schuettler tenta voltar a fazer uma bela campanha em Wimbledon. O alemão, que não passou da segunda rodada nos dois últimos anos, teve seu melhor desempenho em 2008, quando alcançou as semifinais na grama de Londres

Bellucci, por sua vez, amarga sua primeira derrota na estreia em Londres. Em 2008, ano de sua primeira campanha no All England Club, foi eliminado na segunda rodada. Em 2010, o paulista alcançou a terceira fase, mas tombou diante de Robin Soderling, sexto do ranking na época.O revés desta segunda tirará o brasileiro do top 30.

A partida foi morna até o sétimo game, quando Schuettler viveu seu primeiro momento ruim. O alemão cometeu três erros não forçados e deu a primeira quebra da partida para Bellucci. O brasileiro, entretanto, não aproveitou a liderança. Sacando em 4/3, o paulista cometeu cinco erros não forçados e, mesmo com seguidas devoluções erradas de Schuettler, perdeu seu serviço.
O europeu então cresceu. Usando mais slices e esperando por erros de Bellucci, Schuettler passou a levar vantagem. O brasileiro ainda salvou um set point antes de forçar o tie-break, mas não resistiu no game de desempate.
O veterano de 35 anos também saiu na frente no segundo set, fazendo 3/2 no quinto game e salvando break points no sexto para abrir 4/2. Bellucci recuperou a igualdade no oitavo, deixando o placar em 4/4, mas novamente foi mal depois de uma quebra. Com uma dupla falta e uma esquerda boba na rede, o número 1 do Brasil perdeu o serviço. Schuettler, então, sacou bem e, sem perder pontos, fechou a parcial em 6/4.
Bellucci não conseguiu mudar o ritmo do jogo. Errando mais que o adversário e não conseguindo atacar quando recebia slices de Schuettler, o brasileiro foi quebrado no quinto e no sétimo games, sempre com erros não forçados. Era o fim da linha.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2011/06/bellucci-erra-muito-e-da-adeus-wimbledon-ja-na-primeira-rodada.html

Armandão tem Ceni como craque da rodada. Jobson também brilha

Vice-líder Palmeiras emplaca três jogadores na seleção do fim de semana

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

São Paulo e Palmeiras ocupam a primeira e segunda colocação do Brasileirão e novamente mostraram a sua força na 5ª rodada. O Tricolor venceu o Ceará, por 2 a 0, fora, e o Alviverde goleou o Avaí, por 5 a 1, no Canindé, o que, no Troféu Armando Nogueira, garantiu quase a metade da seleção do fim de semana aos arquirrivais. O craque, porém, foi são-paulino. Rogério Ceni pegou pênalti, fez várias defesas difíceis, garantiu os três pontos para a equipe do Morumbi e levou 8,5 como nota. O habilidoso meia Lucas é o outro tricolor que figura no time.
Já o Palmeiras colocou três atletas na seleção da rodada. Luan, com nota 8, quase beliscou o "Armandinho", com dois gols e uma atuação para calar os críticos. O lateral-direito Cicinho e o atacante Kleber asseguraram outras vagas na equipe do fim de semana.
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM. Confira como ficou toda a seleção da quarta rodada.
campinho seleção da 5ª rodada do brasileirão 2011 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Rogério Ceni é o craque da quinta rodada do Brasileiro (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

GOLEIRO

Pela segunda vez, um goleiro foi o craque da rodada no Troféu Armando Nogueira 2011. Nesta quinta rodada foi a vez de Rogério Ceni repetir o que Fernando Henrique, do Ceará, fez na segunda jornada do campeonato. Mas, mesmo no gol, a disputa não foi tão fácil, porque especialmente Muriel, do Inter, no empate por 1 a 1, diante do Coritiba, também teve nota alta. Fernando Prass, do Vasco, que empatou pelo mesmo placar frente ao Grêmio, foi outro bem avaliado. Assim como Ceni, ambos defenderam pênaltis, mas, no caso do colorado, o gol do adversário acabou saindo no rebote. Márcio (Atlético-GO) e Diego Cavalieri (Fluminense) ainda se destacaram.
LATERAL-DIREITO
Cicinho pode não ter deixado o seu na goleada do Palmeiras, mas participou ativamente de duas jogadas de gol e garantiu a camisa 2 da seleção da rodada. O lateral alviverde levou nota 7,5 e ninguém chegou perto de roubar a posição. No entanto, alguns atletas foram bem avaliados: Pablo (Cruzeiro), Jean (São Paulo), Bruno Vieira (Figueirense), Jonas (Coritiba) e Roger (Atlético-MG).
ZAGUEIROS
O fim de semana não foi marcado por grandes atuações de zagueiros, mas alguns conseguiram ajudar a segurar as vitórias ou mesmo empates. Os que melhor se destacaram nesta função na rodada, com notas 6,5, foram o vascaíno Anderson Martins e o gremista Saimon. A zaga cruzeirense Gil e Léo, e o atleticano Réver também tiveram atuações seguras, apesar de suas equipes terem apenas empatado.
LATERAL-ESQUERDO
O Figueirense chegou ao G-4 do Brasileirão e Juninho deu a sua contribuição com um gol por cobertura e uma assistência na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR. Nota 7,5 e seleção da rodada para o lateral alvinegro, que roubou a vaga no time de Ávine, do Bahia, destaque na vitória sobre o Fluminense, por 1 a 0, no sábado. Bruno Cortês (Botafogo) e Eltinho (Coritiba) foram bem avaliados na posição.
VOLANTES
Pela segunda rodada consecutiva, Fabrício, do Cruzeiro, que empatou, por 1 a 1, no clássico local contra o América-MG, garantiu o seu lugar ao sol. A nota 7,5, graças ao gol e à boa performance, colocou o atleta celeste na equipe do fim de semana. Ao seu lado ficou Agenor, do Atlético-GO. O Dragão empatou, por 2 a 2, diante do Atlético-MG, em Sete Lagoas, e o jogador foi um guerreiro em campo, evitando gols certos e ajudando a proteger a zaga. Outros volantes se destacaram: Leandro Ferreira (América-MG), Henrique (Cruzeiro), Fahel (Bahia), Willians (Flamengo), Marcelo Mattos (Botafogo), Wellington (São Paulo), Ygor (Figueirense), Glaydson (Inter) e Dudu Cearense (Atlético-MG).
MEIAS
Lucas, do São Paulo, figura pela terceira vez na seleção da rodada em cinco possíveis. Novamente, o meia foi decisivo para a vitória tricolor e só não vai aparecer nas próximas por causa de sua convocação para a Copa América, já que as boas atuações lhe garantiram um lugar na equipe de Mano Menezes. A sua nota 7 só foi superada pelo 8 que recebeu o palmeirense Luan. O atacante que virou meia nas mãos de Felipão vinha sendo criticado, mas deu uma reviravolta neste fim de semana. Davi (Coritiba), Daniel Carvalho (Atlético-MG) e Fernandes (Figueirense) chegaram perto de integrar o time da rodada.
ATACANTES
O ataque do fim de semana é quase incontestável: Kleber (Palmeiras) e Jobson (Bahia). O centroavante alviverde esteve envolvido em rumores de negociações com o Flamengo e, apesar disso, mostrou a sua capacidade de decidir no massacre diante do Avaí com dois gols, sendo que o primeiro foi uma pintura. Já o atacante tricolor emplacou a sua segunda seleção da rodada no Armandão, graças ao gol da vitória nos acréscimos sobre o Flu, no Engenhão, numa semana decisiva para o seu futuro como atleta, já que o julgamento por doping na Corte Arbitral do Esporte, na Suíça, vai acontecer nesta semana. Outros atletas foram bem avaliados: Fábio Júnior (América-MG), Alex (Botafogo), Magno Alves e Guilherme (Atlético-MG).

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/06/armandao-tem-ceni-como-craque-da-rodada-jobson-tambem-brilha.html

Caio Júnior conta com três reforços nesta semana. Presidente confirma

Gustavo e Alexandre Oliveira estão próximos. Diego é grande sonho para o meio de campo

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro

Depois da insatisfação com o empate em 0 a 0 com o Flamengo (veja o vídeo com os principais lances), o torcedor do Botafogo pode aguardar muitas novidades nos próximos dias. Pelo menos é o que garante Caio Junior. O treinador espera já ter à sua disposição quatro novos jogadores nesta semana. Um deles já é um nome conhecido e chega, na realidade, no início da próxima semana. Os outros são contratações que o clube está perto de concretizar.
- Além do Renato, que vai começar a treinar semana que vem (dia 27), esta semana devemos ter novidades nas contratações. Espero um zagueiro, um meia e um atacante. O torcedor pode ficar tranquilo, porque as coisas estão evoluindo dentro e fora de campo – disse o técnico Caio Júnior.
O presidente Maurício Assumpção confirmou que conversas estão adiantadas para anunciar novos nomes.
- Ele disse que vão chegar três? É isso mesmo. Falou que é um zagueiro, um meia e um atacante? Então está falando mais do que eu (risos).
O atacante Alexandre Oliveira do Al-Wasl, dos Emirados Árabes, é o que está mais próximo de General Severiano. O jogador foi oferecido ao clube e agradou ao técnico Caio Junior, que o treinou no Paraná, em 2002. Gustavo, do Lecce, da Itália, é o nome preferido do treinador para a defesa. No meio, o grande sonho de consumo é Diego, mas as conversas com Dedê também estão bem encaminhadas.
- O nome do Diego impressiona. Nenhum treinador falaria que não gostaria de trabalhar com ele. Não sei qual é a possibilidade de ele vir, já que isso é muito mais com a diretoria. Se isso se concretizar, vai ser ótimo. Quanto mais jogadores de alto nível, melhor. Quero ter essa dor de cabeça boa - comentou Caio Júnior.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/06/caio-junior-conta-com-tres-reforcos-nesta-semana-presidente-confirma.html

Joel Santana desembarca motivado a levar o Cruzeiro à Taça Libertadores

Técnico será oficialmente apresentado à tarde, na Toca da Raposa II

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Novo técnico do Cruzeiro, Joel Santana, chega a Belo Horizonte (Foto: Fernando Martins Y Miguel / Belo Horizonte)Novo técnico do Cruzeiro, Joel Santana, chega a BH
(Foto: Fernando Martins Y Miguel / Belo Horizonte)

Joel Santana, contratado pelo Cruzeiro para substituir Cuca, já está em Belo Horizonte. O treinador desembarcou na manhã desta segunda-feira, no aeroporto de Confins, e será apresentado, oficialmente, às 14h30m (de Brasília), na Toca da Raposa II.
O novo comandante celeste se mostrou bastante motivado com o novo desafio na carreira. O último time treinado por ele foi o Botafogo, em 2010.
- O elenco do Cruzeiro é maravilhoso. É o campeão do estado. Ninguém entendeu a saída precoce da Taça Libertadores. Mas o grupo é bom, a equipe é boa, grande equipe. Acho que o Cruzeiro é uma das maiores equipes do país. Títulos são o objetivo do clube. O Cruzeiro tem como hábito disputar Libertadores e, para nós, seria ótimo disputar uma pelo Cruzeiro.
No Cruzeiro, Cuca fez 60 jogos, com 37 vitórias, 11 empates e 12 derrotas. Nesse período, conquistou o Campeonato Mineiro e o vice-campeonato brasileiro. Agora, Joel Santana terá a responsabilidade de tirar o Cruzeiro da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A estreia será neste sábado, diante da torcida, na Arena do Jacaré, às 21h, contra o Coritiba.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2011/06/joel-santana-desembarca-motivado-levar-o-cruzeiro-taca-libertadores.html

Advogados de Edmundo vão pedir que Fla esclareça salário de Luxa

DE PRIMA
Publicada em 18/06/2011 às 09:16
Os advogados de Edmundo vão reiterar o pedido à Justiça para que o Flamengo indique quanto e como o técnico Vanderlei Luxemburgo recebe seu salário. A batida no apartamento do treinador apreendeu bens avaliados em R$ 250 mil. A dívida com Edmundo já supera R$ 1,9 milhão

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/de-prima/Advogados-Edmundo-Fla-esclareca-Luxa_0_500950152.html

Para celebrar dez anos do tri, Guga visita locais marcantes de sua carreira

Em Floranópolis, ex-tenista esteve em antiga escola, na primeira quadra e em praia preferida. Kuerten também passeou por Paris ao lado de Marcos Uchôa

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Há dez anos, na capital francesa, um jovem de Santa Catarina se transformava em herói no Brasil. Após derrotar o espanhol Alex Corretja por 3 sets a 1, Gustavo Kuerten conquistava seu terceiro título em Roland Garros e um lugar na história do tênis mundial. Para celebrar o feito, o ex-tenista visitou locais marcantes de sua trajetória profissional em sua cidade natal, Florianópolis, e em Paris, onde vivenciou seus momentos de glória.  (Assista a reportagem completa no vídeo ao lado!)
Ao retornar ao antigo colégio, Guga causa alvoroço e vira o centro das atenções. Na época em que transitava pelos corredores e pátio do colégio, tornar-se o "rei do saibro" estava muito longe da realidade.
- Roland Garros era muito distante. O meu sonho, em 92, seria um dia jogar. Nem pensava em chegar às oitavas - contou o ex-tenista.
No início da carreira, o objetivo do catarinense era simplesmente ter a oportunidade de disputar o torneio. A dedicação, porém, já era de campeão. Ele relembra os períodos de sacrifício, esforço e dedicação exclusiva ao tênis.
- Era eu, Larri e o Bernardo, o outro menino que treinava com a gente, em um quarto pequeno, com uma cama só. Da mesma forma que era tudo contadinho, era sofrido, mas era gostoso, porque tudo o que a gente conquistava tinha muito valor.
Apesar do forte vínculo com sua cidade natal, foi em Paris que Guga vivenciou o ponto alto de sua carreira. Passeando pela capita francesa ao lado do repórter Marcos Uchôa, que fez a cobertura do tricampeonato, ele fala sobre sua relação com a cidade.
- Paris é muito especial. Eu vou percorrendo as ruas e lembrando de ótimos momentos. Escolhi um bom lugar para tornar especial - brincou.
Foi lá que em 1997, o cabeludo de roupa extravagante surpreendeu o mundo ao levantar pela primeira vez a taça. O segundo título veio em 2000, contra Magnus Norman. Mas foi em 2001 que o brasileiro garantiu a última grande conquista de uma carreira espetacular.
- Foi a final que eu mais me surpreendi. De cara eu tive um desconforto, um incômodo que nas outras finais eu não tive. Porque eu vinha ganhando do Corretja nos últimos anos com tranquilidade. Durante alguns anos quando eu entrava na quadra, no saibro principalmente, eu sabia que ia ganhar e o adversário sabia que ia perder. E de repente ele ganhou o primeiro set num tie-break. O jogo foi duro e ele estava controlando. E aquilo me perturbava muito. Ele mandou uma bola que saiu por um centímetro e partir dali o jogo mudou. No final foi bacana porque eu curti muito. Abri uma vantagem gigantesca e durante o quarto set eu jogava sabendo que ia ganhar, compartilhando com o pessoal - recordou.
O tricampeão atribui parte de seu sucesso em Roland Garros à magia de Paris, cidade que o acolheu.
- Talvez em outra cidade não tão representativa eu não teria essa inspiração toda. Queira ou não queira todo esse deslumbre todo, esse desejo fantástico do torneio envolve a cidade também como um todo - concluiu.
Clique aqui e confira no blog do EE imagens dos bastidores da reportagem especial com Gustavo Kuerten!

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/2011/06/para-celebrar-dez-anos-do-tri-guga-visita-locais-marcantes-de-sua-carreira.html

Pacotão da rodada#5: mico, golaço, gol perdido e tudo sobre o Brasileirão

Veja estatísticas e uma coleção com melhores e piores momentos da rodada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Um líder incontestável, uma surpresa no G-4 e o primeiro placar em branco. Assim terminou a quinta rodada do Brasileirão 2011, com média de 2,2 gols por partida e de 12.668 pagantes nos estádios nos nove jogos disputados - Santos x Corinthians ficou para o dia 10 de agosto, pois o Peixe faz a final da Libertadores nesta quarta-feira, contra o Peñarol, em São Paulo.
Com cinco vitórias e somente um gol sofrido em cinco jogos, o São Paulo de Rogério Ceni e Lucas provou em Fortaleza que está mesmo sobrando neste início de Brasileirão. Em Florianópolis, o Figueira do técnico Jorginho, 100% no Scarpelli, venceu outra e subiu para o quarto lugar. A rodada marcou também a maior goleada do campeonato até aqui, nos 5 a 0 do Palmeiras sobre o Avaí. E se o Verdão desandou a fazer gols, Flamengo e Botafogo produziram o primeiro 0 a 0 no pobre clássico do Engenhão.
Na parte de baixo da tabela, os únicos times que ainda não venceram ocupam as três últimas posições: Cruzeiro, Atlético-PR e Avaí. Aliás, a equipe celeste, que iniciou a competição como uma das favoritas, já mudou de técnico e está a 12 pontos do líder São Paulo. Outro dado que chama a atenção é o alto índice de passes errados do gremista Douglas, "campeão" do quesito, com dez.
O GLOBOESPORTE.COM lista abaixo os destaques nas estatísticas e os selos da quinta rodada. Confira!
PACOTÃO DA RODADA 5 - 2 (Foto: arte esporte)
header pacotao craque da rodada (Foto: arteesporte)

Dizem que todo grande time começa por um grande goleiro. A máxima cabe muito bem no São Paulo, pelo menos nestas primeiras cinco rodadas. E um dos resposáveis por este início avassalador do Tricolor paulista é Rogério Ceni. O experiente arqueiro fez seis defesas consideradas difíceis, inclusive defendeu o pênalti cobrado por Osvaldo, do Ceará.
header pacotao golaço da rodada (Foto: arteesporte)

Considerado o melhor atacante em atividade no futebol brasileiro por seu próprio técnico, Luiz Felipe Scolari, Kleber mostrou tod aa sua categoria e acertou um belo chute na goleada do Palmeiras por 5 a 0 sobre o Avaí, no Canindé. O Gladiador, pretendido pelo Flamengo, ainda deixou mais um, de pênalti. O Verdão é vice-líder do Brasileirão com 11 pontos.
 
header pacotao drible da rodada (Foto: arteesporte)

Coritiba e Internacional não saíram do 1 a 1, no Couto Pereira. Em jogo movimentado, quem mostrou habilidade foi o meia Everton Ribeiro. Lançado na área, recebeu e, num toque de primeira, deu um lindo chapéu em Bolívar e finalizou. Juan afastou o perigo para a defesa colorada.
header pacotao mico da rodada (Foto: arteesporte)



Lanterna do Brasileirão, o Avaí foi atropelado pelo Palmeiras, no Canindé, por 5 a 0. O sinal de que a tarde de domingo não seria nada boa para o time catarinense surgiu quando, após cobrança de escanteio de Marcos Assunção, o lateral George Lucas escorou a bola contra a sua própria meta, inaugurando o marcador para o Verdão.
header pacotao gol mais perdido da rodada (Foto: arteesporte)


A goleada do Palmeiras sobre o Avaí por 5 a 0 só não foi maior porque Wellington Paulista 'furou' o cruzamento perfeito de Luan, no segundo tempo. O centroavante do Verdão ainda não conseguiu mostrar o seu poder de goleador dos tempos de Cruzeiro e Botafogo no clube do Palestra Itália.
header pacotao frango da rodada (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


O duelo de Atléticos em Sete Lagoas terminou empatado em 2 a 2. O lateral Victor Júnior, do Atlético Goianiense arriscou um chute de fora da área, despretensioso e o jovem arqueiro Renan Ribeiro, do Atlético Mineiro, aceitou.

header pacotao defesa da rodada (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


Se depender do que Muriel mostrou neste domingo contra o Coritiba, os problemas que o Inter vem enfrentando na posição acabaram. No primeiro tempo, após espalmar o chute de Bill, cara a cara, mostrou reflexo e também defendeu a finalização que veio na sequência. Na etapa complementar, defendeu o pênalti cobrado por Davi e por pouco não evita o gol que o meia marcou no rebote.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/06/pacotao-da-rodada5-mico-golaco-gol-perdido-e-tudo-sobre-o-brasileirao-2011.html

Alison e Emanuel triunfam na final brasileira e conquistam o Mundial

Circuito Mundial de Vôlei de Praia


Dupla campeã vence os compatriotas Márcio/Ricardo por 2 sets a 0, garantindo a dobradinha brasileira na competição disputada em Roma



Por SporTV.com Roma

Alison e Emanuel são os novos campeões mundiais de vôlei de praia. Com a vitória por 2 sets a 0 (21/16 e 21/15) sobre os compatriotas Márcio/Ricardo, o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio pela segunda vez no dia, na etapa de Roma do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, já que Juliana/Larissa garantiram o título feminino antes da decisão masculina. Foi o primeiro título mundial de Alison e o terceiro de Emanuel, que teve de superar justamente o seu ex-parceiro Ricardo na final.
O primeiro set começou equilibrado. Ponto a ponto, Márcio e Ricardo tomaram à frente no placar, matendo sempre um ou dois pontos de diferença. Com muitos erros de saque de Alison, a equipe de verde viu os adversários fazerem 11 a 9, 12 a 10 e 14 a 12.
Com uma cortada frontal de Márcio, o time amarelo abriu três pontos pela primeira vez no jogo: 15 a 12.  A desvantagem mexeu com os brios de Alison/Emanuel, que, em uma sequência de quatro pontos, conseguiram virar a partida para 16 a 15. A partir daí, Márcio/Ricardo ficaram travados em quadra e viram os rivais fecharam o set em 21 a 16.
Os efeitos da virada persistiram no segundo set. Mais tranquilos em quadra, Alison/Emanuel abriu 6 a 2, para a revolta de Márcio, que reclamava muito da arbitragem naquela altura da partida. A vantagem ainda foi ampliada para cinco pontos chegando a 10 a 5. Sacando sempre em cima de Alison, Márcio/Ricardo não conseguiam neutralizar os ataques do adversário, que crescia ainda mais na partida. A partir daí o time verde apenas administrou a vantagem e definiu o set em 21 a 15, fechando o jogo em 2 a 0.
Alison e Emanuel conquistam o Mundial de Vôlei de Praia (Foto: Divulgação)Alison e Emanuel comemoram o ponto do título do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia (Foto: Divulgação)

- Chegamos ao título com muita força. Chegar a uma final com 38 anos de idade e ser campeão não é uma coisa fácil. Isso prova que a idade não é limite, o que prevalece é o coração - afirmou Emanuel logo depois da partida.
Muito emocionado, Alison apenas agradeceu às pessoas próximas e à torcida brasileira pela conquista.
- Esse título não é só meu, é nosso, é do Brasil. Agradeço à minha família e à toda torcida brasileira - finalizou.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2011/06/alisonemanuel-triunfam-na-final-brasileira-e-conquistam-o-mundial.html

Fla e Botafogo esquecem emoções recentes: primeiro 0 a 0 do Brasileiro

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


Em clássico com raras jogadas de perigo, rivais decepcionam público modesto. Disperso, Ronaldinho Gaúcho é o mais vaiado em campo



Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Flamengo e Botafogo se acostumaram a protagonizar grandes clássicos nos últimos anos, com muitos gols e emoção de sobra. Neste domingo, porém, os rivais fizeram um duelo pálido, triste. Bem abaixo do que sugeria o bom começo de campeonato alvinegro e o preço do elenco rubro-negro. O resultado foi um 0 a 0 fiel ao que se viu em campo. Foi o primeiro jogo sem gols no Brasileirão deste ano. Placar que tira parte da confiança do Botafogo e abala de vez um Flamengo - que teve Bottinelli expulso aos 23 minutos de jogo - e chegou ao quarto empate em cinco jogos no campeonato.
Na próxima rodada, o Flamengo recebe o Atlético-MG, sábado, no Engenhão. No dia seguinte e no mesmo estádio, o Botafogo duela com o Grêmio.

Fla fica com um a menos no primeiro tempo
O Botafogo iniciou a partida forçando a jogada pela ponta esquerda. Ora com Cortês, ora com Everton. Léo Moura sofreu na marcação e teve de contar com o auxílio de David Braz no setor. O Alvinegro era mais perigoso, porém, o esquema com Herrera sozinho no ataque dificultou a conclusão das jogadas.
fábio ferreira ronaldinho gaúcho  flamengo x botafogo (Foto: Alexandre Vidal - Fla Imagem)R10 e Fábio Ferreira: clássico de penteados ousados e futebol modesto (Foto: Alexandre Vidal - Fla Imagem)

Padecendo dos mesmos males de outras partidas (excesso de passes errados, falta de um articulador e atacantes isolados), o Flamengo mal conseguiu passar do meio-campo nos 20 minutos iniciais. A primeira chance foi aos 22, quando Jefferson se enrolou com Fábio Ferreira e a bola sobrou para Diego Maurício. Desequilibrado, o atacante chutou fraco, e Alessandro não teve dificuldade para salvar.
 A atuação ruim rubro-negra teve mais um obstáculo quando Bottinelli se jogou na área em disputa com Cortês e recebeu o segundo cartão amarelo do árbitro Felipe Gomes, aos 23.  Mesmo com um jogador a mais, o Botafogo teve dificuldade para pressionar. De positivo, o afinco de Elkeson na marcação e a vontade de Lucas Zen. Nomes que acabaram sacados no intervalo. A saída de Zen foi para evitar uma possível expulsão, já que ele havia recebido cartão amarelo. Elkeson foi substituído porque não estava se sentindo bem, depois de passar a semana gripado. O Flamengo também teve uma mudança até certo ponto inesperada: Diego Maurício deu lugar ao novato volante Luiz Antônio.

Segundo tempo repleto de erros dos dois lados
Com o disperso Ronaldinho Gaúcho isolado na frente, o Flamengo passou a jogar todo fechado, atraindo o Botafogo para seu campo. Alex teve ótima chance em falha de David Braz. Pouco depois, Felipe salvou o Fla em bom chute de Bruno Tiago. O gol do Botafogo parecia questão de tempo. Mas a aparência enganou. O ímpeto parou por ali.
O Flamengo vivia de lances esporádicos, como uma fraca cabeçada de Luiz Antônio. Era um time lento, previsível, sem alma. Thiago Neves conseguiu finalizar uma bola na lateral: era o resumo perfeito da tarde rubro-negra. Na única chance real da equipe de Luxemburgo, Willians tentou fazer um gol de calcanhar. Mandou para fora. A torcida, que já não acreditava muito no milagre, entregou os pontos de vez.
Para sorte do Flamengo, a inspiração do Botafogo sumiu. Depois de uma pressão  nos primeiros 20 minutos, o time passou a errar passes em sequência, facilitando o trabalho do rival. Aos 30 do segundo tempo, o jogo chegou à marca de 50 passes errados, com 25 para cada lado. Uma estatística que justifica o clássico insosso.
No fim, a partida ganhou um pouquinho de emoção, com os dois times tentando ganhar dois pontos no erro do adversário. O Botafogo se abria. Luxemburgo lançou Negueba e Wanderley na esperança do gol que o fizesse sair do estádio como um grande estrategista. Tirou Thiago Neves e jogou para o alto a convicção de manter sempre Ronaldinho Gaúcho até o fim. O camisa 10 foi muito vaiado, mais do que na derrota para o Ceará, a única do Flamengo no ano.
Mesmo com as mudanças rubro-negras e o avanço alvinegro, o zero continuou até o fim. E as duas torcidas deixaram o estádio com a sensação de que desperdiçaram horas preciosas do domingo para assistir a um melancólico espetáculo.
FLAMENGO x botafogo
Felipe; Léo Moura, Welinton, David Braz e Junior Cesar; Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves (Negueba) ; Ronaldinho (Wanderley) e Diego Maurício (Luiz Antônio) Jefferson; Alessandro, Antonio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês (Lucas); Marcelo Mattos, Lucas Zen (Bruno Tiago), Everton, Elkeson (Alex) e Maicosuel; Herrera
Técnico: Vanderlei Luxemburgo Técnico: Caio Júnior
Cartões amarelos: Bottinelli, Ronaldinho Gaúcho (Flamengo), Everton,  Lucas Zen, Bruno Tiago (Botafogo). Cartão vermelho: Bottinelli (Flamengo)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ). Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Rodrigo Henrique Correa (RJ).
Público: 15.832 pagantes Renda: R$ 441.925,00

FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/06/fla-e-botafogo-esquecem-emocoes-recentes-primeiro-0-0-do-brasileiro.html

Diretor revela: primeira opção do Cruzeiro era manter o técnico Cuca

Dimas Fonseca conta que tentou, até o último momento, manter o treinador

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Dimas Fonseca  diretor   Futebol do Cruzeiro (Foto: Valeska Silva/Globoesporte.com)Dimas Fonseca revela conversas que teve com
Cuca (Foto: Valeska Silva/Globoesporte.com)

Cuca já é passado. Mas, se dependesse da diretoria do Cruzeiro, ainda seria presente. O diretor de Futebol do clube mineiro, Dimas Fonseca, revelou que as tentativas para manter o antigo treinador no cargo começaram após a partida de sábado com o América-MG e só terminaram neste domingo, quando o próprio Cuca avaliou que era momento de mudanças.

- Queríamos que ele ficasse. Antes do jogo tive uma conversa com ele, passando tranquilidade. Depois do jogo, também conversamos. Voltei a dizer da confiança que tínhamos no trabalho dele. Prova é o que ele fez nos 60 jogos à frente do Cruzeiro (foram 37 vitórias, 11 empates e 12 derrotas). Mas ele nos mostrou a importância de se trocar o comando agora.

Dimas Fonseca foi entrevistado na noite deste domingo no programa MG Esporte Clube, da TV Globo Minas. Durante a conversa com Bob Faria, comentou a respeito da opção por Joel Santana.
 - Escolhemos o Joel por tudo. Pela experiência de um treinador que trabalhou em vários clubes, seleções e que conhece bem a forma de trabalhar com jogadores maduros. A experiência vai pesar muito no tratamento diário com o grupo. Ele gosta de dar valor a novos talentos. E nós temos muitos.

Sorte ao Cruzeiro
O diretor de Futebol do Cruzeiro espera que a mudança de comando técnico delimite um novo tempo no time mineiro, que venceu apenas uma partida no Campeonato Brasileiro e está na 18ª colocação, na zona de rebaixamento.
- Lamentamos ver o Cruzeiro nessa situação, mas temos trabalhado muito. Esperamos que a experiência e trato com jogadores do Joel possa dar uma motivada e que a gente possa sair dessa situação. Sabemos do potencial do plantel. Esperamos um pouco mais de sorte.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2011/06/diretor-revela-primeira-opcao-do-cruzeiro-era-manter-o-tecnico-cuca.html