domingo, 12 de junho de 2011

Algozes do Brasil, EUA param rivais e dão troco no segundo duelo pela Liga

Em partida emocionte, atuais campeões olímpicos marcam principais jogadas brasileiras e batem a seleção de Bernardinho por 3 sets a 1, em Belo Horizonte

Por Helena Rebello Belo Horizonte

Após a vitória de sábado, Bernardinho disse que não gostava de jogar contra os Estados Unidos sem valer. Mestres em estudar os adversários, os americanos fizeram exatamente o que o treinador brasileiro temia. Marcaram as principais jogadas brasileiras e, com menos erros do que na véspera, se tornaram os primeiros nesta Liga Mundial a bater o Brasil. Com a derrota por 3 sets a 1 (mesmo placar do dia anterior), parciais de 25/21, 25/22 e 16/25 e 26/24, a equipe brasileira perdeu a invencibilidade na fase de grupos, mas manteve a liderança da chave A. Com 15 pontos, o time de Bernardinho é líder, seguido justamente pelos algozes deste fim de semana, com 12.
Na primeira rodada do returno da fase de grupos, o Brasil recebe Porto Rico, em São Paulo, nos dias 18 e 19 de junho, sábado e domingo. Os americanos também jogarão em casa, nos dias 17 e 18, contra a Polônia.
Murilo na segunda partida de vôlei do Brasil contra os EUA (Foto: Victor Schwaner/VIPCOMM)Estados Unidos param ataques brasileiros e vencem duelo (Foto: Victor Schwaner/VIPCOMM)

Na equipe brasileira, Bernardinho optou por deixar o ponteiro João Paulo Tavares fora da partida e relacionou, pela primeira vez na competição, três opostos: Vissotto, Théo e Wallace. Do lado americano, Alan Knipe não surpreendeu e manteve a escalação da véspera, com Thornton na armação das jogadas.
O Brasil iniciou a partida na frente, explorando jogadas rápidas com Rodrigão e Lucão pelo meio. Com o bloqueio montado, os americanos pararam um a um os atacantes brasileiros e seguiram na cola no placar. Até que, em uma bola na rede de Vissotto, assumiram a dianteira: 5/4. Quando a vantagem rival chegou a quatro pontos, Bernardinho, que chegou a reclamar que as bolas estavam murchas, pediu tempo e promoveu cedo a inversão, com Wallace e Marlon em quadra.
A seleção seguiu com muitos erros não forçados, mas melhorou no bloqueio. Mesmo assim, os anfitriões chegaram à segunda parada técnica atrás no marcador: 16/11. Bem no saque, Wallace soltou o braço também no ataque e fez a diferença cair para três pontos. Mas os americanos voltaram a se distanciar. Com João Paulo Bravo preso seguidas vezes no bloqueio, Murilo e Rodrigão chamaram a responsabilidade no ataque do Brasil. Além deles, Vissotto tirou da manga uma largadinha. Mas, infelizmente, era tarde demais para uma reação, e Priddy, saltando do fundo, encerrou o set com 25/21.
Bernardinho na segunda partida do Brasil contra os EUA (Foto: Victor Schwaner / VIPCOMM)Bernardinho se desespera com os erros do Brasil
(Foto: Victor Schwaner / VIPCOMM)

No princípio da segunda parcial, a seleção tomou uma ducha de água fria. Apesar de algumas boas jogadas pelo meio, o ataque brasileiro parou seguidamente no paredão rival. A vantagem de quatro pontos já no princípio fez Bernardinho chamar Wallace e Marlon antes mesmo da primeira parada técnica.
A mudança melhorou o bloqueio brasileiro e as variações no ataque. Com Lucão, em jogada rápida pelo meio, o Brasil empatou em 14/14. Mas, para azar da equipe nacional, era um dia inspirado para Anderson. O número 1 americano, dono de um saque potente, também atacou bem e bloqueou com qualidade. No fim, Bernardinho atendeu aos gritos da torcida e chamou Sidão. O central, destaque na véspera, até marcou dois pontos, mas não conseguiu evitar a nova vitória parcial americana, desta vez, por 25/22.
Brasil reage, mas perde a chance de virar
Wallace na segunda partida do Brasil contra os EUA (Foto: Victor Schwaner / VIPCOMM)Wallace entra em quadra e empolga a torcida
(Foto: Victor Schwaner / VIPCOMM)

Com a necessidade de vencer para seguir vivo no jogo, o Brasil voltou a mil no terceiro set. A seleção já iniciou a parcial com Marlon, Wallace e Sidão em quadra e levantou a torcida. Rodrigão, constante e seguro no meio durante toda a partida, seguiu como referência na rede. O oposto, ao lado de Murilo, se destacou tanto no bloqueio quanto no ataque, e a seleção conseguiu sua maior vantagem em todo o jogo até então: 14/9.
Alan Knipe até tentou esfriar os anfitriões, mas Sidão não deixou. No ataque e no bloqueio, o central mostrou eficiência e vibrou a cada ponto. Marlon, também fez sua graça e, em duas oportunidades, virou de segunda. Desconcertados, os americanos erraram em série: bola na antena, para fora e na rede. Murilo também ajudou, voltou a exibir sua melhor forma, e ampliou a vantagem para oito pontos. Com mais um bloqueio preciso do namorado de Dani Lins, o Brasil venceu seu primeiro set na partida: 25/16.
Animado pela torcida e pela significativa melhora de rendimento, a seleção iniciou o quarto set na frente, mas sem moleza. Murilo, na ponta, virava tudo, fosse explorando o bloqueio ou cravando no chão. Anderson e Lee respondiam na bola e também se queixando ao árbitro, reclamando muito das marcações.
Quem também reclamou, mas com o próprio time, foi Bernardinho. O técnico foi à loucura quando, por falta de comunicação, ninguém foi na bola defendida por Serginho. E o ponto perdido de bobeira faria falta mais à frente. Anderson e Millar, bem no ataque, recuperaram também a força do bloqueio dos Estados Unidos, que assumiram a ponta no marcador. Quando os americanos fizeram 18/15, Bruninho e Théo entraram em cena. Ao lado de Rodrigão, o oposto mostrou que os brasileiros também sabem bloquear e empatou a parcial.
O set ganhou contornos dramáticos. Murilo pontuou, mas sacou na rede. João Paulo Bravo marcou, mas atrapalhou Sidão em uma defesa relativamente fácil. Ignorando os gritos da torcida, os americanos mostraram frieza e se recuperaram. Após dois erros de Wallace, Anderson deu o golpe de misericórdia e fechou o jogo: 26/24.

FONTE:

Botafogo usa velocidade e vira para cima do Coritiba no Engenhão: 3 a 1

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


Gols de Maicosuel, Elkeson e Alex derrubam os paranaenses no Rio e levam o Alvinegro a sete pontos. Coxa segue perto da zona do rebaixamento



por GLOBOESPORTE.COM

Ainda sem peças consideradas importantes, como Renato e Loco Abreu, o Botafogo de Caio Júnior busca o seu jeito de jogar. E, enquanto o conjunto não vem, a velocidade é a principal arma. Neste domingo, foi dessa maneira que o Alvinegro encontrou o caminho para virar o placar e vencer por 3 a 1 o Coritiba, vice-campeão da Copa do Brasil, no Engenhão, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Maicosuel, Elkeson e Alex fizeram os gols alvinegros. No Coxa, Bill marcou logo no primeiro minuto.
Foi a segunda vitória do Botafogo, que chega a sete pontos na tabela do Campeonato Brasileiro. Já o Coritiba, que apesar da derrota não se mostrou afetado pela perda do título da Copa do Brasil, segue perto da zona de rebaixamento, com apenas três pontos somados. No próximo domingo, o Botafogo volta a campo para enfrentar o Flamengo, em clássico no Engenhão. No mesmo dia, o Coritiba recebe o Internacional no Couto Pereira.
maicosuel botafogo gol coritiba (Foto: Satiro Sodré / AGIF)Maicosuel comemora o segundo gol do Botafogo contra o Coritiba (Foto: Satiro Sodré / AGIF)

Mal começou a partida, e o Coritiba, mais atento, saiu na frente do desatento Botafogo. Everton Ribeiro chegou ao lado esquerdo com facilidade e cruzou. Sem marcação, Bill nem precisou pular para cabecear no canto direito de Jefferson, fazendo 1 a 0 com um minuto e quarenta segundos de partida.
Assim, não demorou muito para que fosse criado o clima típico dos jogos do Botafogo no Engenhão. No momento em que a equipe está em desvantagem, Herrera mostra descontrole emocional, abusando das faltas e das reclamações com a arbitragem. Ao mínimo erro, Alessandro recebe vaias da torcida, que mostra toda sua impaciência.

Mas o Botafogo não foi como sua torcida. Enquanto a arquibancava se preocupava em criticar, os jogadores se acenderam. Com disposição, o Botafogo correu atrás e, usando principalmente a velocidade, tomou conta da partida. Elkeson pela esquerda e Maicosuel pela direita eram as grandes armas da equipe de Caio Júnior.
E foi a dupla quem construiu o gol de empate do Botafogo, aos 16 minutos. Elkeson ganhou no corpo uma dividida pela esquerda e puxou o contra-ataque. Maicosuel partiu em velocidade e recebeu lançamento rasteiro perfeito. Venceu o combate de um adversário e chutou cruzado, no canto direito de Edson Bastos, fazendo 1 a 1. A comemoração do camisa 7 foi de desabafo, celebrando o primeiro gol em partidas oficiais pelo Alvinegro desde 1º de setembro de 2010, antes de sofrer uma grave lesão no joelho esquerdo.
elkeson botafogo coritiba (Foto: Satiro Sodré / AGIF)Elkeson teve boa atuação (Foto: Satiro Sodré / AGIF)

Disposto a virar o placar ainda no primeiro tempo, o Botafogo continuou a pressionar o Coritiba, se valendo de uma eficiente marcação na saída de bola do adversário. A equipe de Marcelo Oliveira levava perigo quando atacava pelo lado esquerdo, mas não conseguia construir claras chances de gol. E quando a partida voltava a se equilibrar, o Alvinegro tirou a virada da cartola, numa jogada de bola parada. Elkeson se apresentou para cobrar falta no bico da grande área. Quando todos achavam que o objetivo seria uma cabeçada, o meia-atacante cobrou diretamente para o gol, surpreendendo Edson Bastos: Botafogo 2 a 1, aos 38 minutos.

A classificação e os jogos da Série A


saiba mais
Apesar da desvantagem, o Coritiba mostrou-se estável e esteve perto do empate. No último lance antes do intervalo, Léo Gago cobrou falta com violência, e Jefferson espalmou. A bola sobrou para Rafinha, que, livre, chutou para fora.
O Coritiba voltou para o segundo tempo dominando as ações de ataque. Para isso, contava com uma marcação menos apertada do Botafogo, que novamente mostrava-se disperso nos minutos iniciais. No entanto, a equipe de Marcelo Oliveira seguia com pouca objetividade, não ameaçando o adversário da forma que deveria para chegar ao empate.
O Botafogo também pouco incomodava o adversário e tampouco conseguia controlar a vantagem. A defesa se mostrava confusa, enquanto o setor ofensivo não se articulava. E quando o Coritiba aparecia com boas chances de empatar, perdeu o zagueiro Emerson, expulso por entrada desleal em Lucas Zen.
Mas com Geraldo como principal arma, o Coritiba seguiu levando perigo e criou as melhores chances de gol do segundo tempo. Numa delas, o angolano acertou a trave direita de Jefferson. O lance caprichoso mostrou que, competência à parte, o dia de sorte era do Botafogo.
E, para fechar o caixão do time paranaense, Alex fez boa jogada aos 48 minutos e bateu com estilo para fazer 3 a 1 e dar números finais à partida.
BOTAFOGO 3 X 1 CORITIBA
Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Lucas Zen, Everton (Cidinho) e Elkeson; Maicosuel (Caio) e Herrera (Alex). Edson Bastos, Jonas, Emerson, Jeci e Lucas Mendes (Eltinho); Willian, Léo Gago (Tcheco), Rafinha e Davi (Geraldo); Éverton Ribeiro e Bill.
Técnico: Caio Júnior. Técnico: Marcelo Oliveira.
Gols: Bill, a 1 minuto, Maicosuel, aos 17, Elkeson, aos 38 minutos do primeiro tempo; Alex aos 48 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Herrera, Marcelo Mattos (Botafogo); Léo Gago, Rafinha (Coritiba). Cartão vermelho: Emerson (Cortiba).
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 12/06/2011. Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL). Auxiliares: Erick Bandeira (AL) e Carlos Titara da Rocha (AL). Público: 6.332 pagantes (8.390 presentes). Renda: R$ 143.090,00.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2011/12-06-2011/botafogo-coritiba.html

Coritiba volta suas atenções ao Brasileiro

      Rodrigo Sell
Allan Costa Pinto
Edson Bastos compara momento igual ao quando perdeu a mãe e teve de atuar no jogo seguinte.
Levando a campo o lema “vida que segue”, o Coritiba encara o Botafogo hoje, às 18h30, no Rio, tentando acabar com o gosto amargo proporcionado pela perda da Copa do Brasil em casa, na quarta-feira passada. A meta é reagir no Campeonato Brasileiro. Por dois motivos: distanciar das últimas colocações e efetivar desde já os planos de lutar pela Libertadores 2012. Por isso, a ordem no Coxa é esquecer o que passou e focar na competição nacional.
No time, o zagueiro Jeci e o meia Everton Ribeiro são as novidades. “Agora esse é o objetivo. Na Copa do Brasil chegamos tão próximos, lutamos até o fim, mas não levamos. Nosso pensamento agora é ir longe no Campeonato Brasileiro e tentar chegar pelo menos na Libertadores”, avisa o meio-campo Rafinha.

Para ele, o que passou, passou. “Temos que focar, trabalhar. Treinamos hoje (ontem), amanhã (hoje) de novo e vamos pensar no Botafogo, que será muito difícil. É uma equipe de qualidade com jogadores experientes. Sabemos que haverá dificuldade, mas temos que estar preparados para fazer um grande jogo”, projeta o jogador.
O volante Willian acredita na manutenção do bom futebol. “Agora o pensamento é somente no Brasileiro. São 35 partidas para buscar uma vaga na Libertadores. O Coritiba nesse ano criou uma identidade, jogando pra cima, marcação forte começando no ataque. Não dá para deixar cair isso que já criou”, aponta.

Já o técnico Marcelo Oliveira avalia que o comprometimento deve prevalecer. “Não deixa de ter um sentimento de frustração em relação a tudo que fizemos de bom nessa trajetória, mas temos que seguir o trabalho com essa dedicação, comprometimento e entrega”, avalia.

Para o treinador alviverde, agora é a hora de o Coritiba mostrar que tem elenco de qualidade. “Em um campeonato difícil como esse você tem alternativas, porque há um elenco muito forte para recompor, com jogadores que marcam e sabem jogar”, finaliza Marcelo. A partir de agora, não há mais divisão entre os jogadores, todos podem atuar na mesma competição. Na equipe, Marcelo promoveu a volta de Jeci à zaga e Everton Ribeiro entra na meio-campo, já que Anderson Aquino se machucou durante a semana.
FONTE:


Em má fase, Atlético quer manter o tabu contra o Flamengo

      Elaine Felchacka
Allan Costa Pinto
Madson entra no time, pra Paulo Baier sair de cena no duelo de hoje na Arena da Baixada.
O Atlético pode se agarrar aos números positivos contra o Flamengo para conseguir a primeira vitória no Campeonato Brasileiro hoje, às 18h30, na Arena da Baixada. O time do Urubu não sabe o que é vencer dentro da casa atleticana desde a inauguração, em 1999. Mas o tabu é mais antigo. Já são 37 anos sem que o Flamengo vença o Furacão jogando como visitante. Trata-se de um dos maiores fregueses do time paranaense.

Não bastasse todo o retrospecto favorável, ano passado foi justamente o Flamengo quem reabilitou o Atlético. A partir da vitória por 1 x 0, na Baixada, ainda no 1.º turno do Campeonato Brasileiro, é que o Rubro-Negro iniciou a guinada que o levou ao 5.º lugar no final da temporada. Na ocasião, o time não vencia há três rodadas e estava figurando entre os rebaixados.

Os aspectos positivos, no entanto, não empolgam o técnico Adilson Batista. “Tem o lado bom, mas o jogo é dentro de campo. São outros jogadores, outro treinador, outro ano em início. Estamos com dois meses de trabalho e a tendência é melhorar”, disse, completando que é preciso ter paciência para vencer hoje: “A gente espera que consiga vencer o jogo para ter uma reabilitação, ganhar confiança e ter traquilidade. Há necessidade da vitória, mas sem loucura, sem entrar em desespero, organizado. Tem 90 minutos para ganhar o jogo e é isso que tenho pedido.”
A partir do jogo contra o Flamengo, desde que tudo dê certo e o Atlético consiga sustentar a histórica vantagem sobre o rival, o técnico Adilson Batista espera conseguir o “encaixe” do time para fixar uma escalação. Por enquanto, o técnico tem tido dificuldades para definir uma equipe. “Eu gostaria de definir um padrão, que a gente acha que é importante, ideal. Definirmos as peças, trocar poucas vezes. Mas acontece muita coisa”, reclamou.

Segundo o treinador, isso se deve ao pouco tempo à frente da equipe como um dos grandes vilões neste início de Brasileiro. “Acho o tempo [dois meses] curto para conhecer, implantar o jeito que você quer. Você nunca tem todo mundo à disposição. Está sempre chegando gente e muda a maneira de jogar em função deste ou daquele que está entrando”, acrescentou.

Por isso, novamente a torcida ganha importância. Adilson Batista não acredita que a pressão será contrária ao time, mas de incentivo para ajudar na busca a primeira vitória. “Claro que ela vai cobrar numa adversidade ou se o adversário estiver superior no jogo. Mas vejo que está tranquilo e precisamos do apoio deles, com calma, para daqui a pouco sair desta situação”, disse.
FONTE:

Wozniacki vence fácil na semi e vai buscar bicampeonato em casa

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Dinamarquesa encara tcheca Lucie Safarova na final do WTA de Copenhague


Por GLOBOESPORTE.COM Copenhague, Dinamarca
Caroline Wozniacki comemora vitória sobre  Mona Barthel (Foto: Reuters)Caroline Wozniacki comemora a vitória sobre Mona
Barthel (Foto: Reuters)

Com mais uma vitória tranquila neste sábado, Caroline Wozniacki garantiu uma vaga na decisão para defender o título em casa, no WTA de Copenhague. Atual campeã do torneio, a número 1 do mundo derrotou a alemã Mona Barthel (142ª do ranking) por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/2, em 1h02m.
Na final, a tenista da Dinamarca irá enfrentar a tcheca Lucie Safarova, 38ª do ranking, que derrotou a croata Petra Martic (112ª) de virada, por 2 sets a 1 (1/6, 6/4 e 6/2), em 1h57m de confronto.
Wozniacki e Safarova só se enfrentaram uma vez na carreira, e a tcheca conseguiu surpreender a favorita no WTA de Stuttgart em 2010. A dinamarquesa ainda se recuperava de uma torção no tornozelo e perdeu por duplo 6/4.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/06/wozniacki-vence-facil-na-semi-e-vai-buscar-bicampeonato-em-casa.html

Herrera: 'Torcer quando está ganhando é mais fácil'

Argentino pede apoio incondicional da torcida e diz que ninguém pode se abater com recentes conquistas dos rivais

  • Herrera (Foto: Paulo Sergio) Herrera quer o apoio da tocida diante do Coxa (Foto: Paulo Sergio)
LANCEPRESS!
Publicada em 11/06/2011 às 18:31
Rio de Janeiro (RJ)
Símbolo de raça do time alvinegro, o argentino Herrera fez questão de ressaltar a importância de jogar com o estádio cheio e com apoio da torcida. Além disso, o camisa 17 garantiu que os títulos nacionais conquistados pelos rivais recentemente, não influenciam:

– Todos gostam de jogar com a torcida, mas vejo, principalmente no Rio de Janeiro, que o público não tem comparecido. Vi  jogo do Fluminense, campeão brasileiro, vazio na Libertadores. Vi jogo do Flamengo, campeão em 2009, vazio no Estadual.  Apoio é sempre muito bem-vindo – disse, afirmando em seguida que para qualquer torcedor é cômodo apoiar o time apenas quando está vivendo um bom momento:

–  É difícil você ter uma torcida fiel. Torcida tem de acompanhar nos momentos difíceis. Apoiar o clube que ama. Quando é campeão  fica fácil torcer, todos têm de apoiar nos momentos bons e ruins. Em definitivo, jogar com a torcida faz a diferença – completou.

Em busca do primeiro gol no Brasileiro, o argentino espera que a distância das redes acabe neste domingo, no Dia dos Namorados, para que possa comemorar de forma especial.

– Sempre dedico meus gols com dois dedos para cima, para homenagear minha filha e minha esposa. Seria bom dar esse presente carinhoso hoje – disse.

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/botafogo/Herrera-Torcer-ganhando-facil_0_497350422.html

Flu fez proposta de R$ 250 mil a Rodrigo Caetano

DE PRIMA
Publicada em 10/06/2011 às 08:45
Na segunda à noite, Unimed e Fluminense fecharam uma nova proposta a Rodrigo Caetano, gerente de futebol do Vasco. Seu salário passaria a R$ 250 mil mensais, sendo 20% pagos pelo clube. As conversas vinham evoluindo bem, mas com o título conquistado na quarta pelo Vasco, o clima esfriou entre os cartolas tricolores.

FONTE:
http://www.lancenet.com.br/de-prima/Flu-proposta-Rodrigo-Caetano_0_496150718.html

Kleiton Lima anuncia cortes na seleção feminina para a Copa

Técnico define os quatro cortes finais na equipe que representará o Brasil na Alemanha. Veja!
A lista da seleção brasileira de futebol feminino, atual vice-campeã mundial, que irá representar o país na Copa do Mundo da Alemanha (26 de junho a 17 de julho) foi definida, nesta sexta-feira, pelo técnico Kleiton Lima. As 21 convocadas foram reveladas com o anúncio dos quatro cortes finais.
Siga o Futebol para Meninas no Twitter: @futebolmeninas
Das atletas que participaram da preparação na granja Comary, as quatro que irão ficar fora do campeonato serão: Marina Toscano, Andréia Rosa, Daiane Rocha e Gabriela Zanotti, única vetada por condições físicas.
Marta, Cristiane, Maurine continuam estão confirmadas para a competição. O Brasil está no Grupo D, junto da Austrália – seu time adversário na estreia – Guiné Equatorial e Noruega.

Confira abaixo a lista das 21 convocadas:
Andreia Suntaque
Thaís Picarte
Bárbara Micheline
Aline Pellegrino
Daiane Menezes
Renata Costa
Erika dos Santos
Roseane Aparecida
Maurine Dorneles
Rosana Augusto
Fabiana da Silva
Elaine Moura
Ester dos Santos
Miraildes Maciel (Formiga)
Francielle Manoel
Beatriz Zaneratto
Thaís Guedes
Daniele Batista
Cristiane de Souza
Marta Vieira
Grazielle Pinheiro

FONTE:
http://www.futebolparameninas.com.br/2011/06/11/kleiton-lima-anuncia-corte-na-selecao-feminina-para-a-copa/

Disparou! São Paulo vence Grêmio e se isola na liderança

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 201 - Série A


Tricolor paulista vê Casemiro marcar gol a favor e gol contra, mas Marlos e Jean salvam a noite são-paulina


Sao Paulo x Gremio (Foto: Edson Lopes Jr.) Casemiro e Marlos deixaram suas marcas e foram os destaques na vitória do São Paulo (Foto: Edson Lopes Jr.)

Felipe Castro
Publicada em 11/06/2011 às 20:27
São Paulo (SP)

100% e líder do Campeonato Brasileiro. Este é o São Paulo, que venceu o Grêmio por 3 a 1 no estádio do Morumbi, na noite deste sábado, e disparou no primeiro posto da competição.
A jornada são-paulina, no entanto, não teve apenas sorrisos. Casemiro, que marcara o primeiro gol do jogo, chegou a cabecear contra o próprio patrimônio, na segunda etapa, marcando para o Grêmio. Porém, Marlos e Jean também foram às redes e salvaram a pele do colega, assegurando a vitória do líder disparado São Paulo.




Receba os gols do São Paulo em tempo real no seu celular!


Assim, com 12 pontos na tabela, o líder fica a cinco pontos do segundo colocado, ao menos até este domingo, quando o Corinthians, vice-líder, joga com o Fluminense no Pacaembu e pode diminuir a distância para o arquirrival.




QUANTA RAPIDEZ! 
Na primeira etapa, o São Paulo encarou o Grêmio usando a velocidade dos homens da frente como principal maneira de intimidar o adversário. A válvula de escape, claro, era Lucas. E o garoto estava inspirado! Logo a 8 minutos, o camisa 7 fuzilou de fora da área e Victor defendeu.
Cinco minutos depois, o gol: Marlos rolou para Casemiro, o volante soltou a bomba e, contando com um desvio no meio do caminho, correu para comemorar o primeiro tento na partida.
Rogério Ceni segurou as avançadas do Grêmio (Foto: Tom Dib)

O Grêmio se via refém do Tricolor paulista. Sem conseguir articular as jogadas, a equipe gaúcha mal conseguiu atacar na primeira etapa. Quando o fez, foi com Douglas, que não fez bom jogo, cobrando falta por cima do gol de Rogério Ceni.
Aos 33, a desatenção gremista se fez mais evidente: Wellington desarmou Neuton e rolou para Dagoberto cortar e tirar tinta da trave de Victor.
Mas o Tricolor paulista queria mais e mais. Aos 37 minutos, Marlos invadiu a área, driblou Saimon e isolou, para desespero da torcida.
Na segunda etapa, o São Paulo parecia manter o estilo envolvente, infernal. Marlos, em boa noite, fez boa jogada aos 5 minutos e encontrou Dagoberto. O camisa 25 finalizou e Victor salvou mais uma vez.


IMORTAL É O OUTRO
Quando os paulistas pareciam levar vida tranquila no Morumbi, o Grêmio chegou, como quem não queria nada. Aos 7 minutos, Fábio Rochemback cobrou falta da esquerda, Rafael Marques e Casemiro tentaram o cabeceio e foi o são-paulino quem acabou mandando contra as próprias redes.
Com 1 a 1 no placar, o São Paulo voltou a tomar as rédeas da partida. Aos 11, Marlos disparou e a muralha gremista, Victor, operou outro milagre. Na sequência, Casemiro quase marcou seu terceiro gol na partida - o segundo a favor do São Paulo -, mas não cabeceou bem.


MARLOS TRANQUILIZA
A noite não era de Douglas, camisa 10 gremista. Foi em um passe errado do meia que o Tricolor articulou o gol do desempate, aos 16 minutos. A bola rapidamente chegou aos pés de Marlos, que invadiu a área e deslocou de Victor, para fazer 2 a 1 São Paulo.
Marlos comemora segundo gol do São Paulo (Foto: Tom Dib)

Era necessária uma reação gremista. Como não tinha criatividade por baixo, o Grêmio acabou se lançando ao ataque por meio da bola parada. Em uma delas, Douglas cobrou escanteio, Rogério Ceni não alcançou nada e Rafael Marques, na pequena área, não alcançou.
Depois, aos 25, Rochemback cobrou falta com força e Rogério espalmou. Mas o ímpeto gremista não teve continuidade.
Melhor para o São Paulo, que aproveitou para matar o jogo. Dagoberto, aos 39, deu belo passe para Jean, que só teve o trabalho de tirar de Victor e completar para o gol vazio.
No fim, ainda sobrou tempo para Rafael Marques se desentender com Dagoberto e ser expulso de campo. Depois de tanto agito, o jogo terminou mesmo em 3 a 1.
Na próxima rodada, o São Paulo visita o Ceará, no estádio Presidente Vargas, no domingo. No mesmo dia, o Grêmio recebe o Vasco no Olímpico.


FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO 3X1 GRÊMIO
Estádio: Morumbi, São Paulo (SP)
Data/hora: 11/6/2011 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo H. Godoy Bezerra
Auxiliares: Carlos Brekenbrock e Marco Antônio Martins
Renda/público: R$ 372.089,00 / 14.671 pagantes
Cartões amarelos: Rodrigo Souto, Jean, Dagoberto (SPO); Lúcio, Fábio Rochemback, Rafael Marques (GRE)
Cartões vermelhos: Rafael Marques, 46'/2ºT (GRE)
GOLS: Casemiro, 13'/1ºT (1-0); Casemiro (gol contra), 7'/2ºT (1-1); Marlos, 16'/2ºT (2-1); Jean, 39'/2ºT (3-1)
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Jean, Xandão, Luiz Eduardo e Juan (Bruno Uvini 35'/2ºT); Rodrigo Souto, Wellington, Casemiro (Carlinhos Paraíba 40'/2ºT) e Marlos (Ilsinho 35'/2ºT); Lucas e Dagoberto. Técnico: Paulo César Carpegiani
GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Rafael Marques e Neuton (Lins, intervalo); Fábio Rochemback, Fernando, Lúcio e Gabriel (Marquinhos 27'/2ºT); Douglas e Júnior Viçosa (Roberson 27'/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho


FONTE:
http://www.lancenet.com.br/brasileirao/Sao_Paulo-Gremio-Campeonato_Brasileiro_0_497350424.html

Loco Abreu marca, e Uruguai goleia equipe da Segunda Divisão

Amistoso diante do Plaza Colônia teve caráter beneficente

Por Agências de notícias Colonia, Uruguai

Em amistoso beneficente realizado neste sábado, a seleção do Uruguai venceu o Plaza Colônia, da segunda divisão local, por 5 a 0, com direito a um gol do atacante Loco Abreu, do Botafogo. A renda da partida foi destinada à Fundación Celeste, insituição de caridade criada por 23 jogadores do futebol do país que tenta ajudar o setor infantil de um hospital da cidade uruguaia de Colonia..
''El Loco'', que entrou no decorrer do jogo, foi o quarto a balançar a rede para a 'Celeste Olímpica', aos 21 minutos do segundo tempo. Antes, Diego Forlán, Luis Suárez e Cavani já haviam marcado. Abel Hernández foi quem fechou o placar, a 12 minutos do fim.
Mais de 15 mil pessoas compareceram ao estádio Alberto Supicci, na cidade de Colonia, a 150 km de Montevidéu em partida de preparação para a seleção uruguaia que, em julho, disputará a Copa América. O time do técnico Oscar Tabárez está no grupo C, junto com Chile, Peru e México.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2011/06/loco-abreu-marca-e-uruguai-goleia-equipe-da-segunda-divisao.html

Avaí marca no fim e empata com o América-MG, por 2 a 2, na Ressacada

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


Em partida com um pênalti para cada lado, catarinenses conseguem primeiro ponto no Campeonato Brasileiro. Mineiros vão a quatro



por GLOBOESPORTE.COM

Era um jogo daqueles em que as duas equipes entram desesperadas. O Avaí vinha de três derrotas seguidas, e o América-MG, de duas. Mais um resultado negativo poderia trazer consequências desagradáveis na sequência do Campeonato Brasileiro. E, como jogava em casa, o time catarinense tinha uma responsabilidade ainda maior. O empate por 2 a 2, na Ressacada, pela quarta rodada, complicou a vida dos dois times. Os gols foram marcados por Alessandro e Fábio Júnior, para o América-MG, e Julinho e Cássio, para o Avaí.
Os catarinenses tiveram posse de bola muito maior, mas não conseguiram transformar em gols o volume de jogo apresentado. Tanto que o América-MG, no primeiro tempo, fez o gol na única chance que teve de marcar. Já no segundo tempo, dois pênaltis, quase na sequência, um para cada lado e muito bem convertidos, colocaram o Coelho na frente. Mas, nos últimos minutos, Cássio aproveitou um cruzamento e deixou tudo igual.

Com o resultado, o time mineiro chegou aos quatro pontos e subiu para a 14ª posição na classificação do Brasileirão. O Avaí, que conquistou o primeiro ponto, chegou à 19ª colocação.
Na próxima rodada, o Coelho enfrentará o Cruzeiro, no primeiro clássico mineiro da competição. A partida será no próximo sábado, às 21h (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O Avaí, por sua vez, encara o Palmeiras, no Canindé, em São Paulo, às 16h, do domingo.

Gol em ataque único
Nos primeiros minutos, o América-MG deu a impressão de que seria bastante ofensivo. Porém, logo na sequência, o Avaí mostrou quem era o dono da casa. Principalmente em jogadas aéreas, o time fez uma pressão incrível, e o goleiro Flávio teve de se virar para impedir que o Avaí saísse na frente no marcador. O América-MG errava muitos passes e era tímido no ataque.
Mesmo um pouco superior, o Avaí também não chegava com muita frequência. Os lances mais perigosos foram em cobranças de faltas de George Lucas. O confronto não apresentava muitas chances de gols de ambas as partes.
Quando a partida se encaminhava para o empate no primeiro tempo, o América-MG, de forma surpreendente, chegou ao gol. Alessandro recebeu na entrada da área, driblou o adversário e, com muita categoria, tocou no canto esquerdo de Aleks. Um golaço: 1 a 0 para o Coelho, que não foi mais importunado até o intervalo. Foi o terceiro gol de Alessandro na competição.
estrada avaí gabriel américa-mg (Foto: Rubens Flores / Agência Estado)Gabriel, do América-MG, e Estrada, do Avaí, disputam o lance (Foto: Rubens Flores / Agência Estado)
Um pênalti para cada lado


A proposta do América-MG era explorar os contra-ataques. O Avaí, atrás no placar, foi para cima, em busca do empate, mas deixava desguarnecido o setor defensivo. Fábio Júnior recuou um pouco e deu mais espaços no ataque para Rodriguinho e Alessandro.
O Avaí conseguiu o empate em bela jogada de Julinho, que fez fila na zaga americana e foi derrubado por Amaral. O próprio lateral bateu e empatou a partida: 1 a 1, aos nove minutos. Na sequência, foi a vez de o Avaí sofrer pênalti. Rodriguinho recebeu em velocidade e foi tocado pelo goleiro Aleks. Fábio Júnior, aos 11 minutos, colocou o Coelho novamente na frente no placar.
Mesmo com a maior posse de bola do Avaí, era o América-MG que levava mais perigo. Fábio Júnior, Alessandro e, principalmente, Rodriguinho tiveram excelentes oportunidades de aumentar o placar, mas sempre esbarraram nos erros no último toque antes da finalização. Até o fim, o Avaí tentou e foi presenteado com o empate. Cássio aproveitou um cruzamento na área e colocou a bola para o fundo da rede. Um castigo para o América-MG, que ainda teve Marcos Rocha expulso nos acréscimos, mas um resultado justo para o confronto.
AVAÍ 2 X 2 AMÉRICA-MG
Aleks; Gustavo Bastos (Robinho), Marcinho Guerreiro e Cássio; George Lucas, Bruno, Pedro Ken (Acleisson), Estrada e Julinho; Rafael Coelho (Maurício Alves) e Fábio Santos. Flávio; Marcos Rocha, Anderson, Gabriel e Gilson; Dudu, Amaral, Leandro Ferreira e Rodriguinho (Fabrício); Fábio Júnior e Alessandro (Camilo).
Técnico: Edson Neguinho. Técnico: Mauro Fernandes.
Data: 11/6/2011. Local: Ressacada, em Florianópolis (SC). Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR). Auxiliares: Gilson Bento Coutinho (SP) e José Amilton Pontarolo (PR).
Cartões amarelos: Rodriguinho, Alessandro, Fábio Júnior e Amaral (América-MG); Gustavo Bastos, Aleks, Maurício Alves e Cassio (Avaí). Cartão vermelho: Marcos Rocha (América-MG).
Gols: Alessandro (América-MG), aos 37 minutos do primeiro tempo; Julinho (Avaí), aos 9 minutos, Fábio Júnior (América-MG), aos 11 minutos, e Cassio (Avaí), aos 43 minutos do segundo tempo.

FONTE :
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2011/11-06-2011/avai-america-mg.html

De verde, Cruzeiro vê reservas do Santos empatarem no fim: 1 a 1

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 -Série A


Time mineiro segue sem vencer no Brasileiro, enquanto o Peixe, de folga nas duas próximas rodadas, passa a pensar apenas na final da Libertadores



por GLOBOESPORTE.COM
O Cruzeiro viu a sua crise de maus resultados aumentar neste sábado ao empatar com os reservas do Santos por 1 a 1, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, mesmo com um jogador a mais no segundo tempo. O time mineiro vencia até os 44 minutos do segundo tempo, quando viu Borges deixar tudo igual (veja os gols no vídeo acima).
 Com o resultado, a equipe de Cuca chega ao quarto jogo do Campeonato Brasileiro sem vencer. Foram, até agora, dois empates e duas derrotas.
E o empate com gosto de derrota aconteceu justamente no dia em que o Cruzeiro estreou o seu novo terceiro uniforme, verde em homenagem ao antigo Palestra Itália, primeiro nome do Cruzeiro. Com o resultado, os mineiros têm apenas dois pontos na competição. O Santos vai a cinco.
Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta o América-MG, sábado, em Sete Lagoas. O Peixe, com os dois próximos jogos adiados em função da decisão da Libertadores, só volta a campo pelo Brasileiro no dia 25, contra o América-MG.

montillo cruzeiro santos (Foto: Washington Alves / Vipcomm)De camisa nova, o Cruzeiro de Montillo tropeçou de novo (Foto: Washington Alves / Vipcomm)

O primeiro tempo foi marcado por muita movimentação e troca de passes do Cruzeiro, enquanto o Santos jogava muito fechado, esperando os melhores momentos para partir no contra-ataque. O duelo de duas equipes leves teve muita velocidade, mas faltaram jogadores para pensar lances com mais tranquilidade. Um deles era Montillo, que esteve apagado na primeira etapa e não conseguia ver as suas jogadas surtirem efeito diante de um adversário jogando num grande ferrolho.

Anselmo Ramon não conseguia dominar as bolas, enquanto Wallyson tentava cair pelas pontas para criar as chances. Aos poucos, o goleiro Aranha, do Santos, começou a trabalhar e espalmar vários chutes, de Montillo, Wallyson e, principalmente, do volante Fabrício, que aparecia bem e arriscava sempre de longe. No Santos, faltava mais experiência. Isolado no ataque, Borges não recebia as bolas em boa condição. A prova de que o time mineiro buscou mais o jogo no primeiro tempo foi o número de escanteios: 12 a 2.

Cruzeiro joga com um a mais durante quase todo segundo tempo
A equipe comandada por Cuca voltou bem melhor para o segundo tempo. E, logo no início, a torcida celeste vibrou depois que Vinicius, do Santos, deu entrada mais forte em Anselmo Ramon e foi expulso. Com um a mais em campo, foi questão de tempo para o Cruzeiro abrir o placar. Para organizar a defesa após o cartão vermelho, Muricy Ramalho colocou Walace na vaga de Thiago Alves. Ainda frio, Walace derrubou Anselmo Ramon na área, e a arbitragem marcou pênalti corretamente. Na cobrança, Montillo não deu chance a Aranha: 1 a 0.

Dudu entrou muito bem na vaga de Vítor e melhorou a agressividade ofensiva do Cruzeiro. O Santos, por sua vez, recuou ainda mais, apresentando muitas dificuldades para passar do meio de campo. Wallyson quase ampliou, mas Aranha apareceu bem mais uma vez.
O Santos reclamou de um gol anulado de Borges aos 36. O assistente Roberto Braatz marcou impedimento em lance polêmico. Mas o Cruzeiro era melhor e Montillo carimbou a trave logo depois.
A maré de falta de sorte do Cruzeiro, no entanto, é grande. Tanto que, aos 44 minutos, uma bola cruzada para a área terminou com o desvio de Borges, que tocou de cabeça para deixar tudo igual: 1 a 1. Um castigo para a equipe de Cuca e um prêmio para o time de Muricy, que, por enquanto, só pensa na Libertadores.

CRUZEIRO 1 X 1 SANTOS
Fábio; Vitor (Dudu), Léo, Gil e Gilberto; Marquinhos Paraná, Fabrício (Pablo), Henrique (Leandro Guerreiro) e Montillo; Wallyson e Anselmo Ramon. Aranha, Bruno Aguiar, Rafael Caldeira, Vinícius e Alex Sandro; Charles, Rodrigo Possebon e Roger (Felipe Anderson) Gaúcho; Rychely, Borges e Tiago Alves (Walace).
Técnico: Cuca. Técnico: Muricy Ramalho.
Gols: Montillo, aos 9 minutos do segundo tempo; Borges, aos 44 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Dudu, Pablo e Henrique (Cruzeiro); Vinicius e Richely (Santos).
Cartão vermelho: Vinicius (Santos)
Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG). Data: 11/06/2011. Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ). Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Roberto Braatz (Fifa/PR)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2011/11-06-2011/cruzeiro-santos.html

No duelo deste domingo, Brasil pode ter novo oposto, e EUA, levantador

SUPER LIGA MUNDIAL DE VÔLEI  MASCULINO 2011


Em novo confronto no Mineirinho, desta vez às 9h50m, Wallace deve ganhar chance, enquanto os americanos podem ter Donald Suhxo como levantador



Por Helena Rebello Belo Horizonte

vôlei Wallace Brasil x Polônia (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)Wallace foi destaque no segundo jogo contra a
Polônia (Foto: Maurício Val / VIPCOMM)

A vitória suada do Brasil sobre os Estados Unidos, neste sábado, deixou no ar a promessa de mais um jogo disputadíssimo neste domingo, às 9h50m (de Brasília), no Mineirinho, pela Liga Mundial. E para o novo confronto, válido pela terceira rodada da competição, as duas equipes podem ter mudanças. A Rede Globo transmite todos os lances, ao vivo, dentro do Esporte Espetacular, direto do Mineirinho. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

A grande novidade do lado brasileiro deve ser a presença de Wallace. Com Éder ainda sem condições de jogo e Dante poupado devido a uma inflamação no joelho, Bernardinho relacionou, pela primeira vez na competição, três opostos para o fim de semana. Se neste sábado Théo compôs o banco, no domingo o maior pontuador da última edição da Superliga masculina deve ganhar uma oportunidade.

- Temos uma briga interessante entre os opostos. Como estou com os três entre os 14, pode ser que neste domingo eu mescle alguma coisa. O Théo é mais forte no bloqueio, mas o Wallace tem mais golpes e dá uma característica de mais velocidade ao ataque – disse o treinador.

Ainda na equipe nacional, Thiago Alves foi elogiado pelo comandante pela sua breve atuação e pode ser novamente acionado. A expectativa fica por conta da utilização de João Paulo Tavares. Único mineiro do grupo, o jogador do Florianópolis ainda não estreou na competição e torcia para ter a chance de atuar diante de seus conterrâneos.
Brasil comemora vitória sobre os EUA na Liga Mundial (Foto: Victor Schwaner/VIPCOMM)Brasil comemora vitória no primeiro jogo contra os EUA na Liga Mundial (Foto: Victor Schwaner/VIPCOMM)

Nos Estados Unidos, Donald Suxho pode pintar na vaga de Brian Thornton. O técnico Alan Knipe, que tem alternado a dupla na distribuição das jogadas nesta Liga Mundial, admitiu que precisa fazer ajustes no setor.

- O passe não foi não mão, mas é fato que precisamos trabalhar muito com os levantadores. É o setor em que mais precisamos buscar consistência, e por isso alternamos tanto até o momento.

Isolado na liderança do Grupo A com 15 pontos, o Brasil segue na ponta mesmo se perder para os americanos, que ocupam a segunda posição, com nove. Uma vitória, porém, deixa a seleção verde e amarela ainda mais perto da vaga na fase final, que será disputada na Polônia, em julho.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/06/no-duelo-deste-domingo-brasil-pode-ter-novo-oposto-e-eua-levantador.html

Ao lado da namorada, Pato marca presença em São Januário

Atacante do Milan leva Barbara Berlusconi ao jogo do Vasco contra o Figueirense, neste sábado

Por Fred Huber e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

De férias no Rio de Janeiro, Alexandre Pato levou a namorada Barbara Berlusconi para assistir ao empate em 1 a 1 entre Vasco e Figueirense na noite deste sábado, em São Januário, válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O casal marcou presença no camarote de Rodrigo Caetano, diretor executivo do clube, que, por causa disso, assistiu à partida de um dos setores da arquibancada.
O casal deixou o camarote aos 38 minutos do segundo tempo, quando o Vasco ainda vencia por 1 a 0. Alexandre Pato não quis falar com a imprensa:
- Vim ver o jogo - limitou-se a dizer o atacante do Milan.
alexandre pato barbara berlusconi são januário (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Alexandre Pato e Barbara Berlusconi em São Januário (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

Na véspera do dia dos namorados, Pato e Barbara viram a bela apresentação de Juninho Pernambucano, que está de volta ao Vasco e foi recebido com pompa de rei. O casal presenciou o estádio lotado de vascaínos ainda em festa pela conquista da Copa do Brasil na última quarta-feira, contra o Coritiba.
Pato está convocado pela Seleção Brasileira para a disputa da Copa América. Os jogadores vão se apresentar no dia 20 de junho no Rio de Janeiro e iniciar os exames médicos. No dia seguinte, o grupo vai embarcar para a Argentina.
O Brasil está no Grupo B ao lado de Venezuela, Paraguai e Equador. A estreia será justamente contra os venezuelanos, no dia 3 de julho, em La Plata. As partidas seguintes vão acontecer em Córdoba, diante dos paraguaios, no dia 9, e equatorianos, no dia 13.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2011/06/ao-lado-da-namorada-pato-marca-presenca-em-sao-januario.html

Em dia de festa na Colina, Figueira frustra os vascaínos: 1 a 1

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


Após apresentação de JuninhPernambucano e entrega de faixas, equipe da casa sai na frente mas sofre gol aos 44 minutos do segundo tempo
por Fred Huber



O sábado que começou com festa terminou com uma pontinha de frustração para o Vasco. Depois de apresentar Juninho aos torcedores em São Januário e fazer a entrega de faixas do título da Copa do Brasil, os cruz-maltinos viram o Figueirense conseguir o empate por 1 a 1 no finzinho da partida. Os donos da casa entraram em campo com cinco titulares que estiveram na final no Couto Pereira. Elton, um dos seis reservas, marcou o gol depois de lindo passe de Eder Luis, mais uma vez o destaque do time. Aloísio igualou para os catarinenses.
Com o empate, o Vasco está em quinto lugar com sete pontos. O Figueira está com a mesma pontuação, mas em terceiro lugar. Os cariocas voltam a campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Olímpico, para enfrentar o Grêmio. Os catarinenses, no mesmo horário, recebem o Atlético-PR no Orlando Scarpelli.

Eder Luis se destaca e dá passe para Elton marcar

Antes de a bola rolar, a festa iniciada com a apresentação de Juninho continuou com um grande foguetório e a entrega das faixas de campeão da Copa do Brasil. Como a comemoração e o desgaste foram grandes nos últimos dias, o técnico Ricardo Gomes escalou um time misto. Apesar do desentrosamento, o time do Vasco repetiu no campo o entusiasmo da arquibancada e foi para cima do Figueirense.
Apesar de a equipe cruz-maltina estar bastante modificada, um dos pontos fortes continuava o mesmo, a presença de Eder Luis pelas pontas. Aos 17 minutos, o camisa 7 recebeu em velocidade pela esquerda e deu ótimo passe para Elton, que bateu cruzado e abriu o placar: 1 a 0. Em desvantagem, o Figueira tentou se lançar ao ataque. Mas tinha muita dificuldade de penetrar na área.
Ricardo Gomes ainda perdeu Jumar, que se sentiu mal e deixou o campo, sendo substituído por Diego Rosa. Mas quem compensava os problemas em campo era Eder Luis. Por duas vezes ele esteve perto de marcar. Primeiro, em um chute cruzado que passou rente à trave. Depois, aproveitou cruzamento de Fagner e mandou de cabeça por cima do gol. A melhor chance do Figueira aconteceu já perto do fim do primeiro tempo, quando Ygor aproveitou um escanteio com uma cabeçada, e a bola passou muito perto da trave.

Aloísio empata aos 44 minutos
Na volta do vestiário, o Figueirense voltou com duas substituições para tentar mudar o panorama do jogo. Túlio e Coutinho saíram para as entradas de Héber e Joílson. O ritmo da partida, no entanto, caiu. Na frente do placar, o Vasco ficou mais fechado à espera dos contra-ataques. Os catarinenses bem que tentavam, mas a falta de criatividade no meio de campo prejudicava.
Apesar de o volume de jogo do Figueira ter melhorado, as melhores chances eram do Vasco. Elton, por exemplo, quase ampliou após uma cabeçada que Wilson defendeu. Em outra oportunidade, Bernardo entrou na área em boas condições de finalizar e demorou demais. Permitiu a recuperação da defesa, que salvou.
Depois da saída de Jumar, Ricardo Gomes teve outra notícia ruim. Romulo sentiu dores no tornozelo e precisou deixar o campo. Leandro foi o escolhido para entrar em seu lugar. Quando todos pensavam que o jogo já estava definido, o Figueirense conseguiu marcar já perto do fim, aos 44, com o atacante Aloísio. Ele aproveitou passe de Pitonni, a bobeira de Fernando e tocou na saída de Prass: 1 a 1. Já não havia mais tempo para nada e o placar terminou desta forma.

VASCO 1 X 1 FIGUEIRENSE
Fernando Prass; Fagner, Fernando, Anderson Martins e Marcio Careca; Jumar (Diego Rosa), Romulo (Leandro), Allan e Bernardo (Jeferson); Eder Luis e Elton. Wilson, Bruno, João Paulo, Édson Silva e Juninho; Ygor, Túlio (Héber), Coutinho (Joilson) e Maicon (Wilson Pittoni); Rhayner e Aloísio.
Técnico: Ricardo Gomes Técnico: Jorginho
Gols: Elton, aos 17 minutos do primeiro tempo. Aloísio, aos 44 da segunda etapa.
Cartões amarelos: Jumar, Fernando (Vasco); Rhayner (Figueirense)
Local: São Januário, Rio de Janeiro. Data: 11/06/2011. Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira. Auxiliares: Vicente Romano Neto e Marcio Luiz Augusto. Público: 14.680 pagantes (17.777 presentes). Renda: R$ 533.015,00.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2011/11-06-2011/vasco-figueirense.html