domingo, 29 de maio de 2011

Gata do dia em Roland Garros: Vera Zvonareva em ação na quadra central

Número 3 do mundo é eliminada nas oitavas de final em Roland Garros

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Vera Zvonareva tênis Roland Garros oitavas (Foto: AFP)
Os olhos mais bonitos do tênis não serão mais vistos em Roland Garros este ano. A bela Vera Zvonareva, número 3 do mundo, se despediu do Grand Slam francês neste domingo, eliminada pela compatriota russa Anastasia Pavlyuchenkova (fotos: AFP).
Vera Zvonareva tênis Roland Garros oitavas (Foto: AFP)
Com 26 anos, a jovem de 1,72m de altura e 59 quilos nunca chegou ao topo do ranking mundial, mas tem no currículo os vices de Wimbledon e do US Open, ambos no ano passado, quando Zvonareva alcançou a segunda posição na lista da WTA, a melhor de sua carreira.
Vera Zvonareva tênis Roland Garros oitavas (Foto: AFP)
Além de excelente tenista, Zvonareva é inteligente. Depois de completar o estudo superior na Universidade Russa de Educação Física, ela passou a estudar relações econômicas internacionais na Academia Diplomática do ministério de Relações Exteriores, em Moscou.




Djokovic supera Gasquet e fica a três triunfos de maior série da história

ROLAND FARROS 2011

Mais duas vitórias em Roland Garros põem sérvio como número 1 do mundo



Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Richard Gasquet teve três break points no primeiro set. E só. Sem converter as oportunidades, o francês, algoz de Thomaz Bellucci em Roland Garros, mal conseguiu ameaçar Novak Djokovic. O número 2 do mundo, que ainda não perdeu em 2011, venceu por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/4 e 6/2, em 1h43m, e avançou às quartas de final no Grand Slam francês.
Novak DJokovic tênis Roland Garros oitavas (Foto: Reuters)Novak DJokovic chega inteiro em uma deixadinha aplicada por Gasquet (Foto: Reuters)

A vitória deste domingo é a 43ª consecutiva de Novak Djokovic, que perdeu pela última vez há mais de seis meses - para Roger Federer, em novembro de 2010, nas semifinais do ATP Finals. Nole agora está apenas três vitórias atrás da maior sequência da história (os resultados começaram a ser registrados e arquivados em 1975).
O recorde pertence ao argentino Guillermo Vilas, com 46 triunfos consecutivos em 1977. Logo atrás na lista está Ivan Lendl, com uma sequência de 44 que começou em 1981 e terminou na temporada seguinte. Nole já deixou para trás John McEnroe (42 em 1984), Roger Federer (41 em 2006-07) e Bjorn Borg (41 em 1979-80).
Desde os primeiros games, ficou claro que Gasquet encontraria contra Djokovic mais dificuldade do que teve diante de Bellucci. Com o sérvio impecável, a tática do francês de esperar por erros não funcionou desta vez. O tenista da casa até errou pouco - foram seis falhas no primeiro set -, mas Djokovic errou menos ainda (cinco falhas) e executou mais bolas vencedoras: 15 a cinco.
Bastou uma quebra de saque - que veio logo no primeiro game - para o sérvio tomar o controle do jogo. Nole ainda cometeu três erros no sexto game, dando três chances de quebra a Gasquet, mas o francês perdeu todas. Foi sua única chance real de equilibrar a partida.
O segundo set não foi tão diferente, mas a quebra demorou mais a vir. Paciente, Nole cometeu apenas três erros não forçados na parcial e aguardou por suas chances, Elas vieram no sétimo game, com uma bola na rede e outra para fora de Gasquet. Djokovic só precisou manter o saque até fazer 6/4 e abrir 2 sets a 0, acabando com o ânimo da torcida local.
Gasquet também sentiu o baque e caiu de nível no terceiro set. Arriscando - e errando - mais, o número 16 do mundo perdeu o serviço no terceiro e no quinto games. Djokovic abriu 5/1 e, Gasquet ainda confirmou seu saque no sétimo game, mas o sérvio não perdoou na sequência.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/05/djokovic-supera-gasquet-e-fica-tres-triunfos-de-maior-serie-da-historia.html

Com a cabeça na final, Vasco recebe o animado América-MG na Colina

Suposto desinteresse dos donos da casa passa a ser grande trunfo dos mineiros, que buscam a 2ª vitória seguida. Ricardo Gomes fala em liderança

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Depois de estrearem no Brasileirão 2011 com boas vitórias, Vasco e América-MG se enfrentam na noite deste domingo, às 18h30m (horário de Brasília), em São Januário, com o objetivo de seguir com 100% de aproveitamento. Mas a cabeça do Vasco está mesmo na decisão da Copa do Brasil. A primeira partida da final - com ingressos já esgotados - será na próxima quarta-feira, também na Colina, e, por isso, o técnico Ricardo Gomes, mais uma vez, armou um time misto. E é isso que o técnico do rival, Mauro Fernandes, espera aproveitar.
Os vascaínos já mostraram na estreia que o time misto tem capacidade de vencer. Contra o Ceará, no último sábado, o Expressinho venceu o rival de virada por 3 a 1. Ricardo Gomes quer ver todos motivados, principalmente pelo fato de estar jogando diante da própria torcida. Já o América luta para conseguir mais uma vitória após ter de suar a camisa para superar o Bahia em sua estreia por 2 a 1.
O SporTV transmite a partida ao vivo, menos para o estado do Rio de Janeiro. O canal Premiére, pelo sistema pay-per-view, mostra o duelo para todo do Brasil.  O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O alagoano Francisco Carlos Nascimento apita o duelo. Ele será auxiliado pelo conterrâneo Pedro Santos de Araújo e pelo sergipano Cleriston Cley Barretos Rios..  
header o que esta em jogo
América-MG: animado com a vitória na estreia, o América-MG aposta em um bom início de campeonato para ter tranquilidade no fim do ano. No grupo, o planejamento é fazer sete pontos nos três primeiros jogos. Por isso, os mineiros querem aproveitar a divisão no foco vascaíno para sair com um bom resultado de São Januário.
Vasco: a equipe e a torcida vivem a ansiedade pela final da Copa do Brasil. No entanto, o time espera se manter no topo da tabela do Brasileiro enquanto não disputa a decisão. O objetivo é evitar que os líderes disparem na frente e façam com que o Vasco tenha de correr atrás depois. Além disso, o Gigante da Colina luta para manter a invencibilidade que já dura 18 jogos. A marca é um incentivo a mais para os jogadores entrarem motivados na final contra o Coritiba.
header as escalações 2
América-MG:  o time terá pelo menos uma mudança em relação ao jogo contra o Bahia. Com o meia Irênio no departamento médico (tendinite no joelho esquerdo), Camilo e Rodriguinho brigam pela vaga. Outra baixa pode ser o zagueiro Micão. Ele recebeu uma pancada no joelho esquerdo e não treinou na sexta-feira. Caso fique fora, Anderson fará sua estreia. O América-MG deve jogar com: Flávio; Sheslon, Anderson, Gabriel e Carleto; Dudu, Amaral, Leandro Ferreira, Camilo (Rodriguinho); Eliandro e Fábio Júnior.
Vasco: o técnico Ricardo Gomes vai utilizar uma equipe considerada reserva para poupar os titulares que vão enfrentar o Coritiba. Fernando Prass será o único titular. Bernardo passa a ser o principal nome desta equipe. O Vasco deve entrar com: Fernando Prass, Fagner, Jomar, Fernando e Max; Jumar, Fellipe Bastos, Bernardo e Jeferson; Leandro e Elton.
quem esta fora
América-MG: o meia Irênio está com tendinite no joelho direito.
Vasco: o lateral-esquerdo Ramon e o atacante Eder Luis estão se recuperando de problemas musculares na coxa esquerda. O departamento médico vascaíno tem ainda os zagueiros Douglas e Cesinha, além do volante Nilton, que só retorna em agosto.
header fique de olho 2
 Alessandro (atacante do América-MG): a arma americana pode vir do banco de reservas. O atacante Alessandro fez o gol da vitória sobre o Bahia, mesmo fora do melhor de sua forma física. Contra o Vasco, o recém-contratado promete estar mais apto a mostrar novamente o faro de gol que o tornou artilheiro da Série B por duas vezes.
Bernardo (meia do Vasco): destaque na estreia do Brasileiro, quando marcou dois gols contra o Ceará, o apoiador quer mostrar novamente que pode ganhar um espaço entre os titulares. Ele já virou uma espécie de 12º jogador do Vasco. Há quem considere que ele ainda é jovem para ser titular - tem 21 anos. Contra o América, tem a chance de provar que a história não é bem assim.
header o que eles disseram
 Gabriel (zagueiro do América-MG)“Isso é um fator motivacional a mais para eles. Eles vêm em um momento bom na Copa do Brasil, e no Brasileiro estrearam com vitória. Sabemos que vamos encontrar uma grande equipe. Todos os jogadores vão querer mostrar serviço, às vezes até mais do que um jogador que já está estabelecido como titular. Então, é preparar bem para não ser surpreendido”.
Ricardo Gomes (técnico do Vasco)"Contra o Ceará, jogadores que por vezes ficam na sombra mostraram que podem estar entre os titulares. Eles aproveitaram as suas chances. Agora é um novo desafio para esse grupo. É uma oportunidade valiosa para todos. E em um jogo de Campeonato Brasileiro. Vamos buscar essa vitória em casa para nos mantermos entre os líderes".
header números e curiosidades
* Vasco e América-MG já se enfrentaram dez vezes pelo Campeonato Brasileiro. Os cariocas levam ampla vantagem com cinco vitórias, quatro empates e uma derrota. Foram 17 gols marcados e seis sofridos.

* A única vitória americana foi pelo Brasileirão de 1974, justamente no ano em que o Cruzmaltino foi campeão. O Coelho venceu em São Januário por 2 a 1. Alcir colocou o Vasco na frente; Juca Show e Cândido viraram para o América-MG.

* O Vasco não perde desde o dia 4 de março, quando foi derrotado pelo Macaé por 3 a 1, na estreia na Taça Rio. De lá para cá, são 18 partidas de invencibilidade: dez vitórias e oito empates. Dentre os grandes do Brasil, o time é que está há mais tempo sem ser batido.
header último confronto v2
O último encontro entre Vasco e América-MG foi há dez anos, pelo Brasileirão de 2001, no estádio Independência. As duas equipes ficaram no empate em 1 a 1. Os mineiros abriram o placar com o volante Ricardo; e o atacante Euller, hoje no Coelho, igualou para o cruz-maltino já no fim do jogo.



Do fundo do baú: Bahia e Fla se enfrentam depois de quase oito anos

Confronto deste domingo, às 16h, marca o reencontro do Tricolor com a torcida em um jogo da Série A. Rubro-Negro quer confirmar a boa fase

Por Richard Souza e Tamires Fukutani Salvador

Os torcedores de Bahia e Flamengo vasculham na memória e custam a lembrar a última vez que os times se enfrentaram. Faz mesmo muito tempo. Foi em 2003, ano da queda dos baianos para a Série B. Naquela temporada, o Rubro-Negro venceu os dois confrontos: 2 a 1 na Fonte Nova e um expressivo 6 a 0 no Maracanã. Neste domingo, os clubes se reencontram na segunda rodada do Brasileirão. O palco será o estádio de Pituaçu, e a bola rola às 16h (de Brasília).
Após três anos jogando apenas aos sábados, pela Segundona, o torcedor do Esquadrão de Aço vai voltar a viver um domingo de expectativa e emoção. Será dia de casa cheia. Todos os 32.500 ingressos foram vendidos, e o Tricolor terá o maior público do Campeonato Brasileiro da Série A em 2011.
O Flamengo, no entanto, está em casa. Prova disso foi a recepção calorosa de cerca de 300 pessoas na chegada da delegação a Salvador. Sobrou carinho no desembarque dos cariocas. Bom para quem viveu uma semana polêmica. Na quarta-feira passada, o volante Willians agrediu o atacante Negueba com uma cotovelada durante um coletivo. Ele chegou a ser cortado da partida e passou a treinar sozinho. Arrependido, pediu desculpas ao companheiro e aos pais do garoto. Vanderlei Luxemburgo mudou de ideia e o relacionou.
  •  
MONTAGEM - Jobson bahia ronaldinho gaucho flamengo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Jobson e Ronaldinho: quem pode mais? (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

A Rede Globo exibe a partida para os estados de SC, RJ, BA (exceto Salvador), SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, RR, AC, AP e DF, além de Belo Horizonte-MG. Os canais Premiere 3 e PFCI também transmitem. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. Cleber Welington Abade (SP) apita o confronto. Os assistentes são Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse (ambos de SP).
header o que esta em jogo
Bahia: a torcida esperou sete anos para voltar a ver o Esquadrão de Aço na Série A e se decepcionou com a estreia do último domingo, quando o Bahia perdeu de virada para o América-MG. Na segunda rodada, no estádio de Pituaçu lotado, o Tricolor tem a missão de renovar as esperanças de sucesso na Primeira Divisão e reconquistar a confiança da torcida, perdida após o fracasso do Campeonato Baiano.
Flamengo:  fez muito bem ao Flamengo vencer e convencer na estreia. Os 4 a 0 sobre o Avaí serviram para melhorar o clima depois da eliminação precoce na Copa do Brasil. A expectativa é pela manutenção do bom futebol. O time está em evolução.
header as escalações 2
Bahia: o goleiro Marcelo Lomba e o meia Camacho não poderão enfrentar o Flamengo, devido a uma cláusula do contrato de empréstimo dos jogadores, que pertencem ao Rubro-Negro. Com isso, René Simões devolve a Omar o posto de titular e Helder fica com a vaga no meio. Na lateral direita, Marcos deve substituir Jancarlos, que sente dores no joelho. Assim, o Tricolor deve entrar em campo com a seguinte formação: Omar, Marcos, Titi, Thiego e Ávine; Marcone, Fahel, Helder e Lulinha; Souza e Jobson.
Flamengo: Vanderlei Luxemburgo vai repetir a escalação da estreia. A formação: Felipe, Galhardo, Welinton, David e Egídio; Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves; Ronaldinho e Wanderley.
quem esta fora
Bahia: além de Lomba, Camacho e Jancarlos, o zagueiro Nen se recupera de um estiramento muscular. O meia Magno, que ainda não estreou, está em fase de recondicionamento físico, após a realização de uma cirurgia no pé direito. Já o atacante Jones continua afastado dos gramados por conta de uma cirurgia para corrigir duas fraturas no rosto.
Flamengo: Léo Moura é o único desfalque. Ele se recupera de uma lesão no joelho direito.
header fique de olho 2
Bahia: o atacante Jobson fez sua estreia com a camisa tricolor, mas ainda não encantou a torcida com bola na rede. Destaque constante nos treinamentos, no Fazendão, Jobson promete fazer jus aos elogios do técnico René Simões, que o considera “um rei em campo”, e mostrar toda a sua majestade.
Flamengo: Ronaldinho sobrou contra o Avaí. Gol, assistência, dribles... resta saber se o camisa 10 vai manter o bom nível. Ele tem evoluído tecnicamente e sua forma física tem sido muito elogiada por Luxemburgo.
header o que eles disseram
Jobson, atacante do Bahia: “O segredo é fazer gols, criar e fazer. Contra o América-MG, criamos chances, mas não fizemos. Temos que começar em cima do Flamengo, pressionando desde o começo”.
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo"Estamos bem na parte física, técnica e tática. Mas isso não quer dizer que não vamos perder jogos. Vai ser um jogo duro. O Bahia criou inúmeras situações boas na primeira partida (derrota para o América-MG), será difícil".
header números e curiosidades
* A última vitória do Bahia sobre o Flamengo ocorreu no Brasileiro de 2000, quando goleou a equipe carioca por 4 a 1, em Salvador. Mais de 45 mil pessoas compareceram à Fonte Nova.
* Nos últimos seis jogos entre as duas equipes (quatro pelo Brasileiro e dois pela Copa dos Campeões), o Rubro-Negro venceu cinco e houve um empate.
* Em janeiro, Flamengo e Bahia decidiram a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os cariocas venceram por 2 a 1, no Pacaembu, em São Paulo. Negueba, de pênalti, marcou o gol da vitória.
header último confronto v2


A lembrança do último encontro é péssima para o Bahia. Em 7 de agosto de 2003, pelo Brasileirão, o Flamengo goleou por 6 a 0, no Maracanã. Fernando, Rafael, duas vezes, e Edílson, três vezes, fizeram os gols. O Fla era comandado por Oswaldo de Oliveira, enquanto Evaristo de Macedo treinava o Tricolor.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/05/do-fundo-do-bau-bahia-e-fla-se-enfrentam-depois-de-quase-oito-anos.html

Federer volta a bater Wawrinka e vai às quartas de final em Roland Garros

Suíço alcança as quartas de final de um Grand Slam pela 28ª vez seguida

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Roger Federer tênis Roland Garros oitavas (Foto: EFE)Roger Federer em mais uma vitória sobre o
compatriota Stanislas Wawrinka (Foto: EFE)
Não fosse um vacilo no começo do terceiro set, Roger Federer teria computado mais uma tranquila vitória sobre Stanislas Wawrinka. Não que o duelo deste domingo, válido pelas oitavas de final de Roland Garros, tenha sido difícil. O ex-número 1 do mundo venceu por confortáveis 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/2 e 7/5, sem ter seu triunfo ameaçado.
A vitória marca o 28º Grand Slam consecutivo em que Roger Federer atinge as quartas de final. Outro número impressionante reflete o domínio do campeão de Roland Garros/2009 sobre seu compatriota: em dez jogos, são nove vitórias de Federer - Wawrinka triunfou apenas no Masters 1.000 de Monte Carlo, em 2009.
Atual terceiro colocado no ranking, Federer agora espera por um possível duelo com o espanhol David Ferrer, número 7 do mundo. Antes, porém, Ferrer precisa derrotar o francês Gael Monfils (9 do mundo). A partida será também neste domingo.
Precisão no começo
Federer fez um início de jogo impecável, sacando bem e atacando com precisão. O número 3 quebrou o saque do compatriota no quarto game, abriu 3/1 e não olhou para trás. Vencendo 74% dos pontos com o serviço, Federer não cedeu um break point sequer e, mesmo sem forçar nos games de Wawrinka, fechou o set de forma confortável.
A segunda parcial foi ainda mais fácil. Dominando do fundo de quadra, Federer quebrou Wawrinka no terceiro e no quinto games. Novamente sem ceder uma quebra de saque, o número 1 da Suíça disparou no placar e fechou por 6/2.
O único vacilo de Federer na partida foi no começo do terceiro set. Wawrinka, que não desistia, conseguiu enfim sua primeira quebra no jogo e abriu 3/0. A vantagem, porém durou só até o sétimo game. O número 3 do mundo quebrou de volta e, em seguida, empatou o set em 4/4.
O saque perdido acabou com o bom momento de Wawrinka. Ele ainda teve chance de confirmar o saque no 11º game, mas levou uma passada de Federer. Depois, Wawrinka cometeu dois erros não forçados e perdeu o serviço mais uma vez. Sem bobear, o número 3 do mundo sacou e fechou o jogo em 7/5 no terceiro set.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/05/federer-volta-bater-wawrinka-e-vai-quartas-de-final-em-roland-garros.html

Vettel escapa de incidentes, domina e vence emocionante GP de Mônaco

Alemão segurou pressão de Alonso e Button antes de interrupção causada
por acidente de Alguersuari e Petrov. Barrichello é o nono e marca pontos

Por GLOBOESPORTE.COM Monte Carlo

Nem parecia o GP de Mônaco. Com as novas regras e os pneus que se desgastam mais rápido, as corridas monótonas e sem ultrapassagens ficaram no passado. O que não mudou foi o vencedor da prova: Sebastian Vettel, da RBR, que chegou ao seu quinto triunfo em seis provas. Mas foi com emoção, já que ele foi pressionado por Fernando Alonso e Jenson Button durante quase toda a parte final da prova. O espanhol da Ferrari terminou na segundo posição, a pouco mais de um segundo do alemão, e o inglês da McLaren completou o pódio, em terceiro.
Vettel, aliás, foi o piloto que mais se beneficiou da bandeira vermelha mostrada a apenas sete voltas do fim e que provocou a interrupção da prova. A decisão foi tomada após o acidente ennvolvendo vários carros nos S da Piscina e que deixou Jaime Alguersuari e Vitaly Petrov no guard rail. A ambulância teve de entrar na pista para socorrer o russo da Renault-Lotus, que foi levado ao hospital com dores na perna. Os comissários permitiram a troca de pneus na interrupção, o que beneficiou muito o alemão da RBR. Ele não foi ameaçado pelos rivais após o reinício.
Vettel comemora vitória no GP de Mônaco (Foto: AP)Vettel comemora vitória no GP de Mônaco tomando um banho de champanhe dos mecânicos (Foto: AP)

Mark Webber chegou na quarta posição fazendo a volta mais rápida na 78ª e última da corrida. O australiano da RBR superou o japonês Kamui Kobayashi na freada para a Chicane do Porto. O piloto da Sauber ainda conseguiu uma excelente quinta posição. Lewis Hamilton, que recebeu uma punição por ter tocado em Felipe Massa no início da corrida, foi o sexto após jogar Pastor Maldonado no guard rail uma volta após a relargada. O inglês da McLaren ainda está sendo investigado pelos comissários e poderá receber uma nova penalização após o término da prova.
Rubens Barrichello tinha uma tática diferente, de apenas uma parada, mas foi uma das vítimas do primeiro safety car da corrida, já que tinha feito seu único pit stop poucos momentos antes, e perdeu uma volta. Com todas as confusões da prova, ele acabou conseguindo subir para a nona posição e marcar os dois primeiros pontos seus e da Williams na temporada 2011 da Fórmula 1.
Felipe Massa, que tinha largado em sexto e estava disputando posições contra Webber e Hamilton, abandonou a prova na 32ª volta. O brasileiro da Ferrari, que tinha sofrido um toque do inglês da McLaren na curva Loews, bateu em seguida no túnel. Ele culpou o rival pelo acidente, graças ao entrevero entre ambos na curva mais lenta do campeonato.

A corrida
Em um dia ensolarado em Mônaco, o grid de largada contava apenas com 23 carros, já que Sergio Pérez bateu forte no treino classificatório e precisou passar a noite no Hospital Princesa Grace sob observação por causa de uma concussão e um estiramento na coxa. A Sauber, então, participaria da corrida com apenas um carro, o do japonês Kamui Kobayashi, que largaria na 12ª posição.
Pole position, Vettel manteve a ponta na largada, seguido por Button e Alonso, que ganhou a posição de Webber na Sainte Devote. Massa se manteve em sexto, mas acabou superado por Rosberg, que deu um salto espetacular e passou o companheiro Schumacher se espremendo no muro. O heptacampeão demorou a se mover e acabou caindo para a décima posição.
A primeira volta foi movimentada e Schumacher fez uma bela ultrapassagem sobre Hamilton na curva Loews, a mais lenta da Fórmula 1. Só que o alemão, com menos rendimento, começou a ser pressionado pelo inglês, que ficou preso mesmo com um carro melhor. Na frente, Vettel abria uma boa vantagem para Button, que mantinha Alonso a uma distância segura, na terceira posição.
A briga entre Schumacher e Button durou até a décima volta, quando o inglês usou a asa móvel na reta dos boxes e superou o alemão na freada para a Sainte Devote, em uma bela manobra. Duas voltas depois foi a vez de Barrichello superar o heptacampeão, desta vez na Mirabeau, um ponto complicadíssimo para se passar em Mônaco e entrou na zona de pontuação.
Rosberg segurava Massa na briga pela quinta posição. O brasileiro tentou a ultrapassagem na Sainte Devote, mas acabou tocando no alemão e perdendo um pequeno pedaço da asa dianteira. Na 15ª volta, o brasileiro tentou a ultrapassagem na curva da Tabacaria, antes do S da Piscina e conseguiu sucesso. Junto com ele, Maldonado foi para a sexta posição.
Button abriu a primeira rodada de pit stops na 16ª volta e não teve problemas. Na passagem segunte entraram Vettel e Alonso. A RBR atrasou o alemão nos boxes e fez com que o atual campeão perdesse a liderança para o inglês da McLaren. Massa foi um dos últimos ponteiros a parar, na 27ª, mas o mecânico do macaco traseiro não conseguiu levantar o carro corretamente. Ele perdeu tempo e acabou voltando entre Webber e Hamilton na pista.
Hamilton começou a pressionar Massa, que se mantinha muito perto de Webber. O inglês tentava a ultrapassagem usando a asa móvel na reta dos boxes, mas o brasileiro se defendia muito bem. Até a 33ª volta. O inglês tentou a ultrapassagem na Loews, jogou o carro para cima do rival da Ferrari e ambos se tocaram. Massa se manteve à frente, mas Hamilton tentou de novo no túnel e o brasileiro acabou batendo no muro, parando na entrada da Chicane do Porto.
O incidente provocou a entrada do safety car, prejudicando os pilotos que tinham acabado de parar, como Barrichello. Sutil, Maldonado e Kobayashi, que entraram nos boxes já com a bandeira amarela, ganharam posições e entraram na zona de pontuação. O carro de segurança apagou as luzes na 38ª volta e anunciou sua entrada nos boxes para a relargada ser autorizada.
Os carros voltaram com bandeira verde na 39ª volta, com Vettel em primeiro e Button em segundo. O inglês começou a pressionar o alemão, já que teria de fazer outra parada nos boxes. O piloto da RBR conseguiu defender bem a posição, deixando o rival sem opção, a não ser de tentar antecipar sua parada para tentar recuperar a diferença na pista.
Na 43ª volta, Hamilton foi punido pelos comissários por causa do toque em Massa antes do primeiro safety car. Ele entrou nos boxes na passagem seguinte para cumprir sua pena. Ele voltou apenas na nona posição, exatamente onde largou na corrida deste fim de semana.
Button fez sua parada na 48ª volta, quando estava em segundo. Ele voltou em terceiro, mas bem distante de Alonso e Vettel, que já andavam próximos na briga pela primeira posição. Os pneus novos do inglês começaram a render uma boa velocidade para Button, que tirava a vantagem dos ponteiros a cada passagem, fazendo voltas cada vez mais rápidas.
Vettel, Alonso e Button ficaram juntos na pista na 52ª volta, separados por menos de um segundo. O alemão, que fez apenas uma parada, tinha de lidar com seus pneus macios já bem desgastados contra o espanhol e o inglês. A briga já durava 17 voltas, quando eles encontraram uma longa fila de ultrapassagens. Uma confusão nos S da Piscina causou uma nova entrada do safety car na pista, com os carros de Jaime Alguersuari e Vitaly Petrov no guard rail. Além deles, Sutil e Hamilton estavam envolvidos na confusão. A bandeira vermelha foi mostrada e a corrida, interrompida.

Confira o resultado final do GP de Mônaco, em Monte Carlo (260,520 quilômetros):
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 78 voltas em 2h09m38s373
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 1s138
3 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 2s378
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 23s100
5 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 26s900
6 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 27s200
7 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
8 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - a 1 volta
9 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta10 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
11 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 2 voltas
13 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 2 voltas
14 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 2 voltas
15 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 2 voltas
16 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 3 voltas
17 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - a 3 voltas
18 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 5 voltas/acidente
Não completaram a prova:
Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 11 voltas/acidente
Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 12 voltas/acidente
Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 46 voltas/acidenteMichael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 46 voltas/motor
Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 48 voltas/suspensão
Não largou:
Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - acidente no treino classificatório
Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m16s234, na 78ª

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2011/05/vettel-escapa-de-incidentes-domina-e-vence-emocionante-gp-de-monaco.html

Com um gol do homenageado Iarley, Ceará vence o Inter no Beira-Rio

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011


Ex-jogador do Inter, campeão mundial pelo clube em 2006, determinou o 1 a 0 para os visitantes



por Eduardo Cecconi
Com um gol do ex-colorado Iarley, que foi homeageado pela diretoria do Colorado antes do jogo, o Ceará venceu o Inter em Porto Alegre por 1 a 0, nesta noite de sábado, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante, um dos heróis da conquista do Mundial de 2006, entrou no segundo tempo e ficou até constrangido após fazer o gol que decidiu a partida.
Foram os primeiros três pontos do Ceará na competição. O Inter, que havia empatado na estreia contra o Santos, tem apenas um ponto na competição.
No próximo final de semana, o Ceará recebe o Botafogo às 18h30m de sábado. Domingo, o Inter enfrenta o América-MG em Campo Grande (MS), no mesmo horário.
Gelado
Tão frio quanto a orla do Guaíba, onde fica o estádio colorado não por acaso apelidado de Beira-Rio, foi o primeiro tempo do confronto. Talvez intimidados pelo gélido vento característico do outono gaúcho, jogadores de Inter e Ceará pouco se movimentaram.
Ambos posicionaram-se em rígidos e idênticos sistemas táticos. Inter e Ceará optaram pelo 4-4-2 com meio-campo em losango, o que configurou confrontos individuais - principalmente com o volante Michel perseguindo o articulador D'Alessandro.

Com as equipes 'encaixadas', somente lampejos de técnica individual proporcionaram relativa emoção. Leandro Damião e Zé Roberto estimularam Fernando Henrique a protagonizar suas tradicionais defesas acrobáticas quando partiram para o drible e para o chute.
Faltou ao Inter aquela compactação tantas vezes defendida por Falcão. O treinador tentou correções, e em momento de bola parada ofensiva chegou a convocar Lauro para passar instruções, transmitidas pelo goleiro aos demais. Lento, entretanto, o time deixou o campo sob algumas vaias.

Desculpas
Antes da partida o Inter homenageou Iarley. Reserva no Ceará, há cinco anos ele foi personagem de alta relevância na conquista do Mundial de Clubes da Fifa. Foi de Iarley o passe para o gol antológico de Adriano Gabiru, decretando a vitória colorada por 1 a 0 sobre o Barcelona.
Iarley ceará gol internacional (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)Iarley foi homenageado antes da partida (Foto: Edu Andrade / Agência Estado)

Aos 17 do segundo tempo ele foi chamado pelo técnico Vágner Mancini. Substituiu Geraldo, como ponta de lança do meio-campo cearense. Dois minutos depois, voou na bola para completar cobrança ensaiada de escanteio, marcando o gol da vitória dos visitantes.
Na comemoração, Iarley não disfarçou o constrangimento. Correu timidamente de braços abertos, celebrando com os companheiros em frente aos mais de 50 torcedores do Vozão. Depois, ergueu os braços e aplaudiu os colorados das sociais do Beira-Rio, como quem pede desculpas.
Falcão reagiu. Imediatamente trocou o volante Bolatti pelo centroavante Gilberto, configurando um 4-3-3. Mas a torcida queria Oscar, que teve o nome insistentemente gritado até ser chamado pelo treinador colorado. Ele entrou para a saída de D'Alessandro, que chegou a ser vaiado também. Mas o Ceará conseguiu controlar os anfitriões, evitando qualquer tentativa de pressão colorada, mesmo com seis minutos de acréscimos.
Internacional 0 x 1 ceará
Lauro; Daniel (Glaydson), Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti (Gilberto), Guiñazu, Tinga e D’Alessandro (Oscar); Zé Roberto e Leandro Damião. Fernando Henrique; Murilo, Fabrício, Erivélton e Vicente; Michel, João Marcos, Eusébio (Heleno) e Geraldo (Iarley); Osvaldo e Marcelo Nicácio (Washington).
Técnico: Falcão. Técnico: Vágner Mancini.
Data: 28 de maio de 2011. Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. Árbitro: Célio Amorim, auxiliado por Kleber Lucio Gil e Marco Antonio Martins (trio catarinense).
Gol: Iarley (Ceará), aos 19m do segundo tempo.
Cartões amarelos: Bolatti e Daniel (Inter); Eusébio, João Marcos e Osvaldo (Ceará). Cartão vermelho: Washington (Ceará)
Público: 15.412 torcedores. Renda: R$ 185.605,00.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2011/28-05-2011/internacional-ceara.html

Gata do dia em Roland Garros: romena deixará saudade em Paris

Sorana Cirstea, de 21 anos, tenta se reencontrar no circuito mundial

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Sorana Cirstea tênis Roland Garros (Foto: EFE)
Fazia tempo que Sorana Cirstea não ganhava destaque em um torneio relevante. Desde agosto do ano passado, a bela romena, hoje com 21 anos, não somava dois triunfos consecutivos em um torneio pelo menos de nível WTA. Em Roland Garros, porém, a jovem de 1,76m e 59 quilos alcançou a terceira rodada e, consequentemente, chamou a atenção dos fotógrafos mais uma vez.
Sorana Cirstea tênis Roland Garros (Foto: Reuters)
Neste sábado, Cirstea, que já foi número 23 do mundo mas ocupa atualmente apenas a 99ª posição no ranking, tentou avançar às oitavas de final em Paris, mas não teve sucesso. Diante da chinesa Na Li, sétima melhor tenista do mundo, a romena venceu só quatro games.
Sorana Cirstea tênis Roland Garros (Foto: Reuters)
Sorana Cirstea tem ligação com o Brasil. Desde o ano passado, ela é treinada por Rodrigo Nascimento, que faz parte da equipe de técnicos mantida por uma fabricante alemã de material esportivo (fotos: Reuters, Getty Images e EFE).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/05/gata-do-dia-em-roland-garros-romena-deixara-saudade-em-paris.html

Réver aponta treinamento árduo da zaga como a chave do sucess

Defensores foram responsáveis pelos três gols do Galo, contra o Avaí

Por Marco Antônio Astoni Florianópolis

A zaga do Atlético-MG roubou a cena na vitória por 3 a 1, sobre o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Leonardo Silva fez dois gols, e o capitão Réver marcou o outro. O interessante é que todos eles vieram de escanteios. Réver disse que o sucesso da jogada é fruto de muito treinamento na Cidade do Galo.
- Trabalhamos bastante essa bola parada, durante a semana, e deu resultado. Fico feliz, independentemente de quem fez os gols. O mais importante é a determinação da equipe. A atitude, mesmo jogando fora de casa, mostrou a capacidade que temos. Agora, é manter os pés no chão. Temos um jogo daqui dez dias, diante de uma grande equipe. Vamos procurar descansar para poder chegar, contra o São Paulo, e colocar em prática o que fizemos ontem.
O setor defensivo do Atlético-MG foi muito criticado no começo da temporada, mas, nas últimas partidas, tem crescido de produção e conseguido bom desempenho. Para o capitão atleticano, as críticas são úteis e motivam a trabalhar ainda mais.
- Isso faz parte do futebol. Fico triste com as críticas, mas, ao mesmo tempo, fico feliz, porque sei que preciso trabalhar. Sei que nunca está bom. Tenho trabalhado forte e sei que vou conseguir os resultados. As críticas, às vezes, são melhores que os elogios, porque, quando tem elogio, caímos nesse vacilo de achar que está tudo perfeito. A partir do momento que tem crítica, precisamos nos doar e trabalhar mais para consertar e buscar os resultados.

Duelo 100%
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG receberá o São Paulo. O jogo será na quarta-feira, dia 8 de junho, às 21h50m (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Os dois times venceram as duas primeiras partidas do Brasileirão, e Réver espera um jogo eletrizante, válido pela liderança do campeonato.
- Quem tem a ganhar com isso é a torcida. Fico feliz por poder participar desses jogos difíceis, em que vemos quem é quem. Tivemos dois jogos difíceis também e conseguimos duas vitórias. Nossa responsabilidade só aumenta. Então, espero que possamos estar com o mesmo empenho dos primeiros jogos para pegar o São Paulo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2011/05/rever-aponta-treinamento-arduo-da-zaga-como-chave-do-sucesso.html

Confira os resultados estaduais e nacionais deste sábado pelo Brasil

Nacional vence returno do Amazonense, São Domingos está na final do Sergipano, e Gurupi ganha vantagem na decisão do Tocantinense

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Campeonato Brasileiro: (2ª rodada)
Avaí 1 x 3 Atlético-MG
Botafogo 1 x 0 Santos
Internacional 0 x 1 Ceará
São Paulo 1 x 0 Figueirense

Campeonato Brasileiro - Série B: (2ª rodada)
Guarani 1 x 1 Sport
Náutico 1 x 0 Goiás
Icasa 3 x 1 Vitória
Duque de Caxias 1 x 2 Criciúma
ABC 1 x 1 Salgueiro

Campeonato Sergipano:
 (Taça Estado de Sergipe - final - jogo de volta)
Sergipe 1 x 3 São Domingos
- São Domingos vence o returno e decide o estadual contra o River Plate.


Campeonato Paraense: (Taça Estado do Pará - semifinal - jogos de volta)
Cametá 3 x 0 São Raimundo-PA - Cametá finalista do returno


Campeonato Amazonense: (Taça Cidade de Manaus - final)
Penarol-AM 2 x 2 Nacional-AM - Nacional vence o returno nos pênaltis: 4 a 3
- Penarol e Nacional vão decidir o título amazonense em duas partidas.


Campeonato Tocantinense: (Final - jogo de ida)
Interporto 1 x 2 Gurupi

Campeonato Rondoniense: (9ª rodada)
Genus 0 x 0 Vilhena

Campeonato Roraimense: (Segundo turno - 6ª rodada)
Rio Negro-RR 2 x 3 Real
Atlético Roraima 1 x 1 São Raimundo-RR

Campeonato Amapaense: (Primeiro turno - 1ª rodada)
Cristal 1 x 0 Independente-AP

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/05/confira-os-resultados-estaduais-e-nacionais-deste-sabado-pelo-brasil.html

Única adolescente ainda em Paris, Pavlyuchenkova elimina Zvonareva

ROLAND GARROS 2011


Russa de 19 anos vira no terceiro set e avança às quartas em Roland Garros



Por GLOBOESPORTE.COM Paris

Anastasia Pavlyuchenkova, de 19 anos e número 15 do mundo, chegou às oitavas de final em Roland Garros com o status de única adolescente viva no torneio. Neste domingo, mesmo diante da número 3 do mundo, a jovem russa surpreendeu e deu um importante passo à frente na carreira, Por 7/6(4), 2/6 e 6/2, ela derrotou Vera Zvonareva e avançou às quartas de final.
Anastasia Pavlyuchenkova tênis Roland Garros oitavas (Foto: AP)Anastasia Pavlyuchenkova comemora uma de suas bolas vencedoras na partida (Foto: AP)

A vitória já lhe garante o melhor resultado da carreira em um Grand Slam. Até este fim de semana, Pavlyuchenkova jamais havia passado das oitavas de final. Ela agora espera o jogo entre a sérvia Jelena Jankovic, número 10 do mundo, e a italiana Francesca Schiavone, quinta colocada no ranking mundial. As duas se enfrentam ainda neste domingo.
Mais agressiva em toda a partida, Pavlyuchenkova terminou a partida com 44 bolas vencedoras e 41 erros não forçados, contra 22 e 22, respectivamente, de Zvonareva. A número 3 do mundo ainda saiu na frente no terceiro set, mas após perder várias chances de confirmar o saque no quarto game, permitiu o empate. O momento do jogo mudou, e Pavlyuchenkova disparou para a vitória.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/05/unica-adolescente-ainda-em-paris-pavlyuchenkova-elimina-zvonareva.html

Em jogo de muitos erros, apático Brasil volta a derrotar Porto Rico

Equipe de Bernardinho comete 22 falhas, mas conta com 28 do adversário para vencer novamente por 3 sets a 0 e liderar o Grupo A da Liga Mundial

Por Breno Dines Direto de San Juan, Porto Rico

vôlei bloqueio brasil porto rico (Foto: divulgação / FIVB)Bloqueio triplo do Brasil tenta parar o ataque de
Porto Rico (Foto: divulgação / FIVB)

Não foi o passeio de sexta-feira. Desentrosado e muitas vezes apático durante o confronto, o Brasil teve dificuldades, mas voltou a vencer Porto Rico por 3 sets a 0 (25/19, 31/29 e 25/23), na noite deste sábado, em San Juan. Apesar dos 22 erros cometidos (foram apenas sete no dia anterior), a equipe de Bernardinho contou com a ajuda das 28 falhas do adversário para conseguir sua segunda vitória e liderar o Grupo A, largando bem na busca pelo decacampeonato da Liga Mundial.
- A diferença da primeira partida é que o Brasil errou muito mais, cometeu erros não forçados em excesso e isso é um número elevado demais para uma equipe como a nossa. Eles até tiveram a chance de fechar o segundo set. Porto Rico jogou uma partida melhor, sacou melhor, foi mais constante, colocou mais pressão sobre o Brasil - analisou Bernardinho.
O Brasil volta a jogar nos dias 4 e 5 de junho, quando recebe a Polônia para dois duelos no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A seleção polonesa e os Estados Unidos têm uma vitória cada e estão empatados na segunda posição.
Bernardinho decidiu mexer no time neste sábado. Marlon, Gustavo, Sidão e Theo ganharam uma chance, com Bruninho, Rodrigão, Lucão e Leandro Vissottto indo para o banco. Giba e João Paulo Bravo, além de Serginho, seguiram como titulares.
Mesmo com as alterações, o jogo começou tranquilo e, sem fazer muito esforço, o Brasil já estava vencendo por 8/4 no primeiro tempo técnico. Apesar do desentrosamento dos novos titulares, os erros de Porto Rico deixaram a vida dos brasileiros mais fácil, e a equipe de Bernardinho não foi muito incomodada até fazer 1 a 0 com 25/19.
A falta de entrosamento dos brasileiros veio acompanhada de apatia no segundo set. E, com uma empolgada seleção de Porto Rico do outro lado, a situação ficou complicada. O set foi disputado ponto a ponto e, depois que os donos da casa tomaram a vantagem fazendo 17/16, Bernardinho pediu tempo para tentar acordar seus jogadores. A equipe até melhorou sua atitude em quadra, mas seguiu encontrando dificuldades. Depois de perder set points e salvar dois do adversário, o Brasil conseguiu fechar a parcial com muito trabalho: 31/29.
A situação começou complicada outra vez na terceira parcial, com os donos da casa abrindo 7/4, mas, com quatro pontos seguidos a seleção brasileira foi para o tempo técnico ganhando por 8/7. O Brasil até chegou a abrir quatro pontos de vantagem, mas deixou Porto Rico empatar novamente. Mas, mesmo sem jogar bem, o time de Bernardinho tinha um grande aliado: os erros da equipe mandante. E foram eles que deram a vitória por 25/23 no set, e por 3 a 0 na partida.
vôlei sidão marlon brasil porto rico (Foto: divulgação / FIVB)Titulares neste sábado, Marlon e Sidão tentam a jogada pela seleção brasileira (Foto: divulgação / FIVB)

FONTE: