A assembleia geral do Clube dos 13 marcada para esta terça às 14h terá como principal assunto a luta dos clubes dissidentes, que já fecharam com a Rede Globo, pela anulação do contrato assinado entre a entidade e a RedeTV!, vencedora e única concorrente no processo de licitação promovido pelo C13 no início de março deste ano.

Com a renúncia do São Paulo do cargo de vice-presidente do Clube dos 13 nesta segunda feira e após declarações do presidente são paulino Juvenal Juvêncio apontando para um possível acordo com a Globo, esvaziou-se a base de apoio de Fábio Koff, que ainda conta com Atlético-MG e Atlético-PR.

Em entrevista à Rádio Estadão ESPN nesta segunda-feira, o dirigente do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, afirmou a decisão aconteceu pela necessidade de se debater o futuro da entidade. "A relação do São Paulo com o Clube dos 13 não mudou nada, o São Paulo não está saindo, nem rompendo com o C13. O presidente entende que não existe mais a necessidade da presença dele. Até para deixar mais à vontade, já que o C13 vive um momento em que os demais associados querem debater, querem discutir os seus rumos, deixar mais a vontade para que esse debate seja estabelecido", explicou.

Dos 20 integrantes do C13, 14 já assinaram individualmente acordos para a venda dos direitos de transmissão de seus jogos com a Globo. Caso o São Paulo também entre em acordo com a emissora carioca, estará se juntando a Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Bahia, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Grêmio, Vitória, Santos, Sport e Palmeiras.

Pressionado, Koff já admitiu que a decisão do futuro da entidade está nas mãos de seus integrantes. "Quem decide tudo são os clubes. Eu sou só o presidente, que os represento. Nem voto. São os times que vão dizer se querem que o Clube dos 13 continue a existir ou não", disse o presidente do C13 após a audiência na Comissão de Educação do Senado destinada a discutir a venda dos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro a partir do ano que vem.

Porém, a prioridade na assembleia para os clubes que já fecharam seus contratos individualmente é a anulação do acordo entre C13 e RedeTV!, acabando com a batalha jurídica e prevalecendo a vontade da maioria dos afiliados de manter o acordo com a Globo.

Primeiro clube a anunciar o acordo independente do Clube dos 13, o Grêmio será representado na assembleia pelo vice-presidente Francisco Santos, pois o presidente Paulo Odone, assim como o vice Eduardo Antonini estarão acompanhando a delegação que viaja ao Chile para enfrentar a Universidad Catolica, no jogo de volta pelas oitavas de final da Libertadores.

Em contato com a reportagem do ESPN.com.br, o representante do clube gaúcho acredita que a anulação do contrato com a RedeTV! acontecerá sem resistência. "As ideias já estão, de certa forma, colocadas. A maioria dos clubes acertou em negociação isolada, ajustou o contrato independentemente desse processo de liderança do C13 e espera poder seguir em frente sem ser molestado por uma situação que já ficou para trás, não faz sentido nem discutir", disse Francisco Santos.

Questionado sobre um possível interesse de seu clube sair do C13, Santos negou que o Grêmio esteja interessado em uma dissolução da entidade e acredita que este tema não fará parte dos debates da assembleia. "Não caberia levar esta questão, pois ela nem está na pauta da reunião. Não interessa ao Grêmio acabar com o Clube dos 13, nós queremos é consolidar a situação dos contratos", garantiu.

Seguindo a mesma linha, o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, espera o fim da batalha jurídica. "Nós, do Bahia, entendemos que não cometemos nada ilícito, assim como os outros clubes que assinaram com a Globo, e outro ponto importante a ser debatido é o contrato que foi fechado com a RedeTV!, que não tem validade e isso precisa ficar bem claro", afirmou. O presidente também nega que haja uma vontade de extinguir o C13, mas aposta em uma transição por meio de reformas no estatuto.

"Já existe uma entidade que, obivamente, com seus erros e acertos, já fez muito pelo interesse dos clubes. A posição do Bahia é que se caminhe para uma transição, tudo de maneira civilizada, com uma reforma do estatuto, para, quem sabe, a criação de uma liga. Mas não adianta falar em liga sem resolver esta questão [dos contratos]", finalizou.

Para Gustavo Dubeux, presidente do Sport, não há dúvida de que o C13 trabalhará a favor do interesse da maioria dos afiliados em anular o acordo assinado com a RedeTV!. "Isso será discutido, não haverá necessidade de fechamento do Clube dos 13, existe boa vontade de todos os clubes envolvidos e inclusive do presidente Fábio Koff para que isso [anulação] aconteça", afirmou Dubeux.

O C13, assim como o presidente do Atlético-MG, estão aguardando o andamento da reunião para de posicionar. "Não tenho nem ideia, nem noção do que pode acontecer. Tudo vai depender de amanhã", afirmou Kalil na véspera da assembleia.

FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/artigo-espn.aspx?cp-documentid=28596919