sexta-feira, 25 de março de 2011

Após cair no ranking mundial, Federer se defende: 'Faz parte do jogo'

Tenista suíço diz que queda para o terceiro lugar não o afetou e afirma não haver diferença entre estar na segunda ou na terceira posição

Por GLOBOESPORTE.COM Madri, Espanha

Roger Federer durante coletiva na Flórida (Foto: Getty Images)Após cair no ranking mundial, Roger Federer se
defende das críticas (Foto: Getty Images)

Roger Federer chega ao Masters 1000 de Miami com apenas um título e três derrotas na temporada, todas para o sérvio Novak Djokovic. A última, porém, levou o tenista suíço ao terceiro lugar no ranking mundial divulgado nesta semana. Diante das críticas decorrentes, Federer afirma que a queda não o afetou. Além disso, garante não se importar com as avaliações a seu respeito.
- Não me importo se são 5% ou 95% que dizem isso. No fim do dia, não quero saber se alguém está dizendo que eu estou decaindo ou não. Apesar de tudo, ainda acho que tenho jogado muito bem nestes seis últimos meses - declara Federer ao jornal espanhol "As".
Para o suíço de 29 anos, o fato de Djokovic ultrapassá-lo no ranking da ATP "faz parte do jogo" e diz estar consciente dos altos e baixos que podem ocorrer durante a carreira.
- O que acontece é que Novak Djokovic é ligeiramente melhor do que outros neste momento. E isso é parte do jogo. Pode haver uma diferença entre ser o número um e número três (do mundo), mas não entre o dois e o três - argumenta Federer.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/03/apos-cair-no-ranking-mundial-federer-se-defende-faz-parte-do-jogo.html

América-MG aproveita bom momento do time para lançar terceiro uniforme

Novo modelo será usado no clássico contra o Cruzeiro, domingo, em Varginha

Por Marco Antônio Astoni Belo Horizonte

modelos nova camisa américa-MG (Foto: Marco Astoni / Globoesporte.com)Modelos posam com o novo uniforme e o tradicional
(Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)

O América-MG lançou seu uniforme número 3 na noite desta quinta-feira em um shopping center de Belo Horizonte. A camisa é tricolor, com listras verticais verdes, pretas e brancas. O tom de verde é mais escuro que o usado no uniforme principal.
A estreia oficial da nova camisa americana será no próximo domingo. O Coelho enfrenta o Cruzeiro, às 16h (de Brasília), em Varginha, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro.
O zagueiro Gabriel e os atacantes Euller e Fábio Júnior foram os modelos do desfile de lançamento da camisa tricolor do Coelho. Com muito bom humor, Fábio Júnior, artilheiro do Campeonato Mineiro, com 11 gols, comentou sua performance como modelo.
- Eu acho que como modelo sou um grande jogador de futebol, só isso.
fabio junior euller gabriel nova camisa amércia-mg (Foto: Marco Astoni / Globoesporte.com)Os modelos da noite foram Fábio Júnior, Euller e Gabriel (Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)

O veterano Euller comparou sua atuação na passarela com as que teve ao longo da carreira em um campo de futebol.
- Desfilar é muito mais difícil. Correr durante os jogos é fácil, você treina para isso. Aqui é mais complicado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2011/03/america-mg-aproveita-bom-momento-do-time-para-lancar-terceiro-uniforme.html

Dois estilos e uma vaga: João Vitor e Chico disputam lugar de Assunção

Um é mais forte, o outro tem velocidade. Felipão estuda o Bragantino para saber quem se encaixa melhor no time. Dupla apresenta seus trunfos

Por Diego Ribeiro São Paulo

chico joão vitor palmeiras (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)Chico ou João Vitor? Felipão tem dúvida no time
(Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)

Marcos Assunção pode até ter secado a fonte de gols (só fez um em 2011), mas ainda é uma das peças mais importantes da equipe do Palmeiras. Na vitória por 3 a 0 sobre o Linense, na quarta-feira, o volante levou o terceiro cartão amarelo e não vai enfrentar o Bragantino neste sábado. A partir daí, a dúvida surgiu na cabeça do técnico Luiz Felipe Scolari: quem será o substituto do camisa 20? Os candidatos são Chico e João Vitor.
- Vou examinar o time do Bragantino. Se eu tiver alguma dificuldade com o biotipo dos meus jogadores, aí pode entrar o Chico. Se eu perceber que posso ter mais velocidade na saída de bola, aí é o João Vitor. Vou examinar o time deles e aí terei a decisão – disse Felipão.
Ele vai muito ao ataque e é bom no drible"
Chico, sobre
João Vitor
O estilo de jogo do Bragantino é baseado mais na força do que na técnica. O time de Bragança Paulista é o um dos que mais comete faltas na competição e costuma levar vantagem no jogo aéreo. Se quiser disputar no mesmo estilo do adversário, Chico deve ser o escolhido. Se optar por colocar a bola no chão e tentar superar a forte defesa com velocidade, João Vitor deve começar jogando.
Enquanto Felipão estuda o rival de sábado e se decide, a dupla treina e apresenta seus trunfos na briga pela vaga deixada por Assunção. Chico, marcador, vende seu peixe.
- Sou um jogador de muita marcação e o Felipão tem priorizado isso. Foi assim contra o Uberaba (goleada por 4 a 0 pela Copa do Brasil). Fiz a função de primeiro volante e acho que correspondi – avaliou.
João Vitor também tem suas armas.
- Acho que (a arma) é o trabalho. A gente treina no dia a dia para conquistar o espaço no time. Aqui no Palmeiras, todos são parceiros, não existe richa pela posição. Claro que tem a competitividade, mas um ajuda o outro e isso é o mais importante - disse João Vitor.
Ele antecipa bem as jogadas, é bom pelo alto e por baixo"
João Vitor,
sobre Chico
A dupla tem pontos em comum: ambos chegaram no início do ano e ainda buscam espaço no elenco do Palmeiras. Chico veio badalado do Atlético-PR e tinha a expectativa de ser titular já em seu início. A regularidade de Márcio Araújo, que jogou todas as partidas da temporada, adiou os planos do camisa 3. João Vitor, contratado junto ao Grêmio Prudente, veio para compor elenco. No entanto, agradou ao chefe todas as vezes em que foi solicitado.
- Ainda não tive uma sequencia, mas acho que fui bem nos jogos em que entrei. Fiz aquilo que o Felipão pediu e acredito ter correspondido - afirmou João.
Chico também tem moral com o chefe. Quando entra, cumpre o que é pedido e ajuda a defesa a segurar os avanços do adversário - principalmente quando o Palmeiras está vencendo.
- Todo jogo eu entro pelo menos em 10, 15 minutos, e tenho conseguido cumprir bem minhas funções. Estou correspondendo e isso é o mais importante - ressaltou Chico.
Hoje, Chico e João Vitor disputam a vaga de Marcos Assunção. Em um futuro próximo, porém, eles podem formar a dupla de volantes do Palmeiras com suas características complementares. A dupla chegou ao clube como aposta para arrumar o setor.
- Isso (jogar ao lado de Chico) a gente vai ver mais para frente. O Palmeiras tem grandes volantes, o Araujo tem ido muito bem, o Assunção é uma referência e ainda tem o Pierre voltando. Não fico pensando muito nisso. Claro que o objetivo é ser titular, mas o mais importante é ajudar o grupo - resumiu João Vitor.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2011/03/dois-estilos-e-uma-vaga-joao-vitor-e-chico-disputam-lugar-de-assuncao.html

Meu Jogo Inesquecível: Suzana Pires e o gol de Maurício do Bota 'poético'

Atriz da novela "Araguaia" conta que foi vizinha de Paulinho Criciúma e se apaixonou mais pelo clube após título que tirou o time da fila de 21 anos

Por Diego Rodrigues Rio de Janeiro

O grito entalado na garganta. Uma espera que durou 21 anos. Para os botafoguenses que tiveram de aguentar as constantes provocações dos rivais em um período de escassez de títulos, assistir àquele gol de Maurício aos 12 minutos do segundo tempo do dia 21 de junho de 1989 foi como lavar a alma. A emoção que contagiou os mais experientes chegou até os torcedores mais jovens, ainda sem muita noção do que significava aquela vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo.
Suzana Pires (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Suzana Pires lembra conquista de 1989 do Borafogo (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)

Lágrimas e sorrisos se confundiram no instante do gol e misturaram os sentimentos de quem viveu parte desse período de espera. Foi o caso da atriz e escritora Suzana Pires, a Janaína da novela "Araguaia", da Rede Globo.
- Era a maior expectativa. O Botafogo não ganhava alguma coisa há muito tempo. E eu estava tensa. Não lembro detalhes, mas recordo que foi emocionante. Estava com alguns amigos comigo e comemoramos muito. Eu era muito nova na época (13 anos) e não tinha a experiência de viver isso, de ficar muito tempo sem ganhar alguma coisa. Mas algumas pessoas que eu via estavam bem emocionadas, chorando, há muito tempo não tinham esse tipo de emoção – disse, lembrando que o resultado cortou as seguidas provocações de um primo flamenguista.
Aquela partida ajudou a ratificar a paixão já adquirida com o tempo, mesmo tendo em casa a influência de pais tricolores. Mas um fato inusitado havia deixado naquela temporada Suzana mais identificada com o clube. Na época com 13 anos, ela já via de perto alguns dos heróis.
- Eu morava em um prédio aqui na Barra da Tijuca em que também moravam vários jogadores. E eu não tinha time na época. Aí era vizinha do Gottardo, do Paulinho Criciúma, do Espinoza (treinador) e achava isso maneiríssimo. Mas uma coisa que me fez gostar mais do Botafogo foi a camisa, eu a acho linda. Essa estrela solitária... O Botafogo tem algo poético. São várias coisas, mas o que me chama a atenção é essa coisa poética. E adoro o Garrincha.
Campeão do returno daquele ano, o Botafogo chegou à decisão contra o Flamengo (campeão do turno) com um ponto de vantagem por ter feito melhor campanha geral. No primeiro jogo, em 18 de junho, um empate sem gols foi bom para o Alvinegro. Para ser campeão, o finalista teria que chegar a quatro pontos (na época, vitória valia dois). Um triunfo na segunda partida, em 21 de junho, significou a conquista tão esperada pelos torcedores alvinegros. Se houvesse igualdade ou vitória rubro-negra, seria necessária uma terceira e decisiva partida.
Mas aquele gol, mesmo 21 anos depois, rende polêmicas. E o primo flamenguista de Suzana ainda vai lamentar aquele leve empurrãozinho de Maurício nas costas de Leonardo antes de estufar a rede de Zé Carlos. Sorte da botafoguense, que não precisou ouvir as provocações do primo por alguns anos..
O sonho de conquistar o Brasil de novo
A rotina pesada de gravações faz com que Suzana acompanhe pouco o time atualmente. Mas, assim como naquele ano, ela espera reviver a emoção de um título que não vem há algum tempo, mais precisamente 1995, o de campeão brasileiro.
- O clube podia dar uma reagida, uma levantada. O Botafogo tem uma aura bonita, tradicional, e podia voltar aos velhos tempos. Voltar a ser um grande clube nesse sentido.
botafogo 1 x 0 flamengo
Ricardo Cruz, Josimar, Wilson Gottardo, Mauro Galvão e Marquinhos; Carlos Alberto Santos, Luisinho e Vítor; Maurício, Paulinho Criciúma e Gustavo (Mazolinha) Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Zé Carlos II e Leonardo; Aílton, Renato e Zico (Marquinhos); Alcindo (Sérgio Araújo), Bebeto e Zinho.
Técnico: Valdir Espinosa. Técnico: Telê Santana.
Gol: Maurício, aos 12 minutos do segundo tempo.
Estádio: Maracanã. Data: 21/06/1989. Competição: Campeonato Carioca. Árbitro: Valter Senra. Público: 56.412 pagantes

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/03/meu-jogo-inesquecivel-suzana-pires-e-o-gol-de-mauricio-do-bota-poetico.html

Coritiba ignora desfalques em busca de novas marcas históricas

Podendo bater recorde de invencibilidade e igualar o de vitórias consecutivas no estadual, time pode ter até oito ausências diante do Iraty

Por Luciano Balarotti Curitiba
 
Anderson Aquino gol Coritiba (Foto: Ag. Estado)Anderson Aquino segue entre os titulares enquanto
Bill e Leonardo se recuperam (Foto: Ag. Estado)

Perseguindo, e atingindo, recorde atrás de recorde, o Coritiba se prepara para quebrar mais algumas marcas no jogo de sábado, às 15h30m, diante do Iraty, no Estádio Emílio Gomes.
Se vencer o Azulão, o Coxa chegará a 12 vitórias seguidas no Campeonato Paranaense, igualando o recorde do rival Atlético-PR, obtido em 2008. Por enquanto, com 11 vitórias, o atual elenco alviverde igualou as marcas do próprio Coritiba, obtida entre as edições de 1947 e 48 da competição, e do Furacão de 49, equipe que deu origem ao apelido adotado até hoje pelos atleticanos.
O outro recorde pode vir mesmo com empate. Após bater o Arapongas por 2 a 0, na quarta-feira, o Coxa chegou a 27 jogos de invencibilidade no estadual – não perde desde o dia 21 de fevereiro de 2010, quando foi batido pelo Paraná Clube, por 1 a 0, no Estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá. Esta marca já foi obtida duas vezes pelo alviverde, entre as temporadas de 1972 e 73, e entre 78 e 79, mas nenhuma equipe estadual a superou.
A fase da equipe é tão boa que nem mesmo a ausência prolongada de alguns atletas lesionados atrapalha os planos do técnico Marcelo Oliveira. O comandante alviverde primeiro perdeu o atacante Leonardo por mais de um turno do estadual e o zagueiro Jeci, que já voltou ao time, por 45 dias.
Mais recentemente, as baixas foram o zagueiro Pereira, o lateral-esquerdo Eltinho, o atacante Bill e o volante Leandro Donizete - que já se contundiu duas vezes. Maranhão, reserva da lateral-direita, se machucou na penúltima rodada e ficará afastado do time por três semanas.
Como o meia Geraldo serve à seleção angolana e Rafinha, expulso no jogo com o Arapongas, cumpre suspensão, o Coritiba terá sete desfalques para enfrentar o Iraty, caso Leandro Donizete, que voltou a treinar, seja escalado por Oliveira. A lista de ausentes é quase suficiente para formar um time, que não ficaria a dever àquele que vem jogando: Maranhão, Pereira e Eltinho no setor defensivo; Geraldo e Rafinha no meio-campo; Bill e Leonardo no ataque.
Mesmo com tantas ausências, o atacante Marcos Aurélio, destaque da equipe nas duas últimas partidas, acredita que o time manterá o ritmo nos próximos compromissos.
- Estamos no caminho certo, mas queremos o título e temos que manter o foco nele. O ano está começando bem e sabemos que temos a possibilidade de deixá-lo marcado na história do Clube.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/coritiba/noticia/2011/03/coritiba-ignora-desfalques-em-busca-de-novas-marcas-historicas.html

Oferecido ao Cruzeiro, Jorge Henrique diz manter foco no Timão

Atacante, que tem contrato até o fim da temporada, seria envolvido em troca com o volante Fabrício, mas afirma que quer ficar no Corinthians

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

 Uma das principais peças do esquema tático montado por Tite, Jorge Henrique diz ter recebido sondagens de outros clubes no Brasil e no exterior. Um deles seria o Cruzeiro. A diretoria do time mineiro, porém, diz que o atacante, na verdade, foi oferecido num pedido de troca pelo volante Fabrício. As conversas ocorreram há um mês.
- Houve uma sondagem de uma possível troca dele pelo Fabrício. Foi um representante que nos procurou na intenção da troca. Mas não interessou ao Cruzeiro. Isso foi há cerca de 30 dias. Nós não temos interesse porque acabamos de contratar o Brandão e temos oito atacantes no elenco - afirmou Dimas Fonseca, diretor de futebol da Raposa.
Jorge Henrique está no Corinthians desde 2009, depois de ter se destacado com a camisa do Botafogo. Sente-se tão à vontade no clube que, durante o treino desta quinta-feira, atacou de fotógrafo - veja o vídeo acima. De bem com a torcida, que sempre demonstra enorme carinho por ele nos jogos, o atacante afirmou que não se preocupa com renovação e só pensa no jogo deste domingo, com o São Paulo, pelo Campeonato Paulista.
- Fui procurado por times do exterior e de fora de são Paulo. Isso foi passado pelo meu empresário. Eu falei para conversar com o Corinthians, mas estou tranquilo. Independentemente de o Corinthians fazer proposta para agora ou não, eu quero ficar aqui - disse o atacante.
Jorge henrique máquina fotográfica treino Corinthians (Foto: Ag. Estado)Jorge Henrique brinca com máquina fotográfica durante treino do Corinthians (Foto: Ag. Estado)

FONTE:

Luxemburgo escala Lorran e Galhardo entre titulares no coletivo

Jogadores substituem Willians e Renato, que estão suspensos. Técnico e Ronaldinho Gaúcho incentivam os novatos

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro

Lorran treino Flamengo (Foto: VIPCOMM)Lorran entrou na vaga de Renato (Foto: VIPCOMM)

Vanderlei Luxemburgo antecipou que ia mexer bem no time e surpreendeu no treino realizado na tarde desta quinta-feira no Ninho do Urubu, em Vargem Grande. O técnico escalou Lorran e Galhardo entre os titulares no primeiro coletivo da semana. Sem Renato e Willians, que não enfrentarão o Madureira, domingo, em Macaé, por terem levado o terceiro cartão amarelo, a equipe começou a atividade com Felipe, Léo Moura, Welinton, David Braz e Egídio; Maldonado, Galhardo, Lorran, Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves; Wanderley.

As suspensões dos dois titulares não são os únicos problemas do treinador. As opções no banco estão mais restritas porque Fierro está com a seleção chilena, Fernando se machucou e Muralha tem um problema burocrático. Ele foi expulso na vitória por 2 a 0 sobre o Cabofriense, no torneio de juniores, mas como tem contrato profissional há a dúvida se ele precisa cumprir suspensão no time principal.
Durante a atividade, Luxemburgo, Ronaldinho Gaúcho e outros jogadores incentivaram os novatos. Galhardo, 19 anos, não vinha sendo nem relacionado nos últimos jogos do Flamengo por causa de um problema contratual. Recentemente, o compromisso dele foi renovado por mais cinco anos.
Campeão da Copa São Paulo de Juniores, Lorran, 18, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-18, treinou na quarta-feira com o time principal, e nesta quinta já estava entre os titulares.

Pressão dos reservas

Durante o coletivo, Galhardo arriscou um chute de fora da área. A bola desviou na zaga e Paulo Vítor não evitou o gol. Ronaldinho Gaúcho elogiou o companheiro.

- Boa, Galhardo.

Depois, Lorran deu uma caneta em Bottinelli. Foi a vez de Luxemburgo incentivar.

- Boa, meu filho.
No fim do coletivo, Luxemburgo testou Rodrigo Alvim no lugar de Egídio.
Apesar das escolhas de Vanderlei, o time reserva se impôs na atividade. Diego Maurício, Deivid e Negueba incomodaram, e Felipe fez pelo menos três defesas que impediram a derrota. O time titular teve dificuldade na troca de passes e só saiu do campo defensivo nos contragolpes.
Em terceiro lugar no Grupo A com oito pontos em quatro rodadas, o Flamengo duela com o Madureira, domingo, às 16h, em Macaé. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/03/luxemburgo-escala-lorran-e-galhardo-entre-titulares-no-coletivo.html

Wozniacki vence sétimo jogo seguido e avança à terceira rodada em Miami

TÊNIS INTERNACIONAL 2011


Número 1 do mundo triunfou em 16 de seus últimos 16 duelos no circuito

Por GLOBOESPORTE.COM Miami

Caroline Wozniacki segue em grande fase. Sem perder ritmo depois da conquista do WTA de Indian Wells, no último domingo, a dinamarquesa número 1 do mundo ultrapassou sem sustos seu primeiro obstáculo no WTA de Miami. Por 6/2 e 7/5, ela derrubou a americana Bethanie Mattek.
Caroline Wozniacki tênis 2r Miami (Foto: Getty Images)Caroline Wozniacki executa sua direita (Foto: Getty Images)

O triunfo desta quinta-feira foi o sétimo seguido de Wozniacki, que acumula 15 vitórias em seus 16 últimos jogos no circuito. No período, ela conquistou o título do WTA de Dubai e foi vice-campeã no WTA de Doha, antes do título em Indian Wells.
Sua próxima adversária na Flórida será a eslovaca Daniela Hantuchova, ex-top 10 e atual 30ª colocada no ranking mundial. Também nesta quinta, ela derrotou a americana Melanie Oudin por 6/1 e 6/3 e se garantiu na terceira rodada.
Outras favoritas avançaram sem problemas em Miami. Número 5 do mundo, Samantha Stosur perdeu apenas três games na vitória sobre a chinesa Jie Zheng (6/2 e 6/1). Svetlana Kuznetsova, 15ª da lista da WTA, aplicou um pneu e eliminou a romena Simone Halep por 6/0 e 6/4. Andrea Petkovic, 23ª do mundo, bateu a qualifier local Jamie Hampton por 6/2 e 7/5.

RONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/03/wozniacki-vence-setimo-jogo-seguido-e-avanca-terceira-rodada-em-miami.html

Mesmo desfalcado, Grêmio goleia o Inter-SM no Estádio Olímpico

CAMPEONATO  GAUCHO DE FUTEBOL 2011 - 2º Turno - TAÇA FARROUPILHA


Sem seis jogadores importantes, Tricolor faz 6 a 0 em passeio sob chuva

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre

Apesar das ausências de Victor, Gabriel, Willian Magrão, Carlos Alberto, André Lima e Borges, o Grêmio venceu fácil o Inter-SM por 6 a 0, nesta noite de quinta-feira, pela quarta rodada do Grupo 2 da Taça Farroupilha - o segundo turno do Campeonato Gaúcho.
Douglas, Mário Fernandes, Júnior Viçosa, Rafael Marques e Leandro - duas vezes - fizeram os gols tricolores no Estádio Olímpico, sob chuva e temperatura amena típicas da estação no Rio Grande do Sul. Ambos seguem com uma partida a menos na chave. Com três jogos disputados, o Grêmio soma 6 pontos. O Inter-SM ainda não pontuou.
Para completar a noite perfeita, o Oriente Petrolero-BOL venceu o León de Huánuco-PER por 2 a 0, na Bolíva, pela quinta rodada do Grupo 2 da Taça Libertadores. O resultado praticamente classifica o Grêmio à segunda fase da competição continental.
Douglas gol Grêmio (Foto: Ag. Estado)Douglas, Fábio Rochemback e Júnior Viçosa comemoram o primeiro gol do Grêmio (Foto: Ag. Estado)
Ao natural

Enfim o outono apresentou-se aos gaúchos. Com chuva fina e queda na temperatura, o confronto noturno pelo estadual afastou o público do Estádio Olímpico. E o jogo desenrolou-se tão tranquilo quanto a movimentação nas imediações da casa tricolor.
De início, o Grêmio tratou de garantir a vantagem. Na segunda boa sincronia no lado esquerdo, envolvendo Gilson, Escudero e Lúcio, o Inter-SM cometeu pênalti. Gilson foi derrubado por Deurick, Douglas cobrou bem, e saiu comemorando aos três minutos.
Vinte minutos depois, a tabela aconteceu no lado direito. Mário Fernandes cortou para o meio e passou, Júnior Viçosa devolveu de calcanhar, e o zagueiro improvisado na lateral-direita mostrou-se íntimo das conclusões: 2 a 0, ao natural. Com perspectiva de mais gols a caminho.
Antes disso, o goleiro Marcelo Grohe havia realizado duas boas defesas. Uma delas motivou o técnico Renato Gaúcho a iniciar o aquecimento dos reservas. Mas foi aos 36 que o substituto de Victor brilhou. André Cieslak marcou pênalti de Rodolfo, assinalando toque de mão na bola. Na cobrança, Dinei chutou alto, forte, no canto esquerdo. Marcelo Grohe alcançou, em belo movimento de defesa com a mão direita.
- Olhei para o Renato e ele me disse para pular naquele canto. Eu segui o Renato e peguei - disse Marcelo Grohe, na saída para o intervalo.
Do árbitro, o Grêmio reclamou duas decisões. Segundo jogadores e Renato Gaúcho, Gilson e Lúcio também sofreram pênaltis não marcados.

Goleada e traves
No segundo tempo, o Grêmio voltou à carga nos minutos iniciais. Em contra-ataque, recuperando a posse após erro de passe do Inter-SM, Júnior Viçosa recebeu de Douglas e concluiu com categoria, na saída do goleiro. Aos 7, ele encobriu Pedro Paulo com sutileza.
Três minutos depois, o lateral-direito rival, Diogo Fernandes, recebeu cartão vermelho. Renato Gaúcho percebeu uma oportunidade de ampliar a vitória, substituindo de imediato o volante Adilson pelo meia-atacante Leandro, o 'Neymar' do Grêmio, de apenas 17 anos.
No 4-3-3, e com um a mais, os tricolores partiram para cima. Com 20 minutos, a vitória transformou-se em goleada com o zagueiro Rafael Marques, de peixinho, após cobrança de escanteio: 4 a 0.
Houve outra expulsão no colorado de Santa Maria. Luiz Henrique também recebeu o segundo cartão amarelo. Júnior Viçosa e Vinicius Pacheco acertaram, em lances distintos, o travessão. Virou treino de ataque contra defesa.

17 anos, projeto de ídolo
Aos 30, Leandro completou boa tabela, e com categoria fez mais um para o Grêmio. Faltando três minutos para o final, marcou outro. Dois gols do jovem de cabelos parecidos com o moicano do santista Neymar.
Em apenas três aparições no time titular, todas elas entrando no segundo tempo, ele já soma três gols e uma assistência. Leandro empolgou os pouco mais de cinco mil gremistas presentes. E celebrou a festa em 6 a 0 como a estrela da noite.
No outro jogo da noite, pelo Campeonato Gaúcho, o Pelotas virou para cima do Porto Alegre, com um gol nos acréscimos. O time pelotense chegou aos cinco pontos ganhos, entrando de vez na briga por uma das vagas no Grupo B. O clube de Assis, por sua vez, segue com apenas um ponto, na penúltima colocação.

Próximo jogo
Pela 5ª rodada do Grupo 2 da Taça Farroupilha, o Grêmio visita o Pelotas na Boca do Lobo, às 16h de domingo. No mesmo dia, às 18h30m, o Inter-SM vai a Caxias do Sul enfrentar o Juventude.
GRÊMIO 6 X 0 INTER-SM
Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Rafael Marques, Rodolfo e Gilson (Bruno Collaço); Fábio Rochemback, Adilson (Leandro), Lúcio e Douglas; Escudero (Vinicius Pacheco) e Júnior Viçosa. Pedro Paulo; Diogo Fernandes, Diego Borges, André Bahia e Luiz Henrique; Elias, Deurick, Thiago Corrêa, Wendes (Leonardo) e Cadu (Faguinho); Dinei (Roni).
Técnico: Renato Gaúcho. Técnico: Suca.
Data: 24 de março de 2011. Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Árbitro: André Cieslak, auxiliado por José Javel Silveira e Carlos Henrique Selbach.
Gols: Douglas (Grêmio), aos 3m; Mário Fernandes (Grêmio), aos 23m, no primeiro tempo. Júnior Viçosa (Grêmio), aos 7m; Rafael Marques (Grêmio), aos 20m; Leandro (Grêmio), aos 30m e aos 42m, no segundo tempo.
Cartões amarelos: Douglas, Adilson (Grêmio); Luiz Henrique, Diogo Fernandes, Deurick (Inter-SM). Cartões vermelhos: Diogo Fernandes e Luiz Henrique (Inter-SM) .
Público: 5.099 torcedores. Renda: R$ 55.104,00.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2011/03/mesmo-desfalcado-gremio-goleia-o-inter-sm-no-estadio-olimpico.html

Mano monta ataque da Seleção com Neymar e Damião no primeiro treino

Treinador conta apenas com 19 jogadores na atividade realizada no Loftus Stadium, do Queens Park Rangers. Pato, cortado, e Nilmar não participaram

Por Márcio Iannacca Direto de Londres

Neymar no treino da Seleção em Londres (Foto: Divulgação/Mowa Press)Neymar retorna à Seleção após disputar o
Sul-Americano Sub-20 (Foto: Mowa Press)

O técnico Mano Menezes começou a montar nesta quinta-feira, no Loftus Stadium, de propriedade do Queens Park Rangers, a equipe titular para o jogo contra a Escócia, no domingo, às 10h (de Brasília), no Emirates Stadium, em Londres. Em relação às últimas formações, principalmente da defesa, o treinador formou a equipe canarinho com quatro novidades. O zagueiro Lúcio, o lateral-esquerdo Marcelo, o meia Elano e o atacante Leandro Damião iniciaram a atividade entre os titulares. Neymar, de volta após o Sul-Americano sub-20, também figurou no time principal.
Na defesa, as principais alterações foram as saídas de David Luiz e André Santos. Os dois deram lugar a Lúcio, capitão da Seleção na Copa de 2010, disputada na África do Sul, e Marcelo, que vive excelente fase no Real Madrid. O restante do setor seguiu da mesma maneira, com Thiago Silva e Daniel Alves. Maicon, que voltou a ser lembrado após o Mundial, treinou entre os reservas.

GALERIA DE FOTOS: veja as imagens do treino desta quinta-feira


No meio-campo, o treinador manteve a dupla de volantes Ramires (Chelsea) e Lucas Leiva (Liverpool). Na armação, Renato Augusto foi mantido como no jogo contra a França. Naquela ocasião, o jogador atuou com a camisa 10 na derrota do Brasil para os rivais por 1 a 0, em Paris. Elano também foi escalado no time principal, retornando ao grupo após a Copa do Mundo.
No ataque, a novidade ficou por conta do retorno de Neymar, que não participou do amistoso contra a França, em fevereiro, por estar disputando o Sul-Americano sub-20. Leandro Damião, do Internacional, ganhou a oportunidade de iniciar a atividade no time principal. Jonas, do Valencia, segue como opção para Mano.
Alexandre Pato, cortado, foi liberado pela comissão técnica. Nilmar, que chegou na parte da tarde a Londres, vai ser avaliado pelos médicos, mas deve ser mantido no grupo para o amistoso contra a Escócia. A partida será transmitida ao vivo pela TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o confronto em Tempo Real.
Mano Menezes orienta Leandro Damião durante o treino da Seleção (Foto: Divulgação/Mowa Press)Mano Menezes orienta Leandro Damião durante o treino da Seleção (Foto: Divulgação/Mowa Press)

FONTE:

Baixinha' Sharapova avança sem sustos em sua estreia em Miami

TÊNIS INTERNACIONAL 2011

Russa posa para foto ao lado do ala-pivô Chris Bosh, de 2,11m de altura

Por GLOBOESPORTE.COM Miami

Uma das mais altas tenistas da atual geração, Maria Sharapova, 1,88m, parecia baixa ao lado de Chris Bosh antes de sua estreia no WTA de Miami. O ala-pivô do Heat, da NBA, visitou o torneio de tênis e posou para fotos com a russa e sua adversária desta quinta-feira, a croata Petra Martic, convidada dos organizadores do evento.
Maria Sharapova tênis Chris Bosh nba Petra Martic Miami (Foto: agência Getty Images)Sharapova e Martic (à direita) posam com o astro Chris Bosh em Miami (Foto: agência Getty Images)

Dentro de quadra, não houve equilíbrio. Por duplo 6/2, Sharapova derrotou Martic e avançou à terceira rodada do torneio. Por ser cabeça de chave, a russa, atual número 13 do mundo, não precisou disputar a fase inicial. Ela agora enfrentará a alemã Sabine Lisicki, que também triunfou nesta quinta. Sua vítima foi a russa Nadia Petrova, que abandonou a partida no terceiro set.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/03/baixinha-sharapova-avanca-sem-sustos-em-sua-estreia-em-miami.html


Minas derrota o Montes Claros no tie-break e encara o Sesi na semifinal

SUPERLIGA MASCULINA 2010/2011

Em duelo equilibrado, time de Belo Horizonte ganha duelo mineiro, em casa, e avança para próxima fase da Superliga Masculina

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

O Minas sofreu na noite desta quinta-feira, mas conseguiu comemorar – e muito – a vaga para a semifinal da Superliga Masculina. Em um jogo muito equilibrado contra o Montes Claros, a equipe da capital venceu por 3 sets a 2 (32/30, 24/26, 25/20, 22/25 e 15/12), na Arena Juscelino Kubitschek.
Na semifinal, o Minas irá enfrentar o Sesi, primeiro colocado da fase de classificação, que eliminou o Campinas nesta quinta-feira após duas vitórias.
- No começo do primeiro set eu já estava morto, mas fomos guerreiros. Montes Claros vendeu caríssimo essa partida. Agora é descansar um pouco e vamos para cima do Sesi - disse Diogo.
vôlei tiago russel minas montes claros superliga (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Jogadores do Minas comemoraram durante a vitória sobre o Montes Claros (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

Depois de um começo equilibrado, o bloqueio do Minas passou a funcionar e o time da casa chegou a abrir cinco pontos de vantagem, fazendo 11/6. Mas Leandrão e Salsa conseguiram recolocar o Montes Claros no jogo, empatando em 19/19. Em um emocionante fim de set, um bloqueio de André Nascimento deu a vitória para o time da casa, fechando a parcial por 32/30.
O equilíbrio do fim do primeiro set se manteve no segundo. As duas equipes ficaram se alternando na frente do placar até que, em um ataque ruim de Diogo, Salsa conseguiu o bloqueio para fazer 26/24 e empatar o jogo.
Apesar dos erros de saque, o Minas conseguiu dominar o terceiro set com tranquilidade e abriu quatro pontos de vantagem, fazendo 11/7. O Montes Claros até ensaiou uma reação e diminuiu a diferença para dois pontos, mas a equipe de Belo Horizonte voltou a abrir distância. Um novo bloqueio de André Nascimento, desta vez simples, garantiu o set para o Minas: 25/20.
Precisando vencer para seguir vivo, o Montes Claros começou o quarto com tudo e chegou a abrir 8 a 2, mas viu o Minas reagiu até empatar por 10 a 10. Na reta final, os visitantes voltaram a abrir boa vantagem e, em um bloqueio de Bruno Zanuto, fez 25/22 para levar a decisão para o tie-break.
No set decisivo, a experiência do Minas fez a diferença. Mostrando mais tranquilidade que o Montes Claros, o time da casa conseguiu uma pequena vantagem logo no início, que foi sendo administrada até o fim. A partida acabou em um saque de Alemão na rede, com o placar de 15/12.
- É até difícil falar. A gente fez uma campanha muito boa, ganhando de grandes equipes, dos primeiros colocados, principalmente em casa. Foi um balde de água fria o último jogo lá. Hoje foi mais equilibrado, decidido nos detalhes, mas está de parabéns a equipe do Minas. Fica esse amargo para quem ralou e trabalhou duro a temporada inteira. É complicado chegar o melhor momento da Superliga e estar de fora - lamentou Bruno Zanuto.


FONTE
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/03/minas-derrota-o-montes-claros-no-tie-break-e-encara-o-sesi-na-semifinal.html