sábado, 12 de março de 2011

Ganso brilha em sua volta e lidera o Santos na vitória sobre o Botafogo-SP


CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL 2011 - Série A1 - 1ª Fase

Depois de 199 dias parado por causa de uma séria lesão no joelho esquerdo, craque dá passe decisivo, marca e recoloca o Peixe na ponta
por Adilson Barros
Paulo Henrique Ganso está de volta. Sorte do Santos, da Seleção Brasileira, do futebol. Foram 199 dias desde que sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo, durante confronto com o Grêmio, no Olímpico, pelo Brasileirão, no dia 25 de agosto de 2010. Mas parece que não passou um segundo sequer. Ele entrou no intervalo de um jogo duro para o Santos, diante do Botafogo-SP, na Vila Belmiro. Em dois lances, resolveu. Primeiro, num lindo lançamento para Zé Eduardo, que recebeu e cruzou para Elano marcar. Depois, ao fazer o seu gol, completando cruzamento de Pará e fazendo um "G" na comemoração, para homenagear a namorada Giovana. O gol de Anselmo, aos 44 minutos do segundo tempo, para o Botinha, não atrapalhou a festa de Ganso.
Com os 2 a 1 (assista ao vídeo dos gols), o Santos assume a liderança do Campeonato Paulista. Foi a 28 pontos, mesmo número do Palmeiras. A vantagem, porém, é santista por causa do saldo de gols: 16 a 12. Agora, o Peixe precisa secar Corinthians e São Paulo, que jogam neste domingo, para terminar a rodada na ponta. Elano, agora com nove gols na competição, aumenta sua vantagem sobre os concorrentes na tabela de artilheiros.
Nos outros jogos no mesmo horário, o São Caetano venceu fora de casa o Mogi Mirim por 2 a 1, e o Linense bateu o Noroeste por 2 a 0. O Santos volta a campo na próxima quarta-feira, em Santiago (Chile), para enfrentar o Colo Colo, pela Taça Libertadores, às 21h45m (de Brasília). Pelo Paulistão, joga no sábado que vem, contra o Bragantino, às 18h30m, em Bragança Paulista. Já o Botinha, também no sábado às 18h30m, recebe o Paulista em Ribeirão Preto.

Botinha segura o Peixe
A torcida do Santos fez sua parte. Comprou ingresso, foi à Vila Belmiro, cantou e gritou. A expectativa em torno do retorno de Ganso levou 12.134 torcedores ao estádio, melhor público do ano. Eles viram o time tentando tocar a bola e até a envolvendo o Botafogo no começo. Aos poucos, porém, a equipe passou a apresentar os mesmos erros do primeiro tempo contra a Portuguesa, quarta-feira passada.
Elano, com as mãos na cintura, paradão ali no meio, dependia de faltas e cobranças de escanteio. Quando tinha a bola, insistia em lançamentos que jamais alcançavam o objetivo. A não ser por um bom passe para Neymar, aos 35 minutos, que o atacante dominou e chutou colocado, assustando o goleiro Júlio César, o camisa 8 santista não acertou mais nada na primeira etapa.
A insistência com os lançamentos longos irritou o lateral-esquerdo Léo, que deixou o campo no intervalo reclamando que o time estava insistindo demais nesse tipo de jogada em vez de tocar de pé em pé.
Ao lado de Elano, Diogo também tinha dificuldades para acertar jogadas. Vestindo a camisa 10, de Ganso, o meia passou a ser vaiado pela torcida, que começou a pedir a entrada do titular. Ele sentiu a sombra do craque do Peixe e da Seleção Brasileira .
O Botafogo se valeu dessa instabilidade santista. Marcando muito forte, e até abusando de faltas duras, a equipe de Ribeirão Preto tinha campo para jogar e criou as duas melhores chances da primeira etapa. Aos 28, Assisinho se aproveitou de uma pane da zaga santista e recebeu livre. Na hora do chute, porém, viu o goleiro Rafael crescer à sua frente. O goleiro travou a jogada e salvou o Peixe. Depois, aos 45, Assis acertou um lindo lançamento para Túlio Souza. O volante, vendo que estava sozinho de frente para o gol santista, se apavorou. Pegou mal na bola e perdeu grande chance.
Ave, Ganso
Quando o Santos voltou para o segundo tempo, uma explosão na Vila Belmiro. Enfim, Ganso iria entrar. Diogo sairia. O juiz apitou o reinício da partida. O craque alvinegro precisou de apenas 30 segundos para fazer o que o meio de campo santista não conseguiu em todo o primeiro tempo. Ele recebeu pela meia direita e acertou um lançamento primoroso para Zé Eduardo, que recebeu na direita e cruzou para trás. Elano, que acompanhava a jogada, recebeu e chutou rasteiro, de pé direito, abrindo o placar. (Assista no vídeo às melhores jogadas de Ganso na partida.)
A torcida santista, extasiada, ainda aplaudia Ganso, quando Pará foi à direita e cruzou rasteiro. O meia entrou livre e, com um leve toque de canhota, tirou a bola do alcance de Júlio César. Em dois lances, o craque resolvia a partida.
Aos poucos, o ritmo foi diminuindo. O Botinha aparentava não ter forças para ameaçar o Santos. O tempo inativo pesou, e Ganso passou a jogar mais parado, apenas distribuindo o jogo, com direito a toques refinados.
No fim, em seu único lance de perigo na etapa final, a equipe de Ribeirão Preto descontou. Anselmo subiu mais do que todo mundo e escorou de cabeça, aos 44, após cobrança de falta da esquerda. Aos 47, Fernando Miguel, que levava um baile de Ganso no meio, apelou. Deu um carrinho criminoso e foi expulso. O meia santista só não se machucou porque pulou.

SANTOS 2 X 1 BOTAFOGO-SP
Rafael, Jonathan (Pará), Edu Dracena, Durval e Léo; Adriano, Danilo (Rodrigo Possebon), Elano e Diogo (Paulo Henrique Ganso); Neymar e Zé Eduardo. Júlio César; Demerson, Augusto e Gabriel; Dida (Fernando Miguel), Chicão, Túlio Souza, Assis (João Henrique) e João Victor; Anselmo e Assisinho (Marcinho)
Técnico: Marcelo Martelotte Técnico: Argel Fucks
Gols: Elano, a um minuto, Ganso, aos nove, e Anselmo, aos 44 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Demerson, Chicão, Assis, Augusto (Botafogo-SP), Danilo (Santos). Cartão vermelho: Fernando Miguel (Botafogo-SP)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP). Data: 12/3/2011. Árbitro: Rodrigo Braghett. Auxiliares: Mário Nogueira da Cruz e Carlos Augusto Nogueira Júnior. Assitentes adicionais: Philippe Lombard e Regildênia de Holanda Moura. Público e renda: 12.134 pagantes e R$ 310.160,30.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/paulista-serie-a-2011/12-03-2011/santos-botafogo-sp.html

Com atuação "inédita", Bota goleia Americano e segue 100% na Taça Rio

CAMPEONATO CARIOCA DE FUTEBOL 2011- 2º Turno - TAÇA RIO


Alvinegro adota postura mais ofensiva, domina o adversário e conquista a terceira vitória em três partidas no segundo turno do Carioca

por GLOBOESPORTE.COM
A cobrança, externa e interna, era por um futebol que fosse ao mesmo tempo eficiente e visualmente agradável. E pelo menos por uma partida, o Botafogo cumpriu esse objetivo, vencendo o Americano por 4 a 0, neste sábado, no Engenhão, pela terceira rodada da Taça Rio. Graças a gols de Herrera (dois), Loco Abreu e João Filipe, o Alvinegro manteve 100% de aproveitamento no segundo turno do Campeonato Carioca e a liderança do Grupo B.
A atuação e o resultado podem representar uma injeção de ânimo para o Alvinegro, que chegou aos nove pontos em três partidas e no próximo domingo enfrenta o Vasco, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. Já o Americano recebe o Madureira em Campos, no mesmo dia, às 16h.
O que se viu no primeiro tempo foi uma atuação inédita do Botafogo. Ao contrário do que vinha acontecendo nas últimas partidas, a equipe teve uma postura mais voltada para o ataque, com os jogadores mais soltos e realizando uma marcação no campo de ataque. Como resultado, o Alvinegro teve o completo domínio e envolveu o Americano.
Dessa forma, as chances de ataque foram bem mais freqüentes. Mas as conclusões ainda deixavam a desejar. Somália protagonizou uma incrível falha de finalização aos sete minutos. O volante, que voltou a ganhar uma chance entre os titulares, mas foi vaiado quando teve o nome anunciado pelo sistema de som do estádio, recebeu um belo passe de Everton dentro da área e, cara a cara, chutou em cima do goleiro.
Herrera Loco Abreu gol Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Herrera e Loco Abreu comemoram o segundo gol
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)

Mas não houve tempo para muitas reclamações dos torcedores. Aos 14 minutos, o Botafogo, merecidamente, abriu o placar, embora não da maneira ideal. Após cruzamento da direita, Loco Abreu subiu para cabecear, e o árbitro Leonardo Garcia Cavaleiro assinalou um empurrão inexistente de Ayrton sobre o uruguaio. Apesar de ser o cobrador oficial de pênaltis do time, o camisa 13 deixou a missão para Herrera, que no clássico diante do Fluminense abriu mão da sua vez para que o companheiro arriscasse a segunda paradinha. Herrera chutou e fez 1 a 0.
Então, por alguns minutos, o Botafogo voltou a ser aquela equipe dispersiva que preocupa o técnico Joel Santana. Mais uma vez, relaxou depois de abrir vantagem, mas não a ponto de sofrer uma forte pressão. Depois de alguns sustos, a equipe se recompôs e, sem forçar muito, aproveitou os muitos espaços cedidos pelo Americano para marcar o segundo gol. Somália se redimiu do erro inicial, executando um belo lançamento para Loco Abreu, que avançou desde quase o meio-campo e chutou forte para fazer 2 a 0 aos 27 minutos.
Se já estava fácil, a tarefa do Botafogo tornou-se ainda mais simples depois que, aos cinco minutos do segundo tempo, João Filipe ampliou a vantagem para 3 a 0. O zagueiro apareceu na área e completou um cruzamento de Everton pela esquerda, marcando seu primeiro gol em dez partidas pelo Alvinegro.
João Felipe Herrera gol Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)Com Herrera, João Felipe (esquerda) comemora o terceiro gol do Bota (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)

E assim como no primeiro tempo, o Bota começou a dar espaços ao adversário, mostrando clara acomodação com a boa vantagem construída. Joel Santana não quis esperar muito para ver se o Americano finalmente aproveitaria as oportunidades criadas e começou a mexer na equipe. Logo depois de Caio entrar no lugar de Somália, o Alvinegro marcou seu quarto gol. Com um passe rasteiro, Lucas encontrou Herrera na área. O argentino pegou de primeira e ampliou, aos 24 minutos.
O Botafogo não deixou cair o ritmo e seguiu com o completo domínio da partida. E apesar de não ter criado chances consistentes até o fim, deixou o campo agradando aos pouco mais de 4 mil torcedores que foram ao Engenhão. Fato pouco comum ultimamente.
BOTAFOGO 4 X 0 AMERICANO
Jefferson, Lucas (Alessandro), João Filipe, Márcio Rosário e Márcio Azevedo (Guilherme); Rodrigo Mancha, Arévalo, Somália (Caio) e Everton; Herrera e Loco Abreu. Jefferson, Ayrton (Felipe), Élson, Gustavo Breda e Carlos Alberto; Índio (Renan), Marciel, Flavio Medina, Gustavinho e Éberson; Diego (Léo Santos).
Técnico: Joel Santana. Técnico: Toninho Andrade.
Gols: Herrera, aos 14 minutos do primeiro tempo; Loco Abreu, aos 27; João Felipe, aos cinco do segundo tempo; Herrera, aos 25.
Cartões amarelos: Somália (BOTA), Ayrton e Carlos Alberto (AME).
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ). Data: 12/03/2011. Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro. Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Silbert Faria Sisquim. Público: 2.946 pagantes (4.004 presentes). Renda: R$ 70.870,00.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/campeonatocarioca2011/12-03-2011/botafogo-americano.html

Clijsters perde só dois games e atropela na estreia em Indian Wells

TÊNIS INTERNACIONAL


Belga número 2 do mundo tenta o tricampeonato do torneio californiano



Por GLOBOESPORTE.COM Indian Wells, EUA

Kim Clijsters começou sua campanha no WTA de Indian Wells impondo respeito. A belga, ex-número 1 do mundo e atual vice-líder do ranking, perdeu apenas dois games e aplicou um pneu na russa Alla Kudryavtseva, 71ª do ranking. Em apenas 52 minutos, Clijsters fez 6/0 e 6/0 e avançou à terceira rodada do torneio californiano.

Campeã em 2003 e 2005, a belga busca seu terceiro título em Indian Wells. No ano passado, depois de cinco anos sem disputar o torneio - Clijsters se afastou do tênis para se casar e ter uma filha -, ela foi eliminada na terceira rodada pela russa Alisa Kleybanova.
Este ano, porém, o retrospecto da atual número 2 do mundo sugere uma campanha melhor. Nos três torneios que disputou até agora, Clijsters alcançou a final. Nos WTAs de Auckland e Paris, a belga foi vice-campeã, derrotada respectivamente pela chinesa Na Li e pela tcheca Petra Kvitova. No Australian Open, torneio mais importante do ano, ela levantou o troféu.

A próxima adversária de Clijsters em Indian Wells será a vencedora do jogo entre a australiana Jarmila Groth (30 do mundo) e a italiana Sara Errani (40).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2011/03/clijsters-perde-so-dois-games-e-atropela-na-estreia-em-indian-wells.html

Com muita malhação e sem Joel, Bota treina para pegar Americano

Em dia de trabalho de recuperação física para titulares do Alvinegro, treinador é desfalque por problema particular

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

everton botafogo (Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)Loco Abreu faz musculação nesta sexta
(Foto: Gustavo Rotstein/Globoesporte.com)

Na rápida conversa que antecede os treinos, quem falou foi Loco Abreu. O técnico Joel Santana não compareceu à atividade da manhã desta sexta-feira, em General Severiano. Segundo informou o clube, o treinador teve uma emergência familiar que o impediu de comandar a atividade. Mas o desfalque no gramado do CT não foi apenas do comandante. Os titulares realizaram apenas trabalho musculação.
O objetivo da comissão técnica foi dar descanso ao grupo, que enfrenta uma sequência de partidas de quarta a sábado. Assim, a sala de musculação de General Severiano esteve cheia, inclusive com Antônio Carlos, que se recupera de uma pancada na panturrilha esquerda, e Caio, que sente dores musculares. Enquanto isso, todos aguardavam Joel Santana, que ainda era dúvida para a parte final do treino e para a coletiva de imprensa.

No campo estiveram os jogadores que ficaram no banco ou que não enfrentaram o Nova Iguaçu, na última quarta-feira. Mas em vez do tradicional rachão da véspera dos jogos, a equipe realizou um trabalho de finalização.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/03/com-muita-malhacao-e-sem-joel-bota-treina-para-pegar-americano.html

No duelo à beira do campo, Muricy leva vantagem nos jogos contra Luxa

Em 23 partidas, técnico tricolor tem 13 vitórias sobre o rubro-negro, que reduz importância dos comandantes: 'O brilho é dos jogadores'

Por Diego Rodrigues e Richard Souza Rio de Janeiro

Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho somam nove títulos do Campeonato Brasileiro (cinco do primeiro e quatro do segundo). Estão entre os técnicos mais vitoriosos do país e serão adversários pela 24ª vez neste domingo. Flamengo e Fluminense se enfrentam no Engenhão, às 18h30m (de Brasília), pela terceira rodada da Taça Rio. O confronto entre os treinadores é uma atração a mais do clássico.
- O clássico já está valorizado. Está sempre. O Fluminense é o campeão brasileiro, os dois times têm grandes jogadores, grandes técnicos. Têm possibilidade de fazer um grande jogo e disputar a ponta dos campeonatos que disputarem – disse Luxemburgo.
luxemburgo muricy  (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)No domingo, Luxemburgo e Muricy vão duelar pela 24ª vez (Foto: Editoria de Arte/GLOBOESPORTE.COM)

O retrospecto de treinador rubro-negro contra o comandante tricolor é desfavorável. Em 23 partidas, foram 13 vitórias de Muricy, quatro empates e seis vitórias de Luxemburgo. Será a primeira vez que se enfrentam em um Fla-Flu. No último confronto, no Brasileiro do ano passado, vitória de Muricy e demissão de Luxemburgo, então no Atlético-MG. Depois de sofrer uma goleada por 5 a 1, em 23 de setembro, no Engenhão, ele foi dispensado no vestiário. O Galo estava seriamente ameaçado pelo rebaixamento.
Na chegada ao Flamengo, no início de outubro, também viveu dificuldades. Só conseguiu eliminar os riscos de queda para a Segunda Divisão na penúltima rodada e com o benefício de outros resultados. Em 2011, a história é diferente. Com um grupo reformulado, que ganhou jogadores importantes - Ronaldinho, Thiago Neves e Felipe - e faz ótima campanha no Carioca. Em 11 jogos, dez vitórias e um empate. E a conquista da Taça Guanabara. Na Copa do Brasil, avançou à segunda fase com um triunfo sobre o Murici, em Maceió, sem a necessidade de disputar a segunda partida.
Sobre clássico, o treinador rubro-negro diz que os atletas têm de ser tratados como protagonistas.
- Esqueçam os técnicos. Sempre falo isso, mas o pessoal acha que é demagogia. O brilho de um clássico pertence aos jogadores. Ronaldinho, Conca, Thiago Neves, Rafael Moura. Eles fazem o espetáculo, decidem.
Muricy Ramalho, por sua vez, não poupou elogios ao adversário de domingo.
- Faço o meu trabalho e respeito todos os técnicos que têm capacidade. Uns ganham mais títulos do que outros, mas respeito todos. O Vanderlei é bem preparado. É um cara inteligente dentro e fora do campo, organizado.
E Luxemburgo reconhece que é sempre mais difícil enfrentar times comandados por profissionais de gabarito.
- Se fosse fácil, não estaríamos onde estamos. Há competência, história de vitórias, de conquistas. Jogar contra equipes de grandes treinadores, como Muricy, Luxemburgo, Felipão, e muitos outros, é difícil pela nossa história.
O Flamengo lidera o Grupo A, com seis pontos. No B, o Flu tem a mesma pontuação e divide o primeiro lugar com o Botafogo.
Vitórias de Luxa:
Palmeiras 3 x 2 São Paulo (Paulistão 96)
Palmeiras 2 x 0 São Paulo (Paulistão 96)
Cruzeiro 3 x 2 Internacional (Brasileiro 2003)
Santos 4 x 0 São Paulo (Brasileiro 2006)
Palmeiras 4 x 1 São Paulo (Paulistão 2008)
Palmeiras 2 x 0 São Paulo (Paulistão 2008)
Vitórias de Muricy:
Figueirense 3 x 1 Cruzeiro (Brasileiro 2002)
Internacional 1 x 0 Cruzeiro (Brasileiro 2003)
Internacional 2 x 1 Santos (Brasileiro 2004)
São Paulo 3 x 1 Santos (Paulistão 2006)
São Paulo 1 x 0 Santos (Paulistão 2006)
São Paulo 2 x 0 Santos (Brasileiro 2007)
São Paulo 2 x 1 Santos (Brasileiro 2007)
São Paulo 2 x 1 Palmeiras (Paulistão 2008)
São Paulo 2 x 1 Palmeiras (Brasileiro 2008)
São Paulo 1 x 0 Palmeiras (Paulistão 2009)
Palmeiras 3 x 1 Santos (Brasileiro 2009)
Fluminense 3 x 1 Atlético/MG (Brasileiro 2010)
Fluminense 5 x 1 Atlético/MG (Brasileiro 2010)
Empates:
Santos 1 x 1 São Paulo (Paulistão 97)
Santos 1 x 1 São Paulo (Paulistão 2007)
Palmeiras 2 x 2 São Paulo (Brasileiro 2008)
Palmeiras 0 x 0 São Paulo (Brasileiro 2009)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/campeonatos-estaduais/campeonato-carioca/noticia/2011/03/no-duelo-beira-do-campo-muricy-leva-vantagem-nos-jogos-contra-luxa.html

Vôlei Futuro derruba o Rio de Janeiro, líder, e chega perto do topo da tabela

SUPERLIGA FEMININA DE VÔLEI 2010/2011



Fora de casa, equipe de Araçatuba consegue vitória contundente: 3 sets a 0


Por Leo Velasco Rio de Janeiro

O Vôlei Futuro decidiu mostrar que é realmente um dos concorrentes ao título da Superliga Feminina. O time de Araçatuba encarou o público de 2.100 pessoas no Maracanãzinho na noite desta sexta-feira e não tomou conhecimento do líder Rio de Janeiro. Com uma atuação consistente e se aproveitando dos erros do adversário, os visitantes venceram por 3 sets a 0, parciais de 25/19, 25/19 e 25/23.


Com a vitória, o Vôlei Futuro chega ao terceiro lugar, com 34 pontos, e encosta nos dois primeiros colocados. O Rio de Janeiro, que perdeu sua segunda partida na competição, soma agora 36 pontos. Segundo colocado, o Osasco tem 35.
Vôlei Futuro vence rio de janeiro  (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Vôlei Futuro comemora a vitória contra o Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Arruda / CBV)


  - Estou muito feliz porque o time está crescendo na hora certa.Mas tem que manter os pés no chão, descansar um pouco e no domingo já tem outra pedreira contra o Macaé. Temos que tentar manter este terceiro lugar que conseguimos agora e, quem sabe, sonhar com o segundo - disse o técnico do Vôlei Futuro, William.

A partida começou com as duas equipes demonstrando nervosismo, mas o Vôlei Futuro conseguiu se encontrar primeiro. Atacando melhor e se aproveitando dos erros do time da casa, os visitantes foram abrindo vantagem: 8/4 no primeiro tempo técnico e 16/11 no segundo. O Rio de Janeiro até conseguiu esboçar uma reação, diminuindo a diferença de sete para três pontos. Mas com a levantadora Dani Lins sem uma grande atuação, a equipe não conseguiu impedir a vitória paulista por 25/19.

O segundo set começou com história parecida: o time de Araçatuba abriu boa vantagem, especialmente graças aos bloqueios de Fabiana. Mas o Rio reagiu mais rápido desta vez e, depois de estar cinco pontos atrás, virou em 15/14. Quando parecia que tinham se encontrado em quadra, as comandadas de Bernardinho voltaram a cometer erros bobos em um momento decisivo. Com sete pontos seguidos, Vôlei Futuro virou o jogo e abriu 2 sets a 0 com 25/19 novam

Bernardinho decidiu apostar na levantadora reserva Roberta no terceiro set e o Rio de Janeiro cresceu no jogo. Com os dois times disputando ponto a ponto a liderança no placar, o Vôlei Futuro mais uma vez foi melhor no momento decisivo. O Rio chegou a salvar dois match points, porém parou em um bloqueio.

- Nosso time vem crescendo aos poucos e, independentemente de contra quem é, buscamos sempre a vitória e jogar bem. Claro que contra o líder é melhor, dá mais moral - afirmou Joycinha sobre a vitória contra seu ex-time.



As duas equipes voltam a jogar neste domingo, pela antepenúltima rodada da competição. Às 14h, o Vôlei Futuro enfrenta o Macaé, novamente fora de casa. O SporTV transmite este confronto. O Rio de Janeiro atua mais uma vez no Maracanãzinho, às 18h, contra o Praia Clube.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/03/volei-futuro-derruba-o-rio-de-janeiro-lider-e-chega-perto-do-topo-da-tabela.html